1990/2015 - consórcio grande abcconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(pi-0016-15) caderno 25...

13
1990/2015

Upload: others

Post on 29-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

1990/2015

Page 2: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

Os desafios do crescimentoAo completar 25 anos de sua fundação, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC atravessa um período marcado por grandes desafios, que em boa medida têm relação com o contexto de seu surgimento. Se naquele momento o desafio era a estruturação de uma entidade ousada e inovadora dentro do federalismo brasileiro, o presente – e o futuro – apresentam o crescimento da escala de sua atuação como um objetivo estratégico.

Tal objetivo vem sendo perseguido sistematicamente desde a transição para a figura do consórcio público, no biênio 2009/2010, avançando muito além do fortalecimento institucional junto aos governos federal e estadual que caracteriza fortemente a instituição. Assim é que no último triênio o Consórcio busca estabelecer uma nova agenda metropolitana e se fortalece para exercer um novo papel, com a estruturação de planos regionais para uma série de políticas públicas, e mirando a execução de projetos de alto impacto para o desenvolvimentoda região.

Um exemplo dos mais significativos está na elaboração do Plano Regional de Mobilidade e na habilitação regional para o recebimento de recursos oriundos do PAC Mobilidade, destinados aos municípios e ao próprio Consórcio. Esse processo antecede a construção do Plano Plurianual Regional Participativo, que passa a orientar

as prioridades regionais no quadriênio 2014/2017, em sintonia com o Ministério do Planejamento em âmbito federal. O avanço em cada um dos programas então definidos se dá a partir de 2014, com destaque inicial para a priorização do programa regional de redução de riscos e a remoção de cerca de 630 moradias em situação de risco iminente nos municípios consorciados.

Ao mesmo tempo, é demarcada pela elevação dos recursos próprios destinados pelos municípios ao Consórcio, bem como a aprovação pela Assembleia de Prefeitos e pelas sete câmaras legislativas municipais do projeto de lei que permite a ampliação do quadro de servidores do Consórcio, buscando reforçar sua capacidade técnica.

No que diz respeito ao Plano Regional de Mobilidade, o desafio presente é a autorização e concretização das obras aprovadas nos municípios, abrindo caminho para a futura captação de recursos destinada aos demais eixos viários considerados. No que corresponde diretamente ao Consórcio, trata-se de preparar 21 novos projetos de obras no viário regional, além de realizar o projeto também pioneiro do Centro de Controle Operacional (CCO), um centro de monitoramento regional para os transportes e trânsito. Essa proposta corresponde também ao desafio de avançar na integração operacional e tarifária de um sistema de transporte efetivamente metropolitano, ainda hoje ausente na Grande São Paulo.

Outro desafio do período contemporâneo é a execução do Plano Plurianual Regional Participativo, cuja vigência inicial vai de 2014 a 2017, e que deve ser então revisto em consulta à população. Vale aqui destacar o significado do plano plurianual, especialmente em seu papel orientador das ações e dos investimentos do Consórcio, buscando um diálogo cada vez maior com a população e atravessando as fronteiras de cada cidade.

Do ponto de vista programático, o Plano Plurianual Regional foi definido a partir de cinco macrodesafios priorizados pela atual Assembleia de Prefeitos: a melhoria da infraestrutura regional, a qualificação do desenvolvimento urbano e da gestão ambiental, a diversificação do desenvolvimento econômico regional

e a promoção da inclusão social e dos direitos humanos, além do fortalecimento institucional da entidade e dos consórcios públicos no país.

A partir daí a definição dos 11 programas estruturantes da atuação do Consórcio: mobilidade, drenagem, gestão dos resíduos sólidos, redução de riscos urbanos e ambientais, habitação, segurança urbana, desenvolvimento econômico e turismo, saúde, educação/cultura/esporte/lazer, políticas sociais e afirmativas, gestão e desenvolvimento institucional. Dentro desses programas estão 63 ações que orientam as prioridades regionais. A elaboração de planos regionais temáticos se destaca entre essas ações priorizadas, começando pelos planos regionais de drenagem, resíduos sólidos, redução de riscos e melhoria da educação.

As transformações verificadas no seu primeiro quinquênio como consórcio público carregam as marcas originais da entidade: a base no consenso, o foco nas questões regionais de relevância, a representação e capacidade de diálogo com os governos estadual e federal. Porém, amplificam o alcance da atuação da entidade regional, em especial para a execução de projetos de alto impacto, ao mesmo tempo em que refletem os próprios desafios para a maturidade dos consórcios públicos. Aqui, o destaque é o caráter voluntário dos consórcios públicos para múltiplas iniciativas no âmbito do associativismo territorial, e o papel fundamental que devem assumir no campo das relações intergovernamentais e na estruturação efetiva de novas governanças metropolitanas.

25 anos do consórcio intermunicipal grande abc

Page 3: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

campos interconectados: o político-institucional e o técnico-gerencial. No campo político-institucional se colocam, além do protagonismo na governança metropolitana, a necessária abertura de novas frentes de ação dando ainda maior concretude à Lei dos Consórcios Públicos, bem como a possibilidade de estruturar operações de financiamento em caráter regional, ou a captação de recursos de organismos internacionais e multilaterais.

No campo técnico-gerencial, o principal desafio é o próprio cumprimento do primeiro PPA Regional Participativo, com a execução das ações definidas, e a sequência desse processo no quadriênio 2018/21. Para tanto, o fortalecimento da capacidade técnica da entidade permanece como uma questão central

Luis Gabriel Fernandes da SilveiraPresidente do Consórcio

Prefeito de Rio Grande da Serra

Luiz MarinhoVice-presidente do Consórcio

Prefeito de São Bernardo do Campo

Carlos GranaPrefeito de Santo André

Paulo PinheiroPrefeito de São Caetano do Sul

Lauro MichelsPrefeito de Diadema

Donisete BragaPrefeito de Mauá

Saulo BenevidesPrefeito de Ribeirão Pires

É nesse sentido, vale dizer, que se orienta também a atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo, buscando também articular os interesses dos demais consórcios públicos existentes na Grande São Paulo, e exercer um papel protagonista nos debates e na conduçãode planos de interesse metropolitano.O exemplo mais avançado desse processo foi a decisão de elaborar diretrizes para um Plano Diretor Regional, que orientem a participação do Grande ABC no debate e na definição de um plano de caráter metropolitano, com perspectiva também multitemática.

Em síntese, os próximos anos de atuação do Consórcio colocam desafios que podem ser compreendidos em dois

para o avanço da entidade na gestão dos projetos de alto impacto regional, trazendo ao tempo presente e ao futuro imediato as necessidades já destacadas pelo primeiro presidente da entidade, o prefeito Celso Daniel, sobre a estrutura própria do Consórcio no contexto da virada de século, e sobre a fundamental presença de gestores e técnicos dos municípios nas suas instâncias de elaboração e deliberação.

Nesse sentido, caberá aos atuais e futuros prefeitos conduzir a entidade nos rumos apontados ao longo do período 2010/2015, para que se amplie o seu papel histórico na região, com ainda maior ousadia e inovação em seu modelo de gestão compartilhada.

Page 4: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

Articulação e cooperação federativaA partir de parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foram realizados importantes projetos como o Plano Diretor de Macrodrenagem, que resulta na rede de piscinões constituída na região; a construção do Hospital Regional Mário Covas (Santo André) e do Hospital Regional Serraria (Diadema), a implantação das FATECs em Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema), o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos,o Movimento Criança Prioridade 1, o Projeto Alquimia de Qualificação Profissional para a Indústria do Plástico e, posteriormente, as discussões para a elaboração do projeto do Trecho Sul do Rodoanel.

Já por meio de parceria com o governo federal, a região desenvolveu importantes programas como o Plano Territorial de Qualificação Profissional, Brasil Alfabetizado, Tempos de Paz nas Escolas, e o fortalecimento das Políticas de Gênero e Igualdade Racial. Também foi a partir da Carta do ABC, encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, que se concretizaram as medidas necessárias à expansão do Polo Petroquímico de Capuava, à criação e instalação da Universidade Federal do ABC e à liberação de recursos para as obras de instalação da rede de coletores-tronco na Região.

Além disso, um grande avanço naquele momento foi a aceitação da proposição regional que levaria à aprovação da Lei dos Consórcios Públicos pelo Congresso Nacional, em 2005.

Na área das políticas sociais e afirmativas, cabe destacar a criação do Programa Casa Abrigo Regional, cujo trabalho prestado desde 2003 às mulheres em situação de violência doméstica foi premiado com a “Medalha Ruth Cardoso”, do Conselho Estadual da Condição Feminina em 2015, e com o “III Prêmio Chopin Tavares de Lima’’, do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal em 2011. A Casa Abrigo conta atualmente com duas residências na região, voltadas ao atendimento simultâneo de 40 mulheres e seus filhos, tendo abrigado mais de 1.500 pessoas desde sua criação.

A transição para consórcio públicoEm 8 de fevereiro de 2010, foi concluída a transformação da entidade em consórcio público para se adequar às exigências da Lei Federal nº 11.107/2005, passando a integrar a administração indireta dos sete municípios consorciados e ampliando sua legitimidade para planejar e executar ações de políticas públicas de âmbito regional. Após um trabalho de aperfeiçoamento de sua estrutura interna e do 2º Planejamento Estratégico Regional 2011/2020, o Consórcio avança para se consolidar como referência nacional no campo da articulação regional de municípios e da cooperação federativa.

De fato, a partir de 2011 as ações do Consórcio são voltadas à definição de prioridades nos diversos campos de sua atuação, sempre de caráter multitemático. Assim, o biênio 2011/12 é marcado pela Agenda Metropolitana do Grande ABC, estabelecendo-se uma pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria na elaboração do Plano Regional de Mobilidade, e na discussão e aprovação do Plano Plurianual Regional Participativo,ao final de 2013.

Os primeiros exemplos dessa atuação já são visíveis, na captação de recursos para a execução de obras e projetos através do PAC Mobilidade, incluindo inéditos R$ 31 milhões para o próprio Consórcio avançar no detalhamento das intervenções resultantes do Plano Regional de Mobilidade. Ou ainda na ampliação do caráter da gestão de riscos para uma visão voltada à redução de riscos urbanose ambientais, incluindo a remoção de moradias em situação critica,a atualização dos mapas de risco e elaboração das cartas geotécnicas e a elaboração de estudos visando contribuir com a mitigação de efeitos da mudança climática. No mesmo sentido, outras ações e diferentes planos regionais vem sendo elaborados e colocadosem marcha.

Aos 25 anos, o Consórcio avança para consolidar seu papel histórico na transformação e no desenvolvimento do Grande ABC.

a história: da inspiração a realidadeSomar forças entre os prefeitos das sete cidades, além de articular junto às esferas federal e estadual, para alcançar os objetivos comuns da região. Essa foi a inspiração dos prefeitos fundadores da entidade, ao criarem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que nasceu com o nome de Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings e foi instalado em 19 de dezembro de 1990, tendo como primeiro presidente o prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Criado como associação civil de direito privado, o Consórcio teve papel decisivo em conquistas para o Grande ABC, que compreende a Região composta pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo,São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A estrutura participativa e democrática da entidade foi fundamental para que o Consórcio enfrentasse desafios ligados a diferentes setores, sempre combinando desenvolvimento regional e inclusão social.

O primeiro tema de preocupação dos municípios, que deu origem a uma ação articulada pelo Consórcio, foi o problema da destinação

inadequada dos resíduos sólidos. Em 1994, mais um passo nessa construção coletiva se deu com a criação do Fórum da Cidadania do ABC, reunindo entidades e lideranças da sociedade civil que se uniriam ao Consórcio em 1997 para constituir a Câmara Regional do ABC.

Esse fórum de múltiplos debates resultou em diversos acordos regionais, e marcou significativamente a entidade ao afirmar sua abrangência temática pela criação dos eixos estratégicos e grupos de trabalho que ainda hoje pautam a organização de suas atividades. Iniciativa pioneira, a Câmara articulou diferentes atores políticos regionais e o governo estadual, à época sob o comando do governador Mário Covas, visando trilhar novos rumos para o desenvolvimento do Grande ABC.

A criação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em 1998, focou especialmente na reestruturação da economia regional em uma década marcada pela grave crise do setor industrial: basta lembrar que entre 1990 e 1999 a redução de postos de trabalho na indústria brasileira superou a marca dos 27%, afetando significativamente a região.

Page 5: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

1990

-200

0

O Início

1997 – Câmara Regional do ABC - Assinatura de acordos de cooperação. Foto: Rivaldo Gomes/DGABC

1995 – Fórum Represa Billings. Foto: Luciano Vicioni/DGABC

1992 – Discussão sobre a questão lixo.Foto: Sérgio Santorio/DGABC

1995 – Eleição de presidente e vice no Consórcio. Foto: Leonardo Colosso/DGABC

Marcos históricos na trajetória do Consórcio

1990

1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2012 2013 2014 2015

2001 2011 o inÍCIO a transiçÃO O CONSórcio pÚBLICO

Page 6: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

1998 – Disque Criança/Convênio CTBC. Foto: Celso Luiz/DGABC

1997 – Política de incentivos regionais. Foto: Reinaldo Marques/DGABC

1997 – Reunião para fiscalização de mananciais. Foto: Marcelo Alves/DGABC

2000 – Divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego na região. Foto: Heloisa Ballarini/DGABC

Page 7: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2001

-201

0

A Transição

2004 – Audiência sobre a Universidade do ABC. Foto: Claudinei Plaza/DGABC

2005 – Programa Primeiro Emprego. Foto: Claudinei Plaza/DGABC

2007 – Apoio financeiro à Fundação para o Estudo e Tratamento das DeformidadesCrânio-Faciais (FUNCRAF). Foto: Andrea Iseki/DGABC

2008 – Copa Consórciode Esportes.Foto: Claudinei Plaza/DGABC2005 –

Construção de Piscinões.

Foto: Fernando Araujo/ DGABC

Page 8: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2009 – Seminário “ABC do Diálogo e do

Desenvolvimento”.Foto: Wilson Magao/PMSBC

2009 – 1º Seminário de Turismo Regional do Grande ABC.

2009 – Lançamento da Agenda Regional de Trabalho Decente.

2010 – Passeio do Jeep Clube para pessoas com deficiência.

2009 – Encontro “O ABC em Diálogo com o Presidente”.

2010 – Instalação dos Bureaus de Turismo.

Page 9: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2011 – Agenda Metropolitana do Grande ABC com

o Governador Geraldo Alckmin.

2011 – Inauguração do Centro de Documentação e Memória (Cedoc), com a presença do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

2011

-201

5

O Consórcio Público

2011 – Aquisição de equipamentos para as Defesas Civis e curso preparatório para a Operação Verão.

2012 – Virada Cultural Regional.

2011 – Início do Projeto de Comunicação Integrada das GCMs, com a presença do

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

2011 – Premiação do Programa Casa Abrigo Regional pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), do Governo do Estado.

Page 10: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2012 – Assinatura de contrato com o IPT para elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos.

2013 – Entrega do Plano de Investimentos em Mobilidade Regional àMinistra do Planejamento, Orçamento e

Gestão, Miriam Belchior.

2013 – Ato Regional de Luta Contra a Homofobia.

2012 – 1ª Conferência Intermunicipal de Procons do Estado de SP.

2013 – Presidenta Dilma Rousseff anuncia R$ 2,1 bilhões em investimentos para o ABC. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

2013 – Assinatura de convênio com o governo

estadual para obras da Linha 18 Bronze do

Metrô. Foto: Wilson Magão/PMSBC

2013 – Balanço da Agenda

Metropolitana com o

Governador Geraldo Alckmin.

2013 – Entrega da Agenda Regional da Saúde ao Ministro Alexandre Padilha. Foto: Wilson Magão/PMSBC

Page 11: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2014 – Parceria com o governo estadual para remoção preventiva em áreas de risco e reunião preparatória com Secretaria Estadual de Assistência Social.

2014 – Presidenta Dilma Rousseff libera recursos federais para obras e projetos do PAC Mobilidade no ABC.Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

2013 –Oficina Técnica “Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC”.

2013 – Plenária para Elaboração do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014/2017.

2014 – Balanço do Programa Mais Médicos no ABC com o Ministro da Saúde Arthur Chioro. Foto: Wilson Magão/ PMSBC

2014 – Encontro de prefeitos com o Secretário Estadual de Saúde, David Uip, para

custeio do Hospital Nardini (Mauá) e outras demandas. Foto: Diego Barros/PSA

Page 12: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

2015 – Ministro das Cidades, Gilberto Kassab,

assina autorização de recursos para elaboração de

21 novos projetos do PAC Mobilidade.

2015 –Formatura do1º Curso Gênero e Masculinidades.

2015 – Programa Regional Casa Abrigo recebe Medalha Ruth Cardoso.

2015 – Ação regional contra o mosquito da dengue. Foto: Ronaldo Lima/PMD

2015 – Reunião com o Ministro Eduardo Braga e a Frente Parlamentar da Química Nacional. Foto: Francisco Stuckert/MME

2015 – Participação dos prefeitos no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (RMSP). Foto: Valmir Franzoi/PMSBC

2015 – Retomada da Campanha Travessia Segura, com apresentação do herói Mister Mão aos prefeitos e início das ações de rua.

2015 – Seminário Regional em comemoração aos ‘’90 anos da Billings’’.

Page 13: 1990/2015 - Consórcio Grande ABCconsorcioabc.sp.gov.br/imagens/noticia/(PI-0016-15) Caderno 25 An… · pauta estratégica junto ao governo federal e ao governo estadual, que resultaria

Vice-prefeitos(as)Marilza Silva (Rio Grande da Serra)Frank Aguiar (São Bernardo do Campo)Oswana Fameli (Santo André)Lucia Dal’Mas (São Caetano do Sul)Silvana Guarnieri (Diadema)Leonice Moura (Ribeirão Pires) Assessores Regionais: Alberto Alves de Souza (Santo André); Gilmar Mangueira da Silva, Raimundo Silva (São Bernardo do Campo); Eduardo Casonato Ávila (São Caetano do Sul); Laercio Soares (Diadema); Ruzibel Sena de Carvalho, Bruno Brusso (Mauá); Ailton Gomes da Silva, (Ribeirão Pires); Sérgio Matias do Prado (Rio Grande da Serra) Conselho ConsultivoGestão 2011/2015Presidente: Jeroen Klink (Universidade Federal do ABC)Titulares: Emanuel Teixeira (CIESP Santo André), Nelson Antonio Braido (ACISCS),Zoilo de Souza Assis Júnior (AESCONAPI) e Ronaldo Queródia (Instituto Acqua).Suplentes: Luis Coelho dos Santos (Fundação Santo André), Waldir Tadeu David(SINDSAÚDE ABC), Donizete Duarte da Silva (CIESP Diadema), Evenson Robles Dotto (ACISA),Carlos Eduardo Salvi (AESCONAPI) Gestão 2016Titulares: Jeroen Klink (Universidade Federal do ABC), Aroaldo Oliveira da Silva (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), Edson Carvalho (Associação de Presbiterianos para Inclusão Social Comunitária em Defesa da Vida – APRISCO), Evenson Robles Dotto (ACISA), Francisco Marcelo de Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Mauá), Eduardo Marchiori Leite (Vereador do Município de Santo André). Suplentes: Maria do Carmo Romeiro (USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Raimundo Souza Suzart Lima (Sindicato dos Químicos do ABC), Donizete Duarte da Silva (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Francisco Dourado (Presidente da Câmara Municipal de Diadema), José Nelson de Barros (Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires) Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo RegionalPresidenta: Tereza Martins Godinho (São Bernardo do Campo) Centro Regional de Formação em Segurança UrbanaDiretora Executiva: Juliana BarrosoDiretora de Programas, Projetos e Cursos: Patricia Cândido Diretor Administrativo: Cicero Oliveira Diretor de Logística: Dennis Godoy Assessor de Comunicação: Everton Campos Comitês de Programa – 2015Mobilidade Urbana: Epeus Pinto Monteiro (Santo André), Fábio de Jesus Leite (Santo André), Andrea Aparecida Azevedo Brisida (São Bernardo do Campo), Fernanda Casagrande (São Bernardo do Campo), Marcelo Ferreira de Souza (São Caetano do Sul), Moacir Guirão Junior (São Caetano do Sul), José Carlos Gonçalves (Diadema), Antonio Pires Lopez (Diadema), Fulvio Carantella (Mauá), Azor Albuquerque (Mauá), José Carlos Agnello (Ribeirão Pires), Silmara Mathias Soares Delfino (Ribeirão Pires), Melissa Zimpeck Duaik (Rio Grande da Serra),Valdir Jardim dos Santos (Rio Grande da Serra)Drenagem Urbana: Sebastião Ney Vaz Júnior (Santo André), Aldo Gomes da Costa Filho (Santo André), Flávio Souto Casarini Júnior (São Bernardo do Campo), Brasil Rodrigues dos Santos (São Bernardo do Campo), Osmar Silva Filho (São Caetano do Sul), Ademar Oliva Xavier Junior (São Caetano do Sul), Heitor Piccinini (Diadema), Paulo Sérgio Tasso (Diadema), Luiz Carlos Theóphilo (Mauá), Francisco Esmeraldo Felipe Carneiro (Mauá), Crispim dos Reis Santana (Ribeirão Pires), Cesar Antonio Vasconcelos Lombardi (Ribeirão Pires), Melissa Zimpeck Duaik (Rio Grande da Serra), Valdir Jardim dos Santos (Rio Grande da Serra)Resíduos Sólidos: Sebastião Ney Vaz Júnior (Santo André), Edinilson Ferreira dos Santos (Santo André), Tarcísio Secoli (São Bernardo do Campo), Sandra Rodrigues Gaspar (São Bernardo do Campo), Osmar Silva Filho (São Caetano do Sul), Karen Mazuchi Scolástico (São Caetano do Sul), Celso Araujo de Assis (Diadema), Alexandre Araújo (Diadema), José Rogério Moreira Santana (Mauá), Eleni de Cássia Rubinelli (Mauá), Gerson dos Santos Goulart (Ribeirão Pires), Karin Kelly da Silva (Ribeirão Pires), Gerson Constantino (Rio Grande da Serra),Juliana Rodrigues Ferreira (Rio Grande da Serra)Riscos Urbanos e Ambientais: Débora Cristina Santos Diogo (Santo André), Sebastião Ney Vaz Júnior (Santo André), Luiz Antonio Neves Costa (São Bernardo do Campo), Marina Fukumoto (São Bernardo do Campo), Carlos Eduardo Barbi (São Caetano do Sul), Horácio Almeida Pires (São Caetano do Sul), Valmir José Mariano (Diadema), Francisco Emílio Peres Schulze (Diadema), Eleni de Cássia Rodrigues Rubinelli (Mauá), Francisco Esmeraldo Felipe Carneiro (Mauá), Dulcimara C. Alves de Lima (Ribeirão Pires), Roberto da Silva (Ribeirão Pires),Gerson Constantino (Rio Grande da Serra), Juliana Rodrigues Ferreira (Rio Grande da Serra)Habitação: Paulo Piagentini (Santo André), Denise Lenhari Zirondi (Santo André), Tássia de Menezes Regino (São Bernardo do Campo), Cláudia Virginia Cabral de Souza (São Bernardo do Campo), Enio Moro Junior (São Caetano do Sul), Vladimir Cândido Guirado (São Caetano do Sul), Valmir José Mariano (Diadema), Paulo Henrique Barbosa da Silva (Diadema), Marcos dos Santos Panini (Mauá), Selma Scarambone (Mauá), Dulcimara C. Alves de Lima (Ribeirão Pires), Rodrigo dos Santos (Ribeirão Pires), Melissa Zimpeck Duaik (Rio Grande da Serra), Valdir Jardim dos Santos (Rio Grande da Serra)Segurança Urbana: José Luis Martins Navarro (Santo André), José Armando Alencar(Santo André), Cícero Ribeiro Silva (São Bernardo do Campo), Paulo José Muniz de Oliveira(São Bernardo do Campo), Marco Antonio Alvares Barreiras (São Caetano do Sul), João Sidnei de Almeida (São Caetano do Sul), Valdimar Siliro da Hora (Diadema), João Abner Nossa (Diadema), Carlos Wilson Tomaz (Mauá), João Carlos Conígero (Mauá), Aurélia Cristina Coelho Ataíde (Ribeirão Pires), Regina Maria Bertoldo (Ribeirão Pires), Cesar Eduardo Leite Theodoro(Rio Grande da Serra), José Luiz da Silva (Rio Grande da Serra)

Desenvolvimento Econômico e Turismo: Oswana Maria Fernandes Fameli (Santo André), Ronaldo Tadeu Ávila de Paula (Santo André), Hitoshi Hyodo (São Bernardo do Campo), Carlos Alberto Gonçalves (São Bernardo do Campo), Francisco Antonio Soelt (São Caetano do Sul), Arnaldo Gozales Xavier (São Caetano do Sul), Iliomar Darronqui (Diadema), Ramos de Oliveira (Diadema), Ciomar Okabayashi (Mauá), Marcelo Lucas Pereira (Mauá), Paulo Silotti (Ribeirão Pires), Marcelo Liochi (Ribeirão Pires), José Gilvan Mendonça da Cunha (Rio Grande da Serra), Roseli Aparecida de Souza (Rio Grande da Serra)Saúde: Homero Nepomucemo Duarte (Santo André), Maria Aparecida Batistel Damaia(Santo André), Odete Carmen Gialdi (São Bernardo do Campo), Daniele Marie Guerra(São Bernardo do Campo), Mario Chekin (São Caetano do Sul), Maria Teresa Macedo de Ávila Ferraz (Diadema), Mariana Alves Melo (Diadema), Célia Cristina Pereira Bortoletto (Mauá),José Alexandre Buso Weiller (Mauá), Koiti Takaki (Ribeirão Pires), Lilian Shizue Kawakami Ribeiro (Ribeirão Pires), Carlos José Duarte (Rio Grande da Serra), Patrícia Aparecida Santiago (Rio Grande da Serra)Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Ana Lúcia Sanches (Santo André), Gilmar Silvério(Santo André), Osvaldo de Oliveira Neto (São Bernardo do Campo), Paulo Henrique dos Santos (São Bernardo), Ivone Braido Voltarelli (São Caetano do Sul), Walter Figueira (São Caetanodo Sul), Antonio Marcos Zaros Michels (Diadema), Sonia Tatiane Ramos (Diadema), Waldir Luiz da Silva (Mauá), Edson Moriconi (Mauá), Leonice Moura (Ribeirão Pires), Loris Lessa (Ribeirão Pires), Aida Jardim Teixeira (Rio Grande da Serra), Ivo da Cruz (Rio Grande da Serra)Políticas Sociais e Afirmativas: Silmara Aparecida Conchão (Santo André), Maria Cristina Pache Pechtoll (Santo André), Márcia Barral (São Bernardo do Campo), Maria de Lourdes Ventura de Oliveira (São Bernardo do Campo), Andrea Neves Bianchini (São Caetano do Sul), Thiago Tortorello (São Caetano do Sul), Willians Freire de Oliveira (Diadema), Giselda Sapanhos de Aguiar (Diadema), Maria Aparecida Felipe (Mauá), José Afonso Pereira (Mauá), Moizés Rufino de Moura (Ribeirão Pires), Thiago Pereira de Araujo (Ribeirão Pires), Helenice Aparecida Arruda Silva (Rio Grande da Serra), Elza dos Anjos Iwasak (Rio Grande da Serra) Coordenadores dos Grupos de Trabalho – 2015GT Banda Larga: Aparecido Donizetti Costa (Santo André)GT Defesa Civil: Débora Cristina Santos Diogo (Santo André)GT Mobilidade: Andrea Aparecida Azevedo Brisida (São Bernardo do Campo)GT Desenvolvimento Econômico: José Gilvan Mendonça da Cunha (Rio Grande da Serra)GT Procon: Angela Maria Galuzzi (São Bernardo do Campo)GT Trabalho Renda e Economia Solidária: Marcelo Lucas Pereira (Mauá)GT Turismo: Fernando Bonísio (São Bernardo do Campo)GT Meio Ambiente: João Ricardo Guimarães Caetano (São Bernardo do Campo)GT Planejamento Urbano: Cláudia Virgínia Cabral de Souza (São Bernardo do Campo)GT Segurança Pública: José Luis Martins Navarro (Santo André)GT Saúde: Homero Nepomuceno Duarte (Santo André) GT Educação: Ana Lucia Sanches (Santo André)GT Cultura: José Haroldo de Souza (Santo André)GT Esporte: José Alexandre Pena Devesa (São Bernardo do Campo)GT Assistência Social: Marcia Barral (São Bernardo do Campo)GT Criança Prioridade I: Mauricio Soares de Almeida (São Bernardo do Campo)GT Direitos Humanos: Maria Ferreira de Souza (Santo André)GT Gênero: Maria Cristina Pache Pechtoll (Santo André)GT Igualdade Racial: Wellington da Silva Bento (Santo André)GT Pessoa com Deficiência: Maria de Fátima Augusto Actis (São Bernardo do Campo)GT Políticas de Juventude: Dário do Carmo Filho (Diadema) Secretaria Executiva da PresidênciaSecretário Executivo: Luis Paulo BrescianiEquipe: Priscila Lima dos Santos, Roberta Romão Bueno Maia, Wanessa de Paula Isidio da Silva

Diretoria de Programas e ProjetosDiretor: Hamilton LacerdaEquipe: Diego Cabral Melo dos Santos, Francinaldo Nascimento Lopes, Giordano Bruno Pachelli, Lívia Stefânia Rosseto, Maria Gracely Batista Marques, Marta do Nascimento Lima, Ricardo Akira Ono Auriani, Sandra Teixeira Malvese

Diretoria Administrativa/FinanceiraDiretor: Carlos Eduardo da SilvaEquipe: Alberto Gonçalves de Mello, Aparecida Martins Moreira, Carlos Eduardo Alvesda Silva, Daizo Harada, Eliane Cirqueira da Silva, Elisângela Silva da Costa, Marcos Higuti, Mariana Silva Suniga Diretoria JurídicaDiretor: Leandro Aguiar PiccinoEquipe: Ricardo Maciente Costa Assessoria de ComunicaçãoAssessora: Odete MachadoEquipe: Felipe Neris, Pedro Martins Craveiro Consórcio Intermunicipal Grande ABCAv. Ramiro Colleoni, 5, Centro – 09040-160 – Santo André – São PauloTel.: (11) 4435-3555E-mail: [email protected]: www.consorcioabc.sp.gov.brFacebook: www.facebook.com/consorcioabcTwitter: www.twitter.com/consorcioabc

Publicação institucional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC Dezembro de 2015

consórcio intermunicipal grande abc - 2015Assembleia Geral de Prefeitos

Luis Gabriel Fernandes da SilveiraPresidente do Consórcio

Prefeito de Rio Grande da Serra

Luiz MarinhoVice-presidente do Consórcio

Prefeito de São Bernardo do Campo

Carlos GranaPrefeito de Santo André

Paulo PinheiroPrefeito de São Caetano do Sul

Lauro MichelsPrefeito de Diadema

Donisete BragaPrefeito de Mauá

Saulo BenevidesPrefeito de Ribeirão Pires