23/11/2011 - saúde & beleza - edição 2980

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 23 de novembro de 2013 REPRODUÇÃO Como desfrutar deste exercício, protegendo seu corpo Página 7 Bicicleta Os truque e produtos certos para pele oleosa Página 8 Maquiagem

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 12-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

23/11/2011 - Saúde & Beleza - Edição 2980 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Bento Gonçalves :: Sábado :: 23 de novembro de 2013

REPRODUÇÃO

Como desfrutar deste exercício, protegendo seu corpoPágina 7

Bicicleta

Os truque e produtos certos para pele oleosa

Página 8

Maquiagem

2 Sábado | 23 de novembro de 2013

Quatro tratamentos para as estrias

Exterminar as estrias é uma tarefa muito difícil, mas, com tecnologia, é possível

amenizá-las. Selecionamos qua-tro tratamentos poderosos que prometem ajudar você nessa batalha. Saiba um pouco mais sobre eles e faça a sua escolha:

E-Matrix

A novidade é um laser suba-blativo fracionado que penetra na pele de forma mais delica-da, estimulando a produção de colágeno e gerando um proces-so de coagulação que ajuda na regeneração do tecido interno (de dentro para fora). Em três sessões, com 30 dias de inter-valo entre elas, o tratamento é capaz de melhorar o aspec-to das estrias e garantir mais elasticidade à pele. “Também é indicado para tratar cicatri-zes de acne, flacidez nas pál-pebras e para o fechamento de poros muito abertos”, explica a dermatologista, Juliana Nei-va, da Clínicas Juliana Neiva, no Rio de Janeiro.

Peeling de Cristal

A pele recebe microcristais de óxido de alumínio, que causam uma microabrasão, removendo as células mortas e estimulando a renovação celular. Em segui-da, é aplicado um complexo de ácidos, que estimula a formação de colágeno. Com cinco sessões, com intervalo de 15 dias entre elas, é possível ver uma boa di-ferença nas estrias vermelhas, mais recentes. “Já as brancas

Fonte: boaforma.abril.com.br

REPRODUÇÃO

são mais difíceis de sumir, mas, com pelo menos dez sessões, é possível amenizar bastante sua textura”, explica Blanch Marie, especialista em estética facial e corporal do Instituto Blanch Ma-rie, em São Paulo.

Acupulse

O laser ablativo fracionado de CO2 faz microperfurações na pele, aquecendo o local e estimulando a produção de co-lágeno. O método trata estrias e flacidez, deixando a pele mais firme e com aspecto mais saudável. “É contraindicado para peles morenas e negras, pois pode causar manchas”, fala a dermatologista Mônica Felici, de São Paulo. Para com-

bater as estrias, a especialista indica de três a seis sessões, dependendo de cada caso.

Preço: de 1,5 mil reais a 2 mil reais o pacote.

Sellas EVO

O laser fracionado não abla-tivo perfura a pele danificada e facilita a sua regeneração, já que estimula a produção de colágeno e elastina. Com cerca de seis sessões do trata-mento, já é possível notar que as estrias ficam mais finas e superficiais. “A grande vanta-gem do Sellas EVO é que ele é indicado para todos os tons de pele”, explica Mônica Felici.

3Sábado | 23 de novembro de 2013

Erva mate combate câncer intestinalCarne no prato, diabete

à vista?

De uns tempos pra cá, a car-ne vermelha é vista com desconfiança. Estudos re-

centes indicam que abusar no consumo aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares e certos tipos de tumores. Agora, uma ampla pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Es-tados Unidos, traz à tona uma nova e perigosa relação. Depois de acompanhar mais de 200 mil pessoas por uma média de 20 anos, os cientistas concluíram que comer 100 gramas de carne vermelha por dia, o equivalen-te a um bife, oferece um risco 19% maior de desenvolver diabe-te do tipo 2. Para aqueles que preferem abocanhar 50 gramas de embutidos, como uma salsi-cha ou dois pedaços de bacon, a história é mais desanimadora, já que o risco sobe para 51%.

“Uma das hipóteses para ex-plicar o perigo representado pela carne vermelha é a pre-sença de ferro do tipo heme. Ao que tudo indica, doses elevadas do mineral causam resistência à insulina”, conta An Pan, líder do trabalho. Outras teorias, vale ressaltar, não foram descarta-das. Uma delas coloca a culpa na alta concentração de gor-

O risco de desenvolver a doença é ainda maior quando se opta por versões processadas, diz estudo americano

3

Fonte: saude.abril.com.br

Fonte: biotec-ahg.com.br

dura saturada encontrada nos bifes. “Essa explicação é mais plausível. Afinal, já se sabe que exagerar nessa gordura cria um processo inflamatório no pân-creas, órgão que produz a insu-lina”, avalia o endocrinologista Antônio Lerário, diretor da So-ciedade Brasileira de Diabetes. No caso das versões processa-das, há um agravante: elas são munidas de conservantes como nitratos e sal. An Pan explica: “Os nitratos são convertidos em nitrosaminas, substâncias consi-deradas tóxicas para as células beta do pâncreas, responsáveis por fabricar a insulina. Já o exa-gero no sódio do sal está associa-do à resistência ao hormônio”.

A nutricionista Semíramis Do-mene, professora da Universi-dade Federal de São Paulo, na Baixada Santista, corrobora o conselho: “Ninguém precisa ti-rar a carne bovina da dieta, até porque o ferro heme é o mais bem aproveitado pelo corpo. Mas sua ingestão pode ficar res-trita a duas ou três vezes na se-mana, sendo que a porção deve ter o tamanho de uma carta de baralho”, para dultos. Ainda de acordo com a pesquisa de Har-vard, quem substituiu a carne vermelha por grãos integrais,

nozes ou alimentos com baixo teor de gordura afugentou o dia-bete. Portanto, nos dias em que topar seguir a sugestão dos espe-cialistas e deixar o bife fora do prato, aposte nessas boas fontes de proteínas. Para abastecer o corpo de ferro, a sugestão é combinar leguminosas, como feijão, grãode- bico e soja, a re-servas de vitamina C na mesma refeição. “Entre uma garfada e outra de arroz com feijão, beba suco de laranja, limão ou acero-la”, exemplifica a nutricionista. Alguns alimentos podem suprir o rico conteúdo de proteínas e ferro da carne vermelha quando ela não entrar no menu. Veja:

ProteínaAposte em peixes magros e

misturas de cereais integrais com leguminosas, como arroz e feijão. O ovo tem sinal verde duas vezes por semana.

FerroAssocie leguminosas a fontes

de vitamina C na mesma refei-ção. Exemplo: ao comer feijão, tome suco de laranja. Assim, o ferro de origem vegetal é mais bem absorvido pelo organismo.

A história do chá tem início na China a partir do ano 2.737 a.C, onde acredita-se que o impera-dor chinês Shen Nung, ao ferver água debaixo de uma árvore, não tenha percebido que folhas da planta haviam caído dentro do recipiente, dando origem, de forma involuntária, à bebida conhecida atualmente. A forma de preparar o chá como fazemos hoje em dia, foi descoberta so-mente no XIV, na dinastia Ming e a introdução do chá no mundo ocidental foi realizado pelos in-gleses no século XVII.

Com as experiências viven-ciadas pelos povos antigos, aliadas ao avanço da ciência no estudo das propriedades tera-pêuticas dos chás, foi possível descobrir um leque de possibi-lidades para o uso das substân-cias, presentes nesses produ-tos, no tratamento de doenças.

De acordo com o estudo de-senvolvido na Universidade de Ilinóis, EUA, uma substância derivada da cafeína conheci-da como ácido cafeoilquínico (CQA, sigla do nome em inglês), presente na erva mate – Ilex pa-raguariensis St. Hilaire –, pode inibir a translocação de núcleos NF-kB em macrófagos e induzir apoptose – morte celular progra-mada – em células humanas de câncer de cólon, pela ativação das enzimas caspase – 8 e cas-pase – 3.

FOTOS REPRODUÇÃO

O processo de apoptose ocorre devido aos danos no DNA, causados pelo contato das substâncias químicas presentes na erva mate, com as células cancerosas. Algumas moléculas derivadas do CQA têm a capa-cidade de diminuir considera-velmente vários marcadores de inflamação, dentre eles o NF-kb (NF-kappa-B), responsável pela regulação de diversos genes que interferem no processo, por meio da produção de algu-mas enzimas. Um dos objetivos da equipe de pesquisadores é reduzir a atividade do NF-kB (fator nuclear kappa B) – um complexo protéico que desem-penha funções como fator de transcrição. Foi possível consta-tar também que, a indução das enzimas caspase – 3 e caspase – 8, culminou com a morte de diversas células neoplásicas.

Os resultados obtidos são bas-tante promissores, pois existem fortes indícios de que os deri-vados da cafeína, presentes na erva mate, podem agir no com-bate ao câncer, assim como em desordens inflamatórias. No en-tanto, esses mecanismos podem ser mais eficientes no cólon, pois a microflora ali presente tem grande importância na ab-sorção e metabolismo das subs-tâncias derivadas da cafeína.

4 Sábado | 23 de novembro de 2013

A prática regular de ati-vidade física traz mui-tos benefícios à saúde,

entre eles, aumento do gasto energético, maior coordena-ção motora, melhora da ca-pacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como hiperten-são, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimen-tos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

A nutricionista Daniela Buco Ribboldi comenta que é im-portante ter de uma alimenta-ção equilibrada para um bom desempenho na atividade físi-ca. “A ingestão de uma dieta variada e balanceada que su-pra o gasto de energia é con-siderada suficiente para pre-venir a deficiência da maioria dos macro e micronutrientes perdidos durante a prática da atividade física.”

A alimentação deve con-templar todo macronutrien-tes, ou seja, carboidratos (pães, massas, arroz), proteí-na (carnes, leite e derivados) e lipídeos (gordura vegetal e animal), e os micronutrientes, vitaminas e minerais encon-trados principalmente em fru-tas e legumes.

Daniela salienta que é inte-ressante diferenciarmos atletas de pessoas fisicamente ativas. Os esportistas profissionais são os que se submetem em seus treinos diários a uma carga de exercícios bastante intensa e por conta disso tem seu meta-bolismo e necessidades nutri-cionais completamente alte-rados e aumentados. Ao passo que pessoas fisicamente ativas são aquelas que buscam na prá-tica de atividades físicas, a pro-moção da saúde, a qualidade de vida e o bem estar.

“Os cuidados nutricionais com atletas devem ser não só de melhora do desempenho durante os treinos e provas, mas também de reposição das perdas de vários nutrien-tes que ocorrem durante os exercícios. Pessoas fisicamen-te ativas não podem ter como referência a alimentação de

A atividade física deve ter o acompanhamento de uma boa alimentação

Atividade física e nutriçãoArtigo | Atividade Física

atletas profissionais.” Daniela comenta ainda que

uma a diferença entre alimen-tação de desportistas profissio-nais e pessoas fisicamente ati-vas “Desportistas profissionais necessitam de aporte calórico e nutricional maior devido à demanda de treinos e com-petições, são as pessoas mais indicadas para o uso de algum suplemento, pois somente com a alimentação dificilmente conseguem atingir os níveis de nutrientes desejáveis.”.

Indivíduos fisicamente ativos necessitam de aporte calórico maior nos dias de treino, con-tudo a grande maioria consegue atingir através de uma alimen-tação saudável e equilibrada.

Contudo, devemos salientar que todo desportista profissio-nal e/ou indivíduo ativo deveria realizar uma avaliação nutricio-nal a fim de verificar a ingestão calórica adequada em macro e micronutrientes, comenta.

Para a dieta para o desportis-ta devem ser levados em conta diversos fatores como as rotinas de treino, os tipos de ativida-des, os hábitos alimentares, o histórico familiar de doenças, o percentual de gordura, a massa muscular, entre outros.

Daniela complementa que o consumo de suplementos ali-mentares representa talvez o aspecto mais popularizado na nutrição esportiva. Os atletas ou praticantes de atividades físicas acreditam que esses produtos lhe darão maior van-tagem competitiva, porém po-dem tornar-se prejudiciais tan-to ao organismo quanto para seu desempenho, quando utili-zados de maneira inadequada.

Em geral observa-se que os esportistas e atletas sofrem influência de treinadores fí-sicos, mídia, outros atletas e o próprio desejo de sucesso. Portanto, há uma necessidade crescente de orientação e edu-cação em nutrição esportiva,

com prescrição dietética e su-plementação conforme as ne-cessidades de cada indivíduo.

“A suplementação alimen-tar sempre deve ser realizada de acordo com avaliação nu-tricional prévia de um profis-sional especializado. A suple-mentação só é recomendada nos casos em que o praticante de atividade física não conse-gue ingerir pela dieta, a quan-tidade adequada de determi-nados nutrientes.”

A escolha do suplemento alimentar deve começar pela necessidade real do individuo dos nutrientes e compostos ativos após o ajuste dietético, ou seja, antes se deve priori-zar a ingestão alimentar, para após verificar a possibilidade e necessidade de suplementar algum nutriente.

Outras questões como, hábito intestinal e exames bioquímicos devem ser consideradas na hora da prescrição de suplementos, pois existem estudos que afir-mam que alguns nutrientes não são absorvidos devido ao hábito intestinal deficiente.

Observa-se que a maior in-gestão de suplementos alimen-tares são os classificados como proteicos. A Sociedade Brasi-leira de Medicina no Esporte alerta que o consumo proteico excessivo, não resulta em au-mento de massa magra, pois há um limite para o acúmulo de proteína nos diversos tecidos do corpo humano.

Os suplementos alimentares devem ser utilizados com cau-tela e sob orientação individu-alizada, assim evitando atitu-des inadequadas que podem levar há vários riscos de saúde.

Aproveite a chegada da es-tação de calor e entre para o time dos praticantes de ati-vidade física, comprovando na prática os seus benefícios. Não se esquecendo de aliar sempre “exercícios à alimen-tação saudável.”.

DIVULGAÇÃO

Rosalene Osmarin Geremia

Graduada em Educação Física, mestre em Ciên-

cias Aplicadas a Ativi-dade Física e ao Esporte

3454.6590

5Sábado | 23 de novembro de 2013

Os músculos da região cer-vical são responsáveis por sustentar a cabeça,

auxiliar na movimentação dos ombros e braços e ainda ser-vem como músculos acessórios na respiração. Esse acúmulo de funções somado ao estresse e tensão cada vez mais frequen-tes no dia a dia, fazem com que eles entrem em um estado de sobrecarga e fadiga exces-sivos. As consequências disso podem ser uma sensação au-mentada de peso nos ombros, dificuldade para movimentar o pescoço e em casos mais extre-mos desencadear dor.

Em situações de medo, ten-são e estresse excessivo os músculos da região posterior do corpo, responsáveis por manter a postura ereta en-tram em um estado de tensão aumentada. Essa contração é involuntária e surge como resposta a esses estímulos ex-ternos, formando nódulos do-loridos, os chamados pontos gatilhos ou pontos de tensão.

Com a presença desses nódu-los, forma-se um ciclo de con-tração muscular que se mantém por muito tempo e gera dor nessa região, principalmente no pescoço. Na tentativa de mi-nimizar a dor, pequenos vícios e alterações posturais são ado-tados, porém eles podem vir a contribuir para manutenção do quadro doloroso, podemos atri-buir a essa condição o termo cervicalgia tensional.

Outra situação que pode causar dor e tensão na região são as chamadas cervicalgias mecânicas, muitas delas cau-

Estresse e má postura deixam os músculos da região cervical tensos e doloridos

Fonte: minhavida.com.br

REPRODUÇÃO

sadas por lesões e traumas nos discos intervertebrais presentes na coluna cervical. Essas lesões são classificadas conforme sua severidade; abaulamento dis-cal, protusão de disco e hérnia de disco ou hérnia discal.

Amenizando a dor

É fundamental que a pessoa tenha cuidados com sua postu-ra, evitando sentar de forma inadequada, passar longos perí-odos na mesma posição, levan-tar e/ou transportar objetos pesados de forma inadequada. Muitas vezes o estresse e ten-são fazem com que a pessoa se alimente mal e não tenha uma boa noite de sono, por isso é importante também cuidar da postura na hora de dormir. O mais indicado é deitar-se de lado, mantendo um travesseiro entre as pernas e um segundo travesseiro na região do pesco-ço. Ele deve apresentar altura adequada para que o pescoço não se incline para cima ou para baixo, mantendo-o em posição neutra.

Quando a pessoa não apre-senta histórico de traumas ou lesões na região é evidente que ela está sofrendo de estresse e tensão muscular, sendo assim alguns auto alongamentos e automassagens são indicadas.

Alongamento

Rode a cabeça para o lado direito e em seguida incline le-vemente a cabeça para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os

músculos que ficam à esquerda do pescoço. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.

Alongamento

A pessoa deve fazer incli-nar levemente a cabeça para frente e com as mãos na parte de trás fazer uma leve pressão para alongar os músculos des-ta região. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.

Automassagem

A pessoa pode localizar o ponto doloroso e com a polpa dos dedos realizar pequenas pressões e movimentos circu-lares sobre o local de dor para minimizar a tensão. Também é indicado durante o banho dei-xar a água morna cair sobre a região e aplicar a automas-sagem. Pode-se realizar essa automassagem de três a qua-tro vezes por dia, por até um minuto em cada região.

Esses auto alongamentos e automassagem são indicados apenas para pessoas com do-res desencadeadas por tensões ou estresse, pessoas com le-sões na coluna, como hérnias de disco, protusões discais, traumas, entre outros, devem sempre procurar um profissio-nal para avaliar sua real con-dição antes de fazer qualquer tratamento por conta própria.

Exercícios e automassagem aliviam dor no pescoço

6 Sábado | 23 de novembro de 2013

Medicamentos podem ser úteis, mas nem sempre são a melhor solução

Artigo | Medicina Integrativa

Saúde e estética, algo a ver com máquina?

Médico

Dr. Cezar

de Moura

Confesso que me parece estranho quando vejo uma ambulância e hos-

pitais com adesivo “Saúde”, pois nestes lugares só estão doentes? Fico me perguntando o que estes locais sabem de saúde, pois são especialistas em doença? Ainda dizem que nosso corpo é uma máquina, como tal tratada de fora para dentro com cirurgias e medi-camentos? Onde doente é cha-mado de paciente, que tem de esperar pacientemente pela cura, tal como uma máqui-na? Ora, se ainda não desco-briram a diferença entre uma máquina e um ser-vivo, como podemos pensar que consigam recuperar sua saúde?

A máquina possui um esta-do de equilíbrio estático, ou seja, se alterar uma engrena-gem, você pode prever a pró-xima alteração, porém a pes-soa tem equilíbrio dinâmico, de modo que alteração em dada enzima terá resultados imprevisíveis no corpo, como podemos observar em uma bula de medicamento, com todos aqueles riscos a saúde, dizendo no final que o labo-ratório ainda não sabe todos os riscos e, se algo acontecer de diferente, busque um mé-dico? Dizem que isto é cientí-fico e seguro para a sua saú-de, mesmo acontecendo, aqui no Brasil, de estarmos usando medicamentos proibidos na Europa pelo risco para a saú-de do europeu?

A medicina chama o doen-te crônico de paciente e, tal como uma máquina, será con-sertada de fora para dentro, com medicamentos, cirurgia e radioterapia. Porém sabemos que todo o ser vivo tem a ca-pacidade de se curar sozinho, mesmo assim, na visão de um bom paciente, você deve ficar esperando pelo resultado que virá de fora para dentro? Ora, sendo o equilíbrio orgânico de um ser vivo dinâmico, ao tra-tarmos de fora para dentro, como se fosse uma máquina, estamos sobrecarregando este sistema, de modo a gerar mais doença? Seria isto mera coin-

cidência em relação ao fato de sermos um dos maiores consumidores de medicamen-tos do mundo, porém assistir-mos este estado precário da saúde no Brasil?

Antes de dizer que você é o paciente, a medicina deveria explicar como o efeito place-bo pode resolver um problema de saúde, “sem medicamen-to”, pois neste caso seu cor-po foi o médico, evidenciando toda a capacidade existente em um ser-vivo de se auto-curar. Qual motivo disto não ser mais estudado e valoriza-do em um tratamento clínico? Visto que, na visão do medi-camento, a cura acontece de fora para dentro, lhe expondo a toda gama de efeitos cola-terais, enquanto no placebo a cura acontece de dentro para fora, obedecendo à dinâmica de um ser-vivo, que não é e nunca será uma máquina.

Também sabemos que o efeito placebo sempre be-neficia o paciente, e quando acontece é somente por mé-rito dele, porém, ao usarmos medicamento, este agirá por si e pelo efeito placebo, no caso do medicamento, então, qual estará curando o pacien-te? Desprezar a atuação do doente na sua recuperação é um grande erro, pois no caso de um ser-vivo, a recuperação sempre virá de dentro para

fora, sendo fundamental a atuação do doente, pois seu corpo é quem melhor diagnos-tica e trata seus problemas, sendo na verdade o seu médi-co. Médico, penso, deveria ser chamado de paciente, pois a ele cabe orientar, prescrever medicamento ou cirurgia, es-perando pacientemente pela sua recuperação.

A Medicina Integrativa en-tende que não há doenças e sim doente, devendo este ser visto no todo e não apenas por partes, onde medicamento e cirurgia pode, sim, serem úteis em casos agudos, porém, pelos números em saúde, tem se mostrado falhos em casos crônicos, além de possibilitar, pelos efeitos colaterais, o uso de mais medicamentos para combater seus efeitos colate-rais. Entenda que medicamen-tos e cirurgia não são as únicas formas de tratamento para doença crônica, obesidade e demais alterações. Nos casos estéticos, da mesma forma, a recuperação pode acontecer de dentro para fora, pois sai-ba que existem equipamentos liberados pela ANVISA capazes de melhorar sua estética facial e corporal sem cortes, sem ci-catrizes e sem lhe afastar do trabalho. Para mais informa-ções a respeito da Medicina Integrativa, busque um profis-sional de saúde. Seja Feliz!

REPRODUÇÃO

7Sábado | 23 de novembro de 2013

Bicicleta: evite lesões e incômodosPedalar parece muito

simples para aqueles que andam de bicicleta

desde criança. Basta pegar sua magrela e passear por aí, seja com um grupo de ciclis-mo ou sozinho pelas ruas e ciclovias. Certo? Errado. Inú-meros aventureiros da bike sofrem com lesões e incômo-dos dos mais diversos tipos, cujas causas variam desde as quedas, o uso inadequado dos equipamentos até a má pos-tura e acidentes sérios.

“Em ciclistas é comum ob-servarmos problemas nas rótu-las e tendinites nos joelhos e no tendão de aquiles. Muitos relatam dores no pescoço, na lombar, e ao redor dos ombros na região dos músculos do tra-pézio”, de acordo com o orto-pedista Fabio Ravaglia.

O empresário Raphael Pazos pratica triathlon, modalidade que envol-ve natação, ciclismo e corrida, há seis anos. Apesar de não utilizar o esporte como profissão, ele leva os trei-nos e competições

bastante a sério, mas já teve problemas de saúde por conta do esporte. “Em uma queda, acabei machucando o ombro. A ferida não cicatrizava, mas não dei muita importância na hora. Tempos depois, descobri um câncer de pele, relacio-nado à exposição ao sol e a falta de cuidado que tive com esse machucado”. Uma boa dica que o esportista dá para aqueles que encaram compe-tições ou longos percursos é não utilizar equipamentos di-ferentes daqueles utilizados nos treinos: “não invente de usar uma bermuda nova, que pode lhe causar machucados. Também é bom evitar comer durante a prova um lanche

que você nunca ingeriu antes, por exemplo”. Outro ponto importante é ter cuidado com a lombar, preocupando-se em fortalecê-la com exercícios de musculação.

As assaduras são também um problema frequente, po-rém fácil de serem resolvidas. O posicionamento correto do selim (assento) é fundamen-tal, pois se ele estiver muito alto (em relação ao pedal) vai exigir maior movimenta-ção das pernas e aumentar o atrito, favorecendo a irritação da pele. Além disso, o mais indicado é que o selim esteja em posição reta ou levemente abaixada. Os selins com amor-tecedor e com uma abertura central ajudam a evitar as assaduras. E vale usar bermu-das de ciclismo que mantêm a

pele livre de umidade.A postura é funda-

mental para evitar do-res e até lesões a longo prazo. “O guidão deve estar em uma altura que permita que você

mantenha as costas eretas e os braços relaxados, mas não muito próximos ao corpo para não sobrecarregar as articula-ções”, explica Fabio Ravaglia.

Há um truque simples para saber a altura correta do as-sento: “fique em pé do lado da bicicleta - o assento deve-rá estar na altura do seu qua-dril”, diz Fabio. É importante manter a cabeça alinhada, além de coluna e pescoços re-laxados. “Relaxe também as mãos, os cotovelos e os om-bros. Mantenha o joelho em uma altura inferior às mãos durante as pedaladas”, diz o ortopedista.

Cuide da lombar

“Fique em pé do lado da bi-cicleta - o assento deverá es-tar na altura do seu quadril.”

As dores lombares são uma reclamação frequente e costu-ma também ser decorrente da má postura do ciclista sobre a bike. “Fortalecer o abdômen é um truque importante para a sustentação do corpo do ciclis-ta sobre a bike e evitar as do-res”. Na academia ou em casa, capriche nos exercícios de musculação e abdominais para fortalecer o “core” ou cinturão de força, que é a região mus-cular que envolve essa região da coluna vertebral. É funda-mental fazer alongamentos antes e depois de pedalar. E

para quem está começando, vale pedalar por um perí-odo de tempo que não cause dores nas costas e ir aumentando o tempo gradativamente.

Proteja os joelhos

Outro cuidado é que peda-lar de maneira incorreta ou a sobrecarga pode causar ten-dinite nos joelhos ou proble-mas nas rótulas. “Manter o pedal muito frouxo contribui para esses problemas, além de aumentar as chances de estiramento no tornozelo”, diz Fabio. No entanto, tam-bém é importante não jogar o peso do corpo todo sobre os membros superiores. Ou-tra dica importante é não movimentar o quadril para os lados, como se estivesse re-bolando, evitando problemas na articulação dos quadris.

Pequeno ciclista sempre seguro

Não é só gente grande que deve se proteger contra lesões e acidentes. Os pe-quenos também. Um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba, acompanhou 757 pacientes e concluiu que, nos casos de fratura facial, 98% das crianças não usavam acessórios de segurança ao andar de bicicleta, como o capacete.

Os meninos eram os maio-res atingidos: 70% dos casos. Ou seja, vale lembrar aos pais que, mesmo na hora da brin-cadeira, é importante o uso, pelo menos, do capacete, que evita quase que por completo as lesões em casos de quedas e batidas leves.

Fonte: minhavida.com.br

8 Sábado | 23 de novembro de 2013

Tecnologias preparam o corpo para o verão

Quem tem pele oleosa sofre para fazer com que a maquiagem dure mais tempo no rosto. Afinal, é comum o make sumir com facilidade nesse tipo de pele, ao con-trário das mulheres que pos-suem a derme mais seca. Contudo, alguns truques po-dem ajudar a se manter bo-nita sem precisar correr até o espelho de tempos em tem-pos. Para ajudar, listamos as cinco dicas preciosas e bem práticas que podem colocar um fim no problema de uma vez por todas.

Prepare bem a pele – Pes-soas com pele oleosa devem sempre usar hidratantes e tônicos com efeito matte (anti-brilho). Segundo a der-matologista Dra. Christiana Blattner, “esses produtos possuem a que absorvem a oleosidade excessiva” e po-dem ajudar. Antes de iniciar a aplicação dos produtos, procure também lavar o ros-to com um sabonete próprio para esse tipo de pele.

Maquiagem certa – É es-sencial que os produtos usa-dos sejam especiais para pele oleosa ou mista. Existem vá-rios tipos no mercado e eles costumam ser livres de óleo,

Estar de bem com o corpo para colocar aquele bi-quíni e aproveitar a me-

lhor estação do ano, é possível sim. A clínica LightShape conta com tecnologias avançadas no combate da celulite, flacidez cutânea, estrias e gordura lo-calizada, sem dor e sem danos a saúde. Umas delas é o Ultra-som Cavitacional focalizado, que esta agradando a grande maioria dos clientes, pois reduz medidas e melhora o contorno corporal, em pouco tempo.

O ultrassom cavitacional age seletivamente nas células adi-posas, preservando as outras. Ao romper a membrana das células adiposas, a célula é destruída, fazendo com que a perda de medidas seja efetiva e duradou-ra. Como a energia é liberada em pulsos, não existe a possibi-lidade de elevação excessiva de temperatura.

As fisioterapeutas Emilaine de Morais e Larissa Rossi, afir-mam com base em estudos e re-sultados já obtidos, que a média de perda é de 4 à 10 cm de cir-cunferência, variando conforme a resposta de cada organismo in-dividual, área tratada, e cuida-dos durante o tratamento, com a alimentação e com a prática de exercícios físicos.

Qualquer região do corpo pode ser tratada, onde há acú-mulo de gordura, como por exemplo, abdômen, flancos, coxas, costas, culotes, entre outros. Cada região demora em média 30 minutos. O interva-lo entre as sessões é em média uma por semana ou até 15 dias de intervalo. O número de ses-

Fonte: minhavida.com.br

Truques de maquiagem para pele oleosa

O produto certo fará com que sua pele fique ainda mais bonita e sem oleosidade

Lightshape com tratamentos para prepar você para o verãoevitando assim o aumento do brilho e permitindo que a maquiagem fique intacta por mais tempo.

Pó é o grande aliado – Ele dá um aspecto mais opaco à pele e é o maior parceiro nessa hora. Invista nele espe-cialmente na chamada “zona T”, que engloba as regiões da testa e nariz, que são na-turalmente mais oleosos. Te-nha o pó compacto sempre à mão.

Fuja de cremes - Dê pre-ferência a produtos em pó ou bastão, evite os cremes. O pó ou o bastão são mais secos e ajudarão a evitar o excesso de oleosidade. Essa dica ser-ve para qualquer produto do make.

Aplique com pincel – Evi-tar a esponja também é uma medida que pode ajudar. Isso porque o pincel deposita a maquiagem sem espalhar tanto a oleosidade, enquanto a esponja ou mesmo o dedo podem distribuir esse óleo natural da pele para o res-tante do rosto.

REPRODUÇÃO

sões varia individualmente, de acordo com a quantidade de gordura na região.

Ainda conforme as fisiote-rapeutas, nenhum tratamento é definitivo. “Como também ocorre na lipoaspiração tradi-cional, se o paciente ganhar peso poderá acumular gordu-ra novamente na região. Por isso hábitos saudáveis de ali-mentação e atividade física contribuem para manter os resultados. Os alimentos que acumulam gordura também de-vem ser evitados”, ressaltam as profissionais.

Para flacidez, celulite e es-trias, a Radiofrequência Multi-polar ainda é a melhor opção, pois emite ondas que aquecem a cama mais profunda da pele, estimulando a produção de colá-geno e elastina. Promovendo as-

sim uma melhora no aspecto da pele, celulite e ameniza estrias.

Pode ser feito, além do cor-po, em face, pescoço, colo e mãos, para efeito Lifting e li-nhas de expressão. Não tem res-trição ao sol, nem as atividades rotineiras.

A avaliação é realizada gra-tuitamente na Lightshape, o que é imprescindível para a utiliza-ção dos tratamentos corretos.

Tecnologias avançadas tam-bém para Rejuvenescimento facial, melasmas, acne e Foto-depilação Unisex, para se livrar dos pelos indesejáveis, sem dor.

Todos os equipamentos usa-dos na clínica possuem registro na ANVISA, sem riscos a saúde. Como também a equipe é for-mada por profissionais respon-sáveis na área de Fisioterapia Dermato Funcional.

DIVULGAÇÃO