17-clds-3g vvd em noticia mar17 - cprn.pt · usufruir de apoio ao nível da formação estruturada...

2

Upload: trinhminh

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 17-CLDS-3G VVD em noticia mar17 - cprn.pt · usufruir de apoio ao nível da formação estruturada e ... gestão de emoções e de conflitos. ... que se dará destaque a dinâmicas

EMNOTÍCIA

Ed.N.º17,Mar.de2017-www.cprn.pt/clds3gvilaverde-www.facebook.com/clds3gvilaverde

WorkshopsrealizadosemmarçoEmmarçoorganizámosváriosworkshopscomtemáticasdiferentesparapúblicosdiversificados.

EMPREGOGabinetedeapoioaoEmpreendedorismoTerças-feiras,9h30–12h00Inst.MunicipaisdeAçãoSocial–VilaVerdeGabinetedeatendimentoJ.F.deParadadeGatimQuintas-feiras,9h30-12h00GabinetedeatendimentoJ.F.deMarrancosSextas-feiras,9h30–12h00TertúliascomempreendedoresESVVSessõesdesensibilizaçãoparaempresáriosGEPE–Gestãodestress05deabril,14h30Inst.MunicipaisdeAçãoSocial–VilaVerde

WorkshopsobreCurrículo28deabrilESVV

FAMÍLIAGrupodeIntervenção“Vamosprevenir”–CentroComunitáriodePrado

COMUNIDADE

EMAGENDA:

CONFEÇÃODEBISCOITOSWorkshopdinamizadopeloprojetoSOMOS+daCruzVermelhaPortuguesa(DelegaçãodeBraga).Os/asalunos/asdaESVVtiveramaoportunidadedeaprenderaconfecionardeliciososbiscoitoscomcheirinhoacanela.

COMPETÊNCIASSOCIAISOs/asalunos/asdo2.ºe3.ºciclodaE.B.2,3deVilaVerdeforamalertados/asparaaimportânciadaadotaremumcomportamentomaisassertivonaresoluçãodesituaçõesdeconflitoeviolêncianaescola.

AIMPORTÂNCIADOCUIDARPais/mãese/oueducadores/as,tiveramaoportunidadedecolocarquestõeseesclarecerdúvidasrelacionadascomcuidadosdesaúdenainfância.OworkshopfoidinamizadopelaenfermeiraSóniaVaz,especialistaemsaúdematerno-infantil,noCentroSocialdaCasadoPovodeEscariz.

Page 2: 17-CLDS-3G VVD em noticia mar17 - cprn.pt · usufruir de apoio ao nível da formação estruturada e ... gestão de emoções e de conflitos. ... que se dará destaque a dinâmicas

CLDS-3GVilaVerdeEmNotícia//Marçode2017

Voluntariado:umaresponsabilidadeparatod@sRealizamos,nopassadodia14/03,emparceriacomoBanco Local de Voluntariado, uma sessão desensibilização sobre “Voluntariado: umaresponsabilidade para tod@s”, dirigida às IPSS´s doconcelho. Dinamizada pela Dra. Amélia Pereira, doBanco Local de Voluntariado de Braga (BLV), estasessãotevecomoobjetivosensibilizarasinstituiçõespara o voluntariado e divulgar projetos eoportunidadesdevoluntariado.Oregistodecadaumadas IPSS´snoBancoLocaldeVoluntariado (BLV) foi um dos aspetos maisenfatizados nesta sessão, na medida em que talpermite que cada uma das instituições registadaspossabeneficiardoapoiodoBLV,nomeadamentenoprocesso de seleção, encaminhamento eacompanhamento dos/as voluntários/as nosrespetivos programas/projetos de voluntariado. Poroutro lado,asdiferentes instituiçõespoderãoaindausufruirdeapoioaoníveldaformaçãoestruturadaecontínua, dirigida a pessoas que pretendamdesenvolvertrabalhovoluntário.

IntervirparamelhorarorelacionamentointerpessoalNo sentido de promover o desenvolvimento decompetências pessoais e sociais nos mais jovens,realizamos, comos alunos/as do 10º anoda EscolaSecundáriadeVilaVerde,umgrupode intervençãosob a temática Comunicação e RelacionamentoInterpessoal.Esta intervenção decorreu durante os meses defevereiro e março, num ciclo de 6 sessões, queabordavam as seguintes temáticas: as relaçõesinterpessoais;eueosoutros;asdiferentesformasdecomunicar;aassertividade;atomadadedecisãoeagestãodeconflitos.Conscientes de que as relações interpessoais nemsempre são fáceis, estes jovens reconhecem que otreino de estratégias de comunicação e decomportamentosassertivos, impulsionadospor estaintervenção, poderão ser uma ajuda no sentido demelhorar os seus relacionamentos, não só nocontexto escolar, como também noutros contextosondeestãoinseridos.

Grupodeintervenção:Regulaçãoemocional/relacionamentointerpessoalNumaparceriacomaEscolaSecundáriadeVilaVerde,iniciamosumgrupodeintervençãocomalunosdo7ºano, com o nome, “Regulaçãoemocional/relacionamento interpessoal”. Estassessõestêmcomoobjetivotreinarcompetênciasparaumrelacionamentointerpessoalassertivo,atravésdagestão de emoções e de conflitos. Conviver é umaarte, como tal estar com os outros implicacomportamentos que sustentam sentimentos eemoções, que muitas vezes estão “à flor da pele”.Estes comportamentos podem e devem seradequados, mas muitas vezes criamos barreiras edificuldades que nos afastam, condicionando umarelaçãosaudável.Asinergiaquesecriacomooutro,dependeentão,danossacapacidadedeinterpretar,distinguir e analisar sentimentos e emoções, quernossas quer do outro. Só esta gestão nos dá ahabilidade para vivermos com os outros e irmosmoldandoasnossasrelaçõesdeamizade,familiareseescolares. Considerando a importância destasinteraçõesdiárias,surgeogrupodeintervenção,emquesedarádestaqueadinâmicasquepromovemadistinção e gestão de emoções, bem como reflexãosobre os conflitos e problemas interpessoais. Comestainiciativapretendemosajudarosadolescentesadaremvidaàssuasemoções!

Workshop–MétodoseHábitosdeestudoA adoção de métodos de estudo com vista àotimização de resultados, tem sido temáticarecorrente no âmbito da nossa ação junto dacomunidadeescolar.Oworkshop“MétodoseHábitosde estudo” foi mais uma iniciativa que procuroufomentarjuntodos/dasalunos/asdo10ºanodaESVVumaatitudemaispositiva faceaumestudoquesepretendemetódico e reguladono tempo.Assim,osprincipaisobjetivosdestainiciativaforamaanálisedequestõesrelacionadascomaorganizaçãodolocaldeestudo, a definição do horário de estudo e aplanificação de uma sessão de estudo, enfatizandoestratégias para a organização e memorização dainformação,deformaafacilitarasuacompreensãoeinterpretação.