ouvidor · 2019. 7. 20. · ouvidor ano 29 20 de julho de 2019 • nº 1234 jornal o frio...

12
Ouvidor 20 de Julho de 2019 • Nº 1234 www.jornalouvidor.com.br Ano 29 Jornal O frio continua!!! NO PEITO – Hoje a noite bin- go beneficente à Associação 4 Patas no Peito, que abriga e protege animais de rua. No mesmo local haverá exposição de artesanato, Barreado e lan- che de pernil e show da dupla Natanael e Adriano, a partir das 19 hrs no Arraial da Ecogarden, na saída para Arujá. VACINA - A Secretaria de Saúde de Arujá iniciou esta se- mana a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há dias espe- cíficos de atendimento para cada posto de imunização que recebem moradores de todos os bairros da cidade. Veja no site do jornal OUVIDOR o melhor dia e horário para se vacinar. FUTEBOL – Termina hoje, a partir das 09hrs, o Campeonato Sulamericano de Futebol. Igara- tá disputa a final contra o Club Bolivar (da Bolívia) no primeiro horário. Serão quatro jogos na conclusão da temporada. PASSE – Os estudantes inte- ressados em obter passe de transporte escolar da EMTU tem até o dia 31 de outubro para se cadastrar. Em Santa Isabel na próxima segunda-feira abre o período de inscrição para o subsídio da Prefeitura na parce- ria com a AETUSI. Mais infor- mações pelo tel: 11 4656 6403. Municípios avaliados pelo Meio Ambiente Ranking do Programa Município VerdeAzul evidencia o cumprimento de diretrizes ambientais da gestão pú- blica. Guararema é a cidade com melhor colocação, Santa Isabel a que conquistou o maior avanço e Arujá teve a pior pontuação da sua história. Leia mais na página 10. Carros parados movimentam Igaratá Milhares pessoas caminharam entre mais de 500 veículos de vários mar- cas, modelos e anos no engarrafa- mento de qualidade no centro da ci- dade, colocando os pedestres diante de carros bizarros ou lindos como saídos de fábrica. Na página 11. Documento desmente vereador - Alvara que o vereador Reinaldo Nunes apresenta foi declarado “nulo” em março de 2019 invalidando todos os argumen- tos que ele diz que tem. Leia na página 9.

Upload: others

Post on 20-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Ouvidor20 de Julho de 2019 • Nº 1234 www.jornalouvidor.com.brAno 29

    JornalO frio continua!!

    !

    NO PEITO – Hoje a noite bin-go beneficente à Associação 4 Patas no Peito, que abriga e protege animais de rua. No mesmo local haverá exposição de artesanato, Barreado e lan-che de pernil e show da dupla Natanael e Adriano, a partir das 19 hrs no Arraial da Ecogarden, na saída para Arujá.VACINA - A Secretaria de Saúde de Arujá iniciou esta se-mana a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Há dias espe-cíficos de atendimento para cada posto de imunização que recebem moradores de todos os bairros da cidade. Veja no site do jornal OUVIDOR o melhor dia e horário para se vacinar.FUTEBOL – Termina hoje, a partir das 09hrs, o Campeonato Sulamericano de Futebol. Igara-tá disputa a final contra o Club Bolivar (da Bolívia) no primeiro horário. Serão quatro jogos na conclusão da temporada.PASSE – Os estudantes inte-ressados em obter passe de transporte escolar da EMTU tem até o dia 31 de outubro para se cadastrar. Em Santa Isabel na próxima segunda-feira abre o período de inscrição para o subsídio da Prefeitura na parce-ria com a AETUSI. Mais infor-mações pelo tel: 11 4656 6403.

    Municípios avaliados pelo Meio Ambiente

    Ranking do Programa Município VerdeAzul evidencia o cumprimento de diretrizes ambientais da gestão pú-blica. Guararema é a cidade com melhor colocação, Santa Isabel a que conquistou o maior avanço

    e Arujá teve a pior pontuação da sua história. Leia mais na página 10.

    Carros parados movimentam

    IgaratáMilhares pessoas caminharam entre mais de 500 veículos de vários mar-cas, modelos e anos no engarrafa-mento de qualidade no centro da ci-dade, colocando os pedestres diante de carros bizarros ou lindos como saídos de fábrica. Na página 11.

    Documento desmente vereador - Alvara que o vereador Reinaldo Nunes apresenta foi declarado “nulo” em março de 2019 invalidando todos os argumen-tos que ele diz que tem. Leia na página 9.

  • 2 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

    EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

    ISENÇÃO - Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados (Projeto de Lei 3052/19) isenta do Im-posto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos adquiridos por entidades assistenciais e instituições reli-giosas. O benefício poderá ser usado uma vez a cada cinco anos. Se houver a venda até três anos após a com-pra, o IPI deverá ser recolhido.ISENÇÃO 2 – Segundo o autor do projeto, “é nítida a necessidade de veículos para transportar voluntários, ali-mentos, cestas básicas, colchões, móveis e crianças”. Pri-meiro deram isenção aos motoristas de taxis. Depois aos portadores de necessidades especiais e aos pacientes de problemas de coluna. E agora essa. Fica a pergunta: quan-do vão dar isenção do IPI para gabinetes odontológicos, equipamentos médicos e outros produtos necessários ao tratamento da população.ULTRASECRETO - Quando era ministro de Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio (MDIC), o petista Fernando Pimentel decretou sigilo sobre as condições especiais dos empréstimos do BNDES a países amigos do PT. Segundo ele a classificação foi para proteger as negociações de outros financiamentos brasileiros com outros países.

    IGARATÁOPORTUNIDADE – A Unisantanna esta oferecendo bol-sa de estudos para atletas de alto rendimento em Igaratá. A proposta é que além de estudar o aluno passa desenvolver mais ainda a sua capacidade no esporte de sua preferência. E Igaratá já demonstrou que tem gente com esse perfil, Luan é uma potencia no vôlei de praia e hoje veste a cami-sa de Caraguatatuba.BIG BROTHER – Desapareceu um celular no balcão de atendimento do Posto de Saúde de Igaratá. Bastou anun-ciar que as imagens das câmeras instaladas na semana passada para que, misteriosamente, o celular reapareces-se. É o efeito big brother.FROTA NOVA – Depois de renovar toda a frota de ambu-lâncias do município e dar à Igaratá viaturas de fazer inveja às demais prefeitura, O prefeito Celso Palau começa agora a renovar a fota de máquinas a serviço do município. Uma emenda do deputado federal Marco Bertaiolli vai permitir a aquisição de uma retorescavadeira nova. Outra vira direta-mente do governo do Estado, na linha de generosidade do governador João Dória. O Prefeito quer que ambas sejam equipamentos de primeira linha.APROVADO – As idas e vindas do projeto de reestrutura-ção da Praça 30 de Dezembro com a instalação de uma palco e a sinalização turística do município parece que chegaram ao fim. O projeto do MIT (Município de Interesse Turístico) de 2018 foi aprovado em todas as instancias e nas próximas semanas o recurso deve ser liberado. Na fila de espera já existem mais dois projetos aprovados pelo Comtur (Conse-lho Municipal de Turismo).CARPIÇÃO - A primeira segunda feira de agosto vai en-contrar um novo bairro no Bonsucesso. A prefeitura con-cluiu a pavimentação das duas ruas centrais e o paisagismo da pequena praça no encontro das vias. O entorno da capela está limpo e permitirá que os devotos que todos os anos vão à festa possam cumprir suas promessas e aliviando as suas dores com a carpição.BANCO – Agora é definitivo: o SICREDI se instala em Iga-ratá encerrando a novela de falta de banco e financeira na cidade. Dentro de um mês, no dia 19 de agosto, a agencia

    será inaugurada e uma boa parte dos funcionários é de Iga-ratá e já estão sendo treinados. A agencia nasce grande: to-das contas salário da prefeitura serão tranferidas.SINDICÂNCIA – A que apurou o uso de documentos fal-sos para a contratação na prefeitura de Igaratá no concurso de 2014 chegou à conclusão de que não foram apenas uma CNH (Carteira de Nacional de Habilitação) e as duas decla-rações de conclusão de curso que foram fraudadas. SINDICÂNCIA 2 – Tudo indica que a fraude foi mais am-pla e já foi encaminhada à polícia. Diante das provas peri-ciais o concurso de 2014 poderá ser anulado e mais de cem servidores (grande parte ocupante de cargo comissionado no governo de Elzo de Souza) poderão ser demitidos. O recomendado é quem tiver a consciência pesada que saia ante e evite o vexame e a acusação de falsidade ideológica.

    SANTA ISABELPANCADÃO – A secretaria de Cultura de Santa Isabel enviou correspondência ao Jornal informando que não realizou e não realiza eventos do tipo “pancadão”. Todos os eventos promovidos pela secretaria municipal de cul-tura são prontamente informados à Polícia Militar, Con-selho Tutelar e demais órgão responsáveis, a afim de (Sic) garantir a lei e a ordem bem como a segurança e o bem estar dos participantes.PANCADÃO 2 – A secretaria do gabinete da Prefeita tam-bém enviou correspondência para o jornal com o mesmo teor. Ambos negam envolvimento com os fatos ocorridos após a realização dos eventos oficiais, mas não negam que tenha havido excesso por parte dos presentes que foram es-pantados com a chegada da Polícia Militar no local.PANCADÃO 3 – Tamanha preocupação com a notícia não revelou nenhuma providência contra o fato real de que o espaço público foi utilizado totalmente sem fiscalização por parte da Prefeitura. Mesmo que tenha sido resultado da es-pontaneidade de populares, cabe a Prefeitura contribuir para garantir a lei e a ordem bem como a segurança e o bem estar do cidadão.DINHEIRO – O deputado Marco Bertaiolli conseguiu uma emenda parlamentar no valor de R$250.000,00 desti-nada à Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel. O recur-so enviado pelo Ministério da Saúde poderá ser utilizado para custeio de despesas, auxiliando o Hospital a manter as contas em dia: - Assumi um compromisso de ajudar as San-tas Casas de todo o Alto Tietê. O meu mandato está à dis-posição para que, juntos, possamos melhorar o atendimento e ampliar os serviços para a população.ENSAIO – Uma reunião do PL (Partido Liberal – nova marca do PR) realizada na Câmara de Santa Isabel essa se-mana, deixou escapar o ensaio para as eleições de 2020. Podem ser apresentados como candidatos ao cargo majori-tário Helio Buscarioli tendo como vice Clebão do Posto.ENSAIO 2 – Não se sabe se os demais postulantes do cargo de prefeito do mesmo partido vão se calar. Muita coisa pode mudar no decorrer dos próximos meses. Inclusive com a eventual adesão de outro partido, fugindo da chapa puro sangue. Buscarioli aparece como preferência em todas as pesquisas eleitorais realizadas no município. ENSAIO 3 – Continuam no páreo o ex-vereador Maciel, Carlos Chinchila (pelo menos citado nas pesquisas) eventu-almente em parceria com o atual vereador Márcio Pinho, Luizão Arquiteto, Sandra Igarasi e a prefeita Fábia Porto.AGRADECIMENTO – Ao vereador que passou a se-mana inteira dizendo que o jornal não tem credibilidade e dando divulgação à notícia de que ele é responsável técnico por construções irregulares no município. So-mente um jornal do porte de Ouvidor merece tanto des-taque nas redes sociais.

    CENSO NA SAÚDE

    A partir de agosto deste ano, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), terão a missão de levantar dados sobre as condições de vida e de saúde da população brasilei-ra. É a Pesquisa Nacional de Saúde que tem o obje-tivo de ajudar o Governo, através do Ministério da Saúde, a obter informações que colaborem no aper-feiçoamento e formulação de políticas públicas efi-cientes na área de saúde.

    Realizado a cada cinco anos, o censo leva os re-censeadores do IBGE a mais de 108 mil residências em mais de três mil municípios, regiões urbanas e rurais, entrevistando os moradores, ouvindo suas necessidades e, eventualmente apontando soluções.

    Nem o IBGE, nem o Ministério da Saúde divul-garam os custos desse trabalho que deverá ser con-cluído em 2020, e cujos efeitos não sabemos quan-do aparecerão.

    Imagino que o IBGE poderia abreviar esse traba-lho e fazer o mesmo levantamento ouvindo os muni-cípios, médicos e Conselhos de Saúde, especialmen-te esses últimos onde aparecem de fato os percalços vividos pela população que busca o serviço público de saúde.

    A hierarquia dos conselhos de saúde é extensa como o próprio Brasil. Pela lei, todo município pre-cisa ter um constituído de representantes da comuni-dade, dos serviços de saúde e do governo. Em as-sembléia os conselheiros designam representantes regionais que seguem para o Conselho estadual que, finalmente, se dirigem ao encontro nacional repor-tando o que deveria gerar o modelo para as políticas públicas de saúde.

    Porque razão isso não ocorre? Talvez pela falta de participação efetiva da população nesse e em to-dos os conselhos criados para contribuir com a ad-ministração pública. E por o porquê a população não participa? Talvez porque as administrações não esti-mulam e nem desejam que a população participe, aproveitam-se da ignorância e da preguiça coletiva para afastar os principais interessados na qualidade de vida do país.

    Não quero dizer com isso que não se deva reali-zar o censo. Apenas observo que muito do esforço pode ser economizado gerando decisões e progra-mas mais assertivos através do que já existe.

  • 4 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

    Érica Alcâ[email protected]

    Foto: Érica Alcântara

    ANA BENEDITA FERREIRA, 69 anos natural desta cidadeLAZARO DE ASSIS PINHEIRO, 85 anos natu-ral de São Joaquim da Barra – SPTEREZINHA ABREU LISBOA, 84 anos natu-

    ral de Silveiras – SPADEMIR JACINTO NEVES, 51 anos natural de Tapirai – SPALCIDIO RODRIGUES DE SOUZA, 52 anos natural desta cidadeBENEDITA ELIANA FERNANDES DAS GRA-ÇAS SERAFIM, 64 anos natural desta cidadeISRAEL DE LIMA CARLOS, 27 anos natural desta cidade

    EDITAL DE PROCLAMAS

    Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

    Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

    FABIANO PEREIRA DA SILVA E LUCIA MIDORI UEMURA, ambos brasileiros, ele sol-teiro natural de São Paulo, Estado de São Paulo – SP, filho de Jorge Pereira da Silva e de Jaredi Pe-reira da Silva, residente e domiciliado à Rua São Geronimo nº103 Bairro - Jardim Valo Verde, Embu das Artes - SP, ela divorciada natural de Santo André – SP, filha de Aquira Uemura e de Tioco Uemura, residente e domiciliada à Estrada do Ouro Fino nº0 Bairro - Ouro FinoPAULO BENEDITO DE OLIVEIRA E CAMI-LA APARECIDA RODRIGUES PIRES, am-bos brasileiros, ele divorciado natural desta cida-de, filho de Lazaro Pedro de Oliveira e de Brandina de Camargo Oliveira, residente e domiciliado à Avenida Maestro Avelino Alvin Pinto nº336 Bair-ro - Treze de Maio, ela solteira natural desta cida-de, filha de Joaquim Baltazar Pires e de Benedita Aparecida Rodrigues Pires, residente e domicilia-da à Rua Sargento José nº208 Bairro - CruzeiroROGÉRIO DE GODOY GUIMARÃES E AN-DRÉIA MARA PEREIRA, ambos brasileiros, ele divorciado natural de São Paulo – SP, filho de Arnaldo Camargo Guimarães e de Inomar de Go-doy Guimarães, residente e domiciliado à Rodovia Raposo Tavares nº0 km 623 Bairro - hortoflores-tal, Presidente Venceslau – SP, ela solteira natural de São Caetano do Sul – SP, filha de Maria de Lourdes Pereira, residente e domiciliada à Rua Alentejo nº135 Bairro - Jardim PortugalJHONATAN FREITAS DA SILVA E THABI-TA THUANY DUTRA DA SILVA, ambos bra-sileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Claudio Alves da Silva e de Selma Pereira de Frei-tas, residente e domiciliado à Rua Manoel Rodri-gues Barbosa nº580 Bairro - Brotas, ela natural de Guarulhos – SP, filha de Vitor Alexandre da Silva e de Micheli Dutra Queiroz, residente e domicilia-da à Rua Adelia do Prado nº86 Bairro - Recanto do CéuLEANDRO DOS SANTOS SILVA E ADRIA-NA VALINHOS CATO, ambos brasileiros, ele divorciado natural desta cidade, filho de Benedito Paulo da Silva e de Terezinha dos Santos Silva, ela solteira natural desta cidade, filha de Odair Anto-nio Cato e de Maria Valinhos Cato, residentes e domiciliados à Avenida Coronel Bertoldo nº1605 Bairro - Morro GrandeLEONARDO DE ALMEIDA SOUZA E MA-RIA EDUARDA GONÇALVES DOS SAN-TOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, filho de Valdenir Pereira de Souza e de Ivalda Candida de Almeida, residente e domicilia-do à Avenida Jânio da Silva Quadros nº112 Bairro - Jardim Eldorado, ela natural desta cidade, filha de Anisio dos Santos e de Aediceia Gonçalves, residente e domiciliada à Avenida Prefeito Ilário Dassie nº295 Bairo - Jardim EldoradoJOÃO BATISTA E APARECIDA DE AN-DRADE LARA, ambos brasileiros, ele solteiro natural de Virginia - MG, filho de Amaro de Car-valho e de Julia Ribeiro, residente e domiciliado à

    Rua Presidente Dutra nº319 Bairro - Treze de Maio, ela viúva natural de Avaré – SP, filha de Paulino Zeferino de Andrade e de Sebastiana Ge-nesia Ignez, residente e domiciliada à Rua Santa Rita nº01 Bairro - Ouro FinoSAULO ISRAEL DE FREITAS E GISLENE BARBOSA DOS SANTOS, ambos brasileiros, ele solteiro natural de São Paulo – SP, filho de Francisco Antonio de Freitas e de Lusiana do Carmo Conceição, residente e domiciliado à Rua Aurelia Lopes Takano nº338 Bairro - Jardim Sa-telite, São Paulo - SP, ela divorciada natural desta cidade, filha de João Barbosa dos Santos e de An-tonia Lopes da Silva, residente e domiciliada à Rua Salvador Ceron Trujilhano nº10 Bairro - Jar-dim das AcáciasMARCO AURÉLIO SOUSA FLORÊNCIO DE OLIVEIRA E ANA PAULA SANTOS PERES, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cida-de, filho de Aguinaldo Florêncio de Oliveira e de Maria de Lourdes Sousa de Oliveira, residente e domiciliado à Travessa Chico da Marvina nº13 Bairro - Brotas, ela natural de Arujá – SP, filha de Eduardo Aparecido Peres e de Silvana do Carmo Santos Peres, residente e domiciliada à Rua das Tulipas nº365 Bairro - Jardim Novo ÉdenCLOVIS APARECIDO ALMEIDA DE MO-RAES E LAÍNE ADRIELE DA SILVA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, fi-lho de Pedro Antônio de Moraes e de Doraci de Souza Almeida Moraes, residente e domiciliado à Avenida Ilário Dassie nº72 Bairro - Jardim Eldora-do, ela natural desta cidade, filha de José Valdair da Silva e de Gerulinda Fagundes dos Passos Silva, residente e domiciliado à Rua José Barbosa Caraça nº364 Bairro - Jardim EldoradoDANIEL DE OLIVEIRA BRITO E VALÉRIA CAMARGO DE OLIVEIRA PIMENTA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, fi-lho de Francisco Vieira de Brito e de Vera Lúcia de Oliveira Brito, residente e domiciliado à Rua Joa-quim Pereira Franco nº80 Bairro - Vista Verde, ela natural desta cidade, filha de Silvio Cezar de Oli-veira Pimenta e de Ester Camargo, residente e do-miciliado à Avenida Brasil nº280 Bairro - CruzeiroISMAEL LUCAS MUNIZ SILVA E GA-BRIELA DE SOUSA CARAÇA, ambos brasi-leiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Manoel Edmar da Silva e de Rosimar Muniz da Silva, ela natural desta cidade, filha de Luis Car-los Caraça e de Leonilda Bispo de Sousa, resi-dentes e domiciliados à Rua Norte nº345 Bairro - Vila GumercindoLEONARDO VENANCIO SANTILLI E DA-NIELE DE SOUZA TITICO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Rogerio Santilli e de Joelma Venancio Santilli, residente e domiciliado à Rua Condor nº59 Bairro - Vila Gu-mercindo, ela natural desta cidade, filha de Jarbas de Souza Titico e de Andréia de Souza Titico, resi-dente e domiciliada à Rua Dirce de Souza Macha-do nº203 Bairro - Jardim Eldorado

    C O M U N I C A D O - Nº 10/2019A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel/SP, Sra. Fabiana de Sousa,

    c o n v i d a as pessoas interessadas para participarem da 232 Reunião Ordinária deste Con-selho Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo dia 25 de Julho de 2019, quinta-feira, às 09h00min, nas dependências do Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Guilherme Alfieri, nº. 332, Parque São Benedito, neste Município

    MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL

    Falta de curativos vira investigação na saúdeCidadão reclama que o Posto de Saúde não fornece mate-rial para curativo. Secretaria

    de Saúde informa que as unidades estão abastecidas

    e investigará os responsáveis pela falta de atendimento

    ao paciente

    Ontem à tarde, 19/07, a secretária de Saúde de Santa Isabel, Estela Santana, informou que a denúncia é grave e vai investigar os responsáveis pela falta de atendimento no Posto de Saúde do Bair-ro Jd. Eldorado. Há três meses a família do cadeirante Marcos de Souza, 51 anos, sofre com a falta de insumos bási-cos nesta unidade de saúde.

    Os filhos de Marcos caminham do Jd. das Acácias até o Eldorado para so-licitar na unidade de saúde o material necessário para fazer o curativo do pai: luvas cirúrgicas, gases, fita crepe e soro fisiológico. Mas o percurso, geralmente, termina em mãos vazias.

    Marcos sofreu um acidente em casa há cerca de dois anos e acabou se ferindo profundamente, “a ponto de o nervo da perna ficar exposto”, conta o cadeirante. Ele precisou passar por um procedimen-to cirúrgico e no início do tratamento em casa a enfermeira do posto de saúde fazia o atendimento domiciliar e a troca de curativos. “Mas depois que passou a ta-refa para minhas filhas, aos poucos o atendimento foi perdendo a importância e agora não recebemos material para lim-par e fazer o curativo”, diz.

    No Posto de Saúde do Eldorado há informação de que até o papel sulfite para imprimir exames já acabou e os pa-cientes são orientados a procurar outras unidades, principalmente a UBS Prefei-to Ilário Dassiê, no Bairro Brotas, indi-cada como a primeira do município a receber insumos.

    Marcos conta que não tem condi-ções de comprar o kit e precisa que o

    Marcos pede ajuda para voltar a receber material de curativos no posto de saúde

    posto de saúde de sua referência volte a fornecer o material básico. “Minha filha foi no Brotas, dia 19/07, e conse-guiu quase tudo, faltam só as luvas e a fita crepe”, descreve.

    Saúde abre investigaçãoA secretária de Saúde Estela Santa-

    na ficou notoriamente surpreendida com esta reclamação. “Não procede a falta de material de curativo, nem mes-mo o sulfite. As unidades foram abas-tecidas há oito dias. Informações dis-torcidas prejudicam o atendimento da população e isso é inadmissível. Va-mos investigar os responsáveis pela falta de atendimento ao paciente e soli-citar da Caminho de Damasco, empre-sa responsável pela gestão do Posto de Saúde do Jd. Eldorado, que tome as providências cabíveis para que isso não mais ocorra”, finaliza.

    O telefone da Ouvidoria da Saúde é (11) 4656-4444.

  • 6 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

    O (VERDADEIRO)CAMINHO PARA JESUS

    Durante as missas da última semana a igreja católica trouxe para reflexão dos fiéis o texto de Lucas, que trata do apego à letra da lei e do amor ao próximo. Jesus fala da parábola do samaritano que, ao contrário do sacerdote e do levita, socor-reu o viajante que descendo de Jerusalém a Jericó, foi assaltado, agredido e estava ferido à beira da estrada.

    Então, pergunta: “Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que

    caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: vai-te, e faze tu o mesmo.”

    Essa parece ser a essência do cristianismo. Nele não há lugar para preconceitos, violência, divisões da sociedade. Ao contrário, todos são bem-vindos ao reino prometido.

    Nesta semana a cidade de Santa Isabel perdeu a simpática e dedicada Irmã Brasiliana, cujo nome civil era Josefa dos Santos. Uma vida dedicada ao próximo, primeiro num importante hospi-tal em São Paulo e depois no Lar dos Velhinhos em Santa Isabel. Durante 37 anos socorreu idosos que não tinham para onde ir. Lutou, dando vida à obra dos saudosos Dona Laura Frúgoli e seu esposo Virgílio Frúgoli.

    Também durante os dias frios da última semana tivemos em Santa Isabel a atuação do Projeto Vivaz, mantido pela Igreja Casa de Oração Encontro com Deus, fundada pela inesquecível Irmã Beth, obra de Deus agora continuada pelo seu filho Pastor Tercio Villela. Isso sem falar em pessoas de outras entidades que, sem qualquer vantagem material, dedicam seu tempo a obras meritó-rias. Esses praticam a verdadeira mensagem cristã. Essa é a ver-dadeira demonstração do amor ao próximo.

    Isso não quer dizer que a prática da religião deve ser afastada; ao contrário, a igreja pode e deve ser a fonte dos ensinamentos que conduzirão as pessoas à reflexão e prática das boas ações em favor dos que realmente necessitam.

    Mas a religião não pode ser um fim em si mesmo, uma árvore que não dá frutos.

    LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

    Sabesp promete obrasa partir de outubro

    Escadas hidráulicas; início da construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro da Boa Vista; doação de um cami-nhão limpa fossa novo; a rede de abastecimento de água nos bairros Palmeiras; Vale das Montanhas; Jardim Panorama; ligação do esgoto do Rosa Hele-na ao sistema central de coleta; a instalação de poços artesianos no Bonsucesso, Boa Vista, Co-linas Verdes, Solar dos Lagos e Village Igaratá são os compro-missos assumidos pela Sabesp como compensação da interli-gação entre a represa do Jaguari e Atibainha.

    Na última quinta feira repre-sentantes da empresa estiveram na Prefeitura de Igaratá para ga-rantir que até outubro grande parte das promessas estarão sen-do cumpridas dependendo ape-nas das licitações que devem começar em agosto. – A UBS da Boa Vista poderia já ter começa-do, explicou a engenheira Már-cia Arce P. Martinelli acrescen-tando que a licitação já realizada resultou vazia, mesmo que ava-liada em 2,5 milhões de reais. Ela esclarece que a Sabesp alte-rou o modelo de concorrência assustando as empresas que ago-ra terão de apresentar projeto, aprová-lo nos órgão competen-tes e executar a obra que tem um prazo de 12 meses de execução a partir da assinatura do contrato.

    No detalhamento das obras a serem realizadas para atender o abastecimento de água nos bair-ros Palmeiras, Vale das Monta-nhas e Jd Panorama, os técnicos esclareceram que será necessário o aumento da capacidade de tra-tamento e reservação da ETA (Estação de Tratamento de Água) no centro da cidade e a expansão das adutoras tanto para a água bruta quanto para a água tratada. – Vamos precisar muito da Prefeitura nesse trabalho por-que as obras vão interferir no trá-fego de veículos e na vida da ci-dade, pois teremos de abrir valas nas ruas por onde a rede deve passar, explicou a Engenheira. Esse mesmo problema deve ocorrer na implantação do siste-

    ma de esgotamento sanitário do Jardim Rosa Helena, cuja licita-ção está prevista para ser aberta em outubro.

    Márcia solicitou que o Prefei-to estabelecesse as melhores da-tas para a intervenção nas ruas de modo a minimizar os proble-mas decorrentes das obras, como o movimento do comércio no aniversário da cidade, nos even-tos esportivos e até mesmo no natal e ano novo. – Mas o inte-resse da Sabesp, assegurou Már-cia, é que essas obras comecem até outubro, mesmo porque a Prefeitura vai asfaltar o desvio do pedágio por onde vai passar a rede de água!

    Poços ProfundosNos cinco pontos onde a Sa-

    besp se comprometeu com a ins-talação de poços profundos para captação de água, os técnicos admitiram terem recebido a indi-cação dos locais, mas trouxeram um problema novo. Se a perfura-ção apresentar o volume de água necessário para o abastecimento do bairro, no entorno do poço será necessária a desapropriação de uma área de até 250 m2, para a construção da casa de química, reservatório e apoio para a ma-nutenção do local. Esse proble-ma não havia sido mencionado nas tratativas iniciais. Contudo o prefeito Celso Palau acredita que não haverá problema porque em alguns locais apontados como viáveis, a propriedade da da pró-pria Prefeitura e, em outros, a negociação é possível, uma vez que a instalação de água valoriza os imóveis

    Com relação às escadas hi-dráulicas e escadas para pedes-tres os engenheiros esclareceram que o sete pontos identificados pela Prefeitura (dois no centro e cinco no Rosa helena) já foram analisados por geógrafos e os projetos deverão ser entregues no início de agosto permitindo as contratações antes de outubro. Nessa obras serão investidos R$ 700.000,00.

    No último item da pauta da reunião com o prefeito Celso Palau, o secretário de obras Jua-rez Vasconcelos os técnicos da Sabesp os engenheiros Márcia, o eng. Silvio Laefert, superin-tendente de gestão de empreen-dimentos, Nelson Silva Jr, e Lara D. Franco Martins disse-ram que o caminhão limpa fos-sa, avaliado em R$700.000,00 também está em processo de uma segunda licitação, a pri-meira que restou fracassada uma vez que foi feita em duas etapas, o veículo e o equipa-mento limpa fossa. – Agora es-tamos fazendo uma licitação do conjunto. O único problema que podemos ter é o fornecimento do caminhão. O mercado está aquecido e não há disponibili-dade nas concessionárias.

    Palau agradeceu a gentileza da visita e dos esclarecimentos e solicitou que as demandas que ainda existem, como a cratera aberta na estrada de acesso ao bairro da Boa Vista que ameaça, inclusive, uma residência sejam atendidas aproveitando o perío-do do inverno quando a intensi-dade das chuvas é menor.

  • 8 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019 9

    Érica Alcâ[email protected]

    Vereador promove polêmica em obra suspeita

    Esta semana o vereador Reinaldo Nunes se desdobrou para contestar a reportagem do Jornal Ouvidor publicada na semana passada intitulada “Combate ao loteamento irregular pode resultar em demolições na Pedra Branca”.

    Resumidamente, as informações divulgadas pelo Edil nas redes sociais são explicam que a obra na Pedra Branca é a única legalizada, e apresenta o Alvará 31/2019. Afirma ainda que não é o responsável pelo loteamento irregular daquela região. - A propriedade onde está a obra é de 52 mil metros quadrados, explica e acrescenta: “Não fui noti-ficado porque os técnicos não são notificados, somente os proprietários do imóvel, os profissionais são contratados somente para regularizar ou fazer o projeto das obras”.

    Reinaldo disse que fez boletim de ocorrência contra a prefeitura por supostamente passar informação errada para a imprensa e contra os jornalistas do Ouvidor. Pro-moveu dois vídeos para falar da reportagem, o primeiro aparentemente dentro da Casa de Leis e o segundo na porta da secretaria de Meio Ambiente. Depois de divul-gar amplamente a reportagem do Ouvidor, Reinaldo in-formou que não mais daria entrevista para este impresso, pois aguarda orientação de seu departamento jurídico.

    Fatos e não argumentosNesta semana, o secretário de Planejamento e Obras

    Antonio Marcus, o Marquinhos da Pelican, ratificou as ir-regularidades apontadas pela secretária de Meio Ambiente Sandra Igarasi durante a fiscalização na Pedra Branca.

    Alvará da obra de responsabilidade téc-nica do edil Reinaldo Nunes está anula-

    do desde março de 2019

    Especificamente sobre a obra, cujo responsável técni-co é o vereador Reinaldo Nunes, consta na prefeitura de Santa Isabel uma intimação entregue ao proprietário do imóvel, datada de21/10/2018, solicitando a regularização da obra de aproximadamente 240m2.

    Posteriormente, houve a tentativa de emissão do Al-vará com uso de um documento adulterado. A reporta-gem sobre este caso foi publicada pelo Jornal Ouvidor em 26/10/2018, com título “Documento falso pode incri-minar Vereador”.

    Mais tarde, em 06/02/2019, a Prefeitura emitiu alvará de construção para a obra coordenada pelo Vereador. No documento consta a seguinte observação: “A emissão deste Alvará não exime o proprietário do cumprimento das Leis Federais e Estaduais referentes às licenças am-bientais, aprovação de projetos e obtenção das respecti-vas licenças para construção”.

    O projeto simplificado desta obra foi apresentado na prefeitura em uma planta que especifica os seguintes da-dos: a área total de construção é de 254,7m2dentro de um terreno de 52.000m2. “Por este documento, não há ne-nhuma outra construção dentro da área de 52 mil m2, o que não corresponde a verdade apesar do Reinaldo ter o evidente conhecimento das mesmas”, diz o diretor de Planejamento Guilherme Arantes.

    Por fim, o Alvará 31/2019 foi anulado pela secreta-ria de Planejamento e Obras em 20/03/2019. O docu-mento assinado pelo diretor Donisete Garcia e pelo secretário de Obras Antonio Marcus especifica: “nuli-dade, pois se faz necessário ater-se ao rigoroso cum-primento da legislação ambiental”.

    A questão complexaO que a fiscalização identificou é que existem outras

    Áreas de Proteção Permanente – APP dentro dos 52 mil m2 - Por isso, se o Meio Ambiente embarga, o embargo é referente a toda a extensão da área e não somente ao espaço utilizado pela obra, explica Marquinhos.

    Sandra conclui dizendo que o fato da obra do edil es-tar num lote menor do que 20 mil m2, inclusive delimi-tado por uma cerca não exime a construção da responsa-bilidade ambiental de toda a área. - Ele não tem uma matrícula individualizada, nem o registro de partilha. Não tem alvará ambiental, nem licença para movimenta-ção de terra, disse.

    - Se não há parcelamento irregular, o técnico ao apresentar o projeto de construção tem que demons-trar tudo, diz Sandra, acrescentando: “Todos os envol-vidos têm 30 dias para apresentar os documentos para a devida regularização”.

  • 10 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

    Foto: AIPMSI

    O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

    CLASS OUVIDOR

    Érica Alcâ[email protected]

    Ranking do Município VerdeAzulArujá teve a maior queda

    histórica de evolução - 67%. E Santa Isabel a melhor avalia-ção desde a criação do pro-grama de avaliação, evoluiu

    124,5%. Guararema e Igaratá são os dois municípios mais

    bem avaliados

    Desde 2007 o Governo do Estado de São Paulo realiza o Programa Município VerdeAzul – PMVA medindo a eficiência da gestão ambiental dos municípios. Gua-rarema é o município mais ambiental-mente preservado da região, mas Santa Isabel obteve o maior avanço.

    Este ano, comparado a última avalia-ção de 2018, apesar de ser a melhor ava-liação da região, Guararema caiu 16 posi-ções na sua classificação no ranking, obteve menos pontuação e registrou que-da 21,1% na evolução.

    Arujá registrou a pior pontuação desde que começou a ser avaliado pelo PMVA, caiu 80 posições no ranking e registrou uma perda de 67% de evolução.

    Embora Igaratá tenha avançado 42 po-sições na sua colocação no ranking, obte-ve nota menor que 2018, registrando uma

    Soltura de peixes na Represa do Jaguari com alunos da rede municipal de ensino

    perda de evolução de 9,3%.Dos quatro municípios, Santa Isabel é

    o único que melhorou tanto na pontuação quanto na classificação, subiu 161 posi-ções na sua colocação no ranking e obten-do evolução de 124,5%.

    Nas diretivas de avaliação do programa, em 2019, Arujá zerou na pontuação de Ar-borização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável e Uso do Solo. En-quanto isso, Santa Isabel avançou na pontu-

    ação da Biodiversidade, Educação Ambien-tal, Resíduos Sólidos e Qualidade do AR.

    A secretária de Meio Ambiente de San-ta Isabel, Sandra Igarasi, diz que o avanço do município em 2019 é resultado de capa-citação da equipe e trabalho conjunto entre as pastas. “Unimos forças e dedicamos atenção especial na educação para a forma-ção de uma nova consciência, mais inte-grada com o meio ambiente”, explica.

    Sandra diz que muitas ações inclusas

    ALUGOExcelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

    VENDO TERRENO1.035m², duas saídas, c/ 2côm+wc, água, luz e poço, est de Arujá, Canta Galo, doc contrato (11) 97168-6083

    VENDE-SE ÁREA6.000m², 100% plaino c/ água, luz, cs, lago, pomar, toda gramada próx ao Centro R$300mil 97150-9888

    VENDO TERRENO1.035m², duas saídas, c/ 2côm+wc, água, luz e poço, est de Arujá, Canta Galo, doc contrato (11) 97168-6083

    VENDO TUMULONo cemitério São Benedito R$13mil. 4657-1297

    VENDO SITIOBº Monte Negro, área de 5.000m², esc definitiva, 2 dorm+wc, 1.000m² de área constr. c/ piscina (11) 95490-9762/99998-3447

    PROCURA-SEShineray para compra. (11) 96651-7686

    VENDO casas c/ 3 e 4 côm+salão comerc. R$480mil, R. Manoel Rodrigues Bar-bosa 551 ao lado da Ajato Vale, c/ esc (11) 99563-0230/99733-9628

    VENDO 6.000M²Próximo a Santa Isabel com bom pasto R$200mil tratar 97150-9888 hr comercial

    VENDO ÁREA12.000m² plano c/ água de mina, poço, lago, pomar, toda gramada prox Sta Teresa R$40mil 97150-9888

    ALUGO CHÁCARA2.000m² plana casa térrea 2 dorm ampla sl voz 2wc varandas em fs de acab. Ótimo local 3km da Av Brasil 98016-4884/4656-4383

    VENDO CHÁCARACom piscina Bº Pouso Alegre R$100mil tr c/ Francisco 97112-8276

    VENDO KOMBIAno 96/97, em bom estado, único dono, doc ok, R$8.000,00 a vista tr. (11) 99949-3836/98546-1692

    VENDO TERRENO250m² pronto p/ constru. Eldorado, acima da escola R$45mil. 97340-4531

    VENDO CHÁCARA1.400m² c/ casa, 3dorm sendo 1 suíte+garagem p/ 5 autos, à 4km do Centro de Sta Isabel, Bº Re-canto Alpina, doc ok R$270mil. 4657-8499

    ALUGA-SE4 cômodos p/ inquilino s/ animais 94260-3374 vivo 4657-5518

    na avaliação do Município VerdeAzul já eram realizadas, mas não vinham sendo registradas e ao ampliar o trabalho con-junto, passaram a integrar o calendário de ações de preservação. “Além disso conta-mos com as ações do Conselho de Meio Ambiente”, ressalta a Secretária, acres-centando: “Alguns investimentos e pedi-dos de recursos só são aprovados median-te análise deste programa”.

    A prefeitura de Arujá informa que a diferença entre a avaliação de 2018/2 e 2019 se dá porque “secretaria de Meio Ambiente fará a apresentação de todos os documentos necessários na segunda etapa do ranqueamento, o que é possível e natu-ral de ser realizado”, afirma.

  • Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019 11

    Copa de Igaratáe Jogos Regionais

    Depois de conquistar medalha de bronze no vôlei nos jogos regionais de 2019, o esporte de Igaratá passou a sema-na agitada com a 5ª Igaratá Cup de Fute-bol, evento que há cinco anos reúne equi-pes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia em seis categorias distintas. Hoje, a partir das 09 hrs começam as fi-nais do campeonato no estádio municipal.

    Mais de 800 pessoas estão hospedadas em escolas municipais cedidas especial-mente para a realização dos jogos. Todos os dias, a partir das nove horas 11 agre-miações, com 27 equipes nas categorias sub 12/ 13/14/15/16 e sub 17 seguiram para os dois campos de futebol para os jo-gos que aconteciam simultaneamente, fo-ram 60 jogos durante a semana.

    Amanhã disputam as finais Igaratá X Club Bolivar e em seguida entram em campo EFEF Oriente X A.D. Bloco, às 10:20; EFEC Oriente X A.D. Bloco na se-qüência, às 11;40; e o último jogo, na ca-tegoria mais alta às 13h00, C.T. Show de Bola X Relampago (do Paraguai).

    Jogos RegionaisO representante da Universidade de

    Santana (SP) entregou essa semana ao pre-

    feito Celso Palau a medalha conquistada pela equipe que representou Igaratá nos jogos regionais. Atletas do curso de educa-ção física da Unisantana vestiram a camisa da cidade e desceram para São Sebastião.

    Ambas as equipes, masculina e femi-nina conquistaram o terceiro lugar. Uma medalha ficou na Universidade e outra foi entregue ao Prefeito. O secretário Benjamim de Lima comemorou o suces-so dos representantes de Igaratá. Segun-do ele, todas as cidades, especialmente aquelas que possuem mais recursos na área de esporte contratam jogadores, às vezes profissionais, para fortalecer suas equipes. Mas ele reconhece que esse não é o ideal: - Nosso plano é que tenhamos atletas de alta performance para entrar nessas disputas. Igaratá teve bom desem-penho também no tênis de mesa e no atletismo, dessa vez com o pessoal da casa. Parabéns a todos eles!

    E como boa notícia, Benjamim infor-ma que os atletas de alta performance de Igaratá terão as portas da Unisantana abertas com bolsas de estudo para que possam se desenvolver ainda mais parale-lamente a seus estudos.

    Engarrafamento de qualidade: foi o 2° EVAI

    Igaratá parou diante do maior engar-rafamento de veículos de sua história. Mas não foi um atropelo do trânsito: 547 veículos antigos estacionaram nas prin-cipais ruas da cidade trazendo para o Lar de São Vicente de Paulo 250 quilos de alimentos não perecíveis de um total de 400 quilos arrecadados além do entrete-nimento para milhares de pessoas que se aglomeraram no centro.

    O comércio reagiu de forma positiva e o povo, estarrecido diante dos modelos mais bonitos, estranhos ou bizarros, co-memorou a realização do 2º Encontro de

    Veículos Antigos de Igaratá (EVAI). A festa começou na véspera com um show na praça 30 de Dezembro e seguiu na ma-nhã de domingo com a chegada de carros provenientes de cidades do Vale do Para-íba, região Metropolitana de São Paulo, e região Bragantina.

    O evento organizado por Fábio Bonfim contou com a parceria da (As-sociação Brasileira de Veículos Anti-gos) e da Prefeitura Municipal de Iga-ratá por meio da secretaria de esportes, com o apoio de Comtur (Conselho Mu-nicipal de Turismo).

  • 12 Jornal Ouvidor - Sábado / 20 de Julho de 2019

    Érica Alcâ[email protected]

    Educação promovecapacitação e

    reconhecimento

    O 1º Simpósio de Educação “Professora Adriana Aparecida

    Guerreiro Martinez” contou com homenagem e muito

    aprendizado

    Entre os dias 15 e 17 de julho a Secre-taria de Educação da Prefeitura de Santa Isabel promoveu uma série palestras e ofi-cinas pedagógicas voltadas para a capaci-tação de toda a equipe. “Cada pessoa da rede tem o seu lugar e importância, a edu-cação é uma construção conjunta em que a base precisa ser forte e unida. Quando pensamos em fortalecer os profissionais com capacitação, pensamos também na integração de todos”, disse a secretária Aline Gema.

    E não teve quem pudesse conter as lá-

    grimas na noite de abertura que foi também um tempo de saudade. A Professora Adria-na Aparecida Guerreiro Martinez faleceu este ano vítima de um câncer agressivo, seus anos de dedicação a educação, princi-palmente ao público especial, serviu de inspiração para ressignificar o projeto pe-dagógico, cujo tema de 2019 foi “Mãos que criam e transformam”.

    A abertura e o encerramento contaram com a participação da Orquestra Munici-pal de Santa Isabel e as diversas ativida-des com a presença de mais de 600 profis-sionais da educação. Todas as oficinas e palestras foram desenvolvidas na EMEB Prefeito Waldir José Cabral Saueia.

    “Educação sempre foi uma de minhas prioridades, capacitar a equipe é atender melhor o aluno e acolher as diferenças com as novas linguagens do aprendiza-do”, disse a Prefeita Fábia Porto.

    Comunidade volta funcionar em Igaratá

    Vencendo um longo processo burocrático comunidade

    terapêutica começa areceber internos

    No último sábado (13/07), na presença de autoridades municipais e de ex- inter-nos, a Comunidade Temperança e Saúde voltou a funcionar depois de nove anos de obras e atenção cumprindo as exigências da legislação.

    A Comunidade, localizada no bairro do Bonsucesso, chegou a Igaratá em 1989 onde, sob a direção de seu idealizador Ro-berto Guarda, iniciou o trabalho de abri-gar e contribuir para que os dependentes químicos abandonassem o vício. Ao lon-go de sua existência já atendeu mais de três mil dependentes químicos. Alguns

    deles acompanhados de seus familiares compareceram ao evento que contou tam-bém com a presença do prefeito Celso Pa-lau, da vice prefeita Nedi Prianti Palhavã e diversos vereadores.

    Nas próximas semanas a Comunidade começará a receber internos que, volunta-riamente desejam se desligar de seus ví-cios. Os trabalhos são desenvolvidos em sessões de aconselhamento, orientação espiritual, trabalho e exercícios físicos, buscando o fortalecimento da personali-dade em todas as áreas da vida.

    A determinação e a paciência do dire-tor Roberto Guarda e de sua esposa Shyr-lei Brasil foi reconhecida pelo prefeito Celso Palau ao narrar a odisséia burocrá-tica de nove anos para conseguir o alvará que finalmente autorizou a Comunidade a abrir as portas.

    A Polícia Militar de Santa Isabel prendeu essa semana três pessoas por tráfico de drogas. No primeiro caso a prisão foi feita por policias do ROCAM que perceberam dois indivíduos em uma moto. Ao tentar abordá-los, eles empreenderam em fuga e acabaram se entregando nas proximidades do bairro do Funil, na divisa com Igaratá. Com um deles foram apreendidos 16 tubetes de cocaína.

    O segundo caso ocorreu no Jd Eldorado, depois de uma denúncia anônima feita pelo Disk Denúncia, os policiais militares ficaram observando o movimento de quatro ho-mens que, aparentemente conversavam. Depois de constatarem que motos e carros se aproximavam e em seguida saiam, os policiais se dirigiram ao local. Ao perceberem a aproximação da polícia, três deles fugiram à pé.

    Com o que não conseguiu fugir os policiais encontraram acondicionado em uma bolsa 55 invólucros de cocaína, 65 de crack e 47 de maconha, além de dinheiro e celular.

    Todos os detidos foram removidos para o primeiro DP de Guarulhos onde aguardam a manifestação da Justiça.

    Um idoso isabelense tornou-se mais uma vítima do golpe do leilão. P.V.M. procu-rou e encontrou um veículo de seu interesse no site WWW.americoleiloes.com e deu um lance de R$35.910,00 por um Toyota Corolla 12/13.

    De acordo com o seu depoimento na Delegacia de Santa Isabel, a empresa ficou de entregar o carro no dia seguinte ao pagamento feito através de TED. Contudo, até a data do registro da ocorrência ele não recebeu o veículo e também não conseguiu mais o contato do site, nem por telefone. O caso foi encaminhado para a Delegacia de São Bernardo do Campo onde fica o banco onde foi feito o depósito do dinheiro.

    Três Presos por Tráfico

    Golpe do Leilão