17ª edição do pirituba acontece (versão impressa)

12
Esta publicação é o resultado do projeto Click, um olhar curioso sobre o mundo, que promove oficinas de jornalismo comunitário em Pirituba. JANEIRO 2013 | 17ª EDIÇÃO | clickumolhar.com Parceiros Realização Após 16 edições, o Pirituba Acontece che- ga em 2013 completa- mente renovado. A partir de agora, além das seções que você já conhece, como o Piritubando e o Novo Olhar, o jornal vai contar com três novas editori- as: Na minha opinião..., para textos os opinativos; Contexto, em que os fa- tos serão narrados com uma linguagem mais próxima à literatura; e a Diagnóstico, dedicada a reportagens de saúde. Já a versão online, vem colorida e traz links, fotos maiores, e vídeos. Tudo para tornar a leitura mais interativa. Então, fique ligado: o Pirituba Acontece sai sempre na primeira se- gunda-feira do mês! Tudo novo São Paulo: mês de mudanças Parte do muro da E. E. Profº Mariano de Olivei- ra, localizada na avenida Paula Ferreira, desaba em razão de fortes chuvas na região | pág 4 O Especial deste mês comemora os 459 anos da capital paulista | Foto: Julia Reis pág 6

Upload: click-um-olhar-curioso-sobre-o-mundo

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Versão impressa da edição de janeiro de 2013 do jornal.

TRANSCRIPT

Page 1: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

Esta publicação é o resultado doprojeto Click, um olhar curioso sobre o

mundo, que promove oficinas dejornalismo comunitário em Pirituba.

JANEIRO 2013 | 17ª EDIÇÃO | clickumolhar.com

Parceiros

Realização

Após 16 edições, o Pirituba Acontece che-ga em 2013 completa-mente renovado.

A partir de agora, além das seções que você já conhece, como o Piritubando e o Novo Olhar, o jornal vai contar com três novas editori-as: Na minha opinião..., para textos os opinativos; Contexto, em que os fa-tos serão narrados com uma linguagem mais próxima à literatura; e a Diagnóstico, dedicada a reportagens de saúde.

Já a versão online, vem colorida e traz links, fotos maiores, e vídeos. Tudo para tornar a leitura mais interativa.

Então, fique ligado: o Pirituba Acontece sai sempre na primeira se-gunda-feira do mês!

Tudo novoSão Paulo: mês de mudanças

Parte do muro da E. E. Profº Mariano de Olivei-ra, localizada na avenida Paula Ferreira, desaba em razão de fortes chuvas na região | pág 4

O Especial deste mês comemora os 459 anos da capital paulista | Foto: Julia Reis

pág 6

Page 2: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 2 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Fala, Click!

Fala, Click!

CLICKERS: Adriane Toscano, Amanda Sanches, André Muzetti, Beatriz Xavier, Caique Resende Peruch, Cris Bibiano, Dayane San-tuci, Edson Caldas, Evelyn Kazan, Igor dos Santos, Ingrid Alves, João Gasparotto, Julia Reis, Julio Augusto, Karine Ferreira, Lara Deus, Lucas Sena, Marina Budóia, Marina Nagamini, Olga Bagati-ni , Roberta Caroline, Ruama Almeida, Samuel Parmegiani, Thalita Xavier, Vanessa Coscia , Victhor Fabiano, Yago Rudá. DIAGRA-MAÇÃO: Edson Caldas, Evelyn Kazan, Igor dos Santos e Julia Reis. TIRAGEM: mil exemplares. Distribuição gratuita.

Olá, leitores!É começo de um ano, e com ele surgem muitas pro-messas de mudança. Se você fez as suas e elas incluem emagrecer depois das festas de dezembro, o jornal deste mês tem recomendações muito úteis que podem dar a motivação para começar. Ou, ainda, se uma delas foi organizar melhor seus gastos e sua vida financeira, en-tão veja o que um economista e morador do bairro tem para dizer.

O Pirituba Acontece também fez suas promessas de mudança e, agora, já na primeira edição do ano, você pode conferir novas editorias. Confira também a entrevis-ta que fizemos com a mãe de um adolescente autista, no Diagnóstico e conheça uma história linda de superação.

Mas não nos esquecemos de quem está de férias e sem nenhuma promessa para cumprir. Pensando em vo-cês, fizemos uma lista com ótimos livros para ler no mês de janeiro. Tem opção para todos os gostos.

E o aniversariante desse mês, você lembra quem é? São Paulo, essa cidade multicultural, moderna e cheia de história para contar. Comemorando seu aniversário, preparamos um Especial com fotos de seus pontos mais famosos.

Aproveite muito a edição e todas as suas mudanças sem se esquecer de dar uma passadinha no nosso site para conferir material exclusivo. Continue nos acompa-nhando porque vêm mais surpresas por aí!

Equipe Click

Ouvindo Vozes | A sua opiniãoaqui

Cena do filme Hellraiser

O que você acha de nosso jornal? Queremos ouvir sua opinião! Mande dicas, críticas e elogios para [email protected].

facebook.com/piritubaacontece twitter.com/clickumolhar

Há algumas edições eu venho acompanhan-do o Pirituba Acontece. Cada seção, cada texto é muito bem elaborado. A cada edição nos informando mais, tanto trazendo infor-mações, quanto entretenimento.

Vou agradecer por vocês terem alegrado minhas manhãs e terem despertado meu senso crítico. Mas eu gostaria que voces expandissem um pouco mais as areas de cobertura das reportagens, para que as pessoas dos bairros circunvizinhos tambem tenham acesso a essas informações tão val-iosas para a população piritubana.

Laríssa Andrade, 14 anos

Luther Santos,18 anos

A equipe agradece aos comentários, ficamos muito felizes em saber que gostam do PA! Luther, valeu pelo toque. Vamos nos es-forçar para cobrir uma região maior! Abraço.

Page 3: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

17ª Edição | Janeiro 2013 | PÁG 3PIRITUBA ACONTECE | Fala, Click!

Piritubando | Piritubando | PIRITUBA ACONTECE

Fique por dentroda região

A comunidade Spama vem sendo alvo de críticas pela vi-zinhança, principalmente devido ao excesso de lixo e falta de higiene no local, atrativos para ratos e doenças.

Pensando nisso, o ambientalista José Niudo de Frei-tas elaborou um projeto de Educação Ambiental chamado “Maratona do Lixo”, que tem como objetivo “educar as donas de casa de modo que elas possam dar sua máxima contribuição com o trabalho dos catadores, das coopera-tivas de reciclagem e do meio ambiente como um todo”. Segundo ele, “não existe mudança de comportamento sem educação, já que a maioria deste lixo veio das residências, gerado pelas pessoas que não receberam a orientação ne-cessária para separá-lo de forma adequada”.

O primeiro passo do projeto foi conseguir um espa-ço (na Spama) para colocar os materiais recicláveis que forem coletados das residências. O segundo etapa ainda está em andamento: é preciso formar um grupo de educa-dores, visitar os moradores de cada residência, informar sobre os problemas ambientais e convidá-los a participar da “Maratona do Lixo”. Os interessados devem separar os lixos recicláveis e entregá-los na sede da cooperativa. Para cada material entregue será dado um cupom ao partici-pante com a quantidade de pontos que cada um gerou. No final da maratona, os dez primeiros colocados receberão prêmios, que serão entregues na sede da AMORA, antiga Associação de Moradores.

Além deste projeto, também está em andamento a for-mação de uma cooperativa de reciclagem na Spama. Esta depende dos trabalhadores interessados em tal serviço, que, primeiramente, receberão assessoria da cooperativa Recicladores do Brasil e, conforme forem se desenvolven-do, poderão formar sua própria cooperativa.

O projeto de Educação Ambiental não está restrito so-mente à Spama, ele também poderá se estender por outras comunidades, pelo bairro de Pirituba e até mesmo apresen-tado para empresas, bancos, prefeituras e escolas.

O ano de 2012 acabou, as festas tradicionais de dezembro passaram, mas as dívidas permanecem. Além das contas do ano anterior, despesas familiares, taxas e impostos normal-mente cobrados no início de janeiro podem comprometer as finanças do cidadão.

Por esse motivo, a equipe do Pirituba Acontece procurou orientações sobre planejamento financeiro, para ajudar jovens que estão iniciando sua vida profissional a se organizarem para o início do ano novo.

Conversamos com a estudante Amanda Rinaldi, que se considera econômica: “Só gasto aquilo que sei que tenho, e em último caso apelo para o cartão de crédito”.

Entretanto, Amanda é exceção. A maioria dos adolescentes têm dificuldades de organizar seu orçamento, numa sociedade pautada pelo consumismo, onde existe forte cobrança social para que os jovens sejam aceitos em determinados grupos atra-vés da posse de um carro, “tênis de marca” ou aparelho celular sofisticado, por exemplo.

De acordo com o economista e morador do bairro Pedro Neto, o tripé que fundamenta a ideia de planejamento finan-ceiro é evitar gastar o dinheiro que não tem; não comprar o que não precisa; e nunca ostentar.

É importante que o jovem que possua pequenas econo-mias, mantenha-as na caderneta de poupança, pois se trata de uma aplicação segura e com rentabilidade. A quantia pode ser sacada a qualquer momento, bem como destinar uma parcela anual dos rendimentos pessoais no investimento em educação e cultura, como, por exemplo, no aprendizado de idiomas e via-gens, já que esse jovem encontra-se em uma faixa etária em que as oportunidades de ampliação do conhecimento são maiores.

Segundo Neto, se o jovem tem renda disponível, é preferível seu uso no investimento em educação e cultura do que investir em bens de consumo durável que gerarão novas despesas. É importante que o jovem dê limites à imposição da sociedade de consumo e não “gastar o que não tem, comprar o que não pre-cisa, para mostrar para os outros aquele que na realidade não é”.

Reciclagem na Spama Contas: vida de adulto

Vanessa Coscia Cris Bibiano e Dayane Santuci

Cena do filme Hellraiser

facebook.com/piritubaacontece twitter.com/clickumolhar

Page 4: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 4 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Piritubando

Chuva desaba muro da Escola Mariano

Uma parte do muro da E. E. Professor Mariano de Olivei-ra, na avenida Paula Ferreira, em Pirituba, desabou no final da tarde do dia 19 de dezembro, depois de uma forte chu-va que atingiu a cidade de São Paulo. O desabamento não atingiu pedestres e nem carros no momento do incidente.

No mesmo dia, após a queda, a área foi sinalizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entretan-to, a área encontrava-se com nenhuma sinalização até o

fechamento desta matéria. A escola é localizada na Rua Almirante Isaías de Noronha, 13, próxima à Avenida Paula Ferreira (altura do número 2.300).

A comunidade espera que a reforma do muro seja feita rapidamente, antes do retorno das aulas, assim como aguar-da que sejam tomadas medidas de contenção para que não haja outras possíveis quedas, já que a calçada em que o muro desmoronou é passagem de pedestres e estudantes.

Desabamento atrapalha a circulação de pedestres na avenida Paula Ferreira | Foto: Cris Bibiano

Cris Bibiano

Click celebra fim das oficinas em 2012

Em dezembro, os integrantes do Click, um olhar curioso sobre o mundo, projeto que realiza este jornal, reuniram-se para comemorar o fim de mais uma etapa.

Decorada com o tema “origami”, a festa de encerra-mento das oficinas em 2012 contou com retrospectiva dos melhores momentos do ano e entrega de certificados aos participantes da iniciativa. O evento ainda teve a presença de pais e amigos dos membros do Click.

Edson Caldas

Page 5: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

17ª Edição | Janeiro 2013 | PÁG 5

SP em Pirituba |PIRITUBA ACONTECE | Piritubando SP em Pirituba | PIRITUBA ACONTECE

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das muitas comemorações ao aniversário de São Paulo. Original-mente chamada de Taça São Paulo de Juniores, a Copinha (apelido que recebe dos torcedores) é disputada desde o ano de 1969 pelos times sub-19 de todo o Brasil e, even-tualmente, de outros países. O torneio ajuda clubes a reve-larem novos talentos.

A final da Copinha acontece no dia 25 de janeiro, mes-

mo dia do aniversário de São Paulo, e geralmente é dis-putada no Estádio do Pacaembu.

O que pouca gente sabe é que no ano de 1971, a final da Copinha foi disputada no Centro Esportivo de Piritu-ba. Naquele ano, a final foi disputada entre Fluminense e Botafogo e o tricolor carioca sagrou-se campeão. Outra curiosidade é que muitas vezes as semi-finais do torneio são disputadas em nosso bairro.

Janeiro, o mês da Copinha Igor dos Santos e Yago Rudá

Haddad toma posse no 1º dia de 2013

No último dia 1°, aconteceu a cerimônia de posse do pre-feito eleito, Fernando Haddad, e dos 55 novos vereadores da cidade de São Paulo. O evento foi realizado no prédio da Câmara Municipal e contou com a presença de aproxima-damente 500 convidados, entre eles o governador Geraldo Alckmin e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Após receber a transmissão do cargo pelo então pre-feito, Gilberto Kassab, Haddad falou por cerca de trinta minutos. Em seu discurso de posse, o prefeito agrade-ceu sua família, amigos e aos seus eleitores pelo carin-ho e apoio recebidos durante toda a campanha. O novo prefeito também fez questão de citar as principais metas de governo. Deu ênfase no combate à miséria, no paga-mento da dívida com o governo federal, na melhoria de serviços socias, como saúde e educação, e ainda citou os problemas habitacionais.

A posse do novo governo, também contou com a presença de manifestantes, militantes e outros cidadãos do lado de fora da cerimônia. O Pirituba Acontece, conver-sou com o ciclista Gabriel Silva, 26 anos, que espera “uma visão mais social, como a construção de ciclofaixas e áreas de lazer” do novo governo. Gabriel cita o transporte pú-blico como principal desafio da nova gestão, “o transporte é precário em todos os pontos da cidade, espero que ele [Haddad] faça algo”.

O evento marca uma nova era na capital paulista. Após doze anos seguidos com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na prefeitura, o PT (Partido dos Trabalhadores) com Haddad, recupera sua hegemonia no cenário político paulista.

Cris BibianoVicthor FabianoYago Rudá

O que acontecena cidade?

Data de nascimento: 25 de janeiro de 1963

Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)

Formação acadêmica: • Diplomado em Direito (USP)• Especializado em Direito Civil• Mestre em Economia (USP)• Doutorado em Filosofia (USP)

Haddad ficou conhecido por desenvolver, como Secretário-Executivo do Ministério da Educação, o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Page 6: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 6 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Especial

Especial

459anosEvelyn Kazan, Igor dos Santos, Julia Reis e Karine Ferreira

No dia 25 deste mês, a cidade de São Paulo completará 459 anos de sua fundação. Para comemorar a data, o Pirituba Acontece traz fotos de diversos pontos.

A maior cidade do país, a cidade que nunca para, ou simplesmente a terra da garoa tem marcas a cada esquina. Seja um monumento, um museu, um shopping ou apenas um cruzamento de ruas, São Paulo tem perfeitos cenários para aqueles que desejam eternizar momentos.

Locais como Avenida Paulista, Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, entre outros, foram retratados por nossa equipe para homenagear e mostrar um pouco da cidade e, também, para presentear os amantes de fotografia.

Praça Ramos de Azevedo | Teatro Municipal

Vale do Anhangabaú

Estação da Luz

Obelisco

Page 7: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

17ª Edição | Janeiro 2013 | PÁG 7Especial | PIRITUBA ACONTECE

Estação da Luz

Av. Paulista

Page 8: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 8 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Na minha opinião...

Diagnóstico |

Na minha opinião... |

Esta é uma das frases mais conhecidas nas revistas e na TV no mês de janeiro. E o motivo da importância que ela leva é o exagero nas ceias de Natal e Ano Novo. Ou até mesmo as promessas de que “no começo do ano, eu vou mudar”.

O primeiro mês do ano, para as academias, é o mês onde há mais matrículas sendo feitas. A diferença de ja-neiro para os outros meses é gritante. No entanto, para que haja resultado esse empenho nas atividades físicas deve durar o ano todo, e não apenas no verão. Mas... e como conseguir perder peso? Simples: para quem gosta de ac-ademia, a pedida é matricular-se e levar sua boa vontade. Atividades aeróbicas são ótimas para perder peso, acres-centadas a um treino de musculação, por exemplo, ajudam a enrijecer o corpo e fortalecer os músculos.

Para aqueles que gastaram muito no final de ano ou não possuem condições de pagar uma academia, hoje em dia os parques da região possuem aparelhos de ginástica semel-hantes que podem ajudar e auxiliar nas atividades físicas. Além disso, conciliar estes exercícios com uma caminhada ou uma corrida ajuda na parte aeróbica. Mas não tenho tem-po, e agora? Bom, troque o carro pela bicicleta, ao invés de andar dois pontos de ônibus, vá a pé ou procure atividades no fim de semana. É importante lembrar que qualquer atividade física deve ter acompanhamento de profission-ais ou, no caso dos parques, as instruções que acompan-ham os aparelhos devem ser seguidas à risca. Alongamen-to antes e depois dos exercícios evitam complicações ao término deles.

“Comi muito nas festas, e agora?”Saúde eBem-estar

Marina Nagamini

Pista de cooper é alternativa para os que querem eliminar excesso de peso | Foto: Samuel Parmegiane

Textos que passamlonge do imparcial

Já dizia o velho Rafiki (aquele “macaco arrepiado” que bate no Simba com o bastão no filme O Rei Leão) que “mudar é bom”. E olha, é bom mesmo! Posso dizer por experiência própria que se não fossem todas as mudanças, eu não estaria aqui hoje.

Não estou dizendo que eu estaria morta. Apenas não estaria aqui, fazendo o que faço. Foi por causa das mudanças que eu conheci as pessoas que hoje são meus amigos. Foi por causa delas que eu entrei na faculdade que eu sempre sonhei (mes-

mo que escondidamente). Foi por causa delas que hoje eu sou quem sou. E todos podem experimentar esse mesmo sentimen-to. Basta aceitar.

Não há pessoa no mundo que não mude. Só o fato de a criança crescer e se tornar adulta já são uma grande mudança. Todos têm que ir de acordo com os acontecimentos da vida, não é? Pois bem, a mudança é parte importante de tudo isso “que chamamos de ciclo da vida”.

Mudanças, mudanças pra quê te quero!Amanda Sanches

Page 9: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

17ª Edição | Janeiro 2013 | PÁG 9Diagnóstico | PIRITUBA ACONTECE

Como se dá o diagnóstico de uma pessoa autista?É um trabalho que deve ser feito em conjunto, o autismo não sai em exames laboratoriais ou de imagem. Caso a família perceba que há algo de diferente com a criança, um neurologista deve ser procurado. Para alguns casos, é necessária a avaliação de toda uma equipe para que o diag-nóstico seja preciso. Os casos variam muito, logo, a forma de diagnosticar também poderá variar.

Qual foi a sua reação ao descobrir que tinha um filho com autismo?Os médicos insistiam em dizer que ele não tinha nada. Porém, ele não se comunicava, não brincava com outras crianças, não gostava de sair de casa ou experimentar no-vos alimentos, não mantinha contato visual e não gostava de brinquedos como as outras crianças. Ele adorava venti-lador e máquina de lavar (muitos autistas adoram objetos giratórios). Então, quando veio o diagnóstico, fiquei alivia-da porque sabia o porquê de seu comportamento. A luta só foi saber como tratar e encontrar profissionais adequados.

Quais foram as maiores dificuldades ao longo dos anos? Como elas foram superadas?A maior dificuldade foi inseri-lo na sociedade, pois a maior parte dos autistas prefere o isolamento e evitam o contato com o desconhecido, assim como também a sociedade os rejeita. Os autistas preferem a segurança do lar, mas com muito amor, pesquisa e paciência começamos a inseri-lo na sociedade aos poucos. Esse processo é contínuo e dura até hoje. Os elogios são a principal fonte de barganha com ele. O Nicolas (foto) adora ser elogiado, então dizemos a ele que se ele sair conosco que todos saberão como ele é lindo e etc. Mas não saímos com muita frequência para que ele não sofra. Tentamos sempre encontrar um equilíbrio.

O que a levou a começar o blog e escrever o livro?Comecei a escrever o blog porque eu queria contar ao mundo como estávamos felizes e compartilhar nossas con-

quistas para que outras famílias também começassem a es-timular seus filhos. O sucesso do blog nos fez crer que um livro atingiria mais pessoas. Com o lançamento do livro, passamos a escrever tudo o que se passa de interessante na vida do Nicolas até hoje. Escrevi o livro em menos de um ano e lancei sem editora. Em nove meses, foram cerca de 1.800 livros vendidos.

O governo acabou de aprovar a lei que institui a Polí-tica Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Como essa lei melhora a vida dos autistas?Agora que acabou a briga para instituir a lei, começa a bri-ga para fazer valer a lei. A partir de agora, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. [O governo] terá que fornecer acompanhamento e avaliação, bem como atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes necessários. A lei também prevê a inserção do autista no mercado de trabalho e direito à educação. Ne-nhuma escola poderá negar vaga ao aluno autista.

O que mudou no Brasil desde que você soube do autis-mo do seu filho até hoje? E que futuro você consegue enxergar para os autistas no país?Descobri que o Nicolas era autista há mais de 10 anos, ain-da era uma novidade no Brasil e não tinha contato com outras mães e com profissionais especializados. Quanto a mim, certamente sou uma pessoa melhor. Aprendi com meu anjo a ser mais tolerante e a ser mais compreensiva. O autismo aguçou ainda mais uma força que há dentro de mim e me trouxe equilíbrio. Sempre fui muito realista e sem muita imaginação, mas com o advento do autismo, continuei realista, porém com um olhar mais sensível a tudo. Apesar de minha religião, não tenho certeza do que está do outro lado e dos mistérios que envolvem a vida e a morte. Então, não quero arriscar. E quanto ao futuro dos autistas, só me resta acreditar… E eu creio que o futuro destas pessoas será brilhante, porque eles já o são!

Estima-se que o número de autistas no país possa chegar a dois milhões, contudo, o conhecimento que a população possui sobre o assunto ainda é pouco e desatualizado. Para esclarecer algumas dúvidas, conversamos com Anita Brito, autora do blog “Meu filho ERA autista” e de um livro de mesmo nome, em que conta suas experiências na criação de uma criança autista.

Samuel Parmegiani

Entenda o queé o autismo

Page 10: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 10 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Lição de Casa

Lição de Casa | Você faza sua ?

Os MiseráveisPara quem gosta de clássicos, Os Miseráveis é um prato cheio. Escrito no século XIX, por Victor Hugo, o livro tra-ta de vários temas referentes a questões morais, contando a história do personagem Jean Valjean, que cumpre uma pena de 19 anos por roubar um pão, e mesmo depois de sair da prisão, continua sofrendo injustiças, mas agora por sua condição de ex-presidiário. A história é emocionante, e o final surpreendente. Não dá para deixar de ler, e con-seguir ler só uma vez.

E não sobrou nenhumGosta de romances policiais? Então o livro E não sobrou nenhum (também conhecido como O caso dos dez negri-nhos), da renomada escritora inglesa Agatha Christie é uma ótima pedida! Na história, dez pessoas sem nenhuma ligação entre si são convidadas para uma mansão em uma ilha. Cada uma delas possui uma parte sombria em seu passado e, pouco a pouco, elas vão sendo assassinadas. O criminoso? Só lendo para descobrir!

Um Hotel na Esquina do TempoNuma época extremamente difícil nos Estados Unidos, mais precisamente em Seattle, uma história de amor sur-giu. Em 1986, Henry foi à procura de um “tesouro” que estava no porão do grande Hotel Panamá. Mais de 40 anos antes, durante a Segunda Guerra Mundial, ele, que era chinês, viveu um amor com a jovem japonesa, Keiko.

O livro, escrito por Jamie Ford, se passa em duas épocas diferentes: 1942 - 1945/1986. E, com isso, conseguimos ver o personagem em dois momentos distintos de sua vida. Uma história de amor muito interessante que nos ensina que nem o tempo pode nos fazer esquecer.

6 livros para ler nas fériasAdriane Toscano, Amanda Sanches, Igor dos Santos, Lucas Sena, Samuel Parmegiani e Victhor Fabiano

Page 11: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

17ª Edição | Janeiro 2013 | PÁG 11Lição de Casa | PIRITUBA ACONTECE

Ela Disse, Ele DisseConflitos amorosos, quem nunca sofreu? E talvez você nunca possa resolvê-los. O enredo do livro Ela Disse, Ele Disse trata exatamente disso: conflitos de paixão, além de outros assuntos. O próprio título já nos traz uma ideia de como a narração é feita; os capítulos são alternados entre as falas de Rosa e de Léo, jovens que são novos numa es-cola do Rio de Janeiro e, aos poucos, se apaixonam por quase um acaso. Sobretudo, os pensamentos de cada per-sonagem a respeito do outro são hilários! Podemos perce-ber o quanto um jovem apaixonado pode confabular in-trigas próprias sobre si mesmo e sobre o conceito que o outro tem a respeito dele. E como eles terminam, juntos ou não? A novidade da escola nova é boa? Você vai ter que ler pra descobrir. Thalita Rebouças, ilustre narradora de lite-ratura adolescente, nos traz neste livro uma das melhores questões jovens: a paixão.

A Sangue FrioPublicado em 1966, A Sangue Frio é um livro escrito por Truman Capote que relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no Kansas. Mas a grande diferença desse livro é: o assassinato, os persona-gens e toda a história são reais! Considerado um dos per-cussores do Jornalismo Literário, a obra foi produzida em cerca de sete anos. No período, Capote teve todo o trabalho de entrevistar pessoas que conheciam a família, policias responsáveis pelo caso, acompanhar as investigações e, quando os suspeitos foram presos, presenciar o julgamen-to e, posteriormente, as execuções de Richard Hickock e Perry Smith. A obra conta com todos os detalhes um dos crimes que mais chocaram o Kansas.

O Guia do Mochileiro das GaláxiasPrimeira parte da “trilogia de cinco”, é um clássico da ficção científica e do gênero nonsense (sem sentido, em português). Iniciada na rádio, a série criada por Douglas Adams em 1978 virou livro, programa de TV e filme. Con-tada com muito humor e sarcasmo, a história se baseia nas viagens de Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, extrater-restre preso na Terra há quinze anos fazendo pesquisas de campo para a nova versão atualizada do Guia. Guia esse, que é o mais completo já criado para viajantes do espaço. Com os conhecimentos de Ford, os dois se salvam da des-truição da Terra e vão viver suas aventuras pela galáxia, passando por situações que debocham de vários aspectos da sociedade.

Page 12: 17ª Edição do Pirituba Acontece (versão impressa)

PÁG 12 | Janeiro 2013 | 17ª Edição PIRITUBA ACONTECE | Novo Olhar

Novo Olhar | Crônicas,desenhos e afins

Quando pequeno, me acostumei a ouvir a seguinte frase: “Ao longo de sua vida, novas amizades irão surgir, e ve-lhas amizades irão ruir”. Entretanto, há certas amizades que nem mesmo o tempo poderá abalar. Um bom exem-plo disto é a amizade que preservo com meus amigos de infância.

Ao pensar no que escreveria neste espaço, me recordei do não tão longínquo, dia 3 de março de 2012, quando eu e meus amigos de infância organizamos, planejamos e con-cretizamos um belo e agradável sábado de lazer.

Nos encontramos em frente a nossa velha escola, pega-mos o trem, chegamos na quadra onde iríamos passar o dia, nos trocamos, jogamos futebol, nos desentendemos no meio do futebol, comemos, bebemos, conversamos, ri-mos, pegamos o trem novamente, perdemos um de nossos amigos, achamos o nosso amigo, descemos na estacao de Pirituba, fomos para minha casa, conversamos, rimos e por fim nos despedimos.

Começo o ano de 2013 discordando daquela frase. Novas amizades com certeza estão por vir, e espero que sejam boas amizades, contudo, velhas amizades não pre-cisam ruir, devem ser preservadas e estimadas. Sendo as-sim, defino uma de minhas metas para este ano, estar mais próximo dos meus amigos e passar bons momentos com eles. E para você caro leitor, fica o convite de compartilhar esse pensamento e preservar suas amizades. Um feliz ano novo para todos vocês!

Amigos deinfância,amigos da vidaYago Rudá

Pássaros CegosOs pássaros cegos voam, pois têm asas. Mas sem seus olhos, não podem traçar um caminho, desviar de tudo o que lhes fará mal. Não podem. Não podem pois não veem o perigo, a maldade, a mentira, a desfeita, o desprezo.

Os pássaros cegos têm, porém, seu canto. O canto é algo de cada um, não há dois iguais, apesar de serem fisi-camente parecidos. Cada um tem seu tom, tem seu timbre. Cada um tem seu tempo também. Tempo de canto, tem-po de começar a cantar. Alguns demoram a soltar a voz, outros levam menos tempo, mas o importante é cantar.

E todos cantam, uma hora ou outra todos cantam.E é só com o canto que os pássaros cegos criam olhos.

Só com a força de suas vozes e pensamentos é que eles têm também força para vencer os obstáculos e perceber tudo o que há de mal e errado ao redor.

Este pássaro que vos fala, finalmente criou olhos.

Lucas Sena

A crônica e ilustração abaixo foram publicadas origi-nalmente em lu-sena.blogspot.com.