13/11/2013 - jornal semanário - edição 2977

16
Temporal em Bento BENTO GONÇALVES, QUARTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2977 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br Recurso do fundo não é garantia de dinheiro Giordani substitui Zanesco na presidência Hora de recomeçar FGTS CIC-BG Tempestade de granizo, combinada com chuvarada provocou danos em praticamente todos os bairros e várias localidades do interior, levando o medo e a tensão para milhares de famílias Páginas 8, 9, 10, 11 e 12 Página 4 Página 5 MARCELO MACIEL

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 11-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Temporal em Bento

BENTO GONÇALVES, QUARTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2977 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br

Recurso do fundo não é garantia de dinheiro

Giordani substitui Zanesco na presidência

Hora de recomeçar

FGTS CIC-BG

Tempestade de granizo, combinada com chuvarada provocou danos em praticamente todos os bairros e várias localidades do interior, levando o medo e a tensão para milhares de famílias

Páginas 8, 9, 10, 11 e 12

Página 4 Página 5

MA

RCEL

O M

ACIE

L

Page 2: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 20132 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

Quando a dor e a força se juntamEDITORIAL

Os estragos provocados pelo temporal que assolou Bento Gonçalves ainda estão sendo calculados mas, com certeza, deixaram marcas em boa parte da comunidade. Ao longo de toda a segunda-feira, 11, e terça-feira, 12, era comum vermos pessoas falando que nunca tinham visto algo do gênero acontecer na Capital do Vinho. Afinal, a destruição percorreu quase todos os bairros e também localidades do interior. A situação só não pode ser clas-sificada como arrasadora graças ao fato de que nenhuma

vida humana foi perdida.Porém, quem andou pelos

bairros e também no interior de Bento Gonçalves pode ver no rosto das pessoas a triste-za e aflição com o que tinha acontecido. Em São Pedro, quatro tempestades com gra-nizo dizimaram pomares e parreirais. Cerca de 400 famí-lias tiveram em torno de 80%

de tudo o que cultivavam perdido. Chega a ser desespera-dor saber que vários meses de trabalho duro e dedicação foram inutilizados pela natureza. Parece castigo, além de ser algo muito difícil de se aceitar.

No Tancredo Neves, um senhor de 54 anos por pouco não perde a vida. Ele não queria sair de sua casa, que estava prestes a desabar. Preferia morrer a ter que deixar seus 11 gatos, seus companheiros de cotidiano, desampa-rados. Felizmente, os integrantes do Corpo de Bombei-ros e da Defesa Civil convenceram o homem a deixar o

A mesma calamidade que traz dor e sofrimento a várias famílias, pode mostrar a força e união de um povo nos momentos mais difíceis

imóvel que, 10 minutos depois, ficaria em pedaços ao de-sabar em um penhasco de 20 metros de altura. Em todos estes casos, cenas fortes marcaram as últimas 48 horas dos bento-gonçalvenses. Todos nós, de uma forma ou de outra, fomos afetados por este temporal.

Porém, a mesma calamidade que traz dor e sofrimento, pode mostrar a força e a união de um povo nos momen-tos mais difíceis. Ainda na segunda-feira, 11, os primeiros atos de solidariedade começaram a aparecer. Dezenas de pessoas ligaram para a redação a fim de se informar de qual forma poderiam ajudar e entregar donativos. Ao sa-berem da escassez de lonas no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil, empresários de vários setores começaram a doar material de suas empresas a fim de evitar que a água da chuva invadisse a casa de quem foi atingido pelo tempo-ral. Foi comum, ao longo destas 48 horas, ver um vizinho abrigando outro, trazendo uma peça de roupa seca ou um cobertor para tirar o frio.

Todos estes atos de solidariedade mostram a força da comunidade de Bento Gonçalves. Este não é um povo que vence apenas pela pujança do seu trabalho, mas também pela união de todos nas horas mais difíceis. As ações mos-tram que o temporal derrubou muitas pessoas, mas que to-das estão dispostas a levantar e começar de novo. Do zero, se for preciso. Parabéns, moradores de Bento Gonçalves. Sendo bento-gonçalvenses, ou não, todos, na mais abso-luta certeza, deram um pouco de si para que o município supere rapidamente os prejuízos materiais que ocorreram nas últimas 48 horas. Tempo este que muitas famílias de-morarão para esquecer.

ESTE É O FORMATO DE COLU-NA PARA NOTAS A rua que liga a avenida Arlindo Franklin Bar-bosa ao Lar do Ancião, no bairro São Roque, se chamará Alameda Anna Tedesco Variani. A homena-gem ocorre a menos de um mês do centenário da benfeitora ben-togonçalvense, qu

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

Quando pensamos em educação dos filhos, parece que é uma coisa simples e fácil, que desenvolvemos na prática do dia a dia, mas infelizmente não é assim que funciona.

A responsabilidade que temos em relação à educação de uma criança é um grande desafio. Ela tem início já na gestação e nos primeiros meses depois do nascimento. O cuidado com alimentação, higiene, saúde, sono e outros fatores fazem parte da educação, pois desde então estamos ensinando aos nossos filhos amor, ética, responsabilidades e valores.

Conforme a criança cresce, além de todos os cuidados que devemos ter, é função dos pais e/ou responsáveis impor limites. Com isso, entra em cena o temido “NÃO”. Uma palavra tão pequena, de apenas três letras, mas como é difícil dizê-la; mais difícil ainda é manter-se firme na decisão negativa!

Em razão de trabalhos e afazeres diários, muitos pais não veem seus filhos praticamente o dia todo e, como forma de suprir essa ausência, permitem a eles fazer o que quiserem, pois se sentem culpados por não participar da rotina das crianças. Isso sem contar com receio que muitos pais têm de serem tachados de “autoritários”, “conservadores”, com medo de reproduzir a educação repressiva que receberam. Com isso, acreditam que estão educando adequadamente.

Portanto, o não às vezes é necessário, mas alguns cuidados são necessários. Pense bem antes de negar algo ao seu filho. Uma vez decidida, a imposição deve ser mantida. Ceder ao choro ou à chantagem fortalece ainda mais a criança, que cada vez mais irá insistir, chorar, fazer birra, pois ela sabe que, ao final, conseguirá o que deseja. Ela está te testando.

Ceder é a fórmula para a criança crescer achando que as pessoas estão no mundo para realizar seus desejos.

Outra coisa importante: pai e mãe devem sempre estar de acordo em relação às decisões sobre os filhos. Quando não houver consenso, o casal não deve discutir na frente da criança. Se ela perceber que os pais não estão se entendendo sobre determinada situação, ganha ainda mais força para aquilo que deseja, pois percebe a vulnerabilidade deles.

A maior dificuldade nisso tudo é que fazer a criança entender que, enquanto ela ainda é pequena, pode ter (alguns) de seus desejos satisfeitos, mas que, na escola e, futuramente, no trabalho, as coisas não serão assim.

Na escola, a criança se socializa mais rapidamente e acaba aprendendo que existem outras crianças no mesmo espaço e que regras e limites são necessários. Devemos lembrar que a escola é um aliado, e não uma substituição dos pais.

Lembre-se: o “não” também é uma forma de amor! Dizer não aos filhos é um modo de demonstrar amor e carinho, além de ensiná-lo que a vida impõe limites o tempo todo, querendo eles ou não. Com isso, eles serão poupados de maiores sofrimentos por serem “mimados” ou “imaturos” e, nos momentos de decepções e frustrações que seguirão ao longo de suas vidas, saberão como lidar e conduzir da melhor forma essas situações.

E você, está sabendo impor limites aos seus filhos?

Quando o ‘não’ é uma forma de amorARTIGO

DANIELE VILELA LEITEOrientadora Educacional na Empresa Planeta Educação

Page 3: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 3Opinião

Painel

O barril, antes utilizado no ama-durecimento do vinho, agora virou arte. Até o dia 24 de novembro a Via del Vino recebe a “Exposição de Barris”. A mostra integra o pro-jeto Aromas da Terra e é realiza-da através da parceria de artistas do município com a prefeitura de Bento Gonçalves.

As obras têm a execução e cria-

ção de 20 artistas plásticos que de-coraram as pipas com tintas, gesso, arame, papel machê, esponjas, bis-cuit, entre outros materiais. Cada barril de vinho mostra a diversida-de da cultura italiana na inspiração de artistas que fizeram da arte uma mobilização cultural. A exposição irá percorrer outras cidades do es-tado até 2014.

DIV

ULG

AÇÃ

O

PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO, SIDGREI SPASSINI, SOBRE FECHAMENTO DO SUPERMERCADO ANDREAZZA

Não será possível a abertura do mercado até não termos uma definição do poder

judiciário sobre as adequações A pergunta

que não quer calar

Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) diz que 62% (no ano passado eram 61%) dos brasileiros vão usar o 13º para pagar as dívidas. E sendo assim, você aí que não está entre os oito mil assinantes do Semanário, vamos fazer uma assinatura?

Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

O número de pedidos de fa-lência em todo o País subiu de 156 em setembro para 181 em outubro, apurou a Serasa Ex-perian. Do total de pedidos do mês passado, 94 foram feitos por micro e pequenas empre-sas, 39, por médias empresas e 48, por grandes.

“A continuidade da elevação das taxas de juros tem aumen-tado o custo financeiro das empresas, colocando-as em maiores dificuldades, em um ambiente de baixo crescimento econômico”, avaliam os eco-nomistas da instituição.

O total de recuperações judi-ciais requeridas subiu de 75 em setembro para 104 em outu-bro. A maior parte dos pedidos (82) foi feita pelas micro e pe-quenas empresas. Na sequên-cia, vieram grandes empresas (12 pedidos) e médias (10).

Lançado em novembro de 2003, o Programa Luz Para Todos completou 10 anos. A meta ini-cial do governo era levar acesso gratuito à energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas no meio rural até o ano de 2008.

Passado o tempo, os dados mostram que, até março de 2012, o Programa já chegou para cerca de 14,4 milhões de moradores rurais de todo o País. Os investimentos chegam a R$ 20 bilhões, dos quais R$ 14,5 bilhões são do governo federal.

Os juros cobrados pelos bancos no cheque es-pecial voltaram a subir, acompanhando o movi-mento de elevação da taxa básica de juros, a Selic. Pesquisa realizada pela Fundação Procon apon-tou uma taxa média mensal do cheque especial de 8,25%, superior à verificada no levantamento feito em outubro, de 8,18%.

Já a taxa mensal do empréstimo pessoal ficou pra-ticamente estável, variando de 5,27% para 5,28% no período. A pesquisa envolveu seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Eco-nômica Federal, HSBC, Itaú e Santander.

Aconteceu na 16ª CRE uma reunião com repre-sentantes da UCS-Campus Bento Gonçalves para estabelecer parceria com a nova forma de oferta de Licenciatura em Geografia pelo PARFOR.

O Curso que será totalmente gratuito é para professores que já estão atuando há pelo menos três anos nas Escolas Públicas da Região. Ini-cialmente serão ofertadas 30 vagas para quem já possui alguma licenciatura. As inscrições ini-ciaram no dia 05 e irão até o dia 13 de janeiro de 2014, com duração de 4 anos pela Plataforma Paulo Freire.

O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que aumenta em dois milhões o público potencial de doado-res. A atual faixa etária para doação é de 16 a 67 anos. Países como EUA, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também assinou em Brasília, portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país. Para doar sangue é necessário apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional

O déficit da balança comercial brasileira teve redução: com o resultado das duas primeiras semanas de novembro, o saldo negativo acumulado do ano agora é de US$ 913 milhões. Ao fim de outubro, o déficit acumulado no ano era de US$ 1,832 bilhão, o pior resultado desde 1998. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em novembro até dia 10, a balança apresentou superávit de US$ 916 milhões, re-sultado de US$ 6,116 bilhões de exportações e de US$ 5,2 bilhões de importações.

Pedidos de falência subiram no mês de outubro

10 anos do Programa Luz Para Todos

Juro de cheque especial sobe

Licenciatura gratuita em Geografia

Idade máxima para doação de sangue é ampliada

Redução do déficit da balança comercial

Você acredita que a BGF vai chegar nas semifinais do

estadual série ouro?

TrêsPontos...“Vai chegar com tran-quilidade, pois o time melhorou muito a exemplo dos anos an-teriores e poderá con-tar com o apoio da

torcida principalmente no jogo des-ta noite, no ginásio”. André Alonço dos Reis, 20 anos, militar, morador do bairro Santa Marta.

“Com certeza, pois tem condições téc-nicas e um bom time de futsal, além de uma boa comissão técnica, desta for-

ma, capacidade é o que não falta ao grupo”. Jéssica Penteado, 27 anos, promotora de vendas, mora-dora do bairro Juventude.

“Tenho confiança numa vitória diante do Cachoeira, já que o time está bem orga-nizado e conta ainda com o apoio da co-

munidade, desta forma a classifi-cação virá”. Daniela Kolassa, 20 anos, consultora de vendas, mora-dora do bairro Fátima.

JOSIANE RIBEIRO

Barris de cultura

Page 4: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 20134 Geral

Diversas centrais sindicais de Bento Gonçalves já enca-minharam ações pedindo a correção do saldo das contas do FGTS. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobi-liário de Bento Gonçalves (Sitracon), por exemplo, já registrou cerca de 300 enca-minhamentos, ampliando ho-rário de atendimento para po-der suprir a grande demanda.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhado-res nas Indústrias Metalúrgi-cas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento (Stimmme), Elvio de Lima, a entidade já registrou mais de 1 mil ações. Os pedidos estão sendo enca-minhados desde setembro na sede e subsede do Stimmme. “Fomos um dos primeiros sin-dicatos a encaminhar as ações

Quem promove a ação busca recuperar perdas desde 1999. Judiciário ainda não se posicionou a respeito

Documentos necessáriosPara encaminhar a ação o

trabalhador precisará dos se-guintes documentos: Identida-de, comprovante de endereço, Número do PIS/PASEP, Cópia

da Carteira de Trabalho, Ex-trato Analítico do FGTS (Caixa Econômica Federal) e Carta de Concessão do Benefício (no ca-so dos aposentados).

Sindicatos entram com ações coletivas

Saiba mais

Para entrar com a ação a pessoa deve procurar o sindicato da sua categoria ou contratar um advogado particular.

A Justiça decidirá se a pessoa poderá sacar o dinheiro. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques.

Todos que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013 podem encaminhar.

Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período trabalhado.

Tire suas dúvidas e saiba como pedir a revisão

Entenda o processo

No início de cada mês, as empresas depositam na Caixa o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário - o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em 1991, foi definido que a Caixa aplicaria mensalmente sobre o valor depositado no FGTS a correção pela Taxa Referencial (TR) com remuneração anual fixa de 3%.

A partir de junho de 1999, com a redução da TR, os trabalhado-res passaram a ter perdas.

Em novembro de 2002, todo ganho acima da inflação consegui-do entre 1991 e 1999 desapareceu.

A partir de 2009, trabalhadores e sindicatos entraram com ações na Justiça contra a Caixa para tentar mudar o sistema de correção do FGTS para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

O objetivo de quem promove a ação é recuperar as perdas des-de o ano de 1999, sob o argumento de que os valores deposita-dos não foram corretamente atualizados.

Redução da TR ocasionou perdas

[email protected]

JOSIANE RIBEIRO

Ações não garantem o reajuste

A corrida para corrigir os valores do Fundo de Ga-

rantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem se intensificado em Bento Gonçalves. Cente-nas de trabalhadores estão mo-vimentando ações para pedir o recálculo retroativo a fim de repor as perdas na correção do FGTS. As perdas ocorreram devido a correção aplicada so-bre os saldos depositados no Fundo, pela Taxa Referencial (TR), que não representa a rea-lidade inflacionária.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal de Bento, a agência recebe dia-riamente 200 solicitações de Extrato do FGTS. A demanda é grande, com vários pedidos por dia. Até agora nenhuma ação foi ganha ainda.

A Caixa reforça que o uso da Taxa de Referência (TR) se vale de dado divulgado pela autoridade monetária, ou seja,

Revisão do FGTS

Processos para pedir o recálculo retroativo do Fundo mobilizam trabalhadores. Até agora, nenhuma ação foi favorável ao trabalhador

Josiane Ribeiro pelo Banco Central do Brasil. Desta forma, o banco vem conseguindo, na justiça, ganho de mérito em todas as ações já julgadas que versam sobre o tema em questão.

O advogado Alexandre Riz-zardo explica que a ação ob-jetiva substituir o atual índice (TR) por outro que melhor reflita a inflação. “A Taxa Re-ferencial é inexpressiva e não contempla a nossa realidade inflacionária, especialmente nos últimos anos. Entre setem-bro de 2012 e junho de 2013, por exemplo, a taxa foi zero. O objetivo de quem promove a ação é recuperar as perdas desde o ano de 1999, sob o argumento de que os valores depositados não foram corre-tamente atualizados”, explica.

Para Rizzardo a ação é viá-vel, apesar do resultado ainda ser incerto, tendo em vista que o Judiciário ainda não consoli-dou um entendimento sobre a matéria. Atualmente a Justiça

gaúcha contabiliza mais de cin-co mil ações de trabalhadores que tentam reaver essas perdas. “Das milhares de ações que tramitam na Justiça, em instân-cias iniciais, nenhuma teve de-cisão com trânsito em julgado, ou seja, definitiva, que tenha percorrido todas as instâncias possíveis. Não sabemos como o Judiciário vai se comportar, pois essa é uma situação nova, que pode representar um rom-bo bilionário nas contas do go-verno”, destaca.

Trabalhadores que tiveram saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, aposentados ou não, po-dem encaminhar os pedidos ju-dicialmente. A pessoa pode en-trar com uma ação individual ou em grupo. “É importante que o interessado ingresse com a ação o quanto antes, principalmente para que possa ter uma solução do Judiciário da forma mais bre-ve possível”, afirma.

para tentar reaver o dinheiro corrigido. Para isso disponibi-lizamos o atendimento de uma advogada para orientar os as-sociados e encaminhar os pro-cessos”, explica.

Os valores a serem resgata-dos dependem de cada caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu va-lores depositados no FGTS. Há situações em que a atua-lização pode chegar a 88,3% do valor do fundo. “Se existe mesmo Justiça, essa injustiça com o trabalhador deverá ser sanada. Não podemos ficar calados. Por isso é importante a união e a iniciativa de enca-minhar as ações. Os primeiros pedidos foram negados, mas acredito que com a pressão de todos os sindicatos e trabalha-dores os valores serão recupe-rados”, destaca Elvio de Lima.

Page 5: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 5Geral

Entidade escolhe nova diretoria para 2014/2015

A nova diretoria do Centro de Indústria, Comércio e

Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) foi eleita na noite de segunda-feira, 11. O em-presário Leonardo Giordani foi eleito presidente por acla-mação e comandará a entidade durante o ano do centenário (2014-2015).

Giordani assume o CIC/BG no lugar do empresário Jorda-no Zanesco. O novo presiden-te, que assumirá o comando da entidade no dia 26 de novem-bro em um jantar com asso-ciados, convidados e lideran-ças estaduais, afirma que sua gestão será “correta e próxima dos associados. Temos, ainda, o desafio de elevar o nome do CIC no ano do seu centenário homenageando todos que aju-daram a construir a entidade fazendo dela a mais represen-tativa instituição do municí-pio”, enfatiza.

Além de Giordani, também

A professora e ex-secretária de Educação de Bento Gonçal-ves, Jaqueline Fávero, foi eleita a presidente do diretório munici-pal do Partido dos Trabalhado-res (PT). A eleição ocorreu no domingo, 10, e elegeu Jaqueline com 51 votos, contra 46 votos recebidos por Vaine Meneghet-ti, que ocupava o cargo de pre-sidente do diretório.

A chapa encabeçada por Ja-queline contou com o apoio dos quatro vereadores da ban-cada do partido na Câmara de Vereadores. A chapa de Jaque-line também venceu a eleição

ELEIÇÃO CIC/BG

Posse da nova direção ocorrerá no dia 26 de novembro durante jantar

Giordani (E) assume a presidência no lugar de Jordano Zanesco (D)

Jaqueline Fávero assume a direção do partido dia 10 de fevereiro

Ex-secretária é eleita presidente do PT em Bento

TOMAZ GRACILIANO/RÁDIO DIFUSORA, ESPECIAL

DIVULGAÇÃO

por 47 a 45 votos. A outra cha-pa contava com o apoio do ex--secretário de Meio Ambiente e ex-vereador Airton Minúsculi.

Do total dos afiliados no município, 70% estavam ap-tos a votar (101). Deste total, três votos foram em branco e um nulo. Além das eleições municipais, os filiados de Bento puderam votar para as eleições das executivas esta-dual e federal.

A nova presidente assume o comando do partido no muni-cípio a partir do dia 10 de feve-reiro de 2014.

foram eleitos os três primeiros e três segundos vice-presiden-tes para as áreas da indústria, comércio e serviços. Além des-tes, foram eleitos primeiro e segundo diretores secretários e primeiro e segundo tesoureiros.

O novo presidente comuni-cou que uma das estratégias para fortalecer a administração

do CIC é diminuir o número de diretores. Já Zanesco, que passa a presidir o Conselho Superior do CIC/BG, desta-ca que o trabalho conjunto é fundamental para o andamen-to das atividades. “Trabalhare-mos juntos e agora a nova di-retoria terá mais tranquilidade na gestão”, avalia Zanesco.

Page 6: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 20136 Geral

Sindiserp seguecom negociações

PRODUÇÃO NACIONAL

INAUGURAÇÃOServidores municipais

Com auxílio do IPLAN, assessoria econômica contratada, sindicato pretende profissionalizar negociações para conquistar o ganho real

Encontros estão sendo com o secretário de Finanças, Marcos Fracalossi

Novo serviço da montadora estará disponível aos clientes da região

Renault Minuto inicia em Caxias amanhã

Vinhos apresentados nos EUA

Telefone: (54) 3203.3000Segunda a sexta: 8h às 18hSábado: 9h às 18hEndereço: Av. Ruben Ben-

to Alves, 7436 (Entre o via-duto Campo dos Bugres e a rótula da Av. Júlio).

RENAULT MINUTO CAXIAS DO SUL

Na tarde de quinta-feira, dia 07 de novembro, a presi-dente do Sindicato dos Ser-vidores Públicos de Bento Gonçalves, Isaura Bolesina Zandonai, o administrador da Iplan Assessoria, Cândi-do Luis Teles da Roza e o servidor Ricardo Genehr, se reuniram com o secretário de Finanças de Bento Gon-çalves, Marcos Fracalossi. A finalidade do encontro foi melhor compreender o ce-nário econômico do municí-pio, condição essencial para elaboração de uma política salarial que proporcione a recomposição integral da inflação aos salários, com o fim das perdas, e a conquista do ganho real, ou seja, o au-mento acima da inflação.

O Sindicato optou pela con-sultoria para profissionalizar as negociações salariais atra-vés de estudos técnicos. “Em função das perdas salariais de 2012 e 2013, temos que buscar informações precisas e corre-tas para o servidor não ficar prejudicado”, afirma Isaura, complementando. “Devemos acompanhar as despesas do município com Pessoal e, de igual forma, saber das dificul-

Uma rede de serviços para quem não tem tempo a per-der. A Renault do Brasil está oferecendo a seus clientes um motivo a mais para manter em dia a manutenção de seus veículos. A décima segunda unidadedo‘Renault Minuto – Serviços Rápidos’no Brasilse-rá inaugurada oficialmente no dia 14 de novembro pela DR-SUL, em Caxias do Sul. Será o primeiro ponto de atendimen-to da rede na região da Serra gaúcha eo segundo do Estado.

O Renault Minuto é um centro de serviços de reparos rápidos que dá aos clientes a qualidade de peças originais e a garantia de fábrica, por preços competitivos. Com estrutura ágil e mão-de-obra qualificada, o conceito – cria-do pela montadora francesa há 26 anos - é focado no pós--venda para oferecer uma op-ção prática, econômica e sem burocracia aos proprietários de veículos que precisam de serviços de pequena e média complexidade.

“No Renault Minuto, o cliente encontra serviços que as oficinas tradicionais não oferecem. Estamos falando de profissionais treinados pela fábrica, da certeza de pe-ças genuínas e da garantia da marca sobre os serviços reali-zados. Tudo com rapidez no atendimento e com um custo acessível”, diz a diretora da DRSUL, Adriane Santarém.

Com horários estendidos, sem necessidade de agenda-mento e ambiente confortável (inclusive com acesso à rede wi-fi), o Renault Minuto pro-

dades enfrentadas. O município herdou dificuldades financeiras, mas não é o servidor público que deve arcar com esse ônus”.

Fracalossi afirmou que a situ-ação econômica de Bento Gon-çalves ainda é crítica. “Se deixás-semos de pagar os fornecedores, a dívida seria em torno de 40% maior. Elegemos esta priorida-de pois, num futuro próximo, os próprios servidores sairiam prejudicados”, disse, articulan-do que, apesar das dificuldades, é a favor do reajuste salarial do funcionalismo. “Não sou contra

Serão realizadas duas Master Classes nesta semana, nos Es-tados Unidos, com o somme-lier Evan Goldstein. A primeira ocorreu ontem em Washington, no restaurante brasileiro Fogo do Chão. Amanhã, será a vez de San Francisco receber a aula sobre os vinhos, na Churrascaria Espetus. As apresentações de 15 rótulos, de nove vinícolas, são direciona-das a profissionais do mundo do vinho, incluindo sommeliers e donos de restaurantes.

o aumento, mas penso que de-vemos ficar dentro da realida-de. A briga pelo reajuste deve ser feita com argumento técni-co e não com emoção”.

Cândido defendeu a pro-posta de estabelecer um tra-balho para a conquista do ganho real. “Queremos pro-duzir informações corretas e mesas de negociação in-teligentes”. Em breve, a co-mitiva se reunirá novamente com mais membros do Exe-cutivo, para dar continuidade às negociações.

Participam as vinícolas Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Aurora, Geisse, Perini e Salton. A pro-moção é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Wines of Brasil, projeto de promoção do vinho brasileiro no Exterior, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Pro-moção de Exportações e Investi-mentos (Apex-Brasil).

A gerente de promoção Co-mercial do Wines of Brasil,

porciona comodidade, trans-parência e agilidade aos clien-tes. Conforme Adriane, a ideia é fazer com que os consu-midores utilizem serviços de forma ágil, rápida, econômica e segura. “Desde a entrada do cliente até a saída com o veícu-lo, o contato que ele terá será 100% com o mecânico. Se quiser, ele pode até acompa-nhar o conserto”, acrescenta.

São operações rápidas que não ultrapassam duas horas de duração como: revisões, trocas de óleo, filtros, ba-terias, correias, reparos em freios, suspensão, pneus, conjunto de iluminação, sis-temas de ignição, balancea-mento e alinhamento.Além disso, este centro de serviço rápido oferece gratuitamente uma inspeção de 21 pontos de segurançapara todos os clientes.

“A inauguração dessa nova unidade do Renault Minu-to, em Caxias do Sul, reitera nosso compromisso de es-tarmos cada vez mais próxi-mos dos nossos clientes, ofe-recendo um serviço eficiente e de excelente custo-benefí-cio”, afirma Alessandro Ve-torazzi, diretor de Pós-Ven-da da Renault do Brasil.

Roberta Baggio Pedreira, res-salta a realização de eventos e de aulas direcionadas nos Es-tados Unidos para aumentar ainda mais a visibilidade do vinho brasileiros no mercado norte americano. Em outu-bro, a invasão brasileira em Nova York se deu através de dois eventos de grande porte, o Wine and Food Festival e Be Brasil, com profissionais e consumidores na cidade mais populosa do país.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Page 7: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 7Geral

Prefeitura interdita mercado

Na última semana a prefei-tura de Bento Gonçalves

solicitou o fechamento do Su-permercado Andreazza em vir-tude de algumas irregularidades. O estabelecimento foi inaugu-rado na quinta-feira, 7, na rua Luiz Alegretti, bairro Licorsul. Devido a problemas com alvará, o supermercado foi fechado ofi-cialmente na tarde do sábado, 9, cumprindo o prazo de 48 horas estabelecido pela prefeitura.

Em nota de esclarecimento, a prefeitura informou que, ao tomar conhecimento sobre o estabelecimento estar funcio-nando sem autorização dos ór-gãos responsáveis, determinou que a fiscalização se dirigisse ao local. Mediante irregularidades verificadas e em decorrência ao descumprimento da legislação, a prefeitura não autorizou a ocupa-ção do imóvel. Em comunicado enviado na segunda-feira, 1, a rede de Supermercados Andre-azza informou que a loja recém inaugurada estará fechada para atender as demandas solicitadas pela notificação da prefeitura, com reabertura em breve.

Município tenta reversão de demolição

De acordo com o procurador geral do município, Sidgrei Spas-sini, a prefeitura ingressou com

Empreendimento

Problemas com alvará ocasionaram o fechamento do Super Andreazza no final da tarde de sábado, 9

Pedido de demolição do prédio devido irregularidades é de 2006

Entenda o caso

Em dezembro de 2006, o município ingressou com uma ação demolitória contra o pro-prietário do imóvel;

Em outubro de 2009 o juízo da 3ª Vara Cível julgou proce-dente a ação, concluindo que a demolição da obra deveria ser efetivada em oito meses;

Em junho de 2010 o réu en-trou com recurso de Apelação para reverter a decisão;

Em fevereiro de 2011 o Tri-bunal de Justiça do Estado jul-gou a apelação. A determina-ção da demolição foi mantida;

Ainda no mesmo mês o réu ingressou com recurso de Agra-vo de Instrumento nos autos da decisão, alegando “fato novo”. O “fato novo” seria um parecer favorável do IPURB, através do qual então o réu teria pago a Área de Terreno Adicional Re-ferencial (ATAR) no valor de R$ 20.041. A medida foi negada em março;

Em janeiro de 2012, tendo o processo voltado do Tribu-nal de Justiça para o Fórum de Bento, o réu peticionou nos autos da ação demolitória di-zendo que, segundo parecer técnico, a obra estaria regula-rizada. O IPURB teria expedi-do uma “Carta de Habitação”;

Em 26 de março de 2012, o Ministério Público, através do Promotor Dr. Alécio Silvei-ra Nogueira, afirmou que a re-gularização administrativa da obra afrontava a decisão do Tribunal de Justiça “Informa-mos a extração de cópia da petição e documentos para juntada em investigação que tramita à 2ª Promotoria Cível acerca de eventual ato de im-probidade administrativa”;

Em abril de 2013, a Juíza da 3ª Vara Cível determinou a de-molição do prédio no prazo de seis meses;

Em agosto o TJRS rejeitou o recurso, confirmando a já de-terminada demolição;

Na quinta-feira, 7, o An-dreazza inaugurou em Bento;

Sabendo da irregularidade, a prefeitura solicitou o fecha-mento do estabelecimento. O Andreazza fechou no final da tarde de sábado, 9.

Josiane Ribeiro

[email protected]

JOSIANE RIBEIRO

uma ação demolitória contra o prédio diante de algumas irregu-laridades ainda em 2006. “Em momento algum houve a autori-zação de funcionamento do mer-cado nessa gestão. A direção do estabelecimento apenas fez um pedido de liberação do habite-se nesse ano, o qual foi negado”, ex-plica. Conforme o procurador, a prefeitura está tentando uma conciliação com Ministério Público e judiciário para que o prédio não seja demolido. “A nossa administração tem por visão o incondicional apoio a setores que tem por escopo a geração de emprego e renda. No entanto, cobramos o cum-primento da legislação vigente. As pessoas precisam entender que a demolição de um imóvel na sua totalidade é uma medida extrema, se for possível multar-mos o proprietário e regularizar o que for possível dentro da lei e com aval da justiça, entende-mos plausível”, afirma.

Spassini cita o parecer do de-sembargador relator do proces-so que sinalizava em seu parecer a possibilidade de edição de uma lei regulamentando construções irregulares, desde que penalize o infrator. “Não será possível a abertura até não termos uma de-finição do poder judiciário. Caso abrir, será fechado compulsoria-mente e multado”, define.

Page 8: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 20138 Geral

48 horas que ninguém vai esquecerDois dias de chu-

va torrencial e, pelo menos, quatro

quedas de granizo provoca-ram destruições em sequência em Bento Gonçalves. Pratica-mente nenhuma área do mu-nicípio escapou ilesa da tem-pestade que castigou a Capital do Vinho. Mais de 400 casas na área urbana foram danifi-cadas, cerca de 230 ruas terão que ser recuperadas, devido ao grande estrago. No inte-rior, a comunidade de São Pe-dro foi a mais atingida, com mais de 400 famílias perdendo boa parte de sua produção de frutas. Desabamento de casas, queda de barreiras nas rodo-vias, inundações em residên-cias e destruição por toda a parte marcaram as últimas 48 horas em Bento.

O prefeito Guilherme Pasin decretou estado de calamida-de pública na segunda-feira, 11, mudando, na manhã de ontem, para estado de emer-gência. O chefe do Executivo foi um dos que não sosse-gou enquanto não esteve na maioria dos bairros para ver a situação da população e quais suas necessidades.

Até o final da tarde de on-tem, mais de 30 mil metros de lona já tinham sido distri-buídos. A comunidade bento--gonçalvense se mobilizou e está doando telhas, cobertores e colchões para quem precisa. O recebimento dos donativos está sendo concentrado no Gi-násio Municipal de Esportes.

Uma casa desabou no bair-ro tancredo Neves e centenas tiveram o telhado danificado pelo granizo. Moradores do bairro Vila Nova 2 sofreram com a inundação de suas re-sidências, devido às fortes chuvas. A partir de hoje, uma força-tarefa do 6º BCOM es-tará auxiliando a comunidade na recuperação dos imóveis e também no recolhimento de donativos pela cidade.

Um deslizamento de pe-dras e a queda de uma árvo-re no quilômetro 5 da ERS-444, no bairro Eucaliptos, deixou o trânsito interrompi-do por cerca de 24 horas. A rodovia foi liberada no final da tarde de ontem. Morado-res que residem nas proximi-dades da encosta retiraram os móveis e se instalaram em casa de vizinhos e pa-rentes. Apesar da violência do deslizamento, nenhuma pessoa ficou ferida, graças a ação rápida da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Temporal em Bento Gonçalves

Tempestades de granizo, fortes ventos e chuva torrencial provocaram inundações em todos os cantos da cidade, destruiram o telhado de mais de 400 casas, dizimaram lavouras e pomares no interior, além de danificar cerca de 230 ruas em diversos bairros

Ana Maria Aldrovandi está com a casa ameaçada no bairro Cohab II

Macir da Silva retirou os móveis de casa com medo do deslizamento

Prefeito Guilherme Pasin esteve na maioria dos bairros da cidade acompanhando a situação dos moradores e vendo suas necessidades

No bairro Tancredo Neves uma cratera se abriu no asfalto

Page 9: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

48 horas que ninguém vai esquecerTempestades de granizo, fortes ventos e chuva torrencial provocaram inundações em todos os cantos da cidade, destruiram o telhado de mais de 400 casas, dizimaram lavouras e pomares no interior, além de danificar cerca de 230 ruas em diversos bairros

O antes e o depois de uma casa em local de risco no Tancredo Neves

Várias árvores caíram nas ruas da cidade

O grande volume de água acabou estourando a tubulação no bairro Cohab II. Os moradores ficaram várias horas sem água na segunda-feira

Cerca de 30 mil metros de lonas já foram distribuídos na cidade Creche do bairro Borgo cancelou as atividades Casa foi invadida pelas águas no bairro Vila Nova II

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 9Geral

COMO FAZER DOAÇÕES

Os donativos podem ser en-tregues junto ao Ginásio Mu-nicipal de Esportes, localizado na Rua Presidente Costa e Sil-va, 212, no bairro Planalto. As pessoas também podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055-7337 para que o mate-rial seja recolhido. No caso das doações de lonas, elas devem ser feitas diretamente no Corpo de Bombeiros que centraliza o cadastramento e a distribuição.

Page 10: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 201310 Geral

Produtores contabilizam as perdas

A tristeza é visível no rosto dos pro-

dutores do Distrito de São Pedro, em Bento Gonçal-ves, uma das regiões mais atin-gidas pela chuva de granizo que ocorreu no domingo, 10. Boa parte deles estima que as perdas ultrapassem os 50%. A área de cultivo da família de Ivandro Le-rin foi uma das mais prejudica-das. Para ele, as perdas deverão chegar a 90%, pois boa parte da produção de pêssego e nectarina estava pronta para ser colhida. Outras famílias como De Toni e Kaminski também obtiveram perdas significativas. No total, foram quatro quedas de granizo na região, entre a tarde e a noite de domingo.

Uma comitiva formada pela Secretaria de Agricultura, Sin-dicato dos Trabalhadores Ru-rais e Comissão da Agricultura visitou as propriedades do dis-trito atingidas para analisar as perdas e orientar os agriculto-res de como proceder em re-lação ao seguro agrícola e no tratamento dos parreirais.

Temporal

Chuva de granizo foi registrada quatro vezes no Distrito de São Pedro, e afetou o cultivo de pêssegos, nectarinas e hortaliças

Cachos já apresentam grãos machucados pelas pedras de granizo Quatro quedas de granizo foram registradas no Distrito de São Pedro

Quedas de terra nas estradas afetam a trafegabilidade de veículos

Fruticultores terão que retirar dos pés as frutas atingidas por granizo

Frutas atingidas por pedras ficaram danificadas para venda

Prejuízos nos parreirais ainda estão sendo contabilizados

Comitiva visitou as famílias atingidas pelo temporal no distrito

Secretário de Agricultura Thompsson Didoné verificou estragos

Pedro Kaminski analisou os estragos dos parreirais após o temporal

Propriedade de Ivandro Lerin foi a mais prejudicada pelas pedras

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

Page 11: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 11Geral

Granizo causou estragos na região

Os prejuízos do temporal estão

sendo avaliados em Pinto Bandeira. O levantamento está sendo realizado pelo vice--prefeito e secretário de Agricul-tura, Loris Franceschini e pelo secretário de Obras, Saneamen-to e Trânsito, Danio Nichetti.

Os primeiros dados prelimina-res apontam que 50% da produ-ção de uva (estimada em 27 mil toneladas) e de pêssego (prevista em 20 mil toneladas) estão per-didas. Além das perdas nestas culturas, outros setores também foram bastante atingidos. Na Li-nha Liberdade, o vendaval atin-giu um aviário. Na mesma loca-lidade, a produção de hortaliças ficou prejudicada, pois o granizo atingiu grande parte da planta-ção. As estradas do interior tam-bém foram prejudicadas com o temporal. Ocorreram quedas de barreiras, alagamentos em alguns pontos, o que dificulta o tráfego pela vias. As mais afeta-da estão nas linhas Jacinto, 40 e Rio Branco. A previsão é de que a recuperação das estradas pode levar até 30 dias.

O município de Santa Tereza realizou um levantamento prévio dos estragos causados pelo temporal. Aproximada-mente 60 famílias registram perdas na cultura de uva, isto é, cerca de 30%. Entre os problemas estão as estradas e alguns bueiros entupidos. Alguns aviários foram atingidos, mas não ocorreram mortes de pintos. Após as seguradoras visitarem as propriedades, a Emater deverá elaborar um laudo técnico. Ficou definido em re-união realizada ontem, 12, que não será decretado Estado de Emergência.

Temporal

Pinto Bandeira e Santa Tereza contabilizam perdas nas culturas de uva, pêssego, nectarinas e hortaliças, na zona rural

Viticultor não possuia seguro de sua produção, na Linha 22

Município de Santa Tereza registrou perdas nos parreirais

Plástico que cobria estufa de tomates foi perfurado por granizo

Família teve que deixar a residência localizada na Linha Amadeu

Pêssegos estavam prontos para serem colhidos na Linha Anunciata

Arlindo Lerin avaliou os prejuízos nos pomares, na Linha Palmeiro

Galhos de pessegueiros ficaram quebrados na Linha Rio Branco Pomares foram atingidos por pedras e frutos cairam no chão

Vice-prefeito Loris Franceschini visitou as propridades do município

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

DIVULGAÇÃO

Page 12: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 201312 Geral

Produtores avaliam prejuízos

O mês de outubro ficou rosa para alertar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama. Agora chegou a hora de ficar tudo azul para despertar os homens sobre a importância da realização de exames para evitar o câncer de próstata.

O mês de novembro é dedi-cado à campanha de combate ao câncer de próstata e às ati-vidades relacionadas à saúde do homem, já que o dia 17, foi escolhido para marcar a luta mundial contra a doença. En-gajada na campanha a unidade da Estratégia da Saúde da Fa-mília (ESF) do Progresso rea-liza na sala de espera trabalhos de conscientização para saúde

Perto de completar 15 anos de atuação no mercado de au-tomóveis na região Nordes-te do Rio Grande do Sul (em 2014), o grupo DRSUL passa a oferecer a seus clientes mais um ponto de venda de veícu-los da marca, em Caxias do Sul. Trata-se de um moderno show room, dedicado exclusi-vamente à comercialização de automóveis zero quilômetro da Renault.

“A DRSUL Cinquentenário tem um atendimento diferen-ciado, com foco nos veículos novos, funcionando no mes-mo endereço onde está instala-da o centro de serviços rápidos Renault Minuto. Tanto a loja quanto a central proporcio-nam ao consumidor mais co-

Após praticamen-te todo o dia visi-

tando as comunidades do interior atingidas pelo tem-poral, uma reunião extraor-dinária do Conselho Munici-pal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa) foi promovida na segunda-feira, 11, e contou com a presença do vice-prefeito Mário Ga-bardo, do secretário de Agri-cultura Thompsson Didoné, de subprefeitos dos distritos, representantes da Emater, do Instituto do Brasileiro do Vi-nho (Ibravin), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ve-readores e produtores do Dis-trito de São Pedro.

O encontro teve como obje-tivo avaliar a real situação das perdas através de relatos de produtores e repassar os dados ao Município para decretar ou não Estado de Emergência, mesmo que já tenha sido de-clarado estado de calamidade pública por 120 dias. Essa me-dida auxiliará os produtores na renegociação de dívidas e ao acionarem o seguro agrícola.

PROGRESSO CAXIAS

Estragos

Reunião foi convocada pelo Comapa para debater medidas a serem adotadas para auxiliar os agricultores após chuva de granizo

Conselho esteve reunido na tarde de segunda-feira na prefeitura

Unidade promove ações durante o Novembro Azul

DRSUL abre moderno show room

Informações

DRSUL Renault Cinquente-nário, (54) 3202.3000

Endereço: Av. Rubem Bento Alves, 7436.

Contato

Levantamento

Cerca de 400 famílias foram atingidas, de 500 residentes;

Culturas atingidas: uva, pês-sego, caqui, kiwi, pera e necta-rina foram estimados, de ma-neira geral, de 60% a 80% de perdas na produção. Nas es-tufas de hortifrutigranjeiros, cercas que somam aproxima-damente 20 mil metros qua-drados e a perda da cobertura plástica foi de 100%.

Foi um dos menos atingi-dos, com danos na ordem de 3% a 5%.

As localidades mais atingi-das foram a Linha Zemith e Santa Lúcia, com perdas em torno de 10%.

As perdas foram de 10% a 20% da produção de uvas.

Aviários registraram danos nos telhados.

São Pedro

Tuiuty

Vale dos Vinhedos

Faria Lemos

FONTE: PREFEITURA DE BENTO GONÇALVES

Estefania V. Linhares

[email protected]

ESTEFANIA V. LINHARES

Na propriedade de Nestor Donatto, em São Pedro, a esti-mativa de perda inicial é de 80% de pêssegos e 40% de uvas. A perda da uva poderá chegar a 50%, nos parreirais de Vilson Strapazzon. Ele lembra ainda que os números podem au-mentar com o passar dos dias, quando começará a aparecer ainda mais para frente. Entre os produtores mais prejudicados está o fruticultor Ivandro Lerin que projeta que as perdas che-guem a 90% da produção de nectarina e pêssego.

Segundo a subprefeita do Distrito de Faria Lemos, Rejane

Ferrari Enderle, o Vale Aurora foi muito atingido, e que as per-das podem chegar a 80%. Na comunidade, os aviários tive-ram o telhado perfurado pelas pedras de granizo. Além disso, algumas residências foram des-telhadas ou tiveram a cobertura perfurada. Na comunidade de Natividade, não foi registrado granizo, mas o vento forte aca-bou estragando os parreirais. Rejane acredita que as perdas possam chegar a 20%.

As condições das estradas foi um dos pontos abordados pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inês

Fagherazzi, que sugeriu que se-jam feitos reparos nas vias de acesso às propriedades, quan-do forem realizados trabalhos nas estradas públicas. Ela ain-da orientou aos produtores do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proa-gro), que informem o mais rápido possível os bancos refe-rentes às perdas. A maioria dos produtores possuem seguro agrícola, porém estão preocu-pados como será no próximo ano, pois as parreiras podem ter quedas na produção, em virtudes das pedras de granizo terem danificado os pés.

Vistoria

A Defesa Civil do Estado esteve ontem, 12, em Bento realizando um levantamento de dados nos distritos para verificar os estragos. O grupo visitou propriedades e fez re-gistros através de fotos para avaliar de forma geral os estra-gos. A partir dos dados cole-tados será analisado o Decreto de Emergência.

do homem. No local é possí-vel esclarecer dúvidas e buscar orientações.

Grupos

Na última semana, foi rea-lizado na ESF, o encontro de Diabéticos e Hípertensos. O encontro contou com a par-ticipação da fisioterapeuta do NASF Suzana Saciolotto. Na ocasião, foram abordados as-suntos referentes à cuidados diários que se deve ter para prevenção de doenças. Os participantes puderam escla-recer dúvidas O próximo en-contro está agendado para o dia 2 de dezembro.

modidade”, afirma a diretora da DRSUL, Adriane Santarem.

A loja e o Renault Minuto inauguram oficialmente neste 14 de novembro, a partir das 11h, com brunch para con-vidados e imprensa. Na oca-sião, estará presente o diretor de Pós-Venda da Renault do Brasil, Alessandro Vetorazzi e o gerente Regional Sul da Re-nault do Brasil, Everton Kur-dejak.

O horário de funcionamento do show room será o mesmo da matriz da DRSUL: de se-gunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados (exceto feriados), das 9h às 18h. Além da DR-SUL Cinquentenário e do Re-nault Minuto, o grupo DRSUL possui três concessionárias

plenas (Caxias do Sul, Ben-to Gonçalves e Canela), uma loja exclusiva de veículos se-minovos da marca Renault em Canela e, no próximo mês de dezembro, inaugura mais uma concessionária na Zona Sul de Porto Alegre, totalizando sete lojas Renault em todo Estado. Ainda no segundo semestre de 2014, a DRSUL abre conces-sionária em Taquara.

Page 13: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 13Esportes

Escalações

CarlãoDalvanMamauBatonLucas Tanque

TiagoPaulo RenatoPeléCarlãoSuelton

Bento Gonçalves segue muito bem representada no GP Gaúcho de Motoveloci-dade. Robson Portaluppi che-gou na primeira colocação na penúltima e quarta etapa que aconteceu no Autódromo In-ternacional de Guaporé no domingo, 10. Portaluppi tem 96 pontos na competição, e soma seis de vantagem para o segundo colocado, Alex Qua-dros, que tem 90. Uma segun-da colocação na prova que acontece no Uruguai, nos dias 7 e 8 de dezembro, dá o título da competição para Robson Portaluppi na categoria GP 1000 e que poderá ser o penta--campeonato gaúcho.

Na categoria 300 cc, Rafael Portaluppi também mandou bem e chegou na primeira co-locação e segue líder. O segun-do colocado na GP 300 é Alan

X

BGF vai para o “tudo ou nada”Estadual Série Ouro

Apoio do torcedor será fundamental para empurrar o time rumo à vitória e à classificação da fase final da Série Ouro de Futsal

O BGF não tem mais es-colha, para hoje à noite,

13, somente a vitória interes-sa para que a equipe de Bento Gonçalves possa passar à pró-xima fase do Estadual da Série Ouro. O Bento joga em casa, no Ginásio Municipal de Es-portes a partir das 20h30min. A participação do torcedor será fundamental para que o time que representa o municí-pio na série ouro de futsal pos-sa avançar no campeonato. A torcida de hoje à noite também é pela vitória do Carlos Barbo-sa em novo confronto com Sa-nanduva, e derrota da equipe da Afusca para a Assoeva.

A campanha

O BGF não conseguiu bons resultados nas últimas duas partidas. A equipe perdeu para o Atlântico o último jogo por 4 x 3 em Erechin, e não segu-rou a Assoeva que aplicou 2 x 1. Apesar dos resultados, o

grupo da capital do vinho, que esteve sempre no limite com seu plantel na competição, conseguiu se manter entre os melhores na tabela de classi-ficação. Dessa forma, no jogo desta quarta-feira, tudo pode acontecer, dependendo do re-sultado da equipe de Bento e de como irão ocorrer os ou-tros jogos, a BGF tem grandes chances de classificação

A direção do clube pede mais uma vez o apoio do torcedor. Para o dirigente do BGF, Adil-son Coelho, a partida desta noite será a mais importante do ano. “O Cachoeira é um

adversário difícil, mas nós te-mos possibilidades de vitória porque eles estão na mesma condição que o BGF, só que com um saldo muito inferior ao nosso. A combinação deles (Cachoeira) é muito impro-vável, para uma classificação. Esse será o jogo do ano para o BGF, mesmo dependendo de resultados paralelos, o que pen-saremos é que, se tudo ocorrer como manda o figurino, e as equipes que participaram da Liga, ganharem seus jogos, a classificação com certeza vai ser alcançada,” disse Coelho

O BGF tem três derrotas em

casa em todo o campeonato, na primeira partida da primeira fase e na segunda fase, em dois jogos com adversários difíceis, Assoeva e ACBF. Segundo Adilson Coelho, esse retrospec-to mostra que a equipe de Ben-to tem um poder muito grande dentro de casa. “O nosso gru-po está empenhado, junto com a comissão técnica e fazendo um grande trabalho até o mo-mento,” concluiu o dirigente

Para o técnico Vaner Flores não é possível fazer nenhum tipo de previsão antes do tér-mino da fase classificatória. Os jogos da última rodada vão

Time de Vaner Flores precisa vencer para chegar nas semifinais

MARCELO MACIEL

Vinicius Mieznikowski

Aguiar de Lima. Rafael tem um excelente aproveitamento na competição e está bem per-to do título. O piloto de Bento Gonçalves tem 19 pontos de vantagem e basta que comple-te a prova para sagrar-se cam-peão da categoria.

A competição já tem cam-

Portaluppi vence em GuaporéMOTOVELOCIDADE

Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol de campo de Monte Belo do Sul. No domingo, 10, quatro jogos movimentaram a rodada. Na localidade de Santa Bárbara, Cruzeiro e Nacional empataram em 2 x 2. O Santa Bárbara, equipe local, bateu o São Paulo por 7 x 0. No Está-dio Municipal, o Grêmio bateu

Municipal de campo define semifinalistas

MONTE BELO DO SUL

o Rosário por 2 x 1 e o 24 de Maio bateu o Fátima por 2 x 1.

Com os resultados, os confron-tos da fase semifinal ficaram da seguinte forma, Cruzeiro x 24 de Maio e Santa Bárbara x Grêmio. As partidas acontecem no do-mingo, 17, e devem contar com a presença de um grande público. Os jogos acontecem no Estádio Municipal a partir das 14h30min.

peões em outras categorias, como na Old Challenge, para pilotos com mais de 38 anos. Rogério Gentil Fernandes (GP 1000), Ernani Moraginski (250cc), Sérgio Martins Correa (Ninja 300), Elder Cabreira (GP Light) e Rafael Rosanelli (Turismo 1000).

Robson Portaluppi conquistou mais uma vitória no domingo

Fátima é uma das equipes do Municipal que foi para a semifinal

FOTOS DIVULGAÇÃO

[email protected]

decidir se o BGF fica ou sai. Depois do jogo entre ACBF e Sananduva, na quinta-feira, 7, onde a equipe de Carlos Bar-bosa venceu por 3 x 1, aumen-taram as chances de classifica-ção. “Nós seguimos treinando muito forte durante o final de semana, até o dia do jogo.” dis-se o treinador.

O foco total da equipe de Bento Gonçalves está no jogo de hoje à noite.

O único desfalque para a equipe de Bento é o goleiro Alemão, que foi expulso da partida com o Atlântico de Erechin.

A direção do clube faz cam-panha para ajudar as pessoas que estão sofrendo com os da-nos causados pelos temporais dos últimos dias. O ingresso para o jogo tem o custo de R$ 10,00, sendo que o torcedor que comprar e colaborar com 1kg de alimento não-perecível (menos sal) ganha outro in-gresso na hora.

Page 14: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 201314 Esportes

Quartas de final estão fervendoRodada 11/11

Rodada 14/11

Ligeirinho F.C. 3 x 3 Samuca´s

São Bento 4 x 4 Papela-ria Portal

Panizzi F.C. x Parma F.C.

Local: Ginásio Municipal

Horário: 19h30min

Santa Helena x Tancredo

Local: Ginásio Municipal

Horário: 20h30min

Segunda-feira

Quinta-feira

Amanhã tem rodada dos jogos de ida do Campeo-

nato Citadino de Futsal. Os jogos desta quinta, 14, fecham as partidas de ida das quar-tas de final da competição. Entram em quadra a partir das 19h30min, Panizzi F.C. x Parma. Na sequência, o San-ta Helena Futsal faz um jogo difícil com o Tancredo. Os jogos acontecem no Ginásio Municipal de Esportes.

O Campeonato Citadino de Futsal entra na fase decisiva de mata-mata. As equipes entram em quadra buscando o resulta-do positivo para poder avançar para a fase semifinal. Um bom resultado nos jogos de ida, pode ajudar muito no segundo confronto da volta.

Na segunda-feira, 11, dois empates com muitos gols. Na primeira partida da noite o Ligeirinho F.C. e o Samuca´s United empataram em 3 x 3. A partida foi marcada por boas jogadas e lances disputados, do primeiro ao último minu-to. No segundo jogo da noite o São Bento Futsal, encarou a equipe da Papelaria Portal,

melhor campanha da chave B na fase classificatória. A parti-da começou equilibrada com as duas equipes, partindo para o ataque. O São Bento abriu o placar e depois ampliou, 2 x 0. O Portal foi para o ata-que e conseguiu encostar no placar, através de cobranças de tiro livre. As duas equipes reclamaram muito da arbitra-gem durante o jogo, devido a

não marcação de faltas, o que deixou a partida mais nervosa.

No segundo tempo o São Bento tinha a frente da parti-da, ganhava por 4 x 3, quan-do iniciou a reação da equipe da Papelaria Portal, que fez algumas substituições, que deram um novo fôlego ao grupo e logo veio o empate, 4 x 4, placar final.

Para o técnico Edson Ba-

tista do São Bento, a parti-da foi muito equilibrada e a equipe poderia ter rendido mais dentro de quadra. “Nós acabamos tomando dois gols de bola parada na partida, te-mos que cuidar mais das fal-tas. Faltou mais calma para o nosso time no momento que estávamos com a posse de bola e onde poderíamos ter um resultado melhor,”

disse o treinadorA fase semifinal do Citadino

de Futsal está marcada para os dias 26 e 28 de novembro. Estão agendados dois jogos de ida no dia 26 e dois jogos de volta no dia 28. Paralelas às partidas, acontecem as semifi-nais do campeonato Citadino de Futsal Feminino.

Citadino de Futsal

Jogos da segunda-feira,11, terminaram empatados e campeonato promete mais gols amanhã no complemento da rodada

Vinicius MieznikowskiVINICIUS MIEZNIKOWSKI

São Bento Futsal abriu o placar e depois o Portal foi buscar o empate do jogo que terminou em 4 x 4

[email protected]

Hélen Spadari vence prova em Porto Alegre

ATLETISMO

A atleta Hélen Spadari segue conquistando títulos. No do-mingo, 10, em Porto Alegre, Hélen deixou mais de trinta concorrentes para trás e ficou com a primeira colocação no

geral feminino. O evento re-uniu cerca de 1500 atletas de todo o estado do Rio Grande do Sul. Hélen correu um per-curso de 3 km com o tempo de 11min35s.

Atleta participou da Lets Run, tradiconal prova do atletismo gaúcho

Gauchão define os classificados ESTADUAL MÁSTER

O Bento Máster carimbou o passaporte para as quartas de final do Campeonato Gaúcho Master. A equipe comandada pelo técnico Silvio dos Santos, venceu no domingo, 10, a equi-pe do Feliz pelo placar de 4 x 1. Com esse resultado o Bento Máster foi a única equipe que obteve 100% de aproveita-mento na segunda fase e fica no aguardo para saber quem será o seu adversário. O Ben-to fez 18 pontos em seis jogos, sendo que a equipe não teve nenhuma derrota nesta fase.

O time do Esportivo Más-ter, também avançou pelo Estadual Máster. O alvi-azul ganhou por W.O da equipe de Vila Rosa, última colocada da

chave E, assim o placar ficou em 1 x 0 para a equipe de Ben-to Gonçalves que foi a segun-da colocada da chave D, com nove pontos em seis jogos. Na sexta-feira, 15, ainda acontece a partida que está em atraso pela fase classificatória, Frigo-sul x Juvenil jogam em Canoas.

Bento Máster venceu no domingo, 10, e espera próximo adversário

FOTOS DIVULGAÇÃO

O Bento Máster está na espe-ra pelo adversário da próxima fase. Dependendo do resultado da partida entre Frigosul e Juve-nil, o Bento pode pegar na pró-xima fase um destes três times: Encantado, Feliz ou o próprio Juvenil. A rodada do mata-mata começa no domingo, 17.

Page 15: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 15Esportes

Domingo - 17/11

Flamengo x Inter Eulália16h30min - Eulália

Barracão x Estrela da Serra16h30min - 8 da Graciema

Flamengo x Inter Leopoldina14h30min- Eulália

Barracão x Estrela da Serra14h30min - 8 da Graciema

Quadro A

Quadro B

Sábado - 16/11

Barracão x Cruzeiro L.15h - São Pedro

São Pedro x Rosário M.B17h - São Pedro

VeteranosO Distrital dos quadros A e B definiu os classifica-

dos da fase semi-final no do-mingo, 10. A “empatite” que tinha aparecido nos jogos da ida, resolveu voltar nos jogos da volta, do quadro A. O Fla-mengo de São Valentim foi a única equipe que avançou pelo quadro A, sem a necessidade de penalidades. Os jogos que aconteceram nas localidades do Barracão, São Valentim e 8 da Graciema, mobilizaram as comunidades locais, que contaram com o apoio de suas torcidas. No quadro A, O Flamengo goleou o Grêmio Tuiuty, placar de 5 x 2 e ga-rantiu a vaga na próxima fase. Barracão e Inter da Leopoldina empataram em 1 x 1 no tempo normal e nos pênaltis quem le-vou a melhor, foi a equipe do Barracão, 4 x 3, garantindo a vaga na próxima fase. No jogo entre Inter da Eulália e Estrela da Serra, novo empate, 1 x 1 e novamente cobrança de pênal-tis. O vencedor do confronto foi o Inter da Eulália que fez 5 x 3, em mais uma partida equi-librada do quadro A.

O quadro B teve vitória do Barracão sobre o Inter da Leopoldina, 3 x 1, resultado que levou o confronto para os pênaltis. O Inter foi mais

forte nas cobranças e levou a melhor, placar final de 4 x 2 nas penalidades para a equipe da Leopoldina.

O Estrela da Serra bateu o Inter da Eulália no tempo normal, 2 x 1, e foi mais uma equipe a disputar penalida-des, onde manteve a consis-tência do jogo e conquistou a vaga na fase semifinal com o placar de 5 x 4. O Flamen-go seguiu o exemplo do qua-dro A, no quadro B e tam-bém aplicou goleada, 6 x 1 no Sociedade Cruzeiro.

Com estes resultados qua-

Jogos decididos nas penalidadesDistrital

Equipes dos quadros A e B entram em campo no domingo para brigar pelas vagas na grande final da competição

tro equipes avançam em cada quadro. Com os classificados, os confrontos dos quadros A e B ficaram da seguintes forma: Flamengo x Inter da Eulália e Barracão x Estrela da Serra, jogam pelo quadro A. No qua-dro B o Flamengo enfrenta o Inter da Leopoldina e o Barra-cão pega o Estrela da Serra.

Veteranos

O Distrital de Veteranos teve dois jogos pela fase se-mifinal, todos realizados na li-nha Leopoldina. No primeiro,

o São Pedro que era o gran-de favorito, empatou com o Rosário de Monte Belo em 2 x 2. As duas equipes fizeram um jogo muito equilibrado na primeira partida de ida da fase semifinal. A equipe do técnico Ariel, não conseguiu fazer as mesmas apresentações de ou-tros jogos. O Rosário, por sua vez, mostrou que tem plantel para passar à próxima fase e promete esquentar a bri-ga pela vaga na grande final do Veteranos.

Na segunda partida da tar-de pelo veteranos, o Cruzeiro

da Leopoldina se impôs pe-rante o Barracão. A equipe da casa foi para o ataque desde o início do jogo e mostrou um bom rendimento dentro de campo. O resultado da luta dos jogadores apareceu no placar final, 2 x 1 para o Cru-zeirinho e vantagem para a partida da volta em São Pedro.

O distrital de veteranos se-gue equilibrado no seu final. Os jogos da volta prometem muitas emoções até o último minuto.

[email protected]

O Cruzeiro da Leopoldina ganhou a primeira partida válida pela fase semifinal do Veteranos, 2 x 1

Vinicius Mieznikowski

Cristiam Oltramari é o melhor na Master A

CICLISMO

A equipe da Associação Bento-Gonçalvense de Ciclis-mo obteve bons resultados, no Campeonato Gaúcho de Resis-tência que aconteceu na cidade de Caxias do Sul no domin-go, 10. Na categoria Master A Cristiam Oltramari ficou com a primeira colocação e Leo-nardo Somensi com o segun-do lugar. Participou também da prova o atleta Tadeu Luzzi. Paulo Maganani, na categoria Máster B teve problemas com

a bicicleta e teve que abando-nar a prova no final. Destaque para a volta de Gelson Sche-nato, que voltou a competir em provas oficiais depois de estar dois anos afastado. Schenatto retoma na mesma cidade onde começou no ciclismo em 1963, quando fez sua primeira prova na modalidade.

O próximo desafio da Asso-ciação de Ciclismo é durante os dias 15, 16 e 17 em Santa Catarina.

VINICIUS MIEZNIKOWSKI

Page 16: 13/11/2013 - Jornal Semanário - Edição 2977

Dia de ir àssemifinais

Futsal Série Ouro

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 16 páginasClassificados .......................... 16 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira13 DE NOVEMBRO DE 2013ANO 47 N°2977R$ 3,00

CAMPEONATO DISTRITAL

Flamengo e Barracão seguem na competição

Página 15

EMPREENDIMENTOS

Prefeitura interdita novo supermercado

Página 7

POLÍTICA

Jaqueline Fávero é a nova presidente do PT

Página 5

CITADINO DE FUTSAL

Jogos de ida das quartasde final seguem amanhã

Página 14

EditorialQuando a dor e a força se juntam fala dos problemas e solidariedade durante o temporal

BGF enfrenta o Cachoeira Futsal hoje, às 20h30min, e precisa da vitória para ficar entre os quatro melhores do estado de novo

JOSIA

NE RIBEIRO

FOTO

S MA

RCELO M

ACIEL

Página 13