49351647 analise-obra-rei-arthur

21
ANÁLISE DE OBRA ANÁLISE DE OBRA Leitura complementar Leitura complementar Personagens Personagens Tempo Tempo Espaço Espaço Destaques Destaques

Upload: wagner-cruz

Post on 13-Jan-2017

11 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

ANÁLISE DE OBRAANÁLISE DE OBRA Leitura complementar Leitura complementar PersonagensPersonagens Tempo Tempo EspaçoEspaço DestaquesDestaques

Quem foi o Rei Arthur?Quem foi o Rei Arthur?  

Segundo o autor Jorge Augusto Senger, Segundo o autor Jorge Augusto Senger, Ambrosios Aurelianos talvez seja a Ambrosios Aurelianos talvez seja a verdadeira identidade do rei Arthur, rei verdadeira identidade do rei Arthur, rei predestinado por um mago, protegido predestinado por um mago, protegido pela mão de Avalon e fiel a Jesus pela mão de Avalon e fiel a Jesus Cristo.Cristo.

Em outros tempos, as Ilhas Britânicas Em outros tempos, as Ilhas Britânicas eram muito disputadas por povos de eram muito disputadas por povos de diversas origens. Quando o general diversas origens. Quando o general Júlio César ali chegou, em 56aC, as Júlio César ali chegou, em 56aC, as legiões romanas enfrentaram habitantes legiões romanas enfrentaram habitantes orgulhosos de suas tradições - os orgulhosos de suas tradições - os bretões, um povo celta.bretões, um povo celta.

Destacou-se assim, Ambrosios Destacou-se assim, Ambrosios Aurelianos, talvez descendente de uma Aurelianos, talvez descendente de uma aristocrática família romana, que tendo aristocrática família romana, que tendo lutado com os bretões, teve seus feitos lutado com os bretões, teve seus feitos transmitidos oralmente de geração em transmitidos oralmente de geração em geração,tomando proporções geração,tomando proporções fabulosas, dignas de um mito. fabulosas, dignas de um mito.

Quando a cultura celta passou a ser registrada, esse personagem já era referido como entidade divina, sob o nome de Artor. Tendo sido evangelizados, os bretões não abandonaram suas crenças e, por tempos, os elementos da fé cristã e celta conviveram em seus espíritos.

O Mago Merlin e o Rei ArturO Mago Merlin e o Rei Artur

Merlin era um título dado ao sacerdote Merlin era um título dado ao sacerdote mais graduado na religião antiga. Merlin mais graduado na religião antiga. Merlin era como o representante masculino da era como o representante masculino da Deusa, ele e a Sacerdotisa de Avalon Deusa, ele e a Sacerdotisa de Avalon formavam o elo entre a magia e os formavam o elo entre a magia e os humanos. Na lenda, Merlin é o Taliesin humanos. Na lenda, Merlin é o Taliesin grande articulador e conselheiro do reino grande articulador e conselheiro do reino de Ambrósio e Uther Pendragon.de Ambrósio e Uther Pendragon.

Camelot era o reino do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda. A grande fortaleza foi criada depois que Artur expulsou os saxões de sua terra. Antes, a base de seu reino era Tintagel.

Távola Redonda

Em Camelot, Artur construiu a Távola Em Camelot, Artur construiu a Távola Redonda e instituiu a ordem dos Redonda e instituiu a ordem dos cavaleiros da Távola (homens feitos cavaleiros da Távola (homens feitos cavaleiros por Artur), onde todos cavaleiros por Artur), onde todos reuniam-se e tomavam as decisões em reuniam-se e tomavam as decisões em torno de uma grande mesa redonda, torno de uma grande mesa redonda, sem quebras nem cabeceira, sem quebras nem cabeceira, simbolizando a igualdade entre os simbolizando a igualdade entre os presentes. presentes.

Os Os Cavaleiros da Távola Cavaleiros da Távola

RedondaRedonda foram os homens foram os homens

premiados com a mais alta premiados com a mais alta

ordem da Cavalaria, na corte ordem da Cavalaria, na corte

do Rei Artur. Segundo do Rei Artur. Segundo

Malory, eles eram regidos por Malory, eles eram regidos por

um código de comportamento.um código de comportamento.

Nunca insultar nem assassinar;Nunca insultar nem assassinar; Sempre furtar-se à traição;Sempre furtar-se à traição; De forma alguma, ser cruel e De forma alguma, ser cruel e

conceder misericórdia a quem pedir conceder misericórdia a quem pedir por ela;por ela;

Sempre socorrer senhoras, damas e Sempre socorrer senhoras, damas e viúvas;viúvas;

Nunca impor sua vontade às Nunca impor sua vontade às senhoras, damas ou viúvas; senhoras, damas ou viúvas;

Nunca assumir lutas erradas; Nunca assumir lutas erradas; Sempre proteger, não matar;Sempre proteger, não matar; Ajudar ao próximo. Ajudar ao próximo.

Lancelot - um cavaleiro especial

Lancelot era filho de Viviane, a sacerdotisa de Avalon, o melhor guerreiro da Távola Redonda, e o Mestre de Armas de Artur. Ele mantinha vínculos com Avalon, porém não seguia a religião da mãe, também não era ligado aos cultos religiosos, embora pertencesse a linhagem real.

A Rainha GuinevereGuinevere, a prometida do rei Artur, casou-se muito jovem sem conhecer seu

futuro marido, veio acompanhada de um

generoso dote, o que foi decisivo para o rei aceitá-la. Entretanto, às vésperas do casamento, Artur ao vê-la encantou-se pela moça,

porém o coração de Gwen já pertencia a Lancelot, o

principal aliado de Artur.

Personagens do livro analisado:Rei Uther Pendragon Duque Tintagil Igraine

Merlin Margawse Rei Uriens

Morgana Rei Lot Ector

Artur Kay Baudwin

Ulfius Brastias Rei Ban

Rei Bors Gawaine Gaheris

Gareth Agravaine Mordred

TorTor DamasDamas GrifletGriflet Senhora do Senhora do LagoLago

OntzlakeOntzlake Lancelote Lancelote GuineverGuinever BalinBalin

AccolonAccolon NimueNimue Rei PellesRei Pelles Galahad Galahad

LeonelLeonel Ector MarisEctor Maris Turquine Turquine Fada BrisenFada Brisen

ElaineElaine PersivalPersival Rei RienceRei Rience BagdemagusBagdemagus

UwaineUwaine LucanLucan Bedivere Bedivere

Rei Leodegrance Rei Leodegrance Arcebispo de Canterbury Arcebispo de Canterbury

Demais cavaleirosDemais cavaleiros

Principais açõesPrincipais ações Liberar a espadaLiberar a espada Agrupar os cavaleirosAgrupar os cavaleiros Lutar contra os contestadoresLutar contra os contestadores Casar com GuineverCasar com Guinever Instalar a Távola RedondaInstalar a Távola Redonda Libertar cavaleiros Libertar cavaleiros Salvar donzelas Salvar donzelas Procurar o Santo Graal.Procurar o Santo Graal.

Tempo e espaçoTempo e espaço

ProfeciasProfecias

““...essa espada será a vossa destruição. Com ela ...essa espada será a vossa destruição. Com ela matareis vosso melhor amigo, o homem que mais matareis vosso melhor amigo, o homem que mais amais neste mundo.”amais neste mundo.”

““... não há melhor cavaleiro do que ele. Ainda irá ... não há melhor cavaleiro do que ele. Ainda irá prestar-vos bons serviços e trazer-vos uma grande prestar-vos bons serviços e trazer-vos uma grande tristeza.”tristeza.”

““Um leopardo de sangue nobre que virá e matará a Um leopardo de sangue nobre que virá e matará a serpente. Esse leopardo gerará um leão nesta terra serpente. Esse leopardo gerará um leão nesta terra estrangeira que ultrapassará a todos os outros estrangeira que ultrapassará a todos os outros cavaleiros.”cavaleiros.”

““... geraste nela uma criança que será a tua ... geraste nela uma criança que será a tua destruição e de todos os teus cavaleiros.”destruição e de todos os teus cavaleiros.”

Objetos místicosObjetos místicos

EspadaEspadaMesaMesaCáliceCálice