1ºlugar "o livro transforma-se no que quisermos! - ana marçal - 4ºd

2
Era uma vez uma menina chamada Dora. Dora era uma menina simpática, inteligente, adorável e, principalmente, apaixonada por livros. Um dia, Dora estava a ler um dos seus livros preferidos, quando ouviu um som estranho na varanda. Pum! Pum! Pum! Pum! Assustada, foi abrir a janela para descobrir o que se estava a passar. De repente surgiu-lhe à frente um livro voador. - Será que estou a sonhar? - perguntou para si mesma. - Não, não estás a sonhar. - respondeu o livro que voava. Ainda mais assustada, Dora perguntou ao livro: - Como te chamas? O livro respondeu: - Eu chamo-me livro da transformação e aposto que tu és a Dora, a menina que adora ler. - Sim, sou. -respondeu a Dora. O livro, muito entusiasmado, pediu a Dora para saltar para cima de si e se agarrar bem à sua contracapa. Dora aceitou e efetuou o salto. Um portal abriu- se com imensa rapidez e o livro da transformação entrou lá para dentro. Assim que atravessaram o portal viram uma placa a dizer: “Bem vindo ao mundo da leitura”. A menina chegou ao mundo da leitura com o seu amigo livro e ele mostrou-lhe a sua cidade. Depois desta visita guiada, o livro disse: - Já conheceste a cidade, agora é altura de conheceres o palácio. -Mas eu não o vejo. Dora olhou de imediato para a frente e viu um enorme palácio.

Upload: tecaromeugil

Post on 25-Jan-2017

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ºlugar  "O livro transforma-se no que quisermos! - Ana Marçal - 4ºd

Era uma vez uma menina chamada Dora. Dora era uma menina simpática, inteligente, adorável e, principalmente, apaixonada por livros. Um dia, Dora estava a ler um dos seus livros preferidos, quando ouviu um som estranho na varanda. Pum! Pum! Pum! Pum!

Assustada, foi abrir a janela para descobrir o que se estava a passar.

De repente surgiu-lhe à frente um livro voador. - Será que estou a sonhar? - perguntou para si mesma. - Não, não estás a sonhar. - respondeu o livro que voava.

Ainda mais assustada, Dora perguntou ao livro: - Como te chamas?

O livro respondeu: - Eu chamo-me livro da transformação e aposto que tu és a Dora, a menina que adora ler. - Sim, sou. -respondeu a Dora. O livro, muito entusiasmado, pediu a Dora para saltar para cima de si e se agarrar bem à sua contracapa. Dora aceitou e efetuou o salto. Um portal abriu-se com imensa rapidez e o livro da transformação entrou lá para dentro. Assim que atravessaram o portal viram uma placa a dizer: “Bem vindo ao mundo da leitura”. A menina chegou ao mundo da leitura com o seu amigo livro e ele mostrou-lhe a sua cidade. Depois desta visita guiada, o livro disse: - Já conheceste a cidade, agora é altura de conheceres o palácio. -Mas eu não o vejo.

Dora olhou de imediato para a frente e viu um enorme palácio. - Este é o castelo da majestade.

Subitamente, a rainha surgiu diante de Dora e afirmou: - Minha menina você é a herdeira do trono deste mundo e, por isso, terá de ir buscar o anel da coragem e entregá-lo ao seu povo.Dora concordou, mas a rainha recomendou-lhe que deveria

levar consigo o seu novo amigo.A viagem começou. Em primeiro lugar, eles passaram por um

segundo portal.

Page 2: 1ºlugar  "O livro transforma-se no que quisermos! - Ana Marçal - 4ºd

Tudo estava a correr bem, quando avistaram uma máquina que triturava tudo o que lhe aparecesse à frente. Foi então que o livro pediu novamente a Dora para saltar para cima dele.

Num instante o livro transformou-se numa máquina super veloz e atravessou o triturador num segundo. Felizmente era só esse o perigo. Depois disto voltaram para o palácio e Dora entregou o anel ao povo. Dora voltou para casa com o sentimento gratificante de ter salvo um povo e de ter ganho um novo livro com quem poderia falar.

Ana Beatriz Oliveira Marçal – EB1 Professor Romeu Gil – 4ºD