(47) 3348-3427 - paróquia santíssimo sacramento de itajaí · leitores nossa senhora de lourdes,...

12
ANOS ANOS (47) 3348-3427 Rua Cônego Thomaz Fontes, 417 - Centro - Itajaí [email protected]

Upload: phamhanh

Post on 13-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANOSANOS

(47) 3348-3427

Rua Cônego Thomaz Fontes, 417 - Centro - Itajaí

[email protected]

P r o j e t o s G r á f i c o s

(47) [email protected]

DIREÇÃOPe. Sérgio José de SouzaContato: (47) 3348-1254Praça Irineu Bornhausen S/NºCentro - Itajaí[email protected]

TEXTOS / REPORTAGENSEquipe de colaboradores

PROJETO GRÁFICO / DIAGRAMAÇÃOJuan Carlos [email protected]

TIRAGEM3.000 exemplares

PERIODICIDADEMensal

REVISÃOIrene de Souza

PRODUÇÃO

às suas filhas esta mística, esta riqueza. Orientou às Irmãs que rezassem o terço todos os dias a coroinha de Nossa Senhora, que constava de 4 ave-marias com o Pai nosso intercalado, gloria e a jaculatória Bendita seja..; celebrassem suas festas com muito fervor e que vivessem o dia todo sob a presença desta Mãe Admirável. Para isso, introduziu o costume de rezarem esta oração: “Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria Mãe de Deus”. Todas as vezes que o sino da Igreja soava, mesmo que estivéssemos trabalhando, interrompíamos o serviço e rezávamos!

Era uma maneira de estamos o dia todo unidos a Deus em oração, por meio de Maria.

A Congregação das Irmãzinhas, seguindo o exemplo de sua fundadora, hoje leva a devoção a Nossa Senhora, quer no meio dos índios, das missões no exterior, nas comunidades cristãs, doentes, idosos, crianças e adolescentes.Neste ano Mariano, no Brasil, que começou em 12

Imaginemos como Santa Paulina neste Ano de outubro de 2016 , dia de Nossa Senhora Aparecida e Mariano, estar ia fel iz , incentivando todos a será concluído em 11 de outubro de 2017, para aprofundarem o amor a Nossa Senhora e certamente homenagear nossa Mãe Santíssima. Precisamos usufruir organizando peregrinações para o local abençoado em abundantemente das graças que ela vai nos nosso Brasil que Ela se manifestou com tanta singeleza e proporcionar.carinho.São trezentos anos da aparição em Aparecida – SP.

Quantas curas, conversões e bênçãos que muitos peregrinos e devotos de Nossa intercessora a Mãe Imaculada têm sido alvo de sua bondade e misericórdia.

É bom refletirmos as belas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria mãe”. Que presente valoroso nos doou.

Santa Paulina teve uma vida toda na companhia de Maria. Como filha fiel procurou dizer “sim” quando foi solicitada para uma missão muito difícil: Fundação de uma congregação. Sem meios e com pouco preparo em muitos aspectos, mas, fiel ao pedido de Maria, levou avante a missão com grande sacrifício. Hoje temos a congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, espalhadas na evangelização pelo mundo em 11 Países e 16 estados do Brasil.

Ela cultivou, durante toda a sua vida, uma devoção tão profunda a Nossa Senhora que transmitiu

TRANSPORTADORATRANSBRASILIANA LTDA.

RUA LEODEGARIO PEDRO DA SILVA, 330 - BARRA DO RIO - ITAJAÍ-SC

FONE: (47) 3083-1217 – 3083-1277

Querido(a) dizimista, casoseu nome não conste na

lista dos aniversariantes,por gentileza procure a

Secretaria Paroquialpara atualizar o seu cadastro.

No próximo mês, nossa comunidade (crianças, jovens e adultos) volta à ter acesso a “Palavra que ecoa” através da Catequese. O Senhor vem ao nosso encontro de várias formas e através de diversos tipos de “instrumentos”, um destes instrumentos é o catequista. Mas o que tem a Catequese, ou o catequista, a ver com o Dízimo? Nossa coluna irá elucidar esta dúvida.

Vejamos...

Pode-se dizer que todo dizimista é catequista? Com a oferta do Dízimo, a comunidade torna-se toda ela catequizadora. É com a

oferta do Dízimo de seus fiéis que a paróquia consegue subsídios necessários para a catequese das crianças, adolescentes e jovens. Pelo Dízimo de seus fiéis, a paróquia consegue investir na formação permanente de seus/suas catequistas e na formação de novos catequistas. Por isso, quem contribui com o Dízimo é catequista. Mesmo que não saiba dar catequese, nem possa tirar um pouco de seu tempo para esse trabalho tão central na vida da Igreja, ser dizimista é ser também catequista. Pois é por meio de sua oferta que a Igreja mantém essa frente tão significativa da evangelização.

Com a oferta do Dízimo de seus fiéis, a comunidade torna-se solidária e samaritana. A Igreja tem a missão de socorrer a necessidade das pessoas pobres. Ela tem a missão de anunciar um Reino de justiça e paz. Por isso, atua em muitas frentes de organização social. São muitas as Pastorais Sociais que ela mantém. De mil maneiras, uma paróquia debruça-se sobre as carências do povo. Quem é dizimista, mesmo que não tenha tempo, disposição, carisma e coragem para esse tipo de atividade, será, mesmo assim, no fundo, um profeta, um samaritano, um transformador da realidade. Porque é através de sua oferta que a Igreja realiza esse tipo de atividades.

*Extraída do texto “Dízimo: uma experiência de fé, de esperança e de caridade”A Palavra nos orienta:“Todos os israelitas, homens e mulheres, dispostos a contribuir para as obras que o Senhor

tinha mandado executar por meio de Moisés, trouxeram ao Senhor contribuições espontâneas”(Ex 35, 29)

Para refletir:Todo dizimista, pelo simples fato de sua oferta mensal, já é um evangelizador, um liturgista, um

catequista e um agente da pastoral social da Igreja. É claro, porém, que não basta oferecer o Dízimo. Quando se abre o bolso para repartir o dinheiro, é porque o coração já foi aberto para repartir o tempo, as qualidades e os talentos, a fim de se engajar na vida da Igreja e na obra da evangelização.

Semana em Ação de Graças aos DizimistasNeste mês, a Semana em Ação de Graças aos Dizimistas, acontece entre os dias 11 e 17. Nos fundos

da Igreja (junto ao Batistério), agentes da Pastoral do Dízimo estarão presentes esclarecendo dúvidas pertinentes à Doação.

Destaque do calendário* o envelope (Dízimo e Diziminho), nele coloque sua Contribuição e participe da Procissão da Oferta**!

Assim acontece a Procissão: o presidente da Celebração, após as Preces dos Fiéis, motiva os Dizimistas (adultos, jovens e crianças) que, ordenadamente, dirijam-se ao corredor central da Igreja para depositarem nos cestos as suas Ofertas.

*Caso ainda não tenha retirado o seu Calendário do Dízimo e Diziminho de 2017, solicite com os agentes de Pastoral ou obtenha informações pelo fone 3348-1254.

**Atenção: as demais modalidades de Ofertas não foram extintas, caso você queira levar seu envelope da Oferta do Dízimo na secretaria ou depositar na sacolinha da coleta.

Você que contribui através da CELESC,favor comparecer na secretaria

paroquial da Matriz para atualizaçãodo cadastro.

Obrigado. Deus abençoe.

ATENÇÃO – DIZIMISTAS:

01/02 – Solange Probst Liberato

01/02 – Andréa Rosa Góis Gaya

01/02 – Sueli Rosane S. Zimmermann

01/02 – Ivonete Kobarg

01/02 – Vinicius Oenning

02/02 – Maria Inês Tessano Barp

02/02 – Sinhorinha Nascimento Cugnier

02/02 – Alvin João Souza

03/02 – Vergínia Pereira Belizário

03/02 – Maria Fatima Marchiori

04/02 – Valmor José de Souza

05/02 – Laércio Silva

05/02 – Emerson Veneri

06/02 – Celso Laurentino

07/02 – Mary Ellen Mafra

07/02 – Auzeni Ramos da Costa

08/02 – Elza de Oliveira Bittencourt

08/02– Odanilo Prazeres

08/02– Dilce Amorim dos Passos

08/02 – Maria Clara de Oliveira dos Santos

09/02– Terezinha Zamboni

09/02– Jociano Motta

10/02 – Emin João Peixer

10/02 – Socorro da Costa Silva

11/02 – Rogério Rossi

12/02 – Regina Peixer da Luz

12/02 – Veranice Barni Pereira

13/02 – Ireneo da Silva

14/02 – Luiz Alberto Krobel

14/02 – Silvana Raquel Willrich Coelho

15/02 – Hilda Rebello Wloch

15/02 – Graziele Elis Gonçalves

15/02 – Cristiam Cardozo Nercy

16/02 – Carlos Alberto Stoltz

16/02 – Bernardo Morelli Rebelo

20/02 – Soely Marçal Turos

20/02 – Marcia Luzia Wippel

21/02– Lindinalva D. da Silva

21/02– Ademir Morelli

21/02– Lizete Maria Waltrick

22/02 – Antônio Braz Junke

22/02– Vitoria Cardoso Werner de Souza

22/02– Enzo Siebel da Cruz

24/02– Janete Maria da Silva Rossi

24/02 – Osmar de Souza

24/02 – Robson Chiarelli

24/02 – Maria Helena dos Santos

24/02 – Ilmara Barros Costa

25/02 – Maria Reibnitz

25/02 –Alice Bella Cruz Tavares

25/02 –Francine Ern Gabriel Grassano Gouveia

27/02 –Antônio Augusto Lapa

28/02 –Wilson Bastos Silva

No Informativo da Matriz do mês de outubro do último ano, - Remoção do sistema de captação de águas de chuvas (calhas, rufos relatamos os primeiros passos da equipe da Albatroz - e condutores), das telhas cerâmicas e ripamento dos telhados, junto com Arquitetura/Construção/Restauro, na execução das obras de restauro e o madeiramento degradado da estrutura dos telhados (Figuras 4 e 5);revitalização da Igreja Imaculada Conceição, a Igrejinha Imaculada. - Remoção de todas as telhas cerâmicas (Figura 6);

- Remoção do ripamento dos telhados (Figuras 7, 8 e 9);Mais uma vez, o IM deixa seus leitores (toda a comunidade) - Proteção dos ladrilhos hidráulicos com TNT, plástico bolha e papelão atualizados quanto aos trabalhos executados em nossa Igrejinha; estes

(Figuras 10 e 11);vêm unir-se àqueles publicados naquela edição. Segue relatório dos - Proteção das pias de água benta (Figura 12);serviços concluídos até o último dia 16 de janeiro. São eles:- Execução do reforço do arco principal e das estruturas laterais - Execução de estrutura metálica provisória para cobertura da Igreja

(paredes) (Figuras 13, 14, 15, 16, 17 e 18).(Figuras 1, 2 e 3);

Figura 1 Figura 2

Figura 3 Figura 4

Figura 5 Figura 6 Figura 7

Font

e: A

lbat

roz

Paróquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo Sacramento

(47) 3348-12543348-5431 / 3248-8035

[email protected]

Paroquia SantissimoSacramento Itajai

Missa deSanta Paulina

Participe todas as segundas feiras,às 19h30 da missa e benção

com as relíquias de Santa Paulina.

Nosso papel é acompanhar, auxiliar e deixar nossos leitores e Obs: As informações e imagens contidas neste, foram obtidas paroquianos bem informados, se DEUS quiser, quanto ao retorno junto a equipe técnica envolvida na obra: o Arquiteto Claudio Forte em breve da nossa Igrejinha; para isso, continuamos em Obras... Maiolino, a Especialista em Restauro de Obras de Arte, Nancy Valente

Graças à DEUS!!! e a Engenheira Civil Valéria Zimkovicz; Equipe Albatroz.

Figura 8 Figura 9

Figura 10 Figura 11 Figura 12

Figura 13 Figura 14 Figura 15

Figura 16 Figura 17 Figura 18

Acompanhe de Segunda a Sextadas 9h às 10h da manhã, naRádio Conceição FM 105,9

“A VOZ DO SANTÍSSIMO”“A VOZ DO SANTÍSSIMO”

o programa:

3348-9073

(47) 3158 3100Rua Zózimo José Peixoto, 166

Centro - Itajaí - SC

www.cdmmulher.com.br

Estamos vivenciando o Ano Mariano celebrando, fazendo Realmente Maria é nossa mãe e rainha independente de raça, cor, memória e agradecendo. Iniciou em 12 de outubro de 2016 e o idade, cultura ou classe social. Todos lá sentem-se iguais e seus filhos. encerramento dar-se-á em outubro de 2017. As aparições em Lourdes começaram em 11 de fevereiro de

Neste mês de fevereiro, o “Informativo da Matriz”, traz para os 1858 à Bernardete Soubirous, camponesa com 14 anos.leitores nossa Senhora de Lourdes, celebrada no dia onze de fevereiro, O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração sua aparição à jovem Marie Bernadete Soubirous, na gruta de da Virgem Maria em Lourdes em 1862.Massabielle, em Lourdes, França. Ela pede conversão e oração. Numa das aparições, a Virgem pediu orações e penitência para

Pertinho da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, temos uma conversão dos pecadores. Houve também muitas curas e graças com a paróquia que tem como padroeira “Nossa Senhora de Lourdes”. bebida de uma água brotada da terra. Houve curas sem explicações Pertence à Forania de Itajaí, conduzida pelo Pároco Pe. Júlio César da médicas. Uma mulher teve a cura de uma mão deformada em Rosa. É a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; referência no Bairro consequência de um acidente misteriosamente.Fazenda. Bernardete continuou as visitas ao local das aparições e em 1858 e

Lourdes tornou-se um espaço de oração e espiritualidade, lugar de perguntou: Quem Ela era... A Virgem lhe disse: “Eu sou a Imaculada incessantes peregrinações. Conceição”.

Em 1860, o bispo local em França declarou: “Realmente a Virgem Maria apareceu à Bernardete Soubirous”.

Como aqui em Aparecida, em Lourdes e em Fátima há outros dois santuários em honra à Imaculada Conceição.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é uma área com várias igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes na França. O terreno é propriedade administrada pela igreja, com várias funções, incluindo atividades devocionais, escritórios e alojamentos para peregrinos doentes e seus acompanhantes. O santuário inclui a gruta, torneiras próximas que distribuem águas de Lourdes, escritórios no departamento médico que atendem os doentes como também várias igrejas e basílicas. Compreende uma área de 51 hectares. Há 6 línguas oficiais faladas no santuário: Francês, inglês, italiano, espanhol, holandês e alemão.

Nestes locais, que hoje se transformaram em santuários, Nossa Querida Mãe da Misericórdia está sempre pronta para atender seus filhos que a Ela se dirigem com fé e confiança.

Leia o relato de uma dessas peregrinações:Tive oportunidade de visitar a gruta em Lourdes há muitos anos

atrás, por ocasião da formatura em teologia moral de meu irmão Frei Antônio, em Roma. Fiquei impressionada nesta entrada para a gruta: O chão era coberto de pedrinhas e quando a gente andava fazia um barulhinho... nos lados (não me lembro se eram árvores ou postes) havia cartazes: ... “silêncio, o lugar onde você pisa é santo”. As pessoas caminhavam silenciosas, compenetradas e rezando... Em frente da gruta também havia muita gente... rezando... em silêncio! Lourdes é um lugar de oração. Há uma pessoa permanentemente lá que controla o silêncio dos peregrinos, rezar alto imediatamente o peregrino é advertido.

Em Lourdes há uma procissão dos doentes vindos de diferentes países, com seus acompanhantes, médicos e enfermeiros. É impressionante observar a fé destes peregrinos. Estão na procissão com aparelhos de oxigênio, de soro e outros...Contemplando esta procissão, fiquei impressionada com a fé deste povo em Nossa Senhora, muitos saem curados e outros mais fortalecidos. À noite todos os dias há também a procissão luminosa com orações e cânticos. Fiquei admirada com a multidão que participa deste ato todos os dias.

Alagoas, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em Santos e Cananéia no litoral de São Paulo. Em Santa Catarina são várias cidades que mantém a devoção com Igrejas ou capelas dedicadas à Senhora dos Navegantes.

Em todos esses núcleos de pescadores, a festa da Padroeira é celebrada com animadas procissões marítima, precedidas da embarcação que leva a Virgem Maria. Esse é o provável motivo pelo qual Nossa Senhora dos Navegantes geralmente é representada em pé, dentro de uma barca, tendo o Menino Jesus nos braços.

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma verdadeira procissão náutica. Velas são acesas e colocadas na água para louvar a Santa e pedir sua proteção. Geralmente, a comemoração ocorre na primeira semana de fevereiro, com a chegada da imagem de barco, sendo, logo após, levada até a igreja, onde se realiza uma missa em ação de graças a Nossa A invocação da Virgem Maria como Estrela do Mar, visando à Senhora, Padroeira dos Navegantes, constituindo-se num grande proteção dos navegantes, teve início durante a Idade Média, mais ato de fé, esperança e amor.precisamente no tempo das Cruzadas, quando os cristãos

Assim como os grandes navegadores buscaram na Virgem atravessaram o Mediterrâneo para lutar por seus ideais nos locais Maria, Mãe dos Navegantes, coragem para enfrentar as Sagrados do Oriente Médio, hoje conhecidos como Palestina.expedições, nós também recorremos a ela para nos lançarmos em Posteriormente, no auge das grandes expedições marítimas oceanos desconhecidos e reveladores do nosso ser e do nosso realizadas por portugueses e espanhóis, essa devoção viver.desenvolveu-se ainda mais. Antes da partida das caravelas, os

Nossa Senhora dos Navegantes é uma devoção mariana de navegantes assistiam à Santa Missa e imploravam a proteção da grande eficácia para todos nós, que encaramos nossos breves Mãe de Deus para sobreviverem aos perigos do mar.anos de existência como um “navegar para águas mais profundas”, A prática não demorou a chegar ao Brasil, sendo vários os onde seremos envolvidos no oceano infinito do amor do Pai. títulos conferidos à Padroeira Celestial: Senhora dos Mares, da Boa Nenhum de nós tem a certeza de que a travessia sempre ocorrerá Viagem, dos Navegantes. Os pescadores simples e valentes, na calmaria, mas, ancorados em Jesus e protegidos por Maria, não sempre faziam as orações a Nossa Senhora dos Navegantes antes há o que temer. Mesmo que ventos fortes soprem, ou bravo torne-de irem para o mar buscar o sustento para a família e o trabalho se o mar da vida, a tempestade vai passar.para sobreviverem. Prova disso é que a grande maioria das Igrejas

“Óh Mãe Divina dos Navegantes, aponta-nos o rumo do porto e Capelas dedicadas à Nossa Senhora dos Navegantes estão seguro que buscamos alcançar!”situadas no litoral do Brasil. Em Fortaleza, Ceará, Penedo em

É conhecido como protetor contra doenças da garganta. Com uma breve oração, São Brás restituiu a perfeita saúde a

um menino que, por uma espinha de peixe atravessada agonizava.

“São Brás, protege-nos em todos os males da garganta para que possamos proclamar as maravilhas do Senhor”.

Em nossa paróquia teremos: - 02/02 (quinta-feira): 19h30 – missa com a bênção das velas.

(pedimos que tragam velas).- 03/02 (sexta-feira): 19h30 - missa com a Bênção da Garganta.

Participe!

doença, no desânimo um olhar ao redor bastaria para ver quanta coragem, quanto ânimo, quanta disposição outros tem com menos saúde e oportunidade.

Ninguém vai se consolar com a miséria de outros. Claro que não. Mas pode pelo menos aprender a não se considerar inútil. Oque vale não é a vida mais longa ou mais breve.

O que importa é a intensidade com que você tenta viver, o que ainda tem pela frente.

O agricultor do evangelho deu apenas três anos para o feitor fazer a árvore produzir. Deus lhe dá a qualquer hora a força de querer.

Nada, nem o mínimo sentimento do coração, nada passa ou cai por terra sem produzir algum benefício para alguém.

Até mesmo a hora triste do passamento de um ente querido pode ser o ponto de partida, para alguém desanimado erguer a cabeça, sentir o próprio valor e assim ficar de bem novamente com a vida.

Pois a mesma vida é quem garante. Ninguém é inútil.É isso mesmo, ninguém é inútil. Até mesmo a árvore frutífera É verdade, que nem todos servem para tudo, mas todos quando não produz mais, dá sombra, espalha oxigênio. E suas

servem para alguma coisa. folhas secas fertilizam a terra. Valorize-se! Reconheça o que você Deus não está preocupado com a quantidade, mas com a tem, principalmente o que você é. Também suas fraquezas. Os

qualidade, e a sinceridade do coração. Naquilo que se faz, coloque outros podem nem perceber sua presença, isso não importa. O você também na obra do Senhor seu tijolinho de cada dia, que são que vale é a sua grandeza de se reconhecer fraco e ao mesmo as boas ações, e isso lhe basta. tempo sentir-se capaz de mudar o rumo da própria vida. Como

Tudo será para a glória de Deus e a edificação do seu reino.dizia o apostolo Paulo: “Na minha fraqueza eu me sinto forte”. Na

A partir de 05 de fevereiro, a Paroquia Santíssimo Sacramento conta com o auxílio do Pe. Marcelo Telles, que assume a missão de vigário paroquial.

Quem é Pe. Marcelo?- Natural da cidade de Tijucas/SC, nasceu em 10/02/1973. Filho mais velho do casal Walter

da Silva Telles e Maria Icelda Telles. Teve sua ordenação sacerdotal no dia 12/05/2001, na Cidade de Tijucas, pela imposição das mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid, e tem como lema Sacerdotal: “Teu amor por mim, apascenta as minhas ovelhas”.

Para este próximo ano, o Senhor Arcebispo confiou a ele a missão de Vigário paroquial de nossa comunidade e Capelão do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

O CPP, Pastorais e Movimentos de nossa paróquia, desejam felicidades e uma fecunda e promissora missão.

Seja Bem-Vindo!

Convidamos a todos para a Santa Missa de Apresentação e leitura da provisão, no dia 05 de fevereiro, domingo, as 9h30. Venha conosco participar deste momento de jubilo para nossa comunidade Paroquial.

Igreja Matriz:

Igreja Nossa Senhora da Paz – Vila Operária:

Capela do Colégio Salesiano:

2ª feira – 19h30 – Missa e bênção c/ as relíquias de Sta. Paulina.

“ – 20h30 – Terço dos Homens (Igreja Matriz)

3ª feira – 19h30 – Missa com Trezenario de Sto. Antônio.

4ª feira – 14h30 – Atendimento de Confissões.

“ – 15h e 19h30 – Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

5ª feira – 15h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

“ – 19h30 – Missa com procissão e bênção c/Santíssimo.

6ª feira – 19h30 – Missa.

Sábado – 19h30 – Missa.

Domingo – 9h30 – Missa (transmitida pela Rádio Conceição FM.105.9)

“ – 18h – Missa.

1º Sábado do mês – 19h30 – Missa em desagravo ao Coração Imaculado de Maria.

1º Domingo do mês – 18h - Missa com Procissão e Bênção c/Santíssimo.

2º Domingo do mês – 18h - Missa do Divino.

2ª feira – l9h30 – Grupo de Oração – RCC.

4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

6ª feira – 15h – Terço da Divina Misericórdia.

1ª Sexta-feira do mês – 19h30 – Missa.

Sábado – 18h – Missa.

Sábado – 19h – Missa.

Se você é celíaco e gostaria de participar da Eucaristia, informamos que temos em nossas celebrações hóstias especiais para celíacos. Compareça na sacristia antes da Santa Missa, para que possa recebê-la na celebração.

Batizados na Paróquia Santíssimo SacramentoAos domingos, na missa das 9h30.Documentos necessários para agendamento:- Certidão de Nascimento da Criança;- Comprovante do Curso de Batismo dos Pais e dos Padrinhos;- Taxa de agendamento;- Autorização da paróquia de residência (caso os pais não residam em Itajaí).O Batizado deve ser agendado na semana que antecede o domingo do

Batismo, de segunda à quinta-feira, na Secretaria Paroquial.Mais informações na secretaria paroquial ou pelo fone: 3348-5431.

CASAL LOCALDATA E HORÁRIO

Gabriela S. Schnaider e Márcio Ribeiro Borges

Brenda dos Santos e Acenir Ramos Arruda Júnior

Nathália Yukari Mizuta e Douglas Pereira Emerin

Lívia Fagundes Costa e Paulo Roberto Dacorégio

04/02 – 17h

04/02 – 19h30

25/01 – 17h

25/02 – 21h

Igreja Matriz

Igreja N. Sra. da Paz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Estética, Moda, Pedagogia e Proc. Gerenciais – Univali

Engenharia Civil - Univali

10/02 – 21h

17/02 – 21h

Igreja Matriz

Igreja Matriz

CURSO LOCALDATA E HORÁRIO

DATA PARÓQUIA/COMUNIDADE FONEHORA1º Sábado do mês

1ª Quarta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

3ª Quarta-feira do mês

4º Sábado do mês

4º Sábado do mês

Última 2ª feira do mês

Último Sábado do mês

13h30

19h30

19h

19h

13h30

14h

14h

13h30

19h

13h30

13h30

19h

13h30

Paróquia São Cristóvão (Itajaí)

Paróquia São João Batista (Itajaí)

Paróquia São Sebastião (Baln. Camboriú)

Paróquia N. Sra. Aparecida (Baln. Camb.)

Comunidade Cristo Rei (Costa Cavalcanti)

Paróquia São João Bosco (Dom Bosco)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Capela N. Sra. de Fátima (São Vicente)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Comunidade N.Sra. Perp. Socorro (Votorantim)

Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)

Paróquia Santíssimo Sacramento (Centro)

Paróquia São Pedro Apóstolo (Itaipava)

3341-1408

3348-2594

3360-4321

3360-0488

3341-1408

3348-2728

3367-0847

3241-2742

3367-0847

3341-1408

3241-2742

3348-1254

3346-2874

O Coral Infanto- juvenil “Cantando com Alegria” convida você que tem entre seis e doze anos e que gosta

de cantar a fazer parte do nosso grupo.Os ensaios recomeçarão no dia 08/03 e acontecerão

todas as quartas feiras às 18 horas na Capela Nossa Senhora de Guadalupe nos fundos da Igreja Matriz.

Venha cantar conosco!“Cantar é próprio de quem ama.” (Santo Agostinho).

Informações com Marlene. Fone: 9.9658-0840.

CONVITE

FIM DO HORÁRIO DE VERÃOA partir de 19 de fevereiro, com o fim

do horário de verão a missa aosdomingos 19h30, passará para 18h.

Convidamos todos a participarem da Reza do Santo Terço, nos dias 12 de cada mês, em preparação aos 300

anos da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida.

Local : Igreja Matriz - 19h

CONVITE

Auxílio dos

Cristãos

Auxílio dos Cristãos

Pátio da Igreja Matriz Ssmo. Sacramento - Itajaí - SC

20 Anos a Serviço da

Evangelização

DE REISER E REISER LTDA.

47 3349.0692

Márcio e Graziele

Artigos Religiosos em Geral

KLEIS & CIA. LTDA.Artigos para Decoradores

Tapeceiros & ToldeirosComunicação Visual

ALFREDO KLEIS

Homepage: www.kleis.com.br / e-mail: [email protected]

MATRIZ: Rua Brusque, 29 - Telefax: (47) 3348 - 4477 - Centro - Itajaí - SCFILIAL: Av. do Estado, 3439 - Telefax: (47) 3367 - 3466 - Balneário Camboriú - SC

capacidade de ajudar o outro e a vida familiar se fortalece.A educação da fé trata da aquisição de atitudes cristãs,

desenvolvendo o hábito de ler e escutar a Palavra de Deus, criando momentos de oração em família. A criança vai dando seus primeiros passos, com estímulo dos pais. A educação da fé é um processo permanente que depende da transmissão do testemunho dos adultos. Sempre mais se impõe uma educação permanente da fé que acompanhe o ser humano por toda a vida e se integre no seu crescimento cristão.Estamos iniciando a nova etapa na caminhada da catequese

Pai e mãe, familiares e responsáveis, vocês são os mentores da com a Iniciação à Vida Cristã na nossa comunidade. A nova transmissão e do crescimento da fé de seus filhos e afilhados. catequese possibilita que a criança cresça na fé na medida em que Acreditamos verdadeiramente na família como lugar prioritário os pais se empenham e se envolvem no desenvolvimento da vida na educação da fé e a catequese se faz presente.de fé dos filhos, crescendo no amor, no entendimento entre si e na

NA IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ – VILA OPERÁRIA

Teremos dois (2) encontros mensais para os pais da catequese de 1ª Eucaristia, nos meses de abril, maio e junho.

Os Encontros com as crianças terão início em agosto, às quartas-feiras, nos horários das 8h30 às 9h30 ou das 14h às 15h30. (Teremos encontros aos sábados, se necessário).

As Reinscrições para a 2ª etapa acontecem de 06 a 17 de fevereiro, na sala de catequese.

Os encontros da 2ª etapa terão início dia 21 de fevereiro, terça-feira, no horário habitual.

As INSCRIÇÕES para a catequese e Crisma de 2017 serão feitas de 06 de fevereiro até 25 de março.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

1ª EUCARISTIA: CRISMA:- Idade: 9 anos completos até 31/12/2017. - Idade: 14 anos completos até 31/12/2017.-Cópia da Certidão de Nascimento ou -Cópia da Certidão de Nascimento ou Identidade. Identidade.

- Cópia da Lembrança ou Certidão de Batismo. - Cópia da Lembrança ou Certidão de Batismo.- Cópia do comprovante de residência. - Cópia da Lembrança da 1ª Eucaristia.- Taxa de inscrição. - Cópia do comprovante de residência.

- Taxa de inscrição.

NA IGREJA MATRIZ

Teremos 6 encontros para os pais, que acontecerão nas seguintes datas:-

- Quartas-feiras – 19h30: dias: 29/03 – 20/04 – 10/05 – 24/05 – 07/06 e 21/06,

- ou Sábados - 17h: dias: 04/04 – 29/04 – 13/05 – 27/05 – 10/06 e 24/06.

Festa da acolhida – dia 05/08 às 16h no Salão Paroquial da

Matriz. A MISSA DE ABERTURA DA CATEQUESE na Matriz será dia

06/08 (domingo), às 9h30.Os ENCONTROS COM AS CRIANÇAS terão início nos dias:

08/08 (terça-feira) das 8h às 10h, ou das 14h às 16h e 12/08 (sábado) das 9h às 11h.

Tudo de mais gostoso para você!

Rua Alberto Werner, 133 - Vila Operária - Itajaí - SCwww.confeitariacolonial.com.br - [email protected]

3348-37473046-374747

Rua Heitor Liberato, 1131 - Itajaí - SC

ORAÇÃO DA CAMPANHADA FRATERNIDADE 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,nós vos louvamos e bendizemos,por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoriae o entregastes em nossas frágeis mãospara que dele cuidemos com carinho e amor.Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pelaCasa Comum.

Cresça, em nosso imenso Brasil,o desejo e o empenho de cuidar mais e maisda vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação,alimentando o sonho do novo céu e da nova terraque prometestes.

Amém!

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra,que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1)Queremos ser os teus parceiros na tarefade “cultivar o bem guardar a criação.”

Refrão: Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz (2x)

Vendo a riqueza dos biomas que criaste,feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom!E pra cuidar a tua obra nos chamastea preservar e cultivar tão grande dom (cf. Gn 1-2).

Por toda a costa do país espalhas vida;São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal:Negros e índios, camponeses: gente linda,lutando juntos por um mundo mais igual.

Senhor, agora nos conduzes ao desertoe, então nos falas, com carinho, ao coração (cf. Os 2.16),pra nos mostrar que somos povos tão diversos,mas um só Deus nos faz pulsar o coração.

Se contemplamos essa “mãe” com reverência,não com olhares de ganância ou ambição,o consumismo, o desperdício, a indiferençase tornam luta, compromisso e proteção (cf LS, n.207).

Que entre nós cresça uma nova ecologia (cf LS, cap.IV),onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim,possam cantar na mais perfeita sinfoniaao Criador que faz da terra o seu jardim.