5 coisas para nÃo fazer na hora de discutir política com alguém _ daniel murata

Upload: rafael-miranda

Post on 05-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 5 Coisas Para NÃO Fazer Na Hora de Discutir Política Com Alguém _ Daniel Murata

    1/5

  • 8/16/2019 5 Coisas Para NÃO Fazer Na Hora de Discutir Política Com Alguém _ Daniel Murata

    2/5

    2. Difundir informações sem confirmar a veracidade

     Vivemos em um mundo no qual informação viaja muito rápido. Para cada notícia, verídica ou não, surgem milhares de memes,reproduções, montagens, postagens em redes sociais e em blogs. Divulgar informação sem antes saber se é verdadeira ou não pode terconsequências catastróficas.

    Dois exemplos de besteiras amplamente difundidas: circula no facebook uma montagem na qual o juiz Sergio Moro alega ter informaçõespara prender Lula, mas que precisava de grande apoio popular, como um milhão de compartilhamentos da montagem. Também circulouna internet um excerto descontextualizado de uma entrevista do deputado Jean Wyllys, que dava a entender, erroneamente, que ele eraabsolutamente contra o cristianismo. Esse tipo de informação distorcida prejudica muito o debate. Se o nosso objetivo é fazer uma boapolítica, precisamos ter em mente a divulgação da verdade.

    3. Desdenhar argumentos por causa de seus autores

    Publicidade

    Esse é outro erro clássico, consistente em não levar à sério argumentos porque foram enunciados por pessoas que não gostamos ou que nãoachamos legitimadas a falar. Por exemplo, não considerar seriamente os argumentos de Kim Kataguiri por ele ser um "moleque mimado".Podemos discordar de quem quisermos, mas precisamos fundamentar nossa opinião tendo consideração pelo que os outros dizem.

    Pessoalmente, acho que Kataguiri está equivocado em praticamente todas as suas posições, mas é necessário levar seus argumentos emconsideração, desconstruí-los. Descartar um argumento porque achamos seu autor menos qualificado é, no fundo, querer silenciar a priori

    as vozes discordantes.

    4. Ofender quem tem opiniões diferentes

         

    http://www.brasilpost.com.br/news/kim%20kataguirihttp://www.brasilpost.com.br/news/lulahttp://www.brasilpost.com.br/news/sergio%20moro

  • 8/16/2019 5 Coisas Para NÃO Fazer Na Hora de Discutir Política Com Alguém _ Daniel Murata

    3/5

    É muito comum as pessoas ofenderem quem tem opiniões diferentes. Também é comum e compreensível que as pessoas se exaltem aodiscutir política. O problema é que muitas vezes ofender aqueles com opiniões diferentes é uma forma de silenciamento:impede-se o outro de falar porque ele é tratado com uma espécie de inimigo a ser vencido.  Quando isso é feito, qualquertentativa de debate político construtivo é impedida logo de início.

     A ofensa ou o xingamento funcionam como rótulos agregativos, nós arrolamos sob um rótulo uma série de posições que não gostamos eusamos esse rótulo para oprimir essas posições. Algumas vezes a ofensa não precisa ser explícita para surtir tais efeitos deletérios. Quandoum grupo se refere a outro como alienado é usualmente esse movimento: por meio de uma ofensa o discurso de quem pensa diferente édeslegitimado.

    5. Utilizar argumentos falaciosos

    Provavelmente a coisa mais difícil de evitar nessa lista. Ao discutir política devemos tomar cuidado para não ocultarmos erros einconsistências por trás de um discurso apaixonado. Aponto dois exemplos (mas existem vários outros):

    (1) Alguém que seja contrário a mudanças no status quo da sociedade poderia apelar para um argumento da "ladeira escorregadia". Essetipo de argumento falacioso sustenta que uma vez que liberalizamos algo, muitas outras coisas também serão liberalizadas nessa toada, daía metáfora da ladeira escorregadia. Trata-se de uma falácia comum, que aparece, por exemplo, quando conservadores dizem que aliberalização do casamento homoafetivo é o primeiro passo para a liberalização da pedofilia ou da zoofilia.

    O erro aqui é que não existe causalidade entre essas coisas, elas não têm ligação. Argumentos de ladeira escorregadia tentam estabeleceruma relação ilógica entre dois fatos autônomos, de modo a querer barrar uma alteração no status quo por causa do medo de uma segundaalteração.

    (2) Alguém que deteste o que eu escrevo pode pegar o meu item 1 nessa lista, sobre defender ideias sem ter feito a lição de casa, e fazer umaredução ao absurdo, ou seja, para tentar deslegitimar meu discurso o leva às últimas consequências e em uma situação para a qual ele nãofoi pensado. Nessa situação, meu "hater" poderia me chamar de elitista ou aristocrático por achar que só quem estuda é que pode opinar.

    Não foi isso o que eu disse, mas uma redução ao absurdo busca invalidar o argumento ao torná-lo impossível de sustentar em uma situaçãoextrema e irreal. As pessoas fazem isso constantemente, muitas vezes sem perceber, mas ao fazê-lo distorcem o que os demais dizem e aqualidade do debate político fica muito prejudicada. Como disse antes, política demanda empatia, e por sua vez empatia demanda quetentemos ter a melhor interpretação possível e de boa fé sobre o que dizem aqueles que discordam de nós.

    LEIA MAIS:

    - O impeachment e a política como Instrumento para tal

    - Afinal, o impeachment é jurídico ou político? (ou ainda, que diferença isso faz?)

    Também no HuffPost Brasil:

              1 de 11          10 séries de TV para quem gosta de política

    http://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/afinal-o-impeachment-e-ju_b_9681404.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/o-impeachment-e-a-politic_b_9717796.html

  • 8/16/2019 5 Coisas Para NÃO Fazer Na Hora de Discutir Política Com Alguém _ Daniel Murata

    4/5

    Conversas

    MAIS: Política Crise Política Presidential Debates Direita Esquerda Diálogo País País Dilma Rousseff 

    House of Cards - Season 1 - Of쎯cial Trailer - Net銽ix [HD]

    https://www.youtube.com/watch?v=ULwUzF1q5w4http://www.brasilpost.com.br/news/dilma-rousseff/http://www.brasilpost.com.br/news/pais/http://www.brasilpost.com.br/news/brasil-pais/http://www.brasilpost.com.br/news/dialogo/http://www.brasilpost.com.br/news/esquerda/http://www.brasilpost.com.br/news/direita/http://www.brasilpost.com.br/news/debates/http://www.brasilpost.com.br/news/crise-politica/http://www.brasilpost.com.br/news/politica/

  • 8/16/2019 5 Coisas Para NÃO Fazer Na Hora de Discutir Política Com Alguém _ Daniel Murata

    5/5

    RSS Dúvidas comuns Contrato do usuário Privacidade Política de comentário Sobre nós Entre em contato Arquivo

    ©2016 Abril Comunicações S.A. ou seus licenciadores (em especial, o The Huffington Post International). Todos os direitos reservados.   "HuffPost Brasil" é uma marca registrada da TheHuffingtonPost.com,Inc. Todos os direitos reservados. 2016©

    Parte de HPMG News

    4 co mentários   Classificar por  

    Mauro J Garcia · Trabalha na empresa Depósito do Wes

    O texto é excelente. Mas k entre nós, é tudo que um esquerdopata faz quando vaidiscutir política. Talvez por não terem argumentos, só resta a agressão.

    Curtir  · Responder  · 13 de maio de 2016 10 :27

    Jorge Araujo · Recording/Mixing Engineer em Zen Studios - GravaçõesProfissionais

    a para, os dois lados tem pessoas agressivas, agressivdiade e falta deeducação não é posição politica.

    Curtir  · Responder  · 2 · 13 de maio de 2016 16:27

    Kaléo Leitholdt · Barra Velha

    você não leu o texto todo!

    Curtir  · Responder  · 1 · 14 de maio de 2016 10:26

    Nelson Tegon Filho · Empreendedor em T ELOG LOGISTICA EREPRESENTAÇÕES

    acabou de fazer uma dessas coisas,rs

    Curtir  · Responder  · 1 · 17 h

    Mostrar mais 1 resposta neste tópico

    Fred Nogueira Magnavita · FEFIS

    Reparei duas coisas nesse impeachment: 1 -como são organizados no Senadoque após um questionamento antes mesmo de terminar a replica, o presidenterespondia com o texto todo já definido NAS MÃOS. Citações da constituição,capitulo, inciso, lei, normas, etc. Imprecionante organização. QUERIA TER UMPAÍS COMO ESSE!2- Por  que em nenhum momento ouvir dos politicos do PT falar de Deus mesmosendo pejorativo. Comunista não tem nada a ver com religião muito menos com

    Deus? Ao menos falasse de Patria, mas não, falava tanto em Democracia que vialgo embutido de tremenda mentira - a palavra certa eraD E M Õ N I O C R A C I A.

    Curtir  · Responder  · 1 · 13 de maio de 2016 12:40

    Kaléo Leitholdt · Barra Velha

    Falar em Deus mesmo pejorativamente? Que estranha religião!Marx não era contrário à religião, mas à religião que servia como impérioe interferia nos assuntos do povo. Há pouco tempo, a Igreja Católicaassolava vidas e corpos com suas mentiras, dando ideais "divinos" a quemestivesse com a coroa.

    Curtir  · Responder  · 14 de maio de 2016 10:28

    Kaléo Leitholdt · Barra Velha

    Muito boas ideias e fundamentos nos processos de argumentação

    Curtir  · Responder  · 1 · 14 de maio de 2016 10:29

    Tatiana Castro

    Quem faz muito isso são os de direita, principalmete em relação ao Jean Willis

    Curtir  · Responder  · 1 · 11 h

    Facebook Comments Plugin

    Mais antigos

     Adicionar um comentár io...

    https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/http://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1199693910070625http://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1199693910070625https://www.facebook.com/fred.magnavitahttps://www.facebook.com/pages/FEFIS/106364132735985https://www.facebook.com/nelson.tegonfilhohttps://www.facebook.com/pages/TELOG-LOGISTICA-E-REPRESENTA%C3%87%C3%95ES/1705982592982794https://www.facebook.com/nelson.tegonfilhohttps://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/pages/Barra-Velha/112619542086446https://www.facebook.com/StudiosZen/https://www.facebook.com/StudiosZen/https://www.facebook.com/StudiosZen/https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/http://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1200805736626109https://www.facebook.com/tatiana.castrorodrigueslopeshttp://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1200339356672747https://www.facebook.com/pages/Barra-Velha/112619542086446https://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/pages/Barra-Velha/112619542086446https://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttp://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1199693910070625https://www.facebook.com/pages/FEFIS/106364132735985https://www.facebook.com/fred.magnavitahttps://www.facebook.com/pages/TELOG-LOGISTICA-E-REPRESENTA%C3%87%C3%95ES/1705982592982794https://www.facebook.com/pages/Empreendedor/129747057068813https://www.facebook.com/nelson.tegonfilhohttps://www.facebook.com/pages/Barra-Velha/112619542086446https://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/StudiosZen/https://www.facebook.com/pages/RecordingMixing-Engineer/127875503920590https://www.facebook.com/jorgesollarihttp://www.brasilpost.com.br/daniel-murata/politica_b_9861018.html?fb_comment_id=1197766123596737_1199619080078108https://www.facebook.com/depositodowes/https://www.facebook.com/profile.php?id=100009925748795https://www.facebook.com/tatiana.castrorodrigueslopeshttps://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/fred.magnavitahttps://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/profile.php?id=100009925748795https://www.facebook.com/nelson.tegonfilhohttps://www.facebook.com/kaleo.leitholdthttps://www.facebook.com/jorgesollarihttps://www.facebook.com/rafael.8.mirandahttp://www.brasilpost.com.br/archivehttp://www.brasilpost.com.br/p/contatenos.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/p/quem-somos.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/p/politica-de-comentarios.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/p/politica-de-privacidade.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/p/termos-do-servico.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/p/perguntas-frequentes.htmlhttp://www.brasilpost.com.br/syndication