56021 secraso boletim 78 o instituto cacau show e o secraso-rs distribuíram 3.024 ovos de páscoa....

8
CORREIOS Informativo - Ano 10 - Número 78 Janeiro / Fevereiro / Março de 2012 REPERCUSSÕES 9912283556 DR/RS SECRASO-RS Impresso Especial RECONHECIMENTO SOLIDARIEDADE INTRANSIGÊNCIA SUCESSO Clyton Baptista Ruperti recebeu merecida homenagem da Academia de Polícia Militar, onde foi seu comandante. O Instituto Cacau Show e o Secraso-RS distribuíram 3.024 ovos de Páscoa. Senalba entrega reivindicações da CCT, recebe resposta do Secraso-RS e silencia. Tânia Carvalho encantou a platéia que prestigiou o Chá das Mulheres promovido pelo Secraso - RS.

Upload: dinhlien

Post on 10-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CORREIOS

Informativo - Ano 10 - Número 78Janeiro / Fevereiro / Março de 2012

REPERCUSSÕES

9912283556 DR/RSSECRASO-RS

ImpressoEspecial

RECONHECIMENTO

SOLIDARIEDADE

INTRANSIGÊNCIA

SUCESSO

Clyton Baptista Ruperti recebeu merecida homenagem da Academia de Polícia Militar, onde foi seu comandante.

O Instituto Cacau Show e o Secraso-RS distribuíram 3.024 ovos de Páscoa.

Senalba entrega reivindicações da CCT, recebe resposta do Secraso-RS e silencia.

Tânia Carvalho encantou a platéia que prestigiou o Chá das Mulheres promovido pelo Secraso - RS.

56021_SECRASO Boletim 78.indd 1 13/04/2012 11:03:23

PÁGINA / 4 · Extrovertida e carismática, Tânia Carvalho foi show no Chá das Mulheres.

PÁGINA / 5 · Parceria com o Instituto Cacau Show rendeu distribuição de 3 mil ovos de Páscoa.

PÁGINA / 6 · Oswaldo da Silva e Clyton Ruperty, da diretoria do Secraso-RS, foramdestacados na Academia de Polícia Militar.

PÁGINA / 7 · Assembleia convocada pela Acbergs nega e repudia criação de novo sindicato patronal.

PÁGINA / 8 · Fatores orgânicos ou comportamentais podem explicar redução do apetite da criança.

DiretoriaClyton Baptista Ruperti PRESIDENTE

Loiva Therezinha N. de Oliveira VICE-PRESIDENTEFrancisco Renato Castro Peixoto DIRETOR-TESOUREIRO

Oswaldo Oliveira da Silva DIRETOR-SECRETÁRIO Roni Ferrari, SUPLENTES DA DIRETORIA

Guacyr de Llano Bueno, Elaine Beatriz D. Timmen e

Otávio dos Santos

Wilson de Oliveira Moreira SECRETÁRIO-GERAL E COORDENADOR DAS

DELEGACIAS REGIONAIS

Conselho FiscalNewton Pardelhas de Barcellos,

Jairo Domingos Bueno e Ênio GarciaSuplentes do Conselho Fiscal

Claudeonor B. Rodrigues,Sirinergio Fontana Girardi e Tevaldo vargas

SECRASO-RSAvenida Ipiranga, 550 – Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3212.2081E-mail: [email protected]

Site: www.secraso-rs.com.br

Delegacia Regional da Grande Porto AlegreAvenida Ipiranga, 550 – Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3212.2081E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de CarazinhoAvenida Flores da Cunha, 1184/sala 601 - Edifício

Avenida – Carazinho/RS - Fone: (54) 3331.6236E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Ijuí Rua Dr. Pestana, 193 – Ijuí/RS

Fone: (55) 9134.6368E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Santa MariaAv. Borges de Medeiros, 1876 – Santa Maria/RS

Fone: (55) 3026.0101E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Santa RosaRua Artur Ambrof, 275 – Santa Rosa/RS

Fone: (54) 9195.1234E-mail: [email protected]

Delegacia Regional Serra/RSRua Daltro Filho, 2277 – Caxias do Sul/RS

Fone: (54) 3213.2222E-mail: [email protected]

Delegacia de PelotasRua Zola Amaro, 318 – Pelotas/RS

Fone: (53) 3027.4037 E-mail: [email protected]

Jornalista ResponsávelCésar Krob – Matr: 1939

Redação: César Krob E-mail: [email protected]

Fones: (51) 3212.2081 ou 3212.3133Projeto Gráfico: Cássio Matos

Diagramação: Sérgio Santos/Tipos & TraçosFotos: Jackson Cíceri/Especial,

José Padilha/Especial, Renata Aguiar/especial e arquivo Secraso-RS

Ilustração: Sérgio Santos/Tipos & TraçosFotolito e Impressão: Ideograf

Tiragem: 1.500 exemplares

Campanha do Agasalho

Já em sua terceira edição, a Campanha do Agasalho, pro-movida pela Rede Indicare, que tem 25 empresas associadas, está em pleno desenvolvimento objetivando arrecadar doações que possam amenizar as frias noites que os cegos e idosos do Lar da Amizade enfrentarão neste inverno. Também as lojas do Grupo Elevato tornaram-se pontos decoleta dos donativos. Quem desejar contribuir pode acessar o site www.redeindicare.com.br, ou ligar para o telefone (51)3237.4805.

Jantar do Imama

Sob a decida e elogiável lideran-ça da médica Maira Caleffi, o Ins-tituto da Mama do RS está mobi-lizando uma grande plateia para lotar de solidariedade os salões do União, na noite de 8 de maio, quando lá estará acontecendo o 11º Jantar dos Chefs de Cozinha do RS. Carlos Alberto e Diana Pi-ppi da Motta, Chef Lúcio Moraes, Francisco Schmidt, Lauren Ca-leffi, Rosa Rutta, Helga Koehler, Maria Angélica Linden e muitos outros nomes conhecidos estão engajados nessa nobre causa que já rendeu uma unidade do Mamamóvel à instituição. Outras informações pelo fone: (51) 3264-3000 ou [email protected].

Responsabilidade Social

Como pode ser observado nesta publicação, o Secraso-RS co-meçou 2012 em alta velocidade. Além das tratativas com vistas as negociações trabalhistas, uma inédita parceria com o Ins-tituto Cacau Show, através da sua franqueada Carolina Pereira Kechinski, resultou numa aplau-dida ação que contemplou nada menos do que 3.024 crianças carentes de 32 creches de Porto Alegre e Região Metropolitana. No total, foram distribuídos mais de 3 mil ovos de Páscoa à garo-tada. Agora, já estamos iniciando os preparativos da 6ª Feira do Li-vro Infantil. Aguardem novidades!

56021_SECRASO Boletim 78.indd 2 13/04/2012 11:03:29

EDITORIAL

T ivemos, nos últimos dias de março, uma série de atividades que envolveram muito empenho e dedicação de nossa equipe, a

primeira que reconheço como marcante em nos-sas práticas e rotinas, e, que em cada ano des-taca-se pela simpatia e empolgada participação, é a comemoração pelo “Mês da Mulher” – evento esse que realizamos e comemoramos com muita emoção. Quanto à realização do chá deste ano, no dia 28 de março, em nosso salão de festas, a celebração foi bem descontraída e contou com a participação de Tânia Carvalho – distinguida comunicadora – que abrilhantou e encantou as participantes. Fiquei muito feliz com as manifes-tações de carinho e apreço que recebemos das nossas líderes.

Enquanto encaminhávamos a recepção às mulheres, nossa equipe dava início a outro pro-jeto meritório, e que contará com todo o nosso empenho para permanecer por muito tempo, qual seja, a distribuição de ovos de páscoas para as crianças das nossas entidades associadas. A contribuição pelo INSTITUTO CACAU SHOW, através das 5 lojas da franqueada Carolina Pe-reira Kechinski, de 3.024 ovos de chocolate para adoçar a Páscoa de mais de 3 mil crianças caren-tes, foi o outro evento que demandou muito tra-balho, mas que igualmente trouxe-nos o prazer de comemorar uma significativa conquista para as nossas entidades. Em breve prestaremos ho-menagem à Direção da CACAU SHOW, em justo reconhecimento pela parceria e pelo encaminha-mento de uma contribuição para a educação e formação dos nossos pequenos cidadãos.

Ao mesmo tempo em que nos dedicáva-mos às tarefas do mês, recebíamos o impacto

Prezados associados e filiados!

Informativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /3

Tenham uma boa leitura. Clyton Baptista Ruperti Presidente

de uma trama para criação de um Sindicato de Entidades de Educação Infantil. Foi uma conspi-ração envolvendo o SINPRO/RS e a ACEBERGS, unidos com um discurso vil e enganoso de que o SECRASO-RS não tem representatividade legal para negociar e patrocinar as Entidades de Edu-cação Infantil sem fins lucrativos. Alegam que, em decorrência da LDBAN – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, as entidades educacio-nais deixaram de ter caráter assistencial para se constituírem em uma personalidade voltada para a educação. Inópia e falsa toda a justificativa que os motivou, pois, desde 1972, o SECRASO-RS é o representante desse segmento, sendo que nenhuma lei mudou a representação e tão pouco ocorre respaldo para as pretensões dos postulan-tes à reforma e substituição do nosso Sindicato. Caso tivéssemos aceitado as propostas do SIN-PRO para negociação com os nossos trabalhado-res, aquele Sindicato dito ‘cidadão’ teria fechado Convenção conosco sem qualquer questionamen-to ou dúvida, porém, como temos apresentado a real situação das nossas entidades – que geren-ciam recursos de convênios com a administração pública, limitados e específicos -, rejeitam discutir conosco e, inovaram agora, com a tentativa de criação de um Sindicato para lhes facilitar.

Agradeço ao pronunciamento firme e decisi-vo da nossa categoria que, muito bem entendeu o interesse golpista e aventureiro que pretendia criar tumulto além de interromper nossa marcha e condução digna e honrada.

Em uma edição anterior lhes apresentei, e em vista do momento repito, os versos de Menotti Del Picchia, um dos notáveis da semana de arte mo-derna, que revolucionou a cultura brasileira (apud Dalcides Biscalquin – A vida é feita de escolhas – SP:Loyola, 2010): “Goza a euforia do vôo do anjo perdido em ti. Não indagues se nessas estradas tempo e vento desabam no abismo. Que sabes tu do fim? Se temes teu mistério seja uma noi-te, enche-o de estrelas. Conserva a ilusão de que teu vôo te leva sempre para o mais alto. No des-lumbramento da ascensão, se pressentires que amanhã estarás mudo, esgota, como um pássa-ro às canções que tens na garganta. Canta para conservar uma ilusão de festa e de vitória. Desde que nascestes não és mais que um vôo no tempo. Rumo ao céu? Que importa a rota? Voa e canta enquanto resistirem as asas”.

56021_SECRASO Boletim 78.indd 3 13/04/2012 11:03:31

CHÁ PELO DIA DA MULHER / PÁSCOAInformativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /4 e 5

Bageense de nascimento, Tânia Carvalho não economizou ta-lento e, por isso, só contabili-

zou sucesso ao longo de sua vitoriosa carreira profissional como jornalista nas áreas de rádio e televisão. Na tarde de 28 de março, a primeira apresentadora do Jornal do Almoço foi recebida com aplausos e admiração pelas cerca de 100 convidadas que participaram do chá celebrativo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Secraso-RS. Carinho que foi devolvido na mesma medida pela ilustre comunicadora, que descontraidamente conversou com a plateia, relatando passagens de sua vida profissional e familiar. Tânia foi além, provocando a interação do públi-co e reduzindo distâncias, o que gerou estímulos para que muitas admiradoras formulassem perguntas e até pedissem para fotografar com ela.

Enfim, a confraternização condu-zida pela nutricionista do Secraso-RS, Liliane De Bem e Canto, foi agradabilís-sima, atingindo plenamente seu objeti-vo, que outro não era se não o de reco-nhecer o elogiável trabalho que àquelas mulheres desenvolvem em suas respec-tivas comunidades, quer como líderes, como pesquisadoras, como mestras ou simplesmente como colaboradoras. Ao final do encontro, que ainda teve elogia-das performances musicais do maestro Antônio Benito Crivellaro e do guitarrista e cantor Daniel Sotres, a surpreendente interpretação de Carmem Lima, atriz da Trupi Di Trapu, elevou o grau de satisfa-ção das homenageadas que saíram do salão de eventos do Secraso-RS levan-do uma bela rosa vermelha em cujo nú-cleo escondia um gostoso bombom da Cacau Show.

A cativante Tânia Carvalho no chá pelo Dia da Mulher

56021_SECRASO Boletim 78.indd 4 13/04/2012 11:03:44

CHÁ PELO DIA DA MULHER / PÁSCOAInformativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /4 e 5

“Um ovo/dois ovos, três mil ovos assim...”. Por iniciativa do Instituto Cacau Show, através das 5 lojas da franqueada Carolina Pereira Kechinski, que lidera as operações da consagrada marca no Barra Shopping Sul, no Mãe de Deus Center, no Shopping Rua da Praia, e ainda na Avenida Alberto Bins, 434, e na José de Alencar, 774, em parceria com o Secraso-RS, nada menos do que 3.024 ovos de Páscoa foram distribuídos para igual número de crianças carentes de mais de 30 creches e instituições comunitárias de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Se a concepção de Páscoa é renascer, certamente que essa ação serviu para alegrar e reascender esperanças nos corações desses três milhares de meninos e meninas contemplados pelo espírito de solidariedade emanado das direções da Cacau Show e do Secraso-RS.

A cativante Tânia Carvalho no chá pelo Dia da Mulher

Instituto Cacau Show e Secraso distribuem 3 mil ovos de Páscoa

Carolina Pereira Kechinski (E) e Wilson Moreira fi zeram

a entrega coletiva no Secraso-RS

A aplaudida ação de responsabilidade social do Instituto Cacau Show e do Secraso-RS, alegrou a Páscoa de milhares de crianças carentes dePorto Alegre e RegiãoMetropolitana.

56021_SECRASO Boletim 78.indd 5 13/04/2012 11:04:02

No ano que passou, o Secra-so-RS deu início ao processo de apoio ao Programa Mesa

Brasil, valioso e aplaudido projeto desenvolvido pelo Sesc/RS. A par-tir da cedência de nosso salão de eventos para a realização de várias palestras educativas, reconhecemos o mérito da iniciativa que benefi cia e educa familhas de baixa renda, ao mesmo tempo em que manifesta-mos desejo de ampliar essa parceria

Clyton Baptista Ru-perti, presidente do Secraso-RS, e Oswal-do Oliveira da Silva,

diretor-secretário deste Sin-dicato, integraram a lista de autoridades homenageadas por ocasião da comemora-ção pelos 96 anos de cria-ção da Academia de Polícia Militar do RS. Na condição de ex-comandantes daquela exemplar instituição, que há quase um século vem aju-dando a construir a história da Brigada Militar, Clyton e Oswaldo foram contem-plados com medalhas de reconhecimento, distinção direcionada exclusivamente aos 10 mais antigos líderes da Academia. A festiva so-lenidade foi dirigida pelos coronéis Sérgio Roberto de Abreu, comandante-geral da Brigada Militar, e Humberto de Sá Garay, atual coman-dante da APM.

RECONHECIMENTOSInformativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /6

SESC/RS Mesa Brasil destingue o Secraso

Academia de Polícia Militardestaca diretores do Secraso

Ao completar 96 anos, a Academiade Polícia Militarhomenageou seusdez mais antigoscomandantes.Clyton Rupertifoi um dosdestacados.

Oswaldo Oliveirada Silva, tambémliderou a Academiae fez por merecera distinção.

Wilson Moreira, Liliane de Bem e Canto, Clyton Ruperti e Fabiane Gasparini.

Ao completar 96 anos, a Academiade Polícia Militarhomenageou seusdez mais antigoscomandantes.Clyton Rupertifoi um dosdestacados.

Oswaldo Oliveira

exemplar instituição, que há quase um século vem aju-dando a construir a história da Brigada Militar, Clyton e Oswaldo foram contem-plados com medalhas de reconhecimento, distinção direcionada exclusivamente aos 10 mais antigos líderes da Academia. A festiva so-lenidade foi dirigida pelos coronéis Sérgio Roberto de Abreu, comandante-geral da Brigada Militar, e Humberto de Sá Garay, atual coman-dante da APM.

SESC/RS Mesa Brasil destingue o Secraso

Oswaldo Oliveirada Silva, tambémliderou a Academiae fez por merecer

Oswaldo Oliveira

em 2012. Também demonstrando esse sentimento, Fabiane Gasparini, em nome do Sesc/RS Mesa Brasil, esteve em visita ao Secraso-RS e procedeu a entrega de um bonito troféu direcionado aos doadores so-lidários que integram essa rede de solidariedade. Ela foi recepcionada pelo presidente Clyton Baptista Ru-perti, pelo secretário-geral Wilson de Oliveira Moreira, e pela assessora nutricional Liliane De Bem e Canto.

56021_SECRASO Boletim 78.indd 6 13/04/2012 11:04:09

No dia 27 de março foi realiza-da, na sede da ACBERGS, As-sembleia Geral para criação

do Sindicato da Educação Infantil Sem Fins Lucrativos do Rio Grande do Sul. A presidente da Associação enviou car-ta convite às creches/institutos/escolas de educação infantil sem fins lucrativos, motivada por uma solicitação do SIN-PRO/RS, Sindicato de Empregados dos Professores, para que essas entidades passassem a ter uma representação sindical com a finalidade de realizar con-venção coletiva.

Tal tentativa da presidente da AC-BERGS configura fato repudiável e aten-tatório à organização sindical, cabendo citar o seu parágrafo introdutório da car-ta de convocação: “A ACBERGS vem, através da presente, participá-los acer-ca da criação do Sindicato Patronal que irá promover a intermediação nas nego-ciações frente ao SINPRO. Trata-se de uma solicitação do SINPRO – Sindicato dos Professores, já que os profissionais que atuam na educação infantil nas insti-tuições sem fins lucrativos não possuem entidade sindical para travar negocia-ções. Informa que atualmente as Institui-ções de Educação Infantil estão desam-paradas sem um sindicato que atenda as negociações coletivas da categoria professor, pois os sindicatos existentes não podem por lei federal representar esta categoria; então a ACBERGS por ser uma entidade de representação das creches beneficentes e comunitárias do RS foi indicada para criar um sindicato patronal para, defender os interesses econômicos, profissionais, sociais e po-líticos das creches/institutos e escolas de educação infantil sem fins lucrativos.”

A criação do mencionado Sindicato ocorreria com a presença de uma mino-ria, que foi superada pela maioria esma-gadora dos 45 presentes. A Assembleia Geral convocada pela ACBERGS, com a graça de Deus, deliberou pela não cria-

JURÍDICOInformativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /7

Assembleia convocada pela ACBERGS repudia criação de Sindicato

ção desse sindicato considerando inad-missível o interesse do SINPRO/RS, pois existe o SECRASO-RS como represen-tante legal e legítimo da categoria.

Em uma análise mais aprofundada da carta convite, não restam dúvidas do interesse do SINPRO/RS, porque o sindi-cato deveria atender “(...)as negociações coletivas da categoria de professor(...)”. Tal fato é inconcebível, pois o sindicato patronal deve promover as negociações com a classe profissional, e não somen-te atender suas postulações, ocorrendo verdadeira violação à liberdade sindical e ao estado democrático de direito do nosso país.

Também foi indicado que “(...)os sindicatos existentes não podem por lei federal representar esta categoria(...)”, mas a dirigente da ACBERGS não cita explicitamente que lei é essa, e distorce os fatos com a invocação de mandamen-to legal inexistente. O SECRASO-RS não esta se aventurando na represen-tação dos seus filiados, cumprindo esse papel a 42 anos, conforme os requisitos dos arts. 511 ao 521 da CLT.

Outro equivoco ventilado é o de “(...)defender os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos das cre-ches(...)”, que seriam os objetivos perse-guidos pela entidade patronal. Oportuno

questionar de que lado tal sindicato fica-ria, pois é seu dever defender os interes-ses econômicos, sociais e políticos dos seus representados, mas jamais defen-der interesses “profissionais” que cabem ao sindicato dos empregados.

A presidente da ACBERGS disse na carta convite da Assembleia que sua entidade foi “(...)indicada para criar um sindicato patronal(...)”, sendo evidente que tal indicação veio do SINPRO/RS. Essa manobra do sindicato profissional é uma verdadeira tentativa de criação vi-ciada para toda a categoria econômica, uma vez que por certo tal sindicato não negociaria contrariamente aos interesses de quem solicitou e colaborou para sua fundação, ainda mais com pessoas de sua indicação.

O procedimento para convocação da categoria é outro ponto que cabe ser destacado como enganoso, pois convo-ca “(...)os interessados em aderirem ao sindicato(...)”, quando na verdade será imposto a todas as entidades educacio-nais sem fins lucrativos, inclusive as que não aderirem. Frente ao exposto foi apre-sentado ao Ministério Público do Traba-lho, denúncia para que todos os fatos sejam apurados em inquérito civil e pos-teriormente os envolvidos devidamente processados em Ação Civil ou Penal.

Maioria esmagadora disse não à criação

de um novo sindicato patronal.

56021_SECRASO Boletim 78.indd 7 13/04/2012 11:04:11

NUTRIÇÃOInformativo - Ano 10 - Número 78 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012 /8

Como explicar a recusa alimentar da criança

Fonte: “O pré- escolar e a comida: entendendo aspectos importantes dessa relação.”

Aredução do apetite do pré--escolar tem explicação fi-siológica e pode ser enca-

rada como um fenômeno natural e esperado, desde que não in-terfira no crescimento ou cause deficiências nutricionais.

No entanto, a recusa de ali-mentos pode também estar rela-cionada com fatores orgânicos e/ou comportamentais. Vamos ex-plicar como isso se dá.

Das causas orgânicas, as condições desfavoráveis à acei-tação alimentar são: refluxo gas-troesofágico, problemas respi-ratórios, alergias, entre outros. Comumente associa-se à defici-ência de nutrientes como ferro ou zinco. Essas situações podem ser avaliadas e tratadas com as orientações do médico pediatra em conjunto com outros profis-sionais, como o nutricionista.

Já a inapetência de ordem comportamental costuma ter origem na dinâmica familiar. Es-tudos apontam que muitos dos problemas alimentares não di-zem respeito ao ato alimentar em si, mas são decorrentes de

Liliane De Bem e CantoAssessora Nutricional do Secraso - RS

conflitos oriundos de relações in-trafamiliares.

O momento da refeição se torna, então, a hora ideal para mostrar seus conflitos, angústias e dificuldades, criando um circu-lo vicioso, no qual a criança tenta exercer com seu comportamento um tipo de domínio sobre a situ-ação e a família. A criança deixa de comer para chamar atenção, e observa que essa tática funcio-

na. A mãe, temendo que o filho não coma nunca mais, permite que ele consuma alimentos de fá-cil aceitação, sem nenhuma restri-ção de horário. A criança “alimen-tada” desta forma vai recusando sequencialmente as refeições.

Evento direcionado a Profissionais, Acadêmicos e Gestores em EDUCAÇÃO FÍSICA

das 8h às 17h

Informações54 3283.4098

14 de abrilde 2012

Auditório da CICCaxias do Sul/RS

56021_SECRASO Boletim 78.indd 8 13/04/2012 11:04:11