5% nas vendas - acias | sumaré · conta da feira do brás (popularmente ... fornecedores. isso...

9
Edição 203 Ano IX • Janeiro/2013 Distribuição Gratuita da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DE SUMARÉ Diretoria 2013/2014 Polêmica Natal Lei Mandato O empresário do ramo imobiliário, Claudio Padovani, é o novo presiden- te da ACIAS - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré. Ele que já presidiu a entidade por dois mandatos - entre 2005 e 2008 – foi eleito no dia 7 de dezembro, pelo em- presariado que decidiu pela continui- dade dos trabalhos. Além da opção de compra à noite, consumidor contou com programação especial no coreto da praça. Página 4 A prefeita Cristina Carrara, o vice Luiz Alfredo Dalben e os vereadores receberam o diploma. Página 10 Cláudio Padovani é o novo presidente da ACIAS Feira da Madrugada: quem é o vilão? Comércio registra aumento de 5% nas vendas Impostos devem vir discriminados na nota fiscal Diplomação dos eleitos lota salão social do CRS Página 11 Página 3 Página 3

Upload: phamthuy

Post on 29-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Edição 203 • Ano IX • Janeiro/2013Distribuição Gratuita

daA S S O C IAÇ ÃO C O M E R C IA L , I N D U S T R IA L E AG R O P E C UÁ R IA D E SU M A R É

Diretoria 2013/2014

Polêmica

Natal

Lei

Mandato

O empresário do ramo imobiliário, Claudio Padovani, é o novo presiden-te da ACIAS - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré. Ele que já presidiu a entidade por dois

mandatos - entre 2005 e 2008 – foi eleito no dia 7 de dezembro, pelo em-presariado que decidiu pela continui-dade dos trabalhos.

Além da opção de compra à noite, consumidor contou com programação especial no coreto da praça. Página 4

A prefeita Cristina Carrara, o vice Luiz Alfredo Dalben e os vereadores receberam o diploma. Página 10

Cláudio Padovani é o novo presidente da ACIAS

Feira da Madrugada: quem é o vilão?

Comércio registra aumento de 5% nas vendas

Impostos devem vir discriminados na nota fiscal

Diplomação dos eleitos lota salão social do CRS

Página 11Página 3

Página 3

Page 2: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP02 03Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Editorial

O cúmulo do absurdo é não ter a quem recorrer

Infelizmente, quando deveríamos iniciar o ano comemorando, esta-mos fazendo o contrário. Estamos começando 2013 desabafando a nos-sa indignação pelo recente episódio ocorrido em Sumaré, que comprova o desmando do poder público. O co-mércio de Sumaré se viu prejudicado na primeira semana de dezembro por conta da Feira do Brás (popularmente

conhecida como Feira da Madruga-da), que a administração municipal permitiu acontecer em nossa cidade. A feira prejudicou os empresários que lutam o ano todo e não veem a hora de chegar dezembro, melhor data para o comércio varejista.

E olha que fizemos de tudo para impedir que a feira acontecesse, tão logo soubemos que dois fiscais tinham liberado o alvará de funcionamento a esses ambulantes de São Paulo. E pas-mem! O primeiro escalão da Prefeitu-ra não tinha conhecimento. Ou seja, os servidores tomam iniciativa sem ao menos passar pelo crivo dos supe-riores. E justificaram com a alegação de que existe uma Lei Municipal que permite isso.

Não sei o que é pior, se a lei que prejudica o comerciante local em be-nefício a outros que vêm de fora, ou o tipo de mercadoria vendida de forma desleal ou a omissão dos órgãos com-petentes!

O que mais perturbou a todos foi o fato de termos acionado os órgãos competentes, temendo que esses am-bulantes comercializassem produtos piratas, e não termos sido atendidos.

Os secretários das respectivas pas-tas que dizem respeito ao assunto se calaram. O próprio prefeito ‘tentou’, mas não conseguiu. O que precisamos é que esse tipo de situação não aconte-ça mais. Por isso, pedimos providência à prefeita Cristina Carrara – empos-sada nesse dia 1º de janeiro. Pedimos que ela revogue essa lei absurda para que o empresário sumareense - que luta o ano todo, paga seus impostos em dia, arca com as leis trabalhistas, enfim, aquele que ajuda a carregar o Município nas costas, gerando recei-ta e empregos à população - não seja mais penalizado.

Esses ambulantes que vieram em Sumaré não pagam impostos em Su-maré, não pagam aluguel em Suma-ré, não tem encargos trabalhistas em

Sumaré, e pra piorar trabalham com produtos de origem suspeita. Talvez, a população ache interessante comprar por ser mais barato. Mas, volto a frisar – se trata de concorrência desleal! O consumidor está comprando ‘gato por lebre’; produto ruim, sem qualidade.

Por isso, desejamos boa sorte à pre-feita Cristina Carrara, e mais, que ela cumpra o que prometeu – de abrir as portas para parcerias concretas e pro-dutivas à ACIAS, ajudando no fortale-cimento do comércio local. Que uma de suas primeiras ações seja revogar toda e qualquer lei que seja prejudicial àqueles que fazem parte do desenvol-vimento da cidade, porque o cúmulo do absurdo é não ter a quem recorrer.

Gustavo CaronPresidente

Publicação mensal da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré, filiada à Facesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e à CACB (Confederação das Associações Comerciais), localizada à Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212 – Centro – Sumaré/SP. Fone (19) 3873.8701 – [email protected]

Diretoria Executiva – Biênio 2011/2012Presidente – Gustavo Caron (Ótica Caron)1º Vice-Presidente – Valter R. Matteuzzi (Maelô Modas)2º Vice-Presidente – Claudio Padovani (Imob. Dom Barreto)1º Tesoureiro – Cidney Frizzarini Jr (Esc. Veneza e Objetivo)

2º Tesoureira – Vacilda Siconha Zagui (Santa Rita Ferramentas)1º Secretário – Fillipe C. Oschin Alves (Alves & Cia Ltda) 1º Secretário – Dr Felipe Verza Ferreira (Ferreira e Padovani Advogados)

Conselho FiscalAparecido A. Gonçalves (Do Valle Veículos), Domingos Guerreiro (Guerreiro Auto Center), Mario Antonio Maiale (Farmácia do Gildo)

Comissão de SindicânciaÂngela Ap. Capuvilla (Ange-Lú Modas), Marissa N. Dias (Marissa Presentes), Rogério Pedreschi (Mega Som Automotivo)

Diretoria Adjunta

Alaerte Menuzzo (Rest. Pizzaria Danucci), Alexandre O. Floriano (Dep. Mat. Cidade Nova), Alexandre Cecílio (Faculdade e Colégio Network), Alexandre S. Khouri (Choppódromo Pizzaria, Restaurante, Bufet e Chopperia), Carlos A. Ravagnani (Grafismo), Cleber C. Wohnrath (Panificadora Pão da Hora), Deborah Rovai (Romil Móveis e Decorações), Eduardo Nimtz (Mut´s Calçados), Eduardo Gigo (Sup. Good Bom), Gleine Miranda (Trânsito Livre), João Matheus G. Moranza (Sup. Good Bom), José Carlos Cunha (Conc. Carlos Cunha), José L. B. de Souza (Botelho Frios), José Roberto dos Santos (Strategic Cont. Cons. e Asses. Ltda.), Luis C. Armidoro (Luck Pel Papelaria), Luis Soares Penna Neto (Penna & Tonheta Advogados), Maurício Luciano

(Brilhante Enxovais), Nelson H. Coltro (NHC Seguros), Perci J. Bataglia (Alpe Segurança), Roberto Cordenonsi (DSZ Imobiliária), Rui. J. A. Macedo (Clínica Nova Veneza), Vanessa U. Lima (Ousadia Modas), Valdiney Ongaro (Posto Ongaro), Vilma J. dos Anjos (Loja Tokyo), Vilson Alves (Alves & Companhia).

Jornalista responsável: Alzeni Maria Silva Duda GambetaDiagramação: Tactos Publicidade e PropagandaTiragem: 5 mil exemplaresImpressão: Editora Z Depoimentos dos entrevistados e artigos assinados refletem o pensamento de seus autores

Expediente | Jornal da ACIAS

Fique por dentro

Obrigatoriedade de arquivo das NF-E de fornecedoresA integração e a cooperação entre

Administrações Tributárias têm sido te-mas muito debatidos em países federati-vos, especialmente naqueles que, como o Brasil, possuem forte grau de des-centralização fiscal e em conformidade com as novas tendências de mercado é que desde 2009, a emissão da Nota Fis-cal Eletrônica (NF-e) vem sendo ampla-mente utilizada em nosso país.

O projeto da NF-e justifica-se pela necessidade de investimento público voltado para integração do processo de controle fiscal, possibilitando o forta-lecimento do controle e da fiscalização além de possibilitar enormes benefícios também aos contribuintes.

No entanto, passados três anos da implantação deste projeto, muitas em-presas ainda não se atentaram para a im-portância da manutenção dos arquivos eletrônicos gerados e recebidos de seus fornecedores. Isso mesmo; as empresas

ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas que se preo-cupam com isso, acabam guardando so-mente os arquivos emitidos pela própria empresa se esquecendo de que a legis-lação também obriga o armazenamento (pelo prazo de cinco anos) das NF-e re-cebidas de seus fornecedores.

Vale salientar ainda que, não basta guardar o DANFe, que como o próprio nome já diz é apenas um “Documen-to Auxiliar” da Nota Fiscal Eletrônica e que possibilita o acesso ao conteúdo completo do documento fiscal, repre-sentado pelo respectivo arquivo XML. A legislação tributária exige que esses arquivos digitais sejam guardados por no mínimo cinco anos para eventuais conferências fiscais.

Este é o principal motivo de receber-mos tantos e-mails com os links às NF´s de nossos fornecedores, que em verda-de só o fazem para atender à exigência

em que o emitente da NF-E entregue ou disponibilize o arquivo XML para o seu destinatário. O método mais utilizado pelo mercado para resolver esse ponto é o envio desses arquivos por e-mail, oti-mizando a entrega e automatizando os processos.

Devido à importância deste arquivo e à modernização constante, é preciso acostumar-se que os arquivos de papel agora são substituídos por informações digitais e também que, por medida de segurança, estes dados não podem estar sujeitos a qualquer problema de seu e--mail que acarretaria na perda imediata de dados tão relevantes.

Um procedimento que garante maior segurança é verificar se a chave de acesso à Nota fiscal eletrônica é vá-lida através do portal da Secretaria da Fazenda (http://www.nfe.fazenda.gov.br), salvar esse arquivo em alguma pasta de seu computador e, de preferência, perio-

dicamente, realizar uma cópia de segu-rança em outro dispositivo (Pen Drive, CD, DVD, HD Externo, etc.) de forma organizada e separado cronologicamen-te.

Existem também, alguns sistemas que já administram toda esta operação de forma automatizada e que costumam ter preços acessíveis.

A boa notícia é que com este pro-cedimento, automatizado ou não, você estará contribuindo para a sustentabi-lidade, reduzindo o volume de papéis emitidos e os custos com impressão. De quebra, ainda estará atendendo a uma exigência legal que poderá ser requeri-da a qualquer momento pela autoridade fiscal!

José Roberto dos Santos ‘Tim’Diretor da ACIAS e da Strategic Con-tabilidade

Diretoria 2013/2014

Cláudio Padovani é o novo presidente da ACIASO empresário do ramo imobiliário,

Claudio Padovani, é o novo presiden-te da ACIAS - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré. O proprietário da Imobiliária Dom Barreto – que já presidiu a entidade por dois mandatos - entre 2005 e 2008 – foi eleito no dia 7 de dezembro, em Assembleia Geral Ordinária realizada no auditório da entidade. O empresa-riado votou pela continuidade dos tra-balhos, já que não houve chapa adver-sária, ou seja, apenas a Chapa única “Juntos somos mais”, do grupo atual, que começou em 2001. Ele encabeçou a chapa que tem como 1º vice-presi-dente Gustavo Caron (Ótica Caron) e 2º vice-presidente Valter Roberto Matteuzzi (Maelo Modas).

A nova Diretoria que toma posse em fevereiro e que ficará à frente dos traba-lhos no biênio 2013/2014 é composta pela maioria dos membros da atual ges-tão, com algumas renovações, pois alguns não tinham interesse em permanecer por questões pessoais.

Padovani, disse ter ficado feliz pela indicação de seu nome. “Senti lisonjeado pela unanimidade do meu nome ao car-go de presidente da ACIAS, hoje uma das mais importantes entidades. Não medi-mos esforços na ocasião em que presidi a entidade, e reafirmo meu compromis-so nesta ocasião de fazer o melhor para o fortalecimento do empresariado local, por meio da Associação”, disse.

A votação com Chapa única come-çou às 9h e encerrou às 18h, para dar tempo dos empresários que estavam em condições de voto participar.

Também faz parte da Diretoria Executiva Rodolfo Azevedo Germano (G2 Contabilidade) como 1º Tesourei-ro; Cidney Frizzarini Jr (Escritório Ve-neza e Objetivo) 2º Tesoureiro; Felipe A. Verza Ferreira (Ferreira e Padovani Soc. de Advogados) como 1º Secre-tário, e Orlando B. M. de Figueiredo

(W.A. Celulares) como 2º Secretário.O Conselho Fiscal será composto

por Aparecido A. Gonçalves “Cido do Vale” (Do Vale Veículos), Domingos Guerreiro (Guerreiro Auto Center) e Roberto Cordenonsi (Cordenonsi Ass. Imobiliária Ltda).

A Comissão de Sindicância con-ta com Rafael Tiago de Paula (D&D Revestimentos), Marissa Nardini Dias (Marissa Brinquedos e Presentes) e Silvio Cesar Coltro (C.P.C. Central

Processamentos Contábeis).

DIRETORIA ADJUNTAOs seguintes empresários compo-

rão a Diretoria Adjunta:José Carlos Cunha (Concessionária

Carlos Cunha), Tiago Andrade Caron (Ótica e Relojoaria Caron), Eduardo Gigo (Supermercado Good Bom), Filli-pe Oschin Alves (Escritório Contábil Veneza), Alexandre Sleiman Khou-ri (Choppódromo), Laércio Siqueira (Concessionária Carlos Cunha), Valen-tim Carlos Omborgo (Textil Omborgo), Alexandre José Cecílio (Network), José Roberto dos Santos (Strategic Contábi-lidade), Carlos Alberto Ravagnani (Gra-fismo), Nelson Henrique Coltro (NHC Seguros), Sérgio Dechen (A Favorita Bijuterias), Ataíde Siconha Zague (Ele-tro Santa Rita), Luiz Carlos Armidoro (Luck Pel Papelaria), Leandro Perez Ribeiro (Editora Seta Regional), Milton Rovai (Romil Móveis e Decorações), Angelo Ongaro (Posto Ongaro), Val-decir Alves da Silva (Imobiliária Brasil), Mario Antonio Maiale (Farmácia do Gildo), Alexandre de Oliveira Floria-no (Cidade Nova Materiais), Fernando J. Neves Figueiredo (Idealax Produtos de Limpeza), Fabrício Menuzzo (Scala Som Áudio Visual) e Maurício Luciano (Brilhante Enxovais).

Claudio Padovani, o atual presidente Gustavo Caron e o advogado Dr. Eduardo Padovani após votação

Polêmica

Feira da Madrugada: quem é o vilão?A ‘Feira da Madrugada’, como é

conhecida a Feira do Brás, realizada em Sumaré entre 07 a 10 de dezem-bro, ainda continua gerando indigna-ção e polêmica. A pergunta é: quem é o grande vilão que autorizou a vinda desses ambulantes à cidade em detri-mento ao empresário local? A suspei-ta da venda de camisetas, calçados, DVDs piratas e brinquedos na feira sem nota fiscal foi um dos motivos que levou a diretoria da ACIAS e em-presários a tentar impedir a realização da feira na cidade.

A entidade teve conhecimento da feira por meio de empresários que tiveram acesso aos panfletos distri-buídos em várias regiões da cidade, e procurou o poder público para pedir esclarecimentos. Foram vários conta-tos e reuniões, além de se ter aciona-do órgãos competentes como Receita Federal, Polícia federal e Ministério Público para impedir a realização da feira, justamente pela revolta dos em-presários. Mesmo assim a feira foi realizada mediante uma liminar con-cedida em um mandado de segurança movido de última hora pelos organi-zadores contra a Prefeitura de Suma-ré, e com isso não houve tempo hábil

--- ou vontade da municipalidade de recorrer para o TJ/SP --- para rever-ter judicialmente a liminar concedida pelo juiz autorizando a feira.

De início, a ACIAS foi informada pelo prefeito José Antonio Bacchim, que ele próprio não tinha conheci-mento da feira, e que iria levantar a situação. Os secretários também não tinham conhecimento, ou seja, dois fiscais liberaram o alvará sem o aval dos superiores.

Em posse de uma carta de defesa em prol do empresariado elaborada pelo departamento jurídico da entida-de juntamente com o jurídico da Pre-

feitura, a entidade e o próprio poder público buscaram desautorizar a rea-lização da feira. Na principal defesa, a ACIAS considerou - a pedido dos pró-prios empresários - que o comércio lo-cal seria prejudicado com a feira, ten-do em vista que esta é a melhor data do ano para o varejo. Outra preocu-pação dizia respeito a produtos pira-teados e sonegação de impostos com a venda de produtos sem nota fiscal. “Não é justo o empresário lutar o ano todo, pagar seus impostos, ter despe-sas com funcionários e boa parte com alugueis, e no mês como dezembro em que a maioria fatura mais, vir gente de

fora e levar a receita do Município”, criticou Gustavo Caron, presidente da ACIAS.

Segundo Caron, a liberação do al-vará comprova o desmando do poder público. “Infelizmente, nada contra a pessoa do prefeito Bacchim, mas o que aconteceu foi um insulto a nós, em-presários. Estamos revoltados porque a feira aconteceu meio que à surdina, e é reflexo de uma má administração, aonde alguns fazem o que bem enten-dem. Pra piorar não apareceu nem a fiscalização local que se comprometeu a acompanhar de perto”.

A ‘feira da madrugada’ aconteceu no número 2.200 da Avenida da Ami-zade, região de Nova Veneza, sem a menor estrutura ao consumidor, seja com relação à limpeza, capacidade de atendimento, organização de trânsito e segurança, tendo sido altamente pre-judicial à sociedade. O protesto dos empresários Sumareenses a respeito da decisão da Prefeitura em autorizar a feira serviu de alerta as outras asso-ciações da região, que se preveniram para não deixar a feira acontecer em suas cidades.

Feira da Madrugada realizada na Avenida da Amizade, em Nova Veneza

Page 3: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP04 05Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Natal

Comércio registra aumento de 5% nas vendas em dezembro

Choveu menos que o ano passado, o que serviu para atrair os consumi-dores no período em que o comércio funcionou em horário estendido até às 22h. Mesmo assim a melhor data do ano para o comércio varejista não che-gou a atingir a expectativa da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) e empresas

associadas neste mês de dezembro. A previsão entre 18% e 20% ficou abaixo do esperado, e as vendas atingiram au-mento de 5%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Apesar de o comércio sumareense ter oferecido variedade em artigos e produtos e muitas promoções, o con-sumidor – assim como aconteceu na

maioria das cidades - preferiu gastar menos. “Os próprios economistas já tinham alertado que o brasileiro esta-va evitando gastar, preferindo quitar dívidas, com medo de uma recessão em 2013. Infelizmente, não atingimos a nossa expectativa. Vamos torcer para que este ano seja melhor”, comentou Gustavo Caron, presidente da ACIAS.

Neste mês de janeiro serão conhe-cidos os ganhadores da Campanha Cultural Natalina da ACIAS, que vai premiar as cinco melhores frases que refletem o espírito natalino. Os cupons foram distribuídos nas lojas partici-pantes e os consumidores cadastraram a frase no site da ACIAS.

Iluminada

Fim de ano especial no Coreto da Praça tem Papai e Mamãe Noel

Por intermédio da ACIAS e os CRAS (Centros de Referência em As-sistência Social) da Secretaria de In-clusão Social, a população contou com uma programação especial de fim de ano. Foram várias apresentações cul-turais no Coreto da Praça e a presença do Papai e da Mamãe Noel distribuin-do balas e posando para fotos com a criançada. O bom velhinho acom-

panhado da Mamãe Noel recebeu as crianças até a véspera do Natal, num cenário belo e iluminado. Durante as atividades realizadas com crianças e adolescentes foram confeccionados adereços natalinos utilizando mate-riais recicláveis, principalmente gar-rafas pet. As noites foram animadas com as apresentações natalinas de co-ral, dança e orquestras.

Investimento

Sumaré terá unidade da Yara Brasil Fertilizantes

Sumaré ganhará mais uma empre-sa, a Yara Brasil Fertilizantes. O anún-cio da instalação da indústria, que tem sede na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi feito no último dia 26, ao ex-prefeito José Antonio Bacchim. A previsão, num primeiro momento, é contratar cerca de 300 co-laboradores diretos.

A Yara Brasil Fertilizantes construi-rá a empresa em um terreno de 80 mil metros quadrados, localizado na área da Rumo Logística, onde se encontra um dos maiores portos secos da América Latina, região da Área Cura.

Segundo a secretaria municipal de Trabalho, Emprego, Geração de Ren-da e Desenvolvimento Econômico a Yara Brasil Fertilizantes S/A foi en-quadrada na lei de incentivos fiscais da Prefeitura de Sumaré. Com isso, receberá isenção por 10 anos do IPTU e do ITBI, além de isenção do ISS de construção. Em contrapartida fica obrigada a recolher porcentagem para o Fundo da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet e Lei de Incentivo ao Es-porte, além de oferecer 50% das vagas a moradores da cidade.

Crianças e adultos fizeram questão de visitar a casa do Papai Noel, que teve companhia nesse Natal de 2012

Avenida 7 de Setembro, principal via comercial da cidade, lotou na noite de 21 de dezembro; Consumidor foi às compras no período noturno, garantin-do aumento nas vendas

Respeito e dignidade

Ressalt Imóveis - trabalhando mais para você não ter trabalho!

Perto de completar dois anos (em março de 2013) a Ressalt Imóveis pri-ma pelo atendimento com respeito e dignidade aos clientes. A empresa é de propriedade de Luis Eduardo Di Gia-como e Anderson Dias Frezzarin, que tem como slogan “Trabalhamos mais para você não ter trabalho”. E eles têm feito jus ao slogan. Nesse período em que estão no mercado imobiliário su-mareense, a Ressalt Imóveis tem con-quistado e fidelizado clientes a cada dia. É que o excelente atendimento somado a uma gama de produtos tem feito à diferença neste segmento no Município. “Um conjunto de fatores têm feito o sucesso da empresa - da boa localização, na Rua José Maria Miranda, mais a quantidade de ca-sas, apartamentos, terrenos e glebas, e acima de tudo, aquele atendimento personalizado que o cliente tanto al-meja”, comentou Luis Eduardo, que comemora a procura tanto na área de locação como de vendas.

A Ressalt Imóveis abriu o leque, a fim de facilitar aos clientes. Oferece lo-cação, vendas e administração de todo tipo de imóvel, além de assessoria imo-biliária customizada, que identifica o imóvel que se encaixa com o perfil de cada cliente. São casas, apartamentos, prédios comerciais, terrenos, chácaras, sítios e áreas comerciais, tanto em

Sumaré como em cidades da região, à escolha do cliente. Também trabalha com correspondentes de várias insti-tuições financeiras, o que facilita para os clientes, principalmente no quesito financiamento. “Acredito que o sonho da maioria é sair do aluguel. E o finan-ciamento, em especial o Minha Casa Minha Vida, tem favorecido muito”, disse Anderson.

As parcerias também têm sido im-portantes para atrair novos clientes, entre eles, o Viver Sumaré, com vá-rias unidades. São casas e apartamen-tos de dois e três dormitórios. Outro campeão de vendas é o loteamento Vaughn. “Temos de tudo um pouco – tanto em tamanhos e metragem como em valores - e a escolha do cliente”, ex-plicou Luis Eduardo.

Segundo ele, apesar de ser uma empresa nova, o objetivo foi atingido: de se firmar num mercado que conta com grandes nomes no segmento. “Só temos a agradecer a Deus, que nos permitiu abrir a empresa, e aos clien-tes, pelo sucesso. Estamos confiantes que 2013 será um ano ainda melhor”.

A Ressalt Imóveis fica na Rua José Maria Miranda, 1.181, Centro de Su-maré. Para conhecer virtualmente os imóveis basta acessar o portal www.ressalt.com.br ou mais informações pelo fone 3396.4224 e 3028.1711.

Fachada da imobiliária; e, abaixo, proprietários Anderson e Luis Eduardo

Page 4: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP06 07Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Em madeira

Guelere Decor inaugura Show Room dos PlanejadosSe a loja já era bela, vai ficar ainda

mais deslumbrante. A Guelere Decor inaugura neste mês a Show dos Planeja-dos. E com a novidade se destaca como uma das maiores da região do Picerno. São móveis, colchões, estofados, enxo-vais, tapetes e artigos para decoração em geral. “Já estamos trabalhando com móveis planejados em madeira. Quere-mos com o Show Room criar um espaço exclusivo para a exposição dos modelos”, comentou o proprietário José Aloísio Guelere.

E os móveis planejados da Guelere Decor têm 10 anos de garantia. A empre-sa vai desenvolver o projeto personaliza-do de acordo com a necessidade e espaço do cliente para dormitórios, closets, cozi-nhas, home theater, home office, banhei-ros, áreas de serviço e etc. Tudo com o mais alto grau de qualidade e sofisticação com conceitos próprios, traços, contor-nos e encaixes capazes de agregar beleza e funcionalidade. Para tanto, a Guelere Decor conta com uma equipe de profis-sionais apta para assessorar os clientes desde a elaboração do projeto a entrega e montagem dos móveis.

José Aloísio decidiu montar a Guele-re Decor há pouco mais de um ano, após ter atuado no ramo de academia. Oferece as melhores marcas do mercado, já que ‘vende qualidade’ a preços especiais.

Vale destacar a variedade em camas boxe em promoção; roupeiros 100% MDF e mesas de jantar. Os estofados

também são vendidos sob medida, com inúmeros modelos e cores. “Venho de uma família de empresários, no segmen-to de supermercados, e como sempre gostei desse ramo de decoração, decidi

desfazer a sociedade da academia e mon-tar a Guelere Decor”, explica.

A Guelere Decor parcela em até 12 vezes nos cartões de crédito e aceita che-que com um ano de abertura de conta e

sob consulta. Neste caso, o cliente precisa dar uma entrada. A loja fica na Avenida Fuad Assef Maluf, 2.282 – Portal Bordon. Mais informações pelo fone 3828.7979.

Autosserviço

Café da manhã, promoções e novidades marcam reinauguração do Depósito União

O Depósito União, um dos mais tradicionais de Sumaré neste segmen-to, ganhou uma superfesta de reinau-guração. O Café da manhã com mui-tos comes e bebes e muitas promoções aconteceu no dia 1º de dezembro. A empresa, de quase 4 décadas de exis-tência, sendo quatro anos sob a dire-ção do casal Nilson e Nice Tomazin, está com novas instalações. E com a novidade: autosserviço. “Decidimos melhorar ainda mais para que o pró-prio cliente fique a vontade para esco-lher, colocar no carrinho, ou seja, ele pega o que vai comprar e se dirige ao caixa”, explicou Nice Tomazin.

Isso não é tudo. Na reforma que da loja foram trocados os balcões, prateleiras e até a iluminação, além da ampliação do leque de produtos. Atualmente são cerca de 5 mil itens à disposição dos clientes. “Também aproveitamos para distribuir melhor os produtos a fim de facilitar aos clien-tes, e com isso trouxemos novidades, como luminárias, máquinas elétricas e artigos para casa. Enfim, de tudo um pouco”.

A loja está mais bonita, aconche-gante, chamativa. E a reforma, que ganhou novos ares visando, sobretu-do, o início de ano, tem surtido efeito. “Nosso objetivo foi atingido, tanto no aumento da clientela, como de outro tipo de público, com uma variedade

em produtos de qualidade”, comentou Nilson Tomazin.

Na loja, são encontrados de para-fuso a partir de R$ 0,50 a material de construção no pátio de 1.300 metros, localizado na frente do prédio.

O Depósito União aceita cartões de crédito. Também financia o material de construção ou reforma pelo BNDS e Banco do Brasil em até 48 vezes. O

horário de funcionamento é de segun-da a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sába-dos até ao meio-dia. Anote o endereço do Depósito União: Rua Joaquim Fer-reira Gomes, 121 – Jardim Marchisso-lo, saída para Hortolândia. Mais infor-mações pelo fone 3873.9299.

Vestibular 2013

Concurso de Bolsas da Network: garanta a sua!

A reitora doutoranda profª. Tânia Cristina Bassani Cecilio

Que tal começar o ano realizando o grande desejo de cursar uma facul-dade? Então, aproveite o Vestibular e o Concurso de Bolsas 2013 da Facul-dade Network e estude em uma das melhores faculdades do Estado de São

Paulo, de acordo com o IGC do MEC. A Instituição, que também é reconhe-cida pelo mercado de trabalho, está com inscrições abertas. Os interessa-dos devem se inscrever no site ou no setor de atendimento dos campi I ou II da Network, até o dia 16 de janei-ro. São oferecidas 5 bolsas integrais (100%) e 20 bolsas parciais com 50% de desconto, tendo como referência a tabela de preços da anuidade de 2013. As bolsas de estudo são exclusivamen-te para o primeiro ano dos cinco cur-sos oferecidos pela Instituição: Admi-nistração, Pedagogia, Educação Física, Engenharia de Mecatrônica e Sistemas de Informação.

A prova será realizada no sábado, dia 19 sábado, às 14h. A Network abre uma exceção para os candidatos im-possibilitados de realizar a prova na data. “Esses vestibulandos poderão fazer a prova na sexta-feira (18/01), às 19h”, garantiu o diretor acadêmico, prof. Pedro Grosso.

A prova do Vestibular 2013 da Fa-culdade Network é composta de uma redação com tema atual, e 45 questões

objetivas, sendo 5 questões de cada área que contempla o núcleo obrigató-rio do Ensino Médio. A duração é de três horas, podendo ser concluída no prazo mínimo de uma hora. Os candi-datos deverão chegar com meia hora de antecedência no campus I das Fa-culdades Network, local de aplicação da prova.

“Nos casos dos contemplados com as Bolsas de Estudos, condicionamos a validação ao pagamento das parcelas da anuidade rigorosamente até o dia 30 de cada mês, e para alunos que não recebem nenhum outro tipo de incen-tivo ou bolsa. Também é obrigatória a participação do estudante no Progra-ma de Iniciação Científica da Network (PROBIC) e a participação em even-tos científicos, sob a pena de perda da mesma. A bolsa de estudos oferecida pelo programa PROBIC é válida para o curso todo exceto em casos de re-prova e inadimplência”, explicou a rei-tora doutoranda profª. Tânia Cristina Bassani Cecilio.

Os vestibulandos devem aprovei-tar o FIES - Fundo de Financiamen-

to ao Estudante do Ensino Superior, programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior em instituições não gratuitas. O FIES garante, via Caixa Econômica Federal ou Banco do Bra-sil, uma linha de financiamento de até 100% da mensalidade com juros de 3,4% ao ano. O estudante ainda tem carência de 18 meses depois de for-mado para começar a pagar o finan-ciamento.

A primeira lista de aprovados será divulgada neste dia 21, no setor de atendimento do Campus I, e o can-didato tem até o dia 23 para efetuar a matrícula. Após essa data serão con-vocados os candidatos da segunda lis-ta de chamada e assim sucessivamente até o término das vagas.

A inscrição somente será consi-derada válida mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 20 no dia da prova. Inscreva-se já e garanta seu su-cesso profissional no site www.nwk.edu.br ou pelos telefones 3476.7676 e 3873.2828.

Atacado

Inauguração do Tenda atrai consumidores

Destaque na modalidade de autos-serviço, atividade que corresponde a mais de 80% dos negócios do grupo, a rede Tenda Atacado inaugurou no dia 07 de dezembro a unidade de Su-maré. A loja que gerou 250 postos de trabalho atraiu muitos consumidores na abertura, que foram em busca de promoções e conhecer a mais nova opção de compras na cidade. Insta-lado em uma área de 40 mil metros quadrados o Tenda oferece agilidade, variedade de produtos e preços baixos tanto para o consumidor como para o comerciante. A matriz foi fundada em 2001, e desde então o grupo Tenda Atacado mantém suas operações de Atacadista Distribuidor com a comer-cialização de mais de 10 mil itens, das melhores marcas do mercado, entre elas, a marca própria - a Select, com mais de 120 itens, divididos em várias categorias.

A rede conta com mais de 1 mi-lhão de clientes ativos cadastrados e cerca de 3.200 colaboradores atuando em diversas áreas, nas lojas-armazém, distribuídas por São Paulo, Grande São Paulo e interior. As lojas são pla-

nejadas para atender com conforto, agilidade e segurança comerciantes de todos os portes, além de consumido-res finais.

A loja de Sumaré, por exemplo, foi construída num conceito ecológico, onde todo o esgoto produzido é trata-do no próprio local e a água de reuso será utilizada nos vasos sanitários e no jardim da loja. A família Severini, que investiu aproximadamente R$ 12 milhões no Tenda Atacado de Sumaré, estava feliz com a mais nova filial, cuja expectativa é atrair milhares de pesso-as diariamente.

O Tenda está localizado na Rua Francisco Manel de Souza, s/nº, nas Chácaras Bela Vista. Mais informa-ções pelo fone 3883.8585.

Grande movimentação de clientes na abertura;

e, abaixo, o gerente executivo da ACIAS, Fernando Monteacutti, e o fundador da rede Dr Pedro Sever-

ini com os filhos Pedro Olavo, Car-los Eduardo, Guilherme e Fausto.

Show room deve atrair muitos clientes a partir de janeiro

Nilson e Nice: felizes com a Casa nova

Loja oferece de tudo ao consumidor com preços a partir de R$ 0,50.

Page 5: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP08 09Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Evento

Ganhadora da viagem sorteada no Jantar do Empresário conhece NatalA ganhadora da viagem a Natal sorte-

ada durante o Jantar do Empresário e 17º Prêmio Fufo, no dia 15 de setembro, pela Associação Comercial de Sumaré e Global Viagens, voltou radiante do passeio. Mar-tinha Aparecida Ávila da Silva e o esposo Sérgio viajaram com todas as despesas pa-gas. Ela foi a sortuda, que em meio a cente-nas de pessoas, ganhou o direito de curtir muita praia e dunas, andar de lancha e ver golfinhos de perto. Funcionária da Panifi-cadora Silva, ela explicou que quase teve um infarto quando falaram o seu nome, já que nunca havia ganhado nada. “Qua-se enfartei, porque jamais ganhei alguma coisa em sorteio. E a minha patroa disse que eu nem tinha esperado falar o nome todo e já estava comemorando. Claro, ti-

nha certeza, até porque com esse nome em Sumaré só tem eu”, recorda sorridente.

E sorrisos não faltaram à Martinha, que afirmou ter amado o hotel, o povo hospita-leiro de Rio Grande do Norte, e a comida de lá. “Confesso que não tinha planos de viajar, até porque só pegaria férias em 2013. Por isso, agradeço meus patrões – a Margarete e o Orlando – que me permitiram tirar uns dias em comemoração aos 18 anos de ca-samento. Foi um sonho, que aproveitamos para comemorar a lua de mel”.

Ela disse que pretende retornar a Natal, só que desta vez, com a família toda. Justa-mente porque se encantou prela cidade, mundialmente conhecida por contar com importantes monumentos, parques e mu-seus e pontos turísticos, como o  Teatro

Alberto Maranhão  e a  Coluna Capitoli-na Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o  Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana  e praias como  Ponta Ne-gra  e  dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), entre outras fes-tas. É também conhecida como a “Capital Espacial do Brasil”, devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, atualmente localizada no mu-nicípio de Parnamirim.“Quero agradecer à ACIAS e a Global Turismo pela oportu-nidade de ter conhecido Natal”, concluiu.

GLOBAL TURISMOA viagem de Martinha Silva a Natal foi

por meio de parceria entre ACIAS, Global Viagens Turismo e a operadora Flyertour. Esta é a terceira vez que consumidores su-mareenses viajam em sorteios realizados pela ACIAS, numa parceria com a Global Viagens e Turismo. A Global destaca para este início de ano as travessias pela Euro-pa, por meio dos Cruzeiros Marítimos, que estão em alta temporada e com muitas promoções.

A Global Turismo e Eventos fica na Rua Dom Barreto, 1.688 – Centro. Informações de pacotes e viagens pelo fone 3873.1028.

Presentes para sempre!

Gold Finger inaugura filial em Sumaré

Há 30 anos era fundada na cidade de Guaratinguetá a Gold Finger. Em três décadas, a rede já soma 40 lojas espalhadas pelo Estado de São Paulo e outras cidades. Em Sumaré a filial foi inaugurada no dia 1º de dezem-bro, e foi a penúltima inauguração do ano, atingindo a meta da direção, dentro do plano de expansão. “Nossa previsão era encerrar o ano de 2012 e iniciar 2013 inaugurando unidades”, disse Clederson Finger.

Loja completamente familiar, a Gold Finger trabalha em três eixos – joias, ótica e relógios. E a expectativa em Sumaré é grande. “Já vínhamos namorando a cidade há alguns anos, justamente pelo fato de Sumaré apre-sentar um crescimento grande. Con-versamos com o Paulo [do Planeta

Chopp] e conseguimos esse excelente ponto. Estamos confiantes que a loja vai ser outro sucesso”.

O prédio, que fica na esquina da Avenida 7 de Setembro com a Rua José Maria Miranda, foi totalmente re-formado para a 39ª filial da rede. É um prédio bonito e confortável, seguin-do o padrão das demais unidades. A Gold Finger trabalha com promoção o ano todo. A loja de Sumaré fica na Avenida 7 de Setembro, 400 – Centro. Informações pelo fone 3903.1662.

Rede inaugurou unidade de número 40 em Sumaré.

Loja familiar trabalha em três eixos, joias, ótica e relógios

Promoção estendida

Região de Nova Veneza ganha a Villa Baby Moda Infantil e Juvenil

A Villa Baby Moda Infantil e Juve-nil chega à Nova Veneza com o melhor em produtos e artigos para a galerinha do 0 a 14 anos. A loja foi inaugurada em agosto, com a proposta de atender toda aquela região, com as principais marcas do mercado, como Bibi, Bran-dili, Marisol, Pimpolho, Havaianas, Lua da Lenda entre outras, em roupas, calçados e acessórios. E tem atraído clientes de outras regiões. “Focamos exclusivamente a Avenida da Amizade pelo acesso tanto a Nova Veneza como a outros bairros, inclusive o Centro, de onde temos atraído muitos clientes”, disse a proprietária Ana Paula Silva.

Além das marcas conhecidas, o que automaticamente reflete em qua-lidade, a loja estendeu a promoção de inauguração até dezembro, e agora mais um pouco. “Vamos iniciar 2013 cheio de promoções”, garantiu o sócio Luiz Dovigo.

São calçados a partir de R$ 30 e

conjuntos a partir de R$ 60, que en-cantam as crianças. O belo design é convidativo para quem passa pela Avenida. E quem entra na loja outra coisa que chama a atenção além das roupas, calçados e acessórios em 90 metros quadrados de muita qualidade é o espaço kids, com televisor e brin-quedos, um lugarzinho especialmente projetado para deixar os pequenos à vontade enquanto os pais compram. “Na parte de acessórios, os clientes en-contram meias, bolsas, bonés, enfeites para cabelo, entre tantos”, ressaltou Ana Paula.

A Villa Baby parcela as compras em até 3 vezes sem juros e oferece 5% de desconto para pagamento à vista. Aproveite os preços promocionais. A loja funciona de segunda a sexta, das 9 às 18h, e aos sábados até às 13h. A Villa Baby fica na Avenida da Amiza-de, 1.697 – em frente à Amanco. Mais informações pelo fone 3903.1007.

Cobertura nacional

Link das Marcas: Assessoria & Consultoria Jurídica firma parceria com a ACIAS

O Link das Marcas: Assessoria & Consultoria Jurídica é a mais nova par-ceria da ACIAS neste segmento. Trata--se de uma empresa jovem e ágil, que busca oferecer com a rapidez da tecno-logia um atendimento seguro por meio da Internet. Com atuação em o todo território nacional e foco na agilidade e competência de seus serviços, a empresa prioriza o esclarecimento de dúvidas do cliente sobre a importância do registro da marca.

Ou seja, mantém o cliente atualizado e esclarecido. “Temos uma equipe séria e competente formada de atendentes dis-poníveis 24hs com advogados e design, sendo um especialista em cada área para melhor atendê-lo”, explica Carlos Edu-ardo Pereira, diretor executivo.

Pela parceria, o Link das Marcas vai proporcionar aos associados um servi-

ço de qualidade, com esclarecimentos em relação a marcas e patentes, tendo em vista que muitos empresários e co-merciantes não adquirem a proteção da marca acreditando estar protegido na Junta Comercial. “A Junta tem abran-gência estadual, enquanto que a marca registrada no INPI tem abrangência na-cional”.

O valor normal para pedido de regis-tro é de R$ 1.200. Associado da ACIAS tem desconto de 40% que pode ser divi-dido em até 3vezes.

Vale destacar que o Link das Marcas realiza palestras gratuitas com a finali-dade de difundir a cultura da Proprie-dade Industrial e esclarecer o teor da legislação, a forma de proteção contra terceiros, bem como os caminhos para se obtiver registros de marcas e patentes.

SegurançaSegurança e Rapidez são as pa-

lavras-chave do Link das Marcas. O cliente que contrata os serviços da empresa conta com agilidade, uma estrutura moderna e equipada com as ferramentas necessárias, além de in-fraestrutura direcionada à consultoria marcaria. Primando pelos padrões de qualidade em seus serviços, a direção do Link das Marcas prioriza não ape-nas o serviço de Assessoria, mas tam-bém a fidelização dos clientes.

O Link das Marcas fica na Praça Cruz da Esperança, nº 16 - sala 13, Vila Baruel - São Paulo. Mais infor-mações pelos fones (11) 2236.6488 – 3858.5431 ou no site www.linkdas-marcas.com.br.

Helena, da Global Viagens e Turismo, entrega bilhete simbólico da viagem a Natal a Martinha Aparecida Ávila da Silva ; Martinha Aparecida Ávila da Silva após passeio de buggy pelas Dunas; O casal passaeia de lancha pelas águas gostosas de Natal

Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo

Moda Infantil é na Villa Baby, opção em qualidade e preço bom;

Loja veste do 0 aos 14 anos

Page 6: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP10 11Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Mandato

Diplomação dos eleitos lota salão social do CRSA prefeita Cristina Carrara, o vice Luiz Alfredo Dalben e os vereadores receberam o diploma

A solenidade de diplomação dos eleitos em Sumaré lotou o salão social do Clube Recreativo na tarde do dia 19 de dezembro. O evento que encerrou o processo eleitoral de 2012 credenciou a prefeitura Cristina Carrara, o vice Luiz Alfredo Dalben e os 21 vereado-res eleitos para o exercício dos man-datos (2013/2016). Em seu discurso a juíza Ana Lia Beaal elogiou o pleito em Sumaré nestas eleições em cum-primento à missão da justiça eleitoral e destacou a importância do Magistra-do, do Ministério Público e os servi-dores pelo sucesso, que ‘formaram um verdadeiro exército com mais de duas mil pessoas para contabilizar os votos’. “Os 390 candidatos tiveram importante papel no pleito deste ano, se compara-do aos anteriores, que foi de muito res-peito, e sem contestação nas urnas. Foi

uma eleição aonde venceu a soberania popular”, disse. A magistrada fez vá-rios agradecimentos, como à diretoria do CRS, que cedeu o espaço e à Banda Municipal que tocou várias músicas, entre elas, o Hino Nacional. E pediu aos eleitos que respeitem a Lei de Respon-sabilidade Fiscal. Fugindo ao protocolo, a juíza Ana Lia disse não ser comum conceder a palavra, mas abriu uma ex-ceção pelo fato de Cristina Carrara ser a única mulher eleita chefe do executivo na região. “Só lamento não haver outra mulher para compartilhar na Câmara junto aos 21 vereadores”, disse a prefeita Cristina após elogiar o pleito sumareen-se, marcado por uma eleição democráti-ca, tranquila.

Cristina foi eleita com 54.543 vo-tos, o que equivaleu a 44,98% do total de votos válidos de Sumaré.

Gestão de negócios

PAE-Sebrae divulga programação de janeiro e fevereiroEmpreendedores sumareenses in-

teressados em participar de atividades de capacitação de gerenciamento dos negócios já podem se inscrever para as primeiras atividades do início do ano. O PAE (Posto de Atendimento ao Em-preendedor) do Sebrae-SP divulgou a programação deste mês e de fevereiro. As palestras e oficina são gratuitas, mas as vagas são limitadas, por isso é necessário fazer a inscrição anteci-padamente. Mais informações pelos telefones 3828.4003 ou 3903.4224, ou pessoalmente na Praça da República, 203, no centro de Sumaré.

PROGRAMAçãO

17/01 – Gerenciando Fluxo de Caixa com Eficiência. A palestra acontece-rá das 14 às 16 horas no auditório da ACIAS e tem como objetivo sensibili-

zar o empresário sobre a importância de utilizar o fluxo de caixa como uma ferramenta de controle e análise para administração dos recursos financeiros dos negócios.

06/02 – Como atrair, Manter e conquis-tar clientes. A Palestra que visa auxiliar o empresário a refletir sobre o motivo pelo qual os clientes compram da em-presa, formas de conhecê-lo melhor e fidelizá-lo também será no Auditório da ACIAS, 14 às 16 horas.

28/02 – Oficina Invista no Planejamen-to acontecerá das 14 às 17 horas e a fi-nalidade é mostrar o passo a passo para identificação de uma oportunidade de negócio e o planejamento da possível oportunidade identificada. A oficina será na faculdade Uniesp, que fica na Praça da República, 72 – Centro.

A prefeita Cristina Carrara antes da diplomação

Diplomação dos eleitos

Sergio Diniz consultor do Sebrae ministrou a última consultoria individual do ano no auditório da

ACIAS, no dia 4 de dezembro

Lei

Impostos devem vir discriminados na nota fiscalSoftware poderá ser baixado gratuitamente pela internet a partir do mês que vem

O consumidor brasileiro passará a ser informado do montante de im-postos pagos na compra de mercado-rias e serviços. O Projeto que obriga a discriminação do valor na nota fiscal foi aprovado pelo plenário da Câmara. Pela Lei nº 12.741, a partir de junho deste ano, todos os documentos fiscais emitidos nas vendas de produtos e serviços ao consumidor deverão obri-gatoriamente explicitar o valor cor-respondente aos impostos. Ou seja, devem computar globalmente nove tributos que incidem sobre produ-tos e serviços, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industriali-zados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre Lucro Liquido (CSLL), PIS/Pasep, Contri-buição para o Financiamento da Segu-ridade Social (Cofins) e Contribuição de Intervenção no Domínio Econô-mico (Cide).

Além da nota fiscal, a informação da carga tributária incidente sobre o produto poderá constar de painel fixa-do em lugar visível do estabelecimen-to ou ainda divulgada por qualquer outro meio eletrônico ou impresso.

A luta para que os valores fossem discriminados na nota fiscal teve iní-cio há alguns anos. Em maio de 2006 a Associação Comercial de São Paulo

(ACSP) e da Federação das Associa-ções Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) encaminharam ao Congresso um abaixo assinado com cerca de 1,5 milhão de assinaturas.

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revela que a carga tributária incidente sobre a gasolina, por exem-plo, chega a 53%. O sabão em pó tem 41% de impostos, enquanto sabonete e pasta de dente chegam a 37%. Ao comprar uma camisa ou um vestido, o consumidor paga 35% de impostos, taxas ou contribuições.

O Software poderá ser baixado gratuitamente pela internet a partir de fevereiro. A ACSP em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) desenvolve um sof-tware com mais de 17 mil mercado-rias e serviços com o cálculo dos sete tributos descritos na legislação. Já as empresas menos informatizadas e que preenchem a nota manualmente po-derão consultar o site para ter acesso aos valores aproximados dos tributos embutidos nos preços de bens e ser-viços.

Pela nova legislação, a informa-ção sobre os impostos que compõem o preço de venda poderá constar de painel afixado em local visível do esta-belecimento ou qualquer meio eletrô-nico ou impresso.

CLT

Lei prevê tempo de trabalho à distância

Sancionada em dezembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 12.551 dá os mesmos direitos traba-lhistas previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para quem exerce trabalho remoto, ou seja, em casa ou à distância, usando compu-tadores, telefones, celulares e smar-tphones. Isso implica no pagamento de hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho. A novidade gerou uma série de questionamentos e interpretações, visto que a legislação trabalhista colo-cava antes no mesmo patamar o traba-lho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário pos-sa produzir onde quer que esteja. O resultado da nova lei é a previsão do trabalho à distância, privilegiando as novas tecnologias. Todas as atividades do empregado feitas via recursos tele-máticos e informatizados podem ser consideradas como tempo trabalhado.

Neste sentido, para evitar reflexos de ações na Justiça em relação ao pa-gamento de horas extras, o emprega-dor precisa definir todas as regras em

contrato, fornecer todo o equipamen-to necessário, com atenção às normas de saúde e segurança, e estabelecer formas de controle do trabalho.

No contrato de trabalho deve constar a possibilidade de adoção do sistema home office, com descrição das regras que devem reger essa mo-dalidade de trabalho, com delimitação do horário de trabalho - se for possível o controle - ou a estipulação de que a jornada é de livre escolha do emprega-do, além da responsabilidade quanto às despesas de implantação e manu-tenção do sistema.

No âmbito judicial, os comandos do empregador por “meios telemáti-cos e informatizados” (e-mail, skype, MSN, mensagens pelo celular, entre outros) já vinham sendo considerados com o mesmo peso de um comando verbal, presencial.

Prova disso é a constante aceitação dos juízes trabalhistas de mensagens trocadas via e-mail com a finalidade de comprovação da prática de assédio mo-ral. Fonte: Departamento Jurídico do Sindivarejista de Campinas e Região.

DECLARAÇÃODeclaro ter extraviado o Compromisso de

Compra e Venda do Lote 03, da Quadra 26, do Loteamento Jardim Nova Terra, em Sumaré-SP, em

nome de Francisca Maria.

Alguns secretários assumiram pastasA prefeita Cristina Carrara (PSDB),

que tomou posse nesse dia 1º, assumiu com parte dos secretários. Ou seja, nem todos os nomes que irão formar o primeiro escalão de seu governo ainda foram definidos. No primeiro anúncio (14/12), ela havia anunciado apenas 11, dos 23 responsáveis pelas secretarias municipais. Posteriormen-te divulgou mais três nomes, e no dia posse anunciou outros três nomes. Além dos secretários (abaixo), a pre-feita nomeou também Ronaldo Pon-

tes Furtado (gerente de Programas e Projetos Específicos); o sargento PM da reserva Josué Fernandes dos San-tos (Superintendente Administrativo de Defesa Civil); e os Administrado-res Regionais Gilberto Bento Carneiro (Centro); Otair Antônio Ferreira (Ma-tão); Antônio Carlos Nicolai (Nova Veneza); Rogério Guelere (Jardim Picerno); Amarildo Santana (Jardim Maria Antônia e Jardim Dall´Orto) e Pilade Mussi Silveira (Área Cura).

Conheça alguns dos secretários municipais:• Gustavo Tomazin - secretário de Emprego, Trabalho, Geração de Renda e De-

senvolvimento Econômico• Luiz Alfredo Castro Ruzza Dalben - vice-prefeito e presidente do DAE• Hamilton Lorençatto - secretário de Finanças e Orçamento • Paulo Pereira da Silva – secretário de Educação• Paulo Sciascio Neto – secretário de Cultura, Esporte e Lazer• Luiz Carlos Piazentin – secretário de Segurança e Defesa Civil• Tânia Pupo - secretária de Saúde• Carlos Roberto Barijan – secretário de Serviços Público• Moisés Paschoalin Machado – secretário de Defesa, Proteção e Preservação

do Meio Ambiente• Tazio Gomiero – secretário de Comunicação Social• João Alberghini Sobrinho - secretário de Governo e Participação Cidadã• Antônio Enes Jr. ‘Tunão’ – secretário de Administração e Recursos Humanos• José Carlos Alves – secretário de  Planejamento• Alécio Biondo – secretário de Obras• Dr. Alexandre de Moraes Sampaio Silva - procurador geral do município• Maria José de Araújo - secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento• Robert May Neto - secretário de mobilidade urbana.

Page 7: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP12 13Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Natal

Assef Maluf mantém a tradição e realiza Almoço Beneficente

Almoçar, brincar e distribuir brin-quedos. Esse é o objetivo do almoço realizado há cerca de 10 anos pela Têxtil Assef Maluf. O evento benefi-cente reuniu aproximadamente 250 crianças do Crass São Domingos, Crass do Horto, Crass do Cruzei-ro  (antigo Peti)  e CCI no último dia 19, na sede da empresa. A festa às crianças menos favorecidas teve início por volta das 9h e se estendeu até às 15h, já que além do cardápio especial com farofa, salpicão, frango especial, arroz, feijão, ravióli e frutas, as crian-ças se divertiram com vários brinque-dos infláveis, entre eles, tobogã, pula--pula, toca do pirata, cama elástica e cama de futebol. Nem a anfitriã - dona Rose Maluf - resistiu à diversão e por algumas horas se permitiu voltar a ser criança. Outras guloseimas colocadas

à disposição das crianças foram sorve-tes e algodão doce, além do que elas mais esperavam: um lindo brinquedo de Natal, especialmente entregue pelo Papai Noel. Vale destacar o apoio de dois monitores do Sesi durante a re-creação das crianças.

AtletismoSumareense é vice no sul-americano

A atleta sumareense Dara Gabrie-la da Silva conquistou o título de vice--campeã sul-americana na prova do arremesso de peso, com a marca de 12,53 cm, (recorde pessoal) na XVIII Olimpíada Escolar. O evento aconteceu no dia 04 de dezembro, na cidade de João Pessoa/PB. Dara foi a única atleta da região convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo, CBAt, a integrar a seleção brasileira por causa do ótimo resultado como campeã brasileira da modalidade, disputada em Minas Ge-rais. “É um orgulho para nós termos uma sumareense representando o nos-so país numa competição sul-america-na. E mais ainda porque ela ficou com o vice-campeonato”, disse o treinador, prof. Vanderlei Maccari.

Moradora do bairro primavera e estudante da E.E. Vitor Carmine Cer-basi, Dara iniciou seus treinamentos na escolinha de atletismo da Prefeitura aos 10 anos. Atleta nata, quatro anos de-pois foi encaminhada para uma equipe profissional de Campinas, a Orcampi/Funilense/IVCL.

No pódio

Christian Macedo é vice-campeão do Paulista de Jiu-Jitsu

O cirurgião dentista e presiden-te do Rotary Club Sumaré Norte, Dr. Christian Macedo, sagrou-se vice--campeão do Paulista de Jiu-Jitsu na categoria Sênior pesado. Também conquistou a medalha de bronze na categoria geral Absoluta. O suma-reense subiu ao pódio duas vezes no evento realizado dias 1 e 2 de dezem-bro, em Barueri (SP). Ao todo, mais de 700 atletas representando a modalida-de disputaram as medalhas em várias

categorias, inclusive a feminina. Ape-sar de colecionar vitórias em 16 anos de competição, Christian Macedo criticou a falta de patrocínio. “Infeliz-mente, temos uma equipe forte – que treina pela Maromba (Indaiatuba), e nem todos os atletas conseguem dis-putar campeonatos fora pela falta de condições financeiras. Esperamos que na próxima gestão, o secretário de es-portes veja com bons olhos”, diz.

E o recado vai também para a pró-

pria iniciativa privada, que segundo Christian parece não se interessar. “Temos ótimos atletas, que precisam apenas de um apoio financeiro para deslanchar. Quem sabe possa surgir algum empresário disposto a investir mais no esporte sumareense, em espe-cial o Jiu-Jitsu”.

Além de trabalhar em seu consultó-rio, Christian Macedo, ensina a arte do Jiu-Jitsu duas vezes por semana, na Aca-demia Fabio Prado, em Nova Odessa. Mas, com a marca Maromba, do Mestre Silvio Fancio, que foi campeão na cate-goria Absoluta e na Faixa Preta, no mes-mo Campeonato Paulista.

Na expectativaUma semana antes do Paulista, Su-

maré sediou o Summer´s de Jiu-Jitsu. Os atletas sumareenses ficaram em 3º lugar por equipe. E a expectativa é grande para 2013. Christian Mace-do vai disputar o Mundial da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), previsto para junho, no Ibirapuera. Ainda no primeiro semes-tre tem o Brasileiro da modalidade, que também acontece em São Pau-lo. Já no segundo semestre haverá o Campeonato Internacional de Máster e Sênior, no Tijuca Tênis Clube (RJ). “Assim como as demais artes marciais, o Jiu-Jitsu tem como filosofia levar a modalidade além do tatame, ou seja, boas maneiras para a vida. Esperamos que 2013 seja um ano bom, e que os atletas de Sumaré tenham apoio para competir fora e representar bem o município”.

Papai Noel aterissou na

festa; dona Rose

Maluf brinca com as crianças;

Christian Macedo pede apoio para que os atletas de Sumaré possam competir fora e representar bem o município

Crianças aguardam para receber certificado Tenente Torres abre a solenidade de formatura do Proerd

Formatura

Proerd forma nova turma em solenidade no salão social do Recreativo

“Precisamos preservar as crianças em discussão de assuntos de adultos, principalmente entre pais”. Esse foi o recado do Tenente Torres, da 1ª Cia da Polícia Militar, durante a formatura de mais uma turma do Proerd – Pro-grama Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da PM. A sole-nidade aconteceu na noite do dia 5 de dezembro, no salão social do Clube Recreativo Sumaré. Além de repre-sentantes das escolas participantes, o evento contou com a presença do ge-rente executivo da ACIAS, Fernando Monteacutti.

O Proerd é um programa de edu-

cação preventiva que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes ini-ciem o uso de drogas.

De forma estratégica, criativa e in-terativa, as aulas acontecem nas escolas públicas, com o auxílio de policiais far-dados e professores, às crianças da 4ª sé-rie do Ensino Fundamental. Durante as aulas semanais são mostrados os efeitos das drogas, e os alunos recebem ensina-mentos sobre as habilidades necessárias para manterem-se longe desse mal que assola a sociedade. O programa também permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autorida-des e respeito pelas leis.

‘Luz, Câmera, Ação’O Proerd tem mostrado, ao longo

desses anos, ser de grande valia em se tratando de programas de prevenção baseados na tomada de decisões, es-tabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos compa-nheiros que incentivam o uso de dro-gas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a

Escola, a Família e a Polícia.Nas aulas, as crianças aprendem,

por exemplo, que após as palavrinhas ‘mágicas’ - Luz, Câmera, Ação – é pre-ciso manter silencio e respeitar quem está falando.

Em Sumaré, acontecem duas for-maturas anuais – no meio de ano, no auditório da Estância Árvore da Vida, e no final do ano, no salão social do CRS. Vale destacar o apoio da inicia-tiva privada em todas as formaturas, com a doação de bicicletas e brindes para sorteio entre as crianças partici-pantes.

LISTA DOS COMÉRCIOS COM OLÁ ROTATIVO EM SUMARÉComércio Endereço Comércio EndereçoÓticas Caron Av. Sete de Setembro, 134 - Centro Foto Principe Rua Antonio Vale Mello, 08 - Centro

Borboleta Rua José Maria Miranda, 852 - Centro Adriluc Modas Ltda-Me Rua Antonio Jorge Chebab, 1171 - CentroSumaré Pesca Rua José Maria Miranda, 522 - Centro Juan H.S. Hernandes Restaurante-Me Rua José Maria Miranda, 635 - Centro

Banca Papirus Av. Rebouças, 2765 - Centro Associação Comercial de Sumaré Rua Antonio Jorge Chebab, 1212 - CentroDavi's Café Ltda-Ma Rua José Maria Miranda, 899 - Centro Casa Norte Praça da República, 265 - Centro

Antonio Alves de Lima Rua José Luiz Duarte, 162 - Centro Hisuda - Carrinho De Big Dog Praça Manoel de VasconcellosGrelhados e Cia Rua Antonio do Vale Melo, 603 - Centro Luis Antonio Rosa M.E - Pasteluchu Rua Dom Barreto, 769 - Centro

M.C Pinto Chaveiro Me Av. Sete de Setembro, 500 - Centro Maria Geralda Santana - Mary Jhair Rua José Maria Miranda, 885 - CentroBar e Lanchonete Tropical Rua Pedro Consulim, 165 - Centro Locomotiva Comércio Eletronicos L.T.D Av. Emilio Leão Branbila, 80 - Centro

Luck-Pel Papelaria Ltda-Me Rua José Maria Miranda, 749 - Centro A Favorita Av. Sete de Setembro, 468 - CentroMarissa Brinquedos Rua Angelo Ongaro, 34 - Centro A Favorita Loja 2 Av. Sete de Setembro, 144 - Centro

Elo Doceria Ltda-Me Rua José Maria Miranda, 806 - Centro Amei-Biju Av. Sete de Setembro, 188 - CentroLumatel Telecomunicações Rua Dom Barreto, 806 - Centro Su-China Av. Sete de Setembro, 260 - Centro

Couras & Santos Lanchonete Ltda-Me Rua Antonio do Vale Melo, 636 - Centro Pirâmede Acessórios Rua José Maria Miranda, 832 - CentroDom Barretus Café Rua Dom Barreto, 557 - Centro Sil Modas Av. Sete de Setembro, 430 - Centro

Pastelaria Springxu Ltda Av Sete de Setembro, 452 - Centro Banca da Matriz Praça Manoel de Vasconcelos - CentroFarma Total Av. Sete de Setembro, 33 - Centro Victoria Modas Praça da República, 169 - Centro

Opticas Ipanema Av. Sete de Setembro, 41 - Centro Torres Lanches Av. Sete de Setembro, 258 - CentroAtelier de Costura Rua Antonio Jorge Chebab, 1079 - Centro Limp.Bem D.Dtizadora Sumaré Rua Antonio Jorgechebab, 1226 - Centro

Tayo Rua Pedro Consulim - Centro Tigrão Máquinas e Equipamentos Rua Antonio do Vale Melo, 614 - CentroAlgodão Doce Rua Pedro Consulim, 119 - Centro Chá de Lingerie Av. Sete de Setembro, 125 - Centro

Instituto da Imagem Pç. Manoel de Vasconcellos, 618 - Centro Lanchonete Tudo de Bom Rua Dom Barreto, 921 - CentroAvx Telecom Av. Sete de Setembro, 709 - Centro Decole Rua José Maria Miranda, 747 - Centro

Botequim do Café Av. Sete de Setembro, 470 - Centro Optica Santa Luzia Av. Sete de Setembro, 168 - CentroPirilume Rua José Maria Miranda, 832 - Centro Odontologia Integrada Silveira Rua Angelo Ongaro, 57 - Centro

Page 8: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP14 15Janeiro de 2013 • Sumaré-SP

Ingredientes• 1 Kg de carne seca• 2 colheres de óleo de canola• 1 cebola grande picada• 3 colheres de sopa de salsinha pi-

cada• 3 carás de tamanho médio• 1 batata média• 1 dente de alho amassado• 2 folhas de louro fresco• Caldo de legumes a gosto• sal a gosto

Modo de preparoDessalgue e cozinhe a carne seca por 25 minutos na panela de pressão. Re-tire da panela, retire toda a gordura e pique em pedaços pequenos. Refogue a cebola no óleo, adicione a carne seca e a salsinha e deixe refogar mais um pouco. Reserve.Descasque e pique os carás e a bata-ta. Leve ao fogo com o alho e o lou-ro e deixe refogar por uns 5 minutos. Cubra tudo com o caldo de legumes e

deixe cozinhar até que estejam macios. Descarte as folhas de louro e bata tudo no liquidificador ou emulsione com o mixer até formar um creme (se ficar muito grosso é só juntar mais água). Leve a carne seca à panela do creme e misture tudo muito bem.

Ingredientes• 1 kg de carne moída magra;• 1 pacote de sopa de cebola;• 1 ovo;• Mais ou menos 3 colheres de sopa

de farinha de trigo;• 1 colher de shoyu;• Sal se precisar.

Modo de fazerMisture todos os ingredientes menos a farinhaAcrescente farinha aos poucos, até dar a consistência necessária para formar as bolinhasFaça as bolinhasFrite em óleo quente. Se preferir, pode assar também.

ReceitasAlmôndegas

Creme de carne seca

GOLD FINGERAVENIDA 7 DE SETEMBRO, 400 - CENTRO

(19) 3903-1666

FUTURA SISTEMASRUA 13 DE MAIO, 1268 - VILA ALVES

SANTA BÁRBARA D’OESTE(19) 3628-2728

LUNA CALçADOSAV. DA AMIZADE, 3389 - NOVA VENEZA

(19) 3844-7019

ANEQUINI TRANSPORTESRUA ANAPOLIS, 63 - JD. DALL’ORTO

(19) 3832-6371

VISUAL CAMPINASR. LUIZ ANTONIO MARQUES, 86 - MANCHESTER

(19) 3845-0707

NOVOS SÓCIOS: SEJAM BEM-VINDOS

Painel Jurídico

Direito Anti-truste: Concorrência Desleal e Infração à ordem econômica

A Constituição Federal de 1988 trouxe, insculpido em seu artigo 170, um dos mais importantes princípios norteadores da or-dem econômica nacional: a livre iniciativa, livre concorrência e o acesso a todos ao li-vre exercício de qualquer atividade econô-mica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previs-tos em lei, ou seja, a Liberdade de iniciativa e competição.

Como bem leciona Fábio Ulhôa Coe-lho, em seu Curso de direito Empresarial (Saraiva, 2003, v.1), consiste a liberdade de iniciativa e de competição na atribuição a todos do Direito de Empreender. Se, a todo direito corresponde um dever, têm-se em conseqüência o dever do Estado de não impedir o direito de Empreender, e o dever de todos agentes econômicos de respeitar o direito de empreender dos outros. Nes-se sentido foi criada pelo legislador toda regulamentação com o objetivo de coibir praticas de concorrências ilícitas, as quais descumprem a liberdade do direito de em-preender.

Dividem-se as condutas concorren-ciais ilícitas (ofensivas ao livre direito de empreender) em Concorrência desleal (regulada pela Lei de Propriedade Intelec-tual: Lei 9.279/96) e Infração à ordem eco-nômica (abuso do poder econômico - Lei 12.529/11).

Na repressão à concorrência desleal, tutela-se o interesse individual de um em-presário vítima da prática ilícita (ex: furto de informações de um empresário pelo outro). Já na repressão à infração à ordem econômica tutela-se o interesse difuso e coletivo, o interesse relacionado ao regular andamento da economia de livre mercado (ex: monopólio de mercado, o detentor do monopólio de fato pode aumentar o preço, reduzir a qualidade, abaixar o preço demais para impedir a entrada de concorrentes, em detrimento final ao consumidor, etc.).

De especial importância na análise do direito concorrencial fixar-se a premissa que na Concorrência, seja na Desleal seja na Leal os objetivos são os mesmos: pre-judicar o concorrente adquirindo-lhe a clientela. Assim, na concorrência desleal, a ilicitude está nos meios empregados e não no fim (nos objetivos). Por outro lado, na infração à ordem econômica a ilicitude está nos fins obtidos e não nos meios emprega-dos.

Têm-se, portanto, que a concorrência desleal caracteriza-se por atos pontuais (condutas pontuais do agente), enquan-to a Infração à ordem econômica é uma questão macroeconômica (do segmento de mercado relevante). Nesse sentido, a Concorrência desleal é punida no plano Civil e as vezes também no plano Penal, (não havendo sanção Administrativa); já a Infração à ordem econômica é sempre pu-nida com sanções Administrativas e Civis, e eventualmente Penais. Enquanto a carac-terização da Concorrência desleal somente se dá com a comprovação da culpa (civil) do agente, já na caracterização da infração à ordem econômica a culpa é irrelevante (para aplicação das sanções) bastando o efeito ter sido gerado pela conduta.

A Concorrência desleal é dividida em genérica, a qual é punida apenas com a res-ponsabilidade civil. (art. 209 da LPI - ex.: violação de direitos de propriedade indus-trial, entre outros) e específica, punida com a responsabilidade civil e penal (sendo os Tipos penais definidos pelo art. 195 da LPI

- ex: empregar meio fraudulento, para des-viar, em proveito próprio ou alheio, cliente-la de outrem)

A Infração à ordem econômica tem como base jurídica o artigo 173 §4º da Constituição Federal, o qual reza que “A lei reprimirá o abuso do poder econômi-co que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”, sendo dividido em dias vertentes: condutas (atos dos agentes que prejudiquem a livre iniciativa) e atos de concentração (Quando dois ou mais agen-tes entram em processo de fusão, aquisição, incorporação ou mesmo em um acordo que sejam potencialmente “ofensivo à con-corrência”)

No tocante às Condutas, a Lei 12.529/11 (nova regulação do direito concorrencial) define de forma ampla, em seu art. 32, o “plano de fundo” para configuração dos atos de infração à ordem econômica, bem como a ocorrência de responsabilidade ob-jetiva do agente (independente de culpa) fi-xando os conceitos básicos para análise de tal ato: mercado relevante e posição domi-nante; e no parágrafo terceiro do referido artigo o rol exemplificativo de tais condutas (que por si só são ineficazes somente sendo infrações quando configurarem uma das hipóteses do caput)

Com relação aos atos de concentração, a nova legislação (Lei 12.529/11) determi-na em seus arts. 88 e seguintes, que serão preventivamente analisados os atos de concentração econômica em que, cumula-tivamente: I - pelo menos um dos grupos envolvidos na operação tenha registrado, no último balanço, faturamento bruto anu-al ou volume de negócios total no País, no ano anterior à operação, equivalente ou superior a R$ 400.000.000,00 (quatrocen-tos milhões de reais); e II - pelo menos um outro grupo envolvido na operação tenha registrado, no último balanço, faturamento bruto anual ou volume de negócios total no País, no ano anterior à operação, equiva-lente ou superior a R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais). Destaca-se que enfoque é preventivo e não repressivo, as autorida-des devem analisar o potencial “ofensivo à concorrência” da concentração.

Devem os agentes envolvidos na ativi-dade econômica (empresários, sociedades empresárias, entes públicos e até associa-ções da classe comercial), estarem atentos e comprometidos com a garantia da livre concorrência e iniciativa, garantindo a li-berdade no direito de concorrer, seja com a fiscalização das práticas de atos de con-corrência desleal ou de atos de infração à ordem econômica, seja com a não realiza-ção de tais atos.

É sempre importante lembrar que cumpre sua “função social” a empresa que mantém seus postos de trabalho, pagando corretamente a seus funcionários, pagan-do seus impostos, seus fornecedores, entre outros, e a descumpre aquela sociedade empresária que faz uso da prática da con-corrência desleal, que exerce sua atividade de modo gravoso ao meio ambiente, que não observa a segurança e a saúde de seus funcionários e clientes, aquele que sonega ou deixa de recolher os impostos e direitos trabalhistas, aquele que não paga seus for-necedores, aquele que pratica atos de inge-rência, entre outros.

Dr Felipe Alberto Verza Ferreira 

Page 9: 5% nas vendas - ACIAS | Sumaré · conta da Feira do Brás (popularmente ... fornecedores. Isso mesmo; as empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-E e as poucas

Janeiro de 2013 • Sumaré-SP16

Solenidade

48º BPMI comemora 8º aniversário

O 48º BPMI – Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou no dia 14 de dezembro uma solenidade para comemorar o 8º aniversário. O even-to contou com a presença de autori-dades, entre elas, o próprio Tenente Coronel PM Carlos Roberto Terreaga. A ocasião foi marcada pela homena-gem aos policiais destaques do mês, que receberam troféus da AFAM –

Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Pau-lo. Os homenageados foram os PM´s Wilson Domingos da Silva e Cláudio Gomes Ilário. Em seu discurso, o Ten. Cel. Terreaga disse que ‘o que valoriza cada vez mais os policiais e torna gra-tificante a profissão é saber que socor-rem pessoas e atendem ocorrências sem conhecer as pessoas’.

Recordação

Família Biondo comemora 125 anos da chegada em Sumaré

Os 125 anos da chegada da família Biondo em Sumaré foi marcada com um jantar especial. A festa aconteceu no dia 8 de dezembro, no salão social do Clube Recreativo Sumaré, e foi um encontro de todas das gerações, fami-liares e amigos íntimos. Além de pai-néis de Cesar e Maria Muratti Biondo e Rosa e Atílio Biondo, foi feita uma exposição de fotos antigas. O evento

ontou com os parentes de outras ci-dades do Estado, que aproveitaram a ocasião para relembrar fatos que marcaram a trajetória da família em Sumaré. A história da família Biondo em Sumaré teve início em 1887, com a vinda da Itália dos primeiros Biondo. O jantar comemorativo foi marcado de reencontros, recordações e de lin-das histórias.

Almoço

AABB promoverá o ‘Costela ao fogo de chão’A Associação Atlética Banco do

Brasil (AABB-Sumaré)  promoverá neste dia 13 mais um grande even-to. É a suculenta Costela ao fogo de chão, preparada pela equipe do Ran-cho da Leitoa. O almoço será a partir das 12h, e o delicioso cardápio consta ainda de arroz, feijão, farofa e saladas. O domingão reserva também música ao vivo com a dupla sertaneja Vando

& Vander. Os convites já estão à ven-da na secretaria do clube por apenas R$  25. “Crianças até 6 anos não pa-gam; e de 7 a 11 anos pagam R$ 12. As bebidas não estão incluídas no valor do convite”, explicou o presidente Ju-arez Teixeira Souza.

AçãO AMIGOSE visando arrecadar fundos para a

construção do novo salão a diretoria

da AABB está realizando a ‘Ação Ami-gos da AABB’. Por apenas R$ 20 você concorre aos seguintes prêmios no sorteio do próximo dia 26: Televisor de LED 46” Full HD (1º prêmio); No-tebook HD 320gb (2° prêmio); Tablet Samsung Galaxy (3° prêmio); Câmera Digital Sony 14,1(4° prêmio) e Celular Smartphone (5º prêmio).

Policiais em forma durante a execução da canção da Polícia Militar

Autoridades pres-tigiaram evento

Imagens em preto e branco registradas no passado