229 - jornal integração - mar/2011 - paróquia são domingos - americana - sp

8

Upload: paroquia-sao-domingos

Post on 21-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

TRANSCRIPT

Page 1: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP
Page 2: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

CelebraçõesIGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS:- Sábado - 18h- Domingo - 11h- Domingo - 18h- Domingo - 20h- Terça-feira - 19h15 - Pelos falecidos.- Quarta-feira - 8h - Novena Perpétua deNossa Sra. Perpétuo Socorro, com bênçãosàs pessoas e aos objetos.- Sexta-feira - 19h30 - Pelos aniversariantesda semana.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DEFÁTIMA - JD. GUANABARA:- Domingo - 7h30- Quinta-feira - 19h15 - Pelos falecidos.

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO:- 2ª e 4ª quinta-feira do mês - 15h30 -Capela do Lar São Vicente de Paulo.

Celebrações MensaisToda 1ª quinta-feira do mês15h - Momento de Oração diante doSantíssimo - Igreja de Nossa Sra. de Fátima.

Toda 1ª sexta-feira do mêsDia de Oração diante do SantíssimoSacramento.5h - Celebração e Exposição do Santíssimo- Matriz de São Domingos.15h - Celebração e Exposição doSantíssimo - Igreja de N. Sra. Fátima.

*Todo dia 13 do mês (menos aos domingos)15h - Oração do Terço e Celebração daEucaristia - Igreja de N. Sra. Fátima.

2

MarçoLidando com o novo

e desconhecido...Durante quase doze anos estive a serviço

da porção do povo de Deus presente na cidadede Leme, mais precisamente na Paróquia SãoManoel. Mas, agora, sou chamado a servir aporção do povo de Deus presente na ParóquiaSão Domingos de Gusmão, na cidade deAmericana.

O que fazer diante de uma realidade nova edesconhecida? Creio que não tenho muito a fazera não ser me colocar nas mãos de Deus. Mas dequal Deus? O Deus de Jesus Cristo. O Deus quetem características de uma mãe carinhosa quenão abandona seus filhinhos, mas, os trata comcarinho; o Deus pai providente que sabe tudo oque o filho precisa e providencia bem antes queele o peça.

Mas mesmo assim, eu peço ao Senhorapenas duas coisas:

Primeiro: paciência para saber que a vida évivida aos poucos, que a cada dia bastam suaspreocupações. Que minha preocupação sejasegundo a ordem de Jesus. Na ordem de Jesusestá incluída a condenação à passividade. A buscada justiça do Reino exige do discípulo engajar-se,de corpo e alma, na construção de uma sociedadejusta e fraterna.

Nisto se concentrará a sua preocupação:ajudar o semelhante nas suas aflições, partilharseus bens com os mais necessitados, ser sensívelao sofrimento dos pobres e oprimidos, buscarconstruir a comunhão e a reconciliação no seioda comunidade, ser um promotor incansável dajustiça.

Segundo: que minha sabedoria consista empôr-me na escuta da Palavra do Mestre e deixar-me guiar por ele. Nada além dos ensinamentosrecebidos poderá devolver-me do caminhoescolhido. Por maior que seja a dificuldade ou aprovação a que eu seja submetido, que eu memantenha firme, como uma casa construída sobrealicerces seguros (Mt 7,21-27).

Que o Senhor me conceda a graça de umministério frutífero à frente desta paróquia. Queeu saiba a cada dia fazer três coisas: Amar. Amar.E Amar! Somente assim conseguirei ser fiel aomeu propósito de ser um irmão entre os irmãose um amigo de cada membro desta minha novafamília paroquial.

Jornalista FundadorJC Nascimento

Jornalista ResponsávelSabrina Furlan - MTB 30880

RevisãoMaria Ignez Worschech (Inezita)

Departamento ComercialDirson Zerbeto Júnior

PUBLICAÇÃO MENSALAv. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP

(19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

ImpressãoO Liberal

Tiragem7.000 exemplares

DiagramaçãoEliane Deliberali

ColaboraçãoAntonio A. C. LimaMarco Antonio Erbetta

(fotos missa de posse de Pe.Lázaro)

Divina M. Bertalia

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAOs artigos são de responsabilidade de seus autores.

Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail:[email protected] ou ligue na secretaria da

paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

Luciana TeixeiraMagda LohrRogéria FogaçaThaís Azevedo

Pe. Lázaro Gabriel Lourenço

Atendimento do pároco- Terça-feira - a partir das 14h30- Quarta-feira - 9h às 11h- Quinta-feira - visita aos doentes,bênçãos das casas, entre outros.- Sexta-feira - 8h30 às 11h- Sábado - 8h30 às 11hObs.: É preciso ligar na secretaria paraagendar horário. Fone: 3461-2865.

Serviços religiosos:Segunda-feira- 19h30 - Grupo de Oração - São Domingos- 19h30 - Terço com os Homens - N. Sra. deFátimaTerça-feira- 15h e 20h - Curso Bíblico - São DomingosQuinta-feira- 19h30 - Terço com os Homens - SãoDomingos- 20h - Curso Bíblico - N.Sra. de Fátima

Aos NOSSOS padresAs palavras abaixo, de autor desconhecido, transmitem bem o queNOSSOS padres representam para as comunidades:

“NOSSOS padres são como o ipê. Ele chega todo ano, nem antes, nemdepois, chega no tempo certo. Não há florestas, assim como não há multidõesde NOSSOS padres, mas aqueles que são raros, consistentes, marcam suapresença em nossa memória.O ipê fala pouco. Dá seu recado e esconde-se no silêncio para voltar na suahora a oportunidade.O ipê chama a atenção, mas não se exibe. Assim, são os NOSSOS padres.O ipê nada pede, nasce espontâneo e não exige cuidados.É como NOSSOS verdadeiros padres.Nada pedem, nada cobram, apenas são.Que NOSSOS padres sejam tesouros fortes como os troncos dos ipês!”

Page 3: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

3CF 2011

Cuidar do planeta é dever de cada umTodos os anos, desde 1964, durante a

Quaresma, a Igreja no Brasil realiza aCampanha da Fraternidade (CF),chamando a atenção da sociedade para umadeterminada situação que necessita seriluminada pelo Evangelho.

A cada ano a CF aborda um tema que,em 2011, é “Fraternidade e a Vida noPlaneta”, com o lema "A criação geme emdores de parto" (Rm 8,22). O grande apelodeste ano é o cuidado com o planeta, umalerta para que todas as pessoas olhem paraa natureza e percebam como as mãoshumanas estão contribuindo para ofenômeno do aquecimento global e as

mudanças climáticas, com sérias ameaçaspara a vida na Terra.

Trata-se de um tema atual e desafiador,pois supõe uma mudança radical na formacomo são conduzidas as relações econômicase políticas entre as nações e a mudança decada um de nós no relacionamento com anatureza, a passagem de uma mentalidadeconsumista para a da preservação.

A CF tem um objetivo geral. Em 2011temos este: contribuir para a conscientizaçãodas comunidades cristãs e pessoas de boavontade sobre a gravidade do aquecimentoglobal e das mudanças climáticas e motivá-las a participar dos debates e ações que visam

Toninho

Já está à disposição dos grupos o livrinho paraos encontros da Campanha da Fraternidade. Oroteiro para grupos traz, além dos encontros parao período da Quaresma, sugestões para outrosmeses do ano, com temas específicos (EspíritoSanto, vocações, missões...). Procurar na livrariaao final das missas ou no atendimento paroquialdurante a semana. Valor: R$ 2,00.

enfrentar o problema e preservar ascondições de vida no planeta.

O texto-base traz uma síntese daproposta da CF, dividida em três partes: ver- julgar - agir (há ainda o gesto concreto).É uma Campanha em que todos podem seenvolver. O texto-base, nas páginas 101-103, traz 20 propostas - todas bem simplese que nem exigem grande esforço - para sediminuir o consumo pessoal, diminuir aemissão de gases de efeito estufa. E alerta:"a consciência de que cada um de nós éparte do problema, deve se reverter naconvicção de que cada um podepessoalmente dar o seu contributo..."(Texto-Base nº 207).

Tempo de Oração,Penitência e Caridade

Na quarta-feira depois do Carnavaldamos início, com a distribuição das cinzas,ao tempo da Quaresma, período que vai atéàs vésperas da Quinta-Feira Santa. Um tempomuito forte de oração, caridade e penitência.Desde o Antigo Testamento, quando o povoou uma determinada pessoa pecava, seafastando do caminho do Senhor, era umatradição que se vestissem de panos de sacos,colocasse ou mesmo sentasse sobre cinzas efizesse penitência, simbolizando assim aruptura com Deus e demonstrando o desejode se aproximar novamente do Pai dasMisericórdias e do Deus de toda a Consolação,como nos fala São Paulo em sua segunda cartaaos Coríntios.

Oração: nesse período a Igreja nos pedemais empenho em nossas orações diárias,

na leitura orante da Bíblia, meditação davia sacra e das dores de Maria, oração

do terço e orações particulares em

Quaresma

geral. Uma ótima oportunidade para tirarmosum tempo em nosso dia para estarmos maispróximos de Deus.

Penitência: os gestos de penitênciasempre conduzem a alma do pecador paramais próximo do Senhor. Jejuns, absti-nências, moderações sempre foramcomuns nesse tempo quaresmal, masforam deixados para trás com o tempo.Voltemos em nossas famílias às tradiçõescatólicas desse período, como abster-sede carne vermelha em alguns dias dasemana, jejuns às sextas-feiras e, por quenão, a moderação da nossa fala para que osilêncio nos leve a Deus.

Caridade: são muito abençoados porDeus aqueles que são caridosos com o seupróximo. Que esses gestos de renúncia daQuaresma possam ser transformados emajuda para os mais necessitados.

Assim, não só cubramos nossasimagens com os panos roxos da penitênciacomo é costume, mas também nossoorgulho, mesquinharia, ganância, maldadese nos dirijamos à cruz de Cristo, aquelaque pelo sangue derramado do corposacratíssimo do Filho de Deus conduziu ahumanidade a uma Vida Nova.

Alex R. Quinteiro

Ilust

raçã

o: F

rits

Ahl

efel

dt

Encontros da Campanhada Fraternidade

Page 4: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

4Acontecimentos

Momentos marcantesna Igreja de NossaSenhora de Fátima

Acesse mais fotos no link Galeria de Imagens, no siteda paróquia: www.paroquiasaodomingos.com.br.

Mês de fevereiro encerrado com a despedida do pe.Itamar Gonçalves nas celebrações dominicais, tantona Matriz de São Domingos, quanto na Igreja de NossaSenhora de Fátima, no Jardim Guanabara (20/02).

Momentos marcantesna Matriz de SãoDomingos

Page 5: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

5Acontecimentos

Conteúdo

CNBB fala sobre ética e programas de TVTêm chegado à CNBB diversos

pedidos de uma manifestação a respeitodo baixo nível moral que se verifica emalguns programas das emissoras detelevisão, particularmente naquelesdenominados Reality Shows, que têm olucro como seu principal objetivo.

Os bispos do Conselho EpiscopalPastoral (CONSEP) reuniram-se emBrasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011,para discutir a gravidade do problema eem atenção a esses pedidos, acolhendo oclamor de pessoas, famílias e organizações,manifestaram-se a respeito.

A assessoria deimprensa escreveuuma nota dizendoque os bispos,conscientes das suasmissões e respon-sabilidades evange-lizadoras, procura-ram a todos no sen-tido de se buscar umesforço comum pelasuperação desse malna sociedade, sem-pre no respeito àlegítima liberdade de

expressão, que não assegura a ninguémo direito de agressão impune aos valoresmorais que sustentam a sociedade.

Eles se dirigiram, antes de tudo, àsemissoras de televisão, sugerindo-lhes umareflexão mais profunda sobre seu papel eseus limites, na vida social, tendo porparâmetro o sentido da concessão que lhesé dada pelo Estado.

Ao Ministério Público pediram umaatenção mais acurada no acom-panhamento e adequadas providências emrelação à programação televisiva,identificando os evidentes malefícios queela traz em desrespeito aos princípiosbasilares da Constituição Federal (Art. 1º,II e III).

Aos pais, mães e educadores, atentosa sua responsabilidade na formaçãomoral dos filhos e alunos, sugeriram quebusquem através do diálogo formar neleso senso crítico indispensável e capaz de

protegê-los contra essa exploraçãoabusiva e imoral.

Por fim, dirigiram-se também aosanunciantes e agentes publicitários,alertando-os sobre o significado daassociação de suas marcas a esse processode degradação dos valores da sociedade.

No final da nota Dom Geraldo LyrioRocha, arcebispo de Mariana, presidenteda CNBB, Dom Luiz Soares Vieira,arcebispo de Manaus, vice-presidente daCNBB e Dom Dimas Lara Barbosa, bispoauxiliar do Rio de Janeiro e secretário geralda CNBB escreveram uma oração:“Rogamos a Deus, pela intercessão deNossa Senhora Aparecida, luz e proteçãoa todos os profissionais e empresários dacomunicação, para que, usando essesmaravilhosos meios, possamos juntosconstruir uma sociedade mais justa ehumana”.

Fonte: www.cnbb.com.br

Mês de fevereiroencerrado com arecepção ao pe. Lázarona celebração de possejunto ao bispo diocesano,Dom Vilson Dias deOliveira, padres, diáconose seminaristas (25/02).

Page 6: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

66

Uma das questões mais relevantespara uma formação acadêmica dequalidade é, antes de qualquer coisa, aformação ética e moral do ser humano.Não há nada mais propício para quemestá iniciando uma caminhada, que aofinal refletirá as ações e reações vividasao longo desse processo, do queentender desde o princípio o valor de sedoar.

Trote Solidário beneficiacrianças carentes

Exercícios beneficiampessoas com Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doençado cérebro que afeta a memória, oraciocínio e a comunicação das pessoas.Quando a doença é diagnosticada, namaioria das vezes médicos e familiares seconcentram nas perdas cognitivas edeixam de lado a parte física.

Várias pesquisas mostram que oexercício físico, aplicado na fase inicial,fortalece o paciente, favorece a suaindependência, reduz o risco de quedas epode prolongar as etapas de desen-volvimento da doença, pois à medida queela avança, o paciente perde a mobilidadeaté se tornar incapaz.

Universitário

Envelhecimento

Portanto, a atividade física pode ajudara diminuir a progressão do Alzheimer. Éimportante que na fase inicial os pacientesfaçam algum exercício, pois o ganho deforça muscular e estabilidade farão comque tenham uma independência maisprolongada.

Além dos exercícios, a ajuda decuidadores e familiares é essencial paraestimular e manter o idoso em atividade epermitir que ele faça certos movimentos,como andar e comer, pois é essencial quea pessoa esteja inserida no meio social.

Rosangela FonsecaFisioterapeuta da Pró Ativo

Atividade Física Supervisionada

Pensando nisso, a FAM - Faculdade deAmericana - vem realizando desde o anopassado, uma recepção diferenciada aos seusnovos alunos, através do “Trote SolidárioColorindo Vidas para o presente e futuro!”.

A FAM aproveita o mês de início das aulaspara arrecadar materiais escolares que sãodoados a crianças atendidas por entidadesassistenciais de Americana e região.

A divulgação da campanha e aarrecadação dos materiais foram realizadaspor uma comissão de alunos veteranos.Com mais de mil itens como cadernos, lápispreto, borrachas, caixas de lápis de cor,caixas de massa de modelar e caixas de gizde cera, foi possível montar kits completospara as crianças beneficiadas pelo trote.

Acesse www.fam.br e leia o re-gulamento.

NICOM - Núcleo Integrado deComunicação e Marketing da FAM

Super Dicas

Toninho

Para uma mulher virar chefe política deuma nação, antigamente, quase sempre erapreciso que um homem morresse. Podia sero marido, o pai, um tio. Entre as civilizaçõesantigas, só o Egito foi governado por mulheres.Lá, elas tinham mais direitos e podiam, porexemplo, assinar contratos, herdar bens efestejar ao lado dos homens. A posição legal esocial das egípcias pode ser comparada coma das mulheres no fim do século 20 (ano2000).

Na Idade Média, a França baniu de vez as mulheres ao ressuscitar itens da Lei Sálica, doséculo 5. A situação só começou a mudar a partir do século 19 (ano 1901), com a reivindicaçãofeminina do direito ao voto. Conquistado na Suécia em 1862, só chegou ao Brasil 70 anosdepois. Em 1934, a paulista Carlota Pereira de Queiroz tornou-se a primeira deputada brasileira.Mas foi só na metade do século 20 que o acaso (suceder um homem que morreu) deixou delevar mulheres ao comando de seus países. Elas, agora, são eleitas.

Mulheres eleitas para governar seus países:

Conhecer para aprender

Divina Bertalia

Benazir Bhuto - ex-primeira ministra doPaquistão.Margareth Thatcher - ex-primeiraministra da Grã-Bretanha.Michelle Bachelet - ex-presidente do Chile,primeira presidente da América do Sul.

Isabelita Perón - ex-presidente da Argentina.Cristina Kirchner - atual presidente daArgentina.Dilma Roussef - atual e primeirapresidente do Brasil.

Fontes: revista “Aventuras na História” ewww.wikipedia.com.br

Sou Feliz, Acredite! De Mônica Bernardes e Mauro Tertuliano(Editora Best Seller - 272 págs.), é um livro marcante. Os doisjornalistas, que trabalham como editores na TV Globo, narram 13histórias de superação. Casos de pessoas que passaram por situaçõesdramáticas, souberam enfrentar as adversidades e passaram a ajudaroutras pessoas com palestras, doações ou trabalhos sociais em instituições. Todastêm em comum o fato de, apesar do sofrimento, demonstrarem alegria de viver.

Já está nas bancas a Coleção Tim Maia (Abril), orelançamento de 15 discos (CDs) da carreira de um dos músicos

mais importantes da MPB. A coleção traz mais de 200 músicas.Os volumes são vendidos acompanhados por um livretocom fotos e informações sobre a história do disco e o

momento musical da época.Os fãs terão a oportunidade de ter em mãos alguns dos melhores trabalhos de

Tim, como os discos de 1970, 1971 e 1973, e que haviam sido lançados em CDapenas uma vez, e canções emblemáticas, como "Azul da Cor do Mar", "Primavera","Gostava Tanto de Você", "Réu Confesso" e "Você". Histórico!

Page 7: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

7

Rogéria Fogaça - [email protected] - Colaboração: Thaís Azevedo - [email protected]

Estamos em mais um mês de váriasatividades e muita coisa paraaprender...Que o nosso mês de março sejamuito aproveitado.Vamos brincar no Carnaval, depoisaprender muito mais sobre Jesus noinício da Quaresma e ainda conhecersobre os temas da Campanha daFraternidade.

O Carnaval é uma grande festa quecelebra a vida e a alegria, é um dia emque as pessoas aproveitam para usarmáscaras, enfeites bem coloridos,fantasias e saem para se divertir.

Res

post

as: m

ásca

ra, s

ombr

inha

,pi

rata

, pal

haço

e p

ande

iro.

Vamos colocar naVamos colocar naVamos colocar naVamos colocar naVamos colocar na

cruzada o nome decruzada o nome decruzada o nome decruzada o nome decruzada o nome de

alguns elementosalguns elementosalguns elementosalguns elementosalguns elementos

que representam oque representam oque representam oque representam oque representam o

nosso Carnaval:nosso Carnaval:nosso Carnaval:nosso Carnaval:nosso Carnaval:

Esse ano a Campanha daFraternidade será sobre o

meio ambiente, um assuntomuito importante.

Todos nós temos que cuidardo nosso planeta, afinal é

nossa grande CASA!fo

nte:

blo

gtia

fran

ci

Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma quero seruma criança que escuta as tuas palavras e teusensinamentos.Vou me esforçar para rezar todos os dias, fazer o bem,estudar, ajudar e obedecer meus pais e assim ser umacriança melhor. Amém.

Oração da Criança

Complete aComplete aComplete aComplete aComplete acruzadinha decruzadinha decruzadinha decruzadinha decruzadinha deacordo com as partesacordo com as partesacordo com as partesacordo com as partesacordo com as partesdas plantas.das plantas.das plantas.das plantas.das plantas.

CRUZADINHAPARTES DAS PLANTAS

Olá, amigos do Gotinha!Olá, amigos do Gotinha!Olá, amigos do Gotinha!Olá, amigos do Gotinha!Olá, amigos do Gotinha! Começamos a Quaresma na Quarta-Feira de Cinzas, um diaapós o Carnaval. A Quaresma é um tempo privilegiado quetemos para pensar na nossa vida e mudar as coisas ruins quepensamos e fazemos.

Vamos pintar bem bonito oVamos pintar bem bonito oVamos pintar bem bonito oVamos pintar bem bonito oVamos pintar bem bonito o

desenho que mostra odesenho que mostra odesenho que mostra odesenho que mostra odesenho que mostra o

momento em que recebemosmomento em que recebemosmomento em que recebemosmomento em que recebemosmomento em que recebemos

as cinzas!as cinzas!as cinzas!as cinzas!as cinzas!

Respostas: 1-folha, 2-caule,3-fruto, 4-flor, 5-raiz.

Page 8: 229 - Jornal Integração - Mar/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

8

HerançaBonita a herança deixada pelo pe. Itamar.

A festa da posse do pe. Lázaro reflete tudoo que ele (pe. Itamar) nos ensinou durante27 anos: acolhimento, organização,cuidado, preparação, beleza. Com certezaa comunidade aprendeu muito bem a lição.

VisitaQuatro ônibus vieram de Leme.

Autoridades (prefeito, vice, vereadores)e muitos, muitos amigos.

ElegânciaTiago, Flávio, Alex de terno e ponto

de comunicação na orelha para ninguémbotar defeito.

FamíliaFamiliares do pe. Lázaro presentes.

Convidados e orgulhosos.

AlegriaPalmas, muitas palmas, até uma

senhora que aplaudia em pé e com as mãospara cima.

CoralMais uma vez abrilhantou a celebração.

O regente Hipólito cantou o solo de PanisAngelicus, acompanhado das outras vozespelo coral, emocionando a todos.

JantarFátima e sua EQUIPE (isso mesmo,

com letras maiúsculas) deram conta dorecado. Serviu cerca de 600 refeições equase a custo zero. Tudo que foi utilizadopara o preparo do jantar foi doado pelosfornecedores da Festa do Padroeiro epelos voluntários. Para eles, muitoobrigado!

SímbolosLúcia e Eduardo Vitti, Neuza e Milton

Quinteiro, Lucia e Valdecir Nobre, Sueli eRicardo Sacoman, acompanhados dosfilhos, e Cristiane e Roanes Toledo levaramos símbolos ligados ao ministério do novopastor demonstrando o desejo de que eleseja bem vindo e seja feliz.

HomiliaEclesiastes: “Quem encontra um

amigo, encontra um tesouro”. Leitura feitapelo secretário de pastoral, Toninho. Fezpensar.

AusênciaIgreja repleta, aproximadamente 800

pessoas, festa bonita, alegria pelo pe.Lázaro, acolhido e já da casa. Saudadesdo pe. Itamar. Ausente, deixou a sensaçãode que faltava alguém. Felicidades aos dois.

AlegriaCarnaval, mais uma vez teremos no

salão de eventos a tradicional matinê nosdias 6 e 8 de março. Das 14 às 18 horas.Venham todos! Tragam as famílias!

Bastidores

Formação BíblicaA Coordenação da Catequese organizou para este ano uma atividade muito

interessante. No dia 27 de março (domingo), das 8 às 10 horas, terão início os Encontrosde Formação Bíblica, voltados paraos catequistas e quem quiserconhecer mais a Palavra de Deus.

Serão encontros de introduçãoà leitura bíblica de forma popular eestão programados para aconteceruma vez por mês, no últimodomingo.

Para participar é só compa-recer ao salão paroquial no dia 27de março e trazer a Bíblia. Ainscrição será feita no dia.

De olho nas pastorais

- Há galinhas para o galinheiroque fica?

Eu já havia ganho, em Leme, um galoe um casal de patos. Estou pensandoainda se vou criá-los. O galo eu sei quefaz um pouco de barulho, precisoanalisar se não vai atrapalhar meusvizinhos.

- Há cachorro “da casa”?Há uma linda cachorrinha, chamada

Nikita.

- Ele também não gosta de jiló?Como de tudo, inclusive jiló. E

gosto muito, de qualquer jeito: frito,refogado como salada, vinagrete,tabule e a recei ta que quisereminventar.

- Quantos irmãos? São católicos?Somos em oito irmãos, todos

católicos. Tenho também 14 sobrinhose 20 sobrinhos netos (estes já não sãotodos católicos).

- Fica bravo ou o sorriso éconstante?

O sorriso é constante. Quando estoubravo disfarço bem, ninguém tem culpados meus problemas.

- Também gosta da Pastoral daComunicação?

S i m , s e m p r e e s c r e v i p a r ajorna is e , de 1993 a 1999 , f izprograma de rádio na Cabocla FM,de Artur Nogueira. Em Leme eumantinha uma coluna semanal nojornal Atual.

- E a Toninha? Fica ou não fica?Ela precisou ser dispensada por

ser contratada como doméstica dope. Itamar, mas nada impede que,mais pra f rente , e la se jarecontratada.

- Qual é a cor predileta?Azul.

- Que número de sapatos usa?Por recomendação do podólogo,

43.

- Gosta de viajar?Gosto, embora minhas últimas

viagens tenham sido mais a trabalho doque em férias.

- E as missas, são longas?Somente quando a solenidade exige.

Fora isso, não passa de uma hora.

Catequese da EucaristiaInscriçõesDurante o mês de março podem ser feitas

as inscrições para a Catequese de IniciaçãoEucarística para as crianças a partir de 8 anos.

Aos sábados: 19 horas. Domingos: 10 e 19horas, no salão.

Os encontros serão às segundas-feiras, às18h30.

A inscrição deve ser feita pelos pais.Documentos: certidão de nascimento e

certidão de batismo da criança.Outras informações:3461-2865 (ramal 15) ou [email protected].

Na edição de janeiro, a coluna Bastidores deixou algumasperguntas ao pe. Lázaro, que estava chegando. Agora, onovo pároco do São Domingos responde.