51298270 37451747 respostas para os grandes problemas da vida rick warren

Upload: jonatan-gustavo-krueger

Post on 04-Apr-2018

237 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    1/60

    E-book digitalizado e doado por: AngelCom exclusividade para:

    www.bibliotecacrista.com.br

    http://www.bibliotecacrista.com.br/http://www.bibliotecacrista.com.br/
  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    2/60

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    3/60

    Prefcio

    Hoje em dia possvel encontrar muitos livros de auto-ajuda. Qualquerpessoa deseja mudar para melhor. Neste ano, os norte-americanos gastaromilhes de dlares na tentativa de encontrar solues prticas para seusproblemas. Alguns vo pular de uma novidade para outra em busca defrmulas para uma vida melhor e de respostas para as difceis perguntas davida.

    Infelizmente, grande parte das propostas veiculadas hoje em dia nateleviso, no rdio e na imprensa so muito pouco confiveis. Elas se baseiamna opinio popular e no pensamento corrente. A "psicologia popular" de hojeser substituda por uma nova abordagem ou por alguma outra terapia noprximo ano.

    Jesus disse: "E conhecero a verdade, e a verdade os libertar". S

    ficamos livres dos problemas pessoais quando edificamos nossa vida naverdade. A Bblia a nica fonte confivel capaz de revelar com clareza ascausas dos nossos problemas pessoais e a cura para eles. A Palavra de Deus foiaprovada no teste do tempo. Ela to aplicvel e pertinente hoje quanto o foih milhares de anos. Ela contm respostas para os grandes problemas da vida.

    Contudo no basta apenas dizer "a Bblia a resposta". E importante queos cristos mostrem como a Bblia pode responder aos problemas da vida.Neste livro procurei apresentar passos prticos e atitudes especficas que vocpode tomar, com base na Palavra de Deus, os quais o ajudaro a lidar com osproblemas que todos enfrentamos. D. L. Moody disse certa vez que "a Bblia

    no nos foi dada para aumentar nosso conhecimento mas para nossa vida sertransformada".A inteno de Jesus, sempre que ensinava, era a de que todos os seus

    ouvintes "fossem e fizessem o mesmo". Ele esperava atitude e compromisso.Em cada um destes doze estudos voc encontrar maneiras simples de aplicara verdade de Deus sua vida pessoal, sua famlia e ao seu trabalho. Amelhor maneira de tirar o maior proveito deste livro a de colocar seusensinamentos em prtica!

    Por que h tantas biografias na Bblia? O apstolo Paulo disse: "Pois tudoo que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por

    meio da perseverana e do bom nimo procedentes das Escrituras,mantenhamos a nossa esperana" (Rm 15.4). Deus deixou-nos o exemplodessas vidas por duas razes.

    Em primeiro lugar, para nos ensinar. Sempre sbio aprender comnossas prprias experincias, mas ainda mais sbio aprender com asexperincias de outros. De certo modo, tambm menos doloroso! Aplicandoos princpios ilustrados na vida das personagens bblicas, podemos evitar osmesmos erros que elas cometeram, e suas conseqncias.

    Em segundo lugar, Deus nos deu essas histrias para nos encorajar. E degrande alento ver que Deus escolhe pessoas comuns para realizar seus planos

    divinos ainda que elas apresentem fraquezas, sejam falhas e, s vezes,tenham intenes duvidosas. Isso nos d esperana de que Deus tambm podeagir em nossa vida!

    Oro para que o estudo destas personagens bblicas possa produzir dois

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    4/60

    resultados em sua vida: que aprenda os princpios de Deus para uma vida bem-sucedida e creia que Deus pode usar voc de modo significativo.

    1 - Como posso lidar com o estresse?

    Jesus Cristo vivia constantemente sob presso. Seu tempo era exigido aoextremo; raramente tinha um pouco de privacidade; era constantemente

    interrompido; uma das coisas mais comuns em sua vida era ser malinterpretado, criticado e ridicularizado. Ele sofria uma presso to grande que,se algum de ns estivesse na mesma situao, certamente sucumbiria.

    Contudo, ao observarmos a vida de Cristo, percebemos rapidamente queele continuava em paz, mesmo sob presso. Nunca estava com pressa. Estavasempre tranqilo. Havia uma calma to grande em sua vida que lhe permitialidar com uma quantidade enorme de estresse. Como ele conseguia fazer isso?Sua vida estava firmada em slidos princpios de controle de estresse. Seentendermos e aplicarmos os princpios, descritos a seguir, em nossa vida,sofreremos menos presso e desfrutaremos de mais paz interior.

    Identificao: saiba quem voc Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue no andar em

    trevas, mas ter a luz da vida" (Jo 8.12). "Eu sou a porta" (10.9); "Eu sou ocaminho, a verdade e a vida" (14.6); "Eu sou o bom pastor" (10.11); "Sou Filhode Deus" (10.36). Cristo sabia quem ele era!

    O primeiro princpio para lidar com o estresse na vida este: saiba quemvoc .Eo princpio da identificao. Jesus disse: "Eu sei quem sou. Eu testificode mim mesmo". Isso essencial para controlar o estresse porque, se voc nosouber quem , permitir que outros o manipulem e o pressionem para vocser algum que no .

    Muito do estresse presente em nossa vida resulta do fato de usarmosmscaras, de iludirmos os outros, de vivermos vidas duplas ou de tentarmosser algum que no somos. A insegurana sempre produz presso e, quandoestamos inseguros, sentimo-nos pressionados a fingir e a nos conformar.Estabelecemos padres irreais para nossa vida e, ainda que nos esforcemos aomximo, no conseguimos atingir aqueles padres. O resultado, naturalmente, tenso e presso. A primeira atitude para controlar o estresse na vida saberquem sou. Eu sei quem sou quando sei a quem perteno. Sou filho de Deus.No fui colocado na Terra por acaso, mas, sim, com um propsito. Souprofundamente amado por Deus. Sou aceito por ele. Ele tem um plano paraminha vida e, porque ele me colocou aqui, sou importante.

    E porque ele colocou voc aqui, voc importante. Voc precisa saberquem para poder lidar com o estresse. Enquanto no resolver essa questo,ser pressionado pela insegurana.

    Dedicao: saiba a quem voc est procurando agradarO segundo princpio de controle do estresse, que observamos na vida de

    Jesus, encontra-se em Joo 5.30: "Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgoapenas como ouo, e o meu julgamento justo, pois no busco a minhavontade, mas a vontade do Pai que me enviou".

    O princpio este: saiba a quem voc est procurando agradar. Voc sabeque no pode agradar a todos pois, quando conseguir agradar a um grupo,outro grupo estar furioso com voc. Nem mesmo Deus agrada a todos;portanto tolice tentar fazer algo que Deus no faz!

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    5/60

    Jesus sabia a quem estava procurando agradar; ele no tinha dvidas: "Euvou agradar a Deus Pai". E o Pai respondeu: "Este o meu Filho amado, emquem me comprazo" (Mt 3.17).

    Quando no sabemos a quem estamos tentando agradar, camos em trssituaes: na crtica (porque ficamos inquietos quanto quilo que os outros vopensar de ns), na competio (porque ficamos preocupados com apossibilidade de algum nos passar a perna) e no conflito (porque passamos a

    nos sentir ameaados quando algum no concorda conosco).Se eu buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia, ento

    todas as outras coisas de que necessito para viver me sero acrescentadas (Mt6.33). Isso significa que, se meu alvo for agradar a Deus, minha vida sersimplificada. Sempre farei a coisa certa aquilo que agrada a Deus sem meimportar com o que os outros pensam.

    Adoramos colocar a culpa de nosso estresse nas outras pessoas: "Vocme fez... Eu tenho de... Eu tinha de". Na verdade, existem poucas coisas navida (com exceo do trabalho) que realmente temos de fazer. Quandodizemos: "Eu tenho, Eu devo e Eu devia", estamos de fato dizendo: "Eu opto

    por fazer porque no quero sofrer as conseqncias". Dificilmente algum nosobriga a fazer algo; portanto, de modo geral, no podemos culpar os outros pornosso estresse. Quando nos sentimos pressionados, estamos optando porpermitir que outros nos coloquem sob presso. No somos vtimas, a no serquando nospermitimos ser pressionados pelas exigncias de outros.

    Organizao: saiba o que voc quer realizarAqui est o terceiro princpio para lidar com o estresse: "Ainda que eu

    mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho vlido, pois sei deonde vim e para onde vou" (Jo 8.14). O princpio este: saiba o que voc querrealizar. Cristo disse: "Sei de onde vim e para onde vou". Se voc no planejarsua vida e estabelecer prioridades, ento voc ser pressionado por aquilo queoutros pensam ser importante.

    No dia-a-dia, ou voc estabelece prioridades, ou vive sob presso. No houtra opo. Ou voc decide o que prioritrio na sua vida, ou permite queoutros lhe digam o que mais importante. Se voc no estabelecerprioridades, certamente viver sob presso.

    E muito fcil vivermos sob a tirania daquilo que urgente e chegarmos aofim do dia pensando: "Ser que realmente fiz alguma coisa? Gastei muitaenergia e conclu muitas tarefas, mas realizei algo importante?" Muita atividade

    no implica necessariamente produtividade. possvel que voc estejaandando em crculos sem realizar nada.A preparao traz-nos tranqilidade. Em outras palavras, "a preparao

    evita a presso, mas a procrastinao produz presso". Uma boa organizao euma boa preparao reduzem o estresse porque voc sabe quem voc , sabea quem est procurando agradar e sabe o que quer realizar. Ter objetivosclaros simplifica muito a vida. Passe alguns minutos, todos os dias, em orao,conversando com Deus. Olhe sua agenda e decida: "E assim que realmentequero gastar um dia de minha vida? Desejo gastar 24 horas de minha vidanestas atividades?".

    Concentrao: concentre-se em uma coisa de cada vezAlgumas pessoas tentaram desviar Jesus de seus planos. Tentaramdesvi-lo do objetivo de sua vida. Certa manh, Jesus foi a um lugar desertopara ficar s. Mas as pessoas foram at l para procur-lo e, quando o

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    6/60

    encontraram, "insistiram que no as deixasse" (Lc 4-42). Ele estava prestes apartir, mas elas tentaram faz-lo ficar.

    Mas a resposta de Jesus foi: " necessrio que eu pregue as boas novasdo Reino de Deus em outras cidades tambm, porque para isso fui enviado" (v.43). Ele se recusou a ser atrapalhado por questes menos importantes.

    O quarto princpio para controlar o estresse : concentre-se em uma coisade cada vez- E o princpio da concentrao. Jesus foi um mestre nesse

    princpio. Parecia que todos tentavam interromp-lo; todos tinham um plano Bpara ele. Mas Jesus respondia: "Desculpe-me, mas preciso seguir em direo aomeu objetivo". Ele continuava fazendo exatamente aquilo que sabia que Deuslhe ordenara fazer: pregar o Reino de Deus. Ele era determinado. Erapersistente. Jesus concentrava seus esforos.

    Quando tenho trinta tarefas em cima da mesa minha espera, limpo amesa e trabalho em apenas uma coisa. Quando concluo aquela atividade,escolho outra. Voc no pode apanhar duas lebres de uma vez. Tem deconcentrar-se em uma.

    Somos ineficientes quando dispersamos nossos esforos. Quando

    concentramos nossos esforos, somos mais eficientes. Luz difusa produz poucobrilho, mas luz concentrada produz fogo. Use uma lupa para concentrar a luzem uma folha seca, e a folha pegar fogo. Sem a lupa, a luz no ter nenhumefeito, mas a lente concentra a luz e gera poder. Jesus Cristo no permitiu queas interrupes o impedissem de concentrar-se em seu objetivo; ele nopermitiu que outros o deixassem tenso, estressado ou irritado.

    Delegao de autoridade: no tente fazer tudo sozinhoUm dia "Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os

    quais vieram para junto dele" (Mc 3.13). Ele escolheu doze homens, aos quaisdesignou apstolos, para que estivessem com ele e pudessem ser enviados apregar. Em outras palavras,

    Jesus delegou sua autoridade. Este o quinto princpio: no tente fazertudo sozinho. Utilize-se do princpio da delegao de autoridade.

    Voc sabe por que ficamos irritados e tensos? Porque pensamos que tudodepende de ns. Aqui estou eu, Atlas*, carregando os problemas do mundo esto todos em meus ombros. Se eu os largar, o mundo vai desmoronar. Mas,quando realmente os libero, o mundo no desmorona! Jesus chamou e treinoudoze discpulos para que com eles pudesse dividir a carga. Ele delegoutrabalho. Ele fez que outras pessoas se envolvessem.

    Por que no delegamos atividades? Por que no envolvemos outraspessoas? Por que tentamos fazer tudo sozinhos? Por duas razes. A primeiradelas o perfeccionismo. Pensamos: "Se quero algo realmente bem feito,preciso fazer eu mesmo". Essa uma boa idia, mas ela geralmente nofunciona bem, porque existem coisas demais para serem feitas. Simplesmenteno temos tempo para fazer tudo. Essa idia , na verdade, uma atitudeegosta que diz: "Ningum absolutamente ningum pode fazer isto tobem quanto eu".

    Voc acha que Jesus teria feito um trabalho melhor que seus discpulos? Eclaro que sim. Mas ele permitiu que os discpulos fizessem o trabalho, mesmo

    sabendo que teria feito melhor. Precisamos permitir que os outros cometamalguns erros. No roube a oportunidade de outros aprenderem!A outra razo pela qual no delegamos atividades a nossa insegurana.

    "O que acontecer se eu passar essa responsabilidade para algum e essa

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    7/60

    pessoa realizar um servio melhor?" Para ns, esse pensamento um tantoameaador. Mas voc no precisa sentir-se ameaado por tal possibilidade sesouber quem voc , a quem est procurando agradar, o que quer realizar eem que deve concentrar-se. preciso envolver outras pessoas se voc quiserser eficiente, pois no h como concentrar-se em mais de uma coisa e, aindaassim, ser eficiente.

    Meditao: faa da orao um hbito pessoal

    Com muita freqncia, Jesus levantava-se "de madrugada, quando aindaestava escuro" e ia "para um lugar deserto" para orar (Mc 1.35). O sextoprincpio para controlar o estresse : faa da orao um hbito pessoal. Este o princpio da meditao. A orao um poderoso antdoto contra o estresse. Euma ferramenta dada por Deus para que voc possa livrar-se de suasansiedades. Independentemente de quo ocupado pudesse estar, Jesus tinhacomo prtica habitual passar algum tempo com Deus. Se Jesus reservava umtempo para orar quando estava ocupado, quanto mais eu e voc precisamosorar! Algum tempo em silncio, sozinho com Deus, pode servir de sala dedescompresso para o estresse da vida. Conversamos com Deus em orao,

    contamos a ele o que se passa em nossa mente e deixamos que ele faleconosco enquanto lemos a Bblia. Depois, olhamos nossa agenda, avaliamosnossas prioridades e esperamos a instruo. (Em meu livro Personal BibleStudy Methods [Mtodos de estudo bblico pessoal], h uma explicaodetalhada sobre como desenvolver o hbito de separar um tempo devocionaldirio com Deus e persistir nele.)

    Muitos de nossos problemas devem-se a nossa incapacidade depermanecer em silncio. Ns simplesmente no sabemos ficar quietos. Namaioria das vezes, no conseguimos ficar no carro por cinco minutos sem ligaro rdio.

    Se voc chega a sua casa e percebe que est sozinho, qual a primeiracoisa que faz? (Provavelmente liga a TV). O silncio deixa-nos desconfortveis.Contudo Deus diz: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (SI 46.10; RA). Umadas razes pelas quais muitas pessoas no conhecem Deus pessoalmente ade que elas no conseguem se aquietar. Esto ocupadas demais para seaquietarem e pensarem.

    Algum disse certa vez: "Parece ironia, mas, quando o homem se perde,ele duplica sua velocidade". como o piloto da Fora Area que, durante aSegunda Guerra, sobrevoava o Pacfico. Quando entrou em contato com a

    torre, o controlador perguntou-lhe: Onde voc est? No sei respondeu o piloto mas estou batendo o recorde de

    velocidade!Muitas pessoas so assim: passam a vida correndo sem saber para onde

    esto indo. Precisamos iniciar nossa manh com orao, como Jesus fazia, edepois, ao longo do dia, devemos parar e orar novamente para recarregarnossa bateria espiritual.

    Recreao: separe tempo para desfrutar a vidaCerta vez os doze discpulos de Jesus reuniram-se em torno dele e

    contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Devido ao grande nmero depessoas que iam e vinham, no tiveram tempo nem mesmo para comer. Ento,Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem umpouco" (Mc 6.31). O sexto princpio para controlar o estresse : separe tempo

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    8/60

    para desfrutar a vida. E o princpio do descanso e da recreao. Jesus olhoupara aqueles homens que haviam trabalhado duro e sem descanso e disse:"Vocs merecem uma folga hoje. Vamos descansar. Vamos parar um pouco".Ento, eles entraram num barco, remaram at o outro lado do lago e foramdescansar no deserto.

    Uma das razes para Jesus suportar o estresse era a de que ele sabiaquando descansar. No raro ele ia s montanhas ou ao deserto para descansar.

    Descanso e recreao no so opcionais. Alis, a importncia dodescanso to grande que Deus o incluiu nos Dez Mandamentos. O sbado foifeito para o homem porque Deus sabe que a nossa constituio fsica, mental eemocional necessita de pausas peridicas. Jesus sobreviveu ao estresse porquedesfrutava a vida. Um de meus versculos favoritos Mateus 11.19 na Phillips

    Paraphrase Bible diz que Jesus "aproveitava a vida". Paulo escreve queDeus nos prov ricamente todas as coisas para nossa satisfao (lTm 6.17).Uma vida equilibrada fator essencial para controlarmos o estresse.

    Transformao: entregue seu estresse a Cristo O oitavo princpiopara podermos controlar o estresse um do qual Jesus no necessitava,

    porque ele o Filho de Deus; ns, porm, necessitamos dele, pois somosmeramente humanos. Jesus diz: "Venham a mim, todos os que esto cansadose sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocs o meu jugo eaprendam de mim, pois sou manso e humilde de corao, e vocs encontrarodescanso para as suas almas. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve"(Mt 11.28-30). Portanto o ltimo princpio para controlarmos o estresse :entregue seu estresse a Cristo. Voc nunca desfrutar completamente a pazinterior at que tenha um relacionamento com o Prncipe da Paz.

    Jesus no disse: "Venham a mim e eu lhes trarei mais culpa, mais fardos,mais estresse e mais preocupaes" ainda que parea ser isso o que muitosensinam! Algumas igrejas tendem a aumentar a presso em vez de alivi-la.Mas Jesus disse: "Eu quero lhe dar descanso. Sou eu quem alivia o seuestresse. Quando voc estiver em harmonia comigo, eu lhe darei forainterior". Cristo pode transformar sua vida estressada numa vida plena desatisfao. Nossa maior fonte de estresse oriunda da tentativa de vivermosseparados daquele que nos criou, de trilhar nossos prprios caminhos e desermos nosso prprio deus.

    Do que voc precisa? Se voc nunca entregou sua vida a Cristo, necessitade uma transformao. Entregue a ele a sua vida, com todo seu estresse, e

    pea: "Senhor, por favor, d-me uma nova vida. Substitua a presso que sinto,pela paz que o Senhor oferece. Ajude-me a seguir os princpios que o Senhorensina para controlar o estresse".

    2 - Como posso superar o fracasso?

    Um fracasso pode-se tornar um degrau para o sucesso. Um incidente navida de Pedro (Lc 5.1-11) ilustra muito bem essa verdade maravilhosa. Pedro eseus amigos haviam pescado a noite toda, sem pegar peixe algum. H umagrande possibilidade de isso ter sido um fato indito, uma vez que Pedro era

    pescador por profisso. Certamente no era novato. Provavelmente, tinha asmelhores redes, um bom barco e sabia exatamente o lugar onde poderia pegarmais peixes. Pedro trabalhara a noite inteira, pois seu sustento dependia deuma boa pescaria. Mesmo assim, voltou de mos vazias. H momentos em que

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    9/60

    at mesmo os melhores falham.No dia seguinte, os discpulos lavavam as redes na praia sentindo-se

    muito cansados e desanimados. Naquele momento, Jesus aproximou-se deles edisse: "Pedro, eu gostaria de usar seu barco para pregar". Pedro deixou Jesusentrar e levou o barco para um pouco mais longe da margem, de onde Jesuspudesse falar para a multido na praia.

    Aps terminar sua mensagem, Jesus disse aos discpulos: "Vamos pescar.

    Vamos para guas mais profundas". Tambm disse aos outros: "Lancem asredes para a pesca".

    Pedro, porm, respondeu: "Mestre, esforamo-nos a noite inteira e nopegamos nada. Mas, porque s tu quem est dizendo isso, vou lanar asredes". Quando os discpulos obedeceram, pegaram tantos peixes que suasredes se romperam.

    Quando nosso melhor no suficienteO que essa histria nos ensina sobre o fracasso? Jesus nunca realizou um

    milagre sem um propsito. Ele sempre utilizou os milagres para ilustrarprincpios. Esse incidente revela-nos o que fazer quando nosso melhor no

    suficiente.H momentos em que voc d o melhor de si e, ainda assim, fica longe do

    alvo. Voc estuda com dedicao para uma prova, mas tira apenas "C". Vocd duro para melhorar seu casamento, mas, mesmo assim, no v nenhumprogresso. Em certas ocasies, a vida pode ser dura e ficamos tentados adesistir. Voc pode at dizer: "De que adianta? Vou fracassar mais uma vez. Oque poder fazer a diferena?".

    A parte interessante da histria a comparao entre as duas pescarias.Os discpulos haviam trabalhado a noite toda sem apanhar nada. Mais tarde,porm, eles pescaram por dez minutos e pegaram peixes como nunca. Era omesmo lago, o mesmo barco, as mesmas redes e os mesmos pescadores.Ento, o que fez a diferena?

    De fato, h trs diferenas entre as duas pescarias, e essas diferenasensinam-nos os princpios que devemos seguir quando nossos melhoresesforos terminam em fracasso. Creio que qualquer um que aplicar osprincpios alcanar sucesso verdadeiro na vida. Deus tinha a inteno de queesses princpios fossem de fcil entendimento, de modo que todos pudessemser beneficiados.

    Antes de mais nada, porm, voc precisa entender que Deus est

    interessado em seu sucesso; ele no deseja v-lo fracassar. Suponhamos que,um dia, minha filha Amy me dissesse: "Pai, eu sou um fracasso total na vida.Tudo em que coloco a mo desmorona. Meus problemas so insolveis. Noconsigo fazer nada certo. Sou um fracasso total e nunca vou mudar".

    Por acaso eu responderia "Oh, estou to feliz que voc tenha me ditoisso! Isso me faz sentir to bem!"? No, claro que no. Como pai, quero quemeus filhos sejam bem-sucedidos, sejam o melhor que puderem ser. De igualmodo, nosso Pai Celestial tambm quer que sejamos bem-sucedidos na vida nos aspectos pessoal, familiar e espiritual, assim como em todos os nossosrelacionamentos.

    Aproprie-se da presena de Deus em sua vidaO primeiro princpio para alcanar o sucesso encontra-se em Lucas 5.3:Jesus estava no barco com os discpulos. A presena de Cristo fez uma grandediferena! Desta vez os discpulos no estavam pescando sozinhos, Deus

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    10/60

    estava com eles. O primeiro princpio para uma vida bem-sucedida este:aproprie-se da presena de Deus em sua vida. Em outras palavras, Jesusprecisa estar em seu barco. Este o ponto de partida. Nada influenciar maisseu sucesso pessoal do que estar ou no vivendo com Cristo em sua vida. Navida de Pedro, o barco representava sua subsistncia. Se voc for pescador,seu barco ser seu negcio! E importante salientar que Pedro colocou seubarco disposio de Jesus. Cristo usou o trabalho de Pedro como plataforma

    para ministrar.Deus tem acesso ao seu trabalho? Seu negcio est disposio de Deus

    para que ele o use a qualquer hora? H abertura para que Deus ministre spessoas por meio de seu emprego? E muito comum tentarmos separar osecular do espiritual. Temos nossa vida crist totalmente separada de nossacarreira. Mas isso impede que Deus abenoe nosso negcio ou nosso emprego.Deus vai abenoar tudo que voc entregar a ele. Se voc lhe entregar toda suavida, ele vai abeno-lo em todas as reas. Mas se voc lhe entregar apenasparte dela, ele abenoar apenas aquela poro.

    Um amigo disse-me que, como presidente de sua empresa, ele convida

    Deus para estar presente em cada reunio. Ele relatou que, em conseqnciadisso, menos erros so cometidos e a diretoria tem mais paz interior paratomar decises difceis.

    Quando Jesus est no barco, sua presena elimina o medo do fracasso ereduz nossa preocupao com os resultados. Quando Pedro permitiu que Jesusfosse seu companheiro na pescaria, os resultados foram incrveis: ele pegoutantos peixes como nunca havia pescado sozinho. Contudo preste ateno seqncia dos fatos. Primeiro, Pedro usou seu barco para o propsito de Cristo.Jesus utilizou o barco para alcanar as pessoas. Ento, depois que Cristo tinhausado o barco para seus propsitos, Deus tomou conta das necessidades dePedro.

    Deus nos prometeu: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus ea sua justia, e todas estas coisas lhes sero acrescentadas" (Mt 6.33). Issosignifica que, se eu entregar toda minha vida a Cristo, colocando-o em primeirolugar em todas as reas, ento ele abenoar tudo? Sim, essa a promessa deDeus para voc.

    Coopere com o plano de DeusO segundo princpio encontra-se em Lucas 5.4: quando os discpulos

    foram pescar pela segunda vez, pescaram sob a direo de Cristo, seguindo

    fielmente suas instrues. No apenas devemos nos apropriar da presena deDeus em nossa vida, mas tambm devemos cooperar com sua presena emnossa vida.Jesus disse a seus discpulos onde, quando e como pescar. QuandoDeus est dirigindo sua vida, no h como fracassar. Como Ethel Waters afir-ma: "Deus no patrocina fracassados".

    A reao de Pedro orientao de Jesus foi linda. Em primeiro lugar, eleno discutiu. Ele no disse: "Um instante, Jesus. Quem voc para me dizercomo pescar? Voc no sabe que sou Simo Pedro? Sou o melhor profissionaldeste lago. Bati todos os recordes. Quem voc para me dizer como pescar?".Ele tambm no perguntou: "Senhor, isso mesmo?". Ele no hesitou e no fez

    nenhuma pergunta. Talvez tenha passado pela mente de Pedro que, se ele nohavia pescado nada a noite toda, certamente no iria pegar nada bem no meiodo dia, com o sol brilhando sobre a gua. Do ponto de vista humano, no era ahora certa tudo parecia ridculo. Contudo, Pedro no questionou; ele apenas

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    11/60

    obedeceu.Ele tambm no deu ateno aos seus sentimentos. Tenho certeza de

    que ele estava muito cansado aps ter trabalhado a noite inteira, mas ele noperguntou: "De que adianta? Por que eu deveria continuar?". A atitude dePedro foi perfeita. Ele estava pronto para cooperar com o plano de Deus.

    Por que voc acha que Jesus disse a Pedro "afaste-se um pouco dapraia?". Acredito que seja porque os peixes maiores esto em guas mais

    profundas. Em guas rasas, voc s pega peixes pequenos. A maioria daspessoas vive nas guas rasas da vida. Elas vivem apenas na superfcie. Suavida no tem profundidade porque esto satisfeitas em ficar somente namargem, sem nunca se lanar a guas profundas. Por qu? Porque a gua rasa mais segura. Elas pensam: "Se eu for s guas profundas pode haver ondas.Elas podero sacudir meu barco e ele poder afundar. Portanto vou ficar aquionde seguro e confortvel, pegando alguns peixinhos".

    Quando Deus trabalha em nossa vida, sempre h um risco envolvido,porque Deus quer que vivamos pela f. Muitos cristos mal molham os psporque tm medo de molhar a cabea. Eles pensam: "Se meu compromisso

    com o Senhor tornar-se realmente srio, ele poder tornar-me um fantico.Posso virar um maluco religioso. O que meus amigos vo pensar?". Por isso aspessoas se satisfazem em viver na superficialidade e acabam perdendomuito.

    O plano de Deus para sua vida um plano bom, um plano que lhe trarbenefcios. Deus diz: "Deixe-me entrar em seu barco. Permita que minhapresena seja sentida em todo lugar: no seu emprego, na sua famlia, no seucasamento, em todas as reas. Deixe-me conduzi-lo; coopere com meu plano".

    Espere Deus agirO terceiro princpio encontra-se no versculo 5: "Porque s tu quem est

    dizendo isso". Para superar o fracasso, voc deve antever as promessas deDeus para sua vida. Na segunda tentativa, os discpulos agiram com base napromessa de Deus. Eles foram pescar mais uma vez porque acreditaram queDeus traria os peixes. No entanto Jesus no disse especificamente: "Pedro, sevoc for pescar comigo, prometo que ser sua maior pescaria". Ele no preci-sou dizer isso porque viu que Pedro entendera a situao toda. Jesus mandouque ele fosse pescar, entrou tambm no barco e lhe disse exatamente ondelanar as redes. Depois de tudo isso, as redes certamente no voltariamvazias! Pedro esperou que Deus agisse. Ele sabia que Deus manteria sua

    promessa. Pedro no estava confiando meramente em sua capacidade e,portanto, no temia o fracasso. Ele anteviu as promessas de Deus.Quando Deus est presente em seu barco, quando o plano de Deus est

    na sua mente e as promessas divinas em seu corao, voc no pode falhar.Espere resultados maravilhosos!

    Pode dar certo em sua vidaTalvez voc esteja dizendo: "Isso parece timo, mas voc no conhece

    minha situao. Neste exato momento, sinto-me derrotado pelos problemasque estou enfrentando. Estou passando por momentos muito difceis". Se vocse sente derrotado pelas circunstncias, deixe-me sugerir-lhe um antdoto.

    Comece a ler a Bblia para encontrar uma promessa especfica de Deus e, en-to, comece a reivindic-la. Espere Deus agir e voc perceber que a promessade Deus vai injetar esperana numa situao desesperadora. E muito comumque o verdadeiro sucesso comece no fracasso.

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    12/60

    Conheo um casal cujo relacionamento estava severamente abalado,numa situao que parecia irreparvel. Mas eles sentiram que Deus lhes dizia:"Eu quero que vocs permaneam juntos. No desistam".

    Sem nenhuma evidncia exterior, eles tomaram a atitude de Pedro:"Senhor, trabalhamos neste casamento por muito tempo sem alcanar nenhumresultado, mas porque tu dizes assim, ns vamos continuar". Hoje, eles tm umcasamento feliz e um ministrio dinmico, juntos.

    Observe os resultados (v. 6): os discpulos "pegaram tal quantidade depeixes que as redes comearam a rasgar-se". Deus abenoou-os com mais doque aquilo de que eles necessitavam. E sempre assim quando voc se apropriada presena de Deus, coopera com seu plano e antev suas promessas vocser abenoado com mais do que o suficiente. Alis, o versculo 7 mostra queos discpulos tiveram de repartir os resultados com os que estavam em outrobarco, para no naufragar! E maravilhoso viver assim!

    O ponto este: Deus no quer abenoar apenas sua vida. Ele querabeno-lo de tal forma que voc tenha de dividir as bnos com outros parano naufragar. Ele no quer apenas abenoar voc,mas quer abenoar outraspessoas por meio da sua vida pessoas cujas redes esto vazias. Deusabenoou os discpulos com mais do que eles poderiam necessitar para si. Omilagre foi tamanha surpresa a Pedro que ele gritou: "Senhor, eu no mereoisto! Sou pecador! Isto bom demais para mim". O incidente transformou avida de Pedro e dos outros discpulos.

    Jesus, ento, disse a Pedro: "No tenha medo; de agora em diante vocser pescador de homens" (v. 10). Em seguida, os discpulos atracaram seusbarcos e deixaram tudo para seguir a Jesus.

    Reflita sobre isso: quando chegaram terra, os discpulos deixaram paratrs, bem ali na margem, a maior pesca que j haviam feito e seguiram Jesus!Eles perceberam que, se Jesus podia realizar um milagre como aquele, poderiafazer qualquer coisa que quisesse. Eles descobriram que, enquanto oseguissem, suas necessidades seriam mais do que satisfeitas. Cristo tomariaconta deles, independentemente do que acontecesse. Eles queriam ter umrelacionamento com ele que fosse alm de apenas um nico milagre. Ento,Cristo convidou-os a tomarem parte na maior tarefa do mundo: "Farei de vocspescadores de homens. Vocs vo compartilhar as boas novas com outraspessoas".

    Tente mais uma vez, agora com Cristo

    Como esta histria se aplica a sua vida? Talvez voc esteja sentindo-secomo os discpulos antes de Jesus chegar: "Trabalhei a noite toda e voltei comuma rede vazia". Isso descreve a situao de seu casamento, do seu empregoou de algum outro problema pessoal? Voc sente que no teve nenhumprogresso e, por isso, disse para si mesmo: "De que adianta? Por que continuartentando? Para que me esforar?". Talvez voc se tenha tornado um tantoctico em relao vida.

    Pedro no foi ctico. Ele no disse: "Senhor, trabalhei dez horas e nopeguei nada. Isso deve significar que no h mais peixes neste lago". Ele sabiaque os peixes estavam l, e que ele apenas no tinha conseguido peg-los

    ainda. O fato de voc ainda no ter resolvido seu problema no significa queele no tenha soluo. Devido ao fracasso, geralmente aprendemos lies quenos ajudam a alcanar o sucesso. A mensagem de Deus para voc esta: "Nodesista. Tente mais uma vez, mas agora com Jesus no barco. Ele far toda a

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    13/60

    diferena".

    3 - Como posso derrotar a depresso?

    A depresso um dos maiores problemas mundiais hoje. Ela tem sidochamada de 'o resfriado comum das doenas emocionais'. fato que todos nspassamos por um momento ou outro de depresso, mas algumas pessoas

    esto deprimidas praticamente o tempo todo. At mesmo grandes homens deDeus ficaram deprimidos, e Elias foi um deles.Elias foi um formidvel porta-voz de Deus. Por trs anos, foi o porta-voz

    de Deus para a nao de Israel. Milagres de todos os tipos foram realizados esua nao, que seguira dolos pagos, estava passando por um despertamentoespiritual.

    Mas uma pessoa que realmente no gostava de Elias era Jezabel, a rainhade Israel. Mulher muito mpia, Jezabel odiava Elias, em parte porque ele tinhamuita influncia. Certa vez, depois de o profeta ter realizado um milagreparticularmente grandioso, o rei Acabe, marido de Jezabel, contou a ela tudo o

    que Elias fizera. Furiosa diante daquilo que ouviu, Jezabel enviou ummensageiro a Elias dizendo-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo origor, se amanh nesta hora eu no fizer com a sua vida o que voc fez com adeles" (lRs 19.2). Ela estava dizendo: "Se eu no matar voc em 24 horas,ento eu me mato".

    O mesmo Elias que, por trs anos, no temera nada, agora, quando ameaado por uma mulher, amedronta-se, foge para o deserto e fica deprimido(v. 3-5). Ele chega a um p de giesta, senta-se e ora pedindo para morrer. "Jtive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; no sou melhor do que os meusantepassados".

    Deprimido como Elias?Elias era um timo candidato depresso. Estava fisicamente cansado,

    emocionalmente exausto e algum ameaara sua vida. Naquele momento, eletinha diante de si uma salada de frutas emocional, com todos os tipos deproblemas: medo, ressentimento, culpa, ira, solido e ansiedade. Mas Deus dizque "Elias era humano como ns" (Tg 5.17). Ele tinha os mesmos problemasque ns e, nesta circunstncia, enfrentava a depresso.

    Elias estava to deprimido que se disps a morrer. Por que entramos emtais confuses emocionais? Devido a pensamentos enganosos. O fato quenossas emoes so fruto de nossos pensamentos.

    Se voc pensar de modo negativo, vai-se sentir deprimido. Suas emoesso determinadas pelo modo como voc interpreta a vida. Se voc olh-la deum ponto de vista negativo, vai-se sentir deprimido.

    Se voc quer-se livrar de emoes negativas, ter de mudar seu modo depensar. A Bblia diz que voc pode ser transformado pela renovao da suamente (Rm 12.2). A nica maneira de mudar sua mente e suas emoes mudar o seu modo de pensar. Para superar a depresso voc tem de corrigirsuas atitudes incorretas em relao vida. E por isso que Jesus disse: "E co-nhecero a verdade e a verdade os libertar" (Jo 8.32). Se olhar para as

    situaes do ponto de vista correto, voc no ficar deprimido.Concentre-se nos fatos, no nos seus sentimentosPor que Elias ficou deprimido? Porque ele se deixou dominar por quatro

    sentimentos que todos experimentam quando esto deprimidos. O primeiro

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    14/60

    est descrito no versculo 3: "Elias teve medo e fugiu para salvar a vida". Elechegou a um p de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo para morrer:"Senhor, j tive o bastante. Estou farto. No posso mais suportar isso. Estouapenas desperdiando minha vida. Estou tentando te servir, mas ningum faz oque certo. Estou cansado; no adianta tentar; estou desistindo".

    Qual foi seu primeiro erro? O mesmo que cometemos quando estamosdeprimidos: ns nos concentramos em nossos sentimentos, e no nos fatos.

    Isso acontece sempre que estamos deprimidos. Concentramo-nos em como nossentimos em vez de focalizarmos a realidade. Elias sentia-se fracassado devidoa um incidente que o havia amedrontado. Ele pensou consigo mesmo: "Sou tocovarde o que estou fazendo?" Portanto, porque ele se sentia umfracassado, assumiu que era um fracassado.

    Isso se chama raciocnio emocional, e destrutivo. o pensamento quesegue esta linha: "Eu sinto; portanto deve ser verdade". Msicos, atletas eestrelas de TV, para citar alguns, sabem que, com bastante freqncia, apsuma atuao, sentem-se como se tivessem falhado. Contudo eles tambmsabem que precisam aprender a ignorar esses sentimentos porquesentimentos nem sempre so verdadeiros. Sentimentos no so fatos; eles somuito pouco confiveis.

    Poucas semanas aps ter-me casado com Kay, acordei certa manh edisse:

    Sabe, querida, eu simplesmente no me sinto casado. Ela respondeu: No tem problema, Buddy. Voc est!Nem sempre me sinto perto de Deus, mas isso no significa

    necessariamente que eu esteja longe dele. Nem sempre sinto que sou cristo,mas eu o sou. De maneira geral, os sentimentos so mentirosos; portanto,quando nos concentramos em nossos sentimentos e no nos fatos, estamosprestes a ter problemas. Por exemplo: aps cometermos um erro numadeterminada rea, a tendncia a de nos sentirmos um fracasso total na vida.Essa uma idia errada. Todos ns podemos cometer algum erro. Podemosfracassar numa rea sem sermos um fracasso como pessoas.

    A maioria dos psiclogos cr que a chave para a sade dar vazo aossentimentos. Tomar conscincia deles. Liber-los. Coloc-los para fora. Todaviaessa no a soluo completa, pois os sentimentos no so confiveis. A Bbliano pede que conheamos nossos sentimentos, mas, sim, que conheamos averdade, pois a verdade que nos liberta.

    No se compare aos outrosO segundo erro cometido por Elias pode ser observado no que ele diz emseguida: "J tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; no sou melhor do queos meus antepassados". O segundo erro que leva depresso quecomeamos a nos comparar com outras pessoas. A maior parte das pessoas caina armadilha de pensar: "Se eu pudesse ser como fulano, ento seria feliz".

    Quando voc comea a se comparar com outras pessoas, certamenteest procurando encrenca. A Bblia diz que isso no sbio e perigoso (2Co10.12). No se compare a outra pessoa porque cada pessoa nica. H apenasuma pessoa que voc pode ser, e essa pessoa voc. Isso tudo o que Deus

    quer. E tudo o que ele espera de voc.Quando comeamos a nos comparar com outros, camos em mais umaarmadilha: tendemos a comparar nossa fraqueza com a fora dos outros,esquecendo que aquelas pessoas tambm tm reas nas quais podem ser

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    15/60

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    16/60

    que nem todos estavam contra ele. S uma pessoa se colocou contra ele demaneira violenta e sua ameaa no era verdadeiramente uma ameaa. Se Eliastivesse meditado sobre isso, em vez de ter dado ateno a seus sentimentos,teria percebido que Jezabel no se atreveria a mat-lo. verdade que a rainhaenviou um mensageiro para amea-lo "Amanh voc estar morto".Contudo, se Jezabel realmente tivesse a inteno de matar Elias, no teriamandado um mensageiro para amea-lo; teria simplesmente enviado um

    assassino!Jezabel era esperta demais para matar Elias. Ela reconhecia sua poderosa

    influncia e sabia que, se Elias fosse morto, ele se tornaria um mrtir. Issoaumentaria sua influncia e, provvel-mente, levaria o pas a uma revoluo.Alm disso, bem provvel que ela tivesse medo daquilo que Deus faria comela caso tocasse seu profeta. Por isso, ela apenas ameaou. Deixou-o fugir parao deserto porque, na verdade, no queria mat-lo. Apenas queria faz-loparecer um covarde perante a nao.

    Entretanto, Elias no parou para avaliar a ameaa. Ele simplesmentefugiu. Sempre exageramos o lado negativo quando estamos deprimidos. Tudo

    parece ruim. Quando estamos deprimidos, parece que o mundo inteiro estprestes a desabar. Na realidade, Elias no era a nica pessoa que permanecerafiel a Deus. Ainda havia 7 000 profetas que no se tinham curvado religiopag (v. 18). Elias exagerou o problema e isso piorou sua depresso.

    Cuide de suas necessidades fsicasQual foi o remdio divino para a depresso de Elias? Um remdio que

    voc tambm pode usar para sua depresso. Primeiro, cuide de suasnecessidades fsicas. Lemos que Elias se deitou embaixo de uma rvore eadormeceu. Mais tarde, um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Eleolhou ao redor e, ali, ao lado de sua cabea, estava um po assado sobrebrasas quentes e um jarro de gua. Ento, ele comeu, bebeu e adormeceunovamente.

    O anjo voltou pela segunda vez e disse: "Levante-se e coma, pois a suaviagem ser muito longa". Ento ele comeu e bebeu, e foi fortalecido pelacomida (v. 5-8).

    A soluo inicial de Deus para a depresso de Elias foi descanso, comidae relaxamento. As vezes, uma boa noite de sono faz maravilhas para o seuhumor. Quando voc est fisicamente cansado e mentalmente exausto, ficapropenso depresso. Observe quo ternamente Deus cuidou de Elias. Deus

    no o repreendeu dizendo: "Covarde! O que voc est fazendo aqui nodeserto.7". Deus no o humilhou nem o condenou. Tudo o que Deus fez foi-lhedar comida e descanso. Deus promoveu sua restaurao fsica. Este foi o pontode partida. Se voc est deprimido, o primeiro passo para a recuperao cuidar do seu fsico. Cuide das necessidades de sua sade. Talvez voc preciseser mais cuidadoso com sua dieta, dormir mais ou comear um programa deexerccios. Sua sade influencia profundamente o seu humor.

    Entregue suas frustraes a DeusO prximo passo para solucionar a depresso entregar suas frustraes

    a Deus. Depois disso, Elias foi para uma caverna e passou a noite ali. Pela

    manh, o Senhor lhe perguntou: "O que voc est fazendo aqui, Elias?".Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, o Deus dosExrcitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliana, quebraram os teus altares, emataram os teus profetas espada. Sou o nico que sobrou, e agora tambm

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    17/60

    esto procurando matar-me" (v. 9,10). Elias colocou para fora tudo o queestava sentindo. Deus permitiu que ele desabafasse. Deus no ficou chocadocom as reclamaes de Elias.

    Alis, Deus diz: "Quando voc estiver exasperado, conte-me o que sente.Eu j sei como voc , no vou ficar chocado". Deus permitiu que Eliasdesabafasse suas emoes reprimidas, sem critic-lo nem conden-lo. Demaneira geral, compartilhar seus sentimentos com um amigo cristo sempre

    ajuda. E uma catarse uma limpeza, um desabafo de tudo que lhe tempressionado e deprimido.

    Observe os seis sentimentos demonstrados por Elias. Primeiro, ele tevemedo (v. 3). Depois, ficou ressentido (v. 4). Ele disse: "Estou cansado de tudo eno sou melhor que meus ancestrais". Ele tambm estava com baixa auto-estima e sentia-se culpado. Em seguida, Elias reclamou que trabalhara duropara nada (v. 10). Ele estava irado. E, depois, disse: "Estou sozinho" (v. 10). Elesentia-se solitrio. Por fim, acrescentou: "E agora tambm esto procurandomatar-me". Ele estava preocupado. Quando voc junta medo, ressentimento,culpa, ira, solido e preocupao, ento est pedindo para ficar deprimido!

    Foi por isso que Deus deixou que Elias simplesmente colocasse tudo issopara fora. Ele perguntou: "Elias, o que est frustrando voc? O que estconsumindo voc?". Quando voc est deprimido, exatamente isso o queprecisa fazer: contar tudo ao Senhor.

    Uma nova percepo de DeusO terceiro passo para solucionar a depresso consiste em adquirir uma

    nova percepo da presena de Deus em sua vida. O Senhor disse a Elias:"Saia e fique no monte, na presena do SENHOR, pois o SENHOR vai passar" (v.11). Ento, um vento muito forte separou os montes e despedaou as pedras,mas o Senhor no estava no vento. Depois do vento veio um terremoto, mas oSenhor tambm no estava no terremoto. Depois do terremoto veio fogo, maso Senhor tambm no estava no fogo. Depois do fogo veio uma brisa suave e,ao ouvir isso, Elias cobriu o rosto com sua capa. Ele sabia que era o Senhor e,por isso, saiu e ficou na entrada da caverna.

    Deus manifestou o seu poder por meio do vento, do terremoto e do fogo,mas ele no falou com Elias por meio de nenhum deles. O que realmente atraiua ateno de Elias foi a voz mansa e serena o murmrio de uma brisa suave.Ainda hoje, Deus fala conosco por meio da quietude e da tranqilidade nopor meio de uma grande e dramtica demonstrao de fogo e poder. Deus

    lembrou a Elias que ele ainda estava bem ali, ao lado dele.Se voc estiver deprimido, pegue sua Bblia e v at o mar, a um lago, ouao campo. Sente-se, leia a Bblia e fique sozinho com Deus. Deixe apenas queDeus o ame e fale com voc. Deixe-o suprir suas necessidades e permita-sedesfrutar de sua presena. No h antidepressivo melhor do que comunho eamizade com Deus.

    Nova direo na vidaO quarto passo para superar a depresso o de deixar que Deus d nova

    direo a sua vida. O Senhor disse a Elias: "Volte pelo caminho por onde veio, ev para o deserto de Damasco. Chegando l,..." (v. 15). Ento, Deus d a Elias

    uma nova tarefa. Ele o fez voltar ao trabalho. O caminho mais rpido paraderrotar a depresso parar de sentir autocomiserao. Tire os olhos de simesmo e comece a olhar para as necessidades dos outros. Envolva-se na vidadas pessoas e compartilhe o que voc tem recebido de Deus. Voc vai-se

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    18/60

    desanimar se ficar constantemente olhando para si mesmo. Jesus disse:"Percam a vida para encontr-la" (cf. Mt 16.25). Ajude outras pessoas.

    Quando estamos deprimidos temos a tendncia de pensar: "Como Deuspoder usar-me? Sou um fracasso. Continuo cometendo os mesmos erros.Decepcionei a mim mesmo e, com certeza, devo ter decepcionado a Deus".Mas voc nunca poder decepcionar a Deus porque a decepo s acontecequando algum espera algo diferente daquilo que voc faz. A verdade que

    Deus sabe tudo sobre voc. Ele sabe como voc vai agir no futuro. Por issoDeus no fica decepcionado quando o futuro chega. Deus sabe que voc humano, pois foi ele quem o criou. Ele conhece sua personalidade.

    Permita que Deus lhe d novo propsito e nova direo. Ele no desistiude voc. Voc estragou tudo? No importa! Se voc permitir, Deus vai ergu-loe comear tudo de novo. Um erro (ou cem) no desqualifica voc para a vida.

    Jesus Cristo quer tir-lo da depresso. Ele pode ajud-lo; pode cur-lo dadepresso. Voc no precisa viver manipulado por suas emoes. Suasemoes so controladas por seu pensamento e, ainda que no possa control-las diretamente, voc pode controlar o que pensa. Voc pode decidir mudar

    seus pensamentos. Deixe Deus transformar aqueles conceitos falsos eperigosos como "Se todos me criticam, isso quer dizer que no tenho valor";"Somente me sentirei realizado na vida se for aceito e amado por todos"; "Noposso admitir nenhuma rea mais fraca na minha vida; se eu no for perfeito,ento serei um fracasso." So pensamentos desse tipo que levam depresso.Jesus sabia da importncia do pensar corretamente e, por isso, ele disse: "Econhecero a verdade, e a verdade os libertar" (Jo 8.32). Quanto maisconhecer Jesus, mais livre voc ser.

    Voc pode mudarVocpode mudar. Mas onde comear? Estabelecendo um relacionamento

    pessoal com Cristo. Voc se torna aquilo que a Bblia chama de algum que"nasceu de novo". Isso no cura instantaneamente toda depresso, mas, semCristo em sua vida, voc no ter poder para mudar. Ele quer fazer parte deseu viver e, se voc lhe der o controle, ele o ajudar. Se Cristo estiver em suavida, pea que ele lhe d um novo propsito, uma nova razo para viver. Vocprecisa de uma razo maior para viver alm de voc mesmo. Pessoas quevivem para si ficaro deprimidas. Voc precisa de algo maior que tire suaateno de si mesmo, ou seja, voc precisa ter um relacionamento com Cristo,o todo-poderoso Filho de Deus.

    4 - Como posso viver uma vida abundante?

    Deus nunca desejou que voc vivesse uma vida medocre ou mediana.Voc foi designado para a excelncia e foi criado de forma nica. Em vez de serum em um milho, voc , na verdade, um em cinco bilhes! No h maisningum como voc: voc nico.

    Todos queremos ser reconhecidos. Alis, no apenas queremos serreconhecidos, mas, para o bem de nossa sade emocional, precisamos dereconhecimento. Quando minha filha Amy era bem pequena, ela me dizia:

    "Olhe, papai; olhe, papai!" Ela queria ter reconhecimento. Ela queria destacar-se da multido.Com os adultos acontece a mesma coisa, a no ser pelo fato de que no

    fazemos isso de modo flagrante. No entanto fazemos isso por meio de nosso

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    19/60

    carro, nossas roupas, nossa casa. Estamos o tempo todo dizendo: "Olhem paramim todos vocs, olhem para mim!". Sentimos necessidade de serdiferentes, de ser excelentes e de nos destacar dos outros.

    Destacando-se na multidoA passagem de l Crnicas 4.9,10 fala-nos sobre um homem chamado

    Jabez. Os primeiros nove captulos desse livro so formados por genealogias,com uma lista de mais de seiscentos nomes. No meio de todos eles, Deus

    escolheu um homem para receber um reconhecimento especial, e seu nome Jabez.

    H apenas dois versculos em toda a Bblia que falam sobre esse homem,mas, ainda assim, ele recebeu uma meno honrosa que o colocou acima deoutras seiscentas pessoas. Por que Deus disse que esse homem se diferencioudos outros? O que ele fez para que seu nome fosse preservado por mais dequatro mil anos? "Jabez foi o homem mais respeitado de sua famlia". Sua meo chamou Jabez porque "com muitas dores o dei luz" (v. 9).

    Jabez pediu a Deus: "Ah, abenoa-me e aumenta as minhas terras! Que atua mo esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E

    Deus atendeu ao seu pedido.Grandes ambiesH trs segredos na vida desse homem trs princpios que tambm

    podem levar voc a desfrutar de uma vida abundante. Primeiro princpio: Jabeztinha uma grande ambio. Enquanto seus amigos estavam satisfeitos comuma vida mediana, medocre, Jabez disse: "Eu quero que Deus me abenoe. Euquero algo grande. Eu quero fazer algo significativo com minha vida". Ele noqueria ser comum. Ele no queria ser medocre. Ele queria desenvolver-se ecrescer. Ele pediu: "Deus, abenoa-me e aumenta o meu territrio!". Jabeztinha uma grande ambio e, mais do que tudo, ele queria a bno de Deusem sua vida. Hoje em dia h muitas pessoas que esto deriva. Elas no tmmetas, planos, propsitos nem ambies, e o resultado disso que nuncaalcanam muito. Elas simplesmente existem.

    O primeiro princpio para ter uma vida abundante ter uma grandeambio. Voc precisa ter um sonho. Se voc no tiver um sonho, estar deriva. Quando voc pra de sonhar, comea a morrer. Quando voc pra detraar objetivos, pra de crescer. Voc precisa de algo que o impulsione parafrente, uma meta de excelncia. Enquanto seu horizonte estiver seexpandindo, voc ser um ser humano emocionalmente saudvel. Deus o fez

    para crescer; ele quer que voc cresa, expanda e desenvolva-se. Deus temum propsito para sua vida, e a chave para o sucesso descobrir essepropsito e cooperar com ele. Deus nunca desejou que voc atravessasse avida desanimado, imaginando o que est fazendo aqui e para onde est indo.Deus quer que voc tenha uma grande ambio. Uma vida sem desafios emetas pode ser resumida numa palavra: tdio.

    H trs conceitos falsos que nos impedem de ter grandes ambies.Nosso primeiro erro que confundimos humildade com medo. Afinnamos: "Ah,eu nunca poderia fazer isso" e pensamos que estamos sendo humildes. Masessa no a humildade verdadeira. Isso medo; isso falta de f. Uma pessoa

    realmente humilde diria: "Com a ajuda de Deus eu posso realiz-lo. Com abno de Deus eu irei realiz-lo. Posso no ser capaz de conseguir sozinho,mas, com a ajuda de Deus, conseguirei". Essa a verdadeira humildade.

    O segundo erro que temos a tendncia de confundir contentamento

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    20/60

    com preguia. E verdade que Paulo disse: "Aprendi a adaptar-me a toda equalquer circunstncia" (Fp 4.11)- Mas isso no significa que no devamosestabelecer uma meta. Paulo no estava dizendo: "Aprendi a no estabelecernenhuma meta, e no tenho nenhuma ambio nem desejos para o futuro". Eleestava dizendo: "Embora minhas metas possam no ter sido alcanadas ainda,aprendi a aproveitar ao mximo o dia de hoje. Estou feliz hoje, mesmo tendosonhos e ambies que ainda no se realizaram". Se contentamento fosse uma

    desculpa para preguia, quem teria alimentado os pobres e se preocupado coma fome mundial, a igualdade e a justia? Algum iria estudar? Uma criana daterceira srie diria: "Aprendi a viver contente com a terceira srie" e noestudaria mais. No devemos confundir contentamento com preguia.

    O terceiro erro que confundimos pensamentos limitados comespiritualidade. Algumas pessoas dizem: "Eu sirvo a Deus do meu jeito".

    Minha resposta : "Bem, por que no comea a servi-lo de um modogrande? Deixe Deus us-lo mais!"

    Outras pessoas dizem: "Bem, eu sou do jeito que sou. Foi assim que Deusme fez". E errado culpar a Deus por sua falta de crescimento. No confunda

    pensamento limitado com espiritualidade.Crescimento na fO segundo princpio para uma vida abundante : voc precisa crescer na

    f.Jabez no tinha apenas uma grande ambio; ele tinha uma f que crescia.Ele tinha uma profunda confiana em Deus. Tinha f suficiente para orar eaguardar a resposta. Ele era como William Carey, que disse: "Empenhe-se emrealizar grandes coisas para Deus; espere grandes coisas de Deus".

    A Bblia revela-nos alguns fatos interessantes sobre Jabez. Primeiro, noh meno de que Jabez tivesse alguma habilidade, talento ou dom especial. ABblia no diz que ele era rico ou instrudo. Ele era simplesmente um homemcomum com uma f incomum. No se preocupe com o que voc no tem, serealmente tiverf! Deus lhe dar o poder necessrio. Deus ama usar pessoascomuns que crem nele, que desejam confiar nele.

    A f de Jabez levou-o a crer que Deus o ajudaria em suas metas e seusplanos. H algo mais importante do que ter talento, mais importante do quehabilidade ou instruo a f. crer que Deus vai operar por meio da suavida. Conheci muitas pessoas talentosas que esto sentadas em seus bancos,enquanto pessoas comuns, cheias de f, esto tomando a dianteira. Essaspessoas crem em Deus e, portanto, Deus pode us-las. Tais como Jabez, elas

    so pessoas comuns, com uma f incomum.O segundo princpio importante que Jabez aparentemente tinha algumtipo de deficincia ou debilidade. Na lngua hebraica a palavra "Jabez" significa"doloroso". Voc gostaria de se chamar "Doloroso"? "L vem o Doloroso". "Lest o velho Doloroso". Jabez causou tanto sofrimento a sua me quandonasceu que ela o chamou de Doloroso. E possvel que ele no tenha sidodesejado nem amado. Seu nome era uma lembrana constante de que at seunascimento tinha causado dor vida de outra pessoa. Mas Jabez era mais forteque essa deficincia. Sua f o levou adiante.

    Indiferente a suas experincias dolorosas no passado, ele teve f para

    olhar adiante e contemplar coisas grandes no futuro.Qual a sua debilidade? E fsica? E espiritual? E uma infncia infeliz? Umemprego frustrante ou um problema no casamento? Qualquer que seja o seuproblema, Deus diz: "Tudo possvel quele que cr" (Mc 9.23).

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    21/60

    Orao genunaO terceiro princpio para a abundncia na vida de Jabez era sua vida de

    orao. Foi o pedido simples de Jabez que lhe proporcionou uma menohonrosa na Bblia, e milhares de anos mais tarde ainda estamos falando sobreele.

    Talvez voc tenha hesitado ao pedir coisas em orao. Talvez voc tenhapensado que seu pedido fosse egosta. A que tipo de orao Deus responde? A

    vida de Jabez ilustra trs coisas que podemos pedir a Deus e esperar suaresposta.

    O primeiro pedido de Jabez foi por poder de Deus em sua vida. Ele pediuum poder maior que o seu prprio para realizar seu sonho. Ele orou: "Eu queroque tu me abenoes. Quero teu poder em minha vida".

    E importante observar que o pedido de Jabez foi especfico: "Deus, isto o que eu quero de ti: quero que tu alargues minha terra; quero que expandasmeu territrio; eu quero uma propriedade maior".

    Voc ora a respeito de seus objetivos? Voc pede a ajuda de Deus emtudo o que est planejando? O terceiro princpio para viver uma vida

    abundante que voc precisa ter uma vida genuna de orao. primeiravista, a orao de Jabez parece egosta, no ? Ele orou: "Deus, eu quero quetu faas todas essas coisas para mim".

    Mas evidente que Deus aprovou a orao, porque ele respondeu a ela.O ponto este: a ambio no boa nem m; apenas um instinto bsico davida.Todos tm alguma ambio. Ela pode ser grande ou pequena, mas todostm alguma ambio na vida. Talvez sua ambio seja apenas acordar pelamanh, mas voc precisa ter alguma ambio para viver neste mundo.

    O que torna a ambio boa ou m? Uma s coisa: a motivao por trsdela. Os motivos de Jabez eram genunos porque Deus nunca honra um pedidoindigno. Medite nisto: Deus o desafia a pedir coisas grandes. O que voc pede aDeus quando ora? Deus o encoraja a pedir: "No tm, porque no pedem" (Tg4.2). Jeremias diz: "Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosase insondveis que voc no conhece" (Jr 33.3). Paulo diz que Deus " capaz defazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordocom o seu poder que atua em ns" (Ef 3.20). Isso significa que no h comovoc pedir demais para Deus. No h como voc sonhar com algo alto demaispara Deus. Se voc pudesse levar sua imaginao ao limite daquilo que cr quepossa acontecer, ainda assim Deus poderia fazer mais do que isso.

    Ele pode ir alm de sua imaginao. Deus diz: "Confie em mim. Pea-me.Tenha ambies grandes e uma f crescente; depois, coloque tudo isso diantede mim em orao genuna".

    O que voc quer que Deus faa em sua vida? Restaurar seu casamento?Pea a ele. Ajude-o a solucionar um problema? Pea a ele. Ajude-o a alcanarseus objetivos? Pea a ele. Deus no um grande policial que est no cuesperando que voc cometa um erro para poder autu-lo; Deus querabenoarsua vida.

    A segunda coisa que Jabez pediu em orao foi a presena de Deus emsua vida: "Que tua mo esteja comigo" (lCr 4.10). Jabez entendeu a lgica: "Se

    eu tiver um territrio maior, terei mais responsabilidade. Serei mais exigido e apresso ser maior. Vou realmente precisar da ajuda de Deus em minha vida".Por causa disso, Jabez pediu que Deus estivesse com ele. Quando voc pede apresena de Deus em sua vida, pode estar certo de que ele responder.

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    22/60

    A terceira coisa que Jabez pediu em sua orao foi que Deus protegessesua vida: "... guardando-me de males e livrando-me de dores" (v. 10). Ele pediuque Deus o protegesse. Por que pediu isso? Porque, naqueles dias, quanto maisterra voc tivesse, mais influncia teria e mais conhecido seria.

    Isto ainda vlido hoje: Quanto mais bem-sucedido voc , mais crticasreceber. Quanto mais territrio possuir, mais inimigos o atacaro. Quantomais voc se aproximar do Senhor e mais forte se tornar como cristo, mais o

    Diabo ir persegui-lo, porque ele no quer que voc cresa. Contudo, vocpode estar certo assim como Jabez estava de que, com a proteo deDeus, voc no precisa temer ningum nem coisa alguma.

    Se voc juntar os trs pedidos que Jabez fez, garanto que receber umavida abundante. Voc quer acabar com a mediocridade? Voc quer ver Deusoperar em sua vida? Voc quer obter respostas reais s suas oraes? Vocest cansado de vagar pela vida sem saber aonde est indo?

    Se voc realmente quer viver uma vida abundante, se voc quer o queDeus tem de melhor para sua vida, ento siga estes trs princpios que Jabezseguiu: tenha uma grande ambio, um vislumbre do que Deus quer fazer em

    sua vida; tenha uma f crescente em Deus, uma f que o capacite a esperar oimpossvel e estabelea uma vida genuna de orao, confiante em Deusenquanto voc caminha em direo ao seu sonho.

    5 - Como posso desfrutar da paz interior?

    Vivemos num mundo tenso e nervoso. Esta tem sido chamada a poca daansiedade. Todos enfrentamos situaes que nos deixam irritados, tensos eque nos roubam a paz interior. As principais causas de ataques do corao epresso alta so a tenso e o estresse. A cada ano gastam-se 500 milhes dedlares em tranqilizantes que so prescritos para reduzir o ritmo emocionaldas pessoas.

    A maior parte de toda essa tenso , na verdade, resultado de conflitosno resolvidos. Se voc discutir com algum no trabalho, ficar tenso atresolver a situao. Questes no resolvidas geram tenso em sua vida. Efrustrante e preocupante ter de tomar uma deciso importante e no saber oque fazer.

    O homem que tinha paz interiorMoiss foi um homem que aprendeu a resolver as questes bsicas da

    vida e, por conta disso, tornou-se o principal exemplo de como desfrutar de pazinterior. O fato de ele ter tomado as decises certas e definido o que eraimportante em sua vida capacitou-o a viver em paz consigo mesmo, a assumirgrandes responsabilidades e, ainda assim, permanecer calmo sob presso.Creio que Moiss foi o maior homem de f do Antigo Testamento. Em Hebreus11 a "Galeria de honra de Deus", onde esto os maiores homens e mulheresde f Moiss o mais mencionado. Moiss sabia ter paz consigo mesmo,sabia desfrutar de paz interior.

    Se algum tinha o direito de ficar tenso, essa pessoa era Moiss. Elesonhava tirar dois milhes de israelitas do Egito e conduzi-los pelo deserto at

    um novo pas chamado Israel, a Terra Prometida. Era um grande sonho, umsonho inspirado por Deus. Mas as pessoas reclamavam, discutiam e brigavampraticamente o tempo todo. Elas simplesmente no tinham f suficiente paraentrar na Terra Prometida e, por isso, passaram quarenta anos vagando pelo

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    23/60

    deserto at que todos os adultos, que haviam deixado o Egito, morressem.Depois disso, seus filhos tiveram permisso para entrar. Moiss no chegou aver seu sonho realizado, devido falta de f de seu povo.

    Ele tinha o direito de ser algum irritado, mas a Bblia nos diz que Moissera um homem manso (Nm 12.3, ARA; paciente, NVl). Contudo "manso" nosignifica "fraco". Mansido uma atitude de silenciosa confiana, de paz etranqilidade interior. A mansido impede que fiquemos irritados quando as

    coisas complicam. Mansido a atitude que diz: "Quando todos vm contramim, quando todos me criticam, quando as coisas esto tensas e tenho toda arazo para ficar nervoso e irritado, vou permanecer calmo. No vou perder apacincia". Apenas duas pessoas, em toda a Bblia, foram chamadas demansas: Jesus e Moiss. Por isso, Moiss um grande exemplo de comodesfrutar de paz interior.

    Os quatro aspectos da vidaPor que Moiss foi capaz de desfrutar da paz interior? Como conseguia ter

    paz consigo mesmo? Conseguia, porque ele era um homem de princpioselevados. Cada deciso que tomava era baseada nos princpios fundamentais

    da vida. Ele no viveu de acordo com seus prprios sentimentos; ao contrrio,fundamentou sua vida nos princpios de Deus. "Deus no quer que firmemosnossa vida em regras banais, mas em princpios excelentes." Moiss enfrentouquatro questes fundamentais na vida, que todos ns, mais cedo ou maistarde, tambm enfrentaremos.

    No importa se voc adolescente, idoso, ou est em algum ponto entreos dois. Cada um de ns, em algum momento, ter de lidar com essasquestes bsicas. Se voc as resolver em sua mente, ento aprender o querealmente ter paz interior. Aprender a permanecer calmo em meio a umacrise, a ser forte sob estresse e a ficar em paz quando for pressionado.

    "Pela f Moiss, recm-nascido, foi escondido durante trs meses porseus pais, pois estes viram que ele no era uma criana comum, e notemeram o decreto do rei" (Hb 11.23. O fara do Egito havia proclamado quetodo menino hebreu recm-nascido deveria ser morto). "Pela f Moiss, jadulto, recusou ser chamado filho da filha do fara, preferindo ser maltratadocom o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que ostesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela f saiu do Egitono temendo a ira do rei" (v. 24-27).

    Lemos em Hebreus 11 que Moiss respondeu a quatro perguntas.Primeiro, ele respondeu pergunta: "Quem sou?" (v. 24). Em seguida,respondeu a: "O que eu realmente quero ser?" (v. 25). Depois, "O que de fatoimportante na vida?" (v. 26). E, por fim, determinou: "Como eu vou viver?" (v.27). Essas so as quatro questes fundamentais com as quais voc precisa seconfrontar. Moiss respondeu corretamente a cada uma dessas perguntascruciais.

    Saiba quem voc A primeira questo enfrentada por Moiss foi o aspecto da identidade. Ele

    respondeu pergunta: "Quem sou eu?". "Moiss, j adulto, recusou ser

    chamado filho da filha do fara" (v. 24). O fara tinha proclamado que todomenino hebreu recm-nascido deveria ser morto, mas a me de Moisscolocou-o em uma pequena cesta de junco e o deixou nas margens no rio Nilo.A filha do fara veio banhar-se e encontrou a cesta, vedada com piche,

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    24/60

    flutuando; dentro dela estava um beb hebreu. Ela se apaixonouimediatamente pelo beb, levou-o para sua casa e criou-o no palcio egpcio.

    Precisamos compreender o conflito que existe aqui. Moiss era hebreu,mas a filha do fara criou-o como egpcio. Todos pensavam que ele fosse umegpcio legtimo.

    Anos mais tarde, quando estava com cerca de quarenta anos, Moisspreparava-se para se tomar o segundo no comando do reino e, por isso,

    precisava decidir: "O que vou fazer com a minha vida? Sei que sou hebreu, maspraticamente todos pensam que sou egpcio".

    No palcio, Moiss tinha todo o conforto que poderia desejar; ele poderiater ficado l. Contudo, ele enfrentava uma crise de identidade: "Quem sou eu?Sou hebreu ou egpcio? Vou viver com um bando de escravos hebreus ouficarei aqui, vivendo no luxo do palcio?". O que voc teria feito? Moiss tomoua deciso certa, considerando a questo da identidade, mas isso custou-lheviver no deserto pelos oitenta anos seguintes.

    Cada um de ns precisa ser confrontado com a questo da identidade.Todos temos a profunda necessidade de aceitar quem somos.

    Uma maneira bem rpida de se desenvolver uma lcera tentar seralgum que na verdade no , porque a presso grande. Moiss reconheceuessa tenso e decidiu parar de fingir. Ele aceitou sua verdadeira identidade.

    Que experincia libertadora relaxar e parar de tentar ser algum quevoc no . O fundamento da paz interior : no tente ser algum que vocno . Relaxe e seja voc mesmo. Foi Deus quem criou voc e ele o amaexatamente como , mesmo com seus defeitos. Voc especial para ele.

    Voc pode fingir ser outra pessoa ou, ento, pode aceitar o plano de Deuse ser quem ele planejou que voc fosse. De que maneira Moiss seria lembradohoje se ele tivesse permanecido na corte de fara? Talvez como uma mmiaegpcia em algum museu. Ele tomou o caminho mais duro, mas, luz daeternidade, foi a melhor opo.

    Muitos anos atrs, Anne Murray lanou uma cano que fez muito sucessoe que se chamava "Voc precisa de mim". Nessa cano, h uma frase que diz:"Voc me ergueu e me deu dignidade". E isto o que Jesus faz por ns.

    Deus d-nos no apenas uma identidade, mas tambm dignidade. Cadapessoa com quem Jesus se relacionou no Novo Testamento seja a mulherpega em adultrio, um leproso, seja algum desprezado foi aceita e amadapor ele. Ele disse: "Eu sei seu nome. Voc uma pessoa". Quando voc pra de

    tentar ser algum que no , pode relaxar e deixar Deus trabalhar em sua vida.Aceite suas responsabilidadesMoiss tambm lidou com outra questo, a da responsabilidade pessoal A

    Bblia diz que Moiss preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutaros prazeres pecaminosos do palcio de fara (v. 25). Em primeiro lugar, elerecusou-se a ser o que na verdade no era e, ento, escolheu seguir o caminhode Deus. O princpio este: voc pode sempre substituir o negativo pelo po-sitivo. Voc simplesmente no pra de fazer alguma coisa; comea a fazeroutra. A vida crist no se baseia num conjunto de regras negativas eregulamentos; ela est fundamentada em relacionamentos com Deus, com

    os outros e consigo mesmo. Uma pessoa disse em tom de brincadeira: "Se avida crist consistisse simplesmente numa lista de nos, ento todos os que es-to mortos seriam classificados como cristos!". O caminho de Deus, porm, um caminho positivo.

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    25/60

    Observe algo mais: Moiss tomou sua deciso "j adulto" (v. 24). Resolvera questo da responsabilidade pessoal um trao de maturidade. No haveriaproblema algum se Moiss postergasse sua deciso sobre quem ele era quandoainda era beb. Mas, quando se tornou.adulto, teve de decidir: "Quem soueu?". Moiss precisava fazer uma escolha, assumir a responsabilidade de suaprpria vida e seguir em frente.

    A responsabilidade pessoal uma verdade nada popular em nossa

    sociedade atual. Vivemos numa cultura que ama culpar os outros e desprezaaceitar sua responsabilidade. Quem foi o responsvel pela crise do petrleo em1973? Os americanos culpam os rabes, os rabes culpam as companhias depetrleo, as companhias de petrleo culpam o governo americano e o governoamericano culpa os ecologistas. Ningum quis aceitar responsabilidadealguma.

    Todos amamos culparos outros, mas odiamos ser culpados. E fcil culparos outros pela sua situao: "Eu assumiria um compromisso maior com Cristose minha famlia fosse crist". "Eu realmente andaria no caminho de Deus semeu namorado, namorada, me, pai, marido, ou esposa me acompanhassem."

    "Eu seria uma pessoa melhor hoje se tivesse tido pais melhores." Moiss noculpou mais ningum: ele assumiu a responsabilidade por sua prpria vida edecidiu faz-la valer a pena.

    verdade que h muitas coisas em sua vida sobre as quais voc no temcontrole. Voc no teve controle sobre quem eram seus pais. Voc no tevecontrole sobre a cidade onde nasceu. Voc no controlou os genes que oconstituram. Mas h uma coisa sobre a qual voc tem controle absoluto, e esta sua reao vida. Voc pode escolher reagir de modo negativo, crtico, oupode escolher reagir de modo positivo pela f.

    Como voc vai reagir? A escolha sua. Voc no pode controlar assituaes que surgem em sua vida, maspode decidir se essas coisas faro devoc uma pessoa amarga, ou algum melhor. E sua responsabilidade. Ningumpode arruinar sua vida, exceto voc! O Diabo no pode, porque ele no tempoder suficiente. Deus no vai fazer isso porque o ama. S voc pode arruinarsua prpria vida.

    Mas e as outras pessoas? Elas no fazem coisas para voc? Sim, masvoc escolhe como reagir a elas. Um sobrevivente de um campo deconcentrao disse que a nica coisa que aprendeu foi que, embora nopudesse controlar o que acontecia com ele, ele podia controlar sua reao.

    Nenhuma outra pessoa pode determinar a atitude que voc toma, a no serque voc permita. Voc pode comear a desfrutar da verdadeira paz interiorquando assume a responsabilidade pelos seus atos.

    Defina suas prioridadesH uma outra questo que Moiss enfrentou. Ele preferiu ser maltratado

    com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado por algum tempo (v.25). "Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que ostesouros do Egito" (v. 26). Moiss enfrentou a questo das prioridades. Eledefiniu o que era realmente importante em sua vida.

    Do ponto de vista humano, o jovem Moiss tinha tudo. Ele tinha muito

    poder, muitos prazeres e muitas posses. Uma grande parte da riqueza domundo daquela poca estava no Egito. Moiss tinha o que muitas pessoaspassam a vida inteira tentando conseguir: poder, prazer e posses.

    Contudo Deus pediu a Moiss que fizesse algo mais importante e assim

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    26/60

    ele fez. Era uma questo de prioridades na vida. Como era considerado o filhoda filha de fara e estava numa posio de grande poder, Moiss bem quepoderia ter pensado: "A situao dos escravos ruim; por isso vou permanecerno sistema e trabalhar pela reforma".

    Mas no foi isso o que Deus disse. Ele disse a Moiss: "Saia da e mexa-se!".

    A maioria das pessoas quer ser admirada em sua comunidade, mas h

    um grande problema com a popularidade: ela nunca dura. Voc pode ser muitopopular na universidade por algum tempo, mas, quando voc retorna, algunsanos depois de formado, vai logo descobrir que ningum o conhece. Apopularidade passageira.

    Alm disso, h o prazer. O prazer algo errado? No, no errado sentirprazer, a no ser que ele seja seu deus. Vivemos numa sociedade obcecadapelo prazer: "Voc vive apenas uma vez, por isso melhor aproveitar". "Faa oque lhe interessa." "Se voc se sente bem, faa." Todavia tambm h umproblema com o prazer: de igual modo, ele no dura. Moiss rejeitou osprazeres temporrios porque tinha valores corretos; ele tinha seus olhos

    voltados para algo mais elevado.No h nada de errado em se ter dinheiro. Alguns dos grandes homens da

    Bblia eram extremamente ricos, entre eles J, Abrao e Davi. Mas a Bblia dizque a vida do homem no consiste na quantidade de bens que possui (Lc12.15). A riqueza simplesmente no traz felicidade plena: pergunte s pessoasricas. Quanto dinheiro necessrio para ser feliz? Geralmente, s umpouquinho mais. O dinheiro deve ser usado, no amado. Deus quer que vocuse as coisas e ame as pessoas. Mas se voc amar as coisas, ento vai usar aspessoas. Moiss tinha as prioridades certas; ele rejeitou os bens materiaisporque havia algo mais importante para sua vida.

    Enfrente suas dificuldadesA ltima questo resolvida por Moiss foi a questo da perseverana.

    Voc pode resumir a vida de Moiss praticamente em duas palavras: eleperseverou (Hb 11.27). fato que no h ganho sem dor, no h ascenso semadversidade, no h progresso sem problemas. A questo da perseveranaexige que aprendamos como agir frente s dificuldades.

    Moiss fez de sua vida um sucesso porque perseverou. A chave para suapaz interior estava em que ele sabia que as dificuldades vm para todos, sabiacomo reagir de forma correta e sabia seguir em frente. Como cristos, nunca

    deveramos permitir que os pro-blemas nos destrussem; em vez disso,deveramos deixar que os problemas nos aproximassem de Deus. Algum disseque os cristos nunca deveriam deixar que os problemas os fizessem prostrar-se, mas os levassem a dobrar os joelhos na presena do Senhor. Deus permiteque situaes como essas aconteam em nossa vida por razes especficas.

    Sem perseverana, voc no ir longe na vida. A paz interior vem quandovoc assume a responsabilidade por suas escolhas. Decida-se pelas prioridadesde Deus e, ento, persevere confiante.

    6 - Como posso vencer o desnimo?

    O que voc pode fazer quando tem a doena mais mortal do mundo? No,no cncer, no plio, no esclerose mltipla e no AIDS. o desnimo.

    Por que o desnimo uma doena to terrvel? Primeiro, porque

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    27/60

    universal. Todos ficamos desanimados. Eu fico, voc fica, todos ficamos. Odesnimo comum. At os cristos ficam desanimados. Segundo, porque recorrente. Voc pode ficar desanimado muitas vezes. No algo que aconteceapenas uma nica vez. E, terceiro, porque altamente contagioso. Outraspessoas ficam desanimadas quando voc est desanimado.

    Agora, a boa notciaA boa notcia, entretanto, que o desnimo tambm curvel. A histria

    da vida de Neemias (Ne 4) ilustra quatro causas e trs curas para o desnimo.Voc se lembra de que Neemias era lder de um grupo de judeus que haviaretornado da Babilnia para

    Israel para reconstruir os muros de Jerusalm. Logo que comearam atrabalhar no muro, todos tinham muito fervor e zelo e estavam muitoempolgados com o projeto. Contudo, depois de trabalharem por um certotempo, desanimaram.

    O captulo 4 de Neemias mostra por que as pessoas ficam desanimadas ecomo podem superar esse desnimo mostra o que fazer quando se temvontade de desistir. "Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, at que

    em toda sua extenso chegamos metade da sua altura, pois o povo estavatotalmente dedicado ao trabalho" (4.6). Os versculos de 10 a 12 continuam:"Enquanto isso, o povo de Jud comeou a dizer: 'Os trabalhadores j no tmmais foras e ainda h muito entulho. Por ns mesmos no conseguiremosreconstruir o muro'. E os nossos inimigos diziam: 'Antes que descubramqualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos mat-los e acabar com o trabalho deles'. Os judeus que moravam perto deles dezvezes nos preveniram: 'Para onde quer que vocs se virarem, saibam queseremos atacados de todos os lados'".

    Simplesmente cansadosPor que as pessoas ficam desanimadas? A primeira causa a fadiga. As

    pessoas de Jud diziam: "Os trabalhadores j no tm mais foras". Em outraspalavras, eles haviam trabalhado por um longo tempo e estavam fisicamenteexaustos. Estavam simplesmente cansados fsica e emocionalmenteesgotados.

    s vezes, as pessoas vm pedir-me conselhos pensando erroneamenteque seu desnimo um problema espiritual. Elas dizem: "Talvez, eu preciseapenas reconsagrar minha vida ao Senhor". Mas o verdadeiro problema queelas esto simplesmente esgotadas. Aquelas pessoas precisam somente de um

    pouco de descanso, de relaxamento e de renovao. Por isso eu lhes digo:"Voc no precisa consagrar-se mais uma vez ao Senhor s precisadescansar um pouco". As vezes a coisa mais espiritual que voc pode fazer simplesmente ir para a cama e relaxar ou, ento, dar-se ao luxo de tirar duassemanas de frias.

    Em que momento ficamos fatigados e desanimados? Observe o versculo6: "Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, at que em toda suaextenso chegamos metade da sua altura". Voc sabe quando est maispropenso a ficar desanimado? Quando est na metade de um projeto. No inciotodos trabalham duro. Esse grupo "estava totalmente dedicado ao trabalho" (v.

    6). Por qu? Porque o projeto era uma novidade. No incio, tudo era novidade,mas, depois de um tempo, a novidade passou e o trabalho tornou-se cansativo.A vida se acomoda num costume, depois vem a rotina e, ento, o ritual.

    Voc j pintou um quarto? Voc chega metade, olha em volta e diz:

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    28/60

    "Puxa, estou ficando cansado e estou s na metade. E no s isso: depois determinar, tenho de limpar tudo".

    Fiz algo bem cansativo h algum tempo. Tentei reorganizar meusarquivos. Voc sabe o que significa limpar um arquivo? Significa que voc terde tirar tudo e, ento, organizar em diferentes pilhas espalhadas pelo cho;depois de um tempo, voc fica desanimado e coloca tudo de volta do mesmojeito que estava!

    Voc j comeou a escalar uma montanha e pensou: "Vai levar apenasquatro horas para eu chegar ao topo"? Mas, quando est na metade docaminho, voc percebe que j se passaram cinco horas! Ento, surge a dvida:"Devo continuar? Terei de descer tudo isso!". E, de repente, voc comea apensar: "Talvez seja a vontade de Deus que eu desa". O cansao a causanmero um do desnimo e geralmente aparece bem na metade da tarefa. Epor isso que tantas pessoas raramente terminam alguma coisa.

    Vencendo a frustraoH uma segunda razo pela qual as pessoas ficam desanimadas. O povo

    disse: "Ainda h muito entulho. Por ns mesmos no conseguiremos reconstruir

    o muro" (v. 10). Isso se chama frustrao.Eles estavam desanimados e frustrados. O que entulho? Eles estavam

    construindo um muro novo, mas as pedras velhas e quebradas estavam portodo lugar, junto com sujeira e argamassa seca. Quando olharam para oentulho e os escombros, ficaram desanimados. Perderam o alvo de vistaporque havia tanta sujeira que no sabiam como chegar ao que realmenteinteressava para eles.

    Sempre que voc estiver realizando um projeto, algum lixo vai acumular-se, e isso pode ser algo muito frustrante. Voc j reformou um cmodo ouconstruiu uma casa? De repente voc percebe que h montes de pedra e areiapor todo lugar. Ou, ento, voc pinta um quarto e percebe que o lugar quemenos tem tinta a parede! O lixo parece multiplicar-se. Voc no podeimpedir que as quinquilharias apaream na sua vida, mas voc pode aprendera reconhec-las e pode aprender o que fazer com elas para que essas coisasno o desviem de seu plano original.

    O que so as quinquilharias em sua vida? So as coisas triviais, quegastam seu tempo, consomem sua energia, trazem frustrao; tudo aquiloque o impede de tornar-se tudo o que voc quer ser, que o impede de fazer ascoisas que realmente so mais importantes em sua vida. As quinquilharias da

    vida so aquelas coisas que surgem no caminho, as interrupes que oimpedem de alcanar seus objetivos. Essas so as coisas das quais nos deve-mos livrar em nosso viver.

    Faa da derrota algo temporrioA terceira razo pela qual as pessoas ficam desencorajadas tambm est

    presente no versculo 10: "Por ns mesmos no conseguiremos reconstruir omuro". Voc sabe o que eles estavam dizendo? "No podemos fazer isso. Eimpossvel. E tolice tentar. Ns desistimos." A terceira causa do desnimo ofracasso. O povo no conseguiu terminar sua tarefa to rpido quanto tinhaplanejado e, como resultado, sua confiana foi por gua abaixo.

    Eles perderam o vigor e ficaram desanimados. Disseram: "No podemosfaz-lo, por isso vamos desistir".Como voc trata o fracasso na sua vida? Voc sente autocomiserao?

    Voc diz: "Ah, pobre de mim. Eu no consigo terminar isto"? Voc comea a

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    29/60

    reclamar: "E impossvel. No pode ser feito. Fui um tolo ao tentar. E burrice."?Ou voc culpa os outros? "Todos me abandonaram. No fizeram sua parte

    do trabalho." A diferena entre vencedores e perdedores est em que osvencedores sempre vem a derrota como um revs temporrio.

    Paralisado pelo medo?H uma quarta razo que leva as pessoas ao desnimo. Os ajudantes de

    Neemias expressaram-na desta forma: "Os nossos inimigos diziam: Antes que

    descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles;vamos mat-los e acabar com o trabalho deles" (v. 11). Na terra de Israel haviapessoas que no queriam que o muro fosse construdo: eram os inimigos dosjudeus. Um muro ao redor da cidade representava segurana e defesa e, porisso, os inimigos no queriam que o muro fosse terminado. Assim, primeiro elescriticaram os judeus, depois os ridicularizaram e, por fim, os ameaaram: "Secontinuarem a reconstruir o muro, vamos mat-los". Ento os construtoresficaram desanimados. Por qu? Por causa do quarto fator que leva ao des-nimo: o medo. Observe quem ficou desanimado. Foram "os judeus quemoravam perto" do inimigo (v. 12). Logo em seguida, eles desanimaram outros

    dizendo: "Para onde quer que vocs se virarem, saibam que seremos atacadosde todos os lados". Quando voc fica junto de uma pessoa negativa por algumtempo, j sabe o que acontece. Voc tambm fica negativo. Se voc ouvir umapessoa sempre a dizer "no pode ser feito", comear a acreditar nela.

    Voc tem medos que o esto desanimando neste exato momento medos que o esto impedindo de crescer e de se desenvolver?

    Voc tem medo de ser criticado e humilhado? Voc tem medo de seaventurar num novo emprego? Talvez voc receie no estar capacitado paraalguma tarefa. Pode ser que voc tema no conseguir agentar a presso.Quem sabe voc pense que precisa ser perfeito. O medo sempre leva aodesnimo.

    Quais atitudes demonstram que seu desnimo causado pelo medo?Voc tem uma vontade muito forte de sair correndo: "Tenho de sair destelugar!". Voc tem um desejo intenso de escapar das presses e das exignciasda vida. A reao natural ao medo sempre a de correr. Na vida h apenastrs formas de voc reagir a alguma coisa: contra ela, com raiva; fugirdela,com medo, ou andar com ela, em amor.

    Qual o antdoto contra esse terrvel mal que o desnimo? Observe oque Neemias fez como lder sbio e homem de Deus que era. Ele sabia o que

    estava desanimando as pessoas e, por isso, tomou as aes corretas paracorrigir o problema. H trs princpios que vo ajud-lo quando voc desejardesistir. Em poucas palavras, so eles: reorganize-se, lembre-se e resista.

    Encontre uma maneira melhorNeemias utilizou o princpio da reorganizao: "Por isso posicionei alguns

    do povo atrs dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididospor famlias, armados de espadas, lanas e arcos" (v. 13). Neemias disse:"Vamos organizar as coisas. Vamos estabelecer um novo sistema aqui. Estegrupo vai para l, este outro fica aqui e o problema ser solucionado".

    O primeiro princpio para vencer o desnimo este: reorganize sua vida.

    Quando voc ficar desanimado, no desista de seus objetivos. Ao contrrio,desenvolva um novo modo de agir. Ficar desanimado no significanecessariamente que voc esteja fazendo algo errado; voc pode estar fazendoa coisa certa do modo errado. Era errado que esses judeus reconstrussem o

  • 7/31/2019 51298270 37451747 Respostas Para Os Grandes Problemas Da Vida Rick Warren

    30/60

    muro? Com certeza no; essa era a coisa certa a fazer. Mas eles estavamfazendo o certo da maneira errada e, em conseqncia disso, ficaram desa-nimados.

    Voc tem um problema? Reorganize sua vida. E um problema em seucasamento? No desista. Tenha uma nova atitude. E um problema em seusnegcios? No desista. Tente uma nova abordagem. E um problema em suavida espiritual? No desista. Ore de outro modo. E um problema com sua

    sade? V a outro mdico. Apenas no desista. Continue perseverando.Alguns de vocs esto desanimados porque esto sofrendo muita

    presso; a quantidade de trabalho que tm inacreditvel. O recado de Deuspara voc : reorganize-se. Reorganize seu tempo; reorganize sua agenda;concentre-se novamente em seu alvo. Livre-se do que est atrapalhando, dosentulhos e do que no tem importncia, das coisas que esto consumindo seutempo. Depois, reorganize-se para que voc trabalhe na direo de seuobjetivo principal.

    Algum tempo atrs, num seminrio, fui relembrado do princpio 80/ 20.Em mdia, cerca de 80% de seu tempo gasto em 20% de suas atividades,

    todas elas no produtivas. O resultado disso que ficamos frustrados. O queprecisamos fazer, ao contrrio, gastar 80% de nosso tempo nos 20% denosso trabalho que produzem a maioria dos resultados. Grande parte dosadministradores chama isso de tempo ROI (a sigla em ingls de "retorno sobreo investimento"). Em outras palavras, gaste o mximo de tempo possvelnaquelas poucas coisas que atingem os melhores resultados.

    Observe que Neemias se concentrou nas prioridades. Quando reorganizouas coisas, dividiu as pessoas de acordo com suas famlias. Por qu? Porquesabia que qualquer um que est desanimado precisa de um grupo de apoio.Ns precisamos dos outros e as famlias so um grupo natural. Quando umapessoa na famlia fica desanimada, os outros membros a levantaro.Precisamos, como irmos em Cristo, apoiar-nos e encorajar-nos uns aos outros.

    Quando eu tropear, voc me levanta e, quando voc tropear, eu olevanto. Isso um grupo de apoio.

    Salomo diz que " melhor ter companhia do que estar sozinho, porquemaior a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo podeajud-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e no tem quem o ajude alevantar-se! E se dois dormirem j