251891274 auguste comte ppt

Upload: omismora

Post on 08-Jan-2016

29 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

augusto comte

TRANSCRIPT

  • Auguste Comte e a Educao Positivista1798 - 1857

  • Auguste ComteAuguste Comte (1798-1857) foi um filsofo francs, nascido na cidade de Montpellier, Frana. A corrente de pensamento chamada "Positivismo surge com Auguste Comte.

  • Auguste ComteComte foi um pensador francs que alm de fundar o positivismo, ficou conhecido como o sistematizador da sociologia. Sua filosofia visava reorganizar o conhecimento humano, e a mesma admitia apenas o critrio da verdade, as experincias e os fatos positivos.

  • Contexto histricoSc. XIX Revoluo Industrial;Nova mentalidade;A cincia considerada o nico conhecimento possvel, tornando-se o novo deus da humanidade.

  • PositivismoA famlia e a propriedade eram ncleos permanentes que deveriam promover o progresso, onde todos eram dependentes uns dos outros. Tambm no haveria lugar para o individualismo.

  • Contexto HistricoComte viveu numa poca em que predominava o despotismo e revolues diversas. Tal fato causou descontentamento popular e crise dos valores tradicionais.A partir disso, Comte definiu aquilo que era realidade, possibilitando a criao de leis naturais para orientar os homens de como agir na modificao da natureza.

  • Planejamento social traria o bem-estar Comte planejou uma nova ordem espiritual, inspirada na hierarquia e na disciplina da Igreja Catlica, que considerava muito eficientes.

  • Humanidade x DivindadeA nova doutrina formulada por Comte baseava-se no materialismo cientfico e achava que a humanidade deveria ser venerada. Esta era uma grande e nica entidade, denominada o Grande Ser.

  • A Lei dos 3 EstadosTal lei se fundamenta nas observaes feitas por Comte em relao evoluo das concepes intelectuais da humanidade. Assim, ele declarou que ela passa por trs estgios diferentes:

  • Estgio Teolgico ou FetichistaFatos observados pelo sobrenatural;Recorria s idias de deuses e espritos para explicar os fenmenos naturais.

  • Estgio Metafsico ou AbstratoPredominncia das idias naturais, com um pouco de influncia ainda daquelas baseadas no sobrenatural; considerado um estado intermedirio, onde fenmenos so explicados por meio de foras ocultas e/ou entidades abstratas.

  • Estgio Cientfico ou PositivoApogeu intelectual da humanidade;Fatos explicados por leis inteiramente positivas;Razo opera somente atravs de experincias concretas e de fenmenos observveis (Empirismo).

  • Categorias centrais da SociologiaEsttica Social: estuda as foras que mantm a sociedade unida.Est fundamentada na ordem. Dinmica Social: voltada para o estudo das mudanas sociais e suas respectivas causas.Est fundamentada no progresso.

  • Influenciaram o lema da bandeira do Brasil, Ordem e Progresso.O Amor por princpio e a Ordem por base;o Progresso por fim. Auguste Comte

  • Cientistas: a Elite DirigenteAs concepes de Comte contrariavam a democracia, pois acreditava que a fraternidade entre os homens deveria ser incumbida a uma elite de cientistas.

  • Educao positivistaEducao geral orientada para a construo de uma sociedade harmnica, desenvolvendo uma moralidade natural.Educao especial para os empreendedores visando o desempenho de sua funo em benefcio de todos.

  • Influncias e ContrasO Positivismo foi alvo de crticas, especialmente quando se tratava da criao da religio da humanidade.Apesar disso, essa doutrina teve significante influncia na poca, como no Evolucionismo e na histria do Brasil.

  • A verdade, meu amor, mora num poo Pilatos l na Bblia quem nos diz E tambm faleceu por seu pescoo O autor da guilhotina de ParisA verdade, meu amor, mora num poo Pilatos l na Bblia quem nos diz E tambm faleceu por seu pescoo O infeliz autor da guilhotina de ParisVai, orgulhosa, querida Mas aceita esta lio: No cmbio incerto da vida A libra sempre o corao O amor vem por princpio,A ordem por base O progresso que deve vir por fim Desprezastes esta lei de Augusto Comte E fostes ser feliz longe de mim

    Positivismo Noel RosaO amor vem por princpio,A ordem por base O progresso que deve vir por fim Desprezastes esta lei de Augusto Comte E fostes ser feliz longe de mimVai, corao que no vibra Com teu juro exorbitante Transformar mais outra libra Em dvida flutuanteA intriga nasce num caf pequeno Que se toma pra ver quem vai pagar Para no sentir mais o teu veneno Foi que eu j resolvi me envenenar

  • RefernciasFERRARI, Marcio. Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/auguste-comte-423321.shtml?page=0. Acesso em: 18 de junho de 2012.

    PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da educao: Do positivismo aos estudos culturais . So Paulo: tica, 2010.

    *