19 > 21 26 > 28 -...

11
19 > 21 26 > 28

Upload: buiquynh

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

19 > 2126 > 28

Programação Rio de Janeiro

dia 19, quarta‑feira

A cada ano, novos desafiosNo ano em que comemoramos os 100 anos da Animação Brasi‑leira, os 25 anos do Anima Mundi e os 12 anos do Anima Forum, estamos mais focados do que nunca nas conquistas e desafios de nossa produção animada.

Durante o Forum, duas mesas irão abordar temas sobre o financia‑mento para a produção audiovisual. Uma expondo os mecanismos de financiamento da animação e outra que apresentará casos de Branded Content e as alternativas de financiar os conteúdos animados. Além disso, será lançado o Manual do Audiovisual, um importante instrumento para entender as nuances do patrocínio e financiamento de produções audiovisuais.

As artes do ofício também estão marcando presença em várias atividades deste ano. Desde a criação de uma das mais famosas aberturas animadas da história – a da série Game of Thrones – durante a Masterclass com Robert Feng, até a mente por trás de uma das séries brasileiras mais bem‑sucedidas – “Irmão do Jorel” – na palestra “Da criação à exibição: Uma Jornada Brutal”, oferecendo um banquete de atrações irresistíveis para quem ama e vive de animação.

Dentro do espírito da recém‑criada parceria entre o Anima Forum e o BIG – Brazil s Independent Games Festival, visando promover a integração destas duas forças da indústria criativa brasileira e a valorização de nossas propriedades intelectuais, duas mesas vão abordar a simbiose criativa entre as produções de games e animação.

A oportunidade também é imperdível para quem tem projetos de séries, longas e outros formatos comerciais de animação: o Anima Business: Coaching estará à sua espera com a presença de oito consultores dispostos a analisar e aperfeiçoar seu projeto. E mais, os projetos voltam a concorrer ao Prêmio Supercoaching, atribuído àquele que mais se destacar no Coaching.

Falando em oportunidade, não percam a convocação do Ted‑Ed para a participação de animadores brasileiros em suas produções. E a apresentação da DBCA (Diretores Brasileiros do Cinema e do Audiovisual), uma iniciativa de muito interesse para os autores brasileiros de filmes e personagens de animação.

O Anima Forum foi pensado e produzido para quem vive em constante animação. Não percam!

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 MASTERClASS 1 AUDITóRIo

Contra Ventos e Marés. Produzindo stop motion com baixo orçamentoPalestrante Walter Tournier

Nesta masterclass, Walter Tournier compartilha com os participantes os desa‑fios de fazer um longa metragem animado de excelente qualidade, assim como suas engenhosas soluções para a fabricação de bonecos e outros truques de sua favorita técnica de animação.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 14:50 ABERTURA AUDITóRIo

Participantes Cesar Coelho (Diretor – Anima Mundi), Fernanda Farah (Gerente Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo – BNDES), Marco Aurélio Marcondes (Diretor – RioFilme), Ana Clévia Guerreiro (Gerente interina – SEBRAE Nacional), André Lazaroni (Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro)

14:50 › 16:20 MESA REDonDA AUDITóRIo

Mecanismos de financiamento à AnimaçãoApresentação dos mecanismos de incentivo e as iniciativas de apoio financeiro existentes para animação e games no Brasil, seguido de um panorama sobre financiamento internacional.

Participantes Fernanda Farah (Gerente Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo – BNDES), Debora Ivanov (Diretora – ANCINE), Roberto Jucá (Advogado Sócio – Cesnik Quintino & Salinas Advogados)

Moderador Cesar Coelho (Diretor – Anima Mundi)

16:30 › 17:30 MESA REDonDA AUDITóRIo

YouTube como vitrine para a animação brasileiraUma plataforma global que permite que criadores de conteúdo estabeleçam uma relação em tempo real com sua audiência. Com apenas um clique é possível dis‑tribuir conteúdo e perceber a reação do público. Serão apresentados os primeiros passos para entender como o YouTube pode servir de vitrine para a animação brasileira, com uma mostra de exemplos de sucesso de diferentes países e o case Toontubers, da Cartoon Network, que transformou os personagens Mordecai e Rigby em gamers do YouTube.

Participantes Clarissa Orberg (Gerente de Parcerias – YouTube Brasil), Camila Ferreira (Gerente Criativa / Criadora do ToonTubers – Cartoon Network), Vivian Arias (Gerente Criativa / Criadora do ToonTubers – Cartoon Network)

Moderadora Aída Queiroz (Diretora – Anima Mundi)

17:40 › 18:30 PAlESTRA AUDITóRIo

TED‑Ed: Quando a Educação encontra a Animação TED‑Ed, a iniciativa do TED em educação, é uma premiada plataforma usada por professores e alunos no mundo todo. Produz curtas de animação em colaboração com cineastas independentes, com o propósito de abordar temas complicados de forma a facilitar a compreensão. Já disponibilizou mais de 600 curtas animados que alcançaram mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. O processo de produção do TED‑Ed, seus desafios singulares, alguns trabalhos selecionados e possibilidades de realização de filmes para a plataforma serão apresentados aqui.

Palestrantes Gerta Xhelo (Produtora de Conteúdo – TED Conferences), Lisa LaBracio (Diretora de Animação – TED Conferences)

18:30 lAnçAMEnTo Do MAnUAl Do AUDIovISUAl * AUDITóRIo

Cesnik, Quintino & Salinas Advogados e a Editora Brasileira lançam oficialmente o “Manual do Audiovisual” e apresentam os principais pontos abordados por essa publicação, como os mecanismos de fomento atualmente disponíveis para o au‑diovisual, a visão sobre financiamento internacional de conteúdos e os cuidados que os players do setor precisam ter em relação aos aspectos legais e regulatórios.

Participantes Fabio Cesnik (Advogado Sócio – Cesnik, Quintino & Salinas Advogados), Pedro Saad (Diretor Executivo – Editora Brasileira)

* programação gratuita, somente para maiores de 18 anos e sujeita a lotação

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 AnIMA BUSInESS: CoAChInG lABoRATóRIoS 2 E 3

11:00 › 13:00 AnIMA BUSInESS: B2B CoM TED‑ED lABoRATóRIo 1

10:00 › 13:00 MASTERClASS 2 AUDITóRIo

Dos Quadrinhos à AnimaçãoPalestrante Robert Valley

Robert Valley revela seu processo criativo, que explora o diálogo entre duas artes irmãs, através de seu filme “Pear Cider and Cigarettes” que começou como uma graphic novel e alcançou uma indicação ao Oscar 2017 de Melhor Curta de Animação.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 16:30 MESA REDonDA AUDITóRIo

Branded Content: Uma alternativa para produções de animação Séries e demais conteúdos de animação de branded content estão se firmando como uma nova maneira mais orgânica (e emocionante) das marcas se relacionarem com seus públicos e ainda criando um novo modelo de viabilidade financeira da animação brasileira. A mesa vai abordar três casos bem sucedidos, as séries “Dino Aventuras”, “Mão de Vaca Show” e “Lilica Ripilica” e discutir os desdobramentos e particularidades deste tipo de produção.

Participantes Rodrigo Olaio (Produtor Executivo – Dino Aventuras), André Forni (Diretor Criativo – Faunea Studio), Gustavo Amaral (Diretor – Bossa Nova Animation), Mario Paravisi (Branded Experience Manager – Lilica Ripilica / Marisol), Beth Carmona (Diretora de Conteúdo – Singular,Media & Conteúdo), Thiago Cesar (Gerente Marketing Institucional – Itaú Unibanco), Sergio Mugnaini (Diretor de Criação Executivo – DPZ&T)

Moderador Reynaldo Marchesini (Produtor Executivo – Flamma)

16:40 › 17:40 PAlESTRA AUDITóRIo

Da criação à exibição: Uma Jornada BrutalUma jornada brutal mostrando a importância da desconstrução do processo criativo durante a produção e a pós‑produção da série “Irmão do Jorel”. O que aconteceu, o que está acontecendo e o que está para acontecer para que a série permaneça em constante evolução. Dicas básicas de como descrever sua palestra usando palavras como “desconstrução” e “evolução” para tudo parecer mais cool.

Palestrante Juliano Enrico (Criador / Diretor – “Irmão do Jorel”)

17:50 › 18:30 PAlESTRA AUDITóRIo

Tratado Brasil‑Inglaterra: Oportunidades para a Animação BrasileiraNo dia 30 de março de 2017 foi promulgado o acordo de coprodução entre Brasil e Reino Unido, após mais de cinco anos de trâmites no Congresso Brasileiro. O acordo é válido para produções para cinema e TV e pode auxiliar a aumentar significativa‑mente o número de coproduções entre empresas brasileiras e britânicas. Gerente do Brazilian Content, Rachel do Valle fala sobre oportunidades de negócios para produtores de animação no Reino Unido.

Palestrante Rachel do Valle (Gerente Executiva – Brazilian Content/BRAVI)

16:00 › 17:30 PAlESTRA * lABoRATóRIo

Novas Tecnologias da Imagem: Vídeo 360, realidade virtual e realidade aumentadaAlém da tecnologia de campo de luz que vai revolucionar a produção audiovisual, no Brasil algumas produtoras já possuem produção de vídeo 360. Percebem‑se avanços significativos também na área de realidade aumentada e realidade virtual. Nesta palestra serão abordadas as principais tecnologias da imagem e como elas impactarão o mercado audiovisual.

Palestrante André Scucato (Analista Técnico Audiovisual – FIRJAN)

* programação gratuita

Rio de Janeiro Rio de Janeirodia 20, quinta‑feira dia 21, sexta‑feira

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 AnIMA BUSInESS: CoAChInG lABoRATóRIoS 2 E 3

10:00 › 13:00 MASTERClASS 3 AUDITóRIo

Game of Thrones – Desenvolvimento Criativo da Abertura da SériePalestrante Robert FengUm mergulho no processo de desenvolvimento da abertura da série “Game of Thrones”. Robert Feng revela todo o processo criativo desde a fase conceitual até a composição final da abertura, explicando nesta jornada a importância do design e seu lugar na narrativa dramática.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 16:00 MESA REDonDA AUDITóRIo

Atravessando a Fronteira – Animação e Games A relação simbiótica entre animação e games é feita de vai‑e‑vens: se a animação é a interface e inspiração predileta para os games, hoje há vários games que dão origem a séries e longas metragens de animação e, mais recentemente, tem sido mais uma plataforma para criação de animação. A mesa vai debater como os setores de animação e games no Brasil podem estreitar ainda mais esta parceria e, assim, tirar o melhor de suas criações originais (IPs).

Participantes Zé Brandão (Sócio Diretor – Copa Studio), Henrique Alonso (Diretor – Pocket Trap), Christian Lykawka (Diretor Presidente – RockHead Games)

Moderadora Eliana Russi (Gerente Executiva do Projeto Brazilian Game Developers – Abragames)

16:10 › 16:50 PAlESTRA AUDITóRIo

Primeira Vista: “Tito e os Pássaros”Apresentação do processo de desenvolvimento do filme “Tito e os Pássaros”, longa‑metragem com direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Dias, em fase de produção. Discutiremos os caminhos que levaram às escolhas estéticas e técnicas no roteiro, na arte, na animação e na trilha sonora do filme.

Palestrante Daniel Greco (Produtor Executivo – NIP), Gabriel Bitar (Co‑Diretor, Diretor de Arte e Head de Composição – Bitar.tv)

16:50 › 17:40 PAlESTRA AUDITóRIo

Criação e Produção de Trilha Sonora para longas‑metragens e séries de animaçãoQual o ponto de partida para a composição de uma trilha? Que aspectos concei‑tuais podem ser considerados? Como conciliar as particularidades dos intérpretes escolhidos? Como estabelecer pontes com a narrativa dos filmes? Como produzir com qualidade dentro da realidade dos orçamentos possíveis?Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, compositores e produtores musicais de “O Menino e o Mundo”, “Guida”, “Vivi Viravento” e “Tito e os pássaros”, entre outros, aborda‑rão essas questões e seus desdobramentos, com exemplos dos seus trabalhos, já premiados em muitos países.

Palestrantes Gustavo Kurlat (Produtor Musical – Ultrassom Music Ideas), Ruben Feffer (Produtor Musical – Ultrassom Music Ideas)

17:50 › 18:30 PAlESTRA * AUDITóRIo

Direitos do Autor Audiovisual, Gestão Coletiva e Propriedade IntelectualDiretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) apresenta conceitos e aspectos práticos da gestão coletiva de direitos do autor das obras audiovisuais e modalidades de direitos intelectuais existentes nacional e internacionalmente.O que é Propriedade Intelectual e como gerir direitos intelectuais e patrimoniais sobre criações (obras, personagens, marcas).

Palestrantes Dr. Daniel Pitanga (Advogado – Siqueira Castro Advogados), Sylvio Back (Presidente – DBCA), Ricardo Pinto e Silva (Secretário Geral – DBCA)

* programação gratuita

18:30 AnúnCIo PRêMIo SUPERCoAChInG AUDITóRIo

dia 26, quarta‑feira

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 MASTERClASS 1 AUDITóRIo

Game of Thrones – Desenvolvimento Criativo da Abertura da SériePalestrante Robert FengUm mergulho no processo de desenvolvimento da abertura da série “Game of Thrones”. Robert Feng revela todo o processo criativo desde a fase conceitual até a composição final da abertura, explicando nesta jornada a importância do design e seu lugar na narrativa dramática.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 14:50 ABERTURA AUDITóRIo

Participantes Cesar Coelho (Diretor – Anima Mundi), Mauricio Ramos (Diretor Presidente – SPCINE), Melina Sanjar (Gerente de Desenvolvimento – Senac SP)

14:50 › 16:20 MESA REDonDA AUDITóRIo

Mecanismos de financiamento à AnimaçãoApresentação dos mecanismos de incentivo e as iniciativas de apoio financeiro existentes para animação e games no Brasil, seguido de um panorama sobre financiamento internacional.

Participantes Renato Nery (Diretor Executivo – SPCINE), Gilberto Toscano (Advogado Sócio – Cesnik Quintino & Salinas Advogados)

Moderador Cesar Coelho (Diretor – Anima Mundi)

16:30 › 17:10 PAlESTRA AUDITóRIo

Primeira Vista: “Tito e os Pássaros”Apresentação do processo de desenvolvimento do filme “Tito e os Pássaros”, longa‑metragem com direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Dias, em fase de produção. Discutiremos os caminhos que levaram às escolhas estéticas e técnicas no roteiro, na arte, na animação e na trilha sonora do filme.

Palestrantes Gustavo Steinberg (Diretor – Bits Produções), Daniel Greco (Produtor Executivo – NIP), Gabriel Bitar (Co‑Diretor, Diretor de Arte e Head de Composição – Bitar.tv), André Dias (Diretor DnA)

17:10 › 18:00 PAlESTRA AUDITóRIo

Criação e Produção de Trilha Sonora para longas‑metragens e séries de animaçãoQual o ponto de partida para a composição de uma trilha? Que aspectos concei‑tuais podem ser considerados? Como conciliar as particularidades dos intérpretes escolhidos? Como estabelecer pontes com a narrativa dos filmes? Como produzir com qualidade dentro da realidade dos orçamentos possíveis?Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, compositores e produtores musicais de “O Menino e o Mundo”, “Guida”, “Vivi Viravento” e “Tito e os pássaros”, entre outros, aborda‑rão essas questões e seus desdobramentos, com exemplos dos seus trabalhos, já premiados em muitos países.

Palestrantes Gustavo Kurlat (Produtor Musical – Ultrassom Music Ideas), Ruben Feffer (Produtor Musical – Ultrassom Music Ideas)

18:00 lAnçAMEnTo Do MAnUAl Do AUDIovISUAl * AUDITóRIo

Cesnik, Quintino & Salinas Advogados e a Editora Brasileira lançam oficialmente o “Manual do Audiovisual” e apresentam os principais pontos abordados por essa publicação, como os mecanismos de fomento atualmente disponíveis para o au‑diovisual, a visão sobre financiamento internacional de conteúdos e os cuidados que os players do setor precisam ter em relação aos aspectos legais e regulatórios.

Participantes Fabio Cesnik (Advogado Sócio – Cesnik, Quintino & Salinas Advogados), Pedro Saad (Diretor Executivo – Editora Brasileira)

* programação gratuita, somente para maiores de 18 anos e sujeita a lotação

dia 27, quinta‑feira

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 MASTERClASS 2 AUDITóRIo

Dos Quadrinhos à AnimaçãoPalestrante Robert ValleyRobert Valley revela seu processo criativo, que explora o diálogo entre duas artes irmãs, através de seu filme “Pear Cider and Cigarettes” que começou como uma graphic novel e alcançou uma indicação ao Oscar 2017 de Melhor Curta de Animação.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 16:30 MESA REDonDA AUDITóRIo

Atravessando a Fronteira – Animação e GamesA relação simbiótica entre animação e games é feita de vai‑e‑vens: se a animação é a interface e inspiração predileta para os games, hoje há vários games que dão origem a séries e longas metragens de animação e, mais recentemente, tem sido mais uma plataforma para criação de animação. A mesa vai debater como os setores de animação e games no Brasil podem estreitar ainda mais esta parceria e, assim, tirar o melhor de suas criações originais (IPs).

Participantes Zé Brandão (Sócio Diretor – Copa Studio), Henrique Alonso (Diretor – Pocket Trap)

Moderadora Eliana Russi (Gerente Executiva do Projeto Brazilian Game Developers – Abragames)

16:40 › 17:30 PAlESTRA AUDITóRIo

Tratado Brasil‑Inglaterra: Oportunidades para a Animação BrasileiraNo dia 30 de março de 2017 foi promulgado o acordo de coprodução entre Brasil e Reino Unido, após mais de cinco anos de trâmites no Congresso Brasileiro. O acordo é válido para produções para cinema e TV e pode auxiliar a aumentar significativa‑mente o número de coproduções entre empresas brasileiras e britânicas. Gerente do Brazilian Content, Rachel do Valle fala sobre oportunidades de negócios para produtores de animação no Reino Unido.

Participantes Rachel do Valle (Gerente Executiva – Brazilian Content/BRAVI)

9:00 CREDEnCIAMEnTo

10:00 › 13:00 MASTERClASS 3 AUDITóRIo

Contra Ventos e Marés. Produzindo stop motion com baixo orçamentoPalestrante Walter TournierNesta masterclass, Walter Tournier compartilha com os participantes os desa‑fios de fazer um longa metragem animado de excelente qualidade, assim como suas engenhosas soluções para a fabricação de bonecos e outros truques de sua favorita técnica de animação.

13:00 › 14:30 AlMoço

14:30 › 16:30 MESA REDonDA AUDITóRIo

Dando Vida aos Personagens – Como Criamos as Vozes Originais de “Irmão do Jorel”Cartoon Network e o diretor de “Irmão do Jorel” conversam sobre como funcionam as produções para o canal, qual o nível de interação entre o estúdio e a Cartoon Network, apresentando momentos inesquecíveis da série com performances ao vivo dos atores responsáveis pelas vozes originais.

Participantes Andrei Duarte (Ator), Cecília Lemes (Atriz), César Marchetti (Ator), Hugo Picchi (Ator), Juliano Enrico (Criador / Diretor – Irmão do Jorel), Marcio Sguilaro (Original Production Manager – Cartoon Network e Boomerang,Turner), Melissa Garcia (Atriz e Diretora de Voz Original), Tânia Gaidarji (Atriz)

Programação São Paulo São Paulo

dia 28, sexta‑feira São Paulo

O Anima Business é o espaço exclusivo do Anima Forum para aqueles que já têm seu projeto de animação, seja iniciante ou avançado. A cada ano novas ações são realizadas para que criadores e produtores possam se conectar com agentes do mercado nacional e internacional como canais de televisão e novas plataformas de distribuição, coprodutores e outros potenciais clientes.

Neste ano faz parte do Anima Business o Coaching e B2B.

AnimaBusiness

CONSULTORES 2017

Produtora e consultora especializada em desenvolvimento de projetos culturais e produtos audiovisuais desde o fim dos anos 80. Está há 20 anos na organização dos laboratórios de roteiro Lab Novas Histórias, originalmente criados no Brasil em parceria com o Sundance Institute. Atuou em vários pro‑jetos relacionados à interlocução entre a classe produtora de produtos audiovisuais no Brasil e o mercado internacional, tendo realizado vendas de filmes para diferentes mercados no exterior. Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Desde 2010 é cura‑dora e sócia do RioContentMarket, evento internacional sobre produção de conteúdo audiovisual aberto a toda a indústria de televisão e mídias digitais.

Carla Esmeralda

São reuniões de 30 minutos com profissionais de diversas áreas do mercado de animação. Trata‑se de uma oportunidade para projetos estarem melhor preparados para o mercado.

Coaching

B2B É o espaço para encontros entre agentes do mercado e profissionais de animação.

Esse ano o TED‑Ed, uma plataforma usada por professores e estudantes do mundo inteiro que usa extensivamente animações para transmitir ideias educacionais, estará no espaço B2B, entrevistando animadores e produtoras interessados nesta colaboração.

Gerente de Parcerias de Conteúdo Infantil e Educacional no YouTube Brasil. Formada em Administração de Empresas pelo Insper e com duplo diploma de pós‑graduação em Engenharia de Marketing pela FIA e pela Université Pierre‑Mendès France, conta com mais de 10 anos de experiência de mercado. No Google desde 2009, atuou na área comercial atendendo contas de grandes anunciantes antes de migrar para o YouTube em 2014. Recentemente lançou o aplicativo YouTube Kids no Brasil, trazendo para as famílias uma maneira muito mais apropriada para os pequenos assistirem seus vídeos preferidos.

Clarissa orberg

Christian lykawka Fundador da Rockhead, estúdio que criou Starlit Adventures, projeto transmídia que iniciou com um game que obteve mais de 5 milhões de downloads no mundo todo já nos 6 primeiros meses de lançamento. O projeto inclui histórias em quadrinhos e uma série animada para a TV, todas no mesmo universo dos games. Antes, em 1996, ele fundou a Southlogic, estúdio que se tornou um dos maiores em desenvolvimento de games na América Latina e foi vendido para a Ubisoft em 2009. Atua como empresário, produtor, programador e professor do curso de Pós‑Graduação em Jogos Digitais da PUCRS.

Daniel Rainho Especialista em propriedade intelectual pela PUC‑Rio, atua principalmente nas áreas de direito autoral e no mercado de audiovisual. Fez parte do departamento jurídico da empresa TIM no suporte às áreas de Marketing, Publicidade e Suprimentos de TI, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no setor jurídico de suporte à área de Cerimônias e atualmente é Consultor Senior e Coordenador da área de Direito Autoral, Contratual e Regulatório voltado para o mercado audiovisual na filial do Rio de Janeiro do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.

Daniela vieira Formada em Jornalismo, viveu nos Estados Unidos, onde passou pelo Discovery Networks, grupo CBS e iniciou sua trajetória na Turner. É executiva especialista em estraté‑gia e inteligência de conteúdo linear e digital, com 20 anos de experiência nacional e internacional em programa‑ção, aquisição, desenvolvimento e produção de conteúdo. Nos últimos 10 anos, foi responsável pela estratégia e operação dos canais infantis da Turner no Brasil, destacando o Cartoon Network, onde teve muitas conquistas, como a consolidação do canal na liderança do segmento infantil da TV paga e a negociação e realização da série exclusiva para o Cartoon Vinicius e Tom – Divertidos Por Natureza, inspirada nos mas‑cotes Olímpico e Paralímpico.

Jimmy leroy Graduado em Artes Plásticas pela UFMG, é vice‑presidente de Criação e Conteúdo da Nickelodeon Brasil. Como designer gráfico, atuou em diversos projetos em revistas da Editora Abril, Três Publicações, Revista MTV e Trip Editora. Trabalhou também com Motion Design produzindo vídeos e animações para pro‑dutoras e agências de publicidade de São Paulo. Ingressou no mercado de televisão trabalhando com design para os canais TV Senac, Canal Brasil, ESPN, Band, Globo e MTV, onde foi Diretor de Arte. Foi também premiado diversas vezes na Bienal de Design Gráfico da ADG e Promax/BDA Latino Americano. Atuou como professor de Grafismo Eletrônico para a ESPM/Miami Ad School e como professor convidado da ECA/USP.

Reynaldo Marchesini Produtor executivo, supervisor artístico e roteirista. Possui mais de dezoito anos de experiência profissional em diversas áreas do entretenimento (distribuição, produção e licenciamento) com diversos estúdios internacionais (Disney, Sony, Nintendo, ABC, BBC, Nelvana). Em 2004, foi responsável pela coprodução da série Princesas do Mar, de 104 episódios, distribuída em mais de 128 países. Em 2009, foi escolhido pelo Ministério da Cultura para consultor na capacitação do programa ANIMATV. Atuou recentemente como produtor executivo e supervisor artístico na série de animação Sítio do Picapau Amarelo, ao longo de suas três temporadas – uma coprodução Mixer e Globo. Reynaldo Marchesini é fundador da Flamma.

Zé Brandão Sócio fundador do Copa Studio, uma das maiores empresas de desenhos animados do Brasil. É produtor, autor e diretor da série Tromba Trem, exibida em mais de 20 países. É produtor da série Irmão do Jorel, de Juliano Enrico, uma coprodução com o Cartoon Network e coordenador do projeto “Estúdio Escola de Animação” que ministra cursos de animação gratuitos no Rio de Janeiro.

PalestrantesABERTURA

MESA REDonDA

AnA ClévIA GUERREIRo

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e pós‑graduada em consultoria para pequenos negócios pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui vasta experiência na gestão de projetos e programas, com destaque para a Coordenação do Programa Nacional de Regionalização no Ministério do Turismo. Atualmente na gerência da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Nacional.

AnDRé lAZARonI

Secretário de Estado de Cultura e presidente do Theatro Munici‑pal, é formado em direito, com especialidade em direito ambiental. Comandou a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e a Presidência da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj). Assumiu o desafio e a responsabilidade de gerir um dos principais polos culturais do país, e, a partir de então, conscientiza‑se de que o objetivo da gestão é reerguer o setor cultural no Estado Rio de Janeiro. Afirma, nessa perspectiva, que a palavra de ordem é reinvenção.

CESAR CoElho

Diretor de Animação formado pelo National Film Board of Ca‑nada, é Sócio e Diretor da produtora Campo 4 Produções Cine‑matográficas, onde produz séries, longas e curtas‑metragens, comerciais, vinhetas e aberturas de programas para a TV. Foi diretor de animação das minisséries Hoje é Dia de Maria, Afinal o que querem as mulheres e Quem Sou Eu, além da novela Meu Pedacinho de Chão. Foi consultor no processo de desenvolvimento das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e coordenador de animação para o conteúdo de projeção para a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Coautor do livro Animation Now, publicado pela Taschen Books em 6 idiomas, Cesar é um dos quatro fundadores e diretores do ANIMA MUNDI, onde coordena o Anima Forum.

FERnAnDA FARAh

Formada em administração pela UFRJ, com mestrado pela PUC, MBA em finanças pela COPPEAD e em management pelo IAG‑PUC, trabalhou na área financeira da Vale, com Progra‑mação Financeira e Fusões & Aquisições. Em 2004, ingressou no BNDES, onde atuou nas áreas de Mercado de Capitais e Venture Capital, antes de assumir a gerência do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo, criado em 2006.

MARCo AURélIo MARConDES

Atual diretor‑presidente da RioFilme, Marco Aurélio tem uma extensa carreira dedicada ao cinema brasileiro. Veterano na distribuição e produção audiovisual, foi um dos fundadores do Cineclube Glauber Rocha, presidente da Federação de Cine‑clubes do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Cineclube. Ocupou cargos estratégicos na Embrafilme e trabalhou em associação com grandes players do mercado de produção e distribuição, como Art Films e Severiano Ribeiro, com quem criou o Consórcio Severiano Ribeiro & Marcondes. Colaborou na criação da Globo Filmes e por meio do consórcio Europa Filmes & M.A. Marcondes lançou títulos nacionais e internacionais de sucesso. Com Fábio Lima, fundou a MOVIEMOBZ, distribuidora de títulos em formato digital. Em 2010, coordenou o lançamento de Tropa de Elite II, de José Padilha, cujo modelo bem‑sucedido de distribuição motivou a criação da NOSSA DISTRIBUIDORA, da qual foi sócio majoritário.

MAURICIo RAMoS

Economista formado pela PUC‑RJ e produtor cultural, participou ativamente do cenário audiovisual dos últimos 20 anos. Como diretor‑geral e gestor da VideoFilmes, por 15 anos produziu e foi produtor executivo de obras de destaque da cinematografia brasileira, entre eles Central do Brasil, Madame Satã, Linha de Passe, além de coproduzir o longa Cidade de Deus. Atuou também na distribuição de filmes como Lavoura Arcaica, Transeunte, Santiago, Jogo de Cena, Uma Noite em 67. Em seguida, atuou no mercado de exibição, participando de um circuito exibidor focado em filmes de alto valor artístico e grande bilheteria. Em 2015, assumiu o cargo de diretor de Desenvolvimento Econômico da Spcine, dedicando‑se à sua implantação e ao desenvolvimento do audiovisual paulistano. Em 2017, foi convidado a assumir a presidência da empresa.

MElInA SAnJAR

Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM e pós‑ gra‑duada em Administração pela FGV – São Paulo, é gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo, responsável pelas áreas de Arte e Cultura, Audiovisual, Comunicação Social, Design e Arquitetura, Idiomas e Moda.

ATRAVESSANDO A FRONTEIRA ‑ ANIMAçãO E GAMES

hEnRIqUE AlonSo

Sócio‑fundador da Pocket Trap, um premiado estúdio de games focado na criação de PIs com potencial transmídia, estabele‑cido em São Paulo. Formado em Design de Games, atua como produtor em diversos projetos autorais e de parceiros como o Copa Studio, tendo como destaque o jogo Ninjin: Clash of Carrots, atualmente em produção para consoles e com previsão de lançamento para 2017.

ChRISTIAn lykAwkA › Ver bio em consultores Anima Business

Zé BRAnDão › Ver bio em consultores Anima Business

Moderadora: ElIAnA RUSSI

Formada em Administração, com MBA em e‑Economia pela USP, é desenvolvedora de negócios no setor de mídia interati‑va, especializada nas indústrias de TV e Videogames, além de Diretora Executiva da Abragames, do Programa Brazilian Game Developers, uma parceria da Abragames com a Apex‑Brazil e Diretora Executiva da área B2B do BIG Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina. É a representante setorial de jogos na Spcine. Foi Gerente Executiva da Brazilian TV Producers e teve papel fundamental no desenvolvimento do primeiro conteúdo independente brasileiro de televisão a ser distribuído globalmente. Promoveu o setor audiovisual canadense no Brasil, auxiliando nas primeiras co‑produções no cinema e na TV.

BRANDED CONTENT: UMA ALTERNATIVA PARA PRODUçõES DE ANIMAçãO

AnDRé FoRnI

Em seus 10 anos de trabalho na área de ilustração e animação, André já passou por diversos estúdios e projetos, tais como Kung Fu Panda: O Segredo dos Cinco Furiosos, The Legend of Sarila, O Bicho Vai Pegar 2 e 3, Kauan e a Lenda das Águas, Uma História de Amor e Fúria, entre outros. Atualmente é diretor criativo no Faunea Studio, onde desenvolve e produz diversos projetos de animação, além de ser diretor e criador da série Dino Aventuras, que está em sua segunda temporada.

BETh CARMonA

Sócia‑diretora na Singular, Mídia e Conteúdo, atua como consultora, produtora e gestora de projetos infanto‑juvenis e Diretora geral do ComKids, plataforma que realiza festivais, seminários e workshops com objetivos de fomento, desenvol‑vimento e formação profissional. Tem no currículo produções como Castelo Rá‑Tim‑Bum, Mundo da Lua, Tonky, Senha Verde e Mundo Ripilica. Antes, esteve à frente de canais como TV Cultura de São Paulo, Discovery Kids América Latina, TVE Rio de Janeiro, e Disney Channel São Paulo. Presidente do Midia‑tiva, Centro Brasileiro de mídia para crianças e adolescentes, também atua como líder do núcleo criativo da Singular, que desenvolve 5 projetos infantis.

GUSTAvo AMARAl

Formado em cinema pela FAAP de São Paulo, iniciou sua car‑reira em 2003 como ilustrador publicitário. Depois de passar por estúdios como 6B Estúdio, migrou para a animação através da Trattoria Filmes e em 2006 começou a dirigir filmes pela sua produtora, a Oca Animation. Atualmente dirige animações pu‑blicitárias pela Bossa Nova Animation e finaliza a série animada Hora do Rock, co‑criada por ele para o canal Gloob.

MARIo PARAvISI

Graduado em Ciências Econômicas com especialização em Marketing de Serviços, é responsável por liderar e desenvolver estratégias que fortaleçam as marcas da companhias Lilica Ripi‑lica, Tigor T Tigre, Marisol e Mineral Kids, assegurando conexões emocionais e diretamente ligadas aos desejos e aspirações de seus consumidores. Dá, ainda, suporte à estratégia global de marketing, desenvolvimento de produtos, projetos especiais e CRM, reportando diretamente à Presidência. Também respon‑de pela gestão e produção de conteúdo dos personagens das marcas, das plataformas digitais proprietárias, bem como do licenciamento das marcas e propriedades da empresa.

RoDRIGo olAIo

Ingressou no audiovisual em 2002 em projetos como a série Peques Olímpicos (TV Azteca) e Show da Xuxa (TV Globo). Em 2006 fundou com outros sócios o estúdio Mono, onde trabalhou em conteúdos para diversas plataformas. Ingressou em 2013 na Cinefilm, onde abriu um braço de animação e coordenou o núcleo de pós fazendo Que Talento! (Disney Channel) e Jucas (Disney XD). É responsável pelo surgimento de Dino Aventuras, sucesso em países da América Latina e Europa. Atualmente lidera o braço de animação da Chatrone e trabalha no desen‑volvimento de diversos projetos para diferentes canais.

SERGIo MUGnAInI

Formado em Comunicação Social, completou seus estu‑dos na School of Visual Arts, em Nova York. Recentemente, formou‑se na Berlin School of Creative Leadership. Trabalhou em agências como Ogilvy, JWT, DM9DDB, AlmapBB‑DO, e atualmente é o diretor executivo de criação da DPZ&T. Sergio possui 18 Leões do Festival de Cannes, assim como me‑dalhas de Ouro do One Show Interactive, Art Directors Club NY, London International Advertising Awards e outras premiações internacionais e nacionais. Eleito, em 2005, o Criativo do Ano pelo MSN/MMOnline.

ThIAGo CESAR

Gerente de marketing institucional do banco Itaú e responsável por desenvolver a visão de conteúdo de marca e posicionamen‑to institucional, hoje lidera projetos que traduzem o lado mais humano do Itaú, entre eles a campanha de incentivo à leitura para crianças (Leia para Crianças), o documentário Ciclos para promover o incentivo à mobilidade urbana e o programa TV Vida Real, que busca tratar do cotidiano financeiro com uma visão de entretenimento. Antes de sua passagem pelo banco, Thiago somou passagens por agências como JWT, DM9DDB e em Buenos Aires liderou a operação da Dell na Latin3 para América Latina.

Moderador: REynAlDo MARChESInI › Ver bio em consultores Anima Business

DANDO VIDA AOS PERSONAGENS ‑ COMO CRIAMOS AS VOzES ORIGINAIS DO IRMãO DO JOREL

AnDREI DUARTE

Graduado em Desenho Industrial e pós‑graduado em Animação pela PUC‑RJ, é autor de ilustrações editoriais em O Pasquim 21 e revistas da Abril. Estreou na animação em 2008 na Campo 4, en‑quanto produzia, paralelamente, o curtíssima‑metragem Biscoito de Bosta (vinheta do curta EngoleLogoUmaJacaEntão, idealizado por Marcelo Marão). Desde 2010, integra a equipe do Copa Studio, ora como animador nas séries Tromba Trem e Historietas Assombradas, ora como desenhista conceitual de locação em Irmão do Jorel, em que é também ator de voz dos personagens Irmão do Jorel, Beto Cachinhos e Rambozo. Em Tromba Trem fez as vozes de Coelho Efigênio, Escoelhetos, Tartaruga Vovó, Tartaruga Adolescente, Tartaruga Cantora Fêmea, Maria Farinha, Guaiamum e Vovó Raposa.

CECílIA lEMES

Iniciou a carreira em 1967 no programa infantil de TV chamado Zás‑Tráz, aos 7 anos de idade. Atuou em vários outros progra‑mas de TV como A Grande Gincana, Sessão Tic Tac e Gente Inocente. No cinema, atuou em Sinal Vermelho, A Herdeira Rebelde, A Marca da Ferradura, produções nacionais, e Regina e o Dragão de Ouro, produção nipo‑brasileira. Suas principais peças de teatro foram Ricardo III, O Mais Belo dos Paraísos, A Turma do Tong‑Tong. Começou a dublar em 1969, no filme A Marca da Ferradura, dublando a si mesma.

CéSAR MARChETTI

Formado em teatro pela Fundação das Artes, atuou em diversos espetáculos adultos e infantis. Começou a dublar em 1996, tendo participado de várias séries, como Lie To Me, Violeta, Yo Soy Luna, Gravity Falls, Penn Zero e como voz original para o Sítio do Picapau Amarelo, Irmão do Jorel, Hora do Rock, entre outras participações.

hUGo PICChI

Ator formado pelo Teatro Escola Célia, graduado em Rádio e TV pela FAAP, estudou teatro musical na Montview Academy of Theatre Arts, em Londres. É também locutor de publicidade, manipulador e voz de bonecos em programas como Cocoricó, Ilha Rá‑Tim‑Bum, Que Monstro te Mordeu? e Vila Sésamo, ator de voz em séries conceituadas como Irmão do Jorel, SOS Fada Manu (temporadas 1 e 2), Sítio do Picapau Amarelo, entre outras, e diretor de voz original e casting de cinco novas séries a serem lançadas em 2018.

JUlIAno EnRICo

Formado em jornalismo e artes plásticas, Juliano Enrico é cartu‑nista, diretor, roteirista, ator e lutador de luta‑livre mexicana. Em 2002, ao lado de Daniel Furlan, Raul Chequer, Gabriel Labanca e Klaus Berg, fundou a revista de humor Quase, que em 2009 se transformou na produtora de conteúdo criativo TV Quase. É criador, diretor e roteirista do Irmão do Jorel, a primeira pro‑dução original de animação do Cartoon Network na América Latina. A primeira temporada foi ao ar em setembro de 2014 e a segunda temporada no segundo semestre de 2016. Juliano assina a redação final do Irmão do Jorel junto com Daniel Furlan.

MARCIo SGUIlARo

Juntou‑se à Turner em 2006, em sua sede em Atlanta, onde foi responsável pelo áudio de on‑air dos canais Cartoon Network e Boomerang Latin America. Passou, posteriormente, para a área de produções originais, onde produziu, entre outras pro‑priedades, a primeira série da Turma da Mônica do Cartoon em parceria com a Maurício de Sousa Produções. No final de 2015 foi transferido para o escritório de São Paulo para continuar a gerir a crescente demanda de produções do mercado brasileiro. Hoje é responsável pelo gerenciamento de todas as produções originais dos canais Cartoon Network e Boomerang no Brasil, focando também no desenvolvimento de novas propriedades e potenciais parcerias para desenvolvimento de conteúdo original com produtores locais.

PAlESTRAS

CRIAçãO E PRODUçãO DE TRILhA SONORA PARA LONGAS‑METRAGENS E SéRIES DE ANIMAçãO

GUSTAvo kURlAT

Autor, músico, compositor, tradutor, educador, locutor, diretor musical de teatro e cinema, realizou trabalhos para mais de 50 peças teatrais, cinema, discos e publicidade, tanto no Brasil como no exterior, ganhando, com eles, diversos prêmios. Foi diretor dos shows da “Palavra Cantada” (Prêmio APCA 2008 de Melhor Show) de 2000 a 2009, e dirigiu esse ano o seu show de 20 anos. É co‑roteirista e compositor da trilha do longa‑metragem de animação Garoto Cósmico, de Alê Abreu, em parceria com Ruben Feffer. Também em parceria com Ruben, compôs e produziu a trilha sonora do longa de animação O Menino e o Mundo e do curta Guida, ambos com inúmeras premiações no mundo todo, entre outros nos Festivais de Annecy, na França, Festival de Lisboa (melhor música), Anima Mundi 2014 e as indicações ao Academy Awards (Oscar) de 2016 e ao Annie Awards 2016 de Melhor Trilha Sonora.

RUBEn FEFFER

Compositor, tecladista, arranjador, produtor e diretor musical, Ruben é fundador da Ultrassom Music Ideas e um dos composi‑tores da trilha do longa‑metragem de animação Garoto Cósmico, de Alê Abreu, filme que já recebeu diversos prêmios em vários países, e, também, compositor e produtor do longa‑metragem de animação O Menino e o Mundo e do curta Guida, ambos com inúmeras premiações no mundo todo, incluindo o festival de Annecy, na França, e a indicação ao Academy Awards (Oscar) em 2016. Assina a trilha das séries de animação Irmão do Jorel, Os Under‑Undergrounds, Tom e Vinícius – Divertidos por Natu‑reza, além de outras, em fase de produção, como Vivi Viravento. Atua muito em parceira com Gustavo Kurlat.

MElISSA GARCIA

Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena, fez cursos de especialização de voz para animação nos Estados Unidos com Andrea Romano, Bob Bergen, Ned Lott, Rob Paulsen, Katie Lei‑gh e Collette Sunderman. Trabalha com dublagem há 20 anos como atriz e diretora e atualmente faz direção de voz e casting para animações originais como O Menino e o Mundo, Sítio do Picapau Amarelo, Irmão do Jorel, Oswaldo, Vinicius e Tom ‑ Divertidos por Natureza, além de ser a voz das personagens Lara, Vovó Juju e Ana Catarina de O Irmão do Jorel.

TânIA GAIDARJI

Arquiteta formada pela FAU Santos e atriz formada pelo Tea‑tro Escola Macunaíma, Tânia trabalha com voz desde 1993 em locução publicitária, dublagem e criação de voz original para animações nacionais como Irmão do Jorel, Buzzu e Papaya Bull. Sua personagem mais conhecida em animes é a Bulma de Dragon Ball Z. De 2000 a 2002 gravou, na Bélgica, a primeira voz sintetizada do Brasil, que foi também a voz original do Waze. É conhecida como Raquel, da Real Speak, ainda usada em muitos aplicativos e programas. Atualmente faz vários cursos na área de cinema e dirige a websérie documental Espera, Substantivo Feminino que pode ser encontrada no YouTube.

MECANISMOS DE FINANCIAMENTO à ANIMAçãO

DEBoRA IvAnov

Diretora Presidente em exercício da ANCINE, é advogada e foi produtora de audiovisual e diretora executiva do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo. Sua trajetória inclui a realização de mais de 60 obras audiovisuais, mais de 200 prêmios e as maiores bilheterias do cinema nacional em 2012 e 2014.

FERnAnDA FARAh › Ver bio em Abertura

GIlBERTo ToSCAno

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós‑graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB, é vice‑Presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ. Assessora programadoras, emissoras, produtoras, distri‑buidoras, plataformas digitais e outros agentes do mercado de entretenimento e é palestrante e mediador em eventos e cursos nessa área.

REnATo nERy

Graduado em Comunicação Social pela PUC‑SP, atua desde 2003 no audiovisual colaborando com diversas políticas públicas para o setor, como DOCTV, ANIMATV, FUNCINE ANIMACULTURA, TELEFILMES, entre outras. Na TV Cultura criou a plataforma de desenvolvimento de projetos LUMLAB e implantou a Coordena‑ção de Coprodução e Políticas Públicas até assumir, em 2013, o fomento ao cinema da Secretaria Municipal de Cultura, onde desenvolveu, entre outros projetos, a implantação da Spcine.

RoBERTo JUCá

Sócio do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, assessorando programadoras, emissoras, produtoras, distri‑buidoras, plataformas digitais e outros agentes do mercado de entretenimento. Membro da Comissão de Direito Autoral, Propriedade Intelectual e Entretenimento da OAB‑DF. Espe‑cialista em Direito do Estado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coautor do livro “Current Mechanisms for Financing Audiovisual Content In Latin America 2”.

Moderador: CESAR CoElho › Ver bio em Abertura

YOUTUBE COMO VITRINE PARA A ANIMAçãO BRASILEIRA

ClARISSA oRBERG › Ver bio em consultores Anima Business

CAMIlA FERREIRA

Começou sua vida profissional no Cartoon como estagiária no Departamento de Áudio. Foi lá, inclusive, que conheceu a Vivian e o santo bateu! Depois de idas e vindas pelo mercado, ela foi contratada como Writer Producer no Cartoon Network América Latina em 2014. Começou criando campanhas como a do Carnaval onde a Princesa Caroço se tornou a mais bela Carobeleza da TV. Com outros projetos como Fã Chef e teasers para as redes sociais, ela abraçou o Toontubers e passou a criar esse filho com muito carinho.

vIvIAn ARIAS

Trabalha no Cartoon Network há 17 anos. Fez produção de áudio, produção executiva para o Cartoon Network e Boomerang e foi promovida para o departamento criativo em 2013. Desde então, ela criou campanhas como Girl Power, Reino Incrível, Somos Todas Princesas e Papo Animado com o Marcelo Tas. Algumas delas renderam 2 Promax Latin America, 1 Promax Global Excellence e 1 NY Film & Televison Festival. Em 2015, voltou pro Brasil, ano em que o ToonTubers nasceu!

Moderadora: AíDA qUEIRoZ

Diretora de animação, formada em Belas Artes na UFMG (Univer‑sidade Federal de Minas Gerais), especializou‑se em animação através do curso oferecido pelo National Film Board of Canada, durante um acordo com a Embrafilme. É sócia‑proprietária da produtora de animação Campo 4, no Rio de Janeiro. Co‑dirigiu a animação da abertura da novela Cordel Encantado, e mais recentemente a abertura do seriado Brasil a bordo de Miguel Falabella em exibição no Globo Play

DA CRIAçãO à ExIBIçãO: UMA JORNADA BRUTAL

JUlIAno EnRICo › Ver bio em “Dando vida aos personagens ‑ Como criamos as vozes originais do Irmão do Jorel”

DIREITOS DO AUTOR AUDIOVISUAL, GESTãO COLETIVA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

DAnIEl PITAnGA

Mestre em Information Technology and Telecommunications Law pela University of Southampton (Reino Unido), pós‑graduado em direito da propriedade intelectual pela PUC‑Rio e especia‑lista em direito do entretenimento pela UERJ, é advogado com atuação nos segmentos de mídia, entretenimento e internet, secretário‑geral da Comissão de Propriedade Industrial e Pi‑rataria e membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento, ambos da OAB‑RJ. Ocupou o cargo de secretário‑geral da Comissão no período de 2014 a 2016.

RICARDo PInTo

Diretor, roteirista e produtor cinematográfico. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Fun‑dador e atual Secretário Geral da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, dirigiu os longas‑metragens Mario Wallace Simonsen, Entre a Memória e a História, Amparo, Dores & Amores, Querido Estranho, Sua Excelência, o Candidato, o telefilme Carro de Paulista e a série de TV documental Mario Wallace Simonsen, Entre a Memória e a História, entre outros.

SylvIo BACk

Cineasta brasileiro, poeta, roteirista e escritor. Filho de imi‑grantes húngaro e alemã, é autor de 38 filmes – curtas, médias e 12 longas‑metragens, como Aleluia, Gretchen (Hallelujah, Gretchen), Yndio do Brasil (Our Indians), Cruz e Sousa (The Ba‑nished Poet), Lost Zweig e O Universo Graciliano (Graciliano’s Universe). Tem publicados 24 livros (poesia, roteiros, contos e ensaios). É presidente da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, associação de gestão coletiva pela defesa de direitos autorais no Brasil e no exterior.

NOVAS TECNOLOGIAS DA IMAGEM: VíDEO 360, REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA

AnDRé SCUCATo

Analista técnico do setor audiovisual da FIRJAN, formado em jornalismo, publicidade e marketing, pós‑graduado em direção teatral pela CAL e Mestre em Ciência da Arte pela UFF, André é professor do IBMEC, da FACHA, da CAL e da Academia Internacional de Cinema e TV, além de pesquisador de linguagens, artes e tecnologia, atuando no mercado como cinegrafista, fotógrafo, editor e colorista. Criou, em 2004, o Cinema de Poesia, núcleo onde pesquisa o processo de cria‑ção das artes e suas relações. Possui trabalhos e teorias que integram as linguagens da literatura, teatro, dança, pintura, cinema, escultura e poesia.

TED‑ED: QUANDO A EDUCAçãO ENCONTRA A ANIMAçãO

GERTA XhElo

Produtora de conteúdo no TED‑Ed desde 2013. Antes de se juntar ao TED, foi gerente de recursos criativos no The Mill, um dos maiores estúdios de efeitos especiais do mundo, onde re‑crutava e orientava novos talentos para o departamento de 2D. Ela produz design e animação de modo independente para Kirart e recentemente começou a ministrar o curso de Estratégias de Carreira na The School of Visual Arts em NY.

lISA lABRACIo

Animadora e educadora, trabalha como Diretora no TED‑Ed. Começou sua carreira em animação em 2003, trabalhando com o animador nomeado para o Oscar, Bill Plympton. Backwards, curta‑metragem produzido por ela em 2009, recebeu os prêmios de Melhor Primeiro Filme no Zagreb Animafest e Best in Show no festival ASIFA‑East. Já ministrou workshops de animação em abrigos para sem‑teto e campos de refugiados em diversos países, bem como em salas de aula convencionais.

TRATADO BRASIL‑INGLATERRA: OPORTUNIDADES PARA A ANIMAçãO BRASILEIRA

RAChEl Do vAllE

Jornalista formada pela PUC/SP, com especialização em Rela‑ções Internacionais pela USP/SP e pós‑graduação em Gestão Audiovisual pela Universidade da Coruña/Espanha, é Gerente Executiva do Brazilian Content, projeto internacional da BRAVI realizado em parceria com a Apex‑Brasil. Rachel está nessa equipe desde 2009, atuando, entre outras atividades, na organização de delegações brasileiras em eventos no exterior e delegações internacionais no RioContentMarket. Antes da BRAVI, atuou por três anos em distribuição nacional e internacional na Elo Company e por oito anos em veículos de imprensa, como Rádio Eldorado, do grupo O Estado de S.Paulo, e Editora Abril.

PRIMEIRA VISTA: “TITO E OS PáSSAROS”

AnDRé DIAS

Graduado em Jornalismo e pós‑graduado em Design e Hu‑manidades pelo Centro Universitário Maria Antônia, criou e estruturou, em 2010, o seu próprio estúdio de animação, DnA, que já desenvolveu trabalhos animados e de audiovisual para diversas marcas, ações para internet e ilustrações para revistas e marcas de roupas. Hoje, divide os projetos da sua empresa com atividades experimentais de seu coletivo de projeção, o Várzea Ilustrada, que está envolvido na produção e manipulação de imagens em tempo real, fazendo uso principalmente da projeção e da animação quadro‑a‑quadro ao vivo como ferramentas em seus trabalhos. Em 2015 dirigiu um curta‑metragem chamado Say I am Only Seventeen, contemplado pelo Festival da Cul‑tura Inglesa. Atuou como codiretor do longa‑metragem Tito e os Pássaros, no qual também desenvolveu o desenho original dos personagens.

DAnIEl GRECo

Sócio‑diretor do Núcleo Independente de Produção e espe‑cializado em Cinema e TV pela Universidade da Califórnia, é produtor executivo e roteirista da minissérie Batalha: A Guerra do Vinil para o Cartoon Network, primeiro projeto de animação em stopmotion feito pela Turner para o Brasil. Foi Supervisor de Produção e de Composição e Story Editor no longa‑metragem de animação Uma História de Amor e Fúria, que recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy de 2013, rendendo‑lhe também o prêmio de Melhores Efeitos Visuais no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014. Foi produtor do curta‑metragem Guerra ao Drugo de Gabriel Nóbrega, ganhador do Leão de Ouro em Cannes, no ano de 2015.

GABRIEl BITAR

Começou trabalhando com ilustração para publicidade, mas migrou para a área de animação, em que atua desde 2004, principalmente com conteúdo e cinema. Foi diretor de anima‑ção e diretor de arte de filmes como Tropicália, Raul: o início, o fim e o meio, Cidade Cinza, entre outros. Foi por quatro vezes ganhador do Festival do Minuto, com filmes experimentais. Atualmente está trabalhando no longa‑metragem de anima‑ção Tito e os Pássaros. Tem um trabalho pessoal de pintura, gravura e investigações gráficas, ocupando‑se de diversas mídias e tecnologias.

GUSTAvo STEInBERG

Trabalha com cinema desde 1995 como produtor executivo, produ‑tor, roteirista e diretor. Produziu cinco filmes de longa‑metragem, tendo também roteirizado três e dirigido um deles. Agora está produzindo a animação de longa metragem Tito e os Pássaros. Seus filmes já ganharam prêmios como Melhor Filme Tribeca Festival (Nova York), Melhor Documentário Opera Prima no festival Latino Americano de Los Angeles, Digital Award no 60º Festival de Veneza, Seleção oficial do 37º Festival de Nova York, entre diversos outros.

LANçAMENTO DO MANUAL DO AUDIOVISUAL

FABIo CESnIk

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, é Pre‑sidente da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo e membro efetivo da Comissão de Direitos às Artes da OAB‑SP. Listado pelo Chambers Global Guide como advogado especialista na área de mídia e entrete‑nimento em 2016 pelo sexto ano consecutivo. Autor dos livros Guia do Incentivo à Cultura e Globalização da Cultura, pela Editora Manole. Coautor do livro Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio, na 4ª edição pela Editora Escrituras.

PEDRo SAAD

Advogado e doutorando em Administração de Empresas pela PUC‑SP. É sócio‑fundador e administrador da Editora Brasi‑leira de Arte e Cultura, tendo coordenado importantes projetos editoriais em coprodução com a sede da Unesco em Paris, USP, PUC‑SP, FGV e outras grandes empresas. É professor em Gestão Cultural na PUC/SP.

lAnçAMEnTo

Contra Ventos e Marés. Produzindo stop motion com baixo orçamentowAlTER ToURnIER

Diretor de animação e professor, criou o Tournier Animación, estúdio es‑pecializado em stop motion, em 1998. Iniciou sua trajetória, reconhecida no mundo todo, com o curta‑metragem Nosso Pequeno Paraíso, um dos 84 filmes selecionados para a mostra Cem Anos de Animação, do Festival de Annecy, em 2000. Dirigiu a série para televisão Los Tatitos, exibida no Uruguai e Argentina, O Chefe e o Carpinteiro e Natal Caribenho, para a TV de Gales e Discovery Kids, além de A Despeito de Tudo, Os Direi‑tos da Criança (OEA) e Tonky. Seu primeiro longa‑metragem, Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, estreou em 2012. Desde então, dirigiu os curtas Tralha (2015) e Cessar‑fogo (2016).

Dos Quadrinhos à AnimaçãoRoBERT vAllEy

Formou‑se em animação no Emily Carr College, em 1992, antes de se mudar para São Francisco, onde trabalhou com Peter Chung na série Aeon Flux. Valley dirigiu comerciais para clientes como Nike, Coca‑Cola e Levis e depois se juntou ao Studio Passion Pictures em Londres, onde trabalhou com Pete Candeland em videoclipes da banda Gorillaz, no videogame The Beatles: Rock Band e em outros projetos comerciais. De volta em Los Angeles, Valley foi designer de personagem em Motorcity e Tron: Uprising, dirigiu os curtas Wonder Woman DC Nation e Shinjuku, videoclipes para as bandas Metallica e Gorillaz e seu curta Pear Cider and Cigarrettes.

Game of Thrones ‑ Desenvolvimento Criativo da Abertura da SérieRoBERT FEnG

Produtor e diretor, Robert Feng já realizou trabalhos para o Cirque Du Soleil, McDonald’s, Sony, American Express, entre outros. Fez a direção de arte da abertura da série Game of Thrones, produzida pelo canal HBO, premiada com um Emmy em 2011.

MasterClasses

PATROCÍNIO OURO PATROCÍNIO PRATAPATROCÍNIO

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO MASTER

PATROCÍNIO BRONZE

APOIO INSTITUCIONAL

HOTEL OFICIAL

PARCERIA DE NEGÓCIOS

19 > 21

26 > 28