2º encontro do curso do proinfo integrado tics. 22/04/2014

14
Pauta Vídeo reflexivo “A Educação e as novas tecnologias” Unidade I “ Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola” Atividade 1.1 Atividade 1.2 Formadora: Mônica Cristina [email protected]

Upload: monica-cristina-souza

Post on 21-Jul-2015

123 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Pauta•Vídeo reflexivo “A Educação e as novas tecnologias” •Unidade I “ Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola”•Atividade 1.1•Atividade 1.2 Formadora: Mônica Cristina

[email protected]

Page 2: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014
Page 3: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, o desenvolvimento de diferentes modos de buscar informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!

Formadora: Mônica [email protected]

Page 4: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Leia a Poesia de Fernando Pessoa e pense no nosso papel numa sociedade em que as tecnologias geram mudanças. Nas próximas semanas, conversaremos sobre diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estaremos formando nossa comunidade de prática e de aprendizagem.Ao iniciar este curso, é importante que vocês conheçam um pouco mais sobre sua proposta, que vocês podem encontrar na apresentação da página inicial do ambiente. Durante nossa jornada teremos diversos canais para comunicação, dentre eles, o Fórum Dúvidas Pedagógicas, no qual vocês poderão dialogar com o formador.

Bom curso! Formadora: Mônica Cristina

[email protected]

Page 5: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

“Aproveitar o tempo!Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos – Para com eles juntar os cubos ajustadosQue fazem gravuras certas na história (E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...” 

(PESSOA, Fernando. Fragmento do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos. In: _____. Poesias. Organizado por Sueli Tomazini Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2006. p.73.)

Poesia de Fernando Pessoa

Formadora: Mônica [email protected]

Page 6: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Contextualização

A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios.Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

Formadora: Mônica [email protected]

Page 7: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida. Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais

de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas.

Formadora: Mônica [email protected]

Page 8: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

REFLEXÃO

E a escola, como se coloca diante deste novo panorama da sociedade?

O que mudou na escola na última década, no sentido de atender às novas demandas?

Formadora: Mônica [email protected]

Page 9: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Atividade 1.1 Fórum de Apresentação

Utilização do fórum para auto apresentação e reflexões acerca dos desafios do professor na escola e na sociedade atual. postar as reflexões no fórum.

Formadora: Mônica [email protected]

Page 10: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Atividade 1.2 Refletir sobre a identidade do professor e sobre a própria

aprendizagem.Neste espaço vocês irão refletir e compartilhar com os colegas, acerca das seguintes questões: O que é ser professor hoje? Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?Ouço suas ideias?Aprendo com os alunos?Com os colegas?Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Quem sou eu (professor) nesse contexto? 

Registrar no editor de texto, postando em seguida as suas reflexões no portfólio. Formadora: Mônica Cristina

[email protected]

Page 11: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Para pensar sobre a identidade do professor, na sociedade atual, usam-se como provocação trechos de uma entrevista

de Antônio Nóvoa http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=59

Texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado

( http//www.tvebrasil.com.br/salto . Acesse o boletim do Salto para o Futuro 2003. Série Desafios na Escola: Uma conversa com professores, programa de 26 de agosto.

Formadora: Mônica [email protected]

Page 12: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

“É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.” (trecho da entrevista de Antônio  Nóvoa, 2001).

Formadora: Mônica [email protected]

Page 13: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

A partir destas reflexões é importante que você pense em como se constitui a identidade do professor:

“...Podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é, simultaneamente: a) um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; b) um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; c) um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade."

(Trecho do texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado, 2003)

Formadora: Mônica [email protected]

Page 14: 2º Encontro do Curso do Proinfo Integrado TICs. 22/04/2014

Bons Estudos!

Formadora: Mônica [email protected]