1zse 5483-104 pt, rev. 4 mecanismo acionado por motor ... · o relé energiza a bobina de disparo...

16
Mecanismo acionado por motor, tipo BUE 2 Manual Técnico 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

Upload: doannguyet

Post on 10-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mecanismo acionado por motor, tipo BUE 2Manual Técnico

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

Instrução original

As informações fornecidas neste documento têm o intuito de ser gerais, sem abranger todas as aplicações possíveis. Para qualquer aplicação específica não incluída, consulte diretamente a ABB ou seu representante autorizado.

A ABB não oferece garantias nem representação, nem assume nenhuma responsabilidade pela exatidão das informações contidas neste documento nem pelo uso destas informações. Todas as informações deste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Este documento não deve ser copiado sem a autorização por escrito da ABB e, como tal, seu conteúdo não pode ser divulgado a terceiros ou ser usado para qualquer fim não autorizado. As infrações serão punidas.

ConteúdoInformações gerais ................................................................................................................ 5

Aplicativos ....................................................................................................................... 5Projeto ............................................................................................................................. 5Gabinete .......................................................................................................................... 5Temperatura do ar ambiente ............................................................................................ 7Conexão do mecanismo acionado por motor para comutadores de derivação ................ 7Placa de especificações ................................................................................................... 7

Princípios de operação .......................................................................................................... 8Controle local ................................................................................................................... 8Posições de passagem .................................................................................................... 8Controle remoto ............................................................................................................... 8Operação passo a passo ................................................................................................. 8Proteção contra passagem .............................................................................................. 8Tempo de contato ............................................................................................................ 8

Versão padrão ....................................................................................................................... 12Controle ........................................................................................................................... 12Proteção .......................................................................................................................... 12Indicação ......................................................................................................................... 12Fiação .............................................................................................................................. 12Manutenção ..................................................................................................................... 12Acessórios opcionais ....................................................................................................... 12

Cobertura anticondensação ....................................................................................... 12Saída ......................................................................................................................... 12Aquecedor extra ........................................................................................................ 12Higróstato .................................................................................................................. 12Versão tropical ........................................................................................................... 12Chaves extras de várias posições .............................................................................. 12

Dados técnicos ..................................................................................................................... 13

Dimensões ............................................................................................................................ 14BUE 2 com terminais de conexão .................................................................................... 14BUE 2 com almofadas antivibração ................................................................................. 15

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 5

AplicaçõesO mecanismo acionado por motor foi projetado para operação externa nos comutadores de derivação em carga UBB, UCG, VUCG, UCL, UCC e UCD.

ProjetoO BUE contém todo o equipamento necessário para operação do comutador de derivação. Uma ampla faixa de equipamento especial também pode ser fornecido para realizar todas as solicitações dos clientes. Sistemas completos de regulagem de tensão e paralelização também podem ser fornecidos para complementar o mecanismo por motor e o comutador em carga.

GabineteO gabinete é fabricado de chapa de alumínio soldada. Cor padrão RAL 7035 ou Munsell 5.5B 5.5./1.25. Classe C4 ambiental de acordo com a ISO 12944-2. Outras cores e classificação ambiental estão disponíveis mediante solicitação.

A porta pode ser articulada nos lados esquerdo ou direito. Prevê-se a colocação de cadeados. A porta é selada e a janela colada tem proteção contra raios UV.

O gabinete pode ser fornecido com dois dispositivos de fixação diferentes, ambos com terminais de fixação para aparafusar diretamente ao lado do transformador ou com almofadas antivibração. A parte inferior tem uma abertura de flange para conexão de cabos. Na entrega a abertura é coberta com uma tampa de liga leve de 5 mm de espessura.

O gabinete tem duas aberturas para ventilação. Os filtros impedem a entrada de insetos. O aquecedor anticondensação está permanentemente conectado. O mecanismo acionado por motor funciona satisfatoriamente até -40 °C. A iluminação do gabinete é automaticamente ativada quando a porta é aberta.

Informações gerais

6 Manual Técnico BUE2 | 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

1 Dispositivo de travamento preparado para cadeado4 Ventilação por ar7 Eixo de saída9 Olhal de elevação (sob o teto)10 Contador11 Indicador de comutação em andamento12 Indicador de posição com ponteiros de arraste para posição máx. e mín.13 Eixo da manivela20 Manivela21 Descrições e diagrama de circuitos

B1, B2 Termostato ou higróstato para aquecedor extra de 100 W (atrás do painel) (opcional)

E1 Aquecedor de 50 W (atrás do painel)E2 100 W (atrás do painel) opcionalE3 Lâmpada manualQ1 Chave protetora do motorS1 Chave REMOTA/LOCAL S2 Chave ELEVAR/ABAIXARS8 Parada de emergênciaS9 Chave operada pela porta para a lâmpadaS10 Chave para aquecedor extra (opcional)X1-17 Blocos terminais (atrás do painel)X38 Saída com protetor de falha de aterramento

(opcional)

Fig. 1. Mecanismo acionado por motor, tipo BUE

S9 Q1

E3

X1-17

E1, E2

1

21 20

4S10

13

S8

X38

B1, B2

97S1 S2 10

11

12

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 7

Oil test according to IEC 60422 2005.

Temperatura do ar ambienteOs requisitos para a temperatura do ar ambiente do mecanismo acionado por motor são mostrados na Fig. 2. O intervalo normal de operação é entre –40 °C e +60 °C.

O mecanismo acionado por motor foi submetido a testes de conformidade em temperaturas de ar ambiente de –40 °C e +70 °C.

Conexão do mecanismo acionado por motor para comutadores de derivaçãoA conexão entre o comutador de derivação e o mecanismo é feita por um eixo de saída através do topo do gabinete do mecanismo.

O mecanismo acionado por motor deve ser protegido da radiação solar por meio de filtros. Ele deve ser especialmente equipado se a temperatura ambiente exceder +70 °C.

Faixa de operação normal. (o aquecedor de 50 W deve estar funcionando). A temperatura dentro do gabinete não deve exceder +75 °C.

São necessários um aquecedor extra de 100 W e uma cobertura anticondensação.

É necessário um aquecedor extra de 100 W.

A ABB deverá ser consultada.

Placa de especificaçõesA placa de especificações mostra dados para o comutador de derivação e o mecanismo acionado por motor e está posicionada na porta da frente do mecanismo acionado por motor.

Fig. 2. Mecanismo acionado por motor à temperatura do ar ambiente.

Fig. 3. Exemplo de placa de especificações.

°C

+60

0

-40

-45

-50

8 Manual Técnico BUE2 | 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

Princípios de operação

Controle localChave seletora de controle (S1) na posição LOCAL. O impulso de elevação é dado pela chave de controle (S2). O contator (K2) é, portanto, energizado e será mantido desta forma via contato inicial (S11:1-2) e seu próprio contato de manutenção. O motor (M1) começa a funcionar e logo o contato de manutenção (S12:3-4) fecha e assume o controle do contator do motor (K2). Ao final da operação, o contato (S12:3-4) abre, e após um período longo o suficiente para garantir uma abertura do contator (K2) o contato inicial (S11:1-2) fecha novamente. Um freio, operado pelo braço do contato de manutenção, faz o acionador parar na posição normal de serviço.

A operação de baixar é executada de maneira similar.

Posições de passagem(passos de chave inoperante)

O contato de continuação (S15) liga os contatos de manutenção (S12:3-4) e (S12:1-2) via os contatos auxiliares no contator de elevação (K2) nas posições de passagem. Desta forma o contator (K2) ELEVAR ou (K3) ABAIXAR é mantido energizado e o motor irá automaticamente realizar outra operação.

A conexão de (S15) para contatos auxiliares em (K2) significa que o acionador, no caso de uma falha de alimentação de controle em uma posição de passagem, sempre irá se mover para uma posição inferior normal de serviço.

Controle remotoChave seletora de controle (S1) na posição REMOTA. A alimentação de controle dos botões de ação remotos é recebida de um terminal no gabinete acionado por motor e os circuitos de controle de entrada para elevar e baixar impulsos devem estar conectados a outros terminais, conforme mostrado no diagrama. A operação local não é possível quando a chave (S1) está na posição REMOTA e a operação remota não é possível na posição LOCAL.

Operação passo a passoO relé passo a passo (K1) é conectado de forma que somente uma operação de comutação seja obtida cada vez que a chave de elevar/baixar é operada.

Proteção contra passagemUm relé (K6) parando o mecanismo acionado por motor, em caso de uma falha do circuito de controle passo a passo, causaria uma passagem do mecanismo acionado por motor. O relé energiza a bobina de disparo na chave protetora do motor (Q1).

Tempo de contatoO diagrama de tempo de contato mostra as sequências de contatos de operação para uma mudança da posição do comutador, que é igual a 25 voltas da manivela.

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 9

Fig. 4. Diagrama de circuitos

10 Manual Técnico BUE2 | 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

Fig. 5. Diagrama de tempo de contato

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 11

E1 Aquecedor anticondensaçãoE3 Luz do gabineteK1 Contator, operação passo a passoK2 Contator, ElevarK3 Contator, AbaixarK6 Relé temporizador, proteção contra passagemM1 MotorQ1 Chave protetora do motorS1 Chave seletora de controle Local-0-RemotoS2 Chave de controle Elevar-0-AbaixarS5 Chave intertravante, aberta quando a manivela está

instaladaS6 Chave da came (chave limite)

S6.1: Posição do comutador inferior S6.2: Posição do comutador superior

S8 Botão de ação, Parada de emergênciaS9 Chave, operada pela portaS11 Chave da came

1-2 Contato inicialS12 Chave da came

1-2, 3-4 Contato de manutenção 5-6, 7-8 Contato de intertravamento 9-10, 11-12 Contato auxiliar 13-14, 15-16 Contato auxiliar

S14 Transmissor de posição, potenciômetroS15 Contato de continuação

Controle remoto

Controle local

Terra protetor

Operação de elevar

Operação de abaixar

Manivela

12 Manual Técnico BUE2 | 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

Versão padrão

Operador – Chave seletora de controle, Local-0-Remoto – Chave de controle, Elevar-0-Abaixar – Manivela para operação manual.

Proteção – Chave protetora do motor com liberação de sobrecarga

térmica e liberação de sobrecorrente magnética. – Chaves limite – em ambos circuitos de controle e de motor. – Batentes mecânicos. – Contato de intertravamento no circuito de controle para

prevenir operação elétrica durante operação manual. – Contatos de intertravamento nos circuitos de controle

de elevar e abaixar para prevenir a operação no sentido incorreto de rotação (com sequência de fase incorreta).

– Os contatores do motor estão eletricamente intertravados. – Proteção contra passagem em caso de uma falha do circuito

de controle passo a passo. – Botão de ação de parada de emergência.

Indicação – Indicador de posição mecânica. – Alças de arraste para indicação das posições máx. e mín.. – Indicador de comutação em andamento indicando

sinalizador vermelho. – Contador de operações.

(Os quatro itens acima são visíveis através da janela na porta).

– Transmissor de posição (potenciômetro) para indicação da posição remota.

FiaçãoA fiação é composta de fios cinza trançados e isolados de cloreto de polivinil (PVC). Tipo e dados - ver Dados técnicos. Cada fio está marcado com figuras correspondentes aos números de terminais. Todas as conexões externas são feitas de resina termorrígida. Tipo e dados - ver Dados técnicos.

A proteção contra curto-circuito para controle do motor e alimentação para aquecedor, se necessário, deve ser instalada no gabinete de controle ou em outro compartimento separado.

ManutençãoO mecanismo acionado por motor deve ser inspecionado regularmente, ao mesmo tempo em que o comutador de derivação é recondicionado. Para obter informações adicionais veja as instruções de recondicionamento. A inspeção consiste somente na verificação de alguns pontos e se necessário na lubrificação e uso de graxa.

Acessórios opcionaisCobertura anticondensaçãoO gabinete acionado por motor interno pode ser fornecido com uma cobertura anticondensação.

SaídaSaída do soquete de acordo com a norma DIN ou ANSI. Preparado para saída de soquete, ou seja, os orifícios são cortados no painel e os cabos são ligados ao painel para a saída.

Aquecedor extraAquecedor extra, 100 W, com termostato e chave; por ex., para uso em clima ártico.

HigróstatoPara clima tropical o aquecedor pode ser controlado por higróstato.

Versão tropicalO mecanismo acionado por motor pode ser equipado para atender os requisitos para climas tropicais úmidos e condições desérticas.

Chaves extras de várias posiçõesNo máximo 10 linhas de contato extras podem ser instaladas.

Transmissor de

posição extra

Contatos auxiliares

interromper antes

de fechar

Interromper antes de

fechar

Chave do

transformador de

tensão (forno)

Chave de passo de

controle paralelo

Chave de seguidor

de controle paralelo

Número de linhas de contato

1 1 1 1 2 2

Nota: A chave principal de controle paralelo é um contato auxiliar interromper antes de fechar.

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 13

Versão padrão Versões alternativas Versões especiais por um preço

adicional

Tensão do motor, trifásica 220-240/380-420 V, 50 Hz 208 V, 60 Hz

220-240 V, 60 Hz

110/220 V DC

120/240 V, monofásica, 60 Hz

230 V, monofásica, 50 Hz

110-127/220 V CC

Opcional

Corrente

Saída nominal

Velocidade

1,9/1,1 A

0,37 kW

1.380 rev/min

Tensão para circuito de controle 110/120 V, 50-60 Hz

220-230 V, 50 Hz

240 V, 50 Hz

110 V, 220 V CC

220-240 V, 60 Hz

110 V, 125 V, 220 V CC

Opcional

Tensão para o aquecedor 208-240 V 110-127 V Opcional

Indicador de posição mecânica Posição inferior marcada 1 Posição média marcada N (posição

normal)

Opcional

Blocos terminais em BUE 2

Número de terminais fornecidos 33 - Phönix UK 5N

41 A, 800 V, CA de acordo com IEC

Seção transversal: 0,2-4 mm2

Número máx. que pode ser

instalado

270 - Phönix UK 5N

200 - Phönix URTK/S Ben

200 - Phönix URTK/S

150 - Phönix OTTA 6

150 - Klippon RSF1

Cabeamento Tipo H07V2-K, 1,5 mm2, 750 V,

90° C

Opcional

Tensão de teste em circuitos de

controle

2 kV (50 Hz, 1 min)

Aquecedor anticondensação

(Funções sem aquecedor extra até

-40° C)

50 W Adicional de 100 W

Tempo de operação aprox. 6 s

Número de revoluções por

operação de

o eixo acionador de saída 5

a manivela 25

Torque máx. no eixo de saída 60 Nm

Número máximo de posições 35

Grau de proteção do gabinete IEC 60529 IP 55

Classe ambiental de acordo com

a ISO DIS 12 944-2

C4

Dados técnicos

14 Manual Técnico BUE2 | 1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4

DimensõesBUE 2 com terminais de conexão

Fig. 6. Dimensões.

FL33

940

624

1050

600

R660

A – A

FL33 somente quando encomendado

605 (a 135°)

Peso: ~ 155 kg

Dobradiça esquerda possível

1ZSE 5483-104 pt, Rev. 4 | Manual Técnico BUE2 15

BUE 2 com almofadas antivibração

Fig. 7. Dimensões.

FL33

A – A

R660

600

624

1050

FL33 somente quando encomendado

Peso: ~ 155 kg

605 (a 135°)

Dobradiça esquerda possível

Entre em contato

© C

opyr

ight

201

3 A

BB

. To

dos

os

dire

itos

rese

rvad

os.

1Z

SE

548

3-10

4 p

t, R

ev.

4, 2

013-

01-1

5Componentes ABB AB

SE-771 80 Ludvika, Suécia Fone: +46 240 78 20 00 Fax: +46 240 121 57 E-Mail: [email protected] www.abb.com/electricalcomponents