13/02/2016 - jornal semanário - edição 3.206

32
BENTO GONÇALVES Sábado 13 DE FEVEREIRO DE 2016 ANO 49 N°3206 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Comércio Muitas vezes elas ficam esquecidas no fundo da bolsa ou no cofrinho e acabam complicando a cobrança Página 12 Página 25 Páginas 8 e 9 CAIANI LOPES Legislativo aprova aumento aos servidores municipais Está proibida a construção de novos túmulos em Pinto Bandeira Falta de moedas dificulta o troco

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 25-Jul-2016

236 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

BENTO GONÇALVESSábado13 DE FEVEREIRO DE 2016ANO 49 N°3206

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Comércio

Muitas vezes elas ficam esquecidas no fundo da bolsa ou no cofrinho e acabam complicando a cobrança

Apesar da determinação, a ordem não está sendo cumprida

Página 12 Página 25

Páginas 8 e 9

CAIANI LOPES

Legislativo aprova aumento aos servidores municipais

Está proibida a construção de novos túmulos em Pinto Bandeira

Falta de moedas dificulta o troco

Page 2: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

O direito dos professores na aposentadoria sem a incidência do fator previdenciário

Uma das profissões mais desgastantes do mundo é a de professor. A necessidade da constante atualização, a con-vivência com pessoas dos mais diversos perfis, a jornada de trabalho pesada e o compromisso com o ensino e com a formação do aluno são apenas algumas circunstâncias des-ta que é verdadeiramente uma nobre profissão.

Justamente em razão das peculiaridades da função, os professores do sistema privado no Brasil possuíam, até 1981, o direito a aposentadoria especial, com redução do tempo necessário para a jubilação em face do desgaste inerente a atividade. Contudo, com o advento da Emenda Constitucional nº 18/81, o direito da aposentadoria espe-cial do professor foi extinto, deixando a categoria dos pro-fessores sem a possibilidade da jubilação antecipada.

Foi somente com o advento da Constituição Federal de 1988 que uma aposentadoria diferenciada aos professores foi novamente prevista, não como aposentadoria especial, mas por tempo de contribuição. O benefício constitucional passa a prever o direito de redução no tempo de contribui-ção dos docentes em cinco anos: a aposentadoria da pro-fessora aos 25 anos e do professor aos 30 anos.

Em que pese a previsão constitucional de uma aposenta-doria diferenciada aos professores, o parágrafo 9º do art. 29 da Lei de Benefícios da Previdência social, com redação incluída pela Lei n. 9.876/99, prevê a incidência do fator previdenciário nos benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição do professor.

O fator previdenciário é um índice multiplicador do valor da aposentadoria que leva em consideração a expectativa de vida do trabalhador no momento do pedido de seu be-nefício. No caso dos professores, como o direito a aposen-tadoria é por tempo reduzido, via de regra a aposentadoria costuma ocorrer em circunstâncias em que o fator previ-denciário reduz o valor das aposentadorias, muitas vezes de forma bastante drástica.

Foi com base nesse raciocínio que os tribunais brasilei-ros passaram a entender pela ilegalidade da incidência do fator previdenciário nas aposentadorias por tempo de con-tribuição dos professores. Assim, tem permitido a revisão de milhares de benefícios de professores aposentados, pois todos, necessariamente, estão sofrendo prejuízos com a in-cidência desta fórmula que é nefasta para os professores brasileiros.

O principal argumento é que se o legislador constituinte tomou a cautela de fazer constar do texto constitucional uma aposentadoria ao professor com redução do tempo necessário à sua outorga, é de se concluir que entendeu dar especial proteção aos que exercem tão relevante atividade, dentre outros aspectos, pelo desgaste físico e mental que a profissão gera, com prejuízo à saúde desses profissionais.

Assim, os tribunais brasileiros, principalmente o Supe-rior Tribunal de Justiça consolidaram o entendimento de que a atividade de magistério permite uma aposentadoria ao professor com redução do tempo necessário à sua ou-torga, em cinco anos, sem a incidência do fator previden-ciário.

Portanto, todos os professores possuem o direito de pos-tular judicialmente a exclusão da incidência do fator previ-denciário na apuração da renda mensal dos benefícios de aposentadoria, em funções de magistério, com revisão da renda mensal e pagamento das parcelas retroativas.

Os tribunais têm decidido que a aposentadoria por tem-po de contribuição ao professor é extensível a todos os trabalhadores de instituições de ensino escolar, seja infan-til, fundamental, médio, bem como ensino técnico. Além disso, fazem jus ao benefício especial não apenas docentes que trabalhem em sala de aula, mas todos aqueles que, no âmbito escolar, exercem atividades vinculadas ao ensino, seja na função de coordenação, assessoramento, direção, monitoria etc.

Ademais, outro aspecto fundamental e que precisa ser destacado é que, apesar de a aposentadoria por tempo de contribuição, com regras diferenciadas, ser um direito dos professores do ramo privado, aqueles docentes que exer-cem sua função no setor público em municípios que não possuam regime próprio de Previdência Social (RPPS), terão sua aposentadoria regida pelo sistema do INSS, de modo que também farão jus a revisão judicial para fins de exclusão do fator previdenciário do cálculo do benefício, como a majoração do salário e pagamento de parcelas re-troativas.

Artigo

ALEXANDRE TRICHESAdvogado Especialista em Direito Previdenciário

De cabeça para baixoEditorial

Como sobreviver ao verão? Lembro das tardes fresquinhas da Serra e o casaquinho sempre companheiro para sair à noite. Lembro de na infância tremer de frio enrola-da na toalha depois de um banho de piscina no clube.

De uns anos para cá parece que o clima vi-rou de cabeça para baixo e passamos a enfren-tar o calor tanto quanto quem mora em Por-to Alegre ou na região das Missões. Sorte de quem tem piscina ou é sócio de um clube. Sorte de quem tem ar-condicionado. O ventilador também é bem-vindo. E como conseguir concentração para trabalhar, ter um sono tranquilo, fazer uma refeição sossegada?

Tirando o sono e a tranquilidade

Mas não é só o clima que está de cabeça para baixo. Nossa se-gurança também anda tirando o sono e a tranquilidade. E, não

se pode esquecer o que aconteceu em Caxias do Sul, quando os jovens não ouviram o pe-dido de parar o carro e tudo culminou numa tragédia.

Bebida e direção é uma combinação perfeita para que acidentes ocorram. Acho que não é por falta de aviso, de campanhas e de estatís-

ticas. As duas coisas juntas não nasceram para conviver. Uma lástima o que aconteceu. Em uma série de erros o resultado foi uma família desolada. Vamos sobreviver ao calor do verão? Vamos seguir as leis e sermos um país melhor?

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 2 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fanpage:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

FAZ PARTE DA SUA VIDA

Page 3: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

PainelA ONG Patas e Focinhos rea-

liza hoje, das 9h às 16h, no Re-canto dos Animais, a Feira de Adoção de Animais. A segunda edição da feira neste ano con-tará com cerca de 30 animais aptos para adoção. São 15 gatos e 15 cães, adultos e filhotes, que esperam receber um lar, cari-nho e atenção. Os bichinhos fo-ram resgatados da rua, já rece-beram atendimento veterinário e aguardam um tutor. Quem tiver interesse em colaborar com a ONG pode doar ração,

roupas e caminhas de animais, coleiras, areia para gatos, ou se cadastrar para ser um lar tem-porário. Doações em dinheiro podem ser efetuadas na conta da ONG no Banco do Brasil- Agência 0181-3, Conta 74908-7, CNPJ: 18483041/0001-41 ou solicitar boleto bancário para ser um doador fixo. Sua contribuição será muito impor-tante para nos auxiliar a res-gatar ainda mais animais que são vítimas de maus- tratos e abandono.

Feira de adoção de cães e gatos

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 3

CURTI!

NÃO CURTI...

Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti, com diversas ações realiza-das em Bento durante todo o dia de hoje.

A possibilidade de retorno da greve dos médicos terceirizados da Fundação Araucária.

Painel

Neste Carnaval você viu alguma fantasia do “terrorista” zika vírus ou resolveu dar as costas para a folia e, cansado de trabalhar para superar a crise, foi descansar?

Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

A Quarta-Feira de Cinzas marcou o retorno da população às atividades normais do dia a dia. Por ser início de mês e após o feriadão, o que se viu no comércio de Bento foram extensas filas, como nas lotéricas. Com o calor de mais de 30 graus, as pessoas tiveram que utilizar artíficios para espantar as altas temperaturas, como o uso de sombrinha. Já outras tiveram que encarar o sol forte até serem atendidas.

Flagrante

Mande seu flagrante para o e-mail [email protected]

Porte de CNH pode deixar de ser obrigatório ao volante

Peça A Mãe e o Monstro

ESTEFÂN

IA LIN

HA

RES

HUMOR Moacir Arlan

A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Proje-to de Lei 8022/14, que impede a aplicação de multa e a reten-ção do veículo se o motorista não estiver com a carteira de habitação e o licenciamento anual, caso o agente de trânsi-to possa obter as informações contidas nos documentos por meio de consulta a banco de dados oficial. O texto será ana-lisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constitui-ção e Justiça e de Cidadania.

Bento Gonçalves será pal-co do espetáculo “A Mãe e o Monstro”. A peça, que já-passou pelas ruas de diver-sas cidades brasileiras, será apresentada no município amanhã, 14, na Praça São Bento. A apresentação é do Grupo Ueba Produções Notá-veis, de Caxias do Sul. O es-petáculo tem início às 18h. O projeto tem o Financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio Financiarte.

O resultado da segunda cha-mada do Programa Universi-dade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. Os estudantes pré-selecionados têm até o dia 18 de fevereiro para comprovar nas institui-ções de ensino as informa-ções prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automatica-mente reprovado. Quem não foi pré-selecionado ainda po-

derá manifestar interesse em participar da lista de espera entre o dia 26 e 29 de feverei-ro, na página do ProUni. Nes-ta primeira edição de 2016, o ProUni teve 1.599.808 candi-datos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. Já foram concedidas mais de 1,7 milhão de bolsas a estudantes de bai-xa renda desde que foi criado, em 2004, de acordo com o Ministério da Educação.Infor-mações da Agência Brasil.

Resultado do ProUni está disponível

Pela regra atual, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veícu-lo retido até a apresentação dos documentos. A infração é considerada leve.Segundo a proposta, quando não for pos-sível realizar a consulta online das informações do veículo ou do condutor, o auto de infra-ção será cancelado caso o con-dutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela

autuação. Assim, o motorista não terá pontos computados em sua carteira, referentes à infração.

O parecer do relator, deputa-do Diego Andrade (PSD-MG), foi pela aprovação da matéria, com emenda exigindo a apre-sentação, pelo condutor, de algum documento de identifi-cação oficial, para ser benefi-ciado pela medida. O PL é de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP).

Page 4: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 20164 Geral

Bom dia, Prefeito Pasin!

Bom dia, Prefeito Pasin! II

Prezado Prefeito Guilherme Pasin, decidi me dirigir dire-tamente ao senhor porque nada, até agora, deu resultado. Ao longo desses mais de 38 anos em que ocupo este espaço no Jornal Semanário, sempre tive algumas dificuldades com as administrações públicas, notadamente as do PP, talvez pelo en-tendimento dos “interessados” de que “a imprensa é apenas um detalhe”. Certamente, esses “interessados” devem desconhecer que colunistas que opinam, como é meu caso, na maior parte das vezes, o fazem motivados pelos contatos recebidos das pes-soas, não raro com contundencia. Após a devida filtragem, ou seja, a comprovação das reclamações, elas são levadas a público através da Coluna. As coisas funcionam assim, Prezado Prefeito.

Dito isso, Prefeito, vamos ao que me levou a escrever esses tópicos. Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, por vol-ta de 15h30m, a rua General Osório estava totalmente congestionada, parada, entupida, provocando engarrafa-mento na rua 13 de Maio. E, veja bem, estamos em feve-reiro, fora do período escolar e em período de férias de muitas pessoas. Por que, então, tal engarrafamento? Sim-ples, Prefeito! Acontece que a sinaleira ali recentemente instalada não está funcionando em razão das obras nas calçadas da rua Marechal Floriano e os motoristas que descem por essa rua trancam o cruzamento, ficando com cara de paisagem, tipo “não tô nem aí”. E há, também, os pedestres “sem noção” que pensam ser sempre deles a vez e atravessam a rua nessa esquina, pouco se importando com o trânsito. Esse é o foco do problema, Prefeito Pasin.

ÚLTIMASPrimeira: Nossos governos

municipais, estaduais e fede-ral estão em campanha intensa no combate ao mosquito Aedes aegypti. Milhões estão sendo gas-tos com divulgação, material e trabalho de inúmeras pessoas;

Segunda: Aqui, em Bento Gon-çalves, essa campanha já está em andamento há algum tempo. Todavia, tudo o que a Prefeitura fizer, através de todas as secreta-rias que, agora, unem forças con-tra o mosquito, contando com a colaboração de entidades como a Abepan, ainda faltará o mais im-portante;

Terceira: E o mais importante, vital, imprescindível, inadiável é a participação ativa, total, cons-ciente de toda a população nessa luta contra o Aedes aegypti. Se uma família apenas ou alguém não se incorporar nessa luta todos os esforços poderão ser em vão;

Quarta: Então, todos nós, sem exceção, somos responsáveis. Faça a sua parte. Há muitos folhe-tos explicativos, mas não permitir água parada em qualquer local de sua residência é o primeiro e fun-damental passo a ser dado nessa luta;

Quinta: A Souza Cruz fechou suas portas em Cachoerinha, RS. Empregados demitidos. A per-gunta que não quer calar é: e como ficam os incentivos recebidos pela empresa através do Fundopem? Esses “incentivos” são pagos por nós, povo, através dos impostos;

Sexta: Aliás, já está mais do que na hora se se revisarem muitos dos “incentivos” concedidos nos âmbitos estaduais, federal e mu-nicipais. Isso, aliado ao combate sério, efetivo à sonegação, certa-mente proporcionará as verbas necessárias para a saúde, educa-ção e segurança;

Sétima: Nossos governantes precisam apoiar totalmente os agentes fiscais. Os atuais e contra-tando novos. São eles que podem resolver o problema de caixa de todos os governos; A CPMF estará inserida em todas as discussões muito brevemente. Já ouvi e li muita coisa a respeito. Estranho, porém, que o mais importante não tenha vindo à baila. Semana que vem me dedico a isso;

Oitava: O ruralito está em sua terceira rodada e ainda não moti-vou o torcedor. Quem sabe no ano que vem, com menos clubes, ele se tornará mais atraente;

Antô[email protected]

Governo encaminha para AL projeto de reajuste de 9,6%

Minímo regional

Bom dia, Prefeito Pasin! III

Bom dia, Prefeito Pasin! IV

Então, se até os pardais e pombas que habitam a Pra-ça Walter Galassi sabem desses problemas todos, por que continuam acontecendo diuturnamente? Simples, Prefei-to, mais uma vez!

Porque a Secretaria da Mobilidade Urbana não toma atitudes, Prefeito! Por inúmeras vezes escrevi aqui so-bre esse problema, só que antes ele acontecia nas horas de pico e agora é constante. Nessa sexta-feira a que me referi, eu estava no trânsito e ouvi muitos motoristas re-clamando. O que reclamavam Prefeito? O óbvio-ululante: numa situação dessas a presença de um agente de trânsito é imperiosa, inadiável, vital. Liguei para a Secretaria e me informaram que só haviam cinco agentes em serviço.

Pode isso, Prefeito? Uma cidade com mais de cem mil habitantes e praticamente um veículo cada um? Ah, sim, disseram que estavam atendendo acidentes de trânsito. Justifica-se? Talvez! Mas o que se vê constantemente é batidinhas sem vítimas e os motoristas trancando a rua, afrontando o Código de Trânsito Brasileiro. Já é mais do que hora – está atrasado mais de 15 anos – de haver con-tratação de mais uns trinta agentes de trânsito, no mínimo. Enquanto isso, Prefeito, seria de bom alvitre que o depar-tamento competente escalasse sempre agentes para con-trolar os gargalos do trânsito central. Como nunca houve qualquer posicionamento de parte do Secretário responsá-vel, entendi que a população de Bento Gonçalves merece uma resposta, uma posição do Chefe dele. A menos que não só a imprensa seja “apenas um detalhe”. A população tam-bém. E não é a mim que as explicações devem ser dadas. É para a população. Abraço, Prefeito Pasin! E me queira bem porque estou apenas querendo ajudar.

O Governo do Estado enca-minha à Assembleia Legislati-va (AL), ontem, o projeto que prevê reajuste de 9,612% no salário mínimo regional em 2016. Agora, depende da apro-vação dos deputados.

A proposta considera a va-riação do salário médio dos trabalhadores do setor privado nacional apurado pelo Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesqui-sa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) entre o terceiro trimestre de 2014 e o mesmo período de 2015 (últi-mo dado disponível). O objeti-vo da proposta foi acompanhar os movimentos cíclicos da eco-nomia através da evolução dos salários.

O mínimo regional tem cin-co faixas salariais, que atual-mente variam de R$ 1.006,88 a R$ 1.276, de acordo com o segmento profissional. Com o reajuste, as faixas ficam entre R$ 1.103,66 a R$ 1.398,65. O valor incide sobre o salário de categorias de trabalhadores que não têm convenções ou acordos coletivos e aqueles que vivem na informalidade. O rea-juste vai beneficiar 1,13 milhão de trabalhadores no Estado, tanto em empregos formais quanto informais. O reajuste proposto pelo Governo busca o equilíbrio entre a recompo-sição do poder de compra dos assalariados e a manutenção dos níveis de emprego das ca-tegorias.

Page 5: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 5

Page 6: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 20166 Geral

Itacyr Luiz Giacomello | [email protected] | n° 2.013

IGVariedades

A FRASE O único e grande bem do ser humano com

qualidade de vida: a Mãe Terra! Cuide-a!()

Grepar – trajetória vencedora...Cumprimentar dirigentes, funcionários, fornecedores e parceiros

da família Grepar pela bela e inesquecível festa, realizada na noite de 24 de janeiro, no CTG Laço Velho em comemoração aos 30 anos de profícua existência da Rede de Supermercados Grepar de Bento Gonçalves uma referencia que orgulha esta terra. Dentro de um clima alegre e festivo, reunindo mais de 800 pessoas, a direção dos Super-mercados Grepar, liderada pelos diretores Gregório Bruschi-Paulo Bruschi e Alex Pliski, homenagearam e também receberam distinção pelo trabalho-lutas e conquistas que vieram coroar com méritos uma trajetória destacada e de crescimento culminando com a memorável festa de 30 anos cuja confraternização mereceu os aplausos de auto-ridades e convidados. Nas palavras emocionadas de Gregório Bruschi em nome da Rede Grepar, a saudação do prefeito Guilherme Pasin e nas palavras e benção do padre Chico- Francisco Andognini- a festa de 30 anos do Grepar deve ficar registrada na história e memoria de nossa gente como uma luta vitoriosa, uma bandeira vencedora e de futuro das Organizações Grepar. Parabéns gente amiga e sucesso! O trabalho vence!

Aurora – 85 anos históricos

São Bento – Festa 2016

Movelsul Brasil 2016

Tacchini...

Registrar neste domingo- 14 de fevereiro uma data muito especial para o cooperativismo e consagrada ao setor vitivinícola cuja trajetória histórica, iniciada em 1931 pela visão e determinação de 16 famílias de viticultores, tornaram possível como fundadores e associados a realiza-ção de um sonho. O surgimento da Coop.Vinícola Aurora cuja pequena árvore de outrora se tornaria através dos anos a frondosa árvore que hoje orgulha não apenas a grande família Aurora mas o próprio municí-pio de Bento Gonçalves, por extensão o Brasil e reconhecida no exterior pela linha e qualidade de seus vinhos, sucos e espumantes, gerando em-pregos e economia para o município. Viníola Aurora uma trajetória de lutas e conquistas –uma bandeira de união e esforços - a quem na pes-soa de seus timoneiros, seu fundador e 1º presidente Guilherme Fonta-nari (in Memorian), e atuais dirigentes Herminio Ficagna-Itacir Pozza e José Pertile deixamos registrado os cumprimentos pela feliz efeméride. Parabéns Aurora e sucesso!

E a equipe administrativa, comunidade e Igreja São Bento liderada pelo presidente Raul Longhi anunciando a Comissão Organizadora da Festa de São Bento que acontece dia 10 de julho. Casais festeiros: Adel-mar Foscarini Pereira e Aline Pereira- Edgar Giordani e Marilei Piana Giordani- Gilberto Rosa e Liane Possamai Rosa- Jader Lazzaron e Cátia Favaretto e Rosimir Fochi Gonçalves e Geni de Fátima Fleck. Os festei-ros já confirmaram a realização do 12º Passeio Ciclístico São Bento –Ja-mar Cia do Esporte dia 10 de abril e o 2º Bingo Beneficente dia 13 de maio, no CTG Laço Velho. Novidades vêm por aí!

O município de Bento Gonçalves vai ultimando os preparativos da 20ª Movelsul Brasil, Fundaparque, de 14 a 18 de março. A Mo-velsul Brasil, feira profissional do mundo moveleiro, tem na presi-dência o empresário Henrique Tecchio – e equipe diretiva. A feira é uma promoção do Sindmóveis. Somos Móveis! Programe-se!

O Hospital Tacchini vem se preocupando diariamente, na busca por investimentos dentro do plano de ação pré-estabelecido. A dire-ção do Tacchini continua focada em melhorias ampliando serviços nas áreas de saúde, em benefício da população da cidade e região. O presidente do Conselho de Administração Edson Zandoná e Hil-ton Mancio – Superintendente Executivo consideram de bom alvitre acompanhar a evolução do Tacchini dotando-o na medida do pos-sível com equipamentos que a moderna tecnologia oferece. Salute!

Levantamento mensal do SPC Brasil aponta crescimento de 5,58%

Dados são influenciados pela perda de dinamismo da economia

Aumenta a inadimplência do consumidor gaúcho

Endividamento

DIVU

LGA

ÇÃO

/FCDL-RS

O número de inadimplentes do Rio Grande do Sul cres-

ceu 5,58% em dezembro de 2015, em comparação ao mes-mo mês de 2014. O dado de le-vantamento mensal realizado pelo SPC Brasil mostra que o Estado ficou acima da média da Região Sul, que foi 5,10%. Já o número de dívidas em atraso dos gaúchos cresceu, no mesmo período, 6,87%, fican-do, também, acima da média regional, que chegou a 6,63%.

Preocupado com o quadro, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL--RS) Vitor Augusto Koch, sa-lienta que estes indicadores mostram o período de insta-bilidade econômica e de re-cessão orçamentária pelo qual passa a população gaúcha. “Os dados da inadimplência dos gaúchos estão sendo extrema-mente influenciados pela per-da de dinamismo da economia brasileira e pela deterioração

das condições do mercado de trabalho. Hoje, vemos que a soma de inflação elevada, cus-to elevado das taxas de juros e o aumento do desemprego cria condições de orçamento arro-chado e grandes dificuldades para quitação de débitos”, en-fatiza Koch.

Em dezembro de 2015, cada consumidor inadimplente no Rio Grande do Sul tinha em média 2,2 dívidas em atraso. O número ficou abaixo da média do Sul registrada no mês, 2,3 débitos, e abaixo das 2,3 dívi-das verificadas no estado em novembro do último ano.

Page 7: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Os médicos terceirizados pela Fundação Araucária

que atuam na saúde pública de Bento Gonçalves ainda não re-ceberam o pagamento referen-te ao mês de janeiro. Na noite de quarta-feira, 10, profissio-nais se reuniram junto à equi-pe do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul para definir o que seria feito nos próximos dias. O presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei Silveira dos Santos, revela que a decisão foi notificar a Fundação Araucária e a Prefeitura, deixando o prazo de 72 horas até a greve retor-nar.

O prazo dado para ambos ter-mina à meia-noite de domingo e, se dentro deste período, os pagamentos são tiverem sido realizados, os profissionais, então, entrarão novamente em greve. “Nós iremos aguardar

Após parcelamento de salários, profissionais da saúde pública ameaçam paralisar a partir da meia-noite de amanhã, 14

Caso ocorra, paralisação deve afetar parcialmente serviços nas UBS

Sindicato notifica e aguarda prefeitura Greve dos médicos

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Vitória [email protected]

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 7Geral

até a noite de sábado e ver se eles irão tomar alguma decisão. Após a meia-noite de domingo, se os pagamentos não estive-rem totalmente realizados, os profissionais não trabalharão”, salienta.

No total, 82 médicos são afetados pelos atrasos e paga-mentos parcelados. Segundo Santos, o pagamento foi reali-zado de forma parcelada para pelo menos a metade dos pro-fissionais, entretanto a maioria

recebeu apenas 30% do valor, enquanto outros não recebe-ram nada. A novela de atrasos e desentendimento começou ain-da no fim de dezembro.

O presidente da entidade sa-lienta que não acredita que o problema seja resolvido diante de uma nova ameaça de greve. O estado de greve deve perdu-rar até o fim de abril, quando Fundação Araucária, Sindicato dos Médicos e Prefeitura têm audiência para decidir o futuro destes profissionais da saúde no município. Se os pagamen-tos não forem realizados até a noite de hoje, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Aten-dimento podem ficar compro-metidos.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o de-pósito total para o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro já foi realizado para a Fundação Araucária. O valor

que ainda faltava, de R$ 400 mil foi enviado para a entidade completando o montante de R$ 1,5 milhão. Contudo, a prefeitu-ra não sabe se o valor já foi re-passado para os médicos e que esta função é responsabilidade da Fundação Araucária.

Ainda, a assessoria de im-prensa destaca que se a para-lisação vier a ocorrer a partir de domingo, a saúde pública de Bento será afetada pontual-mente. Conforme a prefeitura, são poucos os profissionais que aderiram a greve no fim do ano e, desta vez, apenas uma média de 10 funcionários deve parali-sar. Por isso, a UPA continua-rá atendendo normalmente e algumas UBS poderão ter mu-dança ou suspensão temporária de atendimentos médicos.

Até o fechamento desta edi-ção a Fundação Araucária não respondeu aos telefonemas do Jornal Semanário e não se po-sicionou sobre o assunto.

Page 8: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 20168

[email protected]

DenisedaRé

Dois mil e dezesseis já nasceu quente. Não que o aquecimento global seja coisa de agora. É sabido que o processo vem vindo desde sempre. Mas, nestes últimos tempos, a questão do ozônio inquieta, porque o buraco é mais embaixo. Começando pela corrupção que, pelo bem da verdade, também vem vindo desde sempre...

Segundo o economista Hans F. Sennholz, existindo governo, existe corrupção, variando apenas a intensi-dade e o grau de exposição e de denúncia pela mídia. Segundo ele, o poder do Estado é o poder de mandar, pilhar e usurpar. Como se diz popularmente, o Gover-no tem a faca e o queijo na mão: ele faz leis que geram a oportunidade de roubar legalmente.

E o povo? Paga impostos! Que vão patrocinar mais poder ao Governo, que detém o monopólio da escolha das empresas que farão as obras públicas que os deten-tores do poder acham que são adequadas... Ufa! É mui-to pronome relativo numa mesma frase, assim como é muito eufemismo para a mesma corrupção: contribui-ções de campanha, dinheiro em contas no exterior, fa-vores corporativos, publicidade favorável, etc.

De acordo com essa teoria, as obras servem para gerar propina, seja pelo superfaturamento, pelo desvio de re-cursos, pela contratação de empreiteiras que apoiaram o candidato ao governo, coisa e tal. E quanto maior for o bolo, mais empanturrados ficam os políticos e doado-res de campanha.

Leandro Roque, o tradutor do texto de Sennholz, cita uma frase, que não sei se é dele ou do Hans, muito sig-nificativa: “A grande arte da política está em conseguir, simultaneamente, aplausos dos favorecidos e apoio dos que estão sendo roubados”.

Bom, chega de corrupção, que nosso cotidiano tem muito mais! Vamos para o segundo prato: a violência, que também vem desde sempre, mas que, em nosso meio, é tanta e tão descontrolada que sofremos da Síndrome do Medo. Contei para vocês que, noutro dia, já de noitinha, paralisei na rua? Percebi que estava sendo seguida, mas não tive coragem de olhar para trás, e fui me arrastando até não poder mais. Subjugada pelo medo, travei e, bus-cando um último fio de dignidade, virei a cabeça. Surpre-sa: nada atrás de mim, apenas minha sombra alongada pela iluminação de um poste... Mas isso é exceção, não é o que acontece normalmente. “Normalmente”? Olhem a que ponto chegamos: a violência já é “normal”...

O cardápio é extenso – falta de hospitais, de remédios, de educação, problemas do meio ambiente... tempesta-des, tornados, alagamentos, barragens, contaminação, morte... – mas vou direto à sobremesa: o tal mequetre-fe alado que promete se multiplicar em 2016, sugando as esperanças das pobres mães afetadas (ou das mães pobres afetadas) e de seus bebês.

Que Zica, hein?!! Não faltava mais nada! O pior é que não podemos culpar apenas o governo pela falta de sa-neamento básico e falha no combate a esse tal de Aedes “egípcio”. Nós também temos culpa no cartório, já que lhe oferecemos cama, mesa e banho... Se bem que exis-tem outras teorias, envolvendo laboratórios, mutações genéticas, vacinas...

Cruz credo! Nem o Carnaval dá tanto enjoo. Que tal um Engov, gente?!

Aquelas moedas acumuladas no carro, jogadas no fundo

da bolsa ou presas dentro de um cofrinho podem fazer falta no comércio de Bento Gonçal-ves. De acordo com dados do Banco Central, no país, atual-mente, existem em circulação 23,860 bilhões de moedas re-sultando em 118 unidades por habitante. O valor parece alto, no entanto o costume de juntar as “pratinhas” é antigo e a não circulação delas afeta direta-mente a economia local.

A queixa é geral e atinge principalmente o setor de ali-mentação. Moedas que valem R$ 0,05, R$ 0,10 e R$ 1,00 são as mais procuradas pelos em-presários que enfrentam difi-culdades na hora de finalizar a compra. “A falta de moedas não é novidade, mas se agra-vou nos últimos anos. Há moe-das cujo custo não paga seu

Mesmo com 118 unidades por habitante, há escassez delas no mercado

Moedas que valem R$ 0,05, R$ 0,10 e R$ 1,00 são as mais procuradas pelos empresários para trocar

Comércio sofre com a falta de moedas para o troco

Crônica do cotidiano

CAIA

NI M

ARTIN

S

Caiani [email protected]

Economia

Geral

valor no mercado, por isso sua produção não se justifica”, ex-plica o presidente da Associa-ção Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

A situação no comércio fica mais difícil quando os preços são fracionados e, arredon-dar o valor têm sido a solução dos vendedores. “Esse é um dos problemas que enfrenta-mos diariamente, trabalhamos muito com xerox e o valor é de 0,20, as pessoas as vezes vêm com R$1 real ou R$10 até com R$ 50, então preciso de mui-to troco. E quando o produto tem valor quebrado é pior ain-da, pois dificulta na hora que o cliente passa a compra e que se dá o total do custo. Falta aque-le troquinho”, declara a geren-te da livraria APP, do Shopping Bento, Vilma Baccon.

Medidas de incentivo

Para tentar solucionar o pro-blema muitas empresas bus-

cam estimular seus clientes a trazerem suas economias de casa. Algumas, já estão im-plantando tecnologias como “papa-moedas”, máquinas que trocam moedas por vale-com-pras nas lojas. “Mas a ação mais adotada é o troco solidá-rio, em que a empresa pergun-ta ao cliente se ele gostaria de doar parte da diferença do tro-co a instituições beneficentes”, afirma Longo.

Porém, o procedimento mais utilizado pelos pequenos co-merciante é a troca com estabe-lecimentos vizinhos, até mesmo quando o local mais próximo é uma igreja. “A gente sempre troca na Paróquia São Bento, sabemos que o santuário rece-be muitas doações em moedas, então, toda hora estamos ali sendo socorridos pelas moedi-nhas que os fiéis oferecem nas missas. E peço aqueles que têm moeda em casa, que troquem em qualquer lugar, será de grande ajuda”, finaliza Vilma.

Page 9: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Para cortar gastos, em 2014 o Banco Central reduziu a produção

Hábito de guardar em casa agrava situação

Quantidade Valor23.889.839.158 5.977.134.453,84

Total de moedas em circulação

Denominação Quantidade Valor0,01 1.200.173.407 12.001.734,070,05 4.585.943.41 229.297.170,750,10 4.982.458.206 498.245.820,600,25 2.367.864.950 591.966.237,500,50 2.124.692.916 1.062.346.458,001,00 2.747.449.455 2.747.449.455,00Total 18.008.582.349 5.141.306.875,92

Moedas - 2ª Família

Denominação Quantidade Valor0,01 1.990.865.772 19.908.657,720,05 1.319.556.943 65.977.847,150,10 1.400.622.063 140.062.206,300,25 425.896.599 106.474.149,750,50 481.821.430 240.910.715,001,00 35.433.920 35.433.920,00Total 5.654.196.727 608.767.495,92

Moedas - 1ª Família (inox)CRISTIA

NO

MIG

ON

/ARQ

UIVO

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 9Geral

Embora a produção de nu-merário, desde 2014, tenha sido impactada por necessida-de de redução da despesa pú-blica no âmbito federal, a área técnica do Banco Central tem envidado esforços para admi-nistrar os estoques disponíveis com a finalidade de atender de forma mais equilibrada pos-sível às demandas em âmbito nacional.

Em 2016, como nos anos anteriores, o Banco Central administrará os estoques dis-poníveis de numerário com a finalidade de atender à de-manda do público em âmbito nacional. As estatísticas são corretas em relação ao núme-ro de “pratinhas” fabricadas, mas, na prática, elas não fun-cionam por causa do hábito dos brasileiros de deixar as moedas em casa.

É o caso da bento-gonçal-vense Idianete Selli da Costa, 48 anos, que há cerca de três anos criou o hábito de guardar as moedas que encontra. “Meu esposo fazia isso então me jun-tei a ele. Como trabalho com telemensagens o fluxo de tro-co é bastante, então vou guar-

dando elas, pois não gosto de carregar comigo e ir ao merca-do, por exemplo, comprar com moedas”, explica a autônoma.

O principal objetivo de Idianete é economizar para chegar ao final do ano e pagar a viagem de férias só com as moedinhas. “Consigo economizar muito, teve um ano que paguei o IPVA do carro, da moto e ainda sobrou para viajar-mos, é ótimo”, comemora.

No entanto, a bento-gonçal-vense sabe que suas economias

em moedas fazem falta no co-mércio da cidade e sempre que é solicitada, realiza troca nos mercados. “O pessoal já sabe que eu economizo com os “ní-queis” então, sempre que pre-cisam me pedem, já troquei várias vezes no mercado aqui perto de casa”, relata. Ela con-ta que chegou ao montante de R$ 100 só em moedas de R$ 0,01, atualmente, um dos valo-res mais raros de encontrar no mercado.

FONTE: BANCO CENTRAL

Posição em: 11/02/2016

Page 10: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 201610 Geral

Ação objetivava a redução da violência no trânsito nas rodovias federais

Nenhuma morte foi registrada na BR-470 durante os cinco dias de fiscalização intensificada pela polícia

PRF realiza mais de 350 abordagens durante feriado

Operação Carnaval

AssuntaDeParis

Trajetorias das conquistas da vitivinicultura

As cooperativas haviam demonstrado que a vinificação da uva Isabel, controlada pela moderna técnica enológica, dava pra melhorar, consideravelmente, o vinho comum até então produzido.

Nas adegas dos Irmãos Maristas, podia-se degustar vi-nhos que, embora de Isabel, apresentavam boa qualidade. O mesmo se verificava em algumas cantinas de viticulto-res mais esclarecidos.

O vinho de Barbera de Antonio Pieruccini; o Bordô da granja Progresso de Alberto Bins; os vinhos viníferas ela-borados de Carlos Dreher Filho, os da granja Santo Antô-nio e os de outras cantinas, eram testemunho do futuro promissor que poderia atingir a enotecnia sul-rio-gran-dense.

Escassos eram os conhecimentos técnicos dos agricul-tores, que realizavam milagres de produção apenas pela vontade de dominar a natureza e pelo trabalho diuturno a que se entregavam para garantir e melhorar a subsistên-cia para suas famílias.

Os imigrantes provenientes de um hemisfério antagôni-co do nosso e sem guias, pela deficiência das vias de co-municações e seus descendentes, sem escolas, sem instru-tores técnicos, repetiam o que tinha aprendido com seus pais.

O novo Ministro da Agricultura, conhecedor dessa si-tuação, procurou tomar a linha de frente, embora as do-tações orçamentárias fossem deficientíssimas, ainda em 1920 cria a Estação de Experimentação do Rio Grande do Sul, com sede em Osório. Destinava-se à investigação e à pesquisa de três importantes lavouras do estado, dividi-do em três regiões. A da cana-de-açúcar, em Osório; a de Viticultura e enologia em Caxias do Sul e a de triticultura, em Alfredo Chaves, hoje Veranópolis.

Em Bento Gonçalves, em 1921, a sede administrativa, dispunha do laboratório enoquímico e da adega experi-mental, embora bem modesta. Torna-se, assim, apta para o ensaio tecnológico das diferentes castas que cultiva para demonstrar aos vitivinicultores da região, as vantagens de uma variedade e os processos mais convenientes de vinifi-cação dos diferentes tipos de videiras.

Em 1927 a Estação Experimental importa, da França, primorosas viníferas, de híbridas e de porta enxertos, que reproduzidas mais tarde em seus viveiros, tanto contribu-íram para melhoramento vitícola do Rio Grande do Sul.

De 1920 a 1930, verificou-se a fase inicial da transfor-mação da viticultura da Região Nordeste do Estado que alcança o apogeu durante a década subsequente.

FELIZES SOMOS NÓS QUE VIVEMOS A SAFRA DO NOSSO TEMPO... A NOSSA REGIÃO É PRIVILEGIADA PELO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO...

SOMOS PREJEÇÃO NACIONAL E INTERNACIO-NAL...

... PROCURE CONHECER NOSSA HISTÓRIA. A NOS-SA CULTURA É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO.

PRF, DIVU

LGA

ÇÃO

Cristiano [email protected]

A Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF), divulgou na

quinta-feira, 11, os resultados finais da Operação Carnaval, ação que visava a ampliação da segurança nas rodovias fe-derais do Estado. De acordo com a polícia, foi estimado o aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimento, saída (sex-ta e sábado) e retorno (terça e quarta), especialmente nos locais turísticos e onde foram realizados os festejos. As ativi-dades seguiram até meia-noi-te de quarta-feira, 10.

A manobra, que tinha como principal objetivo a redução no número de mortes no trânsito, apresentou dados significati-

vos sobre as infrações cometi-das na BR-470 durante o pe-ríodo em que ocorreu.

De acordo com a avaliação da PRF, foram contabilizados nove acidentes no feriado na rodovia, resultando em oito pessoas feridas. Nenhuma morte foi registrada na estrada durante o feriado.

Quanto à fiscalização pre-ventiva, o dígito contabilizado ao final da apuração é preocu-pante. Foram registrados 37 autuações de menor gravidade e nove por embriaguez, crime considerado grave. Ao todo a ação abordou 352 veículos, 331 pessoas e efetuou 74 multas por radar fotográfico. Durante a operação também foram re-colhidas 10 CNHs e um regis-tro de veículo.

De acordo com a PRF,

desde o início da Operação Carnaval, os índices de aci-dentes, mortos e feridos são os menores registrados nos últimos oito anos durante o feriado nas rodovias federais. Em 2015, a polícia atendeu 31,7 acidentes para cada mi-lhão de veículos em circula-ção, que resultaram em 1,37 mortos para cada grupo de um milhão de veículos e 20,4 feridos por milhão. O número de acidentes graves nas ro-dovias federais do país caiu 55,2% no Carnaval 2016. Nos seis dias de operação, a PRF contabilizou um teste do ba-fômetro nas rodovias do país a cada sete minutos. Foram autuados 1.347 motoristas que dirigiam sob efeito de ál-cool. Destes, 162 foram pre-sos pelo crime de embriaguez.

-Acidente sem vítimas: 4 -Acidente com vítimas: 5 -Feridos: 8

BR-470

-Veículos fiscalizados: 352 -Pessoas fiscalizadas: 331 -Testes com etilômetro: 157 -Autuações embriaguez: 09

-Autuações gerais: 37 -CNH recolhidas : 10 -CRLV recolhidos: 01 -Radar fotográfico: 74

FISCALIZAÇÃOACIDENTES

Page 11: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

As férias das crianças e ado-lescentes estão chegando

ao fim. Na quarta-feira, 17, o ano letivo na rede municipal começa. Professores e equipes diretivas já estão se preparan-do para o retorno e pais devem ficar atentos ao calendário de início de ano.

Segundo a secretária de Edu-cação, Iraci Vasques, o ano letivo de 2015 encerrou den-tro do previsto e o período de férias serviu para que a maio-ria das escolas realizassem a compra de novos equipamen-tos, reformas e modificações necessárias. “Para isso as ins-tituições utilizam recursos da Autonomia Financeira, dos Círculos de Pais e Mestres e do programa Dinheiro Direto na Escola”, explica.

Entretanto, Iraci destaca

Calendário da rede municipal

Rede estadual

Segunda, dia 15 - Professores retornam às escolas para as reu-niões de planejamento e organização do ano letivo;Terça, dia 16 - Abertura oficial do ano letivo para todos os profes-sores e equipes diretivas 8h - Recepção 8h30min - Palestras nos auditórios (Anfiteatro, Sala de Espe- lhos e Cinema) da Fundação Casa das Artes 13h30min - Recepção 14h - Palestra na Sala de Espelhos da Casa das ArtesQuarta, dia 17 - Início do período letivo para alunos

- A Secretaria Estadual de Educação determinou o prazo de 22 a 29 de fevereiro para o início do ano letivo;- Entretanto também foi permitido que as escolas pudessem retornar no mesmo dia em que a rede municipal;- Cabe a cada equipe diretiva das instituições determinar o seu dia de retorno;- Os pais devem se informar na escola de seus filhos.

Estudantes regressam e Secretaria de Educação planeja estudo para possível implantação de nova Escola de Tempo Integral

Rede municipal retorna na quarta, 17Volta às aulas

Vitória [email protected]

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 11Geral

que as mudanças não são fei-tas apenas no período de fé-rias e sim durante todo o ano letivo. Os serviços periódi-cos de manutenção ajudam a manter o bom estado dos pré-dios das escolas. “No decorrer da gestão, foram realizadas construções de novas salas de aula, reformas de telhados, trocas de piso, construções de refeitórios e aquisições de ele-trodomésticos e brinquedos pedagógicos”, pontua.

Para 2016, as expectativas da secretária são boas. Segundo ela, é momento de pensar em uma nova escola de tempo in-tegral. “Atualmente estamos fa-zendo análise dos espaços que dispomos, dos necessários e um estudo das demandas para analisar a viabilidade de im-plantação. Este ano teremos a oportunidade de elaborar um novo Plano de Ações Articula-das (PAR), junto ao MEC, onde

poderemos, caso seja oferecida esta modalidade, solicitar as obras e ou melhoria para a im-plantação”, salienta.

Escolas estaduais

As instituições do Estado têm datas flexíveis de início do ano letivo. A Secretaria Estadual de Educação divulgou que as escolas poderão escolher o seu início de 22 a 29 de fevereiro. O prazo estendido possibilita que cada escola organize as duas da-tas de acordo com o transporte escolar ou demais fatores que possa influenciar o andamen-to do planejamento da escola. Outra possibilidade dada pelo Governo foi que as instituições começassem junto à rede muni-cipal. Devido às diferentes da-tas possíveis de início das aulas é adequado que os pais se infor-mem nas instituições de seus fi-lhos para confirmar.

Page 12: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 201612 Geral

Servidores terão reajuste de 2,81%Legislativo

Reposição da inflação ao funcionalismo municipal de Bento será retroativa a 1º de janeiro deste ano e se refere ao INPC

Juliana [email protected]

Os servidores municipais em cargos efetivos e em

comissão, incluindo inativos e pensionistas, terão reajuste salarial de 2,81% retroativo a 1º de janeiro de 2016. Com a presença de diversos profes-sores no plenário, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1/2016 de autoria do Executivo foi apro-vado por unanimidade pelos vereadores durante a Sessão Ordinária de quarta-feira, dia 10. A reposição da inflação pelo Poder Executivo se refe-re ao Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor (INPC) do quarto trimestre de 2015.

Porém, com as medidas de contenção de despesas adota-das pela administração para equilibrar o orçamento do município, este reajuste não deverá contemplar os salários do prefeito, vice-prefeito, se-cretários, secretários-adjun-tos, diretor da Coordenadoria de Tecnologia e Comunicação (CTEC), diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Ur-bano (Ipurb) e diretor adjunto, procurador-geral, subprocu-rador-geral, coordenador de compras, licitações e patrimô-nio, coordenador de políticas públicas de trânsito, chefe do gabinete de imprensa e sub-prefeitos. O documento que solicita a isenção do reajuste

para esses cargos deverá ser encaminhado para a Câmara nos próximos dias.

Com o reajuste concedido agora, desde janeiro de 2015, os servidores públicos munici-pais tiveram uma reposição sa-larial de 10,86%, sendo 4,21% referente a janeiro, fevereiro e março; 2,49% de abril, maio e junho e 1,35% de julho, agosto e setembro.

Outros dois projetos de lei também foram aprovados de forma unânime pelo Legisla-tivo. O PLO 2/2016, também enviado pelo Executivo, soli-cita a abertura de crédito es-pecial de R$ 146.250 mil para a Secretaria Municipal de De-senvolvimento da Agricultura. O recurso será utilizado para adquirir uma retroescavadeira

a ser utilizada na manutenção de estradas não pavimentadas no distrito do Vale dos Vinhe-dos, em conformidade com o programa Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do Mi-nistério da Agricultura, pecuá-ria e Abastecimento. O novo equipamento deve beneficiar 467 famílias nos 80 quilôme-tros de estrada, além de mi-lhares de turistas que visitam a região anualmente.

Pela maioria dos votos, com exceção do vereador Moacir Camerini (PT), foi aprovado o PLO 3/2015, na qual o Execu-tivo pede a abertura de crédito para a Secretaria Municipal de Turismo. A proposta destina R$ 5.839,04 à pasta, a título de devolução de sobras de re-

cursos para a União, referente a contrato de repasse de R$ 150 mil para a elaboração de projeto arquitetônico e de en-genharia para implementação do Museu Nacional do Móvel. Os três projetos seguem para a sanção ou veto do prefeito Gui-lherme Pasin (PP).

Mudança na pauta

A Ordem do Dia da Sessão Ordinária de quarta-feira teve alterações e um projeto foi ar-quivado pela Presidência da Câmara. O PLO 160/2015, de autoria do vereador Camerini foi retirado da pauta de vota-ção. A proposta, que ia a pri-meira votação, pretendia criar o Banco de Ração para Cães e Gatos e instituir o Programa

Municipal de Coleta e Destina-ção de Gordura e Óleos Vege-tais no município.

A proposta foi arquivada pela Presidência da Casa, con-forme o que determina o pa-rágrafo único do artigo 91 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. Segundo o texto, “toda a pro-posição que receber parecer contrário à sua aprovação pela Comissão Técnica Permanente de Constituição e Justiça, pela maioria de seus membros, e pela Assessoria Jurídica do Poder Legislativo, por não atender os princípios constitu-cionais, será automaticamente arquivada pelo Presidente da Câmara Municipal”.

Segundo o presidente da Casa, vereador Valdemir Rub-bo (PDT), o projeto foi consi-derado inconstitucional pelo Jurídico e pela Comissão de Constituição e Justiça, pois infringia a Lei Orgânica muni-cipal, já que o Município teria que arcar com as despesas para instalação do Banco de Ração.

Conforme o presidente Rub-bo, o prazo para apresentação em plenário do novo Regi-mento Interno da Câmara de Vereadores foi prorrogado por 30 dias. No entanto, o verea-dor adianta que a mudança inclui a participação popular em algumas demandas e deve servir de modelo para outras Câmaras do país.

DIVU

LGA

ÇÃO

Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo foi aprovado na sessão de quarta-feira, dia 10

Câmara deve votar abertura de vagas na EducaçãoQuatro projetos de lei e um

de decreto legislativo estão na pauta de votação de segunda--feira, 15. Três matérias fo-ram enviadas pelo Poder Exe-cutivo e duas são de autoria parlamentar. Todas devem ser apreciadas em votação única, sendo que os quatro projetos de lei tramitam em regime de urgência.

A primeira proposta presen-te na Ordem do Dia é o PLO 5/2016, de autoria do Execu-tivo. A proposta pretende rea-justar os proventos e pensões concedidos sem paridade a servidores municipais apo-sentados e pensionistas do Fapsbento, o fundo de pensão

do funcionalismo público de Bento Gonçalves. Os índices variam de 11,28% (para aque-les que se aposentaram até janeiro de 2015) a 0,9% (aos aposentados em dezembro do ano passado). A medida visa vincular os reajustes salariais destes inativos e pensionistas sem paridade àqueles conce-didos aos servidores da ativa. Vale ressaltar que o cálculo não se aplica aos aposentados e pensionistas que já possuem a paridade, por estes já terem o reajustamento de seus pro-ventos vinculados ao que é conferido para os municipá-rios em serviço.

Em seguida, os vereadores

devem apreciar o PLO 6/2016, também de autoria do Poder Executivo. O projeto visa au-torizar a contratação emer-gencial de servidores da área da educação para o município. A intenção é abrir 155 vagas temporárias na Secretaria Mu-nicipal de Educação, as quais serão destinadas a educado-res de escola infantil, profes-sores do ensino fundamental, auxiliares de educação infan-til, supervisores escolares e orientadores educacionais. As contratações terão o prazo de 10 meses, renováveis por igual período, se necessário, con-forme estabelece o artigo 234 do Regime Jurídico dos Ser-

vidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves. Segundo a justificativa do projeto, a medida visa “suprir a falta de profissionais na área da edu-cação, afastados em virtude de licenças e aposentadorias, e ainda substituir serviços ter-ceirizados”.

Outro projeto do Executi-vo que pede autorização para a contratação emergencial de servidor é o PLO 7/2016. A ma-téria objetiva abrir uma vaga temporária de museólogo para atuar no Museu do Imigrante, cuja reabertura está prevista para o mês de março, e elabo-rar seu correspondente plano museológico. A contratação,

de 40 horas de trabalho sema-nais, terá o prazo de 10 meses, renovável por igual período, se necessário.

Já o PLO 4/2016, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, visa estender aos servidores do Poder Legislativo o reajuste de 2,81%. Por fim, os vereado-res devem apreciar o Projeto de Decreto Legislativo 1/2016, protocolado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câ-mara. A proposta visa aprovar as contas do Poder Executivo referentes ao exercício finan-ceiro de 2013, as quais já rece-beram pareceres favoráveis do Tribunal de Contas do Estado e da referida comissão.

Page 13: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 13Geral

Prefeitura de Bento Gonçalves e 6º Batalhão de Comunicações realizarão ações educativas em sete bairros da cidade

O inseto costuma picar durante o dia, geralmente nos pés e pernas

Dia D contra o mosquito Aedes aegyptiMobilização

REPROD

UÇÃ

O

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará inte-

grada na mobilização nacional do Dia D contra o Aedes aegyp-ti que ocorre hoje. No muni-cípio, as atividades também integram a campanha da pre-feitura “Bento Contra o Aedes Aegypti”. Um efetivo de 180 militares do 6º Batalhão de Comunicações, sendo seis pe-lotões de 30 soldados cada um, estará mobilizado para realizar ações educativas à população. A estratégia para este dia foi definida durante uma reunião realizada na tarde desta quin-ta-feira, 11, no quartel da uni-dade militar. A ação ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os militares terão o apoio e supor-te técnico dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário geral de Governo, Enio De Pa-ris, serão visitados sete bair-ros: Santa Rita, Santa Helena,

Botafogo, Pomarosa, Glória, Cidade Alta e Verona. “As equipes desenvolverão um tra-balho de orientação, com visita às residências e entrega de ma-terial contendo ações de pre-venção e combate ao mosquito Aedes aegypti”.

O secretário destaca a importância da integração entre o governo e milita-res do 6ºBCOM. “Desde o início,quando lançamos nossa campanha no município, re-cebemos o apoio do Batalhão e, neste sábado, um função da mobilização nacional, ainda mais militares estarão conos-co, o que é muito importante tendo em vista a grande quan-tidade de residências que pre-cisamos abranger”, disse.

Dentro da campanha Bento Contra o Aedes Aegypti, duran-te toda semana, ocorrem visi-tas às residências pelos agentes comunitários de saúde e pelos

soldados do 6° BCOM, nos bairros que possuem postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF): Barracão, Con-ceição, Eucaliptos, Licorsul, Municipal, Progresso, Santa Marta, Aparecida, Zatt e Ouro Verde. Os militares também já estiveram nos bairros São Roque e Universitário. Na pró-xima semana, estarão nos bair-ros Maria Goretti e Juventude.

Dengue no município

Dados do Serviço de Vigi-lância Epidemiológica da Se-cretaria Municipal de Saúde revelam que o primeiro caso de dengue confirmado em Bento Gonçalves, ocorreu em dezem-bro de 2001. Em 14 anos,foram registrados 33 casos, sendo que todos os pacientes eram via-jantes (profissionais, caminho-neiros, empresários e turistas), que se infectaram em estados

endêmicos. Como nenhum dos doentes residentes contraiu a infecção em Bento Gonçalves, isto tem evidenciado que ainda não está ocorrendo a circula-ção do vírus no município. Este ano, quatro casos foram con-

firmados. Todos são homens com idades de 14, 33, 38 e 40 anos, respectivamente, mora-dores dos bairros Aparecida, Fátima, Maria Goretti e Santa Rita, mas que contraíram a in-fecção em outros estados.

Page 14: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 201614 Geral

Cerca de 200 expositores são esperados para o evento deste ano

Movelsul Brasil chega em 2016 a sua 20ª edição

Feira

DIVU

LGA

ÇÃO

/SIND

VEIS

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial

OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

Alini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

DireitoEmpresarial

Demissão em massa, ou coleti-va: uma dura e triste realidade

“ ”A dúvida diz respeito ao fato de que, se a empresa fizer a

despedida coletiva e não fizer negociação coletiva com o

sindicato de trabalhadores, terá como sanção a reintegração de

seus empregados.

Em tempos de crise, embora alguns se perguntem onde está a crise depois de ter visto tantas pessoas curtindo o carnaval nas cidades onde a folia é absurdamente milio-nária, nada como abordar um assunto complicado: a de-missão em massa.

Embora pouco atinja nossa cidade e nossa região, diga--se de passagem, graças a Deus, muito se vê na mídia no-tícias com este conteúdo, de empresas que demitem 50, 100, 500 pessoas de uma só vez.

A nossa legislação não a proíbe nem prevê que a empre-sa tenha de tomar certas providências para proceder com este tipo de prática. Já em países como Espanha, França e Portugal as Leis Trabalhistas tratam deste assunto com muito cuidado e delicadeza.

O artigo 502 da CLT até comenta o fato, mas “ocorrendo motivo de força maior, que determine a extinção da em-presa”, por exemplo. Mas não é somente desta forma que a prática vem ocorrendo.

Ela vem ocorrendo sim por contenção de gastos, com a redução do quadro de funcionários, uma vez que somente o corte de despesas com faraônicos esforços para diminui-ção de contas não vem sendo suficiente.

De qualquer forma, o empregador deveria se pautar por critérios para realizar a dispensa do trabalhador, como capacidade; experiência; tempo de serviço; idade; encar-gos familiares, entre outros. Esses critérios poderiam ser estabelecidos em Lei que pudesse regular a dispensa do empregado.

Como não há proibição estabelecida por Lei, também não há necessidade desta comunicação. Porém, por ques-tões de bom senso, geralmente os sindicatos de traba-lhadores tomam conhecimento da situação antes que ela ocorra.

Dependendo da hipótese, a dispensa coletiva é a úni-ca salvação para evitar o fechamento da empresa. Mas há de se ressaltar que há registo de casos em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a empresa pela re-alização de demissão em massa sem negociar previamente condições e garantias com os sindicatos.

Num dos casos, por exemplo, a condenada teve que manter o plano de saúde e pagar os salários integrais e direitos trabalhistas dos demitidos durante oito meses - período entre a demissão e a decisão do Tribunal Regional do Trabalho do estado em que se localizava. O desembol-so, à época, foi de cerca de R$ 7 milhões apenas para o pa-gamento dos salários. Somando FGTS, férias e 13º salário a indenização passou de R$ 10 milhões.

Desta maneira, e utilizando este caso como exemplo, alerta-se que é de grande importância que o empregador esteja bem instruído e que haja sempre a participação do Sindicato dos Trabalhadores nas negociações a fim de evitar grandes transtornos e ainda mais despesas impre-vistas em momentos em que a situação está complicada e difícil para todo mundo.

Principal feira de móveis da América Latina ocorre de 14 a 18 de março

Empresas de móveis e com-plementos de todo o país

estarão reunidas em Bento Gonçalves, no mês de março, apresentando seus lançamen-tos ao mercado varejista na 20ª edição da Movelsul Brasil. Grandes marcas estão confir-madas para a feira, que espe-ra mais de 30 mil visitantes profissionais nos cinco dias de evento, além de uma geração de negócios estimada em US$ 300 milhões para um horizon-te de 12 meses.

Com patrocínio de Duratex, Renner Sayerlack e Banrisul, a feira traz uma campanha de comunicação que reforça sua presença no planejamento de vendas das fábricas, na criação do mix de produtos do varejo e nos lares de todo o Brasil, com o slogan “Movelsul Bra-sil, há 20 edições em sua vida”. Promovida desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o evento conecta fabricantes, lojistas e consumidores a cada dois anos, atuando como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia moveleira.

Em 2016, a Movelsul Brasil espera 200 expositores dos segmentos de escritório, co-zinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, es-tofados e colchões. A feira é aberta à visitação do público profissional e ocorre de 14 a 18 de março, das 12h às 20h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no site www.movelsul.com.br.

Projetos

A mostra de premiados e ou-tros finalistas do Salão Design também será especial neste ano, com a comemoração das 20 edições do prêmio. Promo-vido desde 1988 pelo Sindmó-veis Bento Gonçalves e com pa-trocínio de Berneck, o projeto integra criatividade e inovação tecnológica a móveis, acessó-rios e iluminação por meio do design, sendo considerada a maior premiação do gênero na América Latina.

Nessa edição, os premia-

dos do Prêmio Salão Design participam de duas mostras: depois da Movelsul Brasil, os premiados seguem para a es-treia da feira High Design – Home&Office Expo, que será o carro-chefe do São Paulo Design Weekend, em agosto de 2016.

Projeto Comprador terá 30 importadores

Como já é tradição, a Movel-sul Brasil vai promover mais uma edição do Projeto Com-prador. A iniciativa do Sind-móveis Bento Gonçalves, em parceria com a Apex-Brasil, promove rodadas de negócios entre empresas brasileiras e importadores de diversos paí-ses. A iniciativa ocorre desde o ano 2000 e, na última edição, alavancou mais de US$ 35 mi-lhões em exportações.

Para esse ano, até o momen-to, foram convidados 30 im-portadores de 13 países. Além das empresas expositoras, as rodadas terão participação de indústrias do Projeto Brazilian Furniture.

Gran Prix Senai de Inovação

O Grand Prix Senai de Ino-vação, inspirado em um mo-delo sueco, é um showroom de inovação aberta que funciona como uma competição entre

equipes multidisciplinares com foco na solução de proble-mas específicos da indústria. Durante os cinco dias da Mo-velsul Brasil, três escuderias multidisciplinares terão que encontrar soluções trabalhan-do em aquários de onde os vi-sitantes poderão acompanhar tudo em tempo real. Os temas específicos para essa edição do Gran Prix estão relacionados à energia, água, lixo e segurança no trabalho. No último dia da competição, uma banca esco-lherá os melhores projetos, que serão premiados.

Movelsul Brasil 2016O que: Feira de móveis e

complementos para o lojista e especificador

Quando: de 14 a 18 de março, das 12h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Entrada gratuita median-te credenciamento. Aberto apenas ao público profissio-nal (lojistas, representantes, arquitetos, designers, deco-radores, importadores, profis-sionais da construção civil e imprensa)

Informações: www.movel-sul.com.br

Serviço

Page 15: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 15Geral

Prazo de pagamento do IPVA até dia 29Valor integral

Proprietários de veículos que aderirem podem ter desconto máximo de 21,6%. Governo já arrecadou R$ 905 milhões

Quem não parcelou o IPVA 2016 antes do final de ja-

neiro, agora terá que pagar o imposto de forma integral. Até o dia 29 de fevereiro, o desconto máximo poderá al-cançar 21,6%: são 2% de aba-timento sobre o valor inicial do tributo, mais as vantagens dos programas do Bom Moto-rista e do Bom Cidadão. Desde o início do calendário, são ao todo 1.381.963 os contribuintes que quitaram ou parcelaram o IPVA 2016, totalizando uma ar-recadação de R$ 905 milhões.

Metade deste valor teve des-tinação automática para as pre-feituras gaúchas de acordo com o município de emplacamento do veículo. Houve um cresci-mento nominal de 13,2% em relação ao mesmo período do calendário passado, quando o ingresso foi de R$ 799 milhões. Depois de encerrada a fase de pagamento antecipado, ao lon-go de janeiro a receita com o imposto ficou perto de R$ 150

milhões, onde mais de 193 mil motoristas optaram pelo parce-lamento em até três vezes.

Os condutores que não rece-beram multas nos últimos três anos, seguem com a dedução de 15% - para quem não foi mul-tado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. Já participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais mais 5% de desconto, válidos para paga-mentos antecipados ou não.

Calendário vai até abril

Quem não optar pelo paga-mento integral entre fevereiro e março, deve ficar atento para o calendário conforme o final da placa dos veículos, que a partir deste ano foi antecipado para o mês de abril, para concentrar a arrecadação ainda no primeiro quadrimestre.

2% 2% 21,6% 1% 1% 20,8%

FINAL DE PLACA VENCIMENTO – ABRIL 1 4/4 2 6/4 3 8/4 4 11/4 5 13/4 6 15/4 7 18/4 8 20/4 9 25/4 0 27/4

Quem paga? Todos os proprietários de veículos automoto-res fabricados a partir do ano de 1997.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar certificado de registro e licenciamento de veícu-lo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? No Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes).

3% - Automóveis e camionetas

2% - Motocicletas e

1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação

Frota total do Estado: 6.199.190 Frota pagante de IPVA: 3.708.006

Quem não optar por pagar entre fevereiro e março, deve ficar atento para o calendário pela placa do veículo

ARQ

UIVO

Alíquotas do IPVA no RS Serviço

Praz

os p

ara

paga

men

to

desconto antecipação

desconto máximo pessoa jurídica

desconto máximo pessoa física

Pagamento

Até 29/02Até 31/03

Page 16: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

DIVULGAÇÃO

- Sábado, 13 de fevereiro de 201616Empresas Empresários&

Tradição e inovação, com-binados na medida certa, para celebrar as conquistas de uma trajetória de sucesso e assina-lar as projeções de um futu-ro promissor. Assim a Meber Metais comemorou seu 55º aniversário de atuação no dia 1º de fevereiro. Essa data espe-cial na história da empresa foi compartilhada entre as pessoas que ajudaram a escrevê-la: seus colaboradores. Durante um al-moço de integração, os colegas receberem o reconhecimento e o agradecimento da direção pela dedicação diária e com-prometimento com a evolução permanente da empresa.

A homenagem à equipe ocorreu, de forma simbóli-ca, com a montagem de um grande quebra-cabeça envol-vendo todos os profissionais – mostrando como cada um tem seu papel e participação na construção da história da empresa. Outro destaque foi a apresentação de uma linha do tempo, no formato de mural, que resgata os acontecimentos mais marcantes na trajetória da Meber, contados década a dé-cada – bem como a evolução

Em um período de tantas demissões e retração financei-ra, a Ftec Faculdades propõe uma contribuição para quem busca se qualificar para dispu-tar uma recolocação no mer-cado de trabalho. Para isso, de sexta-feira a domingo, nos dias 12, 13 e 14 e 19, 20 e 21 de fe-vereiro, a instituição estará no Shopping Iguatemi divulgan-do o Vestibular de Verão com inscrições gratuitas e a possibi-lidade de estudar de graça na Ftec Faculdades para quem estiver desempregado.

Trata-se do programa lança-do ainda em 2015 pela Ftec Fa-culdades: “Perdeu o emprego, faculdade de graça”, em que o aluno que estiver devidamente matriculado na Ftec e compro-var que está desempregado, po-derá escolher uma disciplina de qualquer curso superior e cursá-

Meber Metais completa 55 anos de inovação

A homenagem à equipe da empresa ocorreu de forma simbólica

Ftec oferece faculdade de graça

dos produtos com a assinatu-ra da marca desde 1961 até os dias atuais.

Nesse painel é possível iden-tificar, também, o compromis-so permanente da empresa com a busca pela excelência e a satisfação de seus clientes e parceiros. “Todos os dias, pro-curamos descobrir alternativas que possam deixar a empresa ainda mais eficiente, encontrar novos caminhos, identificar oportunidades. Essa é uma postura que envolve cada co-laborador, da primeira à última etapa do processo”, diz o dire-

tor Carlos Bertuol. Especializada em metais para

banheiro, lavabo, cozinha e jar-dim, a Meber acumula tradição e credibilidade no segmento desde 1961. No decorrer dessa trajetória, conquistou posição relevante junto ao mercado, fi-gurando entre as cinco princi-pais fabricantes nacionais nes-se segmento. Seu portfólio tem coleções completas compostas por monocomandos, mistura-dores, torneiras, temporizado-res, duchas, acessórios, básicos e complementos. Para conhe-cer, acesse www.meber.com.br

Elvio Atzler de Lima

Cepromec oferece projeto gratuito de informatização

Quem enfrenta os desa-fios de buscar uma colocação profissional sabe o quanto exigente está o mercado de trabalho – o nível básico de qualificação procurado pelos contratantes está cada vez mais alto, independentemen-te da função. Essa realidade requer dos candidatos muito mais investimento em prepa-ração para corresponder ao perfil desejado para preen-cher as vagas disponíveis.

Atento a esse cenário, o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves oferece um novo projeto para facilitar o acesso às oportunidades de forma-ção e qualificação: o curso de Informática Básica. O treina-mento é destinado para ini-ciantes e traz instruções para quem precisa aprender a tra-balhar com o sistema opera-cional Windows e programas executivos como Word Excel e orientar a utilização da in-ternet e redes sociais. O di-ferencial do curso é que cada aluno tem acesso a um termi-nal de computador próprio durante todas as 50 horas de aulas programadas, o que torna o ensino prático dos conceitos muito mais eficien-te. Outro ponto importante é a participação gratuita para trabalhadores associados ao STIMMME e também para seus dependentes.

“Sabemos que a competiti-vidade no mercado está cada vez mais acirrada, e apresen-tar um currículo profissional repleto de qualificações é um diferencial importante na hora de concorrer a uma vaga ou projetar oportunidades de crescimento na carreira. Por isso inovamos ao oferecer o curso de informática básica, incentivando as pessoas a in-vestirem em sua capacitação. Dessa forma o centro profis-sionalizante também cumpre sua função social, permitindo que mais pessoas usufruam, sem custo, do trabalho que o Sindicato vem realizando em prol da educação“, diz o pre-sidente do STIMMME-BG, Elvio de Lima, entidade man-tenedora do CEPROMEC.

As aulas do curso de Infor-mática Básica iniciam no dia 22 de fevereiro, com vagas para doze alunos. O Cepro-mec oferecerá uma turma por mês nessa modalidade, com meta de atender cerca de 80 pessoas no decorrer do ano. Os interessados em partici-par do treinamento podem obter as informações na sede do Cepromec (Rua Ângelo Marcon, 320, bairro São Ro-que), ou pelo telefone (54) 3452.0610.

Sobre o Cepromec

O Centro Profissionalizan-te do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves (Cepromec-BG) é um projeto encampado pelo STIMMME que ganhou contornos reais no início de 2010. A iniciativa surgiu da dificuldade em encontrar tra-balhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mer-cado nos segmentos metal-mecânico e de material elétri-co. Com a criação do Centro, o setor consolida importante avanço rumo à formação de um contingente de mão de obra especializada. Sua estru-tura conta com pavilhão de 350 m², com laboratórios de informática, Eletricidade, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, re-cepção e administração.

-la gratuitamente durante todo o primeiro semestre de 2016. O aluno poderá optar se irá cursar apenas a disciplina gratuita, ou se além dela contratará outras, mediante pagamento normal.

De acordo com regulamen-to, a Ftec irá oportunizar uma disciplina de 4 (quatro) crédi-tos, gratuitamente, como for-ma de incentivo à qualificação de alunos desempregados que efetuarem a sua matrícula ou rematrícula em um dos cursos de graduação presencial no semestre de 2016/1. A pro-moção encerra no dia 15 de março de 2016, ou até comple-tarem as 500 vagas disponibili-zadas nas unidades da Ftec Fa-culdades. Até o momento, 173 alunos aderiram ao programa, sendo 14 na Ftec Bento Gon-çalves, 105 na Ftec Caxias do Sul, 12 na Ftec Novo Hambur-

go e 42 na Ftec Porto Alegre. Para ter direito ao benefí-

cio, o aluno desempregado a menos de 12 (doze) meses de-verá comprovar sua condição mediante apresentação do se-guro desemprego e da cartei-ra de trabalho na unidade em que estuda e, quem não tiver direito ao seguro desemprego, deverá apresentar o recibo de rescisão contratual e a carteira de trabalho.

O benefício também é válido para os estudantes que realiza-rem o Vestibular de Verão Ftec e que obtiverem aprovação para o ensino superior. O Ves-tibular Complementar da Ftec ocorre na próxima semana, dia 16 de fevereiro, e as inscrições são gratuitas e podem ser efe-tuadas pelo site ftec.com.br ou nas unidades da Ftec. Mais in-formações pelo 0800 606 0606.

Page 17: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

MERLO FOTOGRAFIAS

Villa Michelon incrementa sua carta de bebidas

O Hotel Villa Michelon apresenta desde o mês de ja-neiro novidades em sua carta de bebidas e, assim, incremen-ta as opções a serem degusta-das pelos hóspedes. A partir de agora os visitantes poderão de-gustar espumantes brut e mos-catel, produzidos em parceira com a Peculiare Vinhos Finos, empreendimento também lo-calizado no Vale dos Vinhe-dos. Os espumantes levarão a marca M. Luiz Michelon.

Até então o hotel disponi-bilizava os ‘vinhos da casa’ nas variedades Merlot, Caber-net Sauvignon e Chardonnay, elaborados juntamente com a Larentis, vinícola familiar fundada há 14 anos no Vale dos Vinhedos. Com mais esse produto à disposição quem ganha é o turista que terá a oportunidade de conhecer a qualidade dos espumantes produzidos na região.

Moysés Luiz Michelon, di-retor geral do Villa Michelon, revela que é fundamental va-lorizar a gastronomia da Serra Gaúcha, resgatar antigas tradi-

Como dizem, é depois do Carnaval que o ano realmen-te começa. E mesmo com 2016 no início a Escola Info-serv está em ritmo acelerado oferecendo diversos cursos de informática em horários diferenciados e condições es-peciais de pagamento.

Tudo isso é para garantir um novo ano cheio de ótimos re-sultados, afinal estar qualifica-do e preparado para as opor-tunidades é fundamental.

Matrículas abertas para cursos de gráfica, autocad, solidworks e redes

A IX festa será neste domingo, 14 de fevereiro às 9h30min

Vinhos e espumantes produzidos pela Peculiare Vinhos Finos

- Sábado, 13 de fevereiro de 2016 17Empresas Empresários&

Tempo de se qualificar nos cursos da Escola Infoserv

ções dos imigrantes e, conse-quentemente, exaltar a quali-dade dos vinhos. “O Vale dos Vinhedos é o principal roteiro enoturístico do Brasil e um dos 10 principais roteiros do mundo e o Hotel Villa Miche-lon é uma das vitrines para mi-lhares de turistas que visitam a região”, destaca.

O Hotel Villa Michelon foi o primeiro estabelecimento

hoteleiro e gastronômico a se instalar no Vale dos Vinhedos, em 2001, e com o passar dos anos tem incentivado que os turistas provem os produtos locais. Na área vinícola, por exemplo, todos os finais de semana um empreendimento do Vale dos Vinhedos promo-ve um minicurso de degusta-ção de vinhos na recepção do Hotel Villa Michelon.

Escola de Informática Info-serv está com suas matrículas abertas nos cursos das áreas: Gráfica, Autocad, Solidworks, Redes, entre outros.

Todos os cursos e aulas são ministrados por professores especialistas em cada área, pois a escola está compro-metida em qualificar pessoas de todas as idades. Mais in-formações pelo site: www.es-colainfoserv.com.br ou pelo telefone: 3452-6666.

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Centro da In-dústria, Comércio e Serviços (CIC/BG) promove o curso Administração de Compras. Das 18h30 às 22h30 os par-ticipantes terão uma nova visão da área, buscando uma adequação frente às novas realidades do mercado. O investimento é de R$ 200,00 para associados e R$ 400,00 para não associados.

Na programação constam os seguintes temas: a impor-tância da Atividade Compras para a Produtividade e Com-petitividade da empresa, a organização de compras, a qualidade dos compradores, como organizar o sistema de compras, a negociação em compras, característi-cas de um bom negociador, as fontes de fornecimento,

CIC promove workshop sobre administração de compras

classificação dos fornecedo-res, seleção e avaliação dos fornecedores.

João Antônio Pires Rodri-gues ministrará o curso. Rodri-gues é formado em Engenha-ria Mecânica e Administração de Empresas, possui pós-gra-duação em Administração de Marketing, pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial, pós-graduado em Metodologia do Ensino e é mestre em Engenharia de Produção. Gerentes, supervi-sores, compradores, analistas, consultores e compras são o público-alvo. Confirmação de presença até o dia 25 de feve-reiro com Denise pelo e-mail qualificaçã[email protected] ou pelo telefone (54) 2105-1999. O cancelamento de ins-crição pode ser feito até dois dias úteis antes do evento.

O Sindicato dos Trabalhado-res nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gon-çalves (Sitracom BG) e a Comu-nidade Sagrado Coração de Je-sus de Santa Tereza realizam no próximo domingo, dia 14 de fe-vereiro o IX Festa de Nossa Se-nhora dos Navegantes e Saúde. O evento inicia às 9h30min com a realização de duas procissões simultâneas. Uma será feita por embarcações que percorrem o rio Taquari com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A outra seguirá por terra com a Nossa Senhora da Saúde. Ao final do percurso os fiéis pro-movem o encontro de ambas às divindades no Centro de Lazer do Sitracom BG onde será cele-brada uma missa em área aberta.

O tema desta nona edição da festa será ‘a fé em Deus nos faz crer no incrível, ser invisível e re-alizar o impossível’. Com isso o sindicato busca a promoção dos

Sitracom e a IX Festa dos Navegantes

valores ligados a religiosidade e a fé dos trabalhadores. “Acredita-mos que estes valores sejam es-senciais para o desenvolvimento do ser humano já que a vida do trabalhador é galgada na fé que todos têm em uma vida melhor e mais justa”, comentou o pre-

sidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes.

Após a realização da missa, comunidade e trabalhadores li-gados ao sindicato participam de um almoço de confrater-nização e a tarde prossegue a programação festiva.

Page 18: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Iniciativa fala sobre o direito à saúde e enfatiza o saneamento básico

Ação visa conscientizar Poder Público e população pela qualidade de vida

Tema 2016 é “Casa comum, nossa responsabilidade”

Campanha da Fraternidade

REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 13 de fevereiro de 201618 Geral

A aproximação da Páscoa traz sempre a divulgação

da Campanha da Fraternidade. Na Quarta-Feira de Cinzas, 10, teve início a Campanha da Fra-ternidade 2016. O tema “Casa comum, nossa responsabilida-de”, trata do direito de todos de acesso à saúde, principal-mente ao saneamento básico e a guerra contra o mosquito transmissor do zika vírus, den-gue e febre chikungunya. Ape-sar da divulgação e tradição de trabalho da Igreja Católica, a campanha é ecumênica, ou seja, abrange e é realizada por todas as religiões cristãs.

O início da Quaresma é tra-dicionalmente marcado pelo início da campanha onde as religiões também se preparam para a Páscoa, um dos momen-tos mais importantes do ano para os praticantes da religião. O principal objetivo da iniciati-va é “assegurar o direito ao sa-neamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que ga-rantam a integridade e o futuro de nossa casa comum”.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a partir do início da quares-ma, as igrejas e pessoas de boa vontade para a caridade se unem para conceber o direi-to do saneamento básico para todos. Eles devem estimular o conhecimento da realidade lo-cal nas comunidades onde esse problema for detectado e in-centivar o consumo responsá-vel dos recursos naturais, prin-cipalmente da água. Isso além de incentivar os governos a promover melhorias e o apoiar o desenvolvimento de políticas públicas como obrigação do Estado e também denunciar as privatizações de saneamento que existem.

O tema saneamento básico e saúde foi escolhido por este ser um problema não visível nos centros das grandes cida-des, mas muito presentes nos interiores e periferias de todos os estados do País. O Brasil, apesar de ocupar a sétima po-sição na economia mundial, ainda conta com mais de 100 milhões de brasileiros que não

possuem serviços básicos de saneamento, tratamento de esgoto e coleta de lixo. Para os bispos que se pronuncia-ram sobre o assunto, além da falta de dinheiro nos cofres públicos, este é um problema de irresponsabilidade política que assola municípios, esta-dos e governo federal. Com a campanha, um dos principais objetivos é conscientizar pes-soas e pressionar governos a fazerem mais investimentos e proporcionar o mínimo de qualidade de vida para a nação.

Na campanha, o termo “casa comum” se refere a quaisquer lugares que denominamos nossos e podemos cuidar dele, como casas, apartamentos, jardins, empresas, sítios e até a própria calçada. O incen-tivo ao cuidado e zelo com a casa comum se refere também à batalha contra o mosquito transmissor da dengue, zika

vírus e da febre chikungunya, Aedes aegypti. A campanha, apesar de lembrar dos direitos do cidadão e buscar por mais responsabilidade dos gover-nantes, também aborda as res-ponsabilidades que o cidadão precisa ter, da higiene e preo-cupação com as novas doenças transmitidas pelo mosquito que estão assustando o Bra-sil. A campanha enfatiza num todo mais qualidade de vida para todos e um convívio em harmonia.

Pelo quarto ano, a iniciativa é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Anteriormente em 2000, 2005 e 2010 as ações nacionais também foram ecu-mênicas a fim de promover a integração entre as doutrinas que respondem às mesmas fi-losofias e crenças e ao trabalho em conjunto por um objetivo mais importante.

Page 19: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 19Geral

Paróquia recebeu Luís Conci que chegou para completar a equipe e quer ajudar a evangelizar e ser testemunho de fé

Na quarta-feira, 10, início da Quaresma, a chegada do padre Luís Conci foi celebrada com missa na capela

Novo padre integra a Santo AntônioPA

RÓQ

UIA

SAN

TO A

NTÔ

NIO, D

IVULG

AÇÃ

O

Vitória [email protected]

Vigário paroquial

“Eu fui enviado para o ano da misericórdia”. É com essa

frase que o vigário paróquial, Luís Conci, chega na Paróquia Santo Antônio. O padre, apesar de bento-gonçalvense, atuou em Caxias do Sul na maior par-te da sua jornada e volta a Ben-to Gonçalves para ajudar na comunidade. Na quarta-feira, 10, início da Quaresma, a sua chegada foi celebrada em mis-sa, mesmo que ele já estivesse começado a atuar no local.

Padre Conci afirma que che-gou para ajudar na programa-ção da paróquia e na organiza-ção da agenda de 2016. Porém, ele destaca que uma das melho-rias que haverá na Igreja são os atendimentos diários. “Agora que há equipe suficiente, po-deremos atender diariamente quem procurar a Santo Antô-nio. Os padres tem uma rotina de trabalho em diversos locais e isso nem sempre era possível. Agora será, já comecei a aten-der inclusive”, destaca.

Os atendimentos são ofereci-

dos gratuitamente para quem procurar a Igreja e podem ser desde confissões, bênçãos até uma simples conversa. O pa-dre detalha que a procura por atendimento é frequente. “Nós atendemos muitas pessoas que

chegam em busca de um alento, uma ajuda. Palavras bonitas e de encorajamento, uma benção e a intervenção de Deus faz bem para todos. E é isso que eu quero fazer aqui, o bem”, completa.

Além dos trabalhos na Santo

Antônio, o novo padre também ajudará nos atendimentos no Hospital Tacchini e na Pastoral Carcerária do Presídio Esta-dual de Bento Gonçalves. “Nós queremos levar Deus para ou-tros lugares além da igreja”,

pontua. O sacerdote também ministrará missas nas igre-jas Nossa Senhora do Espírito Santo, Nossa Senhora Apare-cida, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora das Graças e Santa Paulina. “Nestas cape-las, além das missas nós rea-lizaremos o planejamento das atividades, reuniões com os demais trabalhadores do local e organizaremos um trabalho muito bonito daqui pra frente”, enfatiza.

Diante de tantas responsa-bilidades, padre Conci garan-te que se interessa apenas em um único objetivo, passar a mensagem de fé e a palavra de Deus para as pessoas. Ele vai falar sobre misericórdia, sobre como Deus é bom e ele pode ajudar as pessoas a perdoa-rem mais, acreditarem mais no bem e serem mais felizes. “Eu sou um testemunho de fé, um testemunho de Deus. Eu doei a minha vida para que Deus pu-desse interceder, espero aju-dar a evangelizar e que Bento também possa me acolher com carinho. Estou muito satisfeito de voltar para casa”, finaliza.

Page 20: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

As regras foram alteradas pelo Ministério da Saúde e valem desde ontem

Brasileiros no Mais Médicos

Validade para retirar remédios sobe para 180 dias

Farmácia Popular

Sábado, 13 de fevereiro de 201620 Geral

O prazo de validade das prescrições, laudos ou

atestados médicos para re-tirar medicamentos do Pro-grama Farmácia Popular do Brasil passou de 120 para 180 dias, exceto para os anticon-cepcionais que permanecem com validade de 365 dias. O Ministério da Saúde alterou as regras do programa, que começaram a valer ontem, 12.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação tem o ob-jetivo de equiparar os prazos das receitas emitidas e aten-didas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com as receitas emitidas e atendidas pela rede credenciada do Farmá-cia Popular.

Outra alteração no progra-ma é em relação à obrigato-riedade da apresentação da receita com o endereço do pa-ciente. Agora, o preenchimen-

to dessa informação poderá ser feito pelo profissional far-macêutico, com a anuência do paciente. Até então, conforme a Lei 5.991/73, de controle sa-nitário do comércio de medi-camentos, cabia somente ao médico disponibilizar o nome e o endereço residencial do paciente e, expressamente, o modo de usar a medicação, além das suas informações profissionais.

O Programa Farmácia Po-pular foi criado em 2004 e distribui medicamentos gra-tuitos para hipertensão, dia-betes e asma em unidades próprias e farmácias creden-ciadas. O programa ainda oferece 11 itens em medica-mentos, com preços até 90% mais baratos, utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, os-teoporose e glaucoma, além

de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.

Em nota, o Ministério res-saltou que as farmácias e drogarias deverão respeitar o valor de referência dos me-dicamentos disponibilizados gratuitamente ou para venda pelo programa. A partir de amanhã, a solicitação de dis-tribuição de medicamentos gratuitos somente será auto-rizada se a farmácia e droga-ria informar o valor do medi-camento igual ou abaixo do valor de referência definido. Alguns medicamentos que têm parte paga pelo usuá-rio também tiveram o valor ajustado. A portaria com os valores de referência dos me-dicamentos e as novas regras do programa foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de janeiro.

Os profissionais brasileiros mais uma vez ocuparam todas as vagas oferecidas pelo Pro-grama Mais Médicos. Na pri-meira chamada do atual edital, os médicos com CRM Brasil preencheram 100% dos postos ofertados pelos municípios. No total, 12.791 médicos dispu-taram as 1.173 vagas em 649 municípios. O próximo passo para o profissional alocado é confirmar o interesse na vaga apresentando-se à prefeitu-ra até o dia 16 de fevereiro. O gestor deverá, então, incluir o profissional no sistema.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saú-de, Hêider Pinto, considera o resultado mais um indicativo da consolidação do Programa e da aprovação por parte dos médicos brasileiros. “É mais uma mostra de que o Progra-ma além de ser bem avaliado pela população e pelos médi-cos que participam dele, tam-bém é cada vez mais procurado pelos médicos brasileiros. Uma pesquisa da UFMG com o Ipes-pe mostrou que a nota média dada ao Programa pelos médi-

cos entrevistados foi de 9,1, e que 81% deles indicariam a ex-periência a um colega”, explica o secretário.

Para concorrer às vagas, cada profissional com inscrição deferida teve que selecionar quatro cidades, em ordem de preferência. Os médicos dis-putaram somente com aque-les que optaram pelas mesmas cidades. Caso os profissionais selecionados na primeira cha-mada não compareçam aos municípios para confirmar a participação, as vagas serão ofertadas novamente para bra-sileiros com registro do país em segunda chamada, prevista para 19 de fevereiro.

A classificação na concor-rência das vagas seguiu, ba-sicamente, as mesmas regras adotadas nos editais anterio-res, nesta ordem: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter ex-periência comprovada na Es-tratégia de Saúde da Família; ou ter participado do Progra-ma de Educação pelo Traba-lho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde In-dígena) ou do VER-SUS. Como

critérios de desempate foram considerados a maior proxi-midade entre o município de-sejado e o de nascimento e ter maior idade. Os mesmos crité-rios serão aplicados na segun-da chamada.

Além da seleção de médicos para ocupar 1.173 vagas ocio-sas, houve também neste edi-tal a manifestação de interesse em permanecer no Programa por parte de médicos que en-cerram, este mês, o período de atuação que dá direito à bonifi-cação nas provas de residência médica. Dos 2.246 profissio-nais aptos a utilizar o bônus, 1.266 (56%) optaram por per-manecer na mesma vaga por até mais três anos.

O secretário enfatiza a rele-vância desse grande número de brasileiros interessados em continuar no Mais Médicos. “Esse é mais um resultado que reforça o que os dados e pes-quisas já vinham indicando: os médicos brasileiros não só estão aprovando o Programa, como estão vendo nele uma boa oportunidade de aprendi-zado e atuação na Atenção Bá-sica”, declara.

Page 21: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 21Geral

Apesar do bom resultado, expectativa é que em 2016 índice não seja o mesmo devido à crise

Setor vitivinícola cresce 6,9% em vendas

CRISTIAN

O M

IGO

N/A

RQU

IVO

Ibravin

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divul-

gou nesta semana o resul-tado de comercialização de vinhos, sucos, espumantes e outros produtos vitivinícolas em 2015. O setor apresentou crescimento de 6,9% em vo-lume de produtos derivados da uva e do vinho. Nos vi-nhos tranquilos, o resultado foi de crescimento de 2,6% nos finos e a estabilidade na comercialização dos vinhos de mesa. O destaque positivo, mais uma vez, fica por conta dos espumantes, com cresci-mento de 11,9%, e dos sucos de uva prontos para consu-mo, índice 30,5% maior em relação a 2014. Mesmo não tendo crescimento em vo-lume, nos vinhos de mesa a comercialização de produtos engarrafados cresceu 6,2%, compensando a queda na co-mercialização deste produto a granel e em garrafões.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, ao contextua-lizar os dados registrados em 2015 pelas vinícolas gaúchas, alerta para as dificuldades que o setor vem enfrentando em 2016. Scottá adianta que o re-sultado não deve se repetir em função do aumento dos custos de produção, da redução no volume da safra e das mudan-ças na tributação, com o au-mento do IPI e do ICMS. “O

Destaque na comercialização em 2015 ficou por conta dos espumantes e dos sucos de uva prontos para consumo

cenário é preocupante porque todos esses fatores encarecem os produtos no ponto de ven-da. Isso, aliado à diminuição do poder de compra do consu-midor devido ao momento de retração na economia, faz com que tenhamos uma perspecti-va de diminuição nas vendas neste ano”, prevê.

Nas exportações, o resul-tado em valor foi de US$ 4 milhões ante os cerca de US$ 10,2 milhões registrados em 2014. O principal motivo para a diminuição, de acordo com

o presidente do Ibravin, foi a formação de estoques com a visibilidade do país devido à realização da Copa do Mundo em 2014. “Por esse motivo, mesmo com a valorização do dólar, o resultado de diminui-ção era previsto. Se compa-rarmos com anos anteriores, podemos dizer que foi um resultado normal, devido ao Brasil ainda ser um país que exporta um baixo volume em comparação com países mais tradicionais, como Argentina e Chile”, analisa Scottá.

•Os espumantes, em geral, tiveram aumento de 11,9%, com a venda de 18,7 milhões de litros;

•Os espumantes moscatéis cresceram 15,8%, com a venda de 4,9 milhões de litros;

• Na categoria sucos de uva prontos para o consumo, ocorreu aumento de 30,5% em relação a 2014, com a venda de 117,7 milhões de litros;

• Os sucos naturais/integrais cresceram 29,8%, com a venda de 108,3 milhões de litros;

• Na categoria de sucos de uva reprocessados e/ou reconstituídos, o crescimento foi de 101,5%, com a comercialização de 5,2 milhões de litros;

• Os vinhos tranquilos, incluindo os de mesa e os de variedades viníferas, apresentaram cresci-mento de 0,9%, com a venda de 227,3 milhões de litros;

• Foram vendidos 207,6 milhões de litros de vinho de mesa (+ 0,7% em relação a 2014);

• Foram vendidos 19,7 milhões de litros de vi-nho de variedades viníferas (vinho fino), ou seja, +2,6% na comparação com 2014;

• Os vinagres apresentaram redução de 6,6% na venda em relação a 2014, com a comercializa-ção de 12,8 milhões de litros.

* Dados provenientes do Cadastro Vinícola, mantido por meio de parceria entre Ibravin, Mi-nistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irri-gação do RS. Os dados são referentes às vinícolas do Rio Grande do Sul.

Desempenho de vendas dos produtos vitivinícolas gaúchos em 2015*

(Correspondem a cerca de 90% da produção brasileira)

Page 22: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção. Essa foi a 24ª queda consecutiva no país

Foi a 24ª queda consecutiva na comparação anual dos números

Vendas caem 20,5% em janeiro no paísMaterial de construção

REPROD

UÇÃ

O

Sábado, 13 de fevereiro de 201622 Geral

As vendas de materiais de construção caíram 20,5%,

em janeiro, comparadas ao mesmo período do ano passa-do. Essa foi a 24ª queda con-secutiva na comparação anual. No entanto, na comparação com o mês anterior - dezembro

de 2015 - o setor obteve alta de 5% no faturamento. Já no acu-mulado dos últimos 12 meses, houve recuo de 13,9%. Os da-dos são da Associação Brasilei-ra da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Na comparação com janei-

ro de 2015, foram verificadas quedas tanto no faturamento dos materiais de base (-19,9%) quanto nos itens de acabamen-to (-21,4%). Sobre dezembro último, porém, as vendas de materiais de base aumenta-ram 2,9% e, no caso dos itens

de acabamento, houve alta de 8,5%. Nos últimos 12 meses, os materiais de base apresen-taram recuo de 12,5% e os de acabamento queda de 16,2%.

Expectativa

Para esse primeiro trimes-tre, o setor prevê redução nas vendas de 4,5%. Nesse cálcu-lo foi considerado o fato de que as famílias sempre têm o orçamento mais apertado no início do ano por causa do pa-gamento de impostos - Impos-to Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre a Pro-priedade dos Veículos automo-tores (IPVA) - e da compra de materiais escolares.

A previsão também con-siderou o fato de as chuvas mais intensas terem prejudi-cado o andamento das obras e incluiu ainda a possibilidade de um impacto negativo pelo temor do desemprego e pela falta de confiança dos empre-sários. Em nota, o presidente da Abramat, Walter Cover,

avaliou que o setor foi afeta-do pelas "condições adver-sas que predominam desde o segundo semestre de 2015 e permanecem tanto no seg-mento do varejo, quanto no das construtoras".

A expectativa do executivo é de que haja um reaquecimento das atividades a partir de abril ou maio. Essa reação, porém, só vai ocorrer, acredita o dirigen-te, se houver novas liberações de crédito para as indústrias de materiais de construção e tam-bém se for retomada a terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida. Cover disse ainda que o setor pode reagir bem se houver mais investimentos em obras de infraestrutura.

De acordo com o balanço de desempenho da entidade, o nível de emprego no setor apresentou redução de 8,9%, em janeiro último sobre o mesmo mês de 2015. Já na comparação com dezembro último, houve queda de 0,3% e, nos últimos 12 meses, dimi-nuição de 8,9%.

Page 23: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

ObituárioSábado, 13 de fevereiro de 2016 23

Falecimentos

IZELTINHO BALBINOT, no dia 03 de Fevereiro de 2016. Natural de Monte Belo, Bento Gonçalves, RS, era filho de Antonio Balbinot e Cecília Benvenuti Balbinot e tinha 69 anos.

OLIVIO FOPPA, no dia 04 de Fevereiro de 2016. Natural de Garibaldi, RS, era filho de Derico Baptista Foppa e Assupta Cigolini Foppa e tinha 59 anos.

EVA LUCIA BIELSKI CHIMINAZZO, no dia 03 de Fevereiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de Pedro Bielski e Tereza Babinski e tinha 61 anos.

DOUGLAS DE SOUZA DA SILVA, no dia 04 de Fevereiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Roberto Carlos da Silva e Roseli Sutil de Souza e tinha 21 anos.

EDGAR CAIO, no dia 05 de Fevereiro 2016. Natural de Vespasiano Correa, RS, era filho de Vitorio Caio e Maria Bernardi Caio e tinha 66 anos.

ARLEI DIAS MELO, no dia 06 de Fevereiro de 2016. Natural de Cacequi, RS, era filho de José João Melo e Brinalda Flores Dias e tinha 36 anos.

MARIA FÁTIMA NICHETTI, no dia 06 de Fevereiro de 2016. Natural de São Jorge, RS, era filha de Benjamin Nichetti e Otilia Cunico e tinha 57 anos.

MOISÉS ARLAN DOS SANTOS, no dia 07 de Fevereiro de 2016. Natural de Ijuí, RS, era filho de Waldir Agostinho dos Santos e Alzira dos Santos e tinha 54 anos.

IRACEMA PROVENSI, no dia 08 de Fevereiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de Claudino Evangelista Provensi e Marta Elisabete Paese Provensi e tinha 65 anos.

SANTO MAZZOCHIN, no dia 09 de Fevereiro de 2016. Natural de Nova Araçá, RS, era filho de Isidoro Mazzochin e Josefina Valiatti e tinha 94 anos.

MARCIANO SEBBEN, no dia 08 de Fevereiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Zeferino Sebben e Theresinha Benini Sebben e tinha 34 anos.

HERCULINO BERTINHO FERRI, no dia 10 de Fevereiro de 2016. Natural de Garibaldi, RS, era filho de Francisco Ferri e Regina Ariotti Ferri e tinha 92 anos.

NEUZA DE FATIMA DE QUEVEDO DE NICOL, no dia 09 de Fevereiro de 2016. Natural de Itapuca, RS, era filha de Olinto Elias de Quevedo e Leonilda Sigolini de Quevedo e tinha 57 anos.

ALBINO GRZEÇA, no dia 08 de Fevereiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de José Grzeça e Angelina Gregroveski Grzeça e tinha 83 anos.

CATHARINA CARONETTI PERON, no dia 09 de Fevereiro de 2016. Natural de Antônio Prado, RS, era filha de Archangelo Caronetti e Josephina Malagutti Caronetti e tinha 79 anos.

ANNA BINATTI CARVALHO, no dia 11 de Janeiro de 2016. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de Tranquilo Binatti e Ida Mensch Binatti e tinha 83 anos.

ELDA ZILIO CHIAMENTI, no dia 08 de Fevereiro de 2016. Natural de Carlos Barbosa, RS, era filha de Rinaldo Zilio e Therezinha Manica Zilio e tinha 59 anos.

Page 24: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Bairros

Entre as melhorias que estão sendo realizadas no salão está a troca do telhado e instalação de uma aba de proteção

Vizinhos depositam lixo em terreno particular

Água parada preocupa moradores

Bomba para retirada do resíduo foi instalada no local por Associação

Por falta de lixeira, moradores colocam resíduos para coleta em área

Restauração do prédio irá proporcionar um melhor acolhimento das crianças e suas famílias na catequese

Reforma irá beneficiar catequizandos

Universitário Eucaliptos

Comunidade Santa Lúcia

DIVU

LGA

ÇÃO

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Estefania V. [email protected]

Sábado, 13 de fevereiro de 201624

Sacolas de lixo são constan-temente depositadas em um terreno particular na rua Ari Silva, no bairro Eucaliptos. De acordo com relatos, a área é utilizada por dezenas de fa-mílias para o descarte de re-síduos. A coleta pela empresa responsável cumpre o crono-grama.

Os moradores comentam

O acúmulo de água na cons-trução do ginásio de esportes da Associação de Moradores do Bairro Universitário preo-cupa os moradores próximos. No entanto, para retirar a água foi instalada uma bomba, po-rém a primeira foi furtada.

Segundo o presidente da en-tidade responsável pela obra, Francismar Donida explica que um novo equipamento foi instalado. “Ele é ligado pela manhã e retirado à tarde para que não seja levado embora novamente”, explica. Para evi-tar que o local vire um criadou-ro de mosquitos Aedes aegypti, transmissor do Zika e vetor da dengue e da chikungunya, a Vigilância Ambiental orientou para que fosse colocado cal na área.

Donida pondera que a água havia sido toda retirada. Con-tudo, voltou a ficar acumula-da após o furto da bomba e as chuvas registradas no início do mês. O ginásio de esportes po-

As salas de catequese da Co-munidade Santa Lúcia, no

bairro Progresso, estão sendo reformadas. A iniciativa é do conselho da Comunidade jun-tamente com o Conselho Paro-quial, que é coordenado pela Irmã Lídia, e além dos padres que são membros. O objetivo da obra é acolher melhor as crianças e seus familiares na-quela hora que permanecem com a sua catequista.

Segundo um dos membros do Conselho, a restauração também irá melhorar o aspecto visual do salão. Existem outras reformas previstas, porém elas serão feitas posteriormente.

Os recursos utilizados nas melhorias são oriundos de promoções sociais e 50% do dízimo da Comunidade Santa Lúcia. Para a execução do tra-balho é priorizada a mão de obra local. Vale ressaltar que é realizada uma concorrência de preço para o serviço. Segundo

o responsável pela execução de uma das etapas do serviço, Le-nio Laval, o trabalho iniciou na primeira semana deste mês, po-

rém as chuvas fizeram com que a ação fosse interrompida, o que acabou atrasando um pouco. Ele explica que está sendo feita

a troca de telhado, uma aba de proteção e as calhas. “Quando chove as calhas internas não da-vam conta do volume”, comen-

ta. Além disso, causava infiltra-ções nas paredes. O profissional havia previsto a conclusão desta fase nesta semana, após o funi-leiro irá dar sequência ao proje-to da melhoria.

Programações

A comunidade que perten-ce a Paróquia Santo Antônio possui tanto a parte espiritual como a social. As missas ocor-rem no segundo e no quarto sá-bado de cada mês, às 17h. Nos demais sábados é realizada a Celebração da Palavra. Duran-te o período de Quaresma, to-das as sextas-feiras ocorrerá a Via-Sacra, às 20h, na igreja.

A comunidade é abençoa-da com quatro ministros da Palavra e oito ministros da Eucaristia. Ainda, conta com nove catequistas coordena-das por Noemia Grazelli. Para este ano, o Grupo do Conselho achou por melhor permanecer com três promoções: jantar italiano, almoço das vocações e festa em honra a Santa Lúcia.

derá ser concluído até o final deste ano.

Para as próximas etapas da construção, a Associação aguarda o repasse de R$ 200 mil do Município aprovado no Poder Legislativo no final do

ano passado. Ainda, também conta com o valor de R$ 250 mil oriundos da emenda par-lamentar do deputado federal Carlos Gomes, que serão utili-zados a instalação das janelas, piso do subsolo e banheiros.

que não tem lixeiras e os sa-cos são jogados nas calçadas. O problema se agrava quando os animais rasgam as sacolas e chegam a carregar o lixo su-jando a rua. Segundo o secre-tário de Meio Ambiente, Neri Mazzochin, nestes casos o pro-prietário deve denunciar, pois o órgão irá fiscalizar e fazer a autuação.

Page 25: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Carlos Barbosa prorrogou as inscrições para o concurso Senhorita Festi-queijo 2016. O novo prazo para entregar as fichas se estende até a próxima quarta-feira, 17.

A seleção escolherá a Senho-rita e Dama de Companhia 2016/2017 do Maior Festival Gastronômico da Serra, o Fes-tiqueijo. O concurso será rea-lizado no dia 19 de março, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. Até lá, as candidatas receberão uma in-tensa preparação com diversos cursos, como de dicção e orató-ria, de degustação de queijos e

Desde o início deste mês, dezenas de famílias estão

sendo notificadas em Pinto Bandeira em virtude do cemi-tério no município. No total, são 137 jazigos que ocupam a área da Eletrosul, próximo de duas torres.

Segundo o padre Roque Sie-beneichler, todos os responsá-veis nominados no documento devem comparecer até o final de fevereiro, na secretaria do Santuário Nossa Senhora do Rosário Pompeia. O horário de funcionamento ocorre no turno da tarde a partir das 13h30min.

De acordo com ele, todas as partes serão convocadas para uma reunião para deba-ter o assunto. Mas antes estão sendo comunicadas para que atualizem os dados e assim possam ser convocadas para o encontro. O responsável pelo cemitério, Setembrino Rubbo, afirmou que aguarda a reunião sobre o assunto.

A documentação foi endere-çada ao padre Luiz Mascarel-lo. No entanto, as famílias que possuem jazigos devem fazer a retirada e assinar o recebi-mento da notificação, que será remetida para a Eletrosul no-vamente.

Desde março de 2011 está proibida a construção de novos túmulos no cemitério, porém ordem não foi cumprida

Inscrições para Senhorita Festiqueijo são prorrogadas

Candidatas irão participar de preparação para o concurso em março

Local está na faixa de servidão da linha de transmissão Farroupilha a Passo Fundo da Eletrosul

Proprietários de jazigos são notificados

Carlos Barbosa

Pinto Bandeira

Requisitos

Ser brasileira, do sexo fe-minino;

Ter, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 30 anos de idade, até a data de início do Festiqueijo 2016;

Ser solteira;Ser domiciliada no municí-

pio de Carlos Barbosa há, no mínimo, dois anos;

Não ter filhos, nem estar grávida;

Não estar participando de outros concursos similares.

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 25

ARQ

UIVO

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Estefania V. [email protected]

Regional

De acordo com a notificação, a empresa em uma inspeção de rotina constatou a existên-cias de jazigos construídos sob a faixa de servidão da Linha de Transmissão Passo Fundo – Farroupilha, 23kV. Foi ins-taurado um processo que pede a reintegração de posse e tra-mita na 1ª Vara Cível de Ben-to Gonçalves. A ação pede a demolição das construções lo-calizadas na faixa de servidão, bem como a proibição de novas edificações.

Na audiência de instrução realizada em 24 de março de

2011, a magistrada Christiane Tagliani Marques, deferiu a liminar que proibia a constru-ção de novos túmulos na área de segurança da linha de trans-missão, bem como que sejam enterradas mais pessoas nessa área. A listagem das famílias que devem procurar a secreta-ria paroquial pode ser conferi-da no site do Semanário e no mural da Igreja Nossa Senhora do Rosário Pompeia.

De acordo com a assesso-ria de imprensa da Eletrosul, a concessionária faz vistorias em suas linhas e torres, a fim

de garantir a plena operação do sistema. Em uma dessas inspeções, ocorrida em 1998, foi constatada a existência de benfeitorias na faixa de domí-nio. Assim, durante o período aproximado de 10 anos a em-presa procurou uma solução viável com as partes envolvi-das. Diante do insucesso da negociação e considerando o aumento das construções na faixa de servidão, foi ajuizada a ação judicial. “Quando foi constatado o avanço do ce-mitério na faixa de servidão e antes do ajuizamento da ação,

foram realizadas reuniões com a Associação, a Paróquia e o Município de Bento Gonçal-ves, antes da emancipação de de Pinto Bandeira”, diz a nota, que aponta ainda que “a em-presa está ciente da delicada situação no município e está sempre aberta ao diálogo”.

Cemitério Municipal será criado

O Poder Executivo irá propor a construção de um Cemitério Municipal. Segundo o prefeito de Pinto Bandeira, João Pizzio, a cidade está com problema, porém já está com uma pro-posta para solucioná-lo. “Uma área para a instalação e uma decisão política”, afirma.

Uma reunião será realizada na próxima semana que con-tará com a presença do pároco. O chefe do Executivo pondera que na lei seja descrito que os jazigos que estão no outro local tenham um espaço garantido. “Tínhamos conhecimento da situação e foi necessária uma ação rápida do Município”, comenta. De acordo com ele, é um projeto pensando no futuro e que terá algumas etapas a se-rem cumpridas como a regula-rização do terreno, o processo de licenciamento ambiental e a Lei de Criação.

vinhos e aulas sobre a história de Carlos Barbosa.

No ato da inscrição a candi-data deverá entregar, com a fi-cha de inscrição, duas fotogra-fias no tamanho 13x18 (uma de rosto e uma de corpo inteiro), cópia da carteira de identida-de, cópia de comprovante de residência, cópia do compro-vante de conclusão do Ensino Médio ou cópia do material de Ensino Superior, termo de compromisso devidamente preenchido e assinado e au-torização de uso de foto, ima-gem e nome para publicidade e quaisquer fins relacionados ao concurso.

Page 26: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 201626

A comunidade de Marcora-ma promove amanhã, mais uma edição da tradicional Festa da Vindima. O evento, que marca a abertura oficial da safra da uva em Garibaldi, ocorre no Parque São Lucas.

A missa será celebrada às 10h30min por Rafael Giova-naz, que contará com o auxílio de outros padres. Apóshave-rá almoço com o seguinte car-dápio: carne de frango, suíno e rês, maionese, pão, saladas diversas e vinho. À tarde, ha-verá exposição de uvas, sor-teio de brindes e animação de uma banda. A aquisição de ingressos e mais informações podem ser obtidas com Odir-lei Fontana no telefone (54) 3464.1453. Para esta edição da festa, os organizadores es-peram a participação de cerca de mil pessoas.

A Feira de Oportunidades de Negócios deste ano terá

como foco o fortalecimento, em especial, das pequenas e médias empresas de Carlos Barbosa e região. Entre as no-vidades está o seminário que apresentará cases de empreen-dedores de sucesso no setor tu-rístico da região. A terceira edi-ção do evento, que ocorre de 17 a 20 de março, é idealizada pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), em parceria com o Sebrae-RS e a Associa-ção de Cultura e Turismo de Carlos Barbosa (ACT/CB).

Reunindo empresas de seto-res jurídicos, financeiros, as-sessorias ambientais e poder público, a programação prevê a presença de 30 orientadores e a realização de palestras e semi-nários que buscam estimular os participantes a desenvolve-rem o empreendedorismo para fortalecerem seus negócios. Em vista do atual período de dificuldades econômicas, esta

A reunião mensal da Asso-ciação dos Municípios da En-costa Superior do Nordeste (Amesne), em conjunto com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) ocorre na próxima sexta-feira, 19. O evento terá por local a Casa de Cultura da cidade de Casca. O início está marcado para as 14h30min.

O encontro consistirá num simpósio sobre o desenvolvi-mento regional, com debates entre as duas entidades, com a participação do reitor da Universidade de Passo Fundo

Foco deste ano será o fortalecimento das pequenas e médias empresas

Marcorama celebra a Vindima amanhã

Evento já tem data marcada, de 17 a 20 de março, no Salão Paroquial

Desenvolvimento regional será o tema de simpósio do encontro

Feira de Oportunidades terá novidades nesta edição

Carlos Barbosa

DIVU

LGA

ÇÃO

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES, ARQ

UIVO

Prefeitos se reúnem em Casca na próxima sexta

Garibaldi

Amesne

Regional

(UPF), José Carlos Carles de Souza e do reitor da Universi-dade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antônio Kuiava. A me-diação dos trabalhos ficará a cargo do secretário de Comuni-cação do Estado do Rio Grande do Sul, Cleber Benvegnú.

Após a reunião, os partici-pantes terão a oportunidade de visitar a 4ª ExpoCasca, evento que ocorre de 18 a 21 de feve-reiro e que contará com uma intensa programação, shows regionais, estaduais e nacio-nais. Mais informações em www.acicasca.com.br.

edição está focada em orientar os participantes sobre como manter seu empreendimento.

Uma novidade neste ano é o seminário sobre turismo, que traz cases de empreendedores já consolidados no setor turís-tico da região. O propósito é in-centivar iniciativas como a do Recanto Bergamasco, inaugu-rado recentemente no distrito Cinco da Boa Vista.

O presidente da ACI, Fabia-no Paloschi Ferrari, destaca que a programação foi organi-zada principalmente para dar incentivo e suporte aos micro e pequenos empresários. “Per-cebemos a importância de es-timular o empreendedorismo para que quem já possui um negócio consiga usar a criati-vidade e se manter durante a crise”, explica.

Page 27: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 27Esporte

Superliga

Time joga confronto estadual com o Canoas hoje, às 18h, fora de casa

Cleunice [email protected]

Vila Nova II

Diversas academias de saú-de estão espalhadas por Ben-to Gonçalves. Uma delas, a do bairro Vila Nova II, conta com uma novidade. Agora, os mo-radores recebem a orientação de um professor durante a rea-lização das atividades físicas. O profissional atua no local nas segundas e terças-feiras, das 8h às 9h.

Os equipamentos no bairro estão instalados ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ma-ria Margarida Zambon Benini. De acordo com o secretário municipal da Juventude, Es-porte e lazer (Semjel), Gustavo Sperotto, a intenção é ampliar o número de profissionais que auxiliam a comunidade du-rante os exercícios nos diver-sos bairros.

Além disso, Sperotto explica que a expectativa é que o tra-balho de instalação de outros espaços siga sendo realizado. “Esperamos entregar mais 11 academias nos próximos me-

ses, totalizando 25 entregues à população bento-gonçalven-se”, afirma.

As academias de saúde

Os aparelhos são indica-dos para maiores de 12 anos, não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercí-cios de musculação e alonga-mento. Trata-se de um siste-ma que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personali-zado, independente de idade, peso e sexo. A instalação des-tes equipamentos visa am-pliar a utilização do espaço e integra o programa estrutu-rante “Viver Bem”.

O objetivo das instalações é proporcionar espaços para prática de exercícios físicos e lazer, com segurança e qua-lidade. Desde 2013, já foram inauguradas diversas acade-mias de saúde na cidade e uma em Faria Lemos.

O Bento Vôlei busca a reação na Superliga contra a forte

equipe do Canoas. O confronto estadual será realizado hoje, no Ginásio La Salle, às 18h, em Ca-noas. Em busca da vitória para retornar ao G8 da Superliga, a equipe bento-gonçalvense rea-liza treinamentos intensivos.

O time da Capital do Vinho ocupa a nona colocação na ta-bela, com 18 pontos somados. O último jogo da equipe foi realizado no Paraná, contra o Maringá no dia 4 de fevereiro, com resultado negativo para os bento-gonçalvenses.

Sobre o confronto de hoje, o líbero Dani destaca a força do adversário, mas ressalta que unido o grupo pode conseguir um bom resultado. “Já tive-mos alguns confrontos contra a equipe do Canoas e sabemos a força que eles tem. No entan-to, com foco e unidos, dando tudo de si, a nossa equipe tem plenas condições de sair com a vitória neste sábado”, destaca.

Segundo Dani, a receita para um bom resultado fora de casa é o empenho. “Nossa equipe precisa se doar, os jogadores têm que dar algo mais e es-tamos focados em fazer isso. Vamos honrar nossas cores e buscar essa importante vitória fora de casa. Esse é nosso obje-tivo. Sabemos da força do Ca-noas, mas eles também sabem da nossa.”, afirma.

O próximo jogo do time da

Capital do Vinho ocorre no dia 25. A equipe enfrenta o Sesi, no Vila Leopoldina, às 20h, em São Paulo.

Sobre o Canoas

A equipe vem de vitória ob-tida em confronto conta o Voleisul. Os canoenses estão em sétimo na classificação da Superliga, com 24 pontos con-quistados.

Professor auxilia os moradores na hora de realizar os exercícios

JULIA

NA

GIRELLI, D

IVULG

AÇÃ

O

Ciclismo

Os atletas da ABC Concresul representaram Bento Gonçal-ves e o Brasil na edição 2016 das 200 Millas Master. A tradicio-nal competição, que neste ano foi realizada em sua 50ª edição, aconteceu do dia 6 a 9 de feverei-ro em Montevidéo, no Uruguai.

Competiram os ciclistas Ga-briel Luchese, Giovanni Tec-chio, Gustavo de Mello, Lean-dro Mocelin, Leonardo Poletto, Paulo Magnani e Tadeu Luzzi. Após as quatro etapas da com-petição, realizadas pela capital uruguaia, os atletas trouxeram importantes resultados, fican-do o destaque para Leandro Mocelin, vice-campeão da últi-ma etapa, e Leonardo Poletto, 6º colocado na classificação geral da competição.

Conforme o presidente , Gustavo de Mello, a partici-pação serviu de aprendizado.

“Teve a presença de ciclis-tas experientes de diversos países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai, contan-

Bento Vôlei em busca da vitória para retornar ao G8

Atividade física orientada na Academia de Saúde

Atletas participam de competição

do ainda com a participação do atual campeão brasileiro e também do atual campeão pan-americano de ciclismo de estrada”, pontua.

DIVU

LGA

ÇÃO

Ciclistas participaram da 50ª edição das 200 Millas Master, no Uruguai

Escolinha

Esportivo realiza reunião com pais ou responsáveis

Ocorre hoje, no Parque Es-portivo Montanha dos Vinhe-dos, a reunião para os pais ou responsáveis dos alunos da Escolinha de Futebol do Clube Esportivo. A atividade é vol-tada para aqueles que já fre-quentavam a atividade e para

aqueles que tenham interesse em participar.

Na ocasião, devem ser apre-sentados os novos métodos de trabalho, professores, direção, além do cronograma de ativi-dades para o ano de 2016 da Escolinha.

Equipe ocupa a nona colocação na competição, com 18 pontos

CLEUN

ICE PELLENZ, A

RQU

IVO

Page 28: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Veranópolis recebeu a equipe do Grêmio na quarta-feira, 10 de fevereiro, e perdeu pelo placar de 1 a 0

Sábado, 13 de fevereiro de 201628 Esporte

Gauchão

Quarta rodada é neste final de semanaOs sete confrontos do Campeonato Gaúcho ocorrem desde a noite de ontem, 12, e seguem até a segunda-feira, 15

Cleunice [email protected]

O Campeonato Gaúcho ani-ma e envolve torcedores

de diversas regiões do estado. Em sua 95ª edição conta com a participação de 14 equipes. A primeira fase, a classificatória, é disputada em turno único, e neste final de semana ocorre a quarta rodada.

Passadas as três primeiras rodadas da competição, en-quanto um dos times da Serra Gaúcha está em cima na tabela de classificação, o outro ocupa a 11ª colocação. O Juventude, de Caxias do Sul, jogou con-tra o Aimoré na quarta-feira, 10, em casa, e continuou com 100% de aproveitamento na competição. A equipe venceu pelo placar de 2 a 0 e está na segunda colocação, com 9 pontos, atrás apenas do Grê-mio, também com a mesma pontuação.

Já o Veranópolis recebeu o primeiro colocado, Grêmio, na quarta-feira, 10, no estádio Antonio David Farina. O placar foi negativo para a equipe ve-ranense que perdeu por 1 a 0. Na tabela, o time da Serra está na 11ª colocação, com um pon-to conquistado.

Classificação:

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense 9 Esporte Clube Juventude 9 Esporte Clube São José 7 Sport Club Internacional 7 Sport Club São Paulo 6 Esporte Clube Novo Hamburgo 5 Ypiranga Futebol Clube 4 Grêmio Esportivo Glória 4 Clube Esportivo Lajeadense 3 Grêmio Esportivo Brasil 2 Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural 1 Esporte Clube Cruzeiro 1 Clube Esportivo Aimoré 0 Esporte Clube Passo Fundo 0

Outros jogos finalizaram a terceira rodada. No Passo D’Areia, o São José venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 0. O jogo ocorreu no domingo, 7. Três jogos foram realizados na quarta, 10. No Bento Freitas, o

Brasil de pelotas empatou com o Ypiranga em 1 a 1. No Es-tádio do Vale as duas equipes também permaneceram com o empate. O Novo Hamburgo e o Glória ficaram em 0 a 0. No Alviazul o São Paulo venceu o

Lajeadense por 1 a 0.Fechando a rodada, o In-

ternacional recebeu no Beira Rio o Passo Fundo na noite de quinta-feira, 11. O time da Capital venceu o lanterna da competição por 2 a 1.

A quarta rodada da com-petição já iniciou ontem com jogo entre Grêmio e São José, na Arena, em Porto Alegre. O duelo desta sexta-feira, às 19h30min, na Arena, colocará frente a frente dois dos invic-tos do Campeonato Gaúcho. A partida foi adiantada para que o Tricolor possa ir com antece-dência para o México, onde es-treia na Libertadores contra o Toluca, na quarta-feira, 17. Até o fechamento desta edição o jogo não havia sido realizado.

Outros seis jogos fecham a quarta rodada. Hoje, jogam no estádio Altos da Glória, às 17h, Glória e Brasil de Pelotas. Já às 21h, no Estádio Antonio Vieira Ramos, jogam Cruzeiro e Juventude.

Amanhã, 14, às 17h, ocor-rem dois jogos. O primeiro ocorre no Estádio Cristo Rei, com confronto entre Aimoré e Internacional. O outro é no Aldo Dapuzzo, entre São Pau-lo e Brasil de Pelotas. Às 18h é a vez de Ypiranga e Veranópo-lis se enfrentarem no Colosso da Lagoa.

Fechando a rodada, um jogo ocorre na segunda-feira, 15. No Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, jogam Passo Fundo e Lajeadense, às 20h.

14 equipes disputam título de Campeão Gaúcho 2016Segundo o regulamento,

participam do campeonato 14 equipes. Clube Esportivo Ai-moré, de São Leopoldo; Clube Esportivo Lajeadense, de La-jeado; Esporte Clube Cruzeiro, de Cachoeirinha; Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul; Esporte Clube Novo Hambur-go, de Novo Hamburgo; Espor-te Clube Passo Fundo, de Passo Fundo; Esporte Clube São José, de Porto Alegre; Grêmio Espor-tivo Brasil, de Pelotas; Grêmio Esportivo Glória, de Vacaria, Grêmio Foot-Ball Porto Ale-grense , de Porto Alegre; Sport Club Internacional, de Porto Alegre; Sport Club São Paulo, de Rio Grande; Veranópolis Esporte Clube, de Veranópolis e Ypiranga Futebol Clube, de Erechim.

As primeiras rodadas já fo-ram disputadas pelas equipes e a tabela de classificação está

sendo moldada aos poucos. A primeira fase do campeo-nato ocorre em turno único, em apenas um grupo, no qual se classificam para a segunda etapa os oito primeiros colo-cados deste. Já as quartas de finais, reune as oito equipes classificadas da primeira etapa em quatro grupos. As equipes se confrontam em jogos úni-cos (mata), com a finalidade de apurar o vencedor de cada grupo. Entre os classificados, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo encara o sé-timo, o terceiro terá pela frente o sexto, e o quarto travará due-lo com o quinto.

A terceira etapa, da semifi-nal, reúne as quatro equipes vencedoras da etapa anterior, divididas em dois grupos que, em dois jogos, disputarão as vagas para a final. O mando de campo do segundo jogo da

terceira etapa será da equipe que tenha obtido o melhor re-trospecto técnico desde a pri-meira, inclusive do mata, na ordem dos seguintes critérios como o maior número de pon-tos, maior número de vitórias; maior saldo de gols simples; maior número de gols a favor; menor número de cartões ver-melhos e o menor número de cartões amarelos. A final do Gauchão reunirá as duas equi-pes vencedoras na etapa ante-rior, que, em dois jogos, dispu-tarão o título do Campeonato.

Passadas todas as fases da competição, a cerimônia da final do Gauchão acontecerá nas duas partidas finais que decidirão o título. Antes de iniciar as partidas, haverá a execução do Hino Nacional e Hino Rio-Grandense, em pe-quenas estrofes.

O campeão, o vice e o cam-

peão do interior terão direito a receber troféus, ofertados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), logo após o encerra-mento da partida final. Os atle-

tas das equipes participantes tem o direito de receber meda-lhas comemorativas ao título, ofertadas também pela Fede-ração após o último confronto.

Page 29: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 29Esporte

Um esporte que não baixa a guardaO Boxe é uma das tantas modalidades presentes nos jogos Olímpicos 2016 realizados em agosto, no Rio de Janeiro

Cleunice [email protected]

Mais de 10 mil atletas de 206 países, disputam em

17 dias 306 provas com me-dalhas nas Olimpíadas 2016. Neste ano, o Brasil recebe as provas que ocorrem no Rio de Janeiro. Faltando menos de cinco meses para o evento, que ocorre de 5 a 21 de agosto, o Semanário inicia uma série de reportagens sobre os esportes olímpicos existentes em Bento Gonçalves.

O Circuito Olímpico em Ben-to traz, a cada semana, uma modalidade esportiva diferen-te. Este sábado, nosso espor-te é também conhecido como uma arte: o Boxe.

O Boxe Olímpico Mano existe em Bento Gonçalves há aproximadamente três anos. Ao todo, 200 alunos atualmen-te treinam no local. É a única academia filiada à Federação Rio-grandense de pugilismo, à Confederação Brasileira de Boxe e à Associação Inter-nacional de Boxe Olímpico (Aiba). De acordo com o pro-prietário, Carlos Eduardo Lei-tão, conhecido por Mano, todo o atleta que treina no local para disputar é registrado por essas confederações. “Se puxar o nome dele pela federação rio--grandense, pela confedera-ção ou pela Aiba lá vai estar os dados do atleta. Por que isso é importante: se esses atletas cometerem qualquer delito

do lado de fora da academia, usando os punhos como arma branca, eles jamais retornam para disputar, para lutar ou para aprender a arte do boxe”, comenta o professor. Ele ain-da afirma que é interessante quando uma academia possui um órgão superior. “Hoje, para se passar o boxe no estilo boxe, se não for filiado ou reconheci-do por estes três órgãos fede-rais, isso é crime, pois está na lei e no estatuto”, destaca.

Como se interessou pelo Boxe?

Mano destaca o início de sua carreira. “Começou aos 11, 12 anos, devido ao fato que eu so-

fria e tinha problemas respi-ratórios. O médico pediu para minha mãe que eu procurasse um esporte. Eu comecei a fa-zer musculação e exercícios mais leves, quando vi, com o passar do tempo, já estava lu-tando. Eu fiz 20 lutas no boxe olímpico, fui campeão esta-dual nessa modalidade e aí recebi uma convocação para o boxe gaúcho. Fui para Porto Alegre e fiquei um ano na se-leção gaúcha, onde eu comecei a aprimorar, conhecer mais a arte do boxe, ter conhecimen-to dele e quando eu percebi já estava dentro da seleção brasi-leira”, ressalta. “Disputei três campeonatos brasileiros, fui campeão brasileiro três vezes

consecutivo e defendi o meu título por três anos”, lembra. “Encerrei minhas lutas e a confederação pediu se eu não gostaria de ser técnico”, co-menta.

Para ele, existem diferenças entre ser técnico e ser lutador. “A diferença é que o foco teu e na tua mente já está progra-mado para lutar, por que você não tem aquela preparação, aquela base para a área do en-sino. Tive que passar um lon-go tempo de capacitação, fazer cursos com a confederação brasileira e gaúcha, outros na Aiba para hoje poder exercer como técnico”, salienta. Mas, o treinador disse que não aca-ba por aqui. “Estou esperando

Andressa Pezzi Leitão e Carlos Eduardo Leitão, o Mano, cuidam do local que recebe mais de 200 alunos

Mano explica as diferen-ças que existem entre o boxe profissional e o Olímpico. “O profissional: é aquele que os atletas tem seis meses de pre-paração. Nesses meses ele se concentra e assiste ao vídeo do teu oponente e vai treinar toda a base errada dele e assim vice e versa”, explica. “Já o boxe Olímpico, amador, a grande di-ferença é que ele usa capacete, regata, calção, equipamentos necessários para não machu-car, sempre visando o lutador olímpico para futuramente ele

estar lá no profissional sem ne-nhuma lesão. Além desta pro-teção, o aluno deve treinar to-dos os dias, pois todo mês tem competição, no profissional é de seis em seis meses”, com-plementa.

Melhor lembrança

Segundo ele, um fato mar-cante em sua carreira foi em 1999. “Uma história marcan-te, que ficou como lembrança mesmo. Eu estava na Estância Santa Luzia, em São Paulo,

treinando para uma competi-ção do campeonato brasileiro. Cansado, estava sentado to-mando chimarrão, pois para onde vou sempre levo a cuia e a térmica. Avistei um ho-mem sem camisa e de chinelo vindo em minha direção e me chamou de gaúcho. Ele tomou chimarrão comigo, mas assim, ele tomava um gole e passava a cuia de novo para mim. Era o Acelino Popó Freitas. A gen-te se conheceu e formou uma amizade. É algo que trás lem-branças até hoje.

Boxe: diferenças e boas lembranças Movimentos:

No boxe, explica Mano, existem os golpes frontais e os cur-vos.

Frontal: Jab: sempre o soco lançado com a perna que está lan-

çada à frente; (se tiver com a perna esquerda a frente, o braço esquerdo será o primeiro a movimentar).

Direto: soco finalizador;

Curvos:Cruzado: é na lateral, pode ser tanto jogado na lateral, do rosto,

maxilar, lateral flutuante no tronco, ou pode ser lançado frontal, curto a frente do rosto ou na e a frente na região do abdômen;

Gancho: abdômen frontal, abdômen lateral, e queixo.

CLEUN

ICE PELLENZ

Circuito Olímpico em Bento

em Bento

Circuito Olímpico em Bento

o meu edital já faz um ano e meio para poder ter meu passe para fazer minhas lutas profis-sionais”, ressalta.

Crescimento da modalidade

Mano destaca que quando

resolveu abrir o empreendi-mento, não comentou com ninguém. Quando estava re-formando o pavilhão para dar início às atividades, ele teve uma surpresa. “Apareceu 10 adolescentes e pediram para que eu os treinasse. O pavi-lhão ainda não estava pronto. Por incrível que pareça, per-cebi que o crescimento veio ao natural, quando dei por conta eu não tinha um ano de esta-belecimento fixo e eu já estava com 50 alunos e em um ano eu estava com 150. Continuo com boas perspectivas, pois tem inúmeros talentos em nossa região que não conhecemos. Eles devem ser descobertos, e para descobrí-los, além de ter que abrir as portas, eu preciso ter uma base para poder ajudar esses atletas”, esclarece.

No Brasil, ele comenta que o olímpico está 100% à frente. “ Em termos técnicos, nós es-tamos disparadamente 100% a frente. Estamos na frente em nível mundial também. Vejo que está expandindo cada vez mais, porém, percebo que as coisas que acontecem neste esporte muitas vezes não são divulgadas”, completa.

O jornal Semanário apresenta aos seus leitores, a partir desta edição, uma série de reportagens sobre os esportes olímpicos existentes em Bento Gonçalves. O destaque de hoje é o Boxe. {

Page 30: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Sábado, 13 de fevereiro de 201630 Segurança

“Sistema penal é parte do problema”

Rapidez com que presos retornam às ruas é um dos principais agravantes

Aumento dos casos de violência no bairro assusta residentes e obriga a adoção de medidas protetivas

A ineficiência constatada em diversos casos do sistema pe-nal brasileiro não é novidade. O constante “prende e solta” entre a polícia e o processo jurídico, as legislações brandas e a atual conjuntura econômica e de in-fraestrutura do Estado contri-buem diretamente para muitas vezes a rápida soltura de delin-quentes.

O retorno destes indivíduos à sociedade por meio destas falhas processuais é apontado pelo subcomandante do 3º Ba-talhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), capitão Reni Onírio Zdruikoski, como o principal causador do notório aumento na insegurança públi-ca. “A criminalidade tem cresci-do de forma constante, não só na cidade, mas também no interior. A Brigada Militar tem participa-ção na captura e contenção da violência municipal, entretanto,

não é responsável pela totalida-de dos procedimentos”, afirma Zdruikoski, fazendo menção a suavidade das leis penais.

De acordo com o subcoman-dante, grande parte dos delitos cometidos na cidade partem de pessoas com passagens por pe-nitenciárias, o que expõe a fra-gilidade do sistema e influencia diretamente na sensação de im-punidade perante a sociedade. Outro fator exposto como agra-vante é o método de recupera-ção de apenados, que muitas vezes se mostra ineficiente para a realocação de indivíduos na sociedade.

Fragilidade em momento de crise

A falta de investimento em segurança pública, especial-mente nos últimos dois anos, e a defasagem de efetivo policial

também impactam no aumen-to da sensação de insegurança. A contenção de gastos do Go-verno Estadual e os constantes atrasos em repasses de recursos às instituições tem dificultado o trabalho da polícia em várias frentes. “Infelizmente, se o in-vestimento na corporação é bai-xo, o aumento nos números da criminalidade é inevitável. Te-mos que arcar com contenção de recursos, o corte das horas extras e a retenção da inclusão de novos policiais. Todo esse cenário impacta negativamente no trabalho desenvolvido nas ruas e como reflexo, também contribui para o aumento da sensação de segurança em todo o município”, explica. Diante da atual conjuntura financeira da União, o subcomandante é pessimista para os resultados na área de segurança pública até o final de 2016.

que relatam um aumento sig-nificativo da criminalidade no último biênio.

Morador do local há 53 anos, Balduino Detoni lembra quan-do o som mais significativo ou-vido no bairro era o da famosa Maria Fumaça, e não o de tiros e explosões como os registra-dos em fevereiro. O aposenta-

do observa que até pouco tem-po utilizava os trilhos do trem após o trabalho para chegar a sua casa, inclusive durante à noite. “Se tentar fazer o mes-mo percurso hoje, não sei se chego vivo”, lamenta. Para ele, o agravante à situação não é a falta de policiais nas ruas, mas sim, a péssima qualidade

do equipamento utilizado pela PM. “São pais de família e não devem colocar sua vida em ris-co por um salário baixo e com armas, muitas vezes, inferio-res às dos bandidos”, lembra. Detoni, que é proprietário de uma loja, ressalta que em si-milaridade ao crescimento no número de homicídios e rou-

bos a banco, as ocorrências de assalto a comércio também au-mentaram.

A preocupação é compar-tilhada pela auxiliar jurídica Adriana Parisotto. Residente no Botafogo há 40 anos, ela classifica o bairro como inse-guro para se morar em virtu-de das constantes ocorrências na localidade. De acordo com ela, sua residência já foi as-saltada e as invasões de pes-soas ao seu pátio ocorrem com frequência. “Precisamos de mais policiamento nas ruas, principalmente à noite, quando algumas ruas ficam desertas e com baixa ilumina-ção”, afirma.

Como consequência, o au-mento da violência nas ruas causa impacto direto nos co-merciantes, que cada vez mais tem que optar por serviços de monitoramento e ampliação dos elementos de seguran-ça de seus estabelecimentos. “Colocamos portas reforça-das, compramos cadeados e dobramos a atenção para evi-tarmos um novo assalto como o ocorrido há três meses. Está assustador viver no Botafogo”, relata a comerciante Margô Flec Zanchetti.

A primeira semana de feve-reiro foi de apreensão para

os moradores do Botafogo, no início da Zona Sul do municí-pio. Depois de um susto, com a explosão de caixas eletrônicos do Banco do Brasil na noite do dia 5, o final de semana de Carnaval, data que deveria prover alegria à comunidade, foi de aflição. Na madrugada de sábado, 6, um homem foi executado a tiros em uma das ruas do bairro. Pouco tempo após, na noite de domingo, 7, outra pessoa foi assassinado a golpes de faca durante uma tentativa de roubo. O decor-rer dos fatos e a proximidade de tempo com que ocorreram corroboraram para alarmar os moradores e aumentar signifi-cativamente a sensação de in-segurança no local.

Embora o trabalho da Polí-cia Militar (PM) seja ostensivo no local e viaturas patrulhem a área com frequência, o clima de incertezas perdura no bairro. O impacto é percebido de forma mais significativa por mora-dores mais antigos e donos de estabelecimentos comerciais

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Após tentativa de roubo a banco e dois homicídios em uma semana, moradores se dizem temerosos pela violência crescente

Botafogo

Cristiano [email protected]

Aumenta a sensação de insegurançaCRISTIA

NO

MIG

ON

Page 31: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Policiais são acusados pela morte de bento-gonçalvense e fraude processual, por tentarem forjar provas contra as vítimas

Lucas foi baleado na madrugada de 4 de fevereiro, durante uma perseguição policial em Caxias do Sul

PMs do caso Cousandier são presosResolução

Por volta das 4h30min do dia 4 de fevereiro, os bento-gonçal-venses Felipe Veiga, Tiago Sig-nor e Lucas Cousandier saíram de uma festa e decidiram ir até Caxias do Sul para comer.

Os rapazes conduziam um Ford/Ka vermelho.

Ao passarem por um posto po-licial na praça Cinquentenário, re-ceberam ordem para parar, entre-tanto, por terem ingerido bebidas alcoólicas e com medo de serem presos, optaram por iniciar uma fuga da guarnição. A perseguição se estendeu por quatro ruas da cidade.

No decorrer da fuga, os rapa-zes relatam terem ouvido diversos estampidos de tiros, quando pas-savam nos arredores da Igreja São Francisco. Ao se depararem com Lu-cas caído inconsciente no banco da frente, Felipe perdeu o controle do veículo, colidindo contra o meio fio. Em seguida, os dois foram detidos.

De acordo com o relato, os jo-vens foram afastados da cena em outra viatura por aproximadamen-te 15 minutos, tempo que os poli-ciais teria utilizado para manipular a cena, plantando dois revólveres calibre .38 no veículo e disparando contra a própria viatura, na tentati-va de incriminar as vítimas.

A versão apresentada pelos po-liciais foi contestada pelo delegado plantonista que atendia o caso. Os bento-gonçalvenses ficaram deti-dos por cinco horas e foram libera-dos perante pagamento de fiança por crime de embriaguez ao vo-lante. Lucas foi levado ao hospital, mas faleceu menos de 24h depois.

os rapazes afirmam que não pos-suíam armas.

Como fator agravante, a de-cisão judicial também cita que um dos revólveres supostamen-te encontrado dentro do veícu-lo pertencia a um morador de Caxias do Sul, que teve sua casa invadida dias antes ao ocorrido. De acordo com a apuração dos responsáveis pelo caso, o GPS da viatura policial revelou que o carro ficou estacionado no pon-to apontado pelo dono da arma como local que o revólver estaria por cerca de 50 minutos. O outro

revólver tem número de identi-ficação raspada e sua procedên-cia não foi confirmada. A juíza destacou ainda que a medida é necessária para a garantia da or-dem pública.

Segundo o titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, Rodrigo Duarte, o caso está pra-ticamente encerrado. O oficial pretende indiciar os PMs por homicídio doloso, fraude proces-sual, peculato e abuso de autori-dade. A BM investiga ainda o de-poimento de outras testemunhas oculares, que afirmam terem

presenciado os policias atirando contra a própria viatura em uma rua próxima ao local onde Lucas foi baleado.

Em entrevista ao Semanário, na semana passada, o condutor do veículo, Felipe Veiga, reve-lou que, embora assumisse seu erro, por dirigir após consumir bebidas alcoólicas, nada justifica a atitude dos policiais. “Foi um ato equivocado. Confio na ação dos investigadores e no final o desfecho será a punição dos res-ponsáveis”, afirma. Na ocasião, as investigações da polícia ainda

estavam em fase inicial, entre-tanto, o rapaz garantiu que não possuíam armas no veículo.

“Conduta fora dos padrões”

Durante a noite de quinta--feira, uma semana após a ocor-rência da perseguição e poucas horas após o despacho da juíza para a procedência na prisão dos investigados, o comando do CRPO/Serra caracterizou a ati-tude dos PMs, durante entrevis-ta coletiva, como ilegal e fora dos padrões da polícia. “instauramos o inquérito policial militar de imediato na noite em que o fato ocorreu. Detectamos que nessa ocorrência não havia condução de alguns aspectos técnicos. As primeiras provas foram agre-gadas ainda na sexta-feira pela manhã, onde constatamos que a versão apresentada pelos poli-ciais não condizia com a realida-de. Após análise de todos os fatos, optamos pela petição da medida de prisão preventiva contra os três integrantes da guarnição”, explica o coronel Silva. O oficial ressalta que os indiciados ficarão presos por tempo indeterminado e que a corporação terá até 15 dias para concluir a investigação. O resultado servirá como base para a Justiça Militar do Estado apontar uma resolução ao caso. Os servidores se encontram no Presídio Policial Militar, em Por-to Alegre.

Envolto em uma atmosfera de dever cumprido, o coman-

dante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Serra), coronel Antônio Osmar da Silva, anunciou, na noite de quinta--feira, 11, que os três policiais en-volvidos na perseguição e morte do bento-gonçalvense Lucas Raffainer Cousandier, 19 anos, na madrugada de 4 de feverei-ro, ficarão detidos até o fim do inquérito instaurado pela corpo-ração. A decisão corrobora com o despacho deferido pela juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, por acreditar que existam provas suficientes para atestar que os servidores alteraram a cena do crime a fim de incriminar as ví-timas. O pedido de prisão partiu do Comando Regional de Polícia Ostensiva, que abriu um inquéri-to policial militar para investigar o caso.

De acordo com a investigações da Polícia Militar (PM) e da Bri-gada Militar (BM), Cousandier, Veiga e Signor saíram de Bento para passear em Caxias num veí-culo Ka. Na avenida Itália, bairro São Pelegrino, os policiais ini-ciaram a perseguição. À polícia, Veiga admitiu que estivesse em-briagado e, por isso, optou por iniciar fuga da guarnição. A per-seguição terminou na Perimetral Sul. Em contradição a versão dos policiais, durante depoimento,

REPROD

UÇÃ

O, FACEBOO

K

Cristiano [email protected]

Sábado, 13 de fevereiro de 2016 31Segurança

Relembre o caso

Page 32: 13/02/2016 - Jornal Semanário - Edição 3.206

Capa S

Conheça a história de Angélica Zappas

Cabelos

Cuidados com os fios loiros no verão

Saúde & Beleza

Caderno S

A Edição www.jornalsemanario.com.br48 páginas

BENTO GONÇALVESSábado13 DE FEVEREIRO DE 2016ANO 49 N°3206

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Primeiro Caderno ......................32 páginasCaderno S ................................12 páginas Saúde & Beleza .......................4 páginas

CRISTIAN

O M

IGO

NMoradores viram reféns do medo

Página 30