13/12/2014 - jornal semanário - edição 3.088

36
BENTO GONÇALVES Sábado 13 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 47 N°3088 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Arielso e Elisabethe perderam a vida em acidente com motocicleta na RSC-453 Páginas 26 e 27 Indústria moveleira Setor vai fechar ano com crescimento Apesar da recessão econômica, empresas de Bento vão concluir 2014 com aumento de 3% nas vendas ALTAMIR OLIVEIRA/RÁDIO ESTAÇÃO FM, DIVULGAÇÃO Página 30 Rodovias Cidade lamenta morte do casal Copat

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

BENTO GONÇALVESSábado13 DE DEZEMBRO DE 2014ANO 47 N°3088 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Arielso e Elisabethe perderam a vida em acidente com motocicleta na RSC-453

Páginas 26 e 27

Indústria moveleira

Setor vai fechar ano com crescimentoApesar da recessão econômica, empresas de Bento vão concluir 2014 com aumento de 3% nas vendas

ALTA

MIR O

LIVEIRA/RÁ

DIO

ESTAÇÃ

O FM

, DIVU

LGA

ÇÃO

Página 30

Rodovias

Cidade lamenta morte do casal Copat

Page 2: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

O aprender ‘humano’Ser humano, não se refere apenas ao nascer ho-

mem, e sim ao ato de cultivar e desenvolver atri-butos, tais como: compaixão, solidariedade e be-nevolência para com os outros. Características que são próprias de pessoas “muito humanas”. Não nos basta nascer humano, temos também que che-gar a sê-lo, coisa que ocorre ou não, dependendo do ambiente que nos rodeia: família, educadores, e todos que nos servem de exemplo e modelo, além da nossa busca e aceitação dos valores do bem que nos são passados.

Nascemos humanos, mas só chegamos a sê-lo plenamente quando os outros nos contagiam com a sua humanidade. O ser humano nasce prema-turo em relação a outras espécies, pois, depende totalmente dos outros para atender suas necessi-dades básicas, por longo tempo; diria que até sua morte, por ser este um ser social.

A possibilidade de ser humano só se realiza efetivamente por meio dos outros, com os quais fará tudo para se parecer. É através da imitação, e aprendizagem eterna que nos tornamos diferen-tes das outras espécies, e por meio da observação, e do corrigir dos mais vivenciados que o homem desperta da sua ignorância, pois se não houvesse a falta do saber, não existiria a atribuição ao esforço para ensinar.

Ser humano consiste em compartilhar com to-dos o que já sabemos e aprender com os outros

o que desconhecemos. Para ensinar é necessá-rio ter vivido, por isto a importância dos mais velhos, que já estão a mais tempo na escola da vida. O ensinar com amor potencializa o apren-dizado, visto que a presença do afeto só faz enri-quecer a tudo ,e a todos.

Ao nascer o homem é apenas uma série de dis-posições genéticas que serão conduzidas, traba-lhadas e desenvolvidas através da aprendizagem; apesar da nossa capacidade de captar as coisas, precisamos de ajuda dos nossos semelhantes para entrar no simbólico dos significados.

O homem, nasce para o intercâmbio, e não para o isolamento, pois só a partilha nos torna verda-deiramente humanos. Somos eternos aprendi-zes em busca do conhecimento, e em prol de um mundo mais justo e humano. “A Educação base de tudo, alicerce da sociedade”.

A verdadeira educação consiste não só a ensi-nar a pensar, mas também a pensar sobre o que se pensar.

Artigo

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

ELIZABETE VIEIRA FERRI Professora

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

Resistindo à criseEditorial

Vem do setor moveleiro uma notícia importante em tempos de recessão econômica. Os estudos apontam que, apesar da retração de consumo, o volume de vendas deve crescer em torno de 3% neste ano. Este dado mostra que nem tudo foi tempestade para as indústrias de Bento Gonçalves. O problema é saber até quando conseguire-mos resistir à crise que se assola em boa parte do país?

Para 2015, a palavra mais citada pelos economistas é a aposta na inovação e criatividade para driblar a reces-são, que deve apertar ainda mais o cinto das empresas no ano que vem. Quem não inovar, não vai crescer e terá que realizar demissões e acumular prejuízos. Quem conseguir apresentar novas alternativas ao mercado vai crescer pouco, mas vai conseguir manter uma estabilidade.

De acordo com os estudos do Institu-to de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o ano que vem será difícil, mas deve haver crescimento em todos os aspectos, desde a produção, a venda no varejo e o se-tor como um todo. Mas, também, vai ser preciso ousadia para se manter a frente no mercado. Deixar de fazer mais do mesmo e partir para a criação de novos conceitos. O estudo do IEMI mostra que o problema não é o preço, mas sim a exclusividade do produto apresentado. Quanto mais única a peça, mais valiosa ela se torna, fazendo com

Crise econômica se supera com

criatividade, ousa-dia e inovação

que o consumidor não leve em conta o preço para adqui-rir ou não o produto.

Para que se tenha um crescimento sólido após a pas-sagem da crise, é necessário investimento nos momen-tos de recessão. Por isso, 2015 será o ano dos ousados. Aqueles que aumentam suas publicidades e insistem em mostrar que sua empresa ou indústria continua forte e não foi abalada pelo período conturbado da economia brasileira.

Os economistas de vanguarda pregam que as expressões “cortar custos” e “re-dução de despesas” não estão mais na moda quando a economia nacional está fragilizada. Os especialistas acreditam que ações conservadoras deixam as em-presas mais estagnadas e evitam que elas cresçam, mesmo que timidamente. O in-

vestimento em tecnologia avançada para melhorar o aca-bamento dos produtos e agilizar a produtividade são al-gumas das alternativas para que a estagnação econômica seja superada de forma mais rápida e segura.

Crise econômica se supera, também, com criatividade e ousadia, coisas que os empreendedores bento-gonçal-venses já mostraram que têm de sobra. Basta potencia-lizar este talento e esta habilidade de reverter situações adversas para colher bons frutos no futuro.

Sábado, 13 de dezembro de 20142 Opinião

Page 3: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Internautas integrantes de uma página no facebook que posta flagras de problemas nas ruas de Bento Gonçal-ves captaram estas duas si-tuações que são, no mínimo, inusitadas. São dois postes de energia elétrica que estão quebrados, presos apenas pelos cabos de aço.

Estes flagrantes foram fei-tos na avenida São Roque, próximo à igreja do bairro, e na rua 10 de Novembro, no Cidade Alta, próximo à anti-ga fábrica da Todeschini. Faz vários meses que os postes estão danificados e nenhu-ma medida foi tomada para solucionar o problema. Será que estão esperando uma tragédia acontecer para fa-zer a troca do poste?

Tendo como objetivo prin-cipal estreitar o relaciona-mento com todo interior do estado, a Associação Mé-dica do Rio Grande do Sul (Amrigs), por meio da tra-dicional Caravana Amrigs, estará novamente em Bento Gonçalves na terça-feira, 16, encerrando as atividades do projeto em 2014 na região.

Todos os profissionais da

área de saúde es-tão convidados para apreciar a palestra gratuita “Sui-cídio, alcoolismo e crack” ministrada pelo Dr. Sérgio Louzada e a apresentação do Grupo Vocal Amrigs. O encontro acontece no audi-tório do Hospital Dr. Bar-tholomeu Tacchini, a partir das 13h30min.

O Sindicato Rural da Serra Gaúcha comemora amanhã o seu primeiro ano de atividades. Para isso, realizará uma festa para seus associados a partir das 9h, na comunidade da Linha Paulina. O evento deve contar com a presença do presidente da Farsul, Carlos Sperotto. São esperadas cerca de 800 pes-soas para participar do almoço de confraternização. Também serão sorteados mais de 300 brindes em um rifão durante a tarde. Haverá demonstração e teste-drive de caminhonetes e trator novos italianos. O Sindi-cato reúne produtores de Ben-to Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tere-za, Garibaldi e Carlos Barbosa.

À espera da queda

Amrigs em Bento

Sindicato Rural

Sábado, 13 de dezembro de 2014 3

Painel

Será que passeios com o animal de estimação, em horário de expediente, estão autorizados para CCs?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

HUMOR Moacir Arlan

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O FACEBO

OK

Page 4: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 20144 Opinião

[email protected]

Isso lhe interessaNinguém desconhece que foi graças a pedidos de di-

rigentes de entidades empresariais de âmbito estadual que a ex-governadora Yeda Crusius introduziu o fami-gerado, ilegal e inconstitucional (no meu entender e no de muitos juristas e advogados renomados, bem como de entidade que DEFENDEM, efetivamente, os interes-ses de seus associados) IMPOSTO DE FRONTEIRA ou “Diferencial de ICMS”. Esse imposto massacra as micros e pequenas empresas que têm que repassá-lo aos seus clientes, gerando um custo bem maior (ele pode chegar a estapafúrdio 13% se em produtos importados) a eles por ser pago em duplicidade. Pois bem, mesmo com tantas micros e pequenas empresas - que são as grandes gera-doras de empregos – protestando e demitindo emprega-dos para assumir esse ônus incrível, Tarso Genro (que enquanto candidato prometeu acabar com ele e retomar o “Simples Gaúcho” original, criado por Germano Rigot-to) não cumpriu o que prometeu e ignorou, solenemente, Lei do Poder Legislativo que colocou um fim a ele.

Sartori também?Pois veio a campanha política de 2014 e José Ivo Sar-

tori, do PMDB e vários partidos aliados, também PRO-METEU ACABAR COM O IMPOSTO DE FRONTEIRA. Passada a eleição na qual obteve significativa vitória so-bre o candidato que prometeu e NÃO CUMPRIU, Tarso Genro, seu vice-governador eleito, José Paulo Cairolli, também presidente da FECOMÉRCIO, reitera, ratifica a posição do novo governo em acabar com esse massa-cre perpetrado contra as micros e pequenas empresas. Eu ouvi Cairolli falar, em entrevista de rádio, que Sartori terminaria com o imposto, sendo uma de suas primeiras ações, cumprindo, assim, o que prometeu. Eis que, po-rém, tão logo foi indicado seu Secretário da Fazenda do Estado, o discurso deste foi de “vamos ver”. E há alguns dias, dois dirigentes de entidades empresarias (AGAS e FIERGS) pediram a Sartori que MANTENHA ESSE IM-POSTO. Mais uma vez a perplexidade deve ter tomado conta dos micros e pequenos empresários e do povo bra-sileiro. Afinal, EMPRESÁRIOS estavam pedindo conti-nuidade de um IMPOSTO. Será que Sartori também irá DESCUMPRIR O QUE PROMETEU e já é Lei promulga-da pela Assembleia Legislativa?

Como mudar isso?No meu modo de entender os culpados são, também,

os micros e pequenos empresários. Eles são associados a entidades que NÃO defendem seus interesses, mas sim os das grandes empresas. Não percebem os micros e pequenos que se não fossem pelas suas contribuições

AntônioFrizzoÚLTIMAS

a essas entidades elas teriam dificuldades em se manter com a força que têm por perderem representatividade. Já é mais do que hora dos micros e pequenos empresários associarem-se a entidades que lutem por eles, não CONTRA eles, como se percebe nitidamente em algumas delas. Normalmente, seus dirigentes são médios e grandes empresários, só que o número dessas empresas é bem, mas bem menor do que as micros e pequenas. Se houvesse conscientização e todos largassem de mão, aliando-se àqueles que, EFETIVAMENTE, os represente, surgi-ria uma entidade grande, forte, significativa. Resta, agora, esperar que JOSÉ PAULO CAIROLLI e JOSÉ IVO SARTORI não caiam na vala co-mum da maioria dos políticos que não cumprem o que prometem.

Eles mandam em tudoCorroborando com o que tenha falado e escrito ao longo de muitos

anos, a revista Superinteressante deste mês apresenta uma ampla re-portagem sobre os “donos do mundo”. A matéria, em sete explicativas e detalhadas páginas, mostra quem são eles, suas fortunas e o poder que exercem ou podem exercer. As manchetes de algumas páginas são em-blemáticas. Dizem elas, em sequência: “OS RICOS FICAM CADA VEZ MAIS RICOS...”; “...MANDAM NA POLÍTICA...”; “...MANIPULAM A ECONOMIA...”; “...E TUDO ISSO MEXE COM SUA VIDA”. O título principal é: “OS VERDADEIROS DONOS DO MUNDO”. A primeira parte da reportagem abre com o título: “As 67 pessoas mais ricas do mundo têm US$ 1,72 trilhão”. E continua: “Tanto dinheiro quanto os 3,5 bilhões de mais pobres”. Arremata dizendo: “Metade de toda a hu-manidade”. A reportagem destaca, ainda, que a economia mundial vive a maior crise em 80 anos, tendo ela destruído milhões de empregos e impede o crescimento da maioria dos países. Ao mesmo tempo, salien-ta, o número de bilionários dobrou e as fortunas deles também. Então? Mandam ou não mandam em tudo?

E aqui, como é?Quem acompanha minhas colunas e meus comentários deve lembrar

as inúmeras vezes a que me reportei aos “donos do Brasil”. Pois bem, essa reportagem trata exatamente disso, só que em âmbito mundial. Aqui, na Pátria Amada Brasil, os “donos” são grandes empresários, em-preiteiros, usineiros, banqueiros, barões da imprensa e ruralistas, indis-cutivelmente, e a Coluna está à disposição para qualquer contraponto. Eles fazem o que querem no Brasil, tendo a seu serviço políticos reno-mados e alguns nem tanto assim. Mas eles elegem, sim, seus “represen-tantes” na política e contam com o respaldo da “imprensa amiga” para fazer a cabeça da dita “opinião pública”. E não são muitas “famiglias” que detém esse poder todo. A grande massa manipulada pelos “donos do Brasil” constitui a classe média, que pensa “saber das coisas”, mas a “mídia amiga” se encarrega de “fazê-la saber o que lhes interessa”. Agora, com as redes sociais, o trabalho ficou facilitado com o auxílio de pessoas regiamente remuneradas para divulgar o que querem. Contam, ainda, com os que chamo de “inocentes úteis” para repassar suas “opi-niões abalizadas”, sem se dar ao trabalho de conferir. Assim os pobres ficam cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, com a clas-se média servindo de instrumento para isso tudo. Repito, a coluna está aberta para contestações e contrapontos.

Primeira: Os boatos – sim, boatos, porque de oficial nada existe, ainda – de que algumas medidas tributárias serão to-madas em 2015 pelo governo preocupam muita gente. Elevações de impostos e cor-tes de benefícios estão no topo dos boatos;

Segunda: A pensão por morte, por exemplo, poderá ter fixado um tempo mí-nimo de casamento ou união estável, limi-tação do teto e do período dos benefícios. Haverá choro e ranger de dentes se isso for feito;

Terceira: Mas, que seria correto, Del-fim Neto, ex-ministro, não tem dúvidas. Disse ele: “Aos 86 anos, vocês não imagi-nam o que têm de moças atrás de mim. Se eu casar com uma delas, ela ganha 80 anos de pensão”. E não é isso o que tem acontecido?

Quarta: Como um novo imposto só pode entrar em vigor no ano seguinte ao de sua criação, não teremos novos impos-tos em 2015, mas aumento de alíquotas, sim. E sobre isso estou fazendo amplo es-tudo para comentar na semana que vem;

Quinta: Nas minhas pesquisas no ar-quivo de revistas encontrei uma Superin-teressante de abril de 2013. Reportagem principal: “Por que tudo no Brasil custa tão caro”?

Sexta: E o subtítulo diz: “Os impostos são parte do problema, é claro. Mas não é só isso. Governos e empresas têm culpa. E, com todo o respeito: você também”. Quem tiver acesso a essa revista, leia. É bastante elucidativa e didática;

Sétima: A programação do “NATAL BENTO” está muito bem elaborada. A prefeitura, com o CDL e muitos apoiado-res, dentre eles o Sindilojas, foram felizes, realmente;

Oitava: Hoje, às 17h, serão abertos os portões do Estádio da Montanha, antigo estádio do Esportivo, na Av. Osvaldo Ara-nha, para a CHEGADA DO PAPAI NOEL, com shows, atividades, brincadeiras e en-trega de presentes para as crianças;

Nona: A entrada é gratuita e está aber-ta a todos. Terá até distribuição gratuita de lanches e refrigerantes. Leve seus filhos e participe. Á noite, na Rua Erny Hugo Dreher, teremos o “Buon Natale, Desfile Cênico e Alegórico”, às 21 h. Ainda às 19 h, o “Projeto Acorde”, no L’América Sho-pping, bem com o “Natal sobre Trilhos” às 19h30min, na Estação Férrea;

Décima: Como se pode notar, Bento Gonçalves está se inserindo no contexto estadual dos grandes eventos natalinos, atraindo turistas e atendendo sua popu-lação. Vamos prestigiar o “NATAL BEN-TO”?

Décima-primeira: Às 14h30m desta sexta-feira, o IMPOSTÔMETRO marcava R$ 1.660.090.636.120,54 e o SONEGÔ-METRO apontava RS 475.219.730.849,14. Que tal? Isso é Brasil, obviamente;

Décima-segunda: Sobre futebol? Quê futebol? Esse que nossa dupla apre-sentou, com folhas de pagamento milioná-rias? Ora...

Page 5: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 5

Page 6: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 20146

Page 7: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 7

Page 8: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 20148 Geral

Scussel pede mais ordem da RGECâmara de Vereadores

O vereador aponta que fios inutilizados de energia elétrica não são retirados, sujando a cidade e colocando em risco a população

VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected] Demais projetos

Obrigatoriedade de fixação, em local visível, a lista dos mé-dicos plantonistas e o responsá-vel pelo plantão nos hospitais públicos e estabelecimentos de saúde pública. Ficam inclusas as unidades de saúde, ambulató-rios, prontos socorros e pronto atendimento. Na lista deverão constar as respectivas especiali-dades médicas e os horários das escaladas de plantão.

Aumento do horário para car-ga e descarga de mercadorias no estacionamento rotativo sem a necessidade de pagamento da tarifa. Atualmente, o horário pa-ra o serviço é das 6h às 8h30min e das 18h30min às 22h, porém, o projeto visa estender o prazo até o meio dia, mantendo o ho-rário da noite inalterado.

Muitas vezes a fiação chega nas calçadas, tornando a situação perigosa

É verdade que, frequente-mente, se encontram fios

de luz caídos pelas calçadas de Bento Gonçalves. A situação, além de atrapalhar o passeio público pode oferecer riscos para a população. Na sessão ordinária desta segunda-feira, 15, os parlamentares da Câ-mara de Vereadores de Bento Gonçalves discutirão o Projeto de Lei proposto pelo vereador Moisés Scussel (PMDB), que sugere que a empresa conces-sionária ou permissionária de energia elétrica realize o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados dos postes. Além disso, ele também pro-põe que a empresa notifique as demais concessionárias que utilizam os postes como suporte de cabeamentos.

Segundo o vereador, a situação é complicada em muitos pontos

da cidade onde há emaranhados de fios. Ele aponta que ninguém é responsável por isso, já que a Rio Grande Energia (RGE) loca os postes para outras prestado-ras de serviços, tais como Net, Oi ou GVT, porém não existe a fiscalização do trabalho des-tas empresas e do bom uso de

seus materiais. “Sendo assim, ninguém é responsável pelo bom estado da fiação e pela retirada quando inativa. Vão--se acumulando emaranhados, deixando em perigo quem pas-sa por baixo e causando uma desagradável poluição visual”, justifica Scussel.

Ele aponta que conforme o número de empresas de te-lefonia, internet e, principal-mente TV a cabo cresce na cidade, ainda mais emaranha-dos de fios são deixados nas ruas. E não é só a população que é prejudicada, uma vez que as árvores são impedi-das de crescer para dar pas-sagem aos cabos de energia. “Pode parecer, mas não são ligações clandestinas, são os fios de eletricidade, telefonia e televisão, onde também so-bram pontas soltas no chão e perto da cabeça das pessoas. A maioria da população não sabe qual desses cabos traz o risco de um curto circuito, choque ou incêndio”, alega.

Para defender sua causa, o vereador cita os direitos am-bientais previstos na Consti-tuição Federal e a poluição vi-sual em Bento, que ainda está sendo discutida devido à Lei das Placas.

Page 9: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 9

Page 10: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201410 Geral

Serviço está suspenso até janeiroCarteiras de Trabalho

A pausa é para melhoria e agilidade das emissões dos documentos, que devem ser entregues entre uma e duas semanas

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Vitória [email protected]

Os cadastros já são realizados de forma digital em Bento Gonçalves

Quem precisar fazer a Car-teira de Trabalho em Bento

Gonçalves terá que esperar até o início de janeiro. A emissão do documento está suspen-sa até o dia cinco do próximo mês em todo o Estado para que possa ser feita a implantação do novo sistema de liberação. Mesmo com uma moderniza-ção já implantada na cidade, no último mês, a partir do ano que vem, a entrega da nova carteira será ainda mais ágil.

Segundo o coordenador do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Eugênio Rizzardo, hoje o processo ainda é lento e chega

a demorar um mês para o do-cumento ser entregue ao cida-dão. “A partir do momento que recebemos os documentos da pessoa, as informações são en-caminhadas até Caxias do Sul, onde se averigua se há proble-mas. Caso houver, tudo tem que voltar para Bento para haver as correções e voltar para lá. É um processo antiquado”, comenta.

No último mês, a cidade rece-beu equipamento digital e agora, depois da atualização de todos os Sines do Estado, o trabalho poderá ser feito de forma online. “Depois da mudança, o cidadão pode pegar seu documento em uma ou duas semanas”, destaca.

Contudo, ele diz que o sistema central de Porto Alegre está com

alguns projetos pilotos, onde, em breve, a Carteira de Traba-lho, deixará de ter o formato atual para virar um cartão com chip, onde todas as informações e o histórico de trabalho daquela pessoa poderá ser visualizado de forma digital. “Porém, esse pro-cesso também requer a moder-nização das empresas e indús-trias que precisarão se adequar ao novo modelo, então pode de-morar um pouco”, completa.

Hoje, na cidade, são cadastra-das de 400 a 500 Carteiras de Trabalho por mês, entretanto, o coordenador alerta que em janeiro e fevereiro o número do-bra, devido aos jovens que com-pletaram 18 anos no último ano e começarão a trabalhar.

Page 11: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 11Geral

Primeiro sorteio acontece dia 17Natal Premiado CDL/BG

É hora de aproveitar os últi-mos dias que faltam para

obter as mercadorias deseja-das, antes que encerre a cam-panha Bento Natal Premiado, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG). Neste ano serão 45 prêmios sortea-dos, em alusão aos 45 anos da entidade, divididos em três sorteios, no dia 17, 20 e 24 deste mês, contemplando os consumidores com duas mo-tos Honda Biz, um automóvel Up e diversos outros prêmios. Cerca de 400 mil cupons estão distribuídos por mais de 100 pontos comerciais que inte-gram a campanha.

Com muito mais prêmios do que na edição passada, a CDL/BG aposta, também, na tradição de suas ações de final de ano que têm premiado di-versos consumidores de Ben-to Gonçalves e região que vem ao comércio local em busca de produtos de qualidade e bom atendimento. “Com esta cam-panha todos ganham. Os con-sumidores que concorrem aos diversos prêmios e os lojistas que alavancam as vendas com um incremento a mais, assim movimentando a economia lo-cal”, destaca o presidente da CDL BG, Marcos Carbone. A ganhadora do carro na edição de 2013 da campanha, Marta Piazzetta, diz que foi uma sur-presa quando soube que era a sorteada. “Eu ganhei uns 10 cupons e preenchi todos para concorrer. Mas que aconteceria o sorteio não lembrei e minutos depois algumas vizinhas bate-ram na minha porta me avisan-do que eu era a ganhadora do carro da campanha da CDL”, frisa. Agora em 2014 ela já con-corre com mais cupons que na edição passada e estimula todos os conhecidos a participarem.

O primeiro sorteio da campa-nha acontece na quarta-feira, 17 de dezembro, com 10 prêmios, incluindo uma moto. O segun-do acontece no sábado, 20, com 20 prêmios, também com mais uma moto, e, encerrando a série de sorteios, na terça-feira, 24, véspera de Natal, com mais 15 prêmios, entre eles o automóvel 0 km. Todos os sorteios aconte-cem na Via Del Vino, às 11h. Os ganhadores dos primeiros sor-teios voltam para urna e con-correm até a última premiação.

Page 12: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201412 Geral

Izidoro Bigolin

Padre se despede neste domingo Missa de Ação de Graças será realizada como forma de agradecimento pelos anos de trabalho junto à comunidade

Após 30 anos de trabalho nas comunidades de Ben-

to Gonçalves, o padre Izidoro Bigolin inicia uma nova missão em Caxias do Sul. Para marcar essa despedida, e como forma de agradecimento, uma Missa de Ação de Graças será reali-zada neste domingo, 14, às 19 horas, na Igreja Santo Antônio.

Após a celebração, acontece a partilha no salão paroquial, onde serão oferecidos comes e bebes. “Será uma coisa bem simples, só para registrar esse momento, para agradecer a Deus e ao povo todas as coisas boas que recebi em Bento”, ex-plica o padre Bigolin. “Não gos-to de usar a palavra despedida, pois não é bem assim. Ainda estarei muito ligado à comu-

Silvia [email protected]

Bigolin trabalhará ao lado do bispo Dom Alessandro e Adelar Baruffi deverá ser o novo pároco de Bento

nidade e voltarei para celebrar missas aqui”, comenta.

O pároco passará a exercer a função de vigário geral da Dio-cese de Caxias do Sul, traba-lhando ao lado do bispo Dom Alessandro Ruffinoni. Este é o cargo mais próximo do bispo e Bigolin atuará como seu subs-tituto quando necessário. A nova fase representa um gran-de desafio, segundo o padre, já que a Diocese abrange 72 paró-quias de 32 municípios. “São quase mil comunidades sob nossa responsabilidade. É um desafio, nossa missão é fazer um trabalho de animação das comunidades e também criar uma unidade neste trabalho”, diz o padre. “Mas sempre lem-brarei do povo daqui com um carinho muito especial. Bento é minha cidade do coração”, fi-naliza o padre.

Adelar Baruffi será o novo pároco de Bento

O padre Adelar Baruffi, 45 anos, passará a ser o novo pá-roco da paróquia Santo Antô-nio, ocupando o posto deixado pelo padre Izidoro Bigolin. O anúncio oficial deverá ser fei-to pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul Dom Alessandro Ruffinoni na próxima semana.

Baruffi foi ordenado no ano de 1995. Ele foi reitor do Se-minário Maior São José, de Caxias do Sul, onde trabalhou na formação de futuros sacer-dotes por aproximadamente 15 anos.

Padre trabalhou durante 15 anos no Seminário de Caxias do Sul

FOTO

S REPROD

UÇÃ

O

Page 13: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 13

Page 14: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201414 Geral

CNH terá novo modeloDocumentos

Mudanças serão implantadas a partir de 15 de julho do ano que vem

A Carteira Nacional de Ha-bilitação (CNH) terá um

novo modelo a partir de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o do-cumento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emi-tida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo.

Com a mudança a nova CNH passa a ter um número maior de dispositivos de segurança do que a atual. Entre eles terá um código cifrado com infor-

mações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicati-vos de celulares. Este item vai facilitar a identificação de frau-des. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança.

Os documentos dos veículos que são o Certificado de Regis-tro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também terão mu-danças e vão contar com 17 dispositivos de segurança para evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.

A aparência dos documentos não será muito alterada e as mudanças não vão aumentar o custo para os condutores e pro-prietários de veículos, de acor-do com o Departamento Na-cional de Trânsito (Denatran).

O coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, explicou que os do-cumentos precisam ser atua-lizados periodicamente com novos itens de segurança. A Carteira de Habilitação, por exemplo, não era atualizada há oito anos. Segundo Barbo-sa, os dispositivos vão coibir crimes e aumentar a seguran-ça para o cidadão.

Page 15: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 15

Page 16: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201416

Page 17: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 17Geral

Campanha encerra 19 de dezembroCidadão nota 10

Ação objetiva apoiar entidades sociais e educacionais para conscientizar sobre a importância da emissão de notas fiscaisCRISTIA

NO

MIG

ON

No dia 24 de dezembro ocorrerá o sorteio de R$ 27 mil em 5 categorias de premiações para a população

Cristiano [email protected]

fiscais e efetua a troca por uma cartela em uma entidade de sua escolha. Cada cautela entre-gue na Secretaria de Finanças

a entidade receberá um ponto. No final da campanha, as insti-tuições cadastradas ratearão o premio de R$ 60 mil conforme

a pontuação alcançada por cada uma delas.

Em Bento Gonçalves, 29 en-tidades entre escolas, órgãos de

ação social, associações e cen-tros de ajuda aderiram à cam-panha. Para o coordenador da Associação dos Deficientes Vi-suais de Bento Gonçalves (AD-VBG), Daniel Bernardini, a ini-ciativa é promissora e ajudará muito a instituição. “Diversas pessoas nos procuraram para fazer a troca dos cupons fiscais por cautelas, é muito gratifi-cante perceber que a sociedade abraça esse tipo de causa em prol das instituições”, destaca.

Segundo o secretário-adunto de finanças, Nestor Stefani, a campanha teve uma ótima acei-tação e superou as expectativas. “Fizemos um grande trabalho junto às escolas para transmitir conhecimento sobre responsa-bilidade fiscal e para conscien-tizar a população de que quanto maior for a emissão de notas fiscais, maior vai ser a verba tri-butária que poderemos reverter para atender as necessidades dos munícipes ”, explica.

Visando a divulgação do Pro-grama Nota Fiscal Gaúcha,

além do apoio a entidades so-ciais, promover a justiça tribu-tária e conscientizar os cidadãos da importância de exercer a sua cidadania, foi criada a campa-nha Cidadão Nota 10. A inicia-tiva, que este ano premiará as instituições e escolas partici-pantes com R$ 60 mil, envolve várias ações sobre educação fis-cal nas escolas e comunidade. A população pode participar até sexta-feira, 19 de dezembro.

O grande atrativo para esti-mular o bento-gonçalvense a participar, é a premiação que será sorteada na quarta-feira, 24 de dezembro. Serão cinco prêmios, num total de R$ 27 mil, entregues à população. Para participar, é necessário que o consumidor acumule R$ 500 reais em notas e cupons

Page 18: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201418 Geral

Missas de Natal

Confira a programação em BentoAgenda das paróquias inclui celebrações com confissões comunitárias e missas com encenações nos dias 24 e 25

Embora muitas pessoas lembrem do Natal apenas

como um período de troca de presentes, para os católicos, ele tem uma importância mui-to mais significativa. Para eles,

Silvia [email protected]

Programação religiosaParóquia Santo Antônio

Celebração penitencial:Dia 16 - Santa Maria Goretti, São Pedro, Salgado, N.S. das Gra-ças e EucaliptosDia 17 - Espírito Santo, Burati, Santíssima Trindade, Zemith, Sa-grado Coração de Jesus e PaimDia 18 - MatrizDia 19 - N.S. do Carmo e BorgoDias 23 e 24 - Atendimento de confissões no SantuárioMissas de Natal:- Dia 2419h: Santa Lúcia, Progresso, Santa Maria Goretti, Santa Catari-na e Licorsul 19h30min: Matriz20h30min: São Miguel, N.S. de Fátima e Cohab- Dia 257h: Matriz8h30min: Matriz9h: N.S. da Saúde, Vinhedos, Jesus Bom Pastor e Cruzeiro 10h: Matriz, São José e Fenavinho 19h: Matriz

Paróquia São Roque e Nossa Senhora do RosárioMissas de Natal:- Dia 2418h30min: São Valentin e Nossa senhora das Dores (Tuiuty)20h30min: Matriz São Roque e Faria Lemos- Dia 258h30min: Matriz Nossa Senhora do Rosário (Faria Lemos)9h: Matriz São Roque- Dia 3119h: Matriz São Roque- Dia 1º de janeiro8h: Matriz Nossa Senhora do Rosário 9h15min: Matriz São Roque

Paróquia Cristo ReiMissas de Natal:- Dia 2418h: Santa Marta e Santa Rita20h: Matriz e Santa Helena- Dia 258h: Matriz8h30min: Santo Antão9h30min: São Bento18h: Matriz

o sentido da data é celebrar a união e a fé entre as famílias, recordando o nascimento e os ensinamentos de Jesus Cristo. E para preparar os fiéis para esse período, as paróquias de Bento Gonçalves têm uma pro-gramação diferente de missas durante esta época, com con-

fissões comunitárias e celebra-ções encenadas.

As confissões comunitárias acontecem durante a celebra-ção penitencial, quando os fiéis, em pensamento, pedem perdão a Deus por seus pe-cados. “É um momento onde o povo experimenta o verda-

deiro perdão de Deus. É um período de preparação para o Natal muito importante, pois Jesus vem para dar um senti-do de amor, paz e esperança às nossas vidas”, explica o padre Izidoro Bigolin.

Nos dias 24 e 25, o ritual das missas sofre algumas modifi-

cações para incluir também as encenações do nascimento de Jesus. “Algumas comunida-des realizam o teatro de forma mais breve, outras encenam desde o anúncio do anjo Ga-briel a Maria. Mas sempre tem um momento reservado para isso nas missas”, diz Bigolin.

Page 19: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 19

Page 20: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201420 Geral

Nossa Casa precisa de brinquedosFesta de Natal

O centro espírita irá confraternizar com 300 crianças e distribuir presentes, porém ainda não conseguiu tudo o que precisava

VITÓRIA

LOVAT

Os brinquedos podem ser doados no Centro Nossa Casa, na rua Salgado Filho, 907, até a terça-feira, 16.Informações: (54) 9609.1652

Para doar

Vitória [email protected]

Mesmo com a colaboração da comunidade, ainda não foi arrecadado o suficiente para presentear todos

O Centro Espírita Nossa Casa vai deixar o natal de

300 crianças mais feliz. Os vo-luntários do local estão prepa-rando uma grande festa com muita pizza, refrigerante e dis-tribuição de brinquedos. Po-rém, os itens arrecadados até agora não são suficientes para presentear todos os pequenos que estarão no local. Por isso, os voluntários pedem ajuda com doações de brinquedos, mesmo que usados, mas em bom estado, para que nenhu-ma criança fique sem presente.

Um dos voluntários do cen-tro espírita, Jaime Milan, afirma que a festa de Natal é uma data muito esperada pe-las crianças, já que além de se divertir com os amigos, muitos deles ganharão seu único pre-sente de Natal. “É uma grande alegria vê-los confraternizan-do juntos em um momento tão bonito quanto o Natal. É real-

mente gratificante e faz valer todo o trabalho”, afirma.

No dia 20 de dezembro, as crianças dos bairros Zatt, Mu-nicipal e do Km 2 também con-

tarão com a presença do Papai Noel, que vai se encarregar de entregar um a um, os itens doados pela população da cida-de. “Tu realmente só percebe a

importância de um trabalho destes a partir do momento que tu começa a fazer”, comen-ta o voluntário.

Neste ano a festa será aqui

em Bento para que a logística seja mais fácil e as crianças estejam mais perto da famí-lia. Nos anos anteriores, todas eram colocadas em ônibus que as levavam até Caxias. Lá, a confraternização era feita em uma pizzaria, onde o Papai Noel também passava. “Um dos nossos voluntários é pro-prietário de uma pizzaria em Caxias, nós as levávamos lá e ele cedia as pizzas para a ale-gria da garotada, elas adora-vam”, relata. Neste ano, as piz-zas é que virão até as crianças para que elas possam celebrar dentro da sua comunidade.

Page 21: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Solidariedade e disposição para ajudar durante o ano todo

VITÓRIA

LOVAT

Ivaldo Pellicioli é o responsável pela triagem dos alimentos recebidos e a organização das cestas básicas

Sábado, 13 de dezembro de 2014 21Geral

Não é só no Natal que os vo-luntários do Centro Espírita Nossa Casa ajudam as pessoas. Durante todo o ano, os volun-tários trabalham para manter o bem estar das famílias cadas-tradas no local. “Não adianta você ser solidário apenas no Natal. É preciso manter o es-pírito da caridade e de ajuda durante todo o ano, acompa-nhando e oferecendo supor-te às famílias que precisam. Assim a gratificação é ainda maior”, destaca Jaime Milan.

As doações do Centro se di-versificam de cestas básicas, a roupas, móveis e eletrodomés-ticos. As famílias cadastradas podem solicitar o que estive-rem precisando e, se o Centro disponibilizar, ele doa. Contu-do, o serviço é controlado e as famílias passam por acompa-nhamentos e avaliações. “Não doamos em qualquer casa, nosso objetivo é auxiliar cons-tantemente as famílias para que elas, com esse auxílio, me-lhorem suas vidas e, em algum momento, não sejam mais ne-cessários os auxílios”, ressalta.

Os cadastros, segundo o vo-luntário, são apenas das famílias dos bairros Zatt, Municipal e

do Km 2, já que existem outros Centros e entidades com inicia-tivas iguais a esta que ajudam as famílias de outras localidades. “Nós precisamos concentrar es-forços. Não adianta querermos ajudar todo mundo e não fazer isso de uma maneira correta, por isso focamos onde o nosso

trabalho dá conta. Gostaríamos de expandir as doações, entre-tanto não é possível com o nú-mero de voluntários e donativos que temos”, explica Milan.

O Centro está em atuação há sete anos, mas faz seis que os profissionais e voluntários do local fazem os trabalhos soli-

dários. Na casa, também existe uma farmácia para doação de remédios que não precisem de prescrição médica. Além disso, existe um grupo de costureiras que preparam kits de roupinhas e cobertas para bebês recém--nascidos. “As nossas doações são constantes. Aos sábados,

nos dividimos em grupos e leva-mos os donativos até as comuni-dades. A receptividade é sempre muito boa, as famílias também nos ajudam e, juntos, fazemos dessas comunidades locais me-lhores pra se viver”, coloca.

As doações sempre acompa-nham um sopão que é realizado e servido também as famílias locais. O almoço nutritivo ocor-re aos sábados e é preparado com legumes e verduras que são disponibilizadas por fru-teiras e supermercados da ci-dade. Frutas também são ofer-tadas pelos estabelecimentos, então, no almoço, sacolas de com maçãs, bananas e demais frutas são distribuídas para as pessoas. “As crianças precisam comer bem para crescerem for-tes. por isso temos esse cuidado também com a alimentação e os hábitos saudáveis”.

Doações são recebidas o ano inteiro no Centro Nossa Casa, nas terças, sextas e sábados.Informações: (54) 9609.1652

Para doar

Page 22: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201422 Geral

Comércio

Clima de Natal aquece as vendasLojistas estão com boas expectativas para este final de ano e esperam um crescimento de até 10% no faturamento

Nas vitrines de estabeleci-mentos comerciais, laços

vermelhos, luzes, brinquedos e pinheiros natalinos enfeitam o espaço. O clima é de festa, já que dezembro é o principal pe-ríodo de vendas no comércio e o mês traz boas expectativas para os empresários do setor. Apesar de ter sido um ano di-fícil para vários segmentos, em função da recessão econô-mica, os comerciantes estão apostando todas as suas fi-chas neste período, que já vem mostrando bons resultados, e esperam um crescimento de 10% nas vendas.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ben-to Gonçalves (Sindilojas-BG), Daniel Amadio, comenta que muitos dos associados já no-tam uma melhora no movi-mento desde o final de novem-bro. “Em conversas informais, alguns comentaram comigo que já estão sentindo um au-mento de vendas. Dezembro é a esperança para compensar esse ano ruim que tivemos”, comenta o presidente.

Amadio explica que, em fun-ção da Copa do Mundo e dos altos índices de inflação, 2014 não foi um ano satisfatório nas vendas. Os lojistas espe-ram que o prejuízo seja recu-perado neste mês, para que

Silvia [email protected]

consigam fechar o ano com saldo positivo. “Tivemos uma baixa no período da Copa do Mundo e isso não foi retoma-do depois. E com a inflação subindo, o povo perdeu poder aquisitivo e isso se refletiu no comércio. Muitos lojistas nos falaram que estão esperando dezembro para fechar melhor o ano, mas já estamos perce-bendo esse aquecimento nas

vendas”, comenta.Buscando incentivar ainda

mais o consumidor, os lojis-tas vêm investindo pesado em atrativos. “As vendas aconte-cem naturalmente nesta épo-ca, por isso não vemos muitas promoções, mas tem muito estímulo no sentido de se criar sorteios ou através da decora-ção das lojas. Tudo para atrair ainda mais o cliente ao seu

estabelecimento e assim ala-vancar as vendas”, explica o presidente Amadio.

Outro estímulo para o con-sumidor é a campanha “Bento Natal Premiado”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lo-jistas (CDL), que ajuda a for-talecer as vendas no período. Até o momento, já foram dis-tribuídos 400 mil cupons em mais de 100 estabelecimentos

Para atrair mais clientes, comerciantes investem na decoração das lojas e em sorteios para consumidores

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

participantes. Ela está sendo realizada pelo 2º ano consecu-tivo na cidade.

Movimento intenso é esperado para dia 20

Como em anos anteriores, a expectativa é de que o movi-mento seja ainda maior entre os dias 20 e 24, principalmen-te em função do pagamento do 13º salário. “Apesar de mui-tos consumidores já estarem comprando parcelado, nota-mos que a grande maioria pre-fere pagar em dinheiro. Então, depois do dia 20, a tendência é aumentar ainda mais os nú-meros”, ressalta Amadio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Carbone, também acredita que o 13º vai alavan-car ainda mais as vendas. “Cla-ro que o momento econômico é pessimista, mas o 13º nem sequer foi pago integralmente ainda, então acredito nesta vi-rada. E, como já é de costume, os brasileiros sempre deixam para última hora”, diz ele.

De acordo com dados do CDL, os números do comércio são satisfatórios para esta reta final. “Nosso setor cresceu mais que a indústria em 2014. A expectativa para o final de ano é de um aumento de 9% no ramo de vestuários e calça-dos e de 14% no de presentes e acessórios”, estima Carbone.

Page 23: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 23Geral

Consumidor antecipou as compras neste ano Logo no início de dezembro,

a dona de casa Geni Zini saiu às lojas em busca dos presen-tes de Natal para seu amigo secreto e para os quatro netos. “Nesse ano, decidi me adian-tar, porque gosto de pesquisar muito antes de comprar e pro-curo sempre pelas promoções. Prefiro dar poucos presentes, mas investir um pouco mais em cada um”, conta.

Geni não foi a única que op-tou por antecipar as compras neste ano. Vitória Zatt, pro-prietária da Ditrevi Utilidades, também percebe esta tendên-cia entre os seus clientes. “O movimento começou a se in-tensificar aqui há cerca de 30 dias, uns 20 dias mais cedo do que em 2013. Na última sema-na do mês, espero que seja ain-da maior”, comenta.

Para ela, esta é a época de mais movimento na loja, já que as empresas buscam por utilidades diversificadas para presentear seus funcionários. “Nossas vendas são fortes du-rante todo o verão, já que nos-sos principais clientes são ho-téis e restaurantes e têm maior movimento nesta época. Mas

Andreia, proprietária da Comodità Oficcina, nota que os clientes priorizam a qualidade dos produtos

as empresas também optam por comprar kits para presen-tear funcionários, principal-mente faqueiros, então no iní-cio de novembro já vendemos muito por causa das confrater-nizações. Nossas expectativas estão muito elevadas e acredito que serão alcançadas”, comen-ta Vitória.

A lojista também percebe que o consumidor vem inves-tindo cada vez mais no presen-te. “Noto que, apesar da crise, o pessoal está gastando mais. Tem empresas que gastam até R$ 400 por funcionário”, afir-ma Vitória.

Sócia-proprietária da loja Don Juan, Rosane Bastos tam-bém percebeu essa tendência entre os consumidores. “Assim como em 2013, a movimenta-ção dos clientes está sendo bem distribuída ao longo de novem-bro e dezembro. O pessoal está se organizando melhor para as compras. Percebo que eles es-tão investindo mais no valor, não se importam de pagar por algo que tem qualidade. Es-timamos um crescimento de, no mínimo, 10% em relação ao ano passado”, comenta.

DicasPlaneje:Faça uma lista de compras com os nomes das pessoas e ideias

de presentes. Crie um plano de compras com os lugares que pre-tende visitar. Comece a poupar desde já para comprar os presen-tes que pretende dar em outras datas comemorativas.

Defina um orçamento:Determine quanto gostaria de gastar com cada presente, res-

peitando a sua realidade financeira. Não faça dívidas apenas pa-ra presentear. Estabelecer limites é importante para não cair nas complicações das compras.

Compre com antecedência:Assim, você terá mais tempo, flexibilidade e criatividade para en-

contrar todos os presentes de Natal. Mas cuidado, pois se fizer as compras muitos dias antes do Natal, o presenteado vai precisar de um prazo mais longo de troca. Negocie isso também com o vendedor.

Peça descontos:Pechinchar é uma excelente maneira de economizar e também

estude as formas de pagamento que lhe trarão mais vantagens. No fim das contas, você vai perceber que economizou muito.

Outro fator que contribui para esse crescimento, segun-do Rosane, é o fato de que os homens estão mais preocu-pados com a sua aparência. “Trabalho com confecção mas-culina há oito anos e noto que eles estão mais cuidadosos e preocupados com a forma de se vestir. Isso mudou muito de uns anos para cá”, afirma.

Para Andreia Volpi Bettim, proprietária da Comodità Oficcina, o público está mais seletivo e busca por qualida-de, não por valores baixos. “Minha percepção é que ao invés de comprar dois pre-sentes, as pessoas preferem gastar mais em um. Os clien-tes que vêm aqui fazem muita pesquisa antes de levar o pro-duto”, afirma.

Trabalhando com produtos de marcas como Granado, Phe-bo, Identitá, Andreia comenta que costuma vender muito nessa época, especialmente para presentes de amigo secre-to. “Temos preços muito aces-síveis, mas às vezes o pessoal gasta até R$ 300 em kits de sabonetes, hidratantes, aroma-tizantes, etc”, diz ela.

Rosane está bastante satisfeita com o intenso movimento da época

FOTO

S SILVIA DA

LMA

S

Page 24: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201424 Geral

Generosidade para uma infância mais feliz

Cartas ao Papai Noel

Bento-gonçalvense adota iniciativa e doa bicicleta para criança carente

CRISTIAN

O M

IGO

N

Fabiane e Bianca se comoveram com a história contada na carta

Cristiano [email protected]

herdou a bicicleta de seu irmão, deixando o brinquedo doado parado em seu porão por cerca de três anos. “Tudo o que espe-ramos em troca do presente é que a criança que receber apro-veite ao máximo, e que tenha

Não é de hoje que o povo ben-to-gonçalvense demonstra

seu espírito altruísta e natalino e abraça causas como as Cartas ao Papai Noel dos Correios. Um desses casos em específico é o da atendente Fabiane Ziger Pe-russo da Silva que comovida por uma das histórias contadas em uma das cartas, resolveu apadri-nha-la, tornando a vida de uma criança um pouco mais feliz.

Mãe de Bianca e Augusto, de 11 e 16 anos, Fabiane conta que ao ler a carta de uma menina humilde que tinha o sonho de ganhar uma bicicleta, as lem-branças de sua infância vieram a sua cabeça. “Tive uma juventude muito humilde e sem caprichos, embora eu não pudesse ter tudo o que eu tinha diante de meus olhos, como acontece muitas vezes nas famílias atuais, meus pais trabalhavam arduamente na tentativa de não me privar de uma boa infância. Ao ler a carta, antigas memórias dessa infân-cia voltaram à tona e impulsio-naram minha decisão em doar o brinquedo e talvez, fazer com que uma criança tenha a infân-cia que eu tive”, comenta.

Segundo Fabiane, a bicicleta havia sido comprada há cerca de quatro anos, porém, ao pre-sentear seu filho mais velho com uma nova, a pequena Bianca

tantas alegrias como meus filhos tiveram” salienta. Centenas de outras cartas já foram apadri-nhadas. Vale lembrar que os interessados podem fazer a reti-rada das cartas nos correios até este sábado, 13 de dezembro.

Page 25: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 25

Page 26: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Vendas cresceram 3% em 2014Setor moveleiro

Apesar das dificuldades enfrentadas no ano, o varejo de móveis ascendeu a comercialização em 51 mil pontos de venda

VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected]

Diretor do IEMI, Prado, explanou sobre os últimos cinco anos do setor

Quem acreditava que os nú-meros do setor moveleiro,

ao final de 2014, seriam negati-vos se enganou. O setor conse-guiu manter o número da venda em varejo, mesmo que baixo, po-sitivo em 3% e, apesar da estag-nação da economia, fez com que o público não deixasse de com-prar móveis. Contudo, a produ-ção, exportação e importação se mantiveram negativas, fazendo com que o estoque fosse vendido nas lojas.

Na última quarta-feira, 10, o diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), Marcelo Prado, apresentou, em contratação da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), os dados do setor de 2009 a 2013, o desempenho deste ano e as projeções para 2015. Segundo ele, o ano terminou surpreen-dente já que a maioria dos pro-fissionais do setor acreditava que 2014 terminaria no negativo. As vendas de móveis estão direta-mente ligadas ao setor imobiliá-rio, que também não teve cres-cimento em 2014. “Portanto, se ninguém compra casa, ninguém as mobília”, coloca.

Os últimos cinco anos

Antes da desaceleração que ocorreu em 2014, a venda de móveis estava em um bom

Sábado, 13 de dezembro de 201426 Geral

Gráfico comparativo da evolução da produção e varejo móveis (em volume)

Jan-

2013

Jan-

2014

Jul-2

013

Man

ifest

açõe

s no

Bra

sil

Vend

as d

e fim

de

ano

Copa

do

Mun

do Vend

as d

e fim

de

ano

Jul-2

014

Fev-

2013

Produção: -8,3% até SET-2,8% em 2014-3,1% em 2015

Varejo: +2,6% até SET+3,0% em 2014+4,3% em 2015

Fev-

2014

Ago-

2013

Ago-

2014

Mar

-201

3

Mar

-201

4

Set-2

013

Set-2

014

Abr-2

013

Abr-2

014

Out

-201

3

Out

-201

4

Mai

-201

3

Mai

-201

4

Nov

-201

3

Nov

-201

4

Jun-

2013

Jun-

2014

Dez-

2013

Dez-

2014

Varejo Produção FONTE: IBGEPROJEÇÕES: IEMI

momento nos últimos cinco anos, quando, de 2009 a 2013, o consumo de móveis cresceu 31% em número de peças e 68% em valores nominais. Pra-do coloca que apenas em 2013 mais de 508 milhões de peças foram vendidas somente em 2013. “Precisamos ter atenção ao tratar desse número, já que, uma cozinha, por exemplo, é composta de muitas peças. O número é individual”, explica.

Segundo ele, a importação não é um problema para o mercado interno, já que ape-nas 2,4% do que é comprado aqui é fabricado em outros países. “Nós somos suficien-tes em móveis, principalmente quando se fala das regiões Sul e Sudeste, que são as que mais

produzem e compram as mer-cadorias. 46% dos móveis do Brasil se concentram nestas duas regiões e o Rio Grande do Sul representa 7% do total”, apresenta. Em 2013, a indús-tria moveleira movimentou 69 bilhões de reais no varejo.

O diretor explica que em 2012 foi registrado um dos maiores números de venda do setor, fazendo com que os investi-mentos em 2013 crescessem também na mesma proporção. Porém, infelizmente, em 2014, não foi possível colher todos os frutos. “Estamos fazendo mais do mesmo, as empresas não sabem como agir em momento de crises e isso ocorre há muitos anos, é preciso um posiciona-mento diferente”, finaliza.

Page 27: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

“O próximo ano ainda deve ser de crescimento baixo”

CRISTIAN

O M

IGO

N, A

RQU

IVO

Prado diz que quanto mais diferenciado o produto for, mais se pode cobrar

O próximo ano promete não ser tão ruim quanto foi 2014. De acordo com as pesquisas do IEMI, deve haver crescimento em todos os aspectos, desde a produção, a venda no varejo e o setor, como um todo. Porém, Marcelo Prado aponta que o aumento não será significativo, não passando da margem dos 4%. “Haverá muitas dificuldades e muitas empresas não chegarão aos 4%, porém, quem tiver uma boa visão de mercado pode até ultrapassar isso”, destaca.

A situação de 2015, segundo ele, depende do planejamento dos empresários e da sua visão de mercado. O diretor salienta a dificuldade que os aspectos econômicos ainda apresenta-rão, mas a boa notícia é que já será melhor do que 2014. “Os empresários precisarão encon-trar formas de fazer com que a empresa cresça mesmo em meio às dificuldades”, comenta.

Outra situação que deve me-lhorar no próximo ano é o in-teresse de empresas estrangei-ras no mercado brasileiro. De acordo com Prado, a economia do País ainda é adolescente e tem margem para muitos in-vestidores. “Contudo não será de um ano para outro que isso vai acontecer, já existem ne-

Estimativas móveis

Produção (% dos volumes)Pessoal ocupadoImportaçãoExportaçãoVarejo (% dos volumes)Varejo (em % dos valores)

2014 Variação %

-2,8%-1,5%-8,9%-0,4%+3,0%

+10,2%

2015Variação %

+3,1%+2,1%+2,7%+3,8%+4,3%

+11,5%

Projeções 2014 e 2015

FONTE: IEMI

Sábado, 13 de dezembro de 2014 27Geral

gociações, mas a evolução e a entrada do mercado externo poderá ser observada aqui, no mínimo, seis anos”, coloca.

Investimentos em momentos de crise

Um dos principais segre-dos diante de uma crise, Prado aponta que é o lançamento de novos produtos, o investimento na criação de novidades e uti-lidades ou designs inovadores. “Se você vai até uma loja e vê sempre os mesmos produtos, não vai sentir vontade de com-prar, principalmente se o or-çamento não der margem para isso. Entretanto, se você chegar a uma loja e visualizar um novo produto, com design diferente, bons materiais e, acima de tudo, exclusivo e inovador, é provável que você compre e não se im-porte com o preço”, salienta.

O diretor destaca que o inves-timento em meio a um momen-to de crise é primordial para que a indústria não desande e tenha consequências em longo prazo. “Em momento de crise, se deve investir, projetar novos produtos, pensar em materiais diferenciados e que não se en-contram no mercado e se apos-ta na publicidade, em uma boa

divulgação para mostrar que apesar do mau momento, a sua empresa não está por baixo”, coloca. Contudo nem todas as empresas pensam desta forma.

“Uma das principais medidas adotadas hoje pelos empresá-rios com menos experiência é a redução de custos, onde os em-presários reduzem tudo o que podem nos seus gastos e fecham os olhos para o mercado estag-nado que ocorre lá fora. Ele só vai voltar a abrir os olhos quan-do a economia voltar a andar”, explica. Contudo, conforme ele, existem empresas com visões diferenciadas que aproveitam os momentos de crise para fazer investimentos. O diretor explica que estas indústrias apostam tudo o que podem nos maus momentos fazendo investimen-tos tecnológicos e de melhoria para a sua empresa.

Após o mau período passar, as empresas voltam a crescer. Contudo, o diretor explica que aqueles que não investem tem um desempenho menor do que os demais. “Quando a econo-mia volta a se estabilizar e cres-cer, todas as empresas voltam a crescer junto, mas estas que in-vestiram pesado durante a crise vão decolar e passar à frente de todas as outras”, ressalta.

Page 28: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201428 Obituário/Publ. Legais

Falecimentos

ZENAIDE DALPIAN BARATO, no dia 04 de Dezembro de 2014. Natural de Veranópolis, RS, era filha de Theodoro Dalpian e Candida Marosin e tinha 85 anos.

CLOVIS FRANCISCO BARBISAN, no dia 04 de Dezembro de 2014. Natural de Nova Araçá, RS, era filho de Virginio Barbisan e Candida Bortoli e tinha 64 anos.

MARIA IMELDA SCHNEIDER, no dia 07 de Dezembro de 2014. Natural de Feliz, RS, era filha de Jacob Fernando Schneider e Philomena Barth e tinha 87 anos.

OSMAR PEDROTTI, no dia 07 de Dezembro de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Luiz Pedrotti e Regina Emilia Santarosa Pedrotti e tinha 80 anos.

MIGUEL SCALCON DE QUADROS, no dia 07 de Dezembro de 2014. Natural de Santiago, RS, era filho de Demetrio de Quadros e Isa Beta Scalcon de Quadros e tinha 83 anos.

LEOPOLDO TONON, no dia 07 de Dezembro de 2014. Natural de Muçum, RS, era filho de Modesto Tonon e Ana Maria Tonon e tinha 71 anos.

JOÃO TEIXEIRA, no dia 08 de Dezembro de 2014. Natural de Garibaldi, RS, era filho de Adão Teixeira e Maria dos Santos Teixeira e tinha 64 anos.

DORILDE MARIN PALUDO, no dia 05 de Dezembro de 2014. Natural de Veranópolis, RS, era filha de Artemio Valentino Marin e Maria Catharina Marin e tinha 76 anos.

MAIRÍ STAIL RIBEIRO, no dia 08 de Dezembro de 2014. Natural de Bneto Gonçalves, RS, era filha de Laurindo Stail e Eirady Josephina Moschini e tinha 46 anos.

ANA MARIA PASQUALINI CARLET, no dia 08 de Dezembro de 2014. Natural de Garibaldi, RS, era filha de Augusto Luiz Pasquelini e Ignez Restelli Pasqualini e tinha 57 anos.

LUIZ CARLOS GEROMEL JUNIOR, no dia 08 de Dezembro de 2014. Natural de Ilha Solteira, SP, era filho de Luiz Carlos Geromel e Vera Lucia Moraes Gonçalves Geromel e tinha 27 anos.

VERONICA VILLA FITARELLI, no dia 09 de Dezembro de 2014. Natural de Guaporé, RS, era filha de Angelo Villa e Pierina Boaro e tinha 88 anos.

LUIZ FAÉS, no dia 08 de Dezembro de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filho de Mansueto Antonio Faés e Ida Maria Barbera Longhi Faés e tinha 77 anos.

LUIZ CARLOS CORREA, no dia 09 de Dezembro de 2014. Natural de São José do Ouro, RS, era filho de Manoel Mario Correa e Maria Figueiredo dos Santos e tinha 52 anos.

JOÃO BATISTA DA SILVA, no dia 09 de Dezembro de 2014. Natural de Taquari, RS, era filho de Beatriz Rodrigues da Silva e tinha 85 anos.

HILMA DOLORES DE CARLI MASUTTI, no dia 10 de Dezembro de 2014. Natural de Bento Gonçalves, RS, era filha de João de Carli e Dorothéa Lunelli e tinha 90 anos.

WALDEMAR BURLINI, no dia 10 de Dezembro de 2014. Natural de Pinto Bandeira - Bento Gonçalves, RS, era filho de Pedro Burlini e Rosina Amabile Marmentini e tinha 77 anos.

Page 29: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 29Geral

Empresas podem regularizar contasImpostos estaduais

As empresas que estão com débitos fiscais com o Go-

verno Estadual podem quitar as pendências com descontos nes-te final de ano. Com o programa Em Dia 2014, os contribuintes que optarem por pagar as dívi-das na íntegra até segunda-fei-ra, 22, terão descontos de 75% nas multas e 40% nos juros.

As dívidas também podem

ser parceladas em até 48 me-ses, devendo o valor da par-cela inicial corresponder a, no mínimo, 15% do montante do débito sobre o qual incidem os benefícios equivalentes ao da quitação. Para o parcelamen-to, os descontos nas multas são decrescentes. “O Governo do Estado está proporcionan-do uma oportunidade para os

contribuintes quitarem suas dívidas e saírem, ou evitarem, a inclusão destas no cadastro da Serasa, com reduções signi-ficativas de encargos”, destaca o secretário estadual da Fazen-da, Odir Tonollier.

O Conselho Nacional de Polí-tica Fazendária (Confaz) apro-vou a mesma medida para ou-tras 15 unidades federativas do

país. A arrecadação extra vai ajudar no fechamento das con-tas desses Estados e também dos municípios que recebem 25% da arrecadação do ICMS.

Todos os procedimentos de adesão ao programa, o enqua-dramento de débitos e a emis-são de guias de arrecadação poderão ser feitos pela internet no site da Sefaz (www.sefaz.

rs.gov.br). O contribuinte tam-bém pode se regularizar me-diante denúncia espontânea de infração em uma das unidades da Receita Estadual. Podem ser enquadrados débitos de ICMS constituídos ou não, ins-critos em dívida ativa ou não, contanto que o contribuinte desista de eventuais recursos administrativos ou judiciais.

Page 30: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201430 Segurança

Dor e comoção

Luto após tragédia na RSC-453Casal de bento-gonçalvenses não resistiu aos ferimentos de um acidente de motocicleta em Boa Vista do Sul

Leonardo [email protected]

Mais uma vez uma tragé-dia no trânsito comoveu

a comunidade de Bento Gon-çalves. O casal Arielso Copat, 59 anos, e Elisabeth Tomasini Copat, 57, morreu após um acidente em Boa Vista do Sul na noite de quarta-feira, 10 de dezembro.

Conforme as informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar, as vítimas estavam em uma motocicleta que seguia de Teutônia para Garibaldi pela RSC-453. A hipótese é que o condutor tenha perdido o controle da motocicleta em uma curva no quilômetro 76 da rodovia e, em consequência, acabou colidindo na parte traseira de uma carreta, com placas de Itajaí, Santa Catarina, que trafegava no sentido contrá-rio. A fatalidade ocorreu por volta das 19h30min e o casal bento-gonçalvense não resis-tiu aos ferimentos.

O arquiteto Arielso Copat era funcionário da Prefeitura Municipal há 24 anos. Ele tra-balhava no Instituto de Plane-jamento Urbano (Ipurb) e já planejava sua aposentadoria. Elisabeth era dona de casa.

Na noite do acidente o ca-sal retornava de uma visita a uma irmã de Elisabeth, em

Momento de felicidade do casal Arielso e Elisabeth Copat, com os filhos Rodrigo e Daniel, que é piloto

REPROD

UÇÃ

O FACEBO

OK

Lajeado. “O meu irmão gos-tava de andar de motocicleta e era um cara muito pruden-te. Estava prestes a se apo-sentar, se programando para viajar, o lazer era a sua nova meta. Ele queria ir para a Es-

panha e Portugal” lamentou o dentista e irmão de Arielso, Luciano Copat.

O casal deixa dois filhos, Daniel e Rodrigo Tomasini Copat, de 24 e 22 anos, res-pectivamente. O sepultamen-

to do casal ocorreu na noite de quinta-feira, 11, no cemi-tério do bairro Santo Antão. “Eram eles quem reuniam a nossa família. Sempre ale-gres. Esta é a lembrança que ficará dos dois. Eles anima-

vam as festas”, enfatizou o ir-mão da vítima.

Luto na Prefeitura

Diante do ocorrido, a Pre-feitura de Bento Gonçalves decretou luto oficial de três dias. “Recebi a notícia de forma extremamente triste e muito surpreso com o que aconteceu. O Arielso e sua esposa eram pessoas reco-nhecidas pela comunidade por sua seriedade e pelo seu trabalho. Era um arquite-to fantástico, com uma vida pública, pelo seu concurso público, irrepreensível. Aju-dou muito Bento Gonçalves com seu projetos. Estava lo-tado pelo Ipurb na Secretaria de Educação desenvolvendo projetos fantásticos de cria-ção de colégios e escolas in-fantis. Inclusive participou do projeto da nossa escola de tempo integral. É triste acontecer neste momento da vida, em que encaminhava seu pedido de aposentadoria, já estava de licença premium para posteriormente oficiali-zar sua aposentadoria. É mui-to triste para gente saber que ele perde a vida. Acidentes de trânsito nas rodovias do nos-so Estado são comuns, mas não podemos deixar de nos indignar”, declarou o prefeito Guilherme Pasin.

Page 31: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 31Segurança

Droga estava escondida no forro

Crime com refém

Bando rouba residência na Linha Pedro SalgadoBrigada Militar recuperou diversos pertences, porém ninguém foi preso

Leonardo [email protected]

Um roubo a residência na Linha Pedro Salgado mo-

bilizou as forças de segurança pública de Bento Gonçalves na tarde de quinta-feira, 11. Alguns pertences e dois veículos utiliza-dos para a fuga foram encontra-dos, porém ninguém foi preso.

Conforme as informações da Brigada Militar, por volta das 13h20min, uma guarnição foi deslocada para a rua José Be-nediti para atender a ocorrên-cia. A vítima relatou que estava dentro de sua residência quan-do três indivíduos invadiram o local. Ao perceber a ação crimi-nosa, a mulher se trancou no banheiro e tentou contato com o marido, porém não obteve êxito e foi rendida.

Os bandidos roubaram uma pistola Glock calibre 380mm, uma televisão 60 polegadas, um notebook, um tablet, um celular Iphone, R$ 1,8 mil, 700 dólares, diversas joias, bijute-rias e peças de roupa. Após vas-culharem a casa, os criminosos ordenaram que a vítima abrisse o portão da garagem e fugiram com o Honda Fit da família.

O veículo seria abandona-do em uma estrada vicinal do Barracão, onde os bandidos embarcaram em um Chevette, placas BLK 9927, que havia sido furtado no dia anterior

LEON

ARD

O LO

PES

Liberados 24h depois

Menores são apreendidos em casa após roubo a pedestre

Dois menores de idade foram apreendidos na tarde de quarta--feira, 10 de dezembro, após roubo a pedestre no bairro São Francisco. Conforme as infor-mações da Brigada Militar, por volta das 16h10min, um homem caminhava pela rua General Vi-torino quando foi abordado por dois indivíduos. Um deles o teria “gravateado”, enquanto o outro o acertou com um soco e roubou seu celular.

A vítima conseguiu seguir os indivíduos até uma residência próxima e acionou a Brigada Militar. Com a permissão da pro-prietária da casa, os policiais mi-litares realizaram averiguações na residência e encontraram dois menores de idade, de 16 e 17 anos, que foram reconhecidos

pela vítima e por uma testemu-nha como os autores do crime. O aparelho celular foi encontrado em cima de um guarda-roupa.

Os dois adolescentes recebe-ram voz de prisão em flagrante e foram conduzidos para a dele-gacia. Foi realizado um pedido de internação dos acusados no Centro de Atendimento Socioe-ducativo (CASE), porém o juiz de plantão determinou a libera-ção dos adolescentes por não se verificar uma “ação infracional planejada ou cometida com em-prego de arma de fogo”. O magis-trado também destacou a situa-ção do CASE de Caxias do Sul, em que, “via de regra, adoles-centes encaminhados vem apre-sentando ascensão na escala de gravidade dos atos infracionais”.

Uma ação da 1ª Delegacia de Po-lícia (1ª DP) na manhã de quinta--feira, 11, resultou na apreensão de 630g de cocaína no bairro Eucalip-tos. Após denúncias anônimas, o mandado de busca e apreensão foi cumprido, por volta das 6h10min, na rua Ari da Silva. A droga foi en-contrada no forro da residência. Um homem, de 37 anos, e uma mulher, de 24, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pron-to Atendimento (DPPA) durante o flagrante. Acusado de tráfico de en-torpecentes, o homem foi encami-nhado para o presídio. A mulher foi solta após os procedimentos. Na residência também foi apreendido um colete balístico.

Apreensão de 630g de cocaína no Eucaliptos

Chevette foi encontrado em estrada entre o Barracão e o Eucaliptos

(quarta-feira) na rua Pernam-buco, no Humaitá.

Por motivo desconhecido, o Chevette também foi aban-donado cerca de 500 metros depois. Os ladrões, então fugi-ram a pé até o bairro Eucalip-tos. Ambos os veículos foram apreendidos pela Brigada Mi-litar. A televisão, o notebbook, o tablet e o Iphone também fo-ram recuperados.

Um suspeito de ser o mo-torista do Chevette (veículo planejado para a fuga) chegou a ser detido, porém não foi re-conhecido pelas testemunhas e acabou sendo liberado.

Foragido capturado

Durante as buscas um foragi-do do sistema prisional acabou capturado no bairro Botafogo, por volta das 15h30min. Confor-me a ocorrência da Brigada Mi-litar, Alessandro Luz de Lima, 25 anos, foi abordado enquanto caminhava na rua Fortaleza. Ele é apenado do regime semiaber-to e estava foragido há duas se-manas, quando teria burlado a tornozeleira eletrônica. Lima re-cebeu voz de prisão e foi condu-zido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para os devidos procedimentos.

AN

TÔN

IO SÉRG

IO D

E OLIVEIRA

/DIFU

SORA

, DIVU

LGA

ÇÃO

Page 32: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Cruzeiro a um empate do títuloCampeonato Distrital Veteranos

Time da Leopoldina tem vantagem contra o Ipiranga da Paulina, que precisa vencer para levar o jogo para prorrogaçãoFA

BION

O BU

DA/FM

L ASSESSO

RIA, D

IVULG

AÇÃ

O

Ipiranga da Paulina, de branco, tenta impedir que o Cruzeirinho conquiste mais um título nos Veteranos

Marcelo [email protected] Serviço da final

15h - Decisão 3º LugarSão Pedro x Estrela17h - Final do DistritalCruzeiro x Ipiranga

Onde: campo do Cruzeiro, no 40 da Leopoldina

O futebol amador de Bento Gonçalves conhece hoje

à tarde o seu último campeão da temporada 2014. Ipiran-ga da Paulinha e Cruzeiro da Leopoldina se enfrentam a partir das 17h, no Vale dos Vi-nhedos e decidem o título do Campeonato Distrital de Ve-teranos. Antes, porém, às 15h, acontece a disputa do terceiro lugar entre São Pedro e Estre-la da Serra.

O Cruzeiro da Leopoldina vem a campo com a vantagem do empate para ficar com o título, conquista que não ob-tém desde 2011. A equipe do técnico Mosconi venceu o jogo de ida da final por 2 a 1 e um resultado igual no tempo nor-mal garante o campeonato.

Já o Ipiranga da Paulina precisa vencer nos 90 mi-nutos para levar o jogo para a prorrogação. E, com mais uma vitória no tempo extra, o time do técnico Dinho será o campeão. Caso a prorrogação

Sábado, 13 de dezembro de 201432 Esporte

termine empatada, o cam-peão será definido na cobran-ça de pênaltis.

O Cruzeiro vem fazendo

uma campanha muito regu-lar na competição. No total, foram 11 partidas disputadas, sendo sete vitórias, três em-

pates e apenas uma derrota, num aproveitamento impres-sionante de 73,7%. O triunfo mais significativo foi o da se-

mifinal, quando a equipe da Leopoldina eliminou o São Pedro, atual campeão e maior rival, vencendo por 3 a 1.

O Ipiranga, por sua vez, tem uma campanha de altos e bai-xos no campeonato. O time do técnico Dinho soma, em 11 jo-gos, cinco vitórias, três empa-tes e três derrotas, um apro-veitamento de 54,6%. Porém, a equipe da Linha Paulina tem atletas que podem fazer a diferença no momento decisi-vo, como o atacante Marcelo e os meias Leandro e Arílson. Na semifinal, o Ipiranga eli-minou o Estrela da Serra com uma vitória de 1 a 0 dramáti-ca na prorrogação.

Page 33: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 2014 33Esporte

Bento decidetítulo gaúchohoje à noite

Estadual de Vôlei

Partida será às 20h, no ginásio da Sogipa

A noite deste sábado, 13, será de decisão para as

meninas do Bento Vôlei. A partir das 20h, no Ginásio da Sogipa, em Porto Alegre, a equipe decide o título estadual contra as atuais campeãs gaú-chas. Será o terceiro confronto da final entre os dois times.

O Bento teve a chance de con-quistar o título na quinta-feira, 11, também em Porto Alegre, mas não resistiu à superio-ridade das atletas da Sogipa. As bento-gonçalvenses foram superadas pelas campeãs gaú-chas por 3 sets a 0, parciais de 29 a 27, 25 a 17 e 25 a 20.

O Bento só conseguiu jogar no primeiro set, que foi per-

dido no detalhe, com disputa muito equilibrada. O set esta-va sendo administrado com pouca vantagem pela Sogipa, mas o Bento Vôlei conseguiu virar na casa dos 19 pontos e se manter à frente. Aos 25 pontos, as donas da casa pas-saram e permaneceram um ponto adiante, até conseguir fechar o segmento por 29/27. A segunda etapa foi plena-mente dominada pelas atuais campeãs, que forçaram o sa-que e se aproveitaram dos er-ros do Bento. Ao final do ter-ceiro set, as visitantes ainda esboçaram uma reação, mas não foi suficiente para impe-dir o êxito da Sogipa.

Page 34: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201434

[email protected]@flavioluisferrarini.com.br

DenisedaRéFlávioFerrarini

O Menino do Dedo Verde

Esse clássico da Literatura Infantil, escrito na década de cinqüenta, continua na mesma órbita do mundo atual. Um e outro detalhe poderiam ser repensados, como os cachos louros do perso-nagem principal e seus olhos azuis, que o velho modelo de anjo já era. No mais, a história cai que nem uma luva na sociedade contemporânea.

Trata-se de um menino que nasce em meio à riqueza, numa família que é dona da maior fábrica de canhões do mundo. Mora na “Casa--que-Brilha” (uma indicação à opulência) e tem empregados que o amam. Com oito anos, o ga-roto vai à escola, mas logo é expulso por dor-mir durante as aulas. Com isso, os pais decidem pela educação em casa, com a participação de todos, inclusive das pessoas mais humildes. E o garoto começa a ter aulas, primeiramente com o jardineiro, quando então descobre que seu polegar é mágico: tudo o que ele toca vira flor. Nas aulas seguintes, entra em contato com a violência urbana e, na sequência, conhece o presídio. Depois de encher a cadeia de verde – com um lugar tão aprazível, os bandidos nem pensam mais em fugir – o menino visita a fábri-ca dos pais. Indignado com o tipo de negócio da família, ele trata logo de transformar as balas de canhão em flores. Sem munição, acabam-se as guerras, e a cidade muda de nome. Mirapólvora passa a chamar-se Miraflores. A história con-tinua com a morte do amigo jardineiro e com a construção de uma escada de flores e ervas rumo ao céu: o menino quer trazer o professor de volta. No final, a revelação: ele é um anjo...

Coisa de ficção... mas não é preciso ser anjo para amar a natureza. Ela é nossa essência. É tão íntima a relação entre todos os organismos vivos, que nós próprios somos um ecossistema ambulante. Nosso corpo, que – vejam a “coin-cidência” – é composto pelo mesmo porcentu-al de água que há no Planeta Terra e o mesmo grau de salinização do sangue que há nos mares, também é feito de oxigênio. E o código genético de todos os seres vivos, das bactérias ao ser hu-mano é o mesmo, mudando apenas a combina-ção dos elementos. Enfim, não há como se fugir da própria natureza.

Mesmo assim a gente se surpreende quan-do vê crianças da geração digital plugada às maravilhas do mundo real. São fascinantes as imagens dos pequeninos deslumbrados com os tapetes lilases e amarelos dos ipês, paineiras e jacarandás que povoam a cidade. Mais fasci-nante ainda é quando escolhem florezinhas de mato cuja beleza só é percebida por quem tem sensibilidade de anjo...

Ainda dá tempo– Caramba, como 2014 passou rápido!– Eu nem vi 2014 passar.– Parece que 2014 nem começou e já está

terminando.– Alguém roubou mais da metade dos 365

dias de 2014. Só pode ser isso.– De 2000 para cá o tempo voou como um

foguete.– Mal deu tempo de abrir e fechar os olhos

e 2014 se foi.– Foi tão rápido, praticamente completa-

mos a travessia.– O tempo já comeu praticamente 2014

inteiro...– Espera aí tempo, vai mais devagar que

não estou conseguindo te acompanhar…– Esse ano esteve ligado direto nos 220v,

um choque.– Cara, 2014 foi embora e nem vi.– 2014 já era.– Pois é, 2014 o vento levou.– Parece que 2013 terminou ontem. Então,

amanhã já será 2023.Mas antes que o ano velho termine ainda

dá tempo de experimentar o novo. Ainda dá tempo sim, nem tudo está perdi-

do. Dá tempo de tomar de volta aquela sua esperança de um mundo melhor que o tempo um dia tomou de você.

Pensando bem, ainda dá tempo de limpar as gavetas que quase não fecham de tão abarrota-das e jogar fora o mundo de papéis, coisas e lem-branças que não têm mais nenhuma serventia.

Ainda dá tempo de faxinar e organizar as estantes da sua mente. É preciso encarar, limpar e organizar a vida para que o ano novo aconteça de verdade.

Ainda dá tempo de mudar esse placar zerado.Nunca é tarde demais para abrir a janela e

deixar a paisagem entrar e de abrir um livro para deixar a imaginação voar.

Ainda dá tempo de sorrir com mais vonta-de e chorar com mais lágrimas e menos dor.

Ainda dá tempo de mostrar sua indignação diante dos ‘lava-jatos’ que aí estão para jogar um banho de água sobre as perspectivas de um 2015 de crescimento econômico.

Ainda dá tempo de trabalhar para não dei-xar a ‘deprê’ se instalar na sua cabeça nessa correria toda de final de ano.

Ainda dá tempo de consertar a relação meio detonada com os da sua família.

Ainda dá tempo de desfazer essa sua ima-gem de antipático com o entregador de jornal, o vendedor de milho verde e abacaxi, o entre-gador de gás e o frentista do posto de gasolina.

Se colocar a desculpa de ‘falta de tempo’ de lado, ainda dá tempo de trocar a fechadura em-perrada, arrumar o pé de mesa, alinhar a porta do armário, trocar a lâmpada queimada do aba-jur, ler Bento Bandini: Seja Você Mesmo, enfim, cumprir parte das promessas do final de 2013.

Apesar de o ano estar no final do caminho, ainda dá tempo de tentar encontrar o cami-nho de volta. Ainda dá tempo de descruzar os braços e sair correndo para abraçar os amigos que verdadeiramente se importam com você.

E, claro, ainda dá tempo de fazer um Natal mágico acontecer dentro do seu coração e no daqueles que você ama.

Máquina de costura e a roupa do imigrante

Toda a roupa para uso da família era confeccio-nada pelas mulheres (mães ou filhas), costurada a mão ou a máquina de costura movida à mão.

A máquina de costura geralmente era peça de enxoval obrigatória da mulher e ocupava lugar de destaque na casa. Colocada sobre uma mesinha (de cedro), servia para costurar roupas e cha-péus de palha. O tecido para a roupa era compra-do em peças , pelo casal, e geralmente eram teci-dos grossos e resistentes: algodão para lençóis; riscado para calças, camisas, vestidos(mesmo padrão para toda a família). Faziam-se também os colchões e os acolchoados com tecidos de brim listrado. Era prática, entre os imigrantes, que as mulheres aprendessem a costurar e bordar. As vezes era a mãe que ensinava as filhas nos dias de chuva; a noite ou no período de entressafra, quando havia pouco trabalho na lavoura. Apren-diam a costurar tudo, desmanchavam uma peça de roupa velha, passavam-na a ferro e sobre ela cortavam o tecido das roupas novas. Quando era possível, aprendiam a costurar com as costurei-ras ou alfaiates.

Mesmo em desuso, a máquina manual é ainda objeto decorativo da casa dos italianos e consti-tui-se em objeto de trabalho e, até, de submissão da mulher.

Bordado a mão, crochê...eram aprendidos da mãe ou das amigas que trabalhavam à noite, à luz dos pequenos lumes a querosene e nas noi-tes de filó.

“A marca da efetividade presente nos objetos domésticos comentados , concretiza-se no encon-tro que permite a troca de vivências e experiên-cias. O imigrante e seus descendentes vivencia-ram essa experiência em reuniões que remontam a seus antepassados.”

Contam os imigrantes que na Itália fazia frio du-rante os três ou quatro meses de inverno rigoroso, as famílias que não dispunham de aquecimento nas casas ou recursos para o vestuário suficiente para se proteger do frio, viam-se obrigados a per-manecer em recintos fechados. Assim, reuniam--se nos estábulos a fim de aproveitar o calor que delas (vacas) se desprendia. Para não permanecer ansiosos, aproveitavam para tecer o linho, faziam os fios de linho, de onde o termo filó, usual entre italianos. A prática foi trazida para o Brasil. Como o frio não era tão intenso, não havia necessidade de permanecer em abrigos fechados. Mas, para as pessoas, era importante o convívio com os vizi-nhos, parentes e amigos. Por isso, vigorou o cos-tume de se reunirem a noite, cada vez na casa de um dos participantes.

AssuntaDeParis

Máquina de costura manual, para costurar roupas e chapéus

ARQ

UIVO

PESSOA

L

Page 35: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

35

Itacyr Luiz Giacomello | [email protected] | n° 1.954

Fimma Brasil 2015SEGUEM os preparativos da maior e

melhor feira do segmento da América La-tina e a 5ª em nível mundial. Propostas inovadoras, estamos nos referindo a FIM-MA BRASIL – um show de tecnologia – de máquinas, matérias primas e acessórios para a indústria moveleira, um expressivo evento que se identifica pela reconhecida credibilidade e bons negócios. A FIMMA BRASIL 2015 segundo seu presidente, Volmir Dias, alcança os objetivos traçados consolidando uma feira exitosa com 600 expositores, 40 mil visitantes e mais de 40 países presentes. É grande a expectativa!

Feira expressivaTUDO isso acontece em Bento Gonçalves

– RS de 16 a 20 de março de 2015 em evento promovido pela MOVERGS cujo presidente Ivo Cansan espera superar as expectativas fruto do trabalho e organização em equipe. PARA o presidente da 12ª FIMMA BRASIL 2015 Volmir Dias a competitividade gera conquistas de mercado e novas parcerias. É mais um avanço significativo para o expres-sivo parque industrial moveleiro que vem aí com muita inovação Prepare-se!

ConferencistasNO 1º CONGRESSO BRASILEIRO DO

PLÁSTICO, realizado recentemente na FIERGS em Porto Alegre, versando sobre os benefícios do plástico, criando soluções e tecnologias com melhorias no desen-volvimento humano fizeram-se ouvir pa-lestrantes renomados como: Do Governo

Federal Arnoldo de Campos, Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutri-cional; Dr. Jeffrey Brecht – PhD pela Uni-versidade da Flórida; Bernard Le Mione pelo comitê francês de plástico na agricul-tura; Álvaro Aranha consultor técnico da BRF; Rogério Kohntopp diretor de tecno-logia, qualidade e inovação da Tigre S.A; Dra. Maria Elizete Kunkel professora da Universidade Federal de São Paulo-SP- e Miguel Bahiense presidente da Plastivida –Instituto Sócio- Ambiental dos Plásticos. No encerramento pronunciou-se o pre-sidente da Plastech Brasil, Orlando Ma-rin que congratulou-se com o sucesso do evento. Na pessoa do presidente do SIM-PLAVI de Bento Gonçalves, Ivanio Angelo Arioli e diretoria cuja atuação merece des-taque pelo empenho junto ao setor nosso fraternal abraço!

Confraria - recepçãoNOITE estrelada! Cenário o turístico

recanto da Vinícola Lovara, Linha Salga-do ao som do Musical Gilmar Dias e Con-junto Mega Drivers. No céu o espetáculo de fogos anunciando a chegada do Ano Novo.- Tudo isso no encontro festivo que reuniu a Confraria In Vino Veritas, na noi-te de 28 de novembro 2014, liderada pelo presidente Marcos Antonio Valduga com recepção na Vinícola Lovara e saudação de seu diretor e também confrade Eurico Benedetti. POR ocasião do encontro fes-tivo e em nome da entidade a mensagem de profunda reflexão sobre A CAIXINHA DOURADA pela associada Liria Vano-ni Foresti transmitindo coisas vindas da alma e do coração. Parabéns!

Na hora dos brindesSOB os aplausos dos presentes foram

sorteados valiosos brindes oferecidos pela Vízia Óptica – óculos de sol – através de seu diretor Jamirton Benazzi sendo con-templados os casais: Décio Ferrari e Décio Gerônimo Tasca. Da Fasolo – Loja Exclusi-va Terceirizada B&W - Artefatos em Couro - através de seu diretor Francisco Renan Proença brindou a In Vino Veritas com atraentes artigos da linha Fasolo - Carolina Fasolo- Bolsas e Carteiras – sendo contem-plados os casais: Marcos Antônio Valduga- Ivanir Antônio Foresti- Nelmo Bueno- e Sil-mar Dalla Libera. À direção de Vízia Óptica e Fasolo - Carolina Fasolo - os agradecimen-tos da entidade pela gentileza que agradou a todos! No encontro de confraternização e com a saudação final do presidente Marcos Antônio Valduga e diretor da Vinícola Lova-ra empresário Eurico Benedetti os confra-des apreciaram os Vinhos e Espumantes da Linha Lovara dentro de um clima alegre e festivo. Valeu!

Multimóveis - conquistas

COM elevado espirito empreendedor a Multimóveis fundada em 1º de janeiro de 1995 pelos empresários Ivo Cusin, Eu-clides Longhi e Maristela Cusin Longhi iniciou suas atividades em Bento Gon-çalves fabricando móveis infantis hoje uma das maiores fábricas no segmento. Com importantes investimentos na área e buscando ampliar mercados em 2009 a Multimóveis lança a EKO Ambientes para

móveis planejados. Em sequência surge a Múltipla projetados, a modernização de sua logomarca surgindo ainda a Multimó-veis Baby, a Decor e a Export. Com uma área construída de 22,5 mil m² a Multi-móveis conta hoje com 250 funcionários, equipamentos de última geração, capaci-tação profissional, mercado brasileiro e exportações para mais de 40 países. Um trabalho de equipe!

Brazilian FurniturePARTICIPANDO desde 2000 nos proje-

tos- Imagem Brasil - Vendedor- Compra-dor-Design Export, em feiras no exterior e missões de prospecção foi fundamental à Multimóveis chegar entre as 10 empresas internacionalizadas moveleiras do país, classificação pelo Brazilian Furniture, projeto da Abimóvel e Apex-Brasil. Para Marcelo Zortéa gerente de Exportação da Multimóveis a distinção é motivo de orgu-lho fruto do trabalho, dedicação e profis-sionalismo de toda a equipe. Pelo projeto Brazilian Furniture a empresa exporta as linhas Baby- For Export-além de outros segmentos de móveis – para a América Latina, África, e Golfo Árabe com adap-tações sugeridas no projeto, modelos e cores , conforme a cultura dos países onde participam 48 empresas. Por mais esta conquista cumprimentos e fraternal abraço a direção e equipe Multimóveis. E vamos em frente!

IGVariedades

A FRASEA linha da prepotência conti-

nua avançando provando a fragi-lidade do ser humano! (.)

Sábado, 13 de dezembro de 2014

Page 36: 13/12/2014 - Jornal Semanário - Edição 3.088

Sábado, 13 de dezembro de 201436