25 de agosto de 2013 - igreja metodista em itaberaba · tarde de oração 16h00 culto de...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Os números da esperança “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). J oão 3:16 é o versículo mais básico da fé cristã. Sim, nessas poucas palavras está a base da nossa fé, uma profissão de fé simples e pro- funda, que resume todo o propósito de Deus para a Sua criação: a salvação. O Evangelho de João é considerado pelos biblistas um texto poético. Todo desenvolvido com muitas metáforas e formulações filosóficas, é uma ver- são do ministério terreno de Jesus que provoca em seus leitores uma pro- funda reflexão. O que ocorre também com o versículo 16 do capítulo 3. O evangelista inicia o verso afirmando que “Deus amou o mundo”. Tal afirma- tiva nos faz pensar na amplitude da obra salvífica de Deus. Ele não coloca critérios para esse amor, pois não ama apenas aqueles que O reconhecem como seu Criador. Antes de qualquer tomada de consciência por parte do ser humano, Deus escolheu amá-lo. No contexto cristão, deu-se à palavra “mundo” o rótulo de “aquilo que não é de Deus”. Primeiramente, acho muito questionável alguém determinar o que é ou não é de Deus. Em segundo lugar, ainda que “o mundo” ou “os que estão no mundo” não sejam de Deus, Ele também os escolheu para amar, pois Deus amou o mundo em toda a sua amplitude. João tenta dimensionar e adjetivar esse amor tão amplo de Deus, mas tal tarefa é impraticável. Como referir-se a um amor tão intenso, incondicional, imutável e simplesmente inexplicável? João faz uso da expressão “de tal maneira”, ou seja, Deus amou tanto o mundo que foi capaz de dar Seu Filho unigênito para resga- tá-lo. A grande ex- pressão do amor de Deus se dá na figura do Seu Filho. Jesus é enviado para provar o amor de Deus por to- do o mundo, o que BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 480 | 25 DE AGOSTO DE 2013

Upload: hoangtuyen

Post on 28-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Os números da esperança“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

João 3:16 é o versículo mais básico da fé cristã. Sim, nessas poucas palavras está a base da nossa fé, uma profi ssão de fé simples e pro-funda, que resume todo o propósito de Deus para a Sua criação: a

salvação.

O Evangelho de João é considerado pelos biblistas um texto poético. Todo desenvolvido com muitas metáforas e formulações fi losófi cas, é uma ver-são do ministério terreno de Jesus que provoca em seus leitores uma pro-funda refl exão. O que ocorre também com o versículo 16 do capítulo 3. O evangelista inicia o verso afi rmando que “Deus amou o mundo”. Tal afi rma-tiva nos faz pensar na amplitude da obra salvífi ca de Deus. Ele não coloca critérios para esse amor, pois não ama apenas aqueles que O reconhecem como seu Criador. Antes de qualquer tomada de consciência por parte do ser humano, Deus escolheu amá-lo.

No contexto cristão, deu-se à palavra “mundo” o rótulo de “aquilo que não é de Deus”. Primeiramente, acho muito questionável alguém determinar o que é ou não é de Deus. Em segundo lugar, ainda que “o mundo” ou “os que estão no mundo” não sejam de Deus, Ele também os escolheu para amar, pois Deus amou o mundo em toda a sua amplitude.

João tenta dimensionar e adjetivar esse amor tão amplo de Deus, mas tal tarefa é impraticável. Como referir-se a um amor tão intenso, incondicional, imutável e simplesmente inexplicável? João faz uso da expressão “de tal maneira”, ou seja, Deus amou tanto o mundo que foi capaz de dar Seu Filho unigênito para resga-tá-lo. A grande ex-pressão do amor de Deus se dá na fi gura do Seu Filho. Jesus é enviado para provar o amor de Deus por to-do o mundo, o que

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 480 | 25 DE AGOSTO DE 2013

Page 2: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

Ele foi capaz de fazer com Sua vida e com Seu sacrifício. O Pai enviou Seu único fi lho legítimo, Seu bem mais precioso, para provar Seu amor.

A resposta ao amor de Deus promove mudança de vida, ou seja, Deus amou e ama todo o mundo, toda a Sua criação e todas as criaturas e, quando respondemos a esse amor, somos contemplados pelo poder trans-formador que ele pode operar. A resposta ao amor de Deus se dá quando cremos em Seu Filho. Quem crê em Jesus não perece, mas tem sua vida transformada, restaurada, libertada. Tem a salvação.

Durante todo o mês de agosto, fomos convidados a refl etir sobre a impor-tância de frutifi carmos, pois fomos chamados para dar frutos, anunciando e vivendo o bem pelo qual fomos alcançados. Frutifi camos quando anun-ciamos que Deus ama as pessoas e que esse amor pode mudar a vida e a realidade delas.

Assim como fomos alcançados por essa mensagem trans-formadora, devemos desejar ver outras pessoas tomando consciência de que Deus as ama e que, ao responderem a esse amor, terão vida eterna.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado da explosão numa tipografia.

Benjamin Franklin, jornalista e inventor norte-americano (1706-1790)

Refl exão

Fiéis e responsáveis

“Muitos foram ter com ele na pou-sada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e pro-curava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde. E alguns criam no que ele dizia; mas outros não criam” (Atos 28.23-24).

Os versículos acima resumem o mi-nistério de Paulo quando ele chegou a Roma depois de uma longa via-gem, que incluiu um terrível naufrá-gio. Certamente Paulo estava exausto. O texto afi rma que ele estava em pri-são domiciliar (numa pousada), com um soldado cuidando dele (verso 16).

Page 3: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

Mesmo assim, ele continuou fiel e responsável com relação ao seu chama-do e ao seu ministério.

“Muitos foram ter com ele na pousada.” Mesmo fisicamente cansado, Paulo parece ter sido tocado pelo desejo que as pessoas tinham de ouvir a men-sagem do evangelho. Veja como o verso continua: “E [Paulo] procurava per-suadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, des-de a manhã até à tarde”.

A mensagem era sobre Jesus, mas Paulo, sabendo que estava falando com judeus, buscou base para a sua mensagem tanto na Lei de Moisés como nos Profetas. E fez isso durante todo o dia “de manhã até à tarde”.

Nesse texto, o apóstolo Paulo demonstra tanto fidelidade como responsa-bilidade:

• Por ser fiel, ele não se deixa dominar pelo cansaço e atende aqueles que se aproximam dele, sedentos e famintos da palavra de Deus;

• Por ser responsável, ele procura orientar as pessoas a partir da realidade de cada uma, garantindo que a mensagem seria de fato compreendida.

“Alguns criam no que ele dizia.” Que tremendo prazer sentimos em levar pessoas à fé em Jesus Cristo!

“Mas outros não criam.” Muitos não crerão na mensagem. Entretanto, nos-sa responsabilidade é continuar proclamando fiel e responsavelmente.

Como Igreja, renovemos a nossa decisão de proclamar com fidelidade e responsabilidade a mais importante mensagem já proclamada na história: Jesus é Senhor!

Bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica

“ Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade.

Pearl S. Buck, escritora norte-americana (1892-1973)

Pequenos GruposEstilo de vidaO discipulado busca algo mais do que ser um mero processo educativo. Ele é um estilo de vida, uma ma-neira de ser em que as pes-soas se relacionam, entram em comunhão, acolhem umas às outras, compartilham o que são, o que sentem e aquilo de que ca-recem, oram umas pelas outras, louvam e adoram ao Senhor juntas e es-

Page 4: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

tudam a Palavra à luz da graça, da experiência e da razão da comunida-de da fé. Nesse sentido, vivem e cumprem o que a palavra nos diz a Bíblia:

• Levar os fardos uns dos outros (Gl 6:1-2);• Acolher-se mutuamente, conforme Cristo nos acolheu (Rm 15:7);• Apoiar-se, ser o suporte uns dos outros (Cl 3:13);• Perdoar-se mutuamente (Ef 4:32);• Expressar o amor uns pelos outros (Ef 5:1-2);• O mais forte é convidado a apoiar e ser o esteio do mais frágil (Rm 15:1).Por meio do discipulado, somos chamados a vivenciar Cristo na relação com as pessoas.

Pr. Tiago Valentin

Avisos

Encontro de Capacitação para Mulheres a DistânciaPromovido pela Confederação Metodista de Mulheres, a capacitação acon-tece no mesmo dia, no Brasil todo, em todos os polos/igrejas que se orga-nizaram para o encontro. Itaberaba será um dos polos e receberá as igre-jas mais próximas do nosso distrito. Estão confirmadas as do Morro Gran-de, Elisa Maria, Penteado e Lapa. Teremos um gostoso café da manhã nes-se dia.

Tema: “As Mulheres nos Caminhos da Missão e As Mulheres e os Relacio-namentos”;Palestrante: Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, da 1ª. RE;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Horário: Das 9h00 às 11h30.Vigília de oraçãoQuando: 6 de setembro de 2013, a partir das 22h00 (após o Culto de Libertação);.Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Todos os irmãos e irmãs estão convidados para esse tempo de oração em que buscaremos maior intimidade com Deus. Haverá intercessão a favor das famílias, da igreja e de missões, além de um momento especial de ora-ção pelos Pequenos Grupos e pelos alvos.

Ministério de Intercessão e Libertação

Page 5: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

Caminhada Distrital de OraçãoData: 31 de agosto de 2013 (um sábado);Horário: Das 17h00 às 20h00;Local: IM Butantã (R. Pereira do Lago, 301, Vila Gomes – próximo à Pra-ça Elis Regina);Público-alvo: Integrantes dos ministérios de oração e intercessão;Convidados: Conforme interesse;Valor: R$ 10,00.Informações e inscrições: Com o Ministério Toque de Poder, pelo e-mail [email protected] especial dos Pequenos GruposFaremos um culto especial para testemunharmos tudo aquilo que o Se-nhor tem feito nesses três meses de implantação dos PGs. Teremos tam-bém a oportunidade de receber algumas instruções de como vão funcionar os grupos a partir de setembro e contaremos com a presença do Pr. Denil-son (da IM em Guarulhos), que será o pregador.

Quando: 30 de agosto, sexta-feira, às 20h00, no Culto de Libertação.

Aniversariantes29/8 Marco Aurélio Domingues dos Santos

30/8 Deise Domingues dos Santos e Esdras L. Gomes

31/8 Cláudia Nonato Dalbeto e Edna Cândido Ribeiro

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão

da Rosa), do Bruno Strozi, do Sr. Davi, da D. Iber-ci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joa-quim (pai da Thaís), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria Jo-sé), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parna-íba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: 25 DE AGOSTO DE 2013 - Igreja Metodista em Itaberaba · Tarde de Oração 16h00 Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja in-tercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se ache-gam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (25/8) PRÓX. DOMINGO (1º./9)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Edward/Emerson Tiago/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Rosa/Rúbia

LOUVOR Geração Eleita Vida

OPERADOR DE SOM Tiago Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pra. Laura/Silas

PREGADOR Pr. Tiago Pr. Tiago