semanário | 17 a 23 de setembro 2012

7

Upload: birutaideiasmirabolantes

Post on 05-Dec-2014

367 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 17 à 23 de junho de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012
Page 2: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO

> Mobiles e gadgets | a nova sensação

ARTE

> ArtRio

MÚSICA

> Jesuton

MODA

> Nova York Fashion Week

TECNOLOGIA

> Hiriko Fold | O Carro Que Encolhe

PUBLICIDADE

> Guinnes | Arthur’s Day

ÍNDICE SEMANÁRIO | 17 a 23/09

DIVIRTA-SE

ATUALIZE-SE

> Degusta Essa (RJ)> Festival Multiplicidade de Imagem e Som (Rio)

> Workshop | O Processo Criativo (RJ)

INTRODUÇÃO17 A 23 DE SETEMBRO DE 2012

Pra quem estava com saudades das dicas da Biruta Trends, aí vai uma

novidade: estamos de volta! Depois de um período instável voltamos com tudo, e com mudanças. Não são melhores, nem piores, apenas diferentes. O importante é que continuamos aqui inspirando o mundo com criatividade, bom gosto e um pouco de desobediência.

Porque, afinal de contas, sem ela a inércia prevalece. Não concordam?

Page 3: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

A combinação das redes sociais com os gadgets contribui para o recente fenômeno da auto-exposição pessoal. As pessoas, normalmente, falam de sí próprias em até 40% do tempo e na internet isso sobe pra 40%. Entretanto, é tudo um reflexo parcial da vida real de cada usuário que, se antes se resguardavam em diários, hoje mostram o que querem ser em verdadeiras vitrines. Isso tudo acontece porque falar de si de si mesmo é um ato de valor como qualquer outra atividade de recompensa imediata, como comer ou fazer amor. Saiba mais.

Saiba mais sobre a pesquisa encomendada pela Intel aqui.

COMPORTAMENTOMOBILE E GADGETS | A NOVA SENSAÇÃO

O uso de celulares e gadgets é um fenômeno recente na sociedade e vem se destacando cada vez mais.

Por isso a Intel encomendou uma pesquisa sobre a utilização desses dispositivos. Segundo o estudo 95% dos brasileiros admitiram se incomodarem com a emissão de som alto, 92% afirmaram que enviam informações a partir de seus dispositivos móveis, sendo o mais comum o envio e acesso a fotos (68%), seguido do acesso e comentário de eventos (49%). Entre o locais onde as pessoas mais recorrem aos aparelhos estão: férias e viagens (54%), restaurantes (22%), eventos esportivos (24%), hospitais (20%), banheiro (16%), e casamentos (15%).

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

O RioArt é prova de como o mercado das artes vem ganhando espaço no Brasil. Segundo um relatório conjunto, os negócios das galerias de arte brasileiras cresceram 44% nos últimos 2 anos, enquanto em 2011 as exportações atingiram um recorde de U$ 60 milhões. Outro estudo, do banco Barclays, pode ser a explicação para isso. Ele revela que o mercado de arte é extremamente psicológico e social, 75% das pessoas entrevistadas citaram o prazer como a principal motivação; ou seja, o evento é um entretenimento. Seria qualquer semelhança com publicidade mera coincidência?

Confira aqui o video no Movimento e aqui um pouco do que rolou no evento.

ARTEARTRIO

Que o Rio de Janeiro continua lindo todo mundo sabe, até porque aqui a arte está em

toda parte. Na arquitetura, na paisagem, nos cariocas; mas também nas galerias, museus e esculturas. O ArtRio, feira internacional de arte contemporânea, aconteceu nesta última semana e aproximou ainda mais a arte do cotidiano dos cariocas ao convidá-los a interagir com obras, exposições e conteúdos diversos. Além da feira, o evento contou com festas e circuitos de galerias, especial mente preparados por nomes expressivos do meio das artes visuais. Realmente, o Rio é Arte. O tempo todo. Em toda parte.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 4: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

O que a Indústria Fonográfica tem a reclamar da Internet os fãs de boa música têm a amar. A rede que é vista como inimiga da fonografia vem democratizando a música e com ela a cultura. Através da Internet, é possível conceber e distribuir toda forma de produção cultural, da informação ao entretenimento, bem como acessá-los de forma gratuita. Essa independência conquistada através de uma produção cultural descentralizada e diversificada também provoca uma nova relação entre público, autores e produtores; no que podemos chamar de “Cultura Livre”.

Assita aqui seu show no Largo do Machado, aqui no Centro e aqui uma palinha que ela deu pra Rede Globo.E se curtir, curte a página dela no Facebook também.

MÚSICAJESUTON

Jesuton, como diz a própria, é “uma garota de Londres que apenas adora cantar”. Mas pros

cariocas ela é uma mulher poderosa com um vozerão incrível que lembra, nada mais nada menos, a saudosa Amy Winehouse. Também britânica e com muito estilo, Jesuton costuma se apresentar pelas ruas do Rio com apenas um microfone, um aparelho de som que toca a base das músicas, e muita paixão. À sua frente, fica uma caixinha para receber contribuições e um cartaz com os dizeres “Jesuton – curte meu Facebook”. Na página ela divulga shows e vídeos e é altamente incentivada, ao ponto de admiradores pedirem sua presença em diversos bairros da cidade. Quem sabe um dia você não esbarra com ela por aí?

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

É possível notar que o Brasil tem ganhado enorme espaço no mercado da moda internacional. Nada mais justo já que ninguém entende melhor o corpo de uma mulher do que nossos estilistas. Mas a febre não pára por aí. Além disso, a brasilidade está na moda. O calor humano, o ritmo festeiro, as cores quentes, a leveza, o sol e a praia que sempre foram marcas de nosso país têm caído nas graças do mundo e o “jeitinho brasileiro” tem conquistado os mais diversos mercados.

Veja um pouco mais do que rolou em uma das principais Semanas da Moda aqui e aqui. Depois, fique ligado porque ainda vem por aí as de Londres, Milão e Paris.

A Fashion Week de NY Primavera/Verão 2013 terminou na última semana e nós não poderíamos

deixar passar em branco, claro! Foram 8 dias de pura tendência e quem ainda não sabe o que rolou se liga no show que alguns estilistas brasileiros deram. O desfile de Carlos Miele foi repleto de frescor, charme e feminilidade brasileira com shapes amplos e longos, transparência, seda e vestidos. O destaque foi para o azul. Já consagrado, Alexandre Herchcovitch levou para NY muita leveza e romantismo. Com referências das décadas de 40, 50 e 60, tecidos vintage e silhuetas definidas, os vestidos foram os grandes astros. A estréia da Osklen misturou a brasilidade com o surf californiano. Impressões e tingimentos que refletiam praia, palmeiras e o sol foram complementadas pelo vermelho .

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

MODANY FAShION WEEk

Page 5: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

O Hiriko é um novo conceito de mobilidade urbana, mais preocupado com o ambiente e com a nova forma de entender a relação entre as cidades, os cidadãos e os veículos. Ele traz à tona a nova ordem sócio-responsável, que pode e deve ser aplicada as mais diversas áreas, seja no consumo, no comportamento ou na sociedade.

Difícil de imaginar? Confira aqui o site do Hiriko Fold e veja o vídeo de demonstração. Vale a pena!

TECNOLOGIAhIRIkO FOLD | O CARRO qUE ENCOLhE

Atualmente quais os maiores problemas que temos que nos deparar no trânsito? Pra a maioria

das pessoas e pros pesquisadores do MIT’s Changing Place Group e do Denokinn é a poluição e a falta de vagas. Preocupados com o futuro, eles desenvolveram um protótipo de carro totalmente elétrico e capaz de se encolher para estacionar em pequenos espaços. A idéia foi construir um veículo que satifaz as novas exigências ambientais e urbanas. Ele é capaz de andar por 120 km e, embora tenha apenas 2,5 metros de comprimento, quando dobrado permite que três Folds caibam em uma vaga standart. Ainda em fase de teste na Espanha, a previsão é que entre no mercado europeu em 2013, pela bagatela de 12,500 Euros.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Ao longo das últimas décadas, tem-se notado que para construir uma marca forte é relevante criar uma ligação direta e emocional com o consumidor. A mera comunicação da marca não basta, pois é necessário criar uma experiência com ele. Nesse contexto, a importância da realização de ações inusitadas e de patrocínio de eventos culturais ou esportivos vem tomando destaque. Isso acontece porque os consumidores são mais receptivos a mensagens comerciais transmitidos através de atividades que estimulam os diversos sentidos, fazendo com que ele passe de receptor passivo para ativo ao interagir com a marca.

Confira o vídeo aqui e dê um pulo no site da cerveja também. Lá você encontra um pouco da história da marca, outros vídeos e muito mais.

PUBLICIDADEGUINNES | ARThUR’S DAY

Você já deve ter ouvido falar do Saint Patrick’s Day, mas e do Arthur’s Day, já? Pois bem,

essa é uma tradição que começou no dia 27 de setembro de 2009 para homenagear Arthur Guinnes, o fundador da deliciosa cerveja irlandesa. Para celebrar a escurinha, a marca promove shows em diversos países e os participantes simplesmente pintam de preto tudo o que encontrarem pela frente, até eles mesmos. Aproveitando a chegada da tão esperada data a agência londrina Saatchi & Saatchi preparou uma campanha global com o tema que será apresentado em 55 países, inclusive no Brasil. O comercial mostra uma pequena aldeia irlandesa se preparando para as festividades, com tinta e alegria pra todos os lados. O máximo!

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

Varia co nforme o restaurante/bar.

Se você gosta do Rio e de comer, vai gostar dessa. O Movimento Rio Eu amo

Eu Cuido em parceria com o SindRio desenvolveu o projeto Deguste Essa Causa, um circuito gastronômico com intuito de mobiliza os estabelecimentos sobre os pequenos gestos que são capazes de transformar a cidade. Mais de 60 restaurantes e bares criaram em seu cardápio um menu especial que terá parte de sua renda revertida para o movimento. Parece bom, não? Então Deguste Essa!

Veja os restaurantes participantes aqui.

ONDE?

qUANDO?

qUANTO?

DIVIRTA-SE!DEGUSTE ESSA

0800

DIVIRTA-SE!FESTIVAL MULTICIPLIADADE DE IMAGEM E SOM INUSITADOS

O Multiplicidade não é um mero festival, mas sim uma experiência que uni

em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental em forma de espetáculos multimídia. Tem como desafio “expandir e proporcionar apresentações inusitadas que experimentem novas linguagens e os limites das novas mídias digitais, sendo a intenção ser singular e especial a cada espetáculo.” Em seu 8º ano já realizou mais de 90 apresentações de artistas. Dá pra imaginar o que vem por aí? Então fique ligado porque o desse ano promete!

Oi Futuro Flamengo e Oi Casa Grande.

ONDE?

Do dia 13/09 até 06/12.Confira a programação na íntegra aqui.

qUANDO?

qUANTO?

De 7 de Setembro até 14 de Outubro.

Page 7: Semanário | 17 a 23 de Setembro 2012

ATUALIZE-SE!WORkShOP |++ O PROCESSO CRIATIVO

POR qUE?

A criação é um processo contínuo, cíclico e está sempre em mutação. Acompanhar é fundamental.

Ao longo do ano. Confira a programação.

Escola de Artes Visuais Parque LageRua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico/RJ

Cada módulo R$ 450,00

qUANDO?

ONDE?

qUANTO?

O workshop consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada

módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo. Ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Destinado a grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers, e aqueles que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental.