3 dicas práticas de brinquedos que estimulam os sentidos...

14
3 Dicas Práticas de brinquedos que estimulam os sentidos das crianças . Nylse Cunha

Upload: vokhuong

Post on 09-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

3 Dicas Práticas de brinquedos que estimulam os sentidos

das crianças

. Nylse Cunha

Desenvolver a capacidade de perceber é também ampliar o potencial de maneira geral, pois, sem a percepção, a inteligência não tem elementos para funcionar.

Para compor este e-book procuramos, dentro do possível, que estimulem diferentes tipos de percepção.

A Percepção Tátil

O tato é um dos sentidos mais utilizados pela criança, mesmo que ela não tenha consciência desse tipo de percepção. Através do tato, a criança percebe diferentes texturas, pesos, temperaturas , consistências, volumes e resistências de materiais. As experiências táteis enriquecem o processo de aprendizagem pelas informações concretas que proporcionam sobre o mundo ao redor.

Os exercícios táteis realizados com os olhos vendados, desafiam o pensamento e propiciam experiências muito significativas que favorecem a integração de outras percepções.

Caixa Tátil

Descrição:

Caixa de madeira com abertura

para enfiar as mãos e 8 pares de círculos com texturas diferentes.

Favorece:

Discriminação tátil, atenção e concentração e

pensamento.

Percepção visual

A capacidade de discriminar visualmente depende de estimulação e pode ser desenvolvida através de atividades lúdicas de manuseio de jogos e materiais que solicitem habilidades visuais.

No desenho, assim como na escrita ,não haverá reprodução de detalhes se a criança os tiver percebido corretamente.

A Alfabetização também não poderá acontecer se não estiver desenvolvida a aptidão para discriminar formas e letras .Esta é uma habilidade que depende de exercícios e pode facilitar bastante todo processo de aprendizagem.

Dominó de metade

Descrição:

28 dominós de metades, com

desenhos divididos ao meio.

Favorece:

Discriminação visual, vocabulário, identificação de um todo pelas partes, sociabilidade.

Percepção auditiva

A percepção auditiva é responsável pela qualidade de comunicação que as pessoas possam ter. Sem a capacidade de discriminar sons não é possível entender corretamente o que os outros dizem, nem captar a riqueza e a variedade de sons que provêm do ambiente que nos cerca.

Através da estimulação da percepção auditiva, podemos levar a criança a perceber maior quantidade de sons , proporcionando- lhe, assim, oportunidade de entender melhor o que acontece à sua volta.

A alfabetização depende também da capacidade de discriminar auditivamente pois, sem uma percepção correta dos sons das letras e dos fonemas, a leitura e a escrita poderão ser incorretas.

Também a apreciação da música depende de sensibilidade auditiva; a música de qualidade requer percepção auditiva desenvolvida . Através de brincadeiras que estimulam a percepção auditiva, estaremos paralelamente desenvolvendo a capacidade de concentrar a atenção.

Xilofone Patinho

Descrição :

Xilofone de 7 teclas , em madeira,

com base em forma de pato e banqueta.

Favorece:

Discriminação auditiva, percepção rítmica, iniciação musical.

Sobre a Autora

Nylse Helena Silva Cunha, pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis e da Clínica Indianópolis, é fundadora da ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas.

Participou de congressos sobre o valor do Brinquedo e das Brinquedotecas na Suécia, Suíça, Bélgica, Itália, Canadá, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Japão e Portugal.

É membro da ITLA – Internacional Toy Library Association e curadora da Fundação Teosófica Centro Raja.

É fundadora da 1ª Brinquedoteca Brasileira, a Brinquedoteca Indianópolis.