25 de abril de 1974

10

Click here to load reader

Upload: agr-conde-de-ourem

Post on 17-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Composições de alunos

TRANSCRIPT

Page 1: 25 de Abril de 1974

25 de Abril 1974

Page 2: 25 de Abril de 1974

A partir de um jogo de mímica, criámos dois mundos de palavras relacionadas com o 25 de Abril de 1974:

Pedimos a cada aluno que construísse um texto utilizando um dos mundos ou os dois.

Aqui está o resultado…

Censura, PIDE, Emigração, Presos, Saudade, Guerra.

Cravos, Sol, Liberdade, Festa Alegria.

Page 3: 25 de Abril de 1974

No dia 25 de Abril de 1974 houve uma revolução. Antes da revolução havia uma polícia chamada PIDE que defendia o estado, se alguém dissesse mal do estado, eles iam de madrugada a casa dessa pessoa e interrogavam-na. Nessa altura haviam muitos presos.

Todos os rapazes com 18 anos partiam para a tropa onde tinham de permanecer na guerra.

A emigração dos portugueses era devido à pobreza e às más condições de vida. Havia muito desespero e muita saudade entre as famílias.

Os jornalistas escreviam jornais. Havia um grupo de homens que trabalhava para o estado, este grupo via todos os documentos antes de serem publicados e as palavras que não quisessem riscavam-nas com o lápis azul, a isto chamava-se censura.

Nesse mesmo dia houve uma festa com um sol radioso, cheia de alegria e de liberdade.

Esta revolução ficou conhecida como a revolução dos cravos.

Bernardo Nunes Henriques

Page 4: 25 de Abril de 1974

Guilherme Pereira Joaquim

No dia 25 de Abril deu-se a revolução dos cravos. Esse dia é a festa da liberdade porque foi o fim da Ditura.

Durante a Ditadura de Salazar, havia a PIDE que era a polícia internacional da defesa do estado. Também havia censura o que quer dizer que não havia liberdade de expressão. Nesse período, houve a guerra colonial durante a qual os soldados tinham muitas saudades da família. Houve emigração das pessoas para França para fugir à guerra colonial. Foram presos muitos políticos por não concordarem com o regime.

No dia 25 de Abril foi um dia de sol e de Alegria porque começou a liberdade.

Page 5: 25 de Abril de 1974

Antes do 25 de Abril havia um governo que oprimia as pessoas.

Tinha uma polícia chamada PIDE, havia censura na comunicação social e as pessoas que falavam contra o regime eram presas. Algumas pessoas emigraram para outros países, evitando a prisão. Era a época da guerra no Ultramar, para onde iam muitos soldados, deixando as suas famílias cheias de saudades.

Então, num lindo dia de sol um grupo de militares fez a revolução, no dia 25 de Abril.

Chamaram-lhe a revolução dos cravos, poque não houve tiros e nos canos das espingardas estavam cravos. Foi um dia de festa e de muita alegria. Foi restaurada a liberdade em Portugal.

Inês da Silva Marques

Page 6: 25 de Abril de 1974

Antigamente os portugueses tinham uma vida muito má. Aspessoas não podiam dizer o que pensavam do governo porque senão eram presos pela PIDE que era a Polícia Internacional deDefesa do Estado.

Todos os textos que eram transmitidos pela comunicaçãosocial tinham que ser censurados. A censura era riscar palavrascom um lápis azul, que fossem contra o governo. As pessoasantigamente partiam para outros países. Em Portugal não haviamuito emprego e os homens emigravam. A emigração é quandose parte para outros países. A saudade era tanta que a mulher eos filhos estavam desesperados para ver outra vez o homem.

No dia 25 de abril houve uma grande revolução. Houve umaguerra que foi planeada pelos soldados com direcção a Lisboa. Ossoldados saíram dos seus quartéis em vários grupos. Nas pontasdas espingardas os soldados traziam cravos. Quando chegaram aLisboa eles dirigiram-se ao quartel da polícia onde estava oMarcelo Caetano. Os soldados chegaram a um acordo comMarcelo Caetano. Tudo acabou bem. Num dia de sol houve umafesta com muita alegria por terem tido o que muito esperaramque era a liberdade.

Henrique Tomás da Fonseca Ferreira

Morgado

Page 7: 25 de Abril de 1974

A revolução dos CravosHá muitos anos atrás, Portugal foi notícia em todo o mundo,

pois conseguiu fazer uma revolução, sem que ninguém tivessemorrido. Essa revolução aconteceu, porque os portugueses jáestavam fartos do regime que se vivia em Portugal, que obrigava osjovens militares, a participar na guerra colonial, destruindo ajuventude que morria por lá .

Além disso, vivia-se um clima de censura, em que a PIDElevava presos todos os que falassem mal do governo. Muitos dosportugueses acabavam mesmo por recorrer à emigração,procurando um futuro melhor e deixando um clima de saudadeentre as famílias.

Esta revolução dos cravos chamou-se assim porque os que serevoltaram, preferiram colocar cravos nas espingardas, em vez dedisparar as balas .

A alegria que todos sentiram no final, foi porque tinhamfinalmente alcançado a liberdade para falar e para viver, pois o solquando nasce é para todos. Esta festa celebra-se todos os anos paracomemorar o inicio da democracia.

Patrícia Felícia

Page 8: 25 de Abril de 1974

Antes da revolução do 25 de abril de 1974 havia uma polícia que se chamava PIDE.

Na altura havia muitos presos, porque a PIDE quando houviaas pessoas a dizerem mal do governo, levava-as logo para a prisão. Não havia trabalho e passavam fome. Estes homens deixavam a família com muita saudade.

Também existia a Censura, que era um grupo de pessoas que liam todos os documentos antes de serem publicados.

Na noite de 24 para 25 de abril senhores saíram dos quartéis e foram para Lisboa fazer uma guerra. Estes homens queriam liberdade e muita alegria.

Esta guerra foi de paz e terminou com os soldados a colocaram cravos nas armas.

No final do dia começou a aparecer o sol e tudo terminou em Festa.

Francisca de Sousa Catarino

A Revolução

Page 9: 25 de Abril de 1974

A revolução dos cravosHá muitos anos atrás, Portugal foi notícia em todo o mundo,

pois conseguiu fazer uma revolução sem que ninguém tivesse morrido. Essa revolução aconteceu, porque os portugueses já estavam fartos do regime que se vivia em Portugal, que obrigava os jovens militares a participar na guerra colonial, destruindo a juventude que morria por lá.

Vivia-se um clima de censura em que a PIDE levava presos todos os que falassem mal do governo. Muitos dos portugueses acabavam mesmo por recorrer à emigração procurando um futuro melhor e deixando um clima de saudade entre as famílias.

Chamou-se revolução dos cravos porque os que se revoltaram preferiram colocar cravos nas espingardas, em vez de disparar as balas.

A alegria que todos sentiram no final, foi porque tinham finalmente alcançado a liberdade para falar e para viver, pois o sol quando nasce é para todos. Esta festa celebra-se todos os anos para comemorar o início da democracia

Mariana Forte Mateus

Page 10: 25 de Abril de 1974