o pós 25 de abril de 1974

17
Programa do MFA (Movimento das Forças Armadas)

Upload: racatta

Post on 30-Jun-2015

25.392 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Pós 25 de Abril de 1974

Programa do MFA

(Movimento das Forças Armadas)

Page 2: O Pós 25 de Abril de 1974

Pós 25 de Abril

Nos dias que sucederam o 25 de Abril, após a enorme euforia, realizou-se o programa do M.F.A. (Movimento das Forças Armadas) que ficou conhecido como os 3 D’s:

1.Democratizar2.Descolonizar3.DesenvolverEste movimento tinha como objectivo

tirar o país do atraso económico e social e resolver os graves problemas decorrentes dos 13 anos da guerra colonial.

Page 3: O Pós 25 de Abril de 1974

Com a Ditadura que já tanto tinha atrasado Portugal face aos países da Europa, o principal objectivo era implantar uma Democracia de modo a livrar o nosso país da tensão vivida até ao 25 de Abril de 1974.

Com a Democracia, a população poderia exprimir as suas opiniões que tinham sido guardadas com rancor naqueles longos anos da Ditadura. A população poderia vir a saber as verdadeiras notícias do dia até agora censuradas pelo Estado Novo. Ou seja, com a democratização a liberdade estava alcançada.

Democratizar

Page 4: O Pós 25 de Abril de 1974

Mas para atingir esta liberdade foi formado um Governo Provisório do qual fazia parte os generais Spínola e Costa Gomes e foram tomadas algumas medidas como:

1.Extinção da Polícia Política (PIDE/DGS);

2.Abolição da Censura;3.Libertação de todos os presos

políticos e permissão do regresso dos exilados;

4.Autorização dos partidos políticos e de sindicatos livres;

Page 5: O Pós 25 de Abril de 1974

DescolonizarAs colónias portuguesas queriam a independência, mas Salazar não queria de todo diminuir o seu Império. Após a Revolução dos Cravos o M.F.A negociou a independência das colónias, que além dos problemas causados, era uma despesa extra para Portugal.

Foi em 1973 que se iniciou a descolonização de África, dando a independência das colónias portuguesas.

Page 6: O Pós 25 de Abril de 1974

Foi com a declaração unilateral da República da Guiné-Bissau que a comunidade internacional reconheceu a sua independência.

As restantes colónias de Portugal conseguiram a independência em 1975, excepto Macau e Timor.

Page 7: O Pós 25 de Abril de 1974

Quando se deu a descolonização mais de 800 mil indivíduos regressaram a Portugal.Como sabemos Portugal tinha problemas económicos, e a chegada de tanta gente ao país agravou ainda mais o seu estado, sobretudo a nível de desemprego.

Page 8: O Pós 25 de Abril de 1974

Por outro lado a integração desta população na sociedade Portuguesa não foi fácil devido à diferença de culturas, aos problemas humanos, provocados pela separação de familiares, ao abandono de regiões onde viviam, trabalhavam e onde tinham os seus bens, causando marcas que nunca mais se apagariam.Mas há sempre quem consiga dar a volta à situação e muitos deles recomeçaram as suas vidas, com novas profissões contribuindo para dinamizar alguns sectores da indústria portuguesa.

Page 9: O Pós 25 de Abril de 1974

Nos territórios independentes a evolução política não foi fácil devido à existência de guerras civis, destruição de aldeias e cidades, morte e a desorganização económica levaram a que alguns destes países vivessem uma longa crise económica e social, em que muitas destas crises ainda se mantêm.

Page 10: O Pós 25 de Abril de 1974

DesenvolverCom os 48 anos de Ditadura o país atrasara-se em relação aos restantes países Europeus, por isso, o grande objectivo deste Programa era retirar o país da cauda da Europa, desenvolvendo-o.A pouca competitividade dos produtos nacionais nos mercados internacionais revelava o grande atraso na economia Portuguesa. O escudo estava muito desvalorizado dando-se a diminuição do poder de compra da população portuguesa. O desemprego aterrorizava todos os trabalhadores e o que ainda agravou mais esta crise foi a chegada de ex-residentes das antigas colónias.

Page 11: O Pós 25 de Abril de 1974

Para resolver este défice Portugal tem vindo a

tomar algumas medidas …

Page 12: O Pós 25 de Abril de 1974

Portugal depois de aderir à União Europeia, foi dos primeiros países a aderir ao Euro…

Page 13: O Pós 25 de Abril de 1974

Promoveu acontecimentos com vista internacional…

Expo’98 Euro 2004

Page 14: O Pós 25 de Abril de 1974

Desempenhou um papel importante na

independência de Timor

Page 15: O Pós 25 de Abril de 1974

O Português Durão Barroso assume a Presidência da

União Europeia…

Page 16: O Pós 25 de Abril de 1974

Apesar dos esforços de Portugal de desenvolvimento económico, ainda há muito a fazer para que Portugal possa acompanhar os

restantes países da União Europeia…

Page 17: O Pós 25 de Abril de 1974

Trabalho realizado por:

• Nuno Montenegro, nº 21• João Ferraz, nº 15• Georgina Esteves, nº 10• Loic Santos, nº 16• Marta Gonçalves, nº 20• Pedro Bartilotti, nº 23

• Externato Mª Auxiliadora– Prof. Sónia Cruz - História