6 - diferentes contributos para o darwinismo

3
Fig. 1 – Relação entre o crescimento de uma população e o das suas fontes a Escola Secundária de Avelar Brotero Biologia e Geologia – 11ºAno Ano letivo 2013/2014 Lê com atenção os textos que se seguem, analisa as imagens apresentadas e responde às questões que sobre eles se formulam. Texto 1 “Charles Lyell comunicou à comunidade científica que a Terra, com uma idade muito superior àquela que até então se pensava, tinha vindo a sofrer mudanças geológicas de extrema Texto 2 “Thomas Malthus (1766-1834), economista e demógrafo britânico, publicou em 1798, Ensaio sobre o Princípio da População, em que expôs a tese de que a um crescimento geométrico da população humana corresponde um crescimento aritmético das suas fontes alimentares (Fig. 1). O facto de o crescimento

Upload: manava1

Post on 01-May-2017

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6 - Diferentes Contributos Para o Darwinismo

Fig. 1 – Relação entre o crescimento de uma população e o das suas fontes alimentares.

Escola Secundária de Avelar BroteroBiologia e Geologia – 11ºAno

Ano letivo 2013/2014

Lê com atenção os textos que se seguem, analisa as imagens apresentadas e responde às questões que sobre eles se formulam.

Texto 1

“Charles Lyell comunicou à comunidade científica que a Terra, com uma idade muito superior àquela que até então se pensava, tinha vindo a sofrer mudanças geológicas de extrema lentidão.

Texto 2

“Thomas Malthus (1766-1834), economista e demógrafo britânico, publicou em 1798, Ensaio sobre o Princípio da População, em que expôs a tese de que a um crescimento geométrico da população humana corresponde um crescimento aritmético das suas fontes alimentares (Fig. 1). O facto de o crescimento da população superar o da produção de alimentos fazia-o defender a ideia de que a regulação do crescimento populacional, a fim de evitar guerras e fomes, implicava o controlo da natalidade.

Texto 3

“Ao cruzarem-se espécimes com determinadas características preferenciais ao longo de várias gerações, os criadores de animais e plantas procedem a uma selecção artificial (fig. 2). Com esta técnica conseguem obter, a partir de ancestrais comuns, raças distintas.O próprio Darwin era criador de pombos e conhecia bem esta técnica.”

Page 2: 6 - Diferentes Contributos Para o Darwinismo

1. De que modo as considerações de Lyell a propósito da idade da Terra e das respectivas modificações poderão ter contribuído para que Darwin desenvolvesse uma teoria evolutiva para os seres vivos?

2. Analisa a teoria de Malthus, aplicando-a ao crescimento de uma qualquer população animal, num ambiente natural, relacionando as taxas de crescimento propostas por este demógrafo para a espécie humana e aquelas que são verificáveis numa população animal.

3. Não sendo aplicável o conceito de controlo de natalidade às populações animais, que mecanismos poderão regular o crescimento destas populações?

4. Após a análise do texto 3, infere sobre o modo como o ambiente pode substituir o papel do “criador de animais e plantas”.

5. Analisa o texto 4 e justifica os factos observados por Darwin na sua exploração do arquipélago dos Galápagos, nomeadamente: – as semelhanças entre as espécies encontradas no arquipélago e as do continente sul-americano; – as variações nas espécies animais de ilha para ilha.

Fig. 2 – A grande diversidade de couves actuais terá surgido a partir de uma única planta, tendo os agricultores manipulado os cruzamentos ao longo de muitas gerações.

Texto 4

“Em 1831, Darwin iniciou uma viagem à volta do mundo a bordo do navio Beagle, com o objectivo de recolher informação oceanográfica e biológica. Na rota desta viagem estava incluído o arquipélago das Galápagos; enquanto explorava este arquipélago, Darwin apercebeu-se de duas situações peculiares:

Embora as ilhas distassem cerca de mil quilómetros do continente sul-americano, existia uma grande semelhança entre os animais de ambos os locais;

As espécies animais apresentavam diferenças de ilha para ilha.