23/09/2015 - jornal semanário - edição 3.167

16
Polícia Civil Medida sobre prisões gera polêmica Nova determinação estadual impede que delegados acionem advogados para presos em flagrante Página 15 Páginas 8 e 9 Apesar da retração econômica, empreendedores têm resultados positivos e estão ampliando seus negócios Economia BENTO GONÇALVES Quarta-feira 23 DE SETEMBRO DE 2015 ANO 48 N°3167 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Qualidade e inovação para crescer na crise VITÓRIA LOVAT

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 23-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Polícia Civil

Medida sobre prisões gera polêmicaNova determinação estadual impede que delegados acionem advogados para presos em flagrante Página 15

Páginas 8 e 9

Apesar da retração econômica, empreendedores têm resultados positivos e estão ampliando seus negócios

Economia

BENTO GONÇALVESQuarta-feira23 DE SETEMBRO DE 2015ANO 48 N°3167

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Qualidade e inovação para crescer na crise

VITÓRIA

LOVAT

Page 2: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 20152 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan page:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

Parem o Brasil!O que está acontecendo no Brasil é o que poderia ter

sido previsto há décadas. Desde 1988, quando um bando de inconsequentes elaborou a Constituição Federal, esta-mos em contagem regressiva. Qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência (o que é o meu caso), poderia prever o que iria acontecer. E quem lê meus escritos neste hebdo-madário sabe que tenho sido um crítico contumaz dessa Constituição fajuta que temos. Os “ilustres” constituintes, convocados por José Sarney, elaboraram essa “coisa”, in-serindo um artigo dizendo: “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas so-ciais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recupera-ção”. Repetirei isso até que resolvam esse absurdo. Já há algum tempo, todos os brasileiros entendem ser direito seu usufruir de tudo o que é possível no que se refere à saúde. Da mesma forma que os inconsequentes constituintes de 1988 (que, depois, continuaram no “ramo” de deputados federais e senadores tendo, talvez por isso, autoatribuin-do-se benesses, direitos, mordomias inimagináveis até en-tão), ninguém está “nem aí” para “quem vai pagar a conta”. Afinal, “dereitos são dereitos”, né? Só que o furo é bem mais embaixo. A saúde e os produtos necessários à sua ma-nutenção estão cada vez mais caros. Quanto maior a tec-

nologia, os estudos, as pesquisas e os investimentos feitos na busca pelo seu aperfeiçoamento, na sua maior resoluti-vidade, maiores são os custos disso tudo. O SUS – Serviço Único de Saúde – (que é, sim, o maior programa de saúde do mundo, mas que carece de melhor e maior estrutura) está, há doze longos e infindáveis anos sem que um rea-juste sequer nos seus valores, quer seja no tocante à hospi-talização, honorários médicos, aquisição de produtos, etc. Imaginem agora, senhores empresários (e não importa o tamanho e o ramo de seus negócios) terem seus preços re-presados há doze anos e não acontecendo o mesmo com seus custos e despesas. Pois é exatamente isso o que está acontecendo com a saúde no Brasil. A deputaiada e a se-naida de 1988 consideraram a saúde “um direito de todos e um dever do estado (municípios, estados e União)”, mas omitiram, criminosamente, explicitar quem e como a con-ta seria paga. Agora chegou o momento de tudo isso explo-dir. Não há mais como municípios, estados e União custe-arem tudo isso sem uma nova fonte de renda ou com uma redução considerável na sua estrutura básica. E, para isso, uma nova Constituição deverá ser feita. Quem tem cora-gem para propor isso? Dilma propôs e foi fulminada. Fazer o quê, então? Alguma outra solução sem ser a de parar o Brasil, reestudá-lo e começar tudo de novo? Utopia? Creio que não. E o futuro próximo dirá isso. Quem viver, verá!

Antô[email protected]

[email protected]

Marcelo DargelioBastidores

O Supremo Tribunal Fede-ral (STF) acendeu uma luz no fim do túnel para evitar a farra política que estava prestes a se instalar com a reforma aprova-da no Congresso Nacional. Por oito votos a três, os ministros entenderam que as empresas não poderão fazer doações em dinheiro para os candidatos e também aos partidos políticos.

A decisão contraria uma possível manobra feita por deputados e senadores, que determinava a doação de re-cursos apenas para os partidos

políticos e a impossibilidade de se saber quais candidatos receberam os montantes maio-res. Porém, a definição deste embróglio ainda cabe à presi-dente Dilma Rousseff que pode sancionar, ou não, a reforma política, que já valerá para as eleições municipais de 2016.

De certo apenas a resposta que o STF manda aos políticos, de que não irá tolerar qualquer tipo de manobra para o repasse de recursos para as campanhas políticas. Até que enfim, um resquício de moralidade no país.

Luz no fim do túnel

Nem só de crise vive o empre-sariado de Bento Gonçalves. Nes-ta edição, o Semanário traz uma reportagem especial com pessoas que atuam em diversas áreas e estão conseguindo superar estes tempos difíceis e, além de obter lucro, também estão ampliando seus empreendimentos.

Como editor do jornal, acre-dito que é papel da imprensa, também, buscar fatores positivos e que deem ânimo à população, para ela não se abalar em um mo-mento de retração da economia.

Se os tempos difíceis não passam, precisamos buscar bons exem-plos de criatividade e crescimen-to. A imprensa não tem como fu-gir das chamadas notícias ruins, que sempre se destacam em qualquer periódico, porém, pode equilibrar a situação trazendo informações positivas ligadas ao cotidiano da comunidade bento--gonçalvense.

E aqui, na Capital do Vinho, te-mos muitos exemplos para dar e o nosso objetivo é trazê-los cada vez mais para dentro do jornal.

Bons ventos

O peito de Sartori

Feitos de bobosAlém dos políticos, parece

que o nobre Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também decidiu brincar com a popula-ção. Depois de três adiamen-tos da obrigatoriedade do tal extintor ABC, o Conselho re-solveu desistir da obrigação do equipamentos em veículos e caminhonetes.

Um verdadeiro absurdo, já que muitas pessoas gastaram para adquirir o novo equipa-mento, pagando valores exorbi-tantes. Aqui em Bento Gonçal-

ves, empresários do setor estão com mais de mil exemplares en-calhados em seu estoque, pois não terão para quem vender.

Está não é a primeira vez que o Contran apronta uma destas. A mesma situação aconteceu com o tal kit de primeiros so-corros, que tornou-se obriga-tório e deixou de ser de forma quase instantânea. E sempre nós, o povo, é que pagamos a conta. Alguém ganhou muito dinheiro com estas medidas. Quem? Não sei.

Podem falar o que quiserem do governador José Ivo Sartori. Mesmo com a rejeição de nove entre 10 pessoas as suas medi-das, o gringo não muda (e nem mudará) suas convicções. É ób-vio que ninguém quer o aumento do ICMS e o parcelamento de sa-lários, porém, não há para onde correr neste momento.

Vou ser muito criticado por isso, mas torço que as medidas adota-das pelo governador (mesmo com o aumento do ICMS) deem certo e tornem o Rio Grande do Sul eco-nomicamente viável daqui há uns

dois anos, pelo menos. As críticas às medidas do “Sartorão da mas-sa” são duras, porém, ninguém apontou uma solução mais cria-tiva que o aumento de impostos.

O aumento no limite de saques dos depósitos judiciais, algo tão criticado pelo próprio Sartori, aparece como situação inevitável para evitar que novos parcela-mentos da folha de pagamento dos servidores aconteça. Apesar da turbulenta tempestade e de tudo o que ouviu nestes nove me-ses, acredito que o “Gringo que faz”, realmente fará.

Page 3: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

PainelQuarta-feira, 23 de setembro de 2015 3Opinião

Com promoção do Sest/Senat e Ceacri Sest/Senat, acontece neste sábado, 26, o Festival de Coros. O evento será realizado a partir das 15h, no Ginásio do Sest/Senat, com entrada franca. O festival chega a sua quinta edição com o objetivo de incentivar e mostrar o trabalho desenvolvido por en-tidades, escolas e grupos em geral. Além

disso, o evento busca reafirmar como a música tem sido um meio de transfor-mação e formação de diversas crianças, de diferentes classes sociais. Ao todo se-rão mais de 350 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, oriundas de diversas cidades da região, que irão se apresentar neste festival.

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) emitiu nota sobre a mani-festação do promotor da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre, Mauro Rockenbach, sobre decisão de magistrada de Bento Gonçalves na Operação Cobertura, realizada na semana passada. Segundo a nota, o agente ministerial exorbitou do seu direito de crítica, ao referir que a decisão é conivente e autoriza fraudes. O Ministério Público deveria recorrer da decisão pelas vias legais, não por meio de ataques pessoais e infundados. A conduta pessoal do magistrado não pode ser posta em dúvida em face da discordância com o comando judicial ou com a gravidade do delito investigado.

A Ajuris reforça, ainda, a importância do respeito entre todos os membros envolvidos no fazer da Justiça, visando a uma prestação jurisdicional mais qualificada.

O projeto Jiu-jitsu para To-dos implantou um novo núcleo no início de setembro. O oitavo núcleo iniciou as atividades na sexta-feira, 18, na Escola Esta-dual Ângelo Salton, localizada no Distrito de Tuiuty. Na quin-ta-feira, 17, foram entregues à

escola os quimonos e tatame que serão utilizados durante as aulas do projeto, que atende cerca de 600 crianças, sendo um dos maiores projetos so-ciais da modalidade no Brasil. A faixa etária compreendida pelo projeto é de seis a 15 anos.

O Programa UCS Sênior, juntamente com o curso de Educação Física do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, promove, no sába-do, 29, atividade comemora-tiva ao Dia Internacional do Idoso. A partir das 14h, no auditório do Bloco B, acon-tece a palestra “Saúde e mo-

vimento no processo de en-velhecimento”, com Vanessa Lyra. Às 16h, será acontece a oficina “Vivência de Dança”, com a professora Katiane Be-atriz Osmarini.

O evento tem como obje-tivo oferecer à comunidade um dia de aproximação com a UCS através de palestras e

oficinas voltadas à temática da Saúde, do Movimento e do Processo de Envelhecimen-to. A atividade é destinada às pessoas com mais de 50 anos, integrantes da comunidade universitária e público em geral. As inscrições são gra-tuitas. Informações pelo site www.ucs.br, no link Eventos.

A segunda edição da Oficina de Negócios, organizada pelo Bento Convention Bureau foi marcado pelo suceso de partici-pantes. Cerca de 80 pessoas ti-veram a oportunidade de apre-sentar o seu empreendimento e oferecer os seus serviços e pro-dutos para oito empresas or-ganizadoras de eventos, sendo quatro de Bento Gonçalves, duas de Porto Alegre, uma de Curitiba e uma de São Paulo.

Além disso, a Oficina de Ne-gócios possibilitou uma intera-ção entre os associados e for-necedores para eventos, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de troca de car-tões e experiências. Segundo a presidente do BCB, Andréia Zucchi, “o evento foi um suces-

Festival de Coros

Ajuris e a Operação Cobertura

Jiu-jitsu para todos

UCS e o Dia do Idoso

Oficina de Negócios

Veranópolis se intitula a Capital da Saúde e da Hospitalidade. Mas, a julgar pelo secretário da Fazenda de Lunelli, e pelo secretário da Administração de Pasin, Veranópolis exporta secretários polêmicos?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

Semáforo Semanário

PARE

ATENÇÃO

SIGA

O descaso de alguns vereadores com os anseios da comunidade.

Para o enorme buraco, sem sina-lização, na rua Sete de Setembro.

A política de incentivo do Execu-tivo para as empresas da cidade.

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

A leitora Ana Bortolini registrou as belas paisagens da Serra Gaúcha.

Foto do Leitor

so, graças ao engajamento da diretoria, equipe de trabalho, parceiros, apoiadores, organi-zadores de eventos e demais participantes. Ficamos muito

contentes com a aceitação dos associados e demais empresas que prestigiaram nosso encon-tro, e temos convicção que fa-rão excelentes negócios”.

DIVU

LGA

ÇÃO

Page 4: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 20154 Geral

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Passaram-se três anos e pelos últimos exa-mes médicos o céu continuará esperando. Vi-ver é bom demais!

Foi depois de uma pequena intervenção ci-rúrgica que, ainda dentro do hospital, abri-guei a embolia dupla, severa e aguda. Era um pé na cova e outro numa casca de banana.

Bons médicos (o Dr. Hildebrando é um Anjo encarnado), um excelente hospital, a família dedicada e um coração forte, tudo junto, foi a salvação: continuo aqui.

Como fervoroso católico, tive um caso com Deus que merece destaque e logo depois dos longos dias do coma.

Ainda não podia falar e meu desejo era co-mungar. Ao meu lado, no leito, minha esposa e o zeloso irmão Euclides.

Fiz um gesto com a mão (aquele de ok) e a Margaret:

- “Sim Paulo, está tudo bem!”- “Ãããããã!”, murmurei. Repeti o gesto de ok

para o mano.- “Ele está mandando a gente tomar no cu!”Logo eu, naquele estado. Eu queria a Hóstia

consagrada.- “Ããããã.....! Não me entendiam.

A Margaret solicitou papel e caneta e escre-vi três preciosas letras: H O S. Não consegui completar mas: TCHÃÃÃ.....

- “Hóstia! Hóstia!... Ele quer a comunhão”. Finalmente!

Fiz que sim com a cabeça, fechei os olhos e ansioso aguardei a presença de um ministro da eucaristia.

Muita honra: veio um Padre. Trouxe a extre-ma unção. Para quem não sabe, é para quem já escorregou na casca da banana. Tudo bem: ainda estou aqui!

O céu continuará esperando.

Dentro do projeto “Leituras: entre a caixa de ferramen-

tas e a caixa de brinquedos”, a Secretaria Municipal de Edu-cação (Smed) promoveu on-tem, 22, um encontro entre a escritora e contadora de his-tórias Léia Cassol e alunos dos quintos anos da rede munici-pal de ensino. O “Lelé por Lei-tura” ocorre na Fundação Casa das Artes, contemplando dois grupos de alunos, nos turnos da manhã e tarde.

O evento integra música, contação de histórias e len-das. Além da atividade com a escritora, o momento con-ta com a exposição “Retalhos do Rio Grande”, onde os pro-fessores e alunos retrataram momentos da história do Rio Grande do Sul, mostrando muito conhecimento, criativi-dade e imaginação.

O projeto Leituras teve iní-cio em março deste ano e já promoveu uma série de ativi-dades. Até o final do ano, ou-tras estão programadas. No mês de outubro, de 6 a 9, en-contros serão proporcionados entre a escritora e estudantes

Iniciativa da Secretaria de Educação promove encontros com escritores

Bento sedia encontro de negócios

Estudantes interagem no evento com música e contação de histórias

Projeto incentiva o gosto pela leitura aos alunos

Internet

Literatura

O céu está esperando

de Jardim ao 4º ano das esco-las municipais.

As ações do projeto envol-vem, além das atividades em parceria com Léia Cassol, ro-das de leitura, discussões e vivências na abordagem à lei-tura literária e não literária, junto aos professores de Edu-cação Infantil e dos anos ini-ciais do Ensino Fundamental da rede municipal. A secretá-ria de Educação, Iraci Luche-

Conhecida por seu potencial empreendedor, a cidade de Bento Gonçalves é a escolhi-da no Rio Grande do Sul para sediar o evento de lançamen-to do programa “Impulsione o seu Negócio”, da rede social Facebook. O evento ocorre na segunda-feira, 28, no anfite-atro da Fundação Casa das Artes, das 11h às 16h. As ins-crições estão abertas, são gra-tuitas e devem ser feitas pelo www.fb.me/impulsione.

A ação, voltada aos micro, pequenos e médios empreen-dedores da região, tem como objetivo mostrar o potencial do Facebook como ferramen-ta de vendas, marketing e de relacionamento com clientes e ampliação e prospecção de novos negócios. A programa-ção traz palestras e oficinas,

se Vasques, explica o objetivo do projeto. “A leitura é a base de toda educação e constitui uma habilidade importante para o desenvolvimento pes-soal e profissional. Além de aumentar o conhecimento, a leitura fortalece habilidades gramaticais e amplia o voca-bulário. Desenvolver o gosto pela leitura é primordial para o sucesso pessoal, profissional e social”, esclarece.

com foco em quatro temas principais: Como vender mais e encontrar seu cliente, Páginas no Facebook - Crian-do sua vitrine virtual, Posts, fotos e vídeos relevantes para seu público, Anúncios e Marketing Digital. Todos os assuntos são tratados por es-pecialistas do Facebook em capacitar micro, pequenas e médias empresas por meio de formatos interativos e acessíveis.

A vinda do evento para a Capital do Vinho conta com apoio do Poder Público, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O pre-feito Guilherme Pasin destaca que a política adotada pelo executivo municipal incenti-va o recebimento de eventos inovadores como esse. “O

potencial empreendedor do município já desperta aten-ção por si só. Além disso, trabalhamos de forma articu-lada, buscando facilitar essas ações e trazer estes eventos que podem desenvolver nos-sos empreendedores locais”, afirma.

O secretário municipal de Turismo, Gilberto Duran-te, acrescenta que a escolha deve-se também ao posicio-namento de Bento Gonçalves entre os principais destinos do Brasil para realização de eventos de diferentes por-tes. “A união de todos esses aspectos, aliados a hospitali-dade característica do muni-cípio, a qualidade hoteleira e gastronômica, têm projetado muito bem a imagem do mu-nicípio”, complementa.

FERNA

ND

O SA

NTO

S, DIVU

LGA

ÇÃO

Page 5: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 5Geral

portante que se instale essa CPI para que possamos investigar as possíveis fraudes. A mesma empresa que realizou o último concurso da Prefeitura também realizou o da Câmara. Com as

investigações poderemos buscar os responsáveis e oportunizar defesa a eles. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as ilegalidades ocorrem, e a inves-tigação também é uma forma do

povo ficar sabendo dos detalhes das investigações, visto que não têm acesso às apurações realiza-das pelo MP”, afirma. Contudo, mesmo após a apresentação da proposta, os demais parlamen-tares decidiram por não aceitar a moção.

De acordo com Camerini, a pe-tição será novamente colocada em discussão na Casa. “Acredi-to que conseguirei os três votos faltantes para que o pedido seja aceito. As evidências são muito grandes e também precisam ser apuradas pelos parlamentares”, conclui. O Requerimento rece-beu voto favorável do proponen-te, da vereadora Neilene Lunelli (PT), e do vereador Jocelito To-nietto (PDT).

Declínio gera protestos

A recusa de outro projeto causou alvoroço no final da sessão. Cerca de 30 pessoas

que acompanhavam as ativi-dades do parlamento deferi-ram injúrias contra os par-lamentares após a segunda votação da PLO 9/2015, que pretendia proibir a utilização da identificação biométri-ca para idosos no transporte coletivo, estabelecendo o uso exclusivo do cartão magné-tico para tal finalidade. Se-gundo Camerini, a mudança súbita de opinião dos verea-dores tem cunho financeiro e influência de terceiros, visto que a proposta havia recebido votação favorável em primei-ro momento.

A proposta foi considerada inconstitucional pela Asses-soria Jurídica da Casa por ter vício de origem, quando é le-vado em consideração o fato de que a iniciativa de autoria do projeto deve ser do Poder Executivo. Com o início das manifestações. A Sessão Ordi-nária foi cancelada.

De autoria do vereador Moa-cir Camerini (PT), o Reque-

rimento nº 143/2015, que solici-tava a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar eventuais irregula-ridades por parte das empresas que realizaram os concursos da Câmara Municipal e da Prefei-tura nos anos de 2014 e 2015, foi rejeitado na Sessão Ordinária de segunda-feira, 21.

De acordo com o proponen-te, o pedido se justificava pelas apreensões realizadas na prefei-tura nos últimos dias pelo Mi-nistério Público (MP), referentes aos concursos aplicados no final de 2014 e início de 2015 tanto do Executivo quanto do Legislativo. O objetivo era apurar se alguns candidatos tiveram acesso à prova ou receberam informa-ções privilegiadas sobre as ques-tões do processo seletivo. “É im-

Com três votos favoráveis, solicitação para investigação parlamentar sobre fraudes em certames públicos é rejeitada

Proponente planeja recolocar solicitação para votação em breve

Pedido de CPI sobre concurso é negadoCâmara de Vereadores

DIVU

LGA

ÇÃO

Cristiano [email protected]

Page 6: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 20156 Geral

Luiz Inácio coordenaçã[email protected]

Toque da Rainha

Feira do Livro

Primavera das Palavras é aberta ao público amanhãEvento literário traz 11 dias de contato da população com a literatura

Luiza [email protected]

Entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, a Via Del

Vino será palco para a 30ª edi-ção da Feira do Livro do muni-cípio. Com o tema “Primavera das Palavras”, o evento tem como patrono o poeta, profes-sor e escritor Roni Dall’Igna e Christina Dias, como escritora homenageada. Aberta de se-gundas à sábados, das 9h até às 20h e nos domingos das 11h às 20h, o evento terá 14 exposi-tores de livros.

Promovida pela Biblioteca Pública Castro Alves, Secreta-ria Municipal de Cultura (Se-cult), Fundação Casa das Artes e Sistema Fecomércio/Sesc – RS, a “Primavera das Palavras” ocorre na Via Del Vino e o ob-jetivo é superar os números da última edição, quando 21 mil obras foram comercializadas e 50 mil pessoas circularam pelo local. A Feira do Livro ocorre

Acesse o site www.radiorainha.fm.br e se cadastre clicando no banner da promoção “Cinema na Faixa”. Você poderá faturar in-gressos para curtir um dos cinemas de Bento Gonçalves e, o me-lhor, acompanhado. Os ganhadores serão contatados por e-mail.

Ótima semana.

Cinema na faixa

Inicia amanhã, 24, e se estende até o sábado, 4 de outubro, a 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O evento acontece na Via del Vino, no centro da cidade. Nesse ano o tema é “Primavera das Palavras” e o patrono do evento é o professor, poeta e es-critor, Roni Dall’Igna. Já a escritora homenageada dessa edição será Christina Dias.

Durante a feira, o público pode aproveitar os lançamentos, saldos e promoções exclusivas na comercialização dos livros, além de uma série de atividades paralelas como sessões de autó-grafos, apresentações artísticas e shows acústico, contemplando uma ampla programação diária de atrações.

A Feira do Livro, que acontece desde 1985, é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Biblioteca Públi-ca Castro Alves, Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes.

A Rainha FM acompanha o evento com os seguintes apoia-dores: Livraria A Videira, Centro Espírita Joaquim Cacique de Barros e a escritora Vitória Boscardim, que no dia 26 lançará a obra “Segredos da Abundância”, livro que surge de um trabalho de vários anos na área da prosperidade com centenas de pessoas de diversos lugares.

Feira do Livro em Bento Gonçalves

No sábado, 26, a Rainha FM acompanha mais uma edição da tra-dicional Festa dos Jovens, de Pinto Bandeira. O evento inicia às 22h30min, com cobertura a partir das 22h, direto do Salão Paro-quial de Pinto Bandeira. O repórter Ozzy Castro estará presente e transmite todas as emoções do evento, ao vivo. Dentre as atrações confirmadas, a dupla Mateus e Fabiano, Malvinas Rock Band e Fat Duo. A cobertura na Rainha FM tem o patrocínio de Móveis Tarso, Tumelero Detonações e Posto Casa Nostra. Ingressos e mais infor-mações podem ser obtidas pelo telefone 3468.0000.

Festa dos Jovens em Pinto Bandeira

E sábado, 26, das 13h às 14h, o programa Estúdio Show des-taca a participação da Banda Ira. Com a condução empolgante do comunicador Banana no comando do programa, o artista fala sobre a carreira e sobre os projetos futuros, em meio a muita música. O programa é uma parceria com a geradora de conteú-dos Talk Rádio.

Estúdio Show apresenta Banda Ira

Na semana passada, o programa Bom Café passou a ser pro-duzido e apresentado pelo comunicador Alan Melo. O programa vai ao ar todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. Com muita música e informação a proposta tem conquistado no-vos ouvintes e agradado os já fiéis à programação da Rainha FM. Dentre os destaques, previsão do tempo, plantão policial, infor-mação das estradas, manchetes dos principais jornais do Brasil e principais portais de notícias e tudo o que você precisar saber para sair de casa bem informado.

Se você ainda não ouviu, sintonize a Rainha FM, e se certifique do que afirmamos aqui. Depois nos mande sua opinião, quere-mos saber se você gostou. Seus comentários são fundamentáveis para a evolução da nossa programação.

Programa Bom Café

anualmente, desde 1985, opor-tunizando aos moradores a chance de conhecer mais sobre literatura. No evento, a popu-lação pode prestigiar palestras,

lançamentos, apresentações artísticas, shows acústicos, além de ter acesso às diversas bancas de livros e às promo-ções exclusivas oferecidas.

Programação

24 de setembro (quinta-feira)9h: Projeto Encontros com o escritor – Visita de Caio Riter à EMEF Santa Helena14h: Projeto Encontros com o escritor - Visita de Caio Riter à EEEM Mestre Santa Bárbara17h: Abertura oficial da 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves | Homenagem ao escritor Roni Dall’Igna, patrono da 30ª Feira do Livro e à escritora homenageada Christina Dias | Pocket show com Tatiéli Bueno - Show Sensibilidade19h30min: Palestra com o patrono e escritora homenageada - Local: Palco da Feira

Barracas para livreiros foram organizadas no centro da Via del Vino

LUIZA

AD

ORN

A

25 de setembro (sexta-feira)8h: Oficina “Contação de histórias para professores”, com a escritora Marô Barbieri, na SMED8h15min: Projeto Era Uma vez… - Visita de Kalunga à EMI Recanto dos Beija-flores8h30min: Projeto Encontros com o escritor - Visita de Fabiano Mazzotti ao Colégio Marista Aparecida.8h30min: Projeto Encontros com o escritor - Visita do escritor Caio Riter à EMEF Vânia Mincarone10h: Contação de Histórias com a escritora Helô Bacichetti no palco da feira12h: Acústico na Feira - com professores e alunos das oficinas da Fundação Casa das Artes14h: Encontro do escritor Fabiano Mazzotti com as Auxiliares de Biblioteca das escolas no SESC14h: Projeto Encontros com o escritor - Visita de Helô Bacichetti à EMEF Noely Clemente de Rossi14h: Projeto Encontros com o escritor - Visita de Kalunga à EEEF Carlos Dreher Neto15h: Contação de histórias com a escritora Marô Barbieri no palco da feira17h: Lançamento do livro “O 11º andar”, de Marcelo Guindani e Simone Aver18h: Acústico na Feira - Banda MegaDrivers

26 de setembro (sábado)10h: Apresentação artística – Escolas e/ou Entidades12h: Acústico na Feira15h: Espetáculo “Contação de histórias musicadas”, com Samuel Sodré, de Caxias do Sul.16h: Lançamento do Livro “Os Segredos da Abundância”, de Vitoria Maria Boscardim de Oliveira, de Cam-po Grande - Mato Grosso do Sul18h: Acústico na Feira - Com professores e alunos das oficinas da Fundação Casa das Artes

Page 7: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 7Geral

Evento é organizado com carinho, esforço e dedicaçãoEm uma das salas da Biblio-

teca Pública Municipal Castro Alves, a coordenadora Neca Zorzi, a bibliotecária Eunice Pigozzo e a agente de cultura e lazer do Serviço Social do Co-mércio (Sesc) Cristina Rasera conversavam sobre a 30ª edi-ção da Feira do Livro do muni-cípio, evento organizadom se-gundo elas, com carinho. Para Neca, o motivo de tanta aten-ção é a preocupação de superar os números do ano passado. “Que a primavera chegando in-centive as pessoas a participar mais de um evento tão impor-tante”, deseja. De acordo com a coordenadora, o trabalho en-tre Sesc e Biblioteca está fun-cionando muito bem, além do apoio da Prefeitura.

Segundo Cristina, o Sesc é o maior incentivador de cultu-ra, não só no município como também no estado. “Nosso foco são as crianças”, diz ela, relembrando a feira infan-til realizada em maio. Para Eunice, atualmente, não são os pais que levam os filhos ao evento e sim eles que pe-dem para seus pais os acom-panhar. “A programação de incentivo nas escolas faz

com que meninas e meninos queiram participar não ape-nas durante a semana, como ir com a família nos finais de semana”, explica.

Leitura em Movimento

Durante o evento, ocorre-rá o “Troca-Troca de livros”, projeto em funcionamento na Biblioteca da cidade. De acordo com Neca, o objetivo é mais do que incentivar a leitu-ra solidária durante o evento, mas fazer com que as pessoas

saibam do projeto e entendam que está disponível durante todo o ano.

O projeto funciona de ma-neira simples. A pessoa vai até o local e deixa um livro que já leu disponível para próximos leitores e pega outro exemplar também deixado no local. O propósito é incentivar a litera-tura na vida das pessoas, sem que elas precisem gastar tanto.

Estrutura do evento

No início da semana, o li-vreiro Ciro Humberto Lima

Rodrigues e também respon-sável pela montagem das bar-racas estava, com sua equipe, organizando os espaços. “São 15 barracas, sendo uma delas para o espaço da biblioteca”, relata. De acordo com Rodri-gues, todas elas são padrões com as utilizadas na Feira de Porto Alegre, considerada um dos eventos mais importantes do Brasil. Ele ainda fala sobre a importância das atividades acontecerem no centro da Via del Vino. “Este espaço é óti-mo pois é aqui que as pessoas estão. Quem compra livro é o

público que passa pelo local e vê a obra exposta e se inte-ressa”, opina. Segundo o li-vreiro, no último ano, a venda de exemplares no país dimi-nuiu 7,5 milhões. “Por isso é tão importante esses eventos para nós. Às vezes, no mês, não vendemos o que aqui sai em cinco dias”, exemplifica.

A auxiliar de limpeza Vera Lucia de Rosário da Cruz é uma das pessoas que faz questão de estar presente em evento literários, pois sabe da importância do assunto. “Cos-tumo sempre comparecer à Feiras, pois tenho dois filhos no colégio e prezo que tenham relações com os livros”, sa-lienta. Vera é mãe de Brayan, 9 anos, e Brenda, 13. A meni-na, segundo ela, é a que mais lê, por enquanto. “Ela tem o cadastro na biblioteca e sem-pre está com algum exemplar em mãos”, relata. O garoto Brayan está ansioso pelo pas-seio que fará, com a escola, na sexta-feira, 25, quando com-prará um livro desejado com o dinheiro que ganhou da mãe. A preocupação de Vera é opor-tunizar aos filhos o estudo que ela não teve.

Cristina, Eunice e Neca em conversa sobre o preparo da Feira do Livro Vera incentiva a leitura aos filhos

FOTO

S LUIZA

AD

ORN

A

Page 8: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 20158 Geral

Desde o fim de 2013, as pers-pectivas de crescimento

econômico para o Brasil eram baixas e os anúncios de que os próximos anos seriam difíceis intimidaram muitas pessoas. Contudo, nem todos os em-preendedores se importaram com as previsões e apostaram em mudanças e inovações sem pensar se o momento era pro-pício ou não para investimen-tos. Decisão essa que determi-nou o futuro dos empresários e comerciantes que acredita-ram em ideias novas e agora colhem frutos, apesar de só se falar em resultados negativos.

Daiane Magnaguagno, pro-prietária da loja de utilidades gauchescas Recanto Nativo, é empreendedora há quase 11 anos. Contudo, o que mais a incomodava no dia de ana-lisar o faturamento do mês era perceber o alto percentual que era destinado ao aluguel. “Optamos por construir um prédio para acomodar uma sala comercial um pouco an-tes de começarem a falar da crise. Não nos intimidamos com as baixas expectativas nacionais, porque já estáva-mos com a obra em andamen-to e seria pior parar de inves-

Inovação, qualidade e apre-sentação dos produtos são os três fatores que influenciam um cliente no momento da compra. O economista e pro-fessor da Universidade de Ca-xias do Sul (UCS) Jací Tasca, detalha que quando uma pes-soa vai comprar algum item observa, além do custo e be-nefício, principalmente três fatores. Segundo ele, o cliente precisa perceber as proprieda-des e particularidades de cada produto, avaliar o preço e en-tender que aquilo será útil e valioso para ele. “Os consumi-dores não são mais ingênuos. Eles não têm mais vergonha de avaliar tudo e fazer ques-

tionamentos antes de efetuar uma compra. Hoje, propa-ganda enganosa não engana mais ninguém, o produto re-almente precisa ser bom, caso contrário além de a venda fi-car comprometida haverá má impressão do estabelecimento espalhada”, afirma.

O economista aponta que os consumidores normalmen-te sabem o que procuram, se é qualidade ou preço baixo. “Nós basicamente encontra-mos dois tipos de produtos nas prateleiras, os feitos em série e os especiais e únicos. Os feitos em série precisam conquistar o consumidor por meio do preço atrativo, se o

valor não for bom, outra mar-ca que faz o mesmo item e está com um preço diferenciado le-vará vantagem. Agora, quando o produto foi desenvolvido de forma especial e única o com-prador precisa perceber isso, ele tem que visualizar ali que o dinheiro que ele irá investir valerá a pena”, explica.

Além de mais exigentes, os consumidores também estão comprando menos. Tasca afir-ma que os comerciantes ficam ainda mais receosos e empre-nhados em vender quando sa-bem que cada venda efetuada em um momento de recessão é valiosa. “Por isso que inves-tir em produtos diferenciados

é importante. Se as pessoas estão comprando menos e mais exigentes, você precisa oferecer mercadorias que faça valer a ida delas até a sua loja. Quando você oferece inovação e qualidade dificilmente have-rá perdas, mesmo em momen-tos de recessão”, destaca.

O economista, contudo, não prevê melhora na economia do Brasil até o início de 2016. Segundo ele, tanto do governo estadual quanto federal estão adotando medidas que dimi-nuirão ainda mais o poder de compra das pessoas. “Quando você quer aumentar o poder de compra pra fazer a economia girar você precisa abaixar os

impostos para que os consu-midores paguem menos pelas necessidades básicas e sobre dinheiro para novas compras. Porém, com a ideia de aumen-tar os tributos, a renda ficará ainda mais comprometida e cobrará cada vez menos. Acre-dito que a situação vai ficar pior até janeiro e fevereiro do ano que vem”, estima.

Com o recebimento do 13º salário, Tasca, acredita que o aumento de vendas será pe-queno já que ele deve ser usa-do para dívidas ou férias. “No fim do ano as vendas sempre crescem um pouco, é natural, mas não vejo uma grande as-censão neste ano”, finaliza.

Empreendedores do município investem em qualidade e produtos diferenciados para crescer no momento de recessão

Cliente está mais exigente e comprando menos

Daiane Magnaguagno investiu em um espaço novo, mais amplo e na diversificação dos produtos oferecidos

Aposta para prosperar é inovaçãoApesar da crise

VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected]

tir por medo”, lembra.Quando a sala comercial fi-

cou pronta, em novembro de 2014, Daiane pôde sair aluguel e expor seus produtos de uma forma mais bem organizada, já que o espaço novo é três vezes maior do que o antigo. “Nós aumentamos a variedade de produtos porque agora temos

lugar para colocar tudo de forma mais disposta. Antes a sala era muito pequena, o que nos limitava. Também temos muito cuidado com a qualida-de dos produtos que compra-mos”, relata.

A comerciante afirma ter tido bons resultados mesmo no início do ano, quando o

movimento normalmente é menor. Entretanto, ela garan-te ter ficado com boas expec-tativas depois de ter exposto na ExpoBento. “Quando nós avaliamos a ExpoBento e ve-rificamos os bons resultados que tivemos ficamos muito felizes. Nós só tínhamos par-ticipado uma vez da feira e

os investimentos para expor são caros. Pensamos duas vezes mas decidimos ir e, no fim das contas, foi uma ótima escolha e me deu a certeza de que a mudança tinha sido a escolha correta e que pode-ríamos prosseguir com um 2015 próspero”, detalha.

Daiane afirma que duran-te os Festejos Farroupilhas a loja também ficou movimen-tada e, segundo ela, o fim de 2015 também deve prosperar. “É preciso arriscar. É preci-so tomar atitudes sem medo, mas com planejamento. Quando você não tenta fazer algo novo fica na mesmice, com as mesmas coisas e mes-mos resultados. Nós tivemos algum receio, mas acredita-mos nas nossas ideias e segui-mos em frente, parece que o cliente comprou a nossa ideia e veio junto. Fomos muito elogiados”, completa.

A loja antiga ainda ficou aberta durante alguns meses para que os antigos comprado-res do local soubessem da nova mudança e das novidades que o novo espaço iria comportar. “Não quisemos fazer uma mu-dança radical para não assus-tar os nossos clientes, optamos por ficar lá e contar tudo o que teria de novo na loja nova. Eles gostaram”, finaliza.

Page 9: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Para aumentar rendimento mensal, abertura de filiais

Mercado Nichetti está prestes a inaugurar no bairro São Francisco Livraria APP abre nova loja na tentativa de atingir outro público

FOTO

S VITÓRIA

LOVAT

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 9Geral

Quando um estabelecimento está consolidado e já buscou formas de inovar e atender melhor seus clientes, uma das opções de investimento é abrir uma filial da loja e expandir a marca que é conhecida. O mer-cado Nichetti possui dois esta-belecimentos em Bento Gon-çalves e logo terá mais uma filial de portas abertas.

Uma das proprietárias, Ma-ristela Nichetti, explica que foi a forma que encontraram de crescer, já que nos bairros onde estão instalados adquiriu popularidade. “Acreditamos que é possível investir mesmo neste momento de recessão. As pessoas não deixam de com-prar alimentos, podem gastar menos talvez, fazer substitui-ções, mas sempre precisarão comprar. Então se apresentar-mos nossos produtos e preços para pessoas de um novo bair-ro teremos retorno”, destaca.

Maristela tem o mercado desde 1997 e diz que já viu cri-ses difíceis passarem, mas não enquadra este momento como ruim. “Passamos por momen-

tos piores. O que eu acho que ocorre hoje é um retorno à nor-malidade porque estávamos em um momento muito bom”, justifica.

A livraria APP também apos-tou na abertura de uma nova filial em Bento Gonçalves. O proprietário Maurício Baccon afirma que preza pelos pontos de venda onde há grande cir-culação de pessoas. Segundo

ele, o ponto no Shopping Ben-to é determinante para o bom resultado de vendas e, por isso, a nova filial é na Saldanha Ma-rinho. “Este é outro lugar com grande fluxo de pessoas. Elas passam por ali, lembram que precisam de alguma coisa e en-tram ou, vendo a vitrine, per-cebem algo que gostariam de comprar e encontram ali mes-mo no seu caminho”, explica.

Apesar de ambos os pontos se-rem em locais próximos, o pro-prietário diz que os públicos das lojas são diferentes.

Maurício lembra que não adianta só expandir o negócio, mas que a qualidade dos pro-dutos e o bom atendimento precisam ser mantidos sempre. Ele pondera que a variedade de produtos oferecidos é muito importante para um estabele-

cimento como o nosso que tem um ramo específico. “Recebe-mos clientes de todas as classes sociais, por isso precisamos ter produtos com preço acessível e também itens de marcas re-nomadas e com mais qualida-de para os mais exigentes. O importante é tentar agradar a todos e fazer com que o cliente saia da loja com a mercadoria e satisfeito”, finaliza.

Page 10: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 201510 Geral

Suspensão da obrigatoriedade do equipamento faz com que revendedoras tenham perdas que chegam até R$ 60 mil

Vans terão que ter cadeirinhas

Com mais de 1000 unidades compradas, Édiva diz não saber o que fazer

Vans e ônibus escolares terão que adequar cadeirinhas para crianças

Medida do Contran provoca prejuízosExtintor automotivo

duto e denúncias de preços exorbitantes. Com isso, ela foi adiada para abril, para que as fabricantes conseguissem au-mentar a produção e atender à demanda, contudo, o extin-tor continuou em falta em di-versas cidades e houve novos adiamentos.

Depois da terceira e última prorrogação do prazo, para outubro, o Contran realizou

Publicado em julho, no Diário Oficial da União (DOU), a reso-lução 541 do Contran, que regu-lariza a exigência de cadeirinhas em veículos de transporte esco-lar a partir de 1º de fevereiro de 2016, continua sendo rejeitada pelos condutores de vans e ôni-bus. A lei obriga que crianças de até 1 ano sejam transporta-das no bebê-conforto em auto-móveis de passeio e as que têm entre 1 e 4 anos, em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. Os assentos de elevação, que uti-lizam cinto de segurança que ficam na altura do pescoço da criança, devem ser usados para menores de 4 a 7 anos. Até en-

tão, a regra valia para carros de passeio, e não para transporte coletivos, de aluguel, escolar, táxis e os demais com peso bru-to superior a 3,5 t.

De acordo com o texto, todo veículo utilizado no transporte escolar, independentemente de sua classificação, categoria e do peso bruto total - PBT do veículo, deverá utilizar o dis-positivo de retenção adequado para o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, contudo, a norma não é vista como necessária pela categoria. “Os veículos atuais já disponibilizam toda a se-gurança necessária para que

o passageiro transite em segu-rança. A cadeirinha vai reduzir cerca de 40% o espaço interno dos veículos e, possivelmente, aumentará o custo das mensa-lidades repassado aos respon-sáveis”, afirma Gilson Ceppo, motorista há 6 anos. Segundo ele, a categoria irá aguardar até dezembro para adequar os carros devido ao receio de pos-sível suspensão da regra.

Caso não se ajustem até a data limite, veículos escolares sem as cadeirinhas cometerão infrações consideradas gravís-simas, com pena de multa de R$ 191,54, 7 pontos na habili-tação e retenção do veículo.

reuniões e ouviu dos fabri-cantes que era necessário um tempo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender a de-manda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. Sem consenso, foi deci-dido o fim da obrigatoriedade para carros.

A decisão repercutiu nas re-

des sociais e é comparada a do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatório nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi der-rubada.

Sem surpresas, a suspen-são da obrigatoriedade do elemento não foi bem rece-bida tanto pelo comercian-te, quanto pelo consumidor. Calculando prejuízos de até R$ 60 mil, a proprietária da revenda 3G do Brasil, Édiva Rita Cervi, relata que desde a manhã de quinta-feira, 17, a loja não recebeu mais ne-nhum pedido do equipamen-to ou efetuou venda direto ao consumidor. “Recebemos um carregamento de 1000 unida-des do ABC, e não sei como proceder agora com a nova resolução. É revoltante, pois o Contran lesou o consumidor e o comerciante, fazendo com que comprássemos um pro-duto e posteriormente des-cartando a obrigatoriedade”, critica. O aparato está sendo comercializado a R$ 100 no estabelecimento, contudo, a proprietária não descarta a possibilidade de uma promo-ção em breve.

Para o comerciante Carlos Floriano de Alencar, de 57 anos, a decisão do Contran é irresponsável e duvidosa. “Utilizaram como desculpa para suspender a falta de pre-

paro dos motoristas no ma-nuseio do equipamento. Mas pergunto, a culpa disso é de quem? dos CFCs que fingem de ensinar o aluno? do con-dutor que não procura pre-paração? de qualquer forma, acredito que o equipamento deveria continuar como obri-gatório nos veículos, visto que pode ser utilizado como recur-so na eventualidade de um in-cêndio” observa.

O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equi-pamento porque ele combate o fogo em mais tipos de mate-riais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás. De acordo com o órgão, a Associação Brasilei-ra de Engenharia Automotiva (AEA), informou que dos dois milhões de sinistros em ve-ículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%. A autoridade considera que a falta de treinamento e des-preparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. O equipamento continuará sen-do exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veícu-los destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Para o desagrado do co-merciante e do consumi-

dor brasileiro, que passou o primeiro semestre de 2015 na busca por extintores automo-tivos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião na quinta-feira, 17, que o uso do item em car-ros, caminhonetes, camione-tas e triciclos de cabine fecha-das, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infra-ção nem resultará em multa. A decisão fez com que os esto-ques do produto encalhassem nas revendas.

A justificativa apresenta-da pela entidade para expla-nar a medida é que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o des-preparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas. O fim da obrigatoriedade para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Na-cional de Trânsito (Denatran).

A exigência da troca come-çou a valer em 1º janeiro des-te ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando em falta do pro-

CRISTIAN

O M

IGO

N

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Cristiano [email protected]

Page 11: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 11Regional

Para celebrar a chegada da nova estação, Garibaldi está preparando uma série de ati-vidades para o sábado, 26. Abrindo oficialmente a progra-mação da Primavera em Arte, calendário de eventos para o período, um festival que alia-rá música, teatro, literatura, moda, desenho, comidinhas de rua e o tradicional espumante tomará a área externa do Mu-seu Municipal das 14h às 19h.

A previsão de início é às 14h. Inicialmente, haverá a entrega oficial do livro “His-

A Orquestra Municipal de Carlos Barbosa apresenta o concerto “Una Notte in Itália”, no domingo, 27, às 20h30min, no Salão Paroquial do municí-pio. A regência é do Maestro Dirceu Andrioli, com a partici-pação do solista convidado Do-menico Piccolo, da Itália (Barí-tono), e a entrada é franca.

Anualmente no mês de se-tembro, a Orquestra apresenta uma audição em homenagem ao aniversário do município, comemorado no dia 25 de se-tembro. As apresentações bus-cam a cada ano abordar temas relevantes no contexto artísti-

O encerramento da II Ginca-na de Integração Farroupilha do município de Monte Belo do Sul ocorreu na quinta-feira, 17. As atividades desenvolvidas mobilizaram as escolas da rede municipal e estadual.

A Administração Municipal de Nova Prata firmou um

convênio com a Associação dos Municípios da Encosta Supe-rior do Nordeste (Amesne), a fim de evitar a paralisação ou a diminuição da prestação de serviços de oftalmologia por aquela cidade. A unidade é re-ferência para 21 membros en-tre as 32 que compõem a enti-dade regional.

A parceria foi aprovada pelo Legislativo pratense, por meio da Lei nº 9327/2015. Por in-termédio do convênio, os municípios em questão irão repassar recursos para o co-financiamento dos serviços prestados no Hospital São João Batista, que realiza pelo Sistema Único de Saúde (SUS) consultas, exames e cirurgias nas especialidades clínica e ci-rúrgica em oftalmologia. Com a aprovação do convênio, Nova Prata receberá e repassará os recursos provindos das demais cidades ao hospital, garantin-do desta forma a manutenção dos serviços oferecidos na área à população da região. Cada membro repassará valores proporcionais à quantidade de habitantes.

Durante a assinatura do ter-mo, na reunião da Amesne re-alizada no dia 11 deste mês, o presidente da entidade, prefei-to de Carlos Barbosa, Fernan-do Xavier da Silva, destacou a

Administração de Nova Prata firmou parceria para prestação de serviço

Concerto “Una notte in Itália” ocorre no domingo

Gincana integra estudantesem atividades culturais

Presidente da Associação, Fernando Xavier da Silva assinou o termo

Orquestra Municipal irá homenagear os 140 anos da imigração italiana

Equipe “Relíquia Campeira” comemora a conquista do concurso

Convênio oftalmológico é assinado por prefeitos

Garibaldi

Carlos Barbosa

Monte Belo do Sul

Amesne

Primavera em Arte inicia no sábado

REPROD

UÇÃ

O

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES, ARQ

UIVO

Municípios conveniados

Nova Prata, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Gua-poré, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata

Durante a semana, a cultu-ra gaúcha foi reverenciada por meio de várias ações culturais e recreativas. A equipe vence-dora foi a “Relíquia Campei-ra”, da Escola Estadual Pedro Migliorini.

co e cultural seja em esfera na-cional ou internacional.

Este ano, será prestada uma homenagem aos imigrantes italianos que há 140 anos aban-donaram a pátria mãe e lança-ram-se ao mar em busca de um novo lar. Quando aqui chegaram encontraram apenas morros e mato, mas com muito esforço, trabalho e determinação trans-formaram a região em uma das mais prósperas do Brasil. O even-to é uma realização da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, com o apoio da Prefeitura, Cen-tro Educativo Crescer, Fundação de Cultura e Arte (Proarte).

importância da parceria. “Com o convênio será possível ofere-cer a população os serviços na área oftalmológica”, reforça. Ainda, destacou a adesão dos prefeitos que integram a enti-dade, pois pensam na saúde de seus munícipes.

tória da Família Fauri e Zam-boni” ao Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, com um bate-papo com o escritor e a família. A partir das 15h, haverá samba de raiz com Emanuel e Marieli. Às 16h, intervenções artísticas com a Cia Acto e Etiene. Enquan-to isso, os estabelecimentos Santa Gula, Hambúrguer Na-mala e Casa Rabaioli estarão com deliciosas comidinhas de rua e a Cooperativa Vinícola Garibaldi comercializará es-pumantes, bebida tradicional

do município, durante toda a tarde. Para quem deseja conhecer o Centro Histórico de Garibaldi, às 15h e às 16h, haverá passeio de Tim-Tim. Além disso, o público pode conhecer a Casa do Artesão do município, aproveitar um bazar coordenado por Géssi-ca Hackmann e, às 17h30min, aproveitar o final da tarde ao som da DJ Greice Emer. Em caso de mau tempo, o Festival (com as atividades externas) será transferido para o dia 4 de outubro.

Somente em 2015, a clínica em Nova Prata realizou em tor-no de quatro mil consultas de pacientes, 17 mil exames e 220 cirurgias. Os agendamentos são feitos via sistema G-MUS pelo Poder Executivo de resi-dência do paciente.

Page 12: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 201512 Esporte

O município de Bento Gonçal-ves irá sediar o Sul-Americano de Padel a partir desta quinta--feira, 24. Os jogos seguem até o domingo, 27, no Clube Padel Pro. A cerimônia de ofical de abertura ocorre na sexta-feira, 25, às 17h.

A competição reúne as se-leções de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Se-gundo a comissão organizado-ra cerca de 150 atletas estarão participando do Sul-America-no. Paralelo também será rea-lizado o Open Padel Pro.

Os ingressos podem ser ad-quiridos diretamente no local da competição ou através do email [email protected]. O valor é de R$ 80, e as crianças até 12 anos são isentas.

O Bento Vôlei/Isabela volta às quadras pelo Campeonato Gaúcho no sábado, 26, às 18h, enfrentando o Canoas, fora de casa. A equipe estreou com vi-tória na competição por três sets a dois, na sexta-feira, 18, contra o Voleisul, no Ginásio Municipal de Esportes.

As parciais do confronto foram: 25 a 18, 23 a 25, 25 a 22, 28 a 30 e 15 a 12. Para o treinador, Paulão, além da vitória, é importante desta-car a maneira como o grupo se comportou diante das difi-culdades enfrentadas durante a partida. “A equipe superou isso com a experiência de al-guns jogadores, com deter-minação, com garra. O time está de parabéns pela postu-

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) está matematica-

mente classificado para a 2ª fase da Série Ouro. No entan-to, faltam ainda duas partidas para encerrar a 1ª fase. O pró-ximo compromisso é diante da Asif, em partida que será dis-putada hoje, às 20h, na cidade de Ibirubá.

O adversário também está classificado para a próxima fase e ocupa a quinta coloca-ção na tabela, com 45 pontos. Já o BGF, está em 7º lugar com 35. Também estão clas-sificados: ACBF, Assoeva, Atlântico, Alaf, ASTF e Ca-choeira.

Fechando o turno, o time bento-gonçalvense recebe o Atlântico no dia 3 de outubro, no Ginásio Municipal de Es-portes. Após estes dois jogos, o clube irá saber a posição na tabela e os confrontos para a próxima fase.

A última partida do BGF dis-putada pela Série Ouro foi em casa, na quinta-feira, 17, con-tra o AGF de Guaíba. O time goleou pelo placar de 8 a 3.

O Farrapos sofreu a terceira derrota consecutiva no Super 8. Desta vez, foi superado pelo Curitiba, por 37 a 17, em par-tida disputada no sábado, 19, no Paraná.

Agora, o clube bento-gon-çalvense terá que ir em busca da reabilitação, contra o lan-terna da competição, o Jaca-reí em São Paulo. O jogo está agendado para o próximo sá-bado, 26, às 15h30min. Após a última derrota, as chances de chegar ao G-4, diminuíram consideravelmente. A equipe ocupa a sexta colocação na ta-bela com 22 pontos, distante 11 pontos do quarto coloca-do, o Spac. Na sequência da

Partida da equipe bento-gonçalvense inicia às 20h, no ginásio, em Ibirubá

Bento Vôlei e Canoas jogam sábado

Clube de Bento goleou por 8 a 3, o AGF de Guaíba, na quinta-feira, 17

Time estreou com vitória em cima do Voleisul na sexta-feira, 18

Grupo foi superado pelo Curitiba por 37 a 17, e se afasta mais do G-4

Classificado, BGF jogacontra a Asif hoje à noite

PadelCampenato Gaúcho

RúgbiSérie Ouro

Sul-Americano reúne cinco seleções na cidade

Farrapos sofre a terceira derrota seguida no Super 8

DIVU

LGA

ÇÃO

ÊNIO

BIAN

CHETTI, D

IVULG

AÇÃ

OESTEFA

NIA

V. LINH

ARES, A

RQU

IVO

Estefania V. [email protected]

Programação24/9, às 18h - 1ª rodadaBrasil x UruguaiArgentina x Paraguai

25/9, às 10h - 2ª rodadaBrasil x ChileArgentina x UruguaiÀs 18h - 3ª rodadaBrasil x ParaguaiChile x Uruguai

26/9, às 10h - 4ª rodadaArgentina x ChileParaguai x UruguaiÀs 18h, 5ª rodadaBrasil x ArgentinaChile x Paraguai

Equipe P

Classificação

São José 35Curitiba 34Band 33SPAC 33 Desterro 28Farrapos 22Pasteur 20Jacareí 7

competição, o Farrapos pega o Band Saracens em casa e viaja na última rodada para enfren-tar o Pasteur.Classificação

Equipes P J1) ACBF 58 232) Assoeva 53 23 3) Atlântico 50 244) Alaf 49 235) Asif 45 236) ASTF 43 247) BGF 35 248) Cachoeira 34 249) América 27 2410) Assaf 25 2311) ADS 23 2312) AGF 22 2413) AGSL 7 2614) Afusca 4 24

JogosHoje (23/9) - 20hAlaf x CachoeiraAsif x BGF

Amanhã – 24/9 20h30min: AGF x ACBF

Sexta-feira (25/9) - 20hADS x Assoeva

Sábado (26/9) - 20hCachoeira x AssafAtlântico x ASTFAfusca x Alaf

ra, uma postura de vencedor”, avaliou. A equipe só volta a atuar em Bento Gonçalves no

dia 4 de outubro, às 18h, na quarta rodada, contra o Bri-lhante de Pelotas.

V 77776541

D

4444567

10

Page 13: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 13Esporte

A 1ª Copa das Raquetes Ti-noco Esportes foi disputada no domingo, 20, em Caxias da Sul. A Associação de Tênis de Mesa Bento Gonçalves competiu e conquistou duas medalhas na ca-tegoria Livre Masculino: uma de 1° lugar com Gilmar Coser e uma

A 14ª rodada do Campeona-to Citadino de Futsal Mascu-lino será disputada amanhã, 24. No Ginásio Municipal de Esportes, às 19h30min, De-bianchi e Unidos Futsal se en-frentam. Após, às 20h30min, é a vez da Açolar e Colorado entrarem em quadra. Fe-chando os jogos no local, às 21h30min, B.D.L. Futsal e São Bento Futsal.

No Ginásio de Faria Lemos, abrem os jogos C.A.F. e Loko-motiva F.C., às 19h30min. O segundo confronto da noite será 20h30min entre Parma e Sócanelas F.C.. Encerrando a rodada, às 21h30min P.S.G. e Meia Boca Juniors.

As partidas que estavam pre-vistas para serem realizadas no sábado, 19, no Ginásio Munici-pal de Esportes foram cancela-das em virtude do mau tempo. Com isso, ficam em atraso os se-guintes confrontos: Infix e Par-ma; Ventura da Serra e P.S.G.; e São Bento Futsal Futuro F.C.. As equipes estão sendo contata-das para que a rodada ocorra em uma nova data, possivelmente no próximo sábado, 26.

Duas rodadas no local foram canceladas em virtude das go-

O campeão do Distrital de Futsal Livre será conhe-

cido na próxima sexta-feira, 25, às 20h30min, no Ginásio em São Valentim. A equipe da casa recebe o Barracão e terá a missão de reverter o resultado do primeiro confronto. O Bar-racão venceu o jogo de ida pelo placar de 3 a 2, e depende ape-nas de um empate para ficar com o título. A primeira parti-da da decisão foi disputada na sexta-feira, 18.

Brigando pelo terceiro lugar, Tuiuty e Linha Alcântara en-tram em quadra às 20h30min, em São Valentim. No jogo de ida, o Tuiuty garantiu a van-

A primeira partida do Ben-to Máster válida pela 2ª fase do Campeonato Gaúcho que ocorreria no dia 20 deste mês, foi adiada em virtude do mau tempo. O jogo contra Morro Reuter deverá ser realizado no próximo domingo, 27, às 10h, na casa do adversário.

Para este confronto, o técnico Silvio dos Santos poderá talvez contar com o retorno do centro-avante Ademir e o lateral esquer-

Jogo de volta da final do campeonato ocorre a partir das 20h30min

Atletas conquistam medalhas em 1ª Copa das Raquetes

Partida entre Bento e Morro Reuter é adiada

Competição chega a 14ª rodada

Ginásio Municipal de Esportes deverá receber três jogos hoje à noite

Clube se classificou para a segunda fase em 2º lugar no Grupo B

A equipe da casa terá que reverter o resultado para ficar com a taça

Gilmar Coser e Jonas Silveira se destacaram na categoria Masculino

São Valentim e Barracão decidem o título na sexta

Tênis de Mesa

Citadino

Máster Distrital

MA

RCELO DA

RGELIO, A

RQU

IVO

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES, ARQ

UIVO

Estefania V. [email protected]

do Girotto, que se recuperam de lesão. Os atletas serão avaliados no decorrer desta semana.

Os demais jogos da 2ª fase são: Progresso e Grêmio; Fri-gosul e Feliz; e Lajeado e Ve-ranópolis. O confronto de volta deverá ser realizado no dia 4 de outubro, quando serão co-nhecidos os semifinalistas. No entanto, as partidas somente são realizadas se as condições do tempo permitirem.

tagem e venceu de virada o Alcântara pelo placar de 7 a 3. Agora, o Alcântara terá a

teiras. Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Gustavo Felipe Spe-rotto, nesta semana estão sen-do feitas melhorias no telhado do Ginásio Municipal de Es-portes. “O prédio é de 1976, e não foram realizadas reparos ao longo destes anos. Por ser uma estrutura bastante anti-ga é necessário que se tenha cautela antes de alguém subir para realizar os consertos ne-cessários”, explica.

Sperotto relata que um pro-jeto foi inscrito no Ministério dos Esportes no ano de 2014, com o objetivo de captar re-

cursos para a reforma do gi-násio. No entanto, ele revela que não obtiveram respostas. Sperotto revela ainda, que está sendo pleiteado para que seja incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o valor da contrapartida para a cons-trução do Centro de Autorren-dimento, na qual o projeto tem um recurso liberado na Caixa Econômica Federal, porém é necessária uma contrapartida de cerca de R$ 1,2 milhão. A obra está orçada em R$ 4 mi-lhões. A estrutura seria uma alternativa para a realização de competições no município.

de 2° lugar com Jonas Silveira.O próximo torneio em que

a Associação irá participar é o 11º São Leo Open de Tênis de Mesa. A competição ocorre no dia 4 de outubro, domingo, no Colégio Gustavo Schreiber, em São Leopoldo.

missão de reverter o resulta-do para quem sabe ficar com o terceiro lugar no campeonato.

Page 14: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 201514 Segurança

Dois jovens foram presos pela Brigada Militar na manhã de segunda--feira, 21. A dupla, de 18 e 23 anos, foi acusada de assaltar uma loja, na rua Visconde de São Gabriel, no bairro Cidade Alta. Os suspeitos foram detidos quando efetuavam compras em outro estabelecimento no bairro Juventude. Eles receberam voz de prisão e foram apresentados na Dele-gacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Um homem foi preso por furto em veículo no Centro de Bento Gonçalves na manhã de sábado, 19. Ele foi encontrado transitan-do com o rádio de um carro esta-cionado na via pública.

Conforme as informações da Brigada Militar (BM), por volta das 11h30min, após de-núncia sobre um indivíduo em atitude suspeita, uma guarni-ção foi deslocada até a rua Es-tefânia Pasquali. No local, foi abordado o acusado, que tinha nas mãos um rádio automotivo

Policiamento ostensivo

Ações da BM resultam na apreensão de duas armasRevólveres foram localizados em patrulhamento no Centro e no Planalto

Leonardo [email protected]

O policiamento ostensivo do 3º Batalhão de Poli-

ciamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) resultou na apre-ensão de dois revólveres em Bento Gonçalves na noite de segunda-feira, 21. A primeira foi localizada no balcão de um estabelecimento comercial do Centro. A outra arma foi en-contrada no bairro Planalto com um suspeito de roubo de veículo.

De acordo com a Brigada Mi-litar, a primeira ocorrência teve início às 19h, após denúncia de prostituição de menores de idade em um estabelecimento comercial da rua Julio de Cas-tilhos. Durante averiguação, um revólver calibre .38, muni-ciado com seis cartuchos intac-tos, foi encontrado no balcão. Um facão com bainha também foi apreendido na ação. Diver-sas pessoas foram identifica-das, porém nenhum menor de idade foi encontrado.

Questionado, o proprietá-rio, identificado pelas iniciais J.M.S., afirmou que a arma de fogo havia sido deixada por um indivíduo conhecido como “Nego”, porém não sabia infor-mar o nome nem o endereço do tal indivíduo. Diante dos fatos, o proprietário recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e foi conduzido para a

As duas armas eram de calibre .38 e estavam com munições intactas

delegacia de plantão. Durante a revista pessoal, ainda foram apreendidos R$ 1,5 mil.

Roubo de veículo em Carlos Barbosa

Cerca de uma hora e meia de-pois, um indivíduo foi preso no bairro Planalto. Ele estava em um Fiat Uno, placas IRO-7269 de Carlos Barbosa, que estacio-nou rapidamente ao perceber a aproximação policial. Um ho-mem e uma mulher desembar-caram e empreenderam fuga.

O suspeito, identificado ape-nas pelas iniciais E.S.S., foi de-tido. Ele portava um revólver calibre .38 com numeração raspada e cinco munições in-tactas. Também foram apreen-didos dois celulares e R$ 66.

Foi realizado contato com policiais de Carlos Barbosa que confirmaram que o Fiat Uno havia sido roubado. O suspeito também teria tentado roubar outros dois veículos naque-la mesma noite, utilizando de arma de fogo para coagir as ví-timas, mas sem êxito.

BRIGA

DA M

ILITAR, D

IVULG

AÇÃ

O

e dois cabos de realizar ponte entre baterias.

Os policiais averiguaram os veículos estacionados na via pública e localizaram um Fiat Palio com o vidro dianteiro esquerdo quebrado, sem rá-dio e com uma pedra em cima do banco do motorista. Uma testemunha confirmou que o abordado é quem tinha dani-ficado o automóvel. O acusado foi conduzido à delegacia de plantão juntamente com os ob-jetos apreendidos.

No Centro

Homem detido após furtar rádio de carro estacionado

Dupla é presa após roubo no Cidade Alta

Fita adesiva na placa

Dupla flagrada com droga em motocicleta adulterada

Dois jovens foram presos com uma motocicleta adulterada no bairro Planalto na tarde de terça--feira, 22. Com fita adesiva preta, a placa ILV-3584 foi transforma-da em LUV-3584. A dupla, de 22 e 25 anos, ainda foi acusada de posse de entorpecente.

Conforme as informações da Brigada Militar (BM), a aborda-gem ocorreu na avenida Presi-dente Costa e Silva, quando inte-grantes do Pelotão de Operações Especiais (POE) desconfiaram

do comportamento de uma mo-tocicleta de cor preta. Durante a revista nos dois tripulantes foram apreendidas uma chave micha, três porções individuais e 85 gramas de maconha.

Em consulta ao sistema, os policiais confirmaram a adul-teração da placa do veículo. Os jovens receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzi-dos à delegacia de plantão. A motocicleta foi recolhida para um depósito credenciado.

Acusados foram abordados na avenida Presidente Costa e Silva

AN

TÔN

IO SÉRG

IO D

E OLIVEIRA

/DIFU

SORA

, DIVU

LGA

ÇÃO

Page 15: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 15Segurança

Nova determinação

Impasse sobre prisões em flagranteOfício da Polícia Civil determina que delegados não indiquem advogados, o que pode resultar na soltura de acusados

Leonardo [email protected]

Durante uma abordagem de rotina na madrugada,

um motorista é flagrado em-briagado e com um revólver sem procedência. Dois crimes que resultariam na sua prisão. Porém, o flagrante não foi ho-mologado pelo juiz de plantão pois um advogado não esteve na delegacia para acompanhar o acusado, o que é um direito fundamental de qualquer cida-dão. O problema é que, desde 10 de setembro, a Polícia Civil não indica defensores aos pre-sos em flagrante.

De acordo com o ofício re-cebido pela Delegacia de Po-lícia de Pronto Atendimen-to (DPPA), “considerando a propositura de ações judiciais em desfavor do Estado”, é de-terminado que os delegados “abstenham-se de designar, nomear e indicar defensores dativos/advogados nos autos de prisão em flagrante”. O do-cumento é assinado por João Silveira Goulart, diretor em exercício do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

Este ofício foi recebido por to-das as delegacias que realizam plantão no Estado e altera ro-tinas estabelecidas. Em Bento Gonçalves, por exemplo, existia uma lista de advogados que se disponibilizavam ao acompa-nhamento dos atos em flagran-

te. De acordo com o presidente da subseção de Bento Gonçal-ves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Pos-samai, estes atendiam nas 24 horas do dia, e, na maioria das vezes, o faziam voluntariamen-te. “É uma iniciativa da própria da OAB. Fazemos uma pesqui-sa periódica com os profissio-nais da cidade para ver se exis-tem voluntários que atuem em

algumas áreas, inclusive este acompanhamento na delegacia. É algo histórico que conta com esta parceria e boa vontade dos advogados”, aponta.

O impasse ocorre em situ-ações de flagrante em que o acusado não possui um advo-gado. Teoricamente, um repre-sentante da Defensoria Pública deveria realizar este acompa-nhamento. Porém, este órgão

estadual não dispõe de um re-gime de plantão.

A recomendação existen-te do ofício da Polícia Civil é que, “nos casos em que o pre-so não indicar advogado”, os delegados “represente pela prisão preventiva, com o es-copo de evitar a não homolo-gação da prisão”. Porém, nem todos os crimes são passíveis de prisão preventiva.

Antes, servidores da delegacia de plantão acionavam voluntários para acompanhar acusados sem advogado

Homologação éopção de cada juiz

Cada comarca está tratan-do a questão com o respectivo Poder Judiciário. Em Bento Gonçalves, uma reunião entre os delegados e os magistrados ocorreu na quarta-feira passa-da, 16. Um encontro com re-presentantes do Ministério Pú-blico está sendo programado.

De acordo com a juíza Fernan-da Ghiringhelli de Azevedo, titu-lar da 1ª Vara Criminal e da Vara de Execuções Criminais (VEC), a decisão de homologar ou não a prisão em flagrante ocorrerá de acordo com a convicção do juiz de plantão. “Existem prece-dentes nos dois sentidos. Alguns juízes irão entender que (a falta do advogado) anula o flagrante e será concedido o relaxamento de prisão, a exceção de casos de uma prisão preventiva. Outros entendem que a responsabili-dade da autoridade policial, no caso o delegado, é apenas opor-tunizar um advogado, e homolo-garão a prisão”, argumenta.

A magistrada ressalta que esta nova orientação partiu da chefia da Polícia Civil e o Judi-ciário está sendo apenas comu-nicado. Em sua opinião, a pro-blemática existe. “Tanto que é um problema, que muito vão entender que é anula a prisão. O ideal seria o preso ser assisti-do por advogado sempre”, afir-ma a juíza Fernanda.

Foi um dos advogados que se disponibilizavam para aten-der os flagrantes que soube da nova determinação e acionou a subseção da OAB. Por se tratar de uma questão estadual, a uma posição contrária a este ofício foi encaminhada para a Presi-dência da OAB/RS e para a Co-missão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP).

No entendimento do represen-tante municipal da OAB, a medi-da é preocupante e afeta um dos direitos fundamentais de cada cidadão. “Somente identificamos problemas, tanto pelo risco de al-guém que esteja sendo preso não seja acompanhado por defensor

(como expressamente prevê a Constituição Federal), como pelo fato que se não houver a indica-ção de advogado para o acom-panhamento a autoridade poli-cial deve representar pela prisão preventiva (no intuito de evitar a não homologação do flagrante)”, argumenta Felipe Possamai.

Esta segunda situação é a con-siderada a mais grave. “É verda-deiramente absurda, pois para fins de prisão preventiva deve-se observar o que a legislação pro-cessual penal estabelece, e não a simples situação de que o acusa-do não foi acompanhado por ad-vogado”, prossegue o presidente da subseção de Bento.

Para OAB, decisão interfere em um direito fundamental

Defensor público estranha medidaDiretor-regional e titular da

1ª Defensoria Pública de Bento Gonçalves, Rafael Carrard admi-te estranheza com a determina-ção da Polícia Civil. Ele ressalta que, em nenhum momento, o ór-gão foi convidado a participar do debate em nível municipal e que a Defensoria continuará a zelar pela legalidade dos flagrantes.

“Em um plano ideal, a De-fensoria realizaria este serviço. Porém, não temos estrutura para isso. Simplesmente não há previsão administrativa de atu-ação nestas situações”, explica Carrard. O diretor-regional res-salta que não foi convidado para a reunião da Polícia Civil com o Judiciário e, por isso, as únicas informações que tem sobre a

questão são por terceiros.Carrard lembra que o respon-

sabilidade da legalidade de um flagrante é da autoridade poli-cial. E que a Defensoria já atua em um momento posterior. “To-dos os flagrantes em que não são indicados advogados pelo acusado são enviados para a De-fensoria acompanhar a regulari-dade deste. Esta nova discussão cabe apenas ao momento da lavratura. Iremos aguardar as próximas decisões do Tribunal sobre a questão”, aponta.

Em todo o Rio Grande do Sul, apenas uma delegacia de Porto Alegre teria uma regulamenta-ção para a Defensoria Pública atuar em flagrantes. “Mas não pode-se esquecer que já possu-

ímos um volume gigantesco de trabalho com nossas atribuições atuais”, acrescenta Carrard.

Audiências de custódia

Na opinião do diretor-regional, uma solução para a questão seria a implementação das audiências de custódia, iniciativa do Conse-lho Nacional de Justiça que pre-tende qualificar as prisões em fla-grantes no país. Nestes termos, o preso em flagrante deve ser in-terrogado por um juiz em até 24 horas após a detenção. “Talvez fosse o momento de haver uma mobilização do Judiciário e do Ministério Público em favor des-tas. Porém, reconheço falta de estrutura existente”, opina.

LEON

ARD

O LO

PES, ARQ

UIVO

Page 16: 23/09/2015 - Jornal Semanário - Edição 3.167

Medida anunciada pelo Contran pegou empresários de surpresa

Prejuízos chegama R$ 60 mil

Página 10

Distrital de Futsal

Barracão está a um empate do título

Página 13

Série Ouro

BGF cumpre tabela hoje contra a Asif

Página 12

Cultura

Feira do Livro inicia programação amanhã

Páginas 6 e 7

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro Caderno .................... 16 páginasClassificados ...........................8 páginasVariedades................................8 páginas

Quarta

min 21º max 32º

Quinta

min 16º max 30º

Sexta

min 13º max 19º

Sábado

min 13º max 18º

Fonte

: G

oogle

Extintor ABC

BENTO GONÇALVESQuarta-feira23 DE SETEMBRO DE 2015ANO 48 N°3167

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Bento Gonçalves

Quarta-feira

22 DE AGOSTO DE 2012

Edição 2851

QUEM ANUNCIA

VENDEQUEM PROCURA

COMPRA

(54) 3455.4506

[email protected]

www.jornalsemanario.com.br

Casa ou apartamento? Veja o que

levar em conta na hora da escolha

Fonte: Revista ZAP

Casas e apartamentos

têm vantagens e des-

vantagens. A escolha

por um ou outro depende do

perfil dos moradores e suas

necessidades. Pense bem

nesta questão antes de fe-

char o negócio, pois os arre-

pendimentos podem custar

caro. As diferenças, acredite,

são grandes. Agora, se você

quiser equilibrar os benefí-

cios de cada um deles, veri-

fique a possibilidade de mu-

dar para uma casa dentro de

um condomínio.

Os principais benefícios

dos apartamentos são a se-

gurança, a comodidade, a

área de lazer – piscina, aca-

demia, playground – , o servi-

ço de manutenção e a maior

oferta – atualmente há mais

apartamentos à venda do

que casas. Segundo Rose-

li Hernandes, corretora de

imóveis, não existe o certo

e o errado, mas é pos-

sível identificar quais

são as desvantagens

que podem incomo-

dar no dia a dia. Em

um condomínio, por

exemplo, a pro-

ximidade com

os vizinhos é

maior. Sig-

nifica que

eles vão

ficar sa-

b e n d o

dos seus

horários,

hábitos e gostos. Se

você gosta de ouvir música,

terá de controlar o volume e

o horário para ligar o som. As

cotas condominiais repre-

sentarão um gasto mensal

elevado, em alguns casos.

Porém, o morador terá eleva-

dores, pessoas trabalhando

para realizar a manutenção

do prédio e não precisará

se preocupar com cadeados

em janelas.

“Em um condomínio você

tem menos privacidade. É

possível que uma hora ou

outra você encontre um de-

safeto no corredor. Além dis-

so, você não poderá perso-

nalizar a fachada do imóvel

do jeito que quiser. Para viver

em condomínio é necessário

respeitar as regras internas e

aceitar as decisões coletivas,

concordando ou não. Isso

pode ser difícil,

sobretudo para

quem está

a c o s t u -

mado a uma casa padrão”.

Em uma casa, a sensação

de liberdade é maior, bem

como a insegurança, mas

isso é relativo. Com alguns

cuidados e equipamen-

tos, como cercas elétricas,

circuitos de TV, cachor-

ros e até a contratação de

um serviço de segurança,

o inconveniente pode ser

amenizado e até elimina-

do. Uma grande vantagem

é não ser prejudicado com

inadimplência, além de po-

der ter quintais, jardins e

garagens exclusivos.

Nas casas de condomínio,

os moradores com filhos

podem ficar mais sosse-

gados, as crianças podem

brincar na rua do condomí-

nio ou na rua fechada com

mais liberdade. Em relação

à segurança, os muros al-

tos e as guaritas são uma

ajuda a mais na proteção

contra ladrões. A divisão

dos custos para o sistema

de proteção possibilita

usar equipamentos

mais modernos

e a probabili-

dade de um

b a n d i d o

render os

morado-

res, nes-

te caso,

costuma

ser menor,

porque o aces-

so é vigiado.

Divulgação

VITÓRIA

LOVAT

VariedadesCultura, diversão e entretenimento

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Arte e beleza no “Ares de Dança”

Tom Cruise chega em Missão Impossível 5

Cristiano mostra os personagens invisíveis

Os destaques nos eventos em sociedade

Cinema Ensaio Social

Página 2 Página 8Páginas 4 e 5

Página 3

CRISTIAN

O M

IGO

N

A edição impressa do jornal em seu computador,

tablet ou smartphone

SEMANÁRIO DIGITAL

13,Apen

as

MêsR$00*