5 e 6 de março 2016 -...

11

Upload: dinhthuy

Post on 20-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5 e 6 de Março 2016 Estádio 1º de Maio | Inatel

04 Torneio Papa Francisco

05 Ficha Técnica

Proprietário

Associação de Futebol de Lisboa

Design gráfico

CML | Departamento da Atividade Física e do Desporto

Impressão

CML | Imprensa Municipal

500 exemplares

Março 2016

Felicito vivamente todos quantos pro-movem e patrocinam o Torneio Inter-nacional de Futebol Jovem tendo esco-lhido para patrono o Papa Francisco.

O Santo Padre acolhe com especial afeição os propósitos que movem os organizadores desta iniciativa que dese-jam promover o Desporto e o Futebol, em particular, como escola ao serviço da “Amizade, da Tolerância, da Soli-dariedade, da Ética, do Fair Play e do reforço da Paz no Mundo”.

O Papa Francisco tem frequentemente dirigido palavras muito esti-mulantes e orientadoras a atletas, treinadores e responsáveis de clubes e associações de todo o mundo pedindo que promovam o desporto como experiência educativa. «O desporto é um caminho educativo. Há três caminhos para os jovens, para os adolescentes e para as crianças. O caminho da educação, o caminho do desporto e o caminho do trabalho»

Também São João Bosco, Pai e Mestre dos jovens, na sua expe-riência de educador, concluiu que o desporto, para além de ser uma fonte de equilíbrio, desenvolve aspetos específicos da formação inte-gral do jovem. Promovia o desporto e fazia do pátio um lugar acolhe-dor e espontâneo, apto para as relações pessoais e de amizade. Afir-mava frequentemente: “Dê-se ampla liberdade de saltar, correr e gritar à vontade. A ginástica, a música, a declamação, o teatro, o desporto e os passeios são meios eficacíssimos para obter a disciplina e ajudar a moralidade e a saúde”.

Auguro os maiores êxitos e sucessos para o vosso Torneio, imploro da Virgem Maria saúde e protecção para todos os atletas e dirigentes e invoco as bênçãos de Deus sobre todos os que vão participar neste encontro de festa juvenil.

† Rino Passigato Núncio Apostólico

06 Torneio Papa Francisco

07

Lisboa vai acolher um evento único no plano desportivo nacional e internacional: o Torneio Papa Francisco, que é para tantos e em todo o mundo uma figura verdadeiramente inspiradora!

Faço votos para que durante estes dois dias, todos os participantes e as suas famílias possam disfrutar de momentos únicos, em Lisboa. Desejo igualmente, a todos os que nos visitam, que fruam tudo o que a nossa cidade tem para oferecer e que isso constitua motivo para que-rerem sempre regressar.

Fernando Medina Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Desejo vivamente que o Torneio Internacional Papa Francisco seja um momento muito feliz para todos os participantes. Os jovens jogadores, em primeiro lugar, e todos os organizadores e assistentes.

Todos participamos do sonho do Papa Francisco, que é fazer deste mundo uma grande realidade solidária e fraterna, em que cada um ganhe com todos e todos ganhem com cada um. E o presente Torneio é isso mesmo, pois todos triunfarão no mais importante, que é jogar e con-jugar esforços e boa vontade, muito para além do resultado em golos.

Ficarão todos melhor, porque preencherão um tempo que os enri-queceu na amizade solidária. Vitória consistente, como tudo o que nos faz melhores, do presente para o futuro.

- Parabéns e obrigado!

† Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

08 Torneio Papa Francisco

09É para mim um enorme prazer poder associar-me de forma entusiasta ao Torneio Internacional de Futebol Jovem “Papa Francisco”, que, oportunamente, a Associação de Futebol de Lisboa orga-niza, numa altura em que se comemoram 3 anos do seu Pontificado.

Enquanto Presidente do Conselho Dire-tivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), gostaria de publicamente reconhecer a importância que este evento pode assumir no desen-

volvimento desportivo destes jovens praticantes, associando a valência desportiva à partilha e vivência de uma matriz de valores determinantes para o seu desenvolvimento integral tais como a tolerância, a solidariedade, a cooperação, a ética e a paz.

Sob a égide do referido Pontificado, jogar futebol poderá assumir um significado mais amplo do que apenas constituir-se como uma mera ati-vidade desportiva com as devidas implicações biológicas; poderá assumir-se, sim, como uma oportunidade relevante onde os mais jovens poderão, através das experiências e das aprendizagens proporcionadas, crescer, aprender e a abrir novos horizontes de esperança capazes de mobilizar a confiança em si próprios em contribuir de forma ativa e integrada para a criação de uma sociedade mais justa, equilibrada e equitativa.

O IPDJ, I.P. vem, desta forma, congratular-se com a organização deste Torneio, esperando que o mesmo se constitua como um enorme sucesso do ponto de vista desportivo mas também humano, social e cultural. Neste sentido, gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar todos aque-les que contribuíram com a sua dedicação para a organização do mesmo, endereçando, em nome pessoal e do IPDJ, I.P., os meus parabéns!

Augusto Fontes Baganha Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude

Quero saudar todos os jogadores e todas as equipas, em especial toda a comitiva do San Lorenzo de Almagro, equipa por quem torce Sua Santidade o Papa Francisco, que dá o nome a este torneio.Façam da participação neste torneio uma festa desportiva, com os valores da tolerância, da solidariedade e do fair play sempre presentes.É possível competir sem esquecer estes valores. Respeitem os vossos adversários porque isso só vai valorizar as vossas conquistas.

É com muito gosto que a Santa Casa se associa a esta competição, por homenagear o pontificado do Papa Francisco, mas também porque junta tantos jovens. Isso é o mais importante, que se divirtam a prati-car desporto e que se inspirem nestes valores para serem bons atletas e melhores pessoas.Boa sorte a todos.

Pedro Santana Lopes Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

10 Torneio Papa Francisco

11O repto lançado à Associação de Futebol de Lisboa para assumir a organização deum torneio de futebol infantil que pudesse celebrar a passagem do terceiro aniver-sário do pontificado de Sua Santidade o Papa Francisco, mereceu imediata acei-tação e disponibilidade para apoiar a louvável iniciativa de um grupo de indi-vidualidades, entre as quais surgia o já saudoso Dr. David Sequerra.

À participação de grandes Clubes nacionais e de representantes do maior número possível de Clubes do nosso distrito, numa Seleção da AFL, foi possível juntar uma equipa composta por jovens alunos do Colégio de São João de Brito (Colégio da Ordem de Jesus em Portugal) e, da Argentina, a equipa de infantis do San Lorenzo de Almagro, Clube pelo qual o Santo Padre nutre especial e declarada afeição.

Na senda do apoio à formação integral dos nossos jovens, um dos grandes desideratos desta Direção, que exemplo mais relevante e de reconhecida autoridade moral poderíamos seguir na defesa dos valores perenes do relacionamento entre os homens e de tudo o que significa o respeito por todos os seres humanos e pela natureza, obra do mesmo Criador, que Aquele que pretendemos homenagear, o Papa Francisco?

A adesão de Sua Santidade a este evento e a presença dos mais altos dignatários da Igreja em Portugal, constituem para todos nós motivo de grande júbilo e a certeza de que o caminho traçado merece ser persistentemente mantido e partilhado por todos os que, com sen-sibilidade social, vêem na juventude a esperança de uma Sociedade mais solidária, comprometida e fraterna.É meu desejo pessoal que estes dias marquem decisivamente as vidas de todos os participantes e que todos nós nunca percamos as referências aqui afirmadas e os valores absolutos que marcam decisivamente a nossa identidade cultural.

Nuno Lobo Presidente da Associação de Futebol de Lisboa

Todos os intervenientes da actividade desportiva, os atletas, treinadores, dirigentes e adeptos deverão assumir comportamentos e gestos posi-tivos que promovam os valores no desporto, tais como: a verdade, a ajuda, tolerância, o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, fairplay, o saber estar, saber aceitar o resultado.

Promovendo estes valores, o desporto e todos nós ficaremos a ganhar!

MOVE-TE POR VALORES!

12 Torneio Papa Francisco

13Programa

1ª fase 05 março 2016 | sábado

Grupo 1

1 - Associação de Futebol de Lisboa X

2 - Sport Lisboa e Benfica9h30

Grupo 2

1 - Colégio de São João de Brito X

2 - C.A. de San Lorenzo de Almagro10h30

Grupo 1

3 - Futebol Clube do Porto X

1 - Associação de Futebol de Lisboa11h30

Grupo 2

3 - Sporting Clube de Portugal X

1 - Colégio de São João de Brito15h00

Grupo 1

2 - Sport Lisboa e Benfica X

3 - Futebol Clube do Porto16h00

Grupo 2

2 - C.A. de San Lorenzo de Almagro X

3 - Sporting Clube de Portugal17h00

2ª fase 06 março 2016 | domingo

Apuramento do 5º/6º classificados - 9h00

3º Classificado do Grupo 1 X 3º Classificado do Grupo 2

Apuramento do 3º/4º classificados - 10h00

2º Classificado do Grupo 1 X 2º Classificado do Grupo 2

Homenagem ao Papa Francisco – 11h15

Apuramento do 1º/2º classificados - 11h30

1º Classificado do Grupo 1 X 1º Classificado do Grupo 2

Cerimónia de Encerramento – 12h30

14 Torneio Papa Francisco

15Equipas Intervenientes

Club Atlético de San Lorenzo de Almagro

Colégio de São João de Brito Colégio da Companhia de Jesus

Futebol Clube do Porto

Associação de Futebol de Lisboa

16 Torneio Papa Francisco

17Sport Lisboa e Benfica

Sporting Clube de Portugal

Agradecimento

A Associação de Futebol de Lisboa e a Comissão Organizadora do Torneio Internacional de Futebol Jovem Papa Francisco deseja manifestar o seu público agradecimento às seguintes entidades pelo seu inestimável contributo para a realização deste torneio” .

Nunciatura Apostólica em Lisboa

Patriarcado de Lisboa

Cerâmica Artística de Carcavelos

18 Torneio Papa Francisco