3.pdf

2
28/6/2014 Escola de Gestores http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/unidade1.htm 1/2 Apresentação Mapa da Sala Unidade I Unidade II Atividades Referências Créditos Sala Ambiente Planejamento e Práticas da Gestão Escolar Sala Ambiente Planejamento e Práticas da Gestão Escolar Unidade I - Planejamento: Trabalho Pedagógico e o Cotidiano Escolar Nesta unidade temos a oportunidade de verticalizar a discussão sobre o planejamento no interior da escola: as dimensões política e técnica e sua relação com as especificidades do cotidiano escolar; a organização e os procedimentos na perspectiva da gestão democrática da escola; os processos participativos e o envolvimento da comunidade escolar, bem como o papel dos agentes que integram a comunidade escolar. TEXTOS 1. Planejamento e cotidiano escolar 2. A Relação entre Planejamento-plano-projeto 3. Planejamento: concepções 4. O Gestor Escolar Frente o Desafio da Participação no Planejamento do Trabalho Escolar: dimensões e significados 5. O Planejamento em Educação PARA REFLETIR... Se atentarmos para vida cotidiana, a todo o momento e em diferentes situações, de forma mais estruturada ou menos estruturada, sempre estamos fazendo escolhas, tomando decisões, de modo a organizar nossas ações. Por exemplo: quando vamos receber um grupo de amigos em nossa casa, várias decisões precisam ser tomadas: quem será convidado, que dia será o encontro, o que preparemos para oferecer aos convidados, etc., etc. Ou quando pretendemos fazer uma viagem, por mais simples e breve que seja, várias definições precisam ser realizadas previamente: para onde vamos, com qual meio de transporte, quantos dias ficaremos, etc., etc. E em qualquer situação, para sermos bem sucedidos em nosso processo de planejamento, um requisito básico é tomarmos como ponto de partida as condições em que nos encontramos. O que estamos a indicar é que, em termos genéricos, o planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido utilizando da forma mais adequada os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação. Textos 1. O Projeto Político-pedagógico no Contexto da Gestão Escolar 2. A Construção Coletiva do Projeto Político-pedagógico (PPP) da Escola 3. Caminhos Possíveis na Construção da Gestão Democrática da Escola 4. Conselhos de Educação: a gestão dos sistemas 5. Conselho Escolar: estratégia de gestão democrática

Upload: goreth-almeida

Post on 19-Nov-2015

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 28/6/2014 Escola de Gestores

    http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/unidade1.htm 1/2

    Apresentao

    Mapa da Sala

    Unidade I

    Unidade II

    Atividades

    Referncias

    Crditos

    Sala AmbientePlanejamento e Prticas da

    Gesto Escolar

    Sala AmbientePlanejamento e Prticas da

    Gesto Escolar

    Unidade I - Planejamento: Trabalho

    Pedaggico e o Cotidiano Escolar

    Nesta unidade temos a oportunidade de verticalizar a discusso sobre oplanejamento no interior da escola: as dimenses poltica e tcnica e suarelao com as especificidades do cotidiano escolar; a organizao e osprocedimentos na perspectiva da gesto democrtica da escola; os processosparticipativos e o envolvimento da comunidade escolar, bem como o papel dosagentes que integram a comunidade escolar.

    TEXTOS

    1. Planejamento e cotidiano escolar2. A Relao entre Planejamento-plano-projeto3. Planejamento: concepes4. O Gestor Escolar Frente o Desafio da Participao no Planejamento

    do Trabalho Escolar: dimenses e significados5. O Planejamento em Educao

    PARA REFLETIR...

    Se atentarmos para vida cotidiana, a todo o momento e em diferentessituaes, de forma mais estruturada ou menos estruturada, sempreestamos fazendo escolhas, tomando decises, de modo a organizar nossasaes.

    Por exemplo: quando vamos receber um grupo de amigos em nossa casa,vrias decises precisam ser tomadas: quem ser convidado, que dia ser oencontro, o que preparemos para oferecer aos convidados, etc., etc.

    Ou quando pretendemos fazer uma viagem, por mais simples e breve queseja, vrias definies precisam ser realizadas previamente: para ondevamos, com qual meio de transporte, quantos dias ficaremos, etc., etc.

    E em qualquer situao, para sermos bem sucedidos em nosso processo deplanejamento, um requisito bsico tomarmos como ponto de partida ascondies em que nos encontramos.

    O que estamos a indicar que, em termos genricos, o planejamento resultade um processo de reflexo sobre a ao a ser desenvolvida, de modo aalcanar o objetivo pretendido utilizando da forma mais adequada osrecursos existentes, o que possibilitar, tambm, definir com maior clarezaos meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ao.

    Textos

    1. O Projeto Poltico-pedaggico no Contexto da Gesto Escolar2. A Construo Coletiva do Projeto Poltico-pedaggico (PPP) da

    Escola3. Caminhos Possveis na Construo da Gesto Democrtica da

    Escola4. Conselhos de Educao: a gesto dos sistemas5. Conselho Escolar: estratgia de gesto democrtica

    http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/unidade1.pdfjavascript:setfont('normal');javascript:setfont('medio');javascript:setfont('grande');http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/apresentacao.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/mapasala.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/unidade1.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/unidade2.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/atividades.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/referencias.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/creditos.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_a.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_1.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_2.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_3.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_4.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/atividade1.htmhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais1.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais2.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais3.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais4.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais5.pdf

  • 28/6/2014 Escola de Gestores

    http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/unidade1.htm 2/2

    6. PNE: Plano Nacional de Educao ou carta de inteno?7. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001- aprovao do Plano

    Nacional de Educao8. A Participao na Escola: contribuies para a melhoria da

    qualidade da educao

    Voltar ao topo

    http://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais6.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais7.pdfhttp://moodle3.mec.gov.br/ufmg/file.php/1/gestores/planejamento/pdf/u1_saibamais8.doc