6 cinturões de segurança nr 35

8
CINTURÕES DE SEGURANÇA a) Alças do peito e das costas : Em atividades com risco de queda e altura superior a 2 m, deve ser usado cinto pára-quedista (NR 18.23.3), com ligação, obrigatoriamente, frontal (fig.1) ou dorsal (fig.2). Fig. 1 Fig. 2

Upload: laura-jane-silva-soares

Post on 12-Apr-2017

112 views

Category:

Health & Medicine


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6 cinturões de segurança nr 35

     CINTURÕES DE SEGURANÇA

 a) Alças do peito e das costas:

 Em atividades com risco de queda e altura superior a 2 m, deve ser usado cinto pára-quedista (NR 18.23.3), com ligação, obrigatoriamente, frontal (fig.1)  ou dorsal (fig.2). 

  

     

Fig. 1

 

Fig. 2       

 

Page 2: 6 cinturões de segurança nr 35

b) Alças da linha da cintura: 

Em atividades sem risco de queda, com o objetivo de, simplesmente, limitar a movimentação do trabalhador a um corredor de largura “L”, é permitido usar as alças da linha da cintura. (fig.3). 

Fig. 3   c) c)     Alças dos ombros:

 As alças dos ombros devem ser usadas com o suporte de ombros, em pequenos deslocamentos verticais, devido ao desconforto da posição. Importante: em serviços constantes, o suporte de ombros deve ser usado em conjunto com trava-queda ligado às costas ou peito (NBR 11370).   CINTURÃO PÁRA-QUEDISTA MODELO GULIN-102 Produzido em poliéster, possibilita ancoragem no peito, nas costas ou laterais (CA 11686). Tamanho único, com 5 ajustes, oferece total conforto, inclusive no agachamento, sem o necessário reajuste dos cinturões com 2 fivelas. Pode ser usado com talabarte simples de poliéster ou corrente de aço e talabarte “Y”.  

 

  

Cinturão Gulin-102

Talabarte de poliéster

Talabarte “Y”  

Page 3: 6 cinturões de segurança nr 35

 CINTURÃO PÁRA-QUEDISTA MODELO GULIN-102R      Possui alças nos ombros para ligação ao suporte de ombros. Demais características iguais ao modelo Gulin-102.     

CONECTORES GULIN M-1Mosquetão de aço inox, abertura 20 mm, resistência de 2000 kg, com dupla trava de segurança.

  

M-1

 M-2Mosquetão de aço galvanizado, abertura 55 mm, resistência de 2000 kg, com acionamento por fio de nylon. Deve ser usado com a vara telescópica Gulin. 

  

M-2

 M-3Mosquetão de aço galvanizado, abertura 150 mm, resistência de 2000 kg, com acionamento por meio de movimento de torção da vara telescópica Gulin.

 

 M-3

 

    VARA TELESCÓPICA GULINPermite acessar pontos de ancoragem situados a menos de 10 m do solo.É a mais leve (2,6 kg) vara telescópica no mercado e única com 5 elementos. Possibilita fácil montagem na vertical e transporte. Desconecta dos mosquetões instalados para facilidade de trabalho. Comprimento ajustável de 1,6 a 7,5 m. 

   

 

Page 4: 6 cinturões de segurança nr 35

    

Conexão da vara telescópica aos conectores M-2 ou M-3, por simples rotação de 90º. 

   

  Conexão do conector M-2 ao ponto de ancoragem e acionamento da trava de segurança por meio de

fio de nylon.  

Conexão do conector M-3 à barra de ancoragem, por meio de pressão e rotação de 90º.  

Para retirar a vara telescópica basta rotação inversa de 90º.

   

Page 5: 6 cinturões de segurança nr 35

 ACESSÓRIOS DE ANCORAGEM    1. Parafuso olhal PO-1: em paredes de alvenaria, utiliza-se o parafuso olhal passante, de aço forjado, galvanizado a fogo, tipo prisioneiro (fig.4).   Importante: deve ser feita a verificação estrutural civil, garantindo a resistência de 1500 kgf, nos pontos de ancoragem.  

 

Fig. 4

     2. Placa olhal PO-2: em paredes de concreto, utiliza-se a placa olhal de inox, com 2 chumbadores de 3/8” de diâmetro. Em superfícies metálicas, a placa olhal pode ser soldada ou fixada por parafusos (Fig.5).  

 

Fig. 5

        ACESSO AOS PONTOS DE ANCORAGEM   Para instalação temporária de linha de segurança vertical ao Parafuso olhal PO-1 ou Placa olhal PO-2, situados a menos de 10 m do solo, usa-se a vara telescópica com o conector M-2 (Fg.6).   

Para instalação temporária de linha de segurança vertical em vigas com dimensões circunscritas em um círculo com diâmetro de até 15 cm (fig.8), usa-se a vara telescópica com o conector M-3 (fig.7). 

Fig. 6                                            Fig. 7 

Page 6: 6 cinturões de segurança nr 35

 

 Fig. 8

      APLICAÇÕES:   

 1. Segura movimentação em escadas móveis, para limpeza, manutenção de luminárias, exaustores e equipamentos industriais.    

 

            2. Segura movimentação em andaimes tubulares.