30/12/2015 - saúde e beleza - edição 3194

4
Reprodução Bento Gonçalves Quarta | 30 de dezembro de 2015 Inicie o ano mentalizando coisas boas e mantenha somente o que for necessário Página 4 2016 com o pé direito R u a G e n e r a l O s ó r i o , 3 0 9 | s a l a 7 0 3 C e n t r o C l í n i c o O s v a l d o C r u z | B G | R S 5 4 3 4 5 2 . 5 4 5 8 | 5 4 3 4 5 1 . 4 1 7 0 SONO ESTÁ RELACIONADO À APRENDIZAGEM! SONO DE QUALIDADE É QUALIDADE DE VIDA! Crianças que não têm um sono adequado, apresentam mais problemas comportamentais, impulsividade e déficit de atenção, além de sintomas como inquietação, dificuldades de concentração e de relacionamento, com impacto direto na aprendizagem. Fique atento.

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 25-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

30/12/2015 - Saúde e Beleza - Edição 3194 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Reprodução

Bento GonçalvesQuarta | 30 de dezembro de 2015

Inicie o ano mentalizando coisas boas e mantenha somente o que for necessário Página 4

2016 com o pé direito

Rua General Osório, 309| sala 703Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

SONO ESTÁ RELACIONADO À APRENDIZAGEM!

SONO DE QUALIDADE É QUALIDADE DE VIDA!

Crianças que não têm um sono adequado, apresentam mais problemas comportamentais, impulsividade e déficit de

atenção, além de sintomas como inquietação, dificuldades de concentração e de relacionamento, com impacto direto

na aprendizagem. Fique atento.

Quarta, 30 de dezembro de 20152

Fotos Reprodução

Alimentos ótimos para ajudar na conservação da memória

Os alimentos para ótima para a memória são peixe, fru-tas e fontes de Omega 3. No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são da-nificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de ener-gia. A ação destes componentes compromete a atuação dos neu-

Abacate: O Abacate é uma excelente opção de ali-mentos ótimos para a memória. Pois, ele Possui vitamina B 3 (niacina), que participa da manutenção de substân-cias químicas nervosas e hormônios que regulam a memó-ria. Além disso, o Abacate contém nutrientes que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras.

Linhaça: A Linhaça costuma ser apontada como for-te aliada do emagrecimento, pelo seu poder de saciar quem a consome. No entanto, por ser rica em ômega 3, ela também é muito boa para aqueles que desejam dar um “up” na memória. Para extrair o nutriente de sua estrutura, é importante comê--la na forma triturada ou germinada (depois de ficar de molho na água). A conservação do alimento deve ser em vidros escuros e local fresco, para manter por mais tempo suas propriedades. portanto, a linhaça é um belo exemplo de alimentos ótimos para a memória.

Batata Doce: A Batata Doce é uma excelente alternativa de alimentos ótimos para a memória. Pois, ela é rica em vitamina B3 (niacina) que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.

Uva: As Uvas são frutas bastante benéficas, pois, além de terem fisetina, como o tomate, as ver-melhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias são importantes porque protegem o sis-tema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células. Os flavonoides, também presentes no suco de uva, vi-nho tinto, cacau e amoras, ainda são muito úteis para quem busca lutar contra inflamações, hemor-ragias, alergias e prevenir o câncer.

Avelã: Avelã é uma boa opção de alimentos ótimo para a memória. Pois, ele é rico vitamina B1 (Tiamina), es-sencial para a transformação de glicose em energia, aumentando significante a formação de ATP (Adenosina Trifosfa-to), responsável pelo armazenamento de energia.

rônios, provocam o desapareci-mento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação en-tre as células e dessa forma pre-judica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e

outras doenças degenerativas do cérebro. Além disso, exis-te um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração e a capacidade e o estímulo da memória. Que tal incluí-los na sua alimenta-ção diária e deixar seu cérebro tinindo. Então, confira os 12 ali-mentos ótimos para a memória.

Fonte saudedica.com.br

Quarta, 30 de dezembro de 2015

3

Fotos Reprodução

Fonte bolsademulher.com

Exercite-se com saúde no verãoUse roupas leves

No verão, as roupas leves e re-cortadas devem ser as principais escolhas. Tecidos que permitem a transpiração e a respiração da pele, além comprimentos mais curtos ajudam a refrescar o corpo e tornar o exercício mais agradável.

Use protetor solar

O protetor solar, por sua vez, deve ser aplicado por todo o cor-po, cerca de 30 minutos antes de sair ao sol. Prefira opções que garantam a fixação mesmo na

água: ainda que seu esporte não seja aquático, o suor pode remo-ver os produtos mais fracos.

Hidrate e refresque o corpo

Obviamente, a hidratação via oral também é imprescin-dível. Carregue uma garrafa de água térmica e reabasteça quantas vezes forem necessá-rias. Isotônicos, sucos, água de coco e chás gelados também são ótimas opções.

Conheça melhor o quadro, que também pode aparecer nos antebraços, nádegas, coxas e até o rosto

Fonte minhavida.com.br

Queratose pilar: por que aparecem bolinhas vermelhas nos braços?

Uma das queixas mais fre-quentes do paciente são as bolinhas ásperas nos braços. Essas alterações de pele que são mais frequentes na parte externa dos braços e menos freqüentes nos antebraços, nádegas, rosto e coxas, são chamados de queratose pilar. São aqueles pelos encravados, pequenas saliências na pele, que às vezes podem ser da cor

da pele, avermelhadas ou cas-tanhas, que não coçam e que muitas vezes cutucamos com as unhas para desencravar os pelos. Essas lesões ocorrem pelo acúmulo de queratina.

Costuma ocorrer nos pa-cientes com a pele muito seca, e pode comprometer até 40% da população, mas existe uma maior incidência em pesso-as com tendências a ter uma

condição de pele chamado dermatite atópica.

A dermatite atópica ocorre numa porcentagem da popu-lação e tem caráter genético, piorado ou estimulado por estresse, clima seco, algum processo alérgico isolado, falta de hidratação da pele e outros. Geralmente não há relação direta com hormô-nios, embora eles possam sim influenciar na produção de sebo da pele e, por isso, pode haver melhora em alguns pa-cientes na idade adulta, espe-cialmente em alguns casos de ceratose folicular no rosto.

A melhora da hidratação da pele, quer seja pela mu-dança de clima, cuidados do dia-a-dia como tomar banhos rápidos, mornos podem me-lhorar o quadro, mas a hidra-tação com cremes potentes é fundamental. Nos quadros mais graves, há necessidade do uso de esfoliantes físicos e/ou químicos e nesse caso, indicado pelo dermatologista, pois vai depender da clínica e o exame cuidadoso da pele do paciente na escolha do produ-

to a ser utilizado e a potên-cia do creme hidratante, a freqüência da sua utilização e a duração do tratamento. Além disso, precisa-se detec-tar doenças que possam levar a pele seca e descartar a der-matite atópica.

Não se deve cutucar os pelos encravados para evi-tarmos cicatrizes, manchas na pele que podem ser difí-ceis de tratar e até mesmo inflamação e infecção no lo-cal. Os casos de crianças com quadros parecidos no rosto,

sobrancelhas e bochechas, a consulta e avaliação do der-matologista é fundamental e o mais precocemente possível para diagnóstico e tratamen-to para se evitar seqüelas (micro cicatrizes).

A orientação inicial é re-almente evitar banhos muito quentes e prolongados e não deixar de utilizar um hidra-tante para toda a pele, capri-chando nas regiões mais fre-quentemente atingidas.

Quarta, 30 de dezembro de 20154

Fonte sabiaspalavras.com

Reprodução10 pessoas tóxicas que não deves levar contigo para o Ano Novo

Você consegue acreditar que já é fim de dezembro? Este ano pas-sou em um piscar de olhos e esta-mos à beira de mais um ano – um ano cheio de possibilidades. O que você vai realizar no próximo ano

depende muito das pessoas que te rodeia. Ou, por outras palavras, depende em grande parte das pes-soas que você vai decidir deixar te rodear. Ao entrar no novo ano, não esqueça de não trazer todo o

teu lixo contigo. Deixa esses indi-víduos tóxicos em 2015; você vai se sentir muito mais leve, o que te permitirá ter um excelente início da corrida no ano que vem.

A pessoa que torna a tua vida mais estressante

O stress não é necessariamen-te uma coisa má – na verdade, é o que faze que ele seja. Se você acredita que o stress é ruim para você, então ele vai ser ruim para você. Se usar o stress como o mo-tivador que é, para motivar-te a agir, então o stress pode realmen-te ser bastante saudável. A vida é estressante como ela é. Você não precisa de alguém que a torne ainda mais.

A pessoa que te usaNós interagimos com os ou-

tros porque achamos que isso vai beneficiar-nos de alguma forma. Se não acreditássemos que assim seria, então nós não encontraría-mos razões suficientes para inte-ragir com elas. Às vezes encontra-mos pessoas nas nossas vidas que nos usam de formas que acabam por nos prejudicar. A maioria das pessoas vai usar-nos e, ao fazerem isso, querem manter ou melhorar o nosso bem-estar.

A pessoa que não te respeita

Tenha bastante respeito por si mesmo, para nunca permiti-res que outros te desrespeitem e continuem a ser uma parte da tua vida.

A pessoa que consegue sempre te magoar

As pessoas que mantêm uma parte da nossa vida são as pes-

soas com que nos preocupamos – ou, pelo menos, que deveriam ser. Alguns destes indivíduos, infeliz-mente, acabam por nos prejudicar e causar-nos dor. O problema é que, quando os outros nos causam dor, somos lembrados do quan-to essas pessoas significam para nós. Se elas conseguem magoar--nos emocionalmente, devemos cuidar delas e do que elas pensam de nós – portanto, permitimos que continuem a ser uma parte das nossas vidas. A dor só é boa se ela ensinar uma lição. Neste caso, a lição é parar de permitir que ou-tros te usem como um saco boxe.

A pessoa que não se preocupa contigo, mas que adora fingir que sim

Todos nós já tivemos pessoas nas nossas vidas que agem como nossas amigas apenas quando é conveniente para elas. Estes indivíduos tóxicos são “pseudo amigos” – muito divertidos para sairmos com eles, e mais do que dispostos a aceitar ajuda, mas quando precisa da sua ajuda eles estão milagrosamente longe de serem encontrados.

Estes indivíduos são especial-mente tóxicos, porque eles dão-te a ilusão de uma rede de seguran-ça. Tu achas que pode inclinar-te sobre eles para apoio, mas quan-do chegas ao seu ombro, tu cais direto para o chão.

A pessoa que te impede de avançar

Há um fato na vida que eu tenho crescido a aceitar ao longo dos últimos anos – um fato que não é especialmente agradável, mas mesmo assim necessário de aceitar como verdade: Muitas

pessoas na tua vida, as pessoas que tu chamas de amigos, não de-veriam ser uma parte da tua vida. Conforme o tempo passa, nós mu-damos como indivíduos. Nossas esperanças e objetivos mudam, deixando os relacionamentos que temos desatualizados.

Muitas das pessoas na tua vida provavelmente não querem viver a vida que tu estás a cons-truir para ti mesmo. Porque elas são egocêntricas, elas vão fazer o seu melhor para criar a sua ver-são da sua vida ideal e arrastar-te para ela. Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem criar a vida dos seus sonhos, porque elas cercam-se de pessoas que apon-tam para algo completamente diferente. Se os teus objetivos não estão alinhados, a tua vida não está também.

A pessoa que apenas ocupa espaço

Tudo na vida é limitado. O tem-po é limitado. O espaço é limitado. O que tu podes fazer dentro de um tempo de vida é limitado. Nós não podemos, e nunca seremos capazes de ter tudo. É por isso que tens que ter muito cuidado não só com o que escolhes fazer, mas com quem escolhes fazer. Tu só pode manter um punhado de relacio-namentos fortes em determinado momento – tu simplesmente não tens tempo suficiente, energia ou o foco mental para lidar com mais. Se estás a encher a tua vida com indivíduos inúteis, tu és obri-gado a criar uma vida inútil. Se alguém não está a adicionar valor à tua vida, então, por padrão, eles estão levando-te para longe dela.