2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

5
construção de saberes desta Faça parte não deixe este sonho morrer seja um padrinho seja uma madrinha Solicite nosso Portfolio de Apadrinhamento E-mail: [email protected] - 99259233 - 86222804 O Objetivo do Projeto não é formar artistas, mas, educar para vida através da arte.

Upload: intervalo

Post on 08-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Eco circo Intervalo

TRANSCRIPT

Page 1: 2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

construção de saberes

destaFaça parte

não deixe estesonho morrer

seja um padrinhoseja uma madrinha

Solicite nosso Portfolio de Apadrinhamento

E-mail: [email protected] - 99259233 - 86222804

O Objetivo do Projeto não é formar artistas, mas, educar para

vida através da arte.

Page 2: 2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

O Projeto configura-se como uma proposta de educação não formal pela via da cultura, que oferece aos participantes um currículo centrado nas necessidades e interesses dos envolvidos, favorecendo o enriquecimento de suas histórias de vida e experiências formativas, utilizando-se das artes circenses como facilitadoras de múltiplos aprendizados.

O Projeto está estruturado em três ações que compõem o Fazer Educativo e Artístico; são elas:

1- Oficinas de Circo- aula prática de técnicas e habilidades circenses como tema de uma ação conjugada, indicando condutas organizadas e conscientes, cujos conteúdos de aprendizagem são voltados para os participantes desenvolverem competências nas técnicas circenses de: acrobacia, de solo, acrobacia aérea, malabarismo e equilíbrio.

2- Oficinas Complementares: atividades em que os participantes aprendem sobre história da arte, história do circo, além de participarem de atividades formativas nas áreas que integram a cadeia produtiva do espetáculo circense.

3- Mostras e Exibições Públicas: propiciam aos participantes um espaço de expressão criativa, na qual dividem com o público os resultados alcançados durante as oficinas.

Page 3: 2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

O Projeto Circo Social Respeitável Vida pretende contribuir, através de suas oficinas, para a construção de um diálogo pedagógico capaz de promover a cidadania e a transformação social. O circo traz toda a magia para o palco da vida possibilitando a meninos e meninas, rapazes e moças alternativas diferenciadas de formação cultural e política em prol de uma qualidade de vida, através de educação para o desenvolvimento humano, numa conquista prazerosa e dignificante que se fortalece na arte circense. Nesse sentido essa é uma proposta que está diretamente em consonância com os objetivos da Lei do SIEC.

Arte Cultura Cidadania

Contribuir para o desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura e as artes circenses como elemento central de uma atuação focada na geração de múltiplas oportunidades de

ascensão pessoal e coletiva para crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Objetivo geral

Page 4: 2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

Oficinas circenses

Na oportunidade estive na escola com a diretoria para avaliar o rendimento escolar dos alunos que fazem parte do projeto. E o resultado é que os alunos participantes estão indo bem na escola e estão gostando muito do projeto.Os alunos estão nos preparativos finais para sua 1ª apresentação que será realizado no dia 20 de julho, às 16h, no EcoCirco – Arte, Cultura e Cidadania. As atividades realizadas na Escola Professor Maria Stella Cochrance Santiago, dão continuidade e colocando em prática o que aprenderam no picadeiro do circo. Os instrutores e alunos, apresentarão seus respectivos números circenses que aprenderam durante este semestre nas oficinas, a exemplo do David e fabricio, que abrirá o espetáculo com Perna de Pau e o balé Aéreo da aluna Sara Diane. Todos estão bastante entusiasmados com o próximo show e sentimos que a cada dia estão mais entrosados entre si.

O Projeto Circo Social Respeitável Vida atende as crianças moradoras da Casa do Menor São Miguel Arcanjo estudantes que residem na comunidade Jaquatá – Boa Vista, estudantes da Escola Professor Maria Stella Cochrance Santiago. As oficinas circenses vem contribuindo com a formação e maturidade emocional destes estudantes. Realizei oficinas na Escola Professor Maria Stella Cochrance Santiago, com o intuito de aproximar todo corpo docente, discente e suas famílias. Realizamos oficinas complementares de técnicas de Marketing Pessoal voltados para a postura de palco, tanto dentro como fora dele. As crianças observaram com muita atenção a todas as explicações dada pelos monitores e logo que terminou a primeira parte da aula, já começaram a colocar em prático o que foi estudado na aula teórica.Sabemos da relevância o artista saber se comportar, pois devemos ter em mente que somos representantes de nossa plateia em nosso solo tão sagrado.

Page 5: 2015 a portfolio institucional circo social apadrinhamento 4

Circo Social Respeitável Vida.Marketing Pessoal -Postura de palco.

Mediadores:

Entrada Aparência Movimentos

Fique atentto!!!

Todo artista precisa saber se comportar tanto fora, como dentro de palco. Certas posturas devem ser adotadas para que se tenha uma boa conduta e passem a viver com o outro de uma maneira melhor. Devemos sempre ter em mente que o artista é representante do seu povo, por isso devemos ter a responsabilidade de transmitir sempre o que nos é imposto da melhor maneira possível.Tendo alguns pontos como base de nosso trabalho, vejamos onde eles são empregados em nosso dia-a-dia nos palcos.

A plateia deve notar a entrada de um ator no palco. Ela deve ser com um leão saindo de sua toca e não como um rato saindo de seu buraco. Uma entrada dramática combinada com uma música de fundo pode ser ainda melhor. Entretanto, esta deve chamar a atenção da plateia por alguns segundos apenas. Manter a atenção e fazer bom uso do tempo inicial depende do quão bem um ator executa os outros aspectos de sua performance.

Um ator deve interpretar um personagem da melhor maneira possível, seja em termos de atuação ou em termos de aparência. As expressões faciais importam sim. Entretanto, as pessoas sentadas nas fileiras mais distantes podem não ser capazes de notarem essas expressões. Nesses casos, fantasias e maquiagem fazem seu papel. Um ator interpretando uma árvore deve se vestir como tal e não vir com uma placa escrita "árvore" em seu pescoço. A plateia não gosta de assumir nada. Ela acredita no que está vendo. Um ator deve replicar a realidade, ou pelo menos ficar próximo a ela.

Os movimentos são essenciais para fazer a plateia se sentir como se o ator fosse parte do drama. Eles devem ser naturais, sem a necessidade do ator precisar pensar sobre o que irá fazer. Pratique gestos com as mãos e movimentos com o corpo até que eles fiquem instintivos. Manter seu corpo relaxado deixa os movimentos naturais e elimina as inibições.

Os atores amadores geralmente se fecham fisicamente para a plateia. Isso é não olhar para ela e se posicionar de maneira diagonal, se escondendo parcialmente. O nervosismo em encarar a plateia é um dos motivos para esse gesto inconsciente. Para chamar a atenção, um ator deve angular seu corpo em direção à plateia. Mesmo se for ensinar em uma sala de aula, os professores perdem a atenção dos alunos quando eles se viram para a lousa. O mesmo acontece no palco. Quando um ator mostra suas costas, a plateia acaba o ignorando.