29/07/2015 - variedades - edição 3.151

8
Cultura, diversão e entretenimento Quarta-feira, 29 de julho de 2015 O sabor da colônia direto em sua mesa As novidades do seu artista favorito Amor Líquido traça um perfil das relações Confira quem foi presença nos eventos GABRIELA BOESEL Nelson Rubens Literatura Social Página 6 Contracapa Páginas 4 e 5 Página 3

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

VariedadesCultura, diversão e entretenimento

Quarta-feira, 29 de julho de 2015

O sabor da colônia direto em sua mesa

As novidades do seu artista favorito

Amor Líquido traça um perfil das relações

Confira quem foi presença nos eventos

GA

BRIELA BO

ESEL

Nelson Rubens Literatura Social

Página 6 Contracapa Páginas 4 e 5

Página 3

Page 2: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

22 Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Além da

De perto todo mundo é estranhoTodo mundo tem suas esquisitices de vez em quando. O

ser humano costuma seguir padrão de normalidade, mas todo mundo faz umas coisas estranhas. Segundo uma pes-quisa apresentada no site da revista Exame, o motivo para isso é muito simples: nós somos humanos, e humanos po-dem ser assim. Rir em situações inapropriadas. Vontade de morder e apertar coisas fofas. Fascinação por psicopatas (tanto que séries tipo Dexter e filmes como Hannibal fazem sucesso). Mas todos esses comportamentos que nós mes-mos achamos diferentes e às vezes nos envergonhamos, são cientificamente explicados. Ainda bem!

Sabe aquele momento em que não conseguimos segurar a risada quando vemos um tombo alheio? Na verdade, segun-do a ciência, quando vemos a cena, nosso corpo passa por um estresse emocional e usa a risada para aliviar um pouco a tensão. Essa também é uma forma de informar à nossa tribo que, apesar de a pessoa estar envergonhada, ela não se machucou muito e que está tudo bem. São apenas nossos instintos agindo.

Ainda bem que os bebês não entendem tudo o que nós fala-mos. Se entendessem, provavelmente fugiriam para um lugar bem seguro e ficariam longe das ameaças como “vou morder

essa coisa fofa”, ou “vou apertar taaanto, mas taaanto”. Vale o mesmo para filhotes de qualquer outra espécie. Existem duas hipóteses para essa reação. A primeira delas é que as redes de sensação de prazer estão se cruzando no nosso cérebro. Quando vemos uma coisa fofa, o cérebro solta uma descarga de dopamina, a mesma de quando comemos alguma coisa deliciosa. A outra hipótese tem a ver com os nossos antepas-sados pré-históricos. Brincar de morder é um hábito comum entre mamíferos. Essa brincadeira é uma forma de estreitar os laços sociais. Isso pode explicar a nossa vontade de morder coisas com as quais temos laços afetivos.

Se nós não adorássemos os psicopatas, os filmes do Han-nibal Lecter, Psicose e a interminável série de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado não teriam sido metade do sucesso que foram. Sabendo mais sobre eles, nós saímos da nossa própria consciência e entramos na mente de alguém que só pensa estritamente em si mesmo. Nossa queda por esses lunáticos é similar à nossa atração por filmes de terror ou por montanhas russas: às vezes, só gostamos de tomar uns sustos, que soltam uma descarga de neurotransmisso-res, liberando uma sensação de prazer.

Dos itens mostrados pela pesquisa tem um que é bem

familiar. Sabe quando estamos numa reunião ou numa conversa informal e não enten-demos nada do que as pessoas estão falando? A nossa tendência é de assentir com a cabeça e fazer cara de quem está entendendo tudo. Namaioria das vezes não sabemos do que se trata. Quando alguém nos pergunta se a gente sabe alguma coisa, nosso cé-rebro imediatamente começa a concluir e até inventar expli-cações e teorias sobre o assunto. A conversa acaba ficando sem pé, nem cabeça.

E ficar em silêncio com estranhos? É muito desconfortá-vel. Mas parece que não no Japão. Uma pausa na conversa, principalmente quando a pessoa está refletindo sobre algo, é um sinal de respeito. Mas, para nós, essa dificuldade de lidar com o silêncio também remonta às nossas origens pri-mitivas de pertencer a um grupo. Quando a outra pessoa fica em silêncio, nós achamos que ela não está gostando da conversa. Já quando o diálogo flui, avaliamos que está tudo bem. Será que a ciência explica porque sempre falamos so-bre o clima no elevador?

Cristiane Grohe Genrich [email protected]

Dotado com a incrível capacidade de diminuir em escala mas crescer em força, o vigarista Scott Lang (Paul Rudd) precisa assumir o lado heróico e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas), a proteger os segredos por trás do espetacular traje do Homem-Formiga. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Lang e Pym precisam planejar e realizar um assalto que salvará o planeta.Classificação: 12 anos - 1h58min - AçãoShopping Bento Arcoplex Marcopolo 1 - Quar, Qui, Sex, Sáb e Dom: 14h20min, 16h40min, 19h e 21h20min.

A vida de casado dos apaixonados Fá-bio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) cai na rotina quando as diferenças, que não são poucas, precisam ser enfren-tadas. Após Fábio esquecer o terceiro aniversário de casamento, Miá decide pedir um tempo. Quando o avô de Fá-bio, que mora em Portugal, o comunica que ficou viúvo, ele enxerga nesta via-gem para o funeral uma oportunidade de salvar seu casamento.Classificação: 12 anos - 1h45min - ComédiaShopping Bento Arcoplex Marco-polo 2 - Qua, Qui, Sex e Sáb: 15h, 17h, 19h e 21h.

Meu Passado me Condena 2

Homem-FormigaEm 2029, a resistência humana contra as máquinas é co-mandada por John Connor (Jason Clarke). Ao saber que a Skynet enviou um exterminador ao passado com o ob-jetivo de matar sua mãe, Sarah Connor (Emilia Clarke), antes de seu nascimento, John envia o sargento Kyle Reese (Jai Courtney) de vol-ta ao ano de 1984, na intenção de garantir a segurança dela. Classificação: 12 anos - 2h06min - AçãoShopping Bento Arcoplex Marcopo-lo 3 - Quar, Qui, Sex e Sáb: 21h.

Riley é uma garota divertida de 11 anos, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Triste-za. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entre-tanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.Classificação: 6 anos - 1h34min - AnimaçãoShopping Bento Arcoplex Marcopolo 3 - Qua, Qui, Sex e Sáb: 14h30min, 16h30min e 18h30min.

Divertida-mente

Exterminador do Futuro - Gênesis

Notícia

CinemaProgramação

Page 3: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

Há mais de 20 anos, Lour-des Menegotto Larentis

produz massa artesanal dentro da própria casa. Para manter o legado, a tradição familiar pas-sou para o filho Éder Larentis e para a nora Daiane Tomazzini Larentis que deram continui-dade à produção de massas caseiras há cerca de dois anos.

Durante um ano, Lourdes repassou os ensinamentos a Daiane que, aos poucos, foi aprendendo e botando em prá-tica na cozinha da própria casa em parceria com o marido. “No início fazíamos apenas lasa-nhas e em pouca quantidade. Depois, para aumentar a varie-dade de produtos, compramos uma máquina pequena e co-meçamos a produzir capeletti. Era muito engraçado, porque fazíamos muito pouco e ven-díamos só no trabalho. Produ-zíamos um quilo, e vendia tudo bem rápido. No outro dia era a mesma coisa. Depois três, qua-tro, 10 quilos, e assim foi indo”, lembra o casal.

Com o passar dos meses, a procura foi crescendo e surgiu a necessidade de produzir mais itens e em maior quantidade, pois Daiane e Éder não conse-guiam mais dar conta da pro-dução que não cessava. “Então vimos que era hora de com-prarmos uma máquina maior e a esteira, então começamos

Saiba o que é produzido pelo casal na Prima Itália Casa de MassasMassas- Espaguetti- Espaguetti italiano- Talharin- Cabelo de anjo- Macarrão

Lasanhas (500g e 1,2kg)- Carne- Queijo- Frango

Outros- Panqueca de carne- Capeletti- Almôndega- Mondongo

Novidades: A partir de setem-bro a Prima Itália Casa de Massas terá novidades na produção ca-seira. Novos sabores de panque-cas e molhos diversos passarão a fazer parte das delícias.

Contato: Para solicitar os pro-dutos, você pode entrar em con-tato com Daiane ou Éder pelos telefones:

(54) 9711.8989(54) 9948.8699(54) 9623.0585

Casal produz 12 itens, entre vários tipos de massas, capeletti, almôndega e panquecas

Capeletti é um dos produtos mais procurados, principalmente durante a época fria do inverno da Serra

3Quarta-feira, 29 de julho de 2015 FOTO

S GA

BRIELA BO

ESEL

Gabriela [email protected]

Massas com um toque familiar

a produzir outros produtos, como as massas e as panque-cas”, conta Daiane. Com o flu-xo de vendas aumentando, o casal precisou dar outro passo e contratou funcionários que ajudam na manufatura dos produtos. “A gente precisou ter mais ajuda no dia a dia da fá-brica. No inverno, o que mais sai é o capeletti, então é uma produção em massa para sepa-rar o recheio e fechar as trouxi-nhas”, relata Larentis.

Daiane explica que com o su-cesso das vendas, começaram a comercializar em maior escala. Passaram a fornecer as mercado-rias para as maiores redes de su-permercado de Bento Gonçalves, além de cozinhas industriais de hotéis, restaurantes e pizzarias. “Além de atender a tudo isso, nós estamos também presentes nas festas de colônia no interior”, confirma a dupla. “É um produto diferenciado, feito com carinho e sem conservantes, por isso eu acho que faz tanto sucesso”, co-memora Daiane.

Para preparar as massas, independente do tipo, Daiane explica é rápido, basta alguns minutos na cozinha. “É bem simples. Depois que a água le-vantou fervura, só mais cinco minutinhos e a massa já está pronta para servir. Tem que cuidar porque é muito rápido”, descreve a cozinheira. Ela ex-plica que isso se deve à espes-sura da massa que é muito fina e delicada.

Page 4: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

O jovem casal Rafael Rustick e Thayse Noskoski, participou do evento de posse dos rotaries de Bento Gonçalves

Entre amigos, os casais Ari e Maristela Beltran, Solange Argenta e Hercílio Oliveira, Daniela e Charles Pellicioli, se divertiram em noite de festa, no Clube Susfa

Diego Di Domenico, Sandra Morbini e Mara Viana em encontro na Paróquia Santo Antônio

FOTO

S CARO

LINE PA

ND

OLFO

ShowAmanhã, a partir das 22h, Diogo Darkie faz show acústico no Botequim São Bento. O músi-co portoalegrense apresenta em seu repertório grandes clássicos do pop, rock, reggae e MPB, além canções dos seus dois CDs. Reservas e demais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 2621.3152.

Exposição De 1º a 29 de agosto, a Associação dos Artis-tas Plásticos de Garibaldi promove na Bibliote-ca Pública Frei Miguel, em Garibaldi, a mostra “Vinhos, Aromas e Sabores” do artista Elias Do-mingos Pereira. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 8h às 20h, e aos sába-dos das 8h às 12h.

4 Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Atílio e Hilda Greggio em recente comemoração no bairro Santa Helena

QualificaçãoCurso com o tema ‘Selecionar e desenvolver o funcionário comprometendo-o’ será promovido pelo CIC/BG nos dias 4 e 5 de agosto, em sua sede. O treinamento ocorrerá a partir das 18h30min. Recomendado para qualificar gerências, supervi-sores, profissionais autônomos e de recursos humanos, o cur-so contempla desde a seleção com qualidade nas entrevistas, a integração do novo, o acompanhamento até o treinamento dos funcionários no dia a dia. Enfoca atitudes dos líderes que estimulam as equipes aos resultados vencedores. A psicóloga organizacional Cintia Beatriz Arnt será a instrutora.

Datas EspeciaisDia de Santa Marta

HOJE

AGENDA

Divulgue seu evento: [email protected]

Fone: (54) 3455.4500Feiras Feira Ecológica

Paróquia Cristo Rei: 18hParóquia Santo Antônio: 12h e 18hSantuário de CaravaggioSegunda a sexta: 9h, 15h e 17h

Missas

Datas EspeciaisDia de São Pedro Crisólogo

AMANHÃ

Paróquia Cristo Rei: 9hParóquia Santo Antônio: 18h

Missas

SEXTA-FEIRADatas Especiais

Paróquia Cristo Rei: 16h30minParóquia Santo Antônio: 18hParóquia São Roque: 15h

Missas

Dia de Santo Inácio de LoyolaDia Mundial do Orgasmo

Local: rua Fernandes Vieira, entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São GabrielHorário: 15h às 18h30min

Page 5: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

5Quarta-feira, 29 de julho de 2015

MA

RCEL

O M

ACIE

L

Comunidade Santa Marta festeja a padroeira

A comunidade Santa Marta cel-ebrou sua padroeira, na manhã de domingo, 19 de julho. Centenas de fiéis reuniram-se para missa solene e, logo após, seguiram para o almoço de confraternização no salão comunitário. O evento foi prestigiado por autoridades e se destacou pelo atendimento acol-hedor dos festeiros e equipe de serviços. Um mimo foi entregue a cada convidado como lembrança da 34ª edição da festa. Cada pes-soa levou pra casa uma caneta com a imagem da santa.

Congresso No dia 3 de agosto ocorre no Parque de Eventos, pavilhão E, o Congresso Nacional de Educação de Bento Gonçalves - Profis-sionais da Rede Municipal de Educação. A atividade é direcionada a equipes diretivas, CPMs e consel-hos escolares, entre out-ros. Às 8h30min, acontece a abertura oficial, e às 14h o palestrante doutoran-do em educação, Dalmir Sant’anna, ministrará a primeira palestra, que abor-dará o tema “Motivação e Comprometimento: Fa-tores de Diferenciação na Arte de Educar”. Outras in-formações pelo site cursos.bentogoncalves.rs.gov.br.

Caroline PandolfoColunista Social

[email protected]

Celebrar aquilo que nos emociona verdadeiramente,

é honrar os preceitos

fundamentais da vida!

Os festeiros Alceno e Elena Hoelscher, Amélio e Gelci Lagunas, Jacinto e Ana Peruzzo, Joarez e Cláudia Sandra Batisti

O casal Roberto Carlos Ribeiro e Claudione Penso, prestigiou confraternização do Sindilojas

O presidente do Festiqueijo Marcos Schneider e a secretária de Turismo Jéssica Andrioli, comemoraram o sucesso do evento que encerrou no domingo 26, superando expectativas: mais de 19 mil pessoas visitaram e curtiram as atrações do festival gastronômico

Hélia Lagunas , Nelson e Helena Tessari, Lidovina Comiotto, Guido, Lurdes, Gentil e Marilene Lagunas, durante almoço em honra à Santa Marta

A galeria completa de imagens está disponível no site www.jornalsemanario.com.br

Page 6: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

2 Quarta-feira, 29 de julho de 2015

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃO

6

Maria Casadevall: “Parece brincadeira, mas não me sinto famosa!”

Irene Ravache: “Brasileiro tem mania de torcer pelos vilões...”

Britto Jr.: “Só se fecha uma porteira quando outra está se abrindo!”

Roberto Justus: “Vou usar cha-péu sob medida na Fazenda: tenho cabeça grande!”

Cristina Rocha: “Eu fiquei uma coroa gostosa...”

Tarcísio Meira: “Não existe mais papel romântico nas nove-las...”

Horóscopo

Áries • (21/3 a 20/4)

Um dia com energia expansiva, que favorece a criati-vidade, os estudos e a comunicação. É um momento importante para agir com mais consciência do que você quer expandir, ariano.

Touro • (21/4 a 20/5)

O movimento retrógrado de seu regente Vênus pede reavaliação de suas atitudes emocionais. A semana inicia positiva e confiante para os assuntos materiais e profissionais.

Gêmeos • (21/5 a 20/6)

Momento que pede uma interação mais afetuosa e criativa com as pessoas. Favorecimento para estudos, comércio e negociações. Uma fase de reavaliações na vida doméstica e familiar dos geminianos.

Câncer • (21/6 a 20/7)

Um momento muito interessante para explorar talentos criativos. Um dia com energia positiva para o trabalho, estudos e aprimoramento. É o momento de aprofundar a maneira como você se comunica e expressa.

Leão • (21/7 a 22/8)

Este é um momento de importantes reavaliações sobre seus talentos e finanças. Poderá vir novamente à tona uma antiga habilidade, que cabe a você aprimorar. É o momen-to de estar mais centrado em seus sentimentos.

Virgem • (23/8 a 22/9)

Segue o movimento retrógrado do planeta Vênus em seu signo. A fase é de muitas reavaliações emocionais em suas relações. Um dia interessante para o autoco-nhecimento e desenvolvimento emocional.

Libra • (23/9 a 22/10)

O momento é de profundos aprendizados espirituais e emocionais. É uma fase importante para fazer um balan-ço sobre o que tem ocorrido em seus relacionamentos. É hora de limpar velhas mágoas e ressentimentos, libriano.

Escorpião • (23/10 a 21/11)

Um dia com potencial profissional e material positivo. É um momento importante para reformular os seus projetos ligados aos amigos. Uma fase significativa para compreender o que você precisa expandir.

Sagitário • (22/11 a 21/12)

Segue o movimento da Lua em seu signo, enaltecendo as emoções sagitarianas. O momento é de reavaliações em relação às suas metas e objetivos profissionais. Poderá retomar um antigo talento ou habilidade.

Capricórnio • (22/12 a 20/01)

Um dia que pede reflexão e interiorização aos capri-cornianos. É um momento importante para reavaliar o seu comportamento emocional. É hora de investir em estudos e no autoconhecimento.

Aquário • (21/01 a 19/02)

O momento atual enaltece os relacionamentos e parce-rias. É uma fase positiva para se unir e cooperar mais com as pessoas. O momento pede reavaliação de como você tem lidado com as emoções, intimidade e dinheiro.

Peixes • (20/02 a 20/03)

Momento de intensas reflexões e reconsiderações sobre seus relacionamentos. Poderá retomar antigos contatos de trabalho ou mesmo relações afetivas. É uma fase im-portante para rever as suas atitudes emocionais, pisciano.

Ok ok! Destilando o veneno

NelsonRubens

Na ponta da língua!

FONTE: horoscopovirtual.com.br

Marina Ruy Barbosa parece ter feito a fila andar: ela estaria de namorado novo – ele seria irmão de uma blogueira bem famosa, amiga da atriz...

Papai voltou!Embora Chay Suede também esteja co-tado, Márcio Garcia deve comandar o rea-lity “The Voice Kids”, na Globo, na vaga do “Esquenta”, de Regi-na Casé, nas tardes de domingo. A estreia está prevista para ja-neiro. Até lá, ele pode-rá ser visto também na reprise de “Caminho das Índias” – a subs-tituta de “O Rei do Gado”.

Toma lá, dá cá!Xuxa não desiste do desafio de entrevistar Sil-vio Santos em seu programa na Record: agora ela teria se oferecido para participar do encer-ramento do Teleton (antes ela não ia porque a Globo não liberava...), em outubro. A propos-ta dela é encerrar o Teleton, ao lado de Ivete Sangalo, e do dono do SBT, é claro. Em troca, SS apareceria no “Xuxa Meneghel” – que pode até mudar a data de estreia, prevista para 17 de agosto. Aliás, sobre a mudança de canal depois de quase 30 ANOS, XUXA DESABA-FOU: “POR MIM, AINDA ESTARIA NA TV MANCHETE...”

Dizem que a Igreja Universal tem uma meta com a aproximação de Latino nos cultos: que-rem que ele seja um exemplo de conversão...Como aconteceu com Andressa Urach...

Apesar de conseguir em ação na Justiça o bloqueio de R$ 3 milhões, Kamila Fialho, ex--empresária de Anitta, manda recado: ainda vai a luta para receber outros R$ 7 milhões que ela julga ter direito da cantora. Anitta já teria feito o deposito exigido.

Roberto Carlos não só anda investindo pe-sado em seus empreendimentos imobiliários como, agora, faz um pedido para seus sócios: quer sentar com os arquitetos e se envolver no projeto. No primeiro, ele pediu muitos tons de azuis num dos empreendimentos, cor que o Rei acredita que lhe traz sorte.

Casamento na roça!Marcos Palmeira, o prefeito Aderbal Pimenta de Babilônia, respirou fundo e, durante uma festa julina que promoveu em seu sítio, pe-gou o microfone e mandou: “Gabriela Gastal, você quer casar comigo?”. Mesmo estando juntos desde janeiro, ela ficou surpresa – diante dos convidados –, mas disse sim para o pedido. Palmeira tem uma filha, Julia, de 7 anos, de sua união com a diretora de “A Regra do Jogo”, Amora Matner. Gabriela, diretora de uma produtora de cinema, também já é mãe: sua filha, Alice, tem 13 anos.

Mudança de imagem? Mara Maravilha ainda não fez, mas quem

a conhece já sabe: ela pretende pedir desculpas publicamente aos homossexuais para acabar com a

fama de homofóbica.

Já chamando o namorado de “homem da minha vida”, Bár-bara Evans não se arrepende de, pela primeira vez na vida, estar namorando alguém de sua idade. Fabrício Assunção - que está com ela há 3 meses - é natural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Vem de Betty Baumgarten, esposa de Rodrigo Lombardi, aexplicação para os boatos de separação: ela está com os pais internados em hospital, por isso não tem acompanhado o marido em compromissos sociais.

Não é famosa a música de Zezé di Camargo que Graciele Lacerda mais gosta: é a desconhecida “Meu paradeiro”, onde ele canta a história do casal: “Assumi os erros dessa relação confusa/ Assumi os erros que não pensei certo/ Encarei de frente a turma do contra/ Declarei pra todos ser o réu confesso”. E, para quem pensa que ela não se dá bem com ninguém da família, ela revelou que ama o cunhado, Luciano, e que ele também a adora...

Em Porto de Galinhas para gravar as cenas de lua de mel en-tre Alex (Rodrigo Lombardi) e sua mãe Carolina (Drica Mora-es), em “Verdades Secretas”, Camila Queiroz levou o namorado “de verdade” na bagagem, Lucas Cattani. Assim, gravava de dia

e tinha suas noites de amor, depois do trabalho...

Page 7: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

LULUZINHA TEEN

7Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Hoje: Olívia e Cris se irritam com o sucesso das fotos de Regina na revista. Luís Fernando leva Karen e a família para visitar o apartamento, e o porteiro desconfia. Inês pede calma a Evandro

para denunciar Beatriz e Murilo na hora certa. Diogo descobre que Beatriz está sendo acusada de envolvimento no as-salto a Evandro. Murilo arma para Viní-cius, que pede socorro a Bento.

Quinta-feira: Aderbal e Consuelo expulsam Rafael de sua casa, e Maria José os enfrenta. Paula se envolve com Pedro. Carlos Alberto confessa a Regina que sente sua falta de tempo. Estela prepara o jantar de noivado de Laís e Rafael. Luís Fernando decide se mudar com a família mesmo sem quitar a dívida do aparta-mento. Diogo vê Tadeu beijar Gabi e se descontrola. Norberto conhece Osvaldo.

Sexta-feira: Regina vê quando Beatriz deixa o apartamento de Mu-rilo. Vinícius e Regina conseguem resgatar Murilo do perigo armado por Beatriz. Diogo e Beatriz se de-

sentendem. Pierre se impressiona com a entrevista de Regina e Olívia se irrita. Laís informa à imprensa de Jatobá que ficou noiva. Wilma e Xa-vier se beijam.

Hoje: Omara alerta Jávai sobre Primo. Júnior contrata Urbana como cozinheira da casa de Soraya. Juran-dir aceita o dinheiro dado por Grego para o investimento no restaurante

de Mari. Ximena e Raul trocam ame-aças. Mari e Olga aceitam a oferta de Benjamin como sócio investidor do restaurante. Margot cai na armadilha de Soraya e sofre um acidente.

Quinta-feira: Tomás avisa a Patrícia e Lindomar que Margot e o bebê estão bem. Urbana diz a Paulucha que não irá mais trabalhar para ela. Deodora comenta com Izabelita que está preocupada com Lilica. Benjamin se incomoda com a decisão de Izabelita de levar Margot para morar com eles. Soraya não gosta de saber que Margot irá morar com Benjamin.

Sexta-feira: Paulucha readmite Tatu para trabalhar como cozinheiro. Cícero conta a Benjamin que reatou o namoro com Danda. Omara sugere a Jávai que se alie a Gabo para liquidar Cara de

Anjo. Gabo se surpreende ao saber que Omara e Jávai acreditam que Benjamin seja o Cara de Anjo. Soraya sugere união a Eva e Jurandir para realizar o casamento de Benjamin com Mari.

Novelas

I LOVE PARAISÓPOLIS • (RBS TV - 19h)

BABILÔNIA • (RBS TV - 21h)

Page 8: 29/07/2015 - Variedades - Edição 3.151

2 Quarta-feira, 29 de abril de 20158 Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Augusto Vasconcelos

O amor escorre pelas mãos

Talvez o livro mais popu-lar de Zygmunt Bauman no Brasil seja “Amor líqui-

do”, uma reflexão sociológica so-bre a fragilidade dos laços huma-nos. O autor apresenta uma série de exemplos cotidianos sobre as relações amorosas para fazer sua análise mais próxima do leitor, na busca de tentarmos entender o que é esta liquidez do mundo mo-derno. A obra não é mais um da-queles manuais de revistas e sites que listam dicas para você apren-der a amar. É mais como um convi-te para refletir sobre como vivemos o amor e os riscos que assumimos quando escolhemos entre viver ou não junto a alguém. “Em nos-so mundo de furiosa ‘individua-lização’, os relacionamentos são bênçãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro”, escreve o sociólogo polonês.

Bauman observa a sociedade por dois eixos: pelo desejo das pessoas de se sentirem livres, re-lacionado à busca pela individua-lidade, e a ânsia pela velocidade, que sujeita as relações a serem in-constantes. Os amores, assim co-mo os objetos, já não são feitos

Escrito por Zygmunt Bauman, “Amor Líquido” faz um panorama dos relacionamentos amorosos na modernidade: uma constante disputa entre o individual e o coletivo

Ficha técnica do livro

Ficha técnica do filme

Amor LíquidoAutor: Zygmunt BaumanTradução: Carlos Alberto MedeirosGênero: SociologiaAno de Publicação: 2004Editora: ZaharPáginas: 192

Título Original: HerTítulo traduzido: ElaDireção e roteiro: Spike JonzeGênero: romance, ficçãoDuração: 126 minutosPaís: Estados UnidosAno de produção: 2013

para durar. Novas pessoas, mais atuais, atraentes e estimulantes, são exibidas como mercadorias, à disposição dos consumidores. Nes-se sentido, o livro trata das contro-vérsias que a busca pela liberdade pode causar à vida social.

Conexões

De acordo com o autor, o que fra-giliza os relacionamentos é a atual tendência de não mais estabelecer laços, e sim conexões sem respon-sabilidade mútua, sem pressão ou prisão entre os envolvidos, ou seja, ambos podem descartar seus par-ceiros por outros que melhor os sa-tisfaçam, sem peso na consciência. Essa é a lógica da liberdade e da agilidade. Ora, se algo (ou alguém) já não me satisfaz, por que insistir? Vale a pena continuar? Ao se de-parar com estes questionamentos, a sociedade líquida escolhe o que lhe parecer mais fácil e menos do-loroso. Até que, na busca pela co-nexão ideal, não sabemos mais se queremos a estrutura tradicional de amor, com limitações e negociações, co-

mo a de nossos antepassados, ou se queremos desfrutar da sonha-da individualidade sem compro-misso, sem negociações, sem um parceiro fixo. “Eles garantem que seu desejo, paixão, objetivo ou so-nho é ‘relacionar-se’. Estão mesmo procurando relacionamentos dura-douros, como dizem, ou seu maior desejo é que eles sejam leves e frouxos, de tal modo que possam ser postos de lado a qualquer mo-mento?” provoca Bauman.

Você deve estar se perguntan-do: existe um meio-termo? “Não há uma resposta fácil para esta per-gunta, embora ela precise ser res-pondida e vá continuar sendo fei-ta, à medida que os habitantes do líquido mundo moderno seguirem

sofrendo o peso esmagador da mais ambivalente entre as muitas tarefas com que se defrontam no dia a dia (amar)”, assegura o escritor.

As novas formas de relaciona-mento estão minimizando a pre-sença física. As redes sociais e os aplicativos conquistaram os soltei-ros, pois são mais baratos e dinâ-micos. As relações estão cada vez mais flexíveis, causando sensação de insegurança, com um leque de dúvidas sobre a arriscada vonta-de de se unir a alguém. A liber-dade para escolher parceiros e as possibilidades de modelos de re-lacionamentos são enormes, po-rém, na mesma proporção, os ca-sais se sentem livres para mudar o rumo da relação. Uma paixão in-tensa pode levar do céu ao infer-

no. As constantes negociações que uma relação exige pa-ra ser duradoura assustam – não queremos negociar nos-sa liberdade. Entretanto, a

procura por se relacionar com alguém parece crescer

exponencialmen-te. De um mo-

do geral, o que Zyg-munt Bau-

man apresenta em “Amor Líquido”

é um aviso: a humani-

dade não está conseguindo unir projetos individuais para se tor-narem ações coletivas.

Liquidez nos cinemas

O filme “Ela”, dirigido por Spike Jonze, conta a história de Theodo-re (Joaquin Phoenix), um homem solitário que passa grande par-te do tempo livre em seu apar-tamento. Theodore não costuma conviver com as pessoas, fica jo-gando videogame ou busca intera-ção real em salas de bate-papo vir-tuais, até que adquire um sistema operacional de inteligência artificial, sua Samantha (Scarlett Johansson), que, diferente das versões anterio-res, aprende com a interação huma-na. Embora não tenha corpo, é co-mo se tivesse consciência ou alma.

Theodore se apaixona por Sa-mantha, uma mulher sem corpo, sem forma, tampouco rosto, mas que o escuta, cuida e dá segurança. Praticamente o que o indivíduo da modernidade tem procurado: al-guém que o ame e se molde sem exigir contrapartida, mantendo sua liberdade. No filme, há a pos-sibilidade de devolver o aplicati-vo caso o consumidor não goste do sistema – não muito diferen-te do que se faz com os parceiros na modernidade líquida.