60tão - apresentação

5

Click here to load reader

Upload: cepe-companhia-editora-de-pernambuco

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Apresentação do livro 60tão

TRANSCRIPT

Page 1: 60tão - Apresentação

7

A TURMA DE 51

IVANA ARRUDA LEITE

Somos todos de 51, o que de cara já é uma boa ideia. Nos tornamos ses-sentões em 2011.

Esta antologia nasceu da ideia de comemorarmos o fato de termos che-gado tão longe e tão bem.

Sessenta anos era idade do vô, da vó, tão velhinhos, coitadinhos, to-mando sol na varanda, encolhidinhos. Muito diferente de nós, cheios de vida, compromissos e ainda com o co-ração fervilhando de esperança, em-bora atormentado por muitas das an-gústias dos tempos juvenis (o tempo nos ensinou a conviver pacificamente com elas).

Cadê o sossego, a calma e a sabedo-

60tao_125x19.indd 7 13/10/11 11:23

Page 2: 60tão - Apresentação

8

ria prometidas para a malfadada ter-ceira idade? Cadê o tricô para os ne-tos, o chá da tarde, os pés na pantufa? Da minha parte, a única diferença foi a meia entrada e o ônibus de graça, o que não chega a ser propriamente uma ventura. No mais, ter feito ses-senta anos não mudou grande coisa. Na verdade, o redondo da data é uma brincadeira. Todos sabemos que as mudanças acontecem silenciosas na soma dos dias ao longo de uma vida inteira.

Chegamos ao mundo seis anos de-pois do término da segunda e última guerra mundial, o que não quer dizer que não tenhamos visto muitas ou-tras depois disso. Em 1951, a Coreia era a guerra da vez.

No Brasil, Getúlio Vargas voltava ao poder pelo voto popular. Juscelino Kubitscheck assumia o governo de Minas Gerais. O jornal Última Hora começava a circular no Rio de Janei-ro. A via Dutra foi inaugurada.

60tao_125x19.indd 8 13/10/11 11:23

Page 3: 60tão - Apresentação

9

Dois casamentos famosos naque-le ano: o de Frank Sinatra com Ava Gardner e o do xá Reza Pahlevi com a princesa Soraya. O Oscar foi apresen-tado por Marilyn Monroe e A Malva-da foi o grande vencedor da noite.

Na TV americana estreava o se-riado I Love Lucy, que se tornou sím-bolo da dona de casa que esperavam que fôssemos: que dá conta das tare-fas domésticas, apesar de toda atra-palhação.

Numa historicidade metafórica e nada rigorosa podemos dizer que somos a geração que protagonizou a passagem da antiguidade pra idade contemporânea.

No raiar da segunda metade do sé-culo XX, o mundo era muito menor e mais provinciano. O Brasil era um país caipira, subdesenvolvido, atrasa-do, de pés no chão. Fomos as últimas crianças a passar a infância sem tele-visão.

É incontrolável o orgulho ao ver-

60tao_125x19.indd 9 13/10/11 11:23

Page 4: 60tão - Apresentação

10

mos como o mundo mudou depois da nossa chegada. No final dos anos 60, os ares já eram outros.

Fosse em Paris, proferindo pala-vras de ordem que proibiam proibir, ou na Praça da Sé, pisoteados pelos cascos da ditadura, éramos nós os rebeldes cabeludos que descíamos a Rua Augusta a 120 por hora e convul-sionávamos o mundo com nossa psi-codélica revolução cultural em meio à explosão dos meios de comunicação, à pílula anticoncepcional e outras liber-dades.

Fomos nós que compramos o pri-meiro compacto dos Beatles, sabe lá o que é isso?

Aliás, nós inventamos a juventu-de! E, desculpem a falta de modéstia, aceleramos um bocado o trem da his-tória.

Não à toa, nossa herança pesou por tanto tempo sobre os ombros das gerações que nos sucederam. “Nun-ca mais se fez música como nos anos

60tao_125x19.indd 10 13/10/11 11:23

Page 5: 60tão - Apresentação

11

60”, “nunca mais houve uma geração como aquela”, “ah, que saudade dos festivais...”, “aquilo sim era cinema!”, “nada mais de novo raiou no horizon-te depois daqueles porra-louca”.

“Sem lenço e sem documento” adentramos a densa floresta das fór-mulas envelhecidas e botamos pra quebrar.

Por isso tudo merecemos assoprar essas sessenta velinhas com muita alegria. É preciso celebrar a aventura de alto risco que foi chegar até aqui.

É pra essa festa que eu te convido. E não posso terminar esta breve

introdução sem agradecer:– aos autores que aceitaram partici-par desta antologia,– ao Marcelino Freire e Vanderley Mendonça que toparam editá-la,– ao Joca Reiners Terron, a quem devo a ideia de realizá-la.

60tao_125x19.indd 11 13/10/11 11:23