4 décadas gerando vida e informação • julho - 2010 • ano xvi … · cooperação é a base...

20
4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 ANO XVI NÚMERO 115 Impresso Especial 9912207376/2008 - DRMG CAPUL CORREIOS Promoção Copa Premiada: Na Capul a Copa do Mundo foi Hexa Dia C: a Capul faz parte dessa rede Dia Internacional do Cooperativismo é lembrado pela CAPUL Página 3 Página 19 Página 8 Páginas 10 e 11 Estratégia Financeira sugerida pela Diretoria da Capul é aprovada em Assembléia Geral Extraordinária Comissão analisa Reforma do Estatuto da Capul Página 20

Upload: dinhdan

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI • NÚMERO 115

Impresso Especial

9912207376/2008 - DRMGCAPUL

CORREIOS

Promoção Copa Premiada:Na Capul a

Copa do Mundo foi Hexa

Dia C: a Capul faz

parte dessa rede

Dia Internacional do Cooperativismo

é lembrado pela CAPUL

Página 3 Página 19Página 8

Páginas 10 e 11

Estratégia Financeira sugerida pela Diretoria da Capul é aprovada em Assembléia Geral Extraordinária

Comissão analisa

Reforma do Estatuto

da CapulPágina 20

Page 2: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

2 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Sou Aguinelo Silvestre de Oliveira, casado com Gislene há mais de 23 anos, com a qual tenho dois fi lhos: Caroline, 20 anos, cursa Engenharia Florestal na UNB e Aguinelo Júnior, 18 anos, cursa Direito na UFMT. São estes que me dão suporte para enfrentar as difi culdades do dia-a-dia e me mantém sempre de cabeça erguida.

Sou produtor rural com ativi-dade leiteira na Fazenda Forquilha, associado desde 12/07/1993. Sempre que tenho oportunidade participo das reuniões dos comitês que acontecem nas comunidades próximas.

Em 2009 tornei-me membro do Conselho fi scal, cargo que exerço até o presente momento. Aproveito o espaço para agradecer aos associados que depositaram o voto de confi ança, além de pedir, encarecidamente, aos companheiros associados da CAPUL para participarem com mais entusiasmo dos comitês e assembléias, pois são através destes que são tomadas as direções e é por meio da participação que os cooperados passam a entender o que está acontecendo em nossa coope-rativa e possam sugerir ou reclamar direta (através do Conselho Fiscal) ou

indiretamente (através do uso de caixinhas que são encontra-das em todos os departamentos e entrepostos da CAPUL para depósito de sugestões).

Esta participação dos associa-dos é de grande importância, pois se remete ao signifi cado de Cooperativa, que é uma associa-ção autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e

necessidades por meio de uma empresa democraticamente gerida. E, lembrando que os valores que baseiam a sociedade cooperativa são a igualdade, a solidarie-dade, a participação, a responsabilidade e a democracia. Portanto, é a partir de uma ampla participação que poderemos alcançar uma Cooperativa igualitária que atenda as necessidades de todos.

Venho agradecer à Diretoria, a toda administração e funcionários pelos serviços que vêm sendo prestados aos associados junto à CAPUL, e realçar a grande importância dos associados perante a Cooperativa, pois está existe em prol dos cooperados. Eu me sinto honrado em ser membro do Conselho Fiscal para poder ajudar na manutenção de uma Associação mais justa e que cumpra com suas funções procurando benefi ciar os cooperados.

EDIÇÃO/REDAÇÃOREPORTAGENS/FOTOS

Comissão de Marketing (CAPUL)[email protected]

(38) 2102-5131Fotos: Arquivo CAPUL

Diagramação, Editoração e Arte Final:

Print HouseFone: (38) 88182188

E-mail: [email protected]: www.folhadeunai.com

R. Prefeito João Costa, 1375 Centro - 38610-000 – Unaí-MG

Tel.: (38) 2102 5100Fax: 2102 5102

www.capul.coop.br

ENTREPOSTOS

Arinos - 38 3635 1025 Bonfi nópolis - 38 3675 2128

Buritis - 38 3662 1622 Cabeceira Grande - 38 3677 8090

Dom Bosco - 38 3675 7087

Número de funcionários: 480Números de Associados: 3884

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tiragem: 3.000 exemplaresImpressão: FUMARC - 31 3249 7400

REPRESENTANTE COMERCIALAgromídia Ltda.

Fone: (11) 5092 3305E-mail: [email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Adriano Cecílio Dib Adriles Barbosa de Brito

Adalton Rodrigues Militão (Processo)Cláudio Manoel Rocha LimaCosme Damião Neto Silva

Elcio Heber França ResendeJesus Pedro Machado

José Venâncio CamargosJosé Américo Carniel

Luciano Lander LousadoTarciso Braz da Silva

SuplentesArenos Marinho AlvesPedro Santana Melo

Diretor PresidenteJesus Pedro Machado

Diretor AdministrativoTarciso Braz da Silva

CONSELHO FISCALEfetivos

Aguinelo Silvestre de OliveiraEdson Machado Guimarães

José Alves Viana Filho

SuplentesWillian da Mota Fernandes

João Batista dos Santos José Paulo Matias

Mensagem da Diretoria

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO DA

COOPERATIVA AGROPECUÁRIA UNAÍ

LTDA.

AGUINELO SILVESTRE

DE OLIVEIRAConselheiro Fiscal

É com muito prazer que estou aqui para falar um pouco com todos vocês. Sou Fernando Soares Freitas, casado com Ana Elisa, pai de Fernanda e Leandro. Sou muito feliz em fazer parte do quadro de colabo-radores da CAPUL. Uma das maiores e melhores organizações para se trabalhar do Noroeste Mineiro, que se preocupa com o social e bem estar de todos seus associados e colaboradores. Dando oportunidades para que todos cresçam juntos com a CAPUL. Foi com muito orgulho que há 17 anos, em abril de 1993, recebi o convite para trabalhar na organização. Onde comecei a prestar meus serviços no setor de peças, que naquela época era separado do setor de ferragens. Trabalhei como vendedor durante 3 anos. Foi quando surgiu a oportunidade de assumir a gerência do setor. Passado pouco tempo veio o desafi o

para que eu unifi casse e assumisse os dois setores, que se tornou peças e ferragens, onde fornecemos peças, máquinas, materiais de constru-ção e ferragens em geral, para nossos associados e cliente. Procuro sempre dar o máximo no meu trabalho, pois estou

sempre a disposição de nossos associados em prol da Cooperativa. Sempre contei com o apoio e colaboração de meus colaboradores, onde sempre contei com a amizade de todos, havendo sempre um respeito mútuo, sabendo cada um ocupar o seu espaço, mantendo boa harmonia entre colaborado-res e associados.

Gostaria de agradecer a Deus, minha família, gesto-res que por aqui passaram e os atuais diretores, pela oportunidade de trabalhar nesta grande organização.

Setor de peças CAPUL38 2102 514938 2102 5150

FERNANDO SOARES FREITASGerente Setor de Peças e Ferragens

Fala Gerente

Page 3: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

3JULHO - 2010 Jornal CAPUL

No primeiro sábado do mês de julho, tradicionalmente, todos os países celebram as conquistas alcan-çadas por meio da cooperação. Em 2010, o Dia Internacional do Coope-rativismo foi comemorado no dia 03 de julho.

No Noroeste de Minas o Coope-rativismo é concreto, é forte. No município de Unaí, este sistema econômico e social, em que a cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras histórias de sucesso e alegria. A Capul é uma dessas histórias e se orgulha de ser a maior cooperativa noroestina, em faturamento e em número de associa-dos: são mais de 3.800 (três mil e oitocentos) cooperados.

Na Capul, homens e mulheres, colaboradores e associados, diaria-mente, insistem e lutam por valores como: união, democracia, ajuda mútua, igualdade, responsabilidade social, e solidariedade. Todos os associados defendem a importância do trabalho em conjunto, ou seja, a cooperação, e por isso crescem juntos.

No mês em que se comemora ofi cialmente o Dia Internacional do

Cooperativismo, a Diretoria Execu-tiva da Capul, parabeniza a todos os associados por serem pessoas que vivenciam o espírito do cooperati-vismo em sua rotina, em seu trabalho, em sua família.

A força da mulher nas Cooperativas

Segundo informações divulgadas pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG, o tema defi nido pela Aliança Coope-rativa Internacional (ACI) para as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo de 2010, propõe uma refl exão sobre o fortalecimento da mulher e seu papel no contexto das cooperativas.

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, 40% do quadro de funcioná-rios do cooperativismo é composto por mulheres. Quando se trata de cargos de direção, 12% são ocupados por elas.

Para o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, a participação da mulher no ambiente empresarial, especial-mente no cooperativismo, tem sido um diferencial para a humanidade.

Dia Internacional do Cooperativismo

Segundo ele, nos últimos anos, a mulher tem alcançado expressiva participação nos negócios coopera-tivos e a proposta do tema já vinha sendo discutida há muitos anos.

A participação da mulher dentro da Capul tem seguido a tendência do resto do Brasil. Segundo Jesus Pedro Machado, Presidente da Capul, que conhece a cooperativa desde seus

primeiros anos de existência, a parti-cipação feminia aumentou, tanto na administração das propriedades das famílias cooperadas quanto na equipe de colaboradores da cooperativa. “A mulher tem tomado muito espaço, e hoje podemos dizer, que não atrás ou do lado, mas à frente de um grande homem existe uma grande mulher”, concluiu Zuza Machado.

Crianças, adolescentes e jovens, em idade escolar, conheceram melhor os vários setores da coope-rativa e o trabalho de cada equipe, podendo assim entender a impor-tância da Capul para a sociedade local.

Esta foi a primeira vez que a maiorida destes estudantes visita-ram o Laticínio e a Fábrica de Nutrição Animal.

Com o auxílio de colaboradores da Capul, ao longo da visita, os alunos receberam informações importantantes sobre a coope-rativa e também puderam fazer

Estudantes visitam as instalções da CapulNo mês de junho, dezenas de estudantes conheceram de perto as instalações da Capul

perguntas e sanar dúvidas. Com a típica curiosidade da juven-tude as visitas se transformaram em verdadeiras aulas onde a principal lição foi descobrir uma das maiores empresas da região

Noroeste, a Capul. As visitas foram solicitações

de educadores unaienses, pronta-mente atendidas pela Diretoria Executiva da Capul.

Acompanhados de professores e

monitores, alunos da Escola Arco Íris, localizada na Colônia Holan-desa, e adolescentes do Programa ProJovem, se despediram levando consigo um pouquinho da recepti-vidade da família Capul.

Alunos do Programa ProJovem e da Escola Arco Íris em visita ao laticínio da Capul

Page 4: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

4 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Maiores Fornecedores de LeiteJUNHO DE 2010

ATÉ 7.500 LITROS / MÊS............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... RENATO ALVES DAMECENO .................................................................7.4372.......... ADAO ALVES FERNANDES ...................................................................7.4303.......... JOSE ALVES VIANA FILHO ...................................................................7.3924.......... MANOEL PIRES MACIEL ......................................................................7.3775.......... OSVALDINO TAVARES DA SILVA ............................................................7.3676.......... GERALDO MAGELA RODRIGUES ............................................................7.3347.......... MANOEL GALDINO VALADAO ...............................................................7.3008.......... VALMIR SIMAO DE OLIVEIRA ...............................................................7.2789.......... JORGE APARECIDO RAMOS .................................................................7.23110........ JOSE DOS REIS GONÇALVES ..............................................................7.22111........ ANAEL GREGORIO ..............................................................................7.20912........ ALDENOR BEZERRA DE SOUZA .............................................................7.20613........ JOAQUIM VERSIANE CAMPOS .............................................................7.20514........ NEUSA MARIA DAL CASTEL MISSIO ......................................................7.19215........ MARCIO MENDES FERREIRA ................................................................7.18216........ JAIR VIEIRA JUNIOR ...........................................................................7.17417........ MARIA SOLANGETEIXEIRA DE SOUZA ....................................................7.15518........ DJALMA TEIXEIRA DE ANDRADE ...........................................................7.14519........ MARCOS VALDIVINO NOGUEIRA BARROS ..............................................7.14520........ DINOA DA MOTA FERNANDES ..............................................................7.103

ATÉ 15.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... SERGIO OCAMPOS ..........................................................................14.9672.......... LUIS CARLOS MATOS .......................................................................14.8473.......... MAURILIO ANTONIO DA COSTA ..........................................................14.6164.......... ELCIO HEBER F REZENDE ..................................................................14.6135.......... LUCIANO JACOME COSTA ..................................................................14.5566.......... CELSO JAQUES FILHO ......................................................................14.4607.......... DIRCEU MENEZES DA SILVA ..............................................................14.2998.......... AURELIO FELICIO DE SOUZA ..............................................................14.2449.......... HUMBERTO EUSTAQUIO QUEIROZ ......................................................14.24010........ SALVADOR MARCIANO PINTO ............................................................14.12911........ GERALDO MAGELA GONTIJO ..............................................................13.97512........ GILMAR DE MATOS DA SILVA .............................................................13.97113........ LUIZ ALVES TEODORO ......................................................................13.87014........ DJALMA JOSE DA COSTA ..................................................................13.81215........ ELIO ROCHA DE OLIVEIRA .................................................................13.75416........ PEDRO UMBERTO MACHADO .............................................................13.64917........ ERNANI SILVERIO ROSA....................................................................13.60318........ DONIZETE MARTINS DE MELO ...........................................................13.36719........ GERALDO RODRIGUES FERNANDES ....................................................13.29620........ LEONIDIO DA CUNHA .......................................................................13.289

ATÉ 22.500 LITROS / MÊS............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... ERNALDO DE CASTRO MACHADO .......................................................22.2292.......... VALTER TOMAZ CORREA....................................................................22.1603.......... PAULO CESER RIBEIRO .....................................................................21.7144.......... JURANDYR MARTINS ........................................................................21.6425.......... JADER FARIA DE OLIVEIRA .................................................................21.4376.......... SEBASTIAO LINDIVAL BATISTA ...........................................................21.2007.......... JOSE LUIZ NETO ..............................................................................21.0608.......... JOSE VENANCIO DE CAMARGOS ........................................................20.6929.......... MARDEM COSTA PINTO ....................................................................20.33210........ JOSE BERNARDES DE FARIA 1. ..........................................................20.00811........ GILSON TEODORO DA SILVA ..............................................................19.73812........ ANTONIO PEDRO DA ROCHA ..............................................................19.63313........ ANTONIO NILSON ROCHA .................................................................19.58214........ JOSE MACHADO DE CAMARGOS ........................................................19.53515........ JOSE ADAO PEREIRA DE SOUZA .........................................................19.49916........ SILVESTRE BRAZ DA SILVA ................................................................19.25517........ ABADIO MACHADO DE PAIVA .............................................................19.22818........ LUZIMAR JOSE RIBEIRO DOS SANTOS ................................................19.08619........ JOAO PEREIRA DOS SANTOS .............................................................18.95020........ ANTONIO BERNADINO MAXIMO .........................................................18.927

ATÉ 30.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... ANTONIO ALVES DE ALMEIDA ............................................................29.3332.......... MAYARA CRISTINA ALVES ROCHA .......................................................29.1783.......... CLAUDIO BARCELOS DE ABREU ..........................................................29.0404.......... CLAUDAIR JOSE BORGES ..................................................................28.6055.......... JOSE ALVES MOREIRA ......................................................................28.5916.......... MOZART JOSE CRISPIM ....................................................................28.0437.......... EDI BERNARDES FRANCO ..................................................................27.5948.......... PEDRO JOSE DA SILVA ROCHA ...........................................................26.9359.......... SERGIO LUIZ DEL MONTE .................................................................26.80210........ SEBASTIAO MEDEIRO DE ARAUJO ......................................................26.69011........ FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS ....................................................25.41712........ GEORGE LUIZ TENIUS RIBEIRO ..........................................................24.85713........ NIVALDO RODRIGUES DE ARAUJO ......................................................24.69014........ CARLOS JOSE DE MELO ....................................................................24.38315........ PAULO NUNES CAIXETA ....................................................................24.36416........ JAIRO MANOEL SOUTO.....................................................................23.53517........ ANTONIO S GONCALVES PRIMO .........................................................23.46818........ FRANCISCO ASSIS DOS S PRIMO .......................................................23.00719........ JUSCELINO OLIVEIRA CAMPOS ..........................................................22.66420........ TULIO CESAR NEVES ........................................................................22.604

ACIMA 30.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... JESUS PEDRO MACHADO ................................................................131.3232.......... FAZENDA SANTA PAULA (JVR) .........................................................102.8173.......... MARCIO MACIEL BROSTEL ................................................................75.3634.......... LUIZ ANTONIO RIBEIRO ....................................................................72.5465.......... RAIMUNDO SAUER ..........................................................................71.9956.......... VALDINEI PAULO DE OLIVEIRA ...........................................................71.0687.......... EDSON DIAS VALADARES ..................................................................70.4378.......... JAN BOERMAN ................................................................................69.0889.......... JOSE OTAVIO FERREIRA ....................................................................68.83510........ AGROPECUARIA SCHUILING LTDA .......................................................63.41411........ JOAQUIM ALCEBIADES PAULINO ........................................................61.80212........ TARCISO BRAZ DA SILVA ...................................................................61.33313........ ARMANDO MARCOS MACHADO .........................................................57.34214........ RUBIO FERNAL F E SOUZA ................................................................55.93115........ PEDRO ARAUJO ...............................................................................55.58716........ MARCIO ANDRE LOHMANN ...............................................................55.56617........ UBYRATAN DE ALMEIDA SANTOS .......................................................51.64218........ GERALDO JOSE DE MOURA ...............................................................47.43119........ TEGIO M L PISETTA ..........................................................................46.03720........ DARIO JOSE JACINTO .......................................................................45.875

20 maiores Associações de Produtores de Leite............ COOPERADO ..................................................................................VOLUME1.......... COOP. MISTA AG. DO P.R.RIACHINHO ................................................334.8172.......... ASS P P COM ALTO GADO BRAVO ....................................................214.6923.......... ASSOC COMUN PROD R E ARINOS .....................................................94.1914.......... ASSOC COM PRODUTORES FUNIL ......................................................86.8285.......... AS P P R S VICENTE DA ESQUER ........................................................74.2646.......... ASSOC. COM. DO PROJ. DE ASSENT. FRANCISCO MENDES ....................52.1547.......... ASSOC. COMUN. AGRICOLA E PECUARIA .............................................49.6608.......... ASSOCIACAO PROD L S LARANJAL ......................................................49.3939.......... ASSOC.P.E MEDIO P.R. MUN BONFINOPOLIS .......................................42.54610........ ASSOC. DOS PROD.DE LEITE PA SACO DO RIO PRETO ...........................41.87611........ ASSOC.P.R. RIACHO DAS PEDRAS E R. ................................................40.22912........ COOPERATIVA AGROP FUNIL LTDA ......................................................38.81213........ ASSOC PROD LEITE DE MURZELO .......................................................37.16114........ ASSOC D P.R.DA C.DO CERCADO ........................................................36.47315........ ASS PEQ PROD RURAIS FAZ STA CLARA ...............................................33.32816........ ASSOC.P.P.L.DERI.CUSCUZEIRO E REGIAO ............................................31.26217........ ASSOC PROD LEIT P A PARAISO .........................................................28.56018........ ASSOC COM DOS PEQ PROD R PERNANBUCO ......................................27.55719........ ASSOC. P.P. RURAIS MODELO ............................................................25.63420........ ASS DOS PEQ PROD DO ASSENT VEREDAS DO MEIO ............................24.694

Fonte: ITAMBÉ

BONIFICAÇÃOCOOPERADO ...................................LEITE/MÊS .... BONIF R$/LITROANTONIO CARLOS L. DOS SANTOS ........ 1876 ...............0,1700BALTAZAR DE JESUS FERREIRA .............. 1124 ...............0,1700DELMIRO JOSE SEVERINO .................... 3725 ...............0,1700GERALDO LIBIZI DE OLIVEIRA ................ 2084 ...............0,1700GERSON MARTINS DE BARROS ............. 2497 ...............0,1700JOSE ALAIR DA CRUZ ........................... 9394 ...............0,1700JOAO VIEIRA DE SOUZA ....................... 2597 ...............0,1700SEBASTIAO ANTONIO DA COSTA ............ 3943 ...............0,1700SINVAL FIRMO DA COSTA ..................... 4090 ...............0,1700VALDOMIRO DE OLIVEIRA CAMPOS ........ 1192 ...............0,1700VALTER TOMAZ CORREA ...................... 22160 ..............0,1700BENEDITO ANTONIO DA ROCHA ............. 3842 ...............0,1700CLODOALDO JOSE DA SILVA.................. 2804 ...............0,1700DAVID FRANCISCO DA FONSECA ............ 1190 ...............0,1700JOAO DIVINO TAVARES DOS SANTOS ..... 3076 ...............0,1700JOSE TERESO DOS REIS ....................... 2065 ...............0,1700LEOCADIO GONCALVES SOBRINHO ........ 4048 ...............0,1700EBRAIM PROCOPIO DOS SANTOS .......... 5645 ...............0,1697ELPIDIO PERES ................................... 4173 ...............0,1691JAIR JOSE DE OLIVEIRA ........................ 3208 ...............0,1691

Planilha das 20 melhores bonifi -cações em conjunto, incluindo contagem total de bactérias, contagem de células somáticas, proteína e gordura.

Tais produtores merecem o devido destaque e nosso reconhe-cimento, pois servirão como referência a todo o conjunto de cooperados da Capul. A diretoria da Capul parabeniza a todos.

Cooperados Destaques com os

melhores Resultados do Conjunto pago por Qualidade de Leite da CAPUL

Novidade

Page 5: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

5JULHO - 2010 Jornal CAPUL

Melhores resultados do mês de JUNHO DE 2010

........COOPERADO ..................................................................LITROS / MÊS ................... GORDURA1......PAULINO SOARES TEIXIERA .............................1388 ................................. 4,932......FABIO DE SALLES MEIRELLES .........................31904 ................................ 4,923......FABIO DE SALLES MEIRELES FIL .........................2009 ................................. 4,924......JOAO ALMIRO DE LIMA ..................................2136 ................................. 4,875......BENEDITO ANTONIO DA ROCHA .......................3842 ................................. 4,776......ANTONIO CARLOS LOPES DOS SAN ....................1876 ................................. 4,777......VALDOMIRO DE OLIVEIRA CAMPOS .................. 1192 ................................. 4,778......OTAVIO GONCALVES DA SILVA ...........................729 .................................. 4,779......ODILON DE OLIVEIRA E SILVA ............................1449 ................................. 4,7310....RUBENS DE OLIVEIRA SILVA ..............................1335 ................................. 4,7311 ....ANTENOR JOSE DA SILVA ..................................649 .................................. 4,7312....GERALDO LIBIZI DE OLIVEIRA ..........................2084 ................................. 4,6913....JESUINO RIBEIRO DOS SANTOS ..........................3389 ................................. 4,6814....JOAO ALMIRO DE LIMA ..................................2783 ................................. 4,6715....JOSE DOS S. DE SOUZA .....................................2182 ................................. 4,6716....SILVICELSO SILVA EVANGELISTA .......................12667 ................................ 4,6617....SEBASTIAO ANTONIO DA COSTA ........................3943 ................................. 4,6418....CLODOALDO JOSE DA SILVA .............................2804 ................................. 4,6319....MAURILIO ANTONIO DA COSTA ........................14616 ................................ 4,6220....ADELMO MACIEL RABELO ............................3399 ................................. 4,6121....ADELSON MENDES FERREIRA .........................5253 ................................... 4,622....ABEDIAS GONÇALVES RIBEIRO OL .....................3450 ................................... 4,623....GERALDO JOSE ROCHA .................................2548 ................................... 4,624....JOAO BATISTA GOMES DA MOTA ........................352 .................................... 4,625....JOSE ADELIO SOUZA GUIMARÃES ......................2088 ................................. 4,59

Qualidade de LeiteFaça parte desta lista

.......COOPERADO ...................................................................... LITROS / MÊS ...................... C. B. T1.....ANDREAS THEODOOR BOERMAN ....................... 12441 ............................ 34642.....SEBASTIAO JOSE DE SOUZA ................................. 9011 ............................. 37423.....OSVALDO FERREIRA DA SILVA ............................... 4573 ............................. 37424.....JOSE ALAIR DA CRUZ ......................................... 9394 ............................. 42435.....MANOEL FURTUNATO DA SILVA ............................ 1688 ............................. 42436.....JOAO PEREIRA NETO ........................................ 6950 ............................. 44727.....ALMIR JOSE JOAQUIM ...................................... 6645 ............................. 45838.....JORGE VICTOR RODRIGUES ............................. 102817 ........................... 46909.....IVONE GOMES DANTAS MACHADO ....................... 4933 ............................. 489910...CELSO JAQUES FILHO ...................................... 14460 ............................ 529211 ...DEUSDEDE TEIXEIRA PAZ .................................. 12585 ............................ 547712...WILSON SOARES DE LIMA ................................... 5206 ............................. 547713...DILERMANDO TIAGO DA SILVA ............................. 3142 ............................. 547714...ADAO ALVES FERNANDES .................................. 7430 ............................. 565715...DIVINO APARECIDO DA SILVA DI ............................. 10958 ............................ 574516...ISMAR RODRIGUES DE MORAIS ........................... 10628 ............................ 648117...COOP. MISTA AG. DO P.R.RIACH ............................... 6212 ............................. 648118...GILVAN BENICIO VILA NOVA ................................. 3386 ............................. 692819...IGINES DE FREITAS CAVAGNOLI ............................ 10622 ............................ 707120...ALCIDES MARTINS JUNIOR ................................. 8306 ............................. 707121...CIPRIANO MOREIRA DA SILVA ............................... 6170 ............................. 707122...GERALDO MARIANO DE OLIVEIRA ........................ 3543 ............................. 707123...MIGUEL MOREIRA DA SILVA ................................. 1271 ............................. 707124...JOSE CARMO TEIXEIRA PAZ ................................. 4263 ............................. 721125...SEBASTIAO MEDEIRO DE ARAUJO ........................ 26690 ............................ 7348

....... COOPERADO .................................................................LITROS / MÊS ..................... PROTEÍNA1..... ROGERIO ANTONIO DA SILVA ROC ....................6520 ................................... 3,732..... JAIR JOSE DE OLIVEIRA .................................3208 ................................... 3,693..... PEDRO DIVINO F.DA SILVA ...............................2832 ................................... 3,684..... DARIO BARBOSA LOPES ...............................1247 ................................... 3,685..... ELOI ALVES DE SOUZA ..................................8445 ................................... 3,666..... HENRIQUE SANTOS LEMES ...........................5068 ................................... 3,667..... ISMAR RODRIGUES DE MORAIS .....................10628 .................................. 3,658..... UMBERTO BERTOLDI ..................................1096 ................................... 3,649..... OTAVIO GONCALVES DA SILVA ..........................729 .................................... 3,6410... JOSE ADÃO ALVES DE JESUS ............................2952 ................................... 3,6211 ... AMIRO INACIO PEREIRA ...............................1983 ................................... 3,6212... CLARINDO ANTONIO BRANDAO .....................7954 ..................................... 3,613... GERALDO LIBIZI DE OLIVEIRA ........................2084 ..................................... 3,614... ROMULO LEPESQUER BROCHADO .................1917 ..................................... 3,615... PAULINO SOARES TEIXIERA ...........................1388 ..................................... 3,616... TEGIO M L PISETTA .....................................46037 .................................. 3,5917... JARBAS RODRIGUES CAMPOS ........................4047 ................................... 3,5918... JOAO ALMIRO DE LIMA ................................2783 ................................... 3,5919... BENEDITA TEREZA DE JESUS ...........................2715 ................................... 3,5920... JOSE ALAIR DA CRUZ ...................................9394 ................................... 3,5721... JOSE AFONSO DANTAS .................................7102 ................................... 3,5722... ROBERTO SERZANINK ................................4343 ................................... 3,5723... JOSE CARVALHO BARBOSA ...........................1869 ................................... 3,5724... NAIR FAGGION CAPPELLESSO .......................35451 .................................. 3,5625... BENEDITO ANTONIO DA ROCHA ......................3842 ................................... 3,56

....... COOPERADO ..................................................................LITROS / MÊS ......................... C. C. S.1..... JOSE AUGUSTO RODRIGUES BARBO ..................6893 .............................. 12.1662..... JAIME MARTINS VASCOCELOS ........................4343 .............................. 12.1663..... ADAO ALVES FERNANDES ..............................7430 .............................. 13.5654..... MARIA HELENA TORRES PEREIRA ...................10782 ............................. 14.4915..... CARLOS ALBERTO DOS REIS ............................5544 .............................. 15.2326..... ANA ROSA DA SILVA MOTA ..............................18771 ............................. 16.5237..... BENEDITO PEREIRA DA SILVA ...........................1662 .............................. 20.1998..... JOSE ALVES MOREIRA ..................................28591 ............................. 22.0919..... JOSE FRANCISCO DE FREITAS ...........................3510 .............................. 22.18110... ANGELO LESPESQUER BROCHADO ..................3305 .............................. 22.29411 ... JOSE MARIA DA SILVA ....................................4518 .............................. 22.33812... ASSOC. COMUN. AGRICOLA E PEC .....................49660 ............................. 23.08713... AGROPECUARIA YKK LTDA ...........................30012 ............................. 25.04014... JOAO BATISTA DE FARIA SANTOS .......................1968 .............................. 25.49515... ANTONIO ALVES FERNANDES ..........................6956 .............................. 25.76816... VICENTE CIRINO FERREIRA ............................7895 .............................. 26.94417... ROSIMAR JOSE DA SILVA .................................2834 .............................. 47.53918... LUIZ DA SILVA DIAS NETO .................................9111 ............................... 50.20019... EDUARDO BRAZ Q FILHO ..............................17270 ............................. 63.16620... DEUSDEDE TEIXEIRA PAZ ..............................12585 ............................. 66.00021... ELIO QUIRINO DA SILVA ..................................2552 .............................. 69.13022... PAULINO SOARES TEIXIERA ............................1388 .............................. 70.56923... IZAIAS MACHADO DA SILVA .............................2892 .............................. 75.57824... LEVI NESTOR DA CARVALHO ...........................1721 .............................. 77.46025... IVANDO DA SILVEIRA .....................................1345 .............................. 77.994

A CAPUL E CCPR, atentendo a IN-51 do Ministério da Agricultura, estão fazendo palestras nos Comitês Educativos para melhor informar e conscientizar os cooperados sobre a importância de se produzir leite com qualidade. Estamos divulgando os 100 melhores resultados. Para melhorar os resultados das análises e ter melhor preço, procure os técnicos da ITAMBÉ ou CAPUL e tire suas dúvidas. Fonte: ITAMBÉ

Page 6: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

6 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Dentre os trabalhos sociais de formação e informação dos coope-rados da CAPUL, destacam-se os Comitês Educativos. Para o Agente de Comunicação e Capacitação Cooperativista Geraldo Isidoro: “Aqui todos aprendem e buzinam”.

Em reunião ordinária, dia 29 de junho, foram destacados os

assuntos apresentados pelos líderes dos 30 Comitês e negociados pelo Coordenador Geral Mauricio Bento Martins junto ao Conselho de Administração.

As solicitações de cada comitê serão levadas ao conhecimento da Diretoria Executiva e os Conselhos Administrativo e Fiscal.

Comitê Educativo Central CAPUL realiza 139ª Reunião

A diretoria da Capul marcou presença em sessão solene na Câmara dos Deputados, no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 18 de junho, no Distrito Federal.

Durante a sessão, a Coopercentro - Cooperativa Regional dos Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro, de Guanhâes-MG, foi homenageada pelo seu 34º aniversário. A cooperativa tem como presidente o Sr. Colifeu Andrade Silva e a homenagem foi proposta pelo Dep. Federal Paulo Piau.

Coopercentro é homenageada na Câmara dos Deputados

Maurício Bento e Tarciso Braz

Momento Cívico durante a Reunião do Comitê Central

Alon Costa, Gerente de Recursos Humanos da Capul, faz explanação aos membros dos comitês

Page 7: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

7JULHO - 2010 Jornal CAPUL

O evento foi promovido pela Capul por meio do Entreposto de Bonfi nópolis, e teve como cenário a Fazenda Mendonça, de propriedade do simpático casal de cooperados Dudu e Cida.

O 1º Dia de Campo reuniu mais de 200 pessoas, entre elas: produtores rurais, clientes e cooperados da Capul; várias autoridades e líderes locais, como o prefeito de Bonfi nó-polis, Luís Araújo, e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Adair; além do Presidente e do Diretor Administrativo da Capul, Zuza Machado e Tarciso Braz, respectivamente.

Além de mesa farta, tanto no riquíssimo café da manhã, quanto no almoço festivo, o Dia de Campo proporcionou interação e a troca de informações entre os convidados, que também assistiram à palestras sobre técnicas importantes para a produção rural.

Uma das palestras foi ministrada pelo Luciano Assis Rosa, Zootec-nista da Capul, que abordou o tema “Manejo Nutricional de Vaca Leiteira”.

Segundo Wanessa, Gerente do Entreposto de Bonsfi nópolis, o evento foi enriquecido com a parti-cipação das seguintes empresas

1º Dia de Campo do Entreposto de Bonfinópolis foi um sucesso !!!

No dia 24 de junho, foi realizado o 1º Dia de Campo em Bonfinópolis de Minas

parceiras: Agroquima, Emater – MG, FAEMG, Gener, IEF, Itambé, New Holland, Ouro Fino, Westfallia, que montaram stands e disponibilizaram conhecimento para os participantes.

A organização do evento foi elogiada pelos presentes e pela Diretoria Executiva da Capul. Tudo foi organizado pela equipe do Entre-

posto de Bonfi nópolis, e coordenado por Wanessa.

Com um investimento pequeno, e um sucesso ecoante, o 1º Dia de Campo de Bonfi nópolis rendeu ótimos frutos para a Capul e para as empresas parceiras. “Ficamos felizes de termos agradado aos nossos convidados e de poder contar

com nossos parceiros nesse evento até então inédito no Entreposto de Bonfi nópolis. O retorno tem sido muito positivo”, analisou Wanessa.

A Diretoria Executiva que abriu ofi cialmente o evento, visitou os oito stands que foram montados na Fazenda Mendonça e viu de perto o sucesso do evento.

Os convidados visitaram os vários stands do evento

O 1º Dia de Campo de Bonfinópolis promoveu a troca de informações entre os produtores

A gerente Wanessa, o coordenador da Itambé José Henrique e o presidente Zuza Machado

Diretoria da Capul e o casal Dudu e Cida que cederam sua bela fazenda para o evento

A Diretoria Executiva da Capul, na presença de autoridades, fizeram a abertura oficial do evento

Page 8: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

8 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Pelo segundo ano consecutivo, as seis cooperativas unaienses (CAPUL, COAGRIL, COANOR, UNIMED, SICOOB CREDIUNAÍ, SICOOB CREDIPARNOR), fi liadas ao Sistema Ocemg/Sescoop – MG, formam a rede de solidariedade conhecida como Dia C – Dia de Cooperar.

Em 2010, a principal meta do projeto é arrecadar verba para o início da construção do Hospital Regional do Câncer, que será insta-lado no munícipio de Unaí por meio da ANMECC – Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer.

A verba será arrecadada através da comercialização de 20 mil bilhetes de Rifa, no valor de R$10,00 (dez reais) cada um, e na venda de ingressos para o Jogo Benefi cente de futebol de campo. O valor total arrecadado será doado à ANMECC. A programação ofi cial do Dia C (28 de Agosto) inclui:• Ação Global no Bairro Mamoeiro;• Ação entre Amigos (Rifa), com

sorteio de três prêmios pela Loteria Federal (01 carro Fiat Uno – 0KM; 01 TV LCD 32”; 01 Bicicleta);

• Jogo Benefi cente entre as equipes Master Cruzeiro e Master Noroeste no Estádio Urbano Adjuto (29 de agosto).Os bilhetes de Rifa já estão à venda

desde a segunda quinzena de junho. O empenho de todos os colaboradores e associados das seis cooperativas é decisivo para que a verba seja arreca-dada. Para se alcançar o resultado esperado, é necessária a participação dos unaienses e dos moradores das cidades vizinhas.

A construção do Hospital Regio-nal do Câncer trará benefícios para todos da região Noroeste. Segundo a ANMECC, mais de 600 pessoas portadoras de câncer são atendidas mensalmente no Hospital do Câncer

de Barretos/SP. A verba arrecada pelo Dia C não será sufi ciente para concluir a obra mas possibilitará o início da construção do hospital. Para os pacientes este será o início da realização de um sonho.

Cooperação e voluntariado

Os colaboradores da Capul: Alon Costa, Hélio Xavier, Juliana Couto, e Lana Lúcia, com apoio da Direto-ria Executiva da Capul, integram a Comissão Organizadora do Dia C, juntamente com colaboradores das demais cooperativas.

Desde o mês de maio, a Comissão tem trabalhado em prol da elaboração e organização do Dia C. A dedicação da Comissão Organizadora do Dia C tem sido contínua, tanto na venda de bilhetes quanto na busca por parceiros para o evento. Verdadeiros exemplos de solidariedade, coopera-ção e voluntariado.

Diante de tantos afazeres, cada cooperativa fi cou encarregada de uma tarefa. À Capul foi destinada a tarefa de divulgar e promover, junto à sociedade, o evento. Todo o planeja-mento de marketing e de publicidade fi cou a cargo da Capul.

A divulgação do Dia C nos veícu-los de comunicação de Unaí e cidades vizinhas tem sido através de doações, ou seja, os mais diversos veículos têm, gratuitamente, disponibilizado espaço publicitário e veiculado matérias jornalísticas sobre o evento com o objetivo de informar e sensibi-lizar as pessoas de que a participação de cada um é importante.

Os sites, os jornais impressos, as emissoras de rádio, as emissoras de Tv, as agências de publicidade e as produtoras de vídeo, têm, mais uma vez, demonstrado o quanto são generosos e compromissados com a sociedade onde atuam. Todos eles

Dia C: a Capul faz parte dessa redeA Capul, por meio de seus colaboradores e associados, mobiliza toda a

sociedade a participarem e contribuírem para o sucesso do segundo Dia C

apoiam o Dia C e apoiam o início da construção do Hospital Regional do Câncer.

A grande demonstração dessa parceria aconteceu durante a Coletiva de Imprensa realizada no dia 06 de julho, no auditório da Crediunaí, quando os veículos de comunica-ção se reuniram e prestigiaram a Comissão Organizadora do Dia C. A Coletiva de Imprensa também marcou o lançamento do VT produzido pela Mais Comunicação, a agência de publicidade da Capul, que doou seus serviços ao Dia de Cooperar.

Segundo Lana Lúcia, por meio dessa valiosa parceria com os meio de comunicação, mais e mais pessoas estão sabendo da realização do Dia C. “A Comissão Organizadora do Dia C agradece a cada um dos parceiros do evento pelo apoio, e conta com esta generosidade até o dia 28 de agosto”, completou Lana.

A Diretoria Executiva da Capul, parabeniza a todos da Comissão pelo empenho e convida a todos os cooperados a participarem dessa rede de solidariedade.

Membros das 6 cooperativas que integram a Comissão Organizadora do Dia C

A Comissão Organizadora do Dia C realizou coletiva para a imprensa unaiense

Page 9: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

9JULHO - 2010 Jornal CAPUL

Capul investe em consultoria para planejar o seu futuro e aprimorar seu plano organizacional

No dia 23 de junho, das 08:00 às 16:30 horas, 17 novos Coope-rados participaram de treinamento admissional. Presentes os Direto-res Jesus Pedro Machado e Tarciso Braz da Silva, deram as boas vindas a todos.

Na ocasião, os novos Coope-rados fi caram sabendo sobre a organização CAPUL e Itambé, Cooperativismo, estatuto social, direitos e deveres e tiveram a oportunidade de conhecer vários setores da CAPUL e um bom diálogo com gerentes. Para fazer parte do quando social é necessário: preencher o cadastro, a proposta

de associado, participar de treina-mento, integralizar Capital Social e Finalmente ser aprovado pelo Conselho de Administração.

Na avaliação dos próprios parti-cipantes, os assuntos tratados têm duplo objetivo:

a) Para o Cooperado – trazer informações sobre o funciona-mento da Cooperativa e natureza dos seus serviços;

b) Para a Cooperativa – ter um associado mais consciente dos seus direitos e suas obrigações.

O treinamento teve como facili-tador o Tecnólogo em Cooperati-vismo Geraldo Isidoro.

Novos Cooperados participam de treinamento

Desde o mês de Maio, a Capul, por meio de sua Diretoria Executiva e com a aprovação de seu Conselho Administrativo, contratou a empresa de consultoria organizacional JPVERITHAS CONSULTING.

Os consultores paulistas têm visitado regularmente a Capul a fi m de estabelecer as diretrizes que servirão de norte para todo o traba-lho de planejamento estratégico que tem previsão para terminar em doze

meses. Este trabalho resultará em um planejamento estratégico da Capul.

Os consultores Júlio Pastore e Edmilson Antônio tem mantido contato direto com alguns colabora-dores da cooperativa.

“O consultor Júlio Pastore iniciou os trabalho de identifi cação da identidade da Capul para conhecer melhor a empresa, sua posição no mercado e a partir dai, planejar com segurança os passos para o futuro”,

explicou Claudimar Dias, contador da Capul.

Segundo Maria Aparecida dos Santos, Assessora de Auditoria Interna da Capul, o trabalho do consultor Edmilson Antônio engloba o mapeamento de processos, que objetiva captar as atividades relati-vas a determinado processo da empresa, organizá-las em ordem funcional, gerando um fl uxograma de atividades, havendo uma poste-

rior descrição em relação às tarefas, responsáveis, duração, freqüência etc. A identifi cação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das ativida-des, a defi nção de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis.

De acordo com Claudimar, esta contratação demonstra que a Capul visa, cada vez mais, uma administra-ção séria e segura.

Novos associados receberam diversas informações sobre a Capul

Consultor Júlio Pastore Diretoria, Conselheiros e Gerentes da Capul recebem instruções de Júlio Pastore Alon Costa, Maria Aparecida dos Santos e o consultor Edmilson Antônio

Page 10: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

10 JULHO - 2010Jornal CAPUL

O Presidente da Capul, Jesus Pedro Machado, o Zuza, com aprovação do Conselho Adminis-trativo, convocou uma Assembléia Geral Extraordinária (AGE) para votação de autorização de hipoteca em garantia de empréstimos ofereci-dos pelo Programa Procap-Agro. A 107ª AGE foi realizada no dia 17 de junho, no Salão Rural do Parque de Exposições de Unaí.

Durante a AGE, os cooperados aprovaram, quase que por unani-midade (apenas três votos contra), a hipoteca, e consequentemente o empréstimo.

Antes da votação o Diretor Administrativo da Capul, Tarciso Braz, e o Contador da cooperativa, Claudimar Oliveira, apresentaram aos cooperados a ótima situação fi nanceira da Capul, com o objetivo de esclarecer qualquer dúvida sobre este assunto.

Após a AGE, o Jornal da Capul (JC) entrevistou o Diretor Adminis-trativo, Tarciso Braz da Silva (TB).

JC - O que o senhor tem a falar sobre esta AGE?

TB - Considero que foi, como sempre, uma demonstração de civismo e de educação dos associa-dos, aos quais parabenizo. Tivemos o apoio quase maciço para nossa solicitação de autorização para hipoteca de imóveis para emprésti-mos a longo prazo. Queremos deixar claro que não houve solicitação para aumentar o endividamento da Capul e sim, conseguir um empréstimo a longo prazo para liquidar outros de curto prazo, melhorando assim o perfi l da dívida. Esclarecemos ainda que a situação fi nanceira da Capul é das melhores, não devendo os associados se preocuparem, pois não estamos aumentando o endivi-damento da Capul, como já dito acima.

JC – Como é hoje a administra-ção da Capul?

TB - A parte que compete à diretoria executiva, no caso eu e o

AGE: Cooperados aprovam estratégia financeira proposta pela diretoria

Zuza, nós trabalhamos em equipe sempre envolvendo os colabora-dores profi ssionais, sendo a última palavra sempre do Presidente. Não tomamos nenhuma decisão sem a participação efetiva dos dois, todas as decisões que envolvem setores da Capul são analisadas junto com o gerente daquele setor. No caso de haver investimentos, é feito uma análise do que está sendo solicitado, para vermos a viabilidade econô-mica daquele investimento. Quere-mos ainda deixar claro que todas as compras feitas pela Capul, de qualquer valor, só são feitas através do Departamento de Compras. Não se compra nem uma agulha a não ser pelo setor competente, ou seja, o departamento de compras. Casos que envolvem o Conselho de Administração são direcionados para análise também deste e a devida aprovação ou não.

Em entrevista ao Jornal da Capul,

o Presidente, Jesus Pedro Machado (Zuza) comentou algumas questões apresentadas pelos cooperados durante a AGE.

JC- Além dos empréstimos a longo prazo, a Capul tem feito algo em relação a linhas de crédito para a aquisição de outro lote de novilhas?

ZUZA – Além dos bancos com que a Capul já trabalha, nós temos feito contato com o Banco do Nordeste a fi m de conseguir mais recusos para a aquisição de outras novilhas, e assim atender aos inúmeros associa-dos que aguardam a oportunidade de aumentar seu rebanho através de fi nanciamento facilitado na Capul, com maior prazo e menores juros, dividindo em até 60 meses. A Capul já comercializou cerca de 2.800 novilhas, e são necessárias quase 4.ooo novilhas para atender a todos os cooperados que estão na fi la de espera.

JC- Existe outra oportunidade do cooperado aumentar seu rebanho de forma facilitada?

ZUZA – Sim. Hoje a Itambé oferece para todos os associados da Capul o Programa de Melhoramento Genético, por exemplo. Através deste programa o produtor pode adiquirir uma boa novilha por meio de pagamento facilitado, e ainda melhorar a qualidade do rebanho.

JC- Sendo o Presidente da Capul, como o Sr. avalia a AGE?

ZUZA- Fiquei muito satisfeito com a aprovação dos meus colegas produtores. E agradeço a confi anaça que depositaram em mim e em todo o Conselho Administrativo. Sei que esta aprovação da hipoteca representa a credibilidade que eu e o Tarciso temos junto ao cooperado e à frete da Capul, e este empréstimo é uma boa estratégia para a Capul pagar menos juros e aumentar os prazos de pagamento.

Mesa Diretora durante a 107º AGE da Capul

Page 11: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

11JULHO - 2010 Jornal CAPUL

AGE: Cooperados aprovam estratégia financeira proposta pela diretoria

A Capul tem feito gestões junto a Itambé para viabilizar a mudança do Laticínio.

No dia 16 de junho, Haroldo Oliveira de Freitas, Gerente de Engenharia da Itambé, e Armindo José Soares Neto, Gerente de Suprimento de Leite da Itambé, visitaram as instalações da Capul e se reuniram com a Diretoria Executiva juntamente com José Henrique, coordenador da Itambé em Unaí. Neste encontro foram dados os primeiros passos rumo à mudança do laticínio.

A visita à Indústria de Nutrição Animal contou com a participação de Jeovah Chaves, Fiscal Federal Agropecuário. Jeovah viu a possi-bilidade de construir alí o laticínio, porém não fez garantias.

As conversas transcorreram no sentido de construir-se um laticínio

por módulos, de forma que em um futuro próximo possa-se anexar a ele uma concentradora de leite e mais para a frente ainda, uma fábrica de leite em pó.

Segundo Zuza Machado, Presi-dente da Capul, a mudança do Laticínio trará inúmeros benefí-cios, e principalmente solucionará problemas ambientais e de espaço físico. Zuza ainda afi rmou que a construção do novo latícinio fi cará a cargo da Itambé e que será mantido o mesmo percentual de bonifi cação do leite para o produ-tor associado.

O Diretor Administrativo, Tarciso Braz, na ocasião da reunião, ressaltou que “esta é uma grande notícia para todos nós cooperados, é um grande avanço para a Capul, é mais um passo decisivo para o crescimento de nossa cooperativa”.

CAPUL e engenheiros da ITAMBÉ discutem

a mudança do laticínio

A hipoteca foi aprovada pelos cooperados presentes na 107º AGE

O Diretor Administrativo Tarciso Braz esclarece a ótima saúde financeira da Capul

Os cooperados compareceram a 107º AGE

Diretoria da Capul e representantes da Itambé se reuniram para discurtir a mudança do laticínio

Page 12: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

12 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Ápos muitos anos de dedicação como colaboradora da Capul, a nossa colega de trabalho Enilda Aparecida Ferreira Barbosa irá desfrutar de sua tão sonhada aponsentadoria.

A sua trajetoria na Capul começou como auxiliar de limpeza, mas logo foi promovida à telefonista da cooperativa.

Com seu carisma, simpatia e muito comunicativa dedicou muitos anos a esta função. Sabia os números de quase todos os telefones da cidade. Ápos a mudança do sistema de telefonia da cooperativa, passou a ser aúxiliar de despachante. Em seu último dia de trabalho, dia 02 de julho, seus colegas se reuniram na Espaço do Cooperado para homenagea-la, o que a deixou muito emocionada.

À nossa querida colega de trabalho e amiga, o nosso agradecimento por todos esses anos de boa convivência.

O Cooperado Juarez Francisco Fernandes de completou 60 anos de idade no dia 05 de junho de 2010. Onde foi feito uma comemoração em sua propriedade na região da Vila Bom Jesus, No município de Arinos.

Juarez é casado com Domingas e pai de Crecencio e Fernanda . Comecou sua atividade na Capul em 1996, na época entregava 20 litros de leite dia, hoje a média é 130 litros de leite dia.

Sua meta e chegar a 500 litros o mais breve possível.

Sobre a administração da nova diretoria está achando muito boa pela transparecia e honestidade que estão demonstrando.

Parabeniza também as melhorias nas instalações no entreposto de Arinos pelo aumento fi sico na farmá-cia veterinária deposito de ração e supermercado, isso tudo para melhor atender seus associados e clientes.

Segundo o cooperado Juarez está muito satisfeito com o quadro de funcionários da Capul por procurar atender a todos de maneira uniforme procurando na medida do possível satisfazer todas as necessidades possível do produtor rural.

Cooperado DestaqueJuarez Francisco Fernandes de Souza

Cooperado Juarez completando 60 anos ao lados de familiares e amigos

Cooperado Juarez em sua propriedade rural

Ingredientes

250 gr de milho para canjica doce 1 litro de leite CAPUL¾ de xícara de chá de açúcar 25 gr de coco ralado 150 ml de leite de coco ½ lata de leite condensado ITAMBÉ150 gr de amendoim torrado (opcional) Canela em pó (opcional|)

Modo de preparo

Primeiro lave bem a canjica e depois coloque em uma panela de pressão com 1 litro e ½ de água. Para cozinhar deixe o fogo baixo por cerca de uma hora. Com a canjica cozida, adicione o leite CAPUL quente. O leite CAPUL nunca pode ser frio tá, porque corre o risco de talhar a canjica. Acrescente o leite de coco e depois o coco ralado e o açúcar. A panela vai de novo para o fogo para ferver. Junte o leite condensado ITAMBÉ.

Para dar mais cremosidade, bata um pouco de canjica no liquidificador. Acrescente uma pitada de sal para que a canjica não fique muito doce. Está pronta a canjica branca. Se preferir, acrescente o amendoim.

Canjica diet

Substitua o leite de coco e o açúcar por seis colheres de sopa de adoçante culinário próprio para receitas (não pode ser aquele comum usado no cafezinho) e por raspas de casca de laranja. Use também leite condensado diet.

CANJICA

Fonte: CAPUL Buritis

DESPEDIDA DA ENILDA

Colegas homenageiam Enilda

Aniversário do Conselheiro José Américo

A Diretoria Executiva e o Conselho Administrativo e Fiscal, juntamente com toda a “Família Capul” parabenizam o companheiro José Américo pelo seu aniversário comemorado no dia 25 de Julho.

Todos desejam muita felicidade, saúde e harmonia em sua vida.

Page 13: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

13JULHO - 2010 Jornal CAPUL

1. VANTAGENS DO PONTO DE VISTA FÍSICO• Menor gasto de energia do animal para

ingerir a ração;• Menor desperdício de alimento;• Maior eficiência na ingestão de macro e

micro nutrientes;• Maior eficiência no transporte devido ao

menor volume a ser transportado;• Menor segregação dos ingredientes;Fonte:http://www.lucato.ind.br/Peletizacaolu-

cato.pdf; http://www.chavantes.ind.br/paginas.php?pg=75_125hp

2. VANTAGENS DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL• Gelatinização parcial do amido;• Alteração na solubilidade das proteínas;• Redução na quantidade de inibidores da tripsina;• Redução de bactérias e fungos;• Aumento da resistência as enfermidades;• Redução da oxidação dos nutrientes (menor superfície de contato).Fonte:http://www.lucato.ind.br/Peletizacaolucato.pdf; http://www.chavantes.ind.br/paginas.

php?pg=75_125hp

3. VANTAGENS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO NA COMPRA DO SILO• Redução do volume;• Extinção total do ataque de roedores;• Abaixo comparativos econômicos

Tabela 01 – SIMULAÇÃO Comparativos da ração 22% ensacada x granel

VANTANGENS PARA ALIMENTAR O SEU REBANHO COM RAÇÕES PELETIZADA A GRANEL

Tabela 02 – Opções na compra de SilosFonte: Setor de peças e ferragens – UnaíOs preços de silos da Tabela 01 e 02 são validos para o Estado de Minas Gerais e demais

Estados como : GO,DF,MT,BA;PA.MAIORES INFORMAÇÕES – PROCURE O GERENTE DA LOJA DE PEÇAS E FERRAGENS.

Fonte: CAPUL Nutrição Animal – preço para retirada na indústria- JUNHO/2010. Até o dia 17/06/2010.

CAPUL Nutrição Animal

A 23ª Expoagro de Arinos aconteceu entre os dias 17 a 20 de junho de 2010. Um stand da Capul foi montado e reuniu os seguintes produtos: Nutrição Animal, Farmá-cia Veterinária, Ordenhadeiras, Tanques de Expansão e Ferragens.

A 23ª Expoagro de Arinos proporcionou aos Arinenses e visitantes momentos de alegria e

confraternização. Shows, entreteni-mento cultura e realização de bons negócios. Estiveram presentes no stand da Capul vários cooperados, alunos do IFET (Campus Arinos) juntamente com professores onde foram recebidos pelo médico veterinário Fabiano, que passou orientações de como usar as rações e suplementos minerais Capul.

CAPUL participa da 23ª Expoagro de Arinos

Tabela de Preço - SILOS - 07/2010

Stand da Capul na 23º Expoagro de Arinos

Equipe de colaboradores da Capul de Arinos

Page 14: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

14 JULHO - 2010Jornal CAPUL

O produtor de leite sabe bem o trabalho que dá manter a higiene na criação. Mas o que pouca gente sabe é que a diferença entre um curral limpo e outro sujo pode representar muito mais que uma questão só de higiene.

O manejo do esterco pode render economia e lucros para o criador.o esterco dos currais ( água,fezes e urina), geralmente lançados sem qualquer tratamento, no solo nos lagos e rios favorece a ploriferação de moscas e exala gases com mau cheiro. No entanto varias formas de tratamento desse subproduto tem sido desenvolvidas e testadas para diminuir seus efeitos sob meio ambiente.

O uso das chorumeiras para armazenagem de dejetos bovinos é uma alternativa de baixo custo para a tentativa de impedir que os dejetos sejam carreados para os cursos d'agua subterrâneos e/ou superfi ciais.

Na pratica é muito comum na maioria das vezes o esterco amonto-ado em áreas próximas ao curral o que faz com que ele perda grande parte de suas características como adubo orgânico, alem de poder causar doenças.

Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e manejo adequado do esterco são incalculá-veis uma vez que esse resíduo pode ser um grande causador de degrada-ção ambiental. Mas quando o esterco é manejado adequadamente no solo passa a ser um valioso insumo para uma produção agrícola sustentável.

Esse tipo de esterqueira conhecida como chorumeira deve ser utilizado nas propriedades rurais que tenham fartura de água para lavagem dos currais, e carretas tanque para trans-portar a água servida ate as lavouras, capineiras ou pastagens. A pratica de lavagem diária do curral é muito comum nas propriedades rurais com boas condições de higiene sendo essa uma das exigências para a produção

ULTILIZACÃO DE CHORUMEIRA NA PROPRIEDADE

de leite de melhor qualidade.A água utilizada para lavar o curral

composta de água, urina e fezes deve ser conduzida por tubos ou canale-tas diretamente para a chorumeira localizada se possível num nível mais baixo que o curral de modo que possibilite o escoamento do material por gravidade. No entanto é conveniente a construção de uma caixa de passagem para a retirada de materiais sólidos que por ventura possam entupir a tubulação.

O dimensionamento dessas choru-meiras é feito considerando o volume de 100 litros/animal/dia,incluindo ( fezes,urina e água).

Ex: 50 vacas estabuladas produ-zem por dia 5.000 litros (5m³) consequentemente, para três dias de armazenamento, a chorumeira devera ter um volume mínimo de 15m³. Para tanto devem ser , adotadas as seguin-tes medidas. 4,2m de comprimento x 2,6m de largura x 1,5 de altura. Quando o local não tem desnível que permita a retirada do material da chorumeira por gravidade, ele deve ser tirado por sucção, com a utiliza-ção de uma bomba aclopada a uma tomada de força de um trator.

Em caso de implantação em sua propriedade, o produtor devera fazer a impermeabilização da chorumeira, podendo ser usado lona do tipo manta de pvc. Com essas praticas o produtor poderá obter mais lucros, higiene, e o meio ambiente agradece.

Rodrigo LousadaEngenheiro Ambiental

Dep. de Meio Ambiente - CAPUL“Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” – Jo. 13-17.

o é

se

gu

ro s

em

co

rre

tor.

Rua São José,203 Sl. 05 - Centro - Unaí - Minas GeraisE-mail: [email protected]

Fone: Fone: 38 3676-1361 - Fax: 38 3676-5539

Patrimonial

Pessoas

Habitacional

Escolar

Garantia

PrevidênciaAeronáutico

Condomínio

Veículos

Outros

Rural

Transporte

RD Máquinas

R. Civil Geral

No dia 17 de junho de 2010,foi inaugurada a Ofi cina Profi ssionali-zante de Culinária da APAE.

Este sonho só foi possível graças as parcerias e doações de várias empre-sas unaienses, entre elas a Capul. O evento contou com a presença do Deputado Dr. Eduardo Barbosa, Presidente da Federação Nacional das APAEs, e autoridades unaiense e

colaboradores da APAE de Unaí.A Presidente da APAE, Sebastiana

Coimbra (Tanika), estava muito emocionada e feliz por mais esta conquista na unidade do Mamoeiro. A diretoria da Capul parabeniza a APAE por mais esta conquista. A Capul foi representada na inaugu-ração pela colaboradora Roseni Martins de Melo Santos.

APAE inaugura oficina profissionalizante

Roseni Martins, Tanika, colaboradoras da APAE e o Deputado Dr Eduardo Barbosa

Page 15: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

15JULHO - 2010 Jornal CAPUL

3635 1025 - ARINOS

3662 1622 - BURITIS3677 8090 - CAB. GRANDE3675 7087 - DOM BOSCO

3675 2128 - BONFINÓPOLIS

2102 5151 - UNAÍ

Sacolas recheadas com mercadorias

a preço baixo você encontra no

Supermercado CAPUL !

Sintonize

Sintonize a melhor informação.A voz da comunicação

cooperativista e da extensão rural.

Programa A Voz do Campo

CAPUL As quartas e sábados

das 06:30 às 07:00 horas.Ouça na 1ª quarta-feira de

cada mês par a palavra do Diretor Presidente Zuza Machado e na 1ª quarta-feira de mês impar o

Diretor Administrativo Tarciso Braz

Veredas AM 650 MHz

O Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho da CAPUL, ministrou entre os dias 07 e 09 de julho o curso para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os colaboradores, que repre-sentam os empregados e empregador da Matriz e Fábrica de Rações e Suplementos Minerais reuniram-se para promover uma maior interação entre a equipe.

Ao iniciar os trabalhos o Diretor Administrativo Sr. Tarciso Braz esteve presente, e ao cumprimentar todos, declarou o apoio da Diretoria no sentido atender as medidas propostas que forem para adequação quando às normas de segurança, assim contri-buir com a prevenção de acidentes de trabalho.

Durante os dias do curso os conteú-dos previstos na Norma Regulamenta-dora – NR 05 foram ministrados com objetivo e efi ciência pelos Técnicos de Segurança da CAPUL, Maria Aparecida da Costa Campos e Ander-son Rodrigues da Rocha. Contamos também com a importante participação

do Médico do Trabalho da CAPUL, Dr. Márcio Martins Rafael que abordou os temas inerentes a saúde preventiva.

No encerramento o Diretor Presi-dentes Sr. Zuza machado também compareceu para empossar as CIPAs, quando falou de sua satisfação quanto os trabalhos que vem sendo realiza-dos e também se colocou em prol da comissão para cumprir e fazer cumprir as melhorias propostas no sentido de garantir a segurança e integridade dos trabalhadores.

Os presidentes indicados pela Diretoria, Marcelo Ornelas Valadares e Mariele Almeida de Sousa, agrade-ceram pela nomeação, e falaram em nome dos demais, enfatizando a importância dos temas discutidos nos treinamentos, dado a relevância em atender às exigências legais deter-minadas pelo ministério do trabalho, e em contrapartida promover a conscientização e condições seguras de trabalho, e assim oferecer uma qualidade de vida aos trabalhadores e consequentemente o desenvolvimento sustentável da CAPUL.

CURSO DE CIPEIROS

Zuza Machado e os técnicos em segurança da Capul, Anderson Rodrigues e Maria Aparecida Campos

Ao centro, Mariele Almeida de Souza, presidente CIPA Matriz, e Marcelo Ornelas Valadares,

presidente CIPA Fábrica de Ração

Dr. Márcio Martins Rafael, médico do trabalho da Capul

Page 16: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

16 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Participede sua

Cooperativa

COMITÊS EDUCATIVOSNossa união gera desenvolvimento

Eu participo!

JULHO

EDVAR JOSÉ ALVARES 01/07

JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA VIEIRA 02/07

VANESSA TOMAZ CAMPOS 02/07

HAMILTON DE OLIVEIRA CAMPOS 03/07

EDVALDO GRACIANO DE SOUZA 03/07

MÁRCIA GOMES DE ASSUNÇÃO FONSECA 03/07

VALDIRENE MENDES FERREIRA 04/07

EDNESIO APARECIDO FIRMO 04/07

MAURELIO CLAUDINO DA SILVA 07/07

HELDER VALADARES DE CARVALH 08/07

MAYRA MOREIRA BASILIO 08/07

JORDAN MENDES POLASTRINE 10/07

CLEVERTON PEREIRA 10/07

JOSÉ FRANCISCO MENDES DA SILVA 11/07

DIEGO JOSÉ PEREIRA SANTOS 12/07

JOSÉ EtílVALDO DA COSTA E SILVA 12/07

JULIANA FERREIRA 12/07

LETICIA FARIA V. CARVALHO 13/07

WALTIERES PEREIRA GUEDES 14/07

DORIVALDO DIAS BORGES 14/07

DIOGLENEM GONÇALVES DE SOUZA 14/07

ZICO ALVES DE AGUIAR 14/07

HÉLIO RODRIGUES XAVIER 17/07

LEONARDO APARECIDO DA SILVA 18/07

ADELCIO DA SILVA COUTO 20/07

LEANDRO LOPES VIEIRA 21/07

ILZA GONÇALVES DOS SANTOS 23/07

MÁRCIO EVANGELISTA DA SILVA 24/07

VILMAR JOSÉ DE CARVALHO 25/07

JOÃO LUIZ BARBOSA DA SILVA 25/07

GILBERTO DOS REIS SANTOS 26/07

JULIANA DE OLIVEIRA CAMPOS 27/07

MAIZA MOREIRA DE SOUZA 27/07

RONEI DO CARMO BARCELOS 28/07

VALDERINO GONTIJO DE SOUSA 30/07

JÚNIOR CÉSAR VIEIRA 30/07

Colaboradores Aniversariantes

COMUNIDADE ...........................DIA ...................... HORA .........................................LOCALPORTO DO SACO ...........................................21/07 .................................... 09:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃOCHARRUA ........................................................23/07 .................................... 12:00 ............................................................DEUSDEDEBREJINHO .......................................................27/07 .................................... 10:00 ................................... ANTÔNIO MARTINS/ROSAPAPAMEL .........................................................28/07 .................................... 10:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃOSACO GRANDE ..............................................04/08 .................................... 12:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃOQUILOMBO ......................................................05/08 .................................... 12:00 .................................................................. IGREJA PARAÍSO .........................................................06/08 .................................... 12:00 .........................................BENEDITO BERTOLDOBOM SUCESSO ...............................................10/08 .................................... 10:00 ................................................................. ESCOLACURRAL DE FOGO ......................................... 11/08 .................................... 12:00 ........................................................DILERMANDOBARRA DO CÓRREGO ...................................12/08 .................................... 12:00 .............................................................SUPRIANOCHICO MENDES ..............................................13/08 .................................... 09:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃOPIAU .................................................................17/08 .................................... 10:00 ................................ANTÔNIO SOBRINHO/JAIRORIACHO CLARO ..............................................18/08 .................................... 08:30 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃORENASCER ......................................................19/08 .................................... 12:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃOCOMITÊ CENTRAL ..........................................20/08 .................................... 10:00 ............................................... SALA CAPUL UNAÍSINVAL FERREIRA ..........................................25/08 .................................... 09:00 ............................................. SEDE ASSOCIAÇÃO

Começe seu dia com produtos CAPUL

Page 17: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

17JULHO - 2010 Jornal CAPUL

Em junho, foram realizados 6 cursos em parceria com o SENAR Minas com a participação de 72 trabalhadores, cooperados e seus familiares.Isidoro, mobilizador dos cursos, informa que estes são gratuitos e é necessário agendá-los

com antecendência levando CPF ou RG.

Lembrete: Dia 23 de Julho é o último dia para inclusão de turmas para cursos

de Setembro a Dezembro 2010

Participantes dos cursos realizados

CAPUL e SENAR capacitam trabalhadores

Fotos: Isidoro

Minas Gerais

Realização

Para este mês estão sendo realizados os

seguintes Cursos

• 12 a15 : Inseminação Artifi cial na Chácara CAPUL

• 13 a 17: Vaqueiro –P.A Mamoneira - Natalândia

• 19 a 21: Alimentação de Bovinos – Curral do Fogo

• 20 a 24: Noções Básicas de Alimentação e Nutrição – Fazenda Pontal

• 22 a 24: Operação e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica – Porto do Saco

• 26 a 28: Noções Básicas de Alimentação e Nutrição – Fazenda Buriti

• 29 a 31: Organização para Ativida-des Coletivas P.A. Modelo

Em Agosto, serão realizados

7 cursos. Confi ra!

• 2 a 4 – Saneamento Básico no Meio Rural – Fazenda Buriti

• 5 a 7 – Saneamento Básico no Meio Rural – Fazenda Santa Matilde

• 16 a 18 – Aplicação de Agrotóxi-cos – Fazenda Palmeira

• 19 a 21 - Aplicação de Agrotóxi-cos – Fazenda Trombas

• 23 a 26 – Inseminação Artifi cial de Bovinos – Chácara CAPUL

• 24 a 28 – Tratorista – Fazenda Santo Expedito

• 30/0/ a 30/09 – Tratorista – Fazenda Trombas.

Page 18: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

18 JULHO - 2010Jornal CAPUL

Cumprindo compromisso de transparência total, a diretoria publica as atas de reunião do Conselho de Administração e Fiscal

Livro de Atas do Conselho Fiscal

Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda - CAPUL 003

FOLHA Nº079

LIVRO Nº

FOLHA Nº25.06.2010

DATA

Ata da 363ª (trecentésima sexagésima terceira) reunião do Conselho Fiscal da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda, “CAPUL”, realizada aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de junho de 2010(dois mil e dez), às 7:00horas, em suas dependências, situadas na Rua Prefeito João Costa nº 1.375, Bairro Planalto em Unaí/MG, com a presença dos conselheiros: Aguinelo Silvestre de Oliveira, Edson Machado Guimarães e José Alves Viana Filho. I – Iniciamos nossos trabalhos com o deslocamento em veículo de propriedade da Cooperativa à cidade de Dom Bosco_MG, onde fizemos a conferência do caixa do supermercado e da farmácia veterinária: constatamos a existência de R$15,77 (quinze reais e setenta e sete centavos) à maior que o constante do relatório no caixa do supermercado. Sugerimos então o depósito do valor encontrado para regularizar a situação. II – Em seguida fizemos à conferência, por amostragem, do estoque de alguns produtos na farmácia veterinária e depósito de rações, onde não encontramos divergência entre o relatório e o estoque encontrado. III – Constatamos naquele entreposto que o sistema informatizado apresenta dificuldade de manuseio, notadamente em relação a lentidão e por vezes paralisação o que tem dificultado o trabalho dos funcionários. Verificamos também que há má disposição das mercadorias no supermercado, fato que será resolvido com o término da construção de um depósito anexo. IV – Em seguida nos dirigimos à cidade de Bonfinópolis de Minas, onde fizemos a conferência do caixa, no qual não encontramos divergência entre o relatório e o saldo existente. V – Em seguida fizemos a conferência, por amostragem, do estoque de alguns produtos na farmácia veterinária e depósito de rações, onde não encontramos divergência entre o relatório e o estoque encontrado. Constatamos as mesmas dificuldades em relação ao sistema operacional informatizado naquele entreposto VI– Em seguida, na viagem de volta visitamos produtores rurais nos Projetos de Assentamento Saco do Rio Preto e Brejinho, onde verificamos as propriedades de 02 (dois) produtores que adquiriram novilhas/vacas através da Capul e constatamos o cuidado dispensado aos animais e a satisfação com o rebanho adquirido. Verificamos também que todos os animais estão devidamente identificados com brincos e marcas da Capul. VII – Chegando à sede da entidade fomos ao Departamento de Contabilidade que nos forneceu balancete referente ao desempenho da entidade no mês de janeiro/2010, o qual demonstra que em relação a janeiro/2009, houve aumento no faturamento da ordem de 10% e apenas o Departamento Despachante e a Fábrica de Rações apresentaram perdas. Detectamos também que as unidades de peças e veterinária dos entrepostos de Arinos, Dom Bosco, Cabeceira Grande e Buritis apresentaram perdas VIII – O Sr. Coordenador agradeceu a participação e deu por encerrados os trabalhos desta reunião e eu, Aguinelo Silvestre de Oliveira,secretário deste Conselho lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por todos os membros deste Conselho. Conselho Fiscal da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda – CAPUL. Edson Machado Guimarães ___________________ Aguinelo Silvestre de Oliveira ___________________ José Alves Viana Filho ___________________.

53

Page 19: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

19JULHO - 2010 Jornal CAPUL

Entre os meses de maio e julho, o Supermercado Capul realizou a Promoção Copa Premiada em parceria com os fornecedores Coca-Cola e Mabel/Flamboyant. A promoção deixou todos os clientes do Supermercado Capul no clima da Copa do Mundo e aqueceu a torcida pela seleção brasileira com sorteios de seis televisores LCD de 32”.

Os clientes que compraram 2 produtos Coca-Cola, ou 5 produtos Mabel e Flamboyant , ganharam um cupom, preencheram e deposi-taram-no nas urnas localizadas no Supermercado Capul. Aí foi só preparar a torcida.

O dois primeiros sorteios da Promoção Copa Premiada aconte-ceu no dia 11 de junho, e contem-plou as clientes: Fátima Parecida C. dos Reis, moradora do Bairro Divinéia, em Unaí; e Íris Regina Tiago Maciel, do município de Dom Bosco.

As duas urnas que continham os cupons foram abertas na presença da Gerente do Supermercado Capul, Adriana Caetano, e da Auditora Interna da Capul, Cida Santos. Os cupons foram sorteados por dois clientes escolhidos, aleatoriamente, para participarem do sorteio.

No dia 15 de junho, a vencedora

Copa Premiada CapulNa Capul a Copa do Mundo foi repleta de prêmios

Assim como o resto do Brasil, cooperados e colaboradores da Capul vivenciaram a Copa do Mundo de 2010 com estusiasmo e esperança de que a Seleção Brasileira conquistasse o Hexa.

Com o apoio da Diretoria, durante os jogos, o “verde e amarelo” podia ser visto em todos os cantos da Capul, em Unaí e nos Entrepostos. Todos os setores receberam uma decoração especial, o que contribuiu para que todos entrassem no clima da torcida canari-nho.

Os televisores localizados no Posto de

Gasolina, na Famácia Veterinária, no Super-mercado e no Espaço do Cooperado trans-mitiram as quatro partidas da Seleção para associados e funcionários que sofreram a cada gol perdido e vibraram toda vez que a Jabulani balançou a rede dos nossos adversários.

Infelizmente a Copa do Mundo acabou mais cedo para os brasileiros. A derrota deixou um gosto amargo na boca dos torcedores, mas certamente renovou as exepctativas para a Copa de 2014 que será disputada no Brasil. Afi nal o futebol é uma paixão nacional e uma paixão da família Capul.

Capul: verde e amarela

Sr. Pedro Divino, Adriana Caetano e Mariano Adjuto na entrega dos prêmios Adriana Caetano e a ganhadora da 2ª TV LCD 32”, Íris Regina

Equipe da farmácia Veterinária e clientes no clima da copa

Íris Regina esteve no Supermercado Capul para retirar seu prêmio. Segundo Íris, que é associada à Capul, foi uma ótima surpresa receber a informação de que havia ganhado a TV. “Participei com apenas 5 cupons. Ganhei e fi quei muito satisfeita. Lá em casa vamos assistir a Copa numa televisão enorme e moderna!”, comemorou Íris.

O terceiro televisor saiu para o cooperado Pedro Divino, de Unaí.

No dia 28 de junho, o quarto sorteio contemplou mais um torce-dor pé-quente com uma TV LCD de 32", o associado Mariano Adjuto Martins Carneiro, também de Unaí.

Os premiados Pedro Divino e

Mariano Adjuto Martins retiraram suas TVs LCD de 32” no dia 30 de junho.

A Promoção Copa Premiada do Supermercado Capul chegou ao fi m no dia 12 de julho quando foram revelados os ganhadores do quinto e sexto televisores, respectivamente: Suely de Fátima C. Melo, e Rafaela Fontana, ambas de Unaí.

Todos os sorteados foram contac-tados e os prêmios entregues. Por meio da total dedicação da equipe do Supermercado Capul a promo-ção foi recebida com entusiasmo pelos clientes. Todos os sorteios aconteceram no Supermercado Capul, na presença da Gerente, Adriana Caetano, e de testemunhas.

Os cupons foram sorteados por clientes escolhidos, aleatoriamente, para participarem do sorteio, tudo de forma transparênte e séria.

Veja a lista dos premiados:

- Fátima Parecida C. dos Reis, de Unaí (1º Sorteio)

- Íris Regina Tiago Maciel, de Dom Bosco (2º Sorteio)

- Pedro Divino, de Unaí (3º Sorteio)

- Mariano Adjuto Martins Carneiro, de Unaí (4º Sorteio)

- Suely de Fátima C. Melo, de Unaí (5º Sorteio)

- Rafaela Fontana. de Unaí (6º Sorteio)

Page 20: 4 décadas gerando vida e informação • JULHO - 2010 • ANO XVI … · cooperação é a base sobre qual se constroem todas as atividades econô-micas, já escreveu inúmeras

20 JULHO - 2010Jornal CAPUL

A Capul, preocupada em aperfei-çoar o Estatuto Social Capul, convi-dou alguns associados para formar uma comissão para ajudar nesta reforma.

A Comissão de Reforma do

Estatuto da Cooperativa Agropecuá-ria Unaí Ltda é composta por: José Amado Noivo, Agmar de Oliveira Santos, Lucas Brochado Adjuto, Francisco Souza Lemos, José Augusto de Carvalho, Dário José

Jacinto e Pedro Araújo. Os membros já se reuniram duas

vezes para tratar dos assuntos ineren-tes ao Estatuto. A primeira reunião aconteceu no dia 21 de junho, na Sala de Treinamentos, e contou com

a presença da Diretoria Executiva e de alguns Conselheiros. A segunda reunião da comissão foi realizada no dia 02 de julho, na sede da Capul. Outras reuniões acontecerão até a conclusão dos trabalhos da comissão.

Reforma do Estatuto da Capul

1ª reunião para a reforma do Estatuto Social da Capul 2ª reunião: A Comissão de Reforma do Estatuto da continuidade aos trabalhos