14.ª so (29-03-2016)

42
Rua João Gonçalves, 604 Centro Guarulhos SP CEP: 07010-010 PABX (11)2475-0200 http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS ATA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA 16ª LEGISLATURA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 29 de março de 2016 ATA DA DÉCIMA QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA VINTE E NOVE DE MARÇO DE DOIS MIL E DEZESSEIS. Presidente: PROFESSOR JESUS Secretário: TONINHO MAGALHÃES Vereadores presentes: Claudilson Pezão, Daniel Soares, Dr. Laércio Sandes, Dona Maria, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Eduardo Barreto, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, Geraldo Celestino, Gilvan Passos, Guti, Heleno Metalúrgico, João Barbosa, Laércio Pereira, Lamé, Luiz Matogrosso, Marina Hack, Marcelo Seminaldo, Maurício Brinquinho, Novinho Brasil, Paulo Sergio Rodrigues Alves, Pastor Anistaldo, Professora Eneide, Professora Marisa de Sá, Professor Jesus, Prof. Samuel Vasconcelos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Romildo Santos, Serjão Inovação, Toninho da Farmácia, Toninho Magalhães e Verinha Souza. (34) Ausências Justificadas: Licenças: Edmilson Souza, Genilda Sueli Bernardes, João Dárcio, Professor Moacir e Zé Luiz. (05) O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) Boa tarde, senhoras e senhores. Há número legal. Sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos da Sessão Ordinária. Passemos ao Pequeno Expediente.

Upload: camara-guarulhos-atas-2016

Post on 28-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A T A

14ª SESSÃO ORDINÁRIA 16ª LEGISLATURA

4ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 29 de março de 2016

ATA DA DÉCIMA QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA VINTE E NOVE DE MARÇO DE DOIS MIL E DEZESSEIS.

Presidente: PROFESSOR JESUS

Secretário: TONINHO MAGALHÃES

Vereadores presentes: Claudilson Pezão, Daniel Soares, Dr. Laércio Sandes, Dona Maria, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Eduardo Barreto, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, Geraldo Celestino, Gilvan Passos, Guti, Heleno Metalúrgico, João Barbosa, Laércio Pereira, Lamé, Luiz Matogrosso, Marina Hack, Marcelo Seminaldo, Maurício Brinquinho, Novinho Brasil, Paulo Sergio Rodrigues Alves, Pastor Anistaldo, Professora Eneide, Professora Marisa de Sá, Professor Jesus, Prof. Samuel Vasconcelos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Romildo Santos, Serjão Inovação, Toninho da Farmácia, Toninho Magalhães e Verinha Souza. (34)

Ausências Justificadas:

Licenças: Edmilson Souza, Genilda Sueli Bernardes, João Dárcio, Professor Moacir e Zé Luiz. (05)

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Boa tarde, senhoras e senhores.

Há número legal. Sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos da Sessão Ordinária.

Passemos ao Pequeno Expediente.

Page 2: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

2/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– Passa-se ao

P E Q U E N O E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Com a palavra, o Vereador Pezão.

O SR. CLAUDILSON PEZÁO – Boa tarde, Presidente, nobres Vereadores, público presente, hoje estou aqui mais para fazer uma reclamação referente à Guarupas. No ano passado, fui parlamentar da Pessoa com Deficiência, fizemos vários debates discutindo o projeto de lei do Bilhete Único Especial. Esse Bilhete Único Especial é para dar mais dignidade à pessoa com deficiência na hora de requerer o seu bilhete, que é um direito que tem de ir e vir. Participamos eu, o Doutor Laércio Sandes, Elmer Japonês,. Participaram também nessa discussão, o que nos ajudou bastante na Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, os nossos assessores para buscarmos condições melhores com a Saúde e com o Transporte. Fizemos reuniões também junto a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência para buscar um consenso melhor para esse projeto.

A pessoa com deficiência, no modelo que tinha antes, tinha que passar na UBS, pegar o laudo médico, ir até a Guarupas e a Guarupas o encaminhava ao CAPD para fazer nova avaliação e ver se tinha direito. A partir do projeto novo aprovado, a pessoa com deficiência não tem mais que fazer essa peregrinação e ser humilhada nos locais para ter o direito. Hoje não, qualquer médico pode dar, um laudo para a pessoa com deficiência dá o direito dele, com o CID, para ter o direito do Bilhete Único Especial. Então, em mãos desse laudo do médico que ele consulta no dia a dia e tendo o CID que dá o direito, ele vai até a Guarupas e lá tem direito já garantido do Bilhete Único Especial. Mas este direito está sendo negado no dia a dia na Guarupas, que está tentando manter o modelo antigo. A pessoa com deficiência com a lei embaixo do braço vai lá e mesmo assim tem de ir a outros lugares para que possam lhe dar o seu direito e falar que ele tem direito.

Então, vou conversar com os Vereadores que fizeram parte da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, vou convocar as pessoas aqui novamente para que possam dar explicação do porquê não estão fazendo valer os direitos da pessoa com deficiência na hora em que vai pegar o seu Bilhete Único Especial. Já é um direito adquirido na lei atual...

– Manifestações em Plenário.

O SR. CLAUDILSON PEZÁO – Senhor Presidente!

– O senhor Presidente faz soar a campainha.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Tem um Vereador na tribuna e preciso garantir a fala. Por favor, pessoal.

Page 3: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

3/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. CLAUDILSON PEZÁO – As pessoas vão até lá. Então, estão tentando implantar o modelo antigo para fazer com a pessoa com deficiência ser humilhada novamente, como era antigamente, como era no ano passado. Foi revogada a lei antiga, então não queremos mais nada que o que é direito! É o direito do Bilhete Único Especial sem curva, é pegar! Vai no médico, pegou o laudo e vai à Guarupas e está lá o direito dele do Bilhete Único Especial.

Esta minha indignação, minha angustia com a Guarupas é que não dá explicação e está humilhando a pessoa com deficiência. Então, vamos aqui nos reunir novamente na Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e fazer uma convocação para darem uma explicação para nós, Vereadores desta Casa, porque todos votaram 100 por cento no projeto e, agora, vários Vereadores estão sendo procurados pelas pessoas com deficiência para fazerem reclamação de que não estão sendo atendidas nos seus direitos. Obrigado, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Com a palavra, o Vereador Rômulo Ornelas.

Antes, porém, convoco sessões extraordinárias, tantas quantas necessárias, uma após a outra, para amanhã, 30 de março, quarta-feira, a partir das 14h, para deliberarmos os requerimentos integrantes da pauta de hoje dos Projetos de Lei e das Emendas LOMS 5292/15, de autoria da Prefeitura, que disciplina o comércio de alimentos em vias; 454/16, de autoria da Prefeitura, que trata do fechamento de vias; 576/16, de autoria da Prefeitura, que dispõe sobre a redução salarial de cargos do Executivo; 769/16, de autoria da Mesa, que fixa percentual de cargos em comissão a serem preenchidos por funcionários efetivos; 719/16, de autoria da Prefeitura, que trata da criação de cargos para acesso de funcionários efetivos; 656/16, de autoria de vários Vereadores, disciplinando a solicitação de prorrogação de prazo pelo Prefeito.

Com a palavra, o Vereador professor Rômulo Ornelas.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS – Boa tarde a todos e a todas, público que nos assiste pela TV Câmara, venho à tribuna hoje repercutir uma visita que fizemos na semana passada ao Estádio Municipal de Futebol Oswaldo De Carlos. A comissão que presido de Educação e Esporte foi provocada para fazer a visita naquele local. Segundo as informações que nos passaram e que constatamos, o estádio está com péssima situação de falta de manutenção. No mês passado, tivemos aqui uma audiência pública para tratar de um assunto parecido, que é a falta de manutenção e equipamento na área esportiva da Cidade. Nós constatamos, sim, no Estádio Oswaldo de Carlos a falta de manutenção, no entanto as pessoas que ouvimos e estávamos lá este Vereador e o Vereador Matogrosso verificando a situação do estádio e constatamos algumas coisas meio absurdas. Vamos chamar aqui a Secretaria de Esportes para explicar sobre o campeonato da Liga. A Liga de Esportes de Futebol da Cidade faz campeonato, cobra das

Page 4: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

4/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

equipes que participam do campeonato e não repõem para fazer a manutenção do campo. Então, o campo fica para a Prefeitura fazer a manutenção e a Liga fatura em cima e não dá um centavo para fazer essa manutenção. Nós vamos tentar entender direitinho como funcionam esses campeonatos da Liga aqui na Cidade. Vamos tentar entender o que acontece, que a Liga cobra o campeonato que faz na Cidade. Nada contra cobrar, no entanto precisa dar a contrapartida, porque o estádio, realmente, precisa de manutenção. A manutenção, pelo que estou entendendo, é feita só pela Prefeitura, no entanto existe instituição privada, como o Flamenguinho que as categorias de base do Flamenguinho usam o espaço para fazer seus treinamentos, mas a manutenção é pública. O espaço público é usado por instituição privada, mas a manutenção é pública, é com dinheiro público.

Então, a esse tipo de coisa estamos fazendo este levantamento para ver por que os espaços de Esporte estão em péssimas condições, sabendo que existe uma quantidade de equipes e instituições que usam o espaço sem fazer manutenção para a Cidade. Quem faz é a Prefeitura que gasta dinheiro público para fazer a manutenção para outros usarem, não só a comunidade usar, mas até instituição privada usar. Então, é isso. Na semana passada, fomos fazer essa visita na terça-feira e constatamos essas irregularidades lá. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Como não mais Vereadores inscritos, dou por encerrada esta parte da Sessão.

Passemos à Tribuna Livre.

– Passa-se à

T R I B U N A L I V R E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Temos um orador inscrito. Com a palavra, o senhor Rogério dos Santos, por 10 minutos. Vereador, só mais um minutinho, por gentileza.

Aproveitando também, amanhã, na Extraordinária, incluiremos também o relatório da CPI da Klabin para votação. Com a palavra, o Vereador Rogério dos Santos.

O SR. ROGÉRIO DOS SANTOS – Boa tarde, Senhor Presidente. Boa tarde, nobres Vereadores, público presente, todos os colaboradores e público que nos assiste pela TV Câmara. Senhor Presidente, o que me traz a esta tribuna no dia de hoje é tão somente para registrar os meus agradecimentos a esta Casa.

No dia 25 de fevereiro de 2015, assumi a cadeira de Vereador nesta Casa de Leis, onde fiquei até o dia 16 de março de 2016, um ano e alguns dias. Eu confesso, Presidente, nobres Vereadores, uma

Page 5: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

5/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

experiência singular, uma experiência única. Quero registrar aqui que foi um enorme prazer estar aqui e aprender com todos. Quero iniciar a minha fala agradecendo em primeiro lugar a Deus por esta oportunidade. Sem Ele nada, absolutamente nada seria possível. Quero agradecer também a minha família, a minha esposa Márcia, aos meus filhos Rogério, Júnior e João Pedro, a todos os meus familiares, a toda a minha assessoria, aos dois mil, 861 amigos e amigas que confiaram o seu voto de confiança a este Vereador, ao Presidente desta Casa Professor Jesus, que me empossou, me acolheu e me recebeu muito bem nesta Casa. Quero agradecer também a todos os Vereadores que me acolheram e me receberam bem. Confesso que aprendi muito com todos.

Quero agradecer a alguns Vereadores que me deram suporte, assim que cheguei. Vereador Novinho Brasil, muito obrigado, que Deus abençoe a sua vida. O meu amigo, meu parceiro, meu brother Pastor João Barbosa, tenho V.Exa. em estima e elevada consideração. Nobre Pastor Anistaldo, Vereador, pastores que representam a Bancada Evangélica desta Casa, que orgulho ter participado desta Bancada. Foi um grande aprendizado que tive com vocês neste período de um ano e alguns dias. O meu muito obrigado aos meus nobres amigos e parceiros da nossa Bancada Evangélica. Eu não poderia deixar de citar também o meu amigo, o Vereador Gilvan Passos que também me acolheu assim que cheguei, abriu as portas do seu gabinete e disse: “Recém-chegado, um pouco perdido?”. E disse: “Vereador, estou à disposição, o meu gabinete é seu. O que precisar conte comigo”. Vereador, o meu forte abraço. O meu fraterno agradecimento. Quero também externar a minha gratidão a todos os funcionários desta Casa sem exceção, todos os colaboradores desta Casa, que pude acompanhar e conhecer de perto. Quero dizer que sem vocês não é possível esta Casa funcionar, vocês fazem a coisa acontecer. Dão suporte a todos os Vereadores, dão suporte para que esta Casa, de fato, possa existir e trabalhar em prol da população. Quero agradecer também a toda imprensa falada e escrita da nossa Cidade. Pouco participei, mas nas poucas vezes, sempre a imprensa me tratou com o devido respeito, sempre com coerência e bom senso. Meus parabéns a todos os profissionais de imprensa da nossa Cidade.

Quero agradecer também ao meu partido PSD, na pessoa do Vereador, presidente Eduardo Soltur. Agradeço pela oportunidade que V.Exa. me deu e espero que no próximo ano possamos aqui estar para dar a nossa pequena contribuição à nossa Cidade, a esta população tão sofrida, população que no seu dia a dia passa por muitas dificuldades em relação à estrutura da nossa Cidade, uma grande metrópole, uma Cidade com muitos problemas. Mas tenho absoluta certeza de que dias melhores virão, não tenho dúvida disso.

Quero aproveitar a oportunidade também, Presidente, para pedir desculpas a dois Vereadores que em uma reunião da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, eu estive no calor da discussão e penso que posso ter extrapolado com o Vereador Pezão e o Vereador Rômulo Ornelas. Aceitem aqui as minhas sinceras desculpas, não tive o menor

Page 6: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

6/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

interesse e intenção de ofendê-los. Peço de coração as minhas desculpas. No momento, estávamos discutindo uma matéria, discutindo aquilo que entendíamos por convicção e posso ter me excedido e se me excedi quero que V.Exas. me perdoem, me desculpem.

Deixo esta Casa bastante emocionado e sabendo que o período que aqui passei, tenho absoluta certeza que os meus eleitores, os meus amigos e as minhas amigas que confiaram o seu voto confiança, que me acompanham, acompanham o meu trabalho no Facebook, tenho absoluta certeza de que puderam acompanhar. Tenho certeza de que dei o meu melhor. Foi um ano muito intenso, de muito trabalho e de muita luta. Quero aqui dizer a todos vocês que me assistem e aos meus eleitores em especial, os meus amigos e amigas que é só o começo. Nós só iniciamos nessa nova jornada. E aqui me despeço de vocês não como uma despedida definitiva, mas dizendo apenas, um até breve! E que Deus abençoe a todos vocês, e ilumine vocês para que vocês possam concluir os vossos mandatos e possam fazer ou continuar fazendo a diferença. Deus abençoe a todos vocês, meu muito obrigado a todos.

– Manifestações em Plenário.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, parabéns pela sua estada nesta Casa, desejamos muita sorte ao senhor. Como não há vereadores inscritos dou por encerrada essa parte da sessão e passamos ao Grande Expediente.

– Passa-se ao

G R A N D E E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encontra-se sobre a Mesa as Atas das seguintes sessões:

10ª Sessão Ordinária de 8 de março de 2016.

Está aberta a palavra. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Aprovada.

11ª Sessão Ordinária de 10 de março de 2016.

Está aberta a palavra. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Aprovado.

12ª Sessão Ordinária, de 15 de março de 2016.

Está aberta a palavra. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Aprovado.

Page 7: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

7/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Encontram-se sobre a Mesa os balancetes do SAAE, da Proguaru, do Ipref, da Prefeitura e da Agru, referente ao mês de fevereiro de 2016.

Informo aos Srs. Edis, que o vereador Eduardo Soltur retornou a atividades parlamentares a partir do dia 18 de março, tendo em vista que as funções do vereador Rogério dos Santos encerram-se em 17 março, designo o vereador professor Rômulo para atuar como membro da Comissão da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Juventude.

Encontra-se sobre a Mesa a denúncia formulada contra o Sr. Chefe do Executivo. Ao senhor secretário para leitura da decisão dessa Presidência.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Sr. Presidente. A aprovação das Atas, eu solicito a Vossa Excelência cópia autenticada da última, da Ata da última Sessão Ordinária que foi uma quinta-feira, antes da Semana Santa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO – Dia 17, se não me engano, foi... no dia 17.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO – Onde foi...teve início a constituição da Comissão Processante de Cassação do prefeito Sebastião Almeida.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok.

O SR. GERALDO CELESTINO – Eu solicito vista, cópia autenticada...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Da Ata.

O SR. GERALDO CELESTINO – Da Ata, por favor.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO – Presidente. Pela ordem. Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela ordem) – Senhor Presidente, vereadoras, vereadores, público presente. Eu gostaria, presidente, que o senhor deferisse um minuto de silêncio a um grande companheiro, no qual assumiu a cadeira aqui nessa Casa, e quando assumiu, assumiu pelo PDT, no meu lugar. Meu companheiro, um grande ativista, um futuro promissor, Leonardo Balcony. E, também, ao meu assessor, que na semana

Page 8: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

8/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

passada perdi mais alguém em nossa Casa, um assessor meu, o Aladir Alicio da Silva. Gostaria que deferisse um minuto de silêncio.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um segundinho, só, já vou deferir.

O SR. HELENO METALÚRGICO – Alécio da Silva, tá, Aladir Alicio da Silva.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Deixa eu só ler aqui, eu já defiro para o senhor um minuto de silencio.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Pela ordem, é o mesmo pedido, como vai haver um minuto de silêncio, também, na semana passada, houve o falecimento, num trágico acidente, do sobrinho da vereadora Verinha de Souza. Geraldo de Souza, um menino de 16 anos, que faleceu no acidente. Então, eu peço também um minuto de silêncio a esse garoto.

O SR. JOÃO BARBOSA – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. JOÃO BARBOSA – Eu quero, também, aproveitar aqui a oportunidade para pedir um mínimo de silêncio para o nosso guerreiro, o nosso obreiro da igreja, pai de dois pastores, inclusive, um dos filhos está na Rússia, e ele nos deixou nessa semana. Tá? Um minuto de silêncio, também, o senhor Mauro.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok. Ok, vereador.

O SR. GUTI – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Guti.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Senhor Presidente, como o vereador Heleno já falou, mas por se tratar de um grande amigo meu, amigo bastante caro a mim, eu gostaria de endossar esse pedido de um minuto do silêncio em memória do Leandro Balcony, um grande guerreiro que brutalmente, criminosamente, foi arrancado das nossas vidas. E um grande guerreiro político. Ele com certeza ia dar muito orgulho para essa cidade. Então eu gostaria de endossar o pedido do vereador Heleno, para que o senhor conceda. E para todas essas pessoas que foram mencionadas aqui, que se passaram, um mínimo de silêncio. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minutinho, após a leitura do secretário eu já vou deferir todo um minuto de silêncio para todas as pessoas que faleceram.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – PA/754/2016, assunto: oferece denúncia de cometimento de improbidade administrativa pelo Sr.

Page 9: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

9/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida. Requerente: Partido Solidariedade, e outros. Tendo oportunidade de rever os autos e analisando mais detidamente a denúncia apresentada as folhas números 3/7, conclui a Mesa não preenche os requisitos para instauração da Comissão, previsto no art. 65 da Lei Orgânica do Município. Vê-se que não descreve de forma clara e precisa os fatos imputados em relação a aqueles fatos consubstanciados em relatórios emitidos pelo egrégio Tribunal de Contas do estado de São Paulo, acerca das contas prestadas pelo executivo municipal no exercício de 2009 e 2010 e 2011, primeira gestão do atual prefeito. Tais relatórios já foram submetidos ao crivo deste Poder Legislativo, que exercendo a competência prevista pelo art. 12, 15 e a Lei Orgânica do Município e em seguida o rito previsto nos artigos 266 e seguintes do regimento interno. Foram ao final rejeitados pelo Plenário com a aprovação das contas do executivo municipal nos referidos exercícios, conforme verifica-se os decretos legislativos número 5/13, número 8/2014, o número 6/2015, não constando da peça inaugural qualquer fato novo que pudesse em tese motivar uma nova apreciação desse Poder Legislativo. Sendo o decreto legislativo formal e materialmente constitucional. Logo, na nova análise das contas não encontraria supedâneo na legislação em vigor. O mesmo pode ser dito em relação ao pedido de reanálise das contas de 2012, vez que já se encontra em poder deste legislativo o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado. Em fase da análise pela Comissão de finanças e orçamento, PA/649/2016, sendo desnecessária qualquer previdência concomitante. E com relação à alegação de violação a uso de valores destinados ao fundo municipal, art. 8º, Parágrafo Único da LRF, não há especificação do mesmo. Ou seja, compulsando o sitio eletrônico da Câmara Municipal de Guarulhos no link legislação é possível verificarmos a existência de diversos fundos municipais o que torna a denúncia desprovida de clareza e precisão. Soma-se isso ao fato de que a tese de que as receitas desse fundo teriam sido manejadas pelo Sr. Prefeito, encontra-se desacompanhada de documentação idônea e comprová-la. Diante do exposto revejo o despacho das folhas 25 aplicando autotutela administrativa consistente do poder de ver e anular os próprios atos quando eivados de vício e consagrados nas súmulas números 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal. Anular os despachos de folha 25 e rejeitar a denúncia apresentada pelo partido solidariedade.

Guarulhos 23 de março de 2016, professor Jesus, presidente.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minuto de silêncio, depois... arquive-se o presente processo. Um minuto de silêncio.

– É feito um minuto de silêncio em memória dos Senhores Leandro Balcony, Aladir Alicio da Silva, Geraldo de Souza e Senhor Mauro.

Page 10: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

10/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Eu ouvi atentamente a leitura do secretário, de um parecer de Vossa Excelência--

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador?

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Eu ouvi atentamente a leitura do secretário. No meu entendimento, Vossa Excelência voltou atrás ao requerimento do presidente do Partido Solidariedade Maurício de Souza, Maurício Siqueira.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Reavaliei, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Vossa Excelência reavaliou. Sr. Presidente, Vossa Excelência, é presidente do legislativo. Aqui, não é pastelaria onde Vossa Excelência toma uma decisão e na Sessão passada Vossa Excelência convocou todos os partidos e nós do PSDB, nós da oposição já indicamos os vereadores que farão parte dessa Comissão. E agora Vossa Excelência, agora Vossa Excelência volta atrás, atrás de uma decisão que deveria ser submetida a uma Comissão composta pelos partidos que tem representação nesta Casa e partir do momento do parecer desta Comissão, se acatava ou não o pedido de improbidade, rejeitasse ou não, teria que vir para Plenário e só o Plenário poderia rejeitar esse pedido de improbidade.

Agora, Vossa Excelência, sozinho, como o todo poderoso desta Casa, pega o pedido de improbidade administrativa faz um Parecer e volta atrás, Sr. Presidente? Eu não estou acreditando no que eu estou vendo. Todos esses anos que eu passei por essa Casa, eu nunca vi um presidente voltar atrás de uma decisão tão polêmica como essa que foi adentrada no legislativo pelo cidadão Maurício Siqueira, e o presidente, sozinho, em uma canetada, ele decide a ilegalidade do pedido de improbidade.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador. Para concluir.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Conclui, Sr. Presidente, eu quero ouvir Vossa Excelência.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, eu quero só esclarecer ao senhor, quero esclarecer que eu estou amparado pelos

Page 11: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

11/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

advogados, está ok? Da Casa. Então se eu o fiz eu o fiz como presidente da Casa. E eu acredito que como Presidente, também, eu tenho esse poder.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

Eu solicito a leitura do despacho de Vossa Excelência na folha 25, do PA/754/2016.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador? O senhor tem cópia em mãos?

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Não, eu estou solicitando do Plenário que é interesse da Casa de Leis...

SR. PRESIDENTE PROF. JESUS: Indefiro, vereador.

VEREADOR GERALDO CELESTINO: No interesse do seu expectador.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Indefiro, vereador. Indefiro, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Então, Vossa Excelência, Sr. Presidente, está agindo com autoritarismo e isso não se faz. Aqui não tem moleque no Plenário. Aqui não é o prefeito que manda no Poder Legislativo. Nós temos vereadores de oposição que tem que ser respeitados nessa Casa. E Vossa Excelência numa canetada em uma reunião, em uma base... em uma reunião com a base do prefeito... pelo artigo 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Em reunião com a base de apoio ao governo municipal, Vossa Excelência quando acatou o pedido de impeachment do prefeito, Vossa Excelência disse nesse Plenário e está em Ata que Vossa Excelência estava amparado de acordo com o parecer jurídico de sua assessoria. Aí, Vossa Excelência, juntamente com os vereadores da base vão até o gabinete do prefeito e chegam aqui nessa sessão, com essa surpresa, Sr. Presidente? O senhor está achando que nós somos moleque Sr. Presidente?

Aqui não tem moleque. Nós estávamos já em composição da Comissão, presidente. Vossa Excelência não pode fazer isso, Sr. Presidente. Nós não somos moleques. Eu faço parte da Comissão, tem outros vereadores que fazem parte da Comissão. Essa decisão deveria ser tomada pela Comissão processante Sr. Presidente. Aí o Plenário é soberano e Vossa Excelência, vai arcar com esse desgaste político e jurídico, porque nós da

Page 12: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

12/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

oposição, já solicitei vista do processo, Vossa Excelência já deferiu o visto, solicitei a cópia da Ata, onde foi, teve o início de composição da Comissão.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Já estava sendo composta e nós teríamos que instalar essa Comissão nessa sessão de hoje no prazo dez dias darmos o parecer. E Vossa Excelência, numa canetada...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, para concluir. Seu tempo já se esgotou.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Agora, eu pergunto a Vossa Excelência, Vossa Excelência, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, vereador, o seu tempo já esgotou.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Vossa Excelência. Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Pela ordem, Sr. Presidente. Pela ordem, Sr. Presidente. Quantos vereadores fariam parte dessa Comissão, Sr. Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador,. 21, porém, não estava pronta ainda, tá, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Vinte e um vereadores. Vossa Excelência pediu ao Plenário a indicações dos nobres vereadores para fazer parte da Comissão. Será que nós estamos... eu estou louco? Estou fazendo papel de palhaço? É um dos dois. Porque se Vossa Excelência determinou a composição da Comissão passando a Semana Santa. Não sei se a Vossa Excelência rezou muito para o prefeito Almeida, se conversou com prefeito Almeida, é um problema do senhor, passou a Semana Santa, Sr. Presidente, Vossa Excelência vem aqui numa canetada e desmoraliza todo o Poder Legislativo da cidade de Guarulhos, presidente. Isso é desmoralizar nós vereadores. Eu me sinto desmoralizado a partir da decisão da Vossa Excelência. E o que me admira Sr. Presidente, que Vossa Excelência acabou de adentrar no DEM, no partido do candidato a prefeito Eli Corrêa...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, para encerrar, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Eu não sei qual que é a posição, eu não sei qual a posição política de Vossa Excelência...

Page 13: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

13/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Se foi ordem do Eli Corrêa, se foi ordem do prefeito.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para encerrar, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Ou se está havendo uma composição do DEM com o PT nessa Casa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, para encerrar, para encerrar. Seu tempo venceu.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Eu acredito que não. Eu acredito que não. Como líder da bancada de oposição.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Como líder da bancada vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Como Líder da Oposição) – Senhor Presidente, eu vou abrir mão da minha palavra, como líder da bancada de oposição, nesse momento. O vereador Guti está aguardando. O vereador Guti está aguardando na Tribuna, também, deve fazer uso da palavra, posteriormente eu peço novamente como líder da bancada de oposição.

O SR. GUTI – Questão de ordem, Senhor Presidente.

O SENHOR PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, o Vereador Guti.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Senhor Presidente, baseado em quais artigos da Lei Orgânica e do Regimento Interno que o senhor tomou essa decisão de voltar atrás em sua opinião?

O SENHOR PRESIDENTE (Professor Jesus) – Foi lido, Vereador.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Oi?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Foi lido.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Então, eu estou fazendo a questão de ordem, se o senhor puder falar baseado em qual artigo? Não precisa ler os artigos, só os artigos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Súmula 346 e Súmula 473 do Supremo.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Ah, foi uma Súmula do Supremo? Senhor Presidente, é inadmissível e inaceitável que essa Casa durma com uma posição e acorde com outra. Faço aqui coro ao meu amigo Vereador Geraldo Celestino. Os Vereadores aqui sejam de oposição, ou sejam de base, sejam de situação, começam a fazer papel de bobo. Porque aí não

Page 14: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

14/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

tem valor algum. Cada Vereador aqui nesta Casa não tem valor algum sendo que Presidente toma uma decisão e a bel-prazer revoga essa decisão. É um absurdo.

A Casa aqui na última Sessão, então, foi tudo parte de uma encenação. Porque corremos aqui, indicamos os nossos nomes para participar. Aqueles partidos que não tinham a quantidade necessária de indicar uma Cadeira começaram a fazer as composições. Aqueles partidos que teriam membros natos já indicaram muitos já indicaram os seus membros nesta Comissão de Estudo.

Senhor Presidente, é um absurdo. Nós não podemos compactuar com isso. Os elementos objetivos ou não estão aí. Eles estão aí, e é papel mister dessa Casa, é função 'sine qua non' legislarmos e investigar, Senhor Presidente. Para concluir, eu quero concluir pelo 151 para não extrapolar o tempo.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, o Vereador.

O SR. GUTI (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Então, Senhor Presidente, eu aproveito aqui e peço uma cópia autenticada de todo o processo legislativo que ocorreu desse fato, desde a chegada da denúncia até o presente momento em que o senhor volta atrás com a palavra e apunha-la, em minha opinião, toda uma Casa, todo o Legislativo, porque, infelizmente, foi uma atitude única e isolada, de um único Vereador, sem o consenso dos demais. Então, isso não pode acontecer aqui e eu peço uma cópia autenticada porque junto com os Vereadores da real oposição aqui desta Casa, vamos nos reunir e procurar as medidas cabíveis e judiciais. Muito obrigado.

O SR. PROF. SAMUEL VASCONCELOS – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Samuel Vasconcelos.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Pela ordem) – Pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, o Vereador.

O SR. PROF. SAMUEL VASCONCELOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, primeiro dizer que também quero uma cópia tal qual a oposição está pedindo, uma cópia autenticada.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Defiro, Vereador.

O SR. PROF. SAMUEL VASCONCELOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – E, em seguida, parabenizá-lo pela atitude. As Súmulas mencionadas, as Súmulas mencionadas, concordemos ou não, cabe ao ser humano, e só ser humano digno, só ser humano digno tem coragem de

Page 15: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

15/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

voltar atrás em uma decisão quando percebe que a mesma não é acertada. E eu falo isso com propriedade, porque algumas vezes aqui nessa Tribuna eu já voltei atrás. Agora, falar em absurdo, e outra coisa, repúdio a fala do Vereador líder da oposição, Geraldo Celestino. Ao dizer que numa reunião com a base, eu quero ver alguém provar, provar, desafio provar que o Presidente fez uma reunião com a base, e estão aqui os Vereadores da base que podem dizer isso. Que fez reunião com a base, para voltar atrás. Até porque essa não é uma decisão da base. Essa é uma decisão do Presidente. A Lei Orgânica, as Súmulas mencionadas dizem que aos agentes públicos compete tal decisão e até mesmo voltar atrás antes da instalação da Comissão. Então, parabenizo o Presidente, tem a nossa solidariedade. Agora, falar em absurdo é fácil. Agora, falar em absurdo quando uma das proposituras é rever as contas que esta Casa já aprovou? Absurdo seria isso. Isso seria uma desmoralização para essa Casa. Seria uma vergonha para todos nós. Depois de termos aprovado as contas que é... que é o foro legal. O Tribunal de Contas, ele é um parecer técnico, ele é indicativo. Ele apenas faz a sugestão, mas a esta Casa cabe aprovar ou não. Agora, voltar a discutir contas que essa Casa já aprovou seria de fato desmoralizante, isto sim seria um absurdo.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Se eu... eu ouvi o líder do Governo informar que não houve reunião da base. Foi isso que o...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Então, Senhor Presidente, para completar minha questão de ordem, pior ainda, não é pecado nenhum a base fazer reunião, não é pecado nenhum o Prefeito ter uma base de sustentação do Legislativo como acontece em todos os países democráticos. O pior é o líder do Governo ir à Tribuna, Senhor Presidente, falar que não houve decisão, que a responsabilidade é de Vossa Excelência. Aí ficou muito feio para Vossa Excelência. Não houve reunião da base. Com quem Vossa Excelência se reuniu para tomar essa decisão? Eu tenho um partido, para eu tomar algumas decisões no Legislativo eu discuto com os companheiros do meu partido. Será que Vossa Excelência discutiu com o Deputado Eli Corrêa, que é o seu pré-candidato a Prefeito. Será que Vossa Excelência discutiu? Será que Vossa Excelência quando deferiu o pedido de impeachment, discutiu com a sua assessoria? Porque Vossa Excelência, o que Vossa Excelência escreve nós não podemos confiar mais. A partir desse momento, o Presidente da Câmara está sob suspeita. Porque toma uma decisão sozinho, em Sessão Ordinária, ele pede aos partidos indicarem os membros para Comissão, para composição da Comissão. Na Sessão

Page 16: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

16/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

seguinte, Vossa Excelência, numa canetada, volta atrás daquilo que o próprio Presidente colocou no papel e escreveu.

Então, isso é lamentável, é lamentável para o Poder Legislativo, é lamentável para a democracia, e mais... desmoraliza mais ainda a Câmara Municipal. Não estou condenando o Prefeito, nós íamos analisar o processo. E qualquer cidadão, Vereador líder do Governo Samuel Vasconcelos, qualquer cidadão pode entrar com pedido de impeachment, isso é garantido em constituição, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Então, Vossa Excelência, foi muito feio o que Vossa Excelência fez e a responsabilidade é de Vossa Excelência, e eu tenho certeza de que nós vamos conseguir reverter essa decisão do senhor na Justiça.

O SR. MARCELO SEMINALDO – Questão de ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, o Vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) – Senhor Presidente, eu gostaria que Vossa Excelência... eu indago a Vossa Excelência quais são as razões que podem ser deferidas questão de ordem de acordo com o Regimento dessa Casa, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Dúvidas regimentais, Vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) – Senhor Presidente, eu gostaria de complementar rapidamente. Presidente... Vereador Ramos, me perdoe, mas eu estou complementando a minha questão de ordem. Ele vai me bater aqui. Só para deixar consignado, essa questão de ordem levantada pelo Vereador Geraldo Celestino, eu peço que Vossa Excelência se atenha, Senhor Presidente, porque não basta um Vereador subir a essa tribuna, perguntar se o fulano de tal perguntou tal coisa ou falou tal coisa na Tribuna e depois continuar a sua questão de ordem, porque isso não é questão de ordem. Eu até aproveito lembrei por aqui, o Vereador Eduardo Soltur, na época, ele, inclusive, era Presidente, e teve um momento que o Geraldo Celestino, o nobre Vereador, usava muito desse artifício: “Fulano de tal disse tal coisa, sicrano disse tal coisa”. E, lá pelas tantas, o Vereador Eduardo Soltur, falou: “Gente, eu estou achando que o pessoal aqui está com problema de audição”. Porque é uma preocupação muito grande se o Vereador disse isso ou se o sicrano disse aquilo, então, sob pena, Senhor Presidente, de termos uma Sessão totalmente tumultuada, porque se Vossa Excelência permitir que isso aconteça, daqui para frente, eu vou fazer a todo instante, perguntar se o Vereador disse isso, se o Vereador disse aquilo e Sessão não vai ter mais. Então, eu peço que Vossa Excelência permita as

Page 17: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

17/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

questões de ordem, Senhor Presidente, que sejam de fato questões de ordem. São questões que devem ser deferidas se questão formulada for imprescindível para o decorrer da Sessão que estamos colocando. Se não for, não é. Então, o Vereador Geraldo, eu o respeito, tem 200 mandados de Vereador, mas não é por causa disso que vai atropelar o Regimento da Casa, Senhor Presidente.

O SR. HELENO METALÚRGICO – Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Heleno Metalúrgico.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela ordem) – Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, o Vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Boa tarde a todos, em primeiro lugar, eu quero agradecer o Presidente e parabenizar o presidente do Partido Solidariedade, companheiro Maurício Siqueira pela coragem, pela coragem. E, também, vou ao encontro da fala do meu companheiro Geraldo Celestino, o meu companheiro Guti, também, porque eu, também, estava com o nome indicado para a Comissão. Isso é uma razão que a população tem que saber. As pessoas que estavam para ser formadas dentro dessa Comissão. Em contrapartida, Presidente, quando o senhor acatou esse processo de impeachment, eu quero deixar isso bem claro, que o Senhor ainda estava no PDT, certo Presidente? O senhor estava no PDT e me admira me admira o senhor ter ido para o DEM, que é um partido de oposição, e retirar ou engavetar o processo de impeachment. Eu não sei o que os fatos que vêm ocorrendo na nossa Cidade, que recentemente o escritório do Eli foi apedrejado. Tem alguma coisa a ver. Ficam aqueles pontos de interrogação que precisava também a sociedade saber. Porque como disse o meu companheiro Guti, você deita com uma situação e acorda com a outra. A mesma coisa. Pegou-se o impeachment, apedrejaram o escritório político do Eli Corrêa, na semana seguinte, que nós estamos agora, é feita a retirada do processo de impeachment.

Vale salientar também a minha indignação, por mais que o Presidente tenha o poder na Casa, é não ser solidário e não ter seus colegas, seus pares ao seu lado, porque uma coisa de acato como o senhor fez do pedido impeachment tinha que ter conversado conosco, por mais que o senhor tenha o poder dentro dessa Casa. Na mesma coisa, a mesma coisa, agora, Senhor Presidente, eu não vou entrar ao mérito do que foi discutido lá em cima na Casa Branca...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereador.

Page 18: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

18/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) –...vou concluir. Na Casa Branca, porque na Casa Branca foram discutido emendas, pelo que me falaram, emendas dos Vereadores, talvez um pouco ali para motivar alguns ou deixar alguns não saírem da base aliada. Mas fica a minha indignação aqui, Senhor Presidente, o senhor, hoje, do partido de oposição e fez isso com essa Casa de Lei, fez isso com essa população, haja vista que é difícil nós construirmos aqui uma CEI, e agora um processo de impeachment. Obrigado.

O SR. RAMOS DA PADARIA – Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem. Vereador, só um minutinho só, aproveitando o ensejo já do Vereador Heleno Metalúrgico, já quero aproveitar para pedir a mudança da minha sigla de PDT para o DEM. Pela ordem, o Vereador Ramos da Padaria.

O SR. RAMOS DA PADARIA (Pela ordem) – Muito bem. Presidente, boa tarde a todos, queria comunicar a todos que, a partir de hoje, dia 29, o novo líder do partido é o Vereador Romildo Santos. E queria deixar bem claro que a bancada do DEM não participou da decisão tomada pelo Presidente. Essa foi uma decisão exclusivamente dele. Muito obrigado a todos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, quem vai ser o vice?

O SR. RAMOS DA PADARIA (Pela ordem) – Pode ser este Vereador.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Ramos da Padaria.

O SR. RAMOS DA PADARIA (Pela ordem) – Ramos da Padaria.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ – Pela ordem. Gostaria de fazer uso da palavra pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, a Vereadora.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Bom, eu gostaria de me manifestar porque logo quando foi solicitada esta Comissão na Casa eu me manifestei contrária. Então, eu quero aqui parabenizar o Presidente da Casa Jesus que reviu a sua posição, porque nós vivemos num momento, deixando claro para a população, que o que está sendo avaliado aqui são contas que inclusive, muitas delas já foram aprovadas por essa Casa. Então, seria sim um retrocesso. Eu acho o que está acontecendo no Brasil nós não podemos ficar querendo imitar as coisas ruins para a nossa Cidade. E temos que primar pela democracia do nosso país. E esse processo de impeachment que está ocorrendo com a

Page 19: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

19/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Presidenta Dilma e essa tentativa aqui também de abrir uma Comissão de Investigação nada mais são do que uma tentativa de golpe. De golpe sim.

– Manifestações na galeria.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Pode vaiar, nós não temos medo de vaia, mas o que tem aqui é uma tentativa de golpe, e o Brasil está virando um caos por conta daquelas pessoas que são irresponsáveis, que não têm compromisso com o país e que não estão preocupadas em melhorar o nosso país. Estão preocupadas em quanto pior melhor, e que quer ganhar o poder a qualquer preço. A política precisa ser disputada nas urnas, e o voto do povo tem que ser respeitado e a democracia é primordial para que consigamos construir uma sociedade justa e igualitária. E não temos que imitar coisas ruins nem transformar a nossa Cidade num caos. Então, não aceitar essa Comissão, não aceitar esse pedido que foi solicitado a Casa acho que é uma atitude responsável do Presidente, pois não precisamos da Cidade um caos, precisamos de uma Cidade bem administrada e a responsabilidade administração da Cidade não é só do Prefeito é também do Poder Legislativo.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereadora.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Para concluir, eu acho que nós também não podemos judicializar a política, eu acho que nós temos três poderes e precisamos respeitar os três poderes que estão constituídos na nossa sociedade, então, vamos respeitar os três poderes, vamos respeitar a democracia, que é primordial para o nosso País, e não temos motivo nenhum para abrir uma Comissão aqui para tirar o Prefeito da Cidade...

– Manifestações na galeria.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – ...porque o embasamento aqui é muito frágil, não é, não tem embasamento nenhum. Então, eu acho que realmente é uma atitude acertada, vamos continuar administrando a Cidade, este ano é um ano de eleição e, quem quiser ganhar eleição, que mostre o seu trabalho e ganhe a eleição no voto e de forma democrática.

O SR. GILVAN PASSOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Gilvan Passos.

O SR. GILVAN PASSOS (Pela ordem) – Pelo artigo 151, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, o Vereador.

Page 20: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

20/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. GILVAN PASSOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, público aqui presente, aqueles que nos acompanham pela TV Câmara. Senhor Presidente, a respeito desta medida que foi tomada por Vossa Excelência, é claro que como Presidente Vossa Excelência tem essa prerrogativa, claro que eu também faço coro aí aos Vereadores de oposição que falaram, que eu acho que essa opinião deste Vereador, que nós deveríamos ter deixado ir para a Comissão que já estava aí, já tinha indicado os nomes, até seria uma forma de realmente analisar o que foi apresentado pelo presidente do Solidariedade, pelo Maurício Siqueira, e aí sim nós darmos uma resposta que aqueles membros, os Vereadores membros dessa Comissão, poderiam analisar tudo e depois vir aqui com uma conclusão para este plenário e dizer: “Nós analisamos, nós fomos atrás, nós vimos, e que realmente não tem nada que desabone”. Isso é uma opinião deste Vereador, mas respeitando, é claro, a decisão de Vossa Excelência. Claro que eu acho que isso deveria sim ter continuado, ter ido para Comissão, na Comissão, todos os membros que já foram indicados poder convocar pessoas, inclusive o Presidente que entrou, do Solidariedade, o Maurício Siqueira, para que ele, também, pudesse colaborar mais com isso e, depois, no final, sim, nós chegarmos à uma conclusão e dizer, foi sim ou foi não.

Então, infelizmente, também, com o todo o respeito que eu tenho por Vossa Excelência, também acho que Vossa Excelência não deveria ter tomado essa posição, mas respeito a posição do senhor como Presidente. Obrigado.

O SR. NOVINHO BRASIL – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, Vereador Novinho Brasil.

O SR. NOVINHO BRASIL – Pelo artigo 151, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, o Vereador.

O SR. NOVINHO BRASIL (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, nobres pares, eu não poderia deixar de me manifestar também, pois como todos sabem, não é segredo nenhum, eu sou um dos Vereadores desta Casa como tantos outros, que faz parte da base aliada do governo também. Mas é importante que deixe bem claro, e com todo respeito, Vereador Geraldo Celestino, e ele sabe do respeito que eu tenho por V.Exa., mas eu posso dizer que V.Exa., precipitadamente, já de bata e pronto, sobe a tribuna e fala em nome de toda a base, e V.Exa. não se deu sequer o trabalho de observar a leitura do relatório, quando estava sendo feito, que o relatório dizia que tendo em vista que a Comissão nem tinha sido formada, parece que aí abriu uma brecha que dá essa prerrogativa ao Presidente, caberia como foi lido, ao Presidente, arquivar. E o Presidente, na qualidade de Presidente da Casa, assim o fez. Eu só estou colocando isso, Vereador,

Page 21: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

21/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

porque, com todo o respeito, como V.Exa. subiu à tribuna e disse assim: “V.Exa., em reunião com a base aliada, tomou a decisão de arquivar o processo de pedido de cassação do Prefeito”, quando o próprio Presidente declarou que ele, na qualidade de Presidente da Casa, estava arquivando o processo baseado em parecer jurídico da sua assessoria e baseado em uma brecha que ele encontrou pela Comissão não estar ainda totalmente formada.

Eu só estou colocando isso para dizer que com este Vereador e com os demais Vereadores da base que acompanhei não houve reunião nenhuma, nem para comunicar que seria acatado o pedido e nem para comunicar que foi retirado o pedido. Fiquei sabendo também aqui no Plenário como V.Exa., como os demais, para que amanhã não se coloque na imprensa: os Vereadores da base resolveram arquivar o pedido de cassação ou o pedido impeachment do Prefeito Almeida. É uma prerrogativa do Presidente da Casa, é uma prerrogativa legítima, cabe a ele, acho que se o senhor estivesse de Presidente, também, caberia ao senhor arquivar, ou desarquivar, ou dar continuidade. Só para deixar bem claro que não fui comunicado também como Vereador da base de arquivamento. Obrigado.

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minutinho. Só para informar que os projetos convocados para amanhã na Sessão extraordinária serão votados até a sua fase final. Pela ordem, o Vereador Romildo Santos.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Senhor Presidente, questão de ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, Vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Eu cheguei, já tinha começado todo o rito da Sessão, Presidente. Aproveitando que o Vereador Novinho Brasil falou, eu gostaria que o senhor pedisse para o Secretário ler quais são os Partidos, aqui não ficaram definidos nessa Comissão, Senhor Presidente, e quais são os que ficaram definidos, que informaram os parlamentares de acordo com a proporcionalidade de cada Partido, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, assim, é matéria vencida, e o processo também o Vereador Geraldo Celestino levou, ele pediu vista, está com ele.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Está com ele, Senhor Presidente? Ele levou, ele pediu vista, é isso? Senhor Presidente, então, eu vou querer que o Vereador Geraldo Celestino, depois, se o senhor permitir, ele leia para nós quem são esses Vereadores, Senhor Presidente, dos Partidos que indicaram e os que não indicaram, Senhor Presidente. É possível isso ou não, Senhor Presidente?

Page 22: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

22/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, consulta o Vereador Geraldo, pode ser, meu querido?

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Eu vou consultar, Senhor Presidente. Vereador Geraldo, se o senhor puder me passar, eu vou ler aqui na minha fala, para poder deixar registrado quem são os Vereadores e os Partidos que indicaram. Mas eu vou dizer pelo Democratas, Senhor Presidente. Pelo Democratas, este Vereador e o Vereador Daniel foram indicados para essa Comissão. Então, o Democratas, por sua parte, fez a sua parte, que foi indicar.

Hoje, graças a Deus, Senhor Presidente, nós temos a satisfação de tê-lo no nosso grupo, no Democratas, juntamente com o Ramos da Padaria. Hoje, o Democratas se transformou na segunda maior Bancada desta Câmara Municipal.

Fiquei surpreso, Senhor Presidente, com a decisão de V.Exa., porque eu também não sabia, e o Ramos da Padaria acabou de indicar este Vereador como líder do Democratas, eu quero dizer o seguinte, Senhor Presidente, quero deixar registrado nos Anais desta Casa: a partir desta data, o Democratas não faz mais parte da base do governo, o Democratas é oposição, e os Vereadores que não estiverem satisfeitos, podem se retirar do Partido. Na realidade, nós somos realmente oposição ao Partido dos Trabalhadores, ao governo municipal. Se alguém teve alguma dúvida, eu ouvi o Vereador Geraldo falando, o Democratas sim é oposição ao PT, ao governo municipal.

Senhor Presidente, pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, Vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, agora falando de outro assunto, Senhor Presidente, eu quero deixar registrado também, Senhor Presidente, que o Presidente do nosso Partido, o Eli Corrêa, pré-candidato a Prefeito do município de Guarulhos, ele não interfere nas questões municipais da Câmara Municipal. Na realidade, os Vereadores, em conjunto, a partir desta data, de hoje, nós vamos fazer reuniões, não deveria nem falar isso, para poder tomar as decisões, os Vereadores desta Casa votaram no Presidente Jesus. O Presidente Jesus acolheu o processo, estudou com o seu grupo, pelo que foi dito, resolveu que realmente não poderia pedir o impeachment.

Eu fico triste, porque, na realidade, eu gostaria de discutir, como o Vereador Gilvan mesmo disse, cada caso, passo a passo. Nós já tivemos um pedido de impeachment aqui em 2010 e nós temos que analisar os documentos e verificar tudo o que está correto, o que não está correto. Ninguém aqui quer ganhar no tapetão. Na realidade, eu até acredito que ficaria ruim, Vereador Geraldo, porque o Prefeito Almeida ele é do grupo contrário do Prefeito Elói Pietá. Mas existiria, claro, a parte ainda que nós

Page 23: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

23/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

temos que investigar, nós temos que verificar se tem fundamento ou não o pedido do Presidente do Solidariedade, Maurício Siqueira, que fez um trabalho, pelo que me disseram, perfeito e documentado. Se não fizesse isso, não tinha entrado com pedido de impeachment aqui na Câmara municipal.

Agora, eu quero deixar registrado que este Vereador não participou, não compactou, como o Vereador Daniel Soares, também como o Vereador Ramos da Padaria. Nós não tivemos parte nenhuma na decisão do Presidente Jesus, foi uma decisão, Vereador Geraldo, isolada do Presidente que estava ainda na sigla do PDT. Acho que quando ele tomou essa decisão... Anunciou há pouco o Democratas. Tenho a certeza de que daqui para frente vai ser diferente. Nós vamos discutir todos os assuntos pertinentes à Prefeitura Municipal de Guarulhos, todos os assuntos referentes à Câmara Municipal.

Pela liderança do Democratas, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela liderança, Vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Como Líder da Bancada) – Obrigado, Senhor Presidente.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. ROMILDO SANTOS (Como Líder da Bancada) – Pela liderança, Senhor Presidente. Senhor Presidente, para respeitar o Regimento Interno, eu queria dizer, Senhor Presidente, que a cidade de Guarulhos, ela está falida, está na falência. Eu só quero aqui, Vereador Geraldo, deixar registrado para V.Exa. que, em momento nenhum, nós vamos tentar atacar o candidato do PSDB. Que Deus dê bastante sorte para ele, realmente que abençoe os seus caminhos. Eu gostaria de pedir ao PSDB, que é um bloco que faz parte da oposição, respeito ao Deputado Eli Corrêa, porque o Deputado Eli Corrêa está fazendo seu trabalho e quer chegar realmente à Prefeitura Municipal de Guarulhos. Eu acho que o nosso adversário é outro, que está há 16 anos, que deixou a Prefeitura falida.

Então, temos que ter muita responsabilidade no que fala, porque não é porque um membro do Partido tomou uma decisão isolada que nós vamos colocar nomes de pessoas que, na realidade, não compactuam. Pelo contrário, o Deputado Federal Eli Corrêa, em Brasília, ele assinou tanto contra o Presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, tanto como a Dilma Rousseff, Presidente da República. Então, ele tem o seu posicionamento e sua firmeza. Então, aqui, não podemos colocar o nome do Deputado Eli Corrêa em vão, porque quem sabe que o Democratas – se não me engano, quem lê ou vê televisão ou acompanha, é o Partido que mais bate, hoje, em Brasília; é o Partido que mais defende a população brasileira; é o Partido que mais, realmente, discute os assuntos e entra com processos contra a atual administração petista no Brasil inteiro. Então, eu acho que o nome do

Page 24: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

24/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Deputado Eli Corrêa não pode ser jogado em vão. Eu peço aqui, Vereador Geraldo, Vereador Gilvan, que fazem parte do PSDB, foram meus parceiros muito tempo, respeito com o nome do meu Deputado, porque vamos respeitar também o candidato de vocês. Eu acho que quem está aqui na Administração não é o Eli Corrêa, nem o candidato de vocês, quem está aqui na Administração é o Prefeito de Guarulhos, que é do Partido dos Trabalhadores. Se alguém fez alguma coisa errada aqui é a Administração Municipal, nem o candidato de V.Exa., pelo PSDB, nem o nosso candidato. O nosso candidato está colocando propostas, colocando que, realmente, a cidade pode mudar, seja na saúde, educação, meio ambiente, obras, buracos.

A situação é difícil, mato não se corta, Vereador Geraldo, na cidade de Guarulhos. O senhor mesmo fez um documento e este Vereador aqui assinou. Nunca deixei de assinar CEI de investigação, nunca assinei e retirei minha assinatura. Então, quero dizer para vocês que a posição do Democratas, daqui para frente, vai ser dessa maneira também: uma vez que nós vamos assinar qualquer CEI de investigação, ela vai ser levada até o fim. Se não, nós vamos mandar para a Comissão de ética do nosso Partido. O nosso Partido, hoje, cresceu, o nosso Partido não veio aqui para brincar de política não, o nosso Partido veio aqui para ser poder nesta cidade, para poder mudar a situação desta cidade. Porque ninguém agüenta mais ônibus lotado, ônibus demorado, buraco na cidade, falta de remédio, falta de medicamento, não tem material para que os trabalhadores da Proguaru, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras, Meio Ambiente, maquininhas para cortar mato, transporte, caminhão, máquina. É um absurdo, uma vergonha, uma cidade tão rica como esta e viver nessa situação. Também não estamos querendo, aqui, ganhar do Partido dos Trabalhadores no tapetão, nós queremos discutir a política, discutir a ideologia, discutir com o munícipe, discutir com as pessoas.

Eu sei que o Partido dos Trabalhadores ficou chateado com esse pedido de impeachment, mas a nossa função de Vereadores é de fiscalizar, legislar, investigar e verificar tudo o que aconteceu. Infelizmente, cada um tem o seu pensamento, seus argumentos, sabe e tem as suas responsabilidades. Aqui é uma Casa de Leis, clara, aberta, e aqui tem a TV Câmara a que todos moradores assistem, na cidade de Guarulhos, aqueles que têm canal Net ou pela internet. Eu tenho a certeza de que os veículos de comunicação vão mostrar tudo o que está acontecendo na Câmara Municipal e aí, sim, nas urnas, vão tomar suas decisões.

Eu quero deixar aqui registrado que o Deputado Eli Corrêa realmente é oposição nesta cidade e quer que esta cidade seja uma cidade do bem. Para ser uma cidade do bem, nós vamos trabalhar o que for possível e impossível para poder melhorar. Então, eu não quero, de maneira nenhuma, que pensem que Democratas hoje está no governo não. Não está não. O Democratas hoje é oposição e, daqui para frente, vocês vão ver a postura do Partido do Democratas. Eu digo como líder do Democratas, a partir de hoje, em nome do meu Vereador Ramos da Padaria, Daniel Soares e do Professor

Page 25: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

25/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Jesus. Então, esse Partido vai fazer uma oposição propositiva para a cidade, não vai fazer um oposição raivosa. O que é oposição raivosa? Oposição raivosa é o que o PT faz, o PT é contra tudo e contra tudo. Eu tenho certeza que mais Vereadores vão vir para esse Partido e nós vamos fazer a maior Bancada de 2016, jamais vista nesta cidade, que, por enquanto, nos últimos 16 anos, foi do PT. Porque o PT afundou esta cidade e, na realidade, nós estamos aqui para poder trabalhar para melhorar e tirar o retrocesso que ficou nesses 16 anos.

Então, Vereador Geraldo, nesses segundos que me faltam, eu peço para V.Exa., realmente, colocar suas ideias, seus ideais, respeito o senhor, mas, por favor, respeite o nosso Prefeito, o nosso pré candidato a Prefeito, que é o Eli Corrêa, porque ele não tem nada com isso, não compactua de jeito nenhum, ele não tem voto nesta Casa e ele não assinou nenhum documento. Isso foi uma decisão do Presidente Jesus, e eu estou aqui para respeitar e acolher o nosso Presidente, no que for possível, estamos juntos, Senhor Presidente.

O SR. GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, Vereador. Só um minutinho só, Vereador. Para incluir amanhã também, na Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei nº 3.382/2015. Pela ordem, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Senhor Presidente, quando foi protocolado o pedido de impeachment de improbidade administrativa do Prefeito, houve votação no Plenário?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Não houve, Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Então, muito bem, Senhor Presidente, não houve votação em Plenário. A Vereadora Marisa, ela subiu à tribuna e disse que votou contra o requerimento de entrada de cassação do Prefeito. Então, a Vereadora Marisa está mal informada, porque qualquer cidadão ou nós, Vereadores, podemos protocolar um pedido de impeachment contra o Executivo Municipal, apresentando as denúncias para o ato em questão. Então, não houve votação em Plenário. Então, V.Exa. deveria ter corrigido a Vereadora Marisa de Sá, e falado que a responsabilidade é do Presidente. Estando dentro de legalidade, como está, como estava, V.Exa. agiu corretamente, acatou o pedido de improbidade administrativa.

E eu vou ler o despacho de V.Exa., na folha 25 do Processo nº 754: "Considerando que o presente pedido de improbidade administrativa requerido pelo Partido Solidariedade atende os requisitos previstos no inciso I, Parágrafo Único do art. 65 da Lei Orgânica do município, portanto, aceito a

Page 26: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

26/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

presente denúncia e encaminho o pedido à Diretoria Técnica do Plenário para as providências pertinentes."

As providências pertinentes que V.Exa. tomou foi na Sessão seguinte pedir para nós, Vereadores, indicarmos os nomes dos membros da Comissão processante. Nós o fizemos, com exceção do Partido dos Trabalhadores, ou mais um ou dois Partidos, que indicaram em torno de 18 Vereadores. Passada a Semana Santa, Semana Santa...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – V.Exa. tomou uma atitude, como diz o Vereador Romildo, não passou pelo Partido, não passou. Tenho o maior respeito, Vereador Romildo, pelo Deputado Eli Corrêa, lutador, oposição, Partido irmão e às 12h eu fiz questão de mandar uma mensagem ao DEM. Mandei uma mensagem e falei: "Olha, está para acontecer uma aberração, falaram-me que o Jesus vai voltar atrás no pedido de cassação". Passei para a Executiva do DEM.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, para concluir.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Mas parece que não deu tempo de reunir a Executiva do Partido de V.Exa. Agradeço as palavras do Vereador Romildo, tenho grande respeito pelo Vereador Romildo, que foi oposição junto conosco, do PSDB, e continua oposição. Tenho a certeza de que, com a liderança do Vereador Romildo, nós vamos ter o Vereador Daniel na oposição, o Ramos da Padaria, V.Exa., e o Vereador Romildo Santos, que eu nem discuto, é oposição já declarada.

Então, eu desejo amém pelas palavras do Romildo. Espero ver o Daniel na tribuna falando mal do PT, na oposição, V.Exa. também, que é Presidente, mas tem que fazer oposição sim, e todos os Vereadores da Bancada do Democratas. Será um prazer. Daqui a pouco, eu continuo a palavra como líder.

O SR. MARCELO SEMINALDO – Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) – Senhor Presidente, vou falar primeiramente pelo artigo. 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, Vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Mas já inicio minha fala fazendo aqui um protesto, porque não dá para o Vereador Geraldo passar um minuto e 20 do tempo dele como se não existisse Regimento nesta Casa. Indaguei V.Exa. no começo,

Page 27: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

27/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

porque ele passa toda hora pela ação a fazer questão de ordem, que não é questão de ordem e, agora, ele faz uma questão de ordem, que também não era questão de ordem, e usa um minuto e dez além do tempo que ele deveria. Acho que, assim, em respeito às pessoas que estão aqui, em respeito às pessoas que nos assistem... porque, se somos Vereadores e fiscalizamos ali, o mínimo que se espera é que respeitemos o Regimento Interno da Casa, não dá para ficar um minuto e dez falando além do tempo regimental.

Bom, Senhor Presidente, primeiramente, aliás, em segundo lugar, eu ouvi, aqui nesta tribuna, do Vereador Romildo Santos, líder do Democratas – tenho que me acostumar com isso agora, as coisas mudam muito rápido – que o Democratas é um Partido de oposição e, na seqüência, disse que o Vereador Ramos da Padaria e que o Vereador Daniel Soares são de oposição também. Eu, até como líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, me vejo confuso nesse momento, Presidente, preciso saber, me situar nesse tabuleiro. Seria interessante que os Vereadores citados viessem aqui à tribuna e dissessem se eles são de oposição ou são de situação, porque eu fiquei confuso. É preocupante para mim, que sou líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, quando começamos a ver, inclusive, indagou, falou que V.Exa. é oposição também, para nós, eu gosto das coisas bem claras, fica mais fácil.

Então, Senhor Presidente, eu gostaria que V.Exa. garantisse a minha fala. O rapaz, ali em cima, está um pouco exaltado, respeitemos.

Senhor Presidente, o tempo que me resta, eu gostaria de falar sobre a EDP Bandeirante. Eu sou Presidente da Comissão que investiga a situação da Bandeirante na cidade de Guarulhos e, apesar de não termos conseguido fazer uma reunião oficial, durante todo esse período, tentamos isso várias vezes...

Senhor Presidente, eu vou falar pela liderança do Partido dos Trabalhadores, que eu respeito o Regimento desta Casa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela liderança, Vereador, do Partido.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Como Líder da Bancada) – Senhor Presidente, então, nós tentamos por várias vezes aqui fazer uma reunião com os Vereadores que fazem parte da Comissão Especial, e nunca deram quórum essas reuniões porque, infelizmente, os Vereadores não comparecem. Cheguei a mudar o dia e horário da reunião, para ver se os Vereadores compareceriam à questão, a essa Comissão, e ninguém, com exceção do Vereador Gilvan Passos, e do Vereador Alexandre Dentista, compareceu em uma ocasião, os outros Vereadores não compareceram e, ainda assim, enviamos alguns ofícios para a Bandeirante, que julgávamos necessário para que a Bandeirante se manifestasse. E, aí, chamou atenção, Senhor Presidente, que, no dia 3 de março, enviamos um ofício para a Bandeirante solicitando para ela a cópia de todos os contratos que a

Page 28: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

28/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Bandeirante mantinha com a municipalidade e os seus anexos – isso no dia 3 de março.

No dia 8 de março, nós solicitamos à Bandeirante, que ela dissesse para nós qual é o prazo para resposta que ela possui para consequente manutenção e reposição das lâmpadas que ela é responsável na cidade. Então, nós perguntamos: "Olha, Bandeirante, queremos saber: do momento que o cidadão te aciona até o momento que a lâmpada é trocada, qual o tempo resposta?" Aí, a Bandeirante não respondeu; fez pior! Não vou nem considerar a resposta porque ela não responde nada que perguntamos. Dizendo que, no ano passado, ela trocou, no período de junho até janeiro agora, 14.299 lâmpadas na cidade de Guarulhos. Então, eu entendo que a Bandeirante está zombando do Poder Legislativo dessa cidade, porque eu pergunto uma coisa em um requerimento, ela não responde; pergunto em outra coisa, ela não responde. Ela faz pior: responde diverso do que a gente havia perguntado. Então, eu gostaria de convidar os vereadores que fazem parte da Comissão de Investigação aí, da Bandeirante, que, pelo menos, permanecesse no Plenário nessa tarde para que possamos fazer uma reunião extraordinária e definir, aqui, a convocação do Senhor Marcos Scarpa, porque, se ele não responde por ofício, vai ter que responder para a Comissão.

Convido a todos os vereadores que fazem parte da Comissão que fiquem, porque é fácil, Senhor Presidente, subirmos na Tribuna, vereadora Marisa de Sá, e virmos aqui, fazermos discurso: "Olha, é um absurdo, as luzes estão apagadas, a cidade está escura, a Bandeirante não faz manutenção". Vamos e aprovamos a Comissão, damos o nome, corremos atrás, comparecemos aqui para poder fazer as reuniões e, aí, infelizmente, a maioria dos vereadores, ampla maioria, não comparece. Eu não vou expor nome de ninguém, mas cada um sabe da sua responsabilidade. Então, eu convido a todos que fazem parte da Comissão que investiga a Bandeirante que permaneça em Plenário para que, após a sessão, para que possamos fazer uma reunião extraordinária, deliberar pelo menos a convocação do Marcos Scarpa na Casa, porque esse ofício que ele mandou para a Comissão falando sobre flores, de verdade, é uma afronta ao Poder Legislativo.

Bem, Senhor Presidente, eu gostaria muito que as pessoas permanecessem aqui.

E o pouco tempo que me resta, Senhor Presidente, eu gostaria de dizer que a vereadora Marisa de Sá, quando ela ocupou a Tribuna, ela não falou que ela votou contra, ela falou que ela foi contra. Mas, aí, o vereador Geraldo Celestino, não sei o que acontece, hoje, já demonstrou que está com problema de audição, porque, várias vezes, pergunta a Vossa Excelência o que alguém disse, talvez não tenha ouvido também. Então, o que a vereadora Marisa de Sá disse foi que ela foi contra, não que ela votou contra. Então, há uma diferença abissal nisso.

Por fim, Senhor Presidente, eu desejo sorte, ou não, para a oposição e percebo que vai precisar. Porque, nesse momento, me parece

Page 29: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

29/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

meio fragmentada: o PSDB bate no DEM, DEM bate no PSDB, aí sobra para o Guti. Está uma coisa meio estranha. Coitado do Guti que teve um vídeo clandestino de pessoas que são malfeitores divulgaram contra ele, semana passada, falando sobre família, que eu acho que não devemos atacar a família de ninguém jamais. Na sequência, aliás, anterior, tinha um material contra o Eli Corrêa lá na marcha que teve na Paulo Faccini. Esses dias invadiram o escritório do Eli Corrêa aqui também, invadiram, vamos por aspas. Então, a coisa, essa eleição promete. Eu estou, realmente, preocupado. Sabemos como isso começa, mas não tem a mínima noção como é que isso termina. Então, eu desejo que possamos ter um ano tranquilo porque, se for do jeito que está, vai ficar complicado ficar nessa Casa. Vai ficar realmente muito complicado.

– São encaminhadas:

INDICAÇÃO Nº. 899/16 de autoria do Vereador Daniel Soares, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a ampliação do atendimento médico na UBS Cidade Soberana.

INDICAÇÃO Nº. 919/16 de autoria do VereadorGuti, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a implantação de academias populares no Conjunto Habitacional Santa Cecília.

INDICAÇÃO Nº. 920/16 de autoria do VereadorGuti, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a implantação de galeria de esgoto na Rua Maria das Dores de Jesus, no Parque das Laranjeiras.

INDICAÇÃO Nº. 927/16 de autoria do VereadorGuti, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a implantação de galerias de esgoto na Rua Alzira Justina de Oliveira, Parque das Laranjeiras.

INDICAÇÃO Nº. 928/16 de autoria do Vereador Elmer Japonês, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a ligação de água e esgoto na viela Tamisa, Travessa José da Penha, Parque Santos Dumont.

INDICAÇÃO Nº. 929/16 de autoria do Vereador Dr. Vitor da Farmácia, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando oaumento do número de carros da linha nº 812, Vila Carmela-Centro.

INDICAÇÃO Nº. 930/16 de autoria do Vereador Laercio Pereira, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a realização de manutenção na sinalização horizontal das ruas que fazem parte do cruzamento com a Rua Alegre, na Vila São Rafael.

INDICAÇÃO Nº. 931/16 de autoria do Vereador Laercio Pereira, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e retirada de entulhos na Rua Ceres, altura do nº 04, na Vila São Rafael.

Page 30: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

30/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO Nº. 938/16 de autoria do Vereador Laercio Pereira, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e retirada de entulhos na calçada da empresa Bandeirante, localizada na Rua Dr. Passos, na Vila São Rafael.

INDICAÇÃO Nº. 939/16 de autoria do Vereador Laercio Pereira, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a retirada de entulhos na Rua Tibet, nº 130, na Vila São Rafael.

INDICAÇÃO Nº. 946/16 de autoria do Vereador Ramos da Padaria, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e retirada de terra na Rua Botupora, localizada próxima ao reservatório de água do SAAE.

INDICAÇÃO Nº. 947/16 de autoria do Vereador Ramos da Padaria, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a poda de árvore na Rua Porto Amazonas, nº 139, na Vila Flórida.

INDICAÇÃO Nº. 948/16 de autoria do Vereador Ramos da Padaria, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e manutenção da Praça Cassia Clay, no Jardim Santa Maria.

INDICAÇÃO Nº. 960/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a colocação de placa de proibido estacionar na Rua Humberto Brochini, na Escola Estadual João Luiz de Godoy Moreira, Jardim Bela Vista.

INDICAÇÃO Nº. 961/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo na iluminação pública na Rua Santo Antônio do Ingá, altura do número 723, no Jardim Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 962/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo na iluminação pública na Rua Santo Antônio do Ingá, altura do número 616, no Jardim Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 963/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo na iluminação pública na Rua Santo Antônio do Ingá, em frente ao número 630, no Jardim Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 965/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a extensão do percurso da linha municipal nº 883, até o centro de Guarulhos.

INDICAÇÃO Nº. 966/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a instalação de iluminação ornamental na Praça Comercinho, no Parque Alvorada.

Page 31: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

31/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO Nº. 967/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o aumento de carros nas linhas de ônibus municipais nºs 813 e 883.

INDICAÇÃO Nº. 968/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a poda da árvore localizada na Rua Domingos Magno, em frente ao nº 377, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 969/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a verificação de potenciais pontos de vazamento de água e reparo na tubulação na Rua Domingos Magno, em frente aos nºs 259, 265, e 271, no Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 970/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio de equipe tapa-valas na Rua Soldado Hercílio Gonçalves, em frente ao nº 55, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 971/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a recomposição asfáltica na Rua Domingos Magno, em frente ao nº 265, no Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 972/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio de equipe tapa-valas na Rua Soldado Hercílio Gonçalves, em frente ao nº 153, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 973/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a instalação/regularização da rede de esgoto na Rua Cambara, no Recreio São Jorge.

INDICAÇÃO Nº. 974/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio de equipe tapa-valas na Rua Soldado Hereny da Costa, em frente ao nº 120, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 975/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a pavimentação asfáltica na Rua Cambara, no Recreio São Jorge.

INDICAÇÃO Nº. 976/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a retirada do veículo de placas CEY-0278, que se encontra abandonado na Rua Soldado Gumercindo da Silva, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 977/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a troca de poste de madeira na Rua Cambara, no Recreio São Jorge.

Page 32: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

32/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

INDICAÇÃO Nº. 978/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo em um vazamento de água na Rua Soldado Gumercindo da Silva, Jardim Dourado.

INDICAÇÃO Nº. 979/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e retirada do lixo da Praça Comercinho, no Parque Alvorada.

INDICAÇÃO Nº. 980/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a capinagem da calçada na Rua Petrônio Portella Nunes, no Residencial Parque Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 981/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a capinagem da calçada na Rua Elias Dabarian, no Residencial Parque Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 982/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a capinagem da calçada na Rua Quatorze, no Parque Residencial Cumbica.

INDICAÇÃO Nº. 983/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo na iluminação pública na Viela Terra do Fogo, na Vila Silveira.

INDICAÇÃO Nº. 984/16 de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o reparo na iluminação pública existente na Rua Domingos Magno, na Vila Silveira.

INDICAÇÃO Nº. 994/16 de autoria do Vereador Lamé, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o pagamento dos locatícios em atraso da 394ª Zona Eleitoral de Guarulhos.

– São apresentadas:

MOÇÃO Nº. 883/16 de autoria do Vereador Pastor Anistaldo, requerendo Moção Congratulatória para com a Igreja Assembleia de Deus Ministério Taboão, pelos 20 (vinte) anos de história, contribuições sociais e eclesiásticas desenvolvidas no Município de Guarulhos.

MOÇÃO N.º 990/16, de autoria do Vereador Heleno Metalurgico, requerendo Moção de Repúdio contra o fechamento da planta Guarulhos da empresa EATON.

– São despachados os seguintes processos legislativos:

PROCESSO N.º 3716/15 – Of. n.º 425/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho Magalhães.

Page 33: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

33/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

PROCESSO N.º 3939/15 – Of. n.º 409/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Vitor da Farmácia.

PROCESSO N.º 280/16 – Of. n.º 436/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Vitor da Farmácia.

PROCESSO N.º 317/16 – Of. n.º 428/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Gilvan Passos.

PROCESSO N.º 333/16 – Of. n.º 424/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 335/16 – Of. n.º 453/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 336/16 – Of. n.º 417/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Elmer Japonês.

PROCESSO N.º 337/16 – Of. n.º 414/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 348/16 – Of. n.º 418/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Pastor Anistaldo.

PROCESSO N.º 353/16 – Of. n.º 431/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Guti.

PROCESSO N.º 381/16 – Of. n.º 461/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Professor Romulo Ornelas.

PROCESSO N.º 383/16 – Of. n.º 463/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Professor Romulo Ornelas.

PROCESSO N.º 386/16 – Of. n.º 413/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Professor Romulo Ornelas.

PROCESSO N.º 393/16 – Of. n.º 464/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho Magalhães.

Page 34: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

34/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

PROCESSO N.º 395/16 – Of. n.º 432/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho Magalhães.

PROCESSO N.º 396/16 – Of. n.º 435/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho Magalhães.

PROCESSO N.º 404/16 – Of. n.º 442/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 405/16 – Of. n.º 433/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 411/16 – Of. n.º 478/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 412/16 – Of. n.º 471/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 413/16 – Of. n.º 421/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 414/16 – Of. n.º 422/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Toninho da Farmácia.

PROCESSO N.º 425/16 – Of. n.º 465/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Professor Jesus.

PROCESSO N.º 432/16 – Of. n.º 444/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Lamé.

PROCESSO N.º 438/16 – Of. n.º 470/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Professor Samuel Vasconcelos.

PROCESSO N.º 439/16 – Of. n.º 423/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Guti.

PROCESSO N.º 440/16 – Of. n.º 406/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Guti.

Page 35: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

35/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

PROCESSO N.º 462/16 – Of. n.º 415/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Rogerio dos Santos.

PROCESSO N.º 479/16 – Of. n.º 462/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 481/16 – Of. n.º 474/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 482/16 – Of. n.º 416/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 483/16 – Of. n.º 451/16, da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

– São despachados os seguintes processos administrativos:

PROCESSO N.º 857/16 – Of. n.º 145/16-SS, Secretaria de Saúde do Município de Guarulhos, encaminhando cópia do Termo de Aditamento nº 37/02/2016-FMS, referente ao Convênio nº 822/2015-FMS - Processo nº 55.548/2014-SS.

PROCESSO N.º 878/16 – Of. n.º 041/16- Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo, Juízo da 394ª Zona Eleitoral – Guarulhos/SP, solicitando cooperação para possibilitar a manutenção das atividades deste Cartório Eleitoral no imóvel atual até o fim do período eleitoral.

PROCESSO N.º 900/16 – Of. n.º 446/16, da Secretaria Especial de AssuntosLegislativos, encaminhando a posição da Dívida Fundada e da Dívida Flutuante do Município, referente ao mêsde fevereiro de 2016.

PROCESSO N.º 944/16 – Of. nº 149/2016/SR Santana - Informa sobre a liberação de recursos financeiros destinados ao Município de Guarulhos, referente à parcela do Contrato nº 0400.199-59/2012, no âmbito do Programa Pró-Transporte, Pavimentação de Vias.

PROCESSO N.º 959/16 – Of. n.º 152/16-SR Santana, da Caixa Econômica Federal,encaminhando Notificação de Crédito de Recursos Financeiros do Orçamento Geral da União, firmado com Município de Guarulhos - Programa Mobilidade Urbana e Trânsito, sob a gestão do Ministério das Cidades, que tem por objeto Corredor Pimentas/ Trevo do Bonsucesso/ Terminal do Bonsucesso.

O SENHOR GERALDO CELESTINO – Pela ordem, Senhor Presidente.

Page 36: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

36/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minutinho só. Tendo em vista o término do horário regimental, dou por encerrada essa parte da Sessão, e passamos para a Ordem do Dia.

– Passa-se à

O R D E M D O D I A

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Senhor Presidente, a Comissão não é Comissão de Inquérito, é Comissão de Estudos que se refere à Bandeirante?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Da Bandeirante é Comissão de Inquérito, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – É Comissão de Inquérito?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – De Inquérito.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Ótimo, Senhor Presidente.

Senhor Presidente, nós, como vereadores dessa Casa, costumamos acompanhar o processo da prefeitura, não tenho procuração para defender a Bandeirante, porque eu tenho várias divergências quanto ao modus operandi dessa empresa trabalhar no município. O contrato da Bandeirante com a prefeitura municipal venceu em 31/1. E a Bandeirante trabalhou no mês de fevereiro sem contrato. E a prefeitura, e a prefeitura municipal de Guarulhos, como está cheio de Secretário incompetente, uma prefeitura mal administrada, telespectador que está assistindo a sessão da Câmara sabe disso, uma cidade mal administrada, não procurou a Bandeirante para renovar o contrato. Foi feito uma licitação, e, com a taxa de iluminação pública que é cobrada da população a prefeitura efetuou uma licitação para contratar uma nova empresa. Não havia interesse da municipalidade em renovar com a Bandeirante. Então, nós esperamos com esse novo contrato, com a nova licitação, que nós vamos solicitar vistas, que essa nova empresa atenda aos interesses da população da Guarulhos, atenda aos interesses porque a taxa de iluminação é exclusiva para o pagamento da manutenção da iluminação pública do município de Guarulhos, que é muito mal administrada. Temos centenas e centenas de ruas, aí, sem iluminação, e o Departamento de Iluminação Pública da prefeitura deveria tomar as providências. O Senhor Prefeito Municipal também, que anda, que deve andar pela cidade de Guarulhos, não sei se continua andando, também deveria tomar as providências. Pela ordem, Senhor Presidente.

Page 37: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

37/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Eu vou.... Apesar do vereador Seminaldo estar meio preocupado com a nossa obstrução, nós estamos obstruindo, esse vereador está obstruindo a sessão.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, qual que é sua...

[falas sobrepostas].

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Pela ordem, pela ordem. Desculpe, pela ordem, Senhor Presidente. Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Senhor Presidente, Vossa Excelência arquivou a Comissão processante, há precedentes no Legislativo para Vossa Excelência tomar essa atitude ou foi de livre e espontânea vontade?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vou consultar, vereador. A assessoria vai consultar.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Então, a assessoria vai consultar. Então, não há precedente na Casa.

Então, Vossa Excelência, deixar bem claro para Vossa Excelência, tenho um maior respeito pela pessoa do professor Jesus. Como Presidente da Câmara, Vossa Excelência acaba de abrir um precedente perigoso para o Poder Legislativo. Quando há dúvidas por parte do presidente da Casa, o Plenário é soberano. Eu pergunto a Vossa Excelência, os Srs. Vereadores, Novinho Brasil subiu aqui na Tribuna, falou que a base não foi consultada, que ninguém foi consultado, foi a atitude do Senhor Presidente. Então, não houve consulta ao Plenário da Casa e, se houvesse consulta, Senhor Presidente, teria que ser durante a sessão da Câmara, em sessão com todos os vereadores, nós fazemos parte da oposição, também somos vereadores e exigimos respeito. Então, Vossa Excelência faltou com respeito com a base, como dizem aqui os vereadores, que ninguém sabia, e faltou com respeito com a cidade de Guarulhos, faltou respeito com o autor da denúncia e tomou uma atitude isolada na Mesa da Câmara, isolada.

Então, vou deixar claro para Vossa Excelência, pela atitude de Vossa Excelência, nós vamos obstruir a sessão, vamos falar em todos os requerimentos, nós vamos discutir, encaminhar, justificar, porque é um direito do vereador. A partir do momento...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador.

Page 38: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

38/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Que a presidência da Câmara não respeita o Plenário, não respeita os vereadores dessa Casa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, já passou 15 segundos, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Então, cabe a nós, gritarmos, espernearmos, e nós vamos obstruir, porque faz parte também do regimento interno dessa Casa em que o vereador tem direito de pedir questão de ordem e encaminhar, justificar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, já passou 30 segundos. Para concluir.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela Ordem) – Encerrei.

O SR. MARCELO SEMINALDO – Questão de ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Senhor Presidente, eu indago à Vossa Excelência da Comissão de Inquérito da Bandeirante, qual prazo final dela, presidente, que eu tenho para apresentar o relatório?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vou verificar, vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Senhor Presidente, gostaria de continuar a minha questão de ordem, Senhor Presidente, porque a minha preocupação, qual é? O prazo, ele se expira agora, em meados do mês de abril, e, infelizmente, provavelmente, ao passo que a coisa vai, não vamos conseguir apresentar um resultado para a sociedade e, aí, muito... Muito me entristece ouvir... É tanto líder nessa Casa, não sei mais se é líder da oposição, líder do PSDB, não sei mais que diabo de líder que é, o vereador Geraldo Celesltino, que fez uma defesa da empresa Bandeirante como se fosse advogado da empresa, fiquei até preocupado. "Ora, a Bandeirante não está fazendo isso por causa daquilo, porque o contrato..." Ah, o vereador Geraldo, ele já tem o contrato, que eu pedi cópia. Então, assim, é um caso inédito eu pedir cópia do contrato para a Bandeirante e o vereador Geraldo já cita o contrato e disse que ela não fez porque o contrato disse que ela não deveria fazer, que terminou no mês de janeiro. De fato, o contrato terminou no mês de janeiro, mas nós estamos investigando não é de fevereiro para cá, vereador Maurício Brinquinho, nós estamos investigando justamente ao período em que vigorou o contrato com a Bandeirante, ora bolas!

Então, não adianta confundir, fazer o papel de advogado da Bandeirante, porque você que está aí em casa sabe que a lâmpada ficou

Page 39: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

39/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

apagada, muitas vezes, durante quarto, cinco meses no ano passado e, aí, vem aqui o líder da oposição, líder do PSDB, já não sei mais que líder que é, dizer que a Bandeirante é que está certa, não é? Então, temos, aqui, que, sim, investigar, trazermos essa questão, fazermos com que os vereadores permaneçam em Plenário ou que participem das reuniões porque, ainda hoje, a cidade permanece escura. Eu sustento que, se a Bandeirante recebeu por um serviço que não prestou no ano passado, gerou enriquecimento sem causa. E enriquecimento ilícito, além de crime na esfera cível, é crime também na esfera penal. Temos por obrigação investigar, não ficar aqui fazendo a função de advogado da Bandeirante, porque é feio, inclusive, para o líder da oposição, líder do PSDB ou que líder é que está fazendo agora.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Paulo Sérgio.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela Ordem) – Senhor Presidente, minha questão de ordem é indagar Vossa Excelência se chegou a essa Casa o projeto de acesso de reestruturação e acesso do funcionalismo, Senhor Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela Ordem) – Senhor Presidente, continuando minha questão de ordem, eu gostaria de saber quais são as Comissões pertinentes ao assunto?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Justiça, Finanças e Funcionalismo, vereador.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela Ordem) – Muito obrigado, Senhor Presidente. Concluindo a minha questão de ordem, eu acho, nós, aqui no calor da discussão, eu vejo conteúdo dentro da discussão dessa Casa, mas nós não podemos deixar passar despercebida a importância desse projeto que mexe com a vida de todos os funcionários da prefeitura e dessa Casa, na questão de acesso. Nós sabemos que, no passado, não foi respeitado o concurso de acesso que era de dois em dois anos, então, nós precisamos estar atento por quê? Porque nós estamos correndo contra o relógio e tem um período a ser acomodado o acesso ao funcionalismo, se nós não nos atentarmos nesse quesito, nós vamos estar prejudicando todo o funcionalismo na questão de direito que eles têm.

Eu quero dizer, Senhor Presidente, que nós temos, se não me engano, até o mês de julho para que possa fazer toda essa tramitação. Também, rogar a Vossa Excelência, que eu já vi Vossa Excelência convocar uma extraordinária, que acredito, que esteja imbuído esse projeto, mas eu também gostaria que, através da Comissão de Constituição e Justiça, a Finanças, na qual preside esse vereador, e a de Funcionalismo, que fizéssemos um congresso de Comissões e emitíssemos um parecer único,

Page 40: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

40/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

para que possa ser acelerada e trazida a esse Plenário aqui a discussão para que os vereadores. Eu tenho ciência de que todos os vereadores estão de comum acordo, para que isso seja acelerado.

Então, nós não podemos perder o foco, porque um dia faz falta no projeto que deve ser aprovado porque envolve toda a classe dos funcionários públicos.

O SR. LUIZ MATOGROSSO – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Matogrosso, pela ordem.

O SR. LUIZ MATOGROSSO (Pela Ordem) – Senhor Presidente, Srs. Vereadores, público presente e aqueles que nos assistem pela TV Câmara.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador?

O SR. LUIZ MATOGROSSO (Pela Ordem) – 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

O SR. LUIZ MATOGROSSO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Eu quero comunicar, Senhor Presidente, que, na última terça-feira, esse vereador, junto com a Comissão de Esporte, Educação e Lazer, fizemos uma vistoria no Campo Oswaldo de Carlos, e lá constatamos muitos buracos naquele campo, a qual que houve lá duas semanas anteriores, com os acidentes graves e lesão grave em dois atletas lá. Essa Comissão, junto com o presidente, vereador Rômulo, fizemos a vistoria, acompanhado com a TV Câmara, e lá foi constatado umas irregularidades naquele campo, buracos e muito perigoso lá. Então, nós, a Comissão junto com o presidente, já conversamos que vai convocar alguém da Secretaria de Esporte, e para a Comissão, para ver porque, qual é o motivo que não estão dando a manutenção naquele campo, a qual corre muito perigo lá para os atletas. Entendeu, Senhor Presidente?

Também, Senhor Presidente, para aproveitar, já estou vendo que aí no quadro já está mudada a sigla da qual eu fazia parte do Partido Progressista, PP, e, hoje, me transferiram para o PSD, entendeu? Eu quero aqui, a público, agradecer ao Presidente do PP, o Kiko Magalhães, amigo, parceiro, e que está no comando do PP, e agradecer ele, desejar boa sorte para ele e a todos do PP, a qual esse vereador fez parte do partido há 22, 23 anos. E, hoje, a gente está indo para o PSD, eu quero agradecer ao Kiko, Presidente, desejar muita boa sorte para ele. Obrigado, Senhor Presidente.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO – Questão de ordem, Senhor Presidente.

Page 41: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

41/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador Brinquinho.

O SR. MAURÍCIO BRINQUINHO (Pela Ordem) – O senhor poderia, por favor, verificar o quórum?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador. Solicito aos Srs. Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico, para verificação de quórum.

Page 42: 14.ª SO (29-03-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

42/42 14ª SO- 29. 03. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. EDUARDO BARRETO – Vereador Eduardo Barreto presente, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Eduardo Barreto, presente. Vereador Dr. Laércio Sandes, vereador Ramos da Padaria, vereador Dr. Vitor da Farmárcia, Gilvan Passos, Claudilson Pezão, Dona Maria, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, vereador Guti, João Barbosa, Laércio Pereira, Marcelo Seminaldo, Marina Hack, Novinho Brasil, Pastor Anistaldo, Professora Eneide, Professora Marisa, Professor Samuel, Romildo Santos, Toninho da Farmácia.

Como não há quórum, dou por encerrada a presente sessão.

– Encerra-se a Sessão às 16h34min.

– SECRETÁRIO – – PRESIDENTE –

OBS: OS DISCURSOS AQUI TRANSCRITOS NÃO FORAM REVISTOS PELOS ORADORES.