6ª edição - versão impressa

2

Upload: phungkien

Post on 08-Jan-2017

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6ª Edição - Versão impressa

PIBID 6a. Edição

A FÍSICA ONTEM E HOJEMaio de 201 4

A FÍSICA DAS CHUVAS

NUVENS

Você sabe como as nuvens são formadas? [pág 2]RAIOS E TROVÕES

Tudo sobre tempestades. [pág 2]PLUVIOMETRIA

Você sabe como é medida a quantidade de chuva durante o mês? [pág 3]

AUTORES:Douglas AlvesIsabela CunhaJul iana SouzaRamon Dadalto

EDITORES:Isabela CunhaJul iana Souza

COORDENADORES:Joao Paulo Erthal

Ramon Giostri Campos

RACHA CUCA

VERTICAL

1 . Responsável pela produção de

relâmpagos.

3. Aste de metal local izada geralmente

no topo de edifícios e atraindo altas

descargas elétricas.

4. São formadas por partículas de água.

HORIZONTAL

2. Média de chuva em determinada

época do ano.

5. Estrondo que se ouve durante uma

tempestade.

6. Fenômeno meteorológico que resulta

na precipitação de gotas líquida sobre a

superfície da Terra.

7. Descarga elétrica de alta voltagem.

Não jogue esse impresso em via pública.4

Entenda o que significam as palavras em negrito e aprenda maisacessando: www.fisica.alegre.ufes.br/jornal-do-pibid

Figura 1 - Raios no Cristo Redentordo Rio de Janeiro.

QUESTÃO DESAFIOSuponha que diversas pessoas estão em um campo aberto e sem abrigo,como um campo de futebol e que comece uma tempestade com raios.Qual pessoa corre maior risco de ser atingida por um raio e por qualmotivo? Aqueles com guarda-chuvas, aqueles com capas de chuva ouaqueles que tomam a chuva diretamente?

Page 2: 6ª Edição - Versão impressa

Certamente uma das coisas maisassustadoras durante umatempestade são os raios e ostrovões. Mas o que realmente sãoraios e trovões? Devemos termedo desses fenômenos?Os raios realmente são um perigo,pois consistem na liberação deuma enorme energia elétricatransmitida no sistema terra-nuvem ou nuvem-nuvem. Os raiosse formam através da eletrizaçãopor atrito nas nuvens e essasnuvens eletrizadas terão uma altavoltagem suficiente paratransformar o ar, que normalmenteé um bom isolante elétrico, emum condutor de eletricidade. Oefeito luminoso do raio ocorredevido a passagem de umacorrente elétrica, que ioniza o arpor onde passa (como ocorre naslâmpadas fluorescentes).

cairá na região durante o períodode interesse.Essa média é dita histórica, poisusa o histórico da medida dovolume de chuvas que caiu naregião, durante o período deinteresse em anos anteriores,para estimar o volume das chuvasfuturas na localidade em questão.A medida do volume de chuva échamada de índice pluviométricocuja unidade é milímetro (mm).Para entender a medida desseíndice, imagine uma caixa de 1metro quadrado de base exposta achuva. Dentro da caixa ocorreráum acumulo de água e a altura emmm da água acumuladarepresenta o índice pluviométricode um determinado local. Veja oinstrumento real na figura 3.

NUVENS RAIOS E TROVÕES

ÍNDICEPLUVIOMÉTRICONos telejornais, comumenteouvimos que choveu em poucotempo acima da média em umaregião e que essa foi a causa dealagamento ou até uma catástrofena região. A qual média osnoticiários se referem? Como émensurada a chuva que cai?A média em questão é a chamadamédia histórica de chuvas daregião, e é sempre referente a umperíodo, o mais comum é o mês. Amédia histórica do volume dechuva para uma região éimportante, pois nos fornece umnúmero supostamente confiávelsobre a quantidade de chuva que

Você sabe como as nuvens detempestade são formadas?Todas as nuvens são formadas porpartículas de água que evaporamatravés do calor que é irradiadopelo sol. O vapor de água sobe porser menos denso que o ar ao níveldo mar. No caso das nuvens detempestade esse processo é maisintenso, por isso em geral temostempestades rigorosas no verão,que é a época mais quente doano.As nuvens de tempestades podemser classificadas em dois tipos quesão as nuvens isoladas e emgrupos. Essas nuvens possuemdiferenças umas das outras emseu tamanho, seu comprimento enas correntes de ar. As isoladassão chamadas nuvens locais, jáas em grupos, são as que formamgrandes tempestades e chuvasmais intensas envolvendo ventosfortes e até granizo.Apesar da chuva poder serformada em mais de uma nuvem,nem todas as nuvens produzemrelâmpagos. A mais conhecida é acumulonimbus. Para saber comoas nuvens formam os raios,acesse nossa versão online, oendereço está na página 4.

Felizmente o homem desenvolveudiversas técnicas para se protegerdos raios, sendo a mais conhecidao para-raios.O trovão por sua vez, não oferecereais riscos, apenas o de te deixarmeio surdo. O trovão é umestrondo que ocorre devido aoaquecimento do ar percorrido pelacorrente elétrica do raio, esse arse expande muito rapidamentefazendo aquele barulhão queassusta. Mas só assusta e não éperigoso. Acesse a nossa versãoonline.

32

Figura 3 - Pluviômetro.Figura 2 - Cumulonimbus.