5ª edição - novembro 2010

13

Upload: fornecedora-maquinas-e-equipamentos

Post on 19-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

5ª Edição - Novembro 2010

TRANSCRIPT

Page 1: 5ª Edição - Novembro 2010
Page 2: 5ª Edição - Novembro 2010

Fornecer Notícias

e d i t o r i a l

Edição e Projeto Editorial

85 3261.5066

Adalberto Anchieta, André Leão Ribeiro, Antônia Valentim, Augusto César, Bruno Magalhães, Cristiane Araripe, Denilson Silva, Diogo Lourenço, Edson Albuquerque, Edilson Marinho, Edmar Falcão, Igor Ribeiro, Erilúcia Abreu, Joaquim Elias, Keyla Lira, Marcílio Sousa, Maxwell Oliveira, Renato Sampaio, Timaia Venâncio, Víctor Marinho e Wallace Weyder.

COLABORADORES

Redação Manuela Barroso | MTB 1770 CE

Projeto GráficoCláudio Queiroz

Periodicidade: Trimestral

Tiragem: 5.000 exemplares

PublicidadeAntônia Valentim 85 3366.1222

Supervisão de ConteúdoAntônia Valentim

ImpressãoMarcograf

Estamos de volta com mais uma edição da Fornecer Notícias, trazendo as principais novidades do mercado para os nossos clientes e parceiros.

Neste número, você confere um bate-papo com o empresário Marcus Vinícius Borges, proprietário da PB Construções, empresa que completa, este ano, 20 anos de vida no mercado de infraestrutura e saneamento. Em Mercado, saiba tudo sobre o andamento das obras da Transnordestina que estão sendo realizadas pela Odebrecht Infraestrutura.

Em Destaque, a Fornecedora é a primeira concessionária do Nordeste na venda e locação de equipamentos da Linha Brokk. A parceira desta edição é a Vitasal, tradicional empresa de produção de sal marinho reconhecida por sua confiança e credibilidade há duas décadas.

A Pyla Pedreira, antiga e fiel usuária de equipamen-tos Metso, está na matéria de capa que fala da parceria de 34 anos com a Fornecedora. Em Nosso Cliente Faz, você confere a história de perseverança do Sr. Leondeni Freitas.

No Pós-Venda, você conhece as vantagens de utilizar pinos e buchas originais e as Dicas da Oficina tratam do cuidado no uso dos rolos compactadores Dynapac. A marca está, também, na seção Sustentabilidade, que fala sobre sua conduta corporativa para não agredir o meio ambiente. Na seção Histórias de Sucesso, mostramos as novas aquisições dos clientes e a satisfação deles com o atendimento e a qualidade de seus equi-pamentos. Estreamos a seção Oportunidade falando sobre as boas perspectivas que os setores de construção e infraestrutura estão vivendo com a proximidade da Copa do Mundo de 2014.

Veja, ainda, a excelente repercussão da participação da Fornecedora e suas representadas em fóruns, treinamentos e feiras. Boa leitura!

Nertan de Melo RibeiroPresidente da Fornecedora

Publicação trimestral da Fornecedora Máquinas e EquipamentosPresidente: Nertan de Melo RibeiroDiretor Executivo: André Leão RibeiroDiretor Administrativo: Pablo Leão Ribeiro

FortalEza-CERodovia BR-116 - km 6,5 Nº 2524Cajazeiras - Fortaleza/CECEP: 60.864-012 Fone: (85) 3366.1222Fax: (85) [email protected]

ParnaMiriM-rnRua José Raimundo Monteiro, 500Emaús - Parnamirim/RNCEP: 59.150-000 Fone/Fax: (84) 3643. [email protected]

BayEux-PBRua Francisco Marques da Fonseca, 484Rio do Meio - Bayeux/PBCEP: 58.308-000Fone/Fax: (83) 3232. [email protected]

tErEsina-PiAv. Barão de Gurguéia, 2715Vermelha - Teresina/PICEP: 64.018-450Fone: (86) 3229.2255 / Fax: (86) [email protected]

www.fornecedoramaquinas.com.br

Page 3: 5ª Edição - Novembro 2010

eNtRevista MeRcado

AOdebrecht Infraestrutura é uma das empresas atuantes na obra de construção da Transnordestina, sendo respon-sável pelo trecho de 1.200 km (de Salgueiro ao porto

de Suape, em Pernambuco) através da Aliança, consórcio com a Transnordestina Logística, o braço do transporte ferroviário da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

O projeto da ferrovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e exige um investimento de R$ 5,4 bilhões para interligar sete Estados do Nordeste e dois do Norte.

Pela sua magnitude, a obra apresenta grandes desafios, como a mobilização de mais de 1.700 equipamentos de grande porte e a instalação da maior fábrica de dormentes do mundo em pleno sertão nordestino. A Transnordestina terá 1.728 km de exten-são, atravessará 85 cidades e três Estados (Ceará, Pernambuco e Piauí) e terá a capacidade de movimentar até 30 milhões de toneladas de cargas por ano. Apenas o serviço de terraplanagem está movimentando 50 milhões de metros cúbicos de materiais.

transnordestina: desenvolvimento e novas oportunidades para o Nordeste

Fale sobre a história da PB construções.

A PB Construções foi fundada pelo meu pai, Otacílio Borges Filho, em 1980, voltada para área de infraestrutura e, prin-cipalmente de saneamento. Hoje também atuamos em algu-mas obras residenciais focadas no mercado de baixa renda, todas no estado do Ceará. Nossos principais clientes são a Prefeitura Municipal de Sobral, a Cagece e a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Quais as principais obras em que a PB construções atua hoje?

Estamos atuando na obra de infraestrutura da MPX, a adu-tora que vai levar a água para a termoelétrica do Pecém. Um dos nossos trabalhos mais importantes foi a duplicação da estação de tratamento de água do Gavião, que abastece toda a cidade de Fortaleza e é hoje uma das maiores do país. A primeira etapa foi feita pela Odebrecht, na década de 1980, e nós fizemos a duplicação de todo o complexo do Gavião, da estação de tratamento à linha de adução, e ao reservatório do Ancuri. Concluímos em 2007. Também fizemos a urbanização da margem esquerda do rio Acaraú, uma obra muito importante para a PB Construções, pois foram 100 km de rede de esgoto em que nós trabalhamos para elevar o nível de atendimento à população da cidade.

o que o sr. considera ser o maior diferencial da empresa?

É a nossa expertise em obras de saneamento. Nós estamos fazendo a primeira e a segunda etapas da nova estação de tratamento de Fortaleza, que já faz parte dos projetos para a Copa de 2014, pois a cidade não pode correr o risco de ficar sem água.

Marcus Borges Proprietário da PB Construções

como se deu a parceria da PB construções com a Fornecedora?

O primeiro produto que adquirimos da Fornecedora foi uma retroescavadeira, há 21 anos, que foi utilizada na obra do sistema de esgotamento sanitário de Reriutaba. A empresa hoje é uma grande parceira da PB. Praticamente todos os nossos equipamentos são da Fornecedora, como as escavadeiras, as retroescavadeiras Case e as máquinas de demolição de rochas da Atlas Copco. Boa parte das nossas máquinas alugadas são da Fornecedora Rental, a qual sempre damos preferência devido à qualidade do atendimento.

como o sr. analisa esta parceria?

Não temos queixas, pois sempre que precisamos a Fornecedora nos dá uma resposta rápida tanto na locação como na venda e manutenção de máquinas. Todas as nossas experiências com a Fornecedora são muito boas.

Recentemente a PB adquiriu novos equipamentos. Quais foram, em que obras estão atuando e como está sendo o desempenho?

Foram duas escavadeiras hidráulicas CX220B e duas retroes-cavadeiras 580M 4x4 cabinadas que estão sendo utilizadas na implantação do trecho cinco do Eixão das Águas. É uma obra importante do Governo do Estado, que vai levar água do açude Gavião para o Complexo Industrial do Pecém. Nestes 21 anos, nós nunca utilizamos outras marcas de equipamentos que não fossem Case, pois além de serem confiáveis, fazemos questão de adquiri-los através da Fornecedora.

Como a obra acontece longe dos centros urbanos, o desafio não é apenas a mobilização dos equipamentos, mas também o desmonte e explosão das rochas que predominam no solo da região. E, para isso, as empresas participantes, incluindo a Odebrecht, aderi-ram aos serviços de locação de equipamentos e contam com uma frota de máquinas Case e Dynapac já operando no local. Entre os vários modelos, destacamos escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, motoniveladoras, rolos compactadores etc. De acordo com Paulo Falcão Lima Filho, diretor de contratos da construtora, foram necessárias 95 escavadeiras de grande porte, sendo uma parte equipada com caçamba especial para movimentação de rocha.

A Transnordestina foi idealizada há mais de um século e só agora recebe investimento real. Entre os inúmeros benefícios que trará, além de gerar mais oportunidades e desenvolvimento, a obra aumentará a competitividade da produção agrícola e mineral da região, tornando-se a melhor opção logística para a exportação de grãos e minério de ferro através dos portos.

Escavadeira CX470 (47 toneladas)

odebrecht infraestruturaCriada há 66 anos, a Odebrecht Infraestrutura é uma empresa da Organização Odebrecht e desenvolve projetos nos setores de transporte (metrôs, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, equipamentos marítimos, entre outros), mineração, saneamento, arenas esportivas e irrigação. Também participa como investidora e operadora em novos negócios por meio da Odebrecht Transport, com foco em concessões nos setores rodoviário, de transporte urbano, de infraestrutura de logística (portuária e dutos) e aeroportuário. É responsável pelas obras da Arena Nova Fonte Nova (BA) e Arena Pernambuco, do estaleiro e base naval da Baía de Sepetiba, Linha 2 do Metrô de São Paulo etc.

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

4

5

Page 4: 5ª Edição - Novembro 2010

susteNtaBilidade

R. Cezídio Abuquerque, 1901 | Cidade dos Funcionários | CEP 60.823-100 | Fortaleza | CEE-mail: [email protected] ou [email protected]

Fone/Fax: (85) 3275.8811Fone: (85) 3274.1962

Há 13 anos a FORTMEC oferece soluções em mecânica geral com e�ciência, compromisso e as melhores condições do mercado.

F O R T M E C

F O R T M E C

(85) 3274.1962

Venturi

MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

Unidades Hidrostáticas

Sistema de direção hidráulica

Sistema de injeção díesel

nacionais e importados

Sua melhor opção

Na Dynapac sustentabilidade é muito mais que um simples conceito, é um procedimento de grande importância que repercute em sua conduta corporativa, seus processos

de fabricação e no controle de qualidade que verifica minu-ciosamente todas as partes e componentes do equipamento.

O compromisso Dynapac de gerar resultados duradouros faz parte de todo o ciclo de vida do produto, desde o desenvolvi-mento, fornecimento e processos, até o uso e a oferta de ser-viços e suporte. Mais importante ainda é o compromisso com os clientes de desenvolver continuamente soluções e produtos inovadores que contribuam para uma infraestrutura robusta e para um meio ambiente mais sustentável.

Na área de projeto e desenvolvimento de novos produtos está situado o ponto de partida do quão sustentáveis eles deverão ser. As metas Dynapac são definidas para garantir maior produ-tividade, maior proteção ambiental e ergonomia avançada. A empresa sabe que o principal impacto sobre o meio ambiente vem do uso de combustíveis fósseis não renováveis e de emissões de partículas de CO2.

o jeito dynapac de ser sustentável

Vista aérea da fábrica da Dynapac - Sorocaba/SP

Atenção especial está sendo dada à eficiência energética de máquinas que oferecem menor consumo de energia e, consequentemente, menores emissões de poluentes e ruídos. Com relação ao uso otimizado das máquinas, a Dynapac disponibiliza ferramentas e softwares que auxiliam na escolha correta do equipamento e material para melhoria do resultado ao menor custo possível e com o menor impacto ambiental.

Muitas máquinas Dynapac são recicláveis em até 95%. A possibilidade de uma eliminação ambientalmente aceitável depende de diferentes fatores, como design, escolha de materiais, uso de fluidos adequados, entre outros. Esta é uma área em que a empresa tem trabalhado continuamente para tornar seu equipamento parte de um bom processo de sustentabilidade do ciclo de vida.

A Dynapac possui uma estratégia global de produção com unidades de fabricação em vários lugares do mundo, todas certificadas nas normas ISO 9001 e 14001.

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

6

Page 5: 5ª Edição - Novembro 2010

históRias de sucesso

CerâMiCa itassu - itajá/rNHá cinco anos no mercado ceramista, a Cerâmica Itassu, localizada na cidade de Itajá (RN), vem se destacando pela qualidade do atendimento e facilidade de negociação. Segundo Maxblênio Medeiros da Silva (proprietário), ou Simblênio, como é conhecido na região, o mercado está bastante aquecido e a demanda pelos produtos vem crescendo a cada dia. Entusiasta, o Sr. Simblênio pretende comprar, em breve, uma outra retro-escavadeira CASE 580M, que afirma ser a melhor do mercado para somar à sua frota que hoje totaliza três equipamentos.

Pedreira Queiroz - Natal/rNA empresa foi criada há dez anos, devido à existência de uma jazida de pedras em uma propriedade da região e com a proposta de contribuir para o desenvolvimento da construção civil do Rio Grande do Norte. A Pedreira Queiroz faz entregas rápidas e conta com um grande estoque para atender a demanda do mercado e, consequentemente, con-quistar o maior número de clientes, oferecendo satisfação e um atendimento exclusivo. Recentemente adquiriu uma pá carregadeira CASE W20E com os objetivos de aumentar a produção do material britado e dar maior agilidade ao processo de carga. Segundo o Sr. Francisco de Assis, foi o renome, a segurança e a confiabilidade da CASE que fizeram com que ele optasse pela marca. “Sou muito grato pela parceria e seriedade que a Fornecedora vem demonstrando conosco. Parabéns a toda a equipe.”

jC loCação de MáQuiNas e eQuiPaMeNtos - arariPe/CeObservando os constantes investimentos do governo em obras de infraestrutura e construção de açudes e barragens, José Carlos Neto (Dedé) e sua esposa Lúcia Liandro resolveram entrar no ramo de locação de equipamentos. A empresa conta, hoje, com duas máquinas CASE: uma escavadeira CX220B e uma motoniveladora 845, que segundo o Sr. Dedé, chegaram para somar às outras e atender ainda melhor às necessidades dos clientes. “A Fornecedora é uma empresa bem conceituada no mercado e possui um atendimento diferenciado. Com certeza, pretendemos fazer bons negócios e adquirir outras máquinas brevemente”, revela o empresário.

Vr CoNstruções - euséBio/CeA VR começou suas atividades em 2008, quando o seu proprietário, Valter Rodrigues, percebeu que havia campo para o ramo de locação de equipamentos e construção civil. A empresa tem como diferencial a qualidade dos serviços prestados e o respeito aos seus clientes, fornecedores e colaboradores. A frota da construtora possui hoje um total de 19 equipamentos, dos quais três são CASE e dois são Dynapac. “As principais vantagens dessas máquinas são seu bom rendimento e o baixo custo de manutenção. Quanto à Fornecedora, trata-se de uma empresa séria que nos oferece respaldo. Temos a intenção de adquirir outros equipamentos no futuro”, conta Valter.

CerâMiCa iguatu - iguatu/CeA empresa atua no mercado ceramista desde 1969 na extração de argila e fabricação de artefatos cerâmicos. Seus produtos são distribuídos para todo o Nordeste e reconhecidos pela excelente qualidade. Cliente desde janeiro de 2010, adquiriu duas pás carregadeiras 621D para incremento da produção, tanto na extração como no beneficiamento do produto. Satisfeito com a máquina, o sr. Valesko Belém pensa em adquirir em 2011 uma escavadeira hidráulica.

CerâMiCa Forte Barro - MaraCaNaú/CeCom foco na fabricação de artefatos cerâmicos, a Forte Barro oferece ao mercado materiais que atendem as necessidades de arquitetos, engenheiros e consumidores em geral. Comprometida com a qualidade e preços compatíveis, a proprietária Gleiciane Pimentel diz que o diferencial da empresa é atender com pontualidade e honestidade. E, para otimizar ainda mais a produção, a Forte Barro adquiriu, em 2009, uma pá carrega-deira CASE modelo 621D. “Posso afirmar com 100% de certeza que esta foi a minha melhor compra. Estou muito satisfeita com o desempenho da máquina, o pós-venda da Fornecedora e o atendimento do consultor Marcílio. Já estamos planejando novas aquisições”, ressalta Gleiciane.

FraNCisCo galdiNo da silVa - FeliPe CaMarão/rNO sr. Francisco Galdino, cliente da Fornecedora desde maio, resolveu comprar a máquina este ano, por indicação de amigos, para atender um serviço em sua propriedade e agora presta serviços de escavação de valas e loteamentos a preço justo, como faz questão de ressaltar. Com a procura cada vez maior, pretende comprar ano que vem outra retro-escavadeira CASE 580M. O empresário disse estar muito satisfeito com o serviço de assistência técnica da Fornecedora e com o atendimento, que afirma ser “de primeira.”

sólido CoNstruções - CaMPiNa graNde/PBA Sólido Construções iniciou suas atividades há 15 anos com os objetivos de servir a sociedade e contribuir com o desenvolvimento da construção civil paraibana. Sempre trabalhando para abranger o mercado com diversificação, preza pela qualidade em suas entregas e pela confiança de seus clientes na prestação de serviços. Para isso, os proprietários Rildo Cavalcanti e Ricardo Freire fazem questão de utilizar equipamentos de grande produtividade, como os da CASE. Importante cliente da Fornecedora, a Sólido possui uma carregadeira W20E e uma retroescavadeira 580M. “Optamos pela CASE pela boa qualidade da marca e o ótimo atendimento e pós-venda da Fornecedora. Em breve, pretendemos aumentar a frota de máquinas e com a CASE presente entre elas”, revela Rildo, que completa: “Agradecemos a parceria da CASE e da revenda Fornecedora pela atenção e colaboração com o nosso crescimento.”

saNCCol - CaBedelo/PBJá são 32 anos de mercado desde que os sócios Giovanni Petrucci, Antônio Erivaldo Lira e Walter de Vasconcelos perceberam a carência de uma empresa especializada no setor de esgotamento e abastecimento de água e fundaram a Sanccol. Executando seus serviços com qualidade e pontualidade, a empresa tem hoje dez máquinas, todas da marca CASE adquiridas com o objetivo de não precisar mais alugar de terceiros e melhorar a produtividade. “Temos total confiança na CASE e nos serviços prestados pela Fornecedora”, diz Giovanni Petrucci.

Maia loCações - Crato/CeVasta experiência em construção civil e obras de linha de transmissão de energia é o que não falta à Maia Locações, que busca trabalhar sempre com ética e profissionalismo. “Vale ressaltar o importante apoio e o incentivo que recebemos da Fornecedora na compra dos equipamentos, pois fazendo uma pesquisa no mercado e levando em conta minha experiência, encontrei nela produtos líderes de venda e que iriam suprir nossas necessidades, além de contar com um atendimento personalizado dos funcionários aqui na minha região”, comenta o Sr. Francisco Hozimar. Atualmente a empresa conta com quatro retroescavadeiras CASE em sua frota, sendo que três foram adquiridas já este ano devido à crescente demanda do mercado que, segundo avaliação da Maia Locações, tende a aumentar.

Clientes da Fornecedora, satisfeitos com suas novas aquisições, falam sobre o atendimento e a qualidade de seus equipamentos.

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

8

9

Page 6: 5ª Edição - Novembro 2010

destaQue PaRceRia

Há 21 anos nascia a VITASAL, fruto do empreendedorismo do Sr. Francisco Vital dos Santos, que viu na produção e no beneficiamento de sal marinho uma fonte de desen-

volvimento e geração de emprego e renda. A empresa oferece produtos dentro de elevados padrões de qualidade e higiene que atendem a todos os requisitos e exigências estabelecidas, além de um relacionamento baseado na confiança e credibilidade com os clientes da empresa ao longo de sua trajetória.

Localizada na zona rural do município de Grossos, no Rio Grande do Norte, a Vitasal atende uma parcela dos maiores frigoríficos do Brasil, contando hoje com uma capacidade

Vitasal: confiança e fidelidade há duas décadas

produtiva para beneficiamento de 48 mil toneladas de sal por ano, número este que cresce a cada ano.

Com o aquecimento do mercado no início da década de 1990, surgiu a necessidade de aquisição de uma máquina para auxiliar no manejo do produto e a empresa decidiu, em 1991, realizar sua primeira compra com a Fornecedora. “Adquirimos uma pá carregadeira CASE W18 através de um consórcio nacional. Daí em diante, a Fornecedora começou a prestar serviços de assistência e manutenção do equipamento, e acabou nascendo uma parceria de sucesso que eu espero que se prolongue e ainda traga bons frutos”, lembra o Sr. Francisco Vital.

Apesar de estar em excelente estado de conservação, a pá carregadeira já possui 20 anos de uso e a Vitasal sentiu que era hora de reformar a máquina e renovar a frota. Diante do apego do Sr. Francisco à W18, ele decidiu não aposentá-la, e sim colocá-la para trabalhar lado a lado com os novos equipamentos. “A W18 ajudou no crescimento da nossa empresa com o aumento da produção. Hoje ela já está reformada e com aparência de nova”, comemora. A nova máquina da Vitasal é uma pá carregadeira 621D. O Sr. Francisco diz que na hora de escolher a nova aquisição, levou em conta tanto a credibilidade do fabricante, como a do representante: “A Fornecedora, assim como a CASE, está há tanto tempo no mercado que não poderíamos deixar de adquirir outro modelo e optamos por um mais moderno.” Ainda de acordo com o empresário, a 621D tem se mostrado bastante eficiente no manejo do sal in natura, agilizando o processo produtivo da empresa. “Por ter o dobro de capacidade que a W18, o novo equipamento necessita de menor tempo e combustível para realizar seu trabalho.”

A Fornecedora é a primeira representante da marca Brokk no Nordeste, onde já está atuando na venda e locação dos produtos da empresa sueca que é líder

mundial na fabricação de equipamentos compactos para demolição via controle remoto. Até então conhecidos no mercado nacional apenas na região Sul, os robôs Brokk são ferramentas profissionais de alto nível elaboradas para responder a necessidades específicas.

De excelente qualidade, os equipamentos Brokk oferecem inúmeras possibilidades e um grande rendimento para cada situação, podendo ser utilizados nos mais diversos segmentos, inclusive em espaços confinados, locais de difícil acesso ou com restrições de barulho e fumos de exaustão, os robôs da marca também atuam na abertura, alargamento e manutenção de túneis, em siderúrgicas

(todos os tipos de processos de fabricação de metais), em plantas de cimento, na demolição em minas para extração de minérios, e no manuseio de produtos radioativos.

Na linha de produtos e caracterização, a Brokk possui sete modelos diferentes, todos robustos, compactos, com sistema de três braços, alta potência e agilidade de demolição e con-trolados remotamente. Tudo isso para proporcionar segurança ao operador e sem emitir gases de exaustão, tendo em vista que sua motorização é elétrica.

Os modelos são os seguintes: Brokk 50, Brokk 90, Brokk 160, Brokk 180, Brokk 260, Brokk 400 e Brokk 330 (a diesel). É possível, ainda, utilizar diversas ferramentas acessórias, como caçambas, tesouras de demolição, tesouras de corte e sucata, furadeiras hidráulicas, escarificadores etc.

Fornecedora é pioneira na venda e locação de equipamentos BroKK

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

10

11

Page 7: 5ª Edição - Novembro 2010

caPa

C liente da Fornecedora há 34 anos, a PYLA Pedreira sempre utilizou produtos Metso em seus processos de produção de material britado. Atualmente possui

vários equipamentos da marca, como britadores primários e secundários, calhas vibratórias e peneiras. Todos de última ge-ração e aplicados em todas as etapas de produção da empresa.

As mais recentes aquisições da PYLA foram um rebritador HP400 e uma peneira vibratória CBS 8’x24’ TD, conhecida por unir simplicidade de construção com desempenho de qualidade superior. O equipamento tem eficiência comprovada pelo movimento circular gerado por um único mecanismo central que, conjugado com um deck de inclinação gradualmente variável, permite essa eficácia no peneiramento.

As peneiras CBS da Metso são rígidas, porém leves, dando melhor suporte de cargas dinâmicas de operação e de parada, facilitando de forma eficaz o trabalho de manutenção. Os seus vibradores são menores e, por utilizarem rolamentos de diâmetro menor, proporcionam um custo-benefício mais competitivo. Marcelo Braga, sócio-proprietário da PYLA, de-fine a qualidade dos equipamentos Metso como de Primeiro Mundo. “São máquinas com tecnologia de ponta, de alta produtividade e excelente desempenho”, diz o empresário.

Com padrão Nordberg Superior®, os britadores da série HP da Metso, garantem a rapidez na produção e a qualidade dos materiais britados da PYLA Pedreira. Concebidos com a mais moderna tecnologia existente no mercado mundial, reduzem o custo de operação, favorecem a máxima produtividade e são adequados para qualquer tipo de instalação, seja fixa, semimóvel ou móvel. São ideais para britagem de pedras de elevada resistência, produzem agregados de excelente qualidade e contam, ainda, com uma manutenção bastante econômica. A PYLA utiliza sempre peças de desgaste originais e se beneficia com uma rentabilidade superior e uma longa durabilidade, diminuindo assim o período de troca.

A parceria da PYLA com a Fornecedora já dura mais de três décadas e é fundamentada na confiança mútua existente entre as duas partes. Desde sua fundação, a pedreira é um importante cliente da Fornecedora e sempre optou pelos equipamentos de britagem que a representante comercializa utilizando peças originais na manutenção. Marcelo Braga destaca a facilidade que tem no trato comercial com a Fornecedora. Um ponto importante que ele enfatiza é a rapidez que tem no acesso ao André Ribeiro, diretor executivo, “que está sempre presente, acompanhando, assistindo e perguntando como estão as coisas”, diz Braga, que completa: “Quando é necessário, contamos sempre com a eficácia e a presteza de todos que fazem parte da Fornecedora. Enfim, a atenção que a empresa tem para com a gente comprova o comprometimento que nos faz ser um cliente fiel dessa parceria”, reforça.

PYla PedreiraHá 34 anos no mercado, a PYLA Pedreira tem seu foco na venda de material britado (brita, alvenaria, pó de pedra, brita corrida, BGF e materiais para base), bem como pedra para quebra-mar, para a construção civil e obras viárias de infraestrutura em geral. É atualmente uma das maiores do mercado cearense. Possui jazida própria e tem um labo-ratório interno de solo para fazer, diariamente, os ensaios dos produtos que fabrica, visando manter seu alto índice de qualidade.A PYLA é a principal fornecedora de materiais para as obras estruturantes e de infraestrutura realizadas no Estado. Entre as principais: a ampliação do Porto do Pecém (Consórcio Marquise/Ivaí), construção do Centro de Eventos do Ceará (Consórcio Galvão Engenharia/Andrade Mendonça), obra do Vila do Mar, alargamento, pavimentação e estruturação da nova Av. Leste-Oeste (Consórcio Camargo Correia e Marquise) T&A Pré-Moldados e Lomacon Engenharia, que pavimenta várias estradas para o DER (Departamento de Edificações e Rodovias).

MetsoA Metso é um fornecedor global de tecnologias e serviços sustentáveis para as indústrias de mineração, construção, geração de energia, petróleo e gás, reciclagem e papel e fibras. Criada há quase um século, trabalha com operações de engenharia, produção, suprimentos, serviços e vendas em mais de 300 unidades espalhadas em mais de 50 países. Já são cerca de 27 mil profissionais contratados em todo o mundo.Atuante nos segmentos de Tecnologia de Mineração e Construção, Tecnologia de Energia e Meio Ambiente e Tecnologia de Papel e Fibras, a Metso acompanhou o crescimento e a evolução tecnológica do Brasil e é hoje o maior conglomerado de engenharia em suas áreas de especialização.

PYla Pedreira aposta na alta produtividade dos britadores Metso

Marcelo Braga

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

12

13

Page 8: 5ª Edição - Novembro 2010

Qualidade

S empre em busca do aprimoramento e qualidade de seus serviços, a Fornecedora Máquinas e Equipamentos participou, no dia 15 de julho, do 18º Fórum de For-

necedores do Programa Vínculos. No evento, que aconteceu no auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), o diretor executivo, André Ribeiro, falou sobre a importância do PQF para o crescimento da Fornecedora.

A repercussão da apresentação de André foi muito positiva, o que resultou em várias solicitações de visitas às instalações da empresa por parte de outros fornecedores, além de ter sido modelo para o estudo de caso elaborado por outras companhias.

A Fornecedora recebeu, ainda, do Comitê Gestor do Programa Vínculos a incumbência de compartilhar sua experiência no PQF com o objetivo de sensibilizar novas empresas. Hoje a Fornecedora é referência para as demais participantes do programa quanto às suas práticas de gestão.

“O acompanhamento e o monitoramento da evolução da empresa durante um ano de participação em oficinas e con-sultorias foi fundamental para constatarmos, com a aplicação de uma avaliação de desempenho (T1),um crescimento de 38%, em média, nas áreas contempladas pelo programa”, avalia Antônia Valentim, analista de processos e interlocutora do PQV-CE. “É com grande satisfação que a Fornecedora está realizando o objetivo do programa de se qualificar, que é o de se aprimorar sempre, gerando empregos, crescimento e negócios dentro de uma visão sustentável”, completa.

Boas práticas no Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores

André Leão Ribeiro

Auditório da FAE Auditório da FIEC

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

14

Page 9: 5ª Edição - Novembro 2010

Pós-veNda

É compromisso da CASE fabricar produtos de qualidade e que ofereçam aos clientes alta produtividade nas atividades em que estes serão empregados. Para evitar o comprometi-mento do desempenho da máquina, é essencial a utilização de peças originais da marca.

O acompanhamento do desgaste do cilindro e os cuidados preventivos ampliam a vida útil do componente e man-têm sua eficiência na atividade a qual ele se destina: a

compactação. Os rolos compactadores são equipamentos muito utilizados nas obras de infraestrutura em todo o mundo. Apesar de se caracterizarem pela robustez e baixo índice de manutenção, sua produtividade e eficiência estão relacionadas aos cuidados com o cilindro. É ele que aplica a força de compactação necessária ao solo, o que requer conservação.

A boa conservação começa pela especificação do excêntrico e dos lubrificantes usados em cada tipo de cilindro. A visualização do nível do óleo deve ser feita sempre com o equipamento parado e em piso plano, e as verificações devem seguir os prazos determinados pelo plano de manutenção preventiva indicado pelo fabricante. O acompanhamento correto evitará danos maiores ao equipa-

de olho no original Pinos e buchas

Dicas da Oficina Cilindros de compactadores: cuidados que influem na produtividade

Aço especificado e controlado conforme as exigências do projeto, proporcionando uma maior dureza e maior durabilidade ao conjunto.

As peças passam por banhos químicos e são bicromatizadas para aumentar sua resistência à corrosão e, consequentemente, a sua durabilidade.

Controle interno extra que assegura um núcleo maleável e uma camada externa extremamente homogênea de tratamento, evitando o desgaste e quebras prematuras.

Pinos e buchas com as mesmas tolerâncias, evitando folgas na montagem, proporcionando um desgaste controlado do conjunto, reduzindo o atrito e, consequentemente, gerando uma maior vida útil.

Padronizadas pela engenharia Case para a garantia de encaixe perfeito.

Aço sem controle de qualidade.

Envernizadas.

Baixo controle deste processo, baixo compromisso com o resultado final das peças.

Possibilidade de folga entre os pinos e buchas, aumentando o atrito entre as peças, gerando um desgaste excessivo e substituição prematura dos componentes.

Sem padronização.

PeÇas GeNuÍNas case PeÇas NÃo GeNuÍNas

mento, tais como o acúmulo de limalhas nos rolamentos, o que pode acarretar o emperramento do excêntrico durante a operação.

Os cilindros podem sofrer desgaste na chapa de aço que é determinado pela intensidade de uso do equipamento e pelo tipo de material compactado. Com seu avanço, o componente perde massa (peso) e começa a ter sua eficiência compro-metida. Recomenda-se que o desgaste máximo tolerável para um cilindro seja a metade da espessura da sua chapa. Dessa forma, em um cilindro com capa de aço de 25 mm, o desgaste máximo aceitável é de 12,5 mm. Quando exceder essa medida, o usuário deve substituir o componente.

Veja as diferenças entre peças genuínas e não genuínas no quadro comparativo abaixo:

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

16

Page 10: 5ª Edição - Novembro 2010

oPoRtuNidade Nosso clieNte Faz

C om a proximidade da Copa de 2014, os segmentos de construção pesada, transporte e infraestrutura vivem um momento de grandes e excelentes expectativas.

Em Fortaleza, uma das cidades-sede, as obras destinadas ao mundial de futebol já têm seus recursos garantidos pelos programas governamentais. No mês de setembro a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) autorizou o financiamento de R$ 351,5 milhões para a reforma do estádio Castelão e mais R$ 203,2 milhões para a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a inclusão de duas novas estações na Linha Sul do Metrofor.

Toda essa rapidez na aprovação dos recursos se deve ao fato de o Ceará ter sido um dos primeiros Estados a preencher os requisitos, como a garantia da licença ambiental e o anúncio dos vencedores do processo licitatório. No total, o Estado será beneficiado com R$ 554,745 milhões. O financiamento será repassado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento

investimentos: construção pesada, transportes e infraestrutura vivem bom momento para a Copa de 2014

Cerâmica Bom jesus e Cerâmica uruaçu: exemplos de ousadia que deram certo

Econômico e Social (BNDES), porém, o programa federal só entra com até 75% do valor total, enquanto o restante fica por conta do Estado, que entrará com R$ 117,1 milhões.

Quanto aos VLTs, serão R$ 170 milhões a serem recebidos. O objetivo é reforçar o transporte nos trajetos mais demandados de Fortaleza durante a Copa do Mundo. Um dos principais meios utilizados por quem vai assistir aos jogos, o VLT, ligará o Mucuripe ao Castelão, passando por 22 bairros, além de atender a rodoviária, o aeroporto e o terminal da Parangaba.

A Linha Sul do Metrofor, que vai do Centro a Pacatuba, será ampliada em mais duas estações também com esses recursos já confirmados. São 24 km em via dupla, sendo 18 km pela superfície, 2,2 km em elevado e 3,8 km de via subterrânea. As novas estações se chamarão Padre Cícero e Juscelino Kubitschek. O metrô de Fortaleza teve seus recursos inclusos no PAC e as obras estão previstas para começar em dezembro de 2011.

Projeto do novo estádio Castelão

Na área de infraestrutura, em nível nacional, o Governo Federal destinará, em 2011, R$ 17 bilhões para a construção, recuperação e manutenção das rodovias do país através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou que 14,7% das estradas brasileiras avaliadas são consideradas ótimas; 26,5% boas; 33,4% regulares; 17,4% ruins e 8% péssimas. Os planos do governo são de chegar a 2014 com apenas 5% de rodovias consideradas ruins, 10% regulares e 85% em ótimo ou bom estado.

Começou a investir no aumento de sua frota e hoje já conta com várias retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica CX220B adquirida há três meses. O Sr. Leondeni já está negociando com a Fornecedora a compra de mais três retros. Segundo ele, são as mais requisitadas devido à sua alta produtividade e por agregarem duas funcionalidades. Ora atuam como escavadeira, ora como pá carregadeira. Suas empresas atendem as principais construtoras da região em importantes obras, como as de empreendimentos do programa federal Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

O Sr. Leondeni é conhecido na região por seu caráter íntegro e sua honestidade, qualidade e pontualidade nas entregas. Sua mão de obra é especializada e os operários são treinados periodicamente pelo proprietário, que tem como compromisso garantir um bom serviço aos seus clientes.

Hoje o empresário lembra, emocionado, de sua trajetória e tudo o que conquistou: “Todos podem realizar seus sonhos desde que tenham os pés no chão, trabalhem bastante e planejem de forma correta. Não é fácil. É preciso ser perseverante e acreditar em Deus.”

A pós muitas dificuldades, dedicação e força de vontade, o empresário Leondeni Silva de Freitas é, desde 2005, o proprietário de duas importantes empresas do Rio

Grande do Norte: a Cerâmica Bom Jesus e a Cerâmica Uruaçu, ambas localizadas no município de São Gonçalo do Amarante e especializadas na produção de tijolos e blocos. Além da atividade ceramista, o Sr. Leondeni também atua como loca-dor de máquinas quando não está usando-as nas cerâmicas.

Devido aos muitos anos de trabalho no ramo e por conhecer todos os pormenores da atividade, o Sr. Leondeni sempre cultivou o sonho de montar seu próprio negócio. Com muito esforço, conseguiu juntar a renda necessária para adquirir sua primeira máquina CASE, uma retroescavadeira 580H usada. O empresário aprendeu a operar equipamentos desde cedo e optou pela CASE devido às boas experiências que teve com a marca.

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

18

19

Page 11: 5ª Edição - Novembro 2010

aPReNdeNdo Mais eveNto

P ensando na empregabilidade e na inclusão digital, a Fornecedora realizou vários treinamentos nos últimos meses, todos direcionados ao aperfeiçoamento e à

qualificação de seus colaboradores. Um dos que obtiveram maior destaque foi o de Informática Básica, que aconteceu nos dias 17, 24 e 31 de julho para as áreas de venda de peças, oficina e almoxarifado. Na ocasião foram contemplados os módulos de Excel e Word, por meio de exposição teórica e aplicação prática, o que tornou o treinamento dinâmico e satisfatório.

A iniciativa da Fornecedora contou com o apoio do sr. Victor Marinho, gerente de venda de peças, e com o suporte da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento e realização do curso. “Esta oportunidade veio agregar ainda mais conhecimento e valor à minha função”, diz Antônio Olívio, consultor de venda de peças. Carlos Jonas, facilitador do treinamento, comenta, também, que as aulas foram muito proveitosas. “Os participantes estavam bastante motivados e empenhados”, ressalta.

Em parceria com a empresa, as fabricantes das marcas repre-sentadas pela Fornecedora também promoveram cursos de aperfeiçoamento. No dia 29 de abril ocorreu o treinamento sobre a linha leve da DYNAPAC, ministrado por Márcio Riston e que teve a participação de membros das áreas de Venda de Máquinas, Peças, Serviços e Rental. Logo em seguida, no dia 30, foi a vez do instrutor da YALE, Marcos Augusto, ministrar o treinamento sobre empilhadeiras elétricas.

Em 28 de maio, Andrea Bonomi, diretor executivo da FIORI, ministrou as aulas sobre os produtos da marca aos colabora-dores da Fornecedora. Em junho foi realizado o treinamento em Axcess YALE, liderado pelo instrutor Rodrigo Zilli. Nos dias 9 e 10 de agosto, Marcos Schmidt, da ATLAS COPCO, falou sobre a Linha Leve da marca. E, finalizando, Vagner Araújo ministrou o curso “Visão Geral da Família Veracitor e Peças Yale”, ocorrido no dia 19 de agosto para os colaboradores das áreas de Venda de Peças e Serviços.

Fornecedora promove treinamentos durante todo o ano

Treinamento sobre a linha leve da Atlas Copco (CTO)

Treinamento - Yale

Treinamento sobre os produtos Fiori

Treinamento sobre empilhadeira YaleTreinamento sobre a linha leve da Dynapac

Sempre por dentro dos maiores eventos do mercado, a Fornecedora marcou presença em duas grandes feiras regionais: a EXPOCRATO e a XXIII FICRO. A primeira aconteceu entre 11 e 18 de julho e é uma tradição no Estado do Ceará. Já a FICRO, Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, ocorreu em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A EXPOCRATO é um dos mais importantes eventos de agropecuária e cultura do Nordeste, e como em todas as edições, a Fornecedora esteve lá com um stand personalizado, expondo seus produtos, como retroescavadeiras, pás carregadeiras, rolos compactadores e empilhadeiras.

Fornecedora na eXPoCrato e na XXiii FiCroBons negócios após participação em feiras

Segundo Augusto César, gerente de venda de máquinas, o evento foi bastante proveitoso. “A exposição agropecuária do Crato é uma excelente oportunidade para a geração de negócios não só com os clientes da região do Cariri, como de outras partes do Estado”, diz.

Entre 19 e 22 de agosto a Fornecedora montou seu stand na XXIII FICRO, em Mossoró, que contou com um público de cerca de 130 mil visitantes, número este que vem crescendo a cada ano. Foram exibidos vários equipamentos e fechados excelentes negócios por meio da comercialização de várias máquinas, entre retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e pás carregadeiras.

Na XXIII FICRO, a Fornecedora pôde fortalecer sua imagem e apresentar as marcas que distribui para toda a região. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da feira e em ter alcançado nosso objetivo de ficar mais próximos dos nossos clientes de construção geral e pesada, mineração, pedreiras, locação de equipamentos, indústria e outros segmentos corre-latos”, comenta André Ribeiro, diretor executivo da empresa.Equipe da Fornecedora na XXIII FICRO

Stand da Fornecedora na XXIII FICRO

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

20

21

Page 12: 5ª Edição - Novembro 2010

esPecial

social

Passe em uma concessionária Volvo e conheça o

Volvo VM, o caminhão semipesado mais econômico

da categoria.

TEM GENTE VINDO DE LONGE PRA entendER tanta

economia

VOLVO VM

Fortaleza - CEBR 116 - Km 12, 2.832MessejanaTel.: (85) 4008-7500 Teresina - PIRod. BR 316 - Km 8,5Sto. Antonio - C.P. 321Tel.: (86) 2106-1011

Ananindeua - PARod. BR 316 - Km 06, s/nºLevilândiaTel.: (91) 4006-0600

Imperatriz - MARod. BR 010 - KM 1.347s/n - entroncamentoPortão AmazôniaTel.: (99) 2101-5600

Marabá - PARod. Transamazônica - Km 4,5Folha 31, s/nº - quadra 20Nova MarabáTel.: (94) 2101-8800

Paragominas - PARod. BR 010 - Km 12, 1.672Tel.: (91) 3521-5000

Manaus - AMAv. Torquato Tapajos, 11.670Santa EtelvinaTel.: (92) 4009-7500

São Luís - MAAv. Eng. Emiliano Macieira, 2AKm 19 - quadra B, mod L, R1Maracana Dist. Ind. - BR 135Tel.: (98) 8112-3670

www.volvo.com.br

Cinto de segurança salva vidas

E m maio de 2008 a colaboradora Antônia Valentim, do Departamento de Qualidade, teve a ideia de lançar um concurso para a criação do mascote da Fornecedora, uma

figura que representasse a empresa e seu mercado de atuação.

C onsciente de sua responsabilidade social, a Fornecedora está sempre envolvida em ações que visam amenizar o sofrimento e a desigualdade, e aos poucos, tenta

mudar essa realidade.

Nos últimos meses promoveu três sérias e importantes cam-panhas. Uma delas foi a Copa Solidária, encerrada no dia 19 de julho e que teve como objetivo ajudar as vítimas das enchentes de Alagoas e Pernambuco. No dia 24 de julho foi doada meia tonelada de alimentos, água, leite e roupas à filial da Cruz Vermelha no Ceará, que encaminhou os donativos.

Em agosto, no mês de aniversário de 105 anos do Lar Torres de Melo, instituição que investe na promoção do idoso, na valorização da vida e no resgate da dignidade humana, os colaboradores da Fornecedora arrecadaram cestas básicas especialmente para a entidade cearense. O Lar Torres de Melo abriga cerca de 300 idosos abandonados ou que as famílias não têm como cuidar. Lá, eles têm assistência 24 horas de uma equipe com 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

A Fornecedora também incentiva práticas desportivas entre seus colaboradores, como o futebol, ciclismo, triathlon e surf. Nos dias 15 e 16 de maio, a empresa patrocinou a participação

a história do zito, o mascote da Fornecedora

Fornecedora promove campanhas solidárias e patrocina atleta

O concurso teve a participação de cinco colaboradores, cada um defendendo o seu desenho com muita criatividade. Após as apresentações, foi realizada uma votação secreta para escolher o mascote. O funcionário que deu a sugestão vencedora ganhou uma bicicleta como prêmio das mãos do diretor administrativo-financeiro, Pablo Ribeiro.

Escolhido o mascote, ele precisava de um nome. Apesar de ter recebido inúmeras sugestões, o diretor executivo, André Ribeiro, resolveu fazer uma homenagem ao seu avô Joãozito Arruda, fundador da Fornecedora, batizando o mascote de Zito.

Zito representa a letra F da logomarca da Fornecedora e, desde sua criação, está sendo utilizado internamente nas campanhas e nos comunicados de eventos da empresa. A partir da próxima edição da Fornecer Notícias, Zito estará conosco sempre trazendo informações úteis aos nossos leitores.

do surfista de bodyboard Igor Noleto no Super Bodyboarding Ceará 2010, promovido pela Federação de Bodyboarding do Ceará, Liga Cearense de Bodyboard e Associação de Bodyboard de Fortaleza, válido pelo circuito estadual. Na ocasião Igor, competiu na categoria profissional e terminou a competição em 10º lugar. O atleta também competiu no Agosto do Zang’s Bodyboarding PRO 2010 - VI Circuito Municipal de Fortaleza, que aconteceu em 14 e 15 de agosto. Mais uma vez, Igor foi motivo de orgulho para todos e ficou em 10º lugar na categoria profissional.

Igor Noleto

ForN

eCer

out

nov

dez

2010

22

Page 13: 5ª Edição - Novembro 2010