#14 | ano xxvii | abril de 2020 servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04...

6
UNIÃO E TRABALHO! Comunicado nº VI (Ano XXVI) Brasília, 30 de julho de 2019 Guia de Previdência disponível em e-book Página 3 Jusprev avalia cenário dos fundos de pensão Página 5 Live – Série ANFIP debate tributação e desoneração Página 2 #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o funcionamento do Estado e o atendimento público aos cidadãos Mesmo sem condições dignas e ideais de trabalho, os servidores públicos mantém-se em seus postos de trabalho ao lado dos cidadãos e do país, prestando serviços fundamentais para a superação da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Atacar o funcionalismo, como novamente fez o ministro da Economia, na segunda-feira (27/4), em nada contribui, pior ainda, demonstra má- fé ou total discrepância com a realidade em que o Brasil vive neste momento. O chefe da Economia, durante coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada, afirmou que o funcionalismo “vai fazer um sacrifício pelo Brasil, não vai ficar em casa, trancado com geladeira cheia, assistindo à crise, enquanto milhões de brasileiros estão perdendo emprego”. Assistimos, diariamente, aos sacrifícios dos servidores públicos, sejam da área de saúde, segurança, assistência social, pesquisa, ou daqueles que buscam os recursos, por meio de arrecadação de tributos, para manutenção das políticas públicas de Estado. Sobre cota de contribuição, é preciso lembrar ao governo que o funcionalismo já está sem aumento salarial há mais de três anos e, com a reforma da Previdência, foram os mais prejudicados, passando a contribuir, tanto servidores ativos quanto aposentados, com um percentual que chega a 22%, além do Imposto de Renda de até 27,5%. “Já fomos comparados a parasitas em outra fala do ministro. Agora, somos colocados como os ‘de geladeira cheia enquanto tem gente em dificuldade’. Mas, não somos culpados por essa crise. É preciso cobrar daqueles que formularam as políticas públicas, que comandaram o orçamento, que desviaram recursos públicos para outras finalidades. Será que querem que o servidor também esteja de geladeira vazia?”, afirma o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes. Ninguém deveria estar de geladeira vazia ou passar fome num país com tantas possibilidades como o Brasil. Porém, isso é resultado de uma profunda e histórica desigualdade de renda, com um sistema tributário que penaliza os mais pobres, num dos únicos países do mundo que não tributa grandes fortunas. Para superar essa crise, senhor ministro, é preciso honestidade e não atacar aqueles que atuam com lealdade, competência e compromisso irrestrito às diversas atividades do Estado. Por fim, ressalta-se ainda que os servidores públicos da ativa continuam trabalhando em regime de home office, dedicando-se, muitas vezes, ainda mais às atividades laborais e mantendo seu compromisso com a sociedade brasileira.

Upload: others

Post on 08-Jun-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

UNIÃO E TRABALHO!

Comunicado nº VI (Ano XXVI) Brasília, 30 de julho de 2019

Guia de Previdência disponível em e-bookPágina 3

Jusprev avalia cenário dos fundos de pensãoPágina 5

Live – Série ANFIP debate tributação e desoneraçãoPágina 2

Comunicado nº VI (Ano XXVI) Brasília, 30 de julho de 2019

#14 | Ano XXVII | Abril de 2020

Servidores garantem o funcionamento do Estado e o

atendimento público aos cidadãos

Mesmo sem condições dignas e ideais de trabalho, os servidores públicos mantém-se em seus postos de trabalho ao lado dos cidadãos e do país, prestando serviços fundamentais para a superação da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Atacar o funcionalismo, como novamente fez o ministro da Economia, na segunda-feira (27/4), em nada contribui, pior ainda, demonstra má-fé ou total discrepância com a realidade em que o Brasil vive neste momento.

O chefe da Economia, durante coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada, afi rmou que o funcionalismo “vai fazer um sacrifício pelo Brasil, não vai fi car em casa, trancado com geladeira cheia, assistindo à crise, enquanto milhões de brasileiros estão perdendo emprego”.

Assistimos, diariamente, aos sacrifícios dos servidores públicos, sejam da área de saúde, segurança, assistência

social, pesquisa, ou daqueles que buscam os recursos, por meio de arrecadação de tributos, para manutenção das políticas públicas de Estado.

Sobre cota de contribuição, é preciso lembrar ao governo que o funcionalismo já está sem aumento salarial há mais de três anos e, com a reforma da Previdência, foram os mais prejudicados, passando a contribuir, tanto servidores ativos quanto aposentados, com um percentual que chega a 22%, além do Imposto de Renda de até 27,5%.

“Já fomos comparados a parasitas em outra fala do ministro. Agora, somos colocados como os ‘de geladeira cheia enquanto tem gente em difi culdade’. Mas, não somos culpados por essa crise. É preciso cobrar daqueles que formularam as políticas públicas, que comandaram o orçamento, que desviaram recursos públicos para outras fi nalidades. Será que

querem que o servidor também esteja de geladeira vazia?”, afi rma o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes.

Ninguém deveria estar de geladeira vazia ou passar fome num país com tantas possibilidades como o Brasil. Porém, isso é resultado de uma profunda e histórica desigualdade de renda, com um sistema tributário que penaliza os mais pobres, num dos únicos países do mundo que não tributa grandes fortunas. Para superar essa crise, senhor ministro, é preciso honestidade e não atacar aqueles que atuam com lealdade, competência e compromisso irrestrito às diversas atividades do Estado.

Por fi m, ressalta-se ainda que os servidores públicos da ativa continuam trabalhando em regime de home offi ce, dedicando-se, muitas vezes, ainda mais às atividades laborais e mantendo seu compromisso com a sociedade brasileira.

Page 2: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

DETALHES E OUTRAS INFORMAÇÕES: WWW.ANFIP.ORG.BR

Linha Direta Página 2

Linha Direta é uma publicação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.SEDE: SBN Qd. 01 Bl. H Ed. ANFIP - Brasília/DF - CEP: 70040-907Telefone: (61) 3251 8100 Whatsapp: (61) 98289 5150

Linha Direta é publicação semanal de propriedade da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. As opiniões externadas nos artigos são de responsabilidade de seus autores.

Envie seus comentários sobre o Linha Direta para o email: comunicacao@anfi p.org.br

Expediente Linha DiretaDIRETOR RESPONSÁVELBenedito Cerqueira Seba

EDITORLudmila Machado

REPORTAGEMDaiana Lima, Taynara Aires e Ludmila Machado

ESTAGIÁRIOManina RodriguesThayná Rodrigues

EDITORAÇÃO ELETRÔNICAGilmar Vitalino e Allan Vitalino

CONSELHO EDITORIALDécio Bruno LopesEucélia Maria Agrizzi MergárCrésio Pereira de FreitasJosé Arinaldo Gonçalves FerreiraBenedito Cerqueira SebaCesar Roxo Machado

www.instagram.com/an� p_

Desoneração e Tributação são temas da Live Série ANFIP

A 4ª Live da Série ANFIP de debates foi realizada nesta quarta-feira (29/4), seguindo a abordagem dos principais assuntos de interesse público do momento. Esta edição teve como tema “Desonerar e tributar: medidas de justiça fi scal para enfrentar a crise” e contou com a participação do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF) e do presidente da Febrafi te (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Rodrigo Spada.

Pela ANFIP, o presidente Décio Bruno Lopes e o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Cesar Roxo Machado, foram os debatedores que trouxeram a discussão juntamente com o mediador, o jornalista Sérgio Lerrer, da Agência Servidores.

“É necessário que todos contribuam para satisfazer os objetivos da República Federativa do Brasil e construir uma sociedade livre, justa e solidária. Para isso, juntamente com todas as carreiras do fi sco, estadual, municipal e federal, nós estabelecemos 10 pontos, seja para tributar

ou desonerar. Neste momento, aqueles que podem mais, devem contribuir um pouco mais, e aqueles que podem menos ou não podem, que fi quem desonerados de seus respectivos tributos”, destacou Décio Lopes ao falar de justiça fi scal em tempos de crise.

Para o deputado Luis Miranda, “pode ser um grande momento para que seja feita uma reforma tributária no Brasil, por mais que ela seja fracionada”. Segundo ele, nosso sistema tributário atual é regressivo e injusto, e qualquer impacto negativo para a população será negativo na economia. “Os prejuízos que a sociedade terá nos próximos anos podem ser reduzidos signifi cativamente com os trabalhos que ANFIP vem fazendo”, afi rmou. Vale lembrar que o deputado federal é presidente da Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária no Congresso, além de ser autor do Projeto de Lei n° 3.129/2019, que propõe a atualização da tabela do Imposto de Renda. De acordo com ele, o projeto deve ser pautado e votado nas próximas semanas.

“A reforma tributária é realmente necessária. A crise sanitária vai passar e os efeitos na economia vão perdurar por muito mais tempo. O que o Brasil precisa neste momento é liquidez. Vai precisar se endividar e a conta terá que ser paga diferida no tempo. Certamente uma reforma tributária pode trazer instrumentos, recursos e um ambiente de negócios melhor para gerar riquezas e pagar esta conta de forma mais tranquila“, afi rmou o presidente da Febrafi te, Rodrigo Spada.

Décio Lopes aproveitou a ocasião para solicitar aos parlamentares e fi guras públicas para que as decisões tomadas no Congresso levem em conta a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem-estar social geral”.

Assista ao debate na íntegra nos canais ofi ciais da ANFIP no Facebook e no Youtube. Se ainda não segue as nossas redes, basta digitar ANFIP no sistema de busca. Curta! Compartilhe!

Page 3: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

UNIÃO E TRABALHO!

Linha Direta Página 3

A loja virtual da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social disponibiliza para compra o ebook (livro digital) “Guia da nova Previdência para Servidores Públicos”, elaborado pela ANFIP e pela Fundação.

O e-book, em edição revisada e atualizada, traz informações sobre a Emenda Constitucional 103/2019, referente à reforma da Previdência, para servidores públicos federais, pensionistas, familiares e os operadores do Direito. A publicação apresenta também a Portaria nº 2963/20, sobre o reajuste das alíquotas de contribuição previstas na referida Emenda, que vigoram desde 1º de março de 2020.

“Fizemos um minucioso trabalho para tornar de fácil entendimento questões como o cálculo das novas alíquotas de remuneração e proventos e outras, também complexas, como as novas regras para pensões”, afirma a diretora-presidente da Fundação ANFIP,

Margarida Lopes de Araújo.Os interessados podem adquirir o

e-book pelo valor promocional de R$ 14,99 na loja virtual localizada na página da Fundação. Ao entrar no site, clique no

banner da loja virtual, ou acesse www.fundacaoanfip.org.br/loja.

A versão virtual em PDF poderá ser baixada pelo valor promocional de R$14,99 até 29 de maio.

Conselho Executivo apresenta resultados e propõe novas frentes de trabalho

O Conselho Executivo da ANFIP promoveu nesta semana reunião entre seus integrantes. No encontro, por videoconferência, os conselheiros da Entidade apresentaram os resultados de suas respectivas áreas e trataram de novas demandas de trabalho.

Na abertura, o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, destacou os principais pontos a serem implementados em prol dos associados. Na pauta, deliberações sobre diversos assuntos, como prestação de contas, apresentação das comissões internas e instalação de novos grupos de trabalho, acompanhamento parlamentar de propostas em tramitação e reforma tributária. Dentro desse contexto, o atual cenário político do país, junto com as crises sanitária, econômica e fiscal, recebeu a atenção dos conselheiros.

Participaram da reunião, além do presidente Décio Lopes, os vice-presidentes Márcio Humberto Gheller (Executivo), Eucélia Maria Agrizzi Mergár (Assuntos Fiscais), José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Política

de Classe e Política Salarial), Crésio Pereira de Freitas (Assuntos da Seguridade Social), Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões), Albenize Gatto Cerqueira (Cultura Profissional e Relações Interassociativas), Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais), Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários), João Alves Moreira (Administração, Patrimônio,

Cadastro e Tecnologia da Informação), Luiz Mendes Bezerra (Finanças), Carlos Alberto de Souza (Planejamento e controle Orçamentário), Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas), José Avelino da Silva Neto (Assuntos Parlamentares) e Benedito Cerqueira Seba (Comunicação Social). O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Romero, também contribuiu com os trabalhos.

Fundação ANFIP disponibiliza e-book do “Guia da nova Previdência para Servidores Públicos”

Page 4: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

Linha Direta Página 4

DETALHES E OUTRAS INFORMAÇÕES: WWW.ANFIP.ORG.BR

Especialistas expõem análises sociopolíticas da pandemia de Covid-19

Em webinar, as possíveis alternativas e saídas para a crise brasileira foram discutidas sob as visões dos convidados André Singer e Sérgio Fausto, ambos cientistas políticos. O debate foi promovido na terça-feira (28/4) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Pela ANFIP, o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Romero, acompanhou as apresentações.

Iniciando os debates, André Singer, professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo e porta-voz da Presidência da República no primeiro governo Lula (2003-2007), o país enfrenta hoje uma grande preocupação que vai além da pandemia do coronavírus. “Temos um acelerado deslizamento da democracia para o autoritarismo. O chamado autoritarismo furtivo decorre de uma transição sem haver golpe sendo conduzida por líderes democraticamente eleitos”.

Em continuidade, Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e co-diretor do projeto Plataforma Democrática, acredita que são poucas as chances de sucesso do governo federal em relação às atuais estratégias frente à crise

política. “Não bastasse o presidente da República estar no local de uma manifestação antidemocrática, poucos dias depois ele faz novo momento radical na Polícia Federal”, diz.

Para Vilson Romero, debates como esse fortalecem a democracia e apresentam análises para importantes reflexões de quem assiste. “Nós, brasileiros, devemos acompanhar as questões sociopolíticas do país, não somente em apoio a possíveis bandeiras, mas em nome do crescimento da nação para que aqueles que estiverem no poder possam ser devidamente cobrados por cada eleitor”, avalia.

Assista no link (copie e cole no seu navegador): https://www.youtube.com/watch?v=WGnb7VAZS2w&feature=youtu.be

ANFIP participa do Estadão Live Talks sobre Covid-19

A ANFIP, representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, acompanhou o ‘Estadão Live Talks’, realizado na terça-feira (28/4), que teve como tema o combate à pandemia da Covid-19 e as estratégias necessárias para impedir a disseminação do novo vírus no Brasil. O debate contou com o convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A série é o novo programa de entrevistas lançado pelo Jornal para

discutir os assuntos mais relevantes do momento. Nesta semana, teve como apresentadores a colunista Eliane Cantanhêde, o repórter Mateus Vargas e o médico do Instituto de Infectologia do Emilio Ribas, Sérgio Cimerman, que também é colunista do Estadão. O programa é transmitido semanalmente pelas redes sociais do veículo e terá como tema fixo, nesta primeira temporada, o coronavírus.

“Estamos recebendo um volume expressivo de informações sobre a pandemia. Temos que evitar a disseminação de outro vírus: o da

fake news. Temos que ouvir e debater as medidas com base na ciência e não nas percepções pessoais sobre o tema”, avalia Vilson Romero. Segundo o assessor, o programa contribui muito para o esclarecimento da população, principalmente em tempos de calamidade.

Durante o debate, Jarbas Barbosa comparou as medidas que estão sendo tomadas no Brasil e em outros países do mundo para conter o avanço do vírus e deu recomendações sobre como a população deve proceder para se preservar. Uma das orientações foi usar máscara, porém seu uso não substitui outras medidas preventivas, como evitar sair de casa e ter hábitos regulares de higiene. Barbosa ressaltou, ainda, a importância do distanciamento social para retardar o processo de contaminação e falou sobre confiabilidade dos medicamentos já apontados como soluções de cura, testes rápidos para diagnóstico, vacinas e previsões de tempo para recuperação mundial.

A íntegra do debate está na página da ANFIP na internet, em matéria correspondente.

Page 5: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

Linha Direta Página 5

UNIÃO E TRABALHO!

Em reunião, Jusprev avalia cenário dos fundos de pensão

A Jusprev reuniu, na quarta-feira (29/4), os representantes dos órgãos colegiados da entidade com o objetivo de discutir a atual crise sanitária e econômica, além de prestar contas das atividades aos participantes.

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, que também preside o Colégio de Instituidoras da Jusprev, reforçou que, apesar do momento de instabilidade no país, a mantenedora permanece atenta e atuando em prol dos associados. “Por mais que não cumpramos a meta atuarial, não será por falta de esforços, mas será devido aos cenários político e econômico que estão diretamente ligados aos resultados que desejamos. Sendo assim, as entidades devem continuar engajadas para o crescimento dos nossos fundos de pensão”.

As desvalorizações no IBovespa e as consequências nos investimentos da entidade foram avaliadas pelo assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Romero, lembrando a necessidade de ser mantido um portfólio com perfi l conservador. “A paralisação da economia gera impactos negativos, por isso, devemos monitorar o mercado para evitar problemas de liquidez no Planjus, o que hoje está longe de ocorrer. Por ora, não vejo motivos para maiores preocupações, mas o ideal é manter o foco nas orientações e nas recomendações do Comitê de Investimentos e dos órgãos colegiados.

O vice-presidente Executivo da ANFIP, Márcio Gheller, também participou do encontro dando destaque à comunicação aos associados. “Devemos manter nossos participantes bem informados para que eles possam acompanhar nossas medidas”. Nesse sentido, temas como educação fi nanceira e previdenciária têm sido apresentados no site e demais mídias sociais.

A reunião on-line foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Antonio Ferreira, assessorado pela gerente institucional da Jusprev, Deborah Maggio.

BENEFÍCIOS

Clube de Vantagens ANFIP antecipa promoções do mês das mães

Associado, já estão disponíveis na plataforma do Clube de Vantagens ANFIP diversas promoções para garantir o presente de todas as mães que você quer homenagear. A data comemorativa é no dia 10 de maio! Acesse anfi p.temvantagens.com.br e aproveite todos os descontos das lojas parceiras para compras on-line.

Adquira seu Chevrolet com bônus exclusivo para associados

Também está na plataforma de benefícios, a tabela com os descontos especiais que só os associados da ANFIP têm na compra de veículos com o Programa Amigos Chevrolet. A campanha dá bônus e descontos imperdíveis na aquisição de diversos modelos 0km e também é válida para parentes de 1º grau (pais, fi lhos e cônjuge).

Servidores federais poderão fazer consultas médicas sem sair de casa

Em razão do novo coronavírus, a Geap - plano de saúde dos servidores públicos federais ativos, aposentados e familiares - passou a atender também de forma on-line em caráter emergencial e temporário. A medida segue uma regulamentação do Ministério da Saúde, que permite consultas pelos meios eletrônicos, e autoriza a emissão de receitas e atestados médicos a distância, mediante assinatura eletrônica do profissional.

A solicitação ao atendimento pode ser feita sem necessidade de agendamento. O benefi ciário deve ligar para o telefone 3003-0446 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para o 0800-940-3776 (a partir das 19h e também nos fi ns de semana e feriados). Se o usuário preferir, pode agendar pelo link: p://tiny.cc/geapamparo.

No primeiro contato, será realizada uma triagem para defi nir a gravidade da situação. A partir daí, é estabelecido o nível de urgência e o tempo de resposta máximo.

Em seguida, um profi ssional retornará ao benefi ciário para dar a resolução ao problema, evitando, assim, o deslocamento dele até o pronto socorro. Em relação à cobrança de coparticipação, esse tipo de atendimento segue as regras do plano contratado pelo benefi ciário.

Page 6: #14 | Ano XXVII | Abril de 2020 Servidores garantem o … › wp-content › uploads › 2020 › 04 › Linha-Dir… · convidado especial Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização

Linha Direta Página 6

DETALHES E OUTRAS INFORMAÇÕES: WWW.ANFIP.ORG.BR

NOS ESTADOS

ANFIP-MG doa cestas básicas para comunidades carentes de Contagem

Assumindo o espírito de solidariedade que pauta grande parte da sociedade neste momento de profundas dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a ANFIP-MG promoveu a doação de 150 cestas básicas e 150 kits de limpeza para as comunidades carentes da Vila Marimbondo e da Vila Barraginha, em Contagem.

A entrega dos mantimentos foi feita pela Polícia Militar de MG no dia 17 de abril de 2020, com a presença da presidente da ANFIP-MG, Ana Maria

Morais da Silva, e da diretora de Política de Classe e Cultura Profissional, Ilva Maria Franca Lauria.

O capitão da PM-MG, Davidson Lopes de Oliveira, entrou em contato com Rosângela Ferreira de Araújo, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Eldorado, em Contagem, que disponibilizou uma relação das pessoas mais necessitadas nas referidas comunidades.

Atendendo às recomendações dos órgãos de saúde, no sentido de se evitar

aglomeração, o capitão Davidson, juntamente com o comandante do 39º Batalhão da PM-MG em Contagem, tenente-coronel Járson Sebastian Hansen Ferreira; com a subcomandante, major Daisy Ferrezi; e a tenente Andréa Cristina, colocou os militares à disposição para agilizar, de porta em porta, a distribuição dos itens doados.

A diretora Ilva Franca fez um agradecimento especial aos policiais empenhados na distribuição das cestas básicas para as famílias carentes e a Rosângela, pela efetiva colaboração.

A presidente Ana Maria exaltou e agradeceu a parceria com a Polícia Militar-MG. “Foi gratificante ver o empenho de todos, mesmo debaixo de chuva. Viva a ANFIP-MG! Obrigada a todos que colaboraram e abrilhantaram essa boa ação. Que Deus seja louvado!”, disse.

Agafisp prorroga até 11 de maio atendimento virtual A Agafisp, Estadual da ANFIP no

Rio Grande do Sul, considerando as recomendações das autoridades sanitárias acerca da prevenção da contaminação

pela Covid-19, comunica que, até 11 de maio, não haverá atendimento presencial na sede da entidade.

Tais medidas, a serem reavaliadas a

qualquer tempo, objetivam preservar a saúde e reduzir, ao máximo, as possibilidades de contágio do coronavírus em todo o quadro social, colaboradores e prestadores de serviço.

Espaço para Histórias Fiscais tem conto novo toda semanaPara resgatar a memória

cultura da Entidade, publicamos semanalmente Histórias Fiscais reunidas, originariamente, em duas publicações lançadas na década de 1990: “Fiscalização Previdenciária – Uma viagem através do tempo”,

com 143 contos escritos por colegas de todo país, resultado do I Concurso Nacional de Histórias Fiscais, lançado em 1991, e o Histórias Fiscais II, de 1994, com 109 contos narrando passagens e experiências vividas no dia-a-dia da

fiscalização, resultado de concurso realizado em 1993.

Confira na editoria Histórias Fiscais, em www.anfip.org.br, os contos de nossas publicações. Conheça também a história da qual você faz parte! Boa Leitura!

Podcast ANFIP apresenta informações em áudioConfira no Podcast ANFIP, tanto

na página da Entidade na internet quanto no Soundcloud, os principais debates promovidos pela ANFIP nas

redes sociais. As lives da Série ANFIP também podem ser conferidas em áudio. Ouça! Compartilhe!

Como acessar: digite www.

soundcloud.com e, em busca, digitar ANFIP. O canal da Entidade é o primeiro da lista. Basta seguir nosso canal e conferir os áudios disponíveis.

Lives todas as quartas-feirasA ANFIP, conectada à era digital,

inova mais uma vez. Toda quarta-feira tem conteúdo especial para você conferir na Live - Série ANFIP. Em parceria com a Agência Servidores, moderação

do jornalista Sergio Lerrer, Auditores Fiscais apresentam análises, debates e propostas para o fortalecimento da carreira fiscal e da sociedade. Convidados especiais reforçam a

importância dos temas em pauta.Anote em sua agenda, toda quarta-

feira, às 10h, com transmissão pelo canal da ANFIP no YouTube e pela página do Facebook.