2 edição do jornal da escola para adultos

8
Outubro Rosa e Halloween na EA Página 5 Palestra sobre Intercâmbio de estudantes na Austrália Página 2 Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS Lançamento do Informativo da EA – 1ª edição Há um pensamento que diz: “Um sonho que se sonha só não passa de um sonho, o sonho que se sonha junto transforma-se em realidade.” Hoje, concretizamos mais um sonho sonhado junto: o lançamento da 1ª edição do Jornal Informativo da EA. 2011 – um ano abençoado, cheio de realizações e que nos encaminha para, definitivamente, fazermos parte dessa história linda escrita por muitas mãos. A partir de agora e a cada dois meses, teremos uma edição online do Informativo, onde serão registradas as atividades, as obras, as “viagens de estudo”, os aniversários e tudo o que for relevante na EA. A foto registra a turma no momento do lançamento do Informativo com Carlos Eduardo – Cadu – nosso Monitor de Informática, idealizador e realizador do Informativo, juntamente com Gisele Martiny – nossa ex-monitora. Nossos agradecimentos a ambos por concretizarem nosso sonho. Uso do computador pode fazer muito bem aos idosos Página 3 El Milongón de Montevidéu Página 6

Upload: carlos-weizenmann

Post on 23-Mar-2016

580 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Está e a Segunda edição do jornal informativo da escola para adultos/2011. lançamento em 30/11/11

TRANSCRIPT

Page 1: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Outubro Rosa e Halloween

na EA Página 5

Palestra sobre Intercâmbio de estudantes na

AustráliaPágina 2

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS

Lançamento do Informativoda EA – 1ª edição

Há um pensamento que diz: “Um sonho que se sonha só não passa de um sonho, o sonho que se sonha junto transforma-se em realidade.” Hoje, concretizamos mais um sonho sonhado junto: o lançamento da 1ª edição do Jornal Informativo da EA.

2011 – um ano abençoado, cheio de realizações e que nos encaminha para, definitivamente, fazermos parte dessa história linda escrita por muitas mãos. A partir de agora e a cada dois meses, teremos uma edição online do Informativo, onde serão registradas as atividades, as obras, as “viagens de estudo”, os aniversários e tudo o que for relevante na EA. A foto registra a turma no momento do lançamento do Informativo com Carlos Eduardo – Cadu – nosso Monitor de Informática, idealizador e realizador do Informativo, juntamente com Gisele Martiny – nossa ex-monitora. Nossos agradecimentos a ambos por concretizarem nosso sonho.

Uso do computador pode fazer muito

bem aos idososPágina 3

El Milongón de Montevidéu

Página 6

Page 2: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 2

Palestra sobre Intercâmbio de estudantes na Austrália

Numa programação da disciplina de Inglês, com a professora Rogéria Lourenço dos Santos, tivemos uma palestra sobre INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES NA AUSTRÁLIA.

A estudante ANA PAULA FARIAS DE BRITO FREIRE (estudante do Politécnico da UFSM), aos 14 anos, participou do intercâmbio com o objetivo de aprimorar seu inglês, e veio, a convite de nossa professora, fazer o relato dessa experiência. Ana ficou 12 meses na Austrália, hóspede de famílias da cidade de Gold Coast (Costa Dourada).

Gostou muito de ter ido, de ter observado e vivenciado outros usos e costumes. Salientou coisas que mais gostou e as dificuldades pelas quais passou, mas sempre afirmando que tudo foi muito legal, que foi muito bom ter ido. Frequentando aulas pela manhã e tarde, estranhou o costume da alimentação, pois as refeições principais são o café da manhã e a janta, e, na hora do almoço, comem apenas sanduíches e uma fruta. Quanto ao inglês, percebeu diferenças na pronúncia, que, às vezes, dificultavam sua comunicação. Também mostrou fotos dos lugares que visitou, da

capital, Sidney, e do símbolo da Austrália, o coala, que estava em seu colo.

Pela sua simplicidade e desenvoltura, encantou a todos, e agradecemos a ela e à professora Rogéria por essa oportunidade de ampliar conhecimentos. Obrigada!

Adultos EnCanto encanta outra vez!!Mais um momento marcante na trajetória do Coral Adultos EnCanto: a apresentação do coral no 6º Seminário de Orientação de Atividades Físicas da Região Central do RS e 4ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, realizada na noite de 28/10, no ginásio de esportes. Foi um momento cheio de expectativa. Nessa ocasião, apresentamos algumas novidades: uma música inédita no repertório –

Te quiero – um belo poema de Mario Benedetti, musicado; a participação de uma solista – Joyce Ribas (bela voz); e novo uniforme – nova camisa e novas echarpes nas cores amarela e marinho, cores da FAMES. Como a apresentação foi realizada no Ginásio de Esportes da escola, um ambiente pouco apropriado para o canto coral, tivemos um pouco de dificuldade em relação a acústica, mesmo assim o público presente nos aplaudiu calorosamente na apresentação de Mia Vita é bella, Te quiero e Vento Negro.

A foto registra o grupo, no pátio da escola, momentos antes da apresentação.

● Cure-se de suas invejas:● Cure-se da mania de vencer

sempre;● Cure-se da pressa;● Cure-se de suas raivas;● Cure-se de si mesmo;● Cure-se do hábito de não

pensar, não refletir; cure-se da superficialidade;

● Aprenda a agradecer. Agradeça a todos, todos os momentos.

Essas são mais algumas “pílulas para viver melhor” do Dr. Luchese.

CURE-SE...

ExpedienteOrganização, tratamento de

imagens e EdiçãoCarlos Eduardo WeizenmannDiagramação e arte gráfica

Gisele MartinyCorreção e Revisão Ortográfica

Prof. Rogéria L. dos SantosTextos

Blog Escola de Adultoshttp://wwwescolaparaadultos.

blogspot.com/Contato

(55) [email protected]

Boas ações na EA No dia 17/10, as colegas Dirlane Flores e Cleonice Frazzon dirigiram-se ao Lar Vila das Flores para fazer a entrega dos alimentos arrecadados durante o jantar em comemoração aos aniversários de julho e agosto da EA. A alegria estampada nos rostos das colegas demonstra o quanto fazemos questão de, ao mesmo tempo em que comemoramos nossos aniversários, realizarmos ações que visam minorar as dificuldades daqueles que se dedicam em abrigar e educar crianças cujas famílias enfrentam dificuldades. Mais um momento de

humanidade da EA. Que outras ações dessa natureza venham a acontecer em nosso meio.

Page 3: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 3

Uso do computador pode fazer muito bem aos idosos

Informática na terceira idade é uma excelente atividade mental, auxilia na manutenção da memória, proporciona o aprendizado constante de algo novo e enriquece a experiência pessoal

Tornar a vida mais ativa, divertida e saudável – além de diminuir de forma significativa a chance

de desenvolver senilidade precoce. Tudo isso na distância de um clique do computador. A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios: além de ser uma excelente atividade mental, auxilia na manutenção da memória, proporciona o aprendizado constante de algo novo e enriquecendo a experiência pessoal. Segundo o Ibope, mais de 1,2 milhão de pessoas acima dos 55 anos acessam a web de casa, e este número vem crescendo em progressão geométrica.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia com pessoas com idades entre 55 e 78 anos revelou que depois da experiência do primeiro contato com o computador, eles mostraram, em ressonância magnética, maior atividade nas áreas da linguagem, leitura, memória e capacidade visual. Submetidos a uma segunda ressonância após duas semanas, os pesquisadores perceberam que além da região já movimentada com o primeiro contato do computador, agora a região frontal do cérebro também havia sido ativada: região esta que controla a memória e a tomada de decisões.

Antenados aos benefícios do uso da internet, o European Interactive Association (EIAA) chegou a elaborar um termo para denominar a legião de navegadores que passaram dos 60 anos: são os silver surfers, algo como “surfistas prateados”, em referência aos brancos dos cabelos.

Essas e outras descobertas já foram relatadas no livro Terceira idade e Informática – Aprender Revelando Potencialidades, da psicóloga e pedagoga Vitória Kachar. Um desdobramento da tese de doutorado da autora, a obra

“resgata o potencial intelectual de pessoas da terceira idade, mostrando como a informática pode criar condições para que elas se desvelem para a vida em vez de ficarem reclusas em seus mundos de memórias e do passado”, conforme o orientador do trabalho, José Armando Valente, no prefácio do livro. Vitória explica que são diversos os motivos que levam essas pessoas a superar o medo da máquina para dominar a tecnologia. Entretenimento, o desejo de manter-se atualizado e a maior interação com os “brinquedos eletrônicos” dos netos são alguns deles.

— No início, os alunos demonstram o medo da novidade, mas logo é superado pela vontade de aprender — aponta Vitória.

Além do temor, os idosos enfrentam ainda algumas dificuldades iniciais, como utilizar o mouse e identificar os ícones.

Fonte: http://rius.com.br/ciencia-e-tecnologia/28401-uso-do-compu tador-pode-fazer-muito-bem-aos-idosos

Os benefícios

:: Melhora na memória e capacidade de raciocínio.

:: Ajuda a adiar o aparecimento de demências.

:: Ficar por dentro de notícias com facilidade.

:: Manter e ampliar círculo de contatos.

:: Oportunidade de educação continuada e a distância e estimulação mental.

:: Incentivo à procura de assuntos sobre o envelhecimento, com a ativação da curiosidade intelectual e do vínculo afetivo com atividades de pesquisa.

Page 4: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 4

Comemoração de Aniversários da EA

Tudo que dá certo na Escola para Adultos queremos repetir.

Um dos eventos que queremos repetir a cada bimestre é a comemoração dos aniversários dos colegas (vejam registros da última comemoração).

Pois bem, hoje à noite, no Restaurante Churrasquito, às 20h30, vamos repetir essas comemorações, mas estou

A grande atração da noite foi o tão esperado desfile de lingerie, anunciado exaustivamente durante a semana. Foi um sucesso, mas a expectativa de vermos nossas aniversariantes desfilando lingeries com braços e pernas à mostra foram frustradas, o desfile não passava de uma “pegadinha”: houve o desfile, mas nossas colegas surpreenderam a todos desfilando as lingeries em cabides ou por sobre suas próprias roupas para a risada geral da plateia. Muito bom, tomara que outras brincadeiras como essas se repitam e provem que não há necessidade alguma de apelação para que possamos nos divertir. Na foto, Dina (organizadora da festa – 2ª da esq/dir) e Sônia (4ª) acompanhadas das aniversariantes que se fizeram presentes: Catarina, Maria Luiza, Nadyr, Goretti e Zélia (sugeriu a brincadeira). Por um lapso na relação de aniversariantes, Carminha, colega querida por todos, não aparece na foto do grupo, mas recebeu os parabéns juntamente com as demais.

sabendo, que haverá grande novidade, pois além de cantarmos o Parabéns coletivo, imaginem, haverá um Desfile de Modas. O detalhe: desfile de lingeries.

Realmente, no espírito de inovação e de brincadeiras saudáveis, dessa vez, acho que baterá recorde esse fato.

Além de nossa alegria costumeira, ainda de quebra um desfile desses... só na EA.

Pegadinha na EA

Na próxima postagem, colocarei as demais aniversariantes dos meses de agosto, setembro e outubro de 2011.

Postado por Sonia sábado, novembro 05, 2011

Essa simpatia de menina é a Priscila, nosso contato direto com a Coordenação da EA. Ela é acadêmica de Educação Física da FAMES e bolsista da EA. Priscila tem como atribuições acompanhar o andamento das aulas, a presença dos professores, a disponibilização de equipamentos áudio-visuais, dos itens necessários para o bom andamento das aulas e, além disso, é monitora da turma de Musculação, enfim, Priscila é o nosso anjo da guarda. Isso tudo ela executa com esse belo sorriso no rosto. Priscila esteve de aniversário no dia 07 de outubro último e registro aqui os nossos votos de que tenha uma vida cada vez mais feliz e que cada vez mais brilhe esse olhar e esse sorriso.

Niver Pri

Parabéns, Pri!!!

Page 5: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

A nossa colega Alair Barcellos, vice-presidente do Conselho da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria, apresentou-nos um chaveiro feito em peças de acrílico rosa, de três tamanhos diferentes, do menor ao maior, finalizado por um coração, significando que enquanto há vida, há esperança – o tamanho das três peças corresponde ao tamanho dos nódulos que, se encontrados nas mamas pela palpação ou pela mamografia, permitem reconhecer os estágios e as possibilidades de cura para esse mal que é o de maior incidência entre as mulheres gaúchas.

A fala da colega Alair veio acompanhada da leitura de um folder explicativo sobre a importância do autoexame e da mamografia. Uma participação importante, oportuna e, é claro, com a elegância que a caracteriza em todos os momentos. A foto deixa alguma dúvida quanto a isso?

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 5

Outubro Rosa e Halloween na EA

Várias postagens foram feitas no “escola” com referência ao Outubro Rosa, movimento que pretende chamar a atenção para a importância da realização de mamografias periódicas como prevenção ao câncer de mama. Resta registrar a Tarde do Outubro Rosa da EA, que ocorreu hoje, concomitantemente ao Halloween. Ao mesmo tempo em que nos posicionamos em relação ao Outubro Rosa, também brincamos de “bruxinhas” e “bruxinhos” com cartolinhas com e sem laços cor-de-rosa, faltaram apenas os doces e as travessuras.

É um grupo que tem posicionamento e sabe brincar, por isso é uma turma especial!!

MamografiaFiz minha primeira mamografia aos 39 anos. Cheguei na

clinica sem saber direito do que se tratava.Achei que o exame era parente das tomografias

computadorizadas e que eu ficaria à disposição dos médicos por muitas horas. Coragem.

Foi quase uma decepção. O exame leva poucos minutos. A funcionária da clínica tira duas radiografias do seio esquerdo e depois duas radiografias do seio direito. Mais uns minutos aguardando para avaliarem se o procedimento foi bem realizado ou se será preciso repetir, e, não precisando, pode colocar sua roupa e adeusinho, passe bem.

Só isso?É rápido e indolor, mas não é só isso. É tudo isso. Tudo o

que uma mamografia significa: a diferença entre a vida e a morte, por mais dramática que esta frase possa soar. Em pouco tempo, o resultado estará em suas mãos e, com sorte, você não terá nada, saúde perfeita. Eu fiz umas quantas mamografias depois da primeira, e o resultado foi sempre positivo.

Com menos sorte, mas com sorte ainda, você talvez descubra um pequeníssimo nódulo, e o fato de tê-lo descoberto tão cedo dará a você a chance de extraí-lo sem maiores traumas e tocar sua vida normalmente.

Mulheres que tem condições de marcar hora numa clinica particular não o fazem por preguiça, pois informações temos tido bastante, inclusive estamos encerrando o Outubro Rosa, uma iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femema), que visa conscientizar as

mulheres da importância de se prevenir contra um dos cânceres que mais mata no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul.

Mas, infelizmente, a maioria das mulheres não pode ir a uma clinica, tendo que recorrer ao SUS. Por isso, reivindicamos aos órgãos públicos maior sensibilização quanto à necessidade de se adquirir novos equipamento e consertar aqueles que estão estragados, a fim de que a mamografia seja uma exame tão corriqueiro quanto tirar sangue num laboratório. Mamografia não é luxo. É um direito.

São esses os passos para diminuirmos os índices alarmantes de mulheres que morrem de um câncer que poderia tranquilamente ser curado. Primeiro: que todos os hospitais e postos de saúde tenham o equipamento funcionando para que possam atender dezenas de pacientes todos os dias, já que é um exame que não toma muito tempo. Segundo: que as próprias mulheres se interessem mais pelo assunto e não entreguem seu destino nas mãos de Deus. Há diversas razões que levam ao óbito, e a pior delas é a morte por ignorância.

Outubro Rosa é só o nome de uma campanha, mas pode se estender para novembro, dezembro, janeiro. E Você nem precisa gostar de cor-de-rosa. Mais importante do que ser identificada como uma mulher feminina é ser identificada como uma mulher inteligente

Faça já. Marta Medeiros

Alair Barcellos dá o seu recado...

Page 6: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 6

El Milongón de Montevidéu“EL MILONGÓN” es un local en Montevideo, que ofrece

a los visitantes, a possibilidad de acercarse a las expressiones más representativas do patrimonio cultural , de disfrutar de platos típicos da gastronomía y comprobar la reconocida calidad de los vinos uruguajos.

En una noche que nos uferició todo esto, disfrutamos, el tango, la milonga y las danzas folclóricas, como El Candombe (la más significativa y vigente manifestación de la cultura afro-montevideana).

Estos images, retratam el momento de una noche inolvidable! Aprecién!

La colega Izara hace hecho el brinde y les invita a conocer y gozar de este espectáculo, mientras, en otra ocasione. Salud!

Y los alumnos de la EA brillaran en el palco, por supuesto! Un gran acontecimiento de la EA, en sus 15 años!

A turma da EA fez uma excursão a Montevidéu no dia 19/10 em mais uma viagem de estudos. Por motivo de saúde, a Colega Sônia Tolfo não pode acompanhar a turma que, segundo relatos, aproveitou muito, seja conhecendo os principais pontos turísticos, seja degustando chope, vinho e os quitutes uruguaios. Todos manifestaram com veemência que foi um excelente passeio, de muita diversão, aprendizado, alegria, como tem acontecido sempre nessa turma. Sônia lamentou profundamente por não poder ter ido ao passeio. Ela relatou: “Tive a comprovação do quanto essa turma é especial hoje, no nosso primeiro dia de aula depois da viagem: fui presenteada com vários ‘regalos’, desde um prato de parede (minha curtição!), um mini caneco de chope (tanto pedi que tomassem um chope por mim!), um DVD com os pontos visitados e uma foto de toda a turma com as assinaturas dos colegas”. Ao lado, a foto dos “regalos”. Tenho ou não tenho razão? Essa turma é O MÁXIMO!!! Obrigada a todos, beijo no coração de cada um!! Viajaremos em breve todos juntos!!

Os Regalos de Montevidéu...

Page 7: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 7

Ainda Montevidéu Visitar Montevidéu nos fez passar pelo Portão de Entrada,

construído há muitos anos, e que foi conservado em parte, mostrando assim, uma cultura europeia.

Outros monumentos também bonitos mereceram nosso clique!

Já no Mercado Público, chamou atenção, o preparo dos pratos típicos, entre eles a famosa Paella.

E fomos degustar, fazendo um almoço nos restaurantes do próprio Mercado Público, com música ao vivo.

Estar em Montevidéu, foi realmente vivenciar momentos muito emocionantes, e fez a EA acontecer em seus 15 anos!

Montevidéu, Montevideu, Montevideo?

Montevidéu (português brasileiro), Montevideu (português europeu) e Montevideo (uruguaio), são as denominações dessa cidade, capital do Uruguai, sede do MERCOSUL, e cidade latino-americana com mais qualidade de vida e que está entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

Segundo a lenda, recebeu esse nome, porque seus descobridores estavam contando os montes que existiam no Uruguai, e constataram ser o desse lugar,

o VI, visto a Este e Oeste. Assim, escreveramMonte Vi de Este a Oeste = MONTEVIDEO.

Nasceu de uma população indígena, os Tapes e também dos imigrantes das Canárias, e cresceu em torno do Forte, nos idos de 1724.

São mais de 1.700 milhões de habitantes, contando com a população da metrópole.

Seu Parlamento é muito forte, e a população é muito mobilizada pelos fins sociais.

Também há muito incentivo para desenvolver o turismo, tanto na capital como em todo país.

E a EA aconteceu em seus 15 anos, nesta capital!

Page 8: 2 Edição do Jornal da Escola para Adultos

Aniversariantes...

Edição 002 - Outubro/Novembro de 2011 - Santa Maria-RS 8

Aula de informáticaSexta-feira à tarde

houve aula de recuperação em Informática, e para tal, cada aluno devia levar seu notebook e as fotos da viagem a Montevidéu para aprendemos a fazer vídeo.

Colocados, na mochila, todos os acessórios, lá me fui... E minha irmã me clicou!

Não fiquei uma gracinha digna de registro?

Seminário de Planejamento Pessoal Desde ontem, 07/11/2011, a EA

está participando de um seminário sobre Planejamento Pessoal, ministrado pelo Prof. Rolando Estrada, professor da UFSM, da FAMES, e consultor de empresas.

A temática do seminário gira em torno das atitudes que devemos ter frente à vida, no sentido de tirar dela o melhor proveito. No primeiro encontro, tratamos de:

- expectativa de vida;- qualificação dos recursos humanos;- individualidade;- autoestima;- bom humor e afeto;- flexibilidade.Na tarde de 08/11/2011, os temas

desenvolvidos pelo professor foram:- controle emocional;

- perseverança- atenção aos invisíveis;- áreas de planejamento pessoal:

individual, profissional, familiar, negócios e participação na sociedade.

Esses têm sido momentos muito especiais, uma vez que o professor está nos levando a compreender a importância de mantermos nossa individualidade, de traçarmos objetivos e planejarmos nossas ações para concretizarmos nosso projeto de vida daqui para frente. Como diz o Professor Rolando: “Não posso fazer nada para melhorar o seu passado, mas posso ajudá-lo a viver melhor daqui para a frente.”

O seminário continua no dia 22/11 com o objetivo de traçarmos nosso planejamento pessoal para os próximos 30 anos.

Quem viver verá!

Viver na Terceira Idadee compreender-lo. Fazendo-o aceitar seu jeito de ser, mas vendo maneiras diferentes de viver essa nova fase.

Aceitar e compreender, essa é a mudança. Aceitar a idade, as limitações, não se prender ao que deixou de ser feito, mas o que poderá ser feito.

Fonte: http://rimedapereira.webnode.pt/

Envelhecer satisfatoriamente depende do equilíbrio entre as limitações e das potencialidades de cada um, que nunca deixam de existir. É necessário desenvolver uma flexibilidade individual e social para uma boa adaptação nessa fase da vida, como em todas as outras.

Crescemos ouvindo e acreditando que ao avançar a idade não há muito que fazer. Todo o investimento pessoal já foi feito, principalmente entre a juventude e a fase adulta, e depois só colhemos os frutos deste trabalho. A velhice é vista como uma fase sem saída e sem futuro.

A sociedade não vê sentido em cuidar dos problemas existenciais do idoso, pois acreditam que não há mais o que construir. Terapia com idosos é vista como perda de tempo...

Além disso, o idoso acredita que por ter vivido uma longa historia de vida, não possa mudar o rumo de sua vida, o modo de pensar ou agir. Mas na realidade, a terapia não tem como objetivo mudar o jeito do idoso, mas para acolhê-lo, respeita-lo

Maria Inês (02-11)

Ana Gilda (10-11)

Alair Barcelos(11-11)

Cadu (14-11) Dina Caetano (12-12)

Deolinda P. (04-12)

José Paulo (09-12)

Gerci Q. (03-12)

M. Catarina (07-12)