59 newsletter setembro 2014

4
Comitiva do agronegócio canadense prospecta negócios na região No último dia 8 de setembro, dois membros do Agriculture and Rural Development da Província de Alberta, no Canadá, tiveram ampla agenda com entidades, instituições de pesquisa e cooperativas em Londrina. Os representantes Penny Mah e Dusan Rnjak chegaram ao Brasil dia 30 de agosto e permaneceram até o dia 14 de setembro, período em que passaram por Esteio (RS), Londrina (PR) e São Paulo (SP). Eles vieram em busca de mais informações sobre o setor agropecuário e agroindustrial no país visando estabelecer possíveis parcerias. Em Londrina foram recepcionados pela Terra Roxa, e as reuniões realizadas na sede da Sociedade Rural do Paraná. Oportunidade A agricultura é um setor muito importante na economia de Alberta. Na província, existem mais de 43 mil fazendas e 20 milhões de hectares dedicadas à produção agrícola e pecuária. Muitos dos produtos cultivados são processados na própria província para consumidores canadenses e internacionais. As exportações da indústria de alimentos de Alberta atingiram 7,8 bilhões de dólares canadenses em 2013. “Há grande expertise no processo de agregação de valor à matéria-prima, por meio da tecnologia na industrialização”, comentou Alexandre Farina, diretor- executivo da Terra Roxa. No encontro foram identificadas diversas oportunidades de avanços na interação com Alberta e o Paraná: A Terra Roxa planeja receber uma comitiva de empresários no ano que vem para prospectar negócios na região e também planeja organizar uma missão para o Canadá, visando conhecer tecnologias e discutir parcerias no setor agroindustrial, com foco em alimentos. Setembro de 2014 1

Upload: terraroxainvestments

Post on 14-Apr-2017

168 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 59 newsletter setembro 2014

Comitiva do agronegócio canadense prospecta negócios na região

No último dia 8 de setembro, dois membros do Agriculture and Rural Development da Província de Alberta, no Canadá, tiveram ampla agenda com entidades, instituições de pesquisa e cooperativas em Londrina.

Os representantes Penny Mah e Dusan Rnjak chegaram ao Brasil dia 30 de agosto e permaneceram até o dia 14 de setembro, período em que passaram por Esteio (RS), Londrina (PR) e São Paulo (SP). Eles vieram em busca de mais informações sobre o setor agropecuário e agroindustrial no país visando estabelecer possíveis parcerias. Em Londrina foram recepcionados pela Terra Roxa, e as reuniões realizadas na sede da Sociedade Rural do Paraná.

Oportunidade

A agricultura é um setor muito importante na economia de Alberta. Na província, existem mais de 43 mil fazendas e 20 milhões de hectares dedicadas à produção agrícola e pecuária. Muitos dos produtos cultivados são processados na própria província para consumidores canadenses e internacionais. As exportações da indústria de alimentos de Alberta atingiram 7,8 bilhões de dólares canadenses em 2013.

“Há grande expertise no processo de agregação de valor à matéria-prima, por meio da tecnologia na industrialização”, comentou Alexandre Farina, diretor-executivo da Terra Roxa.

No encontro foram identificadas diversas oportunidades de avanços na interação com Alberta e o Paraná: A Terra Roxa planeja receber uma comitiva de empresários no ano que vem para prospectar negócios na região e também planeja organizar uma missão para o Canadá, visando conhecer tecnologias e discutir parcerias no setor agroindustrial, com foco em alimentos.

Setembro de 2014

1

Page 2: 59 newsletter setembro 2014

2

Empresários de Ueda também buscam parceiros na região

Também estiveram em Londrina e Maringá, dias 21 e 22 de agosto, empresários e representantes da cidade de Ueda, província de Nagano. Com organização da Câmara de Comércio Brasil-Japão e Terra Roxa, foram realizadas rodadas de negócios e reuniões com instituições nas duas cidades.

Foram realizadas aproximadamente 20 reuniões de negócios. Vieram do Japão representantes de quatro segmentos: metalmecânico, que apresentou equipamentos para tratamento de lixo por pirólise magnética; indústria de saquê, em busca de importadores brasileiros; empresa de bioenzimas para aplicação como fertilizante líquido, tratamento de solo e água; e uma empresa de alimentos em conserva, tipicamente japonês. O objetivo dos empresários japoneses foi conhecer os empresários locais para futuras parcerias.

A visita foi um desdobramento das viagens feitas ao Japão por empresários e autoridades da região. O processo de aproximação entre as duas regiões teve início em fevereiro de 2013.

Wittur investe R$ 20 milhões em Londrina

A indústria alemã Wittur anunciou investimento de R$ 20 milhões para construção de unidade da empresa em Londrina. A construção da planta industrial será realizada em parceria com empresa local em uma área total de 24 mil metros quadrados e terá 11,2 mil metros quadrados de área construída, na zona norte de Londrina. A empresa do setor metalmecânico produz componentes de elevadores, e entre suas clientes está a Atlas Schindler.

Em reunião com o diretor geral da Wittur para América Latina, Andreas Witte, os representantes da AHK - Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e da Agência Terra Roxa Investimentos, Adrian von Treuenfels e Hans-Jürgen Friede, discutiram as atividades futuras da empresa e o projeto da AHK em implementação para estabelecimento de PMEs alemãs na região Norte do Paraná.

Page 3: 59 newsletter setembro 2014

3

Nesta nova unidade, a empresa tem a intenção de criar até 100 novos empregos. Funcionários da administração e produção estarão sendo contratados a partir do primeiro trimestre de 2015, e a AHK Rolândia e Terra Roxa darão apoio à implantação da empresa.

EAB Air Show

Representando a Terra Roxa Investimentos, o presidente da entidade José Carlos Valêncio visitou a Expo Aero Brasil, realizada em Maringá, entre 29 e 31 de agosto último.

A feira é realizada desde 1997, sempre em São José dos Campos - este foi o primeiro ano realizada em Maringá. O evento reúne compradores e vendedores de aeronaves, promove cursos, palestras e shows acrobáticos.

O projeto prevê a realização da feira em Maringá pelos próximos anos, convergindo com a proposta da cidade de desenvolver um parque industrial com foco em aeronáutica.

Oportunidades para internacionalização das empresas do Norte do Paraná

Duas atividades foram realizadas em Londrina e Maringá nos dias 9, 10 e 11 de setembro, com o objetivo de informar e debater a internacionalização de empresas do Norte do Paraná, tendo como o foco o Reino Unido e também a Suíça.

Os eventos tiveram apoio e participação de APLs, Sebrae, FIEP, ADETEC, Incubadoras Tecnológicas, Instituto Mercosul, PEIEX, CODEM e CODEL, além de empresas e cooperativas de diversos setores.

Em parceria com a UK Trade & Investment, foram realizados os workshops “Como tornar sua empresa global”, no qual foram apresentados os desafios e oportunidades de internacionalização, tendo como base o Reino Unido.

O segundo encontro teve parceria da Agência de Investimentos GGBA (Great Geneva Berne Area), especializada em atração de investimentos da Suíça.

Durante as duas atividades foram apresentadas facilidades e incentivos, seja para a implantação de escritório comercial, centro de distribuição, planta de produção ou unidade de P&D. “A TRI fez a introdução da região e seus setores econômicos, envolveu empresas e instituições nas ocasiões e dará apoio na sequência dos contatos estabelecidos, no intuito de inserir cada vez mais as empresas do Norte do Paraná no mercado internacional” informou o presidente José Carlos Valêncio.

Page 4: 59 newsletter setembro 2014

4

Missão“Ser um agente independente para atrair novos investimentos e promover negócios, integrando e desenvolvendo os setores econômicos da região Norte do Paraná”.

www.terraroxa.org.br

Mantenedores

Parceiros