2 É bom saber - colegiovilas.com · 6º ano – o brasil somos nós: africano, ... um país de...

52
É bom Saber... 8º Ano – Ensino Fundamental II 2016 www.colegiovilas.com 0020 - Informativo - 8º EF - 2016 2

Upload: phamliem

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É bom Saber...

8º Ano – Ensino Fundamental II

2016

www.colegiovilas.com

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

2

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

3

“... o que não é garantido pela natureza tem que ser produzido historicamente pelos homens, e aí se incluem os próprios homens. Podemos, pois, dizer que a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre a base da natureza biofísica. Consequentemente, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.”

Dermeval Saviani

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

4

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

5

EQUIPE TÉCNICA

DIREÇÃO • Antonio Carlos Fragoso • Mariza Weber COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA • Ailã Hilário ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL • Luzia Calhau ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR • Lourival Leite

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

6

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

7

SUMÁRIO

Apresentação ................................................................................................09

Princípios e eixos do nosso Ensino Fundamental II ................................11

Os projetos de trabalho – 2016 ................................................................13

Mensagem a alunos e alunas ................................................................15

A importância de uma rotina de estudos ................................17

Equipe de Professores e Professoras ................................................................19

Equipe de Apoio ................................................................................................20

Informações regimentais ................................................................21

Planos de Curso • Língua Portuguesa ................................................................• Redação ................................................................................................• Língua Estrangeira: Inglês ................................................................• Língua Estrangeira: Espanhol ................................................................• Arte Cênica e Visual ................................................................• Educação Física ................................................................................................• Filosofia ................................................................................................• Geografia ................................................................................................• História ................................................................................................• Ciências ................................................................................................• Matemática ................................................................................................

39 44 48 51 53 57 65 68 74 83 89

Calendário escolar - 2016 ................................................................93

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

8

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

9

APRESENTAÇÃO

O mundo e as suas constantes transformações nos impõem novas reflexões e posturas para a sociedade.

Diante dessa conturbada realidade, estamos à mercê das ameaças e desafios de toda ordem e natureza.

Em vista disso, urgem novas e expressivas formas de ação, no ponto de vista relacionado com o quesito Educação. E como cita o texto da carta da Terra, ... “é necessário que façamos uma escolha, pois é de suma importância que formemos uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida.”

“Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem supridas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais e não a ter mais... O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos forjar soluções inclusivas.”

Portanto, é necessário que, juntos, encontremos saídas e ideias mais criativas, através do lúdico, que fascina e desafia seres de todas as idades e crenças.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

10

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

11

PRINCÍPIOS E EIXOS

DO NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL II

Considerando essa etapa da educação básica, como aquela capaz de assegurar o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade, vamos trabalhar, atendendo às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, fundamentados nos princípios éticos, políticos, estéticos, dessas Diretrizes, com o objetivo de:

• Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como

meios básicos o pleno domínio de leitura, da escrita e do cálculo.

• Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

• Adquirir conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como instrumento para uma visão crítica do mundo.

• Fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

• Estimular a pesquisa como suporte pedagógico essencial na sociedade de informação em que vivemos e o reconhecimento de que a sobrevivência nesse ambiente requer o aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. Assim, considerando que pesquisar não é copiar, é preciso preparar, desde cedo, alunos e alunas pesquisadores(as) com desenvolvimento de habilidades que lhes permitam realizar certas tarefas e, aos poucos, adquirirem autonomia intelectual. É o aprender a aprender e a consciência de continuar aprendendo ao longo da vida;

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

12

• Valorizar os Projetos de Trabalho, associados à Pesquisa, envolvendo temas contemporâneos. Os Projetos de Trabalho, contribuem, entre outros aspectos, para o desenvolvimento de competências e habilidades de interpretar, analisar, criticar, refletir, rejeitar ideias fechadas, aprender a buscar soluções e propor alternativas, potencializadas, ainda, pela aquisição da competência de saber trabalhar em grupo.

Vale ressaltar que o Projeto Pedagógico do Colégio tem como suporte teórico as ideias do grande, eterno e sempre atual Educador Paulo Freire. Assim, temos como foco a formação de um aluno ator do processo de ensino, ético, participativo, leitor crítico do mundo, solidário, colaborador, sensível ao social, pesquisador, inventivo, com iniciativa, envolvimento, responsabilidade, organização, criatividade, conhecimento e fome de saber.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

13

OS PROJETOS DE TRABALHO – 2016

Os projetos nos permitem interagir com diferentes aspectos de um determinado objeto de conhecimento, ampliando a nossa visão de realidade e a percepção da significação dos saberes trabalhados. São, portanto, momentos ricos e envolventes para o desenvolvimento, também, das habilidades de pesquisa e de articulação de conhecimentos.

Em 2016, temos como tema global de trabalho “Brasil, Mosaico do Mundo”. Os projetos das diferentes áreas do conhecimento versarão sobre aspectos relacionados a este tema. A proposta dos projetos é complementar as experiências de aprendizagem de alunos e alunas quanto à temática, possibilitando a eles, novas descobertas, compreensão e reconstrução de conhecimentos.

Na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, o desdobramento da temática, entre as séries, terá como destaque:

6º ano – O Brasil somos nós: africano, indígena e branco europeu .

7º ano – O Brasil põe a mesa: nossa tradição alimentar . 8º ano – Canta Brasil para o mundo: músicas em diversas

línguas, tradução e versão. 9º ano – Nas tramas das redes sociais: Brasil de cá e o

mundo de lá. 1ª Série (EM) – Brasil tipo exportação ou Brasil da

importação? Que país é este? 2ª Série (EM) – Brasil unidade na diversidade, um país de

todos nós. Quanto à área de Ciências Humanas, o desenvolvimento do Projeto dar-se-á através do ciclo de palestras sobre:

6º ano – A formação da identidade brasileira através do folclore.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

14

7º ano – Raízes culturais do povo brasileiro através da alimentação.

8º ano – A mestiçagem brasileira através da sua musicalidade.

9º ano – Sociedades diaspóricas: as identidades entre Áfricas e Brasis.

1ª Série (EM) – Sobre comida, mulheres (Gabriela, Dona Flor e Chica da Silva) e o feminismo.

2ª Série (EM) – O estereótipo do Zé Carioca e a cultura da malandragem na construção do Brasil.

A área de Ciências da Natureza e Matemática propõe a análise e discussão do subtema “Nosso habitat”, sugerido pela ONU, para debater os problemas cruciais das cidades e as perspectivas de políticas de enfrentamento dos desafios urbanos para os próximos anos. Entendemos que o planejamento urbano deve ser o resultado de uma abordagem integrada que leve em conta processos sociais, direitos humanos e sustentabilidade ambiental, garantindo o planejamento, a recuperação e a valorização dos espaços de convivência pública que, por sua vez, devem ser prioridade na urbanização e no bem estar da sociedade. Os temas desta área que serão trabalhados com as turmas são:

6º ano – A questão do lixo: quais os tipos, para onde vão e o que se faz?

7º ano – A crise hídrica e o saneamento básico 8º ano – A crise energética e as alternativas 9º ano – Nossos recursos naturais, o extrativismo e o meio

ambiente 1ª Série (EM) – Planejamento e urbanização - Os desafios da habitação - Os desafios da Mobilidade Urbana 2ª Série (EM) – Desenvolvimento x meio ambiente - Industrialização e Agropecuária

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

15

Querido(a) Estudante,

Neste documento, intitulado “É bom Saber...”, você vai

encontrar, além das principais normas regimentais do seu

Colégio, chamadas dos livros literários e paradidáticos

adotados, Equipe de Professores(as) e Técnicos, Calendário

Escolar e os Planos de Curso das disciplinas que compõem

cada área de estudo, reunindo, assim, os elementos

essenciais para que acompanhe e participe ativamente do

desenvolvimento do seu curso. É necessário que faça uma

leitura atenta desse documento norteador, consultando-o,

frequentemente, ao longo do ano, para uma melhor

organização do que precisa estudar.

Os Planos de Curso, divididos em trimestres, foram

elaborados de forma transparente quanto às

competências, habilidades, conteúdos, propostas de

ensino, avaliação e bibliografia.

Os projetos de trabalho elaborados em torno de eixos

temáticos possibilitam um ensino contextualizado, no qual a

pesquisa acontece naturalmente, assegurando que a

aprendizagem seja relevante e significativa.

A metodologia de trabalho de cada professor é auxiliada

por recursos tecnológicos de ponta (data-show, lousa

interativa, internet, software em 3 dimensões), em cada sala

de aula, oportunizando aulas dinâmicas, diversificadas,

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

16

interativas e atraentes, contribuindo para o importante papel

que tem a escola como ambiente de inclusão digital e de

utilização crítica das tecnologias da informação e

comunicação. Mas, temos o cuidado de não usar a

“tecnologia pela tecnologia” e sim utilizá-la de forma

adequada estimulando o debate e o desenvolvimento do

senso crítico.

No centro de nossa proposta, e em parceria com

cada família do Colégio Vilas, pretendemos, cada vez

mais, trabalhar a sua formação:

• porque somos éticos, estimulando valores éticos; • porque nos respeitamos e respeitamos o outro,

estimulando em você o auto respeito e o respeito ao outro;

• porque somos íntegros, estimulando a importância da integridade, como componente do seu caráter;

• porque somos solidários, estimulando em você o sentimento e a ação de “ser solidário”;

• porque nos preocupamos com a sustentabilidade da nossa vida, nesse planeta, estimulando a sua cidadania ambiental;

• porque somos contemporâneos, trabalhando temas que são relevantes no mundo atual.

No século XXI a escola precisa estar apta a formar

pessoas competentes, autônomas, que sejam criadoras e inventivas.

Com Carinho,

Equipe Colégio Vilas

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

17

A IMPORTÂNCIA DE UMA ROTINA DE

ESTUDO

Para que você obtenha sucesso em sua aprendizagem é fundamental prestar muita atenção às aulas, participar das mesmas, fazer as tarefas de classe, tirar suas dúvidas com seus professores(as) e consultar diariamente a agenda virtual para organizar o que precisa estudar em casa. Com uma média de 06 (seis) aulas/dia no matutino, sem contar algumas que acontecem no vespertino, o estudo e a realização de exercícios em casa precisa ser diário. Não se esqueça de que o treino de exercícios, garante a sua aprendizagem.

Assim, sugerimos que trace a sua rotina diária de estudo

(se tiver dificuldade, converse com sua Orientadora Luzia), para que consiga o máximo de rendimento. Desenvolva um plano de estudo que sirva de guia para que possa organizar e criar novos hábitos no seu cotidiano.

1. Escolha do local: em sua casa procure estudar em um

local tranquilo, que facilite sua concentração, procurando afastar-se de ruídos (rádios, tv, celular e outros aparelhos eletrônicos).

2. Organização: tenha sempre à mão todo o material

necessário: módulo, apontamentos, livros e outras fontes de informação.

3. Não acumule: acumular exercícios pode virar uma “bola

de neve”. Tenha uma rotina de horário e a siga rigorosamente, com disciplina e organização.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

18

4. Não fuja dos exercícios: todos os dias você tem tarefas e

leituras. Na sua agenda, registre essas tarefas e torne a leitura um hábito em sua vida. Se tiver dificuldades em resolver alguma tarefa, peça ajuda ao seu(sua) professor(a).Diariamente, no site do Colégio são informadas as atividades a serem feitas em casa.

5. Treine: faça exercícios semelhantes tantas vezes quantas

forem necessárias para fixar o conteúdo, mas antes leia e amplie a teoria relacionada aos exercícios.

6. Faça intervalos: de 5 minutos a cada 60 minutos de

estudo. É importante distribuir o seu tempo de maneira que possa atender a todas as atividades e responsabilidades de seu dia a dia: convívio com a família, estudos, lazer, etc.

7. Amplie seus conhecimentos: use internet, jornais,

revistas como fonte de ampliação de seus conhecimentos. Quanto mais você lê mais facilidade tem em compreender o que está sendo estudado, além de ampliar suas ideias e enriquecer o seu vocabulário que é fundamental na produção textual e nas respostas discursivas.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

19

EQUIPE DE PROFESSORES E PROFESSORAS

ÁREAS COMPONENTES CURRICULARES

PROFESSORES(AS)

L. Portuguesa Carla

Redação Carla

L. Estrangeira: Inglês Leila Melo

L. Estrangeira: Espanhol Samara Pimentel

Arte: Cênica e Visual Diana Ramos

Francisco

Linguagens

Educação Física Carlos Adolfo

Filosofia George Sales

Geografia André Cerqueira Ciências Humanas

História Friedrich Siering

Ciências da Natureza Ciências Wladimir Ribeiro

Matemática Matemática Emerson Araújo

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

20

EQUIPE DE APOIO

Auxiliar de Coordenação Martha Leão

Gráfica Paulo Roberto Araújo

Andréa Dessa Digitação

Rosângela Vieira

Alciene dos Santos

Maria de Lourdes Soares Auxiliares de Disciplina

Leda Trindade

Biblioteca Carla Roberta Freitas

Edson Vieira Portaria

Daniel Paulo Costa

Josenice Andrade

Vanderson dos Passos Serviços Gerais

Renan Silva de Oliveira

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

21

INFORMAÇÕES REGIMENTAIS E GERAIS • DOS SETORES

SETOR ATRIBUIÇÃO BÁSICA RESPONSÁVEIS

Direção e

Vice-direção

Garantir a unidade pedagógica, em todos os níveis de ensino, aprimorando a organização e o funcionamento do Colégio.

Antonio Carlos Fragoso

(Diretor Geral) e

Mariza Weber (Vice-diretora)

Secretaria

Atender alunos(as) e suas Famílias quanto à: Matrícula / Reclassificação / Transferência / 2a Chamada / Adaptação e Documentação Oficial dos Alunos.

Taiane Fragoso e

Ana Lúcia Cerqueira

Coordenação Pedagógica

Desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade do processo de ensino / estimular o processo de educação permanente do corpo docente / acompanhar o trabalho de cada professor(a), propondo reformulações, acompanhar e avaliar, em conjunto com a equipe pedagógica, o Projeto Pedagógico do Colégio, propondo alterações, quando necessárias.

Ailã Hilário

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

22

Orientação Educacional

Acompanhar alunos e alunas em todas as etapas do curso com atendimento a eles/elas e famílias no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos cognitivos e atitudinais, manter contato com especialistas de alunos e alunas portadores(as) de necessidades especiais, fornecer subsídios a alunos/alunas e família decorrentes das observações feitas em Conselho de Classe.

Luzia Calhau

Orientador de Disciplina

Assegurar a disciplina e o cumprimento das normas escolares / encaminhar alunos e alunas aos setores competentes do Colégio, quando se fizer necessário.

Lourival Leite

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

7h às 12h30

Intervalo: 9h30 às 10h • UNIFORME ESCOLAR

O uso do uniforme escolar é obrigatório porque visa à identificação e segurança de nosso alunado. A não conformidade do padrão pré-estabelecido poderá implicar em atividades escolares suspensas, desde que o aluno ou responsável não apresente uma justificativa condizente com a situação.

O uniforme é composto de dois padrões: o diário e o de Educação Física:

� Uniforme Diário:

Calça ou bermuda tipo jeans, azul liso, cinza e preto.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

23

Blusa de malha, com mangas e com o logotipo do Colégio (modelo padrão). Sapato fechado ou tênis (cor neutra). Meias (cor neutra).

• Uniforme Educação Física:

Bermuda e short com o logotipo do Colégio. Camiseta com o logotipo do Colégio.

• REGIMENTAIS:

� O ano letivo é dividido em três etapas de estudo correspondentes ao I, II e III Trimestres. As notas atribuídas a alunos e alunas são trabalhadas na escala de 0 a 10 (zero a 10).

� Será considerado(a) aprovado(a) o aluno que obtiver média global igual ou superior a 6,0 (seis), em cada área de estudo/disciplina, perfazendo, nos 03 Trimestres, um total igual ou superior a 18 (dezoito) pontos, observada a disposição legal quanto à assiduidade, a partir da seguinte fórmula:

M.F 03

T MIII T MII T MI=

++

� CONSELHO DE CLASSE:

O Conselho de Classe é o órgão normativo e deliberativo do Colégio, com autonomia regimental, composto do Diretor ou de seu representante legal, do Coordenador Pedagógico, do Orientador Educacional e dos Professores da série que se reúne ao final de cada trimestre, para avaliar os aspectos pedagógicos do processo de ensino e avaliar, cada aluno e aluna, nos aspectos cognitivos e, principalmente, atitudinais.

No III trimestre são analisados(as) alunos e alunas

que não conseguiram obter média 6,0 (seis), visando o

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

24

diagnóstico das reais possibilidades de seu aproveitamento. Nessa análise, aqueles e aquelas que apresentam atitudes desejáveis (compromisso, interesse, responsabilidade, frequência e participação ativa nas aulas) podem ser favorecidos(as), pelo Conselho de Classe, com aproximações.

� TRANSFERÊNCIA:

O Colégio concederá transferência a seus(as)

alunos(as) ou receberá alunos(as) transferidos(as), nos termos da legislação vigente, podendo essa transferência ser concedida em qualquer época, com exceção do período de avaliação do último trimestre.

O(a) aluno(a) transferido(a) para este estabelecimento, a depender da escola de origem, fica sujeito(a) ao processo de adaptação exigido pela legislação em vigor.

� NORMAS DE CONVÍVIO ESCOLAR

SEUS DIREITOS:

� Receber educação de qualidade. � Ser respeitado(a) em todos os aspectos. � Organizar grêmio para tratar de interesses estudantis. � Ser informado(a) sobre o Regimento Escolar, planos

de curso, calendários e cronogramas. � Receber seus trabalhos corrigidos e avaliados. � Requerer 2a chamada e revisão de avaliações dentro

dos prazos pré-estabelecidos.

SEUS DEVERES:

� Respeitar a Direção, Professor(a), Orientador(a), Coordenador(a), Funcionários(as) e Colegas.

� Comparecer pontualmente às aulas, avaliações e outras atividades promovidas pelo Colégio.

� Apresentar-se diariamente uniformizado(a).

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

25

� Justificar, por escrito, suas faltas, atrasos ou outros impedimentos, devidamente assinado pelos pais ou responsáveis.

� Devolver, em perfeito estado e nos prazos estipulados, os livros emprestados na Biblioteca.

� Zelar pela limpeza, organização e conservação do patrimônio do Colégio.

É VEDADO AO(À) ESTUDANTE:

� Retirar-se da sala de aula sem aquiescência do(a) professor(a) e do Colégio, sem autorização da Direção.

� Usar cigarros e bebidas alcoólicas na área do Colégio. � Usar recursos ilícitos nas verificações de

aprendizagem, seja em seu favor ou de seus colegas. � Ocupar-se nas aulas de assuntos ou tarefas alheias às

mesmas. � Portar celular e outros aparelhos eletrônicos,

exceto calculadora, quando autorizada pelo professor, nas aulas e nas avaliações.

� Divulgar notícias, boletins, avisos, jornais e impressão de camisas envolvendo o nome do Colégio, sem permissão da Direção.

� Adulterar documentos. � Trazer para o recinto do Colégio armas, gravuras,

impressos e livros que atentem contra a integridade física e moral da comunidade educativa.

ATENÇÃO!

Cuidado com objetos de valor. O Colégio não se responsabilizará pela perda dos mesmos.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

26

SANÇÕES:

Caso não haja cumprimento das normas escolares, o(a) aluno(a) estará sujeito às seguintes sanções, após análise dos fatos pela Direção, SOE e, nos casos mais graves, pelo Conselho Administrativo do Colégio:

I. Comunicado à Família. II. Advertência verbal. III. Advertência escrita. IV. Comparecimento dos pais ou responsáveis ao

Colégio. V. Suspensão seguida do comparecimento dos pais

ou responsáveis. VI. Solicitação pelo Colégio da transferência do(a)

aluno(a), quando desrespeitar as normas regimentais.

VII. Impedimento na renovação de matrícula para o ano subsequente.

• FORMAS DE COMUNICAÇÃO: Colégio/Aluno/Família: Vilas on-line: o acesso ao portal: www.colegiovilas.com permite ao(a) aluno(a) e sua família o contato com o funcionamento geral do Colégio e, também, através de e-mail e senha individual, acompanhar a vida escolar do filho(a) no Colégio. Todos os eventos realizados são divulgados no portal Colégio Vilas, inclusive, com as respectivas fotos da atividade, além de Apostilas e aulas em PowerPoint que os professores disponibilizarem para o portal. Boletim de Notas: O(A) aluno(a) recebe no final de cada trimestre, em data estipulada no Calendário Letivo, o seu Boletim de Notas. No referido Boletim, é registrado convite, quando necessário, de comparecimento da família ao SOE. Comunicado às Famílias: Todas as informações são divulgadas no portal: www.colegiovilas.com e oficializadas às famílias e ao(a) aluno(a) através de Comunicações Escritas.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

27

• Plantão Pedagógico:

O contato direto entre Pais e Professores ocorre através dos Plantões Pedagógicos que são realizados, trimestralmente, nas datas marcadas no Calendário Letivo. O atendimento é personalizado: professor-família.

• ATENDIMENTO POR TELEFONE:

Quando se tratar de questão a ser solucionada e encaminhada de imediato e na impossibilidade de comparecimento ao Colégio, os pais podem ser atendidos pelo nosso telefone (71) 3362-4830 ou através de comunicação on-line:

[email protected]

• ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS AVALIAÇÕES

� A pontualidade do(a) aluno(a) nas avaliações é fundamental.

� É necessário estar devidamente uniformizado(a) no comparecimento às avaliações, inclusive nas segundas chamadas.

� A avaliação será imediatamente suspensa e zerada, caso o(a) aluno(a) seja flagrado(a) com “pesca,” em seu favor ou de seus colegas (norma regimental).

� Não é permitido portar celular e outros aparelhos eletrônicos, nas aulas e durante a realização das avaliações (apenas calculadora quando permitida pelo professor e sinalizada nas instruções da avaliação).

OBSERVAÇÃO

Em se tratando de suspensão, torna-se imprescindível o comparecimento da família ao Colégio. Nesse caso, o(a) aluno(a) só terá acesso à sala de aula mediante comparecimento familiar.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

28

� O(a) aluno(a) só pode se ausentar da sala após o término de sua avaliação.

� O(a) aluno(a) não terá direito a outra Folha de Respostas, caso a rasure, faça marcações indevidas ou responda a lápis.

DENTRE OS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS DO(A) ESTUDANTE, DESTACAMOS:

� frequência às aulas; � pontualidade e participação nas atividades; � qualidade na apresentação dos trabalhos e

cumprimento de tarefas; � cumprimento das normas disciplinares do Colégio; � respeito aos(às) professores(as), colegas e

funcionários(as). SUGERIMOS AO(À) ESTUDANTE:

� Não acumular assuntos para estudar próximo às avaliações.

� Leitura atenta das instruções das avaliações. � Preenchimento correto da Folha de Respostas,

(questões objetivas) sem rasuras, respondida com caneta de tinta azul ou preta.

� Produção de textos com letra legível, clareza e concisão, nas questões discursivas e nas Redações.

• SEGUNDA CHAMADA

Têm direito à 2a chamada o(a) aluno(a) que, por motivo de doença ou falecimento de parente próximo, esteja comprovadamente impossibilitado(a) de comparecer ao Colégio no dia da realização das avaliações.

Para tanto, o aluno deverá: apresentar a sua justificativa ao SOE, que deverá encaminhar o aluno para solicitar o requerimento de segunda chamada junto à Secretaria, onde o documento deverá ser entregue, devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

29

responsáveis, no prazo máximo de 48 horas, após a realização da avaliação.

Em caso de problemas de saúde, o responsável deverá anexar ao requerimento o atestado médico.

A avaliação de 2a chamada engloba todos os conteúdos trabalhados no trimestre e é realizada após o término das avaliações de cada trimestre, em horário oposto às aulas.

As avaliações do 3º trimestre e da recuperação final ficam excluídas da possibilidade de 2a chamada. O Conselho de Classe é o órgão deliberativo para análise dos casos excepcionais.

• RECUPERAÇÃO:

A recuperação se processa no Colégio, em 03 etapas a seguir explicitadas:

� 1a Etapa: Processual: durante o desenvolvimento normal das aulas, quando o professor percebe dificuldades na assimilação do conteúdo trabalhado ou nas avaliações processuais aplicadas. O(a) aluno(a) é estimulado(a) a refazer a atividade.

� 2a Etapa: Oficinas de Recuperação de Habilidades: realizada no 2º e 3º trimestres, no turno oposto às aulas, através de um trabalho centrado no resgate das competências e habilidades de leitura compreensiva e produção de textos (Oficinas Humanas) e do treinamento de situações-problemas contextualizadas e jogos para o desenvolvimento e resgate do raciocínio lógico-matemático (Oficinas Exatas). Essas competências são consideradas ferramentas essenciais para prosseguimento dos estudos.

� 3a Etapa: Recuperação Final: após o término do ano letivo com a revisão dos conteúdos básicos e essenciais à série ou ano seguinte.

Após divulgado o resultado, o estudante terá o prazo de 48 horas para solicitar a revisão da sua avaliação.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

30

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

31

Planos

de

Curso

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

32

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

33

C. DA NATUREZA E MATEMÁTICA:

CIÊNCIAS

MATEMÁTICA

LINGUAGENS:

L. PORTUGUESA LÍNGUA ESTRANGEIRA

REDAÇÃO ARTE

ED. FÍSICA

ENSINO

FUNDAMENTAL II

CIÊNCIAS HUMANAS:

GEOGRAFIA HISTÓRIA

FILOSOFIA

INTERDISCIPLINAR

CONTEXTUALIZADO

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

34

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

35

ÁREA DE LINGUAGENS

No diálogo Fedro, Platão dizia que a linguagem é umphármakon (pharmakon). Essa palavra grega (da qual vem nosso vocábulo farmácia), que em português possui três sentidos principais: remédio, veneno e cosmético. Ou seja, Platão considerava que a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois pelo diálogo e pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros. Pode, porém, ser um veneno quando, pela sedução das palavras, nos faz aceitar fascinados com o que vimos ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras ou falas. Enfim, a linguagem pode ser cosmético, maquiagem ou máscara para dissimular ou ocultar a verdade sob as palavras. A linguagem pode ser conhecimento-comunicação, mas também pode ser encantamento-sedução (Chauí, 2003, p.148).

Essa área tem sob sua responsabilidade, compartilhada com as outras áreas, permitir que o aluno construa a competência leitora e escritora, dando-lhe a possibilidade de analisar, de maneira mais crítica e reflexiva, o contexto social histórico e cultural em que está inserido, formando/”deformando”, “sujeitos conscientes do seu agir na sociedade e no mundo.”

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

36

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

37

PARADIDÁTICOS DA ÁREA DE LINGUAGENS

Professores e Professoras de Língua Portuguesa e Redação lhe propõem a leitura dos seguintes livros paradidáticos: Esta obra procura trazer histórias sobre o clima das academias, danceterias, cabeleiros badalados; as brigas com o pai, com a mãe, com os colegas ou paqueras; o clima das atrações fulminantes, os 'canos' não explicados, as ferradas na escola, a falta de grana e outros babados que podem detonar no mundo da moçada. No II Trimestre você vai ficar encantado com o literário

A história se passa por volta de 1857, na cidade do Rio de Janeiro. O narrador realiza uma trajetória pelos bairros e ruas do Rio, desde o Engenho Novo, onde escreve sua obra, até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância e conheceu Capitu (Capitolina). Bentinho e Capitu casam-se em 1865 e separam-se 1872. Depois de alguns anos tentando ter um filho, Capitu dera à luz Ezequiel, cujo nome é uma homenagem ao melhor amigo de Bentinho, Ezequiel Escobar, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário. Bento enxerga no filho a

figura do amigo recém-falecido, afogado na praia, e fica convencido de que fora traído pela mulher, o que faz Bento recorrer ao suicídio. Neste momento Ezequiel entra em seu escritório, e Bento decide matar a criança, desistindo no último momento. Ao invés disso, fala ao garoto que não é seu pai, e Capitu escuta tudo, lamentando-se pelo ciúme de Bentinho, que, segundo ela, fora despertado pela casualidade.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

38

No III Trimestre mais um literário delicioso: O autor nos conta a história de Cibele, uma jovem criada pelos avós e pela tia. Sua mãe, estava mais preocupada consigo mesma do que com a filha. Além disso, Cibele não sabia quem era seu pai. Apenas quando estava prestes a morrer, sua mãe lhe dera uma pista, que a menina perseguiu sofregamente. A história de Cibele nos coloca diante do significado das palavras que, além de informar e possibilitar a comunicação, nos permitem conhecer o mundo e a nós mesmos. Mas, por serem simbólicas, as palavras não são neutras, ao contrário, estão carregadas de sentido emotivo. Impregnadas por nossa sensibilidade, elas nos colocam diante das coisas e das pessoas como seres humanos que somos.

Com o objetivo de lhe estimular o gosto e o hábito de ler, seu professor de Educação Física propõe a leitura de “Corpo: Limites e cuidados” de Ivan Jaf e Lídia Rosemberg Aratangy.

Dau estava com um problema complicado: tinha uma semana para ficar musculoso. Ele mentiu para uma garota que conheceu pela internet, dizendo que era fortão, e agora que iria encontrá-la não podia aparecer com seu corpo magro do jeito que era. Ao falar com Minotauro, o fortão da sua turma, Dau imaginou ter encontrado uma saída: ele tomaria um forte anabolizante que poderia ajudá-lo de um dia para o outro. Mas o que ele não sabia era que seus problemas estavam só começando...

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

39

PLANO DE CURSO

Disciplina: Língua Portuguesa Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Valorizar a leitura como meio de obter informação, ampliando sua

cultura e como instrumento de lazer.

• Utilizar a língua como meio de comunicação oral e escrita.

• Comunicar-se com desenvoltura, opinando e respeitando, concor-dando e discordando, através da elaboração de argumentos.

• Utilizar, a partir da sistematização, a gramática normativa e descritiva como instrumento para o aprimoramento da gramática internalizada em uma abordagem funcional.

• Reconhecer a leitura como processo de instauração de sentidos, considerando não apenas o que está dito, mas também o que está implícito (pressupostos, subentendidos).

• Ter ampliado o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção do texto.

• Sintetizar informações, usando linguagem própria, expressando-as oralmente ou por escrito.

• Ter prazer na leitura, reconhecendo sua importância no mundo contemporâneo.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Compreender, analisar, relacionar e

criticar ideias de um texto, a fim de refletir sobre os valores humanos e contextos sócio-históricos.

• Inferir uma afirmação implícita num texto a partir de “pistas” linguísticas.

• Reconhecer a diferença entre um texto poético em verso e prosa.

• Estabelecer relações entre as ideias do texto.

Estudo de textos de gêneros e tipologias

diversas.

Atividades de leitura e interpretação de textos verbais e não verbais, de variados gêneros. Diálogo com imagem. TRABALHANDO A GRAMÁTICA

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

40

• Interpretar imagem. Desenvolver habilidades de leitura de textos verbais, não-verbais e de linguagem mista e aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.

• Distinguir a natureza morfossintática do responsável pela ação verbal e do alvo desta ação.

• Perceber e analisar as estruturas sintáticas e semânticas que orientam os verbos significativos de classificação intransitiva e transitiva.

• Trabalhar as relações sintáticas e morfológicas dentro das orações, analisando a posição crítica de cada uma delas.

Classificação do Sujeito. Indeterminado e oração sem sujeito. Revisar sujeito simples, composto e desinencial. Classificação do Predicado verbo-nominal (verbal e nominal – revisão) Transitividade e Complemento Verbal. Predicativo do sujeito e do objeto. Adjunto adnominal e adverbial – revisão. TRABALHANDO A ORTOGRAFIA Emprego de há e a. Novo Acordo Ortográfico.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Analisar, interpretar e aplicar recursos

expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a função, organização, estrutura e as condições de produção e recepção.

• Demonstrar, através da atribuição de sentidos aos textos, habilidades de análise, compreensão, interpretação, crítica e intertextualidade a partir de marcas linguísticas e/ou formais, pressupostos, subentendidos, análise de características do gênero textual em estudo, observando a organização de ideias.

• Distinguir os Complementos nominais e Adjuntos adnominais nas orações.

Estudos de textos de gêneros e tipologias diversas.

TRABALHANDO A GRAMÁTICA Adjunto adnominal e adverbial – revisão. Complemento nominal. Vocativo. Tipos de Aposto. Oração, período simples e composto (revisão). Orações Coordenadas.

TRABALHANDO A ORTOGRAFIA

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

41

• Identificar a estrutura do aposto e do vocativo nas orações.

• Revisar os termos estudados até então analisando as estruturas morfossintáticas e semânticas apresentadas.

• Distinguir o conceito de oração e período exercitando estruturas sintáticas diferentes.

• Revisar e corrigir seus próprios textos, assim como para fazer consultas que permitam melhorá-los.

• Reconhecer e apropriar-se dos aspectos ortográficos e semânticos das palavras homônimas e parônimas na estrutura textual.

Palavras homônimas e parônimas. Acordo Ortográfico.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Produzir leitura de textos diversos,

observar, analisar, comparar, relacionar e inferir informações explícitas e implícitas.

• Atribuir sentidos ao texto, considerando as etapas de produção de leitura e/ou desenvolvimento das habilidades.

• Distinguir um período composto por coordenação e subordinação.

• Distinguir o Índice e indeterminação do sujeito e Pronome apassivador.

• Identificar a voz verbal presente no discurso.

• Trabalhar as relações sintáticas e morfológicas dentro das orações, analisando a posição crítica de cada uma delas.

Estudo de textos de gêneros e tipologias diversas. TRABALHANDO A GRAMÁTICA Vozes Verbais; Agente da Passiva, Índice de Indetermi-nação do sujeito com partícula apassivadora. Pronomes relativos. Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.

TRABALHANDO A ORTOGRAFIA

O uso dos Porquês. Acordo Ortográfico.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

42

PROPOSTAS DE TRABALHO: • Atividades em grupo ou em dupla.

• Exposições participadas.

• Atividades sistemáticas de leitura.

• Dramatizações.

• Roteiro dos livros paradidáticos

• Análise de filmes

• Seminários. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma contínua e processual, através de:

• Avaliações parciais e finais.

• Atividades extraclasse (pesquisa, maquetes, dramatizações, entrevistas).

• Atividades individuais e/ou em grupo.

• Projetos de cada unidade que envolve um tema específico e a análise do paradidático.

BIBLIOGRAFIA: DIDÁTICOS

Diálogo em Gêneros - Português – 8o ano Autores: Eliana Lúcia Beltrão e Tereza Cristina S. Gordilho Editora: FTD

Módulos Colégio Vilas.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

43

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS:

Literatura e Redação:

• Bateu bobeira e outros babados

Autora: Fanny Abramovich Editora: Moderna

• Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis Editora: Nemo ou Editora Ática. (adaptação em quadrinhos)

• A palavra não dita Autor: Walcyr Carrasco Editora: Moderna

• O mistério das aranhas verdes Autores: Carlos Heitor e Anna Lee Ed. Salamandra

III Trimestre

I Trimestre

II Trimestre

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

44

PLANO DE CURSO

Disciplina: Redação Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Valorizar a leitura como meio de obter informação, ampliando sua

cultura e como instrumento de lazer. • Utilizar a língua como meio de comunicação oral e escrita. • Comunicar-se com desenvoltura, opinando e respeitando, concor-

dando e discordando, através da elaboração de argumentos. • Desenvolver competências e habilidades de leitura, produção e

apresentação de textos diversos. • Reconhecer a leitura como processo de instauração de sentidos,

considerando não apenas o que está dito, mas também o que está implícito (pressupostos, subentendidos).

• Ter ampliado o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção do texto.

• Sintetizar informações, usando linguagem própria, expressando-as oralmente ou por escrito.

• Ter prazer na leitura, reconhecendo sua importância no mundo contemporâneo.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS

PROGRAMÁTICOS

• Conhecer, observar e produzir o texto teatral escrito de acordo com as características do gênero.

• Realizar a leitura dramática de um texto teatral como meio de preparar a representação teatral.

• Conhecer e empregar adequadamente o presente histórico como meio de tornar o texto narrativo mais expressivo.

• Estabelecer relações entre as ideias do texto. • Reconhecer a estrutura do texto narrativo em

verso e prosa. • Interpretar imagem. Desenvolver habilidades de

leitura de textos verbais, não-verbais e de

Leitura do texto dramático. Texto dramático e poema dramático. Discussão e exposição oral e entrevista. Crônica literária Atividades de leitura e interpretação de textos verbais e não verbais, de variados gêneros.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

45

linguagem mista e aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.

Diálogo com imagem.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS

PROGRAMÁTICOS • Estabelecer relação entre as ideias do texto. • Analisar, comparar, relacionar e inferir

informações explícitas e implícitas de um texto. • Atribuir sentido ao texto, considerando as etapas

de produção de leitura e/ou desenvolvimento das habilidades.

• Reconhecer os gêneros Texto de divulgação científica, Reportagem e Resumo, identificando suas estruturas e características.

• Reconhecer a diferença entre um texto poético em verso e prosa.

Poema (poema visual, caligrama, haicai, poema concreto, poema digital). Estrutura da poesia e da prosa poética. Texto de divulgação científica. Reportagem. Resumo.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Atribuir sentido ao texto, considerando as etapas

de produção de leitura e/ou desenvolvimento das habilidades.

• Estabelecer relação entre as ideias do texto. • Analisar, comparar, relacionar e inferir

informações explícitas e implícitas de um texto. • Reconhecer os elementos que constituem os

tipos de cartas. • Reconhecer a carta, identificando sua estrutura e

características. • Reconhecer o parágrafo argumentativo,

identificando sua estrutura e características.

Carta pessoal. Carta do leitor. Parágrafo argumentativo.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

46

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• Atividades em grupo ou em dupla. • Exposições participadas. • Atividades sistemáticas de leitura. • Dramatizações. • Roteiro dos livros paradidáticos • Análise de filmes • Seminários. AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações parciais e finais. • Atividades extraclasse (pesquisa, maquetes, dramatizações,

entrevistas). • Atividades individuais e/ou em grupo. • Projetos de cada unidade que envolve um tema específico e a

análise do paradidático. BIBLIOGRAFIA: DIDÁTICOS

Diálogo em Gêneros. Port – 8o ano Autores: Eliana Lúcia Beltrão e Tereza Cristina S. Gordilho Editora: FTD

Módulos Colégio Vilas.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

47

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS:

Literatura e Redação:

• Bateu bobeira e outros babados Autora: Fanny Abramovich Editora: Moderna

• Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis Editora: Nemo ou Editora Ática.

• A palavra não dita Autor: Walcyr Carrasco Editora: Moderna

I Trimestre

III Trimestre

II Trimestre

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

48

PLANO DE CURSO

Disciplina: Língua Estrangeira: Inglês Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Produzir pequenos diálogos utilizando a língua estrangeira em

situações reais. • Reconhecer e utilizar corretamente os elementos gramaticais

estudados, nos campos fonológico, morfológico, sintático e semântico.

• Ler, interpretar e produzir textos em Inglês.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS

PROGRAMÁTICOS • Empregar corretamente os pronomes pessoais

objetivos e subjetivos. • Reconhecer e utilizar corretamente os verbos nos

tempos estudados anteriormente. • Utilizar-se do verbo TO BE no passado para

descrever pessoas e lugares em outras épocas. • Empregar corretamente os adjetivos longos e

curtos no Grau Comparativo. • Utilizar-se do verbo “There to be” no passado para

descrever as diferenças entre o presente e os tempos antigos.

• Observar o vocabulário dos textos relacionados a consciência ambiental e o que deve ser feito para diminuir os danos ao planeta.

• Diferenciar e utilizar os diversos tempos verbais trabalhados.

• Observar e diferenciar as técnicas de leitura “skimming” e “ scanning”.

• Simple Present.

• Present Continuous.

• Immediate Future.

• Subjective Pronouns.

• Objective Pronouns.

• Verb To Be in the Past Tense (affirmative, interrogative and negative forms).

• Comparative Degree (Equality, Inferiority and Superiority).

• Verb There TO BE (Simple Past).

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

49

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS

PROGRAMÁTICOS • Identificar e utilizar os verbos TO BE e THERE TO BE

no Simple Past. • Empregar corretamente os adjetivos longos e curtos

no Grau Superlativo. • Reconhecer, diferenciar e empregar corretamente os

adjetivos nos graus Comparativo e Superlativo. • Empregar os verbos regulares e irregulares no

Passado Simples para descrever hábitos e eventos passados.

• Diferenciar os verbos regulares e irregulares. • Observar o vocabulário do livro paradidático “Picture

Puzzle” e correlacioná-lo ao Simple Past. • Utilizar as técnicas de leitura “skimming” e

“scanning” . • Reconhecer e apropriar-se dos aspectos

ortográficos e semânticos dos “cognates” e dos “false cognates” na estrutura textual.

• To be / There To Be in the Past

tense (review).

• Superlative Degree (Inferiority and Superiority).

• Comparative vs. Superlative Degree.

• Simple Past (regular verbs – affirmative, interrogative and negative forms).

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS

PROGRAMÁTICOS • Diferenciar os verbos regulares e irregulares e

empregá-los em produções escritas. • Fazer uso dos verbos modais para descrever nossas

escolhas em relação ao futuro do planeta. • Utilizar-se dos verbos no Passado Contínuo para

descrever ações em progresso no passado. • Reconhecer, diferenciar e empregar corretamente os

verbos no Passado Contínuo e no Passado Simples. • Fazer uso doa advérbios que indiquem modo. • Empregar corretamente os pronomes possessivos

em produções escritas.

• Simple Past ( affirmative,

interrogative and negative forms , regular and irregular verbs)

• Modal Verbs: CAN, COULD and SHOULD.

• Past Continuous (affirmative, interrogative and negative forms).

• Past Continuous vs. Simple Past. • Adverbs of Manner • Possessive Pronouns / Genitive

Case

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

50

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• Problematizações envolvendo situações do cotidiano. • Aulas expositivas participadas. • Experimentações. • Debates e seminários. • Projetos de Trabalho • Produção de Vídeos • Listening • Aulas com recursos tecnológicos • Song Club AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações escritas e dissertativas. • Avaliações em duplas. • Produção escrita. • Produção oral. • Apresentações orais e em forma de painel. • Projetos de trabalho. • Tarefas de casa, bem como exercícios do livro didático. BIBLIOGRAFIA:

DIDÁTICOS

Choise for teens 3. Richmond Publishing, Módulos Colégio Vilas.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR • Dicionário Oxford Escolar / Ed. Oxford (edição renovada).

Elaboração do Plano: Profa Leila Cajazeira.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

51

PLANO DE CURSO

Disciplina: Língua Estrangeira: Espanhol

I, II e III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Compreender em que medida os

enunciados refletem a maneira de ser, pensar e sentir de quem os produz.

• Analisar os recursos expressivos da

linguagem, evidenciando através de exercícios escritos a sua compreensão.

• Utilizar de maneira adequada os

recursos gramaticais como elementos facilitadores da expressão verbal.

• Textos: compreensão e interpretação.

• Pretérito Composto X Pretérito Simples de

Indicativo.

• Pronome complemento indireto.

• Perífrase de obligação.

• Pretérito Imperfeito de Indicativo.

• O artigo e o pronome neutro

• As conjunções concessivas.

PROPOSTAS DE TRABALHO Aulas expositivo-dialogadas, dinâmicas de grupo, filmes, leitura e exercícios do livro, aulas multimídias e projetos de trabalho.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

52

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de: • Avaliação parcial

• Avaliação final

• Observação e registro de atitudes e desempenho do (a) aluno(a),

tais como:

- Frequência; - Disciplina; - Participação.

BIBLIOGRAFIA:

DIDÁTICOS

Choise for teens - Vol 3. Ed. Richmond Publishing.

Módulos Colégio Vilas.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

53

PLANO DE CURSO

Disciplina: Artes Cênicas e Visuais A importância da Arte para o Homem. A Linha do Tempo da História da Arte: características, manifestações culturais, valores e emoções, os quais integram os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e do virtual, do sonho e da realidade. Percepção e compreensão artística em seu momento histórico cultural; Obras de kandinsky e Miró para estudo da geometria. Instrumental técnico do desenho geométrico e seus grafismos. A história da Pré História. Reflexão sobre a história da Arte. Simétrico e assimétrico. Valores Humanos. Cultura indígena e sua influência na língua e na cultural musical brasileira. Região Nordeste. Música. Linguagens artísticas e tecnologias à serviço da educação.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1.1 Perceber na linha do tempo que a

Pré-História é a precursora e que sua cultura é de sobrevivência.

1.2 Identificar as características da Pré-História.

1.3 Evidenciar a principal característica do desenho e da escultura na Idade da Pedra Lascada.

1.4 Estabelecer as diferenças das eras paleolíticas e neolíticas.

1.6 Inferir através de produção como seria a Pré-História nos dias atuais lembrando também das esculturas Willendort.

2.1 Perceber a importância dos elementos fundamentais do desenho ponto, reta e plano. 2.2 Perceber a trajetória das

1- História da Arte: Pré- História - Paleolítico

• Pedra lascada • Vênus de Willendort

- Neolítico

• Pedra polida

2- Historicidade dos elementos de composições artísticas: - Ponto - Linha - Formas - Elementos Geométricos 3 - Textura (tato /figuras)

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

54

composições artísticas através do tempo.

2.3 Identificar tipos de linhas, suas posições e uso. 2.4 Estabelecer diferenças entre as

formas geométricas. 2.5 Criar um painel utilizando pontos,

linhas, formas 3.1 Experienciar as diversas texturas. 3.2 Criar um painel utilizando pontos,

linhas, formas e texturas, segundo o abstracionismo geométrico.

4.1 Experimentar cores primárias,

obtendo as secundárias e entender as neutras.

4.2 Criar uma produção artística harmonizando as cores.

5.1 Ressaltar as características da

obra de Kandinsk e Miró, inferindo quais os entes geométricos presentes fazendo a relação com a natureza.

5.2 Buscar na obra de Kandinsky e Miró as cores existentes, relacionando-as ao cotidiano.

5.3 Realizar uma produção utilizando-se dos conhecimentos adquirido (entes geométricos e cores).

4- Cores - Cores primárias, secundárias, neutras, complementares e opostas. Abstracionismo geométrico. 5 – Panorâma Período Geométrico Grego, abstracionismo, Kandinsky e Miró.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

6.1 Ler e entender a da lei 11.639/08 6.2 Estudar a verdadeira descoberta

do Brasil, quem eram seus habitantes e sua cultura.

6.3 Pesquisar os bairros e comidas

6 - Cultura e linguística indígena. - Sermões jesuíticos. - A importância da linguística indígena na

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

55

com nomes indígenas e o seu significado.

6.4 Realizar um mini dicionário com nomes e ilustrações.

6.5 Expor para a comunidade escolar a produção dicionário.

6.6 Criar uma historia em quadrinhos ou conto ilustrado tomando como parâmetro à temática as lendas indígenas.

6.7 Apresentar os contos em narrativas orais em sala de aula.

6.8 Expor para a comunidade escolar.

língua portuguesa. - Contos e lendas indígenas. - A influência da música e dos cantos indígenas na música brasileira.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

7.1 – Elaborar uma exposição cronológica apontando o desenvolvimento das linguagens artísticas, da origem à aos dias atuais. 8.1 – Como as tecnologias dão suporte

aos processos educativos e de formação do sujeito contemporâneo.

7- Linguagens artísticas e tecnologia. 8 -Arte, Educação e tecnologia

AVALIAÇÃO E PROPOSTAS DE TRABALHO • O processo avaliativo será contínuo, centrado no

desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo dos educandos, realizado através da observação e do acompanhamento direto do professor nas atividades visual, apresentação de trabalhos e provas diversificadas: leitura e análise relacionadas ao tema, leitura artísticas, discussões de textos, pesquisas e produções.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

56

BIBLIOGRAFIA: DIDÁTICOS Módulos Colégio Vilas.

SUGESTÕES DE SITE E LIVRO

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-pre-historia.htm http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arterupestre/ https://www.youtube.com/watch?v=cSBtkxykFQ0 http://mestres.folha.com.br/pintores/18/ http://mestres.folha.com.br/pintores/11/ indios-brasileiros.info/cultura-indigena.html http://www.cultura.gov.br/documents/10901/1131439/1398784157745plano_setorial_culturas_indigenas1.pdf/fd61f6a9-46ac-4378-8e9f-9b3e8321e2d2 https://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Alda-Cristina-Costa.pdf

Elaboração do Plano: Profas

Eliana Sousa e Karina Fragoso.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

57

PLANO DE CURSO

Disciplina: Educação Física Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Valorizar a Educação Física como uma das formas eficazes de

prevenção da saúde. • Reconhecer os diferentes tipos de esporte. • Perceber que a Educação Física contribui na formação geral do

indivíduo.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Experimentar possibilidades e limitações do corpo em movimento;

• Vivenciar, identificar e compreender as possibilidades e limitações do corpo em movimento (por exemplo: exercícios de alongamento, flexibilidade, contração e relaxamento do tônus muscular, respiração, deslocamentos, dentre outros)

• Experimentar atividades que possibilitem o autoconhecimento corporal durante a atividade física, tais como: as alterações fisiológicas relacionadas aos batimentos cardíacos e à respiração durante a atividade física.

• Vivenciar princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade, dentre outros, através de dinâmicas.

• Vivenciar as diversas práticas corporais e relacionar com o metabolismo e nutrição.

• Praticar os diversos fundamentos da

• Capacidades físicas e o metabolismo • Habilidades motoras x Conhecimento

do corpo

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

58

modalidade esportiva (Handebol),focando também higiene e saúde.

• Registrar através de desenhos, textos escritos, painéis, etc, o conhecimentos apreendidos.

• Conhecer, compreender e praticar os jogos e brincadeiras da família, das diferentes regiões brasileiras e de outros países.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Experimentar possibilidades e

limitações do corpo em movimento;

• Vivenciar as principais alterações corporais durante a prática de atividade física.

• Vivenciar, identificar e compreender as possibilidades e limitações do corpo em movimento (por exemplo: exercícios de alongamento, flexibilidade, contração e relaxamento do tônus muscular, respiração, deslocamentos, dentre outros).

• Experimentar atividades que possibilitem o autoconhecimento corporal durante a atividade física, tais como: as alterações fisiológicas relacionadas aos batimentos cardíacos e à respiração durante a atividade física.

• Vivenciar princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade,

• Esporte- a influencia social dessa manifestação corporal.

• Alterações corporais durante as práticas e suas implicações.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

59

amizade, cooperação, honestidade, dentre outros, através de dinâmicas.

• Vivenciar as principais influências da mídia e sociedade na busca do corpo perfeito.

• Praticar os diversos fundamentos da modalidade esportiva (Futsal), focando também higiene e saúde.

• Registrar através de desenhos, textos escritos, painéis, etc, o conhecimentos apreendidos.

• Conhecer, compreender e praticar os jogos e brincadeiras da família, das diferentes regiões brasileiras e de outros países.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Identificar e vivenciar as diversas

práticas corporais de todo o mundo.

• Experimentar e vivenciar os limites e potencialidades do corpo em suas diversas manifestações corporais.

• Praticar os diversos fundamentos da modalidade esportiva (voleibol),focando também higiene e saúde.

• Vivenciar princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade, dentre outros, através de dinâmicas.

• As manifestações corporais e suas diversas culturas

• Limites e potencialidades do corpo

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

60

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• Aulas Práticas; • Discussão em grupo; • Pesquisas; • Jogos lúdicos; • Exposição teórica; • Vídeo e música; • Leitura; • Competição; • Aula de campo. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de: • Seminários • Participação nas aulas • Projetos de trabalho • Avaliações globais • Avaliações interdisciplinares

BIBLIOGRAFIA:

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS

• Corpo: Limites e cuidados Autor: Ivan Jaf e Lídia Rosenberg Aratangy Editora: Ática

SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISA

Site: http://www.saudeemmovimento.com.br/

Elaboração do Plano: Prof

o. Carlos Adolfo.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

61

ÁREA DE CIÊNCIAS

HUMANAS

As Ciências Humanas, através das

disciplinas de Filosofia, Geografia e História

devem articular os seus conteúdos, através das

possibilidades abertas pelos seus referenciais,

a abordagem de temas abrangentes e

contemporâneos que afetam a vida humana em

escala global, regional e local, bem como na

esfera individual. Portanto, são aquelas que

tratam dos aspectos humanos e que têm o ser

humano como objetivo de estudo ou o foco. É

considerada uma ciência não exata, de grande

margem subjetiva e de grande importância para

a sociedade.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

62

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

63

PARADIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

Os seus professores de Filosofia, Geografia e História lhe convidam para ler os paradidáticos:

Como nasceu o samba? De onde veio esse ritmo tão brasileiro? E, depois dele, como se formou a bossa nova? De que maneira esses gêneros ganharam o mundo e se tornaram símbolos do nosso país? Quem são os principais compositores e intérpretes? Quais os maiores sucessos? Todas as respostas para essas e outras perguntas estão no primeiro livro da Coleção Ritmos do Brasil, que traz a fascinante história da música brasileira.

Quais as mudanças tecnológicas econômicas e sociais da globalização? A coleção Saber Interativo apresenta temas do mundo atual abordados de forma interdisciplinar e com o uso de diversas linguagens: textos informativos, fotografias, notícias, poemas, gravuras, infográficos, pinturas, jogos e diversões. Neste livro, discutimos as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da globalização, interligando diferentes disciplinas e conteúdos: fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informação Química, Física e mudanças tecnológicas Revoluções Industriais e Revolução Técnico-Científica.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

64

A cor do preconceito

Mira é uma excelente aluna e, graças a sua dedicação, consegue uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios de sua cidade. Mas ao trocar sua escola pública da periferia onde mora por um colégio de elite, a adolescente negra se vê confrontada com a questão de sua identidade. Preconceito, racismo e intolerância farão parte da trajetória que levará a personagem a uma percepção mais madura de si mesma e da pluralidade do mundo em que vive.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

65

PLANO DE CURSO

Disciplina: Filosofia Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Demonstrar e ampliar o espírito investigativo e a curiosidade natural

pelo mundo, atuando assim, com maior consciência no meio em que vive.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Refletir sobre o pensar do ser humano e

suas ações baseadas nesse pensar. • Exercitar o “pensar” como elemento

básico na construção da linguagem.

A vida do homem • A vida como valor maior. • O significado da vida. • Identidade Brasileira. • Viver e ter liberdade. • O que é liberdade. • O homem e o meio ambiente.

• Analisar as diversas formas de comunicação e linguagem disponíveis no mundo contemporâneo.

• Exercitar o desenvolvimento da consciência como prática necessária que nos permite estar no mundo, enquanto seres racionais.

A linguagem e o homem • Linguagem.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Reconhecer as diversas culturas e suas manifestações de crescimento e desenvolvimento de acordo com a localidade onde se vive.

• Processo de comunicação. • Metáfora. • Consciência. Sobre o trabalho • O trabalho e o homem.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

66

• O fazer do homem. • Desemprego. • Direitos e deveres.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Refletir sobre o trabalho humano,

causas e consequências dessa necessidade no processo de urbanização.

A cultura • Jogos Olímpicos e diversidade cultural. • Natureza humana e cultura. • Culto, inculto e cultura. • Cultura e antropologia. • Cultura afro-brasileira.

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• aulas discursivas e problematizadas. • seminários. • jogos interativos. • dinâmicas. • filmes. • estudo de caso. • vivências. • painel. • projetos. • estudo dirigido individual. AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• minitestes. • seminários. • produção de textos. • participação nas aulas. • projetos de trabalho.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

67

BIBLIOGRAFIA: DIDÁTICO

Módulos Colégio Vilas.

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS

• Samba e Bossa Nova Autor: Carlo Gullo, Rita Gullo e Camila Vannuchi Editora: Moderna

• Quais as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da Globalização? Autor: Ricardo Dreguer e Roberto Caner Editora: Moderna

• A cor do preconceito Autor: Carmen Lúcia e Sueli Carneiro Editora: Ática

Elaboração: Prof. George Sales.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

68

PLANO DE CURSO

Disciplina: Geografia

Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de: • Compreender os elementos culturais que constituem as identidades • Compreender as transformações dos espaços geográficos como

produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. • Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas

interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

• Debater as questões que envolvem a sociedade brasileira contemporânea, a partir de conceitos fundamentais à compreensão das dimensões política, econômica, social e filosófica dessa sociedade, e que devem se traduzir no pleno exercício da cidadania, no respeito à diversidade cultural, na busca da consolidação de identidades estabelecidas sob o signo da ética, da liberdade, dos direitos civis e da dignidade humana.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

69

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Interpretar diferentes representações gráficas e

cartográficas dos espaços geográficos. • Identificar registros de práticas de grupos

sociais no tempo e no espaço. • Identificar em fontes diversas o processo de

ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

• Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

• Explicar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

• Correlacionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

• Conceituar para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;

• Reconhecer as diferentes formas de relações de poder inter e intragrupos sociais;

• Questionar o modelo de desenvolvimento do Brasil, a partir das suas contradições econômicas, políticas e sociais.

• Evidenciar os efeitos da desigualdade social na consolidação da cidadania.

Espaço mundial: diversidade e

regionalização

• Os continentes e os oceanos. • Estados e população do mundo. • Diferentes modos de ver o mundo. • Outras regionalizações do espaço

mundial. Mundo global: origens e desafios

• Origens e bases do mundo global. • A economia global. • Globalização e meio ambiente. • Crises e desigualdades no mundo

global.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

70

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Identificar registros sobre o papel das

técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

• Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

• Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

• Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

• Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

• Justificar as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

• Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popula-cionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

• Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

• Analisar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

• Identificar a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

• Comparar diferentes pontos de vista,

América: natureza e herança colonial

• América: posição geográfica, relevo e hidrografia.

• Clima e vegetação. • A conquista da América pelos

europeus. • Outras regionalizações da América.

América: países desenvolvidos

• Estados Unidos: formação e expansionismo territorial.

• Estados Unidos: potência econômica. • Estados Unidos: população e

megalópoles. • Canadá: economia integrada ao

NAFTA. América: países emergentes

• Brasil, México e Argentina: da industrialização tardia à inserção global.

• México. • Argentina. • Brasil: conflitos e cooperação na Bacia

Platina.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

71

presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Analisar de maneira crítica as interações da

sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e (ou) geográficos.

• Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

• Explicar a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

• Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

• Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

• Analisar a atuação dos movimentos sociais

que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

• Explicar a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

América: economias de base mineral.

• Venezuela e Trinidad e Tobago. • Equador e Chile. • Peru e Bolívia. • Guiana, Suriname e Jamaica. América: economias de base agropecuária.

• Colômbia. • Uruguai e Paraguai. • América Central Continental e Insular • Cuba. América: projetos de integração.

• Histano-americanismo e pan-americanismo.

• Integração nas Américas: rivalidades e cooperação.

• O Brasil na América do Sul: fronteiras e integração física e energética.

• Brasil: liderança e tensões na integração sul-americana.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

72

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• Aulas expositivas, através de uma abordagem contextualizada, para a construção de um pensamento crítico atual.

• Investigações envolvendo situações problemas do nosso cotidiano. • Realização de leituras de textos de jornais, revistas e outros

materiais paradidáticos. • Análise de gráficos, mapas e busca em sistemas digitais de

informação cartográfica. • Apresentação de vídeos (documentários, reportagens e filmes). • Trabalhos em grupo e individuais com apresentações posteriores

para uma melhor aprendizagem dos conteúdos. • Representação de ARTDOOR na busca por um melhor

entendimento de questões temas. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações com questões discursivas e objetivas. • Elaboração de textos críticos individuais e em grupo. • Construção de cartazes temáticos. • Análise de filmes. • Produção de relatórios. • Aspectos atitudinais (interesse, compromisso, participação e

responsabilidade). BIBLIOGRAFIA: DIDÁTICOS

� EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS – 8º ano Autores: Melhen Adas e Sérgio Adas Edição 2011; LIVRO FÍSICO E DIGITAL. Editora moderna

� Módulo Colégio Vilas. (Trimestrais)

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

73

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS • Samba e Bossa Nova

Autor: Carlo Gullo, Rita Gullo e Camila Vannuchi Editora: Moderna

• Quais as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da Globalização? Autor: Ricardo Dreguer e Roberto Caner Editora: Moderna

• A cor do preconceito Autor: Carmen Lúcia e Sueli Carneiro Editora: Ática

Elaboração: Prof. André Cerqueira.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

74

PLANO DE CURSO

Disciplina: História MENSAGEM

Querido (a) Aluno (a),

Aprender é uma das “grandes mágicas” reservadas com exclusividade para a espécie humana no reino animal. Aprendemos a cada dia que passa, a cada momento das nossas vidas. Espero que o curso de 9º Ano seja para vocês todos, o momento de novas aprendizagens e viagens, que possamos juntos aprofundar nossos conhecimentos e alcançarmos aquele que é o objetivo da História: a compreensão do mundo que nos cerca em sua complexidade humana.

Sejam bem vindos e conte comigo nesta viagem. Um abraço,

Friedrich Siering e Vânia Herminia

Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Reconhecer no processo de desenvolvimento histórico da espécie humana os diferentes contextos históricos decorrentes da ação do ser humano sobre o espaço por ele ocupado e explorado, as conseqüências daí decorrentes e seus reflexos no mundo contemporâneo.

• Perceber as relações sociais, políticas e econômicas do passado em diferentes contextos históricos e seus reflexos no mundo contemporâneo.

• Identificar as características sociais do passado e sua herança nas sociedades contemporâneas, principalmente a brasileira.

• Demonstrar desenvolvimento da capacidade de expressão escrita e oral através da correlação de conteúdos e de uma análise da influência do passado histórico no mundo contemporâneo.

• Demonstrar as habilidades de ordenar, citar, seriar, identificar, comparar, transcrever dentro de um contexto histórico;

• Ter adquirido o hábito da leitura.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

75

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. Identificar a importância da pecuária, das missões jesuíticas e da conquista do sertão para o conhecimento do território brasileiro.

1.1. Reconhecer a contribuição do “gado” no processo de interiorização colonial da América portuguesa.

1.2. Identificar os grupos indígenas e colonos na relação com os jesuítas na conformação de uma sociedade colonial portuguesa.

1.3. Analisar a expansão da América portuguesa como parte integrante de um processo de conquista de bandei-rantes, comerciantes e expedições científicas – Monções. 2. Relacionar o processo de colonização da América portuguesa e de suas revoltas, dentro da conjuntura econômica internacional e interna do Império Português.

1. A expansão da América Portuguesa.

1.1. A pecuária e a expansão para o interior.

1.2. As missões jesuíticas

1.3. A conquista do sertão 2. A crise no império e as rebeliões na colônia

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4. Contextualizar a Revolução Inglesa com o surgimento do Estado Liberal na Europa Moderna e suas implicações econômicas e políticas no cenário de desenvolvimento do capitalismo. 5. Contextualizar o processo de desenvolvimento industrial inglês de forma espontânea devido aos fatores sociais, políticos e econômicos da

4. Revoluções Inglesas. 5. Revolução Industrial na Inglaterra.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

76

Inglaterra dos séculos XVI ao XVIII. - Estabelecer paralelos entre a surgimento da indústria e a atualidade, observando rupturas e continuidades históricas. 6.1. Identificar os processos históricos que contribuíram para tornar a Inglaterra a pioneira na Revolução Industrial. 7.2. Reconhecer os processos históricos de transformação tecnológica da Idade Média 8.3. Perceber o surgimento de um novo contexto cultural mundial com o surgimento das multidões e a sua percepção na literatura, do passar do tempo e do surgimento do operário. 8.4. Reconhecer o processo de organização do proleta-riado na luta contra a espoliação no mundo industrial e liberal. 9. Contextualizar os processos de independência e revolução Americana e Francesa dentro do surgimento das ideias iluministas e da transformação do mundo dentro da ordem liberal e burguesa. 9.1. Identificar o alcance histórico do movimento e das ideias iluministas, observando continuidades e rupturas histórico-ideológicas na dinâmica do Mundo Contempo-râneo. − Identificar no desenvolvimento da ideologia liberal o papel da burguesia comercial e industrial, analisando as transformações políticas e econômicas decorrentes do liberalismo.

6.1. O pioneirismo inglês. 7.2. A Revolução Industrial. 8.3. O cotidiano do mundo industrializado. 8.4. Luta operária e a organização sindical. 9. A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. 9.1. O iluminismo

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

77

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9.2. Relacionar o processo de Independência dos EUA com a estruturação ideológica e a postura imperialista da América do Norte diante do Mundo Contemporâneo.

9.3. Caracterizar historicamente a França pré-revolucio-nária identificando causas políticas, econômicas e sociais deste movimento.

9.4. Contextualizar a Revolução Francesa no processo de transformação política da Europa Contemporânea e seu alcance histórico para as sociedades atuais.

9.5. Identificar as contribuições da revolução francesa para a sociedade atual.

10. Identificar as causas da vinda da Família Real, entendendo este fato como gerador e formador de hábitos culturais presentes no cotidiano da sociedade brasileira atual. − Caracterizar o período Joanino na política brasileira colonial, observando neste contexto elementos geradores da Independência política do Brasil.

9.2. A independência dos Estados Unidos 9.3. Às vésperas da revolução na França 9.4. A Revolução na França 9.5. Mudanças trazidas pela revolução 10. A família real no Brasil.

PROPOSTAS DE TRABALHO: • Durante as aulas, a partir da exposição participada, a análise dos fatos referentes

ao conteúdo histórico serão relacionadas aos depoimentos e experiências próprias do aluno, levando-os a identificarem-se como elementos construtores da História.

• Realização de estudos dirigidos de textos de extrapolação do material didático como forma de enriquecimento do conhecimento construído pelo aluno.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

78

• Trabalhos em duplas e grupos objetivando o desenvolvimento da construção coletiva do conhecimento, da socialização do saber e das responsabilidades coletivas.

• Projeção de vídeos e posterior discussão dos temas buscando desenvolver a organização da oralidade do aluno através da análise do material projetado.

• Leitura de textos, paradidáticos, matérias de jornais e de outras fontes como estímulo ao estudo e ao hábito de pesquisa para desenvolvimento e ampliação do conhecimento histórico.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações com questões discursivas. • Avaliações com questões objetivas. • Confecção de Textos descritivos e comparativos. • Organização de painéis temáticos. • Trabalhos individuais, em duplas ou grupos que serão executados de acordo com

necessidades surgidas durante as unidades do curso. BIBLIOGRAFIA:

DIDÁTICOS

Projeto Araribá Plus − História 8º Ano Obra coletiva - concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário. – 4. Ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

Módulos de Textos e Atividades de extrapolação.

PARADIDÁTICOS • Samba e Bossa Nova

Autor: Carlo Gullo, Rita Gullo e Camila Vannuchi Editora: Moderna

• Quais as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais da Globalização? Autor: Ricardo Dreguer e Roberto Caner Editora: Moderna

• A cor do preconceito Autor: Carmen Lúcia e Sueli Carneiro Editora: Ática

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

79

ÁREA DE CIÊNCIAS DA

NATUREZA

As Ciências da Natureza, através da disciplina Ciências, têm como objetivos principais capacitar aluno e aluna a:

• valorizarem a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

• entenderem e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais.

• elaborarem perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e ideias para resolver problemas;

• caracterizarem as condições e a diversidade da vida no planeta Terra em diferentes espaços, particularmente nos ecossistemas brasileiros;

• identificarem diferentes tecnologias que permitem as transformações de materiais e de energias necessárias a atividades humanas essenciais hoje e no passado;

Esses são os objetivos principais da área acrescentando a necessidade de ser estimulado, intensamente, o seu espírito investigativo.

(http://www.oei.es/quipu/brasil/ensino_medio.pdf- com adaptações)

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

80

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

81

PARADIDÁTICOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O seu professor de Ciências lhe convida para ler:

'Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença' (William Oster). Ao longo dos tempos os problemas de saúde, as explicações para as doenças, os tratamentos e as formas de prevenção foram se modificando. Até o século XIX as doenças infecciosas eram os principais problemas de saúde pública. Atualmente são as doenças crônicas e degenerativas que mais adoecem e matam as pessoas: o câncer, os problemas circulatórios e as doenças psiquiátricas e neurológicas, como a depressão e o Alzheimer. Sem falar

nas mortes por homicídio e suicídio. Para entender essas mudanças ao longo da História, é necessário lembrar que as formas de viver e morrer são determinadas por aspectos que fogem do campo da Biologia. A vida nas vilas e cidades, os alimentos que ingerimos e o desgaste provocado pelo trabalho que realizamos são aspectos fundamentais para explicar a saúde e a doença nas sociedades. Mudanças culturais, sociais e econômicas têm um papel fundamental na definição da saúde humana. Este livro trata dessas mudanças, suas relações e suas contradições, que avançam além do alcance das ciências da saúde, e como elas afetam a vida da população no planeta.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

82

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

83

PLANO DE CURSO

Disciplina: Ciências Naturais Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Discorrer sobre as relações entre o conhecimento científico, a

produção de tecnologias e a manutenção de nossa qualidade de vida nos dias atuais relacionadas à nossa saúde e ao nosso corpo.

• Analisar a profunda interdependência entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente, valorizando a sua diversidade e conservação.

• Identificar a ação do homem no ambiente como agente transformador.

• Comparar as informações adquiridas em leituras, observações, experimentações e estudo do ambiente.

• Elaborar perguntas e hipóteses e testá-las experimentalmente, confrontando as suas ideias com as informações aprendidas, de modo a ser capaz de resolver problemas.

I TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Conhecer as principais características que diferenciam o ser humano dos outros animais;

• Conhecer características semelhantes entre o ser humano e outros animais;

• Compreender a classificação biológica do ser humano;

• Identificar os níveis de organização estrutural do corpo humano;

• Conhecer a estrutura geral de uma célula animal;

• Conhecer os principais nutrientes fornecidos pelos alimentos;

• Interpretar as informações nutricionais do rótulo dos alimentos

• Compreender em que consiste uma alimentação saudável;

• Célula;

• Tecidos;

• Alimentos;

• Sistema digestório;

• Alimentação equilibrada;

• Sistema respiratório.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

84

• Identificar os órgãos que fazem parte do sistema digestório, bem como suas funções;

• Conhecer o caminho do alimento no sistema digestório;

• Entender como ocorre o processo de respiração do ser humano;

• Entender as etapas da respiração.

II TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Entender a estrutura e o funcionamento do coração;

• Conhecer os componentes do sistema cardiovascular e suas funções;

• Compreender o caminho do sangue no corpo humano;

• Entender a classificação dos grupos sanguíneos;

• Conhecer as estruturas do sistema urinário e suas respectivas funções;

• Identificar alguns ossos do corpo humano;

• Compreender sobre transplante de medula óssea;

• Diferenciar os tipos de músculos; • Compreender como a ação dos

músculos esqueléticos resulta em movimentos do corpo;

• Diferenciar os tipos de articulações.

• Sistema Cardiovascular;

• Sangue;

• Sistema urinário;

• Esqueleto;

• Músculos;

III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Conhecer a estrutura do sistema nervos; • Entender como ocorrem os reflexos; • Compreender a importância dos sentidos; • Identificar a função do sistema endócrino; • Identificar os principais hormônios presentes

no corpo humano;

• Sistema Endócrino;

• Sistema Nervoso;

• Sistema genital;

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

85

• Conhecer o nome e a função de algumas estruturas do sistema reprodutor masculino e feminino;

• Entender como ocorre o ciclo menstrual; • Entender como ocorre à fecundação; • Entender o processo de transmissão das

características hereditárias de uma geração a outra;

• Compreender o que são os cromossomos e a função deles.

• As bases da hereditariedade.

PROPOSTAS DE TRABALHO:

• Problematizações envolvendo situações do cotidiano. • Aulas expositivas participadas. • Experimentações. • Debates e seminários. • Estudo do meio. • Aula de campo (Tema a ser definido). • Análise fílmica. • Projeto interdisciplinar. • Pesquisa. • Aula interdisciplinar: Ciências e Educação Física (Alimentos). AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações escritas e dissertativas. • Apresentações orais e em forma de painel. • Desempenho em seminários. • Projetos de trabalho. • Tarefas de casa, bem como exercícios do livro didático e módulo.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

86

BIBLIOGRAFIA:

DIDÁTICO Ciências Nosso Corpo – 8o ano – Projeto Teláris Autor: Fernando Gewandsznajder Editora: Ática

Módulos Colégio Vilas.

LITERÁRIOS/PARADIDÁTICOS • Saúde e Sociedade – A determinação social da saúde e da doença

Autor: Rodolpho Telarolli Junior Edição revista e atualidade Editora: Moderna 1ª Edição

Elaboração: Profº. Wladimir Ribeiro

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

87

ÁREA DE MATEMÁTICA

Aprender Matemática é, em grande parte, aprender e utilizar suas diferentes linguagens – aritmética, geométrica, algébrica, gráfica entre outras. Na atualidade, as linguagens matemáticas estão presentes em quase todas as áreas do conhecimento. Por isso, o fato de dominá-las passa a constituir-se um saber considerando o contexto do dia a dia. Os objetivos principais dessa área são:

• Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados.

• Predisposição para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação-problema quando o resultado não for satisfatório.

• Reconhecimento que pode haver diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema e conhecê-las.

• Valorização e uso da linguagem matemática para expressar-se com clareza, precisão e concisão.

• Valorização do trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações- problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação.

• Interesse pelo uso dos recursos tecnológicos, como instrumentos que podem auxiliar na realização de alguns trabalhos, sem anular o esforço da atividade compreensiva.

(PCNs de Matemática)

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

88

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

89

PLANO DE CURSO

Disciplina: Matemática Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Reconhecer a importância da Matemática e suas relações com a

Ciência e a Tecnologia, essencial para a inserção das pessoas como cidadãos no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.

• Apropriar-se dos conhecimentos matemáticos da série, aplicando-os em situações concretas.

• Utilizar raciocínio lógico-matemático e atitude investigadora nas situações-problema, envolvendo questões do cotidiano.

• Relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras, escritas numéricas) e relacionar estas representações com princípios matemáticos.

• Relacionar os conhecimentos em Matemática com as demais áreas, com os Temas Transversais e com o cotidiano.

• Perceber a evolução histórica da construção do conhecimento científico-matemático.

• Utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta na reflexão para a aprendizagem.

Objetivos nos ramos do ensino da Matemática:

A) Álgebra.

Depois de uma aritmética bem estabelecida, contextualizada e significativa, o conhecimento em álgebra pretende desenvolver a capacidade de abstração, a formulação de hipóteses e estratégias para a solução de situações-problema e a capacidade de generalização. Para isso, o ponto de partida é baseado no conhecimento concreto, com elementos do cotidiano, sempre familiar à vida do aluno. Deseja-se que o aluno possa dominar os processos algébricos, suas operações e propriedades, construindo o conhecimento, passo a passo, das estruturas algébricas, suas aplicações cotidianas, sua importância na sociedade e em outras ciências. B) Espaço e Forma.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

90

Ramo antigo e fascinante da Matemática, os conhecimentos em Geometria constroem uma nova visão do mundo. Agora, deseja-se que o aluno reconheça as estruturas geométricas, suas propriedades e suas aplicações do dia a dia. Além disso, a Geometria é altamente importante em outras ciências, e até mesmo nas mais variadas linguagens artísticas. A Geometria pretende, também, a capacidade de abstração, a construção do poder de associação de ideias (com a álgebra), a formulação de hipóteses, e a solução de situações-problema e, principalmente, a elaboração de modelos, importante salto cognitivo para o aluno. C) Tratamento da Informação.

Na sociedade atual, tabelas, gráficos e diagramas estão presentes em todos os meios de comunicação. Portanto, é fundamental que os alunos consigam interpretar e construir diagramas, compreendam como são tratadas as informações para a análise estatística e, a partir daí, tirarem conclusões acerca da análise feita.

I, II e III TRIMESTRE

HABILIDADES ESPECÍFICAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS • Reconhecer, no contexto social, diferentes

significados e representações dos números e das operações – naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

• Compreender aplicações como saldos bancários e aproximações.

• Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

• Resolver situações-problema envolvendo conhecimento numéricos.

• Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

• Desenvolver as noções primitivas de segmentos de reta, congruência e medida de segmentos e, também, o conceito e aplicações do conhecimento sobre ângulos, sua congruência, classificação (obtuso, agudo e reto) e sua bissetriz.

• Revisando Conjuntos Numéricos: Conjuntos dos Números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais.

• Conjunto dos Números Reais. • Potências e Raízes. • Estudo das Retas e Ângulos. • Introdução ao estudo da Estatística. • Expressões algébricas, Monômios e

Polinômios.

• Produtos Notáveis.

• Fatoração de Polinômios.

• Frações Algébricas.

• Simetrias.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

91

• Resolver situações-problema que envolvam conhecimentos geométricos de espaço e forma.

• Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas cotidianos.

• Reconhecer a importância da Estatística nos dias atuais, conhecendo os procedimentos de levantamento, interpretação e representação de dados estatísticos (gráficos de barras, de colunas, de setores, etc.).

• Relacionar as técnicas estatísticas a outros ramos da atividade e do conhecimento humano.

• Identificar expressões algébricas, que expressem relações entre grandezas.

• Reconhecer monômios e polinômios, as propriedades das operações com monômios e polinômios (soma, subtração e multiplicação) e sua utilização para a solução de problemas do cotidiano.

• Resolver situações-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

• Avaliar propostas de intervenção da realidade utilizando conhecimentos algébricos.

• Reconhecer as frações algébricas e suas aplicações cotidianas.

• Efetuar operações com as frações algébricas (soma, subtração, multiplicação e divisão) e sua simplificação

• Reconhecer diferentes polígonos regulares e irregulares, percebendo seus elementos, suas propriedades e suas leis algébricas.

• Observar possíveis associações com as linguagens artísticas.

• Identificar triângulos e classificá-los de acordo com seus lados e seus ângulos, verificando suas propriedades.

• Compreender os conceitos e componentes

• Figuras espaciais e Perspectiva.

• Revisando Equações do Primeiro Grau.

• Sistemas de Equações do Primeiro grau

• Estudo analítico dos polígonos.

• Triângulos.

• Quadriláteros.

• Estudo do Círculo e da Circunferência.

• Cálculo de áreas e volumes.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

92

dos quadriláteros. Estudar as propriedades dos quadriláteros notáveis

PROPOSTAS DE TRABALHO:

� Aulas expositivas e participadas, através de uma abordagem construtivista e do cotidiano.

� Aulas com multimídia. � Problematizações e “estudo de caso”. � Pesquisas para obter dados a partir de diversas fontes de

informação (textos científicos, reportagens jornalísticas ou imagens) que apresentem tabelas e dados estatísticos.

� Projetos de trabalho. � Análise fílmica. � Exposições participadas. � Exercícios dos Módulos e livros. AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de forma continua e processual, através de:

• Avaliações processuais e globais por trimestre (com questões discursivas).

• Projetos de trabalho. • Avaliações inter ou multidisciplinares. • Trabalhos individuais e/ou em grupos. BIBLIOGRAFIA:

DIDÁTICO

� Araribá Plus Matemática 8º ano Autor(es): Obra coletiva Editora: Moderna 4ª Edição

Módulos Colégio Vilas.

Elaboração: Profo. Emerson Araújo.

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

93

Calendário

Escolar

2016

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

94

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

95

JANEIRO FEVEREIRO

1 Sex 1 Seg Início das Aulas

2 Sáb 2 Ter

3 Dom 3 Qua

4 Seg 4 Qui CARNAVAL

5 Ter 5 Sex CARNAVAL

6 Qua 6 Sáb CARNAVAL

7 Qui 7 Dom

8 Sex 8 Seg CARNAVAL

9 Sáb 9 Ter CARNAVAL

10 Dom 10 Qua QUARTA-FEIRA DE CINZAS

11 Seg 11 Qui Retorno às aulas

12 Ter 12 Sex

13 Qua 13 Sáb

14 Qui 14 Dom

15 Sex 15 Seg

16 Sáb 16 Ter

17 Dom 17 Qua

18 Seg 18 Qui

19 Ter 19 Sex

20 Qua 20 Sáb

21 Qui 21 Dom

22 Sex 22 Seg

23 Sáb 23 Ter

24 Dom 24 Qua

25 Seg 25 Qui

26 Ter 26 Sex

27 Qua 27 Sáb

28 Qui 28 Dom

29 Sex 29 Seg

30 Sáb

31 Dom

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

96

MARÇO ABRIL

1 Ter 1 Sex

2 Qua 2 Sáb Av. Parcial I (Ciências)

3 Qui 3 Dom

4 Sex 4 Seg

5 Sáb Av. Parcial I (Port / Red) 5 Ter

6 Dom 6 Qua

7 Seg 7 Qui

8 Ter 8 Sex

9 Qua 9 Sáb Av. Final I (Port / Red)

10 Qui Reunião de Pais – 6º ao 9º 10 Dom

11 Sex 11 Seg

12 Sáb Av. Parcial I (Geo) 12 Ter

13 Dom 13 Qua

14 Seg 14 Qui

15 Ter 15 Sex

16 Qua 16 Sáb Av. Final I (Geo / Esp)

17 Qui 17 Dom

18 Sex 18 Seg

19 Sáb Av. Parcial I (Hist / Ing) 19 Ter

20 Dom 20 Qua

21 Seg 21 Qui TIRADENTES - FERIADO

22 Ter 22 Sex

23 Qua 23 Sáb Av. Final I (Hist / Ing)

24 Qui RECESSO - SEMANA SANTA 24 Dom

25 Sex RECESSO - SEMANA SANTA 25 Seg

26 Sáb RECESSO - SEMANA SANTA 26 Ter

27 Dom RECESSO - SEMANA SANTA 27 Qua Av. Final I (Mat)

28 Seg 28 Qui

29 Ter 29 Sex

30 Qua Av. Parcial I (Mat) 30 Sáb Av. Parcial I (Ciências)

31 Qui

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

97

MAIO JUNHO

1 Dom Dia do Trabalhador - FERIADO 1 Qua

2 Seg INÍCIO II TRIM. / 2ª Cham (Port / Red) 2 Qui Oficinas de Habilidades I

3 Ter 2ª Chamada (Geo / Esp) 3 Sex

4 Qua 2ª Chamada (Hist / Ing) 4 Sáb Av. Parcial II (Hist / Ing)

5 Qui 2ª Chamada (Ciê) 5 Dom

6 Sex 2ª Chamada (Mat) 6 Seg

7 Sáb 7 Ter Oficinas de Habilidades I

8 Dom 8 Qua

9 Seg 9 Qui Oficinas de Habilidades I (Aval 1)

10 Ter 10 Sex

11 Qua 11 Sáb Av. Parcial II (Mat)

12 Qui 12 Dom

13 Sex 13 Seg

14 Sáb Plantão Pedagógico I 14 Ter

15 Dom 15 Qua

16 Seg 16 Qui

17 Ter Resultado Trim I / Insc. Oficinas 17 Sex Av. Parcial II (Ciê)

18 Qua Inscrição - Oficinas de Habilidades I 18 Sáb RECESSO

19 Qui Inscrição - Oficinas de Habilidades I 19 Dom

20 Sex 20 Seg RECESSO

21 Sáb Av. Parcial II (Port / Red) 21 Ter RECESSO

22 Dom 22 Qua RECESSO

23 Seg 23 Qui RECESSO

24 Ter Oficinas de Habilidades I 24 Sex RECESSO

25 Qua 25 Sáb RECESSO

26 Qui CORPUS CHRISTI - FERIADO 26 Dom

27 Sex 27 Seg RECESSO

28 Sáb Av. Parcial II (Geo) 28 Ter RECESSO

29 Dom 29 Qua RECESSO

30 Seg 30 Qui RECESSO

31 Ter Oficinas de Habilidades I

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

98

JULHO AGOSTO

1 Sex RECESSO 1 Seg

2 Sáb RECESSO 2 Ter

3 Dom 3 Qua

4 Seg Retorno às Aulas 4 Qui

5 Ter Oficinas de Habilidades I 5 Sex

6 Qua 6 Sáb Av. Final II (Mat)

7 Qui Oficinas de Habilidades I 7 Dom

8 Sex 8 Seg

9 Sáb 9 Ter

10 Dom 10 Qua

11 Seg 11 Qui Dia do Estudante - FERIADO

12 Ter Oficinas de Habilidades I 12 Sex

13 Qua 13 Sáb Av. Final II (Ciências)

14 Qui Oficinas de Habilidades I 14 Dom

15 Sex 15 Seg INÍCIO DO III TRIM / 2ª Cham (Port / Red)

16 Sáb Av. Final II (Port / Red) 16 Ter 2ª Chamada (Geo / Esp)

17 Dom 17 Qua 2ª Chamada (Hist / Ing)

18 Seg 18 Qui 2ª Chamada (Ciê)

19 Ter Oficinas de Habilidades I (Aval 2) 19 Sex 2ª Chamada (Mat)

20 Qua 20 Sáb CIRCUITO LITERÁRIO

21 Qui 21 Dom

22 Sex 22 Seg

23 Sáb Av. Final II (Geo / Esp) 23 Ter

24 Dom 24 Qua Resultado – Trim II / Insc. Of. Hábil II

25 Seg 25 Qui Inscrição – Oficinas de Habilidades II

26 Ter 26 Sex Inscrição – Oficinas de Habilidades II

27 Qua 27 Sáb

28 Qui 28 Dom

29 Sex 29 Seg

30 Sáb Av. Final II (Hist / Ing) 30 Ter

31 Dom 31 Qua

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

99

SETEMBRO OUTUBRO

1 Qui 1 Sáb

2 Sex 2 Dom Eleições 2016

3 Sáb Plantão Pedagógico II 3 Seg

4 Dom 4 Ter Oficinas de Habilidades II

5 Seg 5 Qua

6 Ter Início – Oficinas de Habilidades II 6 Qui Oficinas de Habilidades II

7 Qua Independência do Brasil - FERIADO 7 Sex

8 Qui Oficinas de Habilidades II 8 Sáb Av. Parcial III (Mat)

9 Sex 9 Dom

10 Sáb Av. Parcial III (Port / Red) 10 Seg

11 Dom 11 Ter Oficinas de Habilidades II

12 Seg 12 Qua N. Sª Aparecida - FERIADO

13 Ter Oficinas de Habilidades II 13 Qui Oficinas de Habilidades II (Aval 2)

14 Qua 14 Sex

15 Qui Oficinas de Habilidades II 15 Sáb DIA DO PROFESSOR - FERIADO

16 Sex 16 Dom

17 Sáb Av. Parcial III (Geo) 17 Seg

18 Dom 18 Ter

19 Seg 19 Qua

20 Ter Oficinas de Habilidades II (Aval 1) 20 Qui

21 Qua Jornada Pedagógica (Previsto) 21 Sex

22 Qui Jornada Pedagógica (Previsto) 22 Sáb Av. Parcial III (Ciências)

23 Sex Jornada Pedagógica (Previsto) / Av. Parcial III (Hist / Ing) 23 Dom

24 Sáb 24 Seg

25 Dom 25 Ter

26 Seg 26 Qua

27 Ter Oficinas de Habilidades II 27 Qui

28 Qua 28 Sex

29 Qui 29 Sáb Festival de Arte e Cultura

30 Sex 30 Dom

31 Seg

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

100

NOVEMBRO DEZEMBRO 1 Ter 1 Qui Inscrição Recuperação / Início da Rec.

2 Qua FINADOS - FERIADO 2 Sex RECUPERAÇÃO

3 Qui 3 Sáb RECUPERAÇÃO

4 Sex 4 Dom

5 Sáb 5 Seg RECUPERAÇÃO

6 Dom 6 Ter RECUPERAÇÃO

7 Seg 7 Qua RECUPERAÇÃO

8 Ter 8 Qui FERIADO - N. Sra. da Conceição

9 Qua 9 Sex RECUPERAÇÃO

10 Qui 10 Sáb RECUPERAÇÃO

11 Sex 11 Dom

12 Sáb 12 Seg RECUPERAÇÃO

13 Dom 13 Ter RECUPERAÇÃO

14 Seg 14 Qua RECUPERAÇÃO

15 Ter Proc. Da República - FERIADO 15 Qui RECUPERAÇÃO

16 Qua 16 Sex RECUPERAÇÃO

17 Qui Av. Final III (Port / Red) 17 Sáb RECUPERAÇÃO

18 Sex Av. Final III (Geo / Esp) 18 Dom

19 Sáb Av. Final III (Hist / Ing) 19 Seg

20 Dom 20 Ter

21 Seg Av. Final III (Mat) 21 Qua

22 Ter Av. Final III (Ciê) 22 Qui Resultado Final da Recuperação

23 Qua 23 Sex Revisão de Prova

24 Qui 24 Sáb

25 Sex 25 Dom Natal

26 Sáb 26 Seg

27 Dom 27 Ter

28 Seg 28 Qua

29 Ter Resultado Final (10h30) / Insc. Recup. 29 Qui

30 Qua Inscrição para Recuperação 30 Sex

31 Sáb

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

101

Anotações

__________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

102

Anotações

__________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

103

0020 - Informativo - 8º EF - 2016

104