19 assembleia da categoria define pauta da campanha … · 2020-02-26 · salarial de 2019. o...

2
SINDICATO DOS MOTORISTAS E COBRADORES DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA JORNAL FEVEREIRO/2019 www.sindimoc.com.br Filiado à: Curta o Sindimoc no Facebook! Tiragem: 10.000 exemplares ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DEFINE PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL E m assembleia na Praça Rui Bar- bosa no último dia 24, definimos a pauta da campanha salarial para as negociações de acordos co- letivos do ano de 2019. A assembleia, que ocorreu em três horários, possi- bilitando a participação de um maior número de trabalhadores, foi uma oportunidade para os trabalhadores apresentarem suas reivindicações ao Presidente Anderson Teixeira, ga- rantindo uma campanha salarial boa para todos. A estabilidade de emprego dos mo- toristas foi um dos pontos discutidos e a categoria decidiu lutar pela reno- vação deste direito conquistado com tanto esforço. Ao longo do último ano conseguimos impedir o desemprego dentro da nossa categoria, graças à es- tabilidade de emprego. Outro ponto, a manutenção dos cobradores, sempre foi a nossa principal bandeira de luta e nesta campanha não será diferente. O cobrador só sai se a categoria deixar e a categoria NÃO vai deixar! Foi aprovado também na as- sembleia a autorização prévia e ex- pressa coletiva para o desconto da contribuição sindical que se tornou necessária desde que o ex-presidente da República, Michel Temer, acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical através da Lei 13467/2017. O Sindimoc ficou também au- torizado pela categoria a modificar, suprimir ou acrescentar qualquer reivindicação da pauta salarial com efeito de negociação, podendo, inclu- sive, paralisar o Transporte Coletivo de Curitiba caso o patronal não aceite as condições dos trabalhadores. CAMPANHA SALARIAL 2019 Trabalhadores em assembleia realizada na Praça Rui Barbosa.

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 19 ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DEFINE PAUTA DA CAMPANHA … · 2020-02-26 · salarial de 2019. O Setransp recebeu a pauta da categoria, que conta com 83 itens ao todo, mas não se manifestou

SINDICATO DOS MOTORISTAS E COBRADORES DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

J O R N A L F E V E R E I R O / 2 0 1 9

w w w . s i n d i m o c . c o m . b r

Filiado à:

Curta o Sindimocno Facebook!

Tiragem: 10.000 exemplares

ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DEFINE PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL

Em assembleia na Praça Rui Bar-bosa no último dia 24, definimos a pauta da campanha salarial

para as negociações de acordos co-letivos do ano de 2019. A assembleia, que ocorreu em três horários, possi-bilitando a participação de um maior número de trabalhadores, foi uma oportunidade para os trabalhadores apresentarem suas reivindicações ao Presidente Anderson Teixeira, ga-rantindo uma campanha salarial boa para todos.

A estabilidade de emprego dos mo-

toristas foi um dos pontos discutidos e a categoria decidiu lutar pela reno-vação deste direito conquistado com tanto esforço. Ao longo do último ano conseguimos impedir o desemprego dentro da nossa categoria, graças à es-tabilidade de emprego. Outro ponto, a manutenção dos cobradores, sempre foi a nossa principal bandeira de luta e nesta campanha não será diferente. O cobrador só sai se a categoria deixar e a categoria NÃO vai deixar!

Foi aprovado também na as-sembleia a autorização prévia e ex-

pressa coletiva para o desconto da contribuição sindical que se tornou necessária desde que o ex-presidente da República, Michel Temer, acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical através da Lei 13467/2017.

O Sindimoc ficou também au-torizado pela categoria a modificar, suprimir ou acrescentar qualquer reivindicação da pauta salarial com efeito de negociação, podendo, inclu-sive, paralisar o Transporte Coletivo de Curitiba caso o patronal não aceite as condições dos trabalhadores.

CAMPANHA SALARIAL 2019

Trabalhadores em assembleia realizada na Praça Rui Barbosa.

Page 2: 19 ASSEMBLEIA DA CATEGORIA DEFINE PAUTA DA CAMPANHA … · 2020-02-26 · salarial de 2019. O Setransp recebeu a pauta da categoria, que conta com 83 itens ao todo, mas não se manifestou

2S I N D I C A T O D O S M O T O R I S T A S E C O B R A D O R E S D E Ô N I B U S D E C U R I T I B A E R E G I Ã O M E T R O P O L I T A N A

JORNAL

Em reunião para registro da entrega da pauta da campanha salarial na Superin-

tendência Regional do Trabalho e Emprego na última terça-feira (29), o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, esclareceu que a principal reivindicação da categoria é a estabilidade de emprego.

“A estabilidade de emprego na categoria foi uma conquista resultante de muita luta. Conquistamos o primeiro acordo na história do Brasil com essa garantia e vamos lutar para renovar esta estabilidade tão impor-tante em tempos de crise econômica como a que vivemos”, destacou o presidente Anderson Teixeira.

A reunião que contou também com a presença do Setransp, COMEC, URBS e Metrocard foi a primeira da negociação salarial de 2019. O Setransp recebeu a pauta da categoria, que conta com 83 itens ao todo, mas não se manifestou sobre nenhum deles, alegando que os donos das empre-sas precisam analisar a pauta e fazer uma proposta ao Sindicato.

O próximo passo é aguardar o agenda-mento da reunião com o Setransp para que

eles possam apresentar as suas propostas. Lembramos que não existe prazo para o envio desta proposta e o valor retroativo ao dissídio será pago pelas empresas quando o acordo for finalizado na justiça.

Presidente apresenta principal reivindicação da categoria em reunião na SRTE

Presidente Anderson Teixeira se reúne com instituições na SRTE.

• Reajuste salarial de 10%;

• Manutenção da data-base em 1º de fevereiro, com o

pagamento do valor retroativo a esta data caso

as negociações sejam estendidas com o patronal;

• Manutenção do posto de trabalho dos cobradores;

• Renovação da estabilidade de emprego;

Reajuste de 22,33% no valor do vale-alimentação,

passando para R$ 734,00;

QUAL É A NOSSA PAUTA SALARIAL?

F E V E R E I R O / 2 0 1 9

A PEC 300 nasceu para aprofundar a Reforma Tra-balhista e tirar ainda mais direitos dos trabalhadores, só que dessa vez tudo sen-do previsto na Constituição por meio desta Proposta de Emenda. Se esta PEC for aprovada, será liberada a jornada de trabalho de 10 horas ou mais, o aviso pré-vio será de 30 dias ao invés de 90 e o período para entrar com ação trabalhis-ta depois de deixar a em-presa vai passar de 2 anos para 3 meses. Esses são só alguns absurdos que a PEC 300 pode trazer pra vida do trabalhador. Vamos lutar contra o fim dos nossos direitos!

A PEC 300 AMEAÇA O TRABALHADOR

CONFIR A A PAUTA COMPLETA NO NOSSO SITE!

Proibição da contratação de funcionários

horistas ou diaristas;

Obrigação de contratação de Seguro de

Acidentes contra terceiros;

Fornecimento de um vale-refeição diário para

café da manhã, almoço ou janta, conforme

horário do trabalhador;