pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de … sinpro 2017-2018.pdf · pauta de...

9
PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017- 2018 CATEGORIA ECONÔMICA: SECRASO - SINDICATO DAS ENTIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS, DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PARANÁ CATEGORIA PROFISSIONAL: SINP O-LDNPR - SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE ONDRINA E NORTE DO PARANÁ. CLÁUSULA 01 - VIGÊNCIA o prazo de vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho iniciará em 1° de março de 2017 e findará em 28 de fevereiro de 2018. CLÁUSULA 02 - DAS CATEGORIAS E CLASSES ABRANGIDAS A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) os' associados, filiados bem como todos os empregados e empregadores pertencentes às categorias econômicas e profissionais representadas pelos convenentes, referentes aos empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional, na base territorial do Norte do Paraná, com abrangência territorial em Abatiá/PR, Alvorada do SuIlPR, Andirá/PR, Apucarana/PR, Arapongas/PR, Assaí/PR, Bandeirantes/PR, Barra do Jacaré/PR, Bela Vista do Paraíso/PR, Cafeara/PR, Califórnia/PR, Cambará/PR, Cambé/PR, Centenário do SuIlPR, Congonhinhas/PR, Conselheiro MairincklPR, Cornélio Procópio/PR, Curiúva/PR, FaxinallPR, Florestópolis/PR, Guapirama/PR, Guaraci/PR, Ibaiti/PR, Ibiporã/PR, Jacarezinho/PR, Jaguapitã/PR, Jataizinho/PR, Jundiaí do SuIlPR, Londrina/PR, Leópolis/PR, Lupionópolis/PR, Marilândia do SuIlPR, Miraselva/PR, Nova América da Colina/PR, Nova Fátima/PR, Porecatu/PR, Primeiro de Maio/PR, Rancho Alegre/PR, Ribeirão Claro/PR, Ribeirão do PinhallPR, Rio Bom/PR, Rolândia/PR, Sabáudia/PR, Santa Amélia/PR, Santa Cecília do Pavão/PR, Santa Mariana/PR, Santo Antônio da Platina/PR, Santo Antônio do Paraíso/PR, São Jerônimo da Serra/PR, São Sebastião da Amoreira/PR, Sapopema/PR, Sertaneja/PR, Sertanópolis/PR e Uraí/PR CLÁUSULA 03 - DO ENQUADRAMENTO A LDB Dentro do prazo concedido para enquadramento nos termos da LDB, da educação, deverão os empregadores efetuar o registro como Professores, dos profissionais que atendam aos requisitos da referida legislação. PARÁGRAFO ÚNICO: O SINPRO-LDNPR e o SECRASO-NPR, com objetivo de reconhecer a qualificação profissional para o exercício da -decência, estabelecem que a partir da assinatura da presente convenção coletiva, fica proibida a contratação de empregado sem a devida habilitação profissional prevista da legislação. I-

Upload: vuongtruc

Post on 16-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

PAUTA DE REINVIDICAÇÕESCONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017- 2018

CATEGORIA ECONÔMICA: SECRASO - SINDICATO DAS ENTIDADES CULTURAIS,RECREATIVAS, DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃOPROFISSIONAL DO PARANÁ

CATEGORIA PROFISSIONAL: SINP O-LDNPR - SINDICATO DOS PROFISSIONAISDAS ESCOLAS PARTICULARES DE ONDRINA E NORTE DO PARANÁ.

CLÁUSULA 01 - VIGÊNCIA

o prazo de vigência desta Convenção Coletiva de Trabalhoiniciará em 1° de março de 2017 e findará em 28 de fevereiro de 2018.

CLÁUSULA 02 - DAS CATEGORIAS E CLASSES ABRANGIDAS

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s)categoria(s) os' associados, filiados bem como todos os empregados e empregadorespertencentes às categorias econômicas e profissionais representadas pelos convenentes,referentes aos empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, deOrientação e Formação Profissional, na base territorial do Norte do Paraná, com abrangênciaterritorial em Abatiá/PR, Alvorada do SuIlPR, Andirá/PR, Apucarana/PR, Arapongas/PR, Assaí/PR,Bandeirantes/PR, Barra do Jacaré/PR, Bela Vista do Paraíso/PR, Cafeara/PR, Califórnia/PR,Cambará/PR, Cambé/PR, Centenário do SuIlPR, Congonhinhas/PR, Conselheiro MairincklPR,Cornélio Procópio/PR, Curiúva/PR, FaxinallPR, Florestópolis/PR, Guapirama/PR, Guaraci/PR,Ibaiti/PR, Ibiporã/PR, Jacarezinho/PR, Jaguapitã/PR, Jataizinho/PR, Jundiaí do SuIlPR,Londrina/PR, Leópolis/PR, Lupionópolis/PR, Marilândia do SuIlPR, Miraselva/PR, Nova Américada Colina/PR, Nova Fátima/PR, Porecatu/PR, Primeiro de Maio/PR, Rancho Alegre/PR, RibeirãoClaro/PR, Ribeirão do PinhallPR, Rio Bom/PR, Rolândia/PR, Sabáudia/PR, Santa Amélia/PR,Santa Cecília do Pavão/PR, Santa Mariana/PR, Santo Antônio da Platina/PR, Santo Antônio doParaíso/PR, São Jerônimo da Serra/PR, São Sebastião da Amoreira/PR, Sapopema/PR,Sertaneja/PR, Sertanópolis/PR e Uraí/PR

CLÁUSULA 03 - DO ENQUADRAMENTO A LDB

Dentro do prazo concedido para enquadramento nostermos da LDB, da educação, deverão os empregadores efetuar o registro comoProfessores, dos profissionais que atendam aos requisitos da referida legislação.

PARÁGRAFO ÚNICO: O SINPRO-LDNPR e o SECRASO-NPR, com objetivo dereconhecer a qualificação profissional para o exercício da -decência, estabelecem que apartir da assinatura da presente convenção coletiva, fica proibida a contratação deempregado sem a devida habilitação profissional prevista da legislação.

I -

Page 2: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

CLÁUSULA 04 - DO REAJUSTE SALARIAL

o reajuste salarial da categoria profissional agoraconvencionado será equivalente ao reajuste de 10% (dez por cento) concedido pelaprefeitura municipal de Londrina, mais o percentual referente ao INPCIIBGE 2016-2017,sobre os salários vigentes em março de 2016.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Fica convencionado que a data-base da categoria serámarço.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Este reajuste engloba e extingue todos os interesses deatualização do período revisado, sendo facultado a Entidade o desconto das antecipaçõeslegais, convencionais ou espontâneas efetuadas no período.

CLÁUSULA 05 - DO PISO SALARIAL

Fica estipulado- o piso salarial a vigorar a partir de01/03/2017 em R$ 1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais mensal, já incluído opagamento do repouso semanal remunerado, por uma jornada de 30 (trinta) horas/aulassemanais de 2a feira a 6a feira, considerando sempre que a jornada diária regular é de 6(seis) horas/aulas para os professores que lecionam junto à Educação Infantil (creches,ou entidades equivalentes, para crianças até três anos de idade e pré-escola que atendecrianças de quatro a seis anos).

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Fica estabelecido que os pisos acima são para HORA-AULA REFERENCIAL DE 45 a 50 minutos.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Os sindicatos convenentes se comprometem a desenvolveruma política salarial com objetivo de valorização profissional, buscando a equiparação aomaior piso mínimo praticado nas convenções coletivas assinadas pelo SINPRO-LDNPR.

PARÁGRAFO TERCEIRO: Para os efeitos de reajuste do piso da categoria ficaestabelecida a mesma majoração aplicada pela prefeitura de Londrina no valor da percapita média dos alunos das CEIS Filantrópicas.

CLÁUSULA 06 - ADICIONAL POR TEMPO DE SERViÇO - BIÊNIO

Fica fixado o adicional por tempo de serviçocorrespondente a 1% (um por cento) para cada DOIS anos completos e ininterruptos deserviços na mesma entidade, incidente sobre o salário base percebido mensalmente,computando-se o tempo de serviço do empregado desde 10 de março de 2010, ficando oadicional limitado ao total máximo de 20% (dez por cento) do salário base, a ser pagodestacadamente e de forma não cumulativa.

PARÁGRAFO ÚNICO: Quando o biênio atingir o limite de 20% (vinte por cento) a escolamanterá este percentual, ainda que o docente possua tempo superior a dez anos deserviços prestados à mesma empresa.

I .

2

Page 3: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

CLÁUSULA 07 - DA HORA ATIVIDADE

Fica assegurado um adicional de no mínimo 30% do saláriodo docente, que efetivamente cumprirem a atividade extra-sala, como Hora Atividadesempre que for solicitado ou acordado pelo empregador. Entende-se esta paraelaboração e correção de trabalhos, preparação de aulas e pesquisas, elaboração deatividades extra-classe e cursos de atualização ofertados pela instituição, devendo sercumprida na escola desde que a mesma forneça meios para tal. Caso contrário o docentepoderá cumpri-Ia onde melhor lhe aprouver.

PARÁGRAFO ÚNICO: Fica esclarecido que tal labor será exercido fora da jornada detrabalho, até o limite de 30% (trinta por cento) da carga horária do docente e nãoconstituirá direito a horas extraordinárias.

CLÁUSULA 08 - DO AuxíLiO CRECHE

Os empregadores pagarão vale creche para suasempregadas mães, independente do número de empregadas, no valor de R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais), por filho de qualquer natureza, com idade até seis meses,inclusive.

PARÁGRAFO ÚNICO - As entidades que fornecem vagas para os filhos dos seusempregados, estarão isentas do pagamento do valor estipulado no caput desta cláusula.

CLÁUSULA 09 - DAS FÉRIAS COLETIVAS OU INDIVIDUAIS

O início das férias coletivas ou individuais, não poderácoincidir com sábados, domingos ou feriados.

CLÁUSULA 10 - DO AuxíLiO FUNERAL

Ocorrendo o falecimento do empregado, a Entidade envidaráesforços no sentido de conceder auxílio funeral à sua família, em valor a ser estipulado peloempregador dentro de sua disponibilidade.

CLÁUSULA 11 - DA SUBSTITUiÇÃO EM CARGO SUPERIOR

O empregado que ocupar cargo superior, em substituição,fará jus a salário igual ao do substituído, durante o período da substituição, desde queesta seja superior a 30 (trinta) dias consecutivos no mês, exceto o período referente aférias do substituído ou afastamento médico. Havendo vacância do cargo não secaracterizará a substituição.

CLÁUSULA 12 - DA JORNADA DE TRABALHO

Fica convencionado que a jornada de trabalho será deseis horas/aula diárias, o que exceder a esta jornada será considerada como horasextraordinárias.

3

Page 4: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

PARÁGRAFO ÚNICO: Com exceção das 4 (quatro) horas aos sábados (das 8 horas às12 horas), duas vezes por mês, que será facultada, para realização exclusiva dasseguintes atividades: reunião pedagógica, cursos, palestras e planejamentos estratégicos.

CLÁUSULA 13 - DOS UNIFORMES E EPI's

Sempre que exigidos, por força de Lei ou deliberação doempregador, os uniformes e EPI's serão fornecidos gratuitamente e substituídos pordesgaste de uso normal. Ocorrendo negligência do empregado na guarda ou uso douniforme ou EPI's, a reposição dos mesmos poderá ser cobrada.

CLÁUSULA 14 - DO LOCAL PARA REFEiÇÕES

As Entidades com mais de 20 (vinte) empregadosdestinarão local, com boas condições de higiene, para refeições e lanches de seusernpreqados, sendo opcional ao empregador o fornecimento de alimentação, total ouparcial, sem que isso venha constituir qualquer acréscimo ao salário, nele não produzindoreflexos.

CLÁUSULA 15 - DO SEGURO DE VIDA

A critério de cada Entidade poderá ser contratado segurode vida em grupo, em favor do empregado, mediante anuência prévia, por escrito, domesmo, sendo decidido entre as partes o percentual de pagamento de cada um.

CLÁUSULA 16 - DOS ATESTADOS MÉDICOS

Os atestados médicos, fornecidos pelos respectivosprofissionais, servirão como prova idônea para justificar ausência do trabalho.

CLÁUSULA 17 - DO ABONO DE FALTAS

Serão abonadas as faltas, por motivo de doença dosfilhos, do cônjuge ou do(a) companheiro(a), desde que inscritos perante a PrevidênciaSocial, mediante apresentação de atestado médico de acompanhante, devendo as horasfaltadas, além das ausências legais, serem repostas, sob pena de não serem abonadas.

CLÁUSULA 18 - DAS REUNiÕES DE SERViÇO

As reuniões de serviço, quando de comparecimentoobrigatório, serão realizadas durante a jornada de trabalho ou, se fora dela, mediantepagamento de horas extras.

CLÁUSULA 19 - DA ESTABILIDADE PRÉ-APOSENTADORIA

Fica assegurado ao PROFESSOR quecomprovadamente estiver a 24 (vinte e quatro meses) ou menos da aposentadoriaintegral por tempo de serviço ou da aposentadoria por idade, a garantia de empregodurante o período que faltar até a aquisição do direito.

4

Page 5: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A garantia de emprego é devida ao PROFESSOR queestiver contratado pela MANTENEDORA há pelo menos 3 (três) anos.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A comprovação à MANTENEDORA deverá ser feitamediante a apresentação de documento que ateste o tempo de serviço. Estedocumento deverá ser emitido por pessoa credenciada junto ao órgão previdenciário.Se o PROFESSOR depender de documentação para realização da contagem, terá umprazo de trinta dias, a contar da data prevista ou marcada para homologação darescisão contratual. Comprovada a solicitação de tal documentação, os prazos serãoprorrogados até que a mesma seja emitida, assegurando-se, nessa situação, opagamento dos salários pelo prazo máximo de cento e vinte dias.

PARÁGRAFO TERCEIRO - O contrato de trabalho do PROFESSOR só poderá serrescindido por mútuo acordo homologado pelo Sindicato ou pedido de demissão.

PARÁGRAFO QUARTO - Havendo acordo formal entre as partes, o PROFESSORpoderá exercer outra função, inerente ao magistério, durante o período em que estivergarantido pela estabilidade.

PARÁGRAFO QUINTO - O aviso prévio, em caso de demissão sem justa causa,integra o período de estabilidade previsto nesta cláusula.

PARÁGRAFO SEXTO - Para garantir a estabilidade prevista nesta cláusula, oPROFESSOR deverá encaminhar à MANTENEDORA, dentro da prorrogação previstano parágrafo 2°, documentação que demonstre a tramitação do processo que atesta otempo de serviço.

CLÁUSULA 20 - DA COMPENSAÇÃO DE FALTAS

As faltas que, a critério da Entidade empregadora, foremcompensadas com igual carga horária em outros(s) diats), não serão objeto de descontono descanso semanal remunerado, não sendo a compensação considerada como horasextras.

CLÁUSULA 21 - DO AVISO PRÉVIO - DISPENSA

Fica dispensado do cumprimento do restante do avisoprevia, dado pela instituição, o empregado que obtiver novo emprego devidamentecomprovado, sem qualquer ônus para o empregador dos dias dispensados.

CLÁUSULA 22 - DA MULTA POR DESCUMPRIMENTO

Será devida multa, no valor de 50% (cinqüenta por cento)do piso salarial da categoria, em favor da parte prejudicada, no caso de descumprimentodesta Convenção Coletiva de Trabalho.

5

Page 6: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

CLÁUSULA 23 - DAS NEGOCIAÇÕES PERMANENTES

Os Sindicatos convenentes, durante a viqência destaConvenção Coletiva de Trabalho, procederão as novas negociações no sentido de mantersempre atualizadas suas cláusulas.

CLÁUSULA 24 - DA EMPREGADA GESTANTE

À empregada gestante fica assegurada a licençamaternidade de 180 (cento e oitenta) dias, desde que comprove a gravidez através deatestado médico, excluídos os casos de justa causa e ressalvado o período deexperiência.

CLÁUSULA 25 - DA APLICAÇÃO DA C.C.T.

A presente Convenção Coletiva de Trabalho não se aplicaàquelas Entidades que, por suas peculiaridades administrativas ou por já concederembenefícios superiores aos dela constantes, vierem a assinar, com o SINPRO-LDNPR,Acordo Coletivo de Trabalho, com a anuência do Sindicato Patronal SECRASO/PR.

CLÁUSULA 26 - DA TAXA NEGOCIAL PATRONAL

CLÁUSULA 27 - DA TAXA DE REVERSÃO SALARIAL PROFISSIONAL

Os estabelecimentos de ensino descontarão dos saláriose pisos de todos os docentes não sócios, percentual igual a 9% (nove por cento), em 3(três) parcelas iguais de 3% (três por cento), nos meses de abril, maio e junho de 2017.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O montante a ser descontado a este título será recolhidoimpreterivelmente até o 10 (décimo) dia do mês subseqüente ao desconto em folha depagamento, em bloqueto bancário a ser enviada pelo Sindicato Profissional.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O mesmo procedimento exigir-se-á em relação aosprofessores admitidos após aquela data, cujo recolhimento será feito em guiasuplementar.

PARÁGRAFO TERCEIRO: O não recolhimento da referida taxa por parte doestabelecimento de ensino, implicará em penalidade na forma do Art 600 da CLT.

PARÁGRAFO QUARTO: Fica expressamente garantido aos professores não associadoso pedido de oposição à taxa de reversão salarial, conforme as condições aprovadas naAssembléia da categoria realizada em 28 de novembro de 2016.

CLÁUSULA 28 - DA COMISSÃO DE ANÁLISE ACERCA DO ASSÉDIO MORAL

Fica instituída Comissão Supra-Sindical para analisardenúncias de Assédio Moral. A referida Comissão terá como membros representante doSECRASO-NPR e SINPRO-LDNPR, nomeados pelos respectivos sindicatos até o dia 10(dez) de abril 2016, sendo composta de 3 membros de cada sindicato com a seguintecompetência: Processar e analisar as denúncias e provas de Assédio Moral apresentadas

I .

6

Page 7: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

aos sindicatos; O processo de apuração terá as seguintes fases: 1.- Instauração deprocedimento e intimação das partes interessadas; 2.- Tomada de depoimento daeventual vítima de Assédio Moral; 3.- Tomada de depoimentos das testemunhas arroladaspela eventual vítima de Assédio Moral e coleta de outras provas; 4.- Tomada d~depoimento do suposto acusado de Assédio Moral; 5.- Tomada de depoimentos dastestemunhas arroladas pelo suposto acusado de Assédio Moral e coleta de outras provas;6.- Elaboração de Termos de Conclusão.

CLÁUSULA 29 - DAS FÉRIAS

Fica assegurado que as férias dos professores serãoconcedidas através de recesso remunerado entre os dias 22 de dezembro de 2017 a 20de janeiro de 2017, sendo facultativo o pagamento do abono de férias antes do gozo dorecesso ou no período aquisitéo de cada professor.

CLÁUSULA 30 - DO·AUXILlO ALIMENTAÇÃO

As entidades concederão aos seus professores auxílioalimentação no valor de R$ 20,00 (vinte reais), sem descontos, por dia de trabalho, sob aforma de tíquetes refeição ou tíquetes alimentação, facultado, excepcionalmente, o seupagamento em dinheiro.

CLÁUSULA 31 - DA SINDICALlZAÇÃO

O estabelecimento de ensino ao qual o docente estivervinculado não oporá qualquer obstáculo a sua sindicalização, obrigando-se a descontarem folha de pagamento a mensalidade devida, desde que por ele autorizado, e efetuar orecolhimento ao sindicato profissional até o 5° (quinto) dia útil após o referido desconto,sob pena de não o fazendo neste prazo, incorrer em juros de mora de 1% (um por cento)ao mês, multa de 20% (vinte por cento), mais atualização monetária sobre o montanteretido.

PARÁGRAFO ÚNICO: O sindicato profissional fornecerá os impressos próprios para esterecolhimento, em época oportuna, sob pena de desonerar o empregador do pagamentode atualização monetária e quaisquer outras penalidades.

CLÁUSULA 32 - DOS LEVANTAMENTOS ESTATíSTICOS

Os estabelecimentos de ensino fornecerão ao SindicatoProfissional relação atualizada dos seus docentes com os respectivos salários, nos meses

Jde março e agosto.

+"PARÁGRAFO ÚNICO: Nos mesmos meses, o Sindicato Profissional fornecerá aoSindicato Patronal a totalização dos dados obtidos, indicando-lhe a relação das escolas eo número de docentes a ela vinculados.

I .7

Page 8: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

CLÁUSULA 33 - FÉRIAS ESCOLARES/PAGAMENTO DE SALÁRIOS

Será assegurado aos professores e educadores, opagamento dos salários no período de férias escolares, no caso de dispensa sem justacausa, ao término do ano letivo ou no curso dessas férias. (Artigo 322 § 3° da CLT eSúmula 10 TST).

CLÁUSULA 34 - PAGAMENTO DE SALÁRIO

Os salários serão depositados em conta/corrente doempregado aberta pelo mesmo, para esse fim em seu nome, em estabelecimento decrédito, próximo ao local de trabalho. Com a adoção desse sistema, a quitação, por partedo empregado, dos salários e demais verbas.deles decorrentes, bem como o 13° salário,salário família, férias, 1/3 de férias e abono pecuniário de férias se dará automaticamentequando da efetivação do crédito liquido em conta corrente.

CLÁUSULA 35 - D-ESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO

Os empregados poderão sofrer descontos em seussalários até o limite de 1/3 (um terço) do total destes e, excepcionalmente, em valoresmaiores, limitados a 50% (cinquenta por cento) do salário, desde que autorizados porescrito, conforme dispõe o artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho. Paraobtenção do índice deverá ser considerado o total das parcelas salariais, deduzindo osdescontos legais e contratuais.

CLÁUSULA 36 - ABONO DE FALTAS

- Será concedido abono de faltas aos empregadosestudantes de estabelecimento oficial ou reconhecido e/ou vestibulandos, quecomprovarem a prestação de exame, quando coincidentes com o horário de trabalho.

CLAUSULA 38 - DA FALTA POR MOTIVO DE GAlA OU LUTO

Não serão descontadas, nem consideradas paraqualquer efeito, no decurso de 09 (nove) dias consecutivos ao evento, as faltas dosdocentes por motivo de gala ou luto.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Em caso de luto, quando for falecimento do pai, mãe,cônjuge ou companheiro(a), filhos ou demais dependentes, devidamente inscritos junto àPrevidência Social.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Considerar-se-á gala, casamento e licença paternidade.

CLÁUSULA 39 - DO RECESSO

Haverá recesso escolar de 15 (quinze) dias corridos, nomês de julho, com início a ser fixado pela CEI. Nesse recesso, os professores e aseducadoras não serão convocados para qualquer tipo de trabalho.

I .8

Page 9: PAUTA DE REINVIDICAÇÕES CONVENÇÃO COLETIVA DE … SINPRO 2017-2018.pdf · pauta de reinvidicaÇÕes convenÇÃo coletiva de trabalho 2017- 2018 categoria econÔmica: secraso -

CLÁUSULA 40 - DO INGRESSO DE REPRESENTANTES DO SINDICATO

Os estabelecimentos de Ensino permitirão o ingresso derepresentantes do sindicato profissional, devidamente credenciados, sendo o horárioestabelecido em comum acordo com a direção do estabelecimento.

CLÁUSULA 41 - LEI FEDERAL 8.213/91, ARTIGO 93 (Portaria 1.199 - MTE de 28-10-2003)

As Entidades que tenham entre 100 a 200 empregados,terão que reservar 2% (dois por cento) das vagas para as pessoas com deficiência física.De 201 a 500 empregados, 3% (três por cento). De 501 a 1.000 empregados, 4% (quatropor cento). Acima de 1.001 empregados a reserva de vagas será de 5% (cinco por cento).

Londrina, 06 de dezembro de 2016.

I -9