2ª mostra nacional de práticas em psicologia

58
O BRASIL DE NORTE A SUL

Upload: pedropsiufpi

Post on 30-Jul-2015

22 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

o Brasil de Norte a sul

Page 2: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

2

A 2ª Mostra de Práticas Nacionais em Psicologia

marca o ápice das comemorações dos 50 anos

da regulamentação da profissão no Brasil. Ao

todo, já são mais de 20 mil pessoas inscritas em todo o

País, entre profissionais e estudantes.

Será um local de experiências, trocas e intercâmbios

entre psicólogas, psicólogos e a sociedade. Basta dizer

que serão apresentados quase 2 mil trabalhos por dia,

envolvendo as mais diversas práticas.

E o Brasil estará em peso neste grande evento, que

acontece de 20 a 22 de setembro em São Paulo (SP).

Logo abaixo você co nfere uma parcela pequena, porém

significativa, da diversidade dos que estarão presentes,

exemplificados por meio de depoimentos de profissio-

nais de todos os estados do país, que revelam algumas

das razões que fazem da 2ª Mostra um momento tão es-

pecial para a profissão e sociedade.

As expectativas destes profissionais se mostram não

só em sua área de atuação - como psicólogas e psicólo-

gos - mas sim como pessoas que são parte integrante de

seus estados, regiões, e, principalmente, de um país tão

diverso e rico como o Brasil.

2ª Mostra: o Brasil de Norte a sul

Page 3: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

3

região Norte

RR

PA

MT

TO

GODF

MS

MG

ES

RJSP

PR

SC

RS

AP

MA

PI

CERN

PBPE

ALSE

BA

AM

AC

RO

Page 4: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

4

acre

“O Acre vai participar da 2ª Mostra e apresentar o que é feito pelos psicólogos do estado, respeitan-do a etnia e a cultura das pessoas daqui. O profis-sional daqui é atuante, engajado politicamente e está contribuindo com o Norte, fazendo psicologia regional. É importante que o Acre seja visto como um estado atuante na área social, de direitos hu-manos, organizacional, entre outras. Somos 252 psicólogos no Acre inteiro. É importante dizer para a sociedade que a atividade tem muito a contribuir no que diz respeito a todas as áreas onde a gente pode atuar.” – rosa luiza lima, psicóloga.

“A 2ª Mostra Nacional de Psicologia demonstra o quanto a Psicologia brasileira tem crescido nes-ses 50 anos, a diversidade de saberes e atividades nas quais vemos o compromisso da profissão com a realidade brasileira e, por conseguinte, da América Latina. Minha expectativa é de que o evento possa reunir o maior número de psicólogos e estudantes, para que possamos celebrar a consolidação da Psi-cologia no Brasil. A psicologia no Acre está crescen-do a cada dia e, por isso, a participação dos psicó-logos do estado se torna fundamental para que o Brasil possa conhecer as ações feitas por aqui.” – Marck torres, psicólogo.

“A importância do evento consiste em mostrar as di-versas práticas psicológicas do País. Apesar da gente ter uma orientação única da ciência, em cada estado as prá-ticas são diferentes e a 2ª Mostra irá destacar as diferen-ças das regiões e das práticas. Minhas expectativas são as melhores possíveis, primeiro porque estou na área da saúde do trabalhador, também porque sou professora e, como a gente mora longe dos principais centros do Brasil, é importante mostrar que estamos fazendo Psicologia. Temos incentivado os alunos para irem não só como es-tudantes, mas como estagiários de Psicologia, mostrando suas práticas como processo de informação. Trabalha-mos com psicologia social, e não só com os indígenas.” – Fabiane da Fontoura Messias de Melo, psicóloga.

“A 2ª Mostra é de suma importância para a ca-tegoria, considerando os avanços e inovações que a Psicologia teve nesses 50 anos. A Psicologia tem conseguido movimentar um grande número de acadêmicos e profissionais, fortalecendo esse mo-vimento, trazendo novas informações e amplian-do as áreas. Os psicólogos do Acre precisam dizer para o Brasil que eles existem e que o movimento no estado é fundamental. Estamos mobilizando o máximo de pessoas para o evento.” – Maria amélia Barcellos, psicóloga.

Ministério da Cultura

Page 5: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

5

“A 2ª Mostra de Psicologia é importante para a comemoração dos 50 anos da profissão, pois vai oportunizar que os trabalhos realizados por todo o País sejam conhecidos e divulgados. A atividade possui um campo de trabalho bastante diversificado e isso possibilita uma infinidade de práticas adaptadas a realidades tão diferentes que encontramos por todo o Brasil. A minha ex-pectativa é que esse evento comprove que, ape-sar de a profissão de Psicólogo ser nova no país, tem marcado diferença no cenário nacional com práticas baseadas na ética profissional e compro-metimento com a qualidade do trabalho do psi-cólogo. Nos diversos segmentos onde o psicólogo atua, seu trabalho tem se mostrado fundamental, indispensável. O Acre, assim como a profissão de psicólogo, também é um estado novo. Po-rém, tem se mostrado maduro quanto à prática profissional, possuindo ações comprometidas e diferenciadas, adaptadas à realidade local. A 2ª Mostra de Psicologia será uma excelente oportu-nidade para que o estado mostre para o restante do país a atividade que tem sido praticada aqui.” – luciana de C. rocha Gadelha, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma forma de divulgar a Psi-cologia enquanto ciência e profissão, principal-mente nos novos campos que a atividade tem ganhado espaço. O evento ajuda a estreitar os laços entre os profissionais. A presença de psi-cólogos acreanos é importante porque estamos na Amazônia Ocidental, temos uma tríplice fronteira e uma população indígena grande, com muitas dificuldades. Temos uma política de saú-de mental com recursos, mas estamos aquém da realidade.” – elcinete Ferreira, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma oportunidade única de apre-sentar o trabalho que os psicólogos estão realizan-do e, além disso, poder trocar experiências com profissionais de todo o País. Estou feliz em poder participar do evento apresentando uma de minhas experiências profissionais. Participei da 1ª Mostra quando estava no 1º ano de faculdade e fiquei en-cantada com o que vi. Agora vou poder contribuir com aqueles que estarão lá para ver os trabalhos. Quero provar que aqui no Acre tem muita coisa boa sendo feita por ótimos profissionais, que levam a sé-rio a atividade.” – lucyana Melo, psicóloga.

“A importância da 2ª Mostra consiste em apresentar como os psicólogos estão atuando nos diversos estados. A região Norte, por estar distante dos grandes centros, acaba não discutindo com outros cole-gas de profissão, então será um momento de apresentar os que os psicólogos estão fazendo e ampliar possibilidades de atuação, conhecimento, teorias e discussões sobre determinadas questões. Temos vivido um movimento importante, com crescimento de formação, vivendo os primeiros psicólogos com formação no estado, então o evento marcará uma oportunidade positiva, onde os psicólogos antigos começarão a refletir sobre as suas práticas.” – Carolina sátiro, psicóloga.

“A 2ª Mostra representa não só a opor-tunidade de mostrarmos o que estamos produzindo, mas também de realizarmos uma troca ou aquisição de conhecimentos produzidos por outros colegas da área, o que seria quase impossível em outros momen-tos, principalmente para nós – que estamos tão distante dos grandes centros. No Acre também se produz ciência na Psicologia e os profissionais e estudantes estão empe-nhados na construção sólida e ética dos sa-beres psicológicos.” – Vera alice, psicóloga.

“A 2ª Mostra será uma grande oportunidade para conhecer os trabalhos realizados por psicólo-gos de várias partes do País, com realidades bem distintas. Acredito que o evento, de alguma forma, possibilitará a renovação do espírito profissional da categoria. Em âmbito local, a psicologia no Acre tem se expandido bastante, inclusive, no que se re-fere ao desenvolvimento de trabalhos científicos. A atividade local vivencia um momento único com a formação da primeira turma de psicólogos do esta-do em 2011.” – Patricia Yano, psicóloga.

Page 6: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

6

amapá“A Psicologia no Brasil está com avanço mui-

to grande, porém tem muito que caminhar, pois ainda existem muitas áreas que não foram expan-didas. A Mostra será uma oportunidade para esse progresso, para despertar o interesse e conhecer mais sobre a Psicologia.Trabalho na área da saúde e, no início, o Amapá não tinha muitos psicólogos. No entanto, houve um grande avanço e por isso o estado tem muito o que acrescentar nessa área.” – Zulmira loureiro, psicóloga

“A Mostra é importante para divulgar o que está acontecendo na Psicologia no Brasil e inte-grar os profissionais da área. É uma oportunida-de de intercâmbio principalmente para profissão, pois existem poucos eventos como esse no Amapá – talvez pela dificuldade de acesso de informação, uma vez que o estado é o único que não tem banda larga.” - ana de socorro Mendes, psicóloga

“A realização da 2ª Mostra como parte da comemoração dos 50 anos da Psicologia é de fundamental importância para o fortale-cimento da profissão, principalmente pela possibilidade dos profissionais de todo Bra-sil dialogarem sobre suas práticas, pautan-do as diferenças e diversidades regionais tendo como foco principal uma proposta conjunta de construção democrática para a atividade. Passados 12 anos da primeira mostra, esta será a primeira vez que o Ama-pá participa do evento. Para nós, este será um momento único na construção social da profissão.” - denise ile, psicóloga

“A importância da 2ª Mostra é fundamental na medida em que possibilita uma abrangência para o trabalho do psicólogo, além de ampliar a visibi-lidade e o reconhecimento do profissional.” - ana Cecília C.r. de Freitas, psicóloga

“A 2ª Mostra é importante para que os esta-dos apresentem seus trabalhos de maneira que possam contribuir com a Psicologia, construindo uma identidade no meio da diversidade brasilei-ra.” - regina Célia Frota Vieira, psicóloga

“O evento coloca em evidência a Psicologia, destacando a pro-fissão, mostrando conteúdos novos e os avanços no campo científi-co. Somos profissionais da área e, cada um na sua experiência, tem contribuições para fazer e, assim, ajudar a avançar na atividade do psicólogo.” - Maria Vitória Machado, psicóloga

Page 7: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

7

amazonas

“Creio que a Mostra vem coroar todo um traba-lho que há 50 anos foi iniciado e mostrar a cara da Psicologia brasileira, o que fazemos pelo social, mostrar a importância do profissional da Psicolo-gia para a sociedade. Espero que seja ainda mais grandiosa do que foi a 1º Mostra e que possamos entrar em contato com os trabalhos que a Psico-logia vem realizando nestes anos. Os psicólogos do Amazonas devem participar para mostrar o que nós fazemos, a mostrar a cara da nossa região e mostrar tudo o que a Psicologia vem agregando com relação às mais variadas etnias que informam a Amazônia. everton Helder - Psicólogo

“A 2ª Mostra vem mostrar para a sociedade o que os psicólogos estão fazendo nas várias áreas de atuação. Temos tidos inserções interessantes no sentido de levar a Psicologia para as politicas públicas o isso é muito importante de ser levado e discutido. O encontro com os outros profissionais enriquece a nossa formação. Estamos numa Re-gião do país pouco conhecida e pouco divulgada e precisamos mostrar nossa cara para o Brasil e para outros países que participarão da Mostra”.iolete ribeiro – Presidente do Conselho regional de Psicologia da 20ª região (aM/rr/ro/aC)

“Essa 2ª Mostra vai integrar a diversidade de práticas que estão sendo realizadas em todos os lugares do Brasil, porque os psicólogos estão atuando em diversas áreas e têm ajudado na construção de politicas públicas, bem como nas equipes multidisciplinares. Com a Mostra, vamos conhecer estas práticas que estão contribuindo para a melhorias da sociedade. Será um evento que trará muitas inovações para a Psi-cologia, um evento que vai trazer a realidade regional e local respeitando a diversidade do Brasil. Será um momento de firmar algumas práticas, algumas mudanças, conhecer as muitas inovações e contribuições que ajudaram na construção de teorias e práticas que estejam de acordo com o momento que estamos vivendo. A região amazônica tem algumas peculiaridades importantes e tem tido muitas contribuições, com atuações nos CRAS, CREAS, na psicologia clínica e organizacional, um rico campo de práticas que precisa ser divulgado”.Consuelena lopes– Psicóloga

Lúcia Barreiros

Page 8: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

8

“A 2ª Mostra será a chance de levar o que a Psicologia está fazendo de diferente, o que esta-mos inovando - aqui no Amazonas inclusive com as crianças e adolescentes vítimas de violência. Vamos mostrar para o Brasil como estamos a Psi-cologia, serão trocas de experiências. É importan-te para entender se estamos indo pelo caminho certo e como fazer para melhorar. Isso vai nos elevar enquanto profissionais”. ana lúcia Mitou-so – Psicóloga

“A 2ª Mostra é um avanço para a Psicologia e para a profissão e essa Mostra vai deflagrar uma gama de conhecimentos e também compartilhar tudo isso. Espero que tenha uma participação em massa do norte do Amazonas, com bastante inscri-ções de trabalhos”. Janete santos - Psicóloga

“A Mostra será a oportunidade de, principal-mente, dar visibilidade as práticas dos psicólogos. Os psicólogos do Amazonas fazem parte da federa-ção e somam aos demais estados, portanto todos devem conhecer os trabalhos que compomos aqui”. itamara scaini – Psicóloga

“A Mostra será muito importante para a troca de experiências nas diversas áreas de atuação. Espero que o evento possa abranger diversos campos, que possa contemplar as diversas áreas. Eu considero que a nossa Região, além de ser distante, nos deixa um pouco esquecidos, então é importante a nossa participação, pois no Amazonas a Psicologia vem crescendo em diversas áreas ”. rosemary Hayden– Psicóloga

Page 9: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

9

roraima

“Este é o momento de trazer novas práticas, mostrar novas tendências e expandi-las, princi-palmente para a parte discente, para que todos conheçam os novos rumos da Psicologia. Espero que a Mostra venha enriquecer as nossas práticas e que traga inovações. Os psicólogos de Roraima devem participar para mostrar os seus traba-lhos, o que a gente vem realizando aqui na nos-sa Região. Além disso, vamos poder conhecer o que vem sendo feito em outras regiões do país”. Gardênia Félix - Psicóloga

“Apesar da pouca idade em relação a outras profissões, a Psicologia é importantíssima para a construção de uma sociedade mais saudável e consequentemente melhor. Atuamos na educação, esporte, saúde, ou seja, áreas fundamentais para todos. A Mostra vem mostrar para a sociedade sua história, áreas de atuação, lutas e conquistas e é de extrema importância para o reconhecimento do profissional da PsicologiaEm Roraima, o nú-mero de profissionais tem crescido bastante, com duas instituições formadoras; portanto, sentimos a necessidade de espaço no mercado de trabalho e de reconhecimento e nesse sentido acredito que a Mostra será muito bem recebida pelos profissio-nais, acadêmicos e população em geral”. Cláudia Brasil – Psicóloga

“Penso que 50 anos de história “já” nos permite olhar mais “concretamente” para a nossa profissão. É importante que a sociedade, de modo geral, seja apresentada a um extrato dessa ciência, que está cada mais contextualizada, quebrando preconceitos e ganhando força no mercado de trabalho, como ciência e profissão. Espero que um gran-de público compareça e espero que Roraima se sinta provocada a conhecer mais sobre a profissão. E que se apresentem novas reflexões sobre a Psicologia, sua história, seu fazer e seu valor. O profissional consciente deve fazer e ajudar a fazer acontecer. Aqui em Roraima, a psicologia é uma “criança”, somos menos de 300 psicólogos. Profissionais e estudantes, além de participarem, podem se sentir provocados a construir a Psicologia do nosso tempo”. rejane andrade – Psicóloga

Gabriela Amorim

Page 10: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

10

“ A Mostra vem dar maior visibilidade à profis-são , principalmente para quem não tem acesso à profissão dos psicólogos e para quem atua na região. É bem interessante e pode ser bastante útil. Minha expectativa é de conhecer, trocar ex-periências, manter contatos para reaplicar expe-riências em outros locais do Brasil. É uma forma das pessoas socializarem conhecimentos, especi-ficidades da Amazônia, trabalhos com indígenas, trabalhos bem específicos e compartilhá-los com o país. Aqui há universidades bem jovens e é uma forma de estimular os alunos”. sigrid Gabriela duarte – Psicóloga

“A 2ª Mostra vai trazer novidades e este en-contro de ideias é sempre salutar, é uma troca que areja o pensamento, que amplia a pesqui-sa e que aponta a direção que devemos dar para os trabalhos. É uma oportunidade de conhecer o novo, o que está sendo feito em cada lugar e será fundamental como crescimento pessoal e da pró-pria profissão. É também uma oportunidade para os psicólogos mostrarem seus trabalhos. A troca é fundamental para ampliar a visão sobre a pro-fissão e esta ampliação que é o mais importante. É importante que os psicólogos de Roraima par-ticipem para conhecer nossas práticas: a melhor intervenção se dá com dados da realidade local, pois quanto mais se aprofunda o conhecimento, maiores intervenções se dão com eficiência. Co-nhecer a realidade é o dado numero um. E quando você pode conhecer esta realidade pelos seus di-ferentes aspectos, podemos traçar o fio condutor, o link do que está sendo feito nas várias áreas e transpondo para outras”. Geysa Xaud – Psicóloga

“A 2ª Mostra Nacional de Psicologia é evento importante e fundamental para se conhecer e di-vulgar os avanços da Psicologia nesses 50 anos de existência, revelando tanto as práticas profissionais bem sucedidas como as dificuldades encontradas no cotidiano. A expectativa é que profissionais da área se mobilizem e participem , pois é um espaço de grande visibilidade para a categoria. Roraima, por ser um estado novo e com pluralidade cultu-rais intensas e complexas, apresenta um cenário de atuação desafiante , que leva o profissional de Psi-cologia a refletir sobre as especificidades dos mais variados grupos existentes em nossa sociedade. Os Psicólogos de Roraima, ao apresentarem suas práticas na 2ª Mostra Nacional , expressarão que, embora a Amazônia Legal seja um dos espaços ge-ográficos mais valorizados do planeta, sobretudo pela sua diversidade, ainda sã desafios. Tornar a Mostra um espaço democrático na construção de uma Psicologia mais compartilhada é um dos gran-des focos para o crescimento da profissão”. Maria souza Cruz – Psicóloga

“A Mostra é importante pela busca constante da delimitação das novas práticas do campo de atuação da Psicologia, que é uma ciência relati-vamente nova e que necessita de muitas mãos para sua construção. É mais uma oportunidade que pode auxiliar o ser humano na busca de sua plenitude. Espero que ocorram mais avanços do que os proporcionados pela 1º Mostra, que todos os psicólogos tenham a oportunidade, tenham a possibilidade de inscrever e apresentar sua prática para a comunidade científica de uma forma geral. Roraima é um dos estados que agrega pessoas de todas as unidades da federação e esse agregar de diferentes pessoas, de variados lugares e culturas podem ajudar na determinação dessas novas práti-cas na Psicologia”. Francisco de assis – Psicólogo

Page 11: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

11

rondônia

“A 2ª Mostra vai propiciar oportunidades de trocas de experiências e o aprofundamento e aprimoramento, através destas trocas, serão muito importantes para o profissional conhe-cer a Psicologia como um todo e as práticas que existem atualmente. Espero e desejo de coração que esse evento venha mexer com os profissio-nais, abram suas mentes em relação às novas experiências e não se limitem à academia. Para o profissional, será uma chance de estar aberto a novas abordagens e à diversidade, tanto em relação às abordagens quanto às técnicas. Tendo em vista que Rondônia faz parte da Região Nor-te, espero que os profissionais levem as suas di-ferenças, as questões culturais, suas dificuldades e avanços. É importante que RO esteja inserido nas trocas e nos debates para, não só levar tra-balhos e para que possam conhecer que temos bons profissionais e bons trabalhos”. Yung Fong de Pontes - Psicóloga

“A importância da Mostra é, fazer com que os profissionais possam refletir o que é a Psicolo-gia, onde ela se insere, até onde ela faz parte da rotina, além de vislumbrar o que essa ciência já fez e o que os próprios profissionais já fizeram. A Mostra vai discutir, dentro destes 50 anos, como a Psicologia se fez presente na sociedade, olhar o caminho da Psicologia, da união que se formou com a sociedade. Vai ser uma comemoração bo-nita de se ver, e temos uma expectativa grande de ver o Brasil em cada região, em cada sessão. Mostrar o nosso fazer vai ser uma satisfação, com expectativas grandiosas. Estou feliz por ter feito parte dessa história. Os psicólogos de Rondônia e nossa formação têm crescido muito e a preocupação é qual a contribuição que estes profissionais podem dar, instigar nossos profis-sionais a terem senso crítico e sempre estarem questionando, até mesmo tendo em vista o local do seu trabalho”. Janaína Caldeira

Serras Photography

Page 12: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

12

“A Mostra, além de ser uma celebração , é uma forma de mostrar à sociedade os desa-fios, os avanços, o aprimoramento da prática da Psicologia em nosso país nestes 50 anos. Espero que a Mostra seja esclarecedora para a população no que se refere ao fazer do psicó-logo, suas formas de intervenção e campos de atuação. Espero o conhecimento e reconheci-mento da nossa profissão. Rondônia deve se fa-zer presente para que o todo o país saiba como trabalhamos aqui, as dificuldades que enfren-tamos para o acesso ao aperfeiçoamento, as demandas geradas ao psicólogo em uma região tão peculiar e, principalmente, as conquistas dos profissionais de Rondônia”. andrea silva ribeiro – Psicóloga

“A 2ª Mostra é um espaço onde será mos-trada a diversidade que existe dentro da Psi-cologia, como ciência, nos quatro cantos do país e a oportunidade de trocar informações e experiências vividas em nossa atuação. Mi-nhas expectativas são que a sociedade possa se aproximar do que é a Psicologia e compreender sua importância no seu meio. Vamos, com a Mostra, mostrar quem somos, o que fazemos e porque fazemos psicologia. Devemos participar para levar aos grandes centros o nosso fazer psicológico na saúde, educação, áreas social, organizacional, jurídica, clínica e afins”. aryan-ne Vigiato – Psicóloga

“Eu vejo que é a hora do estado de Rondônia se mostrar e demonstrar que pode contribuir para a Psicologia brasileira. A 2º Mostra é impor-tante para que todos os profissionais da Psicolo-gia possam mostrar suas potencialidades e dizer que a Região Norte também faz a diferença e que temos bons profissionais”. lucilene isquitine – Psicóloga

“Acho importante a participação dos cole-gas neste evento e acredito que a única forma de ver uma mudança é quando nós resolvemos participar efetivamente. Essa participação pode diminuir a percepção de que a categoria é de-sarticulada. A 2º Mostra pode ser uma resposta muito significativa para a categoria”. rita Bor-ges duarte – Psicóloga “A importância da 2ª Mostra é grande e uma

forma de dar visibilidade ao psicólogo e ao tra-balho que ele exerce na sociedade, e para forta-lecer seu trabalho. Espero que psicólogos de todo o Brasil apresentem os trabalhos na sua diversi-dade de atuação e que possamos ter maior co-nhecimento do que a Psicologia está produzindo de novo. E que os novos psicólogos apresentem seus trabalhos e tomem conhecimento do que está sendo produzindo em todas as regiões com suas diferenças culturais. Rondônia tem suas ca-racterísticas sócio-culturais diferentes, estamos no meio da Amazônia e trabalhamos com popu-lações diferenciadas, índios, quilombolas, pessoas que convivem nas florestas”. Francinete Freire– Psicóloga

Page 13: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

13

tocantins

“A importância da Mostra é múltipla e imensu-rável: proporciona a visibilidade das inúmeras pra-ticas e potencialidades que a ciência e profissão de psicólogo/a produz e agrega na contemporaneida-de; reforça o compromisso da Psicologia no desen-volvimento de um Estado Democrático de Direito focado no respeito à diversidade e na promoção aos Direitos Humanos; estimula, através do conví-vio afetivo entre a categoria, a formação de redes; contribui na inserção do Brasil como protagonista na agenda mundial de produção do conhecimento voltado para os desafios do Século XXI. O Estado do Tocantins é jovem, forte e carrega todos os desafios contemporâneos da Região Norte de nosso país. Minha expectativa é que todos os participantes re-tornem da Mostra oxigenados e motivados a criar e/ou qualificar novas praticas de atuação.” César Moraes ramos – Psicólogo

“A importância da 2ª Mostra, além de marcar os 50 anos da Psicologia como profissão no Brasil, é a de dar visibilidade às distintas e diversificadas atuações das psicólogas(os) em todos os campos de inserção ocupacional, estimular o convívio en-tre os profissionais e estudantes, contribuindo para identificação e criação de redes inter-regionais, bem como apresentar as produções que a ciência e profissão vem conseguindo realizar num país que ainda carece de investimentos educacionais na produção do conhecimento das gentes diversas pelo Brasil afora. No Tocantins há muitas práticas inovadoras em pontos do Estado onde parece im-possível a atuação e com a Mostra. Profissionais que atuam no Estado de norte a sul, professores e estudantes dos cursos de Psicologia, terão opor-tunidades de apresentar suas práticas com muita propriedade e inovação, comprometidos com os princípios dos direitos humanos e da cidadania no desenvolvimento da profissão”. Kathia Nemeth Perez– Psicóloga

Lúcia Barreiros

Page 14: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

14

“A 2ª Mostra será uma oportunidade para a Psicologia mostrar a sua cara, pois muitos psi-cólogos estão produzindo coisas fantásticas e trabalhos inusitados muito relevantes para a sociedade. Antes a Psicologia não saía dos con-sultórios e agora está trabalhando em políticas públicas, na área ambiental, jurídica, escolar, e isto não é divulgado. A Mostra vem trazer es-sas atuações que são fundamentais para o co-nhecimento. Nós somos o estado mais novo da Federação, mas não é por isso que não temos grande realizações. O Tocantins tem traba-lhos excelentes que precisam ser divulgados, e muitos profissionais bons desenvolvendo tra-balhos. Devemos mostrar essas realizações!” anita Coelho – Psicóloga

“Acredito que a Mostra será a grande oportunidade de trocas de informações a respeito das práticas que estão sendo cons-truídas pelos profissionais psicólogos em todo o Brasil e sei que será um momento muito rico. Quero muito saber o que está acontecendo em outros estados brasilei-ros, principalmente em relação ao fazer do psicólogo na saúde pública, no SUS, nas questões das drogas, e etc. Os psicólogos do Tocantins têm trabalhos riquíssimos em todas as áreas de atuação e nossa prática deve ser compartilhada”. sandra assunção – Psicóloga

“A 2ª Mostra será uma chance de comparti-lhar as experiências que estão sendo feitas e de termos acesso a elas para conhecer novas prá-ticas, além de permitir que conheçamos outros profissionais. Como o Tocantins é um estado novo, cada psicólogo que veio para cá contribuiu com a profissão de uma forma diferente , então tem muita coisa sendo construída e isto deve ser divulgado”. tânia Maria lago - Psicóloga

“A Mostra vem divulgar e mostrar o trabalho que a Psicologia desenvolveu e está desenvol-vendo na atualidade à sociedade. Espero que todos os profissionais da Psicologia se engajem neste evento e que possamos ampliar o reconhe-cimento da nossa profissão”. Gilvani silva Me-deiros terra – Psicóloga “Precisamos sair do nosso meio e ir ao encon-

tro de outras práticas para somarmos ao nosso dia a dia como profissionais. Porque se cada um tiver práticas isoladas, como teremos um melhor co-nhecimento da Psicologia? A Mostra vai propiciar conhecimentos, enquanto profissional e enquan-to pessoa, para retomarmos ao local de origem e somar as diferentes culturas, não importando a distância entre elas. Temos todos que estar entre-laçados para, daqui a 50 anos, lermos a história que estamos construindo agora. O Tocantins não é diferente, por mais que seja o Estado mais novo. Por isso a importância de estarmos no evento, para desmistificarmos o que as pessoas pensam. Principalmente no Buriti do Tocantins, onde vivo, que dá pra contar cinco psicólogos. Aqui tem uma carência muito grande e os profissionais que eu conheço têm muito a oferecer”. Thais de Carvalho lemos – Psicóloga

Page 15: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

15

“A 2ª Mostra fundamentalmente nos faz refletir sobre um caminho percorrido e, para tanto, é mister o exercício do compartilhamen-to de experiências. A Mostra promoverá este espaço de tornar visíveis os “fazeres” que co-tidianamente são realizados por milhares de psicólogos dando, quem sabe, a possibilidade de nos reconhecermos nas múltiplas formas em que o exercício profissional se corporifica e se transforma. Levarei alguns trabalhos na área de saúde e no que concerne à diversidade /pluralidade sexual. No Pará temos importan-tes contribuições a compartilhar, em diversas áreas!” sandra lobato – Psicóloga

“A Mostra é um momento de apresentação, reflexão e análise sobre as práticas da Psicologia em todo Brasil, sobretudo uma grande oportuni-dade de discussão e troca de experiências entre todos nós, psicólogos e psicólogas do Brasil. Es-pero que possamos, com este grande encontro, dar visibilidade à Psicologia, apresentando para todo o Brasil e para a sociedade a importância das nossas práticas profissionais, bem como in-tegrando todas as regiões num só lugar”. Cilene alencar – Psicóloga

“A 2ª Mostra vem mostrar o trabalho dos psicólogos nessa comemoração, saber onde cada um trabalha, qual a sua prática, onde estão atuando, mostrar um pouco da cara da Psicologia para o Brasil. E esta também é uma forma de mostrar a atuação dos psicó-logos do Norte do país. É uma chance única de valorizar a prática da profissão”. rosilene soares Carneiro - Psicóloga

“A 2ª Mostra proporcionará a todos os psicólo-gos e à sociedade em geral, uma viagem na história da Psicologia Brasileira ao longo dos seus 50 anos. Estamos apostando que este evento será de uma magnitude e exuberância muito grande, em razão de estar sendo construído por muitas mãos. Acredita-mos muito na excelente qualidade da formação e do trabalho dos psicólogos do Pará e essa é, sem dúvida, uma grande oportunidade de divulgarem sua prática profissional”. ercio da silva teixeira - Psicólogo

ParáBruno Huberman

Page 16: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

16

“Eu vejo a 2ª Mostra como uma oportunida-de da Psicologia mostrar seu avanço. A Psico-logia está bem representada no Brasil, porém não temos muito acesso e conhecimento sobre todas as informações. A Mostra também deve contribuir para que nossos colegas profissio-nais levem suas práticas e é interessante que as questões específicas e regionais estejam presentes no evento. A psicologia ainda é pe-quena, mas tem crescido muito e precisa ser divulgada!” Dorotea Albuquerque de Cristo – Presidente do Conselho regional de Psicolo-gia da 10ª região (Pa/aM)

“A realização da Mostra é fundamental para o avanço e consolidação da Psicologia na sociedade e nas políticas públicas, tan-to na área privada quanto na pública. Ela será um termômetro da nossa atuação, de como a Psicologia vem contribuindo para a sociedade como um todo. O Pará já tem uma questão muito interessante pela pecu-liaridade das práticas diferenciadas, como o CAPS itinerante, com sistema fluvial com serviço de lanchas para chegar às comu-nidades ribeirinhas. Podemos apresentar esses trabalhos para outros profissionais e contribuir para levar a Psicologia a essas comunidades distantes”. letícia Maria so-ares – Psicóloga

“A 2ª Mostra será um evento diferenciado, de compartilhamento de práticas das psicólo-gas, psicólogos e estudantes que, juntos, vão poder festejar e comemorar os 50 anos da Psi-cologia no Brasil e simultaneamente conver-sar entre si a respeito dos desafios, paradoxos e dilemas da Psicologia brasileira hoje. Não é só um congresso, é um acontecimento que possibilita trocas culturais, homenagens, en-contros entre as diversas Psicologias e formas de atuação. Os psicólogos do Pará têm muito a dizer, pois é um estado rico em minérios, com grande riqueza ambiental , diferentes formas culturais e forte pluralidade. Será um fazer junto, de muitas trocas entre os nossos pares”. Flávia lemos – Psicóloga

“A Mostra é uma oportunidade de mostrar a diversidade das práticas, a possibilidade de conhecer as teorias em construção, a inter-venção profissional, toda a complexidade da nossa ciência. Com este evento, passamos a mostrar o amadurecimento profissional, para a melhoria da qualidade dos serviços presta-dos e acúmulo do conhecimento que preza práticas concretas e alimenta as possibilida-des de pesquisa e o aprofundamento desse saber. O compromisso com o desenvolvimen-to é de todos e devemos contribuir para o de-senvolvimento do conhecimento e afirmação da Psicologia na sociedade”. luis romano - Psicólogo

Page 17: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

região Nordeste

RR

PA

MT

TO

GODF

MS

MG

ES

RJSP

PR

SC

RS

AP

MA

PI

CERN

PBPE

ALSE

BA

AM

AC

RO

Page 18: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

18

“A 2ª Mostra como parte das comemora-ções dos 50 anos da profissão de Psicólogo vai ser uma rara oportunidade para que o Brasil possa fazer a síntese de cinco décadas de his-tória, trazendo a luz, a diversidade, a riqueza e a potência dos fazeres psicológicos que foram construídos ao longo desse tempo. Acredito que a diversidade das áreas de atuação da Psi-cologia, com possibilidade de intercâmbio va-riado de informações entre profissionais, será a marca fundamental do evento. Durante mui-tos anos a Psicologia baiana foi expressão de uma única entidade formadora. Hoje existem mais de 20 cursos no estado e eles precisam notar que fazem parte de uma comunidade na-cional muito ampla, forte e madura.” – Marcus Vinícius, psicólogo.

“A 2ª Mostra é uma oportunidade para trocar experiências e divulgar aos parceiros e à socie-dade a função do psicólogo, suas áreas de inser-ção e formas inovadoras de operacionalizar seu trabalho ao longo desses 50 anos. Estou partici-pando com dois trabalhos, um na área de direi-tos humanos e outro na de questões étnicas. Os psicólogos da Bahia devem participar do evento porque a profissão no estado cresceu de maneira impressionante nos últimos anos e a presença em uma iniciativa desse porte fortalece a cate-goria.” – Valdísia Mata, psicóloga.

“O evento é importante para compar-tilhar o que está sendo realizado, divulgar, avaliar e ver a dimensão do alcance das práticas na Psicologia, além de considerar o que precisa ser aprimorado nessa área. A Mostra é uma oportunidade que possi-bilita o acesso próximo à diversidade de ações realizadas no contexto amplo do Brasil, com aprimoramento e divulgação do conhecimento das práticas desempe-nhadas em todo País.” -– Márcia Barreto, psicóloga.

“Acho que esse é o evento mais importante dos que eu sei que estão previstos para os 50 anos da regula-mentação da Psicologia. É uma oportunidade de con-gregar diferentes psicólogos, de várias regiões, com um rico intercâmbio de informações. É o momento de mostrar para o País que a Psicologia vem se consoli-dando em diferentes áreas e com diversas práticas. A 2ª Mostra é a ocasião que nós, psicólogos baianos, temos para perceber que possuímos práticas criativas e estamos dando nossa contribuição.” – rosangela de Barros, psicóloga.

Bahia Marcelo M D R S

Page 19: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

19

“Eu entendo a 2ª Mostra como uma grande aula pública onde as pessoas vão apresentar suas atividades, pensando e produzindo sobre o que tem sido feito nesse cinquentenário da Psi-cologia. É o momento certo para mostrar publi-camente a psicologia como uma ciência voltada para pautar algumas dimensões que não estão visíveis aos olhos da sociedade. É importante que todos estejam presentes nesse evento para apresentar a diversidade sobre os vários pon-tos de vista das diferentes regiões do Brasil.” – Carlos Vinícius, psicólogo.

“Vejo a Mostra como uma possibilidade de co-nhecermos todas as práticas. O momento é propí-cio para interligarmos e disseminarmos práticas e atuações. A Mostra também é uma oportunidade para estabelecermos contato com profissionais da área e revermos experiências, possibilitando a formação de uma Psicologia mais reconhecida e social, levando em conta as atuações nos terri-tórios brasileiros. Os psicólogos da Bahia já estão demonstrando interesse e têm apresentado um retorno satisfatório. Existe uma mobilização gran-de nas universidades e entre os profissionais do setor.” – Maria Célia, psicóloga.

“A Mostra de Práticas em Psicologia é um excelente projeto para dar visibilidade às ativi-dades dos profissionais do ramo. Em 50 anos de existência ampliamos e sofisticamos bastante as nossas ações e espaços de trabalho. Esse será um momento de demonstrar essas conquistas e inovações para pensar como consolidá-las. Trata-se de uma estratégia fundamental, já que também teremos a oportunidade de comparar esses crescimentos de modo mais sistemático nos campos de atuação. Inscrevi três trabalhos e priorizei o eixo formação de psicólogos, con-siderando que sou uma psicóloga que exerce a profissão através do magistério superior. Acho que a Bahia tem muito a apresentar pela riqueza em iniciativas e o compromisso com a Psicolo-gia, principalmente porque ampliamos muito o número de psicólogas atuando no estado com a abertura de novos cursos nas ultimas décadas. Por outro lado, respeitamos as boas iniciativas e teremos muito que aprender e compartilhar com os trabalhos de todas as regiões do Brasil.” – Mônica lima, psicóloga.

“A 2ª Mostra será o maior evento da Psicolo-gia brasileira, a maior aula pública de Psicologia já vista nesse País! Acho que ninguém deveria perder este momento único de comemoração à maturidade da profissão com inserções nas mais diversas áreas, em todos os momentos da vida da comunidade, seja na mobilidade urbana, na ha-bitação, no mundo digital, no trabalho, na saúde, na educação, na assistência sócia, no mundo jurí-dico, na sexualidade, nas relações raciais, na de-fesa civil. Ver todas as nossas possibilidades jun-tas nos possibilitará reconhecer quão grande é o nosso universo de possibilidade e quão criativos somos como categoria! Esperamos que a Mostra renove o compromisso para a construção do bem comum, que assegure que o caminho do compro-misso social se reafirme se renove sempre. Não podemos deixar de mostrar o que temos criado por aqui. Há muitas experiências inovadoras na Bahia que merecem ser divididas e somadas às experiências de outros estados. Essa troca só tra-rá benefícios aos avanços futuros da Psicologia brasileira.”– Monalisa Barros, psicóloga.

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão vai trazer uma possibilidade de enxergar como estão as práticas psicológicas atualmente e após a regulamentação. É importante ampliar esse leque. A minha expectativa é que a gente possa capacitar o máximo de profissionais, de estudantes e população em geral, contribuindo, assim, com a imagem da Psicologia na sociedade de forma menos inti-mista. A presença dos psicólogos baianos no evento faz-se necessária porque o estado possui 37 faculdades recém-construídas e nós precisamos avançar o serviço da Psicologia conectada à realidade local.” – Marilda Castelar, psicóloga.

Page 20: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

20

A 2ª Mostra mobiliza os profissionais, estudantes da Psicologia e chama a atenção das pessoas em geral para um marco na profis-são, que foi chegar aos 50 anos de existência. Nesse espaço, a cate-goria terá a oportunidade de relatar onde está inserida, o que está fazendo e como a atuação reflete na construção de uma sociedade mais justa e humana, contribuindo, assim, para um País melhor. Nós do Ceará esperamos ter uma boa representatividade e, desta forma, compartilharmos nossas experiências com outros estados brasileiros.” - Claudia alves Cunha, psicóloga.

Ceará

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão significa um marco e um resgate histórico no percurso profissional do psicólogo em função das suas práticas profissionais. É um momento de reflexão sobre como se constituiu a Psicologia no Brasil e quais as perspectivas que se anunciam dentro da realidade política, social, econômica, e a ordem mundial estabelecida. Neste processo de reflexão, muitas estratégias poderão ser traçadas a partir das diferentes visões que os profissionais construíram com suas contribuições nos vários setores da sociedade brasileira. É uma verdadeira possibilidade de se pensar o lugar do singular no espaço do múltiplo que se instala muitas vezes devastando o traço de identificação e idealiza-ção necessárias para a consecução de uma vida melhor. A participação dos psicólogos do Ceará é importante porque detém uma série de intervenções sociais, institucionais, políticas e específicas do campo da atenção ao sofrimento psíquico, prontas para contribuir com o debate e com o avanço da Psicologia.” – Henrique Carneiro, psicólogo.

“A 2ª Mostra é um momento de encontro dos profis-sionais de Psicologia, uma possibilidade de trocas de experiências e de reflexão da nossa atuação. É uma boa oportunidade para saber se estamos dando respostas de forma adequada à sociedade. Inscrevi um trabalho sobre DST/Aids, pois temos trabalhos fortes em políticas públi-cas e no Sistema Único de Saúde (SUS). Espero que es-sas práticas tragam resultados exitosos e novos desafios para a profissão. É importante que nossos psicólogos te-nham a possibilidade de está participar e entender que a política regional dialoga com outros estados e outras regiões do Brasil.” - Francisco Theofilo, psicólogo.

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da profissão é de suma importância para dar visibilidade aos trabalhos que a Psicolo-gia vem desenvolvendo. Além disso, é uma forma de demonstrar como a profissão tem se desenvol-vido e se ampliando a cada instante. Espero que a gente possa estabelecer um diálogo e conhe-cer novas formas de aplicações, diversificando o exercício da prática. Temos muitas experiências exitosas e essa é a maior contribuição que o even-to pode trazer.” - alexandre iorio, psicólogo.

“A Mostra traz visibilidade à prática profissional do psicólogo para a sociedade, além de possi-bilitar o diálogo entre os profissio-nais da Psicologia. Acredito que o evento é uma oportunidade para estreitar fronteiras, encontrar ou-tras regiões e ultrapassar as barrei-ras, inclusive, entre países da Amé-rica do Sul.” - adriana de alencar, psicóloga.

Fabiano Caruso

Page 21: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

21

Maranhão

“A 2ª Mostra como parte das comemorações dos 50 anos da Psicologia reforça o empenho dos psi-cólogos e do posicionamento no mercado de trabalho. A participação dos profissionais do Maranhão é importante porque estamos bem isolados do Conselho. Aqui só temos uma representação e estamos tentando buscar uma autonomia maior com a nossa participação no evento.” - elisabeth Ferreira Fontes, psicóloga.

“A Mostra terá significativa importância por reunir psicólogos de diversas áreas de atuação de vários estados. Desta forma, podemos ter acesso a trabalhos, projetos e rotinas realizadas pelos colegas e, a partir destes, adequá-los a realidade do Maranhão – ou do trabalho em específico que estamos desenvolvendo. É uma oportunidade de trocas de experiências para, inclusive, criar uma rede de comunicação para que possamos estar em contato mesmo após o evento.” - Michelle de sousa Fontes Martins, psicóloga.

“A Mostra ressalta ao público o trabalho do psicó-logo, na tentativa de fazer uma sociedade mais justa em meio às diferenças de cada ser humano. O evento é uma oportunidade para que possamos saber o que esta acontecendo atualmente na nossa área em todo Bra-sil. A participação do Maranhão é importante porque nosso Conselho é divido em três regiões e nosso esta-do precisa se destacar para que possamos ter a nossa central, mostrando as reais necessidades do público nordestino.” - Nordman andré oliveira, psicólogo.

“A 2ª Mostra é muito importante para a Psi-cologia, pois sabemos que nossa profissão tem alguns anos de existência e não possui muita aceitação em relação ao mercado hoje. O evento é uma oportunidade para conhecer e mostrar as práticas que estão sendo desenvolvidas cienti-ficamente, além de enfatizar a importância do trabalho do psicólogo no Brasil. Atualmente no Maranhão não temos nem mil psicólogos e, desta maneira, não podemos ter um CRP inde-pendente. Quanto mais pudermos aprofundar nossas práticas e o conhecimento na faculdade para os novos profissionais será muito válido, e a Mostra é uma boa oportunidade para isso.” - lia silva Fonteneles, psicóloga

“A Mostra é muito importante, pois nos coloca a par do que tem acontecido na área da Psicologia. Serve, in-clusive, para nos sentirmos mais seguros em relação à prática pela oportunidade de diálogo e trocas de expe-riências com profissionais de outros estados.” - Camila Cardoso Carvalho, psicóloga.

“A 2ª Mostra é muito fundamental para o proces-so evolutivo, é como se cada vez mais estivesse pre-sente esse crescimento da Psicologia não só pra nós, mas para sociedade em geral. Espero que o evento mostre à sociedade o papel e a importância dos psi-cólogos.” - Viviany Ferreira Boueres de almeida, psicóloga.

Page 22: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

22

Paraíba

“A 2ª Mostra é fundamental para que possamos ver o quanto a psicologia evoluiu no campo profissio-nal e acadêmico. Espero que seja um momento de encontro de reflexão e de tomadas de iniciativas para avançar ainda mais na direção das políticas públicas e de direitos humanos a serviço da sociedade.” – aluízio lopes , psicólogo.

“A 2ª Mostra colabora com o crescimento da profissão. Acho que o psicólogo precisa desse evento para mostrar à sociedade sua importân-cia. É uma oportunidade para colaborar e es-tar mais perto da comunidade. A presença de profissionais da Paraíba é importante porque apresenta as práticas existentes no Nordeste, a psicologia local e o trabalho que estamos de-sempenhando. Temos conversado com outros psicólogos para irmos todos em caravana para a Mostra.” – Mariana Montenegro, psicóloga.

“A 2ª Mostra este ano tem um caráter diferencial jus-tamente pelos 50 anos no exercício pleno da Psicologia. É uma ferramenta para os profissionais demonstrarem como a atividade está crescendo, apresentar seus traba-lhos e suas atuações, entrando em contato com outras categorias, de diversos campos e serviços. A partici-pação dos psicólogos do estado é importante porque, especialmente nos últimos oito anos, a psicologia está crescendo e a opinião está se ampliando na equipe mul-tidisciplinar. Percebemos a importância do psicólogo em todas as áreas, principalmente na saúde.” – Cinthia Jaqueline rodrigues Bezerra, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma forma de divulgação do trabalho da Psicologia, além de ser uma divul-gação para a sociedade. A participação dos psi-cólogos paraibanos é mais uma valorização da profissão no estado. Vejo que a categoria está um pouco desunida e precisa mostrar mais seus trabalhos.” – Ângela Christina souza Menezes, psicóloga.

Fabrício Martins

“A Mostra possui uma grande importância, uma vez que o ser humano não vive sem suas memórias. O even-to propicia esse resgate histórico para todos, desde o começo da profissão até os dias de hoje. A Psicologia, apesar de ser hoje uma ciência posta viva em nossa sociedade, ainda povoa o universo do social e tem al-gumas fantasias. Nesse sentido, acho que a 2ª Mostra vai dizer onde está a nossa contribuição, de fato, para um País melhor. Nós, psicólogos da Paraíba, vamos ten-tar mobilizar escolas também. É importante que todos participem e prestigiem este grande evento” – Maria Cristina soares Cavalcanti, psicóloga.

Page 23: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

23

Pernambuco

“Pernambuco conta com 830 inscritos na 2ª Mostra e isso evidencia o quanto os nossos profissionais estão se mobilizando para compartilhar suas práticas e saberes com o resto do Brasil. A mobilização tem sido prioridade junto a categoria para que possamos deixar a marca do nosso regional no cenário brasileiro. Acreditamos que o evento terá uma tônica marcada pela diversidade, troca de experiências e construção democrática do fazer PSI fortalecendo ainda mais o compromisso da Psicologia com a ciência e a profissão.” – silvana santana, psicóloga.

“A Mostra é uma oportunidade para mos-trarmos a Psicologia, sua evolução nesses 50 anos e nos últimos 12 anos desde a 1ª Mostra. Espero que os psicólogos se vejam, se olhem e os estudantes reconheçam o que os profissionais têm feito, que consigamos mostrar para a sociedade quem somos nós. Será um espaço de visibilidade riquíssimo, todos devem participar. É um encontro en-tre a Psicologia e sua prática.” – Ceça Cos-ta, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma oportunidade para troca de conhecimentos que foram produzidos no País inteiro. Sou parecerista e já analisei mais de 50 trabalhos. É o momento de mostrar a experiên-cia, é uma culminância de ações desenvolvidas ao mesmo tempo. É importante a Mostra apre-sentar todas as áreas para que tenhamos uma maior abrangência sobre as atividades da ca-tegoria. A presença dos profissionais do estado é fundamental para sairmos do regionalismo e ver as varias ações que são desenvolvidas em outras regiões do Brasil, trocar contatos e infor-mações.” – Walfrido Menezes, psicólogo.

Prefeitura de Olinda

Page 24: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

24

“A 2ª Mostra é fundamental para dar visibili-dade de todo o avanço da Psicologia brasileira, na direção de uma prática profissional sensível as demandas da sociedade. Será um espaço pri-vilegiado de troca de experiências e de diálogo entre os profissionais do Brasil e de outros pa-íses. A psicologia se mostra nos seus diversos campos de forma articulada, é uma Mostra onde é possível ter uma visão transversal e histórica da Psicologia e reflete a maturidade dos seus 50 anos. É um retrato da resposta da convocação que a sociedade fez a psicologia. Os psicólogos do estado devem participar do evento porque Pernambuco sempre foi um estado de vanguar-da em todos os movimentos sociais e políticos não só da nação mas da profissão. A psicologia pernambucana tem construído referência prá-ticas profissionais, tem construído de maneira compartilhada e tem avançado na psicologia pelo reconhecimento das políticas públicas e das diversas práticas. Os psicólogos pernambu-canos não devem privar a Psicologia brasileira das experiências que tem acontecido no estado de Pernambuco.” – Clara Goldman, psicóloga.

“A Mostra será palco para apresentação de todas as práticas que os psicólogos estão fazendo. Além disso, irá divulgar as falas dos setores, parte impor-tante das políticas públicas, trazendo ainda mais psicólogos para esses espaços. Poderemos dialogar e melhorar a técnica, o papel ético, técnico e político do profissional.” – antônio César, psicólogo.

“A 2ª Mostra é a grande possibilidade de divulgar com outros profissionais as ações e atividades dos psicólogos, toda a produção da categoria e professores. Será um momento para troca de experiências, onde poderemos ampliar o conhecimento acerca da profissão e, a partir disso, aumentar nossas ações. A presença de psicólogos de Pernambuco é importante por-que cada estado tem suas especificidades e suas formas de produção com visões diferentes, o que irá favorecer a percepção de outros profis-sionais.” – ewerton Pedrosa, psicólogo.

“A 2ª Mostra vai valorizar o investimen-to no profissional de Psicologia. É uma oportunidade de aprender com nossos co-legas, com suas experiências e vivências. A presença dos psicólogos do estado é importante porque temos um trabalho in-teressantíssimo, principalmente na rede pública, no âmbito do SUS e do SUAS. Pernambuco também tem ações muito boas com as questões de álcool e drogas.” – Melissa azevedo, psicóloga.

Page 25: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

25

“Acredito que a 2ª Mostra deve levar as ex-periências da Psicologia brasileira aos diversos psicólogos, destacando as principais atividades desenvolvidas e permitindo que enfrentemos e valorizemos os desafios comuns à realização destas práticas incentivando a produção cientí-fica. A participação dos profissionais do Piauí no evento é importante para reconhecer e valorizar as práticas locais, de modo a permitir a compre-ensão sobre a subjetividade do povo piauiense, além de tornar público os esforços, desafios e avanços dos psicólogos locais acerca de suas ati-vidades.” - Cynara raveras, psicóloga.

Piauí

“A 2ª Mostra, passados 12 anos da sua primeira versão, tem a importância de agregar e permitir o compartilhamento das diversas experiências de prática da Psicologia após 50 anos de evolução teórica, técnica e prática desde a regulamentação da profissão. Minhas expectativas giram em torno da troca de ideias e teorias, capazes de ampliar os pensamentos de trabalhos da Psicologia, agrupando práticas se-melhantes e ganhando força institucional. Inscrevi um trabalho sobre a participação do psicólogo nas Co-missões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e espero encontrar colegas que também estejam atuando neste setor para fortalecer não só minha prática, mas também para envidar esforços que garantam a presença do psicólogo neste trabalho. Entendo que 50 anos de regulamentação de uma profissão é ainda pouco tempo para que este modelo científico almejado pela psicologia ganhe maturidade, ainda temos muito a crescer. A 2ª Mostra pode servir como ponto de partida, garantindo uma continuação firme para consolidar as práticas no Brasil.” - Cleiber silveira, psicólogo.

“Mais do que a comemoração da nossa his-tória como profissão, a 2ª Mostra será uma oportunidade para troca de olhares e práticas diferentes na Psicologia. Além de comemorar a nossa história, será o momento de ver o que conquistamos o que tem a ser feito, da maturi-dade e, principalmente, do trabalho dos Con-selhos Regionais. Nossa participação é funda-mental para mostrarmos a realidade do Piauí e, ao mesmo tempo, trocarmos experiências com outros estados do Brasil.” - Patrícia Carvalho Moreira, psicóloga.

Ana Ge

Page 26: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

26

“A 2ª Mostra parte da premissa de que a prá-tica do psicólogo pode ser mais bem conhecida e de que é possível operar o conhecimento te-órico a partir da demandas regionais, possibi-litando formas das pessoas terem um conheci-mento psicológico e social maior. Inscrevi três trabalhos sobre aprimoramentos legais em tor-no da avaliação psicológica e da área da saúde, que são minhas áreas. Espero que, por meio de-les, possa haver uma troca de experiências em relação a minha prática, com uma aproximação com profissionais de outros estados e localida-des.” - lucas Guimarães, psicólogo.

“A 2ª Mostra como parte das come-morações dos 50 anos da profissão é uma forma de divulgar os trabalhos fei-tos pela psicologia em outros estados e de fortalecer o exercício da profissão por meio da troca de experiências.” - Cristia-na Galeno, psicóloga.

“A 2ª Mostra será uma oportunidade para apresentarmos à sociedade as valorosas con-tribuições que psicólogas e psicólogos têm desenvolvido pelo Brasil em prol do desenvol-vimento social. Será um grande acontecimen-to de comemoração aos 50 anos da Psicologia que permitirá a troca de experiências e saberes além de conhecer e rever colegas de profis-são. Espero contribuir de alguma forma com a apresentação de meu trabalho “programa anti-stress para motoristas e cobradores do trans-porte público urbano”, na cidade de Teresina (PI).” - Palônia andrade, psicóloga.

“A 2ª Mostra é um evento fundamental para divulgar práticas que possam contribuir com a psicologia que está sendo construída e se desenvolvida atualmente. Inscrevi 10 traba-lhos com alunos e minhas expectativas são as melhores possíveis. Será um momento de tro-ca de experiências em que levaremos trabalhos do Piauí nas áreas da Psicologia comunitária e da saúde, com objetivo de nos aperfeiçoar res-saltando as práticas mais próximas da nossa realidade.” - leonardo sales, psicólogo.

“A 2ª Mostra tem a finalidade de trazer à categoria o reconhecimento das nossas práticas, que não se limitam ao espaço territorial, mas a todas aquelas desenvol-vidas pelo Brasil. Acho importante que o cinquentenário da Psicologia seja come-morado por meio da partilha de saberes e dos conhecimentos adquiridos. Essa tro-ca de experiências refletirá na melhoria e no aperfeiçoamento da profissão.” sara Cavalcanti, psicóloga.

Page 27: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

27

rio Grande do Norte

“Um evento da magnitude da 2ª Mostra ressal-ta a importância que a Psicologia vem ganhando como ciência e profissão. A iniciativa mostrará ao País que nós, psicólogos e psicólogas, abraçamos a profissão com seriedade, criatividade e compro-misso para com o ser humano e seu sofrimento psíquico. Estou muito ansioso para ver os traba-lhos dessa Mostra, principalmente os vídeos, já que possuo grande admiração por essa modalida-de.” – Carlos Henrique souza, psicólogo.

“O mais importante da 2ª Mostra é a possibilidade de apresentar para o Bra-sil e para os próprios psicólogos como a profissão está inserida hoje no contexto da sociedade. Há 50 anos era só uma atividade clínica e escolar. Atualmente trabalhamos em várias áreas brasilei-ras e é importante dizer que estamos na profissão com compromisso social e com responsabilidade.” – ionara dantas estevam, psicóloga.

Carla Salgueiro

Page 28: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

28

“A 2ª Mostra tem importância significati-va pelo fato de promover uma reunião entre diversos profissionais, tanto os recém-forma-dos quanto os que trabalham há mais tempo. O evento será uma espécie de intercâmbio entre os psicólogos permitindo, inclusive, que alunos de cursos de Psicologia mostrem o conhecimento que adquiriram nas salas de aula. Espero que haja bastante troca de co-nhecimento e experiências de profissionais de vários estados. Esse olhar diferenciado é fundamental para diversos setores, inclusive o de políticas públicas” – lavínia Vasconce-los, psicóloga.

“A 2ª Mostra é muito importante para unir profissionais de todos os estados. O evento vai ressaltar o que estamos fazendo no Brasil, nosso desenvolvimento e o modo como está evidenciada a prática. Inscrevi um pôster sobre uma oficina que fizemos em comemoração à Psicologia, mostrando a psi-cologia e destacando que podemos atuar em diversos lugares, em contextos diferentes.” – sandra uchoa, psicóloga.

“Acredito que a 2ª mostra vem para agregar pro-fissionais e estudantes. Participei da 1ª Mostra, quan-do ainda estava na faculdade, e foi uma experiência ímpar. A presença de profissionais do Rio Grande do Norte é importante para apresentar aos outros esta-dos as faces da Psicologia na região e as experiências inovadoras.” – alysson alves, psicólogo.

“A 2ª Mostra é extremamente impor-tante para apresentar as práticas exer-cidas após 50 anos de exercício regula-mentado da Psicologia. Será um espaço de troca e fortalecimento profissional da identidade e do compromisso social. Uma ótima oportunidade para aprender com a troca de experiências e seguir em frente com novas ideias e propostas.” – Caroline lemos, psicóloga.

Page 29: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

29

“A 2ª Mostra vai apresentar a evolução da profissão em nosso País. Saímos da área exclusivamente clínica, organizacional e es-colar, e hoje temos uma grande variedade de ações. É uma história curta ainda, porém grandiosa. A participação de profissionais no evento é importante pela questão do conhe-cimento acerca das práticas e das competên-cias do Conselho Federal e dos Regionais.” – Wilson Bispo da Fonseca, psicólogo.

“A 2ª Mostra será de extrema importân-cia para apresentar como têm evoluído e como têm acontecido as práticas psicológi-cas nesses 50 anos. A primeira edição foi em 2000 e muita coisa mudou nesse meio tem-po. A presença dos profissionais do estado será necessária para mostrar como tem fun-cionado a Psicologia em Sergipe e como nós temos auxiliado para a atividade no Brasil.” – Wesley Vinícius dos santos, psicólogo.

sergipeMarcos Rodrigues

Page 30: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

30

“A 2ª Mostra vem para consolidar a Psico-logia no Brasil como ciência e como área de atuação. Acredito que a partir dela será pla-nejado o próximo cinqüentenário da profissão no País. A presença de profissionais locais na Mostra passa não só pela questão da Psicolo-gia no âmbito nacional, mas reforça e mostra o fazer do psicólogo em nosso estado. É uma afirmação da atuação no âmbito da nossa ci-dade.” – andré Faro, psicólogo.

“A 2ª Mostra com certeza será muito importante para o conhecimento da nossa história, que ainda é pouco conhecida. Nós, do CRP-19, estamos nos mobilizando para levar maior público possível ao evento. Será uma oportunidade ímpar para nos unirmos e conhecermos mais a realidade da Psicolo-gia Brasileira. Percebemos como os recém-formados desconhecem a grande questão da profissão e a Mostra será fundamental para unir ainda mais a categoria.” – Jameson Pe-reira silva, psicólogo.

“A 2ª Mostra terá o papel fundamental de divul-gar mais a profissão, que é jovem ainda, além de tra-zer inovações técnicas e científicas. A presença dos psicólogos do estado é importante porque estamos vivenciando uma fase de transição. Há dois anos fo-mos desmembrados da região três da Bahia e estamos começando a ter uma cara da Psicologia sergipana. Por isso, o evento é mais uma forma de mostrar como es-tamos trabalhando e ver também como os outros CRPs estão atuando.” – Naldson Melo santo, psicólogo.

“Fui para a 1ª Mostra e me surpreendi, não achei que fosse ter tamanha propor-ção. Certamente a 2ª edição será maior, irá expor as nossas práticas e será uma experiência muito rica para a profissão. Tenho incentivado profissionais do meu estado a participar do evento, especial-mente, pela oportunidade de mostrar o que estão fazendo em Sergipe.” – Maria lúcia de oliveira, psicóloga.

Page 31: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

31

alagoas

“A 2ª Mostra é muito importante para a Psi-cologia no Brasil. A 1ª Mostra foi um corte im-portante, pois existe uma Psicologia de antes e depois da 1ª Mostra, por isso a importância da 2ª Mostra, para vermos o que está sendo feito de novo no Brasil. Fiquei muito empol-gado com a 1ª Mostra e espero que a 2ª seja igual ou melhor. Nós psicólogos brasileiros e alagoanos devemos participar da psicologia do Brasil, para termos consciência crítica e para contribuir no avanço da Psicologia social brasileira e latino-americana”. lourenço lei-rias – Psicólogo

“É um evento importante para o desen-volvimento do psicólogo, para mostrar o que está sendo feito na sociedade, o que tem sido feito para além da clínica, já que agora o psicólogo esta presente em todas as áreas. Espero ver o que os colegas estão fazendo em termos de trabalhos, a reunião de todos os psicólogos e a aprendizagem com as trocas de cada um. Para mostrar o que o estado de Alagoas está fazendo na área da Psicologia irei apresentar um trabalho na área de emer-gência e desastres”. izaura Brito – Psicóloga

Jorge BRAZIL

Page 32: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

32

“Comemorar 50 Anos não é pouca coisa! É o maior encontro da Psicologia brasileira! Uma oportunidade de compartilharmos e apren-dermos com as muitas práticas desenvolvi-das por profissionais, estudantes, professores e pesquisadores em Psicologia no país. Uma oportunidade para o encontro com práticas, valores, jeitos, formas de pensar diferentes e interessantes. Uma oportunidade para diálo-gos, conversas e encontros. Estamos prepa-rando alguns trabalhos vinculados à inserção da Psicologia na Atenção Primária em Saúde, desenvolvidos conjuntamente com profissio-nais e equipes de Unidades Básicas de Saúde de Maceió”. Jefferson Bernardes - Psicólogo

“A importância da 2ª Mostra é a do reconhecimento do fazer do psicólogo, o mapeamento deste fazer e a confirmação da importân-cia dessa ciência para as pessoas. Espero reencontrar velhos amigos, atualizar conhecimentos e fazer uma grande festa da Psicologia. Os psicólogos alagoanos fazem parte dessa construção de saberes e de-vem participar da Mostra, pois são parte da história da Psicologia no Brasil”. sílvia teixeira de lima – Psicóloga

“Nosso país, em seu imenso território, con-tém uma multiplicidade de realidades e grande diversidade de expressões culturais. Somos um povo criativo e as peculiaridades de cada ex-periência local serão uma pedra bem preciosa nesse mosaico que a 2ª Mostra de Psicologia está construindo. Não tenho dúvida de que será uma rica experiência, tanto informativa quanto motivadora e integradora para nossos psicólo-gos como também de outros países interessa-dos em divulgar seus trabalhos e conhecer os nossos”.Gilvaneide Malta Brandão – Psicóloga

“Tive o prazer de participar da 1 ª Mostra, a qual possibilitou um excelente diálogo entre os diversos fa-zeres da Psicologia no Brasil. Nesta 2ªMostra, acredito que estaremos escrevendo a história de uma Psicolo-gia mais forte, mais brasileira e mais libertária. Espe-ro poder trocar conhecimentos e práticas com outros colegas de todo o Brasil e ao mesmo tempo comparti-lhar nossas experiências profissionais realizadas aqui em Alagoas. Nós, psicólogos que atuamos em Alagoas estaremos, através de nossas práticas profissionais, le-vando nossas inquietações para a construção de uma psicologia mais humana e libertadora, escrevendo essa nova psicologia de hoje e principalmente de amanhã, uma psicologia resiliente como o povo nordestino!”. ro-cha Júnior - Psicólogo

“A 2ª Mostra é importante pois reúne os trabalhos dos colegas e nos faz ficar cientes dos trabalhos que estão sendo fei-tos sobre a atuação dos psicólogos. Daí a importância de descentralizar a Mostra, para que ela mostre também as práticas do Nordeste e Norte do país. Os psicólogos de Alagoas devem participar, mostrar o que estão fazendo e divulgar os trabalhos da região”. Fábio ribeiro - Psicólogo

“ A 2ª Mostra será um momento ímpar, onde profissio-nais e estudantes terão a oportunidade, nos 50 anos da nossa profissão, de participarem de um evento de gran-de relevância para todos nós. A nossa expectativa é de que muitos participantes inscrevam seus trabalhos e que possamos ver o que a Psicologia tem de novo nos seus métodos e técnicas. Nós, profissionais e estudantes que fazemos a Psicologia alagoana, devemos mostrar o que estamos fazendo, e em conjunto com as demais regiões brasileiras, propiciar uma visão geral de um país continen-te e uma aprendizagem ampla do que estamos fazendo”. Benedito raimundo arruda Cedrim – Presidente do Con-selho regional de Psicologia da 15ª região (al)

Page 33: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

região Centro-oeste

RR

PA

MT

TO

GODF

MS

MG

ES

RJSP

PR

SC

RS

AP

MA

PI

CERN

PBPE

ALSE

BA

AM

AC

RO

Page 34: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

34

distrito Federal

“A Mostra é muito importante para a Psicologia por duas razões: a primeira refere-se ao cenário atual da era do conhecimento, na qual a conectividade e as trocas de informações permeiam todas as nossas relações. A Mostra ocupa o espaço da “Gestão ampla do Conhecimento” em Psicologia, pois ela contempla a parte do ‘conhecimento tácito’, ou seja, a possibilidade da exposição do que se constrói em Psicologia no cotidiano e o que pode se trans-formar em conhecimento explicitado posteriormente. Uma segunda razão é para que os psicólogos conheçam a amplitude de possibilidades de nosso trabalho, que são imensuráveis. Espero que todos possam contemplar, na Mostra, o real espaço que a Psicologia já ocupa no nosso país e na vida das pessoas, seja no campo pessoal ou pro-fissional. Penso que é dever dos profissionais do DF parti-ciparem da Mostra pela proximidade que temos do espaço político, para ecoar e dar voz aos tópicos importantes que possam ser desvelados e criticados nesse encontro”. rosa-na dorio Bohrer – Psicóloga

“A Mostra é uma forma de mostrar como a Psicologia vem crescendo nesses 50 anos. Muitos espaços foram conquistados, a Psicolo-gia saiu dos consultórios e empresas e entrou também na Educação, Saúde, Justiça, Assis-tência Social... os psicólogos do DF devem par-ticipar para que os outros Estados conheçam o que se tem feito no DF e para que os psicó-logos tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho e conhecer, também, o trabalho dos colegas de outros Estados. É um espaço para compartilhar ações e conhecimentos”. renata leporace Farret – Psicóloga

“A Mostra será uma oportunidade para a categoria mostrar seus trabalhos, assim como os conselhos. Além disso, vai estimular mais a profissão e os profissionais. Minhas expectati-vas são as melhores possíveis, visto que a Mos-tra vai congregar pessoas de todo o Brasil, unir a classe e permitir que outras pessoas vejam essa união”. izanilde Menezes - Psicóloga

Luiz Gustavo Leme

Page 35: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

35

“A 2º Mostra será um importante evento para mostrar para o Brasil o que os psicólogos estão fazendo de novo e que contribuições po-dem dar para a sociedade. Espero que o even-to consiga chamar atenção não só dos psicó-logos, mas da comunidade em geral quanto à importância do trabalho da Psicologia no brasil. Os psicólogos da capital devem ir à Mostra não só para tomarem conhecimento das práticas, mas também para mostrarem o que esta sendo feito em Brasília”. Paulo de Melo – Psicólogo

“A 2ª Mostra será um resgate das situações de pesquisa que estão sendo desenvolvidas e irá torná-las públicas e mais visíveis. Além disso, a Mostra vai unir a categoria e será uma exce-lente oportunidade para nos reunirmos e conhecermos o trabalho das demais regiões. Será um momento bastante proveitoso e espero que os psicólogos se mobilizem. No DF nós temos várias universidades, uma atualidade diferen-te, e é importante a participação de todos para a cultura de integração da categoria”. Carla Bacarat – Presidente do Conselho regional de Psicologia da 1ª região (dF)

“A 2ª Mostra, evidentemente, vai dar visibilidade e transparência ao exercício do psicólogo e é fundamental em uma comemoração de aniversário da profissão. Esta é uma excelente forma de criar referências para os nos-sos colegas e, ainda, verificar nossa verdadeira inserção no mercado de trabalho e ao alcance de nosso fazer pro-fissional. Tenho a expectativa de ver os trabalhos mul-tiprofissionais acontecendo, de forma a revelar nossa inserção nas equipes e nossa habilidade de diálogo com outros campos de conhecimento. O DF precisa se envol-ver para garantir não apenas a troca de informações, mas principalmente a valorização do conhecimento que se produz no nosso contexto de trabalho. Contamos com excelentes profissionais em nossa região e teremos mui-to orgulho em inseri-los nessa Mostra nacional”. adriana Mayon Flores – Psicóloga

“A 2ª Mostra é muito importante no sentido de marcar o encontro da Psicologia em um só lugar, reunindo os trabalhos de psicólogos de todo os Brasil. Esperamos que conte com um grande número de trabalho de diferentes áreas, mostrando o campo de atuação da Psi-cologia, que é tão grande, e trazendo um pouco de cada área. É um momento histórico para a profissão e se os psicólogos do DF se ins-creverem e inscreverem seus trabalhos darão uma grande contribui-ção”. aryadne Muniz – Psicóloga

“A Mostra é importante para mostramos que estamos aqui, que a Psicologia existe em todas as áreas. Espero que o evento permita revelar as diversas faces da Psicologia brasileira e que com ela possamos nos reapresentar perante a sociedade brasileira. Que possamos mostra que apesar do predomínio da área clínica, atuamos em diversas frentes”. Álvaro Pereira da silva Junior – Psicólogo

Page 36: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

36

“A 2ª Mostra tem grande importância para a cate-goria, para a população em geral e para os gestores de Políticas Públicas. Para a categoria é importante para a troca de informações e experiências, pois são protagonis-tas da Mostra todas as pessoas que vão, cada psicólogo ajudando a construir a Psicologia brasileira. A população terá a oportunidade de enxergar os psicólogos nas áreas em que ele pode atuar e compreender melhor o fazer do psicólogo. Para os gestores, verão o que a Psicologia ofe-rece nas políticas públicas para incluir nos seus projetos nas próximas gestões. Espero grande participação dos psicólogos de todo o Brasil e do estado de Goiás, e que os goianos levem seus trabalhos, que têm muita criatividade e competência”. Heloiza Massanaro- Psicóloga

Goiás

“A 2ª Mostra oferece a possibilidade de discussão e problematização de práticas em Psicologia que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país. Com a ampliação dos cursos de Psicologia no estado de Goiás, tivemos um avanço significativo em relação ao ensino, extensão e pesquisa do conhecimento científico em nos-so Estado. Atualmente temos contribuições relevantes para serem apresentadas em âmbito nacional durante a Mostra”. Jordana Balduino – Psicóloga

“Não há como negar que a 2ª Mostra Nacio-nal de Práticas em Psicologia representa um grande desenvolvimento da Psicologia brasilei-ra, como ciência e como profissão, nos diversos campos de ação de psicólogas e psicólogos. Ex-pressa também a oportunidade de dar voz ao espectro dos diversos fazeres e saberes que, no seu conjunto, indicam o grande compromisso da Psicologia com a sociedade brasileira e com os direitos humanos. Espero que o evento seja um verdadeiro encontro (e reencontro!) com amigos e amigas, colegas de profissão e com a oportu-nidade de aprender com a experiência do outro. Em Goiás, são múltiplas as ações de psicólogas e de psicólogos, de grande valor profissional e impacto social, devendo as mesmas ser compar-tilhadas com os demais psicólogos brasileiros”. sebastião Benício da Costa Neto – Psicólogo

Page 37: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

37

“A 2ª Mostra coroa os 50 anos da profissão no país e é importante que não só os psicólogos e psicólogas, mas também as instituições de ensino, participem do evento, para que a nossa categoria se fortaleça ainda mais e mostre que a Psicologia é uma profissão do século 21. As minhas expec-tativas para a Mostra são as melhores; participei da 1ª Mostra Nacional com um trabalho sobre a companhia de teatro Senhoras do Cerrado e foi muito positivo. Espero que a categoria se mobili-ze e que cada um de nós, psicólogos e estudantes, participemos deste grande evento da Psicologia”.Wadson Arantes Gama – Presidente do Conselho regional de Psicologia da 9ª região (Go/to)

“Entendo que a 2ª Mostra será um espaço democrático em que todos os psicólogos e psicólogas poderão participar mostrando as suas práticas e um momento em que a Psi-cologia brasileira poderá ampliar a constru-ção de sua expressividade junto à sociedade. Acredito que o evento será um um avanço para o crescimento de uma Psicologia forte e atuante na sociedade e participar da 2ª Mos-tra significa participar da construção expres-siva e coletiva de nossa profissão”. Marnene soares de souza - Psicóloga

“A 2ª Mostra é importante para divulgar a Psicologia e mostrar o que tem sido feito para a sociedade de forma geral. É um momen-to de discussão, apresentação e reflexão das questões voltadas para a área. Os psicólogos de Goiás devem participar apresentando suas ações e trabalhos e mostrando o crescimento da profissão no Estado”. Wanderley de Paula Júnior - Psicólogo

“Este evento é uma forma de mostrar o que a Psicologia tem produzido em termos teóri-cos e práticos nesses anos todos, e como essa produção está respondendo às necessidades da sociedade contemporânea. Esse espaço de intercâmbio é fundamental, porque para entender a Psicologia humana a gente tem que fazer um diálogo com as singularidades regionais. A 2ª Mostra é importante para ha-ver esse diálogo entre as diferentes regiões e para entendermos os fenômenos do ponto de vista individual e universal e caminharmos no desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão”. Vannuzia leal – Psicóloga

Page 38: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

38

Mato Grosso

“A Mostra é um evento muito importante para a profissão no Brasil. Talvez o único mo-mento em que temos a oportunidade de nos en-contrar com a diversidade das práticas que têm sido produzidas no país. Foi uma excelente ideia comemorarmos os 50 anos da profissão apre-sentando para os próprios profissionais, estu-dantes e interessados o que temos feito. Temos muitas e boas expectativas para este evento. Esperamos conhecer pessoas novas, outros pro-fissionais e diferentes maneiras de se fazer psi-cologia, atuações inovadoras e interessantes. Os psicólogos e alunos de graduação em Psicologia de Mato Grosso devem participar da Mostra para conhecerem o que está sendo feito no País em áreas específicas de formas diferenciadas e para mostrar ao Brasil as diversas coisas que estamos fazendo para melhorar o exercício da profissão.” – Jane teresinha domingues Cotrin, psicóloga.

“O evento vai ser um retrato do trabalho que a Psicologia vem fazendo nesses 50 anos no Bra-sil. É, sem dúvida, um momento importante para termos essa fotografia da profissão no Brasil. Nós fazemos parte dessa Psicologia, o Mato Grosso é um estado distante dos grandes centros e esta é uma oportunidade para mostrar também os nos-sos trabalhos no exercício da profissão.” – Marisa Helena alves, psicóloga.

“A importância da 2ª Mostra é grande do pon-to de vista acadêmico, pois incentiva pesquisas por meio da possibilidade dos alunos da gradua-ção inscreverem seus trabalhos. É um momento histórico e muito importante para a Psicologia no Brasil.” – Paula Martins dos anjos, psicóloga.

Allan Patrick

Page 39: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

39

“A 2ª Mostra é importante porque é um mo-mento onde o Brasil inteiro estará reunido, além de ser uma oportunidade para discutir o que está sendo feito e a relação dessa produção com os 50 anos, acompanhando essa evolução. Estou muito curioso para ver o que os outros estados estão produzindo. A nossa presença é funda-mental para mostrar que o Mato Grosso está caminhando. Temos um processo muito recente de produção cientifica e muita coisa ainda tem que ser criada por nós. Esse momento será um norte nas nossas ações. Acredito que essa eman-cipação vai incentivar mais pesquisas no setor.” – luiz Guilherme araújo Gomes, psicólogo.

“A mostra vem contemplar um movimento dos psicólogos de todo o Brasil. Será um mo-mento de expor trabalhos e trazer o reconheci-mento do quanto nossa profissão tem avançado do ponto de vista social, dos direitos humanos, coletivos e o quanto tem se destacado em favor do bem comum. Existe uma grande mobilização tanto de profissionais e estudantes para parti-cipação no evento. Será um grande laboratório para alunos e professores.” – Maria aparecida de amorim, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma forma de apresentar para o Brasil todas as práticas que os psicólogos estão desenvolvendo em diversas áreas e ambientes nos quais a atividade se faz necessária. Vai ser o maior evento de Psicologia que já participei e acho que vai ser muito interessante, principal-mente para os estudantes. A presença de psicó-logos do estado é importante para destacar que existem muitas práticas atraentes nas comuni-dades.” – Fernanda insfran, psicóloga.

Jeff Belmonte

Page 40: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

40

Mato Grosso do sul

“A 2ª Mostra para mim, que completo 30 anos de profissão, é muito enriquecedora, pois vai tra-zer conhecimento da prática, além de proporcionar troca de experiências com outros psicólogos. Estou levando um trabalho sobre prevenção na área da violência doméstica e a minha expectativa é mos-trar meu projeto e aprender como esse trabalho está sendo feitos em outros estados, aprimorando meu conhecimento sobre o tema.” – sydnei Ferrei-ra, psicólogo.

“A 2ª Mostra possibilita à Psi-cologia uma maior visibilidade e importância. Acredito que vai ha-ver muita troca de experiências, exposições e trabalhos.” – euriclea azevedo Nogueira, psicóloga.

Ana Ge

“A Mostra é a grande vitrine do que temos produzido e vai colocar para a sociedade que a Psicologia não é mais aquela profissão de 1962, centrada na tríade escola/organização/clínica. A profissão cresceu e o evento vai trazer essa im-portância para nós, apresentando práticas de todo Brasil. Além disso, é uma oportunidade de mostrar aos outros estados e até para fora do país como a atividade tem sido exercida aqui no Mato Grosso do Sul.” – renan da Cunha, psicólogo.

“Considero a 2ª Mostra um marco na comemoração dos 50 anos de exercício profissional regulamentado no Brasil. O compromisso social da Psicologia poder ser identificado nas diferentes práticas que vêm sendo consolidadas há meio século, e esse é um espaço privilegiado de reconhecimento e interlocução dessa diver-sidade. Um evento que propõe articulação e consolidação de experiências em prol do bem comum. As mi-nhas expectativas são extremamente positivas. Relembro a participação na 1ª Mostra Nacional, há 12 anos, que foi uma experiência marcante, tanto pelo formato do evento, como pela ampla resposta das psicólogas e psicólogos brasileiros. Ainda que a nossa profissão seja considerada jovem, vislumbro a presença da diversi-dade brasileira e da resposta da Psicologia, com maturidade, às diferentes demandas sociais. A legitimação de práticas, ainda que pautadas em princípios, políticas e referências nacionais, apresentam, em cada região, suas especificidades. Considerando que as demandas são relativas a uma determinada realidade social que não é homogênea, a presença dos profissionais de Mato Grosso do Sul certamente mostrará a nossa marca, a nossa identidade.” – sandra amorim, psicóloga.

“A 2ª Mostra é o ponto culminante da nossa comemoração dos 50 anos. Nesse grande evento teremos a participação de todos psicólogos do Brasil, além das representações dos Con-selhos Regionais e de cada estado – enfatizando a riqueza de nossa profissão em cada região. A presença de profissionais do Mato Grosso do Sul é importante porque somos um bom nu-mero de psicólogos no estado e essa é uma oportunidade de mostrar nossa práticas ao País.” – Nanci sbalchiero, psicóloga.

Page 41: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

41

região sudeste

RR

PA

MT

TO

GODF

MS

MG

ES

RJSP

PR

SC

RS

AP

MA

PI

CERN

PBPE

ALSE

BA

AM

AC

RO

Page 42: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

42

são Paulo

“A 2ª Mostra tem um importante objetivo nas comemorações dos 50 anos ao possibilitar que, nós psicó-logos, possamos conhecer a diversidade da Psicologia enquanto ciência e profissão, as inúmeras formas de atuações nas diversas áreas sociais e institucionais. Será um momento de tomada de consciência do quanto a Psicologia cresceu e os desafios que teremos que enfrentar ao participarmos das políticas públicas e ao apresentarmos nossas contribuições às demandas sociais. Estou participando na condição de Conselheira Federal, da Comissão Curadora da Exposição ‘Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil’ que será exibida du-rante o evento. Esta exposição também estará nos 27 estados brasileiros e abordará os caminhos históricos percorridos pela Profissão no Brasil. A Mostra contará, ainda, com o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e as entidades da Psicologia Brasileira e de psicólogos e psicólogas representantes da Europa e América Latina. São Paulo vem protagonizando muitas ações importantes no sentido de inserir as contri-buições da Psicologia em muitas áreas sociais e institucionais. Assim, participar da 2ª Mostra é também co-nhecer os frutos dessa participação e ao mesmo tempo refletir quais os caminhos que deveremos continuar seguindo na Psicologia.” – Marilene Proença, psicóloga.

“A Mostra será o maior encontro que a Psicologia brasileira já realizou, uma grande festa dentro da programação dos 50 anos. Minha expectativa é que seja um evento representativo, com a participação de profissionais e estudantes de todos os estados, onde a interação, o diálogo e a troca sejam ferramentas para a construção de uma nova agenda para a profissão, voltada para uma sociedade mais democrática e solidária.” – Maria ermínia Ciliberti, psicóloga.

Marcos Leal

Page 43: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

43

“A 1º mostra de Psicologia foi um evento que marcou a história porque reuniu pessoas e trouxe a pos-sibilidade de compartilhar diversos saberes. Soube-se que a profissão possuía uma enorme diversidade e estava inserida na saúde, na educação, no trabalho com assentados, entre outros. A 2ª Mostra é importante porque nesses 50 anos a Psicologia brasileira continuou avançando no compromisso do bem comum. O evento também dá publicidade ao avanço das políticas públicas nas pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. A participação dos psicólogos de São Paulo é privilegiada pelo estado ser a sede do evento. A categoria não deve perder a oportunidade de ver o que a Psicologia tem produzido dentro e fora do nosso estado.” – andré leonardi, psicólogo.

“A 2ª Mostra tem um sentido muito especial: além de comemorar os 50 anos do reconheci-mento da Psicologia como profissão no Brasil, permitirá a troca de informações sobre saberes e fazeres dos psicólogos deste País afora. Os pro-fissionais de São Paulo não podem faltar, pois serão os ‘anfitriões’ do evento!” – ana Paula No-ronha, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma oportunidade para dar pu-blicidade e socializar as contribuições da Psicolo-gia para a sociedade, além de promover um olhar voltado para discutir o que podemos fazer juntos para avançar e crescer com base no compromis-so social. Entendo que a Psicologia de São Paulo e de outros estados atua em diversas políticas públicas e possui várias formas. O espaço é im-portante para fazer essa troca de experiências.” – lumena Furtado, psicóloga.

Noel Portugal

“A 2ª Mostra é importante porque o campo de trabalho da Psico-logia se ampliou bastante, então será um momento para divulgar os trabalhos que estão acontecendo agora. Todos devem participar.” – lúcia toledo, psicóloga.

Page 44: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

44

espírito santo

“São 50 anos de atividades variadas, 50 anos de muita teoria e prática que se encontram e se distanciam em certos momentos. A 2ª Mostra poderá captar diversas linhas teóricas, atuações, olhares. Além disso, será uma oportunidade para mostrar o que estamos produzindo como profissio-nais. Apresentar desde o psicólogo do interior até o da capital, isso faz da Mostra algo diferenciado. Aqui no Espírito Santo produzimos coisas diferen-tes ressaltando a identidade capixaba. Podemos ser referência para alguns estados. A Mostra é uma oportunidade dos psicólogos mostrarem o que eles tão fazendo dentro nos consultórios, empresas, hospitais, escolas, na psicologia do esporte.” – an-dréa Nascimento, psicóloga.

“Participei da 1ª Mostra e percebi, ao vivo, a importância política desse grande evento para nossa profissão, com trabalhadores da Psicologia de todo o Brasil mostrando suas experiências e práticas. Foi um momento grandioso para nossa categoria. Tenho certeza que a 2ª Mostra será mui-to mais intensa e revelará para o Brasil trabalhos criativos e inovadores de psicólogos e psicólogas, mostrando a prática de uma Psicologia ativa e consciente com papel social e histórico.” – Pedro Márcio Brandão, psicólogo.

Prefeitura de Vitória / Victor Nogueira

Page 45: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

45

“O evento é muito importante porque é uma oportunidade para compartilhar as práticas em Psicologia, além de ser palco para articulação das pessoas que estão se formando na área – que precisam ter conhecimento da prática pro-fissional. É uma profissão que ainda está mos-trando sua identidade e suas ferramentas para enfrentamento das questões sociais.” – Mônica Cola, psicóloga.

“A 2ª Mostra é importante para apresentar os alcances e a abrangência da Psicologia no Bra-sil, inclusive em áreas que não possuem tanta visibilidade. O Espírito Santo, apesar de ser um estado pequeno, tem diversas regiões bem va-riadas e vai mostrar com certa abrangência a di-versidade de trabalhos dos psicólogos.” – Felipe Kosloski, psicólogo.

“A 2ª Mostra vem para retificar toda a prá-tica nacional da Psicologia e também provar o trabalho de desenvolvimento que a profissão tem no Brasil. O Espírito Santo pode contribuir para o aperfeiçoamento da atividade apesar de ser um estado pequeno. Irá mostrar muitas inovação diversidades e questões culturais.” – Hildicéia affonso, psicóloga.

“A 2ª Mostra será um espaço de grande in-teração e troca das práticas. Acredito que a di-vulgação dos trabalhos na área poderá ajudar no aprimoramento da Psicologia brasileira. Será uma boa oportunidade para mostrar a Psicologia capixaba e ampliar a atividade no estado.” – emí-lia Barbarioli, psicóloga.

Prefeitura de Vitória / Victor Nogueira

Page 46: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

46

Minas Gerais

“Será um momento de encontro entre profis-sionais, marcado por trocas de experiências nos diversos cantos do Brasil. Também será uma oportunidade para que a sociedade possa apreciar de perto o que está sendo feito no dia-a-dia do psicólogo. Minas Gerais é um estado que tem um número significativo de psicólogos, com experiên-cias importantes nas políticas públicas e partici-pação em projetos muito criativos e interessan-tes.” – Humberto Verona, presidente do CFP.

“A 2ª Mostra é um marco de comemoração im-portantíssimo dos 50 anos da Psicologia no Bra-sil. Espero que o evento reúna diversos psicólogos e consiga agregar as várias práticas no âmbito da profissão, mostrando ao Brasil as características da Psicologia regional. Minas Gerais tem um núme-ro significativo de profissionais atuando na área, dispostos a contribuir para o sucesso da Mostra.” – Celso renato silva, psicólogo.

“A 2ª Mostra é uma iniciativa excelente principalmente por ser uma oportunidade de compartilhar e dar visibilidade aos trabalhos da área. Temos um CRP bastante ativo em Minas Gerais e nossa expectativa é que nossas ações ganhem mais visibilidade, como as internações compulsórias e as políticas de enca-minhamento dos viciados em drogas. Temos muito trabalho sendo construído a respeito da saúde mental que precisa ser divulgado.” – Carla Perdigão, psicóloga.

Edy Luigi

Page 47: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

47

“A Mostra traz a diversidade das ações do psicó-logo em todas as áreas de atuação, especialmente naquelas políticas e sociais. O profissional de hoje sai da configuração do sujeito que está inserido em consultório e passa a atuar em espaços mais am-plos, a exemplo da defesa social. Espero que o even-to sirva para que a sociedade compreenda melhor as atribuições dos psicólogos, cada vez mais com-plexas e distintas.” – Welliton ribeiro, psicólogo.

“A principal importância da Mostra é apresen-tar diversidade das práticas da Psicologia de hoje e do conhecimento científico que permeia a profis-são. O evento servirá também para aproximar os psicólogos da sociedade. A presença dos profissio-nais do estado ressalta ainda mais o exercício da profissão.” – Vera lúcia rodrigues, psicóloga.

“O evento é importantíssimo para legitimar a diversidade do fa-zer e a competência dos profissio-nais da área. Os psicólogos minei-ros têm uma produção muito rica, são atuantes e estão a par do que é discutido no âmbito da Psicologia.” – Kelly dias Vieira, psicóloga.

“A 2ª Mostra é uma oportunida-de para ver o que os psicólogos vêm construindo no Brasil em relação às possibilidades de trabalhos e in-tervenções na sociedade, além de colocar o conhecimento da Psicolo-gia a serviço da população. Nesses 50 anos os psicólogos têm muito a mostrar acerca de suas inúmeras contribuições.” – Marta elizabeth de souza, psicóloga.

Page 48: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

48

rio de Janeiro

“A importância da 2ª Mostra está na construção de um outro olhar para a Psicologia. A profissão tem sua historia inicial marcada por práticas individualistas e hoje ganha um colorido, uma abrangência muito maior. A psicologia hoje é vista enquanto prática social e política de transformação da sociedade. Neste sentido, a Mostra é importante para que as pessoas digam o que estão fazendo e troquem suas experiências, para ratificar esta nova configuração que a Psicologia vem ganhando na contemporaneidade.” – Lygia Santa Maria Ayres - Presidente do Conselho regional de Psicologia do rio de Janeiro (5ª região).

“A Mostra constitui um importante espaço para que as experiências libertárias da Psicologia venham à luz e “contaminem”, com sua eventual potência, os que julgam impossível mudar o presente. Às vezes, dema-siado encantados com nossas atividades acadêmicas, esquecemos que o psicólogo é predominantemente um “praticante”, inserido em uma infinidade de âmbitos institucionais. Acredito que a Mostra receberá muitas contribuições e facultará novas alianças – além, decer-to, de exibir confrontos e conflitos entre modos de viver, de atuar, de subjetivar-se, de se relacionar com os de-mais.” – Heliana Conde – Psicóloga

“A 2ª Mostra vem tornar visível o que os psicólogos têm produzido nes-tes 50 anos e com ela será possível tor-nar este marco, que foi a regulamenta-ção da profissão, público e visível para toda a sociedade. O evento será mais que a exposição de trabalhos, mas um espaço de trocas que vai permitir que as práticas sejam repensadas e que tornará possível construir e criar novas práticas da Psicologia no Brasil.” – Pe-dro Paulo Bicalho – Psicólogo.

Hector Garcia

Page 49: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

49

“O Rio de Janeiro está ligado na Mostra, que é uma oportunidade para tirar da invisibilidade as práticas pro-fissionais da Psicologia num estado foco da sociedade de controle e do bio-poder.” – roseli Goffman – Psicóloga.

“A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia está sendo organizada para todos nós implicados com o desenvolvimento da profissão e com a viabilização de políticas públicas que contribuam tanto para a melho-ria das práticas psicológicas, quanto para a realidade dos serviços de atendimento à população brasileira. Contribuir é enfrentar desafios. A construção da Psico-logia é feita no cotidiano de trabalho e nos fóruns cole-tivos de discussão. Essa é uma oportunidade, traga sua experiência!” – Marisa lopes da rocha – Psicóloga.

“A importância da 2ª Mostra é enor-me, pois é um dispositivo do Sistema Conselhos para organizar o sistema de práticas da Psicologia e de mostrar no-vas oportunidades de atuação que não estão escritas em lugar nenhum. É tam-bém a oportunidade dos psicólogos fa-zerem ponderações do que estará sendo apresentado e retornarem para sua prá-tica com essas reflexões. Espero que esta Mostra seja uma segunda ocasião de rever e reconhecer novas práticas e es-timular os profissionais da área.” – diva lúcia Conde – Psicóloga.

“Considero muito importante esse evento porque a Psicologia hoje já não está mais só nos consultó-rios particulares, como há 50 anos; ela se expandiu em vários setores da sociedade, produzindo uma grande diversidade de práticas. A 2ª Mostra, portan-to, é o momento e espaço para os profissionais e alunos apresentarem essa diversidade de experiên-cias da Psicologia no contemporâneo, trocar experi-ências com os colegas dos estados e qualificar sua prática profissional. Estou preparando um trabalho para inscrição tanto na Mostra Regional como na Nacional sobre minha experiência no campo da psi-cologia jurídica. O Rio de Janeiro, assim como al-guns outros estados, tem sido vanguarda em várias ações e lutas da psicologia e por isso precisamos estar presentes nesses momentos.” – Maria Márcia Badaró – Psicóloga.

“A realização de um evento como este é muito potente no sentido de colocar em análise a Psicologia que temos realizado hoje, ao fazer circular intervenções e prá-ticas que estão acontecendo em todo o país. O Rio de Janeiro tem muito a con-tribuir na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, uma vez que vem fomen-tando evento parecido com discussões riquíssimas com profissionais dispostos a problematizarem coletivamente aqui-lo que vêm realizando em suas práticas cotidianas. Estou muito animada com a possibilidade de fazer parte deste mo-mento tão importante para a história da Psicologia no Brasil e já estou preparan-do o trabalho que vou inscrever.” – Kely Cristina decotelli – Psicóloga.

“A importância da 2ª Mostra é enorme. Trata-se de uma oportunidade para que sejam apresentadas atua-ções, algumas já reconhecidas no campo da Psicologia, e revisitadas por novas questões, e outras inovadoras, muitas ainda em processo de construção. Espero que esta Mostra, na qual se comemoram os 50 anos de regu-lamentação da profissão, possa ser um cenário acolhe-dor para os muitos protagonistas que cotidianamente levam a cabo sua prática profissional, implicados com uma Psicologia que deve reafirmar sempre seu compro-misso social. Acredito que os psicólogos do Rio de Ja-neiro, com sua tradição de combatividade, muito terão a contribuir com seus trabalhos para o enriquecimento da Mostra.” – silvia ignez – Psicóloga.

Page 50: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

50

“A 2ª Mostra será uma grande oportunidade das pes-soas atualizarem sua produção na área e de saberem o que está sendo feito de novo na Psicologia. Espero que a Mostra possa receber boas contribuições e que as pessoas tenham a oportunidade de ver as práticas po-sitivas que estão sendo realizadas.” – Mary Lee Santos Silva – Psicóloga Psicoterapeuta.

“A Psicologia, nestes 50 anos, to-mou muitos rumos e foi se diversifican-do no país inteiro, produzindo práticas das mais distintas em variados setores. A importância da Mostra é esta: dar vi-sibilidade às diferentes possibilidades de atuação do psicólogo, promovendo o encontro entre o diverso na profissão. No Rio de Janeiro, a Psicologia traz uma discussão muito forte no campo de direitos humanos, sendo por isso muito rico que psicólogos fluminenses contribuam com a 2ª Mostra.” – Flavio rangel – Psicólogo.

“A história da Psicologia, arrisco dizer, não é inteiramente digna de comemora-ções. Talvez, justamente por isso, uma mostra de práticas em Psicologia pareça tão fundamental. Há que se colocar em questão como vêm se dando as interven-ções praticadas por psicólogos e quaisquer interessados no campo de saber em ques-tão. A potência de um evento como este é a do esforço pelo não esquecimento. Não deixar esvanecer o que se fez, para não esquecer do que se foi, para não ignorar o que se viu. Tomar esse encontro como a produção de memória.” – Bruno Giovanni rossotti – Psicólogo.

“A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia está sendo organizada para todos nós implicados com o desenvolvi-mento da profissão e com a viabilização de políticas públicas que contribuam tan-to para a melhoria das práticas psicológi-cas, quanto para a realidade dos serviços de atendimento à população brasileira. Contribuir é enfrentar desafios. A constru-ção da Psicologia é feita no cotidiano de trabalho e nos fóruns coletivos de discus-são. Essa é uma oportunidade, traga sua experiência!” – Marisa lopes da rocha – Psicóloga.

“A 2ª Mostra possibilita dar visibilidade ao tra-balho dos psicólogos, em suas diversas práticas, permitindo a discussão e o aprofundamento de temas fundamentais para a Psicologia, tais como: a psicologia está a serviço de quem? Quais são as maiores demandas por psicólogos e por que esta demanda ocorre? Quais são os atores envolvidos na formação e propagação da Psicologia como campo do saber? Enfim, a 2ª Mostra pode nos capacitar a reconhecer os rumos que a Psicologia tomou nestes 50 anos de sua existência em nosso país.” – ana Cláudia Monteiro – Psicóloga.

Page 51: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

região sul

RR

PA

MT

TO

GODF

MS

MG

ES

RJSP

PR

SC

RS

AP

MA

PI

CERN

PBPE

ALSE

BA

AM

AC

RO

Page 52: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

52

santa Catarina

“A 2ª Mostra vai possibilitar uma ava-liação em relação a evolução da Psicologia. Vamos poder refletir um pouco sobre a atu-ação do psicólogo e será uma oportunidade para que a população conheça a atividade e o trabalho desses profissionais. Será um momento oportuno para qualificar o campo da Psicologia.” – Claudia Cruz, psicóloga.

“A 2ª Mostra será importante para os pro-fissionais poderem conhecer as diversas áreas que estão sendo desenvolvidas na Psicologia. Os profissionais catarinenses devem partici-par do evento para promover o intercâmbio de experiências e mostrar a identidade da Psico-logia local.” – rosmelda tonick, psicóloga.

Zion PhotoGráfico

Page 53: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

53

“A 2ª Mostra é o marco dos 50 anos, onde teremos a oportunidade de constatar a gran-deza da Psicologia. Participei da 1ª Mostra, foi um espaço fantástico de aprendizagem, criatividade e compartilhamento. Acredito que esta segunda edição será ainda maior, com trabalhos de muita qualidade expres-sando o quanto a profissão tem ocupado os espaços como tem sido produzida com ética, criatividade e respeito pelo cidadão. As psi-cólogas e psicólogos de Santa Catarina têm muito a contribuir e mostrar para o Brasil possuem excelentes práticas profissionais que merecem ser compartilhadas.” – deise Nascimento, psicóloga.

“A 1ª mostra foi uma experiência para ver a potência da Psicologia e a multiplici-dade da profissão. Esta segunda edição tem o sentido de consolidar algumas discussões mais afundo e, ao mesmo, tempo discutir algumas questões da atividade atual de for-ma interdisciplinar. A participação dos psi-cólogos do estado é importante para acom-panhar esse movimento, as discussões, as demandas emergentes e ampliar visões, consolidando o compromisso com a profis-são.” – liane Keitel, psicóloga.

“A 2ª Mostra será fundamental para dar um novo direcionamento para os psicólo-gos, uma oportunidade para obter conhe-cimento sobre novas formas de trabalho e inovações da profissão. Santa Catarina possui muitos profissionais atuantes com trabalhos que podem servir como referência para outros estados, tanto como as políticas públicas como os consultórios.” – Paulo Zul-mar Panatta, psicólogo.

“A 2ª Mostra será o grande momento da Psico-logia brasileira. Demonstra a maturidade da pro-fissão ao mesmo tempo em que estabelecerá um espaço para se revisitar a história da atividade. Colocará em destaque a diversidade das práticas em Psicologia na construção do bem comum, pos-sibilitando compartilhar e avaliar o que está sen-do produzido neste campo de contínua criação e transformação. Minhas expectativas para o even-to são as melhores. O CRP-12 está organizando uma Caravana para participação no evento, com-posta por psicólogos, psicólogas, estudantes de psicologia e conselheiros. Inscreveu três vídeos e sete pôsteres, contemplando a temática da Psicologia nas Emergências e Desastres, Política Nacional do Idoso, Democratização da Comunica-ção, Direitos Humanos e Especialidades em Psico-logia.” – Marilene Wittitz, psicóloga.

“A 2ª Mostra será uma oportunidade para os psicólogos explanarem suas formas de tra-balho e as suas contribuições para a socieda-de brasileira.” – Júlio schruder, psicólogo.

Page 54: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

54

rio Grande do sul

“A 2ª Mostra é fundamental para divulgar a di-versidade dos psicólogos do Brasil inteiro e mostrar a diversidade de ações destes profissionais, para que eles se conheçam e se descubram como uma cate-goria nacional, presente em todo o país”. loiva dos santos leite – Psicóloga

“A 2ª Mostra é uma oportunidade para compreen-der o panorama atual da Psicologia e o evento pro-mete ser um marcador importante do 50º da profis-são, um ponto de encontro de diferentes campos de atuação e marco balizador do futuro da Psicologia. Os psicólogos e psicólogas do RS terão uma oportunida-de chave para dar a conhecer o trabalho desenvolvi-do aqui, além de contatar a produção da Psicologia nacional em outros contextos e realidades”. adolfo Pizzinato– Psicólogo

“A Mostra é um espaço de socialização de saberes, além de ser uma forma criativa de expressar as diversas práticas dos psicólogos e psicólogas em âmbito nacional. Espero um espaço dialógico, inventivo e de troca, onde possamos sair contagiados por ideias novas”. aline Hernandez – Psicóloga

“A 2ª Mostra é um espaço de comemora-ção e ela nos ajuda a retomar memórias para que possamos repensar a profissão, buscar momentos de combinação coletiva, ver e pensar o presente a partir de uma marca do passado que são os 50 anos, que para nós é um tempo breve e intenso. O RS deve parti-cipar desta Mostra pois tem uma grande tra-dição de construção da Psicologia”. Helena scarparo – Psicóloga

“A 2ª Mostra é importantíssima para publicizar o que vem sendo feito e pesquisado no universo psi, que em 50 anos tem provocado reflexões e mudanças significativas na construção das práticas, em especial na inserção dos psicólogos nas políticas públicas. Vejo na 2ª Mostra mais um momento rico de conheci-mento, de trocas ,pois nunca sabemos o suficiente, e frente às exigências da produção subjetiva contem-porânea precisamos estar atualizados. A Mostra nos possibilitará ver, sentir as formas criativas de como os psicólogos brasileiros têm ‘inventado’ para, também como cidadãos, contribuir para uma sociedade ética, justa e solidária”. - Maria de Fátima Fischer - Psicóloga

P*p (away)

Page 55: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

55

“A 2ª Mostra é uma oportunidade de apresen-tarmos a Psicologia que estamos construindo nesses 50 anos de profissão no Brasil e que, es-pecialmente nos últimos 20 anos, está presen-te em diferentes campos de atuação e em uma extensa gama de práticas. A Psicologia brasilei-ra tem se mostrado cada vez mais inventiva e espero ver esta diversidade de práticas presen-te neste grande encontro que se fará uma fes-ta, com a presença de representantes de todos os estados brasileiros. Os(as) Psicólogos(as) gaúchos(as) não vão ficar fora deste momento histórico. Vamos estar lá, com muitas caravanas e com a energia que caracteriza nossa região!” Vera Pasini – presidente do Conselho regional de Psicologia da 7ª região (rs)

“Comemorar os 50 anos de nossa profissão não significa rememorar o nosso passado. A atual Mostra Nacional opera como um tes-temunho vivo da história de nosso presente, evidenciando as múltiplas direções de nossas práticas como uma abertura do espaço cien-tífico em que atuamos para aquilo que, ante-riormente, constituía-se apenas como um im-pensado. O sucesso da Mostra se dá também por sua potencialidade de agir intensivamen-te , como se estivéssemos numa Biblioteca gigantesca, ou em visitação a algum arquivo dos saberes e das práticas da humanidade e ver o que podemos selecionar para os passos do dia-a-dia”. Tânia Mara Galli – Psicóloga

“A 2ª Mostra será um importante espaço de divulgação dos trabalhos da Psicologia e uma forma de mostrarmos o que se faz no Rio Grande do Sul em relação à Psicologia. Com a Mostra, teremos uma grande oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos dos psicólogos e propiciar intercâmbios de conhecimentos”. Maria da Graça Jacques – Psicóloga

“A Mostra pretende ser um grande fórum de discussão das práticas de Psicologia e um espaço de discussão dos profissionais. Será um momento para apresentar novos modos de intervenção, de reinvenções dos fazeres de psicologia, de socialização das práticas cotidianas em saúde metal, de potencializa-ção das micropolíticas em Psicologia”. letícia Quarti soares - Psicóloga

“O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Psicologia como Profissão, e esta 2ª Mostra é não só uma celebração, mas um depoimento dos grandes avanços sociais e tecnológicos des-ta ciência. É um feliz ensejo para a divulgação dos muitos serviços oferecidos por psicólogos ao público em geral, e uma oportunidade para os profissionais não só apresentarem, mas toma-rem conhecimento e conviverem com inovações trazidas pelos colegas. O Rio Grande do Sul esta-rá presente com muita força na 2ª Mostra não só pelas suas contribuições históricas à formação do psicólogo no Brasil, mas pelas suas práticas inovadoras e atenção às relações entre ciência e profissão”. William Gomes – Psicólogo

“A Mostra, possivelmente, será uma fotogra-fia da Psicologia atual no Brasil. Um país com tantas singularidades em suas regiões também produz práticas que tentam dar conta da diversi-dade do nosso povo. Desde a 1ª Mostra muito se percorreu na nossa profissão e com esta teremos a certeza de que o nosso trabalho nunca se esgo-ta mas, deve sim, estar sempre se atualizando. A Mostra será para muitos a possibilidade de perceber que quando achamos que já tentamos de tudo, alguém, em algum lugar, conseguiu de uma forma inusitada ter êxito em determinada questão”. Melissa Classen – Psicóloga

Page 56: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

56

Paraná

“A 2ª Mostra é um marco histórico, pois conta a história da Psicologia para os profissionais que atuam há muito tempo e fizeram parte desta história e também para os jovens que estão conhecendo a história agora. Espero que a Mostra retrate esta história da Psicologia como ela começou e reviva seus marcos. Além do conhecimento deste desenvolvimento histórico e da comemoração dos 50 anos, acredito ser um grande momento para a categoria se unir e prestigiar a profissão”. - Carolina de souza Walger – Psicóloga

“A 1ª Mostra de Práticas foi o primeiro evento de cunho científico em que eu apresentei minha pesquisa de mes-trado; foi uma troca super valiosa que me fez crescer pro-fissionalmente e, claro, pessoalmente. A troca de saberes com colegas e estudantes de Psicologia de todo o Brasil agencia a real potência do fazer Psicologia no Brasil na atualidade. Comemorar os 50 anos da profissão trocando experiências regionalizadas e inovadoras é imperdível, e indispensável para a nossa profissão. O Paraná é precur-sor em várias práticas inovadoras em políticas públicas e na capacitação sobre diferenças e gêneros. Isto tudo não deve ficar guardado só para o Paraná, deve ser dissemina-do para todos os cantos do Brasil, e a Mostra com certeza terá representantes de cada um dos diferentes e diversos e singulares cantos da Psicologia brasileira”. - danielle Jardim Barreto – Psicóloga

“A 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia traz mais uma oportu-nidade para dar visibilidade à Psico-logia, ajudando a construir a sua his-tória e inovações. A participação dos psicólogos paranaenses deve contri-buir além de sua prática cotidiana, ética e fundamentada na ciência psicológica, com a Mostra Nacional, dando visibilidade à produção cientí-fica paranaense à Psicologia brasilei-ra”. - João Baptista – presidente do Conselho regional de Psicologia da 8ª região (Pr)

Marcus rg

Page 57: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

57

“Espero que a 2ª Mostra possa refletir o tra-balho dos psicólogos no decorrer da história, os traços destes 50 anos, desde sua regulamenta-ção profissional. E espero que os profissionais de hoje possam perceber o que a história lhes pro-porcionou. Nossos erros e acertos; a influência da política nas práticas. É o momento para que os psicólogos do Paraná exponham aos colegas de outros estados e à população o que temos produzido”. - sergio luis Braghini - Psicólogo

“A Mostra de Práticas em psicologia é um marco, em especial este ano que comemora-mos 50 anos de lutas, avanços e conquistas. Há muito a compartilhar e este é um dos mo-tivos maiores que nos leva a estar presentes no evento. Celebrar a Psicologia brasileira e seus feitos e refletir sobre os desafios que ora nos são postos em prol de uma sociedade melhor! Este é também um momento de en-contros, de aproximar realidades e conhecer diversidades. Realidades e diversidades estas que compõem a diversidade geográfica, étnica e social de nosso País. Portanto, é mister que unamos força em prol de mudanças necessá-rias às quais a Psicologia tem muito a contri-buir!” - diocleide silva – Psicóloga

“A Mostra será um momento importante de reflexão acerca do caminho que trilhamos na constituição das nossas práticas, bem como dos caminhos que se abrem e se con-solidam neste momento histórico no inte-rior das maiores políticas públicas do nosso país, um marco na Psicologia do Brasil e da América Latina. Imagino que este evento re-úna um coletivo de profissionais, formadores e alunos de todos os cantos do país que es-tejam interessados em discutir, apresentar e observar o que acontece hoje na academia, nos serviços públicos e nos espaços priva-dos”. - alayde digiovanni– Psicóloga

“A 2º Mostra, será uma oportunidade de atu-alização onde será possível acompanhar novos trabalhos, pesquisas e projetos que estão sendo desenvolvidos. A psicologia cresceu muito nos últimos anos no Paraná e vem ganhando espaço em várias áreas, e devemos participar e contri-buir para este crescimento!” - amarilis Woznia-ck Falat – Psicóloga Psicodramatista

“Tendo participado no ano 2000 da 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia e me encan-tado com a diversidade de relatos de experiência e com a riqueza dos intercâmbios possibilitados, aposto numa 2ª Mostra ainda mais alegre e esti-mulante. O tema do evento - “Compromisso com a construção do bem comum” - representa mui-to bem qual é a ciência que queremos produzir: uma Psicologia solidária, voltada às necessida-des e desejos da sociedade brasileira. Certamen-te a 2ª Mostra será um espaço singular para a comemoração dos avanços conquistados nestes 50 anos de percurso profissional”. - adriana Pellanda Gagno – Psicóloga

“A Mostra é uma oportunidade de levar à sociedade como a Psicologia pode trazer bene-fícios à comunidade e aos indivíduos em sua saúde mental, bem como uma oportunidade dos colegas mostrarem seus trabalhos de pesquisas, experiências e de desmistificar que todos os ci-dadãos tem o direito de cuidar de si, haja visto o lugar que o psicólogo tem ocupado em varias politicas públicas, especialmente no SUS e na Assistência Social. Nós, os psicólogos do Paraná, devemos participar da Mostra pois tem sido fei-tos muitos estudos e experiências que precisam ser divulgados e agregados ao saber cientifico”. - anaides Pimentel da silva orth - Psicóloga

Page 58: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia