20160120 pru tp2 relatório final luis susana

16
A RUA DIREITA E O BAIRRO HISTÓRICO ANIMAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO planeamento regional e urbano políticas de reabilitação urbana luís tarroso & susana araújo

Upload: planningwithcommunities

Post on 22-Jan-2018

137 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

A RUA DIREITA E O BAIRRO HISTÓRICO

ANIMAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

planeamento regional e urbano políticas de reabilitação urbana

luís tarroso & susana araújo

Page 2: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

ÍNDICE

INTRODUÇÃO DIAGNÓSTICO

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

OBJETIVOS EXEMPLOS INSPIRADORES PROPOSTAS CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO O presente trabalho versa sobre a reabilitação do Bairro Histórico na perspetiva da

animação do espaço público. É difícil abordar o tema de forma estrita uma vez que a animação do espaço público é inútil se não se procurar algumas pistas para resolver também o problema da falta de moradores e visitantes que afeta esta área da cidade. Importar para Aveiro bons exemplos de animação de espaço público não é, portanto, suficiente. Optamos, assim, por ampliar o âmbito do trabalho em duas vertentes. Se mantivemos o foco no espaço público, alargámos o âmbito da intervenção aos eventos culturais e às instituições (aqui no sentido das relações entre os diversos atores). Por outro lado, apesar da designação remeter para a Rua Direita, procuramos fazer o trabalho sobre o bairro como um todo, não dando particular destaque àquela artéria. Esta opção vem no seguimento de uma das propostas que apresentamos e que reside na necessidade de afirmar e fortalecer a identidade e a marca deste “recente” bairro histórico.

DIAGNÓSTICO No âmbito do tema em análise, realizou-se um diagnóstico da situação existente,

procurando identificar quais os pontos fortes e fracos do Bairro Histórico ao nível dos eventos culturais em espaço público e das instituições existentes.

PONTOS FORTES

1. A cidade nasceu aqui  

A zona que hoje é conhecida como centro histórico corresponde ao local onde surgiu a cidade de Aveiro em meados do século XIII. Era nesta área, cercada pelas muralhas até ao séc. XIX,

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 2

Page 3: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

que as vivências do dia a dia, próprias de um aglomerado urbano, aconteciam: habitar, trabalhar, comercializar, conviver. Assim, a vocação que agora se procura reavivar para este espaço já está, de algum modo, gravada na sua identidade.

2. Duas praças de grandes dimensões

No interior desta zona do bairro histórico existem dois espaços públicos relevantes a assinalar, quer pela sua dimensão quer pelos edifícios que lhes estão associados. A Praça do Marquês de Pombal, ao contrário do passado, é hoje um espaço público descaracterizado e talvez até um pouco inóspito. Apesar de tudo, apresenta condições para a realização de alguns eventos de rua, dada a sua relativa polivalência e dimensão. A Praça da República apresenta uma configuração mais fechada e menores dimensões mas mantém sensivelmente a configuração antiga. Apresenta alguma vivência no dia a dia, essencialmente em virtude dos alunos da Escola Secundária que a frequentam. Neste local concentram-se os edifícios dos Paços do Concelho, o Edifício Távora, a Escola Homem Cristo e a Igreja da Misericórdia.

Praça do Marquês de Pombal Praça da República

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 3

Page 4: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

3. Equipamentos culturais relevantes No bairro histórico de Aveiro coexistem equipamentos culturais relevantes como é o caso do

Teatro Aveirense, do Museu de Aveiro e do Edifício Távora. Este último localiza-se na Praça da República em frente ao edifico dos Paços do Concelho com um vista privilegiada sobre a ria mas encontra-se em estado de semi-abandono. Apesar de no seu interior estarem sedeadas inúmeras associações, grupos culturais e outros serviços, não é visível que a sua utilização seja muito intensiva. A possibilidade da biblioteca municipal vir a ser transferida para este edifício pode constituir uma boa oportunidade para revitalizar este elemento essencial do património do bairro.

Teatro Aveirense Museu de Aveiro Edifício Távora

4. Duas instituições de ensino

A Escola Secundária Homem Cristo funciona há cerca de 150 anos e é atualmente a sede do

Agrupamento de Escolas de Aveiro. Francisco Manuel Homem Cristo foi um dos precursores do ensino alargado a todos. No lado Sul do bairro funciona a escola do 1º Ciclo.

Escola do 1º Ciclo Escola Homem Cristo

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 4

Page 5: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

5. Vários agentes dinâmicos

Não estão exatamente sedeados no bairro mas, em articulação com o bairro, funcionam diversos coletivos. A CICLAVEIRO tem como objetivo promover o uso da bicicleta no dia a dia, em movimentos pendulares, nas deslocações entre casa e o trabalho/escola ou na ida às compras, sem esquecer o seu uso como veículo de passeio ou lazer. É um coletivo com energia, projetos, ideias e com vontade de incentivar a mudança junto da comunidade de Aveiro. A ADERAV é a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro. O seu âmbito de atuação desde a sua criação em 1979 tem sido a inventariação, salvaguarda, defesa, valorização e estudo do património natural e cultural da região de Aveiro nos seus aspectos monumental, urbanístico, natural, histórico, arqueológico, etnográfico, artístico e ecológico, bem como o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração com outras associações congéneres do país ou do estrangeiro. Para além da edição da Revista Patrimónios, esta Associação já realizou visitas guiadas pela cidade, Jornadas de História Local e Património Documental e as Tardes com Cultura. O VivaCidade – Vestir os Vazios da Cidade Aveiro é um projeto com o apoio da Actors of Urban Change, um programa da Fundação Robert Bosch em cooperação com a MitOst. Tem como objetivo transformar os vazios urbanos de Aveiro em espaços úteis para a comunidade local através do envolvimento e participação dos moradores, estudantes universitários e outros cidadãos. Pretende não apenas criar espaços acolhedores, acessíveis e agradáveis que promovam o encontro e atividades sociais e culturais numa lógica de apropriação e identificação da comunidade com os lugares, mas também uma participação ativa e positiva numa construção coletiva da cidade e o reforço da identidade local.

CICLAVEIRO ADERAV VIVACIDADE

6. Uma associação que representa o bairro A CORDA nasceu como a associação dos Comerciantes da Rua Direita e Adjacentes

embora se defina na página do facebook como a associação sem fins lucrativos para promoção, defesa e dinamização do Bairro Histórico - Rua Direita de Aveiro. O objetivo da CORDA é contribuir para a dinamização e desenvolvimento local, social, cultural e económico do comércio e

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 5

Page 6: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

serviços estabelecidos na denominada Rua Direita, em Aveiro, constituída pela Rua de Coimbra e Combatentes da Grande Guerra, assim como as denominadas Ruas Adjacentes, agregando os esforços dos seus associados nos domínios profissional, económico, social, cultural e recreativo, tendo como missão primordial a criação, promoção e divulgação da marca “Bairro Histórico - Rua Direita de Aveiro. No verão de 2015, com apoio do grupo AveiroTricotada, apresentou a primeira instalação da Rua Direita (Rua de Coimbra e Rua Combatentes da Grande Guerra). Sob o tema a faina, inúmeros peixes de tricô em múltiplas formas e cores vestiram-se a rigor e saíram à rua. A associação desenvolve ainda encontros pertinentes de reflexão como o Laboratório de Ideias para o Bairro Histórico de Aveiro.

Membros da Equipa da CORDA

7. Parcerias O Laboratório de Ideias é uma iniciativa da CORDA que estabelece parcerias com

intervenientes e voluntários que queiram integrar o projeto. Tem parcerias com as Tricotadeiras de Aveiro, a associação Convivência e o Museu do Brincar. Também conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, da Escola Secundária Homem Cristo, do Laboratório de Planeamento do Território do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e dos já referidos coletivos CICLAVEIRO e VivaCidade.

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 6

Page 7: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

Tricotadeiras de Aveiro Associação Convivência Museu do Brincar

8. Eventos diversificados de rua

Na pesquisa de eventos o grupo de trabalho deparou-se com algumas dificuldades: apurar com precisão os eventos realizados no espaço público - uma vez que não existe um inventário e não foram todos publicitados na internet - e perceber a importância e participação efetiva que os eventos realizados tiveram. Foi possível listar alguns dos eventos mais recentes e inclusive assistir a um deles - Bienal Cerâmica Artística - que estava a decorrer no dia em que ocorreu a visita de estudo ao bairro.

dança

(Homem Cristo)

venda de garagem

(CORDA)

bugas tricotadas

(Aveiro Tricotada)

bienal cerâmica artística

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 7

Page 8: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

instalação fotográfica (CORDA) instalação (ANÚNCIO COMERCIAL)

PONTOS FRACOS

1. Falta de público/participação Apesar de já terem sido promovidos eventos diversificados, a participação continua a ser

diminuta. Esta situação gera alguma desmotivação nos organizadores. De qualquer forma, a fraca participação deve-se desde logo à existência de poucos moradores no bairro.

2. Falta de meios financeiros e humanos

Os eventos têm ocorrido por força da boa vontade de um grupo reduzido de voluntários. O

regime de voluntariado pode ser insuficiente para a missão de animar o bairro histórico. Por outro lado, não existem meios financeiros para a dinamização de mais atividades de animação de rua.

3. Falta de identidade clara do bairro

A designação de Bairro Histórico é recente e ainda não está enraizada junto dos aveirenses e

também dos próprios moradores e utilizadores do bairro. A utilização alternada e sem critério das designações Bairro Histórico e Rua Direita para identificar o mesmo território não ajuda à afirmação da identidade do bairro. Acresce a isto, a demolição das muralhas durante o último século, que delimitavam o bairro e que o identificavam visualmente. O desaparecimento físico da estrutura defensiva está igualmente a contribuir para o seu desaparecimento da memória dos habitantes e visitantes.

4. Falta de coordenação

As iniciativas existentes são dispersas quer no tempo quer nos espaços físicos quer na linha

de programação. A falta de coordenação entre as diversas entidades que promovem eventos não concorre para o sucesso cultural do bairro.

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 8

Page 9: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

5. Pouca vida de bairro

Este é o resultado da reduzida taxa de ocupação das habitações no bairro. Menos pessoas significa menos atividades de bairro o que conduz ao desaparecimento dos estabelecimentos comerciais tradicionais.

6. Fraca presença da UA e da CMA

Apesar da proximidade, a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro têm uma presença reduzida na animação de rua do bairro.

7. Muito esforço/pouco gratificante

Todas as iniciativas, independentemente do seu âmbito, requerem tempo, motivação e disponibilidade para serem preparadas e postas em prática. Muitas vezes, o esforço empreendido não corresponde ao nível da participação e projeção esperadas.

8. Legitimidade e âmbito da CORDA

A CORDA nasceu como a associação dos comerciantes da Rua Direita e Adjacentes. Mas a

sua missão está atualmente associada ao bairro histórico no seu conjunto, procurando juntar moradores, investidores e demais utilizadores. Este objeto alargado de intervenção da associação tem de ser claro para a população de forma a que esta se reveja na atuação da CORDA o que de momento não acontece.

OBJETIVOS

Em função do diagnóstico precedente, definem-se os seguintes objetivos a atingir:

1. Tornar claro o que é o bairro histórico 2. Dotar a CORDA de legitimidade e de meios 3. Atrair mais visitantes/consumidores 4. Atrair mais moradores 5. Atrair mais turistas 6. Aproximar a UA 7. Mais eventos e mais coordenados

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 9

Page 10: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

EXEMPLOS INSPIRADORES Para passar dos objetivos às propostas, é necessário consultar alguns exemplos de outras

cidades que sirvam de inspiração. Fundado em 2012, o Acupuntura Urbana é um grupo de São Paulo (Brasil) que tem como missão transformar espaços públicos de forma ativa e participativa, fortalecendo relações que estimulem o protagonismo da sociedade civil na construção de uma cidade mais humana. A Academia dos Saberes surgiu de uma iniciativa da Associação de Idosos de Palmela, no âmbito do Programa de Regeneração do Centro Histórico, candidatura aceite pelo QREN 2007-2013. Este projecto visava dinamizar e organizar regularmente atividades recreativas e de lazer, tendo como alvo a população sénior, mas envolvendo toda a comunidade nomeadamente do Centro Histórico, numa lógica de dinâmica sociocultural e intergeracional, promovendo o interesse e o conhecimento sobre a história de Palmela nas suas diferentes vertentes. Também no âmbito do QREN, surgiram outros dois projetos: a logo-marca e as Conversas de Poial. O primeiro surgiu da necessidade de associar todos os projetos em curso e todos os eventos futuros a uma identidade própria e única. A segunda consistiu num ciclo de conversas informais, que teve início em 2009, com o propósito de recolher memórias para complementar a exposição que se estava a planificar no âmbito da Regeneração do Centro Histórico. Continua hoje a ser uma experiência enriquecedora pela disponibilidade e partilha que advém desses encontros com a população e que vão habitando o centro histórico com memórias da entidade do coletivo.

Acupuntura urbana (Brasil)

Logo-marca (Palmela)

Academia dos saberes (Palmela)

Conversas de poial (Palmela)

A animação de rua no período de Natal de 2015 e todos os eventos nela integrados -

concertos, montras vivas, cânticos natalícios, leitura de contos, provas gastronómicas, bolo rei gigante, dramatizações - foram promovidos pela Associação Comercial de Braga em conjunto com a Câmara Municipal. O objetivo foi atrair o maior número de pessoas ao centro histórico, assegurando divertimentos para todas as idades. O tempo ajudou e o objetivo foi atingindo com a presença de milhares de pessoas no centro histórico todos os dias, incluindo no final de tarde do dia 24 de Dezembro para o tradicional encontro do Bananeiro na Rua do Souto.

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 10

Page 11: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

Animação de rua no Natal de 2015 com programa diversificado ao longo de 2 semanas (Braga)

O Videomapping, apesar de requerer uma intervenção mais especializada e disponibilidade

de outros meios tecnológicos, é um tipo de evento que atrai muitas pessoas pela sua dimensão e espetacularidade. A fotografia abaixo é do Largo da Oliveira em Guimarães mas a Praça da República é, sem dúvida, o local do bairro histórico de Aveiro com maior potencial de acolhimento com sucesso de uma iniciativa destas. No caso da Capital Europeia da Cultura 2012, igualmente naquela cidade minhota, foi importante a existência de uma imagem forte que identificasse o evento. O símbolo esteve presente em todos os locais que de alguma forma estiveram associados ao evento, e foi por certo uma referência também territorial. Foi igualmente utilizado nos diversos suportes publicitários, nas ações de divulgação e nos vários artigos de merchandising disponibilizados e adotado pela população que, com orgulho, a exibia nos mais variados estabelecimentos comerciais e habitações.

Videomapping (Guimarães) Capital Europeia da Cultura 2012 (Guimarães)

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 11

Page 12: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

O Guimarães Noc Noc não é um concurso pois não existe nem júri nem seleção de trabalhos. A participação é gratuita e aberta a artistas nacionais e estrangeiros. Consiste num roteiro artístico que se circunscreve ao centro da cidade, reunindo todos os artistas/projetos/espaços inscritos. A organização cede aos espaços/artistas que se inscrevem no evento a sinalética própria do evento de forma a facilitar a identificação e acesso por parte do público.

Guimarães Noc Noc

Na cidade de Madrid diversas pessoas investem o tempo livre a pesquisar em livros e

registos antigos e em fotografias, outros rostos que a cidade já teve. Um destes nostálgicos - o autor da fotografia abaixo - reuniu imagens antigas da cidade e levou-as até aos lugares onde foram tiradas. Uma vez lá, fotografou-as usando o espaço público atual para enquadrar a imagem antiga. Um projeto interessante para reviver memórias e o espírito do local.

Los nostálgicos (Madrid)

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 12

Page 13: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

Em Braga, em particular sob a organização da jovem associação Braga+, realizam-se periodicamente visitas guiadas ao centro histórico sobre os mais variados temas: Barroco, Braga Assombrada, Cidadela Medieval, Braga Fantástica, Braga Romana, etc. Estes encontros têm conquistado cada vez mais bracarenses.

visitas guiadas periódicas ao centro (Braga)

O Projeto Locomotiva é promovido pela empresa municipal PortoLazer e o seu objetivo é

a dinamização da Estação de São Bento e sua envolvente. Para a sua implementação foram convocados os parceiros criativos empresariais e todos os cidadãos e visitantes da cidade. O programa do evento decorreu ao longo de sete meses e envolveu concertos, oficinas, concursos, mercados de rua, entre outros. A PortoLazer tem por objetivo reforçar a dinâmica e a diversidade de oferta da cidade em diversas áreas da animação do espaço público, potenciando as suas festas e tradições, e estimulando a criação de novos e diferenciadores eventos (envolvendo parceiros públicos e privados).

Dia nacional dos centros históricos e projeto locomotiva (Porto)

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 13

Page 14: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

Extracto do Programa As viagens da locomotiva: “(...) porque o que importa, mais do que o destino, é a viagem.”

PROPOSTAS OBJECTIVO 1 Tornar claro o que é o bairro histórico Para a concretização desta proposta deve contribuir a criação de uma identidade forte para

o Centro Histórico, traduzida sob a forma de logótipo, slogan e vídeo promocional. Sugere-se que todos eles sejam produzidos por profissionais ou com o envolvimento dos estudantes de design, aproveitando o conhecimento do DECA-UA. Propõe-se também que sejam realizadas visitas guiadas periódicas ao bairro, para Aveirenses e residentes temporários, conduzidas por elementos quer do Museu quer da ADERAV. No sentido de reforçar a identidade do bairro, propõe-se a organização de conversas e exposições sobre histórias do Bairro para as memórias da cidade com apoio do Museu e do Teatro. Além disso, a recriação de eventos históricos da cidade que tiveram lugar no território do bairro pode ajudar os seus utilizadores de forma mais intuitiva a terem uma melhor perceção da história de Aveiro. A reprodução e comercialização a preço acessível de um dos mapas antigos da cidade, em particular o acima referido, pode ajudar a que todos os utilizadores se identifiquem mais com a forma urbana da cidade antiga.

OBJECTIVO 2 Dotar a CORDA de legitimidade e de meios Em primeiro lugar importa clarificar se a CORDA pode representar o Bairro e todos os seus

utilizadores. Caso seja possível - como nos parece que é - é imprescindível que esse papel seja claro para todos, de forma a debelar qualquer problema de legitimidade. Por outro lado, e para reforçar o papel de associação de defesa do bairro, a CORDA deve manter a designação mas abandonar a

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 14

Page 15: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

referência à Rua Direita e aos comerciantes que são limitadores do seu âmbito de atuação. Para poder atuar, a CORDA necessita igualmente de mais meios financeiros de forma a não depender exclusivamente da disponibilidade dos seus associados. A obtenção de receitas próprias pode conseguir-se através de diversas iniciativas tais como: formação, em especial com cursos livres; visitas guiadas; candidaturas a fundos locais, nacionais ou europeus, estabelecendo parcerias a nível da UE; prestação de serviços; criação de quotas ou cartões de associado a preços módicos.

OBJECTIVO 3 Atrair mais visitantes/consumidores Tendo em conta as barreiras no espaço físico atualmente existente, o bairro histórico tem

um acesso limitado para os peões que o circundam. A animação do espaço público com teatro de rua deve, por isso, iniciar-se na ponte-praça/fórum. Por outro lado, é importante haver concertos e espetáculos periódicos na Praça da República, uma vez que é o espaço público de momento com melhores condições e visibilidade. Estas atividades poderiam ser organizadas pelo Teatro Aveirense mas também através de convites às associações e coletivos locais. É imprescindível atrair os utilizadores da UA ao bairro. Para tal, é necessário criar pretextos para frequentarem o bairro, por exemplo, através da criação de uma sala de estudo no Edifício Távora em funcionamento em horário alargado. O impacto visual das inúmeras montras vazias deve igualmente ser atenuado. Uma solução passa pela sua decoração temporária, convidando artistas e alunos de design.

OBJECTIVO 4 Atrair mais moradores Atividades como o Guimarães Noc Noc a decorrer, por exemplo, durante uma tarde nas

casas disponíveis para arrendar/vender no bairro podem servir para mostrar os espaços habitacionais existentes, atraindo moradores. Esta iniciativa pode decorrer também em edifícios e espaços com funções não habitacionais. De forma mais duradoura, é igualmente possível identificar com instalações artísticas as casas disponíveis para arrendar/vender no bairro. É ainda necessário aproveitar os novos apoios comunitários para regeneração urbana, divulgando os fundos e empréstimos existentes no âmbito do PEDUCA.

OBJECTIVO 5 Atrair mais turistas Atendendo a que os turistas circulam na sua maioria no canal central e no bairro da

Beira-Mar, para atingir este objetivo propõem-se, de novo, atividades de animação do espaço público em particular da Ponte Praça e da Praça da República. Estes são os locais mais visíveis e que podem servir de âncora para levar os turistas a conhecer o bairro. Além disso, deve ser equacionada a criação do passaporte urbano/cultural como forma de alargar o circuito de visita ao bairro (Museu, Teatro, Misericórdia, Sé, etc).

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 15

Page 16: 20160120 pru tp2 relatório final luis susana

Mestrado em

Planeamento Regional e Urbano

OBJECTIVO 6 Aproximar a UA Para aproximar a Universidade do Bairro, propõe-se a realização de sessões práticas,

guiadas por alunos, sobre temáticas do interesse comunitário tais como mecânica, informática, design, música, etc. O compromisso de participação da UA poderia ser incentivado com a criação de uma escala de realização de atividades mensais/semanais no bairro, em diferentes horários e locais (aulas, exposições, apresentação de trabalhos). Além disso, devem ser organizados concertos e exposições aproveitando os projetos das centenas de estudantes do DECA.

OBJECTIVO 7 Mais eventos e mais coordenados A organização de mais eventos deve ser acompanhada da constituição de uma equipa que

vai coordenar o programa de animação de forma integrada com todas as associações e entidades, formais ou informais. O acréscimo de eventos pode dar origem, à semelhança do que acontece há vários anos na Rua Miguel Bombarda no Porto, às inaugurações simultâneas de forma periódica que podiam associar as atividades em galerias, livrarias e lojas comerciais ao dia de inauguração das exposições no museu. Por fim, o fecho do Mercado Negro pode ser uma oportunidade para o Bairro Histórico. Importa encontrar um edifício que possa albergar este projeto e que ajudará a dinamizar a vida cultural do bairro.

CONCLUSÃO O bairro tem em si todas as oportunidades e potencialidades: o peso da história, o coletivo

das memórias, a centralidade em relação à cidade, os agentes culturais e criativos, a proximidade à Estação e à UA, o tecido comercial de vizinhança, as pessoas - que apesar de terem diminuido substancialmente vão mantendo as vivências do bairro - e os voluntários - que vão lutando e resistindo pela imagem bairro. Todavia, estes vários atores estão fragmentados. A opção premente e prioritária é reforçar a equipa de dinamização do bairro, atribuindo-lhe competências próprias e conferindo-lhe a legitimidade cuja ausência causa hoje em dia algum bloqueio à necessária atuação. Relativamente ao programa de eventos, em particular aos de animação do espaço público, é imprescindível adotar-se uma agenda das atividades anual ou pelo menos semestral, de forma a dar coerência e integrá-las nas restantes dinâmicas em curso, quer a nível local quer regional.

O Bairro Histórico tem futuro! E esse futuro, na ausência ou desinteresse da autarquia, está nas mãos dos seus atores mais dinâmicos e empenhados!

Políticas de Reabilitação Urbana | Luís Tarroso e Susana Araújo | 2015-2016 16