16.ª so (05-04-2016)

51
Rua João Gonçalves, 604 Centro Guarulhos SP CEP: 07010-010 PABX (11)2475-0200 http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS ATA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA 16ª LEGISLATURA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 5 de abril de 2016 ATA DA DÉCIMA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA CINCO DE ABRIL DE DOIS MIL E DEZESSEIS. Presidente: PROFESSOR JESUS Secretário: TONINHO MAGALHÃES Vereadores presentes: Claudilson Pezão, Daniel Soares, Dr. Alexandre Dentista, Dr. Laércio Sandes, Dona Maria, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Edmilson Souza, Eduardo Barreto, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, Genilda Sueli Bernardes, Geraldo Celestino, Gilvan Passos, Guti, Heleno Metalúrgico, João Barbosa, João Dárcio, Lamé, Luiz Matogrosso, Marcelo Seminaldo, Pastor Anistaldo, Professor Moacir, Professor Jesus, Prof. Samuel Vasconcelos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Romildo Santos, Toninho da Farmácia, Toninho Magalhães, Verinha Souza e Zé Luiz.(32) Ausências Justificadas: Paulo Sergio Rodrigues Alves e Serjão Inovação. O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) Boa tarde, senhoras e senhores. Há número legal. Sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos da Sessão Ordinária. Informo aos senhores Edis que os Vereadores Edmilson Souza, Professor Moacir, João Dárcio, José Luiz e a Vereadora Genilda Sueli Bernardes retornaram às atividades parlamentares desde o dia 1º de abril. Solicito à liderança do PT e do PTN que procedam as indicações dos substitutos nas Comissões de Higiene, Funcionalismo, Obras, Trânsito, Mulher e Procuradoria da Mulher. Passemos ao Pequeno Expediente.

Upload: camara-guarulhos-atas-2016

Post on 28-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A T A

16ª SESSÃO ORDINÁRIA 16ª LEGISLATURA

4ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 5 de abril de 2016

ATA DA DÉCIMA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA CINCO DE ABRIL DE DOIS MIL E DEZESSEIS.

Presidente: PROFESSOR JESUS

Secretário: TONINHO MAGALHÃES

Vereadores presentes: Claudilson Pezão, Daniel Soares, Dr. Alexandre Dentista, Dr. Laércio Sandes, Dona Maria, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Edmilson Souza, Eduardo Barreto, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, Genilda Sueli Bernardes, Geraldo Celestino, Gilvan Passos, Guti, Heleno Metalúrgico, João Barbosa, João Dárcio, Lamé, Luiz Matogrosso, Marcelo Seminaldo, Pastor Anistaldo, Professor Moacir, Professor Jesus, Prof. Samuel Vasconcelos, Professor Rômulo Ornelas, Ramos da Padaria, Romildo Santos, Toninho da Farmácia, Toninho Magalhães, Verinha Souza e Zé Luiz.(32)

Ausências Justificadas: Paulo Sergio Rodrigues Alves e Serjão Inovação.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Boa tarde, senhoras e senhores.

Há número legal. Sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos da Sessão Ordinária.

Informo aos senhores Edis que os Vereadores Edmilson Souza, Professor Moacir, João Dárcio, José Luiz e a Vereadora Genilda Sueli Bernardes retornaram às atividades parlamentares desde o dia 1º de abril. Solicito à liderança do PT e do PTN que procedam as indicações dos substitutos nas Comissões de Higiene, Funcionalismo, Obras, Trânsito, Mulher e Procuradoria da Mulher.

Passemos ao Pequeno Expediente.

Page 2: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

2/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– Passa-se ao

P E Q U E N O E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Com a palavra, o Vereador Doutor Alexandre Dentista.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA – Boa tarde, Presidente, nobres Pares, público presente e público que nos assiste pela TV Câmara. Venho a esta tribuna neste momento falar sobre algumas visitas que fiz a algumas unidades de Saúde da nossa Cidade. Na sexta-feira passada, fui chamado e participei de uma reunião com alguns usuários do Sistema SUS e também com alguns profissionais de Saúde daquela UBS Vila Rio. A grande reclamação daquele pessoal há muito tempo é, porque já estive por lá, exatamente a superlotação e ampliação daquela Unidade de Saúde da Vila Rio. No passado já havia conversado com o Secretário e ele se comprometeu a alugar a casa da frente para passar parte da UBS para essa nova casa alugada, porque é bem em frente à UBS e ficaria muito bom para aquele pessoal porque a casa é grande. Recentemente fui falar com o Secretário e ele disse que iria ver o andamento e onde estava parado o aluguel dessa casa. Eu sugeri ao Secretário de Saúde que, ali do lado da UBS Vila Rio tem o SDU. O SDU locou um prédio inteiro, um prédio enorme e pedi para o Secretário de Saúde conversar com o Secretário de Desenvolvimento Urbano Paulo Carvalho e ver se haveria a possibilidade de a Secretaria de Saúde ter ali três ou quatro salas para facilitar o atendimento na UBS Vila Rio porque está superlotado. Quem sabe pode passar o setor de administração para o prédio da SDU, pode passar a farmácia, podem passar algumas salas para o prédio do SDU. Então, sugeri isso ao Secretário e ele achou boa a ideia. Disse que iria ver o que era possível acontecer em uma reunião com o Paulo Carvalho. Ali, também, o mais difícil já fizeram. Houve uma reclamação, eu batalhei e eles conseguiram o ar-condicionado para a unidade. O ar-condicionado hoje não funciona por falta de tomada 220. Também, cobrei o Secretário por esse acontecimento. E, também, mais uma vez, mais uma unidade de saúde onde a internet está atrapalhando o atendimento dos profissionais de saúde porque sem internet não é possível marcar consultas. Muita gente vai lá e acaba perdendo a viagem.

A minha assessoria há pouco tempo esteve no Conselho Gestor do SAMU e teve a informação de que muitas ambulâncias, muitas viaturas do SAMU estão paradas em conserto, tanto as básicas como as avançadas, as comuns como as avançadas. Tem apenas seis ambulâncias em toda a Cidade para atender a nossa população. Realmente, é um absurdo em uma Cidade deste tamanho! De 14 carros só seis estão em atividade. Para piorar a situação, ainda não se resolveu o problema das macas presas nos hospitais. Recentemente, houve uma denúncia no Hospital HMU de que as

Page 3: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

3/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

macas da ambulância do SAMU estão ficando presas 24 horas no HMU. Imaginem tomar conta desta Cidade toda com o número de incidentes que acontecem e só ter seis ambulâncias, sendo que uma delas fica 24 horas presa no hospital. Realmente, isso não dá mais para acontecer. Então, estou marcando uma reunião com o Secretário Derman e pedindo providências urgentes para que isso não aconteça mais. E para que o mais rápido possível coloquem para funcionar as outras seis unidades do SAMU, as outras oito unidades do SAMU para continuar com as 14 que tem. Quatorze já é pouco para o tamanho do nosso Município, imagine ficar parada dois, três meses uma ambulância no conserto. Para piorar a situação, ainda continua a história das macas presas nos hospitais, o que acaba piorando muito mais ainda a situação da população da nossa Cidade.

Eu ainda tenho que falar da falta de médicos, porque tenho feito algumas visitas. Este final de semana foi o caos total em algumas unidades de saúde da Cidade, mas como vai acabar o meu tempo volto já para falar da falta de médicos e do caos que aconteceu nessas unidades de saúde neste final de semana. Obrigado, Presidente. Até já.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Com a palavra, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO – Boa tarde, Senhor Presidente, Senhores Vereadores, assessoria e público presente. Primeiramente, Senhor Presidente, eu queria dizer que estou feliz com o retorno do Vereador Alexandre Dentista, porque ele sempre era o primeiro a usar a tribuna e ficamos 15 dias, Vereador Alexandre. Por 15 dias sem saber a situação da Saúde da Cidade. Mas continua tudo igual, faltam medicamentos, faltam médicos, falta estrutura. Está tudo igual quando da saída de V.Exa. nesses 15 dias. Mas desejo bom retorno e bastante saúde para o senhor.

Eu queria também, Senhor Presidente, o telespectador que está em casa, hoje está reassumindo o mandato o meu amigo João Dárcio, do PTN, a quem tenho grande respeito. Desejo boa sorte. Foi um excelente Secretário. Apesar da Prefeitura petista, V.Exa. foi um grande Secretário de Segurança Pública, aquilo que pode fazer foi feito em nível de segurança na Cidade, só não fez mais porque faltava até gasolina para as viaturas e os contratos em que foi obrigado a devolver motocicletas e carros alugados. V.Exa. teve sorte. Teve um aliado o Deputado Federal Eli que conseguiu emendas para a Cidade e comprou alguns carros, mas faltou gasolina. V.Exa sempre teve boa vontade. Os Vereadores do PT, ao José Luiz quero desejar boas vindas; ao Moacir de Souza, a Vereadora Genilda, ao Vereador Edmilson Souza. Quero desejar boas vindas aos Vereadores do PT e muita saúde! Só isso que posso desejar muita saúde aos senhores para retornar ao Legislativo. Eu sei também como sofreram todos esses anos nas secretarias. Não vou falar muito porque todo o sofrimento que os senhores tiveram na Secretaria foi por incompetência da falta de planejamento do Executivo, do Prefeito, da

Page 4: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

4/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

estrutura da Prefeitura. Mas hoje estão de volta ao Legislativo. Assumam as cadeiras, que é dos senhores, e desejo boa sorte.

Vou falar de um tema ao telespectador que está em sua casa. Tenho certeza de que você que nos assiste na porta da sua casa ou no seu bairro dever ter uma praça suja, mal cuidada, faltando iluminação. Eu queria pedir aos Vereadores novos, os que reassumiram hoje a cadeira, ao Moacir de Souza, ao Vereador Edmilson, a Vereadora Genilda, ao João Dárcio, qual a relação que o Prefeito Sebastião Almeida, Líder do Governo Samuel Vasconcelos, qual a relação que o Governo Municipal, o Prefeito Sebastião Almeida tem com o Zanetta? Porque dentro da Municipalidade ninguém gosta do Zanetta. A Cidade, as praças da Cidade estão totalmente abandonadas. Ele só faz aquilo que dá na cabeça dele. Então, eu queria desejar aos Vereadores novos que cobrem o Prefeito Municipal, porque a Câmara Municipal de Guarulhos, a maioria dos Vereadores, mesmo da base do Prefeito, não consegue ter um atendimento com o Secretário Zanetta! Todas as praças de Guarulhos estão uma calamidade pública! Então, queria novamente pedir aos novos Vereadores. Quem sabe agora os Vereadores novos, que foram secretários, consigam comover o Prefeito Municipal para que demita o Secretário de Meio Ambiente e para que tenhamos um secretário mais competente e mais respeitoso. Não precisa ser respeitoso com o Vereador Geraldo Celestino, o Secretário do Meio Ambiente tem que respeitar a população de Guarulhos! O Secretário do Meio Ambiente tem que respeitar os funcionários do Meio Ambiente!

Amanha, Senhores Vereadores, eu estarei protocolando no Ministério Público uma ação de improbidade contra o Zanetta. Uma por acumular processos de empreendimento na Cidade há mais de dois anos na Secretaria! Pilhas de processo! Estou entrando com processo de improbidade. Outro processo que estou entrando contra o Zanetta é por assédio moral. Vereador José Luiz, tem uma lei de V.Exa. nesta Casa que fala de assédio moral! Como o senhor Prefeito mantém um Secretário que pratica assédio moral todos os dias?! Então, José Luiz, está na hora de o senhor Prefeito tomar providências. Eu estarei amanhã entrando no Ministério Público com esta denúncia e vou juntar a denúncia daquela funcionária Antônia que veio, aqui, na Tribuna Livre, fazer denúncia contra o Secretário do Meio Ambiente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereador. Com a palavra, o Vereador Eduardo Barreto.

O SR. EDUARDO BARRETO – Boa tarde, Presidente. Boa tarde, nobres Pares. Boa tarde a quem está na galeria nos acompanhando e a todos que nos assistem em casa pela TV Câmara. Bom, Presidente, no último dia 1º de abril vimos uma notícia que, acredito muita gente gostaria que fosse mentira, Vereador Heleno, porque o meu telefone não parava de tocar, a dona Mariazinha que estava com dor de cabeça, o senhor Zezinho que estava sofrendo de enfarte e até o senhor João, no Soberana, que levou algumas facadas e tentou ser socorrido no UPA São João e não conseguiu. Um

Page 5: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

5/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

verdadeiro caos na nossa Cidade. Aí abro o jornal e vejo que a Fundação ABC, meu nobre Professor Samuel Vasconcelos, solta uma nota pública dizendo que dos 24 médicos que estariam de plantão nessas unidades, como UPA São João, PA Maria Dirce, PA Paraíso, dos 24, 14 faltaram porque a Fundação ABC implantou o ponto biométrico para que esses médicos pudessem bater o dedo! Aqui não é uma crítica à categoria porque sabemos do comprometimento que os médicos têm com o atendimento à vida. Afinal o juramento de Hipócrates já diz isso, exercer a medicina de maneira honesta, de maneira árdua e com afinco ao povo! Mas o que vimos e temos visto desde o dia 1º de abril até os dias de hoje é uma verdadeira calamidade na nossa Cidade! Quando li essa nota liguei, já era quase nove horas da noite, para o Secretário Carlos Derman perguntando da veracidade dessa nota e ele me afirmou que sim. Disse: “Vereador, realmente, os médicos não foram trabalhar e estamos nessa situação”.

Senhores, eu tenho aqui um requerimento que iremos mandar para Secretaria para que se possa encaminhar à Fundação ABC, que é quem administra. Quem nos assiste em casa, às vezes, pode não saber, administra os hospitais, as UPAs e PAs municipais da nossa Cidade. Aqui tem um requerimento que pergunta à Secretaria por que a falta desses médicos. Nós sabemos o que é, mas para que possamos ter uma resposta oficial, porque com vidas não se negocia, Professor! Com vidas não se pode negociar, senhoras e senhores! Eu que já passei isso na pele, em 2006, levei o meu pai vítima de um derrame ao pronto atendimento do São João à época, quando era lá embaixo, e o médico deu de ombros e disse que o meu pai tinha tido um derrame e o que era para acontecer já tinha acontecido! O Vereador que estiver de acordo a assinar este requerimento que assine junto com este Vereador para que possamos mandar para a Secretaria de Saúde. Depois, Presidente, quero pedir para esta Casa encaminhar o requerimento ao Conselho Regional de Medicina, porque sabemos que o Conselho Regional de Medicina não compactua com tal atitude desses médicos! Não compactua! Sabemos que este não é o comportamento da grande maioria, mas a nossa Cidade não pode ficar refém desse tipo de prática! Quando disse aqui da dor da dona Marizinha, da dor do senhor Joãozinho e da dor do senhor José deve ser sentida e respeitada nesta Casa!

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Com a palavra, o Vereador Romildo Santos. Com a palavra, o Vereador Guti.

O SR. GUTI – Senhor Presidente, nobres Vereadores e aqueles que voltam à Casa, na pessoa do Vereador João Dárcio cumprimento a todos e desejo um bom resto de ano legislativo a todos.

Senhor Presidente, ontem, nobres Vereadores, e hoje estive em algumas unidades de saúde, em alguns PAs e em algumas UBSs, infelizmente em grande parte deles não encontrei médico algum. No momento que era para ter quatro médicos não existia médico algum. Outro, no PA Maria Dirce uma máquina de Raio X, Vereador Barreto, que falou aqui também da

Page 6: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

6/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

sua indignação com a Saúde, e temos de tomar providência, sim. Há mais de 38 dias a máquina de Raio X quebrada, sem manutenção. Hoje estive no Paraventi, na Policlínica do Paraventi, e encontrei dois médicos, um médico até morador da região do Paraventi e apaixonado pela medicina e falando o quanto está difícil fazer medicina, o quanto está difícil fazer Saúde aqui no Município de Guarulhos. O problema é geral, não é de uma única unidade. Não tem médico! Não existem mais médicos na nossa Cidade. Está ocorrendo uma evasão de médicos. Uns atribuem a questão da falta de médico a um decreto do Executivo que engessou e proibiu a contratação de novos médicos e também não deixou fazer a migração de mais horas, o médico que faz menos horas poder fazer mais horas para atender à população. Outros atribuem a OS, à Fundação ABC que não está recebendo e em retaliação não está mandando os médicos. Então, afinal, oficialmente não sei o que está acontecendo. Converso com médicos, converso com enfermeiras, converso com aqueles que são os chefes das unidades e cada um tem uma versão. Estamos no escuro e a população sofrendo sem Saúde. Então, acredito e aqui direciono ao Vereador presidente da Comissão de Saúde, Alexandre Dentista. Faço um apelo a V.Exa. para que convide ou convoque o Secretário de Saúde para prestar esclarecimentos. Há dois meses a situação estava ruim? Estava, mas não existia essa escassez de médicos. Não encontramos médicos em lugar algum! Então, convoque pela Comissão de Saúde. Quero estar presente, se for convocar me chame porque eu gostaria de estar presente. Temos que saber o que está acontecendo.

Em paralelo a isso, irei fazer uma representação ao Ministério Público para saber o que está acontecendo com a Saúde no nosso Município. Estarei juntando tudo que colhi de material nessas minhas andanças para mostrar que não tem médico. Vamos ao Ministério Público para que ele consiga culpar a autoridade, de fato, que não está fazendo nada para reverter essa situação. Hoje, de manhã, na Policlínica Paraventi, Vereador Barreto, outra desobstrução à lei. Todo aparelho de Saúde, quando tem médico, tem que colocar a escala à vista de todos pacientes, afixar em lugar visível para que saiba quantos médicos tem e quantos são os médicos. Lá não tinha! Lá não tinha! Por sorte, consegui achar os dois médicos e conversei com um dos médicos. Mas não tinha! Então, além de faltar médico há uma falta de transparência tremenda! É uma questão de gerência, é uma questão de administração pública, é uma questão de incompetência exacerbada! A nossa saúde não existe mais! Os médicos evadiram-se todos, infelizmente! Temos que saber a causa e como reverter isso! Então, mais uma vez, Vereador Presidente da Comissão, Alexandre Dentista, peço ao senhor encarecidamente que convoque o Secretário de Saúde aqui na Casa para que esclareça e nos fale o que está acontecendo de fato, quais são os problemas. Em paralelo a isso, irei ao Ministério Público fazer a minha representação. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Como não há mais oradores inscritos, dou por encerrada esta parte da Sessão.

Page 7: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

7/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Passemos à Tribuna Livre.

– Passa-se à

T R I B U N A L I V R E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Temos um orador inscrito. Com a palavra, o senhor Gilson de Sousa Santos, por 10 minutos.

O SR. GILSON DE SOUZA SANTOS – Boa tarde a todos. Boa tarde, Professor Jesus, Presidente desta Casa. Boa tarde aos Vereadores que estão representando os munícipes da Cidade de Guarulhos. Venho aqui em nome de uma população, a chamada Vila São Rafael, onde sou o presidente de uma Associação chamada Ame São Rafael. No dia 11 de agosto do ano passado, vim aqui para falar sobre uma desapropriação de 400 famílias que ia ter lá, através de um processo da Rede de Energia Bandeirante. Após a minha fala, pedi a união dos Vereadores para aquele povo da Vila São Rafael. Na oportunidade, a gente pediu a união da situação e da oposição e naquela fala achamos que o pessoal achou importante a situação. Naquela oportunidade, os Vereadores Laércio Pereira, Luiz Matogrosso, Doutor Alexandre Dentista, Guti, Romildo Santos, Elmer Japonês, Gilvan Passos, Rômulo Ornelas, o Vereador que estava suplente na época, o Vereador Micks, Eduardo Barreto, Geraldo Celestino e também o Heleno Metalúrgico que mandou o seu assessor para estar engajado nessa preocupação, que é a desapropriação da Favela do São Rafael.

Após os Vereadores comprarem essa briga com o Ame São Rafael houve uma reunião com a Comissão de Obras, logo após houve uma audiência pública da Habitação aqui nesta Casa, presidida pelo Romildo Santos. Logo na sequência, todos os Vereadores que citei aqui estiveram junto com este presidente e alguns representantes da Favela São Rafael na Secretaria de Habitação cobrando o Orlando Fantazzini sobre a urbanização da Favela do São Rafael. Pois bem, antes disso, quando falamos aqui tinham 400 famílias para serem desapropriadas e acabou de chegar aqui no dia 13 de abril que a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista está pedindo para desapropriar mil, 408 metros quadrados. Ou seja, após o dia 13 de abril. Está certo? Vai ter polícia porque agora o pessoal falou que vai resistir. Chega de promessa. O Orlando Fantazzini fez promessa. O Governo Municipal daqui não deu estrutura e não deu o maior apoio... Deu apoio sim, um cartão que disse que era para o Minha Casa, Minha Vida para ser construída daqui a 100 anos, porque a fila tem 100 mil! Tem 100 mil inscritos! Então, aquela população, com certeza! Mas o que estou vindo aqui cobrar, na verdade, é porque no dia que esses 12 Vereadores... Ou seja, numa Casa que tem 33 Vereadores, 12 foram junto com este presidente aqui cobrar o senhor Orlando Fantazzini, o que ele fez a partir de uma nota no Diário Oficial de 67

Page 8: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

8/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

milhões para a urbanização da favela, mais propriamente dito, 58 milhões, 971 milhões foram destinado para a Favela do São Rafael.

Quando os Vereadores e este presidente da Ame São Rafael cobrou do senhor Orlando Fantazzini, ele fez aquelas explicações que todos os Vereadores que estavam presentes sabem. O que ele colocou para a imprensa aqui? Na hora questionou e falou que está em estudo e que teve problema na licitação, problema disso. Pasmem! Ele colocou no jornal, uma matéria na imprensa que o novo projeto de urbanização da Vila Rafael é referência para a capital! Falando que ia ter até elevadores, prédio de 12 andares. Que me desmintam os Vereadores que estavam presentes e que está publicado aqui. Agora, o que estou colocando aqui como preocupação? Tem lá 300 barracos, 300 barracos já demarcados. O oficial de justiça foi lá e já demarcou 300 barracos. Está certo? Para minha surpresa, está aqui, tem uma verba federal e ele colocou que não perdeu a verba, que a verba está depositada na Caixa porque é uma verba do PAC 2. Eu fui pesquisar e olha a surpresa que tive aqui: “PAC - Ministério do Planejamento, Ministério da Cidade. Urbanização da Comunidade São Rafael, bairro Jardim Vila Galvão, Guarulhos, São Paulo. Ministério da Cidade, município de Guarulhos. Investimento previsto 58 milhões, 971 mil e 880 reais. Inclui investimento de 2007 a 2010”. A referência dessa atualização aqui, é dia 31 dezembro de 2015, esses vereadores que estão nesta Casa, lembram que ele prometeu que ia chamar os munícipes lá da Vila São Rafael junto com esse presidente, que ele ia fazer uma Audiência Pública, onde ele ia apresentar o projeto.

Sabe o que está aqui no site do Ministério do Planejamento? Esse dinheiro, a urbanização da favela está em obras. Está em obras? Quer dizer que a obra é mandar esse povo para a rua? Essa é obra? Mandar 400 famílias para a rua. Está aqui o documento.

Eu queria que o Sr. Orlando Fantazzini respondesse a essa Casa e respondesse ao município, que está lá, sei que foram já no processo da Bandeirantes, muitos estão morando embaixo da ponte, ou infelizmente tiveram que invadir outro local, que não têm para onde ir. Uma verba que era desde 2009, se tivesse feito na época, essas pessoas, nenhuma delas tinham sido desalojados.

Aí a Defensoria Pública teve que entrar no judiciário, brigar, está brigando lá em São Paulo, que aqui em Guarulhos parece que já tem alguns vícios, tá? Que a verdade seja dita, para brigar, pelo menos, para a locação social para esse pessoal, que daqui já foi negado. Disse que não tem dinheiro. Disse que só tem dinheiro para aérea de risco. A área de risco, onde essas pessoas estão sendo desapropriadas é essa área.

Eles estão uma área debaixo de uma rede, é uma área de risco. Por que não destina dinheiro para esse pessoal? Agora, a população que está lá, muitos deles construíram sua moradia numa falsa promessa, que governo falou que ia construir moradia. E segundo, o Sr. Orlando Fantazzini foi

Page 9: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

9/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

numa festa de confraternização, de final de ano, em dezembro 2014, e prometeu de novo lá.

Então, o Sr. Orlando Fantazzini, ele tem que ter um pouco de responsabilidade. Tem que começar a cobrar ele também, aonde está esse dinheiro e onde estão essas obras, que está falando no PAC 2, de R$ 58 milhões. A obra é mandar esse povo para a rua? Essa é a obra? Para depois dar para as grandes capitais. É isso que eu quero entender. Então, eu venho fazer a denúncia desses R$ 58 milhões que a AME São Rafael está aqui cobrando, e querendo que esses vereadores desta Casa ajudem a cobrar também, que saia essa urbanização da favela.

Colocaram 15 dias atrás, na imprensa local, que o Orlando Fantazzini disse que vai entregar 4 mil unidades, mas te garanto que nenhuma é para o município da Vila São Rafael. Eu nem sei se esse dinheiro não foi para fazer essas casas. Eu duvido de tudo, sendo que está dizendo que aqui está em obras. Então, eu quero que esta Casa nos ajude a cobrar do Sr. Orlando Fantazzini os R$ 58 milhões, que daria mais de mil unidades para construir lá a urbanização da Vila São Rafael.

O pessoal está aqui na Tribuna cobrando. Está chegando em massa cobrando. Embora, eles sabem, em momento algum a AME São Rafael falou que eles têm que ficar numa área de risco. Subiu aqui com responsabilidade, que faça a urbanização da Favela do São Rafael. Então, precisamos cobrar. Precisamos cobrar R$ 58 milhões prometidos, e saiu no Diário Oficial, em 2009. Está bom? Muito obrigado a todos e tenham uma boa tarde.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Como não há mais oradores inscritos, dou por encerrada essa parte da Sessão. Passamos para o grande expediente.

– Passa-se ao

G R A N D E E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item 1º, Sr. Secretário para a leitura. Pela ordem, vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Pelo Artigo 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, telespectador. Eu ouvi atentamente o cidadão Gilson aqui nessa Tribuna, da comunidade de São Rafael, que vem nesta Câmara pedir socorro aos vereadores, Sr. Presidente, mais a comunidade, e é muito triste para nós,

Page 10: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

10/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

vereadores, a situação que está a cidade. O governo do PT mentiu para a comunidade de São Rafael.

Mentiram, gente. As placas lá, em época da eleição, urbanização da São Rafael, mentira, gente. O governo está quebrado. Aí o vereador Eduardo Barreto, que eu tenho um grande respeito, veio nessa Tribuna falar da secretaria de Saúde, o Geraldo Celestino fala do Meio Ambiente. Aí vem outra pessoa, fala de outras secretarias.

A realidade, senhores, é que o PT mentiu para a população de Guarulhos. O município está quebrado. Não tem urbanização da comunidade São Rafael esse ano, e o vereadores desta Casa não podem fazer nada. Mas eu, pelo menos, eu consigo me desabafar, falar mal do governo, falar que o governo está mentindo. O governo não vai fazer. A cidade nossa, senhores, tem problemas para tudo quanto é lado.

Faltam médicos, é buraco, é o Meio Ambiente que não resolve a situação das praças. Falta estrutura na Proguaru. São escolas paradas. São CEUs com a construção parada há anos, senhores. É essa a situação da cidade. Agora, nós vereadores, nós não podemos mentir para a população. Nós temos que vir nesta Tribuna e falar o que governo do PT é mentiu. Mentiu. A creche na Vila Barros já está construída a metade da creche.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Concluir, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Acontece, senhores, que o dinheiro da creche está na Caixa Federal, só que o Governo Municipal não tem o dinheiro da contrapartida.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Para encerrar, Sr. Presidente. É uma pena, Samuel Vasconcelos, o líder do governo ter que vir na Tribuna e vir falar isso, e é verdade. É um governo que não planejou, é um governo desorganizado, que mentiu para população. E hoje, os senhores vêm no Legislativo cobrar os vereadores e os vereadores nada podem fazer.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Samuel Vasconcelos.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Pela ordem) – Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

Page 11: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

11/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Sr. Presidente, boa tarde. Boa tarde à Mesa, aos nobres pares, ao público presente. Inicialmente saudar o retorno a esta Casa de valorosos companheiros e companheiras, saudar a vereadora Genilda Bernardes, que fez um belo trabalho na Assistência Social; saudar o vereador José Luiz, que esteve na Proguaru; saudar o vereador Moacir de Souza, que esteve à frente a pasta da Educação; saudar o vereador Edmilson Souza, que esteve na Cultura; e saudar também o brilhante vereador João Dárcio, que esteve fazendo um grande trabalho à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Dizer, Sr. Presidente, que esses nobres colegas e a colega Genilda voltam a esta Casa para participar de um debate intenso, que esta Casa tem feito na perspectiva de construir. Esses companheiros e companheiras que estão retornando a esta Casa, não trabalham na perspectiva do quanto pior, melhor.

Vereador Eduardo Barreto esteve aqui fazendo uma fala, e nós ficamos entristecidos, não com a fala dele, a fala dele é uma fala coerente, mas com o fato de sabermos que uma sociedade, que cobra tanto dos políticos, mas o simples fato da Secretaria de Saúde implantar o ponto biométrico, que nada mais é do que obrigar o médico, o cidadão, cumprir o seu horário de trabalho, já provocou uma debandada de médicos. Ou seja, pessoas estudadas, consideradas de alto nível, mas não querem sequer cumprir o horário de trabalho.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Aí não dá... Para concluir. Aí não dá para responsabilizar o governo. Pelo contrário, o governo tem de cobrar sim, que aquele que é pago pelo Poder Público cumpra seu horário de trabalho, gostem ou não. E aí alguém dizer: "Ah, não tem médico", tem médico, agora tem gente que não quer trabalhar, e isso nós não vamos admitir. Obrigado.

O SR. EDUARDO BARRETO – Questão ordem.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão ordem, vereador Eduardo Barreto.

O SR. EDUARDO BARRETO (Pela ordem) – Presidente, é prerrogativa da Mesa Diretora fazer a leitura requerimento protocolado na Tribuna?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador.

O SR. EDUARDO BARRETO (Pela ordem) – Para concluir, presidente. Presidente, a minha questão de ordem é para que nós possamos ler o requerimento que foi protocolado nesta Casa, e assinado por todos os vereadores, presidente. Todos os vereadores, sem exceção, para que nós

Page 12: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

12/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

possamos cobrar da secretaria, o posicionamento também da Fundação ABC, e posterior encaminhar esse requerimento, depois de respondido, ao Conselho Regional de Medicina, presidente. Gostaria que fosse feita a leitura de tal requerimento.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Defiro vereador. Ao Sr. Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Requerimento. Requeiro após lido e aprovado pelo Douto Plenário, dentro do prazo regimental, que seja encaminhado ofício ao Sr. Prefeito de Guarulhos, no sentido de enviar a esta Casa de Leis, a seguinte informações: 1º Por que houve falta atendimento médico em diversos dias, nos últimos dias, depois do dia 1º de abril, e por que ainda não normalizou os plantões no UPA São João, PA Maria Dirce, PA Paraíso, e Hospital Municipal de Urgência, HMU? 2º. Quantos médicos e quais eram as especialidades dos médicos que estavam escalados para a fazerem plantões nesses dias? 3º. Qual é a carga horária de todos os médicos que atuam nessa unidade, e se eles marcam cartão de ponto biométrico? 4º. Desde quando a Fundação ABC confirmou o uso de ponto biométrico, se houve ausência de atendimento médico nas unidades de saúde do município? Sala das Sessões, 5 de abril de 2016, vereador Eduardo Barreto e outros.

O SR. EDUARDO BARRETO – Agradeço, presidente, ao posicionamento de todos os vereadores, todos nobres edis desta Casa, referente a esse problema que estamos passando na nossa cidade. Isso mostra que a Câmara Municipal de Guarulhos não compactua com tal atitude feita a partir do 1º de abril dos médicos da Fundação ABC, presidente. Onde mostra que esta Casa se preocupa sim com a saudade saúde do seu povo, e que irá encaminhar, com certeza, após a resposta desse requerimento, ao Conselho Regional Medicina.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item 1º, Sr. Secretário para a leitura.

O SR. MARCELO SEMINALDO – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Marcelo Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela ordem) – Sr. Presidente, para indicar a substituição das comissões pela Bancada do Partido Trabalhadores, a Bancada de Higiene e Saúde Pública entra o vereador Zé Luiz, a bancada não, a Comissão de Higiene e Saúde Pública é o vereador Zé Luiz; a Comissão de Administração e Funcionalismo Público o vereador Seminaldo; Obras e Serviço Públicos, vereador Moacir de Souza; Trânsito e Transporte, vereador Edmilson; Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Genilda; e Procuradoria da Mulher, vereadora Genilda, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador.

Page 13: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

13/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Dr. Laércio Sandes.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) – Sr. Presidente, uma questão de ordem.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) – Boa tarde a todos que assistem pela TV Câmara, quem está presente, colega vereador. Sr. Presidente, na questão da votação da Ordem do Dia, nós temos a votação programada do item 50 ao item 59, Sr. Presidente, que todos esses projetos se tratam de consolidação da legislação do município.

Hoje, na reunião da Comissão de Construção e Justiça, nos surgiu a dúvida, e nós constatamos isso, Sr. Presidente, que esses projetos, eles precisam passar por uma convocação extraordinária. Então, para colaborar com a disciplina dos trabalhos, eu sugeria ao senhor que ou retirasse esses projetos da Pauta da Sessão Ordinária, e que, oportunamente, eu não sei qual é o procedimento que teremos a seguir a partir de então, que o senhor convocasse essa Sessão Extraordinária específica para analisar esse projeto, uma vez que o Regimento Interno assim prevê tal situação, então, ele não poderia nem constar aqui na Ordem do Dia, da data hoje, Sr. Presidente. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, até já quero deixar o aviso, eu ia conversar com os vereadores para solicitar essa Extraordinária para quinta-feira, após a Sessão Ordinária. Está ok?

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) – Obrigado, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Srs. Vereadores, atenção. Então, eu já quero convocar todos os Srs. Vereadores, quinta-feira, Sessão Extraordinária, após a Sessão Ordinária, para os projetos de consolidação.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Dr. Alexandre Dentista.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Pela ordem) – Boa tarde novamente a todos. Eu gostaria de--

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador?

Page 14: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

14/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA – Desculpa. Pela liderança do PSDC, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela liderança do partido, vereador.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Como Líder da Bancada) – Desculpa, presidente. Eu gostaria de desejar um abraço a todos os vereadores ex-secretários que estão assumindo, parabenizá-los pelo trabalho prestado em suas secretarias, e também deixar claro que toda vez que eu procurei todos os secretários que estão assumindo hoje novamente como vereador, fui sempre bem recebido. Então, parabéns a todos os secretários que estão assumindo hoje como vereador, e sejam bem-vindos. Eu também vou falar sobre a saúde, inclusive, parabenizar o vereador Eduardo Barreto pelo seu requerimento, inclusive, eu já estava pensando, o Eduardo Barreto pensou até um pouco mais longe de falar Conselho Regional Odontologia, desculpa, de Medicina, e eu estou marcando uma reunião na APM, Associação Paulista de Medicina, para realmente ver com a associação uma disciplina sobre os médicos, porque realmente é um absurdo, mesmo que seja por falta de pagamento, o médico não pode abandonar a sua sala, para poder ir embora.

Como aconteceu recentemente, ontem eu recebi uma denúncia de uma paciente, Sr. Luiz, do Hospital HGG, ele chegou, esse Luiz chegou ao Hospital HGG, por volta da 1h da tarde, e por volta das 4h da tarde o médico, sem mais, sem menos, abandonou sua sala, e foi embora. Sendo que ainda tinha uma fila enorme para atender, inclusive, o Sr. Luiz. O médico no meio de seu atendimento, sem mais, sem menos, abandonou a sala, e foi embora.

Aí quando a direção do hospital ficou sabendo do acontecido, levou uma hora e meia para vir um outro médico, para dar continuidade no atendimento dos pacientes que estavam aguardando. E o Sr. Luiz aguardou até as 7 e meia da noite, e ainda não chegou a vez dele, e aí ele foi embora. E isso aconteceu, o médico, inclusive pelo relato do Sr. Luiz, foi o Dr. Said, do Hospital Geral. Então, o que acontece? Infelizmente, em toda a cidade, não só nos hospitais, nas unidades de saúde do município, mas os do Governo do Estado também está acontecendo isso, é uma vergonha. O médico, sem mais sem menos, será que deu uma dor de barriga nele? Saiu da sala e deixou paciente para ser atendido. Agora, também, só para complementar a minha fala. Presidente, o barulho, por favor.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pessoal, eu preciso garantir a fala do vereador na Tribuna, por gentileza, silêncio.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Como Líder da Bancada) – Para completar a fala sobre as minhas andanças na cidade, eu tenho andando muito, visitado a maioria das unidades de saúdes da cidade. UBS 69, eu já visitei todas elas, todas, e algumas quatro, cinco vezes, como agora recentemente a da Vila Rio.

Page 15: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

15/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Eu já andei em todas UBSs, a cidade de Guarulhos são 69. A maioria delas faltam médicos, só que agora está ficando insustentável a situação, porque esse final de semana, tanto a policlínica Paraventi, como Maria Dirce, a UPA São João, e o HMU, infelizmente, eu tive várias denúncias que não tinham médicos e as estavam fechadas, que não tinha atendimento para esses pacientes.

Então, eu sei que falta medico na maioria das unidades de saúde, só que agora a situação com os médicos está ficando insustentável. Tanto é que eu fiz um ofício para o prefeito da cidade, e tenho cobrado dele uma contratação de mais médicos, em caráter de urgência.

Eu tive conversando com o secretário Derman, como isso não compete ao secretário e sim ao prefeito, eu comuniquei ao secretário Derman que eu iria fazer esse ofício cobrando do prefeito Almeida para que ele, em caráter urgência, ponha mais médicos na maioria das unidades de saúde da cidade. Mesmo sabendo... Presidente, o meu tempo está parado. Mesmo sabendo que o prefeito está no seu limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas precisa na saúde, principalmente os médicos, nós precisamos de mais médicos, mais médicos para poder realmente...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pessoal, um minutinho, por favor. Pessoal, tem um vereador na Tribuna. Pessoal, por favor, tem um vereador na Tribuna, eu preciso garantir a fala dele, por gentileza, por favor. Por favor. Pessoal, é um direito do vereador falar. É um direito do vereador falar. Pessoal, por favor. Silêncio.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Como Líder da Bancada) – Então, eu irei dar continuidade a essa cobrança, para que o prefeito Almeida, em caráter de urgência, contrate mais profissionais médicos para poder atender com dignidade a nossa população. E também...

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pessoal? Se continuar assim, eu vou cancelar a Sessão, por favor, silêncio gente. Precisamos ouvir. Pessoal, silêncio, por favor. Vereador? Suspendo a Sessão por 10 minutos.

– É suspensa a Sessão às 14h50min, sendo reaberta às 15h00min.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Reabertos os trabalhos. Pessoal. Pessoal. Pessoal da Vila São Rafael. Os vereadores, já, da Habitação, já estão com a Comissão conversando com a Comissão. Tá ok, pessoal? Então, agora, precisamos reabrir os trabalhos, eu peço a gentileza de vocês, por favor, silêncio, para que possamos realmente dar continuidade aos trabalhos. Vereador Dr. Alexandre estava com a palavra. Para concluir vereador.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Como Líder da Bancada) – Obrigado, presidente. Mas, na verdade, faltavam dois minutos para eu falar. Então o que acontece, de qualquer maneira, com essa falta de

Page 16: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

16/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

médicos em toda... mas na maioria das unidades de saúde, eu fiz esse ofício, vou dar continuidade na cobrança para que o prefeito Almeida possa em caráter de urgência contratar mais médicos para a nossa cidade, para realmente melhorar o atendimento da nossa população.

Em respeito ao pedido do vereador Guti, na reunião de quinta-feira, na Comissão de Saúde, nós iremos convidar o secretário Derman para esclarecimentos a respeito do que está acontecendo com essa debandada dos médicos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minutinho só. Gente, assim vou encerrar a Sessão. O pessoal está conversando, pessoal. Tem que aguardar. Pessoal... tem uma Comissão conversando com os vereadores. Aguardem, gente. Eu vou encerrar, desse jeito. Se vocês não colaboram, como que eu posso ajudar vocês? Vereador, por favor, com a palavra.

O SR. DR. ALEXANDRE DENTISTA (Como Líder da Bancada) – Em respeito ao pedido vereador Guti, então, nós faremos, através da Comissão de Saúde, nós estaremos convidando o secretário de Saúde para esclarecimentos.

E, também, estarei marcando uma reunião com a APM, a Associação Paulista de Medicina para falar com a sua diretoria para poder ter o encaminhamento a respeito da conduta desses profissionais. E, também, mais uma vez parabenizar o Eduardo Barreto, porque realmente ele diz que vai montar uma Comissão para falar com o CRM, Conselho Regional de Medicina.

A nossa reunião, é quinta-feira, a uma hora da tarde. Mas nessa reunião de quinta-feira, uma hora da tarde, eu estarei conversando com os membros da Comissão de Saúde, a respeito do convite para a outra semana. Então, vereador Guti, estarei providenciando, nessa semana, um convite para a próxima, não vou convidar, agora, sem comunicar os membros da Comissão de Saúde. Está bom? Muito obrigado, presidente.

O SR. GUTI – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Guti.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Gostaria de justificar a ausência do vereador Serjão, que não pode comparecer, em virtude de compromissos partidários.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador. Também, aproveito para justificar a ausência do vereador Paulo Sérgio, que está doente.

Item 1º. ao Sr. Secretário para leitura.

Page 17: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

17/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

VEREADOR TONINHO MAGALHÃES: Leitura, discussão e votação do Requerimento 540/2016, informações referentes ao fechamento da base de Polícia Militar confluência das Avenidas Bom Clima com a Brigadeiro Faria Lima. Autor: Toninho Magalhães.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Encerrada a votação.

Aproveito para, Srs. Vereadores... Srs. Vereadores, a extraordinária desta quinta-feira, eu estou mudando para a próxima quinta-feira. Está ok? Então, não será nessa, será para a próxima quinta-feira. Item 2º. Ao Sr. Secretário para leitura.

VEREADOR TONINHO MAGALHÃES: Item segundo, leitura, discussão e votação do Requerimento, 541/2016, informações referentes ao projeto de canalização do Córrego dos Japoneses. Autor: Toninho Magalhães.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 3º.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 542/2016, informações referentes às dívidas da prefeitura de Guarulhos com fornecedores, do período de 2013 a 2016. Autor: Dr. Toninho Magalhães.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 4º.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento que 544/2016, informações sobre a paralisação das obras do empreendimento da empresa Cronacon, na Rua Rio Grande com a Rua Dr. Solon Fernandes, na Vila Rosário. Autor: Gilvan Passos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 5º.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 553/2016, informações referentes a atualização de ônibus, que não deixam o pátio durante horário de circulação. Autor vereador Guti.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam

Page 18: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

18/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

como estão e os contrários se manifestem. Encerrada a votação. Aprovado. Encaminhe-se. Item 6º.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 560/2016, informações referentes a previsão de início da pavimentação asfáltica da Rua Ursa Maior, no Parque Primavera. Autor: Professor Jesus.

O SR. GERALDO CELESTINO – Para discutir, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Para discutir, o vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para discutir) – Por favor, Sr. Presidente, o requerimento. Obrigado. Sr. Presidente, Srs. Vereadores, ao público presente, nós entramos em discussão de um requerimento de autoria de Vossa Excelência, Professor Jesus, e o requerimento do Professor Jesus, ele solicita ao Prefeito Municipal que o Executivo informe essa Casa de Leis, informações referentes a pavimentação da Rua Ursa Maior, bairro Parque Primavera.

O vereador Romildo Santos está na reunião com a Comissão de moradores da comunidade São Rafael, e eu faço questão de estar discutindo esse requerimento Sr. Presidente, porque é um requerimento muito importante para aquela região. Mas, eu tenho... o que dificulta isso aqui é o "mas". Com certeza, Sr. Presidente, a comunidade daquela região, além da demora para Vossa Excelência receber a resposta desse requerimento, eu vou dar a resposta: O requerimento de Vossa Excelência, encaminhamos para programação futura.

É a única resposta que a prefeitura sabe dar. Não vai ter asfalto, não tem dinheiro o município. O município, conseguiram quebrar o que era o segundo município de Estado de São Paulo. Hoje nós caímos para quarto. E quando nós culpamos o Partido dos Trabalhadores, Sr. Presidente, pela desorganização da cidade, pela falta de planejamento, não é porque nós somos oposição ao PT, é porque o PT está no poder há mais de 15 anos. E todos os bairros que você vai vereador Heleno Metalúrgico, Vossa Excelência está no primeiro mandato, e todos os bairros que você anda na Cidade têm problemas. Temos o problema da comunidade São Rafael, que há mais de 8 anos está esperando aquela urbanização...

– Manifestações na galeria.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para discutir) – ...há mais de oito anos. Aí, Senhor Presidente, a comunidade vem procurar a Câmara Municipal, e os senhores, Vereadores do PT, e os senhores, Vereadores, que fazem a base que dá sustentação a esse desgoverno, não têm resposta para o povo. Não têm resposta. Aí Vossa Excelência, Senhor Presidente, é o obrigado a suspender a Sessão, porque a população está gritando. Tem que gritar mesmo gente.

Page 19: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

19/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– Manifestações na galeria.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para discutir) – Tem que gritar! Porque, Vereador Guti, a população gritando não resolve, mas pelo menos vocês vêm aqui no Legislativo e desabafam. E os Secretários, e os Secretários desse Governo estão assistindo a Sessão, o Prefeito municipal, também, de vez em quando, assiste à Sessão.

Então Senhor Presidente, esse requerimento de Vossa Excelência é um exemplo da baderna que está Guarulhos. Não vai asfaltar, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para discutir) – Mas como é função do Vereador requerer ao Executivo, Vossa Excelência está cumprindo a sua função, mas, eu como um mero mortal Vereador de oposição desta Casa de Leis, digo a Vossa Excelência, é mais um requerimento que vai ficar engavetado não sei por quantos anos, até o final do ano pelo menos com essa Administração.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Encaminhe-se.

O SR GERALDO CELESTINO – Para justificar, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para justificar, o Vereador.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para justificar o voto) – Eu, para justificar o voto, Senhor Presidente, esse requerimento aqui do Parque Primavera no qual Vossa Excelência solicitou qual a programação de asfalto naquelas ruas, eu vou dar um exemplo para Vossa Excelência. Dois anos e meio atrás, a Secretaria do Meio Ambiente esteve lá no Parque Cecap, através de reivindicações nossas, nós conseguimos com o Governo do Estado a doação de uma área de 75 mil metros quadrados para construir um parque. A Secretaria do Meio Ambiente foi até o Parque Cecap e fez um grande parque. Vereador Moacir, Vossa Excelência que já usou aquele espaço para fazer a Feira do Livro, eu o elogio pela Feira do Livro, que é um grande evento cultural na Cidade de Guarulhos, ali, naquele local, Vereador Moacir, foi construído um parque e, logo em seguida, a Secretaria do Meio Ambiente juntamente com o SDU, ficaram de fazer a urbanização do entorno do parque. Vossa Excelência vai lá ao Parque Cecap dá vergonha a situação do entorno. O comércio no entorno que ficou de fazer o quiosque onde a Secretaria do Meio Ambiente estaria informando à SDU onde seriam colocados os novos quiosques, até agora nada. E isso acontece, Senhores Vereadores do PT, porque nós temos um Secretário na Secretaria do Meio Ambiente que não tem respeito com a população de Guarulhos, não tem respeito com os funcionários

Page 20: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

20/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

da Secretaria do Meio Ambiente, não tem respeito com os Vereadores dessa Casa, Senhor Presidente. Eu sinto muito em falar para Vossa Excelência, Vossa Excelência está olhando esse Vereador fazer uso da palavra, Vossa Excelência que agora faz parte do bloco de oposição, acabou de filiar-se ao DEM, está na fileira de oposição. Eu acho que o requerimento de Vossa Excelência, que nós acabamos de aprovar, está corretíssimo. Mas poderá ter uma surpresa. Daqui a 30 dias o Prefeito envia outro requerimento solicitando prorrogação de prazo. E além de Vossa Excelência não ter o seu pedido atendido ainda vai postergar a resposta do requerimento de Vossa Excelência.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item sétimo, Senhor Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do requerimento, 562/2016: Informações referentes a construção de mais bueiros na Rua dos Vigilantes, no Jardim Guaraci. Autor: João Barbosa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Para encaminhar, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para encaminhar a votação) – Por favor, Senhor Presidente, o requerimento. O requerimento. Obrigado, Vereador Marcelo Seminaldo, me trouxe um copo de água. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, ao público presente, nós estamos discutindo aqui agora um requerimento do Pastor Vereador João Barbosa. Ele pede o seguinte: existe por parte do Executivo, o Executivo é o Prefeito municipal, existe por parte do Executivo plano de trabalho em andamento ou estudos visando à construção de mais bueiros para a Rua dos Vigilantes, bairro, Jardim Guaraci, São Paulo. Em sendo afirmativa a resposta ao item anterior, informar a data prevista. A construção de bueiros na Rua Guaraci, do Vereador João Barbosa. Ele pede se existe projeto da Prefeitura para construção. Mais um requerimento vai cair no esquecimento. Eu não estou aqui fazendo discussão dos requerimentos para tentar obstruir a Sessão, eu estou fazendo discussão dos requerimentos, porque a função nossa do Vereador é discutir as proposituras. Mas, você, morador, o telespectador que está assistindo a Sessão da sua casa, eu tenho certeza, se vossa senhoria sai à porta de sua casa, vai encontrar um bueiro entupido. Vai encontrar um bueiro entupido, Senhores Vereadores, com certeza, porque a Prefeitura não tem máquinas e homens suficientes para efetuar a limpeza dos bueiros da nossa Cidade. Além de não construir mais bueiros nos locais onde são necessários, Senhores Vereadores, ainda, ainda não conseguem fazer a limpeza dos bueiros que são tão importantes para a Cidade.

Nós tivemos a chuva, agora, desse último verão, 2016, onde todos os pontos da Cidade, tiveram pontos de alagamento. Por quê? Porque a Prefeitura Municipal de Guarulhos não faz a limpeza dos bueiros.

Page 21: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

21/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Eu tenho certeza de que o Vereador Marcelo Seminaldo, líder do partido do Partido dos Trabalhadores, vai pedir verificação de quórum, Vereador Heleno Metalúrgico. Aí os Vereadores do PT começam a se retirar da Sessão para encerrar a Sessão. Não, Vereador Seminaldo, aqui é uma Casa de Leis, onde nós devemos ouvir a população e discutir os requerimentos como esse do Vereador João Barbosa que é muito importante para a Cidade. Agora, os Vereadores da situação, começa a discussão, começam a falar mal do PT, eles já dão um meio de encerrar a Sessão.

Senhor Presidente, votarei, mesmo sabendo que esse requerimento, além de demorar para a termos a resposta, além de saber que a obra não será executada por falta de verbas, assim mesmo, eu votarei favoravelmente a esse requerimento pela boa intenção do Pastor, nobre Vereador João Barbosa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Aprovado. Encaminhe-se. Item oitavo, Senhor Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 563/2016: Informações referentes à limpeza e conservação do bueiro na Rua dos Vigilantes, no Jardim Guaraci. Autor: João Barbosa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Aprovado. Encaminhe-se. Item nono.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 564/2016: Informações referente à limpeza e conservação de Praça Marcos Freire, localizada na Rua 4, no Conjunto Marcos Freire. Autor: João Barbosa.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Para encaminhar, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO – Para encaminhar, Senhor Presidente.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para encaminhar a votação) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, nós vamos votar um Requerimento também de autoria do Pastor João Barbosa no qual ele pede informações de conservação da Praça Marcos Freire, localizada na Rua 4, Conjunto Marcos Freire. Você vai lá à região do Marcos Freire, senhores, nós temos a Escola Pimenta VII, onde existe a Escola da Família, e ali tem um projeto social onde os alunos utilizam a Escola da Família, escola do Governo do Estado, aos sábados e domingos na escolinha de futebol de salão e outros projetos sociais que são desenvolvidos. E essa Rua 4, Senhor Presidente, fica logo próximo a essa escola. E a situação, Vereador Heleno Metalúrgico, Vossa Excelência, como Vereador, também, de oposição, está aqui dentro dessa

Page 22: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

22/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Casa pelo primeiro mandato. Vossa Excelência deve ter andado por aquela região, é o retrato do abandono a situação da população do Marcos Freire e a região do bairro dos Pimentas, igual ao restante da Cidade, onde você vai no Município de Guarulhos você encontra um buraco, um bueiro entupido, uma rua sem asfalto, um posto de saúde sem medicamento, faltando médico. Então, hoje, a nossa Cidade é uma verdadeira calamidade pública. E eu vou votar favoravelmente ao Vereador João Barbosa, e peço ao Vereador João Barbosa que o dia que o Prefeito, a assessoria do Prefeito responder esse requerimento, eu solicito a Vossa Excelência que eu vou tirar cópia e eu vou pessoalmente nessa rua entregar para as famílias e falar que o Pastor João Barbosa estava defendendo as famílias daquela região, mas que, infelizmente, em virtude de o PT ter quebrado a Cidade de Guarulhos, não há condição de atender à reivindicação do Pastor João Barbosa. É essa a situação, porque quando eles responderam o requerimento de Vossa Excelência, eles vão informar, Pastor João Barbosa, que já determinaram ao setor competente para fazer a programação para executar o serviço, E é mentira! É mentira! Nós temos outras questões aí no Município de Guarulhos. Obras da educação paralisadas, postos de saúde sem equipamentos, UPAS, aqui no Parque Continental, próximo aqui de nós, paralisadas a obra, sem equipamentos. Tudo isso pela incompetência do Partido dos Trabalhadores que governa o Município de Guarulhos há quase 16 anos e querem continuar governando a partir de 2017, e querem continuar governando.

Então, Senhor Presidente, Senhores Vereadores, votarei favoravelmente ao requerimento do Pastor João Barbosa, porque é importante a limpeza e conservação dessa praça. Isso aqui não deveria nem ser pedido de Vereador, Vereador Marcelo Seminaldo, isso aqui é obrigação do município, a Secretaria do Meio Ambiente deveria ter a organização da Cidade nas mãos, e saber onde estão as praças, onde existe a necessidade de manutenção, não haveria necessidade do Vereador estar cobrando, porque isso aqui é obrigação de Secretaria do Meio Ambiente, mas infelizmente o Prefeito mantém um Secretário incompetente, truculento, que não consegue atender as demandas da Cidade, não atende Vereador, não atende a comunidade e nós ficamos aqui gastando o nosso tempo encaminhando requerimento para ver se Prefeito determina que o Secretário do Meio Ambiente faça a limpeza da praça. Mas assim mesmo, com toda essa dificuldade, nós vamos votar favoravelmente a esse Requerimento porque é importante para o mandato do Pastor João Barbosa e para a comunidade daquela região, meu amigo, Vereador Marcelo Seminaldo que assiste esse Vereador atentamente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Aprovado. Encaminhe-se. Item décimo, o Senhor Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do requerimento 567/2016: Informações referentes ao andamento do código domiciliar nº 02, 04, 64, 150 da munícipe Suézia de Paula, participante do programa Minha Casa Minha Vida. Autor: Dr. Vitor da Farmácia.

Page 23: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

23/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem.

O SR. GERALDO CELESTINO – Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para encaminhar, Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para encaminhar a votação) – Olha aqui, ao público presente, aqui está falando da Minha Casa Minha Vida, e o programa lá do Parque da Vila São Rafael, comunidade da Vila São Rafael, tinha verba do projeto Minha Casa Minha Vida. Acontece, Senhor Presidente, que a comunidade está aqui, da Vila São Rafael, onde o Governo apresentou um projeto há mais de 8 anos, e o Governo Municipal não tinha a contrapartida para pagar a Caixa Federal para receber a verba, uma contrapartida de 20 por cento do valor que viria da Caixa Federal, e o Vereador, e o Vereador Vitor da Farmácia, ele solicita informações referente ao andamento do código domiciliar da munícipe Suézia de Paula, participante do programa Minha Casa Minha Vida. Aqui é um caso individual de uma contribuinte que pediu socorro para o Vereador para saber a quantas andam a inscrição do Minha Casa Minha Vida. Os senhores imaginam, uma comunidade toda que necessita do direito de moradia, uma comunidade, e várias outras pessoas, milhares e milhares de pessoas, que estão aguardando aí a sua inscrição do Minha Casa Minha Vida, e agora tem um contribuinte solicitando ao Vereador Vitor da Farmácia, uma pessoa, como está a sua situação. Se não atende uma comunidade de milhares, centenas de pessoas, senhores, imagina, um contribuinte, solicitar a sua situação junto à Prefeitura.

E quando eu venho usar essa Tribuna eu fico tão chateado sentado nessa cadeira, porque os Vereadores dessa Casa, seja o Vereador de situação, Vereador de oposição não tem poderes sobre o Executivo. Nós não temos! Nós não temos o poder sobre o Executivo porque o Legislativo de Guarulhos não impôs respeito. O orçamento, senhores, da Casa de Leis, chega aqui nessa Casa e é aprovado de acordo com a vontade do Prefeito. Hoje, Vereador Guti, com o voto contrário da nosso, da oposição, o Governo municipal remaneja o orçamento do jeito que ele quiser sem consultar o Poder Legislativo, e isso é culpa desta Casa que não impôs respeito. O Vereador vai lá à Secretaria da Habitação, e está atendendo a Comissão aqui em cima, vai atender os senhores, mas a resposta está com o Secretário da Habitação, que depende da política econômica e do planejamento do Município, planejamento esse não nunca existiu no Governo do PT.

Então, hoje, se você, que é um pai de família, você tem o seu salário, você tem que guardar dinheiro para comprar o gás, o arroz, a sua alimentação, a roupa, pagamento de água e luz, se você não tiver organização no seu orçamento, você não consegue chegar no final do mês. E o que aconteceu com a Prefeitura, senhores? Faltou planejamento para essa Administração. E a situação do Município dentro da Grande São Paulo, o

Page 24: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

24/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Município que passa a maior penúria é o nosso Município, é o Município de que está com a maior... com a situação caótica mais elevada é o Município de Guarulhos. Tudo isso por falta de planejamento de um Governo incompetente, pois não souberam planejar o nosso Município e hoje quem paga é o cidadão, é o trabalhador, é a dona de casa, é os senhores que lutam por uma moradia, é aquele empresário que não consegue chegar na sua empresa na região da Cidade Satélite de Cumbica onde as ruas são só buracos, tudo isso por falta de planejamento. E, eu como Vereador, que faço da parte da oposição ao Governo do PT, venho a essa Tribuna, saio daqui de cabeça erguida. Ao menos, Vereador Laércio Sandes, nós podemos desabafar aqui na Tribuna. Agora os Vereadores que fazem parte da base do PT, do Governo, não podem chegar aqui na Tribuna e falar mal do Governo, alguns, Vereador Eduardo Barreto, a maioria Vereador Eduardo Barreto, nós somos em 34, Vossa Excelência, Vossa Excelência, tem um mandato independente, nós sabemos, outros Vereadores têm, mas a maioria dessa Casa fala amém a esse Governo. E quando o Legislativo é omisso acontece com a Cidade o que está acontecendo hoje. Por isso, senhores, eu vou continuar me desabafando, vou continuar usando a Tribuna e falando aquilo que população tem que ouvir sim, que a situação é culpa exclusivamente da Administração do PT. Votarei favorável.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item 11. Ao senhor Secretário para leitura.

O SR. GUTI – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, Vereador Guti.

O SR. GUTI (Pela ordem) – Pelo artigo 151, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo 151, Vereador.

O SR. GUTI (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Bom, Senhor Presidente, primeiro, eu queria parabenizar a luta dos moradores do São Rafael. Tem que brigar mesmo, tem que brigar, porque senão, do jeito que as coisas estão aqui, do jeito que o Prefeito vem tratando essa Cidade, se não brigar, as coisas não acontecem. Então parabéns pela manifestação, vocês têm que brigar sim pelos direitos de vocês. Os Vereadores, tenho certeza de que os Vereadores de oposição aqui estão à disposição de vocês. De forma alguma vou cometer algum perjúrio aqui e falar que depende de Vereador “a” ou “b” resolver a situação de vocês. Depende do Paço Municipal, depende do atual Prefeito que está com uma incompetência, uma ingerência absurda aqui na Cidade de Guarulhos. Mas contem conosco, que iremos brigar. O que precisar dos gabinetes dos Vereadores de oposição estamos à disposição. Os Vereadores da Comissão de Habitação já estão recebendo uma Comissão de vocês, e para eu falar em vários problemas, Senhor Presidente, eu tenho aqui em minhas mãos, só o que eu fiz, os pedidos que

Page 25: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

25/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

fizemos, de fevereiro até agora, somam mais de 40 pedidos de manutenção de redes de iluminação pública. Infelizmente, aprovaram um aumento, aproveitaram uma taxa de iluminação pública, aqui em Guarulhos e as coisas não andam, a manutenção não é feita, então, nos últimos dois meses, mais de 40 pedidos, por exemplo, na manutenção de rede de iluminação pública no Jardim Tranqüilidade, na Dona Dica, no Parque Primavera, na Rua Gama, no Mikail II, na Rua Manganês, na Vila São João, Estrada da Olaria, no São Rafael, na Rua Domingos de Abreu, na Viela Ibimirim, no Parque das Nações, na Rua Sena Madureira e no Jardim Cumbica, na Rua Iaraquara, Lavras.

Então Senhor Presidente, são várias e várias, não vou ficar lendo todas, mas, infelizmente, se aprovam taxas, criam taxas aqui no Município, e eles não servem para nada a não ser tomar o dinheiro do guarulhense. Infelizmente, não está andando a manutenção de iluminação pública e, para concluir, Senhor Presidente, e respeitar o tempo legal, não estão cumprindo com a manutenção, e o pior, a falta de iluminação pública gera cada vez mais insegurança, então não estamos falando apenas de iluminação, estamos falando de insegurança em Guarulhos inteira.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item 11. Ao Senhor Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Leitura, discussão e votação do Requerimento 578/2016: Informações referente a manutenção, limpeza e instalação de cobertura com assentos no ponto de ônibus localizado na Rua Iraucuba, altura do número 419, no Jardim Ottawa. Autor: Rogério dos Santos.

O SR. GERALDO CELESTINO – Para encaminhar, Senhor Presidente. Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão. Encerrada a discussão. Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. Para encaminhar, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Para encaminhar a votação) – Por favor, o requerimento, Senhor Presidente. O requerimento. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, ao público presente, nós vamos votar o requerimento em que o Vereador Rogério Santos, grande Vereador que fez parte da bancada, era suplente do Vereador Eduardo Soltur, o Vereador solicita informações referente à manutenção tais como capinagem, limpeza, bem como a instalação de coberturas nos assentos de ponto de ônibus localizado na Rua Iraucuba, altura do número 419, Jardim Ottawa. Esse requerimento solicita manutenção no ponto de ônibus. Os senhores, que moram na Vila São Rafael, devem saber a situação dos pontos de ônibus que se encontram naquela região. Está um lixo. E o Secretário de Transporte e Trânsito, o Atílio Pereira, que é um dos homens fortes do Governo Municipal, Vereador João Dárcio, ele está fazendo aí uma maquiagem nos pontos de ônibus no centro da Cidade e ele está usando algumas verbas de medida

Page 26: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

26/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

mitigadora. O que é medida mitigadora? Quando alguma empresa ou um condomínio residencial ou um prédio que é construído na região, aquele equipamento que vai gerar um impacto no trânsito, existe ali o termo de ajuste de conduta, a medida mitigadora, onde a empresa destina uma verba. E o secretário Atílio está usando, Vereador, Seminaldo, esses valores para tentar maquiar os pontos de ônibus no centro de Guarulhos. Foi construído aí um ponto de ônibus em frente ao Shopping Maia, na Praça Quarto Centenário, e outros pontos dentro da Cidade. Só que a periferia da nossa cidade, não precisa você ir muito longe não, vai aqui ao Parque Cecap, Vila Fátima, Gopoúva, Vila São Rafael, a situação dos pontos de ônibus da Cidade está em total abandono a situação desse equipamento que é de suma importância para população. Os pontos de ônibus dentro do Município de Guarulhos não têm iluminação pública. Em muitos locais, existe apenas um local lá com uma plaquinha, com um pilar de madeira, onde está escrito que é o ponto de ônibus, e quem paga essa calamidade toda é o contribuinte, é o senhor, que vai ao seu local de trabalho, é a dona de casa que vai até o posto de saúde, é o senhor que não tem o seu veículo para ir até a casa de um amigo, no final de semana, na casa de um parente. Tudo isso é a situação que se encontra o Município de Guarulhos. E a Secretária de Transporte e Trânsito é uma das Secretarias que mais verba recebe, principalmente na questão de multa de trânsito, porque hoje nós temos aqui uma indústria de multa dentro do Município de Guarulhos que abastece essa Secretaria. E, para mostrar para a Cidade, senhores Vereadores, o Prefeito Municipal juntamente com o Secretário de Transporte e Trânsito está maquiando, está maquiando os pontos de ônibus do centro da Cidade. E eu estou elaborando um requerimento, Vereador Matogrosso, para a Secretaria de Transporte e Trânsito, eu não vou protocolar aqui no Legislativo, eu vou protocolar o requerimento direto na Secretaria de Assuntos Legislativos, questionando o Prefeito o porquê que essa estrutura está sendo construída no centro da Cidade também não seja feita na periferia. E também vou questionar a Secretaria de Transporte e Trânsito quais os empreendimentos da Cidade que pagaram essas medidas mitigadoras para construir os pontos de ônibus? A Secretaria de Trânsito e Transporte faz o que quer dentro do Município. Quando o Vereador, Vereador João Dárcio, tem uma lombada ali na região do Parque Cecap, sentido Cumbica, e onde tem um retorno que você acessa o Parque Center ou você retorna para Cumbica. Ali a lombada, há mais de 2 anos, de tanto recapear aquela pista, não existe mais a lombada. Então, as pessoas que vão retornar para Cumbica ou acessar o Parque Center no Parque Cecap não têm condições, é acidente todos os dias, porque as pessoas avançam e quem vem Monteiro Lobato sentido Cumbica não consegue chegar. E a Secretaria de Transporte e Trânsito não faz o recapeamento.

Então, senhores, é uma vergonha. Aí nós vamos ao Trevo de Bonsucesso, Vereador Matogrosso, que passa quase todos os dias naquela região, é uma calamidade, coloca terra aqui, tira aqui, coloca em outro lugar e a situação cada dia piora mais. Então, essa é situação da cidade de

Page 27: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

27/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Guarulhos. E nós, como somos de oposição e estamos preocupados com a Cidade, mesmo sabendo que esse requerimento elaborado pelo Vereador Rogério dos Santos, além de ter uma resposta vazia, nós votaremos favorável porque é a função do Vereador, é fiscalizar, reivindicar, solicitar informações ao Executivo. Votaremos favorável, Senhor Presidente.

– São despachados os seguintes processos legislativos:

PROCESSO N.º 5343/15 – Of. da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos,enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Guti.

PROCESSO N.º 485/16 – Of. da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos,enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 486/16 – Of. da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos,enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Dr. Laercio Sandes.

PROCESSO N.º 493/16 – Of. da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos,enviando resposta ao Requerimento de autoria do Vereador Mauricio Brinquinho.

– São despachados os seguintes processos administrativos:

PROCESSO N.º 172/16 – Memo. nº 007/16-DL - Solicita abertura de processo administrativo para acompanhamento das informações do Ministério da Saúde sobre os pagamentos aos Programas de Saúde do Município de Guarulhos, para o ano de 2016.

PROCESSO N.º 1055/16 – Of. nº 154/2016-SR- Superintendência Regional de Santana/CEF, comunicando que o contrato nº. 0362.986-65/2011/ME/CAIXA foi distratado por solicitação do Município de Guarulhos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Aprovado. Encaminhe-se. Tendo em vista o término do horário regimental, dou por encerrada essa parte da Sessão e passamos para a Ordem do Dia.

– Passa-se à

O R D E M D O D I A

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item primeiro, prejudicado por falta de parecer. Item segundo. Ao Senhor Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Item segundo, votação única do veto total do Projeto de Lei número 241/2002: Permite instalação de guarita específicas para segurança e zeladoria nos logradouros no âmbito do Município de Guarulhos. Autor: Edmilson Americano.

Page 28: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

28/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – A discussão foi encerrada na Sessão Ordinária realizada em 17 de março e a votação procedida foi declarada prejudicada, devido ao registro de somente 17 votos.

Em votação. Solicito aos senhores Vereadores que dirijam-se aos terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação conforme a seguinte tabela:

– Manifestações na galeria.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Pela ordem, Presidente. Eu voto NÃO.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – O Vereador Doutor. Laércio Sandes vota?

Page 29: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

29/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) – NÃO.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – NÃO. Professor Jesus, retifique o voto para NÃO, por favor.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Americano, Vereador Ramos da Padaria, Vereador Toninho Magalhães, Vitor da Farmácia, Claudio Pezão, Daniel Soares, Dona Maria, Edmilson Souza, Eduardo Soltur, Elmer Japonês, Vereador Guti, Heleno Metalúrgico, João Dárcio, Vereador Lamé, Marcelo Seminaldo, Paulo Sérgio, Pastor Anistaldo, prof. Rômulo, Romildo Santos, Serjão, Toninho da Farmácia, Verinha Souza.

O SR. GUTI – Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Guti.

O SR. RAMOS DA PADARIA: Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, o Vereador Ramos.

O SR. RAMOS DA PADARIA (Pela ordem) – SIM.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – SIM. Vereador Guti, SIM. Não, não. Não. Encerrada a votação.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encerrada a votação.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Senhor Presidente. Senhor Presidente, pela ordem. Senhor Presidente, eu não consegui votar porque a senha que eu estou digitando está aparecendo o nome de outro colega: Edmilson Americano.

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encerrada a votação.

O SR. GUTI – Senhor Presidente, mas o meu voto não contou ali, hein?!

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR .GUTI – Meu voto não contou, Senhor Presidente. O meu voto não apareceu também.

O SR. ROMILDO SANTOS – Senhor Presidente.

– Manifestações em Plenário.

Page 30: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

30/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O O SR. GUTI – Sr. Presidente, eu consignei meu voto não, mas não está aparecendo no painel, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encerrada a votação. Mantido o veto. Comunique-se.

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Romildo Santos.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Sr. Presidente, público presentes... Pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo artigo. 151, vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Pessoal, eu só queria pedir um pouquinho de silêncio aí para a plateia. Estou com o presidente da Comissão de Habitação, fizemos uma reunião... Pessoal, só um pouquinho de silêncio, por favor. Pessoal, é o seguinte: fizemos uma reunião com a Comissão de vocês, os moradores do São Rafael, e... Pessoal, é o seguinte: com a vereadora Genilda, o vereador Edmilson Souza, o vereador Gilvan, este vereador, o vereador Pezão, o vereador Elmer e outros vereadores que ficaram em Plenário aqui e estão sensibilizados com a situação de vocês, desde outubro do ano passado, já há uma luta. Sabemos do contrato que existe do Governo Federal. Vocês estão na faixa da Bandeirante Energia, a qual entrou contra os moradores que estão lá. Tinha um processo mais antigo, como o Gilson mesmo falou, de 2000, que acabou estourando agora. Essa Casa não tem o poder da caneta para poder dar aluguel social nem moradia para vocês. Mas acontece o seguinte, o que é que ficou determinado, conversado com a Comissão de vocês e com os vereadores aqui da Câmara? Nós vamos... Pessoal... Se a senhora continuar falando, eles não vão entender. Eu queria só pedir um pouquinho de silêncio, senão eles não vão entender. Não adianta gritar. Aqui é para que vocês tenham ciência do que foi combinado, conversado. Se você quiser gritar depois, eu agradeço. Senão vocês não vão entender. Acontece o seguinte, ficou determinado, está sendo feito nesse momento um documento pela Comissão de Habitação, solicitando da Prefeitura Municipal urgência para que seja dado o aluguel social para vocês. Agora, aluguel social para quem? Existem dois processos e existe primeiro aquele processo daquelas pessoas que já foram marcadas pela Assistência Social e, também, pela Secretaria de Defesa Civil. Então vai ser feito uma reunião, a nossa pretensão é quinta-feira, agora, próxima, porque quinta-feira que vem é a reintegração de posse de vocês. Então, o documento está sendo feito, os vereadores, todinhos, aqui da Casa, vão assinar, sensíveis a vocês. Nós vamos encaminhar, hoje à tarde, ainda, para a Prefeitura Municipal de Guarulhos. Já ficamos com o contato das dez pessoas que são representantes de vocês. Vamos ligar para os representantes para eles poderem passar para vocês o local da próxima reunião, que será depois de amanhã, se Deus quiser, com ajuda dos

Page 31: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

31/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

vereadores da bancada do PT, para que realmente consigamos minimizar a situação de vocês, vereador Marcelo Seminaldo.

Então, eu estou querendo dizer para vocês o seguinte, foi uma luta de vocês hoje, vocês vieram aqui para essa Casa, pediram ajuda, a Câmara Municipal está ajudando vocês dessa forma. Está sendo feito esse documento, neste exato momento, todos os vereadores vão assinar, tenho certeza disso, e vai mandar para o prefeito municipal de Guarulhos, para que o prefeito e o secretário de Governo, secretário de Habitação e Defesa Civil, haja com rapidez, para que possa dar uma resposta de imediato para vocês na quinta-feira. Então, para o dia de hoje, o que nós temos para poder informar para vocês, e foi determinado, parabenizar a Comissão, parabenizar a luta de vocês, o que nós podemos fazer de hoje até quinta-feira pertence a Deus. O que pertence a esta Casa nós vamos fazer e estamos correndo para poder fazer o nosso papel. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Item 3º, ao Sr. Secretário para leitura.

O SR. TONINHO MAGALHÃES – Item 3º, discussão e votação única do veto parcial do Projeto de Lei nº 4.303/2015, dispõe sobre estimativa de receita e fixação de despesas do município para o exercício financeiro de 2016, de R$ 4.333.784.365,00. Autora: Prefeitura de Guarulhos.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Em discussão.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Sr. Presidente. Sr. Presidente, eu pediria para o Sr. Presidente, se pudesse encerrar por cinco minutos para que pudéssemos conversar com as pessoas ali, que eles não estão entendendo. Eu acho que a Comissão – é uma questão de ordem –, a Comissão dos moradores tem que explicar para os moradores o que é que foi dito lá dentro, na reunião. Se essa reunião foi feita pela Comissão, se vocês escolheram essa Comissão, nós estamos fazendo um papel aqui. Eu sou vereador de oposição, eu não sou puxa-saco do prefeito e não quero saber de nada de situação nenhuma, o que eu quero aqui é moradia para todos vocês. Gente, vocês não estão conseguindo entender a situação. Eu peço para o presidente encerrar, por cinco minutos, para que possamos conversar ali com os moradores, para podermos explicar para eles, porque se a Comissão, que é deles mesmo, não consegue explicar, nós temos que explicar, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ok, vereador. Vereador, nós estamos em votação.

O SR. ROMILDO SANTOS – Sr. Presidente, o que eu queria do senhor, presidente, que o senhor encerrasse por cinco minutos, suspendesse por cinco minutos, porque esse tema, esse projeto que vai se discutir agora, Sr. Presidente... Encerrou? Vai suspender?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Não, é que está em votação. Eu preciso votar, para suspender.

Page 32: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

32/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. ROMILDO SANTOS – Então, Sr. Presidente, eu vou encaminhar, que esse projeto me interessa, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Tá, então está bom.

O SR. ROMILDO SANTOS – Eu pediria só para a população esperar aí cinco minutos para discutirmos esse projeto.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Então, em discussão. Vereador Romildo, com a palavra, para discutir.

O SR. ROMILDO SANTOS (Para discutir) – Sr. Presidente, na realidade, Sr. Presidente, esse projeto, eu vou pedir para todos os vereadores derrubarem o veto do prefeito municipal, porque o que acontece, Sr. Presidente? Hoje a Proguaru, ela passa...

–Manifestação na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pessoal, tem um vereador na tribuna. Por favor.

O SR. ROMILDO SANTOS (Para discutir) – Sr. Presidente, hoje, a Proguaru passa por dificuldades e esse projeto, no final do ano, no orçamento de 2016, nós realmente lutamos muito para que pudesse, realmente, ver as autarquias, as Secretarias, que fazem um belo trabalho na prefeitura municipal, e vemos que no ano passado, setembro, outubro, novembro e dezembro, o grande desgaste que a prefeitura teve, e a Câmara Municipal, os vereadores que são representantes da população, a cobrança que foi feita, do tapa buracos. A Proguaru, ela não tinha condição financeira, ela não tinha condições de tapar buracos, porque ela baixou de 12 equipes para duas equipes. Era claro, uma equipe trabalhava de manhã, e a outra equipe trabalhava à tarde. Inclusive, neste momento, Sr. Presidente, existe nesta Casa, ainda em trâmite, uma Comissão Especial de Estudo para poder verificar o que aconteceu com o tapa buracos desta cidade. Isso já foi dito em outras Sessões, que, realmente, já mudou, são seis equipes trabalhando à tarde, seis equipes trabalhando, aliás, de manhã do outro lado da Dutra, seis equipes do lado de cá da Dutra, e já é sensível ver a maioria dos buracos foi tapada.

Fora isso, Sr. Presidente, a Proguaru ainda mandou vários funcionários embora, e vemos a situação que hoje os serviços públicos, pelo menos, Sr. Presidente, está passando. Temos aqui dois ex-secretários: Eduardo Soltur, que estava por aqui agora há pouco; o vereador José Luiz, que pode explicar isso bem. Eu só sei o seguinte, Sr. Presidente, que eu, desde outubro, estou pedindo para retirar entulho, ali na estrada municipal, no Jardim Belvedere. Eu estive com uma funcionária hoje, por telefone, já cobrando pela 15ª vez, essa situação toda e, Sr. Presidente, não tem caminhão, não tem máquina, não tem estrutura, não tem condição nenhuma. Serviços Públicos. Eu estive lá e cobrei do diretor, que me deu um prazo, e a Proguaru é a mesma situação. Hoje, eu vejo que quem faz a limpeza de rua é

Page 33: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

33/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

a Proguaru; hoje, eu vejo que quem cuida, realmente, dos próprios públicos, é a Proguaru. Qualquer obra nesta cidade que para, quem termina é a Proguaru. Seja de escola, seja de UBS, seja de moradia. Vemos a moradia da favela do Bela Vista. Quem está terminando a obra é a Proguaru, quem está terminando a UBS do Primavera é a Proguaru, quem está terminando o CEU do São Domingos é a Proguaru. E a estrutura que dão para a Proguaru? Nenhuma.

Eu vejo aqui a secretaria de trânsito e transporte, Sr. Presidente, vereador Geraldo, vereador Gilvan, Laércio Sandes, Heleno, faz o que a secretaria de trânsito e transporte? Onde é que o secretário de transporte coloca tanto dinheiro? Não tem sinalização de trânsito, horizontal; não tem semáforo onde tem que ter; e onde vai colocar, não termina. A Otávio Braga de Mesquita, ele recebeu mais R$ 108 milhões, são mais R$ 12 milhões de contrapartida, R$ 120 milhões para poder fazer asfalto e recapeamento, e ele não faz nada. Inclusive, Sr. Presidente, eu vou ser sincero, a pauta dessa Casa não vai andar, não vai andar, se depender deste vereador, para liberar mais nenhum projeto da prefeitura, vereador Guti, e não votar em nenhum projeto da prefeitura, enquanto o secretário Atílio não colocar em ordem os contratos vigentes da cidade de Guarulhos, que é vergonhoso, são R$ 108 milhões. Por que é que eu estou falando da secretaria de transporte? Porque o valor que está aqui, desse veto, é da secretaria de trânsito e transporte. Então eu acho que tem que dar para outras Secretarias que têm mais responsabilidade. Eu não estou dizendo que as outras não têm, mas ao longo dos anos eu estou percebendo que cada vez mais a Proguaru está com uma carga grande, e eu vejo que ela está faltando com condição financeira.

Eu não estou protegendo ao Proguaru, não. Isso foi aqui assinado por todos os vereadores. Eu estou aqui, realmente, vendo a única Secretaria que existem ainda regionais espalhadas pela cidade. Eu não vejo regional nenhuma do Meio Ambiente, amigo do vereador Geraldo, o Zanetta. O vereador Geraldo que é muito amigo do Zanetta, o Zanetta não corta o mato em lugar nenhum. Abandonou a cidade. Aqui está parecendo a selva amazônica. Daqui pouco vai ter urso, onça, saindo de alguns parques municipais. Essa é a verdade. Não sei o que aconteceu com a Secretaria de Meio Ambiente. Então, não dá para pegarmos, taparmos o sol com a peneira.

A secretaria de trânsito e transporte é uma Secretaria incompetente, ineficiente, tem muito dinheiro e não traz resultado. Então, se ele vier aqui, presidente, e mostrar para esta Casa que realmente ele é merecedor de mais R$ 30 milhões, como ele está recebendo esse ano, com mais R$ 108 milhões que está parado no banco, com mais R$ 289 milhões de orçamento, Sr. Presidente, R$ 289 milhões de orçamento, se não me falha a memória, é muito dinheiro! R$ 46 milhões de arrecadação, em 2014, de multas; R$ 48 milhões, se não me falha a memória, em 2015, de arrecadação de multas, e ele não consegue dar R$ 12 milhões de contrapartida? Não consegue empréstimo de R$ 12 milhões que foi autorizado por esta Casa? Aí, Sr. Presidente, nós vamos deixar mais R$ 7 milhões a mais, na secretaria de

Page 34: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

34/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

trânsito e transporte e vamos deixar a Proguaru sem R$ 7,5 milhões, se não me falha a memória, aqui, na Pasta? É um absurdo, é um absurdo!

É a mesma coisa da Defesa Civil, respeito toda votação no final do ano, mas tiraram R$ 300 mil da Defesa Civil. A Defesa Civil, ela que, nos momentos mais importantes e mais urgentes e mais desesperadores, é ela que vai àquelas pessoas mais carentes, para poder socorrer. E aí tiram R$ 300 mil. Nós propomos um milhão para a Defesa Civil e não passou nesta Casa. Agora esses R$ 7,5 milhões que passou, Sr. Presidente, para a Proguaru, eu voto pela derrubada do veto, eu estou aqui sensível, e tenho certeza que todos os vereadores vão votar também. Eu tenho a certeza de que esse dinheiro vai ser mais bem utilizado na Proguaru do que na secretaria de trânsito e transporte. Porque o secretário de trânsito e transportes, vereador Geraldo, a única coisa que ele sabe fazer é no final do ano fazer um churrasquinho lá em Santa Isabel, e falar mal de alguns vereadores da oposição. Isso ele sabe fazer bem. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela ordem) – Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Encerrada a discussão, em votação. Solicito aos senhores vereadores que se dirijam aos terminais para o voto eletrônico. Para encaminhar, vereador.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para encaminhar.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Para encaminhar a votação) – Sr. Presidente, este vereador também se posiciona pela rejeição do veto. Eu acho que é oportuno, Sr. Presidente, nós precisamos verificar os interesses da cidade, e não por questões casuísticas aqui, simplesmente favorecermos uma secretaria que não está cuidando da cidade como precisa. A cada dia nós nos surpreendemos mais com questão outras. Esta semana começou a rodar nas redes sociais aí uma notícia de que as empresa de ônibus vão atrasar o pagamento de salário porque segundo o que está havendo atraso de repasse para as mesmas por parte do município. Então precisamos trazer um equilíbrio para as finanças do município, e a nossa responsabilidade é nesse momento, nesse momento aqui, derrubar o veto para que tenha mais recurso para a Proguaru, para que atenda as demandas da cidade, o que não pode é ter uma secretaria de trânsito e transporte que desde 2013, desde 2013, segundo as palavras do Sr. Secretário, está contratando uma empresa para atender aquelas lombadas que tem parecer técnico favorável, desde 2013. No entanto, eu acho que é 2013, 2023, 2033, porque 2013 já foi, 2014, 2015, 2016, e tudo aqui é um monte de trouxa. É um monte de trouxa, porque de promessa, como diz o povo católico, até o santo já

Page 35: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

35/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

está cheio de promessas. Porque se ele quisesse, se a administração quisesse, teria atribuído à própria Proguaru para cuidar dessas lombadas. Mas não, mas não, faz-nos de bobo, faz-nos de bobo, não atende, tal qual, tal qual o ano passado, nessa própria lei orçamentária nós aprovamos aqui o orçamento impositivo, e nós já estamos no quarto mês, quarto mês do ano, até agora não houve nenhuma conversa por parte do governo com relação ao atendimento dessas demandas. Só que não é demanda minha, nem de nenhum vereador, é demanda da cidade, é sinalização, é lombada, melhoria de ponto de ônibus, melhoria de escolas, melhoria de hospitais, de atendimento da Saúde. Não há compromisso deste governo com essa Câmera, porque se houvesse, não estaria da forma que nós estamos, seja a cidade e seja os vereadores no atendimento da população. Então nós temos que derrubar o veto e dar uma resposta equilibrada aos interesses da cidade, e não de forma casuística aos interesses da secretaria de trânsito e transporte, cujo secretário não tem nenhum vínculo com esta cidade. Então já passou da hora, é o momento, eu encaminho pela derrubada do veto.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Samuel Vasconcelos.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Pela ordem) – Para encaminhar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para encaminhar, vereador.

O SR. PROFESSOR SAMUEL VASCONCELOS (Para encaminhar a votação) – Sr. Presidente, nobres pares, eu vou encaminhar favorável ao veto, pedir aos colegas que usem o bom senso. Pedir inclusive o apoio da oposição para que vote favorável ao veto, considerando que a justificativa, até bem explicada de que a secretaria de trânsito tem deixado a desejar, é ainda mais um motivo para que nós não tenhamos a iniciativa de tirar recurso da secretaria, porque nós não podemos pensar apenas neste governo, no nosso governo. Existe uma questão chamada orçamento, e o orçamento é votado nesta Casa. Nós votamos o orçamento, nós discutimos o orçamento, aprovamos o orçamento. Então, acredito que, neste momento, aprovar ou ser contra esse veto é um desserviço à nossa cidade, por isso encaminho que votem favoravelmente ao voto do prefeito. Não estou aqui defendendo o secretario Atílio, não, longe disso. Mas estou defendendo o melhor para cidade, defendendo que os recursos da secretaria de trânsito lá permaneçam, porque a demanda é muito grande. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Solicito aos Srs. Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Page 36: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

36/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Americano, Ramos da Padaria, Vitor da Farmácia, Daniel Soares, Eduardo Soltur, Luiz Matogrosso, Paulo Sérgio, Romildo, Serjão, Toninho da Farmácia, Verinha Souza e José Luiz.

Encerrada a votação, mantido o veto. Comunique-se.

Pela ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Eduardo Barreto.

O SR. EDUARDO BARRETO – Para justificar o voto, Presidente.

Page 37: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

37/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para justificar, vereador.

O SR. EDUARDO BARRETO (Para justificar o voto) – Presidente, eu votei pela derrubada do veto, porque se existe sinônimo no dicionário para incompetência, acredito que esse sinônimo seja denominado Atílio, porque é um secretário extremamente incompetente, presidente. O secretário Atílio na sua Pasta de Transporte e Trânsito da cidade de Guarulhos demonstra ser uma pessoa autocrática, presidente. Ele não ouve as reivindicações do que eu acredito que ele deva pensar de um simples vereador, legitimamente eleito pela cidade do tamanho que é, que ali não está indo reivindicar questão pessoais, e sim cobrança de milhares e milhares de pessoas. Então, quando um vereador bate à porta da secretaria de trânsito e transporte levando essas reivindicações, que muitas das vezes não são reivindicações tão difíceis de serem atendidas. Acabamos acreditando que um cargo de confiança pode ser de confiança de defender alguns interesses, de maneira até espartana. Mas que esses interesses não são os interesses do povo. Voto muito tranquilamente aqui, presidente. Porque o que me parece na conduta do nosso nobre secretário Atílio, digo aqui da conduta profissional, até porque, pessoalmente, não o conheço, não faz parte do meu rol de amigos, mas o que me parece que na administração do nosso nobre secretario Atílio, o povo é só um detalhe, presidente. Então, encaminho, sim, para que nós possamos fazer esse remanejamento à Proguaru, autarquia esta que desenvolve um papel de fundamental importância na cidade de Guarulhos. Porque quando é rua de terra, chama a Proguaru; quando desbarranca um morro, chama a Proguaru; quando se abre um buraco, chama a Proguaru; quando se tem uma rua para varrer, chama a Proguaru. Logo, acredito que esta Casa deve ter o entendimento de subsidiar essas atividades que é feita por essa autarquia. Então, acredito na seriedade do trabalho da Proguaru que tanto é solicitado, que tanto liguei, várias e várias vezes para o até agora vereador Zé Luiz. E digo, muito tranquilamente, presidente, se nós dermos aqui condições orçamentárias à Proguaru, para que possa fazer um planejamento melhor de aparelhamento daquela autarquia, essas mazelas que temos na cidade que certamente iremos diminuir significativamente, presidente.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Pela ordem, presidente, para justificar o voto.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para justificar, vereador Laércio Sandes.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Para justificar o voto) – Sr. Presidente, esse vereador votou consciente. Sabendo que esta Casa ainda é subserviente ao Poder Executivo, porque se esta Casa, de fato, fosse independente aos interesses da população, participaria mais efetiva e concretamente aos interesses da cidade. Mas não, sempre privilegia os órgãos que não estão fazendo sua parte. E creio eu que boa parte dos

Page 38: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

38/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

vereadores, que ao longo desses três anos têm usado essa tribuna, têm todos sido críticos à Secretaria de Trânsito e Transporte. O único, acredito eu, que aprova as ações do mesmo é o Sr. Prefeito. Lamentavelmente, no que diz respeito à Secretaria de Trânsito e Transporte, vamos chegar até dezembro sem atender aos anseios da população. Prova disso, inclusive, são os diversos e diversos buracos esparramados pela cidade, que já tem se tornado matéria de chacota na Rede Globo, TV Record, e aí por diante, como também nas redes sociais. E esta emenda, que ora foi rejeitada, era uma das possibilidades de ajudar a cuidar melhor da cidade. Porque uma coisa nós não podemos negar, à Proguaru, quando são dadas condições e estrutura, ela tem como atender muito mais capacitadamente do que qualquer secretaria do município. Mas só que para isso precisa dar condições, não pode dar só capital humano. E infelizmente esta Casa errou mais uma vez, mas o futuro a Deus pertence, e o resultado virá pela frente, e a população está aí para fazer o julgamento.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Sr. Presidente, para justificar o voto.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para justificar, vereador Edmilson Sousa.

O SR. EDMILSON SOUZA (Para justificar o voto) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, quero aproveitar aqui para justificar o voto. Votei favorável à matéria de manutenção do veto, mesmo em discordância com nobre vereador Romildo Santos, vereador nesta Casa, meu amigo. Eu gostaria de dizer que muitas vezes aqui no parlamento vamos poder ter bastantes diferenças, mas justiça seja feita, o vereador Romildo anteriormente utilizou a tribuna para passar um recado sobre a reunião de Comissão de Habitação desta Casa, onde nós atendemos a comissão, assumimos o compromisso de fazer esse encaminhamento. Eu não sou da comissão, estou retornando à Casa hoje, mas me senti na obrigação de acompanhar esse trabalho, porque conheço aquela região, sei do sofrimento desse povo que está naquele local morando. Já foram retiradas 100 famílias, e agora são 300 famílias. Diferentemente aqui, eu poderia até aproveitar o momento, de ter a galeria cheia, para poder falar sobre isso, de aproveitar o momento para fazer alguma crítica que não fosse correta. Como disse anteriormente, acabei de votar diferente do meu colega de Câmara vereador Romildo. Mas lá, nós conversamos e verificamos o melhor encaminhamento para essas pessoas que vieram aqui com a esperança de resolver o problema. Mas eu queria pegar um outro enfoque. Podem vir à tribuna e dizer que a culpa é da prefeitura, podem vir à tribuna alguns outros e dizer que a culpa é deste ou aquele. Mas eu queria pegar um outro lado, que talvez ninguém tenha se atentado aqui, que é o seguinte: a Bandeirante Energia, que já foi Eletropaulo, vereador Heleno, era uma empresa pública, que foi privatizada há muitos anos, e essa Bandeirante Energia é uma empresa privada, particular. É ela que move a ação para retirada daquelas famílias. Talvez, o melhor lugar de aquelas famílias estarem não é ali, com certeza. Mas é essa mesma

Page 39: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

39/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Bandeirante Energia que tanto se fala em responsabilidade social, que utiliza o solo do município com toda a sua fiação, com toda a rede instalada, com postes, sem pagar um tostão pela utilização desses locais. Se você andar pela cidade, você vai verificar que esses postes que estão... Se tinha uma justificativa anteriormente, que era uma justificativa do bem público, que era uma justificativa de uma empresa pública, como a Eletropaulo, para poder fazer a extensão para pode chegar energia na casa de quem não tinha, e aí se utilizava a calçada, vereador João, para poder colocar aquele poste ali de um serviço público. Hoje, a empresa Bandeirante Energia usa o solo público e não paga absolutamente nada. Hoje, para você colocar um carrinho de cachorro-quente, numa praça pública, você tem uma taxa para pagar. Para você utilizar de forma temporária, um espaço público, você tem que pagar. Então, eu aqui chamo não só, vereador Samuel, a responsabilidade da prefeitura, mas a responsabilidade da Bandeirante Energia que cobra energia, que tem lucro sobre isso, para que também faça sua parte ajudando-nos a resolver o problema dessa comunidade que aqui esteve hoje. Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, Vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Para justificar.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para justificar, vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Para justificar o voto) – Sr. Presidente, na realidade, eu tive que sair, Sr. Presidente, para eu poder atender o pessoal do São Rafael. Então, eu queria falar pela liderança do Democratas, Sr. Presidente. Vai encerrar, Sr. Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Não vai mais justificar, vereador? Ok. Então, pela liderança, vereador.

O SR. ROMILDO SANTOS (Como Líder da Bancada) – Obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, eu queria aqui deixar registrado que, na realidade, hoje a cidade de Guarulhos passa por muitas dificuldades. Nós vemos aí o que vereador Edmilson acabou de falar, não é, vereador, inclusive, o vereador Edmilson está chegando hoje, fui até mal-educado, eu queria desejar boas-vindas ao vereador Edmilson, ao vereador Moacir, à Vereadora Genilda. Tem outro vereador? Ao Vereador João Dárcio, corintiano, meu parceiro. Então, desejar muita sorte, muita paz. Ao vereador José Luiz, palmeirense, boa sorte para ele, que Deus o abençoe também, pegou realmente aí uma bomba, que foi a Proguaru. Não é fácil não. Mas queria dizer o seguinte, Sr. Presidente, os vereadores estão de volta nesta Casa, são vereadores experientes, são secretários. É até bom que eles voltem, não é, Sr. Presidente? Eu estou ansioso também para poder ouvir um pouquinho do relato deles, não é, Sr. Presidente. Porque, na realidade, o que acontece? A

Page 40: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

40/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

cidade de Guarulhos hoje, ela passa por dificuldades imensas. E vemos aí agora esses moradores, já tivemos vários moradores aqui ao longo desse ano e do ano passado pedindo moradia, e as situações aqui são as mais diferentes. O vereador Marcelo Seminaldo é o presidente da Comissão de Investigação, se eu não me engano, da Bandeirante Energia também, que passa por uma certa dificuldade até para fazer reuniões, reconhecemos isso. E sabemos que tem muita coisa para se fazer na cidade de Guarulhos. A cidade de Guarulhos é uma cidade grande, uma cidade rica, mas ao mesmo tempo vemos que é uma cidade pobre, pobre porque, na realidade, nós pagamos nossos impostos e não temos retorno dos nossos impostos. O vereador Eduardo Barreto, no início da Sessão, eu até assinei o requerimento de Vossa Excelência, eu queria aqui deixar registrado, que há duas semanas, eu participei de uma reunião no PA Paraíso, onde a informação que eu tive não dos funcionários, mas dos gestores, que são escolhidos pela população, é que, vereador, o Grupo ABC por exemplo, ele permaneceu com o mesmo valor, vereador Heleno, dos contratos da Santa Casa de São Paulo, e, na realidade, diminuiu os profissionais, os enfermeiros, os médicos, os auxiliares de enfermagem e os técnicos de enfermagem. Então, são requerimentos, vereador, eu sei que nós vamos ter alguma resposta do PA Paraíso, do HMU, do Maria Dirce, da UPA São João, mas o negócio é muito maior. O que aconteceu com a saúde? Ontem, no Santa Lígia tinha por volta de 150 pessoas sentadas na calçada. Por quê? Porque a UBS de Santa Lígia, Dr. Alexandre, que há dois anos, inclusive o senhor mesmo me disse que já tinha alugado já, o Carlos Derman, uma casa no Santa Lígia para a parte administrativa. Até hoje nada. Até hoje nada. Então, vejam só, são promessas e promessas do Executivo que não são concretizadas. E aí quem sofre com isso? A população. E aonde a população vai? Na Câmara Municipal. E a população quer resposta, quer resposta dos vereadores. Os vereadores vão dar que resposta? Tem que falar com o secretário. Mas e o secretário? O secretário não quer conversa. É isso que foi ouvido aqui. Então, fica difícil. E nós, vereadores, quando vamos votar o orçamento, Sr. Presidente, e aí nós fazemos o remanejamento do orçamento. Fizemos uma opção para poder mandar um dinheiro para Proguaru, vereador Heleno, vereador Geraldo, Presidente Jesus, Lamé, e simplesmente o prefeito vetou. E aí esta Casa concordou com o veto.

O SR. ROMILDO SANTOS – Senhor Presidente. Então, a população tem que reclamar sim. Tem que reclamar na Câmara Municipal. Na realidade, eu sei que estou com a minha consciência tranqüila. Eu fiz o meu papel, tentei o melhor. Então, eu tenho certeza de que o melhor, daqui para frente, vai ser nas próximas eleições, a gente pode mudar isso. Só tem um jeito de mudar. Só tem um jeito de mudar: É com o voto da população. A população fala: "Por que não manda para o Ministério Público"? Mandar mais ainda processo para o Ministério Público? Todos os processos que mandei para o Ministério Público, eu não vi acontecer nada até hoje, que volte para a população. Na realidade, infelizmente, são processos que já sabemos qual é a resposta. Infelizmente, a maioria, eles conseguem argumentar que não era

Page 41: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

41/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

bem aquilo. Então, fica aí essa situação nossa de cada dia. Ônibus lotados, ruas esburacadas, ruas de terra, a Proguaru não tem máquina para fazer manutenção, Meio Ambiente não tem cortador de mato, árvores caindo, a prefeitura cada vez mais quebrada, e a população cada vez mais desolada, com o Executivo Municipal. Essa é a verdade hoje que acontece na prefeitura de Guarulhos. E vamos seguir votando, tentando fazer o nosso melhor. E boas-vindas novamente aos vereadores, e boa sorte. Vamos para um restinho de ano com mais debates entre, agora não só PT e PSDB, agora é PT, PSDB e Democratas. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Heleno Metalúrgico.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – Pela liderança do PDT.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela liderança do partido, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Como Líder da Bancada) – Boa tarde, presidente, vereadoras, vereadores, público presente, as pessoas que nos assistem através da TV Câmara. Saúdo os vereadores que estão retornando à Casa, mas, em especial, saúdo o meu companheiro João Dárcio, que muito me ajudou, o pessoal da GCM, nas nossas ações sociais. Mas foi falado aqui sobre a Bandeirantes energia, nós temos uma CEI.

Presidente, quando iniciou a CEI nesta Casa e quando se encerra essa CEI? E quantas reuniões houve?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Um minuto, vereador. Encerra o prazo no dia 13 de abril, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Como Líder da Bancada) – Encerra quando?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – 13 de abril. Semana que vem.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Como Líder da Bancada) – Então, eu não sei, meu nobre companheiro Marcelo Seminaldo, se as reuniões que estão sendo marcadas, elas estão sendo agendadas na semana, toda quarta, toda terça, ou só quando o presidente da CEI estipula, porque está muito devagar. Quando eu venho falar, assim, da ocupação do solo, assim, como há uma pressão, segundo o nobre vereador, que eu admiro, companheiro Edmilson, as pessoas do São Rafael. Espera aí, a CEI deve ter uma resposta, penso eu, em relação a isso. Há uma incompetência, sim, nobre vereador. E o senhor confirmou também que o governo também tem culpa nesse processo. Agora, quem não pode pagar o preço é a cidadã e o cidadão. Penso que esta Casa tem que ter mais agilidade, sim, e o Executivo tem compromisso com a sociedade, no qual elegeu o Executivo e os vereadores aqui desta Casa também.

Page 42: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

42/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Foi falado muito aqui da iluminação, praças, ruas, campos eu acrescento também de futebol, ginásios eu acrescento também, esgotos, pontos de ônibus, educação, saúde, segurança, enfim. Mas o que esperamos deste governo? Isso não é novidade. Nós ficarmos debatendo algo que não é novidade. Eu estive no bairro dos Pimentas, essa semana, na Estrada Sacramento com a Estrada Itaquaquecetuba – obrigado companheiro –, é o caos. É o caos. E eu não estou como vereador de um bairro, ando a cidade. Então, não é novidade a quantidade de buracos que temos na nossa cidade. Já não dá mais para nós ficarmos discutindo isso. Não dá para falar toda a semana, quem usa a Tribuna aqui logo no pequeno expediente, falar da UBS, da UPA. Louvado foi o nosso companheiro Barreto, mas não dá mais. É uma incompetência sim. É uma incompetência do governo, vai finalizar o seu mandato, com incompetência total.

Gente, nós ficamos aqui batendo uma sigla na outra, se digladiando um vereador com o outro. A cidade parada. Um mandato a ser terminado. Assim como nosso país está parado, em relação ao impeachment. Enquanto não tiver uma atitude, não existe investimento, não haverá investimento. Não só numa cidade, num estado, ou num país. Sabemos, todos sabem, que hoje nós estamos se aproximando em 10 milhões, 10 milhões de desempregados. Será que nós estamos nos atentando para isso? Para um crescimento de uma cidade, para um crescimento de um estado, para o crescimento do país, tem que ter geração de empregos. Se não tiver geração de empregos, não tem saúde, não tem educação, não tem segurança. Vamos ser mais objetivos e enfáticos naquilo que a sociedade quer. Naquilo que a sociedade quer.

Então, encerro a minha fala, pedindo um apoio aos 33, comigo 34, que repensemos as nossas posturas aqui na Tribuna. Repensemos os nossos discursos, e vamos trabalhar em prol da sociedade, da população, que clamam, clamam por atitude nossas. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, só um minutinho só. Eu quero solicitar à Bancada do PT para indicar a substituição para a comissão temporária da Comissão de Limpeza dos Pontos de Ônibus, de Buracos, de Notebooks e da Bandeirantes, EDP Bandeirante. Então, eu peço que a Bancada do PT indique a substituição dos vereadores para essas comissões temporárias. Pela ordem, vereador Marcelo Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Pelo art. 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Sr. Presidente, eu ouvi atentamente a manifestação aqui do vereador Heleno, mencionando a Comissão da Bandeirantes, a qual eu sou presidente. E aí mencionou o vereador que deveríamos trazer respostas, por conta do problema da iluminação, e tantas outras questões que envolvem a

Page 43: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

43/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

empresa referida. Mas eu gostaria de pedir que todas as pessoas, inclusive o vereador que faz parte da Comissão, dos vereadores, compareçam à CEI, porque se os vereadores não comparecerem na CEI, vereador Samuel Vasconcelos, não temos como fazer as reuniões. Então, salvo com a presença do vereador Gilvan Passos, que esteve presente, o vereador Alexandre Dentista, que também esteve presente nas reuniões que nós marcamos, mais ninguém apareceu.

Então, eu acho que é fácil fazermos as cobranças, às vezes aqui, e não se comprometer com o trabalho que tem que ser feito. Eu cheguei a mudar o horário da reunião da CEI, para que as pessoas pudessem comparecer, e aí não compareceram. Então, infelizmente vamos chegar no dia 13 agora, com as respostas somente dos requerimentos que fizemos, porque, infelizmente, os vereadores não aparecem na reunião para podermos tocar para a frente. Então, eu acho que temos que ter um pouco mais de responsabilidade na fala, porque senão jogamos para a torcida, muitas vezes, o que não é legal, porque o trabalho que viemos tentando fazer, e infelizmente não vem conseguido, é justamente pela falta de compromisso das pessoas que fazem parte da Comissão de Investigação da Bandeirante, de não comparecerem à nossa reunião. E aqui eu faço uma ressalva ao vereador Gilvan Passos e ao vereador Alexandre Dentista, os demais nunca apareceram numa reunião da CEI.

E faço já uma outra ressalva, Sr. Presidente, que hoje não havia reunião marcada, quem convoca as reuniões sou eu, eu marquei para a terça-feira passada, ninguém apareceu, e para essa terça eu não marquei.

O SR. HELENO METALÚRGICO – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador Heleno Metalúrgico.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – Sr. Presidente, o nobre vereador falou que demais vereadores, com exceção de dois, não comparecem às reuniões?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – Posso complementar? Obrigado. Obrigado, presidente. Mas a sua fala, companheiro, nobre Seminaldo, está errônea. Eu compareci em reuniões sim. Compareci. Reuniões que não tiveram... O êxito não foi concluído, eu compareci. A minha assessoria também compareceu. E eu quis questionar aqui, como hoje eu estava lá pensando, eu e o Gilvan, que teria reunião hoje também. O companheiro Gilvan estava lá aguardando a reunião. O que eu quis dizer aqui também, para que entendamos, que precisa ter marcas. Você precisa ter dias da semana. Você não pode chegar aqui falar assim: "A reunião é amanhã". A hora que o presidente quer. Não é assim. Todos nós temos comprometimentos, todos nós temos agenda. Quando eu presidi uma CEI, quando eu presidi a CEI do aterro da Klabin, eram todas as quartas-feiras, nós

Page 44: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

44/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

tínhamos... E todos estavam cientes, não apareciam se não quisessem, mas sabiam que eram todas as quartas. Hoje não sabemos. É esse o meu questionamento, presidente da CEI, Marcelo Seminaldo. Mas falar que eu não compareci, mentira. Desculpe-me. Talvez foi o senhor que não compareceu e eu estava presente. Desculpa-me.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem--

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES – Questão de ordem, Sr. Presidente. Eu falei primeiro.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Sandes.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela Ordem) – Sr. Presidente, eu gostaria de saber a data que foi autorizada a CEI da Bandeirante, e quantas reuniões, se foram marcadas e quais as datas?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, as reuniões não estamos levantando. A data da instituição também, vereador.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela Ordem) – Qual data, Sr. Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Não tenho ainda preciso. Vou levantar.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela Ordem) – Eu precisaria dessa data, para concluir a minha questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Termina dia 13 de abril. Foram 120 dias. Final de dezembro, vereador. Eu acho que provavelmente dia 13 de dezembro.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pela Ordem) – Sr. Presidente, para concluir a minha questão de ordem. Sr. Presidente, eu fui um dos vereadores que, em dezembro, argumentei que nós precisávamos partir para uma investigação com relação à Bandeirante Energia. Mas isso não é por culpa da Bandeirante. É por omissão do Executivo Municipal. Autorizada a instalação da CEI, Sr. Presidente, em fevereiro, meados de fevereiro, nós tivemos que provocar, cobrar, ou questionar a primeira reunião, Sr. Presidente. Esta primeira reunião, ela se realizou num dia de terça-feira. Só que tem um porém, Sr. Presidente, pela lei da física, nós não podemos estar em dois locais ao mesmo tempo. Eu que sou relator dessa comissão, participava eu da reunião da CCJ, e fui lá, convidado pela técnica que nos auxilia na CEI, para eu deixar a Comissão da CCJ e ir para a outra comissão.

Page 45: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

45/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Então, o que nós precisamos nessa Casa, Sr. Presidente, é disciplinar que estas reuniões só ocorram, quando não tiver ocorrendo reunião de Comissão Permanente. Porque não dá para nós estarmos em duas, três reuniões ao mesmo tempo. Isso se torna 'desproducente', você não dá para ficar com a cabeça em dois locais ao mesmo tempo, e isso é prejudicial a todos. Essa foi a primeira reunião que eu não participei. Teve uma segunda reunião, que me recordo, que eu nem vi convocação. Pode até ter havido convocação, nesse Plenário, mas eu não ouvi.

Então, Sr. Presidente, jogar a culpa para o público, para a galera, para a galeria, é muito bom. Pelo art. 151, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pelo art. 151, vereador.

O SR. DR. LAÉRCIO SANDES (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Então, jogar a responsabilidade para terceiros é muito bom. Então, vamos dividir a responsabilidade. E vamos marcar as reuniões em horário apropriado que todos possam se fazer presentes. E não, como disse o vereador anterior a minha fala, ao bel-interesse de algum grupo. Então, nós não podemos. Até porque esta investigação não é porque nós queremos o mal da Bandeirante. É porque o governo não fez o dever de casa. Em 31 de agosto do ano que passou, venceria o contrato com a concessionária Bandeirante, que dá o suporte no parque elétrico da cidade. As iluminações da rua, manutenção e tudo mais. Ocorre que a Prefeitura do Município de Guarulhos só deixou para resolver esse problema quando venceu o contrato. E aí se tornou um problema generalizado na cidade. Esta Câmara teve que, em 2014, aprovar a cobrança de uma contribuição para iluminação pública. Isso em 2014. Teriam quase seis meses para o município fazer a licitação e contratar uma nova empresa, e não deixar a cidade às escuras. Hoje, nós temos ruas da cidade totalmente às escuras, dá para exemplificar aqui uma meia dúzia, e nós não temos mais uma empresa que cuida do parque elétrico da cidade. Em que pese, nós todos estarmos pagando pela CIP, Contribuição de Iluminação Pública. Por quê? Porque demorou a fazer licitação. Então, é aquilo que nós temos falado aqui. É falta de gestão. Falta de compromisso com a cidade. Só estão preocupadas em política partidária e estão esquecendo o interesse da cidade. Onde já se viu uma Rua Itamarati de Minas, como era no bairro do Taboão, estar às escuras há mais de seis meses? Isso é um absurdo. E aí vem me dizer que a culpa é tudo da Bandeirante? Vamos dividir a responsabilidade.

O SR. MARCELO SEMINALDO – Questão de ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador Marcelo Seminaldo.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Com relação à CEI, compete a quem convocar as reuniões, presidente?

Page 46: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

46/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ao presidente.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Eu posso complementar?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador.

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Sr. Presidente, primeiro eu gostaria de mencionar o nome de todos os vereadores que compõem a CEI da Bandeirante. Presidente, vereador Marcelo Seminaldo; relator, vereador Laércio Sandes, membros: Gilvan Passos, pastor Anistaldo, Luiz Matogrosso, Paulo Sergio, vereador Heleno Metalúrgico, vereador Maurício Brinquinho, vereador Laércio Pereira, vereador Alexandre Dentista e vereador Eduardo Barreto. Pois bem, nós, Sr. Presidente, realizamos a primeira reunião no dia 1º de março desse ano corrente aqui. Estiveram presentes: eu, o vereador Laércio Sandes e o vereador Gilvan Passos. Está aqui a Ata nas minhas mãos. A segunda reunião, porque não deu quórum para podermos fazer, com essa quantidade de vereadores. A segunda reunião foi realizada no dia 8 de março. Presentes na reunião: vereador Marcelo Seminaldo e vereador Gilvan Passos. Mais ninguém. Na terceira reunião. Foi no dia 15, presentes: vereador Marcelo Seminaldo e vereador Gilvan Passos. Mais nenhum vereador presente. A outra reunião, presentes: vereador Marcelo Seminaldo, vereador Gilvan Passos e vereador Heleno Metalúrgico. Então, Sr. Presidente, a pessoa subir aqui à Tribuna, vir fazer discurso, fazer cobrança, sem comparecer à reunião, é muito fácil, não é? É muito fácil.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: [pronunciamento feito fora do microfone].

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Oi?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: [pronunciamento feito fora do microfone].

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Eu acabei de mencionar o nome dos vereadores que fazem parte da comissão. Então, eu acho que as pessoas têm que ter pouco de responsabilidade. Falar que esteve presente e o nome não está na Ata? Não esteve presente. Se quer, de fato, fazer a investigação com relação à Bandeirante, que vai se encerrar agora o prazo no dia 13, compareça na reunião. Agora, não adianta subir aqui, faz discurso, joga para a torcida, porque a Ata está aqui. A Ata está presente. Não adianta falar que esteve presente na reunião, se não esteve presente. Agora: "Olha, eu estava na reunião da Comissão de Constituição e Justiça". Nós mudamos o horário da reunião da CEI, passamos uma hora para a frente para que as pessoas que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça pudessem participar, e ainda assim não participaram. Então, não venha aqui ficar fazendo discurso.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Para concluir, vereador.

Page 47: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

47/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. MARCELO SEMINALDO (Pela Ordem) – Participaram o que queriam, não participaram porque não quiseram. E se essa comissão terminar sem um relatório que seja consistente, um relatório que aponte para a sociedade o que aconteceu, a responsabilidade foi de quem não veio, e não do presidente.

O SR. HELENO METALÚRGICO – Questão de ordem, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – O nobre vereador Marcelo Seminaldo falou em três reuniões. E o nome do vereador Heleno Metalúrgico consta presença?

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, vereador. Mas aí não é questão de ordem. Questão de ordem é referente ao regimento, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – Ele citou o meu nome.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim. Mas não é questão de ordem.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pela Ordem) – Então, Sr. Presidente, se falei quase agora, eu não estou mais entendendo mais nada aqui dentro, viu. Pelo art. 151.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Pela ordem, Sr. Presidente. Desculpe, desculpe, vereador. É que tem hora que você pede questão de ordem é, tem hora que você pede e não é.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – É que vereador, primeira vez eu fui benevolente com o senhor, mas não era questão de ordem também, vereador.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Eu penso que a outra que pedi também não era, então.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Sim, com certeza. Não era.

O SR. HELENO METALÚRGICO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – E outras também, que os outros pedem não é também, porque é o mesmo encaminhamento. Bem, presidente, só agradecer meu companheiro Marcelo Seminaldo, falou assim que participei de reuniões, foi citado que participei. O nobre vereador falou que não eu tinha participado.

Page 48: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

48/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Está vendo? Então, eu participei de reunião. As outras que fui participar, não houve talvez, assim, pensando sim que seria toda terça-feira, uma data, sei lá, por ter sido talvez as outras reuniões numa terça. Não me lembro. Mas o que eu quis justificar e dizer é que eu participei. As demais que houve e que haverá, se não tiver um entendimento antecipado, certamente eu vou deixar de estar aqui, porque eu, de repente, posso estar em outro compromisso, atendendo à população, não dizendo que esse também não seja um compromisso que vá ao encontro da população. Mas se nós tivermos agenda, tudo fica mais fácil. Todas as pessoas podem se programar. É como nós falamos em planejamento. Planejamento estratégico. A agenda vai ao encontro de um planejamento. Quando nós temos agenda, dá para você locomover horário, data, e assim sucessivamente. É só isso. Mas obrigado, vereador. A próxima se tiver comunicação antecipada, eu vou fazer de tudo para participar mais uma vez. Obrigado.

O SR. GUTI – Questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador Guti.

O SR. GUTI (Pela Ordem) – Verificação de quórum, Sr. Presidente, é possível?

O SR. GILVAN PASSOS – Questão de ordem, Sr. Presidente. Questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Questão de ordem, vereador Guti.

O SR. GILVAN PASSOS – Questão de ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Ele já solicitou a verificação de quórum, vereador. Solicito aos vereadores que utilizem os terminais para a verificação de quórum.

O SR. EDUARDO BARRETO – Pela ordem, presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Eduardo Barreto.

O SR. EDUARDO BARRETO (Pela Ordem) – Vereador Eduardo Barreto, presente, presidente.

O SR. GILVAN PASSOS – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Gilvan.

O SR. GILVAN PASSOS (Pela Ordem) – Vereador Gilvan Passos, presente.

O SR. LAMÉ – Vereador Lamé, presente.

Page 49: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

49/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Lamé, presente. Vereador prof. Jesus, presente.

O SR. LUIZ MATOGROSSO – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador Luiz Matogrosso.

O SR. LUIZ MATOGROSSO (Pela Ordem) – Vereador Matogrosso, presente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Luiz Matogrosso, presente.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela Ordem) – Edmilson Sousa, presente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador Edmilson, presente.

O SR. JOÃO DÁRCIO – Pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Pela ordem, vereador João Dárcio.

O SR. JOÃO DÁRCIO (Pela Ordem) – O vereador João Dárcio presente. E lamento muito no meu regresso, quando eu iria usar a Tribuna, em nome da liderança do PTN, sermos obrigados a encerrar a Sessão, por falta de quórum.

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Vereador, não encerrou ainda não, vereador. Calma. Ramos da Padaria, vereador Dr. Vitor da Farmácia, Claudilson Pezão, Daniel Soares, Dona Maria, Dr. Alexandre, Eduardo Soltur, Elmer, vereadora Genilda, vereador Geraldo Celestino, vereador João Barbosa, vereador Marcelo Seminaldo, vereador Paulo Sérgio, vereador pastor Anistaldo, prof. Moacyr, prof. Romulo, prof. Samuel, Romildo Santos, Serjão, Toninho e Zé Luiz.

Page 50: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

50/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Professor Jesus) – Infelizmente, como não há quórum, dou por encerrada a presente Sessão.

Page 51: 16.ª SO (05-04-2016)

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

51/51 16ª SO- 05. 04. 2016. PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– Encerra-se a Sessão às 16h34min.

– SECRETÁRIO – – PRESIDENTE –

OBS: OS DISCURSOS AQUI TRANSCRITOS NÃO FORAM REVISTOS PELOS ORADORES.