2. cotidiano dos brasileiros do sÉculo xv ao xix · cotidiano dos brasileiros do século xv ao xix...

4
Parte integrante do livro didático História – Sistema Positivo de Ensino – 4 o . ano – 1 o . volume – unidade 2. Cotidiano dos brasileiros do século XV ao XIX HISTÓRIA 2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX 1. Relacione as colunas conforme os acontecimentos de cada período. 1. Período Colonial 2. Período Imperial 3. Período Republicano Teve início com a Proclamação da República em 1889. Iniciou-se em 1822, com a declaração de Independência do Brasil. Naquele período, reino português explorava as riquezas do Brasil, que na época era uma colônia de Portugal. 2. Na unidade 2, falou-se sobre o cotidiano de D. Pedro II e sua amizade com Dom Obá II. Sobre esses dois personagens do passado, responda às questões propostas. a) Em que período da História do Brasil D. Pedro II e D. Obá foram amigos? Período Colonial Período Imperial Período Republicano b) Dom Obá escrevia textos defendendo o fim de que forma de trabalho existente no Brasil naquela época? c) Frequentemente D. Pedro II e D. Obá se encontravam em uma cerimônia pública chamada de beija- -mão. Nessa cerimônia, era comum os súditos: pedirem favores ao Imperador. oferecerem presentes ao Imperador. organizarem protestos contra o Imperador. aprovarem as leis propostas pelo Imperador.

Upload: lengoc

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX · Cotidiano dos brasileiros do século XV ao XIX HISTÓRIA 5. Leia ao texto e responda à questão proposta a seguir. O dia a dia

Part

e in

tegr

ante

do

livro

did

átic

o H

istór

ia –

Sist

ema

Posit

ivo

de E

nsin

o –

4o . ano

– 1

o . vo

lum

e –

unid

ade

2. C

otid

iano

dos

bra

silei

ros d

o sé

culo

XV

ao X

IX

HISTÓRIA

2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX

1. Relacione as colunas conforme os acontecimentos de cada período.

1. Período Colonial2. Período Imperial3. Período Republicano

Teve início com a Proclamação da República em 1889.

Iniciou-se em 1822, com a declaração de Independência do Brasil.

Naquele período, reino português explorava as riquezas do Brasil, que na época era uma colônia de Portugal.

2. Na unidade 2, falou-se sobre o cotidiano de D. Pedro II e sua amizade com Dom Obá II. Sobre esses dois personagens do passado, responda às questões propostas.

a) Em que período da História do Brasil D. Pedro II e D. Obá foram amigos?

Período Colonial

Período Imperial

Período Republicano

b) Dom Obá escrevia textos defendendo o fim de que forma de trabalho existente no Brasil naquela época?

c) Frequentemente D. Pedro II e D. Obá se encontravam em uma cerimônia pública chamada de beija--mão. Nessa cerimônia, era comum os súditos:

pedirem favores ao Imperador.

oferecerem presentes ao Imperador.

organizarem protestos contra o Imperador.

aprovarem as leis propostas pelo Imperador.

Page 2: 2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX · Cotidiano dos brasileiros do século XV ao XIX HISTÓRIA 5. Leia ao texto e responda à questão proposta a seguir. O dia a dia

Part

e in

tegr

ante

do

livro

did

átic

o H

istór

ia –

Sist

ema

Posit

ivo

de E

nsin

o –

4o . ano

– 1

o . vo

lum

e –

unid

ade

2. C

otid

iano

dos

bra

silei

ros d

o sé

culo

XV

ao X

IX

HISTÓRIA

3. Leia as afirmativas sobre o cotidiano das pessoas que viveram no Brasil no Período Colonial e assinale V se a alternativa for verdadeira e F se for falsa. Justifique, nas linhas a seguir, o que tornou falsa a alter-nativa. As verdadeiras não precisam ser justificadas.

a) No Brasil Colonial existiam pessoas livres e escravizadas. Todas as pessoas livres viviam de forma confortável.

b) Frequentemente os escravizados usavam bons calçados, pois, muitas vezes, precisavam carregar seus senhores em redes.

c) Não existem fotografias desse período, pois a máquina fotográfica ainda não havia sido inventada.

d) Os artistas, principalmente estrangeiros, fizeram desenhos e pinturas sobre esse período. Essas obras retratam apenas festas e ocasiões especiais e nada contam sobre a vida cotidiana de pessoas que viveram naquele período.

4. Durante o Período Colonial, o modelo mais frequente de família era o patriarcal, que seguia as deter-minações do chefe da família ou patriarca. Quem eram as pessoas que se submetiam ao poder do patriarca?

Page 3: 2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX · Cotidiano dos brasileiros do século XV ao XIX HISTÓRIA 5. Leia ao texto e responda à questão proposta a seguir. O dia a dia

Part

e in

tegr

ante

do

livro

did

átic

o H

istór

ia –

Sist

ema

Posit

ivo

de E

nsin

o –

4o . ano

– 1

o . vo

lum

e –

unid

ade

2. C

otid

iano

dos

bra

silei

ros d

o sé

culo

XV

ao X

IX

HISTÓRIA

5. Leia ao texto e responda à questão proposta a seguir.

O dia a dia da família senhorial transcorria em meio ao movimento de um grande número de pessoas. A mulher, tratada de “minha senhora” pelo marido, pouco saía de casa, empregando seu tempo em bordados e costuras, ou preparando doces, bolos e frutas em conservas.

DEL PRIORE, Mary. A família no Brasil Colonial. São Paulo: Moderna, 1999. p. 39.

Sobre a vida cotidiana das mulheres no Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.

a) As mulheres dividiam com seus maridos as atividades de administração das fazendas.

b) As mulheres não se envolviam em atividades domésticas, pois essas atividades eram realizadas pelos escravizados.

c) A mulher permanecia em casa e pouco saía, envolvendo-se unicamente nas atividades domésticas.

Page 4: 2. COTIDIANO DOS BRASILEIROS DO SÉCULO XV AO XIX · Cotidiano dos brasileiros do século XV ao XIX HISTÓRIA 5. Leia ao texto e responda à questão proposta a seguir. O dia a dia

Part

e in

tegr

ante

do

livro

did

átic

o H

istór

ia –

Sist

ema

Posit

ivo

de E

nsin

o –

4o . ano

– 1

o . vo

lum

e –

unid

ade

2. C

otid

iano

dos

bra

silei

ros d

o sé

culo

XV

ao X

IX

HISTÓRIA

GABARITO1. Essa é uma atividade de sistematização da periodização clássica da História do Brasil. É importante enfatizar os marcos tempo-

rais que foram escolhidos para essa divisão: a exploração colonial por Portugal das terras que na atualidade formam o Brasil, a emancipação política do Brasil, quando esse se tornou uma nação independente de Portugal e, por último, a mudança da forma de governo, quando o Brasil deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma República. Sequência correta: 3-2-1.

2. a) Período Imperial. Trata-se de uma tividade de localização temporal dos períodos da História do Brasil. Salientar que D. Pedro II era o imperador do Brasil e que esse período corresponde ao Império, o qual compreende também o governo de D. Pedro I e a Regência.

b) D. Obá escrevia textos em que defendia o fim do trabalho escravo.

c) Nessa cerimônia, era comum os súditos pedirem favores ao Imperador. A cerimônia de beija-mão era uma tradição da monarquia portuguesa e foi trazida para o Brasil pelo príncipe regente D. João VI, que recebia seus súditos todas as noites às 20 h, exceto aos sábados e domingos. Nela, os súditos se dirigiam ao monarca de joelhos e reclinados simbolizando obediência. Frequentemente o monarca recebia cartas e mensagens com pedidos de favores.

3. a) Falsa. Espera-se que os alunos justifiquem que existiam pessoas livres que viviam em condição de miséria, conforme estu-dado no volume do aluno, página 22, com base na citação do texto de John Mawe sobre as condições de vida na região do atual estado de Minas Gerais na época colonial.

b) Falsa. Espera-se que os alunos façam suas justificativas com base no estudo da imagem de Debret, que consta na página 20 do livro, na qual os escravizados aparecem descalços. Essa era uma característica dos escravizados, serem proibidos de usar calçados. Essa determinação partia dos proprietários de escravizados, que criavam símbolos de distinção social. Já as pessoas livres, mesmo de origem africana, exibiam orgulhosas seus calçados, símbolo de seu status.

c) Verdadeira. O daguerreotipo foi o primeiro aparelho capaz de capturar uma imagem real. Foi inventado em 1839, na França, chegou ao Brasil durante o Segundo Reinado, portanto, no Período Colonial esse recurso ainda não existia.

d) Falsa. Os desenhos e as pinturas feitos pelos artistas viajantes são um importante testemunho dos habitantes e de seus hábitos culturais no Período Colonial. As imagens retratam, muitas vezes, a vida cotidiana dos habitantes e a natureza da Colônia. Também percebe-se a repetição de certas temáticas, como o trabalho escravo, provavelmente por ser estranha à cultura europeia do período.

4. A família patriarcal compreendia o patriarca, detentor do poder, sua esposa, seus filhos e seus agregados, que eram parentes ou trabalhadores livres, e os escravizados.

5. c) Questão de interpretação do texto que demonstra que as mulheres viviam reclusas e dedicadas aos afazeres domésticos. Enfatizar que, mesmo sendo servidas pelos escravizados, essas mulheres dedicavam-se a atividades de culinária e costura.