6127413 cristais e pedras preciosas seu uso terapeutico

Upload: sylvia-caringi

Post on 20-Jul-2015

123 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CRISTAIS E PEDRAS PRECIOSAS SEU USO TERAPUTICO

Desde h muito tempo os cristais e pedras preciosas sempre tm despertado um grande interesse no homem. Seja pela suas cores, seja pelo seu brilho, o fato que o homem sempre atribuiu a estes minerais propriedades mgicas e de cura. Nos tempos atuais, houve um renovado interesse, no s pelos cristais e pedras preciosas como tambm por outros conhecimentos antigos que de alguma forma pareciam esquecidos, mas, que na verdade, podemos perceber agora estavam adormecidos, a espera de uma redescoberta. Foi ento que as propriedades mgicas e teraputicas dos cristais passaram a despertar novamente enorme interesse. Passou-se assim a pesquisar e a redescobrir todo o potencial que temos a nossa disposio atravs do seu uso. Hoje existe uma grande preocupao na aplicao de formas mais naturais de terapias, aquelas que possam tratar sem agredir, que possam de alguma forma promover a reintegrao do homem com a natureza da qual ele faz parte. Os cristais atuam desta forma, acrescentando suas vibraes ao nosso campo energtico, o que faz com que possamos restabelecer e manter o nossas energias em equilbrio. O objetivo deste trabalho auxiliar pessoas que de alguma forma estejam envolvidas em atividades de cura .Procurarei colocar aqui um pouco da minha experincia na expectativa de que outras pessoas possam vir a beneficiar-se dela.

CRISTAISO uso dos Cristais e pedras: Os cristais e pedras, tanto brutos como lapidados, agem doando e absorvendo energias. Por esse motivo importante que no descuidemos de sua limpeza e energizao. Programao: est relacionada com a absoro de energia. Meditao com os cristais envolve: -memria armazenada no cristal. -focalizao da ateno. -no sentido esotrico, a conectao com as foras csmicas. - tambm um agente facilitador da relaxao. Remdios: possvel fazer-se remdios usando para isso os cristais (so os elixires de cristais).Para faz-los, procede-se da seguinte forma: -na gua: gua pura e pedra limpa. Deixar a noite por 12 horas. O uso deve ser imediato, pois no leva conservante. -no lcool de cereais: Deixar por 12 horas durante o dia, sem pegar sol direto. Este se conserva mais tempo, pois o lcool age como conservante. Usa-se pingar 4 gotas na gua, 4 vezes ao dia.

DESCRIO E USO DOS QUARTZOSComearemos falando sobre o quartzo, pois dentre todas as rochas, o quartzo uma das preferidas por todos os terapeutas, pois se trata de uma das formaes mais completas para uso em cura.

2

QUARTZO: Composio qumica: Sua composio qumica , basicamente, o xido de silcio ou slica, uma das substncias mais comumente encontradas na superfcie de nosso planeta. Mas apesar disso so enormes as variaes sob as quais ele se apresenta. Variedades do quartzo: O quartzo pode se apresentar sob variados aspectos, os quais passam a ser conhecidos por nomes diversos, como se houvessem adquirido identidade prpria. Na verdade, essas variaes so causadas por incluses minerais na sua composio. O quartzo passa a ter, ento, as seguintes denominaes: gata ,crisoprsio, olho de tigre, ametista, cristal de rocha, nix, aventurina, heliotrpio, opala, calcednia, jaspe, prsio, citrino, olho de falco, quartzo rseo, cornalina, olho de gato, quartzo enfumaado ou fum

CRISTAL DE ROCHA: Na Antigidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno (do grego krystallos: gelo). Transparncia: Incolor, podendo ser mais ou menos transparente. Alguns apresentam incluses de outros minerais, como ouro, rutilo, pirita, turmalina, goethita (quartzo astrico, o qual parece conter uma estrela em seu interior) Sistema Cristalino: Hexagonal (6 faces). Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Transparente. Atuao e Uso: o quartzo que apresenta a maior variedade de usos.

3

Atua, principalmente, no chacra coronrio. Por sua capacidade de permitir que a luz branca o atravesse e se decomponha em todas as cores, ele atua reequilibrando e suprindo todo o organismo dos elementos dos quais este necessita. Na aura ele atua limpando-a. Ele harmoniza as energias circulantes em nosso corpo, pois age desbloqueando os canais por onde essas energias circulam. Em funo dessa propriedade ele contribui facilitando a concentrao e a meditao. Quando usado junto com outra pedra ele amplia as propriedades desta.

QUARTZO ENFUMAADO OU FUM: Equivocadamente tambm chamado de topzio enfumaado. Colorao: Sua colorao varia do marrom claro ao escuro, podendo apresentar-se tambm nas cores cinza ou negra. Sua cor deve-se a incluso de impurezas (geralmente ferro, carbono e titnio). Sistema cristalino: hexagonal Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: transparente. Atuao e uso: A energia do qurtzo fum est sintonizada com as energias da Terra por este motivo seu uso destina-se, principalmente, ao primeiro chacra. Ele estimula nosso instinto de sobrevivncia ao fazer com que percebamos e amemos nosso prprio corpo (uma das funes

4

do primeiro chacra). Ao agir assim ele est trazendo o sentimento do amor do chacra cardaco para o chacra bsico, permitindo que tenhamos capacidade de eliminar as emoes negativas e desnecessrias. Ele age de forma semelhante influncia saturnina, que nos leva a descartar tudo que no seja mais necessrio. Ele permite que desenvolvamos o desapego, qualidade indispensvel para que possamos nos beneficiar da verdadeira luz que nos cerca.

QUARTZO ROSA: Colorao: Rosa forte ou plido. Sua colorao dada pela incluso do mangans. Sistema Cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia:transparente, translcido. Atuao e uso: uma das principais pedras usadas no chacra cardaco. Atua fundamentalmente no campo emocional. Nos momentos em que precisamos de ajuda para curar mgoas antigas que foram guardadas, mas que deixaram cicatrizes que continuam de alguma forma nos fazendo sofrer, esta variedade de quartzo nos oferece uma ajuda valiosa, pois a sua principal caracterstica nos deixar envoltos por uma atmosfera de paz e harmonia, permitindo que percebamos nossa capacidade de auto-aceitao e perdo quando ento estaremos aptos a sentir amor e respeito por ns mesmos. O quartzo rosa atua junto ao corao, e, por extenso, tambm atua no sistema circulatrio, assim como junto aos rgos reprodutores, os quais podem tornar-se mais saudveis e com maior capacidade de nos ajudar a sintonizar com nossas energias de amor. Quando nos dispomos a usar o quartzo rosa, precisamos estar preparados para vivenciar todas as emoes que ele ir despertar em ns, emoes essas que precisam ser entendidas para nosso prprio crescimento e amadurecimento espiritual.

AMETISTA: Colorao:

5

Apresenta uma variao de cor que vai do violeta ao lils, passando pelo vermelho prpura. Sua colorao deve-se a incluso de ferro e mangans em sua composio. Sistema cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: transparente Atuao e uso: Embora sua rea de atuao seja principalmente o sexto e o stimo chacras, ela pode ser usada em qualquer outra parte do corpo em que suas energias se tornem necessrias. Atua no sistema nervoso, no sistema imunolgico, no processo criativo, aumenta a capacidade de memria, ajuda no controle metablico, ajuda a vencer o medo e a ansiedade. Atua tambm estimulando a elevao espiritual, o amor a Deus. A ametista purifica no apenas nosso corpo fsico, mas tambm as nossas vibraes, fazendo com que nos tornemos mais conscientes de nossa participao num Todo Maior, fazendo com que nos apercebamos de que existe um poder csmico do qual tudo emana. Ela amplia nossos sentimentos humanitrios e desenvolve nosso lado mstico.

AVENTURINA ou QUARTZO VERDE: Colorao: Verde, parda dourada, irisada. Sua colorao dada pela incluso de minerais no quartzo, o que vai lhe proporcionar algum brilho. A mica torna-a acobreada, a mica de cromo torna-a verde.

6

Sistema Cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Translcido, opaco. Atuao e uso: Equilibra as emoes e o corpo fsico. Ela atua tanto no corpo fsico, como tambm no mental e no emocional. Como todas as pedras verdes, esta tambm possui um enorme poder de cura. Ela pode ser usada em quase todos os tratamentos fsicos. O verde uma cor de equilbrio. As pedras dessa cor atuam a nvel de corao, rins, nas infeces como gripes, nas nevralgias, enxaquecas, alm de normalizar a presso arterial. Sua cor verde permite que o raio verde da cura atue tanto no corpo fsico quanto na aura. Ajuda a neutralizar as emoes reprimidas. Em pocas de grande desgaste fsico ou emocional ajuda no reequilbrio de nossas energias. Ajuda a acalmar as emoes. CITRINO: Muitas vezes confundido com o topzio. Colorao: um quartzo amarelo claro, at pardo dourado, que contem ferro em sua composio. Sistema cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia:

7

Transparente. Atuao e uso: mais usado no chacra do umbigo. Ele estimula a atividade fsica, aumenta a disposio, ajuda digesto, desintoxica o sangue. Aumenta a autoconfiana, permitindo que nos sintamos mais calmos e com melhores condies de tomar decises e aceitar com otimismo os problemas ligados a nossa rotina. O Cirino ajuda tambm a preservao de nossas energias, evitando que tenhamos uma perda energtica acentuada em situaes desgastantes. Sua vibrao de cor amarela fortalece o nosso campo energtico, transmitindo sua luz dourada para nosso campo urico.

QUARTZO OLHO DE FALCO: Colorao: Sua cor verde azulado ou azul acinzentado tendo a superfcie opalescente. Sistema cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Opaco. Atuao e uso: Usado principalmente no chacra bsico. Este quartzo leva-nos a uma percepo mais realista em nossas situaes cotidianas. Ele tambm irradia energias curativas,que atuam neutralizando as energias causadoras de doenas.

8

QUARTZO OLHO DE GATO: Colorao: Pode se apresentar nas cores branca, cinzenta, verde, amarela, parda.Contem magnsio em sua composio. Sistema cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Translcido, opaco. Atuao e uso: Pode ser usado nos casos de asma. QUARTZO OLHO DE TIGRE: Colorao: Varia do amarelo ao marrom com reflexos dourados. Sistema cristalino: Hexagonal. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Opaco. Atuao e uso: Ele est sintonizado com as energias da Terra (pela sua cor marrom), mas influenciado pela luz dourada, conduz a luz do chacra da coroa para assent-la no corpo fsico. Usado no chacra do umbigo, leva-nos a tomar conscincia de nossa prpria fora interior, desenvolvendo nossa autoconfiana. Sua iridescncia nos ajuda a encontrar o melhor caminho quando estamos em dvida quanto a uma deciso a ser tomada. Atrai tambm para ns os bens materiais da Terra.

9

indicado tambm para pessoas que tm dificuldade em transformar em realidade seus sonhos e projetos.

CALCEDNIAS:No grupo das calcednias existem vrios tipos de quartzos, dentre os quais podemos citar: gatas calcednia verdadeira cornalina crisoprsio heliotrpio jaspe nix sardo. GATA: Colorao: Sua colorao varivel, em faixas ou camadas. Sistema cristalino: Hexagonal, agregados microcristalinos. Composio qumica: xido de silcio. Transparncia: Translcido, opaco.

10

Atuao e uso: Dentre as suas propriedades esto: aguar a viso, iluminar a mente, fortalecer o corao, estimular a coragem, aumentar a autoestima, melhorar a suscetibilidade.

GATA ALARANJADA: Atua acalmando nossas emoes e a medida que isso ocorre, ela cria condies para que possamos examinar com mais clareza os problemas que nos preocupam.

GATA CINZENTA: Atua no sistema circulatrio e pele. Ajuda o corpo a absorver oxignio mais rapidamente. Tambm age nas depresses.

GATA MUSGOSA: Atua no sistema circulatrio, alivia a depresso. Ajuda a tomarmos conscincia de nossas intuies. Age tambm canalizando a criatividade. Aumenta a vitalidade.

CALCEDNIA VERDADEIRA: Colorao: Suas cores so azul, branca ou cinzenta. Atuao e uso: Sua ao , principalmente, ao nvel do bao (englobando a o sangue e o aparelho circulatrio). Atua na viso, vescula biliar, ossos. purificadora de ferimentos. Ela possui a capacidade de se autolimpar de emanaes absorvidas durante seu uso em tratamentos. Sua ao de purificao age tambm ao nvel emocional, permitindo que o indivduo possa, atravs da reflexo e auto anlise, reagir de

11

maneira mais positiva e harmoniosa. Por suas qualidades de purificao e limpeza, uma boa pedra para ser usada por terapeutas ou quaisquer profissionais cuja atuao envolva lidar com pessoas. A Calcednia branca tambm chamada de pedra-me, pois muitas vezes ela se apresenta envolvendo outras rochas, cobrindo-as tal como uma casca, ou mesmo preenchendo cavidades, da podermos encontr-la muitas vezes junto com outras pedras. Por isto atribui-se a ela a propriedade de intensificar o instinto materno e estimular a lactao.

CORNALINA. Colorao: uma variedade de Calcednia de cor avermelhada ou vermelha acastanhada. Atuao e uso: A Cornalina tem forte sintonia com a Terra, fazendo com que quem a use sinta-se bastante ligado a este elemento. Por este motivo, ela influencia a fertilidade. Tambm age no fgado, sangue e parte inferior das costas. Estanca sangramentos, protege contra infeces, cicatriza feridas abertas. Atua contra angstias, melancolia, reumatismo e nevralgia. Ela confere autoconfiana, sendo, portanto til para aqueles que precisam de um estmulo para tentar novas experincias, novos caminhos. Por reforar a autoconfiana, ela pode ser tambm usada na meditao, quando permite que nos desliguemos de pensamentos desnecessrios ao fim a que nos propomos.

CRISOPRSIO: Colorao: Variedade de Calcednia de cor verde-ma. Sua cor devida ao nquel. Atuao e uso: O Crisoprsio ajuda a trazer a conscincia aquilo que estava a nvel inconsciente.

12

Acalma, diminui o egosmo e permite que a pessoa participe mais de seu meio ambiente. Estimula a criatividade. Aumenta a percepo. Ajuda nas doenas mentais. boa para a vista. Ajuda nos partos. HELIOTRPIO: Colorao: uma Calcednia opaca, verde escura, com manchas vermelhas. Atuao e uso: Atribui-se a ela a propriedade de fortalecer o sistema circulatrio, desintoxicar os rins, fgado e bao. Estimula a coragem, o altrusmo e a solidariedade. JASPE: O nome jaspe tem origem grega e significa pedra manchada. Estas manchas que o caracterizam podem ser de variadas cores. Colorao: Pode ser amarelo, vermelho, verde, marrom. Atuao e uso: Suas propriedades teraputicas variam em funo da cor. Amarelo: energtico e bom purificador das glndulas endcrinas. Verde: usado nos distrbios do aparelho digestivo, nos rgos de limpeza. bom tambm para apagar lembranas do passado que possam estar impedindo o crescimento no presente. Vermelho: tem atuao junto ao sistema circulatrio e rgos purificadores como o fgado. Marrom: por estar ligado as energias da Terra, estimula a concentrao e tambm o prprio equilbrio. Atua junto ao sistema imunolgico e na extrao dos poluentes e toxinas encontrados no organismo. bom tambm para as erupes cutneas, pois age limpando e purificando. NIX: Colorao:

13

Sua cor varia do preto ao branco, podendo ter camadas estriadas de vermelho, marrom amarelo ou rosa; pode tambm ser translcido. Atuao e uso: O nix desenvolve a autoconfiana. Por ser uma pedra relacionada a Saturno, ela tem atuao junto aos ossos, dentes e pele. Ajuda a concentrao. Melhora o equilbrio. Deve ser usado do lado esquerdo do corpo; e, no caso de anel, no terceiro dedo da mo esquerda.

OPALA: A origem de seu nome e uma palavra snscrita, upala, que significa pedra preciosa. Composio qumica: xido de silcio hidratado. As Opalas apresentam-se sob trs tipos: opalas nobres, opalas de fogo e opalas comuns. Sua caracterstica principal uma irisao em forma de arco ris, que varia dependendo do ngulo pelo qual se olha. Elas contem gua (30%). Entretanto esta gua pode se perder com o tempo, fazendo com que a opala perca um pouco de seu brilho e opalescncia. Se a guardarmos envolvida por um algodo mido, impedimos seu envelhecimento e realamos seu jogo de cores. A opala no muito usada em terapia, a no ser que se pretenda intensificar o estado emocional do paciente. Por seu alto teor de gua, ela age junto s emoes, fazendo com que estas se manifestem de forma bastante aumentada (tanto as emoes positivas quanto as negativas). Somente dever ser usada por aqueles que sabem lidar e compreender suas prprias emoes.

Alm dos cristais de quartzo, existem muitas outras rochas que podemos usar em terapia. As mais comumente empregadas so:

GRUPO DO BERILO

14

GUA MARINHA: Colorao: azul, podendo ser clara e tambm esverdeada. Composio qumica: Silicato de alumnio e berilo. Atuao e uso: A gua marinha estimula o funcionamento do chacra da garganta. As estrias longitudinais que ela apresenta ajudam a conduzir a energia entre dois pontos; talvez seja este o motivo pelo qual ela aumenta a criatividade, a intuio, ajudando-nos a melhor interpretarmos nossas emoes. Ela acalma a mente e alivia o stress. Reduz o medo. Tambm fortalece os rgos purificadores, tais como fgado, bao, tireide, rins. Atua junto ao estmago e olhos. utilizada para melhorar a inchao dos ps. Em relao aos ambientes, ela age diminuindo a negatividade, acalmando e harmonizando.

ESMERALDA: Colorao: Verde, podendo variar em tonalidades que vo do verde claro ao escuro, passando pelo verde amarelado. Atuao e uso: Atua no chacra cardaco, relaxando-o e expandindo-o Ela desenvolve o equilbrio fsico, emocional e mental. uma pedra importante para ser usada por terapeutas e curadores, pois alm de suas propriedades curadoras, ela desenvolve tambm a pacincia, to necessria aqueles que estejam de uma forma ou outra envolvidos com o prximo. A esmeralda melhora o sistema imunolgico.

15

Fortalece a memria. Ajuda a curar a insnia.Fortalece a viso. Normaliza a presso arterial. Alivia a tenso nervosa..

MORGANITA: Colorao: Rsea a violeta claro. Tambm conhecida como berilo rosa. Atuao e uso: Atua junto ao sistema nervoso, acalmado-o e purificando-o.

CORNDON:SAFIRAS: Colorao: Azul (diversos tons), incolor, rsea, alaranjada, amarela, verde, violeta, negra. Sistema cristalino: Hexagonal com duas pontas (em forma de tonel), pirmide de 6 lados, tabular. Transparncia: Transparente, opaco. Composio qumica: xido de alumnio. As variaes de cores so dadas pela incluso de: Ferro e titnio na safira azul. Vandio na violeta. Cromo na cor de rosa. Ferro em baixa quantidade nas cores verde e amarela. Atuao e uso: Depresso ou confuso mental.Dificuldade de concentrao. Ao diminuir o stress e a tenso, ela ajuda a restaurar o equilbrio perdido.

16

Tambm atua nos olhos. A safira azul escura excelente para febres, neuroses e doenas provocadas por perturbaes dos nervos, inclusive asma.Insnia, lceras. A safira rosa-violcea encoraja o amor altrusta.Usada com a safira azul escura estimula uma viso mais humana da vida. A safira alaranjada diminui o egosmo. Ela atua principalmente no bao. Reduz a irritabilidade e induz a que se pense antes de agir. Hemorragias: nas hemorragias nasais, colocar na testa. Na meditao, para aumentar a devoo. Serve de defesa contra a magia negra. Atrai as pessoas boas.

RUBI: Colorao: Vermelha. Sua cor avermelhada dada pelo cromo e , s vezes , um pouco de ferro. Sistema cristalino: hexagonal, prismas de 6 faces, romboedros. Transparncia: Opaco, translcida, transparente. Composio qumica: xido de alumnio. Atuao e uso: O rubi aumenta a intuio e estimula o pensamento. Estimula a coragem, a energia, a paixo e a vitria. Combate a preguia e a melancolia. Fortalece o corao e o sangue. Acalma dores. Estimula o amor desinteressado, inclusive o amor a si prprio.

17

GRANADA: Seu nome deriva do latim gro.Inclui vrios minerais de composio qumica semelhante: piropo, almandina, espessarita, grossulria, andradita, uvarovita. Colorao: Vermelha, alaranjada, amarela, verde, negra, verde amarelada. Transparncia: ransparente, translcida. Composio qumica: So basicamente compostas por alumnio, silcio e oxignio, mangans e ferro. Atuao e uso: No tratamento de artrite e outras conseqncias da calcificao. Desperta no doente a vontade de se curar. Combate os maus pensamentos e a depresso. Infeces e doenas da pele. Melhora a circulao sangnea. Melhora a concentrao em crianas hiperativas. Estimula a autoconfiana, o orgulho e a imaginao. Na meditao confere paz, calma e alvio dos problemas materiais. As granadas aumentam a auto- percepo. Auxiliam a acalmar a raiva, inclusive contra si prprio. Facilita a expresso das emoes. Ajuda a sintonizar a energia do corao e a ter controle de sua sexualidade.

OUTRAS PEDRAS USADAS:HEMATITA: Colorao: Cinzenta como o ao ou preta como o ferro. Sistema cristalino: Hexagonal, cristais tabulares. Transparncia: opaca. Composio qumica: xido de ferro. Atuao e uso:

18

Atua nos rgos purificadores do sangue (fgado, rins e bao). Pode ser usada para pulso rpido, olhos injetados, lceras, cibras nas pernas. Excelente para anemia. A pedra pode ser colocada sobre os rgos purificadores ou sobre reas de circulao deficiente.

LPIS-LAZULI: Trata-se de uma das pedras consideradas de poder No antigo Egito era considerada como pertencente aos deuses e mensageiro dos cus. Colorao: Sua cor de um azul profundo, com pontos dourados de pirita e, s vezes, pontos brancos de calcita. Sistema cristalino: Isomtrico (cbico), cristais raros, geralmente agregados densos, granulares. Transparncia: opaca. Composio qumica: Silicato de alumnio e sdio com enxofre. Atuao e uso: O Lpis-Lazuli considerado um purificador, tanto mental, como espiritual. Colocada na rea do terceiro olho, ela consegue penetrar atravs dos bloqueios subconscientes, permitindo o contato com a mente intuitiva. Estabiliza o poder da mente, permitindo a atuao da fora espiritual. Ajuda na liberao de feridas emocionais profundas, permitindo que estas venham tona e possam ser curadas. O lpis-lazuli pode ser usado para problemas respiratrios (de garganta, pulmes). Para os rgos de limpeza. Sistema nervoso. Sistema imunolgico. aconselhvel, ao us-lo para cura, que usemos junto a ele outra pedra curativa especfica

MAGNETITA: Colorao: uma pedra marrom escura ou cinzenta. magntica. Atuao e uso: Ela estimula um rgo preguioso ou acalma um rgo hiper-ativo. Ajuda a corrigir o alinhamento da coluna, aliviando assim dores de cabea e das costas.

19

OBSIDIANA: Na verdade no e uma pedra, mas uma forma de vidro natural, de origem vulcnica. Pode ser encontrada nas cores preta, verde, cinzenta.H tambm uma qualidade de obsidiana, encontrada nos EEUU, que apresenta flocos acinzentados, dando um efeito de flocos de neve. Esta associada ao primeiro chacra.Quando colocada no centro desse chacra, atrai as energias dos chacras superiores para o corpo fsico. Ela tem a capacidade de atrair, refletir e reter uma grande quantidade de luz. E recomendvel ao usa-la em trabalho de cura, juntar a ela um cristal de quartzo, o que polarizara a sua luz e tambm dissolvera e neutralizara quaisquer bloqueios. Ela poder tambm ser colocada nas virilhas ou no umbigo, para assentar as energias superiores no corpo.Tambm pode ser colocada ao longo da linha central do corpo, para equilibrar os meridianos. Seu uso beneficia pessoas dispersas e tambm as emotivas.Tambm ajuda aquelas pessoas que so lentas demais e tambm aos que vivem nas nuvens. Ela ajuda a construir as bases para que os devaneios se tornem realidade.

MALAQUITA: Colorao: Varia do verde claro ao verde escuro e geralmente sua aparncia e matizada. Composio: , basicamente o cobre. Atuao e uso: Uma das suas principais qualidades a de relaxar e diminuir a dor.Trata-se de uma pedra que absorve a energia negativa e traz tona suas causas psquicas e emocionais.Por esse motivo muito importante limp-la aps cada uso.Isto pode ser feito colocando-a sobre um agregado de quartzo por, no mnimo, trs horas ou atravs do processo tradicional. Embora ela atue em qualquer parte do corpo, sua principal rea de atuao junto ao plexo solar, para desbloquear emoes reprimidas. Nesse local ela vai liberar a tenso, melhorando conseqentemente, a respirao, o que permitir que haja um maior equilbrio de energia circulante no corpo. Muitas vezes ela encontrada associada azurita ou crisocola.

20

AZURITA: Sua composio semelhante da malaquita. A combinao dessas duas pedras acentua seu poder de cura. Sua ao se far notar nos estados de ansiedade e depresso. O azul acalma a tenso, enquanto o verde cura. Colocada no terceiro olho, ajuda a trazer lembrana emoes e sentimentos passados, permitindo que esses sejam liberados, o que facilitar o processo de cura.

CRISOCOLA: Tambm composta basicamente de cobre. usada no tratamento de artrites e outras doenas sseas, nas lceras e doenas do aparelho digestivo. Alivia a hipertenso. Ajuda a desenvolver a autoconfiana. til nos males da garganta e pulmes. No plano espiritual defende dos ataques de energias negativas. Se usada no terceiro olho, acalma os padres negativos do pensamento.Pode tambm ser colocada uma no terceiro olho e outra no plexo solar, quando ento mente e corpo entram em alinhamento, facilitando a comunicao.

TURQUESA: Sua composio inclui fosfato de alumnio, potssio e cobre Sua colorao vai do azul celeste ao azul acinzentado, podendo tambm ser esverdeada. Ela pode estar unida malaquita e crisocola. Na cura fsica ela benfica para todo o corpo, mas principalmente para o sistema imunolgico e respiratrio.

21

Deve ser usada por aqueles que querem se comunicar. Ela nos ajuda tambm a entender como as coisas funcionam e onde nos encaixamos. Aos curadores ela auxilia no entendimento da energia de seus pacientes.

SODALITA: Sua composio silicato de sdio e alumnio com cloro. Sua cor azul. Ela pode provocar enormes mudanas nas atitudes pessoais. Ela estimula a objetividade nas atitudes e pensamento. No fsico ajuda a equilibrar o metabolismo, estimula o sistema imunolgico e os rgos de limpeza. Segundo alguns, ela ajuda no combate as radiaes, sendo por isso aconselhada para aqueles que lidam com Raio-X ou material radioativo. boa tambm para pessoas hipersensveis, pois estabiliza o poder mental, permitindo a mudana do emocional para o racional.

CIANITA: Pode ser azul, azul esverdeada ou incolor. Sua composio qumica silicato de alumnio. Esta pedra apresenta veios. Todas as pedras que apresentam veios so timas condutoras de energia. Sua rea de atuao o quinto chacra. Ela aumenta a clareza mental, melhora a comunicao entre as pessoas. Trata-se de uma boa pedra para ter-se sobre a mesa de trabalho.

22

ESTIMULADORAS DA MENTE (Fluorita, Calcita e Pirita):FLUORITA: composta por fluoreto de clcio. Sua cor pode ser: incolor, vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, violeta. Auxilia a combater os distrbios mentais e a proporcionar o despertar espiritual. Aumenta a intuio. Ajuda nos casos de artrite, reumatismo e doenas da coluna.

CALCITA: Sua colorao pode ser: branca, cinza, vermelha, verde, laranja, azul, marrom e preta. Possui propriedades que atuam junto aos rgos de limpeza, ossos, juntas e tambm estimulam a mente e a memria. Ajuda crianas com dificuldades escolares.

PIRITA: Contem ferro em sua composio. Ela se forma em grupo de cubos de aparncia metlica. Sua cor vai do dourado ao acobreado.Por causa de sua aparncia, os desavisados podem confundi-la com o ouro.Da ser conhecida como o ouro dos tolos.

23

Ela beneficia o sistema circulatrio e respiratrio. Protege a pele de elementos estranhos e tambm o aparelho digestivo. Melhora a capacidade mental. Reduz a ansiedade e frustrao. Estimula a criatividade. Estabiliza as energias do ambiente. Segundo alguns atrai dinheiro para seu proprietrio. Essas trs pedras devem ser usadas juntas no terceiro olho, a fim de estimular a mente.

TURMALINAS: As turmalinas so, talvez, as gemas que possuem maior variedade de cores. Ela pode ser incolor, rsea, vermelha, amarela, verde, azul, roxa, preta, multicolorida. A turmalina altamente purificadora. Ela retira os elementos causadores de perturbaes e ao mesmo tempo dissipa os efeitos negativos que estes elementos poderiam estar causando. Ela traz calma. Sua ao purificadora age num ponto especfico, mas tambm atua de forma global. Age no campo espiritual, pois faz com que nos apercebamos de nossas emoes mais guardadas.

TURMALINA AZUL ou Indigolita ou Indicolita: Sua principal caracterstica e a de canalizao de paz para a Terra. Usada no sexto chacra ajuda a acalmar a mente; no quarto chacra vai atuar abrandando as emoes; no quinto chacra facilita a expresso verbal. Seu uso excelente para problemas de garganta, tireide, rouquido e outros males desta regio. Afirma-se que a indigolita tem uma natureza religiosa, e que seu propsito e o de fazer com que cada pessoa compreenda sua prpria espiritualidade.

TURMALINA NEGRA: Ela tem a capacidade de desviar as energias negativas sem absorv-las. Por esse motivo atua como um escudo protetor quando por alguma razo precisarmos estar em ambientes negativos ou lidar com pessoas negativas. Ela tambm neutraliza as nossas prprias energias negativas. Ela sutiliza as energias. Ela conduz a energia dos chacras superiores aos inferiores Ela assenta as energias espirituais.

24

Em casos de bloqueios, tanto no corpo fsico como na aura, pode-se girar um basto de turmalina negra no sentido anti-horrio sobre a rea afetada, a fim de que o bloqueio seja dissolvido. Esta qualidade de turmalina um auxiliar inestimvel nos casos de doenas debilitadoras e crnicas. s vezes ela pode ser encontrada incrustada no quartzo (quatzo turmalinado). Neste caso ela vem nos ensinar a lio da convivncia, pois faz com que nos apercebamos de que possvel podermos harmonizar nossos conflitos interiores.

TURMALINA ROSA ou RUBELITA: Como quase todas as pedras cor-de-rosa, a rubelita atua no chacra cardaco, suavizando as emoes. Ajuda aquelas pessoas que sentem medo de amar, pois estimula o desejo de compartilhar as emoes. Ela estimula a auto-aceitaao e o conseqente aumento da autoestima. Ajuda a dissolver mgoas antigas, fazendo com que a pessoa fique novamente apta a sentir amor.

TURMALINA VERDE: Considerada uma das pedras de maior poder de cura. Ela ajuda a equilibrar todo o corpo, beneficiando o sistema nervoso, crebro e sistema imunolgico. Atua no equilbrio eletroqumico do corpo. Absorve a luz, transmitindo-a para o corpo de quem a estiver usando. Acalma, facilitando assim a concentrao. Possibilita a canalizao de maior fora espiritual. Alivia a fadiga e exausto.Tem ao regeneradora e rejuvenescedora. Atrai abundncia e prosperidade para quem a usa. Pode ser usada para selar buracos na aura. Aumenta a criatividade. Alm de todas essas propriedades, pode ainda ser usada em asma, gripes, inflamaes, problemas cardacos, presso arterial alterada. Os bastes de turmalina devem ser conduzidos ao longo das linhas dos meridianos e nervos ajudando no seu reequilbrio.

TURMALINA MELANCIA (verde e rosa): Trata-se da combinao perfeita para o quarto chacra Enquanto o verde age no plano fsico, o rosa age a nvel emocional. Dissolve as mgoas do passado e simultaneamente prepara para o futuro, ajuda a transformar a tristeza em otimismo.

25

TOPZIO: Suas cores podem ser: incolor, amarela, vermelha, acastanhada, azul clara, rosada, verde plido. A cor mais freqente e o amarelo. Sua composio qumica e silicato de alumnio fluorado. Terapeuticamente pode ser usado para recarregar e aumentar o nvel de energia de quem o usar. Ele tambm ajuda a relaxar e diminuir a tenso. O topzio amarelo excelente para ser usado no chacra do umbigo. uma boa pedra para ser usada por aquelas pessoas que se encontram desmotivadas e sem energia. Possibilita que descubramos nossos objetivos, ao mesmo tempo em que facilita o caminho para que possamos alcan-los. Ele aumenta nossa generosidade.

RODOCROSITA (Ou Rosa inca): composta principalmente de mangans. Sua cor rosa avermelhada com estrias brancas e escuras. E uma tima pedra para os que sofrem de asma ou doenas respiratrias. Ela transmite uma sensao de calma; age filtrando as substncias irritantes que dificultam a respirao. Purifica o sistema circulatrio, rins e outros rgos de limpeza. antidepressiva, rejuvenescedora, estimula a fora vital, diminui a negatividade e melhora a qualidade do sono.Incentiva o pensamento criativo. Sua principal funo desobstruir os bloqueios do plexo solar, permitindo assim a integrao das energias fsica e espiritual. A Rodocrosita atua tanto a nvel fsico como emocional. Em conjunto com a Malaquita, age harmonizando as emoes que a malaquita trouxe tona.

26

RODONITA: Sua composio tambm mangans. Sua cor rosa forte com incluses negras. recomendada para traumas, confuses e falta de confiana. Ajuda o crescimento dos ossos e atua no sistema auditivo. Atua junto Tireide, pois atravs do mangans estimula a funo hormonal dessa glndula. Diminui a irritabilidade e o cansao. Estimula a compaixo, harmonia e sensibilidade.

KUNZITA: composta de ltio e alumnio. A medicina moderna tem usado o Ltio no tratamento de distrbios psiquitricos. Sua cor rosa clara ou violeta clara. Sua ao principal e junto ao chacra do corao, desobstruindo-o e ampliando sua capacidade de expressar amor. Sua ao calmante. Ela cria equilbrio entre a mente e o corao. Estimula o amor prprio, possibilitando a expresso de sentimentos de alegria e felicidade. uma pedra muito boa para ser usada por crianas com dificuldades de adaptao a vida. Nesses casos ela age limpando e purificando a aura de vibraes negativas.

HIDENITA: Composta de ltio e mangans. Exceto por sua cor, que de um verde muito claro e suave, muito semelhante Kunzita. Sua ao , tambm semelhante da Kunzita. Age como purificadora e nos problemas digestivos.

27

PEDRA DA LUA: composta de alumnio e potssio. uma pedra clara, azulada, amarelada ou cinza. Seu nome tem relao com sua cor branca azulada. Ela age principalmente nas emoes. Entretanto, recomendvel cuidado no seu uso, pois ela tanto amplifica as emoes positivas quanto as negativas. Ao us-la em cura, necessrio que o Terapeuta esteja preparado para ajudar seu paciente a lidar com as emoes que forem despertadas por ela. importante que, uma vez despertadas essas emoes, sejam elas trabalhadas pela mente.Uma Kunzita no chacra cardaco ajuda esse processo. A Pedra da Lua desperta o lado feminino, intuitivo, emocional das pessoas. Ela aumenta a sensibilidade, intuio e clarividncia. Em pocas nas quais estejamos com as emoes muito ativadas (como por exemplo, durante o ciclo menstrual feminino) devemos evitar o uso da Pedra da Lua. Nos homens ela ajuda a despertar seu lado sensvel e emocional.

PEDRA DO SOL ou FELDSPATO AVENTURINO: composta por sdio, clcio e alumnio. Sua cor alaranjada, vermelha, parda, cintilante. Sua ao tonificante. Beneficia o sistema nervoso, o estado geral da mente. Pode ser usada em qualquer parte do corpo.Possui qualidades de equilibrar as energias.

AMAZONITA: um feldspato.

28

Em sua composio entram o alumnio e o potssio. Sua cor e verde. Possui propriedades calmantes. Ajuda na expresso de idias. Segundo alguns, amplia os atributos masculinos.

APATITA: Contem flor e clcio. Sua cor pode ser rsea, amarela, verde, azul, violeta ou incolor. Beneficia o tecido muscular e as funes motoras. Alivia a hipertenso.Clareia o pensamento.

PERIDOTO ou OLIVINA ou CRISOLITA: Sua composio base de ferro e magnsio. Sua cor amarelo esverdeado, verde-oliva. Aumenta a autoconfiana e energia afirmativa (s vezes rpido demais). Libera e traz a tona toxinas, neutralizando-as, contribuindo assim para a limpeza mental. Estimula a regenerao dos tecidos. Atua no estmago. Pelo seu tom amarelado, ele atua junto ao plexo solar e umbigo. Ajuda a equilibrar as glndulas endcrinas. Ele afeta as emoes, curando mgoas, inveja e raiva. Como o amarelo est relacionado com a mente e com o intelecto, o Peridoto pode estimular essas reas.

JADE (JADETA e NEFRITA): Jadeta e Nefrita so minerais diferentes, mas comumente chamados de Jade. JADETA: Composio: alumnio e sdio.

29

Sua cor verde, branca, vermelhada, amarela, parda, violeta, negra.

NEFRITA: Composio: clcio, magnsio e ferro. Suas cores so as mesmas do jade. O Jade benfico para o corao, rins. Estimula a funo dos os rgos encarregados da filtragem e limpeza do organismo . Ajuda na remoo de toxinas. Ajuda na eliminao de energias negativas. Melhora a hipertenso. til tambm para os diabticos. A Nefrita ajuda na reposio de clcio no organismo. Outro de seus atributos desenvolver a capacidade de amar.

ZIRCNIO ou JACINTO: Sua composio silicato de zircnio. Sua colorao pode ser: amarela, alaranjada, vermelha, violeta, azul, verde, incolor. Ele benfico para os sistemas de limpeza do organismo. Facilita o sono. Atua no bao. Melhora a inrcia. Emocionalmente, aumenta a tolerncia para enfrentar situaes negativas. Ajuda a pessoa a refletir sobre a prpria vida. Ensina discrio e pacincia.

30

FORMAES DO REINO VEGETAL E ANIMALSob esta classificao esto includas: Prola Coral Abalone mbar MBAR: Na verdade trata-se de uma resina petrificada. Alguns espcimes de mbar so claros e quase transparentes, mas h alguns que apresentam incluses de pequenos insetos ou lascas de madeira em seu interior. Sua cor vai do amarelo claro ao laranja. Possui a capacidade de quando friccionado, carregar-se de energia negativa. O mbar ajuda a eliminar a depresso e cria um estado mental positivo. bom para a memria. Auxilia no tratamento da tireide, pulmes, bao, sistema endcrino, tecido nervoso. Aps ser usado em sesses de cura deve ser limpo, pois ele retm a energia negativa retirada da rea doente. PROLA: Prolas so objetos calcificados encontrados no interior de alguns moluscos, revestidos do mesmo material de que composta sua concha. Seu alto teor de clcio faz com que ela seja recomendada para aqueles que estejam com deficincia do mesmo em seu organismo. ABALONE: uma concha. Geralmente cinza e branca. Ajuda na formao do tecido muscular .Boa tambm para o corao. Segundo alguns autores auxilia a digesto. CORAL: Trata-se, na verdade, do esqueleto de organismos marinhos e pode ser encontrado em quase todos os oceanos e mares do mundo. Suas cores podem ser branco, vermelho, rosa, preto e cinza.

31

Sua qualidade teraputica vai variar em funo de sua transparncia: Vermelho estimulante. Rosa calmante. Branco estabilizante. Cinza harmonizante. Preto absorvente. usado no tratamento dos ossos (artrite) e sistema circulatrio (anemia). Auxilia os rgos de limpeza e timo. Pessoalmente no recomendo o uso dessas quatro pedras.Por razoes ecolgicas e humanitrias, acredito que o beneficio que elas possam vir a trazer no compensam a agresso natureza e dizimao de espcies vivas, como no caso do coral e do abalone. Com relao s prolas, no devemos esquecer que elas so formadas para defender o organismo do molusco de um objeto irritante ao seu organismo. Na minha opinio, prolas, coral e abalone so resultantes de um processo agressivo e doloroso para um organismo vivo. Quanto ao mbar preciso que se tenha um cuidado muito grande ao us-lo, pois como foi dito acima ele retira absorvendo a energia negativa. E em se tratando do mbar com incluses mumificadas , sua prpria liberao de energia extremamente negativa.

AS PEDRAS E AS CORES:Existe um outro mtodo mais simplificado, embora no to perfeito como o anterior, que o de determinar a funo teraputica da pedra pela sua colorao. Nesse caso seus efeitos seriam conseqncias de sua cor. No devemos esquecer que a cor de uma pedra resultante da sua composio qumica ou das incluses que tenham ocorrido na sua formao. Vamos, ento mostrar agora, de forma resumida, os atributos das cores.

32

Vermelho: O vermelho age centrifugamente, isto , ele puxa para fora. Ele aquece, leva o sangue para onde esta a pedra, trazendo para a superfcie as toxinas. Ele alivia cibras, sonolncia, desnimo, apatia.Vermelho bom para os friorentos, anmicos, letrgicos. Ele aumenta a fora, a combatividade, mas aumenta tambm a agressividade. Atua principalmente no primeiro chacra. Laranja: O laranja a combinao do vermelho com o amarelo, possui, portanto, um pouco das caractersticas de cada uma dessas duas cores. energizante. O laranja faz com que uma pessoa conscientize-se de seu prprio valor. Aumenta o amor prprio. Estimula a sexualidade. adequado para quem se desvaloriza perante os outros. Auxilia a digesto, ajuda a dissolver clculos, e eficaz na bronquite e na asma. Auxilia tambm na obesidade e na priso de ventre. Ajuda, tambm, a eliminar mgoas que ficaram guardadas. Atua no segundo chacra. Amarelo: Amarelo a cor que tem relao com o processo intelectivo. Ele atua no crebro, nos nervos, no pensamento. O amarelo energizante. Ele atua na ingesto, assimilao e construo.Favorece a digesto. Age sobre o fgado e o plexo solar. Age na pele. Pessoas passivas demais devem usar o amarelo para estimular a atividade. O amarelo excitante e diminui a fadiga. Atua principalmente no terceiro chacra (umbigo). Ouro: Pedras douradas estimulam o corao e o plexo solar. Aumentam a autoconfiana.Trazem prosperidade. Atuam no quarto chacra (corao). Rosa: Ajudam a despertar a ternura. As pedras cor de rosa estimulam a afetividade e o sentimento de bem estar e felicidade. Atuam no quarto chacra (corao), no aspecto mais emocional.

33

Verde: Proporciona equilbrio. antiinfeccioso. Atua no quarto chacra, no aspecto fsico. Age tambm nos rins e nos problemas estomacais. Atrai a prosperidade. Azul: E refrescante, acalma, transmite uma sensao de paz.Induz o sono. anestsico e anti-sptico. O azul baixa a presso sangnea, inibe a atividade (relaxante). As pedras azuis tm efeitos refrescantes sobre abcessos, lceras, e estados febrs. Sua ao antivermelho. Empregado em casos de aftas, inflamaes, clicas, dores de cabea, vmitos, picadas de insetos, dor de garganta. Atua principalmente no quinto chacra (garganta). ndigo: Fortalecemos rgos dos sentidos, principalmente olhos e ouvidos. Estimulam a viso interior. anti-hemorrgico. As pedras ndigo ajudam no tratamento de todas as doenas que de alguma forma prejudiquem a capacidade de pensar. Ajudam a combater a melancolia, hipocondria, alucinaes, demncia, histeria. Atua no sexto chacra. Violeta ou Prpura: Violeta tem relao com o misticismo, a purificao . O violeta estimula o aspecto mais espiritualizado. E a cor dos sentimentos mais elevados, das aspiraes, do idealismo .Desestimula as exploses de raiva, acalma dores de cabea.Tambm pode ser usado em casos de queda de cabelo e caspa. Atua principalmente no stimo chacra (coronrio).

OS CRISTAIS E OS CHACRAS:Chacras so centros de energia (ou de captao de energia) localizados em nosso corpo bioplasmtico. Eles funcionam como uma espcie de usina que vai fornecer energia ao nosso corpo fsico. Existem os chacras principais (sete) e outros menores. Cada um dos sete chacras principais funciona em relao com uma glndula de nosso corpo e com relao a determinadas funes.

34

A cada chacra corresponde uma determinada cor. (Veja as pedras e as cores). A cada chacra corresponde uma glndula: Os cristais e pedras preciosas ou semipreciosas, por suas funes e cores tambm atuaro nesses chacras, glndulas e rgos. Chacras E Glndulas: 1o- chacra glndulas : supra renais. rgos: nus, reto, clon, rins. Energia : assentamento das foras espirituais no corpo, concretizao dos desejos, energia fsica, agressividade, sexualidade, abastecimento energtico de todo o organismo. 2o-chacra glndulas: ovrios e testculos rgos: cavidade plvica, rgos reprodutores Energia: criatividade, capacidade de relacionamento

3o-chacra glndula Pncreas rgos: bao, estmago, fgado, vescula, sistema nervoso energia: assimilao da experincia, digesto, uso positivo do poder, realizao dos desejos, afirmao do ego.

35

4o-chacra Glndula: timo rgos: corao, pulmes Energia: liberao de traumas, expresso do amor em aes, auto estima. 5o-chacra glndula: tireide rgos: garganta, pescoo, ouvidos Energia: verbalizao 6o-chacra glndula: pituitria rgos: dos sentidos Energia: canalizao da intuio, devoo, clarividncia 7o-chacra Glndula: pineal rgos: crebro Energia: paz, sabedoria, sintonia com as Foras Csmicas

LIMPEZA DOS CRISTAIS:Os cristais de quartzo e as outras pedras armazenam vibraes. Essas vibraes tanto podem ser originadas do ambiente fsico como de pessoas, sentimentos, emoes, pensamentos, contato fsico, etc. Essas vibraes podem vir a afetar as pessoas que vierem a ter contato

36

com eles.Por isso importante que, ao adquirirmos um cristal, antes de us-lo procedamos sua limpeza.Isto tanto se aplica aos destinados ao nosso uso pessoal, quanto aos destinados ao uso em cura. Existem vrios mtodos para fazer essa limpeza. O mais simples e comum mergulh-lo numa soluo de sal marinho e gua. Ao faz-lo use vasilha de vidro, loua, porcelana, cermica ou barro. Ante, porm de coloc-lo nessa soluo, podemos segur-lo sob uma torneira e deixar que a gua corra sobre ele por alguns minutos. Se ele estiver muito sujo, podemos usar uma escovinha para retirar algum resduo de terra. O tempo de permanncia do cristal no sal vai variar. Geralmente deixa-se por 24 horas. Aps esse tempo retiramos o cristal e o lavamos na gua corrente. A seguir o colocamos ainda molhado no sol, de preferncia antes das 10 horas e o deixamos a por cerca de 30 minutos. A partir da nosso cristal est pronto para ser usado. Existem outros mtodos de limpeza: 1) Atravs da defumao: Passe-o atravs da fumaa do defumador ou incenso at sentir que ele est limpo. 2) Atravs da respirao: Voc segura seu cristal ao comprido, com seus dedos indicador e polegar da mo esquerda(a ponta do cristal dever estar voltada para cima). A seguir coloque o dedo indicador e o polegar da sua mo direita em duas faces opostas do cristal. Enquanto isso inspire profundamente pelo nariz e expire com fora pela boca, soprando sobre o cristal. Faa depois o mesmo com as outras faces. 3) Atravs da Natureza: Voc pode deixar seu cristal enterrado num jardim por alguns dias; ou numa praia ou cachoeira. 4) Mtodo Xamnico: Congelamento do cristal por vrios dias (pode ser feito no congelador da geladeira ou na neve). A baixa temperatura ajuda o cristal a liberar as energias negativas acumuladas por ele.

37

PROGRAMAO DO CRISTAL:Programar um cristal criar um conjunto de vibraes e armazen-las no cristal. Essas vibraes podem ser de pensamentos, sentimentos, emoes, cores ou quaisquer outras influencias que queiramos deixar armazenadas em nosso cristal. Procedimento: 1) Limpe o cristal como foi ensinado. 2 ) Segure-o com as duas mos. 3) Limpe sua mente de qualquer pensamento e concentre-se no cristal e naquilo que voc deseja programar nele. 4) Inspire pelo nariz e expire forte pela boca, na direo do cristal. 5) Continue respirando deste modo sobre o cristal at sentir que seu objetivo foi alcanado. 6) Quando quiser desprogram-lo, basta limp-lo novamente.

Mtodo Xamnico de programao: 1) Leve o cristal com a ponta para cima ate sua testa e transmita a ele sua saudao e alegria por t-lo com voc. Agradea-lhe sua ajuda.Pergunte-lhe se ele tem alguma mensagem especial para voc ou algum conhecimento que queira lhe transmitir. Aguarde alguns instantes por uma resposta mental ou visual. 2) Em seguida explique a ele que gostaria de sintoniz-lo com sua prpria energia espiritual; diga-lhe seu nome.Projete trs vezes o seu nome no cristal.Faa ento a programao daquilo que voc deseja no cristal.(Voc deve programar apenas coisas positivas).

38

3) Leve ento seu cristal at o peito, acima do corao, e inunde-o com uma emoo positiva. 4) O seu cristal est pronto para ser usado. Ele est na mesma sintonia que voc. No esquea, porm que sempre que precisar limp-lo, ele dever ser novamente programado.

MEDITAO COM CRISTAIS:Existem varias maneiras para meditarmos usando cristais. I - Voc pode segurar um cristal de quartzo branco de duas pontas com as duas mos (a mo esquerda fica em baixo e a direita em cima). Segure-o na altura do plexo solar. Feche seus olhos e deixe sua imaginao correr. Ao faz-lo, evite usar objetos ou adornos de metal. II - Voc pode meditar colocando um cristal de sua escolha na direo do terceiro olho (entre as sobrancelhas). III - Voc pode meditar segurando uma pedra em suas mos e deixando o pensamento fluir naturalmente. IV - Voc pode meditar colocando diante de seus olhos uma pedra, fixando-a com o olhar e deixando que seu pensamento e sua imaginao voem. V - A vidncia com cristais e bolas e feita utilizando-se o processo acima (item IV). Bolas De Cristal: Quando ouvimos falar em bolas de cristal, imediatamente vem ao nosso pensamento a imagem de uma vidente, lendo a sorte. No entanto o que poucas pessoas sabem e que as bolas de cristal podem ser usadas com muito sucesso nas terapias com pedras. Vejamos a seguir algumas bolas de cristal e seu uso teraputico:

39

Bola de Calcednia: Serve para desmagnetizar os chacras das mos. Deve ser usada por pessoas que lidam com outras tratando, orientando, aconselhando. Uso: Deixamo-la na gua e aps o atendimento, pegamos a bola e a manuseamos. (obs: de preferncia usar gua sem cloro). Bola de Calcednia Branca (quartzita): Massagear o corpo todo para energizao. Depois lavar e colocar no sol. Bola de Ametista e Bola de Quartzo Rosa: Boas para massagens corporais, para equilibrar a energia dos chacras das mos. A de ametista e boa tambm para dor de cabea e a de quartzo rosa para massagear a rea do chacra cardaco, para soltar as emoes. Bola de Rutilo: Boa para massagear a coluna, do cccix ate a nuca. Equilibra as energias. Bola de Quartzo Fum: Estimula o chacra raiz. Massagear a rea do cccix. Bola de Hematita: Ajuda a descarregar o excesso de energia dos chacras dos ps e tambm das mos. Descarrega tambm a energia negativa. Bola de Calcita: Muito boa para a memria. Deve-se t-la no local de estudo. Pode-se coloc-la no chacra da testa por alguns minutos.

40

Pedras Mais Usadas Em Terapia:gatas Morganita gua Marinha ObsidianaAmetista.

nix Cristais de quartzo (todas as cores). Pedra da Lua EsmeraldaPirita

Fluorita Rodocrosita Granada Sodalita Hematita Topzio Kunzita Turmalinas (todas as cores) Lpis lazuli Turquesa Malaquita;

SIGNOS E CRISTAIS:A cada signo astrolgico atribuda uma ou mais pedras preciosas ou cristais.

41

ries: Touro : Gmeos Cncer Leo Virgem Libra Escorpio Sagitrio Aqurio Peixes

Granada, Hematita, Rubi gua Marinha, Quartzo Rosa, Esmeralda Citrino, Aventurina, Crisocola Esmeralda, Pedra Da Lua, Crisoprsio Diamante, Granada, Rubi, Citrino Jaspe, Esmeralda, Crisocola, Amazonita Lpis Lazuli, Quartzo Rosa gata Vermelha, Obisidiana, Fum, Rubi, Granada Topzio Imperial, Jacinto Turquesa, Malaquita, Amazonita Ametista, Turquesa

Capricrnio nix, Safira Azul

PLANETAS E CRISTAIS:Sol Lua Mercrio Diamante, Cristal de Quartzo, Pedra do Sol, Olho de Tigre, Topzio, Granada Pedra da Lua, Opala Citrino, Esmeralda, Aventurina, Safira Amarela, gata

42

Vnus Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto

Quartzo Rosa, Esmeralda, Jade, Kunzita, Malaquita, Crisocola Hematita, Rubi, Heliotrpio, Granada, Opala de Fogo Topzio Imperial, Ametista, Safira Azul, Lpis Lazuli nix, Turmalina Negra, Safira Azul Turquesa, Safira Azul Ametista, Opala Obsidiana, Quartzo com Turmalina

CRISTAIS E OS ORIXS NA UMBANDA:Oxal Xang Ogum Oxoce: Omulu Nan Yemanj Yans Oxum Exu Cristal De Quartzo Topzio Imperial, Olho De Tigre Hematita, Rubi, Granada Esmeralda Quartzo Verde Obsidiana, nix Ametista Cristal De Quartzo, Pedra Da Lua Topzio Imperial, Citrino gua Marinha, Crisocola Turmalina, Granada

43

Pomba Gira Preto Velho Er

Rodonita, Turmalina, Granada Obsidiana flocada, Quartzo turmalinado, Cristal de Quartzo, Quartzo Fum, nix. Quartzo Rosa, gua Marinha

PEDRAS E MAGIA:Adivinhao: Alegria : Amizade: Amor: Aterrar: Coragem : Defesa: Eloquncia : Espiritualidade: Energia: Energia sexual : Felicidade : Fora : Justia : Longevidade : Parto: Paz: Pesadelos: Poderes mentais: Poderes mgicos: Prosperidade: Azurita. Hematita. Pedra da Lua. gata. Olho de Tigre. Cristal. Quartzo Rosa. Quartzo Rosa. Rodocrosita. Crisocola.Turquesa. Amazonita. Esmeralda. Malaquita. Rubi. Rodocrosita. Turquesa. Hematita. Turmalina Preta. Quartzo fum. Obsidiana. gata. Ametista. Olho de Tigre. Rubi. Turquesa. Turmalina Negra. nix. Safira. gua Marinha. Ametista. Morganita.Kunzita. Lpis Lazuli. Cristal. Sujilita. Rodocrosita. Olho de Tigre. Malaquita. Rubi. Opala de Fogo. Cornalina. Quartzo Rosa.Cristal arco-ris. Ametista. gata. mbar. Diamante. Granada. Rubi, Diamante. Malaquita. gata. Madeira petrificada. Jade. Crisocola Ametista. gua Marinha. Calcita. Crisocola. Cristal. Diamante. Quartzo Rosa. Kunzita. Sodalita. Malaquita. Safira. Rodocrosita. Indigolita. Citrino. Rubi. Ametista. Aventurina . Esmeralda. Fluorita. Cristal. Malaquita. Opala. Rubi. Pedras verdes. Olho de Tigre. Pirita.

44

Proteo: Psiquismo: Purificao: Sabedoria: Sonhos: Sono: Sucesso:

Cristal. Turmalina Negra, Jade. Malaquita.Diamante. Rubi. Obsidiana. Cornalina. mbar. Citrino. Esmeralda.Granada. Pedra da Lua. Prola . Olho de Tigre.Topzio. Turquesa. Ametista. gua Marinha. Azurita. Citrino. Cristal. Esmeralda. Lpis Lazuli. Sujilita. Crisocola.Diamante. gua Marinha. Ametista. Crisocola. Sodalita. Rubi. Diamante. Azurita. Ametista. Ametista. Indigolita. Pedra da Lua. Amazonita. Crisoprsio.

MINERAIS E AS PEDRAS PRECIOSASAs pedras preciosas so formadas por vrios minerais, dentre os quais trs deles compem a superfcie mais externa da Terra em 75%. So eles o oxignio e o silcio. Alm destes dois temos , entre outros, o alumnio que ocupa 8% da mesma superfcie externa da Terra. A natureza das pedras as coloca em estreito contato com o ser humano. Seu campo eletromagntico influencia sutilmente o ambiente, influenciando a natureza eletroqumica do organismo humano. Elas servem de ionizadoras dentro e fora do organismo e pelo contato com nosso corpo, interagem com o campo de energia deste. As pedras trabalham com a energia fisioqumica, eletroqumica e prnica. Dentre os minerais contidos nas pedras preciosas temos: Alumnio, Berilo, Clcio, Carbono, Cobre, Enxofre, Estanho, Ferro, Flor, Fsforo, Hidrognio, Mangans, Magnsio, Oxignio, Potssio, Silcio, Sdio, Zinco Zirco, e outros. O alumnio, oxignio e silcio (75%) compem a superfcie mais externa da Terra. Dentre esses minerais, alguns so importantes na manuteno de nossa sade. Acido silcio: Atrai a luz, confere autoconfiana, fortalece os nervos e as costas, incentiva a descarga do material suprfluo. Pedras: Quartzo.

45

Alumnio: Fortifica os que se sentem fracos e debilitados; diminui o cansao aps esforos; bom nos casos de paralisia e processos degenerativos; nas dispepsias e psicoses. Pedras: Topzio, Turquesa, Cianita, Amazonita, Sodalita, Lpis Lazuli, gua Marinha, Kunzita, Esmeralda, Rubi, Granada. Clcio: Fortalece os ossos e dentes; aumenta a resistncia s infeces; ajuda a coagulao do sangue; melhora a vitalidade regula o ritmo do corao. Pedras: Apatita, Fluorita, Diopsdio, Nefrita. Cobre: Fortalece os nervos. Bom para espasmos. Necessrio para a absoro e utilizao do ferro. Participa na formao dos glbulos vermelhos do sangue. Pedras: Malaquita, Pirita, Turquesa, Crisocola, Azurita. Enxofre: Importante para a pele, cabelo e unhas. Pedras: Lpis lazuli, Enxofre. Ferro: Anemia, febre, congestes, inflamaes, hemorragias. Ajuda a levar o oxignio ao sangue. Necessrio fabricao da hemoglobina. Pedras: Hematita, Magnetita, Pirita, Citrino, Nefrita. Flor: Ajuda a diminuir as cries dentrias.

46

Pedras: Fluorita, Apatita, Topzio.

Magnsio: Fortalece o corao, fgado; relaxa o corpo; beneficia os nervos e msculos; alivia cibras; acalma a dor. O Magnsio necessrio ao metabolismo do clcio e vitamina C. Pedras: Rubi, Nefrita, Diopsdio.

Mangans: Anemia; tendncia a paralisia e reflexos exagerados; pigarro; aumenta o pensamento criativo. Pedras: Rodocrosita, Rodonita, Quartzo Rosa e Ametista.

Potssio: Necessrio ao tnus muscular, nervos e ao do corao. Pedras: Pedra da Lua, Turquesa, Amazonita.

Zinco: Ajuda no funcionamento dos tecidos e no metabolismo das protenas e hidratos de carbono. Pedras: Calamina (Hemimorfita), Bonamita (Espato de Zinco ou Smithsonita).

USO PRTICO DOS CRISTAIS

47

ENERGIZAO COM CRISTAIS: I) Primeiramente voc devera preparar o ambiente em que ir trabalhar.Procure deix-lo na semi-obscuridade.Limpe-o de outras influncias acendendo um incenso ou um defumador. Escolha uma fita de msica relaxante e coloque-a para tocar. Escolha os cristais que ir usar: Um para cada chacra (use como referncia as cores). Coloque um cristal lmpido ou um agregado (drusa) apontando para seu chacra coronrio. Coloque uma turmalina negra entre seus ps. Voc pode, tambm segurar em cada mo um cristal de quartzo com a ponta voltada na direo de seu ombro. E tambm dois apontando para os ps (um em cada p). Esses cinco cristais formaro uma estrela, que ira atuar na ativao da energia no seu campo urico. Procure relaxar seu corpo todo. Inspire profundamente e solte o ar prolongadamente, desejando que qualquer energia negativa que estivesse alojada em seu corpo saia atravs dessa expirao. Repita o processo algumas vezes. Imagine agora uma luz dourada inundando todo seu corpo, desde a cabea ate os ps. Essa mesma luz dourada preenche todo o espao dentro de seu corpo fsico, como tambm envolve sua aura. Sinta agora cada um de seus chacras.Procure imagina-los cada um resplandecendo em sua cor. Sinta a energia circulando em seu corpo. Deixe que sua imaginao vague livremente. Quando sentir vontade de voltar, procure sentir cada parte de seu corpo, espreguice-se se sentir necessidade de faz-lo. Abra seus olhos. Situe-se no ambiente. Caso tenham ocorrido visualizaes, anote-as. II) Primeiramente voc deve proceder limpeza do ambiente, como no processo anterior. O ideal e que voc trate no somente a regio afetada, mas que tambm faa a energizao de todos os chacras.

48

Escolha a pedra especifica ao problema que deseja tratar.Coloque-a no chacra ou local correspondente. Se voc colocar quatro cristais com as pontas voltadas na direo da pedra, estar intensificando seu poder de atuao. Visualize aquilo que deseja eliminar diminuindo de tamanho, enquanto vai sendo substitudo por uma luz dourada. Imagine seu corao como um grande sol, enviando seus raios de cura ao local que precisa ser tratado. Visualize repleto de sade, paz, energia e amor. Sinta-se assim. Deixe que a sensao de bem estar tome conta de seu corpo.Permanea o tempo que sentir necessrio com seus cristais. Quando sentir que j foi suficiente, encerre, mas no esquea de enviar um pensamento de gratido as foras csmicas que atuaram atravs dos cristais. Voc pode materializar esse pensamento de gratido atravs de um gesto de carinho, uma palavra de amor, um pensamento de paz para a Terra.

III) CONFIGURAO PARA AUMENTAR A ABERTURA DOS 7 CHACRAS: Material necessrio: 7 cristais de terminao simples; Incenso de perfume suave Msica relaxante Deite-se de costas, confortavelmente. Coloque um cristal de terminao simples, apontando em direo a sua cabea, sobre a rea de cada chacra. Inspire calmamente, enchendo seus pulmes sem esforo, por trs vezes. De cada vez, ao inspirar visualize uma luz violeta penetrando em cada espao de seu corpo. Imagine que esta luz est limpando seu corpo por dentro. Imagine-se agora, cercado por uma luz dourada. Concentre agora sua ateno para o cristal que est colocado no primeiro chacra (da base). Sinta seu peso. Imagine-o emitindo uma luz vermelha que penetra nesta rea de seu corpo. Faa o mesmo em relao aos outros chacras, com suas cores correspondentes. Visualize um fluxo de luz branca subindo dos ps at o chacra da coroa. Permanea algum tempo na mesma posio, respirando suavemente.

49

IV) EQUILBRIO DAS ENERGIAS DO CORPO: Material necessrio: 12 cristais de ponta simples e um gerador. Todos ficaro com a ponta voltada para cima e sero colocados a cerca de 15 cm do corpo. Deite-se confortavelmente, com a barriga para cima, numa superfcie plana. As mos devero estar ao longo do corpo. Coloque um cristal acima do centro da cabea. Um entre os ps, em direo ao da cabea. Um ao lado de cada ombro. Um ao lado de cada cotovelo. Um ao lado de cada pulso. Um ao lado de cada joelho. Um ao lado de cada tornozelo. Com o cristal gerador apontado em direo aos cristais, voc ir fazer a ligao entre eles, comeando com o da cabea e seguindo no sentido horrio. Faa este movimento com o gerador vrias vezes e enquanto o fizer mentalize os cristais sendo ativados pelo gerador. Deixe agora o gerador de lado (afastado, para que no interfira no campo energtico que foi criado). Estenda suas mos com as palmas para baixo na direo do plexo solar da pessoa (a cerca de uns 15 centmetros de distncia). Concentre-se na energia fluindo de suas mos para o corpo da outra pessoa. Mova vagarosamente suas mos sobre o corpo da pessoa, mas sem toc-la. Espalhe a energia com suas mos (faa movimentos circulares lentos). Caso sinta algum bloqueio, concentre as vibraes nessa rea. Quando sentir que o campo de energia est harmnico, retire suas mos. Deixe a pessoa mais alguns minutos com os cristais. Aps uns 5 minutos ou mais, retire os cristais e deixe que a pessoa fique deitada at que se sinta pronta para levantar.

V) OUTRA CONFIGURAO PARA AUMENTAR A ABERTURA DOS CHACRAS: Material necessrio: 7 cristais com as cores correspondentes a cada chacra 12 cristais simples

50

1 cristal gerador Coloque uma pedra em cada chacra (ver as pedras correspondentes a cada chacra). Coloque os cristais externos como no modelo anterior. Ligue com o gerador.

VI) HARMONIZAO FSICO-ESPIRITUAL: Material necessrio: 7 cristais de terminao dupla, 7 de terminao simples 1 gerador. Coloque os de terminao dupla em torno da cabea, sendo que um dever ficar na direo da coroa. Coloque os de terminao simples do joelho para baixo, sendo que um dever ficar entre os ps (a ponta voltada para fora) Faa a ligao com o gerador. VII) LIGAO COM A TERRA: Material necessrio: 8 cristais de terminao simples; 1 gerador. Coloque um na direo da coroa, com a ponta para fora. Um ser colocado entre os ps. Coloque 3 de cada lado do corpo, dos joelhos at os tornozelos. Faa a ligao com o gerador. VIII) PARA PERDA ACENTUADA DE ENERGIA: So necessrios 7 cristais de terminao dupla , um de terminao simples e um gerador. a) O de ponta simples ser colocado entre os ps. b) Os de ponta dupla (biterminados) sero colocados em torno da cabea, sendo que um ficar na direo da coroa. c) Faa a ligao com o gerador.

51

IX) HARMONIZAO: Material necessrio: 7 cristais simples Coloque-os em torno do corpo, com as pontas voltadas para dentro, na seguinte disposio: Um na direo da coroa Um apontando para cada ombro Um apontando para cada mo Um apontando para cada p OBS: Pode colocar-se uma turmalina negra entre os ps. X) CONFIGURAES COM O USO DE DRUSAS: As drusas so timas para alvio de sobrecarga emocional, pois ao mesmo tempo em que descarregam as energias negativas, elas alimentam o corpo com vibraes positivas. Material: 3 drusas 12 cristais de ponta simples 1 gerador Coloque os 12 cristais em torno do corpo como no modelo II. Coloque a drusa maior sobre o osso pbico (chacra da base). Coloque a drusa mdia sobre o plexo solar. Coloque a drusa menor sobre o terceiro olho. Ligue os 12 cristais com o gerador. Ligue as drusas com o gerador, de cima para baixo e de baixo para cima, 3 vezes. Deixe o gerador e use as suas mos para espalhar a energia. Permanea assim por uns 15 minutos. Remova as drusas e depois os cristais.

52

XI) TRINGULO DE LUZ: Meditao espiritual: Prepare um local em que voc possa estar sentado no cho; se quiser pode faz-lo sobre uma almofada. Coloque um cristal a uns 30 centmetros de distncia do local em que voc ir sentar. Coloque mais 2 cristais, os quais devero formar um tringulo com o primeiro. Sente-se no centro do tringulo, deixando que cada um de seus ps fique na direo de um dos cristais; o terceiro dever estar s suas costas. Use seu cristal pessoal para ligar os cristais que formam o tringulo (use a mo esquerda) e o sentido horrio para direcionar a energia. Visualize seus chacras sendo energizados. Deixe que seu pensamento flutue dentro do campo energtico criado. Meditao fsica: Os cristais so invertidos, isto um ficar na frente da almofada e os outros dois atrs. OBS: Em ambos os casos as pontas dos cristais ficam voltadas para dentro. XII) HARMONIZAO ENTRE DUAS PESSOAS: As duas pessoas devero estar sentadas uma em frente a outra, a uma distncia de cerca de 1 metro. Cada pessoa colocar a sua frente dois cristais, um esquerda e outro direita. Em seguida um terceiro cristal ser colocado por cada uma delas formando o vrtice de um tringulo. O vrtice de cada um dos tringulos estar dentro do "campo energtico" do outro, isto os tringulos estaro "entrelaados". Existem muitas outras formas de entrarmos em sintonia com os cristais e tambm de trabalharmos com eles. O principal e saber que a partir de agora o caminho est aberto. E saber, tambm, que nossa busca no termina aqui. Muito h para aprender, muito h para ser feito. No deixem nunca de seguir suas prprias intuies, pois elas na verdade representam a voz de seus Mestres, que os assistem em cada momento de suas vidas. Procurem sempre usar os Cristais com respeito e amor, lembrando-se que eles devolvero amplificados seus pensamentos e emoes.

53

Que o DEUS dos nossos coraes, Que nossos MESTRES INVISVEIS, Iluminem nossas mentes e nossos coraes, Para que possamos usar os cristais com sabedoria e amor. Agradeamos a ME TERRA, Por ter presenteado aos homens com essas pedras cheias de Luz. Que as usemos em prol da paz, harmonia e fraternidade. Que com nosso trabalho possamos contribuir para diminuir o sofrimento de nossos irmos. Pois, assim o fazendo, estaremos contribuindo para construir um mundo melhor.

Bibliografia1-Bowman, Catherine. Ed. Siciliano.Brasil.1989. 2- Cavalcanti, Virgnia. O Equilbrio da Energia Est no Salto do Tigre. Ed. Objetiva.Brasil.1989. 3-Chocron, Daya Sarai. A Cura com Cristais e Pedras Preciosas. Ediouro.Brasil.1983. 4- Duncan, Antonio. A B C dos Cristais. Ed. Nrdica.Brasil. 1992. 5-Johari, Harish. O Poder de Cura das Pedras Preciosas. Ed.Pensamento.Brasil.1988. 6- Palmer, Magda. O Poder Curativo dos Cristais. Edies 70.Brasil.1988. 7-Raphael, Katrina. As Propriedades Curativas dos Cristais e das Pedras Preciosas. Ed.Pensamento.Brasil. 8-Raphael, Katrina. A cura pelos Cristais. Ed.Pensamento.Brasil.1987. 9-Rosa, Jos Alberto. O Poder dos Cristais. Ed.Record.Brasil.1989. 10-Schumann, Walter.Gemas do Mundo. Ed. Ao Livro Tcnico S. A.Brasil.1985. 11-Silbey, Uma. O Guia Completo do Cristal. Ed.Record.Brasil.1986. 12-Stevens, Jose e Stevens, Lena. Os Segredos do Xamanismo. Ed. Objetiva.Brasil.1992. 13 Sullivan, Kevin. A Magia dos Cristais. Ed. Objetiva.1987. 14-Uyldert, Mellie. A Magia das Pedras Preciosas. Ed.Pensamento.Brasil.1981.

54