5&$ - ubi › bitstream › 10400.6 › 1926 › 3 › cartaz 2.pdf ·...

1

Upload: others

Post on 30-Jun-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5&$ - UBI › bitstream › 10400.6 › 1926 › 3 › cartaz 2.pdf · .&%*"5&$" 8c X[f efik\:feZ\`kf [X ]fidX :feZ\`kf g\iZlijfj \ [`jki`Yl` f 8 e\Z\jj`[X[\ [\ gifk\ f ZfekiX Xj

2MEDIATECA

Alçado norte

Conceito da forma Conceito percursos e distribuição

A necessidade de proteção contra as adversidades do meio ambiente e especificamente das condições climatéricas mais rigorosas levou a que, desde dos seus primórdios, o ser humano procurasse soluções no meio envolvente. A busca de proteção contra os efeitos adversos do clima no próprio meio natural demonstra a relação intrínseca do ser humano com a natureza.

UmaUma das soluções encontradas para se abrigar foi através de escavações naturais. Estes espaços ao se encontrarem abaixo da superfície terrestre possibilita-vam uma maior proteção contra as amplitudes térmicas. As camadas de solo existentes sobre os abrigos permitiam conservar uma temperatura amena e constante ao longo de todo o ano, com baixos níveis de humidade o que possibilitava, também, a conservação de alimentos.

A inter-relação do Homem com natureza inspira-nos a utilizar valores de forma a criar uma arquitetura ecológica, próxima e incluída no meio natural envolvente. Neste sentido, para integrar a mediateca no meio natural criaram-se espaços (volumes), interiores (dentro de terra), prolongados até exterior permitindo a ilumi-nação natural dos espaços interiores. Também se criaram espaços exteriores (fora de terra) que, ao serem parcialmente interiores, se adaptaram aos valores morfológicos e térmicos das antigas escavações naturais.

Com o objetivo de organizar espacialmente os edifícios traçou-se um ponto de fuga no sentido este-oeste e direcionados à cota de maior altura. Este processo possibilitou delimitar um percurso que faça a travessia de todo o terreno e, consequentemente, a todos os edifícios.

Afastando o observador foram traçados dois novos pontos de fuga que desenharam um segundo percurso. Este segundo percurso permite localizar e delimitar três áreas distintas. Deste de modo dividiu-se o programa, permitindo que o complexo pode-se funcionamento parcialmente racionalizando melhor o seu con-sumo energético.